You are on page 1of 81

CASP Aula 03

2. PRINCPIOS ORAMENTRIOS Os princpios oramentrios visam estabelecer regras bsicas, a fim de conferir racionalidade, eficincia e transparncia aos processos de elaborao, execuo e controle do oramento pblico. Vlidos para os Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio de todos os entes federativos Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios , so estabelecidos e disciplinados tanto por normas constitucionais e infraconstitucionais quanto pela doutrina.

2.1. Unidade ou Totalidade De acordo com este princpio, o oramento deve ser uno, ou seja, cada ente governamental deve elaborar um nico oramento. Este princpio mencionado no caput do art. 2 da Lei n 4.320, de 1964, e visa evitar mltiplos oramentos dentro da mesma pessoa poltica.

Art. 2 A LOA conter a discriminao da receita e despesa de forma a evidenciar a poltica econmica financeira PEF e o programa de trabalho do Governo PTG, obedecidos os princpios de unidade, universalidade e anualidade.

Dessa forma, todas as receitas previstas e despesas fixadas, em cada exerccio financeiro, devem integrar um nico documento legal dentro de cada nvel federativo: LOA1. No h exceo a este princpio oramentrio estabelecido pela lei 4320/1964.

1 Cada ente da Federao elaborar a sua prpria LOA.==> ou seja; cada ente ter apenas 1 oramento (UNIDADE)
1

CASP Aula 03
2.2. Universalidade Segundo este princpio, a LOA de cada ente federado dever conter todas as receitas e as TODAS despesas de todos os Poderes, rgos, entidades, fundos e fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico. Este princpio mencionado no caput do art. 2, e nos artigos 3 e 4 da Lei n 4.320/1964, recepcionado e normatizado pelo 5 do art. 165 da CF. Lei 4320/1964 Art. 2 A LOA conter a discriminao da receita e despesa de forma a evidenciar a poltica econmica financeira PEF e o programa de trabalho do Governo PTG, obedecidos os princpios de unidade, universalidade e anualidade.

Art. 3 A Lei de Oramentos compreender todas as receitas, inclusive as de operaes de crdito autorizadas em lei. Pargrafo nico. No se consideram para os fins deste artigo: as operaes de credito por antecipao da receita ARO, as emisses de papel-moeda e outras entradas compensatrias, no ativo e passivo financeiros. Pois so receitas extra-oramentrias

Art. 4 A Lei de Oramento LOA compreender todas as despesas prprias dos rgos do Governo e da administrao centralizada, ou que, por intermdio deles se devam realizar, observado o disposto no artigo 2.

CF/1988 5 - A LOA compreender: I - o oramento fiscal OF referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico;

CASP Aula 03
II - o oramento de investimento OI das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III - o oramento da seguridade social OSS , abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico.

Assim, observamos pelo pargrafo nico do art. 3 da lei 4320/1964 que o princpio da universalidade possui excees: as antecipaes de receitas oramentrias (ARO) e outras entradas compensatrias. As AROs so emprstimos no previstos na LOA, mas necessrios para atender insuficincias momentneas de caixa durante o exerccio. Exemplos de entradas compensatrias os depsitos e caues. Por exemplo, em determinados casos pode-se exigir como condio para a Habilitao das empresas na Licitao o depsito de valores por parte dos licitantes. Quando do depsito desse valor, ocorre o registro de uma receita extraoramentrias; Quando da devoluo desse valor, aps o trmino da licitao, ocorre uma despesa extra-oramentrias. Essas operaes de entrada e sada no constam na lei oramentria.

No confundir princpio da TOTALIDADE com princpio da UNIVERSALIDADE. O princpio da UNIDADE ou TOTALIDADE est relacionado a um nico oramento, enquanto que O princpio da UNIVERSALIDADE est relacionado a todas as receitas e todas as despesas constarem no oramento.

CASP Aula 03
2.3. Oramento bruto O princpio do oramento bruto, previsto no art. 6 da Lei n 4.320, de 1964, preconiza. O registro das receitas e despesas na LOA pelo valor total e bruto, vedadas quaisquer dedues.

Art. 6 Todas as receitas e despesas constaro da Lei de Oramento pelos seus totais, vedadas quaisquer dedues.

No h exceo a este princpio. Vamos a uma enquete. Sabendo-se que a Unio efetua transferncias constitucionais como: o Fundo de Participao dos Estados e Fundo de Participao dos Municpios. Sabendo-se que estes recursos provm do Imposto de Renda (IR) e do Imposto de Produtos Industrializados (IPI), algum poderia pensar em fazer constar na Lei Oramentria apenas a receita lquida do IR e do IPI. Estaria isso correto? No, deve constar na LOA a receita bruta do IR e do IPI, bem como deve constar a despesa referente ao FPE e do FPM.

No confundir o Princpio da UNIVERSALIDADE com o Princpio do ORAMENTO BRUTO. O Princpio da UNIVERSALIDADE possui exceo e se refere ao fato de que todas as receitas e despesas constem no oramento O Princpio do ORAMENTO BRUTO no. Se refere ao fato de que as receitas e despesas que venham a constar no oramento, constem pelos seus totais.

CASP Aula 03
2.4. Anualidade ou periodicidade Conforme este princpio, o exerccio financeiro o perodo de tempo ao qual se referem previso das receitas e a fixao das despesas registradas na LOA. Este princpio mencionado no caput do art. 2 da Lei n 4.320, de 1964. Segundo o art. 34 dessa lei, o exerccio financeiro coincidir com o ano civil (1 de janeiro a 31 de dezembro). . Lei 4320/1964 Art. 2 A LOA conter a discriminao da receita e despesa de forma a evidenciar a poltica econmica financeira PEF e o programa de trabalho do Governo PTG, obedecidos os princpios de unidade, universalidade e anualidade. Art. 34. O exerccio financeiro coincidir com o ano civil

Existe exceo a este princpio. Em regra o oramento aprovado para determinado exerccio ser executado dentro daquele ano civil. Porm, existem situaes que parte do oramento aprovado para determinado exerccio poder ser ainda executada no oramento seguinte. Vejamos o que prescreve a lei 4320/1964 e a CF/1988. Lei 4320/1964 Art. 45. Os crditos adicionais tero vigncia adstrita ao exerccio financeiro em que forem abertos, salvo expressa disposio legal em contrrio, quanto aos especiais e extraordinrios. CF/1988 Art. 167 [...] 2 - Os crditos especiais e extraordinrios tero vigncia no exerccio financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorizao for promulgado nos ltimos 4 meses daquele exerccio, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, sero incorporados ao oramento do exerccio financeiro subsequente.
5

CASP Aula 03
Assim, se forem abertos crditos extraordinrios ou especiais a partir do dia 1 de setembro de determinado exerccio, os mesmos podero ser reabertos no exerccio seguinte. Professor, o que so crditos adicionais? Vamos ver na seo seguinte. O importante aqui voc saber que existe exceo ao princpio da anualidade.

1. (FCC/TRE-AP/2011/Analista Judicirio) Nos termos da Lei Federal n 4.320/64, a LOA compreender todas as receitas, inclusive as: a) entradas de natureza extra-oramentrias. b) operaes de crdito por antecipao da receita. (ARO) c) operaes de crdito autorizadas em lei. d) incorporaes de bens recebidos em doao. e) entradas compensatrias nos ativo e passivo financeiros. Art. 3 A Lei de Oramentos compreender todas as receitas, inclusive as de operaes de crdito autorizadas em lei. Pargrafo nico. No se consideram para os fins deste artigo: as operaes de credito por antecipao da receita ARO, as emisses de papel-moeda e outras entradas compensatrias, no ativo e passivo financeiros. Pois so receitas extra-oramentrias

As opes A, B e D e E so situaes extra-oramentrias. Assim a opo correta a alternativa C.

CASP Aula 03
2.5. Princpio da discriminao/especializao/especificao O princpio estabelece que no possvel que a LOA consigne dotaes globais para atender indistintamente despesas de pessoal, material, servios de terceiros, transferncias ou quaisquer outras. Alm disso, a lei 4320/1964 estabelece que a descrio da despesa na LOA contemple at o nvel de elementos.

Lei 4320/1964 Art. 5 A Lei de Oramento no consignar dotaes globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, servios de terceiros, transferncias ou quaisquer outras; ressalvado o disposto no artigo 20 e seu pargrafo nico. Art. 20. Os investimentos sero discriminados na Lei de Oramento segundo os projetos de obras e de outras aplicaes. Pargrafo nico. Os programas especiais de trabalho que, por sua natureza, no possam cumprirse subordinadamente s normas gerais de execuo da despesa podero ser custeadas por dotaes globais, classificadas entre as Despesas de Capital.

Art. 15. Na LOA a discriminao da despesa far-se- no mnimo por elementos.

1 Entende-se por elementos o desdobramento da despesa com pessoal, material, servios, obras e outros meios de que se serve a administrao publica para consecuo dos seus fins.

Observamos que este princpio possui excees. A primeira est na prpria lei 4320/1964: os programas especiais de trabalho. A segunda exceo consta do Decreto Lei 200/1967: a reserva de contingncia. Existem outros princpios oramentrios, mas eles no constam na lei 4320/1964.

CASP Aula 03
2.5. Princpio da unidade de caixa (TESOURARIA) O art. 56 da lei 4320/1964 d suporte ao princpio: Art. 56. O recolhimento de todas as receitas far-se- em estrita observncia ao princpio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentao para criao de caixas especiais. O decreto 93872/1986 por sua vez estabelece que: Art. 1 A realizao da receita e da despesa da Unio far-se- por via bancria, em estrita observncia ao princpio de unidade de caixa. Art. 2 A arrecadao de todas as receitas da Unio far-se- na forma disciplinada pelo Ministrio da Fazenda, devendo o seu produto ser obrigatoriamente recolhido conta do Tesouro Nacional no Banco do Brasil S.A. 1 Para os fins deste decreto, entende-se por receita da Unio todo e qualquer ingresso de carter originrio ou derivado, ordinrio ou extraordinrio e de natureza oramentria ou extra-oramentria, seja geral ou vinculado, que tenha sido decorrente, produzido ou realizado direta ou indiretamente pelos rgos competentes. 3 A posio lquida dos recursos do Tesouro Nacional no Banco do Brasil S.A. ser depositada no Banco Central do Brasil, ordem do Tesouro Nacional. Art. 3 Os recursos de caixa do Tesouro Nacional compreendem o produto das receitas da Unio, deduzidas as parcelas ou cotas-partes dos recursos tributrios e de contribuies, destinadas aos Estados, ao Distrito Federal, aos Territrios e aos Municpios, na forma das disposies constitucionais vigentes. Pargrafo nico. O Banco do Brasil S.A. far o crdito em conta dos beneficirios mencionados neste artigo tendo em vista a apurao e a classificao da receita arrecadada, bem assim os percentuais de distribuio ou ndices de rateio definidos pelos rgos federais competentes, observados os prazos e condies estabelecidos na legislao especfica.
8

CASP Aula 03
3. CRDITOS ADICIONAIS Os crditos adicionais so instrumentos retificadores do oramento. O que isso quer dizer? Voc deve saber que o Oramento possui 4 etapas: i) Elaborao; ii) Discusso, Votao e Aprovao; iii) Execuo Oramentria e Financeira; iv) Controle e Avaliao.

No nosso pas identificam-se, basicamente, 4 etapas no ciclo ou processo oramentrio: elaborao/planejamento da proposta oramentria; discusso/estudo/aprovao da Lei de Oramento; execuo oramentria e financeira; e avaliao/controle.

ELADIS e EXCAVA
Sabendo-se que as etapas 1 e 2 ocorrem no ano anterior execuo (3 etapa) razovel que durante a execuo se disponham de mecanismos para ajustar ou alterar o oramento inicialmente proposto. Esses mecanismos so os crditos adicionais.

A lei 4320/1964 conceitua os crditos adicionais como as autorizaes de despesa no computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Oramento.

CASP Aula 03

Adstrita = ligada, dependente. Observamos que os crditos suplementares so para reforar uma dotao previamente existente, ou seja, a despesa a ser reforada j existia na LOA; enquanto que os crditos especiais se destinam a uma nova dotao, uma dotao que no estava prevista na LOA. Os crditos extraordinrios se destinam a despesas imprevisveis e urgentes.

