You are on page 1of 16

Ipotesi, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, pg.

197 - 212, jan/jul 2008


Estudos culturais e (qual?) antropologia. Reflexes sobre o pensamento de Silviano Santiago e a antropologia ps-moderna - Daniela Beccaccia Versiani

Estudos culturais e (qual?) antropologia. Reflexes sobre o pensamento de Silviano Santiago e a antropologia ps-moderna
Daniela Beccaccia Versiani* Resumo
O objetivo deste trabalho refletir sobre a aproximao entre estudos culturais e a disciplina antropologia a partir da leitura de trs ensaios de Silviano Santiago Vale quanto pesa (1978), Prosa literria atual no Brasil (1984), e Democratizao no Brasil 1979 - 1981 (Cultura versus Arte) (1998) e da apresentao de duas etnografias produzidas a partir da assim denominada antropologia ps-moderna, baseada em pressupostos de auto-reflexividade, dialogismo e interlocuo. Palavras-chave: Estudos culturais; Antropologia ps-moderna; Interlocuo; Auto-reflexividade; Minorias.

Em Vale quanto pesa, ensaio de 1978, Silviano Santiago afirmava que somente atravs da incluso de um elemento exgeno seria possvel alterar o restrito sistema literrio no qual circulava o livro em fins da dcada de 1970; um circuito constitudo basicamente de escritores, leitores comuns e crticos pertencentes mesma classe social e com poucas variaes de gosto, invariavelmente afinado com um cosmopolitismo cultural burgus. Com uma crtica implcita ao gesto tutelador intrseco imagem do escritor como porta-voz de vozes excludas, Santiago apontava para a necessidade de abertura do circuito literrio a um novo e diferente leitor, que requisitasse um novo e diferente romancista, capaz de propor reflexes a camadas sociais diferentes. Para que isto pudesse ocorrer, afirmava Silviano Santiago, era preciso que indivduos de diferentes classes sociais pudessem se alar condio de leitor ou de romancista (SANTIAGO, 1982, p. 25-29). Silviano Santiago via nos romances brasileiros modernistas de matizes memorialistas um primeiro movimento na direo desta postura ideolgica mais avanada (SANTIAGO, 1982, p. 30). Embora reconhecendo que a produo modernista havia permanecido dentro do fechado circuito apresentado, Santiago via a fico memorialista modernista como um caminho para escritores, leitores e crticos, de mesma origem sociocultural, melhor saber de si prprios, melhor conhecer sua condio social, melhor apreender sua importncia e inoperncia dentro da sociedade brasileira (p. 30-31). Contudo, o discurso memorialista modernista era tambm arma de dois gumes: se de um lado servira para a auto-reflexo e tentativa de ruptura com as tradies, de outro, ao reafirmar seu lugar de dominao, tornara-se conservador. Para Santiago, a figura do personagem-intelectual, presente em grande parte dos romances modernistas memorialistas, atuava muitas vezes como elemento a enfatizar essa ambigidade ideolgica.

Professora da PUC-Rio.

Ipotesi, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, pg. 197 - 212, jan/jul 2008


Estudos culturais e (qual?) antropologia. Reflexes sobre o pensamento de Silviano Santiago e a antropologia ps-moderna - Daniela Beccaccia Versiani

Um segundo movimento em direo a uma abertura daquele circuito ocorreu, explicava Santiago, com a publicao de Grande Serto: Veredas, de Guimares Rosa, uma narrativa que substitua o narrador-intelectual da fico memorialista pelo narrador que se cala para ouvir e anotar a fala do jaguno Riobaldo:
De repente, uma voz no ouvida faz-se presente: O senhor... Me d um silncio. Eu vou contar. Furtando-se em significativo deslocamento, quela voz abrangente e indiferente do discurso memorialista, senhorial e culto, sobressai o grande romance de Guimares Rosa, Grande Serto: Veredas. Torna-se pertinente assinalar que o lugar ocupado no discurso anterior pelo narrador-intelectual, agora se encontra preenchido por algum que obedece e desobedece ao mando do senhor, o jaguno Riobaldo. Riobaldo que apenas pode falar, e fala em ignorncia a este senhor que a todo momento aflora silencioso na narrativa. Com isso, passa o intelectual, citadino e dono da cultura ocidental, a ser apenas ouvinte e escrevente, habitando o espao textual - no com o seu enorme e inflado eu - mas com o seu silncio (SANTIAGO, 1982, p. 34).

assim que, em silncio consentido, o intelectual ouve e traduz o discurso oral do jaguno para a forma escrita, corrigida em sua pontuao: O intelectual o escrivo de idias instrudas, que s pode pontuar o texto de Riobaldo, como diz a psicanlise e o prprio narrador: Conforme foi. Eu conto; o senhor ponha ponto (SANTIAGO, 1982, p. 35). Para Silviano Santiago, na obra de Guimares Rosa est preservado o aspecto autobiogrfico presente nos romances modernistas memorialistas, mas com uma inverso atravs da qual o elemento autobiografado no pertence mais a uma grande famlia luso-brasileira, construtora de imprios e repblicas (SANTIAGO, 1982, p. 35). Ao contrrio do centramento dos discursos que rememoram a vida do narrador-intelectual, a narrativa aqui produzida surge a partir do deslocamento para a fala do jaguno, que traduzida pelo seu interlocutor silencioso. O deslocamento narrativo acima assinalado concorre para que a fala do jaguno se afirme sem a certeza do mando e sem a tranqilidade do poder, certeza e tranqilidade encontradas nos textos memorialistas senhoriais e cultos e que ele, Riobaldo, procura exaustivamente no seu interlocutor silencioso (SANTIAGO, 1982, p. 35). Embora visse o romance de Guimares Rosa como alternativa aos discursos populistas e de denncia, Silviano Santiago no fechava os olhos para alguns dos problemas contidos neste caminho, no qual reconhecia uma concepo ainda elitista: Note-se que no se pode desentranhar de Guimares Rosa, por exemplo, uma definio de popular e, por extenso, de povo, segundo uma concepo marxista. Seu deixar falar o outro comporta ainda uma viso elitista da literatura, viso da classe dominante: o contar direito e o contar corrigido (SANTIAGO, 1982, p. 37). Distante do discurso populista e de denncia, exatamente nessa vertente da literatura brasileira na qual Silviano Santiago inclui Os sertes, de Euclides da Cunha que o romancista, semelhana de um antroplogo, teria passado a assumir as funes de tradutor e interlocutor silencioso da voz do outro, ouvinte da produo potica popular e veculo de manifestaes culturais no privilegiadas. Silviano Santiago via nessa vertente literria a possibilidade de produo de um discurso que atualizasse, sem preconceitos e sem demagogias, o elemento indgena (SANTIAGO, 1982, p. 37), e, nesse sentido, um caminho de abertura daquele restrito circuito dentro do qual, em fins da dcada de 1970, circulava o objeto livro:
Na medida em que o romancista apenas escuta a produo potica popular, apenas quer servir de veculo para que esta manifestao no-privilegiada se faa ouvir longe do local

198

Ipotesi, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, pg. 197 - 212, jan/jul 2008


