You are on page 1of 10

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHO ESTADO DO PARAN

REALIZAO

REF. EDITAL N 001/2009 CONCURSO PBLICO

INSTRUES
Voc est recebendo do fiscal um Caderno de Questes com 50 (cinquenta) questes numeradas sequencialmente que compem a prova objetiva. Voc receber, tambm, a Folha de Respostas personalizada para transcrever as respostas das questes da prova objetiva.

ATENO
12 proibido folhear o Caderno de Questes antes da autorizao do fiscal. Aps autorizao, verifique se o Caderno de Questes est completo, sem falhas de impresso e se a numerao est correta. Confira tambm se sua prova corresponde ao cargo para o qual voc se inscreveu. Caso haja qualquer divergncia, comunique o fato ao fiscal imediatamente.

9-

Voc dispe de 4h (quatro) para fazer a prova, incluindo a marcao da Folha de Respostas. Faa-a com

tranquilidade, mas controle seu tempo.

10-

Voc somente poder deixar definitivamente a sala de prova aps 60(sessenta) minutos de seu incio. Caso queira levar o caderno de prova, s poder sair da sala aps o termino da prova, devendo, obrigatoriamente, devolver ao fiscal a Folha de Respostas devidamente assinada. As provas estaro disponibilizadas no site da AOCP (www.aocp.com.br), a partir da divulgao do Gabarito Preliminar.

3-

Confira seu nome completo, o nmero de seu documento e o nmero de sua inscrio na Folha de Respostas. Caso encontre alguma divergncia, comunique o fato ao fiscal para as devidas providncias.

4-

Voc dever transcrever as respostas das questes objetivas para a Folha de Respostas, que ser o nico documento vlido para a correo das provas. O preenchimento da Folha de Respostas de inteira responsabilidade do candidato.

11-

Os 03 (trs) ltimos candidatos da sala s podero sair juntos, aps a conferncia de todos os documentos da sala e assinatura da ata.

12-

Durante a prova, no ser permitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, nem a utilizao de livros, cdigos, manuais, impressos ou anotaes, calculadoras, relgios, agendas eletrnicas, pagers, telefones celulares, BIP, Walkman, gravador ou qualquer outro equipamento eletrnico. A utilizao desses objetos causar eliminao imediata do candidato.

56-

Para realizao da prova o candidato dever utilizar caneta esferogrfica transparente, com tinta de cor azul ou preta. Leia atentamente cada questo da prova e assinale, na Folha de Respostas, a opo que a responda

corretamente. Exemplo correto da marcao da Folha de Resposta:

13-

Os objetos de uso pessoal, incluindo telefones celulares, devero ser desligados e mantidos dessa forma at o trmino da prova e entrega da Folha de Respostas ao fiscal.

7-

A Folha de Respostas no poder ser dobrada, amassada, rasurada ou conter qualquer marcao fora dos campos destinados s respostas.

8-

Na correo da Folha de Respostas, ser atribuda nota 0 (zero) s questes no assinaladas, que contiverem mais de uma alternativa assinalada, emenda ou rasura, ainda que legvel.

14-

Qualquer tentativa de fraude, se descoberta, implicar em imediata denncia autoridade competente, que tomar as medidas cabveis, inclusive com priso em flagrante dos envolvidos.

EDM/50

FOLHA PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS DO CANDIDATO

QUESTO RESP.

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

QUESTO RESP.

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

( )

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Questo 01 Com relao ao texto abaixo, sobre competncias, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). Estratgia pedaggica utilizar os meios disponveis e as condies favorveis para alcanar objetivos especficos e prticos. Pode ser entendida como um conjunto de doutrinas, princpios e mtodos de educao e instruo busca promover interveno pedaggica com a utilizao de jogos, danas, oficinas pedaggicas, artes plsticas, artes cnicas, artes musicais e dinmicas, por exemplo. Seu objetivo maior proporcionar s pessoas um nvel mnimo de competncias que lhes possibilitem: aprender a: conhecer, fazer, ser e conviver. I. Nesse caso, considera-se como um conjunto de aes que envolvem o domnio dos pilares que fundamentam a educao. a possibilidade de articular, de mobilizar os recursos cognitivos. Interage com empregabilidade. Operacionaliza as estruturas mentais atravs das habilidades bsica, especfica e de gesto.

( ) ( ) ( )

Ele precisa ser descritivo ao invs de avaliativo. Ele precisa ser geral ao invs de especfico. Ele precisa ser dirigido. Ele precisa ser compatvel para assegurar comunicao necessria.