Quanto forma de abertura, os crditos suplementares e especiais sero autorizados por lei e abertos por decreto. Essa regra aplicada nos Estados e Municpios. Na Unio consideram-se estes crditos abertos quando da publicao da respectiva lei ordinria. Ainda, quanto forma de abertura os crditos extraordinrios so abertos diretamente por decreto. Essa regra aplicada nos Estados e Municpios. Na Unio o instrumento para abrir crditos extraordinrios a Medida Provisria.
10

CASP Aula 03
Quanto fonte de recursos a mesma ser aprofundada at o final da aula. Neste primeiro momento quero que voc grave que: os crditos suplementares e especiais somente podem ser abertos se indicarem as fontes de recursos. Os crditos extraordinrios no dependem para sua abertura de indicao das fontes de recursos. Porm, nada impede que quando da abertura dos crditos extraordinrios o chefe do Poder Executivo indique os recursos.

Os crditos suplementares tero vigncia adstrita ao exerccio financeiro em que forem abertos, salvo expressa disposio legal em contrrio, quanto aos especiais e extraordinrios.

2. (FCC/TRF 1 Regio/2011/ Analista Judicirio) Consoante a Lei Federal n 4.320/64, sero autorizados por lei e abertos por decreto do Executivo os crditos: a) Suplementares e Extraordinrios. b) Especiais e Extraordinrios. c) Especiais e Extra-oramentrias. d) Suplementares e Extra-oramentrias. e) Suplementares e Especiais.

Por fim, o ato que abrir crdito adicional indicar a importncia, a espcie do mesmo e a classificao da despesa, at onde for possvel.

11

CASP Aula 03
4. DA CLASSIFICAO DA RECEITA A receita classifica nas seguintes categorias econmicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital.

12

CASP Aula 03
Legenda: o supervit do Oramento Corrente resultante do balanceamento dos totais das receitas e despesas correntes, apurado na demonstrao a que se refere o Anexo n 1 (Balano Oramentrio), no constituir item de receita oramentria.

As bancas gostam de incluir receitas de contribuies como sendo parte integrante das receitas tributrias, quando na verdade as contribuies de melhoria que so receitas tributrias.

3. (FCC/TRE-RN/2011/Analista Judicirio) De acordo com a Lei no 4.320/64, as receitas correntes so constitudas, entre outras, pelas Receitas de Contribuies. Um item classificado como Receita de Contribuio aquele oriundo de: a) contribuio de melhoria. b) multas e juros de mora da contribuio do salrio-educao. c) contribuio social para o financiamento da seguridades social - COFINS. d) fundo de participao dos municpios - FPM. e) restituies de convnios. Receita tributria contribuio de melhoria Receita de contribuio COFINS / CSLL Conforme vimos no Quadro 3, a opo correta letra C.

13

CASP Aula 03
5. DA CLASSIFICAO DA DESPESA Assim como as receitas, as despesas se subdividem em despesas correntes e de capital. O Quadro 4 mostra a classificao da despesa conforme a lei 4320/1964.

Aquelas dotaes para manuteno de servios anteriormente Despesas de Custeio Despesa Corrente Transferncias Correntes criados, inclusive as destinadas a atender a obras de conservao e adaptao de bens imveis. Aquelas dotaes para despesas as quais no corresponda contraprestao direta em bens ou servios, inclusive para contribuies e subvenes destinadas a atender manifestao de outras entidades de direito pblico ou privado. As dotaes para o planejamento e a execuo de obras, inclusive as destinadas aquisio de imveis considerados necessrios realizao destas ltimas, bem como para os programas especiais de Investimentos trabalho, aquisio de instalaes, equipamentos e material permanente e constituio ou aumento do capital de empresas que no sejam de carter comercial ou financeiro. (tem que ser industrial ou agrcola) I - aquisio de imveis, ou de bens de capital j em utilizao; II - aquisio de ttulos representativos do capital de empresas ou Despesa de Capital entidades de qualquer espcie, j constitudas, quando a operao Inverses Financeiras no importe aumento do capital; III - constituio ou aumento do capital de entidades ou empresas que visem a objetivos comerciais ou financeiros, inclusive operaes bancrias ou de seguros. So Transferncias de Capital as dotaes para investimentos ou inverses financeiras que outras pessoas de direito pblico ou privado devam realizar, independentemente de contraprestao direta Transferncias de Capital em bens ou servios, constituindo essas transferncias auxlios ou contribuies, segundo derivem diretamente da Lei de Oramento ou de lei especialmente anterior, bem como as dotaes para amortizao da dvida pblica. 14

CASP Aula 03
Observamos que dentro das despesas de transferncias correntes esto inseridas as subvenes. Consideram-se subvenes as transferncias destinadas a cobrir despesas de custeio das entidades beneficiadas, distinguindo-se em sociais e econmicas.

Ainda quanto s despesas, o Quadro 5 mostra a relao entre a classificao da despesa conforme a lei 4320/1964 e os elementos da despesa.

Quadro 5: Relao entre: Classificao da despesa Elementos da despesa

15

CASP Aula 03

4. (FCC/MPE-RS/2008/Assessor) Com base no artigo 12 da Lei n 4.320/64, correto afirmar que: a) classificam-se como Inverses Financeiras as dotaes destinadas a aquisio de imveis considerados necessrios a execuo de obras. ERRADO, este o conceito de investimentos. b) subvenes sociais so transferncias que se destinam a instituies privadas de carter industrial. ERRADO, estas so as subvenes econmicas.

16

CASP Aula 03
c) classificam-se como Transferncias Correntes as dotaes para despesas as quais corresponda contraprestao indireta em bens ou servios. ERRADO, classificam-se como Transferncias Correntes as dotaes para despesas as quais no corresponda contraprestao indireta em bens ou servios.

d) subvenes econmicas so as que se destinam a empresas pblicas ou privadas de carter assistencial ou cultural, sem finalidade lucrativa. ERRADO, estas so as subvenes sociais.

e) classificam-se como investimentos as dotaes para o planejamento e a execuo de obras, inclusive as destinadas aquisio de imveis considerados necessrios realizao destas ltimas. CERTO.

6. DO EXERCCIO FINANCEIRO E REGIME Vimos na seo 2 quando tratamos do princpio da anualidade oramentria que o exerccio financeiro no Brasil coincide com o ano civil.

Quanto ao regime contbil, pertencem ao exerccio financeiro: as RECEITAS nele ARRECADADAS (regime de CAIXA); as DESPESAS nele legalmente EMPENHADAS (regime de COMPETNCIA).

No regime de caixa somente consideramos receita ou despesa no momento em que o dinheiro entra ou sai do caixa. Como na Contabilidade Pblica reconhecemos e registramos a despesa sob o enfoque oramentrio mesmo que ainda no haja sado dinheiro do caixa, consideramos que a despesa adota o regime de competncia.

Assim, o regime da contabilidade sob o ENFOQUE ORAMENTRIO o REGIME MISTO: caixa para as receitas e competncia para as despesas.

17

CASP Aula 03
5. (FCC/TRT 16 Regio/2009/ Analista Judicirio) Segundo disposto na Lei Federal n 4.320/64, pertencem ao exerccio financeiro: a) a receita independente do seu recebimento e as despesas nele legalmente empenhadas. b) apenas as receita nele arrecadada. c) as receitas nele arrecadadas e as despesas nele legalmente pagas. d) a receita nele arrecadada e as despesas nele legalmente empenhadas. e) apenas as despesas nele legalmente empenhadas. as RECEITAS nele ARRECADADAS (regime de CAIXA); as DESPESAS nele legalmente EMPENHADAS (regime de COMPETNCIA). Conforme vimos nessa seo a opo correta a alternativa D.

A doutrina e a ESAF consideram como excees ao regime misto: -A inscrio da dvida ativa para as receitas; (no entra como regime de CAIXA, mas regime de COMPETNCIA) -A inscrio de restos a pagar NO processados para as despesas.

7. RESTOS A PAGAR 7.1. Conceitos Os restos a pagar constituiro item especfico da programao financeira, devendo o seu pagamento efetuar-se dentro do limite de saques fixado. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas, mas no pagas at o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das no processadas. O registro dos Restos a Pagar far-se- por exerccio e por credor.

Os restos a pagar se subdividem: -Restos a pagar processados: despesas empenhadas e liquidadas e no pagas; -Restos a pagar no processados: despesas empenhadas, no liquidadas e no pagas.
18

CASP Aula 03
Lembra-se da sequencia (ELI PAGA) Empenhada, liquidada e paga.

Na Figura 1 temos a situao ideal na qual em 2011 as despesas que foram empenhadas, tambm foram pagas. Note que se todas as despesas que foram empenhadas, foram pagas, porque elas foram necessariamente liquidadas. Para pagar uma despesa oramentria, ela deve ter passado pelo empenho e pela liquidao.

Na Figura 2 temos a situao dos RESTOS A PAGAR PROCESSADOS. O gestor pblico realizou a licitao para adquirir computadores, por exemplo. Aps o registro da assinatura do contrato foi realizado o empenho em 1 de abril de 2011, e no dia 01 de julho de 2011 o fornecedor entregou o material que foi conferido pelo almoxarifado.
19

CASP Aula 03
Aps a conferncia, foi realizada a liquidao dessa despesa. Porm, devido a algum motivo no foi possvel realizar o pagamento ainda em 2011. Neste caso, a despesa foi registrada como restos a pagar processados.

Ressalto que os restos a pagar processados NO COMPROMETEM a meta fsica das polticas pblicas, uma vez que o produto ou servio foi prestado pelo fornecedor.

Em 2012, observamos que quando o gestor j dispunha de recursos, realizou o pagamento dos restos a pagar processados. Note que o pagamento ocorrido em 2012 no referente ao oramento de 2012, mas de 2011. Isso refora que o pagamento de restos a pagar uma despesa extra-oramentrias. Ou seja. Ela no faz parte do oramento de 2011

Na Figura 3 temos a situao dos RESTOS A PAGAR NO PROCESSADOS. O gestor pblico realizou a licitao para adquirir computadores, por exemplo. Aps o registro da assinatura do contrato foi realizado o empenho em 1 de abril de 2011. Na sequncia, chegou-se ao dia 31 de dezembro sem que os computadores tivessem sido entregues. Se no foi entregue o produto ou prestado o servio no se pode realizar a liquidao; e sem liquidao no se pode realizar o pagamento.
20

CASP Aula 03
Neste caso, no dia 31 de dezembro de 2011 a despesa legalmente empenhada foi registrada como restos a pagar no processados. Para que isso ocorra, faz-se necessrio o uso do artifcio da liquidao provisria. Em 2012, observamos que quando o fornecedor ainda tem que cumprir com sua obrigao contratual de entregar os computadores. No momento da entrega que ocorreu em 1 de abril de 2012, ocorre a liquidao efetiva. Aps a liquidao efetiva o gestor pode realizar o pagamento, que no nosso exemplo ocorreu em 1 de outubro de 2012.

Ateno:
Ressalto que os restos a pagar processados NO COMPROMETEM a meta fsica das polticas pblicas, uma vez que o produto ou servio foi prestado pelo fornecedor. Ressalto que os restos a pagar no processados comprometem a meta fsica das polticas pblicas, uma vez que o produto ou servio no foi prestado pelo fornecedor no exerccio financeiro do oramento, no nosso exemplo 2011.

6.(FCC/ TRT 23 Regio/2011/ Analista Judicirio) So restos a pagar no processados as despesas a) empenhadas, mas no liquidadas no exerccio financeiro. b) empenhada, liquidadas e no pagas no exerccio financeiro. c) de exerccios anteriores. d) decorrentes de suprimento de fundos. e) liquidadas, porm no empenhadas nem pagas no exerccio. Conforme vimos nesta seo, o gabarito a alternativa A.

21

CASP Aula 03
7.2. Controle sobre os restos a pagar Sobre os controle a ser exercido diretamente pelo gestor em relao aos restos a pagar destaco 3 pontos: 1) Condies para assumir obrigaes a serem pagas em exerccios seguintes (lei de responsabilidade fiscal); 2) Condies para inscrever restos a pagar no processados (Decreto 93.872/1986); 3) Condies para dar baixa nos restos a pagar processados e no processados (Decreto 93.872/1986). SOBRE O PRIMEIRO PONTO lembro que vedado ao titular de Poder ou rgo, nos ltimos dois quadrimestres do seu mandato (ltimos 8 meses), contrair obrigao de despesa que no possa ser cumprida integralmente dentro dele, OU que tenha parcelas a serem pagas no exerccio seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito. Na determinao da disponibilidade de caixa sero considerados os encargos e despesas compromissadas a pagar at o final do exerccio. Em outras palavras, se eu fosse governador e estivesse no ltimo ano do meu mandato, s poderia inscrever em restos a pagar (despesas que foram empenhadas e no foram pagas) o valor que eu dispusesse em caixa. Assim, evita-se que o novo governante assuma obrigaes do antecessor sem o respaldo financeiro.

