You are on page 1of 72

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Ol!

l! Seja bem-vindo (a) primeira aula de Direito Administrativo do curso isolado preparatrio para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho/MTE. Doravante, iremos estudar os principais tpicos do Direito Administrativo em conformidade com as questes elaboradas pelo CESPE, que a banca responsvel pela organizao do certame. Em relao ao nosso curso, tente alcanar o mximo de produtividade. Para isso, necessrio e imprescindvel que voc resolva todas as questes que forem apresentadas, bem como envie para o frum todas as dvidas que surgirem. Independentemente de sua experincia em concursos pblicos (iniciante ou profissional), aproveite a oportunidade para esclarecer todos aqueles pontos que no foram bem assimilados durante a aula. Para que voc possa se programar, apresento abaixo o novo cronograma de disponibilizao das aulas: Aula Demonstrativa - Poderes da administrao: discricionrio, hierrquico, disciplinar e regulamentar. vinculado,

Aula 01 (12/07/13) - Direito administrativo: conceito, fontes e princpios. Princpios bsicos da administrao. Aula 02 (19/07/13) - Estado, governo e administrao pblica: conceitos, elementos, poderes, natureza, fins e princpios. Organizao administrativa. Administrao direta e indireta, centralizada e descentralizada. Autarquias, fundaes, empresas pblicas e sociedades de economia mista. Aula 03 (26/07/13) - Ato administrativo. Conceito, requisitos, atributos, classificao e espcies. Invalidao, anulao e revogao. Prescrio. Aula 04 (02/08/13) - Agentes administrativos. Investidura e exerccio da funo pblica. Direitos e deveres dos funcionrios pblicos; regimes jurdicos. Lei n 8.112/1990 e alteraes. Aula 05 (09/08/13) - Processo administrativo: conceito, princpios, fases e modalidades. Enriquecimento ilcito e uso e abuso de poder. Improbidade administrativa: sanes penais e civis Lei n 8.429/1992 e alteraes. Aula 06 (13/08/13) - Responsabilidade civil da administrao: evoluo doutrinria e reparao do dano. Aula 07 (16/08/13) - Servios pblicos: conceito, classificao, regulamentao, formas e competncia de prestao.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Aula 08 (20/08/13) - Controle e responsabilizao da administrao. Controle administrativo. Controle judicial. Controle legislativo. Responsabilidade civil do Estado.

No mais, lembre-se sempre de que o curso est sendo desenvolvido para atender s suas necessidades, portanto, as crticas e sugestes sero prontamente acatadas, caso sirvam para aumentar a produtividade das aulas que esto sendo ministradas.

At a prxima aula!

Fabiano Pereira fabianopereira@pontodosconcursos.com.br

Ps.: tambm estou sua disposio no FACEBOOK, s clicar no link www.facebook.com.br/fabianopereiraprofessor

Por vezes sentimos que aquilo que fazemos no seno uma gota de gua no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.
Madre Teresa de Calcut

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------CONCEITO E FONTES DO DIREITO ADMINISTRATIVO

1. Conceito de Direito Administrativo So vrios os critrios utilizados pela doutrina para conceituar o Direito Administrativo. Assim, necessrio que voc conhea as principais caractersticas de cada um deles para responder s questes de prova: 1.1. Critrio legalista ou exegtico Por esse critrio, o Direito Administrativo era compreendido como sinnimo de direito positivo, ou seja, um conjunto de leis administrativas que regulam a Administrao Pblica de um determinado Estado. Foram vrias as crticas apresentadas contra esse critrio, pois limitava o Direito Administrativo a um conjunto de leis, desconsiderando os princpios, a doutrina e a jurisprudncia. Para responder s questes do CESPE: Segundo a Escola Legalista, o direito administrativo pode ser conceituado como o conjunto de leis administrativas vigentes em determinado pas, em dado momento (Perito Mdico Previdencirio/INSS 2010/CESPE). Assertiva correta.

1.2. Critrio do Poder Executivo Segundo o critrio do Poder Executivo, o Direito Administrativo pode ser conceituado como o conjunto de princpios e regras que disciplina a organizao e o funcionamento do Poder Executivo. Por razes bvias, esse conceito no conseguiu se fixar, pois incontroverso que os Poderes Legislativo e Judicirio tambm exercem funes administrativas regidas pelo Direito Administrativo. Ademais, importante destacar que o Poder Executivo no se restringe ao exerccio de atividades administrativas, tambm exerce funes polticas. 1.3. Critrio do servio pblico Seguido por Duguit, Bonnard e Gastn Jze, o critrio do servio pblico restringia o Direito Administrativo organizao e prestao de servios pblicos. Entretanto, sabido que vrias so as atividades finalsticas exercidas pela Administrao Pblica, a exemplo do fomento, polcia administrativa e interveno administrativa, o que tornou esse critrio insuficiente para a conceituao do Direito Administrativo.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------1.4. Critrio das relaes jurdicas Define o Direito Administrativo como um conjunto de normas responsveis por regular as relaes entre a Administrao e os administrados. Apesar de ser defendido por Otto Mayer e Laferrire, trata-se de um critrio muito restritivo e incompleto, pois outros ramos do Direito tambm regulam as relaes entre os particulares e a Administrao, a exemplo do Direito Tributrio, Direito Constitucional, Direito Penal, dentre outros.

1.5. Critrio teleolgico ou finalstico Esse critrio apresenta o Direito Administrativo como o conjunto de princpios e regras que disciplina a atividade material do Estado (atividade administrativa) voltada para o cumprimento de seus fins coletivos. Em que pese ter sido defendido inclusive por Oswaldo Aranha Bandeira de Mello (com algumas ressalvas), esse critrio associou o Direito Administrativo aos fins do Estado, o que o tornou imprprio.

1.6. Critrio negativista ou residual Tem por objeto as atividades desenvolvidas pela Administrao Pblica para a consecuo de seus fins estatais, excluindo-se as atividades legislativa e judiciria. Tambm insuficiente este critrio, pois restringe o Direito Administrativo atividade a ser exercida. Para responder s questes do CESPE: Pelo critrio teleolgico, o Direito Administrativo considerado como o conjunto de normas que regem as relaes entre a administrao e os administrados. Tal critrio leva em conta, necessariamente, o carter residual ou negativo do Direito Administrativo (Advogado da Unio/AGU 2009/CESPE). Assertiva incorreta.

1.7. Critrio da Administrao Pblica Pelo critrio da Administrao Pblica, o Direito Administrativo pode ser definido como um conjunto de princpios e regras que regulam a Administrao Pblica. No Brasil esse critrio foi adotado por Hely Lopes Meirelles, que o utilizou na elaborao de seu conceito de Direito Administrativo, que estudaremos na sequncia.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Em provas elaboradas pelo CESPE, principalmente para concursos que exigem formao de nvel superior, comum voc encontrar questes exigindo conhecimentos sobre os diversos critrios adotados para conceituar o Direito Administrativo. Por outro lado, so poucas as questes abordando as conceituaes tericas do Direito Administrativo, pois cada doutrinador elabora um conceito diferente. De qualquer forma, em respeito ao princpio da precauo, irei apresentar alguns dos conceitos formulados pelos nossos principais doutrinadores. A professora Maria Sylvia Zanella Di Pietro, por exemplo, conceitua o Direito Administrativo como o ramo do direito pblico que tem por objeto rgos, agentes e pessoas jurdicas administrativas que integram a Administrao Pblica, a atividade jurdica no contenciosa que exerce e os bens de que se utiliza para a consecuo de seus fins, de natureza pblica . Por sua vez, Jos dos Santos Carvalho Filho afirma ser o Direito Administrativo o conjunto de normas e princpios que, visando sempre ao interesse pblico, regem as relaes jurdicas entre as pessoas e os rgos do Estado e entre este e as coletividades a que devem servir. O professor Hely Lopes Meirelles formulou o conceito de Direito Administrativo mais explorado pelas bancas examinadoras, ao declarar que esse ramo do Direito Pblico caracteriza-se como o conjunto harmnico de princpios jurdicos que regem os rgos, os agentes e as atividades pblicas tendentes a realizar concreta, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado. Sobre o conceito apresentado pelo saudoso professor, necessrio esclarecer que as expresses que grifei trazem algumas repercusses para efeitos de prova. Primeiramente, vlido ressaltar que no est inserida no mbito do Direito Administrativo a atividade legislativa do Estado, j que abstrata (tem por objetivo regular uma quantidade indeterminada de situaes futuras que se enquadrem nos termos da lei). O Direito Administrativo restringe-se s atividades concretas, especficas, a exemplo da prestao de servios pblicos, a construo de escolas e hospitais, a nomeao de aprovados em concursos pblicos, o exerccio de polcia administrativa, etc. A atividade administrativa tambm uma atividade direta, pois o Estado parte nas relaes jurdicas de direito material e no precisa ser provocado para agir (acionado por um particular para tapar um buraco na rua, por exemplo). A Administrao pode tapar o buraco independentemente de solicitao do particular. Indireta a atividade do Poder Judicirio, pois necessita de provocao (algum precisa ingressar com uma ao judicial) para que seja aplicada a um caso em concreto.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Por ltimo, lembre-se de que a atividade administrativa imediata e, portanto, de sua atuao fica afastada a atividade mediata do Estado, que a denominada ao social (atividade de traar as diretrizes sociais que devem ser seguidas pelo Estado), que incumbe ao Governo. Pergunta: Professor Fabiano, no entendi a proposio acima. Pensei que governar e administrar fossem expresses sinnimas. Estou errado? Bem, eis uma dvida que surge com muita frequncia, mas que pode ser facilmente dirimida. A funo de governo no se confunde com a funo administrativa. A primeira responsvel pelo estabelecimento de metas, objetivos e diretrizes que devem orientar a atividade administrativa, sempre pautada no texto constitucional e caracterizando-se por ser uma atividade soberana (porque somente se subordina ao texto constitucional), de comando e direo. So aquelas que se relacionam com a superior gesto da vida poltica do Estado e que so essenciais sua prpria existncia, a exemplo da decretao de interveno federal, a celebrao de tratados internacionais, a sano ou veto a projeto de lei, entre outros. A segunda (funo administrativa) atividade subalterna, porque est inteiramente subordinada lei e tem por objetivo simplesmente executar as polticas pblicas que foram traadas pela primeira (funo de governo). O Governo exercido pelos poderes Executivo e Legislativo, que, conjuntamente, so responsveis por elaborar as polticas pblicas e diretrizes que devem embasar a atuao da Administrao Pblica. O Poder Judicirio no exerce funo de governo, apesar de possuir a prerrogativa de controlla, quando forem violados os limites constitucionais. Como o nosso objetivo a aprovao em um concurso pblico, preferencialmente aqueles que esbarram na remunerao de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), vamos comear a inventar exemplos para que voc possa assimilar o contedo. Se voc acertar a questo na prova lembrando-se do exemplo, j estou satisfeito! Exemplo: Analisemos a notcia abaixo, veiculada no site globo.com, em 03/03/2009, de autoria dos jornalistas Soraya Aggege e Catarina Alencastro. Desmatamento: Amaznia perdeu duas cidades do Rio em 6 meses O desmatamento na Amaznia Legal atingiu pelo menos 2.639 quilmetros quadrados de agosto de 2008 a janeiro deste ano, o equivalente a uma rea superior ao dobro da cidade do Rio de Janeiro. Os dados foram divulgados nesta tera pelo Instituto Nacional de Pesquisas Aeroespaciais (Inpe).

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Ficou assustado com a notcia? O Presidente da Repblica tambm. Sendo assim, ele convocou uma reunio extraordinria com o Ministro do Meio Ambiente e com o Presidente do Congresso Nacional para discutir a elaborao de polticas pblicas com o objetivo de reduzir o nvel de desmatamento na Amaznia. Na reunio, ficou acertado que o Presidente da Repblica enviaria para o Congresso Nacional um projeto de lei criando regras mais restritivas ao desmatamento na Amaznia, bem como proposta de criao de mais 2.000 (dois mil) cargos pblicos de fiscalizao perante os rgos e entidades que integram o Sistema Nacional do Meio Ambiente. Por outro lado, o Presidente do Congresso assumiu o compromisso de convencer politicamente os seus colegas de parlamento a aprovarem o referido projeto. Pergunta: Na reunio acima, diante dos acordos e das decises que foram tomadas, colocou-se em prtica a funo de governo ou a funo administrativa? lgico que a funo de governo! Mas por qu? Porque foram apenas estabelecidas diretrizes e polticas pblicas para reduzir o ndice de desmatamento. At agora, a conversa est s na vontade, na teoria. Ningum ainda colocou em prtica as novas propostas com o objetivo de realmente diminuir o ndice de desmatamento. Pergunta: Quem vai para o meio da selva fiscalizar se os madeireiros esto cortando rvores ilegalmente? O Presidente da Repblica, o Ministro de Estado ou Presidente do Congresso Nacional? Nenhum deles! O Presidente da Repblica e o Ministro do Meio Ambiente (Poder Executivo), juntamente com o Presidente do Congresso (Legislativo), so responsveis apenas por elaborar e aprovar as polticas pblicas de combate ao desmatamento, conforme lhes autoriza a Constituio Federal (funo de governo). Por outro lado, quais sero os rgos e entidades responsveis por executar as polticas pblicas que foram estabelecidas pelo Governo, fiscalizando o cumprimento da referida lei quando esta entrar em vigor e comear a produzir os seus efeitos? A Administrao Pblica, atravs da funo administrativa, ou seja, de seus rgos e entidades incumbidos de execuo. No exemplo apresentado, ficar sob a responsabilidade do IBAMA, bem como dos demais rgos e entidades de proteo e fiscalizao do meio ambiente, a misso de colocar a mo na massa para fazer valer a lei que foi pensada e aprovada pelo governo. Para responder s questes de prova, voc deve saber ento que o Governo exerce funo poltica e a Administrao Pblica executa funo administrativa.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Para responder s questes do CESPE: A expresses Administrao Pblica e Governo no so sinnimas.

2. Fontes do Direito Administrativo Segundo o dicionrio Larousse da Lngua Portuguesa, o vocbulo fonte significa lugar em que continuamente nasce gua; princpio, origem, causa. Nesse contexto, ao estudarmos as fontes do Direito Administrativo, iremos ao encontro dos instrumentos que respaldam, estruturam e do origem a esse clebre ramo do Direito Pblico.

2.1. Leis A lei a mais importante fonte do Direito Administrativo brasileiro, sendo considerada fonte primria. Nesse caso, a expresso lei deve ser entendida em sentido amplo, abrangendo as normas constitucionais, os atos normativos primrios previstos no artigo 59 da Constituio Federal (emendas constitucionais, leis complementares, leis ordinrias, medidas provisrias, leis delegadas, decretos e resolues) e ainda os denominados atos normativos secundrios (os atos administrativos, editados por agentes pblicos, a exemplo dos decretos regulamentares, portarias, instrues normativas, entre outros). A Administrao deve sempre observar os mandamentos previstos nesses instrumentos normativos para exercer a atividade administrativa. Qualquer conduta administrativa exercida sem amparo legal , no mnimo, ilegtima, e, portanto, dever ser anulada pela prpria Administrao ou pelo Poder Judicirio. importante esclarecer que existem autores que somente consideram fontes do Direito Administrativo as normas constitucionais e os atos normativos primrios, ou seja, aqueles que encontram amparo no texto constitucional, a exemplo das espcies legislativas previstas no artigo 59 e 84, VI da CF/88. Entretanto, apesar de tal entendimento, as bancas examinadoras tm optado por considerar qualquer ato normativo, seja primrio ou secundrio, como fonte do Direito Administrativo. claro que existem matrias que devem ser disciplinadas exclusivamente por lei formal (aprovada pelo Poder Legislativo), a exemplo do que ocorre quando a Administrao visa interferir na esfera de atuao dos particulares ou quando a Constituio Federal expressamente a requer.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Por outro lado, caso a Administrao tenha por objetivo regular questes administrativas internas ou desenvolver atividades que no restrinjam liberdades individuais, poder se valer dos atos normativos secundrios (atos administrativos). 2.2. A jurisprudncia Podemos conceituar a jurisprudncia com o conjunto reiterado de decises dos Tribunais, acerca de um determinado assunto, no mesmo sentido. vlido esclarecer que vrias decises monocrticas (proferidas por juzes de primeira instncia) sobre um mesmo assunto, proferidas no mesmo sentido, no constituem jurisprudncia. Para que tenhamos a formao de jurisprudncia, necessrio que as decises tenham sido proferidas nos Tribunais. No Direito brasileiro, a jurisprudncia no possui efeito vinculante, ou seja, no obriga o rgo judicirio de instncia inferior a decidir nos moldes do entendimento jurisprudencial do Tribunal. Mesmo existindo um conjunto de decises proferidas anteriormente pelo Tribunal, em um mesmo sentido, o juiz de instncia inferior pode decidir em sentido contrrio, pois livre para formar o seu convencimento. necessrio que voc tenha muita ateno para no confundir jurisprudncia com smula. A primeira, conforme afirmado anteriormente, trata-se de um conjunto de decises, no mesmo sentido, sobre um mesmo assunto (exemplo: atualmente, existem vrias decises do Superior Tribunal de Justia declarando que o candidato, desde que aprovado dentro do nmero de vagas disponibilizadas no edital, possui direito lquido e certo nomeao, portanto, trata-se de jurisprudncia), no possuindo carter vinculante. J a segunda (smula) o enunciado que resume o entendimento de um Tribunal a respeito de matria que ele j tenha discutido reiteradas vezes, no restando mais divergncia a respeito. No caso dos candidatos aprovados dentro do nmero de vagas, j seria perfeitamente possvel a edio de uma smula pelo Superior Tribunal de Justia, pois no existe mais discusso acerca da existncia do referido direito. Entretanto, a referida smula ainda no foi criada, restando apenas a jurisprudncia para socorrer o candidato. Ateno: Com a promulgao da EC 45/04, o Supremo Tribunal Federal passou a ter a prerrogativa de editar smulas vinculantes, com respaldo no artigo 103-A da Constituio Federal de 1988. As smulas vinculantes diferem das smulas simples, pois as primeiras, que somente podem ser editadas pelo Supremo Tribunal Federal, devem ser obrigatoriamente obedecidas pelos juzes de instncias inferiores, ao contrrio das smulas simples, que servem apenas de orientao, no possuindo cunho obrigatrio.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------2.3. Os costumes O costume pode ser entendido como um conjunto de regras informais, no escritas, praticado habitualmente no interior da Administrao com a conscincia de que obrigatrio. Os costumes so considerados fontes do Direito Administrativo porque, em vrios momentos, suprem lacunas ou deficincias existentes em nossa legislao administrativa. importante destacar que os costumes no podem ser admitidos se violadores da legislao vigente (contra legem). Sobre os costumes praeter legem (alm da lei), ainda que admitidos em algumas situaes especiais, no criam normas que obrigam os agentes pblicos sempre a repeti-los. Pode ser que atualmente uma determinada atividade administrativa esteja sendo exercida com base em um costume, o que no impe a obrigatoriedade de sua manuteno para casos futuros, j que a lei pode substitu-lo a qualquer momento. Para responder s questes do CESPE: A jurisprudncia e os costumes so fontes do direito administrativo, sendo que a primeira ressente-se da falta de carter vinculante, e a segunda tem sua influncia relacionada com a deficincia da legislao (Analista de Controle Externo/TCU 2004/CESPE). Assertiva correta.