(A) (B) (C) (D) (E)

V F V F. V V F V. F V F F. F F V V. V F F F.

Questo 03 Sobre o impacto das inovaes tecnolgicas no ensino e na aprendizagem, relacione as colunas e depois assinale a sequncia correta nas alternativas abaixo. Algumas letras podero ser utilizadas mais de uma vez e outras podero no ser usadas. A. B. Cria novos produtos, processos, hbitos e servios. Nova ferramenta de comunicaes (forma de aprender/transmitir conhecimento) e marketing. Modalidade de ensino a distncia, utilizada para definir aprendizagem por meio de mdia eletrnica. Organizacionalmente, uma tima forma de treinar os funcionrios e prepar-los para enfrentar problemas do seu dia-a-dia, tendo como arma o conhecimento. Alm disso, possvel disseminar a informao de forma uniforme, havendo uma padronizao do contedo e da forma como esse conhecimento ser disponibilizado. Podem alterar a forma como o aluno ser comporta e o que a sociedade espera. Conhecimento humano sobre produtos e servios e a forma como eles so fabricados e distribudos. Podem assumir a forma de novos produtos ou processos, como notebooks, Ipod, pendriver, lousa eletrnica, e-books. Aumenta o interesse e a participao. ) ) ) ) ) ) Mudanas no ambiente tecnolgico Tecnologia. Mudana tecnolgica Inovao tecnolgica Internet. e-Learning

C.

II.

III. IV.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I e II. I, II, III e IV. Apenas II e IV. Apenas III. Apenas I. III e IV.

D. E.

Questo 02 Luz e sombra so duas realidades que devem ser trabalhadas igualmente dentro de uma empresa. A citao retro, de Fela Moscovici, trata da predominncia do individualismo, do trabalho em grupo, do trabalho em equipe, da competitividade, dos fatores que integram e desintegram as pessoas nas organizaes, da dificuldade de mudana de mentalidade. Esto relacionados ao desenvolvimento interpessoal, e este pode ser orientado para trs nveis de conseqncias: o individual, o grupal e o organizacional. O desenvolvimento interpessoal passa a ser uma necessidade de desenvolvimento organizacional e social. Sendo a pessoa o subsistema principal da organizao, este sistema e o macrossistema social dependero do funcionamento efetivo do primeiro, em seu contexto habitual - o grupo humano. Assim, pode-se se afirmar que os nveis de consequncias envolvem dar e receber feedback. No processo de desenvolvimento da competncia interpessoal, feedback um processo de ajuda para mudana de comportamento, comunicao a uma pessoa ou grupo, no sentido de fornecer-lhe informaes sobre com sua atuao est afetando outras pessoas. Feedback eficaz ajuda o indivduo (ou grupo) a melhorar seu desempenho e assim alcanar seus objetivos. Informe se falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo sobre feedback no desenvolvimento interpessoal.

F.

( ( ( ( ( ( (A) (B) (C) (D) (E)

E B A C D F. DFEABC A E D C F B. D E A F B C. C A B F E D.

SECRETRIO ESCOLAR

Questo 04 Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa que aponta a(s) corretas(s). Em relao liderana, considera-se: Liderana o processo de influncia pelo qual os indivduos, com suas aes, facilitam o movimento de um grupo de pessoas rumo a metas comuns e compartilhadas. I. Liderana o processo de influncia pelo qual os indivduos, com suas aes, facilitam o movimento de um grupo de pessoas rumo a metas comuns e compartilhadas. Lderes emergentes ou informais so pessoas nas organizaes que atuam como lderes, mas que no detm posies informais de liderana. Viso bidimensional do comportamento de liderana corresponde ao estilo do lder e resumido em duas dimenses: concentrao nas tarefas e concentrao nas pessoas. O modelo de atribuio de liderana prope que a liderana seja meramente uma atribuio que as pessoas fazem a outros indivduos, e que os lderes eficazes geralmente so considerados coerentes em suas decises.

II.

