You are on page 1of 96

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

Aula 02
Ol, pessoal! Esta a Aula 02 do curso de Administrao Pblica para AFT. Nela, veremos os seguintes itens:
Aula 02 07/03: 6. Governabilidade, governana e accountability. 7. Governo eletrnico e transparncia.

Boa Aula!

Sumrio
1. GOVERNABILIDADE E GOVERNANA .................................................................... 2 1.1. 1.2. 1.3. 2. CRISE DE GOVERNABILIDADE . ................................................................................. 4 CONFUSES ENTRE OS CONCEITOS. ........................................................................... 8 NOVA GOVERNANA PBLICA . ............................................................................... 10

ACCOUNTABILITY .............................................................................................. 18 2.1. 2.2. 2.3. DIVERGNCIAS EM RELAO AO CONCEITO . ............................................................... 24 CLASSIFICAO . ............................................................................................... 25 TRANSPARNCIA . .............................................................................................. 28

3.

GOVERNO ELETRNICO ..................................................................................... 36 3.1. GOVERNO ELETRNICO NO BRASIL . ........................................................................ 37

4. 5.

PONTOS IMPORTANTES DA AULA ....................................................................... 44 QUESTES COMENTADAS ................................................................................... 45 5.1. 5.2. LISTA DAS QUESTES . ....................................................................................... 83 GABARITO . ..................................................................................................... 95

6.

LEITURA SUGERIDA ........................................................................................... 95

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

1. Governabilidade e Governana
O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado fala em Reforma do Aparelho do Estado ao invs de Reforma do Estado no sem motivo. A maior parte dos autores associa a reforma do Estado busca de maior governabilidade e a reforma do aparelho do Estado busca de maior governana. Segundo o prprio PDRAE:
O governo brasileiro no carece de governabilidade, ou seja, de poder para governar, dada sua legitimidade democrtica e o apoio com que conta na sociedade civil. Enfrenta, entretanto, um problema de governana, na medida em que sua capacidade de implementar as polticas pblicas limitada pela rigidez e ineficincia da mquina administrativa.

Portanto, no havia um problema de governabilidade, mas sim de governana. A principal diferena entre os dois conceitos reside na dimenso que eles abordam: a governabilidade se refere a uma dimenso poltica; a governana a uma dimenso de gesto.
A capacidade poltica de governar ou governabilidade deriva da relao de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade, enquanto que governana a capacidade financeira e administrativa em sentido amplo de uma organizao de implementar suas polticas.

Podemos dizer que a governabilidade est associada s condies de exerccio do poder e de legitimidade do Estado e do seu governo derivadas da sua postura diante da sociedade civil e do mercado. J a governana pode ser entendida capacidade que um determinado governo tem para formular e implementar as suas polticas, capacidade esta que pode ser dividida em financeira, gerencial e tcnica. O termo legitimidade muito importante no conceito de governabilidade. Um governo s consegue governar caso as pessoas aceitem sua ordens, aceitem suas leis, somente se ele tiver legitimidade. Vamos ver um pouco melhor esse
Um atributo do Estado, que consiste na presena, em uma parcela significativa da populao, de um grau de consenso capaz de assegurar a obedincia sem a necessidade de recorrer ao uso da fora, a no ser em casos espordicos.

Normalmente, quando as questes falarem em legitimidade, devemos associar com governabilidade. Porm, daqui a pouco eu vou mostrar que preciso ter um pouco de cuidado, pois os conceitos esto passando por reformulaes. Voltando para os conceitos, a governabilidade trabalha na dimenso poltica. Um exemplo em nosso pas o presidencialismo de coalizo. Como nosso sis-

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS tema partidrio muito fragmentado, nenhum partido sozinho consegue formar maioria. Por conseguinte, para conseguir aprovar suas leis no Congresso, o Executivo precisa fazer acordos com outros partidos, trazendo eles para a chamada base aliada, formando as ditas coalizes. Assim, o fisiologismo como meio de negociao de cargos um instrumento de governabilidade, na medida em que busca aumentar o apoio do governo. Um conceito bastante cobrado de Eli Diniz, para quem a governabilidade refere-se s condies sistmicas de exerccio do poder por parte do Estado em uma determinada sociedade. Seria uma somatria dos instrumentos institucionais, recursos financeiros e meios polticos de execuo das metas definidas. A autora aponta as principais caractersticas da governabilidade:
Caractersticas da Governabilidade A forma de governo, ou seja, se o sistema parlamentarista (com todas as suas variantes), presidencialista ou misto, como no caso brasileiro; A relao Executivo-Legislativo: se esta for mais assimtrica para um ou para outro podem surgir dificuldades de coordenao poltica e institucional, vitais para a governabilidade plena; A composio, formao e dinmica do sistema partidrio (com poucos ou muitos partidos), o que pode dificultar a relao Executivo-Legislativo e Estado-sociedade; O sistema de intermediao de interesses vigente na sociedade (corporativista, institucional pluralista, dispersos, ONGs etc.); e Todo o conjunto das relaes Estado-sociedade, ou seja, as relaes dos movimentos organizados, associaes e da cidadania com o Estado no sentido de ampliar a sua participao no processo de formulao/implementao de polticas das quais sejam beneficirios.

A autora fala em formas de governo, mas o correto sistemas de governo, j que ela est falando do presidencialismo e do parlamentarismo. Portanto, estaria na esfera da governabilidade a relao do Executivo com o Legislativo e tambm com a sociedade. A forma como o Estado busca o apoio dos cidados se insere na governabilidade. Segundo Vincius de Carvalho, a fonte da governabilidade so os cidados e a cidadania organizada, a partir deles (e da sua capacidade de articulao em partidos, associaes e demais instituies representativas) que surgem e se desenvolvem as condies necessrias para a governabilidade. J a governan-

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS a tem como origem os agentes pblicos ou servidores do Estado, que possibilitam a formulao/implementao correta das polticas pblicas e representam a face deste diante da sociedade civil e do mercado, no setor de prestao de servios diretos ao pblico. As definies de governabilidade e governana do Vinicius de Carvalho tambm so muito cobradas em provas, vale pena dar uma olhada.
Em uma definio genrica, podemos dizer que a governabilidade refere-se s prprias condies substantivas/materiais de exerccio do poder e de legitimidade do Estado e do seu governo derivadas da sua postura diante da sociedade civil e do mercado (em um regime democrtico, claro). Pode ser concebida como a autoridade poltica do Estado em si, entendida como a capacidade que este tem para agregar os mltiplos interesses dispersos pela sociedade e apresentar-lhes um objetivo comum para os curto, mdio e longo prazos. J a governana pode ser entendida como a outra face de um mesmo processo, ou seja, como os aspectos adjetivos/instrumentais da governabilidade. Em geral, entende-se a governana como a capacidade que um determinado governo tem para formular e implementar as suas polticas. Esta capacidade pode ser decomposta analiticamente em financeira, gerencial e tcnica, todas importantes para a consecuo das metas coletivas definidas que compem o programa de um determinado governo, legitimado pelas urnas.

Outra definio importante de governana a do Banco Mundial, segundo o qual governana :


O exerccio da autoridade, controle, administrao, poder de governo. a maneira pela qual o poder exercido na administrao dos recursos sociais e econmicos de um pas visando o desenvolvimento, implicando a capacidade dos governos de planejar, formular e implementar polticas e cumprir funes.

Eles falam em poder, algo que nos remeteria a governabilidade, mas o poder no gerenciamento dos recursos sociais e econmicos, por isso est relacionado governana.

1.1. Crise de Governabilidade


A crise do Estado de Bem-Estar estaria associada a uma crise de governabilidade. A sociedade estava cada vez mais insatisfeita com a gesto pblica, tanto que surgiram as revoltas dos contribuintes, ou taxpayers, agravando ainda mais a crise fiscal do Estado.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS O diagnstico contemporneo sobre governabilidade ou crise do Estado, no contexto da globalizao, tem como argumento central a crise fiscal nos centros do capitalismo avanado. As duas crises do petrleo na dcada de 1970 dificultaram o acesso dos Estados aos financiamentos internacionais, fazendo com que ficasse invivel cumprir todas as promessas do Estado de Bem-Estar. No entanto, a crise de governabilidade no fruto somente da crise fiscal. Veremos agora como alguns autores classificam as causas da crise de governabilidade. Segundo Norberto Bobbio, o termo mais usado entre governabilidade e nogovernabilidade o ltimo. Segundo o autor, esta palavra, carregada de implicaes pessimistas (crise de governabilidade) e, frequentemente conservadoras, presta-se a muitas interpretaes. De um lado se encontram aqueles que atribuem a crise de governabilidade incapacidade dos governantes; de outro, aqueles que atribuem a no-governabilidade s exigncias excessivas dos cidados. Em linhas gerais, as duas verses apresentam vrios pontos de contato; porm, quando estritamente distintas, podem chegar, frequentemente, at a atos de acusao (contra governantes ou alguns grupos sociais, quase sempre os sindicatos), ou a posies ideolgicas (obedincia dos cidados ou superao do capitalismo). Segundo Bobbio:
A fraqueza substancial destes posicionamentos consiste na falta de ajuste, a nvel analtico, dos dois componentes fundamentais, capacidade e recursos, em sentido lato, dos Governos e dos governantes, e solicitaes, apoio e recursos dos cidados e dos grupos sociais. A governabilidade e a nogovernabilidade no so, portanto, fenmenos completos, mas processos em curso, relaes complexas entre componentes de um sistema poltico.

Bobbio divide as teorias a no-governabilidade nas seguintes hipteses: 1. A no-governabilidade o produto de uma sobrecarga de problemas aos quais o Estado responde com a expanso de seus servios e da sua interveno, at o momento em que, inevitavelmente, surge uma crise fiscal. No-governabilidade, portanto, igual crise fiscal do Estado. 2. A no-governabilidade no somente, nem principalmente, um problema de acumulao, de distribuio e de redistribuio de recursos, bens e servios aos cidados, mas , de preferncia, um problema de natureza poltica: autonomia, complexidade, coeso e legitimidade das instituies. A governabilidade depende do relacionamento entre a autoridade e suas instituies de Governo e da fora das suas instituies de oposio.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 3. A no-governabilidade o produto c onjunto de uma crise de gesto administrativa do sistema e de uma crise de apoio poltico dos cidados s autoridades e aos governos. Na sua verso mais complexa, a nogovernabilidade a soma de uma crise de input (entradas, insumos) e de uma crise de output (sadas, produtos). Nas crises de output, o sistema administrativo no consegue compatibilizar, nem agilizar, os imperativos de controle que lhe chegam do sistema econmico. As crises de input tm a forma das crises de legitimao: o sistema legitimador no consegue preservar o nvel necessrio de lealdade da massa, impulsionando assim os imperativos de controle do sistema econmico que ele assumiu. A sobrecarga de demanda, primeira hiptese, ir resultar em um problema econmico, a crise fiscal. As consequncias da sobrecarga podem ser de vrios tipos. Em primeiro lugar elas podem incidir sobre a eficcia do governo, ou seja, sobre a sua capacidade de conseguir os objetivos prometidos, assim como de ser fiel aos seus compromissos. Em segundo lugar, influem no consenso dos cidados, isto , sua disposio de obedecer espontaneamente s leis e as diretrizes do governo. Aqueles que sustentam esta primeira hiptese acabam sempre caindo nas receitas de cunho neoliberalista. O Estado de Bem-Estar entrou em crise porque prometia inmeros servios, mas no tinha capacidade de financiamento. O ponto central da segunda hiptese que uma democracia torna-se tanto mais forte quanto mais organizada, sendo que o crescimento da participao poltica deve ser acompanhado pela institucionalizao (isto , pela legitimao e aceitao) dos processos e das organizaes polticas. Quando, porm, diminui a autoridade poltica, temos a no-governabilidade do sistema. O aumento da interveno do governo a partir da segunda metade do sculo XX ocorreu simultaneamente a uma perda de sua autoridade, principalmente na dcada de 1960. As causas desse fenmeno devem ser buscadas nas transformaes culturais de grande porte, que culminaram na dcada de 60 em sociedades altamente escolarizadas, expostas aos meios de comunicao de massa e inclinadas a uma participao reivindicatria, e que desafiaram as autoridades em todas as instituies e em todos os setores, da famlia escola, da fbrica burocracia. As solues propostas por esta corrente foram conservadoras, no sentido de diminuir o processo de democratizao. Ocorreram as revoltas dos taxpayers justamente porque as pessoas estavam mais escolarizadas e no queriam pagar por algo que no viam retorno.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A terceira hiptese se baseia na tese de Habermas e compartilha de alguns dos pressupostos sobre os quais se fundam as outras teses. De um modo particular, aceita a premissa da expanso do papel do Estado e do crescimento da sua interveno na esfera da economia e evidencia as caractersticas polticas da crise, consequncia da mudana de relao entre valores e estruturas na rea da participao, das preferncias e das expectativas polticas. Segundo o autor, o capitalismo sofre periodicamente crises de acumulao econmica. Esta crise econmica desencadeadora de outras. Para reagir a essas crises econmicas, o Estado assume algumas tarefas de apoio ao processo de acumulao tarefas essas que tenta dissimular uma vez que no so compatveis com a procura de consentimento ou lealdade das massas, por isso gera uma crise de legitimao. Ocorre a crise de racionalidade porque h uma incapacidade do sistema administrativo em dar conta, com sucesso, dos imperativos do sistema econmico. E h uma crise de motivao porque os seus sujeitos descrentes das possibilidades democrticas se frustram em seus desejos mais profundos. Habermas no apresenta solues especficas para o problema da crise de governabilidade, mas afirma que na medida em que os recursos econmicos no so suficientes para alimentar plenamente as vtimas do crescimento do capitalismo, surge o dilema de imunizar o Estado contra estas pretenses ou de paralisar o processo de crescimento. Vamos ver agora outro autor. Ao tratar da crise de governabilidade Samuel Huntington, em A Crise da Democracia, identifica um conjunto de quatro fatores fundamentais que estariam interferindo nos governos e gerando crise de governabilidade: Eroso da autoridade dada a vitalidade da democracia (excesso de democracia). Dessa perspectiva eles consideram que o Estado de BemEstar difundiu uma ideologia igualitria que, ao no poder cumpri-la, acaba por deslegitimar a autoridade pblica. A rigor trata-se agora de sustentar a incompatibilidade entre o keynesianismo e a democracia. Sobrecarga do governo. Esta tese considera que a disponibilidade do Estado intervir nas relaes sociais provoca um enorme aumento das demandas dirigidas s instituies polticas, determinando uma paralisia dos governos por sobrecarga de demandas. A satisfao dessas demandas gera tendncias inflacionrias da economia. Intensificao da competio poltica, gerando desagregao de interesses. Segundo essa tese a competio entre organizaes polticas leva incapacidade de selecionar e agregar interesses, causando a
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 7

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS incapacidade das instituies quanto absoro de demandas fragmentrias. O peso assumido pela administrao na mediao dos conflitos provoca uma burocratizao da vida pblica que, por sua vez, gera a dissoluo do consenso. O provincianismo nacionalista na poltica exterior, devido a presses exercidas pelas sociedades a respeito de suas necessidades interiores. No centro deste diagnstico da governabilidade das sociedades contemporneas encontra-se uma tese economicista, que localiza o fator central da crise em fatores econmicos associados base inflacionria e ao desempenho dos fatores fiscais. As recomendaes para este problema, no receiturio neoliberal, envolvem medidas de reforma institucional e poltica, que implica: Reduo das atividades do governo: as teses do Estado mnimo, que implica na reforma institucional do Estado, procedendo a uma desconcentrao do Estado, atravs da descentralizao das polticas sociais para as instncias sub-nacionais dos municpios e repasse das responsabilidades pblicas ao setor privado; Aumento de recursos e entradas disposio dos Estados, o que tem significado um investimento e capacitao do setor tributrio do governo, cuja eficincia tem funo estratgica, no novo desenho do Estado; Reduo das expectativas dos grupos sociais, atravs de uma reduo e desconcentrao do Estado de Bem Estar Social, reforma da Previdncia e flexibilizao dos Direitos sociais; aliados a uma absurda poltica de contrao de empregos.

1.2. Confuses entre os conceitos


At agora estvamos vendo que a governabilidade se refere mais a um aspecto poltico, enquanto a governana se situa na dimenso da gesto. Porm, essa distino no muito clara, no existe um ponto exato que separa os dois conceitos, mas sim uma rea nebulosa em que eles se confundem. Como vimos na definio do Vincius de Carvalho, a governana corresponde aos aspectos adjetivos/instrumentais da governabilidade, ou seja, um instrumento para que o governo consiga governar. Assim, uma boa governana aumenta a governabilidade, ou seja, h uma relao estreita entre os dois conceitos. Uma m governana tambm pode diminuir a governabilidade.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Foi o que aconteceu na crise do modelo burocrtico e do Estado de Bem-Estar. O modelo burocrtico tinha uma m governana porque no administrava os recursos pblicos adequadamente, no tinha capacidade para formular e implementar as suas polticas. Essa m governana foi gerando a insatisfao na sociedade, tanto que ocorreram as revoltas dos taxpayers, ou revolta dos contribuintes, em que as pessoas no queriam pagar mais impostos j que no viam os resultados. O Estado perdeu legitimidade, ou seja, perdeu governabilidade. H uma rea em que os dois conceitos se confundem e h divergncia entre os autores. Por exemplo, vamos rever os conceitos do Bresser Pereira, da Eli Diniz e do Vincius de Carvalho:
A capacidade poltica de governar ou governabilidade deriva da relao de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade, enquanto que governana a capacidade financeira e administrativa em sentido amplo de uma organizao de implementar suas polticas. A governabilidade refere-se s condies sistmicas de exerccio do poder por parte do Estado em uma determinada sociedade. Seria uma somatria dos instrumentos institucionais, recursos financeiros e meios polticos de execuo das metas definidas. Em geral, entende-se a governana como a capacidade que um determinado governo tem para formular e implementar as suas polticas. Esta capacidade pode ser decomposta analiticamente em financeira, gerencial e tcnica, todas importantes para a consecuo das metas coletivas definidas que compem o programa de um determinado governo, legitimado pelas urnas.

Podemos ver que Bresser e Carvalho colocam a capacidade financeira no conceito de governana, enquanto Eli Diniz associa os recursos financeiros com o conceito de governabilidade. Eu daria preferncia pelos dois autores, pois a maior parte dos conceitos coloca capacidade financeira em governana. Porm, o conceito da Eli Diniz j foi usado vrias e vrias vezes pela ESAF, por isso tem que ficar de olho. Outra confuso entre os conceitos refere-se legitimidade. Vimos que ela est associada com a governabilidade, mas o conceito de governana vem passando por reformulaes. Segundo Bresser Pereira:
No conceito de governana pode-se incluir, como o faz Reis (1994), a capacidade de agregar os diversos interesses, estabelecendo-se, assim, mais uma ponte entre governana e governabilidade. Uma boa governana, conforme observou Fritschtak (1994) aumenta a legitimidade do governo e, portanto, a governabilidade do pas.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Vimos acima a definio de Vincius de Carvalho, que afirma que a governabilidade pode ser entendida
como a capacidade que este tem para agregar os mltiplos interesses dispersos pela sociedade e apresentar-lhes um objetivo comum para os curto, mdio e longo prazos.

E ento: a capacidade de agregar interesses governana ou governabilidade? gesto ou poltica? preciso saber que os conceitos em cincias sociais so reformulados ao longo do tempo, no so verdades estanques, apesar de os concursos cobrarem como se fossem. Assim, o conceito de governana vem passando por uma transformao, deixando de se restringir aos aspectos gerenciais e administrativos do Estado, para abranger aspectos ligados cooperao entre os diversos atores e a capacidade destes em trabalharem juntos. Vamos ver agora a evoluo do conceito de governana.

1.3. Nova Governana Pblica


O termo Governana no recente. A literatura tem apontado trs usos na literatura: governana corporativa, a boa governana e a governana pblica. 1) A governana corporativa est preocupada com os sistemas internos e processos que proveem direo e accountability para as organizaes. Vamos ver duas definies de governana corporativa:
Conjunto de prticas pelas quais o conselho de administrao garante o controle dos atos dos gestores em face do interesse dos acionistas. Governana Corporativa so as prticas e os relacionamentos entre os Acionistas/Cotistas, Conselho de Administrao, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal, com a finalidade de otimizar o desempenho da empresa e facilitar o acesso ao capital.

A governana corporativa em muitos casos parece estar mais prxima da accountability do que da governana pblica. Ela aborda aspectos de transparncia da administrao das empresas (prestao de contas), mecanismos que faam com que os administradores sigam os interesses dos acionistas (responsividade) e instrumentos de responsabilizao dos administradores. O termo usado no mesmo sentido na chamada Governana de Tecnologia da Informao. Neste caso, a governana definida como:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

10

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


Modelo que define direitos e responsabilidades pelas decises que encorajam comportamentos desejveis no uso de TI. Processo pelo qual decises so tomadas sobre os investimentos em TI, o que envolve: como as decises so tomadas, quem toma as decises, quem responsabilizado e como os resultados so medidos e monitorados.

2) A boa governana est preocupada com o estabelecimento de modelos normativos de carter social, poltico e administrativo por instituies como o Banco Mundial. Ou seja, tais instituies procuram dizer para os pases em desenvolvimento como eles deveriam organizar e promover suas polticas. O Banco Mundial define governana como:
O exerccio da autoridade, controle, administrao, poder de governo. a maneira pela qual o poder exercido na administrao dos recursos sociais e econmicos de um pas visando o desenvolvimento, implicando a capacidade dos governos de planejar, formular e implementar polticas e cumprir funes.

3) J a governana pblica busca analisar como diferentes atores interagem na formulao e implementao de polticas pblicas, como que o Estado, o mercado e o terceiro setor atuam de forma coordenada, formando as chamadas redes de polticas pblicas. Dentro da disciplina de Administrao Pblica, a governana normalmente cobrada nesses dois ltimos sentidos, e muita confuso acaba sendo feita em torno deles. Vamos ver um pouco disso agora. O termo governana foi introduzido no debate pblico internacional pelo Banco Mundial, como uma forma de aprofundar o conhecimento das condies que garantem um Estado eficiente. Essa preocupao alterou o foco das implicaes estritamente econmicas da ao do Estado para contemplar outros aspectos como as dimenses sociais e polticas da gesto pblica. A capacidade governativa no seria mais avaliada apenas em termos dos resultados das polticas governamentais, mas na forma como o governo exerce seu poder, implicando na capacidade do governo para desenhar, formular e implementar polticas e atribuir funes. Apesar de no incio a reforma gerencial surgir muito prxima do neoliberalismo, ao longo do tempo ela se distancia dele. errado dizer que o gerencialismo defende um Estado Mnimo. O crescimento econmico, que segundo o neoliberalismo, seriam uma tendncia natural, no veio. As sociedades estavam insatisfeitas com as perdas em
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 11

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS termos de polticas sociais, que resultou numa perda de bem-estar, ao mesmo tempo em que aumentava o desemprego, a criminalidade. Na dcada de 1990 novos grupos polticos assumem o poder, dando novos rumos para as mudanas no papel do Estado. O neoliberalismo foi aplicado pelo governo do Partido Conservador de Margareth Thatcher e pelo governo do Partido Republicano de Ronald Reagan. Em 1993 assume o presidente democrata Bill Clinton nos EUA e em 1997 o partido trabalhista de Tony Blair assume o governo na Inglaterra. Bill Clinton e Tony Blair iro formar, juntamente com Fernando Henrique Cardoso e outros lderes de Estado, a chamada Terceira Via. Podemos coloc-los como um movimento de centro. Em linhas gerais, o grupo da Terceira Via procurava manter a disciplina econmica obtida com as reformas estruturais e democratizar a globalizao, conjugando os benefcios do mercado com um estilo de governo mais focado nas questes sociais, que passaram a ser demandadas no final da dcada de 1990. Segundo Ana Paula Paes de Paula (2005):
Verificamos assim que os governos de orientao social-liberal adotaram uma posio mais conformista, pois se renderam s reformas neoliberais realizadas e tentaram se adequar a elas, incluindo questes sociais.