2.4. Doutrina A doutrina representa a opinio dos juristas, cientistas e tericos do Direito sobre a melhor interpretao ou possveis interpretaes das normas administrativas. Tem a funo de esclarecer e explicar o correto contedo das leis, bem como influenciar a prpria criao de novas leis. Trata-se de fonte secundria do Direito Administrativo, sendo muito utilizada para suprir as omisses ou deficincias das leis, que, no raramente, apresentam um alto grau de complexidade, principalmente se analisadas pelo cidado leigo.

2.5. Princpios gerais do direito Os princpios so postulados fundamentais universalmente reconhecidos no mundo jurdico, sejam eles expressos ou implcitos. Tambm so considerados fontes do Direito Administrativo, j que servem de fundamento e de base para a criao da prpria legislao administrativa, conforme estudamos na aula anterior.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Apesar da simplicidade e da facilidade de assimilao do contedo relativo a esse tpico, fique atento, pois frequentemente so cobradas questes em provas do CESPE.

3. Sistemas administrativos Com o objetivo de fiscalizar e corrigir os atos ilegtimos ou ilegais praticados pela Administrao Pblica, foram desenvolvidos dois grandes sistemas de controle que podem ser adotados pelos Estados, em todos os nveis de governo (no caso brasileiro, esfera federal, estadual, distrital e municipal): o do contencioso administrativo (tambm chamado de sistema francs) e o sistema judicirio ou de jurisdio nica (tambm conhecido como sistema ingls). 3.1. Sistema do contencioso administrativo ou sistema francs: como o prprio nome declara, esse sistema nasceu na Frana, em 1790. Nos pases que adotam esse sistema (o que no acontece no Brasil), existe uma dualidade de jurisdies. De um lado encontra-se a jurisdio administrativa, encarregada de resolver os conflitos e demandas de interesse da Administrao; de outro, o Poder Judicirio, encarregado de solucionar os demais litgios surgidos no seio da sociedade e que no representem interesse direto da Administrao. No sistema do contencioso administrativo, os atos praticados pela Administrao Pblica sujeitam-se, exclusivamente, jurisdio especial administrativa que, na Frana, possui como rgo supremo o Conselho de Estado. Sendo assim, as demandas que so do interesse da Administrao so resolvidas internamente, dentro da prpria Administrao. So raras as situaes nas quais as demandas que so do interesse da Administrao podero ser analisadas pelo judicirio, sendo possvel citar: a) demandas provenientes de atividades pblicas de carter privado; b) demandas que se refiram propriedade privada; c) conflitos que envolvam questes de estado e capacidade das pessoas e de represso penal. necessrio ficar bem claro que o Conselho de Estado Francs no um rgo integrante do Poder Judicirio, e sim integrante da prpria estrutura administrativa. Apesar disso, suas decises, bem como as decises das demais instncias administrativas, no podero ser revistas pelo Judicirio. As decises proferidas no contencioso administrativo, a exemplo do que ocorre no Poder Judicirio, tambm fazem coisa julgada material, tornandose insuscetveis de recursos.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------3.2. Sistema de jurisdio nica ou sistema ingls: Tambm conhecido como sistema judicial, caracteriza-se pelo fato de que todos os litgios surgidos no mbito social, sejam de interesse da Administrao ou exclusivamente de particulares, podem ser solucionados pela justia comum (Poder Judicirio). o sistema adotado no Brasil. A Constituio Federal de 1988, em seu artigo 5, XXXV, declara expressamente que a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito. Sendo assim, mesmo que a Administrao j tenha proferido deciso sobre uma determinada matria (aplicao de uma penalidade a servidor pblico, imposio de multa a particular, reviso de processo administrativo, etc), assegurado quele que se sentir prejudicado recorrer ao Poder Judicirio para discutir novamente a questo. Exemplo: Imagine que um particular tenha sido multado pela suposta prtica de infrao de trnsito. Nesse caso, se o particular no concordar com a multa aplicada, poder escolher entre recorrer administrativamente ou, ento, ingressar com uma ao judicial diretamente no Poder Judicirio, sem sequer ter passado antes pela esfera administrativa. No Brasil, apenas o Poder Judicirio possui a prerrogativa de proferir decises irrecorrveis, com fora de coisa julgada material. Nenhuma deciso proferida pela Administrao possui carter definitivo em relao aos particulares, que podem ainda provocar o judicirio com o objetivo de alterar a deciso administrativa que no lhes tenha sido favorvel. O mesmo no ocorre com a Administrao Pblica. Quando esta confere na esfera administrativa um direito ao administrado, no pode, posteriormente, pelo mesmo ou outro rgo, recorrer ao Poder Judicirio com o objetivo de ter a sua prpria deciso anulada, operando-se, assim, o que a doutrina denomina coisa julgada administrativa. Sendo assim, se um direito legitimamente concedido ao particular, aps devido processo administrativo, no poder a Administrao acionar posteriormente o Judicirio com o objetivo de ter a sua deciso modificada. Isso seria um grande contra-senso, um absurdo e geraria uma inaceitvel insegurana jurdica para o particular que, mesmo aps ter conseguido deciso favorvel da Administrao em processo administrativo, ainda correria o risco de ter aquela deciso revista a pedido da prpria Administrao, contudo agora no Poder Judicirio. Como no poderia ser diferente, em virtude do grande nmero de informaes que esse pequeno tpico apresenta, so muito comuns questes em provas sobre o tema.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO ---------------------------------------------------------------------------------------------------

Para responder s questes do CESPE: Como exemplo da incidncia do princpio da inafastabilidade do controle jurisdicional sobre os atos administrativos no ordenamento jurdico brasileiro, correto citar a vigncia do sistema do contencioso administrativo ou sistema francs (Analista Judicirio rea administrativa/TRE BA 2010/CESPE). Assertiva incorreta.

4. REGIME JURDICO-ADMINISTRATIVO possvel definir regime jurdico como o conjunto de regras, normas e princpios que disciplina os direitos, deveres, proibies, prerrogativas, sujeies e penalidades inseridos em um determinado ordenamento e que se impe aos rgos, entidades e agentes pblicos que o operacionalizam. Na execuo de suas atividades administrativas, a Administrao Pblica pode submeter-se a dois grandes regimes jurdicos: de Direito Pblico ou de Direito Privado. Nos termos do artigo 173 da Constituio Federal de 1988, quando o Estado estiver explorando diretamente atividade econmica (que somente ser permitido quando necessria aos imperativos da segurana nacional ou a relevante interesse coletivo), submeter-se- ao regime prprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigaes civis comerciais, trabalhistas e tributrios. Nesse caso, ao relacionar-se juridicamente com os particulares, a Administrao no gozar das prerrogativas que so concedidas s entidades que so regidas pelo Direito Pblico. Ser estabelecida, assim, uma relao horizontal entre a Administrao e os particulares, que sero nivelados com os mesmos direitos e obrigaes. Assim, possvel concluir que as empresas pblicas (Caixa Econmica Federal, por exemplo) e as sociedades de economia mista (Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Petrobrs etc.) exploradoras de atividades econmicas, sero regidas pelas mesmas regras de seus concorrentes no mercado, ou seja, as regras de Direito Privado. A Administrao Pblica no possui a faculdade de optar pelo regime jurdico que melhor atenda s suas necessidades. Caso esteja atuando na explorao de atividade econmica, submeter-se- obrigatoriamente s regras de Direito Privado. Entretanto, vlido esclarecer que mesmo quando explorando atividades econmicas, no ser total a sua submisso s regras de Direito Privado, pois, ainda assim, tais entidades tero que se curvar aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia, alm de
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------outros inerentes ao Direito Pblico. Ademais, algumas vantagens tambm podem ser asseguradas a essas entidades, como acontece no caso da prerrogativa de foro perante a justia federal das empresas pblicas federais. Por outro lado, a Administrao Pblica pode ter as suas atividades regidas pelas regras de Direito Pblico, situao na qual se apresentar em situao de superioridade em relao aos particulares. Nesse caso, ser estabelecida uma relao vertical entre a Administrao e os administrados, consequncia do denominado regime jurdico-administrativo. O regime jurdico-administrativo foi construdo tendo como base dois grandes princpios jurdicos: a supremacia do interesse pblico sobre os interesses privados e a indisponibilidade dos interesses pblicos. Esses dois princpios conferem ao citado regime o carter de Direito Pblico e suas especificidades, bem como sua natureza jurdica. O primeiro assegura Administrao Pblica uma srie de prerrogativas, que podem ser entendidas como vantagens ou privilgios necessrios para se atingir o interesse da coletividade. Como exemplos dessas prerrogativas, podemos citar a existncia das denominadas clusulas exorbitantes nos contratos administrativos, possibilitando Administrao, por exemplo, modificar ou rescindir unilateralmente um contrato administrativo; a concesso de prazos diferenciados quando estiver litigando perante o judicirio (prazo em qudruplo para contestar e em dobro para recorrer artigo 188 do Cdigo de Processo Civil); imunidade tributria recproca; a presuno de legitimidade e veracidade dos atos administrativos, entre outras. J o segundo (indisponibilidade do interesse pblico) impe para a Administrao Pblica uma srie de limitaes ou restries denominadas sujeies, que tm o objetivo de resguardar o interesse pblico. Como exemplos dessas sujeies impostas Administrao e a seus agentes pblicos podemos citar a obrigatoriedade de realizao de licitao para a contratao de servios, bens ou obras; a realizao de concursos pblicos para a seleo de pessoal; a obrigatoriedade de dar publicidade aos atos administrativos; a imposio de condicionamentos ao exerccio do poder discricionrio da Administrao, etc. Maria Sylvia Zanella Di Pietro ainda inclui como princpio fundamental do regime jurdico-administrativo o princpio da legalidade. Afirma a professora que o Direito Administrativo nasceu e desenvolveu-se baseado em duas idias opostas: de um lado, a proteo aos direitos individuais frente ao Estado, que serve de fundamento ao princpio da legalidade, um dos esteios do Estado de Direito; de outro lado, a de necessidade de satisfao dos interesses coletivos, que conduz outorga de prerrogativas e privilgios para a Administrao Pblica, quer para limitar o exerccio dos direitos individuais em benefcio do bem-estar coletivo (poder de polcia), quer para a prestao de servios pblicos.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Sendo assim, ao deparar-se em prova com alguma questo lhe perguntando quais so os princpios bsicos que estruturam o denominado regime jurdico-administrativo, voc j sabe a resposta: princpio da supremacia do interesse pblico sobre o interesse privado (prerrogativas), indisponibilidade do interesse pblico (sujeies) e, segundo a professora Di Pietro, princpio da Legalidade.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------PRINCPIOS DO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. Consideraes iniciais .......................................................... 1.1. Princpios expressos e implcitos ..................................... 1.2. Coliso entre princpios ...................................................... 1.3. Princpios Bsicos .............................................................. 2. Princpios constitucionais expressos 2.1. Princpio da legalidade ........................................................ 2.2. Princpio da impessoalidade ............................................... 2.3. Princpio da moralidade ...................................................... 2.4. Princpio da publicidade .................................................... 2.5. Princpio da eficincia ......................................................... 3. Princpios implcitos 3.1. Princpio da supremacia do interesse pblico sobre o privado....................................................................................... 36 3.2. Princpio da indisponibilidade do interesse pblico ............ 3.3. Princpio da razoabilidade e da proporcionalidade .............. 3.4. Princpio da autotutela ........................................................ 3.5. Princpio da tutela ............................................................... 3.6. Princpio da segurana jurdica ........................................... 3.7. Princpio da continuidade dos servios pblicos ................. 3.8. Princpio da motivao ....................................................... 3.9. Princpio da especialidade .................................................. 4. Super R.V.P ........................................................................... 5. Questes comentadas ............................................................ 6. Lista das questes que foram comentadas ................................. 38 39 41 43 44 45 46 49 50 52 67 21 24 28 32 34 21 17 18 20

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------PRINCPIOS ADMINISTRATIVOS 1. Consideraes iniciais Os princpios administrativos estruturam, orientam e direcionam a edio de leis administrativas e a atuao da Administrao Pblica, pois no existe um sistema jurdico formado exclusivamente de leis. Os princpios contm mandamentos com um maior grau de abstrao, j que no especificam ou detalham as condutas que devem ser seguidas pelos agentes pblicos, pois isso fica sob a responsabilidade da lei. Entretanto, no momento de criao da lei, o legislador dever observar as diretrizes traadas nos princpios, sob pena de sua invalidao. Como bem afirma o professor Celso Antnio Bandeira de Mello, [...] violar um princpio muito mais grave que transgredir uma norma qualquer. A desateno ao princpio implica ofensa no apenas a um especfico mandamento obrigatrio, mas a todo o sistema de comandos. a mais grave forma de ilegalidade ou inconstitucionalidade, conforme o escalo do princpio atingido, porque representa insurgncia contra todo o sistema, subverso de seus valores fundamentais, contumlia irremissvel a seu arcabouo lgico e corroso de sua estrutura mestra. Isso porque, por ofend-lo, abatem-se as vigas que o sustm e alui-se toda a estrutura nelas esforada 1. Para que fique ntida a importncia dos princpios, basta analisar o contedo do inciso III, artigo 1, da Constituio Federal de 1988, que prev a dignidade da pessoa humana como um fundamento da Repblica Federativa do Brasil. Mas o que significa isso? Significa que todas as leis criadas em nosso pas, assim como todos os atos e condutas praticados pela Administrao Pblica e pelos particulares, devem orientar-se pelo respeito dignidade da pessoa humana. O princpio da dignidade da pessoa humana assegura que o ser humano tem direito a um mnimo existencial, ou seja, o direito a condies mnimas de existncia para que possa sobreviver dignamente. Inseridos nesse mnimo existencial estariam, por exemplo, o direito alimentao, a uma renda mnima, sade bsica, ao acesso justia, entre outros. Para se garantir o efetivo cumprimento dos direitos relativos ao mnimo existencial, no necessrio aguardar a criao de uma ou vrias leis. A simples existncia do princpio no texto constitucional, por si s, capaz de assegurar a necessidade de seu cumprimento.

MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. So Paulo: Malheiros, 2008.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Assim, sempre que um indivduo sentir-se violado em sua dignidade humana em virtude de uma ao ou omisso do Estado, poder recorrer ao Judicirio para exigir as providncias cabveis. O Superior Tribunal de Justia, por exemplo, no julgamento do Recurso Especial 950.725/RS2, garantiu a um paciente portador de grave doena muscular o recebimento gratuito de medicamento, mesmo no integrante da listagem do SUS. Ao determinar que a Administrao fornecesse o medicamento ao paciente, o STJ fundamentou a sua deciso no princpio da dignidade humana, j que no existia nenhuma regra expressa (lei) que garantisse a gratuidade do medicamento ou a sua incluso na lista geral do SUS.

1.1. Princpios expressos e implcitos A responder s questes do CESPE, lembre-se sempre de que os princpios administrativos se dividem em expressos e implcitos. Princpios expressos so aqueles taxativamente previstos em uma norma jurdica de carter geral, obrigatria para todas as entidades polticas (Unio, Estados, Municpios, Distrito Federal e seus respectivos rgos pblicos), bem como para as entidades administrativas (autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedades de economia mista). No interessa se a norma jurdica de carter geral possui status constitucional ou infraconstitucional, mas sim se de cunho obrigatrio para toda a Administrao Pblica, em todos os nveis. possvel encontrarmos princpios expressos previstos em nvel constitucional, como constatamos no caput do artigo 37 da Constituio Federal. Esse dispositivo estabelece a obrigatoriedade de a Administrao respeitar os princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. Da mesma forma, existem princpios que esto expressos somente na legislao infraconstitucional. o que se constata na leitura do artigo 3 da Lei de licitaes, que determina a obrigatoriedade de respeito aos princpios da legalidade, moralidade, publicidade, vinculao ao instrumento convocatrio, julgamento objetivo, dentre outros. Esses princpios so considerados expressos porque possvel identificar, claramente, o nome de cada um deles no texto legal ou constitucional. o que acontece, por exemplo, com o princpio da moralidade. O nome desse princpio no princpio do respeito tica e moral, mas sim MORALIDADE, com todas as letras!
Recurso Especial n. 950.725/RS, rel. Ministro Luiz Fux. Superior Tribunal de Justia. Julgado em 06.05.2008 e publicado no DJU em 18.06.2008.
2