Questo 06 O ciclo PDCA ( Plan, Do, Check and Act) de Deming, que consiste nas etapas bsicas do(a) ________, busca a melhoria contnua das mquinas, dos materiais, da utilizao da mo-de-obra e dos mtodos de aplicaes de sugestes e idias das equipes das empresas. A utilizao de suas ferramentas, sua metodologia e seus resultados/anlises promovem contribuies para a melhoria contnua das condies tcnicas, organizacionais e humanas do processo educacional desenvolvido nas instituies de ensino, isto, , ensino com qualidade. (A) Just in time. (B) Kaizen. (C) Kanban. (D) Benchmarking. (E) Muda. Questo 07 Indique a opo que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir. Ao processo de anlise ou julgamento da prtica denomina-se como ______ (avaliao); constitui a instncia crtica da operacionalizao ou da melhoria de uma linha de ao ou execuo de um plano. Ao processo de coordenao da execuo de uma linha de ao denominao de _______ (gesto). Ambos, em conjunto com ______ e ______, percebe-se a prtica profissional da superviso: (a) como trabalho de coordenao e controle da prtica educativa que visa assegurar os princpios e as finalidades da educao na prtica pedaggica; (b) como interprete do significado das polticas e das prticas no duplo movimento que possa realmente comprometer-se com os princpios e as finalidades da educao. Gesto / poltica / avaliao / planejamento. Poltica / avaliao / planejamento / gesto. Planejamento / aprendizagem / poltica / avaliao. Aprendizagem / gesto / organizao / poltica. Avaliao / gesto / poltica / planejamento.

III.

IV.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas II e III. Apenas I e IV. Apenas II. Apenas IV. Apenas III. (A) (B) (C) (D) (E)

Questo 05 Em relao projetos poltico-pedaggicos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) INCORRETA(S). I. II. Retrata a identidade da escola. O eixo da flexibilidade, o eixo de avaliao e o eixo da liberdade esto relacionados construo do PPP. imprescindvel a participao de toda a comunidade escolar (gestores, orientadores, professores, pais, alunos, funcionrios e membros da comunidade local) na discusso do trabalho pedaggico, em uma perspectiva mais ampla, respeitando a diversidade local. Para a construo do PPP, necessrio pensar-se nos componentes que iro formlo, em termos de viso multicultural e de incluso que a escola pretende desenvolver, da perspectiva do currculo e da avaliao.

III.

Questo 08 tida como a finalidade de promover, juntamente com os materiais didticos, a mediao pedaggica, no sentido da melhoria do processo ensinoaprendizagem. As principais funes do professororientador so: esclarecer dvidas sobre os contedos; orientar os estudos e a elaborao dos trabalhos; motivar o aluno para a superao de dificuldades e para a auto-aprendizagem. Para fazer face a essas funes o orientador acadmico deve ter, entre outros, os seguintes requisitos: possuir ser capaz de estabelecer relaes empticas com os alunos e promover a autonomia dos alunos. O texto trata de: Orientao acadmica. Didtica. Coordenao pedaggica. Metodologia de ensino secundrio. Construo do currculo de pedagogia.

IV.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas II e IV. Apenas I. Apenas I, III e IV. Apenas II. Apenas III.

(A) (B) (C) (D) (E)

SECRETRIO ESCOLAR

Questo 09 Um grupo consiste de (1) duas ou mais pessoas, (2) psicologicamente conscientes umas das outras e que (3) interagem para atingir uma (4) meta comum. Assim, um grupo mais do que um simples ajuntamento de pessoas, e essas quatro condies precisam ser atendidas. As metas de um grupo podem ser voltadas para a tarefa (como num grupo de trabalho) ou socialmente (como em grupo de amigos) e clubes. Os grupos podem ser: primrios ou secundrios; formais ou informais; heterogneos ou homogneos; interativos ou nominais; temporrios ou permanentes. Sobre os tipos de grupos, relacione as colunas e depois assinale a sequncia correta nas alternativas abaixo. A. B. C. D. E. ( ) Grupos primrios ou secundrios Grupos formais ou informais Grupos heterogneos ou homogneos Grupos interativos ou nominais Grupos temporrios ou permanentes O primeiro tipo de grupo aquele que tem metas estabelecidas, voltadas para objetivos; ao passo que o segundo tipo de grupo surge com o passar do tempo, atravs da interao de membros da organizao O primeiro tipo de grupo aquele formado com uma tarefa ou objetivo especifico em mente, cuja disperso algo esperado assim que o grupo concluir a tarefa. O segundo tipo de grupo aquele que se espera que continue ao longo de diversas tarefas e atividades O primeiro tipo de grupo aquele nos quais os participantes se envolvem diretamente com algum tipo de intercmbio entre si. O segundo tipo de grupo aquele nos quais os membros interagem indiretamente entre si. O primeiro tipo de grupo voltado predominantemente para os relacionamentos interpessoais diretos; o segundo tipo de grupo, so mais orientados para tarefas e metas. O primeiro tipo de grupo corresponde aqueles que apresentam variaes em dimenses significativas; o segundo tipo de grupo um grupo cujos membros tm certas coisas em comum.