Na viso do grupo, trata-se de rejeitar no apenas o estatismo burocrtico da velha esquerda, mas tambm os postulados neoliberais do "Estado mnimo". Busca-se, com a governana progressiva, redesenhar a administrao pblica para livr-la de distores seculares, para torn-la mais transparente e, portanto, mais forte e mais capaz de implementar polticas pblicas. Buscam-se os ideais clssicos da solidariedade e coeso social, aplicados segundo as exigncias de hoje, o que requer um novo Estado capaz de assegurar o bem-estar a todos. Eles buscam aplicar uma poltica econmica conservadora e de uma poltica social progressista. Analisando essa mudana na conduo das reformas, Humberto Falco Martins e Caio Marini dividem as reformas em duas geraes:
As reformas de primeira gerao (anos 80 e 90) tinham uma orientao essencialmente econmica e fiscal. A crise do Estado era um elemento central das reformas de primeira gerao. A marca distinta das reformas de segunda gerao no incio do sculo XXI a promoo do desenvolvimento. Acredita-se que os imensos desafios sociais em escala global, manifestos pela crescente desigualdade e pobreza,

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

12

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


no podem ser vencidos pela simples ao dos mercados, mas por meio do fortalecimento de instituies tais como Estado, o mercado e o terceiro setor. Por um lado, a forte correlao entre instituies e desenvolvimento tem sido empiricamente comprovada em diversos estudos recentes, sugerindo que a consolidao institucional o fator primordial de desenvolvimento.

Portanto, a segunda gerao est voltada para o pluralismo institucional, a governana em rede, a atuao conjunta de Estado, mercado e terceiro setor como forma de impulsionar o desenvolvimento. nesse momento que o termo governana passa a ganhar novas interpretaes. Ao invs de ser visto como uma capacidade gerencial e financeira de implementar polticas pblicas, ele passa a ser visto como uma capacidade de diferente atores agirem de forma coordenada na busca de objetivos comuns, a capacidade do Estado, do mercado e do terceiro setor atuarem juntos na implementao das polticas pblicas. A prpria Terceira Via altera seu nome para Governana Progressista. Segundo Ana Paula Paes de Paula:
A administrao pblica progressista tambm vem abrangendo o termo governana, que bastante impreciso e abriga vrios significados, mas est sendo frequentemente utilizado no mbito da nova administrao pblica e do Banco Mundial para designar a administrao eficiente dos negcios pblicos. Alguns autores tentam propor um conceito mais abrangente de governana, que interpreta o Estado como um sistema poltico mediado por redes auto-organizadoras, cujos resultados so produto da interao do governo local, do setor privado e do setor voluntrio.

Nesta nova viso, ao abandonar funes empresariais, relacionadas produo de bens e servios, o Estado estaria se capacitando para ter uma atuao mais seletiva e, portanto, mais eficaz. O novo papel regulatrio do Estado faz parte do resultado de um programa de reformas que, a despeito de ser orientado para o mercado, objetiva a recuperao da capacidade de interveno estatal. Surge dentro dessa lgica a ideia de Estado Regulador. A aplicao prtica da teoria resultou numa srie de medidas com o objetivo de retirar do Estado o papel de produtor, de executor. Ao se retirar da produo e prestao de servios, ao Estado caberia proteger, de forma institucionalizada, investidores e consumidores. Investidores desejam um sistema regulatrio estvel e previsvel para que o processo de acumulao de capital da companhia possa se materializar; consumidores desejam ser protegidos da prtica de preos abusivos, em setores onde existem monoplios naturais. Para o governo, estabelecer e definir mecanismos de reviso e controle do preo justo dos servios monopolistas a grande questo.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 13

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS O New Public Management passou a ser cada vez mais contestado. Segundo Stephen Osborne, o NPM constituiu, na realidade, um estgio de transio entre a administrao pblica tradicional e aquilo que ele chama de Nova Governana Pblica. Aqui temos um ponto polmico que foi objeto de questo da ESAF no ltimo concurso da CGU e que ainda est no gabarito preliminar.

1. (ESAF/CGU/2012) Sobre redes de polticas pblicas, no correto afirmar que surgem no mbito da reforma gerencial do Estado, quando se buscou implementar inovaes na administrao pblica que promovessem a eficcia e a eficincia das aes governamentais.

Essa questo foi dada como certa, ou seja, que as redes no teriam surgido nas reformas gerenciais. Mas esse um tema polmico. Segundo Snia Maria Fleury Teixeira, no texto O desafio da gesto das redes de polticas:
A proliferao de redes de gesto explicada por uma multiplicidade de fatores que incidem, simultaneamente, conformando uma nova realidade administrativa. A globalizao econmica alterou os processos produtivos e administrativos em direo maior flexibilizao, integrao e interdependncia. Por outro lado, as transformaes recentes no papel do estado e em suas relaes com a sociedade, impem novos modelos de gesto que comportem a interao de estruturas descentralizadas e modalidades inovadoras de parcerias entre entes estatais e organizaes empresariais ou sociais.

Como vocs podem ver, uma srie de fatores contribuiu para a formao de redes, entre eles o fato de o Estado ter se retirado da condio de nico implementador de polticas pblicas e ter transferido uma srie de atividades para o setor privado e o terceiro setor. Segundo Peter Bogason e Juliet A. Musso:
Este simpsio considera o carter democrtico das redes de governana. O conceito tem suas origens no crescimento e maior complexidade do Estado de Bem-Estar e na descentralizao, devoluo e reformas do New Public Management nos anos 1980 e 1990.

Podemos observar que os autores associam as redes de governana diretamente com as reformas gerenciais das dcadas de 1980 e 1990. Porm, outros autores abordam o tema das redes dentro de um modelo de gesto diferente do NPM. Vimos que falam em Nova Governana Pblica. Assim, na viso de alguns, as redes no teriam se originado nas reformas gerenciais, mas num

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

14

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS segundo momento, com a busca da atuao conjunta do Estado com a sociedade. Segundo Erik-Hans Klijn:
Pode-se dizer que, de certa forma, a narrativa da governana constitui uma alternativa narrativa do NPM. Esta narrativa, especialmente nas suas primeiras verses, focou fortemente nas mudanas organizacionais e institucionais dentro do setor pblico buscando a ampliao da eficincia e da efetividade por meio de medidas como terceirizao e o crescente uso de mecanismos do mercado nos servios pbicos. Na medida em que a narrativa da governana cresceu em popularidade nos ltimos 10 anos, no surpreendente que a teoria das redes tambm tenha crescido em popularidade.

A discusso mais recente do conceito de governana ultrapassa o marco operacional para incorporar questes relativas a padres de articulao e cooperao entre atores sociais e polticos e arranjos institucionais que coordenam e regulam transaes dentro e atravs das fronteiras do sistema econmico. Com a ampliao do conceito de governana fica cada vez mais imprecisa sua distino daquele de governabilidade. As teorias da governana esto se voltando cada vez mais para a anlise das redes de polticas pblicas, buscando analisar qual o papel do governo frente s mudanas que esto ocorrendo na prestao de servios pblicos. Segundo Lffer:
A governana pode ser entendida como uma nova gerao de reformas administrativas e de Estado, que tm como objeto a ao conjunta, levada a efeito de forma eficaz, transparente e compartilhada, pelo Estado, pelas empresas e pela sociedade civil, visando uma soluo inovadora dos problemas sociais e criando possibilidades e chances de um desenvolvimento futuro sustentvel para todos os participantes.

Milward e Provan utilizaram o conceito de Hollow State, ou Estado Esvaziado, para descrever este novo Estado em que ele transfere a execuo de servios para entidades sem fins lucrativos. Segundo os autores:
No uso comum, governo se refere s instituies formais do Estado Executivo, Legislativo e Judicirio e seu monoplio do uso legtimo do poder coercitivo. Governana um termo mais inclusivo, preocupado em criar as condies para uma ao coletiva ordenada, geralmente incluindo agentes do setor privado e no-lucrativo dentro do setor pblico. A essncia da governana seu foco nos mecanismos de governo acordos, contratos e garantias que no se baseiam somente na autoridade e sanes governamentais.

O conceito de governana deixa de estar restrito ao campo da gesto, para ganhar contornos polticos, tanto que Frederickson afirma que a definio implica que a governana inerentemente poltica, que envolve barganha e

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

15

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS compromisso entre atores com interesses diversos. E o conceito de legitimidade deixa de ser algo inerente apenas governabilidade. Para Edmilson Francisco de Oliveira:
Esse esforo terico mostrou que a principal diferena entre governabilidade e governana est na forma como a legitimidade das aes dos governos entendida. Enquanto no conceito de governabilidade a legitimidade vem da capacidade do governo de representar os interesses de suas prprias instituies. No conceito de governana, parte de sua legitimidade vem do processo, do entendimento de que, quando grupos especficos da populao quando participam da elaborao e implantao de uma poltica pblica, ela tem mais chances de ser bem sucedida em seus objetivos.

Podemos ver aqui que a legitimidade no mais associada apenas ao conceito de governabilidade, ela passa a integrar tambm o conceito de governana. Portanto, temos que tomar MUITO CUIDADO. Na governabilidade, a legitimidade est relacionada com a representao de interesses, se a sociedade percebe o governo como um legtimo intermedirio na disputa de interesses entre os diversos grupos da sociedade ou se ele visto como direcionado para determinado grupo. Na governana, a legitimidade est relacionada com a participao da sociedade nas decises, se as polticas so formadas e implementadas junto com a sociedade. As bancas de concursos normalmente no tratam desses nuances, elas ficam em torno de pontos que so mais consensuais e superficiais. Porm, algumas vezes elas passam a incorporar mudanas mais recentes nos conceitos, e a ESAF j fez isso uma vez com esse conceito de governana:

2. (ESAF/CGU/2008) Durante a crise do Estado dos anos 1980 e 1990, palavras e expresses foram forjadas para possibilitar o entendimento de suas diferentes dimenses e propiciar a busca de solues. Neste contexto, quando um governo est preocupado em legitimar decises e aes se diz que ele est buscando maior .......... Complete a frase com a opo correta. a) governabilidade. b) efetividade. c) governana. d) accountability. e) eficincia.

A questo fala em legitimidade, por isso a tendncia marcarmos governabilidade. S que ela fala em legitimidade das decises e aes, ou seja, abrange

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

16

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS um aspecto mais da gesto, no da poltica. Portanto, podemos perceber que eles estavam trazendo as tendncias mais recentes do conceito de governana. Tanto que a resposta da questo era a letra C. Todavia, como choveu recursos de pessoas que associaram a legitimidade com a governabilidade, a ESAF anulou a questo. Mas, vejam que ela no quis alterar o gabarito para a letra A, ou seja, ela voltou a trs, mas nem tanto. No concurso do TCDF, o CESPE deu como certa no gabarito preliminar a seguinte questo:

3. (CESPE/TCDF/2012) O fato de o governador de uma unidade federativa, incluso o DF, perder sua legitimidade democrtica lhe acarreta a perda da governana.

Porm, no gabarito definitivo eles anularam com a seguinte justificativa.


H divergncia na literatura em relao ao assunto tratado no item. Desse modo, opta-se por sua anulao.

Mais uma vez eles cobraram a legitimidade relacionada com a governana, mas no tiveram coragem de manter o gabarito. Vejam como eles apontam o fato de haver divergncia na literatura. A teoria da governana continua avanando, hoje j se fala em metagovernana, que seria a governana da governana. Tanto as reformas do NPM quanto as da Nova Governana Pblica resultaram numa reduo da interveno direta do Estado, privilegiando a participao da sociedade, seja por meio de privatizaes ou fomento ao terceiro setor. Porm, estas reformas, apesar de diversos benefcios que propiciaram em termos de eficincia e flexibilidade, tambm geraram uma srie de consequncias negativas. Segundo Guy Peters, ambos os estilos de reforma criaram problemas de incoerncia e enfraquecimento da coordenao no setor pblico e, alm disso, criaram extensos problemas de accountability. Diante de tais problemas, muitos pases estariam promovendo uma recentralizao do controle nos governos. Uma resposta que Peters e outros autores propem a Metagovernana, definida como a coordenao de diferentes formas de governana, a garantia de uma coerncia mnima entre elas, a organizao das condies para a governana. Vamos ver as principais caractersticas da governana e da governabilidade.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

17

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


Governabilidade Capacidade de governar, legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade; Condies sistmicas de exerccio do poder por parte do Estado em uma determinada sociedade. Somatria dos instrumentos institucionais, recursos financeiros e meios polticos de execuo das metas definidas; Est relacionada com: a forma de governo, a relao ExecutivoLegislativo, a composio, formao e dinmica do sistema partidrio, o sistema de intermediao de interesses, todo o conjunto das relaes Estado-sociedade; Condies substantivas/materiais de exerccio do poder e de legitimidade do Estado e do seu governo derivadas da sua postura diante da sociedade civil e do mercado. Autoridade poltica do Estado em si, entendida como a capacidade que este tem para agregar os mltiplos interesses dispersos pela sociedade e apresentar-lhes um objetivo comum para os curto, mdio e longo prazos. Sua fonte so os cidados e a sociedade civil; Governana Capacidade financeira e administrativa de uma organizao de implementar polticas pblicas; Aspectos adjetivos/instrumentais da governabilidade. Capacidade que um determinado governo tem para formular e implementar as suas polticas. Esta capacidade pode ser decomposta analiticamente em financeira, gerencial e tcnica; O exerccio da autoridade, controle, administrao, poder de governo. a maneira pela qual o poder exercido na administrao dos recursos sociais e econmicos de um pas visando o desenvolvimento, implicando a capacidade dos governos de planejar, formular e implementar polticas e cumprir funes. Parte de sua legitimidade vem do processo, do entendimento de que, quando grupos especficos da populao quando participam da elaborao e implantao de uma poltica pblica, ela tem mais chances de ser bem sucedida Sua fonte so os servidores pblicos e agentes do Estado;

2. Accountability
J vimos na Aula 01 um pouco da Teoria da Agncia. Ela estuda as relaes contratuais em que se observa a figura de um sujeito ativo que recebe o nome de principal, e de um sujeito passivo chamado agente. O principal quem contrata e o agente o contratado.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

18

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Essas relaes podem ser explcitas (formais), em que existe um instrumento jurdico em que so expressos os direitos e deveres de cada um, ou implcitas (informais), em que as relaes so orientadas por usos e costumes que sustentam e do legitimidade s aes praticadas entre as partes relacionadas. Como exemplo de uma relao formal, temos os contratos de compra e venda, o contrato de trabalho, etc. So relaes contratuais informais a entre o empregado e o patro, o empregado e o cliente, etc. A suposio bsica existente na relao principal-agente de que o agente ir agir em favor do principal e que por isso receber alguma recompensa. O agente, ou contratado, dever desempenhar certas funes, de acordo com os critrios do principal, ou contratante. Esta teoria originou-se na Economia, baseando-se na ideia de escolha racional, que pressupe que, do leque de aes possveis numa situao dada, as pessoas escolhem racionalmente aquelas que maximizam as chances de conseguir suas metas e realizar seus projetos. A teoria da agncia focaliza os problemas gerados pelo fato de que o agente tem de fazer algo pelo principal, mas no tem os mesmos interesses. Ao mesmo tempo, o principal nunca tem informao completa sobre as atividades do agente, e muitas vezes nem sabe fazer as tarefas do agente. Assumindo-se que as partes buscam a maximizao de interesses individuais, de se esperar que o agente no v agir sempre no interesse do principal. Por outro lado, o principal procurar estar cercado de garantias para evitar ser prejudicado. Segundo essa teoria, os conflitos de agncia aparecem quando o bem-estar de uma parte, o principal, depende das decises tomadas por outra, responsvel pela gesto do patrimnio do principal, o agente. Embora o agente deva tomar decises em benefcio do principal, muitas vezes ocorrem situaes em que os interesses dos dois so conflitantes, dando margem a um comportamento oportunista por parte do agente. Essa abordagem tenta descobrir que arranjos contratuais e institucionais podem melhor alinhar ou compatibilizar os interesses do agente com os interesses do principal. Para o principal, o ideal um sistema de incentivos em que o agente s pode ganhar mais com esforos que beneficiem o principal. Segundo Peters, o conflito de agncia
existe desde que as empresas passaram a ser administradas por agentes distintos dos proprietrios h cerca de 100 anos. Por essa poca, comeou a ser delineado o conflito de agncia, em que o agente recebe uma delegao de recursos e tem, por dever dessa delegao, que gerenciar estes recursos mediante estratgias e aes para atingir objetivos, tudo isto mediante uma obrigao constante de prestao de contas. (grifo nosso). Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 19

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Podemos observar trs tipos de relaes agente-principal no setor pblico: Cidados e polticos: Polticos e burocratas; Estado (burocracia e sistema poltico) e agentes econmicos; Os primeiros so os principais, os segundos os agentes. A sociedade o principal que delega a responsabilidade pela gesto de seu patrimnio para o Estado. Este o agente que deve atuar de acordo com o interesse pblico, ou seja, o interesse da sociedade. A auditoria, tanto no setor pblico quanto no setor privado, surge justamente dentro desta relao principal-agente, como um instrumento do primeiro para verificar as aes do segundo. Vamos ver uma questo do CESPE:

4. (CESPE/DATAPREV/2006) A teoria da agncia prov justificativa conceitual ou filosfica para a realizao de auditorias, ao definir que uma organizao representada pelo conjunto de seus contratos entre agentes com interesses prprios, o que exige superviso.

A questo certa. A auditoria tem como pressuposto o controle da ao dos agentes tendo em vista os interesses do principal. E assim tambm que podemos observar a accountability. A accountability indica o dever do agente em desempenhar suas funes em nome do principal, quais responsabilidades o agente possui quando administra bens e direitos de um terceiro, e como o principal pode realizar o controle das aes desempenhadas pelo agente. O termo accountability vem do latim: ad + computare: contar para, prestar contas a, dar satisfao a, corresponder expectativa de. O termo que mais se aproxima de accountability responsabilidade. Frederich Mosher, inclusive, trata-a como sinnimo de responsabilidade objetiva:
Acarreta a responsabilidade de uma pessoa ou organizao perante uma outra pessoa, fora de si mesma, por alguma coisa ou por algum tipo de desempenho

Assim, a accountability abrange a responsabilidade para com um terceiro, o principal. Porm, o termo vai alm da responsabilidade. Fernando Abrucio e Maria Rita Loureiro definem accountability democrtica como:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

20

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


A construo de mecanismos institucionais por meio dos quais os governantes so constrangidos a responder, ininterruptamente, por seus atos e omisses perante os governados.

No h traduo de accountability para o portugus. Alguns autores afirmam que isto se deve a pouca qualidade de nossa democracia em comparao com as anglo-saxs. Por exemplo, Guillermo O'Donnell, um dos autores mais citados acerca da accountability, classifica as democracias da Amrica Latina como Democracias Delegativas. Nos pases desenvolvidos vigora a democracia representativa, em que a populao elege representantes para atuar em seu nome, e por isso esses representantes devem atuar segundo os interesses de seus eleitores. Na Amrica Latina h uma cultura em que o representante eleito recebe um mandato para governar da forma que ele achar melhor. Ele possui ampla liberdade de ao, sendo considerado o salvador da ptria. No h uma cultura de cobr-lo pelas promessas de campanha nem de acompanhar de perto suas decises. J Anna Maria Campos, no texto Accountability: quando poderemos traduzi-la para o portugus?, afirma que:
Quanto mais avanado o estgio democrtico, maior o interesse pela accountability. E a accountability governamental tende a acompanhar o avano de valores democrticos, tais como igualdade, dignidade humana, participao, representatividade.

Alguns autores traduzem o termo como responsabilizao, outros como dever de prestar contas, mas nenhum destes termos consegue abarcar todos os sentidos presentes na accountability. Ela abrange pelo menos trs aspectos:
Elementos do Conceito de Accountability Obrigao em prestar contas Responsabilizao pelos atos e resultados Responsividade

O agente administra bens pertencentes ao principal, por isso deve prestar contas desta administrao. O segundo aspecto a responsabilizao. O agente deve responder pelos seus atos, tanto em termos de legalidade quanto de resultados. A administrao gerencial mudou o foco do controle a priori sobre os processos para ser a posteriori de resultados, por isso o administrador pblico responde no s em termos de legalidade, mas tambm em termos de eficincia, eficcia e efetividade.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 21

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A responsividade refere-se sensibilidade do agente em relao vontade do principal. O agente deve tomar suas decises de forma a maximizar os interesses do principal, e no os seus prprios interesses. Assim, na administrao pblica, as decises do governo devem ter como finalidade sempre o interesse pblico, seguindo o princpio da impessoalidade. J Andras Schedler identifica no conceito de accountability dois aspectos: Capacidade de resposta dos governos (answerability), ou seja, a obrigao dos oficiais pblicos informarem e explicarem seus atos. Capacidade das agncias de accountability de impor sanes e perda de poder (enforcement) para aqueles que violaram os deveres pblicos. Estes dois aspetos no se diferenciam muito dos trs vistos acima. O autor considera a noo de accountability bidimensional: envolve capacidade de resposta e capacidade de punio (answerability e enforcement). Contudo, a capacidade de resposta engloba dois tipos de questes: uma dimenso relativa informao das decises e outra condizente com a necessidade dos governantes explicarem tais decises. A informao pode ser associada necessidade de prestao de contas, o primeiro aspecto visto anteriormente. J a explicao, ou justificao, est ligada responsividade, ou seja, o administrador deve justificar seus atos para demonstrar que eles esto de acordo com o interesse pblico, com os anseios da sociedade Temos aqui a responsividade. Por fim, a capacidade de punio pode ser associada com a responsabilizao. Essas mesmas trs dimenses esto nas Normas de Auditoria do TCU (NAT):
Esse conceito de accountability fundamental para a compreenso da prtica da boa governana e da auditoria governamental. Ele envolve, no contexto das relaes que se estabelecem entre os administradores pblicos, o Parlamento e a sociedade, pelo menos trs dimenses informao, justificao e sano como formas bsicas pelas quais se pode prevenir o abuso de poder.