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Em alguns casos, os princpios estaro expressos em leis que no so de observncia obrigatria para toda a Administrao Pblica brasileira, mas somente para determinado ente poltico. Podemos citar como exemplo a Lei 9.784/99, que regula o processo administrativo no mbito federal. Em seu artigo 2, a lei 9.784/99 declara que a Administrao Pblica obedecer, entre outros, aos princpios da legalidade, finalidade, motivao, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, segurana jurdica, eficincia, do interesse pblico e do contraditrio. Tais princpios so considerados expressos somente para a Administrao Pblica Federal (Unio, seus respectivos rgos e entidades da administrao indireta), pois esto previstos em uma norma jurdica que de observncia obrigatria apenas para a Administrao Pblica Federal. Os princpios previstos no artigo 2 da Lei 9.784/99 no podem ser considerados expressos para o Distrito Federal ou para o meu maravilhoso municpio de Montes Claros MG (terra da carne de sol com pequi), pois a referida lei federal. O Estado de Minas Gerais, por exemplo, possui uma lei prpria regulando os processos administrativos que tramitam no mbito estadual (lei 14.184/02). Assim, os princpios previstos no artigo 2 da Lei 9.784/99 no sero expressos em relao ao Estado de Minas Gerais, pois no tm carter obrigatrio em relao a este. Da mesma forma, no artigo 2 da lei estadual mineira est previsto que a Administrao Pblica obedecer, dentre outros, aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, finalidade, motivao, razoabilidade, eficincia, ampla defesa, do contraditrio e da transparncia. Observe que na lei federal no consta a obrigatoriedade de respeito ao princpio da transparncia, que somente ser expresso em relao ao Estado de Minas Gerais. Por outro lado, princpios implcitos so aqueles que no esto previstos expressamente em uma norma jurdica de carter geral, pois so consequncia dos estudos doutrinrios e jurisprudenciais. So princpios cujos nomes no iro constar claramente no texto constitucional ou legal, mas que, de qualquer forma, vinculam as condutas e atos praticados pela Administrao Pblica. Um bom exemplo para facilitar o entendimento o princpio da eficincia. Esse princpio somente foi introduzido no caput, do artigo 37, da Constituio Federal de 1988, a partir de 04 de junho de 1998, com a promulgao da Emenda Constitucional 19. Apenas a partir dessa data que esse princpio passou a ser expresso. Apesar disso, antes mesmo de ter sido includo expressamente no caput do artigo 37 da Constituio Federal, tal princpio j era considerado implicitamente obrigatrio para toda a Administrao Pblica brasileira pelos Tribunais do Poder Judicirio.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------O Ministro Luiz Vicente Cernichiaro, do Superior Tribunal de Justia, em 1996, ao julgar o Recurso em Mandado de Segurana RMS 5.590-6/DF3, declarou que a Administrao Pblica regida por vrios princpios. Alm dos arrolados no art. 37, da Constituio da Repblica: legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade, outros se evidenciam na mesma Carta Poltica. Sem dvida, no se contesta, urge levar em conta ainda o princpio da eficincia, ou seja, a atividade administrativa deve voltar-se para alcanar resultado e interesse pblico. Assim, constata-se que mesmo antes de ser includo no texto constitucional (em 04 de junho de 1998), o princpio da eficincia tinha carter obrigatrio para toda a Administrao Pblica brasileira, mas era considerado implcito, porque ainda no estava escrito no caput, do artigo 37, da CF/1988. 1.2. Coliso entre princpios No h hierarquia entre os princpios administrativos, apesar de vrios autores afirmarem que o princpio da supremacia do interesse pblico sobre o interesse privado o princpio fundamental do Direito Administrativo. Isso no significa que o princpio da supremacia do interesse pblico sobre o interesse privado se sobreponha aos demais princpios, mas apenas que ir amparar e fundamentar o exerccio das atividades finalsticas da Administrao Pblica. Diante de uma aparente coliso entre princpios, o intrprete (administrador ou o juiz) dever considerar o peso relativo de cada um deles e verificar, no caso concreto em anlise, qual dever prevalecer. A soluo da coliso dar-se- atravs da ponderao entre os diversos valores jurdicos envolvidos, pois os princpios possuem um alcance (peso) diferente em cada caso concreto e aquele que possuir maior abrangncia dever prevalecer. No correto afirmar que o princpio x sempre dever prevalecer em face do princpio y, ou vice-versa. Somente ao analisar o caso em concreto que o intrprete ter condies de afirmar qual princpio deve prevalecer. Para a ponderao de princpios, o intrprete poder valer-se de outros princpios, principalmente o da proporcionalidade. No caso em concreto, o juiz ir analisar se a aplicao de ambos os princpios adequada e necessria e, se realmente for, no ir excluir totalmente a incidncia de um em detrimento do outro. Dever, sim, reduzir o alcance de um princpio ou, em alguns casos, de ambos, a fim de se chegar a uma deciso que atenda s expectativas de ambas as partes e mantenha os efeitos jurdicos de ambos.
Recurso em Mandado de Segurana 5.590/95 DF, rel. Ministro Luiz Vicente Cernicciaro. Superior Tribunal de Justia. Dirio da Justia, Seo I, p. 20.395.
3

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------PARA RESPONDER S QUESTES DO CESPE: Lembre-se de que os princpios da Administrao Pblica se aplicam, em igual medida e de acordo com as ponderaes determinadas pela situao concreta, a todas as entidades integrantes da Administrao direta e indireta.

1.3. Princpios bsicos Segundo a doutrina majoritria, PRINCPIOS BSICOS da Administrao Pblica so aqueles previstos expressamente no art. 37 da Constituio Federal, a saber: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficincia (o famoso L.I.M.P.E.). Nesse sentido, os demais princpios poderiam ser classificados como GERAIS, pois esto previstos em leis esparsas ou so fruto do entendimento doutrinrio e jurisprudencial. Entretanto, para o concurso do MTE conveniente que estudemos todos os princpios da Administrao Pblica, pois, em concursos anteriores, apesar de incluir no edital apenas Princpios bsicos da Administrao, o CESPE acabou elaborando questes sobre todos eles, fato que acabou prejudicando vrios candidatos. 2. Princpios constitucionais expressos 2.1. Princpio da legalidade Historicamente, a origem do princpio da legalidade baseia-se na Magna Charta Libertatum, imposta pelos bares ingleses ao rei Joo SemTerra, no ano de 1215, caracterizando-se como o primeiro esforo ingls de tentar restringir o poder absolutista do rei. No referido documento estava expresso que "nenhum homem livre ser detido ou sujeito priso, ou privado de seus bens, ou colocado fora da lei, ou exilado, ou de qualquer modo molestado, e ns no procederemos nem mandaremos proceder contra ele seno mediante um julgamento regular pelos seus pares ou de harmonia com a lei do pas". Atualmente, o princpio da legalidade pode ser estudado sob dois enfoques distintos: em relao aos particulares e em relao Administrao Pblica. Para responder s questes do CESPE: O princpio da legalidade, por seu contedo generalizante, atinge, da mesma forma e na mesma extenso, os particulares e a administrao pblica (Exame da Ordem 137./OAB SP 2009/CESPE). Assertiva incorreta. Em relao aos particulares, o princpio da legalidade est consagrado no inciso II, artigo 5, da Constituio Federal de 1988, segundo o qual "ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude da lei".
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Isso significa que, em regra, somente uma lei (ato emanado do Poder Legislativo) pode impor obrigaes aos particulares. Segundo o saudoso professor Hely Lopes Meirelles, enquanto os indivduos, no campo privado, podem fazer tudo o que a lei no veda, o administrador pblico s pode atuar onde a lei autoriza. Para ficar mais fcil o entendimento do princpio da legalidade em relao aos particulares, imaginemos o seguinte: Aps ter sido aprovado no concurso para o cargo de Escrivo da Polcia Federal, voc decidiu comemorar a sua vitria em uma churrascaria. Depois de muitos refrigerantes e muita carne consumida, foi solicitado ao garom o valor da conta, que a apresentou no montante de R$ 330,00 (trezentos e trinta reais), sendo R$ 300,00 (trezentos reais) de consumo e mais R$ 30,00 (trinta reais) relativos ao famoso 10%. Como no tivemos o atendimento merecido (faltou agilidade e, principalmente, qualidade no servio), imediatamente voc decidiu informar que no pagaria o valor de R$ 30,00 (trinta reais) constante na nota, pois aquela cobrana no seria justa. Com o objetivo de exigir o pagamento, o gerente da churrascaria compareceu mesa e afirmou que a referida cobrana estava informada, com letras garrafais, no cardpio. Alm disso, alegou tambm que tal cobrana estava amparada em Conveno Coletiva firmada entre o Sindicato dos restaurantes, churrascarias, bares, meios de hospedagem e similares e o Sindicato dos Garons. Pergunta: Nesse caso, voc poder ou no ser obrigado a pagar o valor de R$ 30,00 (10%) calculado sobre o montante do consumo? (Antes de responder pergunta, necessrio que voc saiba que Conveno Coletiva no lei, pois no foi votada no Poder Legislativo). Muito simples. Voc no obrigado a pagar o valor de R$ 30,00 porque essa exigncia no foi estabelecida atravs de lei. E, conforme previsto no inciso II, artigo 5, da CF/1988, para obrigar algum a fazer alguma coisa imprescindvel o respaldo legal. O Tribunal Regional Federal da 1 Regio, no julgamento da Apelao 2001.01.00.037891-8/DF4, declarou a abusividade da cobrana de gorjeta do particular sem previso legal.
CONSTITUCIONAL, CONSUMIDOR E PROCESSUAL CIVIL. AO CIVIL PBLICA. ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS. PRESTAO DE SERVIOS. COBRANA DE ACRSCIMO PECUNIRIO (GORJETA). PORTARIA N. 4/94 (SUNAB). VIOLAO AO PRINCPO DA LEGALIDADE E AO CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.
Apelao Cvel AC 2001. 01.00.037891-8/DF, rel. Desembargador Federal Souza Prudente. Tribunal Regional Federal da 1 Regio. Publicado em 13/10/2008.
4

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------I - O pagamento de acrscimo pecunirio (gorjeta), em virtude da prestao de servio, possui natureza facultativa, a caracterizar a ilegitimidade de sua imposio, por mero ato normativo (Portaria n. 4/94, editada pela extinta SUNAB), e decorrente de conveno coletiva do trabalho, cuja eficcia abrange, to-somente, as partes convenientes, no alcanando a terceiros, como no caso, em que se pretende transferir ao consumidor, compulsoriamente, a sua cobrana, em manifesta violao ao princpio da legalidade, insculpido em nossa Carta Magna (CF, art. 5, II) e ao Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei n. 8.078/90, arts. 6, IV, e 37, 1), por veicular informao incorreta, no sentido de que a referida cobrana estaria legalmente respaldada.

Ateno: O princpio da legalidade, em relao aos particulares, tambm conhecido como princpio da autonomia da vontade, pois assegurada a liberdade para os indivduos agirem da maneira que entenderem mais conveniente, salvo na existncia de proibio legal. Em relao Administrao, o princpio da legalidade assume um enfoque diferente. Nesse caso, est previsto expressamente no caput, do artigo 37, da Constituio Federal de 1988, significando que a Administrao Pblica somente pode agir se existir uma norma legal autorizando. Para responder s questes do CESPE: De acordo com o princpio da legalidade, a administrao pblica somente pode fazer o que a lei lhe permite

(Tcnico Administrativo/ANEEL 2010/CESPE). Assertiva correta.


Segundo o professor Celso Antnio Bandeira de Mello, o princpio da legalidade implica subordinao completa do administrador lei. Todos os agentes pblicos, desde o que ocupe a cspide at o mais modesto deles, devem ser instrumentos de fiel e dcil realizao das finalidades normativas . Num primeiro momento, pode at parecer que a necessidade de autorizao legal para que a administrao possa agir estaria engessando a atividade administrativa, alm de incentivar o cio. Entretanto, no esse o objetivo do referido princpio. Na verdade, o princpio da legalidade uma exigncia que decorre do prprio Estado de Direito, que impe a necessidade de submisso ao imprio da lei. A Administrao Pblica somente poder atuar quando autorizada ou permitida por lei. A vontade da Administrao a que decorre da lei e, portanto, os agentes pblicos somente podero fazer o que a lei permitir ou autorizar. O professor Celso Antnio Bandeira de Mello afirma que o princpio da legalidade pode sofrer constries (restries) em funo de circunstncias excepcionais, mencionadas expressamente no texto constitucional, como no caso da edio de medidas provisrias, decretao de estado de defesa e, ainda, a decretao de estado de stio pelo Presidente da Repblica.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Assim, correto concluir que, em situaes excepcionais, os particulares podem ser obrigados a fazer ou deixar de fazer alguma coisa tambm em virtude de medida provisria ou decretos que instituem estado de defesa ou estado de stio. Porm, tal obrigao somente ocorre em carter excepcional e em virtude de tais instrumentos possurem fora de lei, apesar de no serem lei em sentido formal. Pergunta: Mas o que lei em sentido formal? aquela que, em regra, origina-se no Poder Legislativo, com a participao do Poder Executivo e em conformidade com o processo legislativo previsto no texto constitucional. Para que seja caracterizada como formal irrelevante o contedo da lei, basta que tenha surgido do Poder Legislativo. Pergunta: Aproveitando a oportunidade, o que seria, ento, a lei em sentido material? Lei em sentido material aquela cujo contedo possui carter genrico (aplicvel a um nmero indefinido e indeterminvel de pessoas) e abstrato (aplicvel a um nmero indefinido e indeterminvel de situaes futuras), independentemente do rgo ou entidade que a tenha criado. Nesse caso, no interessa o processo ou o rgo de criao, mas o seu contedo, que deve ser normativo. Em sentido material, podemos incluir tanto as leis em sentido formal como qualquer ato normativo com carter geral e abstrato, independente de sua origem. necessrio ficar atento aos comentrios dos professores Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, que afirmam que a atividade administrativa no pode ser contra legem (contra a lei) nem praeter legem (alm da lei), mas apenas secundum legem (segundo a lei). Sendo assim, os atos eventualmente praticados em desobedincia a tais parmetros so atos invlidos e, portanto, podem ter sua invalidade decretada pela prpria Administrao que o haja editado ou pelo Poder Judicirio.

2.2. Princpio da impessoalidade O princpio da impessoalidade pode ser analisado sob vrios aspectos distintos, a saber: 1) dever de tratamento isonmico a todos os administrados; 2) imputao dos atos praticados pelos agentes pblicos diretamente s pessoas jurdicas em que atuam; 3) dever de sempre agir com o intuito de satisfazer o interesse pblico.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Sob o primeiro aspecto, o princpio da impessoalidade impe Administrao Pblica a obrigao de conceder tratamento isonmico a todos os administrados que se encontrarem em idntica situao jurdica. Assim, fica vedado o tratamento privilegiado a um ou alguns indivduos em funo de amizade, parentesco ou troca de favores. Da mesma forma, o princpio tambm veda aos administradores que pratiquem atos prejudiciais ao particular em razo de inimizade ou perseguio poltica, por exemplo. Nesse caso, tem-se o princpio da impessoalidade como uma faceta do princpio da isonomia, e a obrigatoriedade de realizao de concurso pblico para ingresso em cargo ou emprego pblico (artigo 37, II), bem como a obrigatoriedade de realizao de licitao pela Administrao (artigo 37, XXI), so exemplos clssicos de tal princpio, j que proporcionam igualdade de condies para todos os interessados. O Supremo Tribunal Federal5, por diversas vezes, considerou inconstitucionais dispositivos legais que concediam tratamentos diferenciados a candidatos em concursos pblicos.
DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO. CONCURSO PBLICO. PRINCPIO DA ISONOMIA. PROVAS DE CAPACITAO FSICA E INVESTIGAO SOCIAL. AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE DO PARGRAFO 6 DO ART. 10 DA LEI N 699, DE 14.12.1983, ACRESCENTADO PELA LEI N 1.629, DE 23.03.1990, AMBAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, COM ESTE TEOR: " 6 - Os candidatos integrantes do Quadro Permanente da Polcia Civil do Estado ficam dispensados da prova de capacitao fsica e de investigao social a que se referem o inciso, I, "in fine", deste artigo, e o 2, "in fine", do artigo 11". 1. No h razo para se tratar desigualmente os candidatos ao concurso pblico, dispensando-se, da prova de capacitao fsica e de investigao social, os que j integram o Quadro Permanente da Polcia Civil do Estado, pois a discriminao implica ofensa ao princpio da isonomia. 2. Ao Direta de Inconstitucionalidade julgada procedente pelo Plenrio do STF

Para responder s questes do CESPE: O princpio da impessoalidade

decorre, em ltima anlise, do princpio da isonomia e da supremacia do interesse pblico, no podendo, por exemplo, a administrao pblica conceder privilgios injustificados em concursos pblicos e licitaes nem utilizar publicidade oficial para veicular promoo pessoal (Agente Tcnico de Inteligncia/ABIN 2010/CESPE). Assertiva correta.
Em relao ao segundo aspecto, o princpio da impessoalidade determina que os atos praticados pela Administrao Pblica no podem ser utilizados para a promoo pessoal do agente pblico, mandamento expresso na segunda parte, do 1, artigo 37, da Constituio Federal de 1988:
5

Ao Direta de Inconstitucionalidade n. 1.072/RJ, rel. Ministro Sydney Sanches. Supremo Tribunal Federal. Noticiado no Informativo n. 308.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO -------------------------------------------------------------------------------------------------- 1. A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos devero ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos.

Os atos praticados pelos agentes pblicos devem ser imputados entidade poltica ou administrativa s quais se encontram vinculados, portanto, no podero ser utilizados para a promoo pessoal de quem quer que seja. Para responder s questes do CESPE: De acordo com a Constituio da Repblica, os atos dos agentes pblicos geram responsabilidade objetiva para o Estado e no para a pessoa deles prprios, a no ser na hiptese de o poder pblico comprovar a ocorrncia de dolo ou culpa, em ao regressiva. Essa imputao dos atos do agente pblico ao Estado representa a concretizao do princpio da impessoalidade, consoante uma de suas concepes tericas (Juiz Substituto/TJBA 2005/CESPE). Assertiva correta. Pergunta: O prefeito da minha cidade, cujo apelido Tamandu, pode eleger como smbolo da administrao municipal um tamandu (animal), com uma enxada nas costas, e colocar um adesivo em cada veculo do municpio? Penso que no! Nesse caso, qualquer administrado que olhar para o adesivo em um veculo pblico estar vendo a imagem do prefeito, que tem como apelido o mesmo nome do animal que foi escolhido como smbolo da administrao municipal. Outra pergunta: possvel que um Governador de Estado aparea nas propagandas institucionais veiculadas na televiso e pagas com recursos pblicos, noticiando que ele foi o responsvel pela construo da escola y, do asfaltamento da estrada z, pela reforma do hospital X, etc? Tambm no, pois, nesse caso, ele estaria se auto-promovendo atravs de propaganda custeada com recursos pblicos. Ademais, os atos praticados durante a sua gesto devem ser imputados ao Estado e no figura do Governador. Sob um terceiro aspecto, o princpio da impessoalidade pode ser estudado como uma aplicao do princpio da finalidade, pois o objetivo maior da Administrao deve ser sempre a satisfao do interesse pblico. A finalidade deve ser observada tanto em sentido amplo quanto em sentido estrito. Em sentido amplo, a finalidade dos atos editados pela Administrao Pblica sempre ser a satisfao imediata do interesse pblico. Em sentido estrito, necessrio que se observe tambm a finalidade especfica de todo ato praticado pela Administrao, que estar prevista em lei. Pergunta: Qual a finalidade em sentido amplo, por exemplo, de um ato administrativo de remoo de servidor? Satisfazer o interesse pblico, assim como todo e qualquer ato editado pela Administrao.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Outra pergunta: E qual seria a finalidade, em sentido estrito, do mesmo ato de remoo de servidor? Suprir a carncia de servidores em outra localidade. Assim, possvel concluir que quando um ato administrativo de remoo for editado com o objetivo de punir um servidor faltoso, estar sendo violado o PRINCPIO DA IMPESSOALIDADE, j que a remoo no uma das hipteses de penalidade que podem ser aplicadas ao servidor pblico. Apesar de a Administrao ter por objetivo alcanar o interesse pblico, vlido ressaltar que, em alguns casos, podero ser editados atos com o objetivo de satisfazer o interesse particular, como acontece, por exemplo, na permisso de uso de um certo bem pblico (quando o Municpio, por exemplo, permite ao particular a possibilidade de utilizar uma loja do Mercado municipal para montar o seu estabelecimento comercial). Nesse caso, o interesse pblico tambm ser atendido, mesmo que secundariamente. O que no se admite que um ato administrativo seja editado para satisfazer exclusivamente o interesse particular, portanto, fique atento s questes de concurso sobre o tema. Para responder s questes do CESPE: Lembre-se sempre de que o princpio da impessoalidade pode aparecer como sinnimo de princpio da finalidade ou princpio da isonomia.