(A) (B) (C) (D) (E)

interesse no outro, sua preocupao em ver como ele v as coisas. Percepo. Auto-exposio. Parfrase. Difano. Primazia.

LEGISLAO
Questo 111 De acordo com a Lei Orgnica do municpio de Pinho, NO parte legitimada para propor ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo municipal, em face da Constituio Estadual. (A) O Prefeito. (B) Os partidos polticos com representao na Assemblia Legislativa Estadual ou na Cmara Municipal. (C) As federaes sindicais e as entidades de classe de mbito estadual. (D) Vereadores. (E) Deputados Estaduais. Questo 12 De acordo com a Lei Orgnica do municpio de Pinho, os Secretrios e assessores diretos municipais, como os agentes polticos, sero escolhidos dentre brasileiros. (A) Maiores de 18 anos. (B) Maiores de 21 anos. (C) Maiores de 25 anos. (D) Maiores de 30 anos. (E) Maiores de 35 anos. Questo 13 De acordo com a Lei Orgnica do municpio de Pinho, o Prefeito, nos crimes comuns e nos de responsabilidade, ser julgado perante. (A) A cmara municipal. (B) O Tribunal Regional Eleitoral. (C) O Tribunal de Justia do Estado. (D) O Tribunal Regional Federal da 4 Regio. (E) O Supremo Tribunal Federal. Questo 149 De acordo com a Lei Orgnica do municpio de Pinho, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta: I. Constituem bens do Municpio todas as coisas mveis e imveis, os seus direitos e aes, a qualquer ttulo que lhe pertena, os rendimentos das atividades e servios de sua competncia. O uso de bens municipais por terceiros poder ser feito mediante concesso, permisso ou autorizao, conforme o interesse pblico exigir. O Municpio poder ceder seus bens a outros entes pblicos, inclusive os da Administrao indireta, desde que atendido o interesse pblico. Compete ao Prefeito Municipal a administrao dos bens municipais, respeitada a competncia da Cmara quanto a aqueles empregados nos servios desta.

( )

( )

( )

( )

(A) (B) (C) (D) (E)

D B C A E. A E C B D. E A D E B. B E D A C. C D E B A.

Questo 10 O desenvolvimento de competncia interpessoal exige a aquisio e o aperfeioamento de certas habilidades de comunicao para facilidade de compreenso mtua. ________ consiste em dizer, com suas prprias palavras, aquilo que o outro disse, isto , mostra ao outro o significado do que voc apreendeu do que ele disse. Em sua forma neutra ela(e) constitui um autntico feedback para o emissor da mensagem. Por exemplo, "ser isto ...a correta expresso de sua idia? Ou ento "ser isto.... um exemplo do que voc disse? Dela(e) decorrem dois benefcios principais: (a) aumento de preciso da comunicao e, consequentemente, de compreenso mtua ou compartilhada; e (b) o seu ato em si transmite um sentimento: seu

II.

III.

IV.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas a alternativa I est correta. Apenas as alternativas II e III esto corretas. Apenas as alternativas I e IV esto corretas. Apenas as alternativas I, III e IV esto corretas. Todas as alternativas esto corretas.

SECRETRIO ESCOLAR

Questo 15 Nos termos da Lei Orgnica do municpio de Pinho todos tem direito a receber dos rgos pblicos municipais informaes de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas, sob a pena de responsabilidade. (A) No prazo mximo de 15 dias. (B) No prazo mximo de 10 dias. (C) No prazo mximo de 20 dias. (D) No prazo mximo de 30 dias. (E) No prazo mximo de 60 dias.

LNGUA PORTUGUESA
As questes de 21 a 25 referem-se tirinha abaixo.