O documento apresenta uma definio da Intosai, instituio que congrega as instituies fiscalizadoras superiores:
As normas de auditoria da Intosai conceituam a accountability pblica como a obrigao que tm as pessoas ou entidades s quais se tenham confiado recursos, includas as empresas e corporaes pblicas, de assumir as responsabilidades de ordem fiscal, gerencial e programtica q ue lhes foram conferidas, e de informar a q uem lhes delegou essas responsabilidades. E, ainda, como obrigao imposta, a uma pessoa ou entidade auditada de demonstrar que administrou ou controlou os recursos que lhe foram confiados em conformidade com os termos segundo os quais lhe foram entregues.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

22

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Em vrios momentos do texto das NAT podemos perceber ela falando da delegao de recursos e poder por parte da sociedade para o Estado, que justamente o carter da relao agente-principal. A auditoria surge nessa relao como um instrumento do principal para fiscalizar a conduta do agente, ou seja, os tribunais de contas tm como funo agir em nome da sociedade (principal) para garantir que o agente busque seus interesses. Segundo as NAT:
A auditoria, no contexto da accountability, conforme o conceito desenvolvido pelo Escritrio do Auditor-Geral do Canad (OAG) a ao independente de um terceiro sobre uma relao de accountability, objetivando expressar uma opinio ou emitir comentrios e sugestes sobre como essa relao est sendo cumprida.

A accountability um conceito que vem recebendo novas interpretaes, principalmente aps as reformas ocorridas no final do Sculo passado. Arlindo Carvalho Rocha traa a evoluo do conceito. Em resumo, a viso de accountability no modelo da velha administrao pblica explica a nossa to conhecida atuao dos tribunais de contas focada nos padres tradicionais de controle e restritos verificao da conformidade/legalidade da ao dos gestores pblicos, restringindo as possibilidades de accountability a esse tipo de controle; J nos anos de 1980, surgem presses por mudanas para superar as suas deficincias. Como resposta surge o modelo da nova gesto pblica. H uma mudana de perspectiva da accountability, de uma perspectiva pblica para uma perspectiva essencialmente privada, na qual a nfase est na prestao dos servios desejados pelos clientes da forma mais rentvel possvel; O terceiro modelo de administrao pblica, batizada por seus autores de O Novo Servio Pblico (que podemos associar ao PSO), constitui-se em uma nova proposta. A sua concepo de accountability reconhece, tambm, que medidas de eficincia e resultados so importantes, mas no so suficientes para abranger outras expectativas que a sociedade projeta em relao aos administradores pblicos, tais como agir eticamente e em conformidade com os princpios democrticos. Podemos resumir assim: na administrao burocrtica, valorizava-se apenas o controle de conformidade e legalidade; com a NGP, valoriza-se o controle de resultados, em termos de eficincia e efetividade; com o PSO, valorizase a participao da sociedade e o carter democrtico. O problema que os tribunais de contas se concentram ainda muito na legalidade, tendo avanado pouco em termos e resultado e nada no carter democrtico.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

23

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Segundo Fernando Abrucio e Maria Rita Loureiro:
Normalmente, a literatura sobre a accountability trata do controle dos atos dos governantes em relao ao programa de governo, corrupo ou preservao de direitos fundamentais dos cidados. Mais recentemente, esse tema tem sido estudado em sua interseco com a reforma do Estado, analisando como o aperfeioamento das instituies estatais pode contemplar, ao mesmo tempo, a melhoria do desempenho dos programas governamentais e sua maior transparncia e responsabilizao do poder pblico frente sociedade.

2.1. Divergncias em relao ao conceito


Scott Mainwaring identifica cinco reas de divergncia e disputa conceitual em torno da accountability: Escopo e abrangncia do conceito: 1 Grupo: apenas os mecanismos de controle formais e institucionalizados devem ser compreendidos sob a noo de accountability, no compreende em seus limites as relaes informais de fiscalizao e controle, no considerando como agentes de accountability, a imprensa e organizaes da sociedade civil; 2 Grupo: embora no restrinjam as relaes de fiscalizao e controle to somente s formas institucionalizadas e, portanto, admitam um rol de relaes bem mais abrangente, estipulam que tais relaes devem necessariamente incluir a capacidade de sano aos agentes pblicos. 3 Grupo: admite toda e qualquer atividade ou relao de controle, fiscalizao e monitoramento sobre agentes e organizaes pblicas como constituintes do conjunto de mecanismos de responsabilizao. Objeto dos mecanismos de accountability: 1 Grupo: limitam-se ao controle e fiscalizao de violaes legais por parte de autoridades e agncias pblicas; 2 Grupo: os mecanismos de accountability tambm compreendem o monitoramento, o controle e a sano de divergncias polticas que no necessariamente envolvam delitos ou infraes legais.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

24

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Capacidade de sano: 1 Grupo: uma atividade ou mecanismo de controle e fiscalizao s pode ser considerado instrumento de accountability se for capaz de impor sanes aos governantes ou burocratas sujeitos a seu escrutnio 2 Grupo: alguns mecanismos de accountability sustentam-se apenas pela capacidade de demandar justificao ou prestao de contas dos agentes pblicos por seus atos e omisses limitam-se exigncia de answerability; Restrio dos mecanismos de accountability relao agente-principal: 1 Grupo: a noo de accountability se restringe s relaes de agncia, isto , s relaes em que um principal encarrega um agente para executar uma ao. Apenas nos casos em que o principal tem a capacidade de responsabilizar e punir diretamente o agente atravs de algum tipo de punio, do desligamento automtico ou da no-renovao de sua condio de agente poderse-ia caracterizar tal relao como uma relao de accountability; 2 Grupo: a limitao dos mecanismos de accountability s relaes principal agente torna o conceito excessivamente restrito, e deixa de considerar algumas relaes institucionalizadas de fiscalizao e controle entre agncias pblicas ou rgos estatais. Os controles judiciais, o Ministrio Pblico e mesmo os Tribunais de Contas permaneceriam excludos da noo de accountability. Quais atores podem exercer o papel de agentes de accountability: 1 Grupo: apenas atores institucionais como agentes de responsabilizao; Accountability limitada s relaes principal gente que restringem aqueles que podem exercer controle: (i) os eleitores frente a quem os governantes eleitos devem responsabilizar-se; (ii) os polticos a quem a burocracia deve responder; (iii) o parlamento frente a quem os gabinetes e os ministros devem responsabilizar-se nas democracias parlamentares; e (iv) outros principais nas relaes de agncia presentes nas burocracias estatais. 2 Grupo: consideram um maior nmero atores e organizaes, institucionais ou no, como agentes de accountability.

2.2. Classificao
A accountability pode ser classificada de formas diferentes. A classificao mais tradicional a de Guillhermo ODonnell, que diferencia a accountability horizontal da vertical. Segundo este autor, a responsabilizao democrtica procura aliar dois mecanismos: de um lado, os relacionados accountability vertical,
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 25

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS na qual os cidados controlam de forma ascendente os governantes (mediante o voto em representantes), com formas de democracia semidireta (como plebiscitos) ou ainda pela utilizao do controle social, exemplificado pelos conselhos de polticas pblicas; de outro, os vinculados accountability horizontal, que se efetivam mediante a fiscalizao mtua entre os Poderes (checks and balances) ou por meio de outras agncias governamentais que monitoram o poder pblico, tais como os tribunais de contas. O autor define a accountability horizontal como:
a existncia de agncias estatais que esto legalmente capacitadas e autorizadas, e realmente dispostas e aptas, a tomar aes que ultrapassem da vigilncia rotineira a sano criminal ou impedimento em relao s aes ou omisses por outros agentes ou agncias do estado que podem ser qualificadas como ilegais... pois este tipo de accountability para ser efetivo precisa ter agncias que so autorizadas e dispostas a vigiar, controlar, corrigir e/ou punir aes ilegais de outras agncias estatais.

Em suma, seriam agncias estatais funcionando rotineiramente com poderes de superviso, punindo aes ou omisses do Estado, consideradas ilegais. o controle exercido por instituies como o TCU, CGU, entre outras. J a accountability vertical pressupe uma ao entre desiguais, seja sob a forma do mecanismo do voto (controle de baixo para cima) ou sob a forma do controle burocrtico (de cima para baixo). A accountability vertical , principalmente, embora de forma no exclusiva, a dimenso eleitoral, o que significa premiar ou punir um governante nas eleies. No entanto, ela abrange tambm o controle exercido por instituies de hierarquia superior. Ela diz respeito vigilncia e sanes que eleitores, imprensa, ONGs, e outras organizaes da sociedade civil exercem sobre funcionrios pblicos. o meio disponvel para que cidados comuns possam atuar na fiscalizao da atividade pblica dos seus representantes. Embora as eleies sejam a principal fase da accountability vertical, este conceito abrange aes da sociedade civil e imprensa para fiscalizao e exposio dos atos das autoridades pblicas. Muitos colocam o controle exercido pelos conselhos gestores, o oramento participativo, ou seja, os instrumentos de participao da sociedade, dentro da accountability vertical. Outros j preferem diferenci-los do controle eleitoral, classificando-os como uma accountability societal. Este conceito surgiu da insatisfao em relao s duas outras formas de accountability a vertical e a horizontal , que no estariam permitindo uma participao real da sociedade nas decises governamentais. Era preciso separar tais instrumentos do controle eleitoral. A accountability societal pode ser definida como:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

26

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


um mecanismo de controle no eleitoral, que emprega ferramentas institucionais e no institucionais (aes legais, participao em instncias de monitoramento, denncias na mdia etc.), que se baseia na ao de mltiplas associaes de cidados, movimentos, ou mdia, objetivando expor erros e falhas do governo, trazer novas questes para a agenda pblica ou influenciar decises polticas a serem implementadas pelos rgos pblicos.

A noo de accountability societal incorpora novos atores, tais como associaes, ONG's, movimentos sociais, mdia. Diferentemente da accountability horizontal e vertical, os agentes da accountability societal apresentam diferenas quanto aos recursos que dispem, uma vez que no possuem, segundo essa definio, mandato para sanes legais, mas apenas simblicas, ainda que algumas aes dessa forma de controle possam gerar sanes legais. Podemos dizer que accountability societal controle social.
Classificao da Accountability Vertical Controle exercido pelo processo eleitoral, por meio do voto. Horizontal Controle exercido por agncias governamentais Societal Controle exercido pela sociedade institucional ou no

Essa classificao a mais cobrada (seno a nica) nos concursos. Porm, existem outras, que vou colocar aqui para vocs conhecerem: Mainwaring ramifica a accountability intraestatal em trs tipos de relaes entre agentes pblicos ou agncias governamentais: Relaes principal-agente: so aquelas nas quais um principal designa um agente para cumprir uma determinada tarefa, ou conjunto de tarefas, e, portanto, goza de ascendncia hierrquica sobre ele. Os corpos burocrticos ligados ao Executivo ou ao Legislativo so os exemplos clssicos desse tipo de relao. Sistema Legal e outros atores estatais com poder de sano (Judicirio e Legislativo). Tais atores no se enquadram nas relaes de tipo principalagente, mas antes poderiam ser denominados agentes de sano. Atores e agncias estatais com a funo especfica de fiscalizar e controlar autoridades e organizaes pblicas, como os Tribunais de Contas e o Ministrio Pblico.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

27

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Fernando Abrucio e Maria Rita Loureiro tambm apresentam uma classificao dos instrumentos que visam garantir a accountability: Processo eleitoral: sistema eleitoral e partidrio; debates e forma de disseminao da informao; regras de financiamento de campanha eleitoral. Controle institucional durante os mandatos: fiscalizao contnua dos representantes eleitos e da alta burocracia controle parlamentar (CPI, aprovao de altos dirigentes, fiscalizao oramentria); controle judicial (constitucionalidade, aes civis pblicas); controle administrativo (tribunal de contas); controle do desempenho dos programas governamentais; controle social (conselhos, oramento participativo). Regras estatais intertemporais: o poder governamental limitado em seu escopo de atuao, a fim de garantir os direitos dos indivduos e da coletividade clusulas ptreas, segurana contratual, acesso prioritrio aos cargos por concurso, mecanismos de restrio oramentria.

2.3. Transparncia
O Princpio da Publicidade exige a ampla divulgao dos atos praticados pela Administrao Pblica, ressalvadas as hipteses de sigilo previstas em lei. Os atos administrativos devem ser divulgados para o pblico. A publicidade no elemento formativo do ato administrativo, portanto no determina sua validade, mas requisito de eficcia e moralidade. A partir deste princpio exige-se da Administrao Pblica que preste contas de todos os seus atos, contratos e procedimentos. Deve manter plena transparncia de seus comportamentos, exceto nas hipteses em que o impedir o interesse pblico, nos casos extremos de segurana nacional ou em situaes em que a divulgao prvia possa eliminar a viabilizao de medidas justificveis. A CF88 traz este princpio em alguns dispositivos, alm do caput do art. 37.
CF, art. 37, 1 - A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos. Art. 5, LX - a lei s poder restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem; XIV - assegurado a todos o acesso informao e resguardado o sigilo da fonte, quando necessrio ao exerccio profissional;

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

28

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A publicao no obrigatria para todos os atos administrativos, somente para os aos gerais de efeitos externos. Ato geral o que tem destinatrios indeterminados, o ato no visa gerar efeitos sobre apenas uma pessoa determinada ou um grupo de pessoas especfico. Gera efeitos externos o ato que tem por destinatrios os administrados, e no a prpria administro. Existem atos no gerais e no externos que tambm devem ser publicados, como a nomeao de vocs para um cargo pblico. Podemos ver, portanto, que o princpio da publicidade est intimamente ligado com a transparncia. A gesto da coisa pblica no atividade sigilosa, que deve ser feita s ocultas. Ao contrrio, atividade que a todos interessa. Logo, ao administrado deve ser propiciado o conhecimento dos atos produzidos pela Administrao, sejam de interesse individual, sejam de interesse coletivo.

a)

Lei 12.527/2011

Recentemente entrou em vigor a Lei de Acesso Informao, a Lei 12.527/2011, muito importante e que merece uma ateno especial de todos ns. A Lei regula diversos dispositivos constitucionais que tratam da transparncia na Administrao Pblica. Trata-se de um avano significativo para a transparncia, pois a lei vem finalmente dar efetividade ao direito de acesso s informaes pblicas. O ponto mais importante que ela estabelece a publicidade como a regra e o sigilo como a exceo. E o interessante que no esto sujeitos lei apenas os rgos pblicos, entidades privadas que recebam recursos pblicos tambm:
Art. 1 Esta Lei dispe sobre os procedimentos a serem observados pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, com o fim de garantir o acesso a informaes previsto no inciso XXXIII do art. 5, no inciso II do 3 do art. 37 e no 2 do art. 216 da Constituio Federal. Pargrafo nico. Subordinam-se ao regime desta Lei: I - os rgos pblicos integrantes da administrao direta dos Poderes Executivo, Legislativo, incluindo as Cortes de Contas, e Judicirio e do Ministrio Pblico; II - as autarquias, as fundaes pblicas, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. Art. 2 Aplicam-se as disposies desta Lei, no que couber, s entidades privadas sem fins lucrativos que recebam, para realizao de aes de interesse pblico, recursos pblicos diretamente do oramento ou mediante subvenes sociais, contrato de gesto, termo de parceria, convnios, acordo, ajustes ou outros instrumentos congneres.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

29

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Assim, aqueles que devem obedecer aos ditames da lei so: rgos e entidades pblicas dos trs poderes, de todos os nveis de governo (Unio, estados e municpios); Tribunais de Contas e Ministrio Pblico; Administrao indireta: autarquias, fundaes, empresas pblicas e soci edades de economia mista; Demais entidades controladas direta ou indiretamente pelos entes; Entidades privadas sem fins lucrativos que recebam recursos pblicos para exercer aes de interesse pblico. O art. 3 da Lei traz as diretrizes:
Diretrizes do acesso informao Observncia da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceo; Divulgao de informaes de interesse pblico, independentemente de solicitaes; Utilizao de meios de comunicao viabilizados pela tecnologia da informao; Fomento ao desenvolvimento da cultura de transparncia; Desenvolvimento do controle social da administrao pblica.

Vejam que temos pontos importantes aqui. O sigilo exceo, ou seja, apenas quando justificado. Veremos melhor adiante. E existe uma srie de informaes que deve ser disponibilizadas independentemente de solicitao. Os rgos pblicos ganharam uma srie de obrigaes no que concerne gesto da informao:
Art. 6 Cabe aos rgos e entidades do poder pblico, observadas as normas e procedimentos especficos aplicveis, assegurar a: I - gesto transparente da informao, propiciando amplo acesso a ela e sua divulgao; II - proteo da informao, garantindo-se sua disponibilidade, autenticidade e integridade; e III - proteo da informao sigilosa e da informao pessoal, observada a sua disponibilidade, autenticidade, integridade e eventual restrio de acesso.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

30

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Assim, no basta dar acesso informao preciso proteg-la, para que se garanta sua disponibilidade, autenticidade e integridade. Vamos ver esses conceitos, que so as qualidades da informao: Disponibilidade: qualidade da informao que pode ser conhecida e utilizada por indivduos, equipamentos ou sistemas autorizados; Autenticidade: qualidade da informao que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por indivduo, equipamento ou sistema; Integridade: qualidade da informao no modificada, inclusive quanto origem, trnsito e destino; A Lei define ainda que os cidados tm direito de obter: Orientao sobre os procedimentos para a consecuo de acesso, bem como sobre o local onde poder ser encontrada ou obtida a informao; Informao contida em registros ou documentos, produzidos ou acumulados por seus rgos ou entidades, recolhidos ou no a arquivos pblicos; Informao produzida ou custodiada por pessoa fsica ou entidade privada decorrente de qualquer vnculo com seus rgos ou entidades, mesmo que esse vnculo j tenha cessado; Informao primria, ntegra, autntica e atualizada; Informao sobre atividades exercidas pelos rgos e entidades, inclusive as relativas sua poltica, organizao e servios; Informao pertinente administrao do patrimnio pblico, utilizao de recursos pblicos, licitao, contratos administrativos; e Informao relativa: o implementao, acompanhamento e resultados dos programas, proje tos e aes, bem como metas e indicadores propostos; o ao resultado de inspees, auditorias, prestaes e tomadas de contas realizadas pelos rgos de controle interno e externo. Podemos separar as informaes em diferentes tipos quanto disponibilidade. Existem aquelas que devem estar disponveis independentemente de solicitao. Segundo a Lei:
Art. 8 dever dos rgos e entidades pblicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgao em local de fcil acesso, no mbito de suas competncias, de informaes de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas. Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 31

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Em tais informaes devem constar, no mnimo: Registro das competncias e estrutura organizacional, endereos e telefones das respectivas unidades e horrios de atendimento ao pblico; Registros de quaisquer repasses ou transferncias de recursos financeiros; Registros das despesas; Informaes concernentes a procedimentos licitatrios, inclusive os respectivos editais e resultados, bem como a todos os contratos celebrados; Dados gerais para o acompanhamento de programas, aes, projetos e obras de rgos e entidades; e Respostas a perguntas mais frequentes da sociedade. E para que estas informaes estejam disponveis de forma ampla, imprescindvel o uso das Tecnologias da Informao e Comunicao. Por isso a lei tambm d uma ateno importante a estes instrumentos, definindo parmetros mnimos a serem obedecidos pela Administrao Pblica. Segundo a Lei:
2 Para cumprimento do disposto no caput, os rgos e entidades pblicas devero utilizar todos os meios e instrumentos legtimos de que dispuserem, sendo obrigatria a divulgao em stios oficiais da rede mundial de computadores (internet).

A lei define os requisitos a serem obedecidos nos stios da internet: Conter ferramenta de pesquisa que permita o acesso informao de forma objetiva, transparente, clara e em linguagem compreensvel; Possibilitar a gravao de relatrios em diversos formatos eletrnicos, inclusive abertos e no proprietrios, tais como planilhas e texto; Possibilitar o acesso automatizado por sistemas externos em formatos abertos, estruturados e legveis por mquina; Divulgar os formatos utilizados na estruturao da informao; Garantir a autenticidade e a integridade das informaes disponveis; Manter atualizadas as informaes disponveis para acesso; Indicar local e instrues que permitam ao interessado comunicar-se, por via eletrnica ou telefnica, com o rgo ou entidade detentora do stio; e Adotar as medidas necessrias para garantir a acessibilidade de contedo para pessoas com deficincia.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 32

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Outro tipo de informao aquela que pode ser solicitada por qualquer cidado. Uma exigncia da Lei a criao do Servio de Informaes ao Cidado, nos rgos e entidades do poder pblico, para: Atender e orientar o pblico quanto ao acesso a informaes; Informar sobre a tramitao de documentos nas suas unidades; Protocolizar documentos e requerimentos de acesso a informaes; Segundo a Lei:
Art. 10. Qualquer interessado poder apresentar pedido de acesso a informaes aos rgos e entidades referidos no art. 1 desta Lei, por q ualquer meio legtimo, devendo o pedido conter a identificao do requerente e a especificao da informao requerida. 1 Para o acesso a informaes de interesse pblico, a identificao do requerente no pode conter exigncias que inviabilizem a solicitao. 2 Os rgos e entidades do poder pblico devem viabilizar alternativa de encaminhamento de pedidos de acesso por meio de seus stios oficiais na internet. 3 So vedadas quaisquer exigncias relativas aos motivos determinantes da solicitao de informaes de interesse pblico.