O professor Celso Antnio Bandeira de Mello nos ensina que o princpio da impessoalidade traduz a ideia de que a Administrao tem que tratar a todos os administrados sem discriminaes, benficas ou detrimentosas. Nem favoritismos nem perseguies so tolerveis. Simpatias ou animosidades pessoais, polticas ou ideolgicas no podem interferir na atuao administrativa. Afirma ainda o professor que o princpio em causa no seno o prprio princpio da igualdade ou isonomia. Por outro lado, o professor Hely Lopes Meirelles informa que o princpio da impessoalidade, referido na Constituio de 1988 (art. 37, caput), nada mais que o clssico princpio da finalidade, o qual impe ao administrador pblico que s pratique o ato para o seu fim legal. E o fim legal unicamente aquele que a norma de Direito indica expressamente ou virtualmente como objetivo do ato, de forma impessoal.

Para responder s questes do CESPE: O princpio da impessoalidade prev que o administrador pblico deve buscar, por suas aes, sempre o interesse pblico, evitando deste modo a subjetividade (Analista de Gesto/HEMOBRS 2008/CESPE). Assertiva correta.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------2.3. Princpio da moralidade O princpio da moralidade, tambm previsto expressamente no artigo 37, caput, da Constituio Federal de 1988, determina que os atos e atividades da Administrao devem obedecer no s lei, mas tambm prpria moral, pois nem tudo que legal honesto. Como consequncia do princpio da moralidade, os agentes pblicos devem agir com honestidade, boa-f e lealdade, respeitando a isonomia e demais preceitos ticos. vlido destacar que a moral administrativa diferente da moral comum, pois, conforme Hauriou, a moral comum imposta ao homem para a sua conduta externa, enquanto a moral administrativa imposta ao agente pblico para sua conduta interna, segundo as exigncias da instituio a que serve e a finalidade de sua ao, que a satisfao do interesse pblico. Para responder s questes do CESPE: A moralidade administrativa possui contedo especfico, que no coincide, necessariamente, com a moral comum da sociedade, em determinado momento histrico; no obstante, determinados comportamentos administrativos ofensivos moral comum podem ensejar a invalidao do ato, por afronta concomitante moralidade administrativa (Juiz Substituto/TJBA 2005/CESPE). Assertiva correta. Em razo de tal princpio, veda-se Administrao Pblica qualquer comportamento que contrarie os princpios da lealdade e da boa-f. Alm disso, observe-se que o princpio deve ser respeitado no apenas pelos agentes pblicos, mas tambm pelos particulares que se relacionam com a Administrao Pblica. Em um processo licitatrio, por exemplo, muito comum o conluio entre licitantes com o objetivo de violar o referido princpio, conforme informa a professora Di Pietro. Afirma ainda a professora que, em matria administrativa, sempre que se verificar que o comportamento da Administrao ou do administrado que com ela se relaciona juridicamente, embora em consonncia com a lei, ofende a moral, os bons costumes, as regras de boa administrao, os princpios de justia e de equidade, alm da ideia comum de honestidade, haver ofensa ao princpio da moralidade administrativa. Em virtude de o conceito de moral administrativa ser um pouco vago, impreciso, cuidou-se o legislador de criar a Lei 8.429/92, estabelecendo hipteses que caracterizam improbidades administrativas, bem como estabelecendo as sanes aplicveis a agentes pblicos e a terceiros, quando responsveis pela prtica de atos coibidos pelo texto normativo. A doutrina majoritria entende que a probidade administrativa seria uma espcie do gnero moralidade administrativa, j que estaria relacionada mais propriamente com a m qualidade de uma administrao, no se referindo, necessariamente, ausncia de boa-f, de lealdade e de justeza do administrador pblico.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Fique atento s questes de concursos, pois, a qualquer momento, voc pode se deparar com uma questo em prova afirmando que probidade e moralidade so expresses idnticas, informao que, segundo a doutrina majoritria, no procede. Para responder s questes do CESPE: A probidade administrativa um aspecto da moralidade administrativa que recebeu da Constituio Federal brasileira um tratamento prprio (Analista de Controle Externo/TCU 2007/CESPE). Assertiva correta. Entre os atos de improbidade administrativa coibidos pela lei 8.429/92, esto aqueles que importam enriquecimento ilcito, os que causam prejuzos ao errio e os que atentam contra os princpios da Administrao Pblica, conforme podemos observar a seguir:
Dos Atos de Improbidade Administrativa que Importam Enriquecimento Ilcito Art. 9 Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilcito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razo do exerccio de cargo, mandato, funo, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1 desta lei, e notadamente: I - receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem mvel ou imvel, ou qualquer outra vantagem econmica, direta ou indireta, a ttulo de comisso, percentagem, gratificao ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ao ou omisso decorrente das atribuies do agente pblico; II - perceber vantagem econmica, direta ou indireta, para facilitar a aquisio, permuta ou locao de bem mvel ou imvel, ou a contratao de servios pelas entidades referidas no art. 1 por preo superior ao valor de mercado; III - perceber vantagem econmica, direta ou indireta, para facilitar a alienao, permuta ou locao de bem pblico ou o fornecimento de servio por ente estatal por preo inferior ao valor de mercado; IV - utilizar, em obra ou servio particular, veculos, mquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou disposio de qualquer das entidades mencionadas no art. 1 desta lei, bem como o trabalho de servidores pblicos, empregados ou terceiros contratados por essas entidades; V - receber vantagem econmica de qualquer natureza, direta ou indireta, para tolerar a explorao ou a prtica de jogos de azar, de lenocnio, de narcotrfico, de contrabando, de usura ou de qualquer outra atividade ilcita, ou aceitar promessa de tal vantagem; VI - receber vantagem econmica de qualquer natureza, direta ou indireta, para fazer declarao falsa sobre medio ou avaliao em obras pblicas ou qualquer outro servio, ou sobre quantidade, peso, medida, qualidade ou caracterstica de mercadorias ou bens fornecidos a qualquer das entidades mencionadas no art. 1 desta lei;

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------VII - adquirir, para si ou para outrem, no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo pblica, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional evoluo do patrimnio ou renda do agente pblico; VIII - aceitar emprego, comisso ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa fsica ou jurdica que tenha interesse suscetvel de ser atingido ou amparado por ao ou omisso decorrente das atribuies do agente pblico, durante a atividade; IX - perceber vantagem econmica para intermediar a liberao ou aplicao de verba pblica de qualquer natureza; X - receber vantagem econmica de qualquer natureza, direta ou indiretamente, para omitir ato de ofcio, providncia ou declarao a que esteja obrigado; XI - incorporar, por qualquer forma, ao seu patrimnio bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1 desta lei; XII - usar, em proveito prprio, bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1 desta lei. Dos Atos de Improbidade Administrativa que Causam Prejuzo ao Errio Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio qualquer ao ou omisso, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriao, malbaratamento ou dilapidao dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1 desta lei, e notadamente: I - facilitar ou concorrer por qualquer forma para a incorporao ao patrimnio particular, de pessoa fsica ou jurdica, de bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1 desta lei; II - permitir ou concorrer para que pessoa fsica ou jurdica privada utilize bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1 desta lei, sem a observncia das formalidades legais ou regulamentares aplicveis espcie; III - doar pessoa fsica ou jurdica bem como ao ente despersonalizado, ainda que de fins educativos ou assistncias, bens, rendas, verbas ou valores do patrimnio de qualquer das entidades mencionadas no art. 1 desta lei, sem observncia das formalidades legais e regulamentares aplicveis espcie; IV - permitir ou facilitar alienao, permuta ou locao de bem integrante do patrimnio de qualquer das entidades referidas no art. 1 desta lei, ou ainda a prestao de servio por parte delas, por preo inferior ao de mercado; V - permitir ou facilitar aquisio, permuta ou locao de bem ou servio por preo superior ao de mercado; VI - realizar operao financeira sem observncia das normas legais e regulamentares ou aceitar garantia insuficiente ou inidnea;

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------VII - conceder benefcio administrativo ou fiscal sem a observncia das formalidades legais ou regulamentares aplicveis espcie; VIII - frustrar a licitude de processo licitatrio ou dispens-lo indevidamente; IX - ordenar ou permitir a realizao de despesas no autorizadas em lei ou regulamento; X - agir negligentemente na arrecadao de tributo ou renda, bem como no que diz respeito conservao do patrimnio pblico; XI - liberar verba pblica sem a estrita observncia das normas pertinentes ou influir de qualquer forma para a sua aplicao irregular; XII - permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriquea ilicitamente; XIII - permitir que se utilize, em obra ou servio particular, veculos, mquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou disposio de qualquer das entidades mencionadas no art. 1 desta lei, bem como o trabalho de servidor pblico, empregados ou terceiros contratados por essas entidades. XIV celebrar contrato ou outro instrumento que tenha por objeto a prestao de servios pblicos por meio da gesto associada sem observar as formalidades previstas na lei; (Includo pela Lei n. 11.107, de 2005) XV celebrar contrato de rateio de consrcio pblico sem suficiente e prvia dotao oramentria, ou sem observar as formalidades previstas na lei. (Includo pela Lei n. 11.107, de 2005) Dos Atos de Improbidade Administrativa que Atentam Contra os Princpios da Administrao Pblica Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica qualquer ao ou omisso que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade s instituies, e notadamente: I - praticar ato visando a fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competncia; II - retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio; III - revelar fato ou circunstncia de que tem cincia em razo das atribuies e que deva permanecer em segredo; IV - negar publicidade aos atos oficiais; V - frustrar a licitude de concurso pblico; VI - deixar de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo; VII - revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgao oficial, teor de medida poltica ou econmica capaz de afetar o preo de mercadoria, bem ou servio. Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------O pargrafo 4, artigo 37, da CF/1988, no se descuidou de assegurar o respeito moralidade administrativa, asseverando que:
4 Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel.

Ainda com o objetivo de resguardar a moralidade administrativa, a Constituio Federal tambm contemplou, em seu inciso LXXIII, artigo 5, a Ao Popular, regulada pela Lei 4.717/65. Por meio dessa ao constitucional qualquer cidado pode deduzir a pretenso de anular atos praticados pelo poder pblico e que estejam contaminados de imoralidade administrativa. importante esclarecer tambm que, na maioria das vezes, quando um ato praticado pela Administrao viola um princpio qualquer, como o da impessoalidade, legalidade, publicidade, eficincia, entre outros, estar violando tambm, consequentemente e num segundo plano, o princpio da moralidade. 2.4. Princpio da publicidade O princpio da publicidade impe Administrao Pblica a obrigatoriedade de conceder aos seus atos a mais ampla divulgao possvel entre os administrados, pois s assim estes podero fiscalizar e controlar a legitimidade das condutas praticadas pelos agentes pblicos. Ademais, a publicidade de atos, programas, obras e servios dos rgos pblicos devero ter carter educativo, informativo ou de orientao social. O referido princpio encontra amparo no caput do artigo 37 da Constituio Federal de 1988, bem como no inciso XXXIII, artigo 5, que declara expressamente:
XXXIII - Todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado.

Conforme possvel constatar da leitura do citado inciso, nem toda informao de interesse particular ou de interesse coletivo ou geral sero disponibilizadas aos interessados, pois foram ressalvadas aquelas que coloquem em risco a segurana da sociedade e do Estado. Exemplo: Suponhamos que voc tenha formulado uma petio administrativa destinada ao Ministro de Estado da Defesa e que, no seu texto, voc tenha solicitado as seguintes informaes: quantidade de tanques de guerra que esto em atividade no Brasil; nmero do efetivo de homens da Marinha, Exrcito e Aeronutica, e os endereos dos locais onde ficam guardados os equipamentos blicos das Foras Armadas.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Pergunta: Ser que o Ministro de Estado da Defesa ir lhe fornecer as informaes solicitadas? lgico que no, pois tais informaes so imprescindveis segurana da sociedade e do Estado. Imagine o que pode acontecer ao nosso pas se essas informaes forem parar em mos erradas? (Hugo Chvez, por exemplo... brincadeira...) No mesmo sentido, o inciso IX, artigo 93, da CF/1988, estabelece que todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos, entretanto, podendo a lei limitar a presena, em determinados atos, s prprias partes e aos seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservao do direito intimidade do interessado no sigilo no prejudique o interesse pblico informao. Em decorrncia do inciso IX, artigo 93, da CF/1988, as aes que versem sobre direito de famlia (divrcio, separao judicial, alimentos, investigao de paternidade, entre outras) tramitaro no Poder Judicirio protegidas pelo sigilo, ou seja, as informaes sero restritas somente s partes. Alm disso, no caso em concreto, quando o juiz vislumbrar a existncia de interesse pblico, poder determinar o segredo de justia em um determinado processo judicial a fim de se garantir a efetiva prestao jurisdicional e o princpio da durao razovel do processo (assegurados no inciso LXXVIII, artigo 5, da CF/88). A divulgao oficial dos atos praticados pela Administrao ocorre, em regra, mediante publicao no Dirio Oficial, isso em relao Unio, aos Estados e ao Distrito Federal. Em relao aos Municpios, pode ser que algum no possua rgo oficial de publicao de seus atos (Dirio Oficial). Nesse caso, a divulgao poder ocorrer mediante afixao do ato na sede do rgo ou entidade que os tenha produzido. Exemplo: Caso o ato seja de titularidade do Poder Executivo, poder ser afixado no quadro de avisos localizado no saguo da Prefeitura. Caso o ato tenha sido editado pelo Poder Legislativo, poder ser afixado no saguo da Cmara de Vereadores, em um quadro de avisos, a fim de que todos os interessados possam ter acesso e consult-los quando necessrio. Pergunta: O que pode ser feito quando um indivduo solicita informaes perante rgos ou entidades pblicas e essas informaes so negadas ou sequer o pedido respondido? Bem, nesse caso, necessrio que analisemos as diversas situaes: 1) Se as informaes requeridas so referentes pessoa do requerente (informaes particulares) e foram negadas pela Administrao, ser possvel impetrar um habeas data (inciso LXXII, artigo 5, da CF/1988) perante o Poder Judicirio para se ter acesso obrigatrio a tais informaes;
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------2) Se as informaes requeridas so de interesse pessoal do requerente, mas relativas a terceiros (um amigo, por exemplo) e forem negadas pela Administrao, ser possvel impetrar um mandado de segurana perante o Poder Judicirio para se ter acesso obrigatrio a tais informaes; 3) Caso tenha sido requerida a expedio de uma certido de contagem de tempo de servio perante o INSS, relativa pessoa do requerente, e a entidade administrativa tenha se recusado a fornec-la, a ao constitucional cabvel no mais ser o habeas data, mas sim o mandado de segurana. Nesse caso, violou-se o direito lquido e certo certido e no o direito informao. Destaca-se ainda que a Lei 9.051/95 determina que a Administrao tem o prazo de 15 dias para emitir a certido. Esgotado esse prazo, j possvel impetrar o mandado de segurana para ter acesso certido. Para as questes de concursos pblicos, importante destacar ainda que a publicao do ato administrativo em rgo oficial de imprensa no condio de sua validade, mas sim condio de eficcia e moralidade. Somente a partir da publicao que o ato comear a produzir os seus efeitos jurdicos, mesmo que h muito tempo j esteja editado, aguardando apenas a sua divulgao. Para responder s questes do CESPE: A publicidade dos atos administrativos requisito de sua eficcia, sua forma e sua moralidade, propiciando ao gestor pblico a transparncia em suas atuaes e possibilitando aos administrados a defesa de seus direitos (Analista Judicirio rea administrativa/TRE MT 2010/CESPE). Assertiva incorreta. Ateno: Alguns atos administrativos, a exemplo dos atos internos, podem ser divulgados nos boletins internos existentes no interior de vrios rgos e entidades administrativas. Por outro lado, os atos externos devem ser publicados em Dirio Oficial, exceto se a lei estabelecer outra forma. PARA RESPONDER S QUESTES DO CESPE: Lembre-se sempre de que se a lei no exigir a publicao em rgo oficial, a publicidade ter sido alcanada com a simples afixao do ato em quadro de editais, colocado em local de fcil acesso do rgo expedidor. 2.5. Princpio da eficincia Conforme j foi destacado anteriormente, o princpio da eficincia somente foi introduzido no texto constitucional em 1998, com a promulgao da Emenda Constitucional n. 19. Antes disso, ele era considerado um princpio implcito.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------O professor Digenes Gasparini informa que esse princpio conhecido entre os italianos como dever de boa administrao e impe Administrao Pblica direta e indireta a obrigao de realizar suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento. Informa ainda o professor que a relao custo / benefcio que deve presidir todas as aes pblicas. Exemplo: no se deve estender rede de energia eltrica ou de esgoto por ruas onde no haja edificaes ocupadas; nem implantar redes de iluminao pblica em ruas no utilizadas, pois, nesses casos, toda a comunidade arcaria com os seus custos, sem qualquer benefcio. Nesse sentido, o princpio da eficincia est relacionado diretamente com o princpio da economicidade, que impe Administrao Pblica a obrigatoriedade de praticar as atividades administrativas com observncia da relao custo-benefcio, de modo que os recursos pblicos sejam utilizados de forma mais vantajosa e eficiente para o poder pblico. Esse princpio traduz-se num compromisso econmico com o cumprimento de metas governamentais, objetivando-se sempre atingir a melhor qualidade possvel, atrelada ao menor custo. Parte da doutrina entende que economicidade seria um gnero, do qual a eficincia, a eficcia e a efetividade seriam suas espcies. Fique atento s dicas fornecidas pelas bancas examinadoras nos concursos pblicos. Quando a questo referir-se relao custo/benefcio ou resultado/qualidade com menor investimento, primeiramente, tente encontrar entre as alternativas o princpio da economicidade. Caso no o encontre, busque esto o princpio da eficincia como resposta. Segundo a professora Maria Sylvia Zanella di Pietro, o princpio da eficincia pode ser estudado sob dois aspectos: em relao ao modo de atuao do agente pblico e em relao ao modo de organizar, estruturar e disciplinar a Administrao Pblica. Em relao ao primeiro aspecto (atuao do agente pblico), importante que voc entenda que a introduo do princpio da eficincia no texto constitucional repercutiu diretamente nas relaes entre servidores e Administrao Pblica. Exemplo: Antes da promulgao da Emenda Constitucional n. 19/98, constava no artigo 41 da CF/88 que os servidores pblicos estveis somente perderiam o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou mediante processo administrativo em que lhe fosse assegurada ampla defesa. Atualmente, aps a promulgao da referida EC 19/98, introduziu-se no artigo 41 da CF/88 mais uma hiptese que pode ensejar a perda do cargo pelo servidor pblico: procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, desde que assegurada a ampla defesa.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Alm disso, o mesmo artigo 41 da CF/88 passou a prever tambm a obrigatoriedade de o servidor submeter-se a uma avaliao especial de desempenho, realizada por comisso instituda para essa finalidade, como condio para a aquisio da estabilidade. Em relao ao modo de organizar, estruturar e disciplinar a Administrao Pblica, o princpio da eficincia consolidou o fim da administrao burocrtica, preocupada mais com o Estado em si e submetida cegamente ao texto legal e excessiva fixao de regras para se alcanar o objetivo inicialmente pretendido. Isso acabava concedendo aos meios uma importncia mais acentuada que os prprios fins almejados pela Administrao. A administrao gerencial, consequncia do princpio da eficincia, relaciona-se com os conceitos de boa administrao, flexibilizao, controle finalstico, contrato de gesto, qualidade e cidado-cliente, voltando-se para as necessidades da sociedade, enfatizando mais os resultados que os prprios meios para alcan-los. Para responder s questes do CESPE: A administrao pblica responde civilmente pela inrcia em atender uma situao que exige a sua presena para evitar uma ocorrncia danosa. Exemplo disso a situao em que h demora do Estado em colocar um para-raios em uma escola localizada em rea com grande incidncia de raios, o que leva a uma catstrofe, ao serem as crianas atingidas por um relmpago em dia chuvoso. Nesse caso, o princpio da eficincia, que exige da administrao rapidez, perfeio e rendimento, deve incidir no processo de responsabilizao do gestor pblico (Analista de Controle Externo/TCU 2007/CESPE). Assertiva correta.