Estudos culturais e (qual?) antropologia. Reflexes sobre o pensamento de Silviano Santiago e a antropologia ps-moderna - Daniela Beccaccia Versiani

de enunciao, servindo de alerta para o nosso esquecimento cultural e de riqueza para a literatura, que seu trabalho se assemelha ao de um antroplogo. No caso de Euclides da Cunha, sabemos ainda que mudou de opinio sobre o massacre ao presenciar o dia-a-dia dos homens do Conselheiro, sabemos como anotava com mincia de lingista as expresses e o falar dos caboclos. No caso de Guimares Rosa, sabemos das suas constantes viagens pelo serto mineiro, dos seus informantes, do seu ouvido de carne-e-osso e do seu ouvido mecnico, gravador que usava para capturar com maior preciso a voz escorregadia e cheia de dvidas do jaguno (SANTIAGO, 1982, p. 37).

em Macunama, de Mrio de Andrade, e no ento recente Mara, de Darcy Ribeiro, que no entanto Silviano Santiago reconheceria mais precisamente a dvida do romancista brasileiro para com a Antropologia (SANTIAGO, 1982, p. 38). Em substituio figura do intelectual porta-voz, Silviano Santiago via nesses dois romances a figura do romancista-antroplogo: No caso de Mara, seu autor por demais conhecido como antroplogo e cientista social para que se coloque em dvida a legtima ambientao etnolgica sobre a qual se erige o discurso ficcional (SANTIAGO, 1982, p. 38). Como podemos notar, na literatura de enfoque antropolgico - de Euclides da Cunha a Darcy Ribeiro, passando por Mrio de Andrade e Guimares Rosa - que Silviano Santiago via, nesse ensaio de 1978, a possibilidade de um projeto de democratizao no apenas pelo vis scio-econmico, mas principalmente cultural. Segundo Santiago, tanto Mrio de Andrade quanto Darcy Ribeiro estariam em busca de um discurso que fosse exemplar da cultura brasileira em todas a sua extenso e em todas as suas ambigidades (SANTIAGO, 1982, p. 38), e que teria por via de expresso a pardia e do pastiche. principalmente nessa forma discursiva, como por exemplo no captulo Cartas pras Icamiabas, da obra Macunama, de Mrio de Andrade, que o crtico v tornar-se possvel o entrecruzar de discursos do dominador e do dominado, onde se impe o silncio do narrador-intelectual e surge o romancista-antroplogo:
neste entrecruzar de discursos, j que impossvel apagar o discurso europeu e no possvel esquecer mais o discurso popular, neste entrecruzar de discursos que se impe o silncio do narrador-intelectual e que se abre a batalha da pardia e do escrnio, a que se faz ouvir o conflito entre o discurso do dominador e do dominado. nesse pouco pacfico entrelugar que o intelectual brasileiro encontra hoje o solo vulcnico onde desrecalcar todos os valores que foram destrudos pela cultura dos conquistadores. a que se constitui o textoda-diferena, da diferena que fala das possibilidades (ainda limitadssimas) de uma cultura popular preencher o lugar ocupado pela cultura erudita, apresentando-se finalmente como a legtima expresso brasileira. ainda nesse entrelugar que o romancista v no espelho, no a sua imagem refletida, mas a de um antroplogo (SANTIAGO, 1982, p. 39).

As estratgias de produo de discursos adotadas pelo antroplogo pareciam ser, naquele momento, as mais adequadas para responder necessidade poltica de abertura daquele circuito restrito que Silviano Santiago apresentara no incio de seu ensaio, entre elas, a desejada incluso do elemento exgeno no circuito discursivo. Passadas quase trs dcadas da publicao desse ensaio de Santiago, algumas perguntas parecem necessrias: qual o modelo de antropologia subjacente figura do romancista-antroplogo adotada neste ensaio de 1978? A figura do romancista-antroplogo mais confivel que a do romancista-porta-voz? Reside mesmo na figura do romancista-antroplogo-capaz-deguardar-silncio-diante-de-seu-interlocutor a alternativa ao romancista porta-voz, ou ser que a alternativa ao romancista-porta-voz est em outro lugar, exatamente, como bem apontou

199

Ipotesi, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, pg. 197 - 212, jan/jul 2008


Estudos culturais e (qual?) antropologia. Reflexes sobre o pensamento de Silviano Santiago e a antropologia ps-moderna - Daniela Beccaccia Versiani

o prprio Silviano Santiago neste mesmo ensaio, na produo de um discurso parodstico, que corri no s a figura do intelectual porta-voz, mas, principalmente, o prprio discurso portador de vozes? Seriam de fato as estratgias de construo do discurso antropolgico a possibilitar essa abertura ou mais precisamente a contaminao que a literatura atravs das figuras do pastiche e da pardia impunham a um suposto discurso antropolgico? O gesto inclusivo apontado por Silviano Santiago, e que sustenta a estratgia de abertura do circuito literrio e cultural -, no pressupe fronteiras delimitadas pelo saber do prprio sujeito que as construiu? Quem define quem so os includos e os excludos quando tratamos de saberes e culturas? A estratgia do romancista-antroplogo que, atravs de seu silncio consentido, veculo para a incluso de seu interlocutor em seu prprio circuito mesmo uma estratgia de interlocuo entre sujeitos autnomos, donos de saberes singulares, mutuamente reconhecidos? A estratgia inclusiva tambm uma estratgia de reconhecimento de saberes? Analisando o modus operandi da figura do romancista-antroplogo tal como descrito por Silviano Santiago, nesse ensaio de 1978, possvel reconhecer todas as fases do processo de construo da chamada moderna etnografia, inaugurada por Malinovsky em Os argonautas do pacfico ocidental (1922): a ida (viagem) a campo, a observao participante, a caderneta de campo (ou gravador), e, contudo, tambm o apagamento, na construo da narrativa, da subjetividade e da voz do antroplogo, que so necessariamente obliteradas pelas regras do discurso cientfico. Parece que, na argumentao de Santiago, o romancista-intelectual precisaria calarse para que surjisse o romancista-antroplogo, supostamente mais apto a construir um discurso ficcional capaz de promover o entrecruzar de discursos que deixar entrever o conflito entre o discurso do dominador e do dominado (SANTIAGO, 1982, p. 39). Assim, se Silviano Santiago apontava neste texto de 1978 para a necessidade de a crtica se abrir para narrativas capazes de refletir sobre as aspiraes multifacetadas e contraditrias da populao em geral (SANTIAGO, 1982, p. 28) e para o esgotamento da figura do intelectual porta-voz (que fala pelo outro), parecia contudo substituir a figura do intelectual porta-voz pela do intelectual que precisava ter silenciado seu prprio discurso para ouvir a voz do outro, mirando-se, para tanto, na figura do antroplogo moderno, como se o discurso sobre os outros, legitimado e produzido por este especfico cientista social, fosse menos afetado pelo poder do Saber. Inmeras das questes de Vale quanto pesa, publicado em 1978, foram retomadas por Silviano Santiago em Prosa literria atual no Brasil, de 1984. Comparar os dois ensaios, alm de nos dar a oportunidade de acompanhar parte das transformaes pelas quais passou o pensamento do crtico nesse perodo de pouco mais de meia dcada, aproxima-nos um pouco mais de questionamentos contemporneos. Em sua anlise da produo literria brasileira de fins da dcada de 1980 e buscando restituir ao escritor sua responsabilidade cultural, tica e poltica, sem contudo reentron-lo como arauto, profeta e menos ainda messias (SANTIAGO, 1989, p. 28), Silviano Santiago destacava, ao lado da desconcertante anarquia formal que tomara de assalto o gnero romance, explodindo as regras tradicionais do gnero, o surgimento de um grande nmero de publicaes de cunho autobiogrfico que, se davam continuidade forte tendncia memorialista e autobiogrfica presente desde as produes modernistas, delas se distinguiam por apresent-la de forma explcita (SANTIAGO, 1989, p. 30). Silviano Santiago associava a explicitao do componente autobiogrfico e memorialista na prosa produzida no perodo ao seu contexto histrico e cultural. Naqueles que foram os