7. (Dom Cintra/2012/Analista de Polticas Pblicas/Contador) No final de um determinado exerccio financeiro, foram levantadas as seguintes informaes na contabilidade de uma prefeitura:

22

CASP Aula 03
Sabendo-se que no h valores a restituir a terceiros e que o prximo exerccio financeiro o incio de mandato do novo prefeito eleito, o montante que poderia ser inscrito em restos a pagar correspondeu a: A) R$ 2.000.000 B) R$ 1.900.000 C) R$ 1.250.000 D) R$ 750.000 E) R$ 300.000

1 O LTIMO ANO DO MANDATO DO PREFEITO 2 S TEM DISPONVEL R$ 1.900,000,00 No ltimo ano do mandato a inscrio de Restos a Pagar est limitada s disponibilidades financeiras. Assim, apesar de ter potencialmente restos a pagar no valor de 2.000.000 (750.000 + 1.250.000), Somente pode-se inscrever 1.900.000. Pois o que tem de DISPONVEL Logo a opo correta a alternativa B.

SOBRE O SEGUNDO PONTO o decreto 93.872/1986 estabelece para os restos a pagar no processados algumas condies para que ocorra em 31 de dezembro a liquidao provisria. O Quadro 6 as contm.

Vigente o prazo para cumprimento da obrigao assumida Condio para se inscrever Restos a pagar no processados liquidao provisria (basta atender uma delas). Corresponder a compromissos assumidos no exterior. pelo credor, nele estabelecida. Vencido o prazo de que trata o item anterior, mas esteja em curso a liquidao da despesa, OU seja de interesse da Administrao exigir o cumprimento da obrigao assumida pelo credor. Se destinar a atender transferncias a instituies pblicas ou privadas

23

CASP Aula 03
Se a despesa apenas empenhada (no liquidada E no pagas) no atender a uma dessas condies, a mesma dever ter seu empenho anulado em 31 de dezembro, para todos os fins. Note, porm, que em uma das condies: interesse da administrao. Assim, os gestores conseguem justificar e, por conseguinte, realizar a inscrio dos restos a pagar no processados.

Retornando a Figura 3 (Figura 3: Gasto que seguiu apenas o estgio do empenho em 2011 Na Figura 3 temos a situao dos restos a pagar no processados.), observe que naquele caso o gestor poderia ter enquadrado em duas situaes: Vigente o prazo para cumprimento da obrigao (supondo que o prazo para entrega previsto no contrato se estendesse at 2012) OU interesse da administrao.

Se o EMPENHO = INSUBSISTENTE ento dever ser anulado

SOBRE O TERCEIRO PONTO, o decreto 93.872/1986 estabelece alguns aspetos importantes sobre a baixa dos restos a pagar processados e no processados. O Quadro 7 mostra esses aspectos.

24

CASP Aula 03

Prescreve em cinco anos a dvida passiva relativa aos Restos a Pagar.

A inscrio de despesas como restos a pagar no encerramento do exerccio financeiro de emisso da Nota de Empenho depende da observncia das 2 condies estabelecidas na legislao para empenho e liquidao da despesa. A referida inscrio como restos a pagar no processados fica condicionada indicao pelo ordenador de despesas. Restos a Pagar Processados no podem ser cancelados, tendo em vista que 3 o fornecedor de bens/servios cumpriu com a obrigao de fazer e a Administrao no poder deixar de cumprir com a obrigao de pagar. Despesas executadas diretamente s rgos e entidades da Unio ou mediante transferncia Os restos a pagar inscritos na 4 condio de no processados e no liquidados posteriormente tero validade at 30 de junho do segundo ano subsequente ao de sua 4 inscrio , ressalvado: ou descentralizao e aos Estados, com Distrito

Federal

Municpios,

EXECUO

INICIADA at 30 de junho do segundo ano subsequente ao de sua inscrio . As despesas relacionadas ao Programa de Acelerao do Crescimento PAC. As despesas relacionadas ao Ministrio da Educao financiadas com recursos da
16

Manuteno e Desenvolvimento do Ensino. Aps o cancelamento da inscrio da despesa como Restos a Pagar , o 5 pagamento que vier a ser reclamado poder ser atendido conta de dotao destinada a despesas de exerccios anteriores .
17

25

CASP Aula 03
Considera-se como execuo iniciada nos casos de aquisio de bens, a despesa verificada pela quantidade parcial entregue, atestada e aferida; e nos casos de realizao de servios e obras, a despesa verificada pela realizao parcial com a medio correspondente atestada e aferida. A fim de ilustrar as situaes descritas acima, apresento as Figuras 4, 5 e 6. A Figura 4 contm os restos a pagar processados, a Figura 5 os restos a pagar no processados que foram liquidados at 30 de junho do segundo ano subsequente ao de sua inscrio, e a Figura 6 os restos a pagar no processados que no foram liquidados efetivamente at 30 de junho do segundo ano subsequente ao de sua inscrio.

Na Figura 4 temos a situao dos restos a pagar processados (vistos anteriormente na Figura 2). Aps a inscrio comear a correr o prazo prescricional que se efetivar 5 anos aps a inscrio ocorrida em 31 de dezembro de 2011, ou seja, no dia 1 de janeiro de 2017.

Vimos no Quadro 7 que neste perodo os restos a pagar processados no podem ser cancelados.

26

CASP Aula 03

Na Figura 5 temos a situao dos restos a pagar NO processados (vista anteriormente na Figura 3). Aps a inscrio comear a correr o prazo prescricional que se efetivar 5 anos aps a inscrio ocorrida em 31 de dezembro de 2011, ou seja, no dia 1 de janeiro de 2017.

No entanto, por se tratar de restos a pagar no processados, ainda est pendente a liquidao efetiva, que no nosso exemplo da Figura 5 ocorre em 2012 (antes de 30 de junho de 2013). A partir da liquidao efetiva que neste caso ocorre em 2012, os restos a pagar no processados que sofreram a liquidao efetiva no podem ser cancelados. Ele se equiparam agora aos restos a pagar processados.

27

CASP Aula 03

Na Figura 6 temos a situao dos restos a pagar NO processados (vista anteriormente na Figura 3). Aps a inscrio comear a correr o prazo prescricional que se efetivar 5 anos aps a inscrio ocorrida em 31 de dezembro de 2011, ou seja, no dia 1 de janeiro de 2017. No entanto, por se tratar de restos a pagar no processados, ainda est pendente a liquidao efetiva, que diferentemente do caso da Figura 5 no ocorre na Figura 6. Seguindo o prescrito na legislao, se no ocorrer a liquidao at 30 de junho de 2013, os restos a pagar NO processados e NO liquidados devem ser cancelados.

Porm, se restar comprovado que estes restos a pagar no processados se enquadram em uma das seguintes situaes, os mesmos no sero cancelados: Despesas executadas diretamente pelos rgos e entidades da Unio ou mediante transferncia ou descentralizao aos Estados, Distrito Federal e Municpios, com EXECUO INICIADA at 30 de junho do segundo ano subsequente ao de sua inscrio18; as despesas relacionadas ao Programa de Acelerao do Crescimento PAC; as despesas relacionadas ao Ministrio da Sade;

28

CASP Aula 03
as despesas relacionadas ao Ministrio da Educao financiadas com recursos da Manuteno e Desenvolvimento do Ensino. Para os casos dos restos a pagar NO processados cancelados, se por ventura at o dia 31 de dezembro de 2016 o fornecedor de alguma conseguir se habilitar para prestar o servio ou fornecer o bem, o pagamento que vier a ser reclamado poder ser atendido conta de dotao destinada a despesas de exerccios anteriores. Essa situao anterior ficou agora muito improvvel e geralmente deve se restringir aos casos de erro no registro das informaes no SIAFI.

8. (FCC/ TRT 3 Regio/2009/ Analista Judicirio) Em 28/12/X8, a Secretaria de Obras empenhou despesa em dotao oramentria prpria para a aquisio de material eltrico. No dia 30/12/X8, o fornecedor informou administrao pblica que no teria condies de atender ao pedido e o ordenador de despesa solicitou o cancelamento do empenho. Neste caso, a importncia relativa ao cancelamento: a) ser considerada receita do exerccio corrente. b) compor os restos a pagar no-processados do exerccio. c) reverter-se- dotao de despesa anulada no exerccio. CERTO. d) compor a dotao de Despesas de Exerccios Anteriores em X9. e) compor a dotao de Material de Consumo em X9. a); b); d); e) ERRADO, o empenho foi cancelado por ter sido considerado insubsistente e dotao ser revertida.

7.3.Restos a pagar de despesas plurianuais A lei 4320/1964 estabelecia que os empenhos que sorvem a conta de crditos com vigncia plurienal, que no tenham sido liquidados, s sero computados como Restos a Pagar no ltimo ano de vigncia do crdito.

Dessa forma, se tivssemos um crdito que fosse destinado a um projeto de 3 anos e ao final do primeiro ano tivesse ocorrido apenas o empenho, o mesmo seria cancelado. Vejamos uma questo sobre isso.
29

CASP Aula 03
Ressalto, porm, que essa regra no a mesma aplicada hoje na execuo oramentria conforme o Decreto 93872/1986 e o Decreto 6170/2008.

Dessa forma, conclui-se que na legislao atual os empenhos de convnios plurianuais seguiro a mesma regra dos demais empenhos, ou seja, sero inscritos em restos a pagar NO processados.

O valor empenhado e no pago ser inscrito em 31 de dezembro. A nica diferena que registro acarretar a obrigatoriedade de ser consignado crdito nos oramentos seguintes para garantir a execuo da despesa plurianual.

7.4.Prescrio

X cancelamento de Restos a Pagar

Vimos que os Restos a Pagar Processados NO PODEM SER CANCELADOS. Vimos tambm que mesmo alguns tipos de Restos a Pagar No Processados NO PODEM SER CANCELADOS. Diferentemente do cancelamento h o instituto da prescrio. A prescrio comea a contar do momento da inscrio.

Sobre a prescrio a favor da fazenda o Decreto-Lei 4.597 de 1942 estabelece que: De acordo com o Art. 3 Decreto-Lei n 4.597/42, o prazo de vigncia do direito do credor, neste caso, estender-se-ia por mais dois anos e meio.

Sobre o tema prescrio, a Smula 383 do STF estabelece que: A prescrio em favor da Fazenda Pblica recomea a correr, por dois anos e meio, a partir do ato interruptivo, mas no fica reduzida aqum de cinco anos, embora o titular do direito a interrompa durante a primeira metade do prazo.
30

CASP Aula 03
Assim, tm-se duas situaes: (i) Uma vez havendo inscrio em Restos a Pagar Processados, em tese, inconteste o direito de recebimento pelo credor. Enquanto tais despesas permanecem inscritas em Restos a pagar corre a prescrio a partir da data de sua inscrio. E como tais restos a pagar no podem ser cancelados a prescrio ser de 5 anos. (ii) Uma vez havendo inscrio em Restos a Pagar No Processados, os mesmos podem ser cancelados. Como o cancelamento ocorre na 1 metade dos 5 anos (lembro que ocorre 1 ano e meio aps a inscrio), o prazo remanescente continua a ser de 3 anos e meio, uma vez que se fosse dois anos e meio o prazo total da prescrio reduziria para 4 anos o que contrariaria a Smula 373. Dessa forma, a prescrio tambm ser de 5 anos.

8. DESPESAS DE EXERCCIOS ANTERIORES J vou comear logo com um alerta.

As despesas de exerccios anteriores (DEA) so despesas oramentrias. Logo, vo ser empenhadas, liquidadas e pagas no exerccio corrente com recursos do oramento corrente. Possuem como cdigo do elemento da despesa o cdigo 92. FIXA que ELI PAGA As despesas de exerccios anteriores so DESPESAS FIXADAS, no oramento vigente, decorrentes de compromissos assumidos em exerccios anteriores quele em que deva ocorrer o pagamento. No se confundem com restos a pagar, tendo em vista que sequer foram empenhadas ou, se foram, tiveram seus empenhos anulados ou cancelados. RESTOS A PAGAR pelo menos foram EMPENHADOS DESPESA DO EXERCCIO ANTERIOR no foi nem EMPENHADA
31

CASP Aula 03
O art. 37 da Lei n 4.320/1964 dispe que as despesas de exerccios encerrados, para as quais o oramento respectivo consignava crdito prprio, com saldo suficiente para atend-las, que no se tenham processado na poca prpria, bem como os Restos a Pagar com prescrio interrompida e os compromissos reconhecidos aps o encerramento do exerccio correspondente, podero ser pagos conta de dotao especfica consignada no oramento, discriminada por elementos, obedecida, sempre que possvel, a ordem cronolgica. O reconhecimento da obrigao de pagamento das despesas com exerccios anteriores cabe autoridade competente para empenhar a despesa. O Quadro 8 detalha cada situao prevista no artigo 37 da lei 4320/1964 com respectivos exemplos.