INFORMTICA
Questo 16 Qual alternativa NO um tipo de alinhamento de texto disponvel no editor de texto BrOffice Writer 3.0, instalao padro, portugus Brasil? (A) Centralizado. (B) Justificado. (C) Ajustado. (D) direita. (E) esquerda. Questo 17 Em qual menu da planilha eletrnica BrOffice Calc 3.0, instalao padro, portugus Brasil, est localizada a funo congelar, que congela uma parte da planilha, deixando-a sempre visvel, mesmo aps a rolagem? (A) Ferramentas. (B) Janela. (C) Formatar. (D) Inserir. (E) Dados. Questo 18 Nas propriedades do navegador Mozilla Firefox 3.0, instalao padro, portugus Brasil, existe uma aba contedo, que possui alguns itens a serem bloqueados ou liberados. Qual das alternativas NO um item desta aba? (A) Bloquear janelas popup. (B) Carregar imagens automaticamente. (C) Permitir JavaScript. (D) Permitir Java. (E) Permitir janelas popup. Questo 19 Qual das afirmativas abaixo um software que permite compactar arquivos? (A) Kzip. (B) DosZip. (C) Wrar. (D) WinZip. (E) WZip. Questo 20 Qual das afirmativas abaixo o navegador padro que acompanha a instalao padro, portugus Brasil, do MS Windows service pack 2? (A) Internet Explorer. (B) Windows Explorer. (C) Internet Navigator. (D) Windows Navigator. (E) Mozilla Firefox.

Disponvel em <http://2.bp.blogspot.com/_LiIiyaVCuzo/RwciEMtQz0I/AAAAAAAA Abc/2whUve3yugI/s400/hagar_31-05-06_pt.gif>. Acesso em 20 nov 2009.

Questo 21 Assinale a alternativa correta quanto ao comportamento e fala de Helga. (A) Ela orienta a filha a concordar sempre com o marido no casamento. (B) Ela levantou o ego do marido apenas antes do casamento. (C) Ela acha que seu marido est certo antes e depois do casamento. (D) Ela acha que o marido estava certo depois do casamento. (E) Ela passou a concordar com o prprio marido depois do casamento. Questo 22 Assinale a alternativa INCORRETA. (A) importante levantar o ego de um homem... (orao subordinada substantiva subjetiva). (B) ...e faz-lo pensar que ele est sempre certo! (orao subordinada substantiva objetiva direta). (C) Isso antes do casamento, claro! (adjunto adverbial de tempo). (D) ...e faz-lo pensar que ele est sempre certo! (objeto direto). (E) Lembre querida, importante levantar... (vocativo). Questo 23 Assinale a alternativa cuja diviso silbica est INCORRETA. (A) Im por tan te. (B) Ca sa men to. (C) I sso. (D) Ho mem. (E) Le van tar. Questo 24 Assinale a alternativa que NO apresenta dgrafo voclico ou dgrafo consonantal. (A) Querida. (B) Levantar. (C) Isso. (D) Sempre. (E) Claro. Questo 25 Em relao aos vocbulos abaixo, em qual alternativa o vocbulo NO apresenta correspondncia exata entre suas letras e os fonemas que elas representam. (A) Homem. (B) Ego. (C) Claro. (D) Certo (E) Est.

SECRETRIO ESCOLAR

MATEMTICA
Questo 26 Em um concurso pblico uma das questes envolvia trigonometria e as alternativas apresentadas foram: I. II. III. IV. V. sen 30. sen 420. cos 1350. cos 1125. cos 780.

(C) (D) (E)

4 h 15 min e 4h 20 min. 4 h 20 min e 4h 25 min. 4 h 25 min e 4h 30 min.

(A) (B) (C) (D) (E)

A questo foi anulada, pois a resposta correta foi apresentada em duas das alternativas, que so: Alternativas I e II. Alternativas II e III. Alternativas III e IV. Alternativas IV e V. Alternativas V e I.

Questo 30 Duas mquinas foram programadas para a impresso de um mesmo logotipo da seguinte forma: a mquina A imprime 240 logotipos por dia e a mquina B, 30 logotipos por dia. Verificando que o servio no seria concludo no tempo estabelecido, a programao dessas mquinas foi alterada, a partir de 1 de junho de 2009 como segue: a mquina A aumenta 5 logotipos por dia e a mquina B aumenta 8 logotipos por dia. Nessas condies, a mquina B superar o nmero de impresses da mquina A, por dia, a partir da: (A) Segunda quinzena de julho. (B) Primeira quinzena de agosto. (C) Segunda quinzena de agosto. (D) Primeira quinzena de setembro. (E) Segunda quinzena de setembro.

RASCUNHO

Questo 27 Sabe-se que f : IR IR uma funo que admite inversa. Alm disso, f(0) = 3, f(5) = 8, f(3) = 0 e f(f(c+8)) = 3. Nessas condies, o valor de c (A) 8. (B) 5. (C) 5. (D) 3. (E) 0. Questo 28 Em um escritrio, trabalham 4 mulheres: Ana, Bia, Clia e Diva; e 3 homens: Edu, Fbio e Gil. Considere os conjuntos: M: funcionrias do sexo feminino; H: funcionrios do sexo masculino; B: funcionrios (de ambos os sexos) que utilizam bicicleta para ir ao trabalho; C: funcionrios (de ambos os sexos) que utilizam carro para ir ao trabalho; D: funcionrios (de ambos os sexos) que tm curso superior completo. Sabendo que D C e C M e que Bia e Clia tm curso superior completo, pode-se afirmar que o conjunto C: Tem apenas um elemento. Tem exatamente 2 elementos. Tem, no mnimo, 3 elementos. Tem, no mximo, 4 elementos. No existe.

