You are on page 1of 13

Criando iBooks (EPUBs)

No h como negar que o iPad da Apple um produto popular e bem sucedido. Uma das coisas que eu estava mais intrigado foi com o formato que a Apple escolheu para seus eBooks (iBooks). A boa notcia que eles tem o formato EPUB padro, e a notcia ainda melhor que o InDesign exporta EPUBs nativamente. Eu criei o meu primeiro iBook para o iPad usando o InDesign CS5. Vamos dar uma olhada no fluxo de trabalho. Crie um novo documento Embora estejamos criando um eBook que pode ser escalado e reflui para qualquer tamanho de telas de dispositivos, provavelmente uma boa idia criar um documento que mais se assemelhe a um livro. Portanto, v em File> Document> New para criar um novo documento com 5,5 8,25 polegadas. Ative as pginas opostas e quadros de texto mestre, na caixa de dilogo Novo documento, e clique em OK.

2. Ative o Smart Text Reflow. O InDesign CS4 introduziu o Refluxo de texto inteligente, e este um momento perfeito para us-lo. Desta forma, enquanto voc escreve seu livro, o InDesign ir automaticamente adicionar novas pginas conforme necessrio. No InDesign acesse Edit> Tipe> Prefereces e

certifique-se de que o Refluxo de texto inteligente (Smart Text Reflow) e Limite para quadros de texto mestre (Limit to Master Text Frames) esto habilitados. Alm disso, verifique a caixa Excluir pginas vazias (Delete Empty Pages), e clique em OK. Como habilitamos a opo de Quadro de texto mestre na etapa anterior, sua primeira pgina ter um quadro de texto sobre ela, mas ns no precisamos dela. Mantenha as teclas Ctrl+Shift, clique na pgina para desbloquear este quadro, e pressione Delete.

3 Design de capa A primeira pgina ser a capa do livro e tem que ser uma pea. Isso significa que ou voc cria toda a imagem no Photoshop ou Illustrator, ou voc cria um documento do InDesign separado para sua capa, importando em seguida, em File> Place. Depois de inserir sua capa, insira quatro novas pginas depois da cobertura clicando no cone Criar Nova Pgina, na parte inferior do painel Pages (Window> Pages). Em seguida, elimine os quadros principais de texto nas pginas 2 a 4. Nota: Se um sinal de aviso aparecer sobre os quadros de texto mestre, clique em OK, ignorando este dilogo.

4 Criando estilo de ttulo A criao de um estilo de ttulo vai ser usado para identificar novos captulos ou sees em sua Tabela de contedo (TOC), e tambm ser usado para ditar o incio de uma nova pgina no livro. Mantenha a tecla Ctrl-Shift e d um duplo clique para inserir o cursor na pgina 5. Crie o ttulo do jeito que quiser e adicione-o como um estilo no painel Estilos de pargrafo (Window> Style> Paragraph) clicando no cone de Novo estilo, e nomeando o seu estilo como

Ttulo, e clicando em OK. Voc tambm deve criar um estilo de pargrafo para o seu corpo do texto.

5 Coloque sua imagem de abertura. Embora o InDesign permita que voc coloque as coisas em qualquer lugar, voc precisa manter em linha tudo aps o TOC para que seu EPUB funcione corretamente. Agora, na pgina 5, coloque o cursor aps o ttulo e acesse Object>Anchored Object>Insert. A partir do contedo do menu drop-down, escolha Graphic e especifique uma altura e largura para seu grfico. A partir do menu drop-down, escolha Line ou Line Above e clique em OK. Ento voc pode inserir grfico (File> Place), ou voc pode esperar para colocar todas as suas imagens de uma vez, isso realmente no importa.

6 Comece a digitar ou colocar o texto Agora vem a parte onde voc realmente deve escrever seu livro. Clique abaixo do quadro que voc criou no ltimo passo e pressione Enter, selecione o seu estilo de pargrafo de texto no painel Estilos de pargrafo. Voc pode comear a digitar, ou voc pode colar o texto que voc j escreveu. Se voc chegar ao final da pgina e precisar de outra pgina, o InDesign ir adicionar mais pginas para voc automaticamente.

7 Adicionar hiperlinks Para dar s pessoas uma maneira de descobrir mais sobre as coisas que voc est escrevendo, hiperlinks so excelentes. Este apoio ir variar de acordo com dispositivo, mas o iPad pode usar o Safari mvel para ir a esses links. Destaque o texto do documento que voc deseja criar um hiperlink, em seguida, v para o painel Hiperlinks (Window> Interactive> Hiperlinks). Clique no campo URL, digite a URL, e pressione Enter. Se voc ver um retngulo preto em torno do texto no documento do InDesign, voc pode tornar este invisvel, v para Opes de

hiperlink no menu flutuante de Hiperlinks, em todo caso, ele no aparece no EPUB, assim voc pode deixar como est.

