You are on page 1of 14

INSTITUTO DE CINCIAS DA SADE CURSO DE FARMCIA

A EFICCIA DOS RADIOFRMACOS NO TRATAMENTO PALIATIVO DA DOR POR METSTASE SSEA

Evani Ramos da Franca

BRASLIA 2011

INSTITUTO DE CINCIAS DA SADE CURSO DE FARMCIA

A EFICCIA DOS RADIOFRMACOS NO TRATAMENTO PALIATIVO DA DOR POR METSTASE SSEA

Evani Ramos da Franca

Trabalho de Concluso de Curso apresentado Universidade Paulista -UNIP, como requisito para obteno do ttulo de bacharel em Farmcia. Orientador: Prof. Msc. Jaime Rodrigues Jnior

BRASLIA 2011

RESUMO

Os radiofrmacos so istopos radioativos seguro e satisfatrio para a teraputica da dor oncolgica de difcil controle. Os principais radiofrmacos que so estabelecido no tratamento da dor ssea metasttica so: 32Fsforo, 89Estrncio, 186Rnio, 188Rnio e 153 Samrio. No Brasil, a produo do 13Samrio que esto disponvel desde 1995, nacionalmente e com cobertura pelo Sistema nico de Sade SUS. Os radiofrmacos usados como tratamento sistmico, so administrados por via endovenosa e estabelece um alvio na dor ssea, com eficcia e como vantagem reverso do efeito colateral, espontnea ao paciente. As metstases sseas, em geral, se apresentam em estgio avanado do cncer e clinicamente a dor o principal sintoma, podendo ser acompanhada de volume local e fratura patolgica. O tratamento de dor por metstase ssea essencialmente paliativo. Busca-se, portanto, o alvio dos sintomas decorrentes da progresso da doena e a melhoria da qualidade de vida daqueles pacientes considerados fora de possibilidade de cura. Prope-se com esta pesquisa apresentar os benefcios quanto ao uso de radiofrmacos. Palavras-chave: Radiofrmacos. Eficcia teraputica. Segurana. Metstase ssea. Dor oncolgica. Cuidado paliativo.

ABSTRACT

Radiopharmaceuticals are a safe and effective option for the treatment of cancer pain difficult to control. The main radiopharmaceuticals with established efficacy in the treatment of metastatic bone pain are: 32Fsforo, 89Estrncio, 186Rnio, and 188Rnio 153 Samrio. In Brazil, production is limited to what is available nationally 153Samrio and covered by the Unified Health System - SUS. Radiopharmaceuticals are usually administred intravenously and is a systemic therapy to relieve bone pain, with satisfactory results and the advantage of not limiting side effect for patients. Bone metastases usually present in advanced stages of cancer and clinical pain is the main symptom, and may be accompanied by local volume and pathologic fracture. The treatment of metastatic bone pain is essentially palliative. One aim, therefore, the relief of symptoms of the disease progression and improve quality of life of those patients considered no chance of cure. It is proposed to present the benefits of this research regarding the use of radiopharmaceuticals. Key words: Radiopharmaceuticals. Therapeutic efficacy. Security. Bone metastasis. Cancer pain. Palliative care.

INTRODUO A dor o principal sintoma em quadros clnicos por metstases sseas. Nestes casos a teraputica paliativa, uma vez que no h cura para o paciente que se encontra neste estgio da doena. Metstases sseas so infiltraes originada do cncer, principalmente o de mama e o de prstata e com a penetraes das clulas cancerosas para outros rgos e tecidos. Conforme, a evoluo do cncer, existe o aumento incontrolvel da dor. Na fase em que a dor se torna inaceitvel, o radiofrmaco o tratamento teraputica eficiente a ser aplicada ao paciente, uma vez que as outras modalidades teraputicas, como a quimioterapia, a cirurgia, a administrao de analgsicos entre outras no apresentam resultado satisfatrio. Diante do quadro clnico totalmente desfavorvel ao paciente a equipe de sade deve recorrer medicina de cuidados paliativos, ou seja, o conhecimento deve estar voltado para a qualidade de vida do paciente, uma vez que clinicamente j no h mais alternativas teraputicas de cura da doena. A medicina visa priorizar a dignidade de vida dos pacientes sem perspectiva de cura e garantir ao paciente em fase terminal, uma morte sem sofrimento. O objeto de estudo desta pesquisa os radiofrmacos usados com finalidade teraputica, em quadros clnicos de dor por metstase ssea. Entretanto, o objetivo deste trabalho, ser unicamente ao
153

Samrio-EDTMP, pois no Brasil o

radiofrmaco adotado como padro para o tratamento da dor oncolgica metasttica. Ensaios clnicos confirmam a eficcia e segurana no alvio da dor em at 80% dos casos. Este trabalho tem o propsito de contribuir com a disponibilizao cientfica a respeito dos radiofrmacos e assegurar que uma teraputica eficaz para analgesia da dor intensa. Espera-se tambm romper barreiras sobre a Medicina Nuclear como malfica, ou s acessvel para quem tem poder aquisitivo.