A nica exigncia que a Lei estabelece que o pedido conter a identificao do requerente e a especificao da informao requerida. proibida a exigncia de que o requerente informe os motivos do pedido. Alm disso, o servio de busca e fornecimento da informao gratuito, sendo cobrado apenas a Xerox. Caso a informao esteja disponvel no rgo, ele deve disponibilizla de forma imediata. Caso no seja possvel, ele ter 20 dias para: Comunicar a data, local e modo para se realizar a consulta, efetuar a reproduo ou obter a certido; Indicar razes de fato ou de direito da recusa, total ou parcial, do acesso; Comunicar que no possui a informao, indicar, se for do seu conhecimento, o rgo ou a entidade que a detm, ou, ainda, remeter o requerimento a esse rgo ou entidade, cientificando o interessado da remessa de seu pedido de informao. Caso o pedido seja negado, o primeiro recurso ocorre ainda dentro do rgo, para autoridade de hierarquia superior. Negado mais uma vez, a o recurso pode ser encaminhado Controladoria Geral da Unio (CGU). Caso a CGU entenda pela procedncia do recurso, ir determinar ao rgo a adoo das providncias necessrias. Se a CGU negar, ainda h mais uma instncia de recurso, a Comisso Mista de Reavaliao de Informaes.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 33

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS O terceiro tipo de informao quanto disponibilidade so as informaes sigilosas. Vamos ver a definio da Lei:
III - informao sigilosa: aquela submetida temporariamente restrio de acesso pblico em razo de sua imprescindibilidade para a segurana da sociedade e do Estado;

Um ponto importante que a informao sigilosa quando imprescindvel para a segurana do Estado e da sociedade. Porm, este no o nico caso de sigilo, a Lei no exclui outras hipteses de sigilo previstas em outras normas, o segredo de justia e as hipteses de segredo industrial decorrentes da explorao direta de atividade econmica pelo Estado ou por pessoa fsica ou entidade privada que tenha qualquer vnculo com o poder pblico. A Lei prev os casos de informaes que so imprescindveis para a segurana:
Informaes imprescindveis para a segurana Ponham em risco a defesa e a soberania nacionais ou a integridade do territrio nacional; Prejudiquem ou ponham em risco a conduo de negociaes ou as relaes internacionais do Pas, ou as que tenham sido fornecidas em carter sigiloso por outros Estados e organismos internacionais; Ponham em risco a vida, a segurana ou a sade da populao; Ofeream elevado risco estabilidade financeira, econmica ou monetria do Pas; Prejudiquem ou causem risco a planos ou operaes estratgicos das Foras Armadas; Prejudicar ou causem risco a projetos de pesquisa e desenvolvimento cientfico ou tecnolgico, assim como a sistemas, bens, instalaes ou reas de interesse estratgico nacional; Ponham em risco a segurana de instituies ou de altas autoridades nacionais ou estrangeiras e seus familiares; ou Comprometam atividades de inteligncia, bem como de investigao ou fiscalizao em andamento, relacionadas com a preveno ou represso de infraes.

Outro ponto importante que o carter sigiloso temporrio, ou seja, nenhuma informao pode ter restringido seu acesso para sempre. Tanto que a Lei estabelece os prazos:
Art. 24. A informao em poder dos rgos e entidades pblicas, observado o seu teor e em razo de sua imprescindibilidade segurana da sociedade ou do Estado, poder ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

34

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


1 Os prazos mximos de restrio de acesso informao, conforme a classificao prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produo e so os seguintes: I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos; II - secreta: 15 (quinze) anos; e III - reservada: 5 (cinco) anos.

Existem excees, como as informaes que coloquem em risco a segurana do Presidente da Repblica, que permanecero sigilosas enquanto durar seu mandato, inclusive em caso de reeleio. Tambm pode ser estabelecido como prazo final do sigilo a ocorrncia de determinado evento, desde que este ocorra antes do transcurso do prazo mximo de classificao. O carter sigiloso no absoluto, h casos em que o acesso no restringido:
Art. 21. No poder ser negado acesso informao necessria tutela judicial ou administrativa de direitos fundamentais. Pargrafo nico. As informaes ou documentos que versem sobre condutas que impliquem violao dos direitos humanos praticada por agentes pblicos ou a mando de autoridades pblicas no podero ser objeto de restrio de acesso.

Portanto, caso algum precise de uma informao para solicitar habeas corpus, por exemplo, no pode ter o acesso negado, mesmo no caso de sigilosa. O mesmo vale para informaes acerca de atos que atentem contra os direitos humanos. A Lei estabelece quem tem competncia para definir o grau de sigilo de uma informao: No grau de ultrassecreto, das seguintes autoridades: o Presidente e Vice-Presidente da Repblica; o Ministros de Estado e autoridades com as mesmas prerrogativas; o Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica; o Chefes de misses diplomticas e consulares permanentes no exterior; No grau de secreto, as autoridades referidas acima, os titulares de autarquias, fundaes ou empresas pblicas e sociedades de economia mista; No grau de reservado, as autoridades acima e as que exeram funes de direo, comando ou chefia, nvel DAS 101.5, ou superior.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

35

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A competncia para classificao da informao como ultrassecreta e secreta pode ser delegada, sendo vedada a subdelegao. Ao fim do prazo previsto para o sigilo, a informao tornar-se-, automaticamente, de acesso pblico. E cabe aos rgos pblicos manter a disposio em seu stio na internet o rol das informaes que tenham sido desclassificadas nos ltimos 12 meses. Quanto s informaes pessoais, o sigilo tratado de forma diferente. As informaes relativas intimidade, vida privada, honra e imagem tero seu acesso restrito. O prazo mximo de 100 anos a contar da data de produo da informao, a no ser que a pessoa autorize sua divulgao ou que alguma lei traga tal previso. Existem excees, quando as informaes forem necessrias para: Preveno e diagnstico mdico, quando a pessoa estiver fsica ou legalmente incapaz, e para utilizao nica e exclusivamente para o tratamento mdico; Realizao de estatsticas e pesquisas cientficas de evidente interesse pblico ou geral, previstos em lei, sendo vedada a identificao da pessoa a que as informaes se referirem; Cumprimento de ordem judicial; Defesa de direitos humanos; ou Proteo do interesse pblico e geral preponderante. Processo de apurao de irregularidades em que o titular das informaes estiver envolvido, bem como em aes voltadas para a recuperao de fatos histricos de maior relevncia.

3. Governo Eletrnico
O Governo Eletrnico caracteriza-se pela utilizao de tecnologias de informao e comunicao para melhorar a gesto da informao na administrao pblica e aprimorar os servios oferecidos aos cidados, aumentando a eficincia e a eficcia da gesto pblica alm de incrementar substantivamente a transparncia do setor pblico. O termo governo eletrnico tem foco no uso das novas tecnologias de informao e comunicao aplicadas a um amplo arco das funes de governo e, em especial, deste para com a sociedade. Em termos gerais pode-se pensar nas seguintes relaes sustentadas pelo governo eletrnico:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

36

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Relao governo-negcio; Relao governo-cidado; Relao governo-governo. No primeiro tipo, a tecnologia da informao utilizada como um instrumento de racionalizao e otimizao das relaes do governo com seus fornecedores, por meio de sistemas como o Prego Eletrnico, o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores, etc. Na relao governo-cidado, o principal objetivo o desenvolvimento da cidadania, por meio da universalizao de servios pblicos, promoo da transparncia, abertura de canais de comunicao para sugestes e reclamaes, etc. Na ltima relao, a tecnologia da informao usada como uma forma de maior coordenao e integrao entre os rgos governamentais, os trs Poderes e os demais nveis da federao. Em conjunto, o governo eletrnico alm de promover essas relaes em tempo real e de forma efetiva, seria ainda, potencializador de boas prticas de governana e catalisador de uma mudana profunda nas estruturas de governo, proporcionando mais efetividade, transparncia e desenvolvimento, alm do provimento democrtico de informaes para deciso. Para o Banco Mundial, e-gov refere-se ao uso, por agncias governamentais, de tecnologias de informao (como redes de longa distncia, Internet e computao mvel) capazes de transformar as relaes com o cidado, empresas e outras unidades de governo. De acordo com o National Audit Office, entidade de fiscalizao superior equivalente ao TCU no Reino Unido, governo eletrnico significa prover acesso pblico via Internet a informaes sobre os servios oferecidos pelos departamentos centrais do governo e suas agncias, habilitando o pblico conduo e concluso de transaes para tais servios. A Organizao das Naes Unidas define e-gov como a utilizao da Internet e da web para ofertar informaes e servios governamentais aos cidados.

3.1. Governo Eletrnico no Brasil


No Brasil, o marco inicial do processo de insero do governo nas discusses acerca do uso das tecnologias da informao e comunicao foi a criao do programa Sociedade da Informao, em dezembro de 1999, com o objetivo de viabilizar a nova gerao da Internet e suas aplicaes em benefcio da Sociedade Brasileira.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 37

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Com tal esforo, em setembro de 2000, o Governo brasileiro produziu, dentre outros documentos, o chamado Livro Verde, que identificou o conjunto das aes estabelecidas para impulsionar a Sociedade da Informao no Brasil, contemplando ampliao do acesso Internet, meios de conectividade, formao de recursos humanos, incentivo pesquisa e ao crescimento, comrcio eletrnico e desenvolvimento de novas aplicaes. No ano 2000 o Governo Brasileiro lanou as bases para a criao de uma sociedade digital ao criar um Grupo de Trabalho Interministerial com a finalidade de examinar e propor polticas, diretrizes e normas relacionadas com as novas formas eletrnicas de interao. Em julho de 2000, o GTTI props uma nova poltica de interao eletrnica do Governo com a sociedade apresentando um relatrio preliminar GTTIConsolidado contendo um diagnstico da situao da infra-estrutura e servios do Governo Federal, as aplicaes existentes e desejadas e a situao da legislao de interao eletrnica. Em outubro de 2000 foi criado o Comit Executivo de Governo Eletrnico, o que pode ser considerado um dos grandes marcos do compromisso do Conselho de Governo em prol da evoluo da prestao de servios e informaes ao cidado. A gesto do governo eletrnico brasileiro da atribuio do CEGE, presidido pelo Chefe da Casa Civil da Presidncia da Repblica. No Brasil, a poltica de governo eletrnico segue um conjunto de diretrizes que atuam em trs frentes fundamentais: junto ao cidado; na melhoria da sua prpria gesto interna; e na integrao com parceiros e fornecedores. Podemos observar que so as trs relaes de que falamos acima.

a)

Papis do Governo

O governo eletrnico deve ser tratado como instrumento de transformao profunda da sociedade brasileira, o que obriga a levar em conta os mltiplos papis do governo federal neste processo:

Promotor da cidadania e do desenvolvimento: Isto significa que o governo eletrnico deve orientar-se para as demandas dos cidados enquanto indivduos e tambm, para promover o acesso e a consolidao dos direitos da cidadania especialmente o direito: ao acesso aos servios pblicos; informao; ao usufruto do prprio tempo pelo cidado;
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 38

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS a ser ouvido pelo governo; ao controle social das aes dos agentes pblicos; participao poltica. incluso digital.

Instrumento de mudana das organizaes pblicas: Busca-se a melhoria do atendimento ao cidado e de racionalizao do uso de recursos pblicos, alm de aumentar a transparncia da informao, permitindo que o governo eletrnico construa capacidades coletivas de controle social e participao poltica. No se trata somente de colocar mais servios disponveis na Internet, mas de fazer com que a sua presena na Internet beneficie o conjunto dos cidados e promova o efetivo acesso ao direito aos servios pblicos. O governo eletrnico deve promover um deslocamento em direo apropriao dos recursos de relacionamento entre governo e sociedade pelas organizaes da sociedade civil, de forma a garantir que o governo eletrnico construa capacidades coletivas de controle social e participao poltica.

Promover a disseminao da tecnologia de informao e comunicao O governo eletrnico deve contribuir para o desenvolvimento do pas. O desenho da poltica de governo eletrnico e das polticas correlacionadas deve abrir espaos para a promoo ativa do desenvolvimento nacional pelo campo da gerao de demanda de produtos e servios e da articulao de iniciativas de fomento e financiamento. Cabe poltica de governo eletrnico eliminar a dependncia de um nmero restrito de fornecedores de bens, servios e licenas de software, estimular a promover o desenvolvimento de software e de novas tecnologias computacionais por entidades de pesquisa e empresas nacionais e fomentar a adoo de instrumentos de governo eletrnico pelos outros nveis de governo. Espera-se, com isto, que possam emergir novas empresas nacionais, novas tecnologias e ambientes colaborativos de desenvolvimento que preparem a superao do paradigma do software proprietrio de maneira a reduzir as fragilidades brasileiras nos embates internacionais em torno da propriedade intelectual.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

39

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Promover prticas de Gesto do Conhecimento na administrao pblica A Gesto do Conhecimento o conjunto de processos sistematizados, articulados e intencionais, que governam as aes de criao, captao, armazenamento, tratamento, disseminao e utilizao de conhecimentos, com o propsito de atingir objetivos institucionais. Essa inovadora viso de trabalho no setor pblico, no mbito do Governo Eletrnico, constitui nova capacidade de articulao do processo decisrio, de gesto das suas polticas estratgicas e de incluso de um novo produtor de conhecimento geralmente esquecido: a sociedade e suas organizaes. Alm disso, os modelos e prticas da gesto do conhecimento so iniciativas essen-ciais para integrao das trs esferas de governo.

b)

Princpios

O governo eletrnico est sendo implementado segundo sete princpios, que so adotados como referncia geral para estruturar as estratgias de interveno, adotadas como orientaes para todas as aes de governo eletrnico, gesto do conhecimento e gesto da TI no governo federal. So elas:

Promoo da cidadania como prioridade; A poltica de governo eletrnico do governo brasileiro abandona a viso que vinha sendo adotada, que apresentava o cidado-usurio antes de tudo como cliente dos servios pblicos, em uma perspectiva de proviso de inspirao neoliberal. O deslocamento no somente semntico. Significa que o governo eletrnico tem como referncia os direitos coletivos e uma viso de cidadania que no se restringe somatria dos direitos dos indivduos. Assim, forosamente incorpora a promoo da participao e do controle social e a indissociabilidade entre a prestao de servios e sua afirmao como direito dos indivduos e da sociedade. 1. O governo eletrnico deve promover a universalizao do acesso aos servios pblicos em termos de cobertura e equanimidade da qualidade oferecida: O provimento de servios deve priorizar os servios bsicos de interesse dos cidados que cubram amplas parcelas da populao; Os stios e servios on-line do Governo F ederal devem priorizar a prestao de servios para as classes C, D, E, sem detrimento da qualidade dos demais servios j disponveis na Internet.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

40

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Os stios e servios on-line do Governo F ederal devem utilizar tecnologias inclusivas e no excludentes e oferecer garantia de acesso universal, abrangendo portadores de necessidades especiais, cidados de baixa escolaridade e usurios de diversas plataformas 2. Os stios e servios on-line do Governo Federal devem ser estruturados de acordo com os assuntos de interesse e perfil do pblico-alvo: acesso e a utilizao de portais pelos seus usurios devem se dar de forma flexvel, o que significa que diferentes dispositivos podem permitir o acesso (computadores pessoais, computadores de mo, telefones celulares); o governo eletrnico deve promover a centralizao e simplificao do acesso. Assim, os portais governamentais devem conter acesso no somente a servios e informaes providos pelo rgo ou nvel de governo, mas tambm por outras instncias estatais. 3. Os servios on-line devem ser oferecidos com base nos eventos da vida do cidado: Os portais governamentais devem ser estruturados predominantemente pelas demandas dos indivduos e eventos da linha da vida, ou seja, devem oferecer acesso a servios e informaes correspondentes a demandas pr-estabelecidas e vinculadas a eventos da vida dos cidados e cidads e organizaes. Para tanto, devem ser organizados por agrupamentos lgicos de informao e aplicaes destinados a atender categorias de necessidades dos usurios, em substituio ao critrio departamental. 4. Tornar disponvel a informao pblica de maneira largamente acessvel e compreensvel: Os stios e servios on-line devem ser estruturados de forma a promover a transparncia das aes governamentais; Os recursos de governo eletrnico devem oferecer novas formas de organizar e apresentar a informao de maneira a facilitar o controle social das aes de governo; Deve-se buscar quebrar monoplios de informao, tanto no interior da administrao pblica como no conjunto da sociedade, de maneira a ampliar e democratizar a circulao de informaes.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 41

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 5. Fazer uso da Internet como um canal de comunicao entre governo e sociedade, permitindo participao popular e interatividade com cidados: O governo eletrnico deve ter entre seus objetivos fortalecer processos participativos, o que significa que deve incorporar recursos de interatividade que estimulem a participao ativa da sociedade. No somente pela via da incluso digital, mas tambm pelo fornecimento de contedos relevantes, o governo eletrnico deve contribuir para ampliar a capacidade de participao das organizaes da sociedade civil nas polticas pblicas. 6. Os stios e servios online devem ter assegurado confiabilidade do seu contedo, o que significa que: a qualidade e

O governo deve estabelecer padres pblicos de qualidade para os servios de governo eletrnico, no formato de cartas de servio do governo eletrnico. As cartas de servio so um tipo de documento pblico que estabelece compromissos entre governo, trabalhadores e cidados-usurios quanto aos direitos dos cidados, s caractersticas e qualidade dos servios, os mecanismos de monitoramento e os canais de sugestes e reclamaes. Os padres de qualidade dos servios oferecidos atravs do governo eletrnico devem dar conta de um mnimo de compromissos, como: tempos de resposta, nvel de satisfao, condies de prestao do servio, responsabilidades e direito a recurso. 7. Articulao do governo eletrnico com desenvolvimento e incluso social: Alm do acesso aos servios pblicos, o governo eletrnico tambm deve promover a incluso social por meio da articulao com iniciativas de promoo do desenvolvimento de maneira includente e desconcentradora de riqueza, com ateno s oportunidades de criao de novas oportunidades, articulao com a poltica industrial, a gerao de empregos e iniciativas de apoio s empresas nacionais.

Indissociabilidade entre incluso digital e o governo eletrnico; A Incluso digital deve ser tratada como um elemento constituinte da poltica de governo eletrnico, para que esta possa configurar-se como poltica universal. Esta viso funda-se no entendimento da incluso digital como direito de cidadania e, portanto, objeto de polticas pblicas para sua promoo.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 42

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 1. Segmentao de pblicos: Escolas e crianas so prioritrios e indispensveis, mas no exclusivos; As iniciativas devem enfocar o pblico como sujeito do processo, no apenas destinatrio de servios; A segmentao de pblicos no pode impedir que as iniciativas garantam acessibilidade universal.

Utilizao do software livre como recurso estratgico; O software livre deve ser entendido como opo tecnolgica do governo federal. Onde possvel deve ser promovida sua utilizao. Para tanto, deve-se priorizar solues, programas e servios baseados em software livre que promovam a otimizao de recursos e investimentos em tecnologia da informao. Entretanto, a opo pelo software livre no pode ser entendida somente como motivada por aspectos econmicos, mas pelas possibilidades que abrem no campo da produo e circulao de conhecimento, no acesso a novas tecnologias e no estmulo ao desenvolvimento de software em ambientes colaborativos e ao desenvolvimento de software nacional.

Gesto do Conhecimento como instrumento estratgico de articulao e gesto das polticas pblicas: A Gesto do Conhecimento compreendida, no mbito das polticas de governo eletrnico, como um conjunto de processos sistematizados, articulados e intencionais, capazes de incrementar a habilidade dos gestores pblicos em criar, coletar, organizar, transferir e compartilhar informaes e conhecimentos estratgicos que podem servir para a tomada de decises, para a gesto de polticas pblicas e para incluso do cidado como produtor de conhecimento coletivo.

Racionalizao dos recursos; O governo eletrnico no deve significar aumento dos dispndios do governo federal na prestao de servios e em tecnologia da informao. Ainda que seus benefcios no possam ficar restritos a este aspecto, inegvel que deve produzir reduo de custos unitrios e racionalizao do uso de recursos. Grande parte das iniciativas de governo eletrnico pode ser realizada atravs do compartilhamento de recursos entre rgos pblicos. Este compartilhamento pode se dar tanto no desenvolvimento quanto na operao de solues,

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

43

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS inclusive atravs do compartilhamento de equipamentos e recursos humanos. Destaque especial deve merecer o desenvolvimento compartilhado em ambiente colaborativo, envolvendo mltiplas organizaes. Um exemplo de compartilhamento de recursos est no Projeto Infovia Brasil.

Adoo de polticas, normas e padres comuns; O sucesso da poltica de governo eletrnico depende da definio e publicao de polticas, padres, normas e mtodos para sustentar as aes de implantao e operao do Governo Eletrnico que cubram uma srie de fatores crticos para o sucesso das iniciativas. Neste sentido, a arquitetura e-PING Padres de Interoperabilidade de Governo Eletrnico define um conjunto mnimo de premissas, polticas e especificaes tcnicas que regulamentam a utilizao da Tecnologia da Informao e Comunicao (TIC) no governo federal, estabelecendo as condies de interao com os demais poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral.

Integrao com outros nveis de governo e com os demais poderes A implantao do governo eletrnico no pode ser vista como um conjunto de iniciativas de diferentes atores governamentais que podem manter-se isoladas entre si. Pela prpria natureza do governo eletrnico, este no pode prescindir da integrao de aes e de informaes. A natureza federativa do Estado brasileiro e a diviso dos Poderes no pode significar obstculo para a integrao das aes de governo eletrnico. Cabe ao Governo Federal um papel de destaque nesse processo, garantindo um conjunto de polticas, padres e iniciativas que garantam a integrao das aes dos vrios nveis de governo e dos trs Poderes.

4. Pontos Importantes da Aula


A governabilidade refere-se s condies sistmicas de exerccio do poder por parte do Estado em uma determinada sociedade. Seria uma somatria dos instrumentos institucionais, recursos financeiros e meios polticos de execuo das metas definidas. Refere-se capacidade de governar, situando-se no plano poltico. Est diretamente ligada ao conceito de legitimidade. A governana a capacidade financeira e administrativa em sentido amplo de uma organizao de implementar suas polticas. Situa-se no plano administrativo, de gesto. a maneira pela qual o poder exercido na
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 44

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS administrao dos recursos sociais e econmicos de um pas visando o desenvolvimento, implicando a capacidade dos governos de planejar, formular e implementar polticas e cumprir funes. O conceito de governana tem se alterado ao longo do tempo, da capacidade de gesto para implementao de polticas pblicas para abranger a atuao coordenada de diferentes atores. Accountability um conceito muito importante para a Administrao Pblica. Esse termo abrange pelo menos trs aspectos: obrigao em prestar contas; responsabilizao pelos atos e resultados; e responsividade. A accountability classificada em trs tipos: na vertical, h o controle principalmente eleitoral por parte da sociedade; na horizontal, o controle realizado por agncias governamentais como o TCU ou a CGU; na societal, h controle e participao da sociedade civil. No acesso informao deve-se observa a publicidade como preceito geral e do sigilo como exceo. Deve-se observar ainda a divulgao de informaes de interesse pblico, independentemente de solicitaes; dever dos rgos e entidades pblicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgao em local de fcil acesso, no mbito de suas competncias, de informaes de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas. No poder ser negado acesso informao necessria tutela judicial ou administrativa de direitos fundamentais. So vedadas quaisquer exigncias relativas aos motivos determinantes da solicitao de informaes de interesse pblico.

5. Questes Comentadas
1. (ESAF/CGU/2012) A expresso accountability associada geralmente a prestao de contas, no entanto ela pode assumir outros significados, conforme Linda deLeon. Indique qual dos significados abaixo correto. a) No ambiente hierrquico a accountability est relacionada a regras e procedimentos e o trabalho dos supervisores monitorar os comportamentos dos subordinados, recompensando o certo e corrigindo o que estiver errado.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

45

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

b) No pluralismo competitivo a accountability ampla, contando com a integridade e a probidade do profissional encarregado de fazer o trabalho. c) No ambiente anrquico (no hierarquizados), a accountability est relacionada com a inexistncia de incentivos para que cada parte se abstenha de prejudicar os demais por medo de retaliao. d) Nas comunidades a accountability refere-se s regras formais. permitido e mesmo esperado que, a fim de ganhar, os participantes do jogo faam tudo, contando que no seja explicitamente proibido. e) No ambiente anrquico (no hierarquizados), no h accountability.