200

Ipotesi, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, pg. 197 - 212, jan/jul 2008


Estudos culturais e (qual?) antropologia. Reflexes sobre o pensamento de Silviano Santiago e a antropologia ps-moderna - Daniela Beccaccia Versiani

anos do retorno dos exilados e da abertura democrtica, o romance perdia seu estatuto de ficcionalidade, ganhando cores de depoimento. Para Santiago, a explicitao do componente referencial nesses discursos trazia conseqncias para os crticos literrios que, se quisessem fazer anlises produtivas e pertinentes das produes do perodo, precisavam se aparelhar terica e metodologicamente, abrindo-se para os aspectos socioculturais da questo. Isso significava assumir-se em desacordo com as argumentaes tericas de vis textualista ento ainda predominantes nas academias:
Essa explicitao do comportamento memorialista ou autobiogrfico na prosa no s coloca em xeque o critrio tradicional da definio do romance como fingimento como ainda apresenta um problema grave para o crtico ou estudioso que se quer informado pelas novas tendncias da reflexo terica sobre literatura, tendncias todas que insistem na observncia apenas do texto no processo da anlise literria (SANTIAGO, 1989, p. 30-31).

Silviano Santiago via nas produes daquele perodo um movimento de aproximao do romancista sua experincia como sujeito histrico, o corpo-vivo que est por detrs da escrita (SANTIAGO, 1989, p. 31). Contudo, no incorre no erro de supor que, em substituio ao carter de ficcionalidade do romance, houvesse o retorno a uma referencialidade pura e simples. Embora admitisse o relato da experincia pessoal alcanado atravs do depoimento, Santiago falava de um deslocamento do fingimento para a memria afetiva do escritor, e no de retorno a um ingnuo realismo:

Deslocada a espinha dorsal da prosa (de fico, ou talvez no) do fingimento para a memria afetiva do escritor, ou at mesmo para a experincia pessoal, camos numa espcie de neoromantismo que a tnica da poca. Pode-se pensar hoje, e com justa razo, que o crtico falseia a inteno da obra a ser analisada se no levar em conta tambm o seu carter de depoimento, se no observar a garantia da experincia do corpo-vivo que est por detrs da escrita (SANTIAGO, 1989, p. 31).

Os entraves metodolgicos e crticos decorrentes da aproximao entre romance e relato factual deveriam ser solucionados abandonando o rigor da crtica e do gnero do romance e exorbitando o poder da imaginao ficcional, numa tentativa de aclimatar o exerccio do fingimento experincia pessoal (SANTIAGO, 1989, p. 31). Assim, Santiago afirmava as vantagens de se trabalhar com categorias amplas, agora suplementando o gnero romance com o componente referencial. A partir desta perspectiva, Silviano Santiago v o discurso autobiogrfico e sua relao com a experincia pessoal do escritor no como manifestao narcisista, mas como lugar onde so discutidos problemas filosficos, polticos e sociais:
A experincia pessoal do escritor, relatada ou dramatizada, traz como pano de fundo para a leitura e discusso do livro problemas de ordem filosfica, social e poltica. No h dvida de que no palco da vida ou da folha de papel, o corpo do autor continua e est exposto narcisisticamente, mas as questes que levanta no se esgotam na mera autocontemplao do umbigo, como quer uma crtica neoconservadora da produo cultural no Brasil. Sobretudo nos melhores casos (SANTIAGO, 1989, p. 31).

E ao concluir o pargrafo, afirma: A narrativa autobiogrfica o elemento que catalisa uma srie de questes tericas gerais que s podem ser colocadas corretamente por intermdio dela (SANTIAGO, 1989, p. 31).

201

Ipotesi, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, pg. 197 - 212, jan/jul 2008


Estudos culturais e (qual?) antropologia. Reflexes sobre o pensamento de Silviano Santiago e a antropologia ps-moderna - Daniela Beccaccia Versiani

Se para Santiago a narrativa autobiogrfica e memorialista se impunha como forma privilegiada pelos ex-exilados polticos, dando continuidade tradio que vinha desde os primeiros modernistas, passando pela gerao de Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes, e Pedro Nava, destacava entre as produes destes dois perodos algumas diferenas fundamentais. Assim, reiterando as posies do texto de 1978, Silviano Santiago voltava a associar o texto modernista memorialista a uma viso conservadora da sociedade patriarcal, enquanto o texto autobiogrfico dos ex-exilados exibiria um perfil libertador e revolucionrio:
(...) o texto dos modernistas, enveredando por uma linha que podemos qualificar de proustiana, tende a apresentar uma viso conservadora da sociedade patriarcal brasileira, relatada atravs da inrcia do principal protagonista (cujo prottipo o funcionrio pblico); j o texto dos ex-exilados, admitindo como quase inexistente a decalagem entre o fato vivido ontem e a sua narrao hoje, conta experincias prximas e sofridas, em que esteve em jogo a liberao do Brasil pela luta armada (SANTIAGO, 1989, p. 33).

Contudo a crena em mudanas polticas e sociais agora j no se associava a um iderio poltico-partidrio, mas sim a uma revoluo cotidiana, sensual, comportamental, que transparecia nas narrativas dos ex-exilados. Segundo Santiago, se o texto dos ex-exilados adquiria um tom herico ao narrar seus feitos do passado, no presente assumia o fracasso do projeto poltico tentado atravs da guerrilha. O tom de fracasso ao narrar o presente no imobilizador, apenas aponta para uma mudana nos prprios pressupostos do que seja uma revoluo, e que passam atravs de uma libertao do prprio indivduo:
(...) o fracasso do heri poltico no presente da narrao no se recobre com as (esperadas) tintas sombrias e tristes do desastre. Prega ele o hedonismo, procurando extrair da dor do passado uma lio de futuro onde no se perde a alegria das grandes investidas. Acredita agora que a revoluo, se ela vier, ter antes de passar pela libertao sensual do prprio indivduo (SANTIAGO, 1989, p. 33).

Desta forma, Santiago apontava para a importante funo que estes discursos poderiam passar a desempenhar no momento em que a questo das minorias se tornava visvel em contexto brasileiro. Questo que, por sua vez, vinha acompanhada por uma crtica represso do sujeito em teorias e concepes polticas e sociais, negao das diferenas e da liberdade individual, e ao intelectual como porta-voz. Se no ensaio de 1978 a soluo fora encontrada por Silviano Santiago em obras capazes de, em diferentes graus, deixar falar o Outro, agora, ao retomar a questo do papel do intelectual, a soluo parecia ser aquela de possibilitar a fala do Outro:
No fcil explicar como aflora a questo das minorias sociais no Brasil, mas sem dvida ela brota por um movimento anti-hegeliano de inflao do ego. Pode-se comear o raciocnio assinalando duas atitudes. A primeira a descrena nos processos revolucionrios em que o intelectual o nico idealizador e porta-voz das aspiraes populares (em lugar de deixar falar, possibilitar a fala do Outro; o intelectual, to autoritrio quanto o poder central, fala em lugar de, de acordo com os seus prprios valores). A segunda a descoberta de que o tecido social feito de diferenas apaixonadas e que a negao das diferenas (com vistas a um projeto nico para todos) tambm o massacre das liberdade individual, o recalque das possibilidades mais autnticas do ser humano (SANTIAGO, 1989, p. 35).