3. Princpios implcitos

3.1. Princpio da supremacia do interesse pblico sobre o interesse privado Apesar de no estar previsto de forma expressa no texto constitucional, o princpio da supremacia do interesse pblico perante o interesse privado pode ser encontrado no artigo 2 da Lei 9.784/99. Assim, como a citada lei federal, esse princpio somente pode ser considerado expresso para a Administrao Pblica Federal. Respaldada pelo princpio da supremacia do interesse pblico, a Administrao ir atuar com superioridade em relao aos demais interesses existentes na sociedade. Isso significa que ser estabelecida uma relao jurdica vertical entre o particular e a Administrao, j que esta se encontra em situao de superioridade.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Para responder s questes do CESPE: Um dos princpios regentes da atividade administrativa estatal a supremacia do interesse pblico sobre o privado. Segundo esse princpio, h uma desigualdade jurdica entre a administrao pblica e o particular administrado, com vistas prevalncia do interesse da coletividade (Auditor do Estado ES/CESPE/2004). Assertiva correta. Apesar de tal supremacia, o interesse pblico no se sobrepe de forma absoluta ao interesse privado, pois o prprio texto constitucional assegura a necessidade de obedincia ao direito adquirido, ao ato jurdico perfeito e coisa julgada (artigo 5, XXXVI). A doutrina majoritria considera esse princpio como o basilar do denominado regime jurdico-administrativo. Mas o que isso? Nesse momento, entenda o regime jurdico-administrativo apenas como o conjunto de normas que concede Administrao Pblica uma srie de prerrogativas, ou seja, benefcios que no existiriam em uma relao jurdica entre particulares. Para fins de concursos pblicos, importante destacar a existncia das denominadas clusulas exorbitantes nos contratos administrativos, que possibilitam Administrao, por exemplo, modificar ou rescindir unilateralmente o contrato; Exemplo: Imagine que um determinado Municpio tenha firmado contrato administrativo com a Construtora Cimento, aps regular processo licitatrio, para a construo de 100 (cem) casas populares. Entretanto, em funo da crise econmica mundial (que tem sido desculpa para tudo), o Municpio decidiu diminuir em 20% (vinte por cento) a quantidade de casas que seriam construdas, alterando unilateralmente o contrato. Pergunta: No exemplo apresentado, o Municpio pode alterar unilateralmente o contrato, reduzindo para 80 (oitenta) o nmero de casas a serem construdas? Sim, pois a Lei 8.666/93 (Lei geral de Licitao) estabelece tal possibilidade no pargrafo 1 de seu artigo 65, que declara que o contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condies contratuais, os acrscimos ou supresses que se fizerem nas obras, servios ou compras, at 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato, e, no caso particular de reforma de edifcio ou de equipamento, at o limite de 50% (cinqenta por cento) para os seus acrscimos. No exemplo citado, fcil perceber que a reduo do nmero de casas construdas est amparada no interesse pblico. No momento da assinatura do contrato, a economia brasileira e a mundial estavam em ritmo acelerado, com fartura de crdito e investimentos nacionais e internacionais. Contudo, em virtude da crise mundial, o interesse pblico passou a exigir do Municpio certa cautela, o que, em tese, justificou a reduo do nmero de construo de casas inicialmente estabelecido.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Sendo assim, possvel concluir que o princpio da supremacia do interesse pblico sobre o interesse privado consiste, basicamente, no exerccio de prerrogativas pblicas (vantagens) que afastam ou prevalecem sobre os interesses particulares, em regra. O professor Celso Antnio Bandeira de Mello nos ensina que o princpio da finalidade impe que o administrador, ao manejar as competncias postas ao seu encargo, atue com rigorosa obedincia finalidade de cada qual. Isto , cumpre-lhe cingir-se no apenas finalidade prpria de todas as leis, que o interesse pblico, mas tambm finalidade especfica abrigada na lei a que esteja dando execuo. Alguns autores afirmam que o princpio da finalidade nada mais do que o prprio princpio da supremacia do interesse pblico. Isso porque tanto o legislador, no momento da elaborao da lei, quanto o administrador, no momento de sua execuo, devem sempre vislumbrar a satisfao do interesse coletivo. A professora Maria Sylvia Zanella di Pietro, por exemplo, afirma que os princpios da supremacia do interesse pblico e o da finalidade so um s. Esse o entendimento que deve ser adotado no momento da resoluo das provas do CESPE. 3.2. Princpio da indisponibilidade do interesse pblico O princpio da indisponibilidade do interesse pblico pode ser estudado sob vrios aspectos, mas todos eles estabelecendo restries e limitaes disponibilidade do interesse pblico. So as denominadas sujeies administrativas. Como os bens e interesses pblicos no pertencem Administrao nem aos seus agentes, mas sim coletividade, criam-se instrumentos (sujeies) que tenham por fim resguard-los, permitindo-se que tais bens e interesses sejam apenas gerenciados e conservados pelo Poder Pblico. A obrigatoriedade de realizao de licitao e concursos pblicos so exemplos de instrumentos criados com o objetivo de evitar que os agentes pblicos, cujas condutas so imputadas ao Estado, disponham do interesse pblico. Com tais sujeies o administrador pblico fica impedido, por exemplo, de contratar os colegas e indicados para exercer funes inerentes a titulares de cargos de provimento efetivo, sem a realizao de concurso pblico. A obrigatoriedade de realizao de concurso pblico uma sujeio, uma restrio que se impe Administrao Pblica. Pergunta: Por que o concurso pblico considerado uma sujeio ou restrio? simples. Imagine um Prefeito que tenha acabado de tomar posse e esteja iniciando o seu primeiro mandado. Imagine agora que durante a campanha eleitoral o Prefeito prometeu fornecer trabalho para a metade da

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------cidade. Diante das promessas, aps assumir o cargo de Prefeito, qual seria a conduta imediata do representante do povo? Prover cargos pblicos com os chegados que o auxiliaram na campanha, os famosos cabos eleitorais. Portanto, a exigncia de concurso pblico impede que o Prefeito possa contratar esses seus apadrinhados, dispondo do interesse pblico. Da mesma forma acontece com a obrigatoriedade de licitao. Suponhamos que o Municpio necessite adquirir 50 (cinquenta) computadores. Imaginemos agora que o filho do Prefeito tenha uma loja de informtica e que possua, de pronta entrega, todos os computadores que o Municpio precisa adquirir. Ora, seria muito fcil para o Prefeito ligar para o filho dele e solicitar a entrega dos computadores no local indicado, sem precisar fazer licitao. Entretanto, nesse caso, o Prefeito estaria dispondo do interesse pblico, o que vedado pelo princpio em estudo. Para adquirir os referidos computadores, o Municpio ter que se sujeitar licitao. Como consequncia da indisponibilidade do interesse pblico, veda-se ainda que a Administrao renuncie ao recebimento de multas, tributos, receitas, entre outros, exceto se houver previso legal. No se admite, por exemplo, que um Auditor Fiscal da Receita Federal realize um acordo com um contribuinte qualquer, concedendo-lhe desconto de 50% sobre o total que a Unio tem a receber, caso o pagamento seja efetuado vista. Ora, o agente pblico somente pode negociar descontos com o particular se existir previso legal. Caso contrrio, estar violando expressamente o princpio da indisponibilidade do interesse pblico, pois abriu mo de recursos que obrigatoriamente deveriam ser pagos pelo contribuinte. No mesmo sentido, o artigo 2 da Lei 9.784/99 determina que a administrao deve sempre perseguir o interesse coletivo ou geral, sendo vedada a renncia total ou parcial de poderes ou competncias, salvo autorizao em lei.

3.3. Princpios da razoabilidade e da proporcionalidade Grande parte da doutrina afirma que os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade so sinnimos. Outra parte afirma que tais princpios so autnomos, apesar do fato de a proporcionalidade ser um dos elementos da razoabilidade.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Sendo assim, apresentarei ambos os princpios conjuntamente, mas citando as peculiaridades de cada um para que voc no se confunda no momento de responder s questes de prova. O princpio da razoabilidade est diretamente relacionado ao senso comum do homem mdio, do aceitvel, do justo, do mediano. Em respeito a tal princpio, as condutas administrativas devem pautar-se no bom senso, na sensatez que guia a atuao do homem mediano, pois, caso contrrio, sero invalidadas. O princpio da razoabilidade tem origem no sistema jurdico anglosaxo, mas foi no Direito norte-americano que se desenvolveu e ganhou autonomia, como consequncia do devido processo legal, servindo de parmetro obrigatrio para a conduta tanto dos administradores quanto do legislador. Eis aqui uma importante informao que voc deve guardar: o princpio da razoabilidade, que considerado um princpio implcito, deriva do princpio do devido processo legal, este previsto expressamente no inciso LIV, artigo 5, da CF/1988. O princpio da razoabilidade, assim como o da proporcionalidade, considerado implcito, j que no est previsto em uma norma jurdica de carter geral. Entretanto, vlido destacar que ambos os princpios esto previstos no artigo 2 da Lei 9.784/99, sendo considerados expressos para a Administrao Pblica Federal. Da mesma forma, o princpio da razoabilidade tambm considerado expresso para o Estado de Minas Gerais, j que a Constituio Estadual Mineira, em seu artigo 13, o consagrou entre os princpios de observncia obrigatria para a Administrao Pblica Estadual.
Art. 13 A atividade de administrao pblica dos Poderes do Estado e a de entidade descentralizada se sujeitaro aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficincia e razoabilidade.

Para responder s questes do CESPE: Os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade esto expressos no texto da CF (Auditor Federal de Controle Externo/TCU 2010/CESPE). Assertiva incorreta. A professora Lcia Valle Figueiredo, na tentativa de distinguir a proporcionalidade da razoabilidade, informa que a proporcionalidade pressupe a adequao entre os atos e as necessidades, ou seja, s se sacrificam interesses individuais em funo dos interesses coletivos, de interesses primrios, na medida da estrita necessidade, no se desbordando que seja realmente indispensvel para a implementao da necessidade pblica6.
6

FIGUEIREDO, Lcia Valle. Curso de Direito Administrativo. So Paulo: Malheiros, 2008.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------O princpio da proporcionalidade tambm pode ser entendido como princpio da proibio de excesso, j que o fim a que se destina justamente limitar as aes administrativas que ultrapassem os limites adequados. Em outras palavras, significa dizer que tal princpio impe Administrao Pblica a necessidade de adequao entre meios e fins, sendo vedada a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico (inciso VI, artigo 2, da Lei 9.784/99). Para fins de concurso pblico, que o nosso foco principal, importante que voc saiba as caractersticas tanto da razoabilidade quanto da proporcionalidade, pois algumas bancas examinadoras elaboram questes como se ambos fossem sinnimos. Analisando-se as provas do CESPE, constata-se que a banca costuma se referir individualmente aos citados princpios.

3.4. Princpio da autotutela A Administrao Pblica, no exerccio de suas atividades, frequentemente pratica atos contrrios lei e lesivos aos particulares (o que no desejvel, claro!). Entretanto, na maioria das vezes, a ilegalidade somente detectada pela Administrao depois que o ato administrativo j iniciou a produo de seus efeitos, mediante provocao do particular. Apesar de ser comum o fato de o particular provocar a Administrao para inform-la sobre a prtica de um ato ilegal, exigindo a decretao de sua nulidade, tal reviso tambm pode ser efetuada de ofcio, pela prpria Administrao, independentemente de provocao. o que afirma a Smula 346 do Supremo Tribunal Federal: Smula n. 346 - A administrao pblica pode declarar a nulidade dos seus prprios atos. Na verdade, entende a doutrina que no se trata de uma faculdade, uma possibilidade, mas sim um dever da Administrao anular o ato quando for ilegal, porque dele no se originam direitos. Esse dever da Administrao est expresso no artigo 53 da Lei 9.784/99:
Art. 53. A Administrao deve anular seus prprios atos, quando eivados de vcio de legalidade, e pode revog-los por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

Ademais, no pode a Administrao permanecer inerte diante de uma situao de ilegalidade de que j tem conhecimento, sendo ento obrigada a agir, nem que seja para convalidar (corrigir) o ato, quando possvel.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------A prerrogativa de correo (convalidao) do ato ilegal est prevista no artigo 55 da Lei 9.784/99, que declara:
Art. 55. Em deciso na qual se evidencie no acarretarem leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanveis podero ser convalidados pela prpria Administrao.

A possibilidade de a Administrao controlar a legalidade de seus prprios atos no afasta a atuao do Poder Judicirio. Caso a Administrao se depare com uma situao de ilegalidade e no adote as providncias cabveis, poder o particular ingressar com uma ao judicial para pleitear a anulao da situao de ilegalidade, se for de seu interesse. No so somente os atos ilegais que podem ser revistos pela Administrao, mas tambm os atos legais, quando forem inoportunos e inconvenientes. Neste ltimo caso, o ato est em perfeita conformidade com a lei, mas a Administrao decide revog-lo, pois a sua manuteno no atende mais ao interesse pblico. Para responder s questes do CESPE: O princpio da autotutela possibilita administrao pblica anular os prprios atos, quando possurem vcios que os tornem ilegais, ou revog-los por convenincia ou oportunidade, desde que sejam respeitados os direitos adquiridos e seja garantida a apreciao judicial (Auditor Federal de Controle Externo/TCU 2010/CESPE). Assertiva correta. Exemplo: Aps ter sido aprovado no estgio probatrio, um servidor pblico federal compareceu ao Departamento de Recursos Humanos do rgo pblico em que trabalha e pleiteou uma licena para o trato de interesses particulares (iremos estud-la posteriormente), por 02 (dois) anos. Aps analisar o pedido, j que se trata de ato discricionrio, a Administrao Pblica decidiu conced-lo, pois era um momento oportuno (j que existia uma quantidade razovel de servidores trabalhando cinco enquanto a mdia dos ltimos anos sempre foi trs). Alm disso, tambm era conveniente conceder a licena, pois, segundo informaes informais do servidor, o prazo de dois anos seria utilizado para dedicar-se exclusivamente concluso de uma psgraduao lato sensu, sobre tema relacionado sua rea de atuao no servio pblico. Todavia, assim que a licena foi concedida, coincidentemente, vrias situaes inesperadas ocorreram. Dos quatro servidores que continuaram exercendo as suas funes no rgo pblico, um foi escalar o pico Everest nas frias (servidor recm-aprovado no concurso da Receita Federal do Brasil e que no estava conseguindo gastar a integralidade dos vencimentos, sendo obrigado a inventar moda) e morreu congelado. Outro decidiu abrir uma pousada em Monte Verde/MG (lugarzinho gostoso para sentir frio, comer e descansar) e pediu exonerao do servio pblico. Todos esses acontecimentos ocorreram no curto espao de 06 (seis) meses aps o incio da licena para o trato de interesses particulares, solicitada pelo primeiro servidor.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Pergunta: Diante da legalidade da licena, inicialmente concedida pelo prazo de dois anos, poderia a Administrao posteriormente revog-la, alegando inconvenincia e inoportunidade em sua manuteno? lgico que sim! Nesse exemplo, est claro que no momento da concesso da licena o rgo possua 05 (cinco) servidores em seu quadro (contando com o servidor licenciado), mas agora, em funo dos acontecimentos, restam apenas dois, que no esto conseguindo atender demanda pelos servios pblicos ofertados pelo rgo. Nesse caso, perfeitamente legal e legtima a revogao da licena, pois existe interesse pblico superveniente que fundamenta a deciso. Esse tambm o entendimento da smula 473 do Supremo Tribunal Federal:
A Administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial.

PARA RESPONDER AS QUESTES DO CESPE: necessrio ficar atento para no confundir o princpio da tutela com o princpio da autotutela, pois so muitas as questes elaboradas pelas bancas com o objetivo de tentar induzir o candidato ao erro. O princpio da tutela consequncia do princpio da especialidade. A professora Maria Sylvia Zanella di Pietro nos informa que, para assegurar que as entidades da Administrao Indireta observem o princpio da especialidade, elaborou-se outro princpio: o do controle ou tutela, em consonncia com o qual a Administrao Pblica Direta fiscaliza as atividades dos referidos entes, com o objetivo de garantir a observncia de suas finalidades institucionais. Por outro lado, o princpio da autotutela aquele que assegura Administrao a prerrogativa de controlar os seus prprios atos, anulando-os, quando ilegais, ou revogando-os, quando inconvenientes ou inoportunos.

3.5. Princpio da tutela O princpio da tutela, tambm conhecido como princpio do controle, permite Administrao Pblica Direta (Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal) controlar a legalidade dos atos praticados pelas entidades integrantes da Administrao Pblica Indireta (autarquias, fundaes pblicas, sociedades de economia mista e empresas pblicas). Trata-se de controle de legalidade da atuao administrativa, atravs da verificao do cumprimento dos programas definidos pelo Governo e determinados em lei, no possuindo fundamento hierrquico, porque no h subordinao entre a entidade controladora e a controlada.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Ateno: Entre a Administrao Pblica Direta e Indireta existe apenas vinculao, jamais subordinao. 3.6. Princpio da segurana jurdica Para que o homem possa conduzir os atos de sua vida civil, familiar e profissional, necessita de certo grau de estabilidade, de confiana e de certeza de que as decises tomadas no dia a dia no sero alteradas unilateralmente, por terceiros, em momento posterior. Assim, possvel programar o futuro e estabelecer projetos a curto, mdio e longo prazo. A necessidade de estabilidade, certeza e confiana se mostra ainda mais latente nas relaes entre a Administrao e os administrados. Conforme nos informa a professora Di Pietro, muito comum, na esfera administrativa, haver mudana de interpretao de determinadas normas legais, com a consequente mudana de orientao, em carter normativo, afetando situaes j reconhecidas e consolidadas na vigncia de orientao anterior. Essa possibilidade de mudana de orientao inevitvel, porm, gera uma grande insegurana jurdica, pois os interessados nunca sabem quando a sua situao ser passvel de contestao pela prpria Administrao Pblica. Da a regra que probe a aplicao retroativa de nova interpretao, prevista no artigo 2, XIII, da Lei 9.784/99:
Art. 2, pargrafo nico: Nos processos administrativos, sero observados, entre outros, os critrios de: XIII - interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, vedada aplicao retroativa de nova interpretao.