Linda DeLeon apresenta um quadro com quatro tipos de estruturas organizacionais classificados de acordo a clareza e conhecimento das metas e dos meios para alcan-las.

Na hierarquia os meios e as metas so claros. No pluralismo competitivo os meios so certos mais os objetivos incertos. Na comunidade os objetivos so incertos, mas os meios incertos. Por fim, na anarquia, estrutura em rede, os meios e os objetivos so incertos. A autora associa ento tipos diferentes de accountability para cada caso. Bureaucratic accountability: the first case is one where goals are clear and means are known. Goal clarity can happen because there is only one person (or group) whose goals count (monarchy, dictatorship, oligarchy), or because a single group has emerged victorious from a contested battle for power (competitive pluralism, between elections). Certainty about

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

46

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS means occurs where problems are simple or where there is good theory to guide practice. In these cases, the administration can be held accountable for both results and process. Within public organizations, strict accountability to rules and close monitoring by hierarchical superiors is possible where decisions can be entirely codified in standard operating procedures. Resumindo: quando os meios e os objetivos so claros, o controle hierrquico a melhor forma de accountability. A letra A certa. Political accountability: In the second case, where goals are unclear or conflicting but where the means to achieve any of the various goals if one could but be agreed upon are understood, accountability is for process only, not for results. For example, if one party (say, the Democrats) has succeeded in legislating some policy it prefers (say, an increase in the fees charged for grazing stock on public lands in the Western United States), then when administrators who implement the policy are criticized by their Republican clients for harming business interests (unwelcome results, from the critics standpoint), the bureaucrats can effectively defend themselves by claiming that they were just doing their job. Resumindo: no caso do pluralismo competitivo, quando cada partido defende um objetivo diferente dos outro, muitas vezes conflitantes, a accountability pode se referir apenas aos processos, no aos resultados, pois os meios so claros, mas os objetivos no. A letra B errada, a descrio da accountability profissional. Professional accountability: the third case, where goals are clear but means are not, is particularly interesting in light of that professional accountability systems are the ones most appropriate to the situation of contemporary public organizations. In their scheme, professional accountability involves an internal locus of control. Professional workers in governmental organizations, that is, are treated with the deference, which is due to their expertise, by their clients (the public). They can be called to give an account of their decisions (their processes), should the client wish to raise the question. Normally, however, professionals are sanctioned not for their failure to achieve results, although that is what the model we are using here would predict. Contrary to the model, physicians whose patients die, lawyers who lose their cases, and teachers whose students fail examinations are not subject to punishment for failing to achieve the goal, even though it was a clear one. They can, however, be punished for malpractice, which as the word itself suggests, is the use of improper means to achieve the goal.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 47

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Resumindo: quando os objetivos so claros, mas os meios no, os burocratas devem ser responsabilizados pelos resultados. Mas isso no ocorre normalmente, eles so punidos apenas pela prtica de atos contra a integridade e a probidade. Nas comunidades, segundo a autora the public official would be given licence to act according to his/her best judgment, but he or she could be called to account and required to explain why those actions were selected, ou seja, ele tem liberdade para fazer as escolhas dos meios, mas deve justificlas com base em certos princpios. A letra D errada porque no se refere s regras formais. Anarchic accountability: the fourth case is the strangest. If goals are unclear or conflicting, there is no agreement on what results should be obtained, so there can be no accountability for results. Where cause-effect knowledge is minimal, an individual or group cannot justifiably be penalized for selecting the wrong means to achieve an objective, since no one else could have known what choice was better. In the chaotic world of network organizations, where participation is fluid and there is no means of enforcing collective decisions, does accountability have any meaning at all? In an analysis of international politics as an anarchic system, Axelrod and Keohane (1985) pose the following question: in the absence of an international mechanism to enforce collective decisions, what motivates individual states to honor their agreements? Their answer, in an evocative phrase, is the shadow of the future. When future payoffs have a high value relative to current ones, there is little incentive to defect today, since the other side might retaliate tomorrow. In short, the states are accountable as a group, each to the others. Resumindo: quando os objetivos no so claros ou so conflitantes, no h acordo acerca dos resultados que devem ser alcanados, portanto no pode haver accountability em relao aos resultados. Mas isso no significa que no exista accountability no modelo anrquico. O que fora os agentes a cumprirem seus acordos a sombra do futuro, a possibilidade de serem retaliados posteriormente. A letra E errada. Podemos ver que h sim accountability no modelo anrquico, o comprometimento de cada membro do grupo com os demais. A letra C errada porque existem os incentivos para que cada um no prejudique os demais. Gabarito: A.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

48

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

2. (ESAF/AFRFB/2012) O acesso informao de que trata a Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso Informao no Brasil), compreende, entre outros, os direitos abaixo, exceto: a) informao pertinente administrao do patrimnio pblico, utilizao de recursos pblicos, licitao, contratos administrativos. b) informao sobre atividades exercidas pelos rgos e entidades, inclusive as relativas sua poltica, organizao e servios, mesmo que sigilosa ou parcialmente sigilosa. c) informao primria, ntegra, autntica e atualizada. d) orientao sobre os procedimentos para a consecuo de acesso, bem como sobre o local onde poder ser encontrada ou obtida a informao almejada. e) informao produzida ou custodiada por pessoa fsica ou entidade privada decorrente de qualquer vnculo com seus rgos ou entidades, mesmo que esse vnculo j tenha cessado.

Segundo a Lei 12.527/2011, os cidados tm direito de obter: Orientao sobre os procedimentos para a consecuo de acesso, bem como sobre o local onde poder ser encontrada ou obtida a informao [d]; Informao contida em registros ou documentos, produzidos ou acumula dos por seus rgos ou entidades, recolhidos ou no a arquivos pblicos; Informao produzida ou custodiada por pessoa fsica ou entidade privada decorrente de qualquer vnculo com seus rgos ou entidades, mesmo que esse vnculo j tenha cessado [e]; Informao primria, ntegra, autntica e atualizada [c]; Informao sobre atividades exercidas pelos rgos e entidades, inclusive as relativas sua poltica, organizao e servios; Informao pertinente administrao do patrimnio pblico, utilizao de recursos pblicos, licitao, contratos administrativos [a]; Informao relativa: o implementao, acompanhamento e resultados dos programas, projetos e aes, bem como metas e indicadores propostos; o ao resultado de inspees, auditorias, prestaes e tomadas de contas realizadas pelos rgos de controle interno e externo.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 49

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A letra B errada porque no um direito o acesso informao sigilosa:
Art. 21. No poder ser negado acesso informao necessria tutela judicial ou administrativa de direitos fundamentais. Pargrafo nico. As informaes ou documentos que versem sobre condutas que impliquem violao dos direitos humanos praticada por agentes pblicos ou a mando de autoridades pblicas no podero ser objeto de restrio de acesso.

Gabarito: B.

3.

(ESAF/AFT/2010) Assinale a opo correta.

a) As eleies e o voto so mecanismos de accountability horizontal. b) Uma alta demanda social por accountability afeta, negativamente, a capacidade de governana. c) Sem legitimidade, no h como se falar em governabilidade. d) Instncias responsveis pela fiscalizao das prestaes de contas contribuem para o desempenho da accountability vertical. e) Uma boa governabilidade garante uma boa governana.

A accountability pode ser classificada em horizontal, vertical e societal. Vamos rever as definies. Accountability horizontal:
a existncia de agncias estatais que esto legalmente capacitadas e autorizadas, e realmente dispostas e aptas, a tomar aes que ultrapassem da vigilncia rotineira a sano criminal ou impedimento em relao s aes ou omisses por outros agentes ou agncias do estado que podem ser qualificadas como ilegais... pois este tipo de accountability para ser efetivo precisa ter agncias que so autorizadas e dispostas a vigiar, controlar, corrigir e/ou punir aes ilegais de outras agncias estatais.

J a accountability vertical pressupe uma ao entre desiguais, seja sob a forma do mecanismo do voto (controle de baixo para cima) ou sob a forma do controle burocrtico (de cima para baixo). Accountability Societal:
Um mecanismo de controle no eleitoral, que emprega ferramentas institucionais e no institucionais (aes legais, participao em instncias de monitoramento, denncias na mdia etc), que se baseia na ao de mltiplas associaes de cidados, movimentos, ou mdia, objetivando expor erros e falhas do governo, trazer novas questes para a agenda pblica ou influenciar decises polticas a serem implementadas pelos rgos pblicos Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 50

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A letra A errada porque as eleies so uma forma de accountability vertical. A letra D errada porque horizontal. Vamos ver os conceitos de governana e governabilidade de Bresser Pereira:
Governabilidade e governana so conceitos mal definidos, frequentemente confundidos. A capacidade poltica de governar ou governabilidade deriva da relao de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade, enquanto que governana a capacidade financeira e administrativa em sentido amplo de uma organizao de implementar suas polticas.

Portanto, a governabilidade est ligada diretamente legitimidade. A letra C certa. A letra E errada porque nem a governabilidade garante uma boa governana, nem a governana garante a governabilidade. Se no houver governabilidade, a governana fica prejudicada. O mesmo ocorre com o inverso: sem governana, a governabilidade pior. Mas, havendo uma, no significa que a outra est garantida. A letra B foi dada como errada, mas discutvel. Eles consideraram errada porque uma alta demanda por accountability prejudica a governabilidade. Contudo, entendo que tambm pode prejudicar a governana. Se as pessoas exigem cada vez mais controles e prestao de contas, o gestor vai ter uma gesto menos flexvel. Gabarito: C.

4. (ESAF/AFRFB/2009) Sobre o tema governabilidade, governana e accountability, assinale a opo incorreta. a) A accountability visa a fortalecer o controle social e poltico, em detrimento do controle burocrtico. b) Governana pode ser entendida como um modelo horizontal de relao entre atores pblicos e privados no processo de elaborao de polticas pblicas. c) O conceito de governana possui um carter mais amplo que o conceito de governabilidade. d) As parcerias pblico-privadas (PPPs) constituem um exemplo de coordenao de atores estatais e no estatais, tpico da governana. e) A governabilidade refere-se mais dimenso estatal do exerccio do poder.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

51

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A letra A errada. A accountability busca fortalecer o controle social e poltico, mas sem detrimento do burocrtico, que est na accountability horizontal. A letra B certa. Segundo Leonardo Secchi:
A interpretao de governana adotada neste artigo a derivada das cincias polticas e administrao pblica, como um modelo horizontal de relao entre atores pblicos e privados no processo de elaborao de polticas pblicas

A letra C foi considerada correta. Segundo Alcindo Gonalves:


J a governana tem um carter mais amplo. Pode englobar dimenses presentes na governabilidade, mas vai alm. Veja-se, por exemplo, a definio de Melo: refere-se ao modus operandi das polticas governamentais que inclui, dentre outras, questes ligadas ao formato poltico-institucional do processo decisrio, definio do mix apropriado de financiamento de polticas e ao alcance geral dos programas. Como bem salienta Santos o conceito (de governana) no se restringe, contudo, aos aspectos gerenciais e administrativos do Estado, tampouco ao funcionamento eficaz do aparelho de Estado.

A letra D correta. A governana envolve o relacionamento entre atores pblicos e privados, tpico da governana. A letra E certa. Segundo Alcindo Gonalves:
A governabilidade refere-se mais dimenso estatal do exerccio do poder. Diz respeito s condies sistmicas e institucionais sob as quais se d o exerccio do poder, tais como as caractersticas do sistema poltico, a forma de governo, as relaes entre os Poderes, o sistema de intermediao de interesses. Ainda segundo Luciano Martins, o termo governabilidade referese arquitetura institucional, distinto, portanto de governana, basicamente ligada performance dos atores e sua capacidade no exerccio da autoridade poltica.

Gabarito: A.

5. (ESAF/SEFAZ-SP/2010) Considerado fundamental governana no setor pblico, o processo pelo qual as entidades pblicas e seus responsveis devem prestar contas dos resultados obtidos, em funo das responsabilidades que lhes foram atribudas por delegao de poder, denomina-se: a) Transparncia. b) Integridade.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

52

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

c) Equidade. d) Responsabilidade Fiscal. e) Accountability.

Temos no enunciado um dos aspectos da accountability, que a prestao de contas. Gabarito: E.

6. (ESAF/EPPGG-MPOG/2008) Entre os pressupostos das novas abordagens sobre governana no setor pblico, destacam-se: I. o crescimento da complexidade nas relaes entre governo e sociedade; II. a expanso da influncia dos organismos internacionais e das comunidades locais nos processos de formao, implementao e avaliao de polticas pblicas; III. a possibilidade de existncia de mltiplos modelos de governana no setor pblico, ao invs de um sistema burocrtico nico e centralizado; IV. a importncia da teoria dos sistemas, especialmente a ciberntica, como fundamento conceitual para formulao de polticas pblicas; V. a crescente importncia do papel das redes inter-organizacionais. Esto corretas: a) As afirmativas I, II, III, IV e V. b) Apenas as afirmativas I, II, III e V. c) Apenas as afirmativas I, II e III. d) Apenas as afirmativas II, III e V. e) Apenas as afirmativas I, II e IV.

A governana pode ser interna ou externa. Internamente, refere-se a gesto dos recursos humanos, materiais e financeiros. Externamente, envolve a atuao conjunta com outros rgos e as entidades sem fins lucrativos na implementao das polticas pblicas. A afirmao I certa porque as relaes do Estado com a sociedade so cada vez mais complexas. Formam-se as redes de polticas pblicas, que so tambm chamadas de redes de governana.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

53

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A afirmao II certa porque h uma participao maior tanto de organismos internacionais, muitas vezes como financiadores de polticas pblicas e projetos sociais, e das comunidades locais. A afirmao III certa. A gesto deve ser adaptativa. No existe um nico modelo ideal para todas as situaes. A afirmao IV errada. correto que h importncia da teoria de sistemas, mas essa no se refere a sistemas de informtica. Segundo Richard Daft:
Um sistema um conjunto de partes inter-relacionadas que funcionam como um todo para alcanar um propsito comum.

Quando analisamos a organizao sob o ponto de vista da Teoria dos Sistemas, devemos dar ateno no somente aos seus elementos, como tambm a interao entre eles. Nenhuma parte da organizao pode ser compreendida se no olharmos para a relao desta parte com as outras. Os sistemas funcionam a partir da aquisio de entradas (inputs) no ambiente externo. Aps transform-las de alguma maneira, elas so liberadas novamente para o ambiente externo na forma de sadas (outputs), como, por exemplo, os produtos, ou as polticas pblicas no caso do setor pblico. Alguns conceitos dessa teoria foram importantes para o pensamento administrativo. Um deles a diferena entre os sistemas abertos e os fechados. Enquanto os primeiros precisam do ambiente para sobreviverem, os ltimos no. Na perspectiva clssica, as organizaes eram vistas como sistemas fechados. Contudo, todas as organizaes so sistemas abertos. Ao ignorar o ambiente, podemos chegar ao fracasso. A afirmao V certa. As redes entre organizaes so cada vez mais importantes. O Estado no atua mais isoladamente, preciso coordenao com outros atores. Gabarito: B.

7. (ESAF/ANA/2009) Sobre accountability, analise as afirmaes que se seguem e selecione a opo que melhor representa o resultado de sua anlise: ( ) A accountability diz respeito capacidade que os constituintes tm de impor sanes aos governantes, notadamente reconduzindo ao cargo aqueles que se desincumbem bem de sua misso e destituindo os que possuem desempenho insatisfatrio;

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

54

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

( ) A accountability inclui a prestao de contas dos detentores de mandato e o veredicto popular sobre essa prestao de contas; ( ) A accountability depende de mecanismos institucionais, sobretudo da existncia de eleies competitivas peridicas. a) C, C, C b) C, C, E c) C, E, E d) E, E, E e) E, C, E

Vimos que o conceito de accountability abrange trs aspectos: Obrigao em prestar contas Responsabilizao pelos atos e resultados Responsividade A primeira afirmao certa. A capacidade de impor sanes est na responsabilizao. As eleies representam o principal instrumento da accountability vertical, quando a sociedade pode punir o governante que no tenha tido um desempenho satisfatrio retirando ele do cargo. A segunda afirmao certa. Outro aspecto da accountability a prestao de contas, a transparncia. A terceira afirmao certa. As eleies so uma forma de accountability vertical, ainda existe a accountability horizontal e a societal. Esta definida como:
um mecanismo de controle no eleitoral, que emprega ferramentas institucionais e no institucionais (aes legais, participao em instncias de monitoramento, denncias na mdia etc), que se baseia na ao de mltiplas associaes de cidados, movimentos, ou mdia, objetivando expor erros e falhas do governo, trazer novas questes para a agenda pblica ou influenciar decises polticas a serem implementadas pelos rgos pblicos.

Portanto, o controle pode ser feito tanto por mecanismos institucionais como no institucionais. A questo fala que a accountability depende de mecanismos institucionais, como as eleies. A interpretao aqui que s podemos falar de uma sociedade com accountability quando existem mecanismos formais, ou seja, quando h institucionalizao do controle. A sociedade at pode criar mecanismos no formalizados, mas no haver uma verdadeira accountability. Gabarito: A.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 55

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

8. (ESAF/PSS/2008) Desde a dcada de 1960 at o final dos anos 1990, os temas da governabilidade e governana comparecem, recorrentemente, s discusses sobre o contexto poltico institucional da gesto pblica nas sociedades democrticas. Indique, entre as opes abaixo, aquela que no menciona variveis prprias desse debate. a) A eficincia da mquina administrativa, as formas de gesto pblica, os mecanismos de regulao e controle e de financiamento do Estado. b) A estrutura de oportunidades, a cultura poltica, as instituies associativas e os padres assumidos pelos processos de formao de capital social. c) A capacidade de liderana e coordenao do governo, as caractersticas das coalizes de oposio e de sustentao governamental e regras do processo decisrio. d) As caractersticas do sistema de intermediao de interesses, o grau de interao do pblico com o privado na definio e conduo das polticas governamentais e de incluso de grupos sociais afetados. e) A forma de governo, o sistema partidrio e eleitoral, as relaes entre as instncias governamentais do sistema federativo e o papel do poder Judicirio.

Questo tirada do texto: Governabilidade, Governana e Democracia, de Maria Helena de Castro Santos, disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S001152581997000300003
Essa definio geral de capacidade governativa serve bem aos nossos propsitos. Por um lado, engloba tanto caractersticas operacionais do Estado analisando-se a a eficincia de sua mquina administrativa, novas formas de gesto pblica, mecanismos de regulao e controle , como sua dimenso poltico-institucional, as investigaes podendo incluir, neste caso, desde as caractersticas das coalizes de sustentao do governo, do processo decisrio, das formas mais ou menos tradicionais de representao de interesses, das relaes Executivo-Legislativo, do sistema partidrio e eleitoral, passando pelas relaes entre os trs nveis de governo e a forma e o grau de interao do pblico com o privado na definio e conduo das polticas governamentais, at a pouca analisada atuao do Judicirio como ator poltico e a capacidade de liderana e coordenao do governo. Por outro lado, a construo da capacidade governativa de forma mais ou menos democrtica fica caracterizada pelos mecanismos e formas que assumem as instncias da poltica na interao do Estado com a sociedade,

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

56

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


identificados a partir do exame de vrios dos aspectos referidos acima, com especial destaque para a maior ou menor incluso de grupos sociais afetados pelas polticas governamentais.

Podemos observar a as letras A, C, D e E. O texto da autora de 1997, ou seja, do final do perodo colocado no enunciado da questo. As variveis que esto na letra B entraram no debate mais recentemente, nos anos 2000. Vamos agora rever a definio de Putman para capital social:
conjunto das caractersticas da organizao social, que englobam as redes de relaes, normas de comportamento, valores, confiana, obrigaes e canais de informao. E o capital social, quando existente em uma regio, torna possvel a tomada de aes colaborativas que resultem no benefcio de toda a comunidade.

Portanto, o capital social, materializado em termos de confiana, otimismo e tolerncia poltica, permite que seja mais fcil as pessoas se engajarem em aes coletivas, em colaborarem umas com as outras. Ainda segundo o autor:
Estruturas de oportunidade poltica so dimenses consistentes do contexto poltico que podem encorajar ou desencorajar pessoas de participarem em aes coletivas.

Gabarito: B.

9. (ESAF/CGU/2008) No debate sobre a accountability, diversos autores reconhecem a existncia, nas poliarquias contemporneas, de mecanismos de controle externos aos poderes Executivo, Legislativo ou Judicirio. Examine os enunciados a seguir sobre a accountability societal e depois marque a resposta correta. 1- A accountability societal um mecanismo de controle no eleitoral que emprega ferramentas institucionais e no institucionais. 2- A accountability societal se baseia na ao de mltiplas associaes de cidados, movimentos sociais ou mdia. 3- O objetivo da accountability societal expor erros e falhas dos governos, trazer novas questes para a agenda pblica e influenciar decises polticas a serem implementadas por rgos pblicos. 4- Os agentes da accountability societal tm o direito e o poder legal, alm da capacidade institucional para aplicar sanes legais contra as transgresses dos agentes pblicos. a) Todos os enunciados esto corretos.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

57

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

b) Todos os enunciados esto incorretos. c) Somente o enunciado de nmero 1 est incorreto. d) Somente o enunciado de nmero 4 est incorreto. e) Somente os enunciados 2 e 3 esto incorretos.

Muitos autores criticam as eleies como mecanismo efetivo de controle por parte da sociedade. Afirmam que a massa facilmente manipulvel, e as eleies no estariam desempenhando seu papel de responsabilizao do governante. Surgiu ento o conceito de accountability societal, que definido como:
um mecanismo de controle no eleitoral, que emprega ferramentas institucionais e no institucionais (aes legais, participao em instncias de monitoramento, denncias na mdia etc), que se baseia na ao de mltiplas associaes de cidados, movimentos, ou mdia, objetivando expor erros e falhas do governo, trazer novas questes para a agenda pblica ou influenciar decises polticas a serem implementadas pelos rgos pblicos.

A ESAF adora cobrar essa definio. Da definio, percebemos que eles no copiaram apenas a quarta afirmao. Ela falsa porque as entidades da sociedade que realizam a accountability societal no tem esse poder de punio. Este est presente na accountability horizontal. Ferramentas institucionais so aquelas que foram criadas por uma lei, que esto institucionalizadas. o caso da ao popular, da ao civil pblica, mandado de segurana coletivo, as ouvidorias. So instrumentos de controle social previstos em lei. Mas a sociedade tambm pode utilizar mecanismos criados por ela e que no esto em lei. Um exemplo o site da Transparncia Brasil, que divulga os gastos do governo. O conceito fala em capacidade de colocar tpicos na agenda pblica, controlar seu desenvolvimento e monitorar sua implementao. Podemos ver que trazer novas questes para a agenda est no conceito. Gabarito: D.