32

CASP Aula 03
Quadro 8: Detalhamento e exemplos de situaes que ensejam DEA

Situao prevista como Despesas de Exerccios Anteriores

Detalhamento

Exemplo

O gestor do exemplo utilizado na Figura 3 cancela o empenho, Situao 1: As despesas que no se tenham processado na poca prpria. Aquelas cujo empenho tenha sido considerado insubsistente e anulado no encerramento do exerccio correspondente, mas que, dentro do prazo estabelecido, o credor tenha cumprido sua obrigao. sendo que o contrato previa que o fornecedor poderia entregar at 28 de fevereiro do exerccio seguinte (2012). Deveria ter ocorrido a inscrio de restos a pagar no processados em 31 de dezembro de 2011. Como isso no ocorreu e o empenho foi cancelado em 31 de dezembro de 2011, a despesa dever ser novamente empenhada, liquidada e paga em 2012 utilizando o elemento da despesa 92.

33

CASP Aula 03
Situao prevista como Despesas de Exerccios Anteriores os restos a pagar processados no podem ser cancelados (vide seo anterior). Os restos a pagar no processados, mas liquidados no exerccio seguinte (LIQUIDAO EFETIVA) tambm no podem ser cancelados (pois se comparam a restos a pagar processados). restos a pagar no processados e que no foram liquidados no ano subsequente podem ser cancelados.
Um exemplo que poderia se encaixar seria a situao de em 2011 o

So aqueles cancelados, mas ainda vigente o direito do Situao 2: Restos a Pagar com prescrio interrompida. credor.

fornecedor assinar o contrato para fornecer computadores at 30 de abril de 2012. Em 2011 foi realizado apenas o empenho. Em 2012 o fornecedor entrega os computadores, porm a liquidao no registrada no sistema. Na sequncia, o fornecedor esqueceu-se de cobrar seus direitos em 2012 e em 30 de junho de 2013 os restos a pagar no processados e no liquidados (devido a uma falha da administrao) cancelado. Em 2014 o fornecedor realizado sua verificao identifica seus valores recebveis e retorna administrao; porm, os restos a pagar no processados j haviam sido cancelados. Assim, em 2014 a despesa dever ser novamente empenhada, liquidada e paga utilizando o elemento da despesa 92 porm na categoria econmica despesas de capital.
34

CASP Aula 03
Em novembro de 2011 nasce o filho de servidor e o mesmo pela lei 8112 faz jus ao auxlio natalidade. Por qualquer, motivo (sade, esquecimento) o servidor somente d entrada na papelada

Situao prevista como Despesas de Exerccios Anteriores


Aqueles cuja obrigao de pagamento foi criada em virtude de lei, mas somente reconhecido o

em 2012. Neste caso, a obrigao dever ser empenhada, liquida e paga em 2012. Devido ao recadastramento no sistema de pagamento o auxlio ao custeio do plano de sade (outras despesas correntes elemento da despesa 93 restituies) de determinado servidor no foi recadastrado, apesar do mesmo ter entregado toda a documentao. Ocorre que o servidor deixou de receber os meses de novembro e dezembro de 2011 e os meses de janeiro e fevereiro de 2012, e s percebeu isso em maro. Os valores referentes aos meses de novembro e dezembro sero pagos como despesas de exerccios anteriores (elemento da despesa 92), enquanto os valores de janeiro e fevereiro sero pagos como outras despesas correntes (elemento da despesa 93). Suponha que foi feito um empenho por estimativa no valor de 1000 reais em 20 de dezembro de 2011 referente a despesas com energia eltrica e que a fatura somente chegar em 10 de janeiro de 2012. Em 31 de dezembro de 2011 deve ocorrer a inscrio em Restos a Pagar No Processados. Quando a fatura chegar em 2012 trs situaes podem ocorrer:

Situao 3:
Compromissos reconhecidos aps o encerramento do exerccio.

direito do reclamante aps o encerramento do exerccio correspondente.

la-se 100 de RP No Processados; -se DEA sobre R$ 100.

35

CASP Aula 03
9. (FCC/ TRE AM/2010/ Analista Judicirio) Em 01/12/X8, a Secretaria de Educao empenhou despesa em dotao oramentria prpria para a aquisio de microcomputadores. No dia 31/12/X8, os equipamentos ainda no haviam sido entregues e a administrao pblica municipal resolveu cancelar o empenho e no inscrev-lo em Restos a Pagar. Todavia, no incio do exerccio seguinte, o fornecedor entregou a mercadoria conforme havia contratado com a prefeitura. Neste caso, o ordenador de despesa deveria: a) solicitar a reverso do registro da anulao da despesa ao setor de contabilidade. b) solicitar a inscrio de restos a pagar de exerccios anteriores e, posteriormente, o pagamento ao credor. c) empenhar despesa com material permanente e, posteriormente, solicitar o pagamento ao credor. d) empenhar despesa de exerccios anteriores no oramento de capital e, posteriormente, solicitar o pagamento ao credor. e) empenhar despesa de exerccios anteriores no oramento corrente e, posteriormente, solicitar o pagamento ao credor. Conforme podemos observar no Quadro 8, o gabarito a alternativa D. O concurseiro deveria saber que aquisio de computadores despesa de capital, para diferenciar da ultima alternativa.

9. SUPRIMENTO DE FUNDOS

O adiantamento consiste na entrega de numerrio a servidor, sempre precedida de empenho na dotao prpria, para o fim de realizar despesas que no possam subordinar-se ao processo normal de aplicao. O regime de adiantamento caracteriza-se pela destinao de recursos financeiros a servidor pblico, para a realizao de despesa pblica que no possa se subordinar ao processo normal de aplicao, sempre precedido do empenho em dotao prpria, observados os dispositivos da Lei federal n 4.320, de 17 de maro de 1964.

36

CASP Aula 03
10. (FCC/TRT 4 Regio/2011/Analista Judicirio) A entrega de numerrio a servidor, precedida de empenho na dotao prpria, para o fim de realizar despesas que no possam subordinar-se ao processo normal de aplicao denominada a) Repasse. b) Cota. c) Sub-repasse. d) Suprimento de Fundos. e) Despesas de Exerccios Anteriores. Conforme vimos no incio da seo a alternativa correta a letra D.

No governo federal o regime de adiantamento ser concedido preferencialmente por meio de Carto de Pagamento do Governo Federal, em nome da Unidade Gestora. Porm, o que seria o Carto de Pagamento? O Quadro 9 ajuda neste entendimento. Quadro 9: Carto de Pagamento A utilizao do Carto de Pagamento do Governo Federal CPGF, pelos rgos e entidades da administrao pblica federal; integrantes do oramento fiscal e da seguridade social, para Conceitos previstos na Legislao Federal pagamento das despesas realizadas com compra de material e prestao de servios, nos estritos termos da legislao vigente. CPGF instrumento de pagamento, emitido em nome da unidade gestora e operacionalizado por instituio financeira autorizada, utilizado exclusivamente pelo portador nele identificado, nos casos indicados em ato prprio da autoridade competente,

respeitados os limites do Decreto 5355/2005.

Apesar do regime de adiantamento ter como instrumento preferencial o carto de pagamento. Existe outra forma de utilizao a conta corrente. Alm disso, cada forma de utilizao, seja carto de pagamento, seja conta corrente, guarda peculiaridades.
37

CASP Aula 03

Veja que a regra o uso do CARTO de PAGAMENTO; No governo federal admite-se o uso do CPGF na modalidade saque para os seguintes casos: (i) para atender a peculiaridades dos rgos essenciais da Presidncia da Repblica, da Vice-Presidncia da Repblica, do Ministrio da Fazenda, do Ministrio da Sade, do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, do Departamento de Polcia Federal do Ministrio da Justia, do Ministrio das Relaes Exteriores, bem assim de militares e de inteligncia, obedecero ao Regime Especial de Execuo estabelecido em instrues aprovadas pelos respectivos Ministros de Estado, vedada a delegao de competncia (ii) decorrentes de situaes especficas do rgo ou entidade, nos termos do autorizado em portaria pelo Ministro de Estado competente e nunca superior a trinta por cento do total da despesa anual do rgo ou entidade efetuada com suprimento de fundos. (iii) decorrentes de situaes especficas da Agncia Reguladora, nos termos do autorizado em portaria pelo seu dirigente mximo e nunca superior a trinta por cento do total da despesa anual da Agncia efetuada com suprimento de fundos.

38

CASP Aula 03
9.1.Suprimento de Fundos: Fases

A despesa com adiantamento (suprimento de fundo) se subdivide nas seguintes etapas: concesso, aplicao e prestao de contas. C A 90 dias P 30 dias

A Figura 8 ilustra o ciclo do adiantamento no governo federal.

Figura 8: Ciclo do adiantamento do Governo Federal

Observa-se que no governo federal aps a concesso o Ordenador de Despesa pode estipular um prazo de at 90 dias para aplicar os recursos. Apesar desse prazo, o perodo de aplicao no pode ultrapassar 31 de dezembro. Alm disso, a importncia aplicada at 31 de dezembro ser comprovada at 15 de janeiro do exerccio seguinte da concesso.

39

CASP Aula 03
9.1.1.Concesso A concesso o ato do ordenador de despesas que registra a responsabilidade do agente suprido.

O empenho da despesa deve ocorrer em fase anterior concesso do suprimento de fundo. Assim, para fins contbeis quando o servidor recebe o numerrio por meio da conta corrente a despesa j passou pelos estgios do empenho, liquidao e pagamento. No caso do CPGF o limite somente liberado aps a liquidao.

Uma das coisas, porm, mais corriqueiras e cobradas em prova : A quem no pode ser concedido o suprimento de fundos? O Quadro 10 mostra os agentes que no podem receber o adiantamento.

Quadro 10: Agentes que no podem receber o adiantamento Situao impeditiva Peculiaridades Aplicvel a todos os entes. Servidor declarado em alcance. (no pode receber) Aquele que no efetuou, no prazo, a comprovao dos recursos recebidos ou que, caso tenha apresentado a prestao de contas dos recursos, a mesma tenha sido impugnada total ou parcialmente. Aplicvel a todos os entes.

A responsvel (servidor) por 2 adiantamentos. (no pode receber) Se j tiver prestado contas e a mesma tiver sido aprovada pode receber um terceiro.

40

CASP Aula 03
A servidor que tenha a seu cargo a guarda ou utilizao do material a adquirir, salvo quando no houver na repartio outro servidor. A responsvel (servidor) por suprimento de fundos que, esgotado o prazo, no tenha prestado contas de sua aplicao. Especfico da Unio. Seria uma das situaes que ensejariam o servidor ser declarado em alcance. A diferena que pode ser que haja um lapso temporal entre a omisso de prestar contas e a declarao em alcance. Especfico da Unio. Por exemplo, em regra no se poderia conceder o suprimento de fundo ao responsvel pelo almoxarifado caso o material adquirido ficasse posteriormente sob sua guarda. SALVO...

servidor em alcance trata-se de uma expresso tcnica que significa aquele servidor que no regularizou eventuais pendncias de suprimento de fundo anterior, dentro dos prazos legais.

Ainda dentro da fase de concesso, o ordenador de despesas deve no caso federal verificar se os recursos destinados ao suprimento de fundo se enquadram em um dos requisitos do Quadro 5.

41

CASP Aula 03

No governo federal, existe um limite global para o ato de suprimento e um limite individual que so aplicveis apenas para as despesas de pequeno vulto. Mesmo nas despesas de pequeno vulto possvel exceder este limite com a autorizao do titular do ministrio. Por fim, o decreto 93872/1986 no estabelece um limite para suprimento de fundos para despesas relacionadas a viagens.

11. (FCC/TRF 4 Regio/2010/Tcnico Judicirio) Os suprimentos de fundos a) podem ser concedidos a servidores que tenham sob sua guarda o material a adquirir. ERRADO. Apesar de o gabarito oficial ser este, vimos QUE pode ser concedido a servidores que tenham sob sua guarda o material a adquirir, nos casos em que no houver na repartio outro servidor. b) no podem ser concedidos por meio da utilizao de cartes corporativos. ERRADO, o uso dos cartes corporativos a forma preferencial.

42

CASP Aula 03
c) devero ser precedidos do empenho correspondente na dotao prpria s despesas a realizar. CERTO. d) no podem ser utilizados para financiar despesas que tenham carter sigiloso. ERRADO, um dos casos possveis. e) podem ser utilizados para financiar despesas que poderiam aguardar o processo normal de sua realizao. ERRADO, podem ser utilizados para financiar despesas que no podem aguardar o processo normal de sua realizao.