(A) (B) (C) (D) (E)

Questo 29 Um avio comercial faz uma viagem do Rio de Janeiro a Nova York em 10 horas, do Rio de Janeiro a Londres em 11 horas e de Londres a Nova York em 8 horas. Supondo que a aeronutica coloque em operao um jato supersnico capaz de viajar a mais de 2500 km/h e, desta forma, a viagem de Londres a Nova York pode ser feita em apenas 3 horas, ento pode-se afirmar que a viagem do Rio de Janeiro a Londres pode ser em um tempo t. Assinale a alternativa que apresenta o intervalo que contenha o valor de t. (A) 4 h 5 min e 4h 10 min. (B) 4 h 10 min e 4h 15 min.

SECRETRIO ESCOLAR

CONHECIMENTOS GERAIS
Questo 31 A respeito das origens do Municpio de Pinho, assinale a alternativa INCORRETA. (A) As origens do municpio de Pinho remontam expedio de Afonso Botelho, em 1765. (B) A distribuio das terras para ocupao do solo se deu por meio das sesmarias. (C) O termo sesmaria derivada de sesma, a sexta parte de alguma coisa. (D) A regio foi dividida em quatro sesmarias e delimitado um espao para a reserva indgena. (E) As sesmarias eram destinadas unicamente explorao extrativista da regio. Questo 32 Com relao origem e formao da sociedade pinhoense, assinale a alternativa INCORRETA. (A) Os primeiros brancos habitantes da regio de Pinho foram degredados da Coroa. (B) Os imigrantes trouxeram seus costumes, lngua, religio e novas tcnicas agrcolas. (C) Ucranianos e libaneses foram os povos que vieram em maior quantidade para Pinho. (D) Os ndios, em sua maioria, foram escorraados de suas terras. (E) Os negros, embora em menor quantidade no Paran, foram trazidos para trabalho escravo. Questo 33 Sobre os cargos polticos da cidade de Pinho, assinale a alternativa INCORRETA. (A) O prefeito administra a cidade por meio do Poder Legislativo. (B) O atual prefeito o Sr. Jos Vitorino Prestes. (C) O atual prefeito exerce, atualmente, o seu segundo mandato. (D) Os vereadores so, atualmente, em nmero de nove. (E) A Secretaria de Indstria e Comrcio administrada por Laertes Martins. Questo 34 A respeito da comunidade Paiol de Telhas, assinale a alternativa correta. (A) H 30 anos os descendentes de escravos requerem, em vo, o direito sobre as terras. (B) a primeira comunidade no Paran a ser reconhecida pelo Estado como Quilombola. (C) Os moradores da comunidade so descendentes indgenas das tribos Kaingang e Xoklein. (D) Os descendentes indgenas requerem ao Estado o direito s terras como reserva. (E) Os descendentes de imigrantes japoneses requerem o direito de construir um templo budista. Questo 35 Com relao agricultura desenvolvida no municpio de Pinho, assinale a alternativa correta. (A) A agricultura de subsistncia deixou de existir h dcadas por causa da maquinaria. (B) A cana-de-acar foi um ciclo de grande importncia para Pinho e para o Paran. (C) O uso de corretivos e defensivos para o solo no adotado pelos agricultores. (D) O Pinho Manso uma alternativa para a agricultura familiar nos dias de hoje. (E) A erva-mate hoje o motor da economia pinhoense desenvolvida para exportao.

