You are on page 1of 2

Sentimentos e Emoes A emoo nos leva ao sentimento e o sentimento nos leva emoo Primeiramente, no podemos confundir sentimentos com

m emoes, so duas coisas diferentes! A emoo, nada mais que uma resposta qumica produzida pelo nosso crebro geralmente provocada por estmulos, por ser uma resposta, na maioria dos casos a emoo tem uma durao de alguns segundos ou minutos (mas pode ser estendido em horas dependendo do caso). Enquanto o sentimento, surge da avaliao consciente que fazemos da percepo de nosso estado corporal, ou seja, ns usamos o processo racional do crebro para termos sentimentos. Logo, os sentimentos so conscientes e as emoes, inconscientes. Emoes so produzidas, em linhas gerais, por estmulos exteriores e interiores (recordaes, memrias, pensamentos, lembranas). Elas geralmente aparecem de repente, inesperadamente, bruscamente, manifestando-se na expresso corporal. Assim que tomamos conhecimento das sensaes (alteraes) de nosso corpo ao receber esse estmulo, a emoo se converte em sentimento. Enquanto a emoo tem uma durao curta, os sentimentos tm uma durao que proporcional ao tempo em que nossa conscincia pensa deles. Segue alguns exemplos de emoes e sentimentos: Alegria um sentimento. Euforia emoo. A alegria espontnea, na maioria das vezes no depende de um motivo ou causa, ela simplesmente acontece e transborda. Ela calma e contagiante. A euforia atropela, inadequada, incomoda e pouco diplomtica. Normalmente, aps a euforia seguem quadros de frustrao, depresso e apatia. Tristeza um sentimento. Depresso emoo. A tristeza inevitvel em algumas situaes da vida, mas ela pode ser vivenciada juntamente com a paz, porque acontece a compreenso de que tudo passageiro e transitrio, como tambm aprendizado. Medo um sentimento. Pnico emoo. Os medos so muitos e at servem como autoproteo, autopreservao ou alerta. Mas o medo constante, sem motivo aparente ou real, que paralisa, revela falta de lucidez e confiana. Coragem (corao + ao) fazer com medo. Raiva um sentimento. dio emoo. humano expressamos o sentimento de raiva, at como um posicionamento, um discernimento. Mas este sentimento deve ser rpido, passageiro, o tempo de aprender como transform-lo em atitudes realizadoras, oportunidades do exerccio da pacincia, tolerncia e compreenso. Jamais deixe que a raiva se transforme em mgoa, rancor ou dio, pois este o caminho da autodestruio. Amor um sentimento. Paixo emoo. O Amor anima e liberta. Junto com a paixo vm de brinde o cime, a dor, insegurana e a possessividade.

Voc j deve ter ouvido algum falar Ah, no faz nada de cabea quente, espera esfriar as coisas. Muitos tm isso em mente mas no sabem o porqu disso acontecer.. Isso acontece porque os sentimentos e principalmente as emoes, podem afetar e muito nosso processo racional do crebro. Existem diversos sentimentos que podem afetar de maneira negativa o nosso crebro. A Ira o segundo sentimento que mais afeta o nosso processo racional do crebro, o sentimento que provavelmente voc est sentindo agora a curiosidade, pois quer saber qual primeiro sentimento que mais afeta o crebro, estou certo? (risos). O sentimento que mais atrapalha nosso processo racional cerebral, o medo! Quando temos Ira (ou raiva) em excesso e no a conseguimos controlar, nosso crebro nos manda respostas qumicas (emoes) correspondentes, e nesse caso nos levaria ao dio! No caso do medo, se o tivermos e no conseguirmos o controlar, teremos como resposta do crebro, o pnico! Esses dois sentimentos so os principais responsveis para desencadear o nosso boto de pnico localizado em nosso sistema lmbico, e esse boto do pnico faz nosso crebro surtar e em alguns casos podendo causar algum mal ao cerebelo (parte responsvel por nosso movimento) e as vezes causa um estrago ao nosso crtex orbital (parte do crebro que tenta adivinhar as consequncias de nossos atos), fazendo-nos agir sem pensar nas consequncias. E aps isso, vem um outro sentimento nada agradvel: O arrependimento. Friedrich Schiller disse: Breve a loucura, longo o arrependimento. Como primeiro artigo, Isso s pra vocs terem uma idia que muitos sentimentos esto conectados uns aos outros, esse assunto tm muito o que ser falado, em breve postarei mais artigos sobre sentimentos e emoes, e d prxima vez no falarei s dos desagradveis!

You might also like