8 Posso incluir contedo multimdia? Isto no realmente um passo, mas provavelmente uma das cinco melhores perguntas que recebo, que : Voc pode incluir contedo multimdia em seu EPUB, como filmes e animaes? A resposta sim, mas o problema que voc est merc do dispositivo que seu EPUB ser visto e o que ele suporta. Embora o InDesign suporte colocar contedo de vdeo e Flash, o iPad no atualmente capaz de reproduzir esse contedo no aplicativo iBooks. O mesmo vale para as fontes. Embora voc possa estilizar o EPUB com CSS, o dispositivo precisa suport-lo.

9 Gerar seu ndice Com seu texto e imagens estabelecidas como um documento contnuo, hora de gerar o sumrio. Embora o TOC seja uma pgina em seu documento do InDesign, no vai ser realmente uma pgina em seu EPUB, ele se tornar a navegao no EPUB. Escolha Layout> Table of contents, selecione o estilo de pargrafo de ttulo na lista estilos, e clique no boto Adicionar para mov-lo para a lista Incluir estilos de pargrafo. Selecione um estilo de pargrafo para o ttulo de seu contedo, bem como o estilo de Entrada e clique em OK. Agora clique-e-arraste o ToC na pgina 3. (Nota: Ele no tem que ser em linha e voc pode deixar o texto to pequeno como quiser.)

10 exportar seu EPUB Agora estamos prontos para exportar o EPUB. Primeiro, voc precisa adicionar o autor nos metadados do InDesign. Faa-o indo para File>File info e usando a guia Description. Clique no OK. Em seguida, v em File> Export e selecione o formato EPUB. Escolha um local para o arquivo EPUB e clique em Salvar. Voc ver a janela de dilogo Digital Editions Export Options. Na categoria Images, escolha Alta qualidade de imagem na seo Opes JPEG. Na categoria Contedo, permita que sejam includas entradas InDesign TOC, Suprimir entradas automticas para documentos, e usar as entradas de primeiro nvel como quebras de captulo (novo no CS5) habilitando suas caixas na guia de Contedo (Content). Em seguida, clique em Exportar. Cuidado, rpido!

11 Teste-o no Adobe Digital Editions Uma das coisas que voc pode fazer para poupar algum tempo baixar o software gratuito Adobe Digital Editions (www.adobe.com/products/digitaleditions/?promoid=DNRHY). Isso permitir que voc teste a aparncia do seu EPUB, bem como a navegao, para se certificar de que ele faz tudo o que voc quer que faa antes de coloc-lo em seu dispositivo.

12 Publique no ITUNES Se o seu EPUB est destinado a ir para seu iPad, atualmente a nica maneira de chegar l manualmente para sincroniz-lo atravs do iTunes. Abra o iTunes (Mac ou PC) e, em seguida, arraste o EPUB exportado para a seo de livros na rea de Biblioteca, no lado esquerdo.

13 Adicionar uma imagem de capa e metadados

Neste ponto o seu EPUB vai trabalhar em seu iPad, no entanto, voc provavelmente vai querer enfeit-lo um pouco. Infelizmente, voc tem que fazer esta parte no iTunes. Selecione seu EPUB e v em Arquivo> Obter Informaes. Aqui voc pode adicionar a sua imagem de capa na seo Obra (use o boto Adicionar) e voc pode adicionar um ttulo melhor do que o nome do arquivo na seo Informaes. Alm disso, o iTunes deve ter pego o autor do documento do InDesign. Sinta-se livre para adicionar qualquer outra informao na seo Informaes e clique em OK.

14 distribua e sincronize com o seu IPAD Seu iBook (EPUB) j est pronto para o mundo. Voc pode, claro, sincronizar seu novo iBook para o iPad e ele aparecer no aplicativo iBooks. Voc tambm pode ir ao menu Arquivo> Mostrar no Finder para ir para a pasta que contm o seu iBook atualizado (EPUB). Este o arquivo que voc pode distribuir para os outros ou enviar para o seu editor para ser includo na iBookstore ou outras livrarias eletrnicas. Voc pode baixar por exemplo, este iBook 25 Dicas do iPad (em ingls) gratuitamente no link http://terrywhite.com/techblog/archives/5179.

You might also like