10. (ESAF/CGU/2008) A noo de accountability poltica pressupe o exerccio do poder poltico e a necessidade de que este seja controlado. Examine os enunciados abaixo, referentes ao debate contemporneo sobre a accountability poltica e assinale a resposta certa.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

58

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

1- Os pressupostos da democracia liberal representativa do nfase accountability vertical, referente s relaes entre o Estado e os cidados. 2- A accountability horizontal tem trs dimenses, a saber: informao, sano e prestao de contas. 3- O exerccio da accountability requer mecanismos de aplicao de sanes formais. 4- A accountability horizontal exercida dentro do Estado, por diferentes agncias ou rgos. a) Todos os enunciados esto corretos. b) Todos os enunciados esto incorretos. c) Somente o enunciado de nmero 2 est incorreto. d) Somente o enunciado de nmero 3 est incorreto. e) Somente os enunciados 1 e 4 esto corretos.

Essa questo foi anulada, mas acho interessante trabalharmos ela mesmo assim. O gabarito preliminar foi a letra E. A accountability pode ser classificada de formas diferentes. A classificao mais tradicional a de Guillhermo ODonnell, que diferencia a accountability horizontal da vertical. Segundo este autor, a responsabilizao democrtica procura aliar dois mecanismos: de um lado, os relacionados accountability vertical, na qual os cidados controlam de forma ascendente os governantes (mediante o voto em representantes), com formas de democracia semi direta (como plebiscitos) ou ainda pela utilizao do controle social, exemplificado pelos conselhos de polticas pblicas; de outro, os vinculados accountability horizontal, que se efetivam mediante a fiscalizao mtua entre os Poderes (checks and balances) ou por meio de outras agncias governamentais que monitoram o poder pblico, tais como os tribunais de contas. A primeira afirmao verdadeira, porque as eleies so uma forma de accountability vertical. Esta pressupe uma ao entre desiguais, seja sob a forma do mecanismo do voto (controle de baixo para cima) ou sob a forma do controle burocrtico (de cima para baixo). A accountability vertical , principalmente, embora de forma no exclusiva, a dimenso eleitoral, o que significa premiar ou punir um governante nas eleies. No entanto, ela abrange tambm o controle exercido por instituies de hierarquia superior. A segunda afirmao foi dada como errada. Ela fala que a accountability horizontal tem trs dimenses: informao, sano e prestao de contas. Esta

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

59

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS afirmao uma provvel razo para a anulao da questo. Essas trs dimenses so da accountability de forma geral, no s horizontal. Mas a horizontal tambm apresenta essas trs dimenses. No est errado dizer isso. Outro problema dessa afirmao que as trs dimenses no so as mais corretas. Ela fala em informao, sano e prestao de contas. O termo informao muito amplo, pode ser considerado como sinnimo de prestao de contas. Seria mais correto justificao, responsividade. Guillhermo ODonnell define a accountability horizontal como:
a existncia de agncias estatais que esto legalmente capacitadas e autorizadas, e realmente dispostas e aptas, a tomar aes que ultrapassem da vigilncia rotineira a sano criminal ou impedimento em relao s aes ou omisses por outros agentes ou agncias do estado que podem ser qualificadas como ilegais... pois este tipo de accountability para ser efetivo precisa ter agncias que so autorizadas e dispostas a vigiar, controlar, corrigir e/ou punir aes ilegais de outras agncias estatais.

Em suma, seriam agncias estatais funcionando rotineiramente com poderes de superviso, punindo aes ou omisses do Estado, consideradas ilegais. o controle exercido por instituies como o TCU, CGU, entre outras. A quarta afirmao certa. A terceira afirmao errada. Contudo, aqui tambm temos outro problema que pode ter ocasionado a anulao da questo. Eles falam que a accountability requer mecanismos de aplicao de sanes formais. Podemos interpretar isso de duas formas. A primeira que a afirmao est dizendo que s existe accountability quando existem mecanismos de sanes formais. Isso errado, porque tambm existe accountability exercida pela sociedade, com mecanismos sem essa formalidade. A segunda interpretao a de que s podemos falar de uma sociedade com accountability quando existem mecanismos formais, ou seja, quando h institucionalizao do controle. A sociedade at pode criar mecanismos no formalizados, mas no haver uma verdadeira accountability. Nesse segundo caso a afirmao seria correta. Eu tendo a achar que eles usaram a primeira interpretao. Gabarito: Anulada (E).

11. (ESAF/CGU/2008) Examine os enunciados abaixo sobre a governabilidade e assinale a resposta correta.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

60

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

1- A crise de governabilidade o produto conjunto de uma crise de gesto administrativa do sistema e de uma crise de apoio poltico da sociedade s autoridades e ao governo. 2- As variveis fundamentais governabilidade de uma democracia so a autoridade de suas instituies de governo e a fora das suas instituies de oposio. 3- A crise de governabilidade expressa um conjunto de problemas de acumulao, de distribuio e redistribuio de recursos, bens e servios aos cidados, associados a uma crise fiscal. 4- A governabilidade depende da capacidade do Estado de controlar e gerenciar o seu quadro administrativo e seus recursos financeiros. a) Todos os enunciados esto corretos. b) Todos os enunciados esto incorretos. c) Somente os enunciados 1 e 2 esto corretos. d) Somente os enunciados 2 e 3 esto corretos. e) Somente os enunciados 3 e 4 esto corretos.

Nesta questo temos as hipteses da crise de governabilidade colocadas pelo Norberto Bobbio. A primeira afirmao certa, ela trata da terceira hiptese, que, como vimos, junta as duas anteriores, falando que tanto um problema de outputs, ou seja, crise de gesto, quanto de inputs, crise de apoio poltico. A segunda afirmao certa. Como vimos, a governabilidade est relacionada ao aspecto poltico, capacidade de governar. A autoridade das instituies de governo e a fora da oposio so variveis que influenciam diretamente a governabilidade, que vo definir se um governo consegue empreender suas mudanas. A terceira afirmao errada. Como vimos, a segunda hiptese afirma que:
A no-governabilidade no somente, nem principalmente, um problema de acumulao, de distribuio e de redistribuio de recursos, bens e servios aos cidados, mas , de preferncia, um problema de natureza poltica: autonomia, complexidade, coeso e legitimidade das instituies. A governabilidade depende do relacionamento entre a autoridade e suas instituies de Governo e da fora das suas instituies de oposio.

Portanto, no podemos considerar a primeira hiptese isoladamente. Apenas a sobrecarga de demandas no suficiente, preciso agregar a falta de apoio

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

61

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS poltico. Assim, a hiptese que seria mais adequada a terceira, j que junta as duas. A ESAF geralmente trabalha dessa forma: se ela restringe a realidade a um aspecto, mas o que acontece envolve tambm outros fatores, na grande maioria das vezes a questo estar errada. A quarta afirmao errada. A capacidade de gerenciar os recursos gesto, governana. Gabarito: C.

12. (ESAF/CGU/2006) Assinale se as frases a seguir so verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Os conceitos de governabilidade e governana esto intimamente relacionados entre si e com a reforma do Estado. ( ) Os conceitos de governabilidade e governana no esto relacionados entre si e nem com a reforma do Estado. ( ) Por governana se entende a capacidade de governar derivada da legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade civil. ( ) Por governabilidade se entende a legitimidade de um determinado governo junto sociedade para empreender mudanas. ( ) Por governana se entende a capacidade tcnica, financeira e gerencial de implementar polticas pblicas. ( ) Por accountability se entende a capacidade do Estado em formular e implementar polticas pblicas e atingir metas. Escolha a opo correta. a) F, V, V, V, F, F b) V, F, V, F, F, V c) F, V, F, F, V, V d) V, F, F, V, V, F e) F, V, F, V, V, V

Vimos que a maior parte dos autores associa a reforma do Estado busca de maior governabilidade e a reforma do aparelho do Estado busca de maior governana. Contudo, apesar desta distino entre reforma de estado e governabilidade de um lado, e reforma do aparelho e governana do outro, podemos dizer que ambos os conceitos estejam relacionados com a reforma do Estado, tanto que a primeira afirmao verdadeira. Creio que a ESAF no tenha dado muita ateno a esta diferenciao. Se a primeira afirmao verdadeira, a segunda afirmao falsa, j que fala o contrrio da primeira.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 62

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A terceira afirmao falsa porque relaciona governana com legitimidade e com capacidade de governar, quando isto se refere governabilidade. J a quarta afirmao verdadeira justamente porque associa legitimidade com governabilidade. A quinta afirmao verdadeira porque associa governana com capacidade tcnica, financeira e gerencial de implementar polticas pblicas. A ltima afirmao falsa porque trocou. Fala de accountability, quando a descrio de governana. Gabarito: D.

13. (ESAF/CGU/2004) Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as definies sobre a Governabilidade, relacionadas a seguir: ( ) A governabilidade refere-se s prprias condies substantivas / materiais de exerccio do poder e de legitimidade do Estado e do seu governo, derivadas da sua postura diante da sociedade civil e do mercado. ( ) A governabilidade a autoridade poltica do Estado em si, entendida como a habilidade que este tem para agregar os mltiplos interesses dispersos pela sociedade e apresentar-lhes um objetivo comum. ( ) A fonte e a origem da governabilidade so as leis e o poder legislativo, pois ele que garante a estabilidade poltica do Estado, por representar todas as unidades da Federao e os diversos segmentos da sociedade. ( ) A fonte da governabilidade so os agentes pblicos ou servidores do Estado que possibilitam a formulao / implementao correta das polticas pblicas. ( ) A governabilidade o apoio obtido pelo Estado s suas polticas e sua capacidade de articular alianas e coalizes para viabilizar o projeto de Estado e sociedade a ser implementado. Escolha a opo correta. a) V, F, V, V, F b) F, V, F, V, V c) V, V, F, F, V d) V, F, V, F, F e) F, F, V, F, V

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

63

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Essa questo foi copiada do texto A conceituao de governabilidade e governana, da sua relao entre si e com o conjunto da reforma do Estado e do seu aparelho, de Vincius de Carvalho Arajo, disponvel em:
www.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1649

Segundo o autor:
Em uma definio genrica, podemos dizer que a governabilidade refere-se s prprias condies substantivas/materiais de exerccio do poder e de legitimidade do Estado e do seu governo derivadas da sua postura diante da sociedade civil e do mercado (em um regime democrtico, claro). Pode ser concebida como a autoridade poltica do Estado em si, entendida como a capacidade que este tem para agregar os mltiplos interesses dispersos pela sociedade e apresentar-lhes um objetivo comum para os curto, mdio e longo prazos. Estas condies podem ser sumarizadas como o apoio obtido pelo Estado s suas polticas e sua capacidade de articular alianas e coalizes/pactos entre os diferentes grupos scio-polticos para viabilizar o projeto de Estado e sociedade a ser implementado. J a governana pode ser entendida como a outra face de um mesmo processo, ou seja, como os aspectos adjetivos/instrumentais da governabilidade. Em geral, entende-se a governana como a capacidade que um determinado governo tem para formular e implementar as suas polticas. Esta capacidade pode ser decomposta analiticamente em financeira, gerencial e tcnica, todas importantes para a consecuo das metas coletivas definidas que compem o programa de um determinado governo, legitimado pelas urnas.

A primeira, a segunda e a quinta afirmaes so verdadeiras, esto na definio de governabilidade. Ainda segundo o autor:
importante lembrar tambm, como mais um elemento distintivo com a governana, que a fonte ou origem principal da governabilidade so os cidados e a cidadania organizada, ou seja, a partir deles (e da sua capacidade de articulao em partidos, associaes e demais instituies representativas) que surgem e se desenvolvem as condies citadas acima como imperativas para a governabilidade plena. Destacamos aqui que, diferente da governabilidade, a fonte da governana no so os cidados ou a cidadania organizada em si mesma, mas sim um prolongamento desta, ou seja, so os prprios agentes pblicos ou servidores do Estado que possibilitam a formulao/implementao correta das polticas pblicas e representam a face deste diante da sociedade civil e do mercado, no setor de prestao de servios diretos ao pblico.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

64

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A terceira afirmao errada porque a fonte da governabilidade so os cidados e a cidadania organizada. A quarta afirmao errada porque os agentes pblicos so a fonte da governana, e no da governabilidade. Gabarito: C.

14. (ESAF/CGU/2004) O desafio do Estado brasileiro pressupe uma tarefa de transformao que exige a redefinio de seus papeis, funes e mecanismos de funcionamento interno. Este processo impe novas exigncias sociedade como um todo. Assinale a opo correta entre as seguintes afirmaes sobre governana. a) A governana consiste na prpria autoridade poltica ou legitimidade possuda pelo Estado para apresentar sociedade civil e ao mercado um amplo projeto para determinada nao. b) A governana composta das condies sistmicas nas quais se edifica um projeto de Estado e sociedade. c) A governana visa no apenas superar a crise do Estado e do seu aparelho, mas tambm cooperar na superao do atual quadro social persistente em nosso pas. d) As principais fontes e origens da governana so os cidados e a cidadania organizada. e) A governana a capacidade que um determinado governo tem para formular e implementar as suas polticas, ou seja, os aspectos adjetivos/instrumentais da governabilidade.

Esta questo foi tirada do texto de Vincius de Carvalho Arajo, que est na leitura sugerida. A letra A errada porque quando falamos em autoridade poltica, legitimidade do Estado, estamos nos referindo governabilidade, e no governana:
Em uma definio genrica, podemos dizer que a governabilidade refere-se s prprias condies substantivas/materiais de exerccio do poder e de legitimidade do Estado e do seu governo derivadas da sua postura diante da sociedade civil e do mercado (em um regime democrtico, claro). Pode ser concebida como a autoridade poltica do Estado em si, entendida como a capacidade que este tem para agregar os mltiplos interesses dispersos pela sociedade e apresentar-lhes um objetivo comum para os curto, mdio e longo prazos.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

65

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


Estas condies podem ser sumarizadas como o apoio obtido pelo Estado s suas polticas e sua capacidade de articular alianas e coalizes/pactos entre os diferentes grupos scio-polticos para viabilizar o projeto de Estado e sociedade a ser implementado.

A letra B errada porque fala em condies sistmicas, que se encontra tambm no mbito da governabilidade, que est no conceito de governabilidade da Eli Diniz, conforme a tabela da questo anterior. Analisando a conceituao de Eli Diniz, Vincius afirma que:
Eli Diniz, embora d maior nfase governabilidade, entendida como as condies sistmicas nas quais se edifica um projeto de Estado e sociedade, confere o devido valor governana, dizendo ser esta imperativa para a reforma e construo de um Estado sadio e sustentvel.

A letra C errada, trocou governabilidade por governana. Segundo Arajo:


O autor [Marini] destaca tambm que a reforma do Estado um processo maior de redefinio de papeis correspondentes ao Estado, sociedade civil, mercado, cidadania organizada etc. A relao entre a governabilidade e a governana nesta tipologia assemelha-se em um ponto com as anteriores, ou seja, ambas seriam dimenses diferentes de uma mesma realidade. Destaca-se, contudo, a governabilidade com um sentido mais pr-ativo como a capacidade de realizar as reformas necessrias no apenas para consolidar o regime democrtico no Brasil e na Amrica Latina, mas tambm para superar ou reduzir o quadro social presente nestes pases que ainda traz consigo condies pssimas de convivncia humana como a misria, fome, violncia, prostituio, dentre outras.

A letra D errada por que os cidados e a cidadania organizada so a fonte da governabilidade, e no da governana, que tem como origem os agentes pblicos ou servidores do Estado. Segundo o autor:
importante lembrar tambm, como mais um elemento distintivo com a governana, que a fonte ou origem principal da governabilidade so os cidados e a cidadania organizada, ou seja, a partir deles (e da sua capacidade de articulao em partidos, associaes e demais instituies representativas) que surgem e se desenvolvem as condies citadas acima como imperativas para a governabilidade plena. Destacamos aqui que, diferente da governabilidade, a fonte da governana no so os cidados ou a cidadania organizada em si mesma, mas sim um prolongamento desta, ou seja, so os prprios agentes pblicos ou servidores do Estado que possibilitam a formulao/implementao correta das polticas pblicas e representam a face deste diante da sociedade civil e do mercado, no setor de prestao de servios diretos ao pblico.

A letra E correta porque traz a definio de governana. Segundo Vincius:


Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 66

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


J a governana pode ser entendida como a outra face de um mesmo processo, ou seja, como os aspectos adjetivos/instrumentais da governabilidade. Em geral, entende-se a governana como a capacidade que um deterdeterminado governo tem para formular e implementar as suas polticas. Esta capacidade pode ser decomposta analiticamente em financeira, gerencial e tcnica, todas importantes para a consecuo das metas coletivas definidas que compem o programa de um determinado governo, legitimado pelas urnas.

Gabarito: E.

15. (ESAF/MPOG/2003) Desde a dcada de 60 a anlise poltica vem mostrando preocupaes com o fato de que, embora tenham legitimidade eleitoral, muitos governos no conseguem ser eficazes na tomada de decises e/ou na sua implementao. No Brasil do final do sculo XX problemas como a crise de governabilidade e as deficincias de governana passaram a ocupar um espao central no debate poltico. Sobre esse tema, examine os enunciados abaixo e indique qual deles incorreto. a) A governabilidade consiste no conjunto de condies sistmicas de exerccio do poder, que expressa as caractersticas do sistema poltico, tais como a forma de governo, as relaes entre os poderes, o sistema partidrio e o sistema de intermediao de interesses. b) Uma das causas da crise de governabilidade a situao resultante de uma sobrecarga de problemas que recebe como resposta a expanso de servios e da interveno do Estado. c) A governana compreende os modos de uso da autoridade e de exerccio do poder na administrao dos recursos econmicos e sociais, expressos mediante arranjos institucionais que coordenam e regulam as transaes dentro e fora do limite da esfera econmica. d) A crise de governabilidade resulta da incapacidade de a burocracia governamental atrair grupos privados para o seu interior, oferecendo-lhes bens e servios de modo a atender as suas demandas e representar seus interesses, obtendo em troca apoio para suas polticas nos mbitos domstico e internacional. e) A crise de governabilidade consiste na combinao da incapacidade do sistema administrativo de compatibilizar os imperativos de controle provenientes do sistema econmico com a incapacidade do sistema de legitimao de mobilizar os nveis necessrios de lealdade da sociedade.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

67

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A letra A correta, esto cobrando os conceitos da Eli Diniz. A letra B correta e tambm j foi vista acima, na questo em que tratamos das hipteses das causas da no-governabilidade. A primeira hiptese defendia que quanto maior a interveno estatal, maiores sero as demandas, sobrecarregando o Estado, o que resultar na crise fiscal. A letra C correta. Segundo Maria das Graas Rua:
A governana diz respeito maneira pela qual o poder exercido na administrao dos recursos econmicos e sociais, tendo em vista o desenvolvimento e envolve os modos de uso da autoridade, expressos mediante os arranjos institucionais que coordenam e regulam as transaes dentro e fora dos limites da esfera econmica. Trata-se da dimenso da governana, cujo conceito de formulao bastante recente pode ser resumido como o conjunto das condies financeiras e administrativas de um governo para transformar em realidade as decises que toma.

A letra D a alternativa incorreta. Ela traz uma forma de clientelismo, que uma forma de intermediao de interesses, que, como vimos, est ligada a busca de governabilidade. No entanto, a crise de governabilidade no resultado disso, no porque o Estado no consegue atrair os grupos privados, numa relao no mnimo espria, que ele no tem governabilidade. A letra E correta. Ela trata da crise de racionalidade. Gabarito: D.

16. (ESAF/APO-MPOG/2002) Sobre a governabilidade e a governana podem ser feitas as seguintes afirmaes, exceto que: a) A governabilidade e a no-governabilidade no so fenmenos completos, mas processos em curso, relaes complexas entre componentes do sistema poltico. b) A teoria da sobrecarga de demandas sustenta que houve uma gradativa perda de legitimidade do Estado, de fundo econmico. c) A no-governabilidade um problema caracterstico de uma sociedade de classes, onde a classe capitalista sobrecarrega o Estado com demandas que no podem ser atendidas. d) A teoria da crise da democracia estabelece que a no-governabilidade um resultado direto da diminuio da autoridade poltica. e) A teoria da crise da racionalidade, cujo maior expoente foi certamente Habermas, sugere que os Estados capitalistas tm por base um princpio

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

68

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS organizador, com duas faces: a afirmao de um domnio no-poltico de classe e o desenvolvimento do mercado, onde se d o intercmbio de equivalentes. Esta questo foi tirada do Dicionrio de Poltica, do Norberto Bobbio. A letra A correta. Segundo o autor:
A governabilidade e a no-governabilidade no so, portanto, fenmenos completos, mas processos em curso, relaes complexas entre componentes de um sistema poltico.

Norberto Bobbio afirma que o termo mais usado entre governabilidade e nogovernabilidade o ltimo. Segundo o autor, esta palavra, carregada de implicaes pessimistas (crise de governabilidade) e, frequentemente conservadoras, presta-se a muitas interpretaes. De um lado se encontram aqueles que atribuem a crise de governabilidade incapacidade dos governantes; de outro, aqueles que atribuem a no-governabilidade s exigncias excessivas dos cidados. Em linhas gerais, as duas verses apresentam vrios pontos de contato; porm, quando estritamente distintas, podem chegar, frequentemente, at a atos de acusao (contra governantes ou alguns grupos sociais, quase sempre os sindicatos), ou a posies ideolgicas. Segundo Bobbio:
A fraqueza substancial destes posicionamentos consiste na falta de ajuste, a nvel analtico, dos dois componentes fundamentais, capacidade e recursos, em sentido lato, dos Governos e dos governantes, e solicitaes, apoio e recursos dos cidados e dos grupos sociais. A governabilidade e a nogovernabilidade no so, portanto, fenmenos completos, mas processos em curso, relaes complexas entre componentes de um sistema poltico.