202

Ipotesi, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, pg. 197 - 212, jan/jul 2008


Estudos culturais e (qual?) antropologia. Reflexes sobre o pensamento de Silviano Santiago e a antropologia ps-moderna - Daniela Beccaccia Versiani

Assim, nesse ensaio de 1984, Silviano Santiago no apenas reiterava a salutar perda de status do intelectual como porta-voz do Outro, que j havia apontado no ensaio de 1978, mas o fazia a partir de outros pressupostos:
A questo das minorias passa tanto por uma necessria descentralizao do poder quanto por uma contundente descentralizao da fala do saber. O intelectual, tal qual se encontra nos melhores romances e memrias recentes, aquele que, depois de saber o que sabe, deve saber o que seu saber recalca. A escrita muitas vezes a ocasio para se articular uma lacuna no saber com o prprio saber, a ateno dada palavra do Outro (SANTIAGO, 1989, p. 36).

No meu entender, implcita nesta passagem est a crtica prpria imagem do romancista-antroplogo (moderno) que no texto de 1978 Silviano Santiago parecia subscrever, uma vez que agora aquele que sabe tambm j sabe que recalca outros discursos com o seu saber, embora parea ainda no saber da heterogeneidade de discursos que recalca ao dar ateno palavra do Outro, esta categoria to homogeneizante e excludente quanto aquela que consagra o Mesmo. Cabe aqui contudo reconhecer que atravs da reflexo sobre as minorias que Silviano Santiago introduz a questo da subjetividade, e o faz associando-a expresso de discursos de grupos minoritrios por meio do texto memorialista. Para Silviano Santiago, a frmula do relato autobiogrfico e memorialista propaga-se pela via da marginalizao (SANTIAGO, 1989, p. 34). Nesse sentido, no apenas os exilados, em sua marginalizao poltica, mas outros grupos que vivam uma espcie de exlio interno, grupos sociais que eram e so desprovidos de voz dentro da sociedade brasileira, cuja voz era e abafada (SANTIAGO, 1989, p. 35), comeavam a recorrer forma autobiogrfica e memorialista. Santiago destacava assim a importncia do surgimento de discursos de minorias que, aproveitando o caminho aberto pela prosa modernista e dos ex-exilados, tambm recorriam ao texto memorialista e autobiogrfico, num movimento em direo subjetividade: Tematizada e dramatizada pela prosa (de fico, ou talvez no) brasileira atual, a questo das minorias aproveitou o canal convenientemente aberto pela prosa modernista e a dos ex-exilados, e se deixou irrigar pelas guas revoltas da subjetividade (SANTIAGO, 1989, p. 35). Em Vale quanto pesa, de 1978, Silviano Santiago analisava um contexto no qual o circuito de produo, veiculao e recepo de textos literrios era restrito classe mdia dominante, enfatizando a necessidade de se formar leitores e romancistas que produzissem discursos exgenos a essa elite, e de a crtica se abrir para discursos de outros grupos sociais e culturais alm do seu prprio. Relacionava algumas obras que se abriam para a voz do Outro. Os sertes e Grande serto: veredas foram, do ponto de vista da abertura para estes discursos, tentativas insuficientes, uma vez que se fundavam sobre a idia de um contar direito de um contar corrigido (SANTIAGO, 1982, p. 37), possvel apenas pelo silncio consentido do intelectual-escritor que, afinal, assinava o texto. Embora pudessem ser entendidas como tentativa de ruptura com a monologia que ento dominava o estreito circuito literrio, mantinham um vcio etnocntrico ao reproduzirem o prprio gesto fundador da antropologia moderna: traduzir e representar a voz do outro a partir do discurso do mesmo. Mara se legitimava na figura do romancista-antroplogo Darcy Ribeiro, e Macunama conseguira produzir o entrecruzar de discursos que impe o silncio do narrador-intelectual, o texto-da-diferena, o entrelugar no qual o romancista v no espelho, no a sua imagem refletida, mas a de um antroplogo (SANTIAGO, 1982, p. 39). Ou seja, se em Grande serto o intelectual escolhia o silncio, em Macunama o silncio lhe era imposto pelo prprio discurso, ou pela suposio de que para possibilitar a fala do outro fosse necessrio o silncio deste.

203

Ipotesi, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, pg. 197 - 212, jan/jul 2008


Estudos culturais e (qual?) antropologia. Reflexes sobre o pensamento de Silviano Santiago e a antropologia ps-moderna - Daniela Beccaccia Versiani

Como vimos, algumas das questes apresentadas no ensaio de 1978 foram retomadas sob nova tica pelo prprio Silviano Santiago no ensaio Prosa literria atual no Brasil, de 1984. Numa postura que considero significativamente distinta daquela assumida em Vale quanto pesa, Santiago afirmava que toda posio crtica supe um lugar de poder determinado por critrios e valores especficos que no so ingnuos ou neutros, mas poltica e socialmente interessados, e que o intelectual, depois de saber o que sabe, deve saber o que seu saber recalca (SANTIAGO, 1989, p. 36). Como ento, hoje, possibilitar, no a voz do Outro (SANTIAGO, 1984, p. 35) mas outras vozes minoritrias? Como pensar os discursos de construo de selves no apenas em um contexto multicultural, mas definitivamente em uma episteme multicultural, policntrica e aberta, em processo de construo pela interao entre sujeitos singulares, produtores de diferentes saberes? Se no fora suficiente substituir a figura do intelectual porta-voz pela do romancista-antroplogo, e j tendo aprendido que depois de saber o que sabe, deve saber o que seu saber recalca (SANTIAGO, 1989, p. 36), o que afinal resta hoje ao intelectual, ao terico e crtico literrio ou, simplesmente, ao pesquisador da cultura fazer? E, sobretudo, como? (E este como possui muitas mais implicaes metodolgicas do que inicialmente poderamos ingenuamente supor). Creio que estas questes j tenham sido parcialmente respondidas pelo prprio Silviano Santiago em um terceiro e mais recente artigo, Democratizao no Brasil - 1979-1981 (Cultura versus Arte), publicado nos Anais do VI Congresso ABRALIC, em 1998, cujo tema fora Declnio da Arte. Ascenso da cultura, no qual d continuidade s suas indagaes sobre as relaes entre o processo de democratizao no Brasil e a ascenso de uma perspectiva crtica de enfoque cultural e antropolgico. Nesse artigo, Silviano Santiago oferece uma anlise das alteraes, ocorridas nos ltimos anos, nos pressupostos de parte dos estudiosos de literatura que agora voltam seus olhos para produes culturais populares ou de massa. Esta mudana de pressupostos - vinculada tambm a uma opo por novos objetos de interesse - pode ser observada no deslocamento da ateno do prprio Silviano Santiago que, de um olhar voltado principalmente sobre textos de tendncia antropologizante e seus vnculos com contextos de produo, circulao e recepo (caso de ensaios anteriores como Vale quanto pesa, de 1978, e Prosa literria atual no Brasil, de 1984), passava agora a focalizar o processo de antropologizao dos prprios mtodos com que a nova gerao de crticos se aproximava de seus objetos. Um mtodo que, entre outras coisas, est relacionado no apenas ao consenso de boa parte da crtica em torno de pressupostos culturais e conseqente desinteresse por pressupostos apenas beletristas, mas prpria aproximao entre a arte e a poltica, entendida agora como prtica cotidiana, no mais atrelada a diretrizes partidrio-ideolgicas. No ensaio de 1998, Silviano Santiago mostrava que o amplo debate sobre a abertura poltica e a democratizao no Brasil, ocorrido ao longo dos trs anos referidos no ttulo, no se realizou dentro da prpria esquerda, atordoada pela descoberta das diferenas e rachaduras internas que punham fim ao perodo feliz da coeso (SANTIAGO, 1998, p. 13), tampouco no campo da arte beletrista, mas sim no campo das manifestaes artsticas populares e multiculturais:
(...) o debate amplo e aberto no apareceria nos relatos de vida dos ex-combatentes, no se daria pela linguagem conceptual da histria e da sociologia, no seria obra de polticos bem ou mal intencionados. Esse debate amplo e aberto se passaria no campo da arte, considerando-se esta no mais como manifestao exclusiva das belles lettres, mas como fenmeno multicultural