Questo 36 O xisto uma camada de rocha sedimentar, originada sob temperaturas e presses elevadas, contendo matria orgnica, disseminada em seu meio mineral. Assinale a alternativa INCORRETA. (A) Uma das maiores reservas mundiais de xisto - a Formao Irati- abrange os estados de So Paulo, Paran, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Gois. (B) Os EUA detm a maior reserva mundial de xisto, seguidos pelo Brasil cujo principal depsito fica no Paran, na formao Irati. (C) A Petrobras detm a patente internacional do nico processo moderno, em operao comercial, para a extrao do leo de xisto o Petrosix. (D) Atualmente, das 10 mil toneladas dirias de xisto lavradas na unidade da Petrobras em So Mateus do Sul, no Paran, 80% so processadas, ou seja, aproveitadas para a extrao de leo, gs e demais derivados. (E) Atualmente a Petrobrs utiliza pneus velhos no processo de extrao de xisto no Estado do Paran com o objetivo de combater a dengue. Questo 37 O Pr-Sal uma extensa rea de 149.000 quilmetros quadrados, que no Brasil, se localiza ao longo da costa que se estende do Esprito Santo a Santa Catarina. Assinale a alternativa correta. (A) Denomina-se pr-sal porque est no subsolo ocenico, prximo s guas salgadas. (B) Denomina-se pr-sal porque so reservatrios mais antigos que a camada de sal. (C) Denomina-se pr-sal porque o sabor do petrleo extrado salgado. (D) Denomina-se pr-sal porque extrado em uma camada abaixo do sal. (E) Denomina-se pr-sal porque to barato quanto o sal iodado de cozinha. Questo 38 O piloto de Formula 1 Ayrton Senna nasceu em So Paulo, em 21 de maro de 1960 e faleceu em Bologna, em 1 de maio de 1994. Assinale a alternativa INCORRETA. (A) Ayrton Senna morreu em acidente Autdromo Enzo e Dino Ferrari, em mola. (B) Ayrton Senna morreu em acidente automobilstico durante o Prmio de San Marino. (C) Ayrton Senna foi campeo mundial por trs, nos anos de 1988, 1990 e 1991. (D) O nome de batismo do piloto era Ayrton Senna da Silva Madureira. (E) Ayrton Senna foi vice-campeo nos campeonatos de 1989 e de 1993. Questo 39 O Presidente dos Estados Unidos da Amrica, Barack Obama, em 2009 foi agraciado com um dos mais importantes prmios, o Nobel da Paz, em reconhecimento pelos seus esforos por fortalecer a diplomacia e a cooperao entre os povos. Assinale a alternativa correta. (A) O Presidente Luis Incio Lula da Silva tambm era indicados para o prmio. (B) O taleban e o Hamas elogiaram a premiao do presidente norte americano. (C) Todo o mundo criticou o fato de Obama receber o prmio, pois os EUA um pas rico. (D) O presidente ficou lisonjeado por ser escolhido pelo comit, mas no o aceitou. (E) Obama o primeiro presidente americano em exerccio a receber o prmio Nobel da Paz.

SECRETRIO ESCOLAR

Questo 40 A respeito do Governo do Presidente Lula, assinale a alternativa correta. (A) O nome de batismo do Presidente Lula Luiz Incio Lula da Silva. (B) Luiz Incio Lula da Silva est exercendo seu primeiro mandato de Presidente. (C) Lula foi o presidente que mais vezes se candidatou ao cargo: cinco vezes. (D) Como lder sindical, Lula foi vereador na Cmara Municipal de So Paulo. (E) O governo do Presidente Lula marcado por inflao e desemprego no Brasil. Questo 41 A Rede Globo de Televiso e toda televiso brasileira recebem destaque internacional por causa da qualidade de seus programas. Assinale a alternativa INCORRETA. (A) A novela Caminho das ndias recebeu o Prmio Emmy Internacional. (B) O Jornal Nacional o principal noticirio da Rede Globo de Televiso. (C) Roberto Marinho, fundador da Rede Globo, era um jornalista. (D) As minissries da TV Globo so muito elogiadas no exterior. (E) O Programa Silvio Santos um dos melhores programas da Rede Globo. Questo 42 O cinema brasileiro teve sua primeira exibio em 1896, poucos meses aps seu invento pelos Irmos Lumire. Os primeiros filmes brasileiros foram rodados entre 1897 e 1898, sendo um deles Vista da baia de Guanabara. Assinale a alternativa INCORRETA. (A) um filme brasileiro: Cabra marcado para morrer (B) um filme brasileiro: Central do Brasil (C) No um filme brasileiro: Dois filhos de Francisco (D) No um filme brasileiro: A hora do espanto II (E) um filme brasileiro: Narradores de Jav Questo 43 Em 1922, o Brasil viveu uma efervescncia no mundo das artes. Artistas como Osvald de Andrade, Tarsila do Amaral, Mrio de Andrade, Hlio Oiticica, Plnio Salgado, entre outros, participaram de um movimento para que o mundo notasse que o Brasil possui suas caractersticas prprias na esttica artstica. Assinale a alternativa correta. (A) Eles realizaram o Movimento Independentista das Artes, contra a influncia francesa. (B) Eles realizaram a Semana de Arte Moderna, de 11 a 18 de fevereiro de 1922, em S. Paulo. (C) Eles apresentaram um programa de televiso para expressarem seu desagrado com o pas. (D) Eles realizaram um protesto na Avenida Paulista, em So Paulo, contra a Lei de Cultura. (E) Eles fizeram greve de fome porque o governo no reconhecia a profisso de artista. Questo 44 Os Jogos Olmpicos de Vero de Pequim 2008 (Jogos da XXIX Olimpada) foram realizados em Pequim, China, entre 6 a 24 de Agosto de 2008. O Brasil teve uma participao bastante relevante nos jogos conquistando 3 medalhas de ouro, 4 de prata, 8 de bronze, totalizando 15 medalhas. Sobre o Brasil nas Olimpadas de Pequim, assinale a alternativa correta. (A) Cesar Cielo conquistou a medalha de bronze na prova de 100 metros de nado livre.