REFERENCIAL TERICO As neoplasias destacam-se pelas formas de crescimento celular no controladas, e so denominadas tumores. uma disseminao anormal do tecidot, que modifica parcial ou totalmente o controle do organismo e tende autonomia e proliferar, com efeitos devassador sobre o hospedeiro. Dentre elas se destacam metstases sseas so complicaes freqentes do cncer, ocorrendo em at 70% dos pacientes acometidos por tumores avanados da mama e da prstata (LIEPE, 2005 apud VILLARIM NETO, 2009, p. 1). DMeohas (2005, p. 45) clinicamente a dor o principal sintoma, podendo ser acompanhada de aumento de volume local e/ou fratura patolgica. Tais sintomas interferem na qualidade de vida do paciente e requer tratamento efetivo (VILLARIM NETO, 2009, p. 1), uma vez que a dor leva a uma alterao do humor (irritabilidade, depresso), imobilidade e dependncia para a realizao de tarefas dirias (SUZUKI, 2003, p. 1). Segundo a Sociedade Brasileira de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBBMN) o tratamento de dor por metstase ssea essencialmente paliativo. Entretanto, o fato de estar em condio de incurabilidade no significa que no haja mais o que ser feito luz do conhecimento acumulado na rea da assistncia sade. O que muda o enfoque do cuidado, que agora se volta s necessidades do doente e sua famlia em detrimento do esforo pouco efetivo para curar a doena (OLIVEIRA, 2008, p. 25). O advento da medicina de cuidados paliativos e da clnica da dor trouxe inestimveis contribuies para a melhoria da qualidade de vida daqueles pacientes considerados fora de possibilidade de cura (MEOHAS, 2005, p. 47). Desta forma, a terapia sistmica com radioistopos, utilizando radiofrmacos com afinidade pelo tecido sseo, torna-se uma opo valiosa e eficaz no tratamento da dor ssea em pacientes com metstases difusas (VILLARIM NETO, 2009, p. 1). Os radiofrmacos so compostos, sem ao farmacolgica que tm na sua composio um radionucldeo e so utilizados em Medicina Nuclear para diagnstico e terapia de vrias doenas. Os mecanismos de ao dos radiofrmacos no so bem definidos, mas de um modo geral, os istopos radioativos atuam provocando: destruio de clulas tumorais, desativao de mediadores qumicos ionizao, inibio das atividades

osteoblsticas, inibio do processo de ossificao, reduo da compresso medular, reduo do processo de reduo ssea (JALES, 2011). Os principais radiofrmacos com eficcia estabelecida no tratamento da dor ssea metasttica so: NETO, 2009, p. 1). O 153Samrio-EDTMP o radiofrmaco mais utilizado em cuidados paliativos no Brasil, sendo produzido pelo Instituto de Pesquisas Energticas e Nucleares (IPEN), em So Paulo (JALES, 2011).
32

Fsforo;

89

Estrncio,

186

Rnio,

153

Samrio (VILLARIM

METODOLOGIA Trata-se de uma pesquisa bibliogrfica com embasamento terico amparado na literatura tcnico-cientfica. Por meio da anlise e interpretao dos estudos sero apresentados os aspectos clnicos da metstase ssea conforme descritos nos estudos.

De Araujo, 2010; Jales Jnior, s.d.; Meohas, 2005; Villarim Neto, 2009; JesusGarcia, 1996 e Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear. A fisiologia da doena ser explicada mediante apresentao feita por Jales Jnior, s.d; Suzuki, 2003 e a Fundao Oncocentro de So Paulo, 1990.

De Barbosa, 2008; Oliveira, 2008; Teixeira, 2003 e Instituto Nacional de Cncer, 2008. J o principal sintoma da doena que a dor, bem como as medidas paliativas de tratamento ser esclarecido.

De Jales Jnior, 2008; Lara, 2007 e Villarim Neto, 2009. Para descrio das modalidades farmacoteraputicas sero utilizados os estudos de Jales Jnior, 2008; Lara, 2007 e Villarim Neto, 2009. As questes relacionadas aos custos sero elucidadas de acordo com a pesquisa realizada por Macedo, 2005.