204

Ipotesi, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, pg. 197 - 212, jan/jul 2008


Estudos culturais e (qual?) antropologia. Reflexes sobre o pensamento de Silviano Santiago e a antropologia ps-moderna - Daniela Beccaccia Versiani

que estava servindo para criar novas e plurais identidades sociais. Caam por terra tanto a imagem falsa de um Brasil-nao integrado, imposta pelos militares atravs do controle da mdia eletrnica, quanto a coeso fraterna das esquerdas, conquistada nas trincheiras. A arte abandonava o palco privilegiado do livro para se dar no cotidiano da Vida (SANTIAGO, 1998, p. 13).

Nesse perodo, explicava Silviano Santiago, as academias assistiam a um crescente interesse, entre intelectuais da nova gerao, por manifestaes populares e de massa, sendo que, para realizar suas anlises, alguns destes jovens pesquisadores abandonavam a ortodoxia da sociologia clssica e marxista, recorrendo a mtodos da antropologia, que parecia mais habilitada a lidar com questes culturais e de diferenas. Este deslocamento, que desestabilizaria de maneira definitiva a concepo de Literatura tal como era configurada pelos tericos dominantes no cenrio das Faculdades de Letras nacionais e estrangeiras (SANTIAGO, 1998, p. 14), se alinhava com um movimento geral de transformao e aproximao no apenas entre literatura e antropologia, mas tambm entre arte e poltica, ambas voltadas para o cotidiano (p. 15) e para a negociao (p. 16) entre diferentes subjetividades e identidades culturais. Manifestaes artsticas populares tornavam-se campo para o exerccio de negociao entre essas diferenas, de modo que o fazer poltico passava agora a acontecer atravs do prprio fazer esttico, num movimento de aproximao entre arte e vida - to bem resumido na frase de Caetano Veloso: cotidianizar a poltica e politizar o cotidiano (apud SANTIAGO, 1998, p.15) e que Silviano Santiago relaciona necessidade de uma adaptao metodolgica: neste novo contexto, tornava-se necessria no apenas uma reflexo sobre a elaborao de um arcabouo conceitual terico-poltico para a leitura de textos literrios de tendncia antropologizante, mas tambm uma reflexo sobre uma metodologia que pudesse responder s novas situaes criadas no mais a partir daquelas concepes de arte beletrista, mas a partir de uma concepo de arte ligada a uma poltica [que] a cultura rebelde de cada dia cujo perfume privado exala no espao pblico (SANTIAGO, 1998, p. 14); uma poltica que tambm definida a partir da nfase em torno da negociao multicultural. Tal necessidade parecia poder ser sanada, segundo a argumentao de Silviano Santiago, pela aproximao dos mtodos adotados pela antropologia. Ao refletir, junto de Helosa Buarque de Hollanda, sobre o modo ou a falta de boas maneiras (SANTIAGO, 1998, p. 14) - com que o jovem antroplogo Carlos Alberto Messeder Pereira, em seu livro Retrato de poca (um estudo sobre a poesia marginal da dcada de 70) tratava o material levantado em entrevistas a ele concedidas por jovens poetas marginais e da leitura de seus poemas, Silviano Santiago afirmava:
(...)o antroplogo Carlos Alberto d o mesmo tratamento hermenutico tanto ao material oriundo das entrevistas concedidas pelos jovens poetas marginais, quanto ao poema de um deles. O texto do poema passa a funcionar como um depoimento informativo e a pesquisa de campo analisada como texto. O paladar metodolgico dos jovens antroplogos no distingue a plebia entrevista do prncipe poema (SANTIAGO, 1998, p. 14).

Mais adiante, Silviano Santiago apontava no que classificou de ousadia metodolgica que no trabalho de Messeder Pereira a negociao de sentidos no se dava a partir dos textos/poemas, que perderam o status de objeto singular, possuidor de uma especificidade, mas entre as identidades singulares do leitor e do autor. A singularidade da leitura afirma Silviano em reflexo realizada em 1998 sobre o contexto 1971-1981 - no est mais portanto 205

Ipotesi, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, pg. 197 - 212, jan/jul 2008


Estudos culturais e (qual?) antropologia. Reflexes sobre o pensamento de Silviano Santiago e a antropologia ps-moderna - Daniela Beccaccia Versiani

no texto, mas nos prprios leitores e no mapeamento que fazem atravs do texto, que passa a ser entendido como mediador cultural para essa negociao: A ousadia metodolgica representa tambm uma ousadia geracional. O poema se desnuda dos seus valores intrnsecos para se tornar um mediador cultural, encorajando o leitor a negociar, durante o processo de interiorizao do texto, a prpria identidade com o autor. (...) O poema no mais um objeto singular; singular o mapeamento do seu percurso entre os imprevisveis leitores (SANTIAGO, 1998, p. 14). As afirmativas feitas por Silviano Santiago nos trs ensaios acima referidos precisam ser localizadas no panorama terico que se formou, a partir da dcada de 1960, no campo das teorias literrias, caracterizado pelo crescente interesse sobre o papel do leitor na construo de sentidos atribudos a textos (OLINTO, 1993). Inicialmente centrado na relao texto-leitor - caso das teorias da recepo e do efeito de Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser - tal deslocamento atingiu, a partir da dcada de 1980, com teorias como o reader-response criticism e a cincia da literatura emprica, um enfoque maior sobre a relao que se estabelece entre leitores, textos e contextos de leitura. Ou seja, a partir das colocaes de Silviano Santiago poderamos inferir que seu olhar est pousado sobre a prpria situao comunicativa - que permite que acontea aquilo que Siegfried Schmidt, principal terico da chamada cincia da literatura emprica1, denomina sndromes de texto-ao (SCHMIDT, 1994, p. 61-62) - e sobre o processo comunicacional que passa a ser compreendido como negociao de sentidos que ocorre entre sujeitos, e no entre texto e leitor, como seria compreendida a partir das estticas da recepo e do efeito. Se tomarmos como vlida a noo do terico alemo Siegfried Schmidt de que textos, enquanto meios de comunicao, no possuem significado, mas que parceiros da comunicao atribuem a meios de comunicao, convencionados por consenso, significaes dentro do seu campo cognitivo, o poema/texto passa ento a ser o meio de comunicao para que ocorram as construes cognitivas que o sistema [ou sujeito cognitivo] atribui a este meio comunicativo (SCHMIDT, 1994, p. 59), s quais denomina comunicados. Convm aqui, para melhor compreenso do pensamento de Schmidt, especificar a distino que o terico alemo faz entre meio de comunicao (ou texto), e comunicado:
(...) necessrio distinguir rigorosamente entre o meio de comunicao p. ex., um texto verbal e as construes cognitivas que o sistema [sujeito cognitivo] atribui a este meio comunicativo. Daqui em diante usarei o termo comunicado em relao a estas construes cognitivas preenchidas emocionalmente e avaliadas em funo de sua relevncia prtica (SCHMIDT, 1994, p. 59).