Bobbio divide as teorias a no-governabilidade nas seguintes hipteses: 1. A no-governabilidade o produto de uma sobrecarga de problemas aos quais o Estado responde com a expanso de seus servios e da sua interveno, at o momento em que, inevitavelmente, surge uma crise fiscal. No-governabilidade, portanto, igual crise fiscal do Estado. 2. A no-governabilidade no somente, nem principalmente, um problema de acumulao, de distribuio e de redistribuio de recursos, bens e servios aos cidados, mas , de preferncia, um problema de natureza poltica: autonomia, complexidade, coeso e legitimidade das instituies. A governabilidade depende do relacionamento entre a

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

69

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS autoridade e suas instituies de Governo e da fora das suas instituies de oposio. 3. A no-governabilidade o produto conjunto de uma crise de gesto administrativa do sistema e de uma crise de apoio poltico dos cidados s autoridades e aos governos. Na sua verso mais complexa, a nogovernabilidade a soma de uma crise de input (entradas, insumos) e de uma crise de output (sadas, produtos). Nas crises de output, o sistema administrativo no consegue compatibilizar, nem agilizar, os imperativos de controle que lhe chegam do sistema econmico. As crises de input tm a forma das crises de legitimao: o sistema legitimador no consegue preservar o nvel necessrio de lealdade da massa, impulsionando assim os imperativos de controle do sistema econmico que ele assumiu. A letra B certa, ela trata da primeira hiptese, em que a sobrecarga de demandas, ou problemas, ir resultar em um problema econmico, a crise fiscal. As consequncias da sobrecarga podem ser de vrios tipos. Em primeiro lugar elas podem incidir sobre a eficcia do governo, ou seja, sobre a sua capacidade de conseguir os objetivos prometidos, assim como de ser fiel aos seus compromissos. Em segundo lugar, influem no consenso dos cidados, isto , sua disposio de obedecer espontaneamente s leis e as diretrizes do governo. Aqueles que sustentam esta primeira hiptese acabam sempre caindo nas receitas de cunho neoliberal. O Estado de Bem-Estar entrou em crise porque prometia inmeros servios, mas no tinha capacidade de financiamento. A letra C errada porque a sobrecarga de demandas parte da sociedade como um todo. Foi justamente com o Welfare State, cujo princpio fundamental o atendimento a todos os cidados independentemente da renda que a crise fiscal do Estado se apresenta mais grave. A letra D certa, ela trata da segunda hiptese, a crise da democracia. O ponto central desta tese que uma democracia torna-se tanto mais forte quanto mais organizada, sendo que o crescimento da participao poltica deve ser acompanhado pela institucionalizao (isto , pela legitimao e aceitao) dos processos e das organizaes polticas. Quando, porm, diminui a autoridade poltica, temos a no-governabilidade do sistema. O aumento da interveno do governo a partir da segunda metade do sculo XX ocorreu simultaneamente a uma perda de sua autoridade, principalmente na dcada de 60, gerando assim problemas para a governabilidade na dcada de 70. As causas desse fenmeno devem ser buscadas nas transformaes culturais de grande porte, que culminaram na dcada de 60 em sociedades
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 70

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS altamente escolarizadas, expostas aos meios de comunicao de massa e inclinadas a uma participao reivindicatria, e que desafiaram as autoridades em todas as instituies e em todos os setores, da famlia escola, da fbrica burocracia. As solues propostas por esta corrente foram conservadoras, no sentido de diminuir o processo de democratizao. A letra E certa. Ela trata da crise de racionalidade, que est na terceira hiptese, que se baseia na tese de Habermas e compartilha de alguns dos pressupostos sobre os quais se fundam as outras teses. Ela junta a sobrecarga de demandas, em que o Estado no consegue gerar os produtos e servios (outputs) exigidos, com a falta de apoio poltico, que representa uma entrada do sistema (inputs). Segundo Bobbio:
A tese da crise da racionalidade quer, porm, ir alm dessas premissas e, em certo sentido, super-las. Ela parte da anlise dos Estados capitalistas como sistemas complexos que tm por base um princpio organizador. Este princpio tem duas faces: de uma lado, consiste na afirmao de um domnio no poltico de classe (despolitizao da relao entre as classes e a converso ao anonimato do domnio de classe); do outro, desenvolve-se na instituio do mercado, onde se d intercmbio de equivalentes, e ao orientada para o interesse substitui a ao orientada para o valor.

Gabarito: C.

17. (ESAF/TCE-ES/2001) Um dos conceitos mais importantes para a moderna gesto do setor pblico o de "accountability". Admitindo a inexistncia de uma traduo exata do termo para o portugus, assinale entre as opes abaixo aquela que melhor expressa o significado desse conceito. a) Refere-se a novos processos contbeis, menos burocrticos e mais adequados moderna gesto da coisa pblica. b) Indica a tomada de responsabilidade por parte dos funcionrios pblicos em suas relaes com os cidados. c) Indica o alcance da eficincia na gesto da coisa pblica. d) Refere-se a novos padres de desempenho na gesto dos recursos financeiros, mais adequados s dificuldades enfrentadas pelos estados nacionais. e) Relaciona-se satisfao do funcionrio pblico no desempenho de suas tarefas cotidianas.

J vimos que a accountability pode ser dividida em trs aspectos: obrigao de prestar contas, responsabilizao e responsividade.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

71

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


Elementos do Conceito de Accountability Obrigao em prestar contas Responsabilizao pelos atos e resultados Responsividade

A letra A errada. De vez em quando eles gostam de associar a accountability com um controle contbil, mas ela vai muito alm disso, ela envolve controles de resultado, eleitorais, sociais, etc., praticamente todas as formas de controle. A letra B certa, um dos aspectos do conceito a responsabilizao. A letra C errada. O alcance da eficincia est mais ligado ao conceito de governana, a accountability at busca controlar os resultados, mas ela no indica apenas o alcance da eficincia. Caso falasse em responsabilizao pelo alcance da eficincia estaria correto. A letra D errada. Semelhante a anterior, a accountability no se refere apenas aos padres de desempenho, mas responsabilizao quanto ao alcance desses padres. S tomem cuidado, pois o prprio conceito de accountability tem sofrido alteraes com as reformas administrativas do final do Sculo XX para c. Segundo Fernando Luiz Abrucio:
Normalmente, a literatura sobre a accountability trata do controle dos atos dos governantes em relao ao programa de governo, corrupo ou preservao de direitos fundamentais dos cidados. Mais recentemente, esse tema tem sido estudado em sua interseco com a reforma do Estado, analisando como o aperfeioamento das instituies estatais pode contemplar, ao mesmo tempo, a melhoria do desempenho dos programas governamentais e sua maior transparncia e responsabilizao do poder pblico frente sociedade.

A letra E errada. No tem nada a ver com accountability. Gabarito: B.

18. (CONSULPLAN/ITABAIANA/2010) O termo accountability encontra-se entre os mais utilizados na literatura recente, sendo central para anlise do tema da governana, apresentando distintos significados, nfases e dimen-

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

72

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS ses. Das afirmativas a seguir, marque a que NO retrata adequadamente accountability: A) So atores da accountability os movimentos sociais, associaes, ONGs e mdia. B) o processo de informao contbil utilizado na entidade do terceiro setor. C) Pode se situar em termo das polticas pblicas implementadas, de questes administrativas, profissionais, financeiras, morais, legais e constitucionais. D) So tipos de accountability a poltica, a vertical, a horizontal e a societal. E) A participao da sociedade civil no planejamento, na implementao, no acompanhamento e verificao das polticas pblicas, avaliando objetivos, processos e resultados.

Essa questo foi copiada do texto Governana e Accountability: algumas notas introdutrias, de Carla Bronzo Ladeira Carneiro, disponvel em: http://www.ceas.sc.gov.br/downloads/accountability_1.doc A letra A certa. A accountability tambm exercida pela sociedade, tanto na vertical quanto na societal. Existe certa divergncia aqui entre os autores, mas para questes esse entendimento que devemos ter. Um grupo de autores admite apenas atores institucionais como agentes de responsabilizao. A accountability estaria limitada s relaes principal agente, restringindo a gama de agentes de controle a: os eleitores frente a os governantes eleitos; os polticos a quem a burocracia deve responder; o parlamento (ou os parlamentares) frente a quem os gabinetes e os ministros devem responsabilizar-se nas democracias parlamentares; outros principais nas relaes de agncia presentes no Estado. J a maioria dos autores considera um maior nmero atores e organizaes, institucionais ou no, como agentes de accountability. A letra B errada. A accountability vai muito alm do aspecto contbil. A letra C certa. Segundo o texto:
Aps identificar os elementos constituintes do conceito, o autor analisa os diferentes tipos de accountability e constroi tipologias a partir dos alvos do

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

73

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


exerccio da accountability poltica. Esta pode se situar em termo das polticas pblicas implementadas, de questes administrativas, profissionais, financeiras, morais, legais e constitucionais. Cada uma desses campos da accountability apresenta diferentes mecanismos e objetivos especficos para o controle do poder.

A letra D foi dada como certa, mas a accountability poltica no um tipo de accountability, a prpria accountability. A alternativa menciona, alm da classificao em vertical, horizontal e societal, a accountability poltica, que no citada pela maioria dos autores. A doutrina usa a expresso accountability poltica, normamente, para se referir quela que ocorre na esfera estatal, na relao Estado-sociedade. Ou seja, ela seria a prpria accountability, que seria dividida em horizontal, vertical e societal. Segundo a Carla Bronzio:
A noo de accountability poltica pressupe a existncia do poder e a necessidade de que este. O autor, delineando uma concepo radial da noo de accountability, identifica trs formas bsicas pelas quais pode-se prevenir do abuso do poder: a) sujeitar o poder ao exerccio das sanes; b) obrigar que este poder seja exercido de forma transparente e c) forar que os atos dos governantes sejam justificados. Isso constitui sua razo de ser.

A letra E certa, uma accountability societal. Gabarito: B.

19. (CESPE/TCE-AC/2009) Assinale a opo correta acerca de accountability. (A) Accountability representa a opo que a organizao tem de prestar contas dos resultados obtidos, em funo das responsabilidades que decorrem de uma delegao de poder. (B) A accountability vertical restringe-se dimenso eleitoral, o que significa premiar ou punir um governante nas eleies. (C) A accountability horizontal implica a existncia de agncias e instituies estatais possuidoras de poder legal e de fato para realizar aes que vo desde a superviso de rotina at sanes legais contra atos delituosos de seus congneres do Estado. (D) A viso de administrao pblica, em accountability, est indiretamente ligada descentralizao de responsabilidades. (E) A accountability no requer o acesso do cidado informao e documentao relativas aos atos pblicos.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

74

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A accountability abrange a obrigao de prestar contas, no uma opo. A letra A errada. Vimos na aula a classificao da accountability, vamos rever as principais caractersticas de cada uma:
Classificao da Accountability Vertical Controle exercido pelo processo eleitoral, por meio do voto. Horizontal Controle exercido por agncias governamentais Societal Controle exercido pela sociedade institucional ou no

A letra B errada. A accountability vertical pressupe uma ao entre desiguais, seja sob a forma do mecanismo do voto (controle de baixo para cima) ou sob a forma do controle burocrtico (de cima para baixo). A accountability vertical , principalmente, embora de forma no exclusiva, a dimenso eleitoral, o que significa premiar ou punir um governante nas eleies. A letra C certa, traz o conceito de accountability horizontal. A viso de administrao pblica est DIRETAMENTE ligada descentralizao de responsabilidades. A letra D errada. Temos accountability quando algum transfere uma responsabilidade para um terceiro, relao estudada pela Teoria da Agncia. A transparncia imprescindvel para a accountability. A letra E errada. Gabarito: C.

20. (FCC/SGP-SP/2009) Governana e governabilidade so conceitos imbricados, porm no coincidentes, a respeito dos quais correto afirmar: a) correspondem, ambos, forma de atuao do Estado e da administrao para consecuo dos objetivos pblicos, sendo governana, contudo, um conceito mais restrito, na medida em que no diz respeito ao aparelho administrativo. b) a crise de governabilidade esta ligada com a ideia de reforma do aparelho do Estado, enquanto a crise de governana com a ideia de reforma do prprio Estado. c) correspondem, ambos, s condies polticas para atuao administrativa, porm governana um conceito mais amplo, que engloba tambm o papel do Estado de regulao da atividade econmica.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 75

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

d) governana diz respeito aos pr-requisitos institucionais para a otimizao do desempenho administrativo, enquanto a governabilidade diz respeito s condies polticas em que se efetivam as aes administrativas, tais como legitimidade e credibilidade. e) governabilidade a forma como o aparelho estatal implementa as polticas pblicas pelo Governo e governana, por seu turno, corresponde ao alinhamento desta atuao com as condies polticas vigentes.

A letra A errada. J vimos na questo do concurso de AFRFB de 2009, que foi considerada a afirmao de que a governana um conceito mais amplo que a governabilidade. Aqui temos o mesmo entendimento. A governana diz respeito sim ao aparelho administrativo. Alm disso, a forma de atuao da administrao para consecuo dos objetivos refere-se governana apenas. A letra B errada, o inverso. O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado fala em Reforma do Aparelho do Estado ao invs de Reforma do Estado no sem motivo. A maior parte dos autores associa a reforma do Estado busca de maior governabilidade e a reforma do aparelho do Estado busca de maior governana. Segundo o prprio PDRAE:
O governo brasileiro no carece de governabilidade, ou seja, de poder para governar, dada sua legitimidade democrtica e o apoio com que conta na sociedade civil. Enfrenta, entretanto, um problema de governana, na medida em que sua capacidade de implementar as polticas pblicas limitada pela rigidez e ineficincia da mquina administrativa.

Portanto, no havia um problema de governabilidade, mas sim de governana. A letra C errada, as condies polticas referem-se governabilidade apenas. O restante est certo. A letra D certa, ela foi copiada do livro Governabilidade e governana na reforma do Estado, de Leonardo Valles Bento, segundo quem:
Governana diz respeito aos pr-requisitos institucionais para otimizao do desempenho administrativo, isto , o conjunto dos instrumentos tcnicos de gesto que assegure a eficincia e a democratizao das polticas pbicas.

A letra E errada, inverteu os conceitos. Gabarito: D.

21. (FCC/BAHIAGS/2010) Accountability


Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 76

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

(A) a relao de legitimidade e autoridade do Estado e do seu governo com a sociedade. (B) o reconhecimento que tem uma ordem poltica, dependente das crenas e das opinies subjetivas, e seus princpios so justificaes do direito de mandar. (C) o conjunto de mecanismos e procedimentos que levam os decisores governamentais a prestarem contas dos resultados de suas aes, garantindose maior transparncia e a exposio das polticas pblicas. (D) a capacidade do governo de representar os interesses de suas prprias instituies. (E) a aquisio e centralizao de poder do setor pblico na administrao das agncias, por meio dos princpios de governana corporativa do setor privado.

A letra A errada, traz o conceito de governabilidade. Para Bresser Pereira:


A governabilidade e a governana so conceitos mal-definidos, freqentemente confundidos. Para mim, governabilidade uma capacidade poltica de governar derivada da relao de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade; governana a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, de um governo implementar polticas

A letra B errada, trata-se da legitimidade. Segundo Jos Matias Pereira:


Por legitimidade deve-se entender o reconhecimento que tem uma ordem poltica. A legitimidade depende das crenas e das opinies subjetivas. Os princpios de legitimidade so justificaes do poder, ou seja, o direito de mandar.

A letra C certa. Segundo Jos Jardim:


Considera-se accountability o conjunto de mecanismos e procedimentos que levam os decisores governamentais a prestar contas dos resultados de suas aes, garantindo-se maior transparncia e a exposio das polticas pblicas. Quanto maior a possibilidade dos cidados poderem discernir se os governantes esto agindo em funo do interesse da coletividade e sancion-los apropriadamente, mais accountable um governo. Trata-se de um conceito fortemente relacionado ao universo poltico administrativo anglo-saxo

A letra D errada, governabilidade novamente. Para Edmilson de Oliveira:


Esse esforo terico governana est na tendida. Enquanto da capacidade do Prof. Rafael Encinas mostrou que a principal diferena entre governabilidade e forma como a legitimidade das aes dos governos enno conceito de governabilidade a legitimidade vem governo de representar os interesses de suas prwww.pontodosconcursos.com.br 77

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


prias instituies. No conceito de governana, parte de sua legitimidade vem do processo, do entendimento de que, quando grupos especficos da populao quando participam da elaborao e implantao de uma poltica pblica, ela tem mais chances de ser bem sucedida em seus objetivos.

A letra E errada, sinceramente no sei ao que eles esto se referindo com aquisio e centralizao do poder do setor pblico na administrao das agncias. Seria uma forma de delegao de poder s agncias. Gabarito: C.

22. (FCC/MTRO-SP/2010) Conjunto de polticas, funes, responsabilidades e processos que so estabelecidos em uma empresa para orientar, direcionar e controlar como a organizao usa tecnologias para atingir as metas corporativas. a definio de (A) Contingncia. (B) Segurana de TI. (C) Estratgia. (D) Governabilidade. (E) Governana.

Alguns definies de governana seguem na direo de consider-la como as regras e polticas que direcionam a atuao dos atores:
Conjunto de leis, regras administrativas, ordens judiciais e costumes que restringem, prescrevem e delimitam a atividade governamental, onde tal atividade amplamente definida como a produo e entrega de bens e servios suportados publicamente.

A governana corporativa tambm possui esse carter:


Conjunto de prticas pelas quais o conselho de administrao garante o controle dos atos dos gestores em face do interesse dos acionistas. Governana Corporativa so as prticas e os relacionamentos entre os Acionistas/Cotistas, Conselho de Administrao, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal, com a finalidade de otimizar o desempenho da empresa e facilitar o acesso ao capital.

Podemos entender, nesses casos, que a governana corresponde ao conjunto de regras que regulam a ao coordenada de diferentes atores. Uma estrutura de governana corresponde forma como uma determinada poltica pblica foi

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

78

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS desenhada, quais so as regras que dizem como os atores podem se comportar dentro dela, como eles devem se relacionar, etc. Na Tecnologia da Informao, fala-se em Governana de TI, definida como:
Modelo que define direitos e responsabilidades pelas decises que encorajam comportamentos desejveis no uso de TI. Processo pelo qual decises so tomadas sobre os investimentos em TI, o que envolve: como as decises so tomadas, quem toma as decises, quem responsabilizado e como os resultados so medidos e monitorados.

esse aspecto que essa questo est cobrando. Gabarito: E.

23. (FCC/MPE-SE/2009) O conceito de accountability liga-se a (A) prestao de contas da Administrao e dos funcionrios pblicos perante a sociedade. (B) mecanismos contemporneos de elaborao das contas pblicas. (C) formas de elaborao do oramento pblico pautadas pela responsabilidade fiscal. (D) sistema gerencial de controle dos gastos pblicos. (E) metodologia gerencial norte-americana que inspirou a Reforma Administrativa implementada nos anos 90 pelo Ministrio da Administrao Federal e Reforma do Estado (MARE).

Vimos que a Accountability abrange pelo menos trs aspectos. A letra A certa, traz a prestao de contas. As demais alternativas at apresentam coisas com uma relao pequena com a accountability, mas no podemos associ-las com o conceito em si. Gabarito: A.

24. (VUNESP/2010) Pode ser considerado como o conjunto de mecanismos e procedimentos que levam os dirigentes governamentais a prestarem contas dos resultados de suas aes, garantindo-se a maior transparncia e a exposio das polticas pblicas: (A) Governana. (B) New Public Management.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 79

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

(C) Accountability. (D) Gesto por objetivos. (E) Administrao Pblica Burocrtica.

Quando falamos em transparncia e prestao de contas estamos nos referindo Accountability. Gabarito: C.

25. (VUNESP/CESP/2009) H uma corrente nos estudos da governana pblica que percebe uma diminuio do protagonista estatal no processo de elaborao de polticas pblicas. Outra corrente diz que a governana pblica cria instrumentos de (A) discordncia. (B) argumentao. (C) experimentao. (D) unilateralismo. (E) colaborao.

Vimos que o conceito de governana bastante complexo, com diferentes vises. Por um lado, a governana vista como a atuao conjunta entre diferentes atores. O Estado deixa de ser o nico implementador de polticas pblicas e passam a surgis a chamadas redes, em que ele atua em parceria com o setor privado e o terceiro setor. Portanto, a governana v a ao conjunta como colaborao, o trabalho conjunto de diferentes atores para alcanar resultados. Gabarito: E.

26. (CEPERJ/SEDUC/2011) Um diretor de escola rene seus professores mensalmente para efeito de avaliao do trabalho na unidade. Nessas oportunidades, so tratados assuntos relativos a mtodos e tcnicas, ferramentas e procedimentos gerenciais para melhor desenvolver as atividades. Sendo assim, na linguagem contempornea da administrao pblica, podese dizer que o diretor est preocupado com:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

80

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

A) a escolha pblica B) a governabilidade C) o accountability D) o e-govern E) a governana

O enunciado fala em mtodos e tcnicas, ferramentas e procedimentos gerenciais. Podemos ver que ele est buscando melhorar a gesto da organizao. Vimos que a capacidade de gesto refere-se governana, quele conceito mais tradicional de governana. Vamos rev-lo:
A capacidade poltica de governar ou governabilidade deriva da relao de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade, enquanto que governana a capacidade financeira e administrativa em sentido amplo de uma organizao de implementar suas polticas. Em geral, entende-se a governana como a capacidade que um determinado governo tem para formular e implementar as suas polticas. Esta capacidade pode ser decomposta analiticamente em financeira, gerencial e tcnica, todas importantes para a consecuo das metas coletivas definidas que compem o programa de um determinado governo, legitimado pelas urnas.

Gabarito: E.

27. (UFMT/2010) O controle social no pode existir sem accountability, pois A) sempre que algum delega parte de seu poder ou direito a outrem, este assume a responsabilidade, em nome daquele, de agir de maneira correta em relao ao objeto de delegao e, periodicamente, at o final do mandato, prestar contas de seus desempenhos e resultados. B) se algum delega parte de seu poder ou direito a outrem, este assume autonomia, em nome daquele, de agir de maneira correta em relao ao objeto de delegao e, periodicamente, at o final do mandato, apontar o crescimento vigoroso ocorrido no perodo. C) todas as vezes que algum delega parte de seu poder ou direito a outrem, este assume a liberdade, em nome daquele, de agir por ele e, periodicamente, fazer conhecer as lutas de interesse que caracterizam a arena pblica, refletindo fatores polticos nacionais e locais.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

81

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

D) sempre que algum delega parte de seu poder ou direito a outrem, este assume a tendncia, em nome daquele, de agir em seu nome, prestando contas periodicamente da alocao de prioridades e de valores imateriais e intangveis. E) quando algum delega parte de seu poder a outrem, este assume a conscincia, em nome daquele, de agir dentro de padres de excelncia de modo que, periodicamente, at o final do mandato, imprima qualidade internacional nas aes pblicas.

Questo copiada do texto Transparncia na administrao pblica municipal: um estudo de caso sob a tica dos fundamentos da accountability: http://www.aedb.br/seget/artigos08/458_Administracao%20Publica%20e %20 Accountability.pdf A letra A certa. Segundo o texto:
Sempre que algum delega parte de seu poder ou direito a outrem, este assume a responsabilidade, em nome daquele, de agir de maneira correta com relao ao objeto de delegao e, periodicamente, at o final do mandato, prestar contas de seus desempenhos e resultados, d se o nome de accountability.