Na sequncia apresento o Quadro 12 que contm os valores limites globais para cada adiantamento (para qualquer das trs situaes) realizado.

43

CASP Aula 03
Assim, o valor mximo a ser concedido em um suprimento caso de utilize a conta tipo B que seja destinado a outros servios e compras em geral de R$ 4000,00.

Encerrando o uso do suprimento de fundo no governo federal apresento o Quadro 13 que contm os valores limites para as despesas de pequeno vulto.

Assim, o valor mximo em uma despesa de pequeno vulto quando se usa a Conta Tipo B de 200 reais, caso se destine a gastos relacionados a outros servios e compras em geral.

44

CASP Aula 03
12. (Cespe/EBC/2011/ Analista) Acerca do suprimento de fundos na administrao pblica federal, julgue o item a seguir. O valor do suprimento de fundos concedido a servidor declarado em alcance limitado em R$ 4.000,00. ERRADO, primeiro que o servidor declarado em alcance no pode receber suprimento de fundo, segundo porque o limite pode alcanar no caso do uso de carto de pagamento R$ 15.000 no caso Obras e servios de engenharia e R$ 8.000 no caso de outros servios e compras em geral.

Lembra: A despesa com adiantamento (suprimento de fundo) se subdivide nas seguintes etapas: concesso, aplicao e prestao de contas.

9.1.2. Aplicao Vimos no incio da seo que o prazo para aplicao varia conforme o ente. O Quadro 14 contm os prazos de aplicao para a Unio

45

CASP Aula 03

13. (FCC/TRE-PI/2009/Analista Judicirio) Joo de Deus, funcionrio da Secretaria de Educao, recebeu no dia 01 de junho um adiantamento para pagar despesas com material de consumo no valor de R$ 3.000,00. No dia 10 do referido ms, foi comunicado pelo diretor de uma das escolas municipais que a rede hidrulica estava com problemas, o que provocou a paralisao das aulas, necessitando de conserto urgente com valor previsto de R$ 2.000,00. Sabendo da existncia de dotaes oramentrias, no item Servios de Terceiros, suficientes para cobrir a despesa com o conserto, o servidor Joo de Deus deve solicitar. a) contabilidade que altere o elemento de despesa constante da nota de empenho e usar o adiantamento recebido no dia 01.

46

CASP Aula 03
ERRADO, no se pode alterar o elemento da despesa da nota de empenho aps a concesso, uma vez que na concesso se determinou para quais finalidades de aplicavam o suprimento. b) ao ordenador de despesa um novo adiantamento (que seria um novo suprimento de fundo) para pagamento de despesas com Servios de Terceiros. CERTO. No se pode misturar c) ao poder legislativo a abertura de crditos suplementares para Servios de Terceiros com a anulao parcial do adiantamento de material de consumo. ERRADO. Primeiro que quem abre crditos suplementares no caso especfico o Executivo. Segundo que somente se pode anular crditos que ainda no foram empenhados; como no suprimento de fundo a concesso ocorre aps o empenho, no h que se falar em anulao parcial. d) ao poder legislativo a abertura de crditos especiais para Servios de Terceiros com a anulao parcial do adiantamento de material de consumo. ERRADO. Primeiro que quem abre crditos suplementares no caso especfico o Executivo. Segundo que somente se pode anular crditos que ainda no foram empenhados; como no suprimento de fundo a concesso ocorre aps o empenho, no h que se falar em anulao parcial. e) Ao poder legislativo um novo adiantamento para pagamento de despesas com Servios de Terceiros. ERRADO. A solicitao deve ser feita ao Ordenador de Despesas da Secretaria de Educao.

Lembra: A despesa com adiantamento (suprimento de fundo) se subdivide nas seguintes etapas: concesso, aplicao e prestao de contas.
47

CASP Aula 03
9.1.3. Comprovao Na prestao de contas o agente suprido dever apresentar os documentos comprobatrios dentro do prazo previsto. O servidor que receber adiantamento obrigado a prestar contas de sua aplicao e se no a fizer no prazo assinalado, proceder-se-, de imediato, tomada de contas especial, sem prejuzo das providncias administrativas para a apurao das responsabilidades e imposio das penalidades cabveis 26.

No caso federal, existe uma peculiaridade a mais, pois competem aos detentores de suprimentos de fundos fornecerem indicao precisa dos saldos em seu poder em 31 de dezembro, para efeito de contabilizao e reinscrio da respectiva responsabilidade pela sua aplicao em data posterior, observados os prazos assinalados pelo ordenador da despesa. Prosseguindo na fase da comprovao, quando do recebimento da prestao de contas relacionamento ao regime de adiantamento duas situaes podem ocorrer: a aprovao e a impugnao.

48

CASP Aula 03

14. (FCC/TRF 5 Regio/2004/Analista Judicirio) As despesas realizadas por meio de suprimentos (de fundos = adiantamentos) so includas na tomada de contas do ordenador da despesa a) desde que por ele no impugnadas. b) quando por ele impugnadas. c) desde que ele assim decida. d) desde que o responsvel pelo suprimento assim deseje. e) sempre. Conforme vimos anteriormente, a opo correta a alternativa A.

49

CASP Aula 03
10. DA CONTABILIDADE

A contabilidade evidenciar perante a Fazenda Pblica a situao de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela pertencentes ou confiados.

Ressalvada a competncia do Tribunal de Contas ou rgo equivalente, a tomada de contas dos agentes responsveis por bens ou dinheiros pblicos ser realizada ou superintendida pelos servios de contabilidade.

Os servios de contabilidade sero organizados de forma a permitirem: o acompanhamento da execuo oramentria, o conhecimento da composio patrimonial, a determinao dos custos dos servios industriais, o levantamento dos balanos gerais, a anlise e a interpretao dos resultados econmicos e financeiros.

A escriturao sinttica das operaes financeiras e patrimoniais efetuar-se- pelo mtodo das partidas dobradas.

Haver controle contbil dos direitos e obrigaes oriundos de ajustes ou contratos em que a administrao pblica for parte. Os dbitos e crditos sero escriturados com individualizao do devedor ou do credor e especificao da natureza, importncia e data do vencimento, quando fixada.

A contabilidade evidenciar os fatos ligados administrao oramentria, financeira patrimonial e industrial. A contabilidade dever apurar o custo dos projetos e atividades, de forma a evidenciar os resultados da gesto.

50

CASP Aula 03
A apurao do custo dos projetos e atividades ter por base os elementos fornecidos pelos rgos de oramento, constantes dos registros do Cadastro Oramentrio de Projeto/Atividade, a utilizao dos recursos financeiros e as informaes detalhadas sobre a execuo fsica que as unidades administrativas gestoras devero encaminhar ao respectivo rgo de contabilidade, na periodicidade estabelecida pela Secretaria do Tesouro Nacional. A falta de informao da unidade administrativa gestora sobre a execuo fsica dos projetos e atividades a seu cargo, na forma estabelecida, acarretar o bloqueio de saques de recursos financeiros para os mesmos projetos e atividades, responsabilizando-se a autoridade administrativa faltosa pelos prejuzos decorrentes.

Os rgos de contabilidade prestaro a assistncia tcnica que lhe for solicitada pelas unidades administrativas gestoras, e lhes encaminharo, mensalmente, balancetes e demonstraes contbeis da respectiva execuo oramentria, para orientao e base s decises cabveis. Os rgos de contabilidade examinaro ainda a conformidade dos atos de gesto oramentrio-financeira e patrimonial, praticados pelas unidades administrativas gestoras de sua jurisdio, com as normas legais que os regem.

15. (FCC/PGE-RJ/2009/ Tcnico Superior) A contabilidade aplicada s entidades governamentais segue regras e normas especficas deste ramo das Cincias Contbeis para a gerao de informaes para seus usurios. Sobre esse assunto, correto afirmar que a) a escriturao sinttica das operaes financeiras e patrimoniais efetuar-se- pelo mtodo das partidas simples, podendo, opcionalmente, ser complementada pelo uso das partidas dobradas. ERRADO, haver escriturao sinttica das operaes financeiras e patrimoniais efetuarse- pelo mtodo das partidas dobradas.

51

CASP Aula 03
b) os regimes contbeis da receita e despesa, segundo a Lei no 4320/64, so, respectivamente, competncia e caixa, uma vez que se consideram como pertencentes ao exerccio financeiro as receitas nele lanadas e as despesas nele legalmente pagas. ERRADO, os regimes contbeis da receita e despesa, segundo a Lei no 4320/64, so, respectivamente, caixa e competncia, uma vez que se consideram como pertencentes ao exerccio financeiro as receitas nele arrecadadas e as despesas nele legalmente empenhadas. c) a contabilidade evidenciar perante a Fazenda Pblica a situao de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela pertencentes ou confiados. Certo d) os direitos e obrigaes oriundos de ajustes ou contratos em que a administrao pblica for parte sero controlados extra contabilmente. ERRADO, haver controle contbil dos direitos e obrigaes oriundos de ajustes ou contratos em que a administrao pblica for parte.

11. DA CONTABILIDADE ORAMENTRIA E FINANCEIRA

A contabilidade dever evidenciar, em seus registros: o montante dos crditos oramentrios vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, conta dos mesmos crditos, e as dotaes disponveis. O Decreto 92872/1986 acrescentou ainda os recursos programados .

O registro contbil da receita e da despesa far-se- de acordo com as especificaes constantes da Lei de Oramento e dos crditos adicionais. Todas as operaes de que resultem dbitos e crditos de natureza financeira, no compreendidas na execuo oramentria, sero tambm objeto de registro, individualizao e controle contbil.

52

CASP Aula 03
12. DA CONTABILIDADE PATRIMONIAL Haver registros analticos de todos os bens de carter permanente , com indicao dos elementos necessrios para a perfeita caracterizao de cada um deles e dos agentes responsveis pela sua guarda e administrao. A contabilidade manter registros sintticos dos bens mveis e imveis.

O levantamento geral dos bens mveis e imveis ter por base o inventrio analtico (IA) de cada unidade administrativa (UA) e os elementos da escriturao sinttica (ELES) na contabilidade. (IAUA; ELES)

16. (FCC/MPE-PE/2006/Analista) Conforme artigo 96 da Lei Federal no 4.320/64, o levantamento Geral de Bens mveis e imveis ter por base a) os elementos da escriturao analtica da contabilidade. b) apenas os elementos da escriturao sinttica da contabilidade. c) apenas o inventrio sinttico de cada unidade administrativa. d) o inventrio sinttico de cada unidade administrativa e os elementos da escriturao analtica na contabilidade. e) o inventrio analtico de cada unidade administrativa UA e os elementos da escriturao sinttica na contabilidade. (IAUA; ELES Conforme vimos nesta seo, a opo correta a alternativa E.

Para fins oramentrios e determinao dos devedores, ter-se- o registro contbil das receitas patrimoniais, fiscalizando-se sua efetivao. Os servios pblicos industriais, ainda que no organizados como empresa pblica ou autrquica, mantero contabilidade especial para determinao dos custos, ingressos e resultados, sem prejuzo da escriturao patrimonial e financeiro comum. As alteraes da situao lquida patrimonial, que abrangem os resultados da execuo oramentria, bem como as variaes independentes dessa execuo e as supervenincias e insubsistncia ativas e passivas, constituiro elementos da conta patrimonial 46.
53

CASP Aula 03
13. DVIDA PBLICA: FLUTUANTE E FUNDADA

O Art. 163 da CF/1988 estabelece que lei complementar dispor sobre: (i) finanas pblicas; (ii) dvida pblica externa e interna, includa a das autarquias, fundaes e demais entidades controladas pelo Poder Pblico; (iii) concesso de garantias pelas entidades pblicas; (iv) emisso e resgate de ttulos da dvida pblica; (v) fiscalizao financeira da administrao pblica direta e indireta; (vi) operaes de cmbio realizadas por rgos e entidades da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; (vii) compatibilizao das funes das instituies oficiais de crdito da Unio, resguardadas as caractersticas e condies operacionais plenas das voltadas ao desenvolvimento regional.

Essa lei completar a lei 101/2000, a lei de responsabilidade fiscal .

A DVIDA PBLICA abrange a dvida flutuante e a dvida fundada ou consolidada.

A DVIDA FLUTUANTE segundo a lei 4320/1964 compreende: os restos a pagar, excludos os servios da dvida; os servios da dvida a pagar; os depsitos; os dbitos de tesouraria. O decreto 93872/1986 inclui o papel moeda ou moeda fiduciria. RESE DE D TESOURA

Relembro que o registro dos restos a pagar far-se- por exerccio e por credor distinguindo-se as despesas processadas das no processadas.