Desse modo, a nova interpretao somente poder ser aplicada a casos futuros, no prejudicando situaes que j estavam consolidadas com base na interpretao anterior. A Constituio Federal de 1988 vai ainda mais longe, pois declara em seu artigo 5, XXXVI, que nem mesmo a lei poder prejudicar ato jurdico perfeito, direito adquirido e a coisa julgada. Para responder s questes do CESPE: A vedao de aplicao retroativa de nova interpretao de norma administrativa encontra-se consagrada no ordenamento jurdico ptrio e decorre do princpio da segurana jurdica (Procurador/Ministrio Pblico do TCU 2004/CESPE). Assertiva correta.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------3.7. Princpio da continuidade dos servios pblicos O princpio em estudo declara que o servio pblico deve ser prestado de maneira contnua, o que significa dizer que, em regra, no passvel de interrupo, em virtude de sua alta relevncia para toda a coletividade. Podemos citar como exemplo de servios pblicos que no podem ser interrompidos a segurana pblica, os servios de sade, transporte, abastecimento de gua, entre outros. Apesar da obrigatoriedade de prestao contnua, vlido ressaltar que os servios pblicos podem sofrer paralisaes ou suspenses, conforme previsto no 3, artigo 6, da Lei 8.987/1995, em situaes excepcionais: 3. No se caracteriza como descontinuidade do servio a sua interrupo em situao de emergncia ou aps prvio aviso, quando: I - motivada por razes de ordem tcnica ou de segurana das instalaes; e, II - por inadimplemento do usurio, considerado o interesse da coletividade. Para que o servio seja prestado de forma contnua, no necessrio que seja prestado todos os dias, mas sim com regularidade. O exemplo cotidiano de servio prestado com regularidade, mas no todos os dias, o de coleta de lixo. muito comum encontramos localidades em que o lixo somente recolhido duas vezes por semana, mas a populao tem plena cincia da frequncia do servio, o que no lhe retira a eficincia, a adequao e a continuidade. Todos aqueles que prestam servios pblicos esto submetidos a certas restries necessrias manuteno de sua continuidade, entre elas possvel citar: 1) Restrio ao direito de greve: Segundo o artigo 37, VII, da Constituio Federal de 1988, os servidores pblicos somente podem exercer o direito de greve nos termos e nos limites definidos em lei especfica. Todavia, vlido destacar que at o momento a referida lei especfica no foi criada, mas, no julgamento dos mandados de injuno 670, 708 e 712, o Supremo Tribunal Federal decidiu que os servidores pblicos podero utilizar a Lei 7.783/89, que regula a greve dos trabalhadores celetistas, at que o Congresso Nacional providencie a criao da lei a que se refere o artigo 37, VII, da CF/88. 2) Impossibilidade de alegao da exceo do contrato no cumprido em face da Administrao Pblica: Em regra, o particular no pode interromper ou suspender a execuo de servios pblicos que estejam sob a sua responsabilidade, mesmo que o contrato esteja sendo desrespeitado pela Administrao, como acontece na falta dos pagamentos devidos. A impossibilidade de interrupo ou suspenso decorre da aplicao
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------restrita da exceo do contrato no cumprido (exceptio non adimpleti contratus) nas relaes jurdicas amparadas pelo regime jurdicoadministrativo, j que este tem o objetivo de assegurar Administrao prerrogativas que facilitem a satisfao do interesse pblico. Somente em situaes especiais, a exemplo de atraso nos pagamentos devidos por prazo superior a 90 dias, o particular poder alegar a clusula da exceo do contrato no cumprido em face da Administrao. Desse modo, importante esclarecer que a impossibilidade de o particular alegar que a Administrao no cumpriu a sua obrigao no contrato, para deixar de prestar o servio pblico, no absoluta. Com o objetivo de evitar abusos e arbitrariedades por parte da Administrao, o legislador estabeleceu, no artigo 78, incisos XIV, XI e XVI, da Lei de Licitaes, hipteses nas quais o particular poder rescindir o contrato ou optar pela suspenso dos servios: A suspenso de execuo do contrato, por ordem escrita da Administrao, por prazo superior a 120 (cento e vinte) dias, salvo em caso de calamidade pblica, grave perturbao da ordem interna ou guerra, ou ainda por repetidas suspenses que totalizem o mesmo prazo, independentemente do pagamento obrigatrio de indenizaes pelas sucessivas e contratualmente imprevistas desmobilizaes e mobilizaes e outras previstas, assegurado ao contratado, nesses casos, o direito de optar pela suspenso do cumprimento das obrigaes assumidas at que seja normalizada a situao; O atraso superior a 90 (noventa) dias dos pagamentos devidos pela Administrao decorrentes de obras, servios ou fornecimento, ou parcelas destes, j recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pblica, grave perturbao da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspenso do cumprimento de suas obrigaes at que seja normalizada a situao; A no liberao, por parte da Administrao, de rea, local ou objeto para execuo de obra, servio ou fornecimento, nos prazos contratuais, bem como das fontes de materiais naturais especificadas no projeto;

Para responder s questes do CESPE: Tendo em vista o princpio da continuidade do servio pblico, na hiptese de resciso do contrato administrativo, a administrao pblica detm a prerrogativa de, nos casos de servios essenciais, ocupar provisoriamente bens mveis, imveis, pessoal e servios vinculados ao objeto do contrato (Auditor do Estado do Esprito Santo/SECONT 2009/CESPE). Assertiva correta. 3.8. Princpio da motivao O princpio da motivao impe Administrao Pblica a obrigao de apresentar as razes de fato (o acontecimento, a circunstncia real) e as razes de direito (o dispositivo legal) que a levaram a praticar determinado ato.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Para responder s questes do CESPE: Segundo o princpio da motivao, os atos da administrao pblica devem receber a indicao dos pressupostos de fato e de direito que determinaram a deciso (Administrador/DFTRANS 2008/CESPE). Assertiva correta. A necessidade geral de motivao dos atos administrativos no est prevista expressamente no artigo 37 da Constituio Federal de 1988, mas consta no artigo 93, X (em relao aos atos administrativos editados pelo Poder Judicirio) e 129, 4 (em relao aos atos administrativos editados pelo Ministrio Pblico). Em termos gerais, o princpio da motivao pode ser considerado implcito, pois no existe previso expressa na Constituio Federal de 1988 de que os atos editados pelo Poder Executivo tambm devam ser motivados. claro que se a Constituio Federal impe a obrigatoriedade de motivao dos atos administrativos do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, implicitamente, tambm a estende aos atos editados pelo Poder Executivo, que aquele que possui na edio de atos administrativos a sua funo principal, tpica. A Lei 9.784/99, inciso VII, artigo 2, declara expressamente que nos processos administrativos federais sero indicados os pressupostos de fato e de direito que determinarem a deciso. Alm disso, afirma no 1, do artigo 50, que a motivao deve ser explcita, clara e congruente, podendo consistir em declarao de concordncia com fundamentos de anteriores pareceres, informaes, decises ou propostas, que, neste caso, sero parte integrante do ato, o que a doutrina convencionou chamar de motivao aliunde. Para responder s questes do CESPE: Pelo princpio da motivao, possvel a chamada motivao aliunde, ou seja, a mera referncia, no ato, sua concordncia com anteriores pareceres, informaes, decises ou propostas, como forma de suprimento da motivao do ato (Analista Judicirio/TJ RJ 2008/CESPE). Assertiva correta. A imposio de que a motivao seja explcita, clara e congruente deriva, dentre outros, dos princpios do devido processo legal, do contraditrio e da ampla defesa. Para que o administrado ou mesmo os agentes pblicos (nos casos em que estiverem respondendo a um processo administrativo, por exemplo) possam contestar ou defender-se dos atos administrativos praticados pela Administrao, necessrio que tenham pleno conhecimento de seu contedo. Sendo assim, no momento de motivar o ato, o administrador no pode limitar-se a indicar o dispositivo legal que serviu de base para a sua edio. essencial ainda que o administrador apresente, detalhadamente, todo o caminho que percorreu para chegar a tal concluso, bem como o objetivo que deseja alcanar com a prtica do ato.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Agindo dessa maneira, o administrador estar permitindo que os interessados possam exercer um controle efetivo sobre o ato praticado, que deve respeitar as diretrizes do Estado Democrtico de Direito, o princpio da legalidade, da razoabilidade, proporcionalidade, do devido processo legal, entre outros. Pergunta: motivados? Ser que todos os atos administrativos devem ser

Diante do que escrevi at o momento, parece que sim, no ? Bem, para fins de concursos pblicos, devemos ficar atentos a essa pergunta. Embora renomados professores como Digenes Gasparini e Maria Sylvia Zanella Di Pietro, por exemplo, entendam que todos os atos administrativos devam ser motivados, sejam eles vinculados ou discricionrios, vlido destacar que existe uma exceo muito cobrada em concursos pblicos: a nomeao e exonerao de servidores ocupantes de cargos em comisso (cargos de confiana). No momento de nomear um cidado para ocupar cargo pblico em comisso (aquele em que no necessrio ser aprovado em concurso pblico e que possui atribuies de direo, chefia e assessoramento, como o cargo de Secretrio Municipal, por exemplo), a autoridade competente no est obrigada a apresentar os motivos, por escrito, que a levaram a optar pelo cidado a, em vez do cidado b. Da mesma forma, acontece na exonerao. A autoridade competente no est obrigada a apresentar, por escrito, os motivos que a levaram a dispensar o ocupante do cargo em comisso, independentemente de quais sejam. Sendo assim, como o nosso objetivo ser aprovado em um concurso pblico, fique atento a essa exceo que comprova que nem todos os atos administrativos devem ser motivados. Por fim, no confunda o motivo do ato administrativo (que iremos estudar posteriormente) com a necessidade de motivao. O primeiro a razo de fato e de direito que justificou a edio do ato. O segundo nada mais que a exposio dos motivos, por escrito, detalhadamente. Exemplo: Imagine que o Departamento de Recursos Humanos de um determinado rgo pblico tenha solicitado ao servidor X a apresentao de algumas informaes e documentos para proceder atualizao de seus dados cadastrais. Contudo, apesar da solicitao formal da Administrao, imotivadamente, o servidor se recusou a fornec-los. Diante do exposto, o servidor ser punido com uma advertncia em virtude de no ter apresentado as informaes e documentos solicitados (motivo), mas, no momento da aplicao da penalidade, a Administrao dever explicar por escrito o porqu de ter sido aplicada a referida advertncia (motivao).
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------3.9. Princpio da especialidade A Administrao Pblica brasileira, conforme estudaremos posteriormente, divide-se, didaticamente, em direta e indireta. A Administrao Direta formada pelas entidades estatais, tambm chamadas de entidades polticas (Unio, Estados, Municpios e DF), bem como pelos seus respectivos rgos pblicos. A Administrao Indireta constituda pelas denominadas entidades administrativas (autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedades de economia mista), que so criadas pelas entidades estatais, por lei ou mediante autorizao legal, para exercerem atividades administrativas de forma descentralizada, mas vinculadas s entidades estatais responsveis pela criao. Ao criar ou autorizar a criao de uma entidade administrativa, a lei estabelece previamente a sua rea de atuao (a sua finalidade), isto , a sua especialidade. Sendo assim, como a capacidade especfica da entidade administrativa foi determinada por lei, somente esta pode alter-la. Caso os administradores decidam alterar, por conta prpria, a especialidade da entidade administrativa na qual atuam, podero ser responsabilizados nos termos da lei. Exemplo: A Lei Federal 7.735/89, em 1989, criou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA). Em seu artigo 2, a lei determinou que o IBAMA teria a natureza jurdica de uma autarquia federal dotada de personalidade jurdica de direito pblico, autonomia administrativa e financeira, e que seria vinculada ao Ministrio do Meio Ambiente. Afirmou ainda a lei que a finalidade, ou seja, a especialidade do IBAMA seria exercer o poder de polcia ambiental; executar aes das polticas nacionais de meio ambiente; executar as aes supletivas de competncia da Unio, de conformidade com a legislao ambiental vigente, dentre outras. Ora, nesse contexto, caso o Presidente do IBAMA decida emitir ordens no sentido de direcionar a atuao da entidade para uma finalidade diferente daquela prevista na lei, estar violando expressamente o princpio da especialidade, dentre outros.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

49

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------SUPER R.V.P. 1. No existe hierarquia entre os diversos princpios administrativos. Caso ocorra uma coliso entre princpios, o juiz dever ponderar, em cada caso, conforme as circunstncias, qual princpio deve prevalecer; 2. Para responder questes sobre o princpio da legalidade, lembre-se: enquanto os indivduos, no campo privado, podem fazer tudo o que a lei no probe, o administrador pblico s pode atuar onde a lei autoriza; 3. O princpio da legalidade, em relao aos particulares, tambm conhecido como princpio da autonomia da vontade; 4. Nas campanhas publicitrias dos rgos e entidades integrantes da Administrao Pblica no podero constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos; 5. muito comum voc encontrar em provas questes que se referem remoo de servidores com o objetivo de punio ou aplicao de penalidade a servidores. Entretanto, a remoo no possui essas finalidades, mas sim o objetivo de suprir a necessidade de pessoal. Portanto, caso seja usada para punir um servidor, restar caracterizado, nesse caso, o famoso desvio de finalidade ou desvio de poder; 6. Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel (Essa certa na prova!); 7. A publicao do ato administrativo em rgo oficial de imprensa no condio de sua validade, mas sim condio de eficcia; 8. Nem todas as informaes constantes em bancos de dados pblicos sero disponibilizadas aos cidados, pois existem algumas que so imprescindveis segurana da sociedade e do Estado e, portanto, sero sigilosas; 9. O princpio da eficincia est relacionado diretamente com o princpio da economicidade, que impe Administrao Pblica a obrigatoriedade de praticar as atividades administrativas com observncia da relao custobenefcio; 10. Respaldada pelo princpio da supremacia do interesse pblico, a Administrao ir atuar com superioridade em relao aos demais interesses existentes na sociedade. Isso significa que ser estabelecida uma relao jurdica vertical entre o particular e a Administrao, que se encontra em situao de superioridade; 11. O ato discricionrio pode ser revisto pelo Poder Judicirio caso viole os princpios da razoabilidade ou da proporcionalidade;
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

50

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------12. De uma forma geral, os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade so considerados implcitos; 13. A Administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial; 14. Os servios pblicos devem ser prestados de forma contnua, sem interrupes, exceto nos casos de emergncia ou mediante aviso prvio, quando for necessrio, por exemplo, efetuar a manuteno tcnica (Princpio da continuidade dos servios pblicos); 15. Em regra, todos os atos administrativos devem ser motivados. Todavia, para fins de concursos pblicos, lembre-se que a motivao no obrigatria nos atos de nomeao e exonerao para os cargos de confiana.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

51

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------QUESTES COMENTADAS (Perito Mdico Previdencirio/INSS 2010/CESPE) Acerca do direito administrativo, julgue os itens a seguir. 01. Segundo a Escola Legalista, o direito administrativo pode ser conceituado como o conjunto de leis administrativas vigentes em determinado pas, em dado momento. Vrios so os critrios utilizados para se definir o conceito e o objeto de estudo do Direito Administrativo. Para a Escola Legalista, o Direito Administrativo realmente se restringia a um conjunto de leis administrativas, conceito que, com o passar dos anos, acabou sendo superado. Isso porque o Direito Administrativo muito mais amplo, abrangendo ainda os princpios, a jurisprudncia e a doutrina. A professora Maria Sylvia Zanella di Pietro afirma que, em suas origens, na Frana, o Direito Administrativo tinha por objeto apenas a interpretao das leis administrativas. Os doutrinadores limitavam-se a compilar as leis existentes e a interpret-las com base principalmente na jurisprudncia dos Tribunais administrativos, formando a chamada Escola Exegtica, Legalista, Emprica ou Catica, para a qual o Direito Administrativo era compreendido como sinnimo de direito positivo. Apesar de o critrio legalista no ter conseguido apresentar um satisfatrio conceito para o Direito Administrativo, importante destacar que o texto da assertiva est correto, pois simplesmente traduziu o entendimento da Escola Legalista. 02. O sistema administrativo ampara-se, basicamente, nos princpios da supremacia do interesse pblico sobre o particular e da indisponibilidade do interesse pblico pela administrao. A expresso sistema administrativo, que, no contexto da assertiva, foi utilizada como sinnimo de regime jurdico-administrativo, realmente est amparada nos princpios da supremacia do interesse pblico sobre o particular e da indisponibilidade do interesse pblico. O princpio da supremacia do interesse pblico sobre o particular assegura Administrao Pblica uma srie de prerrogativas (vantagens) em face dos particulares, colocando-a em uma posio privilegiada, em um patamar superior em relao s demais pessoas (a possibilidade de alterao unilateral dos contratos administrativos e a presuno de legitimidade de seus atos so exemplos de prerrogativas da Administrao). De outro lado, o princpio da indisponibilidade do interesse pblico tem por objetivo evitar que o administrador pblico se aproprie do interesse coletivo, atuando como se fosse o seu legtimo proprietrio. Desse modo, as atividades administrativas esto sujeitas a determinadas restries, a exemplo da obrigatoriedade de realizao de concurso pblico para a
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------contratao de pessoal, exigncia de publicao dos atos administrativos, respeito ao princpio da legalidade, etc. Perceba que tais restries (sujeies) no existem em relao aos particulares, pois tm por fim resguardar o interesse pblico. Assertiva correta. 03. A jurisprudncia no fonte de direito administrativo. A jurisprudncia, que pode ser conceituada como o conjunto de decises proferidas por um tribunal, sobre determinado tema, no mesmo sentido, tambm fonte de direito administrativo, o que torna incorreta a assertiva. Fique atento, pois no podemos denominar de jurisprudncia uma deciso isolada de juiz ou tribunal. necessrio que tenhamos um conjunto de decises. A ttulo de exemplo, destaca-se que a atual jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia no sentido de que os candidatos aprovados dentro do nmero de vagas disponibilizadas em edital possuem direito lquido e certo nomeao, dentro do prazo de validade do certame. Como o Superior Tribunal de Justia j proferiu vrias decises assegurando esse direito aos candidatos, no se trata de uma simples deciso, mas de jurisprudncia. Por ltimo, destaca-se que tambm so fontes de Direito Administrativo a lei (em sentido amplo), os costumes e a doutrina. (Oficial Tcnico de Inteligncia Direito/ABIN 2010/CESPE) Em relao ao regime jurdico dos servidores e empregados pblicos e Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), julgue o item abaixo. 04. De acordo com o princpio da legalidade e da impessoalidade, os empregos pblicos das empresas pblicas e sociedades de economia mista devem ser criados por lei, exigindo-se prvia aprovao em concurso pblico para o provimento inicial desses empregos. O inc. II, do art. 37, da CF/1988, dispe que a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao. A exigncia de aprovao em concurso pblico para provimento de emprego pblico est prevista expressamente no texto constitucional, consequncia dos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, eficincia e isonomia. Sendo assim, o erro da assertiva no est relacionado aos princpios apresentados em seu texto, mas sim necessidade de lei para a criao de empregos pblicos. Isso porque o art. 61, 1, II, a, da CF/1988, prev a iniciativa privativa do Presidente da Repblica sobre as leis que disponham sobre a criao de cargos, funes ou empregos pblicos na administrao direta
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