E, em outra parte:
(...) texto refere-se ao objeto verbal acstico ou grafemtico e comunicado designa as operaes cognitivas fortemente emotivas, realizadas por um sujeito enquanto/durante a percepo e compreenso de um texto. Consequentemente, sentido, significado, relevncia e valor so construes dependentes do sujeito (SCHMIDT, 1996, p. 115).

A partir dessa distino, possvel afirmar que houve uma significativa mudana de enfoque no pensamento de Silviano Santiago entre os ensaios de 1978 e 1984, e aquele de 1998. Neste ltimo, ao invs de focalizar a situao do produtor da obra, ou mesmo a temtica da obra, Santiago aponta para a situao discursiva - ou comunicativa - que acontece em torno de 206

Ipotesi, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, pg. 197 - 212, jan/jul 2008


Estudos culturais e (qual?) antropologia. Reflexes sobre o pensamento de Silviano Santiago e a antropologia ps-moderna - Daniela Beccaccia Versiani

um poema/texto, que agora entende como o mediador cultural (SANTIAGO, 1998, p. 14), ao qual tambm poderamos denominar, adotando terminologia de Schmidt, texto ou meio de comunicao ao qual sujeitos leitores, com singulares trajetrias socioculturais e tericas, atribuem sentidos, significados, ou comunicados (SCHMIDT, 1994), que, numa especfica situao comunicativa, sero negociados. Ampliando a perspectiva aberta por Silviano Santiago, possvel estender a negociao de sentidos - ou de comunicados (SCHMIDT, 1994) - atribudos a textos, que em Santiago se estabelece entre autor e leitor, ou entre leitores comuns, tambm para a relao que se estabelece entre leitores especializados. Esta ampliao aponta necessariamente para o processo de negociao entre diferentes estratgias - ou polticas - de leitura, e para a necessria auto-reflexo do corpo-vivo por detrs do conhecimento produzido por pesquisadores da cultura. Interlocuo e auto-reflexo, portanto, parecem ser dois caminhos inevitveis ao pesquisador contemporneo da cultura disposto a abandonar perspectivas imanentistas. Isto exige uma ateno sobre as situaes comunicacionais em que ocorre a negociao de significados/ comunicados atribudos a textos por leitores comuns e especializados. No caso de leitores especializados, inseridos em diferentes tradies tericas, tais negociaes ultrapassam a negociao de sentidos particulares e tornam-se negociaes entre diferentes estratgias - e polticas de leitura, assumidas por leitores geralmente inseridos em centros institucionalizados de saber, que deveriam explicitar tanto quanto possvel suas filiaes terico-conceituais. Se no ensaio de 1998 Silviano Santiago apontava para a antropologizao no mais apenas dos temas abordados em textos literrios, de cunho antropolgico, mas dos prprios mtodos da antropologia utilizados por parte da nova gerao de crticos ao se aproximar de objetos literrios, suas reflexes nos conduzem necessria discusso em torno da crescente aproximao sentida nos ltimos anos entre estudos culturais e antropologia, bem como sobre a possibilidade de formao de um campo interdisciplinar. Obviamente tal perspectiva tambm nos obriga a refletir a respeito de qual antropologia ns, que estamos inseridos no campo disciplinar dos estudos culturais - e de literatura - desejamos efetivamente nos aproximar. Com isso quero dizer que a aproximao entre estudos culturais e antropologia s deveria ser feita a partir do constante aggiornamento das discusses metodolgicas e epistemolgicas que ocorrem dentro dessas reas em suas diferentes vertentes tericas. Na parte final deste artigo, como tentativa de oferecer uma pequena contribuio para esse aggiornamento, e buscando responder s perguntas que fiz acima entre elas: o que afinal resta hoje ao intelectual, ao terico e crtico literrio ou, simplesmente, ao pesquisador da cultura fazer e, sobretudo, como? -, gostaria de brevemente apresentar duas recentes publicaes no campo da antropologia. So elas Debating Muslins. Cultural Dialogues in Postmodernity and Tradition (1990), cujos co-autores so os antroplogos Michael Fischer e Mehdi Abedi e Portrait of a Greek Imagination: an Ethnographic Biography of Andreas Nenedakis (1997), do antroplogo Michael Herzfeld. Tanto Debating Muslims quanto Portrait of a Greek Imagination: an Ethnographic Biography of Andreas Nenedakis inserem-se em uma perspectiva antropolgica que surgiu em meados da dcada de 1980 em contexto americano e que consiste na busca por novas formas de apresentao de textos etnogrficos que respondam tentativa de incluir diferentes vozes culturais em obras escritas em co-autoria entre etngrafo e etnografados. Subjacente a estas experincias textuais formais h no entanto uma discusso maior, de alcance epistemolgico e metodolgico, associada perspectiva de uma antropologia ps-moderna, que teve incio em meados da

207

Ipotesi, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, pg. 197 - 212, jan/jul 2008


Estudos culturais e (qual?) antropologia. Reflexes sobre o pensamento de Silviano Santiago e a antropologia ps-moderna - Daniela Beccaccia Versiani

dcada de 1980 com a publicao de Writing Culture. The Poetics and Politics of Ethnography (1986), coletnea organizada pelo historiador da antropologia James Clifford e pelo antroplogo George E. Marcus. O eixo desse debate, que desde ento vem se estendendo com interessantes desdobramentos e implicaes para esta disciplina, ainda que em contextos acadmicos especficos, gira em torno das intrincadas relaes entre o processo de construo de textos etnogrficos e a produo de conhecimento sobre os outros a partir da crtica ao assim chamado realismo etnogrfico associado moderna antropologia; crtica esta que se articula com os debates psestruturalistas sobre o realismo e a representao, e as teorias bakhtinianas sobre o dialogismo e o romance polifnico. No ensaio Sobre a autoridade etnogrfica, j publicado no Brasil na coletnea organizada por Jos Reinaldo Santos intitulada A Experincia etnogrfica. Antropologia e literatura no sculo XX (1998), James Clifford enfatiza o empenho de alguns antroplogos contemporneos em buscar alternativas ao modelo de etnografia cunhado por Malinovski em Os argonautas do pacfico ocidental (1922), obra considerada modelar do texto etnogrfico condizente com os tradicionais preceitos da moderna antropologia, cujas bases se fundam no paradoxo da ida a campo, na observao participante, nas inmeras anotaes no dirio de campo, toda uma experincia pessoal que, contudo, quando transposta para a redao final da etnografia, deve adequar-se aos critrios do texto cientfico. A partir desse momento, a experincia pessoal do antroplogo obliterada pelo uso do tempo presente e da terceira pessoa, impessoal e distanciada do objeto, de modo tal que a realidade das situaes discursivas e dos interlocutores individuais filtrada e os aspectos dialgicos, situacionais, da interpretao etnogrfica tendem a ser banidos do texto representativo final (CLIFFORD, 1998, p. 42). a partir do questionamento desta metodologia - tpica da construo de textos etnogrficos modernos - que Clifford aponta para a necessidade de uma mudana de paradigma na produo de etnografias:
Torna-se necessrio conceber a etnografia no como a experincia e a interpretao de uma outra realidade circunscrita, mas sim como uma negociao construtiva envolvendo pelo menos dois, e muitas vezes mais, sujeitos conscientes e politicamente significativos. Paradigmas de experincia e interpretao esto dando lugar a paradigmas discursivos de dilogo e polifonia (...). Um modelo discursivo de prtica etnogrfica traz para o centro da cena a intersubjetividade de toda fala, juntamente com seu contexto performativo imediato (CLIFFORD, 1998, p. 43).