A accountability est relacionada com a teoria da agncia. Esta estuda as relaes contratuais em que se observa a figura de um sujeito ativo que recebe o nome de principal, e de um sujeito passivo chamado agente. O principal quem contrata e o agente o contratado. A suposio bsica existente na relao principal-agente de que o agente ir agir em favor do principal e que por isso receber alguma recompensa. O agente, ou contratado, dever desempenhar certas funes, de acordo com os critrios do principal, ou contratante. A teoria tenta identificar os incentivos que levam o agente a servir melhor os interesses do principal. Podemos observar trs tipos de relaes agente-principal na administrao pblica: Cidados e polticos: Polticos e burocratas; Estado (burocracia e sistema poltico) e agentes econmicos; Os primeiros so os principais, os segundos os agentes. A sociedade o principal que delega a responsabilidade pela gesto de seu patrimnio para o Esta
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 82

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS do. Este o agente que deve atuar de acordo com o interesse pblico, ou seja, o interesse da sociedade. O conceito de Accountability existe dentro dessa relao principal-agente, buscando definir as responsabilidades do agente em relao ao principal. Gabarito: A.

5.1. Lista das Questes


1. (ESAF/CGU/2012) A expresso accountability associada geralmente a prestao de contas, no entanto ela pode assumir outros significados, conforme Linda deLeon. Indique qual dos significados abaixo correto. a) No ambiente hierrquico a accountability est relacionada a regras e procedimentos e o trabalho dos supervisores monitorar os comportamentos dos subordinados, recompensando o certo e corrigindo o que estiver errado. b) No pluralismo competitivo a accountability ampla, contando com a integridade e a probidade do profissional encarregado de fazer o trabalho. c) No ambiente anrquico (no hierarquizados), a accountability est relacionada com a inexistncia de incentivos para que cada parte se abstenha de prejudicar os demais por medo de retaliao. d) Nas comunidades a accountability refere-se s regras formais. permitido e mesmo esperado que, a fim de ganhar, os participantes do jogo faam tudo, contando que no seja explicitamente proibido. e) No ambiente anrquico (no hierarquizados), no h accountability.

2. (ESAF/AFRFB/2012) O acesso informao de que trata a Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso Informao no Brasil), compreende, entre outros, os direitos abaixo, exceto: a) informao pertinente administrao do patrimnio pblico, utilizao de recursos pblicos, licitao, contratos administrativos. b) informao sobre atividades exercidas pelos rgos e entidades, inclusive as relativas sua poltica, organizao e servios, mesmo que sigilosa ou parcialmente sigilosa. c) informao primria, ntegra, autntica e atualizada. d) orientao sobre os procedimentos para a consecuo de acesso, bem como sobre o local onde poder ser encontrada ou obtida a informao almejada.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

83

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS e) informao produzida ou custodiada por pessoa fsica ou entidade privada decorrente de qualquer vnculo com seus rgos ou entidades, mesmo que esse vnculo j tenha cessado.

3.

(ESAF/AFT/2010) Assinale a opo correta.

a) As eleies e o voto so mecanismos de accountability horizontal. b) Uma alta demanda social por accountability afeta, negativamente, a capacidade de governana. c) Sem legitimidade, no h como se falar em governabilidade. d) Instncias responsveis pela fiscalizao das prestaes de contas contribuem para o desempenho da accountability vertical. e) Uma boa governabilidade garante uma boa governana.

4. (ESAF/AFRFB/2009) Sobre o tema governabilidade, governana e accountability, assinale a opo incorreta. a) A accountability visa a fortalecer o controle social e poltico, em detrimento do controle burocrtico. b) Governana pode ser entendida como um modelo horizontal de relao entre atores pblicos e privados no processo de elaborao de polticas pblicas. c) O conceito de governana possui um carter mais amplo que o conceito de governabilidade. d) As parcerias pblico-privadas (PPPs) constituem um exemplo de coordenao de atores estatais e no estatais, tpico da governana. e) A governabilidade refere-se mais dimenso estatal do exerccio do poder.

5. (ESAF/SEFAZ-SP/2010) Considerado fundamental governana no setor pblico, o processo pelo qual as entidades pblicas e seus responsveis devem prestar contas dos resultados obtidos, em funo das responsabilidades que lhes foram atribudas por delegao de poder, denomina-se: a) Transparncia. b) Integridade. c) Equidade. d) Responsabilidade Fiscal. e) Accountability.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 84

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 6. (ESAF/EPPGG-MPOG/2008) Entre os pressupostos das novas abordagens sobre governana no setor pblico, destacam-se: I. o crescimento da complexidade nas relaes entre governo e sociedade; II. a expanso da influncia dos organismos internacionais e das comunidades locais nos processos de formao, implementao e avaliao de polticas pblicas; III. a possibilidade de existncia de mltiplos modelos de governana no setor pblico, ao invs de um sistema burocrtico nico e centralizado; IV. a importncia da teoria dos sistemas, especialmente a ciberntica, como fundamento conceitual para formulao de polticas pblicas; V. a crescente importncia do papel das redes inter-organizacionais. Esto corretas: a) As afirmativas I, II, III, IV e V. b) Apenas as afirmativas I, II, III e V. c) Apenas as afirmativas I, II e III. d) Apenas as afirmativas II, III e V. e) Apenas as afirmativas I, II e IV.

7. (ESAF/ANA/2009) Sobre accountability, analise as afirmaes que se seguem e selecione a opo que melhor representa o resultado de sua anlise: ( ) A accountability diz respeito capacidade que os constituintes tm de impor sanes aos governantes, notadamente reconduzindo ao cargo aqueles que se desincumbem bem de sua misso e destituindo os que possuem desempenho insatisfatrio; ( ) A accountability inclui a prestao de contas dos detentores de mandato e o veredicto popular sobre essa prestao de contas; ( ) A accountability depende de mecanismos institucionais, sobretudo da existncia de eleies competitivas peridicas. a) C, C, C b) C, C, E c) C, E, E d) E, E, E e) E, C, E

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

85

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 8. (ESAF/PSS/2008) Desde a dcada de 1960 at o final dos anos 1990, os temas da governabilidade e governana comparecem, recorrentemente, s discusses sobre o contexto poltico institucional da gesto pblica nas sociedades democrticas. Indique, entre as opes abaixo, aquela que no menciona variveis prprias desse debate. a) A eficincia da mquina administrativa, as formas de gesto pblica, os mecanismos de regulao e controle e de financiamento do Estado. b) A estrutura de oportunidades, a cultura poltica, as instituies associativas e os padres assumidos pelos processos de formao de capital social. c) A capacidade de liderana e coordenao do governo, as caractersticas das coalizes de oposio e de sustentao governamental e regras do processo decisrio. d) As caractersticas do sistema de intermediao de interesses, o grau de interao do pblico com o privado na definio e conduo das polticas governamentais e de incluso de grupos sociais afetados. e) A forma de governo, o sistema partidrio e eleitoral, as relaes entre as instncias governamentais do sistema federativo e o papel do poder Judicirio.

9. (ESAF/CGU/2008) No debate sobre a accountability, diversos autores reconhecem a existncia, nas poliarquias contemporneas, de mecanismos de controle externos aos poderes Executivo, Legislativo ou Judicirio. Examine os enunciados a seguir sobre a accountability societal e depois marque a resposta correta. 1- A accountability societal um mecanismo de controle no eleitoral que emprega ferramentas institucionais e no institucionais. 2- A accountability societal se baseia na ao de mltiplas associaes de cidados, movimentos sociais ou mdia. 3- O objetivo da accountability societal expor erros e falhas dos governos, trazer novas questes para a agenda pblica e influenciar decises polticas a serem implementadas por rgos pblicos. 4- Os agentes da accountability societal tm o direito e o poder legal, alm da capacidade institucional para aplicar sanes legais contra as transgresses dos agentes pblicos. a) Todos os enunciados esto corretos. b) Todos os enunciados esto incorretos. c) Somente o enunciado de nmero 1 est incorreto.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

86

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS d) Somente o enunciado de nmero 4 est incorreto. e) Somente os enunciados 2 e 3 esto incorretos.

10. (ESAF/CGU/2008) A noo de accountability poltica pressupe o exerccio do poder poltico e a necessidade de que este seja controlado. Examine os enunciados abaixo, referentes ao debate contemporneo sobre a accountability poltica e assinale a resposta certa. 1- Os pressupostos da democracia liberal representativa do nfase accountability vertical, referente s relaes entre o Estado e os cidados. 2- A accountability horizontal tem trs dimenses, a saber: informao, sano e prestao de contas. 3- O exerccio da accountability requer mecanismos de aplicao de sanes formais. 4- A accountability horizontal exercida dentro do Estado, por diferentes agncias ou rgos. a) Todos os enunciados esto corretos. b) Todos os enunciados esto incorretos. c) Somente o enunciado de nmero 2 est incorreto. d) Somente o enunciado de nmero 3 est incorreto. e) Somente os enunciados 1 e 4 esto corretos.

11. (ESAF/CGU/2008) Examine os enunciados abaixo sobre a governabilidade e assinale a resposta correta. 1- A crise de governabilidade o produto conjunto de uma crise de gesto administrativa do sistema e de uma crise de apoio poltico da sociedade s autoridades e ao governo. 2- As variveis fundamentais governabilidade de uma democracia so a autoridade de suas instituies de governo e a fora das suas instituies de oposio. 3- A crise de governabilidade expressa um conjunto de problemas de acumulao, de distribuio e redistribuio de recursos, bens e servios aos cidados, associados a uma crise fiscal. 4- A governabilidade depende da capacidade do Estado de controlar e gerenciar o seu quadro administrativo e seus recursos financeiros.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

87

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS a) Todos os enunciados esto corretos. b) Todos os enunciados esto incorretos. c) Somente os enunciados 1 e 2 esto corretos. d) Somente os enunciados 2 e 3 esto corretos. e) Somente os enunciados 3 e 4 esto corretos.

12. (ESAF/CGU/2006) Assinale se as frases a seguir so verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Os conceitos de governabilidade e governana esto intimamente relacionados entre si e com a reforma do Estado. ( ) Os conceitos de governabilidade e governana no esto relacionados entre si e nem com a reforma do Estado. ( ) Por governana se entende a capacidade de governar derivada da legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade civil. ( ) Por governabilidade se entende a legitimidade de um determinado governo junto sociedade para empreender mudanas. ( ) Por governana se entende a capacidade tcnica, financeira e gerencial de implementar polticas pblicas. ( ) Por accountability se entende a capacidade do Estado em formular e implementar polticas pblicas e atingir metas. Escolha a opo correta. a) F, V, V, V, F, F b) V, F, V, F, F, V c) F, V, F, F, V, V d) V, F, F, V, V, F e) F, V, F, V, V, V

13. (ESAF/CGU/2004) Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as definies sobre a Governabilidade, relacionadas a seguir: ( ) A governabilidade refere-se s prprias condies substantivas / materiais de exerccio do poder e de legitimidade do Estado e do seu governo, derivadas da sua postura diante da sociedade civil e do mercado. ( ) A governabilidade a autoridade poltica do Estado em si, entendida como a habilidade que este tem para agregar os mltiplos interesses dispersos pela sociedade e apresentar-lhes um objetivo comum.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 88

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS ( ) A fonte e a origem da governabilidade so as leis e o poder legislativo, pois ele que garante a estabilidade poltica do Estado, por representar todas as unidades da Federao e os diversos segmentos da sociedade. ( ) A fonte da governabilidade so os agentes pblicos ou servidores do Estado que possibilitam a formulao / implementao correta das polticas pblicas. ( ) A governabilidade o apoio obtido pelo Estado s suas polticas e sua capacidade de articular alianas e coalizes para viabilizar o projeto de Estado e sociedade a ser implementado. Escolha a opo correta. a) V, F, V, V, F b) F, V, F, V, V c) V, V, F, F, V d) V, F, V, F, F e) F, F, V, F, V

14. (ESAF/CGU/2004) O desafio do Estado brasileiro pressupe uma tarefa de transformao que exige a redefinio de seus papeis, funes e mecanismos de funcionamento interno. Este processo impe novas exigncias sociedade como um todo. Assinale a opo correta entre as seguintes afirmaes sobre governana. a) A governana consiste na prpria autoridade poltica ou legitimidade possuda pelo Estado para apresentar sociedade civil e ao mercado um amplo projeto para determinada nao. b) A governana composta das condies sistmicas nas quais se edifica um projeto de Estado e sociedade. c) A governana visa no apenas superar a crise do Estado e do seu aparelho, mas tambm cooperar na superao do atual quadro social persistente em nosso pas. d) As principais fontes e origens da governana so os cidados e a cidadania organizada. e) A governana a capacidade que um determinado governo tem para formular e implementar as suas polticas, ou seja, os aspectos adjetivos/instrumentais da governabilidade.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

89

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 15. (ESAF/MPOG/2003) Desde a dcada de 60 a anlise poltica vem mostrando preocupaes com o fato de que, embora tenham legitimidade eleitoral, muitos governos no conseguem ser eficazes na tomada de decises e/ou na sua implementao. No Brasil do final do sculo XX problemas como a crise de governabilidade e as deficincias de governana passaram a ocupar um espao central no debate poltico. Sobre esse tema, examine os enunciados abaixo e indique qual deles incorreto. a) A governabilidade consiste no conjunto de condies sistmicas de exerccio do poder, que expressa as caractersticas do sistema poltico, tais como a forma de governo, as relaes entre os poderes, o sistema partidrio e o sistema de intermediao de interesses. b) Uma das causas da crise de governabilidade a situao resultante de uma sobrecarga de problemas que recebe como resposta a expanso de servios e da interveno do Estado. c) A governana compreende os modos de uso da autoridade e de exerccio do poder na administrao dos recursos econmicos e sociais, expressos mediante arranjos institucionais que coordenam e regulam as transaes dentro e fora do limite da esfera econmica. d) A crise de governabilidade resulta da incapacidade de a burocracia governamental atrair grupos privados para o seu interior, oferecendo-lhes bens e servios de modo a atender as suas demandas e representar seus interesses, obtendo em troca apoio para suas polticas nos mbitos domstico e internacional. e) A crise de governabilidade consiste na combinao da incapacidade do sistema administrativo de compatibilizar os imperativos de controle provenientes do sistema econmico com a incapacidade do sistema de legitimao de mobilizar os nveis necessrios de lealdade da sociedade.

16. (ESAF/APO-MPOG/2002) Sobre a governabilidade e a governana podem ser feitas as seguintes afirmaes, exceto que: a) A governabilidade e a no-governabilidade no so fenmenos completos, mas processos em curso, relaes complexas entre componentes do sistema poltico. b) A teoria da sobrecarga de demandas sustenta que houve uma gradativa perda de legitimidade do Estado, de fundo econmico. c) A no-governabilidade um problema caracterstico de uma sociedade de classes, onde a classe capitalista sobrecarrega o Estado com demandas que no podem ser atendidas.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 90

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS d) A teoria da crise da democracia estabelece que a no-governabilidade um resultado direto da diminuio da autoridade poltica. e) A teoria da crise da racionalidade, cujo maior expoente foi certamente Habermas, sugere que os Estados capitalistas tm por base um princpio organizador, com duas faces: a afirmao de um domnio no-poltico de classe e o desenvolvimento do mercado, onde se d o intercmbio de equivalentes.

17. (ESAF/TCE-ES/2001) Um dos conceitos mais importantes para a moderna gesto do setor pblico o de "accountability". Admitindo a inexistncia de uma traduo exata do termo para o portugus, assinale entre as opes abaixo aquela que melhor expressa o significado desse conceito. a) Refere-se a novos processos contbeis, menos burocrticos e mais adequados moderna gesto da coisa pblica. b) Indica a tomada de responsabilidade por parte dos funcionrios pblicos em suas relaes com os cidados. c) Indica o alcance da eficincia na gesto da coisa pblica. d) Refere-se a novos padres de desempenho na gesto dos recursos financeiros, mais adequados s dificuldades enfrentadas pelos estados nacionais. e) Relaciona-se satisfao do funcionrio pblico no desempenho de suas tarefas cotidianas.

18. (CONSULPLAN/ITABAIANA/2010) O termo accountability encontra-se entre os mais utilizados na literatura recente, sendo central para anlise do tema da governana, apresentando distintos significados, nfases e dimenses. Das afirmativas a seguir, marque a que NO retrata adequadamente accountability: A) So atores da accountability os movimentos sociais, associaes, ONGs e mdia. B) o processo de informao contbil utilizado na entidade do terceiro setor. C) Pode se situar em termo das polticas pblicas implementadas, de questes administrativas, profissionais, financeiras, morais, legais e constitucionais. D) So tipos de accountability a poltica, a vertical, a horizontal e a societal. E) A participao da sociedade civil no planejamento, na implementao, no acompanhamento e verificao das polticas pblicas, avaliando objetivos, processos e resultados.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

91

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 19. (CESPE/TCE-AC/2009) Assinale a opo correta acerca de accountability. (A) Accountability representa a opo que a organizao tem de prestar contas dos resultados obtidos, em funo das responsabilidades que decorrem de uma delegao de poder. (B) A accountability vertical restringe-se dimenso eleitoral, o que significa premiar ou punir um governante nas eleies. (C) A accountability horizontal implica a existncia de agncias e instituies estatais possuidoras de poder legal e de fato para realizar aes que vo desde a superviso de rotina at sanes legais contra atos delituosos de seus congneres do Estado. (D) A viso de administrao pblica, em accountability, est indiretamente ligada descentralizao de responsabilidades. (E) A accountability no requer o acesso do cidado informao e documentao relativas aos atos pblicos.

20. (FCC/SGP-SP/2009) Governana e governabilidade so conceitos imbricados, porm no coincidentes, a respeito dos quais correto afirmar: a) correspondem, ambos, forma de atuao do Estado e da administrao para consecuo dos objetivos pblicos, sendo governana, contudo, um conceito mais restrito, na medida em que no diz respeito ao aparelho administrativo. b) a crise de governabilidade esta ligada com a ideia de reforma do aparelho do Estado, enquanto a crise de governana com a ideia de reforma do prprio Estado. c) correspondem, ambos, s condies polticas para atuao administrativa, porm governana um conceito mais amplo, que engloba tambm o papel do Estado de regulao da atividade econmica. d) governana diz respeito aos pr-requisitos institucionais para a otimizao do desempenho administrativo, enquanto a governabilidade diz respeito s condies polticas em que se efetivam as aes administrativas, tais como legitimidade e credibilidade. e) governabilidade a forma como o aparelho estatal implementa as polticas pblicas pelo Governo e governana, por seu turno, corresponde ao alinhamento desta atuao com as condies polticas vigentes.

21. (FCC/BAHIAGS/2010) Accountability

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

92

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS (A) a relao de legitimidade e autoridade do Estado e do seu governo com a sociedade. (B) o reconhecimento que tem uma ordem poltica, dependente das crenas e das opinies subjetivas, e seus princpios so justificaes do direito de mandar. (C) o conjunto de mecanismos e procedimentos que levam os decisores governamentais a prestarem contas dos resultados de suas aes, garantindo-se maior transparncia e a exposio das polticas pblicas. (D) a capacidade do governo de representar os interesses de suas prprias instituies. (E) a aquisio e centralizao de poder do setor pblico na administrao das agncias, por meio dos princpios de governana corporativa do setor privado.

22. (FCC/MTRO-SP/2010) Conjunto de polticas, funes, responsabilidades e processos que so estabelecidos em uma empresa para orientar, direcionar e controlar como a organizao usa tecnologias para atingir as metas corporativas. a definio de (A) Contingncia. (B) Segurana de TI. (C) Estratgia. (D) Governabilidade. (E) Governana.

23. (FCC/MPE-SE/2009) O conceito de accountability liga-se a (A) prestao de contas da Administrao e dos funcionrios pblicos perante a sociedade. (B) mecanismos contemporneos de elaborao das contas pblicas. (C) formas de elaborao do oramento pblico pautadas pela responsabilidade fiscal. (D) sistema gerencial de controle dos gastos pblicos. (E) metodologia gerencial norte-americana que inspirou a Reforma Administrativa implementada nos anos 90 pelo Ministrio da Administrao Federal e Reforma do Estado (MARE).

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

93

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 24. (VUNESP/2010) Pode ser considerado como o conjunto de mecanismos e procedimentos que levam os dirigentes governamentais a prestarem contas dos resultados de suas aes, garantindo-se a maior transparncia e a exposio das polticas pblicas: (A) Governana. (B) New Public Management. (C) Accountability. (D) Gesto por objetivos. (E) Administrao Pblica Burocrtica.

25. (VUNESP/CESP/2009) H uma corrente nos estudos da governana pblica que percebe uma diminuio do protagonista estatal no processo de elaborao de polticas pblicas. Outra corrente diz que a governana pblica cria instrumentos de (A) discordncia. (B) argumentao. (C) experimentao. (D) unilateralismo. (E) colaborao.

26. (CEPERJ/SEDUC/2011) Um diretor de escola rene seus professores mensalmente para efeito de avaliao do trabalho na unidade. Nessas oportunidades, so tratados assuntos relativos a mtodos e tcnicas, ferramentas e procedimentos gerenciais para melhor desenvolver as atividades. Sendo assim, na linguagem contempornea da administrao pblica, pode-se dizer que o diretor est preocupado com: A) a escolha pblica B) a governabilidade C) o accountability D) o e-govern E) a governana

27. (UFMT/2010) O controle social no pode existir sem accountability, pois

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

94

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A) sempre que algum delega parte de seu poder ou direito a outrem, este assume a responsabilidade, em nome daquele, de agir de maneira correta em relao ao objeto de delegao e, periodicamente, at o final do mandato, prestar contas de seus desempenhos e resultados. B) se algum delega parte de seu poder ou direito a outrem, este assume autonomia, em nome daquele, de agir de maneira correta em relao ao objeto de delegao e, periodicamente, at o final do mandato, apontar o crescimento vigoroso ocorrido no perodo. C) todas as vezes que algum delega parte de seu poder ou direito a outrem, este assume a liberdade, em nome daquele, de agir por ele e, periodicamente, fazer conhecer as lutas de interesse que caracterizam a arena pblica, refletindo fatores polticos nacionais e locais. D) sempre que algum delega parte de seu poder ou direito a outrem, este assume a tendncia, em nome daquele, de agir em seu nome, prestando contas periodicamente da alocao de prioridades e de valores imateriais e intangveis. E) quando algum delega parte de seu poder a outrem, este assume a conscincia, em nome daquele, de agir dentro de padres de excelncia de modo que, periodicamente, at o final do mandato, imprima qualidade internacional nas aes pblicas.

5.2. Gabarito
1. A 2. B 3. C 4. A 5. E 6. B 7. A 8. B 9. D 10. X (E) 11. C 12. D 13. C 14. E 15. D 16. C 17. B 18. B 19. C 20. D 21. C 22. E 23. A 24. C 25. E 26. E 27. A

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

95

Cristhian Ronaldo 52975296118

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA AFT PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

6. Leitura Sugerida
Vincius de Carvalho Arajo. A conceituao de governabilidade e governana, da sua relao entre si e com o conjunto da reforma do Estado e do seu aparelho. www.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1 649

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

96

You might also like