53

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------e autrquica ou aumento de sua remunerao. Ora, perceba que somente os empregos pblicos integrantes dos quadros da Administrao Direta e autrquica precisam ser criados por lei, obrigatoriedade que no se estende aos empregos pblicos das sociedades de economia mista e empresas pblicas. Nesse ltimo caso, os empregos pblicos podem ser criados atravs de atos internos, autorizados pelo prprio regimento da instituio, o que torna incorreta a assertiva. (Agente Tcnico de Inteligncia/ABIN 2010/CESPE) Julgue os itens subsequentes, acerca dos princpios, poderes e atos administrativos. 05. Se determinada unidade da Federao constituir grupo de trabalho para avaliar a situao funcional dos professores da rede pblica de ensino e esse grupo, contrariando a legislao de regncia, colocar, equivocadamente, inmeros servidores em padres superiores queles a que fariam jus, a administrao, to logo verifique a ilegalidade, deve, antes de desfazer o equvoco cometido, dar aos servidores indevidamente beneficiados a oportunidade do exerccio do direito ao contraditrio e ampla defesa. No caso apresentado, constata-se que o grupo de trabalho praticou um ato ilegal, que, por consequncia, deve ser anulado. Entretanto, o entendimento do Supremo Tribunal Federal no sentido de que a anulao do ato somente pode ocorrer mediante a instaurao de processo administrativo prvio, atravs do qual sejam assegurados o contraditrio e a ampla defesa aos interessados. A ttulo de exemplo, destaca-se a deciso proferida no julgamento do Agravo Regimental em Agravo de Instrumento n 710085/SP, publicado em 05/03/2009, de relatoria do Ministro Ricardo Lewandowski, no qual o Supremo Tribunal Federal afirmou que o entendimento da Corte no sentido de que, embora a Administrao esteja autorizada a anular seus prprios atos quando eivados de vcios que os tornem ilegais (Smula n 473), no prescinde do processo administrativo, com obedincia aos princpios constitucionais da ampla defesa e do contraditrio. Assertiva correta. 06. O princpio da impessoalidade decorre, em ltima anlise, do princpio da isonomia e da supremacia do interesse pblico, no podendo, por exemplo, a administrao pblica conceder privilgios injustificados em concursos pblicos e licitaes nem utilizar publicidade oficial para veicular promoo pessoal. O professor Celso Antnio Bandeira de Mello afirma que o princpio da impessoalidade traduz a ideia de que a Administrao tem que tratar a todos os administrados sem discriminaes, benficas ou detrimentosas. Nem favoritismos nem perseguies so tolerveis. Simpatias ou animosidades pessoais, polticas ou ideologias no podem interferir na atuao administrativa
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

54

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------e muito menos interesses sectrios, de faces ou grupos de quaisquer espcies. O princpio em causa no seno o prprio princpio da igualdade ou isonomia. Analisando-se a afirmao do citado professor, fica muito claro que o princpio da impessoalidade realmente decorrncia dos princpios da isonomia e da supremacia do interesse pblico sobre o privado. Ao tratar os administrados de forma isonmica, sem favorecimentos ou perseguies, a Administrao est primando pela satisfao do interesse pblico, agindo em prol da coletividade, o que torna a assertiva correta. importante destacar que uma das facetas do princpio da impessoalidade consta no prprio texto constitucional, mais precisamente no 1 do art. 37, ao afirmar que a publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos. (Analista Administrativo/ANEEL 2010/CESPE) No que se refere aos poderes administrativos e aos princpios que regem a administrao pblica, julgue o item subsequente. 07. O princpio da moralidade administrativa tem existncia autnoma no ordenamento jurdico nacional e deve ser observado no somente pelo administrador pblico, como tambm pelo particular que se relaciona com a administrao pblica. O art. 37, caput, da CF/1988, dispe que a administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. No h dvidas de que o princpio da moralidade tem existncia autnoma no ordenamento jurdico brasileiro, impondo tanto aos agentes pblicos quanto aos particulares que se relacionam com a Administrao a obrigatoriedade de atuao em conformidade com os bons costumes, honestidade, regras de boa administrao, tica e justia. Assertiva correta. (Tcnico Administrativo/ANEEL 2010/CESPE) No que se refere aos poderes administrativos e aos princpios que regem a administrao pblica, julgue o item subsequente. 08. De acordo com o princpio da legalidade, a administrao pblica somente pode fazer o que a lei lhe permite. O princpio da legalidade pode ser estudado sob dois enfoques distintos: em relao aos administrados e em relao Administrao Pblica. O primeiro caso est previsto no inc. II do art. 5 da CF/1988, ao afirmar que ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

55

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------virtude de lei. O segundo caso est previsto expressamente no caput, do art. 37, da CF/1988, que subordina a atuao da Administrao Pblica Direta e Indireta autorizao ou determinao legal. Nas palavras do professor Hely Lopes Meirelles, enquanto os indivduos, no campo privado, podem fazer tudo o que a lei no veda, o administrador pblico s pode atuar onde a lei autoriza. Assertiva correta. (Advogado/DETRAN ES 2010/CESPE) Acerca dos princpios e poderes que regem a administrao pblica, julgue o item subsecutivo. 09. Em ateno ao princpio da publicidade, os contratos celebrados pela administrao devem ser publicados em veculo oficial de divulgao; na esfera federal, a publicao deve ser no Dirio Oficial da Unio; nos estados, no Distrito Federal e nos municpios, no veculo que for definido nas respectivas leis. O princpio da publicidade, previsto expressamente no caput, do art. 37, da CF/1988, impe a ampla divulgao dos atos praticados pela Administrao Pblica a fim de que possam ser auditados e controlados pela sociedade em geral, principalmente no que se refere eficincia, moralidade e legalidade. Em relao aos contratos administrativos, prev o pargrafo nico, do art. 61, da Lei 8.666/1993, que a publicao resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na imprensa oficial, que condio indispensvel para sua eficcia, ser providenciada pela Administrao at o quinto dia til do ms seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de vinte dias daquela data, qualquer que seja o seu valor, ainda que sem nus. No mesmo sentido, dispe o inc. XIII, do art. 6, da Lei de Licitaes e Contratos Administrativos que a imprensa oficial o veculo oficial de divulgao da Administrao Pblica, sendo para a Unio o Dirio Oficial da Unio, e, para os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, o que for definido nas respectivas leis. Assertiva correta. (Analista Tcnico Administrativo/DPU 2010/CESPE) A respeito dos princpios e normas que regem a administrao pblica brasileira, julgue o item seguinte. 10. O princpio da publicidade se verifica sob o aspecto da divulgao externa dos atos da administrao, no propiciando o conhecimento da conduta interna dos agentes pblicos. Nem todo ato praticado pela Administrao Pblica precisa ser divulgado externamente, atravs do Dirio Oficial. Existem algumas categorias de atos, a exemplo dos internos, que podem ter a sua divulgao restrita aos boletins internos, que circulam apenas no mbito do prprio rgo ou entidade.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

56

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Todavia, importante esclarecer que, mesmo as condutas administrativas consideradas internas, podem ser acessadas pelos particulares, mediante simples requerimento direcionado ao rgo ou entidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado (art. 5, XXXIII, CF/1988). Assertiva incorreta. (Analista em C&T Junior Direito/INCA 2010/CESPE) No que se refere aos princpios do direito administrativo, julgue o item abaixo. 11. A aplicao do princpio da proporcionalidade na administrao pblica envolve a anlise do mrito administrativo (convenincia e oportunidade). Diante disso, o Poder Judicirio no pode se valer do referido princpio para fundamentar uma deciso que analise a legitimidade do ato administrativo. O princpio da proporcionalidade pode ser entendido como o princpio da proibio de excessos, tendo como objetivo primordial limitar as aes administrativas que ultrapassem os parmetros considerados adequados. Em outras palavras, o princpio da proporcionalidade impe Administrao Pblica a necessidade de adequao entre os meios adotados e os fins almejados, sendo vedada a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico (Lei 9.784/1999, art. 2, inc. VI). Desse modo, sempre que o ato administrativo violar o princpio da proporcionalidade, o Poder Judicirio estar autorizado a atuar, invalidando-o, caso necessrio. Assertiva incorreta. (Assistente em C&T/INCA 2010/CESPE) Acerca das normas constitucionais sobre administrao pblica, julgue o item subsequente. 12. Embora o princpio da isonomia no conste expressamente do rol dos princpios da administrao pblica insertos na Constituio Federal (CF), esse princpio deve ser observado no trato da coisa pblica, especialmente nos procedimentos licitatrios. Apesar de no constar expressamente no caput, do art. 37, da CF/1988, o princpio da isonomia ou igualdade tambm pode ser estudado como uma das facetas do princpio da impessoalidade, impondo Administrao a obrigatoriedade de conceder tratamento igualitrio a todos aqueles que se encontram na mesma situao jurdica. o princpio da isonomia que, fundamentalmente, justifica a necessidade de realizao de concurso pblico para a contratao de pessoal, bem como a obrigatoriedade de realizao de licitao quando a Administrao precisa contratar servios, bens ou realizar obras. Assertiva correta.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

57

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------(Oficial Administrao/PMDF 2010/CESPE) No que concerne aos princpios, aos poderes e organizao da administrao pblica, julgue o item seguinte. 13. A CF veda expressamente que a publicidade dos atos governamentais caracterize promoo pessoal de autoridades ou de servidores pblicos. O texto da assertiva est em conformidade com o 1, do art. 37, da CF/1988, ao dispor que a publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos. (Auditor Federal de Controle Externo/TCU 2010/CESPE) A respeito dos princpios constitucionais aplicados ao direito administrativo, julgue os itens que se seguem. Nas situaes em que for empregada, considere que a sigla CF se refere Constituio Federal de 1988. 14. Os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade esto expressos no texto da CF. Princpios expressos so aqueles taxativamente previstos em uma norma jurdica de carter geral, obrigatria para todas as entidades polticas (Unio, Estados, Municpios, Distrito Federal e seus respectivos rgos pblicos), bem como para as entidades administrativas (autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedades de economia mista). No interessa se a norma jurdica de carter geral possui status constitucional ou infraconstitucional, mas sim, se de cunho obrigatrio para toda a Administrao Pblica, em todos os nveis. Em outras palavras, podemos considerar expressos aqueles princpios em que possvel identificar, claramente, o seu nome no texto legal ou constitucional. o que acontece, por exemplo, com o princpio da moralidade. O nome desse princpio no princpio do respeito tica e moral, mas sim MORALIDADE, com todas as letras! Por outro lado, princpios implcitos so aqueles que no esto previstos expressamente em uma norma jurdica de carter geral, pois so consequncia dos estudos doutrinrios e jurisprudenciais. So princpios cujos nomes no iro constar claramente no texto constitucional ou legal, mas que, de qualquer forma, vinculam as condutas e atos praticados pela Administrao Pblica, a exemplo dos princpios da razoabilidade e da proporcionalidade. Perceba que tais princpios no esto previstos expressamente em qualquer dispositivo constitucional, pois so implcitos, extrados do princpio do devido processo legal. Este, sim, previsto expressamente no inc. LIV, do art. 5, da CF/1988. Assertiva incorreta.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

58

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------15. A CF confere aos particulares o poder de exigir, por meio da ao popular, que a administrao pblica respeite o princpio da moralidade. O inc. LXXIII, do art. 5, da CF/1988, dispe que qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise anulao de ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia. No gabarito preliminar divulgado, a assertiva constava como correta, mas, aps a apresentao dos recursos, a banca optou por anular a questo, justificando que a utilizao do termo particulares tornou o item ambguo, uma vez que esse termo no tem o mesmo significado do termo cidado, utilizado no inciso LXXIII do artigo 5. da Constituio Federal. 16. O princpio da autotutela possibilita administrao pblica anular os prprios atos, quando possurem vcios que os tornem ilegais, ou revog-los por convenincia ou oportunidade, desde que sejam respeitados os direitos adquiridos e seja garantida a apreciao judicial. A Administrao Pblica, no exerccio de suas atividades, eventualmente pratica atos contrrios lei, lesando o interesse de particulares. Entretanto, na maioria das vezes, a ilegalidade somente detectada pela Administrao depois que o ato administrativo j iniciou a produo de seus efeitos, mediante provocao do particular. Apesar de ser comum o fato de o particular provocar a Administrao para inform-la sobre a prtica de um ato ilegal, exigindo a decretao de sua nulidade, tal reviso tambm pode ser efetuada de ofcio, pela prpria Administrao, independentemente de provocao. Tal prerrogativa encontra amparo no princpio da autotutela, que, alm de permitir a anulao de ofcio de seus prprios atos, tambm assegura Administrao a possibilidade de revog-los, quando no forem mais convenientes ou oportunos ao interesse pblico. A Smula 473 do Supremo Tribunal Federal clara ao afirmar que a administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. Assertiva correta. (Analista Judicirio rea administrativa/TRE BA 2010/CESPE) Com relao organizao administrativa em sentido amplo, julgue o item subsequente.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

59

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------17. Como exemplo da incidncia do princpio da inafastabilidade do controle jurisdicional sobre os atos administrativos no ordenamento jurdico brasileiro, correto citar a vigncia do sistema do contencioso administrativo ou sistema francs. Com o objetivo de corrigir os atos ilegtimos ou ilegais praticados pelo Poder Pblico, foram desenvolvidos dois grandes sistemas administrativos: o contencioso administrativo (tambm chamado de sistema francs) e o sistema judicirio ou de jurisdio nica (tambm conhecido como sistema ingls). Nos pases que adotam o sistema do contencioso administrativo, existe uma dualidade de jurisdies: de um lado, a jurisdio administrativa, encarregada de resolver os conflitos e as demandas de interesse da Administrao Pblica; de outro, o Poder Judicirio, encarregado de solucionar os demais litgios surgidos no seio da sociedade e que no representem interesse direto da Administrao. No sistema do contencioso administrativo, o Poder Judicirio no pode interferir nas matrias que so de interesse administrativo, j que a soluo de tais litgios ocorre no mbito da prpria Administrao. Por outro lado, o sistema judicirio ou de jurisdio nica caracteriza-se pelo fato de ser o responsvel pela soluo de todos os litgios surgidos no mbito social, sejam eles de interesse da Administrao ou exclusivamente de particulares. o sistema adotado no Brasil. A Constituio Federal de 1988, em seu art. 5, inc. XXXV, dispe expressamente que a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito. Trata-se do princpio da inafastabilidade do controle jurisdicional, que assegura ao Poder Judicirio a prerrogativa de analisar todas as leses ou ameaas a direitos que ocorrerem no mbito da sociedade. Sendo assim, mesmo que a Administrao j tenha proferido deciso sobre uma determinada matria (aplicao de uma penalidade a servidor pblico, imposio de multa a particular, reviso de processo administrativo, etc), assegurado quele que se sentir prejudicado o direito de recorrer ao Poder Judicirio para discutir novamente a questo. Perceba que, no sistema do contencioso administrativo, o Poder Judicirio no interfere nas decises proferidas no mbito da Administrao, portanto, tal sistema no pode ser citado como exemplo da incidncia do princpio da inafastabilidade do controle jurisdicional sobre os atos administrativos. Assertiva incorreta. (Analista Judicirio rea administrativa/TRE MT 2010/CESPE adaptada) Acerca dos princpios constitucionais, julgue os itens seguintes. 18. A atuao administrativa dos integrantes do setor pblico deve ser pautada pela existncia de uma permisso legal. Assim sendo, o princpio explicitado na CF hierarquicamente definido como mais
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

60

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------importante o da legalidade, pois um princpio norteador das aes pblicas. O princpio da legalidade realmente responsvel por pautar as condutas praticadas no mbito da Administrao Pblica, j que a atividade administrativa deve ser sempre autorizada ou determinada por lei. Todavia, no correto afirmar que o princpio da legalidade hierarquicamente o mais importante, pois no h hierarquia entre os princpios administrativos. Diante de uma aparente coliso entre princpios, o intrprete (o administrador ou o juiz) dever considerar o peso relativo de cada um deles e verificar, no caso concreto em anlise, qual dever prevalecer. A soluo da coliso dar-se- atravs da ponderao entre os diversos valores jurdicos envolvidos, pois os princpios possuem um alcance (peso) diferente em cada caso concreto e aquele que possuir maior abrangncia dever prevalecer. Assertiva incorreta. 19. Entendendo que Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza (CF, art. 5, caput), determinado rgo pblico, responsvel pela fiscalizao de tributos, estar adequadamente respaldado pelo princpio da impessoalidade ao instituir fila nica aos atendimentos comunidade, no dando diferenciao de atendimento aos cadeirantes, gestantes, idosos etc. Ao declarar que todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, o texto constitucional no tem a pretenso de estabelecer uma igualdade absoluta entre todas as pessoas. Na verdade, o fundamento do princpio da isonomia garantir tratamento igual aos que so iguais e tratamento desigual queles que so desiguais, na medida de suas desigualdades. Desse modo, a instituio de fila nica aos atendimentos da comunidade acaba causando um prejuzo ainda maior queles que esto em situao de desigualdade, a exemplo das gestantes. Ser que uma gestante, no oitavo ms de gravidez, deve possuir o mesmo tratamento que um rapaz de dezoito anos, sem qualquer tipo de limitao fsica ou psquica? Penso que no... Perceba que a instituio de uma fila exclusiva para atendimento aos cadeirantes, gestantes e idosos iria ao encontro do princpio da isonomia, pois estaria concedendo um tratamento desigual queles que se encontram em situao de desigualdade, e, portanto, necessitam de tratamento diferenciado. Assertiva incorreta. 20. Se determinado ato administrativo for analisado e categorizado como ilegal e imoral, haver redundncia nessa categorizao, pois, de acordo com os princpios constitucionais, todo ato imoral necessariamente um ato ilegal, sujeito ao controle do Poder Judicirio.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