Com base nos ensaios clnicos de Berrizbeitia, 2007; Camargo, 2004; Calle, 2006; Chiacchio, 2010; Jales Jnior, 2008; Oliveira, 2006; Pereira, 2003 e Siqueira, 1992. A comprovao quanto eficincia e eficcia fundamentas. dos radiofrmacos e a descrio do mecanismo de ao destes compostos sero

DISCUSSO Com esta reviso da literatura observou-se que radiofrmaco Samrio-153 uma estratgia teraputica no tratamento da dor por metstase ssea. Esta evidncia confirmada por Xiaohai et al (s.d), onde descreve que o Samrio-153 apresenta-se como uma alternativa no combate da dor ssea metasttica difusa. Em outro estudo Zeaqui et al (1999) afirma que o Samrio-153 uma excelente opo teraputica no combate da dor ssea metstica difusa, permitindo no s a reduo do uso de medicaes analgsicas convencionais, como os analgsicos opiides e os antiinflamatrios hormonais e no-hormonais, mas, acima de tudo a melhora significativa da dignidade e qualidade de vida dos pacientes. Outro aspecto importante observado quanto ao efeito analgsico apresentados pelo frmaco. No estudo de Serrano (2007), o autor relata que o Samrio -153- EDTMP um agente efetivo para a paliao de dor em metstases sseas disseminadas, em especial nas metstases sseas que apresentam componente de predomnio osteoblstico. Para Albert et al. os efeitos analgsicos do Samrio-153 atingem at 60 dias, havendo relatos na literatura mundial de melhora em at 35 semanas, como possibilidade de reutilizao, caso necessrio.. Pelo seu mecanismo de ao os efeitos analgsicos so confirmados pelos pelo estudo de Serrano (2007), o samrio -153 um radiofrmaco, emissor de radiao beta, e com alto poder de ionizao. Considerado um radiocomposto, o Samrio -153-EDTMP, um sal quelante de clcio. O EDMTP, cido etileno-aminotetrametileno fosfnico, e um composto fosfonado disponvel comercialmente , que atua como carreador do istopo radioativo terputico- o Samrio-153- e apresenta grande afinidade por metstase ssea. Diante da analgesia significativa estabelece a ao do radiocomposto o estudo de Jnior (2007), Samrio 153 (EDTMP) (Sm) mecanismo de ao: Destruio de clulas tumorais e desativao de mediadores qumicos ionizao ( efeito antiinflamatrio); Inibi atividades osteoblsticas , Inibe o processo de ossificao, Diminui a compresso medular, Diminui o processo de destruio ssea. Estabelecendo a relao da eficcia do frmaco. No estudo de Macedo et al 2005, informa que os resultados permite concluir que o Samrio-153-EDTMP no s uma opo teraputica muito eficaz mas tambm uma alternativa com menos

custos que a teraputica convencional da dor, em doente com dor devido a metstase sseas mltiplas associadas ao cancro da prstata, em portugual. de real importncia na eficcia a observao de Neto (2009), no estudo que comparou a eficcia de duas doses de EDTMP Sm no alvio da dor ssea metasttica, empregando uma dose menor (18,5 MBq/Kg) e uma dose maior (37MBq/Kg), verificou-se um reduo global no nvel da dor em todos os pacientes, mas aqueles que receberam a dose maior apresentam melhora mais significativa na 4 semana aps avaliao (p=0,04). E com uma abrangncia foi detectado no Samrio a sua contra indicao no estudo de CVS (2002), o Samrio no indicado para dor por fratura patolgica, compresso nervosa ou invaso de partes moles. E analisado de uma forma contundente a contra indicao no relato de Jnior (2008), no devem ser empregados em mulheres grvidas, ou quem esteja amamentando, e tambm deve ser evitado o uso em pessoas com insuficincia heptica e/ou renal e supresso medular grave. De um modo geral quase todos os pacientes podem ser atendido.

CONCLUSO Conclui-se com essa pesquisa que o Samrio -153- EDTMP, no s proporciona uma real qualidade de vida e dignidade significativa aos pacientes. Como tambm, o seu uso eficaz e seguro proporcionando uma opo para o tratamento paliativo da dor da metstase ssea. E disponibilizado para o tratamento na rede pblica de Sade como fator de assistncia qualificada. .