54

CASP Aula 03
A DVIDA FUNDADA compreende os compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contrados para atender a desequilbrio oramentrio ou a financeiro de obras e servios pblicos

A dvida fundada ser escriturada com individualizao e especificaes que permitam verificar, a qualquer momento, a posio dos emprstimos, bem como os respectivos servios de amortizao e juros.

55

CASP Aula 03
Assim observa-se que os conceitos so semelhantes entre os normativos. No entanto, a LRF inova ao possibilitar a incluso de operaes de crdito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do oramento.

17. (FCC/TCE-SP/2006/ Agente de Fiscalizao Financeira) Caracterizam a dvida flutuante: a) servios da dvida a pagar e crditos de tesouraria. (dbito de tesouraria) b) restos a pagar e servios da dvida. (servio da dvida a pagar) c) crditos de tesouraria e restos a pagar. (dbito de tesouraria)

d) dbitos e crditos de tesouraria. (dbito de tesouraria) e) dbitos de tesouraria e depsitos. RESE DEPOis D TESOURA

Ainda sobre Dvida Pblica consolidada, esto inseridas dentro da mesma a dvida pblica mobiliria e as operaes de crdito. A dvida pblica mobiliria a parte da dvida pblica consolidada representada por ttulos emitidos pela Unio, inclusive os do Banco Central do Brasil, Estados e Municpios. Ressalto que os ttulos de responsabilidade do Banco Central do Brasil esto inclusos na dvida pblica consolidada da Unio. Lembro tambm que o Banco Central do Brasil parou de emitir ttulos da dvida pblica dois anos aps a publicao da LRF55.

Quanto s operaes de crdito, so exemplos das mesmas: compromisso financeiro assumido em razo de mtuo; abertura de crdito; emisso e aceite de ttulo, aquisio financiada de bens; recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e servios; arrendamento mercantil; e outras operaes assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros56. Equipara-se ainda a operao de crdito a assuno, o reconhecimento ou a confisso de dvidas pelo ente da Federao.
56

CASP Aula 03
Ainda sobre o tema operaes de crdito. So ainda consideradas operaes de crdito, porm esto vedadas: - Captao de recursos a ttulo de antecipao de receita de tributo ou contribuio cujo fato gerador ainda no tenha ocorrido; - Recebimento antecipado de valores de empresa em que o Poder Pblico detenha, direta ou indiretamente, a maioria do capital social com direito a voto, salvo lucros e dividendos, na forma da legislao; - Assuno direta de compromisso, confisso de dvida ou operao assemelhada, com fornecedor de bens, mercadorias ou servios, mediante emisso, aceite ou aval de ttulo de crdito, no se aplicando esta vedao a empresas estatais dependentes; - Assuno de obrigao, sem autorizao oramentria, com fornecedores para pagamento a posteriori de bens e servios.

18. (DPU/Cespe/2010/Economista) Para efeito do disposto na LRF, equipara-se s operaes de crdito: I. a captao de recursos a ttulo de antecipao de receita de contribuio cujo fato gerador ainda no tenha ocorrido. II. a assuno direta de compromisso com fornecedor de mercadorias, mediante emisso de ttulo de crdito. IV. a captao de recursos a ttulo de antecipao de receita de tributo cujo fato gerador ainda no tenha ocorrido. V. a assuno de obrigao com fornecedores, sem autorizao oramentria para pagamento a posteriori de bens e servios. (I, II ,IV, V) CERTO, conforme disposto na LRF.

III. o recebimento antecipado de dividendos regulares de empresa cuja maioria do capital social votante pertena ao poder pblico. ERRADO, o recebimento de lucros e dividendos no se equipara a uma operao de crdito.

57

CASP Aula 03
Por fim, dois conceitos importantes e relacionados dvida consolidada so: 1) o refinanciamento da dvida mobiliria e 2) as concesses de garantias.

O refinanciamento da dvida mobiliria consiste na emisso de ttulos para pagamento do principal

+ atualizao monetria.

O refinanciamento do principal da dvida mobiliria no exceder, ao trmino de cada exerccio financeiro, o montante do final do exerccio anterior, somado ao das operaes de crdito autorizadas no oramento para este efeito e efetivamente realizado, acrescido de atualizao monetria.

19. (TCU/Cespe/2008/ACE) Caso a Unio emita novos ttulos para pagamento de dvidas mobilirias vencidas, as quais se componham de principal, R$ 100.000.000,00 atualizao monetria e R$ 10.000.000,00 juros, R$ 15.000.000,00, Nessa situao, de acordo com a LRF, o refinanciamento de tais dvidas corresponder a R$ 100.000.000,00. ERRADO, pois como acabamos de ver o refinanciamento o pagamento do: Principal

+ Atualizao monetria corresponde a 110 mil.

Quanto concesso de garantia, a mesma consiste no compromisso de adimplncia de obrigao financeira ou contratual assumida por ente da Federao ou entidade a ele vinculada.

58

CASP Aula 03
13.1. Controle sobre a dvida consolidada Se a dvida consolidada de um ente da Federao ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, dever ser a ele reconduzida at o trmino dos trs subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% (vinte e cinco por cento) no primeiro.

Enquanto perdurar o excesso, o ente que nele houver incorrido: estar proibido de realizar operao de crdito interna ou externa, inclusive por antecipao de receita, ressalvado o refinanciamento do principal atualizado da dvida mobiliria; obter resultado primrio necessrio reconduo da dvida ao limite, promovendo, entre outras medidas, limitao de empenho.

13.2. Antecipao de Receita Oramentria (ARO/ Dbitos de Tesouraria) A operao de crdito por antecipao de receita oramentria (ARO) destina-se a atender insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro e deve atender aos seguintes requisitos: (i) realizar-se- somente a partir do 10 dia do incio do exerccio; (ii) dever ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, at o dia 10 de dezembro de cada ano; (iii) no ser autorizada se forem cobrados outros encargos que no a taxa de juros da operao, obrigatoriamente prefixada ou indexada taxa bsica financeira, ou que vier a esta substituir; (iv) ESTAR PROIBIDA: a) enquanto existir operao anterior da mesma natureza no integralmente resgatada; b) no ltimo ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal.

59

CASP Aula 03
As operaes de que trata este artigo no sero computadas para efeito do que dispe o inciso III do art. 167 da Constituio, desde que liquidadas at 10 de dezembro do exerccio financeiro da contratao. As operaes de crdito por antecipao de receita oramentria (ARO) realizadas por Estados ou Municpios sero efetuadas mediante abertura de crdito junto instituio financeira vencedora em processo competitivo eletrnico promovido pelo Banco Central do Brasil. O Banco Central do Brasil manter sistema de acompanhamento e controle do saldo do crdito aberto e, no caso de inobservncia dos limites, aplicar as sanes cabveis instituio credora. Inciso III do art. 167 da Constituio A regra de ouro estabelece que as operaes de crdito no podem superar as despesas de capital. Neste caso se as AROs forem liquidadas at 10 de dezembro elas no so computadas neste limite. Se elas no forem liquidadas at esta data, elas passam a compor as operaes de crdito para fins de verificao do cumprimento da regra de ouro. Ressalto que a regra de ouro pode ser descumprida caso haja autorizao legislativa por maioria absoluta.

14. BALANOS E AVALIAO PATRIMONIAL

Existem na Contabilidade Pblica tradicionalmente 4 demonstraes contbeis: Balano Oramentrio, no Balano Financeiro, no Balano Patrimonial, na Demonstrao das Variaes Patrimoniais. POF DVP

60

CASP Aula 03
Os resultados gerais do exerccio sero demonstrados no Balano Oramentrio, no Balano Financeiro, no Balano Patrimonial, na Demonstrao das Variaes Patrimoniais, segundo os Anexos nmeros 12, 13, 14 e 15 e os quadros demonstrativos constantes dos Anexos nmeros 1, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 16 e 1764. O Quadro 18 mostra as caractersticas de cada demonstrao contbil.

Quadro 18: Demonstraes Contbeis conforme a lei 4320/1964

Demonstrao

Caracterstica Demonstra as receitas e despesas previstas em confronto com as despesas realizadas. Esto inclusos aqui os crditos adicionais abertos durante a execuo oramentria. Apura o Resultado Oramentrio. Demonstra a receita e a despesa oramentrias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraoramentria, conjugados com os saldos em espcies provenientes do exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte. Apura o Resultado Financeiro do Exerccio. Evidencia as alteraes verificadas no patrimnio,

Balano Oramentrio

Balano Financeiro

Demonstrao das Variaes Patrimoniais

resultantes ou independentes da execuo oramentria, e indicar o resultado patrimonial do exerccio. Apura o Resultado Patrimonial do Exerccio. Demonstra o Ativo Financeiro; o Ativo Permanente; O Passivo Financeiro; o Passivo Permanente;

Balano Patrimonial

O Saldo Patrimonial; as Contas de Compensao. Apura o Supervit Financeiro e Saldo Patrimonial.

Quanto ao balano financeiro os Restos a Pagar do exerccio sero computados na receita extra-oramentria para compensar sua incluso na despesa oramentria.
61

CASP Aula 03
Quadro 19: Caractersticas dos componentes do Balano Patrimonial Demonstrao Compreende Ativo financeiro os Caracterstica crditos e valores realizveis independentemente de autorizao oramentria e os valores numerrios. Compreendem Ativo permanente legislativa. Compreende as dvidas fundadas e outros pagamento Passivo financeiro independa de autorizao oramentria. a dvida flutuante. Compreende Passivo permanente dependam as de dvidas fundadas e outras que para autorizao legislativa os bens, crditos e valores, cuja mobilizao ou alienao dependa de autorizao

amortizao ou resgate. a dvida fundada ou consolidada propriamente dita. Destina-se ao registro os bens, valores, obrigaes e situaes anteriores no e compreendidas imediata ou nas situaes que, indiretamente,

Contas de compensao Ativos e Passivos COMPENSADO

possam vir a afetar o patrimnio.

20. (FCC/TRE-RN/2011/Analista judicirio) De acordo com a Lei Federal n 4.320/64, os bens, direitos, obrigaes e situaes no compreendidas no contexto patrimonial e que, imediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimnio sero registradas nas contas dos grupos: a) Ativo e Passivo Circulante. b) Ativo e Passivo Compensado. c) Ativo Compensado e Passivo Circulante. d) Ativo Circulante e Passivo Compensado. e) Ativo Compensado e Passivo Exigvel a Longo Prazo. Conforme vimos, no Quadro 19, o comando da questo se refere aos conceitos de ATIVO E PASSIVO COMPENSADO. Assim, a alternativa correta a B.

62

CASP Aula 03

o Quadro 19 mostra a literalidade da lei 4320/1964. Porm no h dvida fundada/consolidada dentro do Passivo Financeiro, mas sim a Dvida Flutuante. Dessa forma, entenda dvidas fundadas e outros pagamento independe de autorizao oramentria como sendo a dvida flutuante.

Na sequncia o Quadro 20, mostra quais os critrios devem ser adotados na avaliao dos elementos patrimoniais.

Quadro 20: Critrios para avaliao dos elementos patrimoniais Elementos patrimoniais Dbitos e crditos, Bem como os ttulos de renda. Critrios de avaliao Pelo seu valor nominal, feita a converso, quando em moeda estrangeira, taxa de cmbio vigente na data do balano. Pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo Bens mveis e imveis. ou de construo. No previsto o ajuste ao valor de mercado quando este for menor (isso na contabilidade normal) Bens de almoxarifado. Pelo preo mdio ponderado das compras.

Ainda quanto s avaliaes dos bens patrimoniais, os valores em espcie, assim como os dbitos e crditos, quando em moeda estrangeira, devero figurar ao lado das correspondentes importncias em moeda nacional. As variaes resultantes da converso dos dbitos, crditos e valores em espcie sero levadas conta patrimonial. Podero ser feitas reavaliaes dos bens mveis e imveis.

63

CASP Aula 03
21. (FCC/TJ-PI/ 2009/ Contador) Com relao avaliao dos elementos patrimoniais, a Lei n 4.320/1964 estabelece que: a) os bens mveis e imveis devem ser avaliados pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo, ajustado ao valor de mercado, quando este for menor. ERRADO, No previsto o ajuste ao valor de mercado quando este for menor (isso na contabilidade normal) b) os dbitos e crditos, bem como os ttulos de renda, sero avaliados pelo seu valor nominal, sendo que a converso para moeda nacional, quando em moeda estrangeira, dever ser efetuada pela taxa de cmbio vigente na data da transao. ERRADO, a converso deve ser feita taxa de cmbio vigente na data do balano. c) podero ser feitas reavaliaes dos bens mveis e imveis. CERTO. d) os bens de almoxarifado devem ser avaliados pelo mtodo PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai ). e) os bens de almoxarifado devem ser avaliados pelo mtodo UEPS (ltimo que entra, primeiro que sai). ERRADO, os bens de almoxarifado so avaliados pelo preo mdio ponderado das compras.