61

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Com a divulgao do gabarito preliminar, o texto da assertiva foi considerado correto. Todavia, logo aps a apresentao dos recursos o CESPE optou por anular a questo, sob a justificativa de que nem todo ato imoral necessariamente um ato ilegal, fato que contraria o afirmado na opo dada como gabarito oficial preliminar. Agiu corretamente a banca examinadora ao anular a assertiva, pois, como sabido, nem todo ato imoral necessariamente ilegal. A moralidade e legalidade no se confundem, j que a primeira tem um campo de incidncia muito maior do que a segunda. 21. A publicidade dos atos administrativos requisito de sua eficcia, sua forma e sua moralidade, propiciando ao gestor pblico a transparncia em suas atuaes e possibilitando aos administrados a defesa de seus direitos. O professor Hely Lopes Meirelles afirma que a publicidade no elemento formativo do ato; requisito de eficcia e moralidade. Por isso mesmo, os atos irregulares no se convalidam com a publicao, nem os regulares a dispensam para sua exequibilidade, quando a lei ou o regulamento a exigem. Analisando-se as palavras do saudoso professor, constata-se que o texto da assertiva est incorreto, pois afirmou que a publicidade seria um requisito de forma do ato administrativo, o que no verdade. 22. O princpio da finalidade, explicitado no art. 37 da CF, define que, se o gestor pblico praticar atos fora dos fins expressa ou implicitamente contidos na regra de competncia, praticar desvio de finalidade. E se tal ato atentar contra os princpios da administrao pblica ao visar fim proibido em lei ou demais normas, constituir ato de improbidade administrativa. A doutrina majoritria, direcionada pelos professores Celso Antnio Bandeira de Mello e Maria Sylvia Zanella di Pietro, afirma que o princpio da finalidade nada mais do que o princpio da supremacia do interesse pblico sobre o interesse privado. Analisando-se o art. 37 da CF/1988, constata-se que, em nenhum momento, possvel encontrar o princpio da finalidade explicitado no texto constitucional. Isso porque ele considerado um princpio implcito, o que torna a assertiva incorreta. Por outro lado, importante destacar que o desvio de finalidade realmente estar configurado quando o agente praticar o ato visando a fim diverso daquele previsto, explcita ou implicitamente, na regra de competncia, podendo ensejar, ainda, ato de improbidade administrativa.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

62

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------(Tcnico Judicirio/TRT 21 Regio 2010/CESPE) Acerca do direito administrativo, julgue os itens seguintes. 23. O princpio da continuidade dos servios pblicos pode ser relativizado na hiptese de falta de pagamento do servio de gua pelo particular, uma vez que o STF possui jurisprudncia afirmando que a sua remunerao caracteriza-se como preo pblico ou tarifa, sem natureza tributria, razo pela qual o servio seria suscetvel de suspenso por falta de pagamento. O princpio da continuidade impe que os servios pblicos sejam prestados de maneira contnua, j que so extremamente relevantes para a coletividade. No podem ser interrompidos, por exemplo, os servios pblicos de segurana pblica, os servios de sade, transporte, abastecimento de gua, entre outros. Apesar da obrigatoriedade de prestao contnua, importante esclarecer que a legislao infraconstitucional permite a paralisao ou suspenso dos servios pblicos em situaes especiais, a exemplo das que constam no 3, do artigo 6, da Lei 8.987/1995: 3. No se caracteriza como descontinuidade do servio a sua interrupo em situao de emergncia ou aps prvio aviso, quando: I - motivada por razes de ordem tcnica ou de segurana das instalaes; e, II - por inadimplemento do usurio, considerado o interesse da coletividade. Perceba que o prprio texto legal admite a suspenso dos servios por inadimplemento do usurio, entendimento tambm defendido pela doutrina majoritria, pelo Superior Tribunal de Justia e pelo Supremo Tribunal Federal. O professor Jos dos Santos Carvalho Filho, por exemplo, afirma que o servio de abastecimento de gua assume atualmente um maior carter negocial, sendo pago, portanto, por tarifa, e, desse modo, suscetvel de suspenso por falta de pagamento. O prprio STF, reiterando posio j assumida anteriormente, decidiu expressamente que remunerao do servio de gua se caracteriza como preo pblico (tarifa) e, por via de consequncia, no tem natureza tributria, podendo, assim, ser fixado por decreto do Poder Executivo. Corroborando esse posicionamento, o Supremo Tribunal Federal filia-se corrente daqueles que so favorveis suspenso dos servios por falta de pagamento. Assertiva correta. (Analista Processual/MPU 2010/CESPE) A administrao pblica, regulamentada no texto constitucional, possui princpios e caractersticas que lhe conferem organizao e funcionamento peculiares. A respeito desse assunto, julgue o prximo item.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

63

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------24. Como consequncia do princpio da presuno de legalidade, as decises administrativas so de execuo imediata, at mesmo aquelas com possibilidade de gerar obrigaes para o particular. De incio, importante destacar que nem todos os autores administrativistas reconhecem a presuno de legalidade como um princpio, estudando-a apenas como um atributo do ato administrativo. De qualquer forma, constata-se que o texto da assertiva baseou-se nos ensinamentos da professora Maria Sylvia Zanella di Pietro, para quem a presuno de legalidade considerada um verdadeiro princpio, assegurando que as decises administrativas so de execuo imediata e tm a possibilidade de criar obrigaes para o particular, independentemente de sua concordncia e, em determinadas hipteses, podem ser executadas pela prpria Administrao, mediante meios diretos ou indiretos de coao. Assertiva correta. (CESPEAuditor de Controle Externo TCE ES2012) A respeito de rgo pblico, agente de fato e princpios da administrao pblica, julgue os itens que se seguem. 25. Segundo o princpio da indisponibilidade, o agente pblico no dispe livremente dos bens e do interesse pblico, devendo geri-los da forma que melhor atenda coletividade. O princpio da indisponibilidade do interesse pblico pode ser estudado sob vrios aspectos, mas todos eles estabelecem restries e limitaes gesto dos bens e interesses pblicos, que devem sempre satisfazer os interesses da coletividade. Se o agente pblico desejar alienar um bem pblico, por exemplo, dever observar todas as condies previstas no art. 17 da Lei n 8.6661993, sob pena de responsabilizao nas esferas penal, administrativa e cvel. Assertiva correta. (CESPETcnico Administrativo ANATEL2012) Julgue o item que se segue, relativo aos princpios e poderes da administrao pblica. 26. O princpio da segurana jurdica resguarda a estabilidade das relaes no mbito da administrao; um de seus reflexos a vedao aplicao retroativa de nova interpretao de norma em processo administrativo. O art. 2, XIII, da Lei n 9.7841999, dispe que nos processos administrativos sero observados, entre outros, os critrios de interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, vedada aplicao retroativa de nova interpretao.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

64

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------Ao responder s questes de prova, lembre-se sempre de que o princpio da segurana jurdica no veda que a Administrao Pblica altere as suas interpretaes sobre as leis vigentes, porm, no permite que a nova interpretao seja aplicada retroativamente. Assertiva correta. (CESPETcnico Administrativo IBAMA2012) No que concerne administrao pblica, julgue os itens a seguir. 27. De acordo com a CF, a medida provisria, o estado de defesa e o estado de stio constituem exceo ao princpio da legalidade na administrao pblica. O professor Celso Antnio Bandeira de Mello afirma que o princpio da legalidade pode sofrer constries (restries) em funo de circunstncias excepcionais, mencionadas expressamente no texto constitucional, como no caso da edio de medidas provisrias, decretao de estado de defesa e, ainda, a decretao de estado de stio pelo Presidente da Repblica. Assim, correto concluir que, em situaes excepcionais, os particulares podem ser obrigados a fazer ou deixar de fazer alguma coisa tambm em virtude de medida provisria ou decretos que instituem estado de defesa ou estado de stio. Porm, tal obrigao somente ocorre em carter excepcional e em virtude de tais instrumentos possurem fora de lei, apesar de no serem lei em sentido formal. Assertiva correta. (CESPEAnalista Judicirio TRE RJ2012) Julgue os itens que se seguem, relativos ao direito administrativo. 28. No mbito da administrao pblica, a correlao entre meios e fins uma expresso cujos sentido e alcance costumam ser diretamente associados ao princpio da eficincia. O art. 2, VI, da Lei n 9.7841999, dispe que nos processos administrativos sero observados, entre outros, os critrios de adequao entre meios e fins, vedada a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico. Nesse caso, o dispositivo legal est se referindo ao princpio da proporcionalidade e no ao princpio da eficincia. Assertiva incorreta. (CESPEAdministrador TJ RR2012) Acerca dos princpios da impessoalidade e da supremacia do interesse pblico, julgue os prximos itens. 29. Do princpio da supremacia do interesse pblico decorre a posio jurdica de preponderncia do interesse da administrao pblica.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

65

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO -------------------------------------------------------------------------------------------------- o princpio da supremacia do interesse pblico que assegura Administrao Pblica uma posio de superioridade nas relaes jurdicas mantidas com particulares, estabelecendo, assim, uma relao de verticalidade. Isso permite que as decises administrativas sejam impostas aos administrados independentemente da respectiva concordncia ou aquiescncia, por exemplo. Assertiva correta. (CESPEAnalista de Infraestrutura MPOG2012) Com base na legislao atinente investidura e ao exerccio da funo pblica e aos direitos e deveres dos funcionrios pblicos, julgue os itens que se seguem. 30. Dado o princpio da legtima confiana, incabvel a restituio ao errio dos valores recebidos de boa-f por servidor pblico em decorrncia de errnea ou inadequada interpretao da lei por parte da administrao pblica. No julgamento do Recurso em Mandado de Segurana n 18.780RS, que ocorreu em 12042012, o Superior Tribunal de Justia ratificou o entendimento de que incabvel a restituio ao errio dos valores recebidos de boa-f pelo servidor pblico em decorrncia de errnea ou inadequada interpretao da lei por parte da Administrao Pblica. Em virtude do princpio da legtima confiana, o servidor pblico, em regra, tem a justa expectativa de que so legais os valores pagos pela Administrao Pblica, porque jungida legalidade estrita. Assertiva correta.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

66

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------RELAO DE QUESTES COMENTADAS NA AULA

(Perito Mdico Previdencirio/INSS 2010/CESPE) Acerca do direito administrativo, julgue os itens a seguir. 01. Segundo a Escola Legalista, o direito administrativo pode ser conceituado como o conjunto de leis administrativas vigentes em determinado pas, em dado momento. 02. O sistema administrativo ampara-se, basicamente, nos princpios da supremacia do interesse pblico sobre o particular e da indisponibilidade do interesse pblico pela administrao. 03. A jurisprudncia no fonte de direito administrativo. (Oficial Tcnico de Inteligncia Direito/ABIN 2010/CESPE) Em relao ao regime jurdico dos servidores e empregados pblicos e Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), julgue o item abaixo. 04. De acordo com o princpio da legalidade e da impessoalidade, os empregos pblicos das empresas pblicas e sociedades de economia mista devem ser criados por lei, exigindo-se prvia aprovao em concurso pblico para o provimento inicial desses empregos. (Agente Tcnico de Inteligncia/ABIN 2010/CESPE) Julgue os itens subsequentes, acerca dos princpios, poderes e atos administrativos. 05. Se determinada unidade da Federao constituir grupo de trabalho para avaliar a situao funcional dos professores da rede pblica de ensino e esse grupo, contrariando a legislao de regncia, colocar, equivocadamente, inmeros servidores em padres superiores queles a que fariam jus, a administrao, to logo verifique a ilegalidade, deve, antes de desfazer o equvoco cometido, dar aos servidores indevidamente beneficiados a oportunidade do exerccio do direito ao contraditrio e ampla defesa. 06. O princpio da impessoalidade decorre, em ltima anlise, do princpio da isonomia e da supremacia do interesse pblico, no podendo, por exemplo, a administrao pblica conceder privilgios injustificados em concursos pblicos e licitaes nem utilizar publicidade oficial para veicular promoo pessoal. (Analista Administrativo/ANEEL 2010/CESPE) No que se refere aos poderes administrativos e aos princpios que regem a administrao pblica, julgue o item subsequente.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

67

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------07. O princpio da moralidade administrativa tem existncia autnoma no ordenamento jurdico nacional e deve ser observado no somente pelo administrador pblico, como tambm pelo particular que se relaciona com a administrao pblica. (Tcnico Administrativo/ANEEL 2010/CESPE) No que se refere aos poderes administrativos e aos princpios que regem a administrao pblica, julgue o item subsequente. 08. De acordo com o princpio da legalidade, a administrao pblica somente pode fazer o que a lei lhe permite. (Advogado/DETRAN ES 2010/CESPE) Acerca dos princpios e poderes que regem a administrao pblica, julgue o item subsecutivo. 09. Em ateno ao princpio da publicidade, os contratos celebrados pela administrao devem ser publicados em veculo oficial de divulgao; na esfera federal, a publicao deve ser no Dirio Oficial da Unio; nos estados, no Distrito Federal e nos municpios, no veculo que for definido nas respectivas leis. (Analista Tcnico Administrativo/DPU 2010/CESPE) A respeito dos princpios e normas que regem a administrao pblica brasileira, julgue o item seguinte. 10. O princpio da publicidade se verifica sob o aspecto da divulgao externa dos atos da administrao, no propiciando o conhecimento da conduta interna dos agentes pblicos. (Analista em C&T Junior Direito/INCA 2010/CESPE) No que se refere aos princpios do direito administrativo, julgue o item abaixo. 11. A aplicao do princpio da proporcionalidade na administrao pblica envolve a anlise do mrito administrativo (convenincia e oportunidade). Diante disso, o Poder Judicirio no pode se valer do referido princpio para fundamentar uma deciso que analise a legitimidade do ato administrativo. (Assistente em C&T/INCA 2010/CESPE) Acerca das normas constitucionais sobre administrao pblica, julgue o item subsequente. 12. Embora o princpio da isonomia no conste expressamente do rol dos princpios da administrao pblica insertos na Constituio Federal (CF), esse princpio deve ser observado no trato da coisa pblica, especialmente nos procedimentos licitatrios.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

68

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------(Oficial Administrao/PMDF 2010/CESPE) No que concerne aos princpios, aos poderes e organizao da administrao pblica, julgue o item seguinte. 13. A CF veda expressamente que a publicidade dos atos governamentais caracterize promoo pessoal de autoridades ou de servidores pblicos. (Auditor Federal de Controle Externo/TCU 2010/CESPE) A respeito dos princpios constitucionais aplicados ao direito administrativo, julgue os itens que se seguem. Nas situaes em que for empregada, considere que a sigla CF se refere Constituio Federal de 1988. 14. Os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade esto expressos no texto da CF. 15. A CF confere aos particulares o poder de exigir, por meio da ao popular, que a administrao pblica respeite o princpio da moralidade. 16. O princpio da autotutela possibilita administrao pblica anular os prprios atos, quando possurem vcios que os tornem ilegais, ou revog-los por convenincia ou oportunidade, desde que sejam respeitados os direitos adquiridos e seja garantida a apreciao judicial. (Analista Judicirio rea administrativa/TRE BA 2010/CESPE) Com relao organizao administrativa em sentido amplo, julgue o item subsequente. 17. Como exemplo da incidncia do princpio da inafastabilidade do controle jurisdicional sobre os atos administrativos no ordenamento jurdico brasileiro, correto citar a vigncia do sistema do contencioso administrativo ou sistema francs. (Analista Judicirio rea administrativa/TRE MT 2010/CESPE adaptada) Acerca dos princpios constitucionais, julgue os itens seguintes. 18. A atuao administrativa dos integrantes do setor pblico deve ser pautada pela existncia de uma permisso legal. Assim sendo, o princpio explicitado na CF hierarquicamente definido como mais importante o da legalidade, pois um princpio norteador das aes pblicas. 19. Entendendo que Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza (CF, art. 5, caput), determinado rgo pblico, responsvel pela fiscalizao de tributos, estar adequadamente respaldado pelo princpio da impessoalidade ao instituir fila nica aos
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

69

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------atendimentos comunidade, no dando diferenciao de atendimento aos cadeirantes, gestantes, idosos etc. 20. Se determinado ato administrativo for analisado e categorizado como ilegal e imoral, haver redundncia nessa categorizao, pois, de acordo com os princpios constitucionais, todo ato imoral necessariamente um ato ilegal, sujeito ao controle do Poder Judicirio. 21. A publicidade dos atos administrativos requisito de sua eficcia, sua forma e sua moralidade, propiciando ao gestor pblico a transparncia em suas atuaes e possibilitando aos administrados a defesa de seus direitos. 22. O princpio da finalidade, explicitado no art. 37 da CF, define que, se o gestor pblico praticar atos fora dos fins expressa ou implicitamente contidos na regra de competncia, praticar desvio de finalidade. E se tal ato atentar contra os princpios da administrao pblica ao visar fim proibido em lei ou demais normas, constituir ato de improbidade administrativa. (Tcnico Judicirio/TRT 21 Regio 2010/CESPE) Acerca do direito administrativo, julgue o item seguinte. 23. O princpio da continuidade dos servios pblicos pode ser relativizado na hiptese de falta de pagamento do servio de gua pelo particular, uma vez que o STF possui jurisprudncia afirmando que a sua remunerao caracteriza-se como preo pblico ou tarifa, sem natureza tributria, razo pela qual o servio seria suscetvel de suspenso por falta de pagamento. (Analista Processual/MPU 2010/CESPE) A administrao pblica, regulamentada no texto constitucional, possui princpios e caractersticas que lhe conferem organizao e funcionamento peculiares. A respeito desse assunto, julgue o prximo item. 24. Como consequncia do princpio da presuno de legalidade, as decises administrativas so de execuo imediata, at mesmo aquelas com possibilidade de gerar obrigaes para o particular.

(CESPEAuditor de Controle Externo TCE ES2012) A respeito de rgo pblico, agente de fato e princpios da administrao pblica, julgue os itens que se seguem. 25. Segundo o princpio da indisponibilidade, o agente pblico no dispe livremente dos bens e do interesse pblico, devendo geri-los da forma que melhor atenda coletividade.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

70

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------(CESPETcnico Administrativo ANATEL2012) Julgue o item que se segue, relativo aos princpios e poderes da administrao pblica. 26. O princpio da segurana jurdica resguarda a estabilidade das relaes no mbito da administrao; um de seus reflexos a vedao aplicao retroativa de nova interpretao de norma em processo administrativo. (CESPETcnico Administrativo IBAMA2012) No que concerne administrao pblica, julgue os itens a seguir. 27. De acordo com a CF, a medida provisria, o estado de defesa e o estado de stio constituem exceo ao princpio da legalidade na administrao pblica. (CESPEAnalista Judicirio TRE RJ2012) Julgue os itens que se seguem, relativos ao direito administrativo. 28. No mbito da administrao pblica, a correlao entre meios e fins uma expresso cujos sentido e alcance costumam ser diretamente associados ao princpio da eficincia. (CESPEAdministrador TJ RR2012) Acerca dos princpios da impessoalidade e da supremacia do interesse pblico, julgue os prximos itens. 29. Do princpio da supremacia do interesse pblico decorre a posio jurdica de preponderncia do interesse da administrao pblica. (CESPEAnalista de Infraestrutura MPOG2012) Com base na legislao atinente investidura e ao exerccio da funo pblica e aos direitos e deveres dos funcionrios pblicos, julgue os itens que se seguem. 30. Dado o princpio da legtima confiana, incabvel a restituio ao errio dos valores recebidos de boa-f por servidor pblico em decorrncia de errnea ou inadequada interpretao da lei por parte da administrao pblica.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

71

CURSO PREPARATRIO AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/M.T.E. PROF. FABIANO PEREIRA DIREITO ADMINISTRATIVO --------------------------------------------------------------------------------------------------GABARITO 01.C 09.C 17.E 25.C 02.C 10.E 18.E 26.C 03.E 11.E 19.E 27.C 04.E 12.C 20.X 28.E 05.C 13.C 21.E 29.C 06.C 14.E 22.E 30.C 07.C 15.X 23.C 08.C 16.C 24.C

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

72

You might also like