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ARAJO, A. P. S. de; GALVO, D. C. A. Cncer sseo: enfoque sobre a biologia do cncer. Revista Sade e Pesquisa, v. 3, n. 3, p. 359-363, 2010. BERRIZBEITIA, D. G. de et al. Eficcia del radiofrmaco 153SM-EDTMP em dolor y metstasis sea. Revista Venezolana de Oncologia, v. 19, n. 2, 2007. Disponvel em: <http://www.scielo.org.ve/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S079805822007000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=es>. Acesso em 06 abr. 2011. BUZAID, A. C.; HOFF, P. M. Manual prtico de oncologia clnica do Hospital Srio Libans. 6.ed. So Paulo: Dendrix Edies, 2008. CALLE, A. B. de La et al. 153 SM-EDTMP ( Samrio) como tratamiento del dolo rseo de origen metasttico. Rev. Soc. Esp. Dolor, n. 3, p.159-163, 2006. CAMARGO, O. P. de; BAPTISTA, A. M. Conduta atual nas leses sseas metastticas. Rev. Bras. Ortop., v. 39, n. 6, p. 273-282, 2004. CAMPOS, S.; O Uso de Samrio -153-EDTMP em Dores sseas. 2005 Disponvel em http//www.drashirleydecampos.com.br/noticias/14102. Acesso em: 02/11/2011. CHIACCHIO, S. et al. Radiofrmacos para el tratamiento paliativo del dolor em pacientes com metstasis seas y su posible integracin com la quimioterapia. Alasbimn Journal Year, v. 13, n. 50, 2010. Disponvel em: <http://www.alasbimn.net/comites/rf/material/radiofarmacos_terapeuticos.pdf#page= 65>. Acesso em: 10 abr. 2011. FUNDAO ONCOCENTRO DE SO PAULO. Manual de oncologia clnica. 5.ed. So Paulo: Fundao Oncocentro, 1990. INSTITUTO NACIONAL DE CNCER. Aes de enfermagem para o controle do cncer: uma proposta de integrao ensino-servio. 3.ed. Rio de Janeiro: INCA, 2008. JALES JNIOR, L. Metstase ssea na dor oncolgica. 2011. Disponvel em: <http://www.dor.org.br/profissionais/arquivos/Artigo%20Dor_33_Met%C3%A1stase %20ossea.pdf>. Acesso em: 02 abr. 2011. JALES JNIOR, L. Radiofrmacos no tratamento da dor oncolgica. Prtica Hospitalar, ano 10, n. 55, p. 76-77, 2008. JESUS-GARCIA, R. et al. Metstases de origem primria desconhecida: primeira

manifestao no tecido sseo orientao para o diagnstico do tumor primrio. Rev. Bras. Ortop., v. 31, n. 11, p. 941-946, 1996. LARA, P. F. Radiofrmacos. In: DELUCIA, R.; OLIVEIRA-FILHO, R M de. Farmacologia integrada. 3.ed. So Paulo: Revinter, 2007. MACEDO, A. et al. Anlise custo-efectividade do Samrio-153-EDTMP versus teraputica convencional da dor: em doentes com metstases sseas mltiplas dolorosas em Portugal. Acta Med. Port., v. 19, n. 5, p. 421-426, 2005. MEOHAS, W. et al. Metstase ssea: reviso da literatura. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 51, n. 1, p. 43-47, 2005. OLIVEIRA, R. A. de (Coord.). Cuidado paliativo. So Paulo: CRMESP, 2008. OLIVEIRA, R. et al. Preparaes radiofarmacuticas e suas aplicaes. Revista Brasileira de Cincias Farmacuticas, v. 42, n. 2, p. 151-165, 2006. PEREIRA, J. M. Utilizao clnica dos radiofrmacos. Rev. O.F.I.L., v. 13, n. 2, p. 27-31, 2003. RAYA, A. C.; BARBOSA, S. M. M. A radioterapia em cuidados paliativos. Prtica Hospitalar, ano 10, n, 55, p. 154-156, 2008. SOCIEDADE BRASILEIRA DE BIOLOGIA, MEDICINA NUCLEAR E IMAGEM MOLECULAR. Aplicaes clnicas da medicina nuclear - perguntas e respostas: oncologi, 2011 .Diponvel em: <http://www.sbbmn.org.br/tutorial/medicos_nao_nucleares/oncologia.php#27>. Acesso em: 04 abr. 2011. SERRANO,S.C.; O Uso de Samrio 153- EDTMP no Controle da Dor Disponvel em: http//pt.scribd.com/doc/52402172/arquivos-simbidor-2007 pag. 107 Acesso em: 02/11/2011. SIQUEIRA, L. F.; NOVELLINE, R. A. Fundamentos de radiologia. 4.ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1992. SUZUKI, M. F. Avaliao dos efeitos genotxico e citotxico do 153SM-EDTMP em linfcitos perifricos de pacientes com metstase ssea . 2003. 99f. Tese (Mestrado em Cincias na rea de Tecnologia Nuclear Aplicaes) Instituto de Pesquisas Nucleares, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2003. TEIXEIRA, M. J. et al. Dor: contexto interdisciplinar. Curitiba: Editora Maio, 2003. VILLARIM NETO, A. Biodisponibilidade de EDTMP-153Samrio em ratos tratados com Docetaxel. 2009. 58f. Tese (Doutorado em Cincias da Sade) Centro de Cincias da Sade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.

You might also like