(B) (C) (D) (E)

A lutadora paranaense de taekwondo, Natlia Falavigna, conquistou a medalha de ouro. A atleta Maurren Maggi, conquistou a medalha de prata no salto em distncia. A equipe de vlei de quadra feminino conquistou a medalha de prata. A equipe de vlei de quadra masculino conquistou a medalha de ouro.

Questo 45 A respeito do Porto de Paranagu, assinale a alternativa INCORRETA. (A) o maior Porto graneleiro da Amrica Latina. (B) o maior porto do Brasil em exportao de gros. (C) o segundo maior porto brasileiro em movimentao de cargas. (D) administrado pela empresa privada APPA. (E) Localiza-se na cidade de Paranagu, no Estado do Paran. Questo 46 Entende-se por Patrimnio Cultural Intangvel ou Imaterial as expresses de vida e tradies que comunidades, grupos e indivduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes. Assinale a alternativa INCORRETA. (A) Baiana e Acaraj so patrimnios culturais imateriais da cultura nacional. (B) O Fandango um Patrimnio Cultural Imaterial do litoral paranaense. (C) A Folia do Divino um patrimnio histrico imaterial da cidade de Pinho. (D) A Romaria do Pao da Reserva um patrimnio histrico imaterial de Curitiba. (E) O toque dos sinos das Igrejas histricas de Minas Gerais um patrimnio histrico nacional. Questo 47 A histria do rdio no Brasil teve incio com a inaugurao, em 7 de setembro de 1922, de um transmissor de 500 watts, no corcovado RJ. O primeiro programa foi o discurso do Presidente Epitcio Pessoa. Assinale a alternativa correta. (A) O extinto programa A voz do Brasil um dos mais antigos do rdio brasileiro. (B) Antigamente as pessoas gostavam muito de ouvir as telenovelas pelo rdio. (C) O rdio o mais antigo meio de realizao do ensino distncia no Brasil. (D) Durante a Segunda Guerra Mundial, se o existisse o rdio teria sido menos sofrido. (E) O rdio teve sua importncia somente por causa da transmisso do futebol e de missas. Questo 48 A respeito das atuais modalidades de ensino no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA. (A) Educao de Jovens e Adultos EJA para os que perderam o ensino tradicional. (B) Educao Profissional e Tecnologia ensina atividades produtivas aos jovens. (C) Educao Distncia promove o ensino por meio da Tecnologia da Informao. (D) Educao Especial para alunos com necessidade especiais em todos os nveis de ensino. (E) Educao Indgena objetiva ensinar a cultura civilizada aos ndios brbaros.

SECRETRIO ESCOLAR

Questo 499 Com relao ao uso da INTERNET, assinale a alternativa INCORRETA. (A) Propicia o acompanhamento dos campeonatos esportivos nacionais e internacionais. (B) Prejudica o aprendizado escolar nos nveis fundamental, mdio e superior. (C) Proporciona possibilidade de interao entre pessoas do mundo todo. (D) Desperta a curiosidade das pessoas para realizar pesquisa em todas as reas. (E) Favorece as relaes de amizade e romances entre pessoas distantes. Questo 50 No dia 2 de dezembro foi comemorado o dia nacional do Samba com muita festa em todo o Brasil. Para identificar sambistas famosos, assinale a alternativa INCORRETA. (A) Edu Lobo (B) Noel Rosa (C) Dudu Nobre (D) Zeca pagodinho (E) Bete Carvalho

SECRETRIO ESCOLAR

10

You might also like