15. FONTES DE ABERTURA DE CRDITOS ADICIONAIS Os crditos adicionais integram a programao oramentria e financeira. Vimos na seo 3 que a abertura dos crditos suplementares e especiais depende da existncia de recursos disponveis para ocorrer a despesa e ser precedida de exposio justificativa. O Quadro 21 contm as fontes de abertura de crditos adicionais previstas na lei 4320/1964.

64

CASP Aula 03
Quadro 21: Fontes de recursos para crditos adicionais na lei 4320/1964 O supervit financeiro apurado em balano patrimonial do exerccio anterior. Os provenientes de excesso de arrecadao. Os resultantes de anulao parcial ou total de dotaes oramentrias ou de crditos adicionais, autorizados em Lei. O produto de operaes de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realiz-las.

Entende-se por supervit financeiro a diferena positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos crditos adicionais transferidos e as operaes de credito a eles vinculadas. Lembro que este supervit obtido a partir do BALANO PATRIMONIAL do exerccio ANTERIOR.

Entende-se por excesso de arrecadao, para os fins deste artigo, o saldo positivo das diferenas acumuladas ms a ms entre a arrecadao prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendncia do exerccio. Lembro que este excesso obtido a partir do BALANO ORAMENTRIO do exerccio CORRENTE.

Para o fim de apurar os recursos utilizveis, provenientes de excesso de arrecadao, sero deduzidos os crditos extraordinrios abertos no exerccio.

Do supervit financeiro devem ser deduzidos os crditos extraordinrios e especiais REABERTOS no exerccio.

Do excesso de arrecadao devem ser deduzidos os crditos extraordinrios ABERTOS no exerccio.

65

CASP Aula 03
H mais duas fontes de aberturas de crditos adicionais no previstas na lei 4320/1964, mas que podem ser cobradas em prova: A reserva de contingncia; Os recursos que, em decorrncia de veto, emenda ou rejeio do projeto de lei oramentria anual, ficarem sem despesas correspondentes (neste caso somente podero ser utilizados mediante crditos especiais ou suplementares, com prvia e especfica autorizao legislativa).

22. (Consulplan/SECONT/2011/Contador) O art. 43 da Lei n. 4320/64 trata dos recursos financeiros disponveis para abertura de crditos suplementares e especiais. Portanto, correto afirmar que, EXCETO: a) Supervit patrimonial apurado em Balano Patrimonial do Exerccio Anterior. b) Supervit financeiro apurado em Balano Patrimonial do Exerccio Anterior. c) Excesso de Arrecadao. d) Anulao parcial ou total de dotaes oramentrias ou crditos adicionais. e) Produto de operao de crdito. Exceo: operao de crdito por ARO Conforme vimos na seo o supervit patrimonial no fonte de abertura de crdito adicional. Assim, o gabarito a alternativa A.

As fontes so independentes. Assim, se uma fonte for negativa (dficit financeiro), ela no afeta as demais.

66

CASP Aula 03
16. LISTA DE QUESTES COMENTADAS

1. (ESAF/TCE-GO/2007/Auditor) No que se refere avaliao dos elementos patrimoniais, a Lei n. 4.320/64 estabelece que os dbitos e crditos, bem como os ttulos de renda, sero avaliados pelo seu valor nominal, e convertidos, quando em moeda estrangeira, taxa de cmbio vigente na data do balano. CERTO.

2. (ESAF/ANA/2009/Contador) Assinale a opo que indica uma exceo ao conceito de Dvida Flutuante de que trata o art. 92 da Lei n. 4.320/64. a) Os dbitos de tesouraria. b) Os depsitos. c) Os restos a pagar, excludos os servios da dvida. d) Os servios da dvida a pagar. e) A dvida mobiliria de curto prazo. A DVIDA FLUTUANTE segundo a lei 4320/1964 compreende: os restos a pagar, excludos os servios da dvida; os servios da dvida a pagar; os depsitos; os dbitos de tesouraria. O decreto 93872/1986 inclui o papel moeda ou moeda fiduciria. Assim, a opo correta a alternativa E. RESE DE D TESOURA

67

CASP Aula 03
3. (ESAF/ANA/2009/Contador) Tendo como base a regulamentao da Lei n. 4.320/64 sobre a contabilidade oramentria, financeira, patrimonial e industrial, correto afirmar: a) os servios pblicos industriais mantero contabilidade especial para determinao dos custos, mesmo que no sejam organizados na forma de empresa ou autarquia. CERTO. b) o levantamento geral dos bens mveis e imveis ter por base o inventrio sinttico de cada unidade administrativa e os elementos da escriturao analtica na contabilidade. ERRADO, o levantamento geral dos bens mveis e imveis ter por base o inventrio analtico de cada unidade administrativa e os elementos da escriturao sinttica na contabilidade. (IAUA; ELES) c) os dbitos e crditos de natureza financeira no relacionados com a execuo oramentria no sero objeto de registro contbil. ERRADO, todas as operaes de que resultem dbitos e crditos de natureza financeira, no compreendidas na execuo oramentria, sero tambm objeto de registro, individualizao e controle contbil. d) a contabilidade oramentria manter registros necessrios evidenciao das disponibilidades oramentrias, dispensando-se desse registro os crditos destinados s transferncias. ERRADO, a contabilidade dever evidenciar, em seus registros, o montante dos crditos oramentrios vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, conta dos mesmos crditos, e as dotaes disponveis. e) os bens mveis e imveis sero registrados pela contabilidade de forma analtica de modo a evidenciar as caractersticas de cada um e seus respectivos responsveis. ERRADO. Haver registros analticos de todos os bens de carter permanente, com indicao dos elementos necessrios para a perfeita caracterizao de cada um deles e dos agentes responsveis pela sua guarda e administrao. E a contabilidade manter registros sintticos dos bens mveis e imveis.

68

CASP Aula 03
4. (ESAF/ANA/2009/Contador) Assinale a opo verdadeira a respeito dos aspectos conceituais e contbeis da despesa de exerccios anteriores (exerccios encerrados) de que trata o art. 37 da Lei n. 4.320/64. a) A despesa de exerccios j encerrados reconhecida e paga conta dos recursos do exerccio corrente, porm os efeitos contbeis so levados a efeito no exerccio correspondente despesa. ERRADO, os efeitos contbeis so levados a efeito no exerccio corrente. b) O reconhecimento da despesa atribuio exclusiva do dirigente mximo da entidade que, aps exarar seu despacho, encaminha o respectivo processo para a homologao do ordenador de despesas. ERRADO, o reconhecimento da obrigao de pagamento das despesas com exerccios anteriores cabe autoridade competente para empenhar a despesa. c) O reconhecimento da despesa de exerccios encerrados acarreta sobrecarga adicional ao oramento do exerccio corrente, o que gera automaticamente direito abertura de crdito suplementar em montante igual ao reconhecido. ERRADO, no h a previso da legislao de direito abertura automtica de crdito suplementar em montante igual ao reconhecido. d) Os restos a pagar que tenham sido cancelados, mas ainda vigente o direito do credor, podem ser reconhecidos como despesa de exerccios anteriores e os efeitos oramentrios e contbeis se verificam no exerccio em que ocorrer o reconhecimento. CERTO. e) O reconhecimento de despesa de exerccios encerrados, em razo da sua excepcionalidade, no necessita observar a classificao oramentria em que seria enquadrada no exerccio correspondente. ERRADO, deve observar a categoria econmica e o grupo natureza da despesa. Porm, ser utilizado o elemento da despesa 92.

69

CASP Aula 03
5. (ESAF/SEFAZ-CE/2007/Analista Contbil) A Lei n. 4.320/64 classifica a dvida dos entes pblicos em dvida flutuante e dvida fundada. Assinale a opo correta em relao dvida flutuante. a) A dvida flutuante depende de autorizao legislativa para que ocorra o seu pagamento. ERRADO, a dvida flutuante independe de autorizao oramentria/legislativa para o pagamento. b) Os depsitos de terceiros integram a dvida flutuante. CERTO. c) Restos a Pagar No-Processados no integram a dvida flutuante por se tratarem de despesas ainda no liquidadas. ERRADO, integram. d) A rubrica "Dvida Flutuante" consta do Passivo Permanente do Balano Patrimonial. ERRADO, consta no Passivo Financeiro do Balano Patrimonial. e) Os Servios da Dvida a Pagar no integram a dvida flutuante por se tratarem de passivo de longo prazo. ERRADO, integram. A DVIDA FLUTUANTE segundo a lei 4320/1964 compreende: os restos a pagar, excludos os servios da dvida; os servios da dvida a pagar; os depsitos; os dbitos de tesouraria. O decreto 93872/1986 inclui o papel moeda ou moeda fiduciria. 6. (ESAF/CGU/2006/AFC) Segundo o que dispe o art. 85 da Lei n. 4.320/64, os servios de contabilidade sero organizados de forma a permitirem, exceto, a) o conhecimento da composio do patrimnio. b) acompanhar a execuo oramentria. c) anlise e interpretao dos resultados econmicos. d) determinar os custos dos servios industriais. e) evidenciar a arrecadao tributria lquida.
70

RESE DE D TESOURA

CASP Aula 03
Conforme vimos na seo 10, no consta nas atribuies a opo E. Os servios de contabilidade sero organizados de forma a permitirem: o acompanhamento da execuo oramentria, o conhecimento da composio patrimonial, a determinao dos custos dos servios industriais, o levantamento dos balanos gerais, a anlise e a interpretao dos resultados econmicos e financeiros.

7. (ESAF/CGU/2006/AFC) A respeito da contabilidade oramentria e financeira a Lei n. 4.320/64 determina, exceto que: a) os depsitos de terceiros no integram a dvida flutuante. ERRADO, os depsitos de terceiros integram a dvida flutuante. b) deve ser evidenciado o montante dos crditos oramentrios vigentes. c) as operaes no compreendidas na execuo oramentria que resultem dbitos ou crditos de natureza financeira sero tambm objeto de registro contbil. d) os dbitos de tesouraria integram a dvida flutuante. e) o registro contbil da receita ser realizado de acordo com as especificaes da Lei Oramentria Anual. DE b) a e) CERTO.

8. (ESAF/CGU/2006/AFC) Com base nas disposies da Lei n. 4.320/64 sobre a contabilidade dos entes pblicos, julgue os itens a seguir funo da contabilidade dos entes pblicos evidenciar os fatos ligados administrao financeira, oramentria, patrimonial e industrial. As tomadas de contas dos agentes responsveis por bens e dinheiros pblicos sero realizadas pelos rgos de contabilidade, ressalvada a competncia do Tribunal de Contas ou rgo equivalente. obrigatrio que a contabilidade evidencie o montante das dotaes disponveis. Todos os trs certos

71

CASP Aula 03
A contabilidade evidenciar perante a Fazenda Pblica somente a situao dos que arrecadem receitas e efetuem despesas. ERRADO, a contabilidade evidenciar perante a Fazenda Pblica a situao de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela pertencentes ou confiados. Os registros dos bens mveis e imveis devem ser realizados de forma analtica. ERRADO, devem ser realizados de forma sinttica.

9. (ESAF/TCU/2006/AFCE) De acordo com o que dispe o art. 35 da Lei n. 4.320/64, conclui-se que o regime contbil adotado pela Contabilidade Pblica em nosso Pas a) MISTO, sendo de caixa para as receitas e de competncia para as despesas. b) de competncia, para receitas e despesas. c) misto, sendo de competncia para as receitas e de caixa para as receitas. d) de caixa, para receitas e despesas. e) misto, sendo de caixa para as receitas e despesas correntes, e de competncia para as receitas e despesas de capital. Conforme vimos na seo 6, a opo correta a alternativa A.

10. (ESAF/STN/2005/AFC) O regime contbil consagrado pela Lei n 4.320/64 para contabilidade pblica o de caixa para a Receita e de competncia para a Despesa. Assinale a opo que indica exceo ao regime de caixa para a receita. a) O a inscrio da Dvida Ativa. b) O recebimento de receitas oriundas de operaes de crdito. c) O recebimento de doaes em dinheiro. d) O recebimento de tributos. e) O recebimento de transferncias financeiras.

72

CASP Aula 03

A doutrina e a ESAF consideram como excees ao regime misto: -A inscrio da dvida ativa para as receitas; -A inscrio de restos a pagar NO processados para as despesas. Conforme vimos na seo 6, a opo correta a alternativa A.