Desta forma, a mudana de paradigma que Clifford aponta nas etnografias que denomina ps-modernas refere-se exatamente no negao da experincia pessoal e, principalmente, explicitao do contexto performativo imediato no qual ocorre a relao interpessoal entre etngrafo e etnografado como pressuposto bsico da construo da prpria etnografia. Entre as experincias de escrita etnogrficas coerentes com esta perspectiva dialgica e polifnica, Clifford aponta, neste ensaio, algumas tentativas - com seus erros e acertos - de elaborao de textos coletivos, assinados por etngrafo e etnografados que, longe de pretender ser a representao de um Outro essecializado, buscam ser, segundo Clifford, alegorias da prpria relao que entre eles se estabelece, ou seja, como negociao de uma viso compartilhada da realidade (CLIFFORD, 1998, p. 45). Como alternativa denominada etnografia realista/moderna, alguns antroplogos voltaram sua ateno para experincias de escrita que tm por pressupostos o dialogismo, a poli-

208

Ipotesi, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, pg. 197 - 212, jan/jul 2008


Estudos culturais e (qual?) antropologia. Reflexes sobre o pensamento de Silviano Santiago e a antropologia ps-moderna - Daniela Beccaccia Versiani

fonia e a auto-reflexividade, o que se manifesta no texto etnogrfico pela incluso da voz do etnografado, ou dos etnografados. Esta persepectiva busca tambm desestabilizar a autoridade (no duplo sentido de autoridade e autoria) do etngrafo em sua tarefa de representar os outros, bem como alguns tradicionais (ou modernos) pressupostos metodolgicos da pesquisa de campo: a possibilidade de um efetivo distanciamento do antroplogo, em sua condio de sujeito produtor de conhecimento, em relao ao seu objeto e idia do antroplogo enquanto tradutor ou explicador de culturas exticas. Ao abalar o modelo de etnografia moderna, algumas experincias textuais de construo de etnografias feitas a partir dessas alteraes disciplinares apontaram para um novo papel a ser desempenhado pelo antroplogo contemporneo que, destitudo da autoridade de representar o outro, passaria a desempenhar funo distinta da do antroplogo tradicional. Ou seja, ao invs de falar sobre o Outro, o antroplogo passaria a falar com o outro/os outros, buscando remeter o leitor para a situao comunicacional e para o processo interativo dos quais participam os envolvidos na construo destas etnografias: o etngrafo (ou etngrafos) e o etnografado (ou etnografados). No h iluses quanto possibilidade de apagamento da voz do antroplogo. Ela deve ser necessariamente includa no processo de construo da etnografia como mais uma voz um ponto de vista sobre a cultura em questo - entre outras. Por sua vez, aquele que costumava ser denominado informante, agora compreendido como interlocutor que, contudo, no ilusoriamente tomado por um representante de dada cultura, mas sim como um indivduo que possui, tambm ele, uma experincia singular e especfica de dada cultura. Os melhores exemplos de etnografias produzidas sob influncia destes questionamentos so aquelas que associaram o experimentalismo formal a uma reflexo epistemolgica e metodolgica sobre o prprio processo de construo de conhecimento antropolgico e sobre a posio do antroplogo nesse processo. o caso de Debating Muslins e Portrait of a Greek Imagination, acima mencionados. Debating Muslims. Cultural Dialogues in Postmodernity and Tradition (1990), obra escrita em co-autoria pelos antroplogos Michael Fischer, americano, e Mehdi Abedi, iraniano, uma narrativa que, nas palavras de seus autores, do not tell us that people everywhere are the same (p. xix). A natureza da colaborao de Fischer e Abedi definida por eles como a escrita de two Is and a bifocal or stereoscopic we (p. xxxii), de tal modo que h uma constante alternncia da voz a predominar nos diferentes ensaios. No primeiro ensaio, por exemplo, de cunho autobiogrfico, aparentemente a voz de Abedi que predomina, mas as suas memrias e informaes sobre sua cidade natal, Yazdi, foram recuperadas, como nos informam os dois antroplogos em seu prefcio, exatamente a partir dos longos dilogos que Abedi manteve com seu interlocutor/ colaborador, Michael Fischer, o qual, por sua vez, nestas ocasies, tambm ativava suas prprias memrias sobre aquela cidade, construdas ao longo dos dois anos (1969-1971) em que l esteve como pesquisador e professor visitante, e portanto, ao contrrio de Abedi, ocupando em relao a ela uma posio de antroplogo outsider. As posies de antroplogos outsider e insider, contudo, invertem-se no sexto ensaio, no qual a cidade discutida Houston, que possui uma grande comunidade muulmana e onde se localiza a Rice University, instituio na qual Fischer lecionou e Abedi concluiu seu Phd. Debating Muslims, lidos em conjunto os ensaios que a compe, pode ser compreendida como uma multisited ethnography [etnografia multi-localizada ou multisituada], termo usado pelo antroplogo George Marcus para se referir quelas etnografias que vo se construindo medida dos deslocamentos, no apenas geogrficos, dos etngrafos; um modus operandi

209

Ipotesi, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, pg. 197 - 212, jan/jul 2008


Estudos culturais e (qual?) antropologia. Reflexes sobre o pensamento de Silviano Santiago e a antropologia ps-moderna - Daniela Beccaccia Versiani

a cada dia mais intensificado, pelo menos no universo acadmico americano, e totalmente distinto das etnografias tradicionais, nas quais o antroplogo passava um longo perodo em um comunidade remota para ento retornar ao seu local de origem e redigir calma e estaticamente os resultados de sua pesquisa. Assim, da leitura dos captulos que compem o livro, surgem imagens parciais e negociadas das cidades de Yazdi, Houston, e de aspectos da cultura islmica e americana, esboadas a partir do encontro de dois antroplogos pertencentes a distintas tradies culturais mas com um background disciplinar comum. Portrait of a Greek Imaginantion. An Ethnographic Biography of Andreas Nenedakis (1997), do antroplogo Michael Herzfeld, funde elementos tanto das biografias quanto das etnografias. Contudo, no meu entender, o aspecto mais interessante desta obra reside no fato desta fuso no refletir apenas o mero desejo de transgredir as fronteiras entre os dois gneros, mas principalmente no fato desta estratgia ter sido escolhida por permitir ao antroplogo experimentar um tipo de construo discursiva que lhe possibilita trabalhar sobre o ponto de interseco entre uma trajetria de vida singular a do romancista cretense Andreas Nenedakis e as trajetrias de outras subjetividades, inclusive, ou especialmente, a sua prpria. Uma vez mais, o resultado a negociao de aspectos parciais da cultura grega contempornea e de alguns de seus sistemas simblicos. Formalmente, o recurso utilizado por Herzfeld aquele de inserir, justapondo-os ao seu prprio texto, depoimentos de Nenedakis recolhidos em seus inmeros e multi-situados encontros, bem como alguns trechos de seus romances. Tais inseres que poderamos tambm chamar de intervenes funcionam como um constante contraponto, algumas vezes dissonante, s reflexes de Herzfeld um antroplogo outsider sobre aspectos da cultura, da poltica e da histria grega recente. Assim, o romancista Nenedakis, que numa perspectiva de construo de etnografias tradicionais teria sido chamado de informante, passa a ser reconhecido como interlocutor da construo de um determinado e parcial saber; um interlocutor sem treinamento em antropologia cujas reflexes so reconhecidas pelo antroplogo Herzfeld em seu valor terico e antropolgico. No momento em que o antroplogo reconhece a autoridade dos outros sujeitos, e que esses outros sujeitos deixam de ser seus etnografados, o seu papel de mediador redefinido, a meu ver, em termos no mais de traduo2, mas do que eu chamaria de interlocuo. O que eu gostaria de sugerir com esta breve e demasiado simplificadora apresentao destas duas obras produzidas a partir de pressupostos da chamada antropologia psmoderna que as opes discursivas destes dois antroplogos tm implicaes que vo alm de um mero experimentalismo formal, estendendo-se para questionamentos ticos, polticos, metodolgicos e epistemolgicos, que partem da percepo da construo de conhecimento como processo dialgico (e/ou polifnico) atravs do qual realidades so negociadas e saberes formais e do chamado senso comum so mutuamente reconhecidos. Como procurei destacar, em comum a estas duas etnografias est o partilhamento da responsabilidade da autoria em especial no caso de Fischer e Abedi e da autoridade sobre saberes em especial no caso de Herzfeld e Nenedakis. nesse sentido que vejo a idia de interlocuo - e no mediao ou traduo como conceito que abre possibilidades metodolgicas e epistemolgicas para pesquisadores e crticos da cultura que j no estejam mais preocupados em assumir o papel de avaliadores autorizados de produes culturais, mas que, atentos aos saberes que seu saber recalca (SANTIAGO, 1989, p. 36), estejam preocupados, sim, em dar continuidade a processos comunicativos/discursivos localizados, nos quais seu ponto de vista e portanto seus valores poltico-estticos e seus saberes - seja percebido como apenas mais um entre outros.