11. (ESAF/Prefeitura Municipal do Recife/2003/Auditor) Constitui exceo ao regime financeiro de caixa da receita oramentria em interpretao literal das disposies atinentes contidas na Lei no 4.320/64: a) inscrio da dvida ativa. b) recebimento de dvida ativa de exerccios anteriores. c) recebimento de impostos devidos no exerccio. d) apropriao como receita oramentria pela converso de depsito recebido no exerccio. e) estorno da receita oramentria e inscrio de restituio de tributos a pagar relativa a imposto arrecadado no exerccio.

A doutrina e a ESAF consideram como excees ao regime misto: -A inscrio da dvida ativa para as receitas; -A inscrio de restos a pagar NO processados para as despesas. Conforme vimos na seo 6, a opo correta a alternativa A.

12. (ESAF/Prefeitura Municipal do Recife/2003/Auditor) Segundo a Lei no 4.320/64, o levantamento geral dos bens mveis e imveis ter por base: a) os elementos da escriturao sinttica na contabilidade. b) o inventrio analtico de cada unidade administrativa. c) os registros analticos para a perfeita caracterizao dos agentes responsveis pela sua guarda e administrao. d) o inventrio analtico de cada unidade administrativa e os elementos da escriturao sinttica na contabilidade.
73

CASP Aula 03
e) os registros analticos de todos os bens de carter permanente de forma individualizada. CUIDADO Segundo a Lei no 4.320/64, o levantamento geral dos bens mveis e imveis ter por base: (IAUA; ELES) o inventrio analtico de cada unidade administrativa e os elementos da escriturao sinttica na contabilidade. Os registros dos bens mveis e imveis devem ser realizados de forma SINTTICA. Conforme vimos na seo 12, a opo correta a alternativa D.

13. (ESAF/STN/2002/AFC)De acordo com o 4 do art. 105 da Lei n 4.320/64, o Passivo Permanente compreende a dvida fundada ou consolidada e outras que dependam de autorizao legislativa para amortizao ou resgate. Assinale, entre as opes a seguir, a que no indica um componente do Passivo Permanente. a) Dvida interna em ttulos. b) Dvida interna por contrato. c) Restos a Pagar inscritos. (dvida flutuante passivo financeiro) d) Dvida externa em ttulos. e) Dvida externa por contrato. Conforme vimos na seo 12, a opo correta a alternativa C. Uma vez que os mesmos compem a dvida flutuante que integra o passivo financeiro.

A DVIDA PBLICA abrange a dvida flutuante e a dvida fundada ou consolidada. A DVIDA FLUTUANTE segundo a lei 4320/1964 compreende: os restos a pagar, excludos os servios da dvida; os servios da dvida a pagar; os depsitos; os dbitos de tesouraria. O decreto 93872/1986 inclui o papel moeda ou moeda fiduciria. RESE DE D TESOURA

74

CASP Aula 03
14. (ESAF/SUSEP/2002/Analista) De acordo com a Lei n 4.320/64, classificam-se como _____________________ as dotaes para investimentos ou inverses financeiras que outras pessoas de direito pblico ou privado devam realizar, independentemente de contraprestao direta em bens ou servios. a) transferncias correntes [receita] b) transferncias correntes [despesa] c) transferncias de capital [receita] d) transferncias de capital [despesa] e) transferncias correntes ou de capital [despesa] Resumindo (outras pessoas de direito pblico realizaro investimentos ou inverses, logo a minha entidade realizar uma despesa de capital(transferncias) para que estas pessoas recebam essas dotaes) Conforme vimos na seo 5, a opo correta a alternativa D.

15. (ESAF/SEFAZ-PI/2001/Auditor) De acordo com a Lei no 4.320/64, o ativo financeiro composto por: a) crditos e valores realizveis independentemente da autorizao oramentria e dos valores numerrios. b) saldo em caixa e nos bancos. c) depsitos a vista e aplicaes financeiras. d) bens, crditos e valores cuja mobilizao ou alienao dependa de autorizao legislativa. e) crditos, valores e todos os bens realizveis. Conforme vimos na seo 14, a opo correta a alternativa A.

16. (ESAF/SEFAZ-PI/2001/Auditor) O art. 35 da Lei no 4.320/64 estabeleceu que pertencem ao exerccio financeiro a receita nele arrecadada e a despesa legalmente empenhada, instituindo, dessa forma, o regime de caixa para a receita e o de competncia para a despesa. Constituem excees a esses regimes, respectivamente:
75

CASP Aula 03
a) a arrecadao da receita tributria e a inscrio de restos a pagar processados. b) a inscrio da dvida ativa e a inscrio de restos a pagar no processados. c) as operaes de crdito e a liquidao de despesa referente a frias. d) a arrecadao de receitas de capital e a inscrio de restos a pagar processados. e) as operaes de crdito por antecipao de receita e a liquidao de dbitos de tesouraria.

A doutrina e a ESAF consideram como excees ao regime misto: -A inscrio da dvida ativa para as receitas; -A inscrio de restos a pagar NO processados para as despesas.

Conforme vimos na seo 6, a opo correta a alternativa B.

17. (ESAF/CVM/2001/Analista) O art. 35 da Lei no 4.320/64 estatui que pertencem ao exerccio financeiro as receitas nele arrecadadas e as despesas nele legalmente empenhadas. Disso pode-se depreender que a Contabilidade Pblica em nosso pas adota o: a) regime de competncia para receitas e despesas. b) regime de caixa para receitas e despesas. c) regime misto, sendo de caixa para receitas e de competncia para despesas. d) regime misto, sendo de competncia para receitas e de caixa para despesas. e) regime hbrido, sendo de competncia para receitas e de caixa para despesas. Conforme vimos na seo 6, a opo correta a alternativa C.

18. (ESAF/CVM/2001/Analista) Considerando os demonstrativos estabelecidos pela Lei no 4.320/64, a ocorrncia ou no de supervit financeiro pode ser verificada na (no) a) demonstrao das variaes patrimoniais b) demonstrao do resultado do exerccio c) balano oramentrio
76

CASP Aula 03
d) balano financeiro e) balano patrimonial Demonstra o Ativo Financeiro; o Passivo Financeiro; Balano Patrimonial Ativo Permanente o Passivo Permanente; Saldo Patrimonial; as Contas de Compensao. Apura o Supervit Financeiro e Saldo Patrimonial.

Conforme vimos na seo 14, a opo correta a alternativa E.

19. (ESAF/Serpro/2001/Analista) O artigo 35 da Lei no 4.320/64 estabelece o regime de Caixa para a Receita e o de Competncia para a Despesa. Assinale a opo que indica, na contabilizao da Despesa Pblica, exceo ao Regime de Competncia. a) A liquidao de despesa de servios. b) A Dvida Ativa no exerccio em que contabilizado o seu recolhimento. c) A liquidao de despesa referente aquisio de bens. d) A inscrio de Restos a Pagar no processados. e) A liquidao de despesa referente a transferncias.

A doutrina e a ESAF consideram como excees ao regime misto:

-A inscrio da dvida ativa para as receitas; -A inscrio de restos a pagar NO processados para as despesas. Conforme vimos na seo 6, a opo correta a alternativa D.

77

CASP Aula 03

20. (ESAF/Serpro/2001/Analista) No Balano Patrimonial, elaborado segundo a Lei 4.320/64, encontram-se as obrigaes classificadas no passivo permanente ou no-financeiro. Acerca de tais obrigaes correto afirmar que a) a sua liquidao ou pagamento independe de autorizao oramentria. b) a sua liquidao ou pagamento depende de autorizao oramentria. c) so todas exigveis aps o trmino do exerccio seguinte. d) o Passivo Permanente composto somente do exigvel a longo prazo e do patrimnio lquido. e) os dbitos de tesouraria constam do Passivo Permanente. Compreende dependam Passivo permanente as de dvidas fundadas e outras que para autorizao legislativa

amortizao ou resgate. a dvida fundada ou consolidada propriamente dita.

Conforme vimos na seo 14, a opo correta a alternativa B.

21. (ESAF/2012/MDIC/Analista de Comrcio Exterior) Assinale a opo incorreta a respeito dos procedimentos administrativos, contbeis e oramentrios relacionados aos restos a pagar de que trata o art. 36, da Lei n. 4.320/64. a) A Lei de Responsabilidade Fiscal LRF estabelece regras que devem ser observadas pelos administradores pblicos no momento da inscrio de despesas em restos a pagar. CERTO. Uma das regras impede que o Chefe do Executivo assuma obrigaes nos ltimos dois quadrimestres sem que haja disponibilidade financeira. b) No pagamento de despesa cuja inscrio em restos a pagar tenha sido insuficiente, deve ser empenhado o restante conta de despesas de exerccios anteriores. CERTO. Corresponde ao terceiro caso da situao 3 do Quadro 8. c) O cancelamento de restos a pagar processados uma deciso discricionria do administrador pblico.
78

CASP Aula 03
ERRADO, os restos a pagar no podem ser cancelados. d) Em obedincia ao princpio da competncia dos exerccios, saldos de restos a pagar no podem ser utilizados para o pagamento de despesas do exerccio corrente. CERTO. Os saldos de restos a pagar (decorrente do cancelamento de restos a pagar no processados) aumentam a disponibilidade financeira, o supervit financeiro. Porm, neste caso o supervit financeiro somente poder ser utilizado no EXERCCIO SEGUINTE (e no no corrente) como fonte de crditos adicionais. e) A inscrio de restos a pagar no processados deve corresponder contabilizao de passivo financeiro de forma a proporcionar a correta evidenciao da situao financeira do ente pblico. CERTO. Os restos a pagar no processados compem a dvida flutuante que integra o passivo financeiro.

VUNESP

22. (VUNESP/2007/Prefeitura de Louveira) So as despesas empenhadas, mas no pagas at o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas das no processadas. Os empenhos que sorvem a conta de crditos com vigncia plurienal, que no tenham sido liquidados, s podem ser computados a esse ttulo, no ltimo ano de vigncia do crdito. O texto conceitua: a) Restos a pagar. b) Insubsistncias ativas. c) Empenho da despesa. d) Operaes de crditos. e) Supervenincias passivas. Conforme vimos na aula, o comando faz referncia aos RESTOS A PAGAR.

79

CASP Aula 03
23. (VUNESP/2007/Prefeitura de Louveira) As obrigaes das entidades da Federao, apuradas sem duplicidade, em sua totalidade, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a 12 meses so, segundo critrios definidos pela LRF, a) Passivo Circulante. b) Dvida Fundada. (ou consolidada) (superior a 12 meses) c) Dvida Mobiliria. d) Dvida Ativa. e) Realizvel a Longo Prazo. A divida fundada compreende os compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contrados para atender a desequilbrio oramentrio ou a financeiro de obras e servios pblicos.

24. (VUNESP/2007/Prefeitura de Louveira) As operaes de crdito extra-oramentrias, relativas a emprstimos bancrios com o nus de pagamento de juros e outros encargos, pela entidade pblica, as quais se destinam a atender insuficincias de caixa durante o exerccio financeiro, a partir do 10 dia do incio do exerccio e restituveis at o 10 dia de dezembro do mesmo exerccio, constituem, segundo a LRF, operaes de crdito: a) oramentrio. b) suplementar. c) extraordinrio. d) por antecipao da receita. e) direto ao consumidor. Art. 38. A operao de crdito por antecipao de receita destina-se a atender insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro e cumprir as exigncias mencionadas no art. 32 e mais as seguintes: I - realizar-se- somente a partir do 10 dia do incio do exerccio; II - dever ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, at o dia 10 de dezembro de cada ano;
80

CASP Aula 03
III - no ser autorizada se forem cobrados outros encargos que no a taxa de juros da operao, obrigatoriamente prefixada ou indexada taxa bsica financeira, ou que vier a esta substituir; Conforme vimos na aula, tal conceito corresponde ao conceito de ARO.

25. (VUNESP/2007/Cmara de So Paulo) Compreende a dvida pblica representada por ttulos emitidos pela Unio, inclusive os do Banco Central do Brasil, Estados e Municpios. Segundo o artigo 29 da Lei n. 101/2000, trata-se do conceito de a) operaes de crdito. b) dvida pblica mobiliria. c) emprstimo de curto prazo. d) refinanciamento da dvida mobiliria. e) dvida pblica consolidada ou fundada. II - dvida pblica mobiliria: dvida pblica representada por ttulos emitidos pela Unio, inclusive os do Banco Central do Brasil, Estados e Municpios; Conforme vimos na aula, tal conceito corresponde ao conceito de dvida mobiliria.

81

You might also like