210

Ipotesi, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, pg. 197 - 212, jan/jul 2008


Estudos culturais e (qual?) antropologia. Reflexes sobre o pensamento de Silviano Santiago e a antropologia ps-moderna - Daniela Beccaccia Versiani

A discusso levantada por James Clifford e pelos antroplogos que participaram de Writing Culture, semelhana daquela sugerida por Silviano Santiago em Democratizao no Brasil - 1979-1981. (Cultura versus Arte), nos convida a refletir sobre a efetiva situao comunicacional e sobre o processo interativo dos quais participam os envolvidos na produo de saberes, sejam eles etngrafo(s) e etnografado(s), crtico(s), romancista(s) e poeta(s). Em suma: entre escritor(es) e leitor(res) - especializados ou no. Creio que as discusses propostas por essa vertente terica da antropologia deveriam ao menos nos deixar curiosos quanto s repercusses que poderiam ter em nossa rea, os estudos culturais. Alm das evidentes possibilidades formais, como por exemplo a valorizao das entrevistas como interessantes alternativas discursivas ao gnero ensastico, creio que as propostas dessa vertente da antropologia apontam para a necessidade poltica e tica de elaborarmos e explicitarmos - ns pesquisadores da cultura que lidamos com textos ou comunicados - estratgias de leitura que procurem salientar aspectos auto-reflexivos, dialgicos e polifnicos em discursos de construo de selves; estratgias de leitura que pressuponham a assuno de uma postura de reconhecimento da autoridade dos interlocutores sobre seus saberes. As propostas dessa vertente da antropologia apontam tambm para a relao entre poltica, tica e epistemologia. Pois j no se trata da adoo de procedimentos que pretendam a incluso de discursos de minorias em uma episteme cujas fronteiras foram constitudas e delimitadas por sujeitos supostamente localizados dentro dela. Trata-se de propor a interlocuo entre sujeitos cuja autoridade sobre seus prprios saberes so mutuamente e previamente reconhecidos. Trata-se da construo intersubjetiva de uma episteme compreendida como multicultural, policntrica, aberta e em construo. A aproximao entre estudos culturais e antropologia - e a possibilidade de contribuies interdisciplinares - deveriam ser acompanhadas pelo contnuo aggiornamento dos pesquisadores de cada campo sobre as reflexes de outras disciplinas e de suas vertentes, contextos e tradies tericas. Em suma, pesquisadores do campo dos estudos culturais e crticos e tericos da literatura - interessados em se aproximar dos mtodos da antropologia, deveriam se perguntar: mtodos de qual antropologia? Abstract
The purpose of this work is to think about the approximation between Cultural Studies and Anthropology from the reading of three essays of Silviano Santiago - Vale quanto pesa (1978), Prosa literria atual no Brasil (1984) and Democratizao no Brasil - 1979-1981 (Cultura versus Arte) (1998) - as well as presenting two ethnographies produced from the presuppositions of the so-called post-modern anthropology, which is based on concepts like self- reflexivity, dialogism and interlocution. Keywords: Cultural studies; Postmodern anthropology; Interlocution; Self-reflexivity; Minorities.

Notas Explicativas
1 De forte acento construtivista, a cincia da literatura emprica, segundo alguns de seus crticos, deveria denominar-se cincia da literatura construtivista, de modo a afastar qualquer conotao que o termo empiria possui com perspectivas de produo de conhecimento positivistas, alis, incompatveis com o construtivismo radical no qual essa teoria se fundamenta. 2 Sobre o conceito de traduo em antropologia cf. GEERTZ, Clifford. Introduo (pp. 18-20) Mistura de gneros: a

211

Ipotesi, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, pg. 197 - 212, jan/jul 2008


Estudos culturais e (qual?) antropologia. Reflexes sobre o pensamento de Silviano Santiago e a antropologia ps-moderna - Daniela Beccaccia Versiani

reconfigurao do pensamento social (especialmente p. 51) e Descoberto na traduo: a Histria Social da Imaginao moral (especialmente p. 70). Ver Cf. GEERTZ, 1999.

Referncias CLIFFORD, James e MARCUS, George E. (eds.) Writing Culture. The Poetics and Politics of Ethnography. Berkeley, Los Angeles, London: California UP, 1986. CLIFFORD, James. Sobre a autoridade etnogrfica. In: SANTOS, Jos Reginaldo (org.). A experincia etnogrfica. A antropologia e literatura no sculo XX / James Clifford. Rio de Janeiro: UFRJ, 1998, p. 17-63. FISHER,Michael eABEDI,Mehdi.DebatingMuslins.CulturalDialoguesin PostmodernityandTradition. Madison, Wisconsin: Wisconsin UP, 1990. geertz,Clifford.OSaberLocal.Novosensaiosemantropologiainterpretativa.Petrpolis:Vozes,1999. HERZFELD, Michael. Portrait of a Greek Imagination: an Ethnographic Biography of Andreas Nenedakis. Chicago, London: Chicago UP, 1997. OLINTO, Heidrun Krieger. Interesses e paixes: histrias de literautra. In: ___ (org.). Histrias de Literatura. So Paulo: tica, 1996. SANTIAGO, Silviano. Vale quanto pesa. (A fico brasileira modernista). In. __. Vale quanto pesa. Ensaios sobre questes poltico-culturais. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982, p. 25-40. _____. Prosa literria atual no Brasil. In: ___. Nas malhas da letra. So Paulo: Companhia das Letras, 1989, pp. 24-37. _____. Democratizao no Brasil - 1979-1981. (Cultura versus Arte). In: ANTELO, Raul (org.). Declnio da arte - ascenso da cultura. Florianpolis: Letras Contemporneas e Abralic, 1998, p. 11-23. SCHMIDT, Siegfried. Do texto ao sistema literrio. Esboo de uma cincia da literatura emprica construtivista. In: OLINTO, Heidrun Krieger (org.). Cincia da literatura emprica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994, p. 53-69.

212

You might also like