You are on page 1of 27

Seo livre

Tempo_Psicanaltico.indd 103

25/07/2012 08:31:54

ISSN

0101-4838

105

Leitura freudiana da angstia

Anotaes sobre a leitura freudiana da angstia

Ana Maria Loffredo*

R ESUMO
O artigo se insere no campo da histria e epistemologia da psicanlise, mais especificamente da pesquisa relativa genealogia conceitual pertinente construo da metapsicologia freudiana da angstia. Tem por objetivo apresentar os argumentos principais que permitem dar encaminhamento tese segundo a qual as teorias contidas na trajetria freudiana sobre a angstia no so excludentes, podendo ser consideradas, em seu conjunto, um modelo explicativo nico que englobaria as vrias etapas da produo de angstia. Dessa forma, o trabalho pretende examinar os impasses que podem ser apreendidos nas formulaes freudianas no mbito do que concebido, desde Freud, como segunda teoria da angstia. Palavras-chave: angstia; Freud; metapsicologia freudiana; represso.

A BSTRACT Notes on the Freudian conception of anxiety


This article belongs to the field of history and epistemology of psychoanalysis, specifically to research on the conceptual genealogy pertaining to the construction of Freudian metapsychology of anguish. It aims to present the main arguments that allow us to discuss that theories contained in Freuds work on anxiety are not exclusive and may be considered, as a whole, a single explanatory model that would encompass the various stages of production on anxiety. This paper intends to examine the barriers that can be seized in the Freudian formulations, under what is conceived, since Freud, as a second theory of anxiety. Keywords: anxiety; Freud; Freudian metapsychology; repression.

Docente do Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo, membro filiado da Sociedade Brasileira de Psicanlise de So Paulo e editora da revista Psicologia USP.

tempo psicanaltico, Rio de Janeiro, v. 44.i, p. 105-130, 2012

Tempo_Psicanaltico.indd 105

25/07/2012 08:31:54

106

ANA MARIA LOFFREDO

Em memria de Carlos Paes de Barros

CONSIDERAES PRELIMINARES
Podemos verificar trs tempos matrizes na produo terica de Freud sobre a angstia: as concepes de 1895, nas quais a angstia concebida como uma descarga somtica, efetuada sem a participao do psiquismo, no mbito das neuroses de angstia (Freud, 1895b/1989; 1895c/1989); o segundo momento, em 1909, quando a histeria de angstia classificada como um processo patolgico independente, sendo a angstia entendida como um dos produtos possveis da represso, por meio do processo de transformao da libido (Freud, 1909a/1990); e a virada de 1926, em Inibio, sintoma e angstia (Freud, 1926/1990), que pretende ser uma reformulao da teoria anterior, com a utilizao dos ingredientes tericos fornecidos pela perspectiva do segundo dualismo pulsional e da segunda tpica1. A angstia passa a ocupar um papel defensivo e, segundo essa reformulao, liberada intencionalmente pelo eu, sede da angstia, perante situaes de perigo definidas como ameaas de ocorrncia de uma situao traumtica, sendo essa sinalizao uma condio necessria para colocar o processo defensivo em andamento (Freud, 1926/1990). Nesse momento, so recortadas duas teorias, que diferem pela posio ocupada pela represso na sequncia dos eventos, isto , a quem cabe o papel disparador no processo de formao do sintoma. Entretanto, mesmo no mbito dessa novidade terica, Freud reconheceu que podem ocorrer, com a represso, alteraes na libido pertencente aos processos do id. A presena do estado afetivo ansioso podia ser constatada, tambm, aps a represso e sua explicao por meio da transformao da libido parecia-lhe irreconcilivel com a nova hiptese relativa a uma angstia produzida intencionalmente. H passagens em Inibio, sintoma e angstia que mostram claratempo psicanaltico, Rio de Janeiro, v. 44.i, p. 105-130, 2012

Tempo_Psicanaltico.indd 106

25/07/2012 08:31:54

LEITURA FREUDIANA DA ANGSTIA

107

mente esses pontos de contradio e dvida. Embora o estudo das fobias o tenha levado a concluir que h uma leve liberao de angstia antes da represso e como condio para que esta ocorra e no pretenda abandonar essa hiptese, escreve o seguinte:
pode continuar sendo correto que a represso produza angstia a partir do investimento libidinal das moes pulsionais. Mas como harmonizar este resultado com o outro, a saber, que a angstia das fobias uma angstia egoica, nasce no eu, no produzida pela represso, mas, ao contrrio, a provoca? Parece uma contradio e solucion-la no coisa simples. No fcil reduzir essas duas origens da angstia a uma s (Freud, 1926/1990: 105).

Segundo essa anlise, considera que sua postulao anterior correta apenas do ponto de vista descritivo, no tendo atingido o alcance de uma explicao em termos metapsicolgicos, como havia suposto at aquele momento. Na verdade, no havia sido possvel explicar como ocorria a transformao da libido em angstia.

ANGSTIA E LIBIDO
A hiptese de uma relao estreita entre libido e angstia era facilmente formulvel no quadro das neuroses de angstia, nas quais se tinha acesso a distrbios na vida sexual atual dos pacientes que se reportavam a um acmulo de tenso sexual que no se descarregava pelas vias adequadas. Tratava-se, portanto, de uma insuficincia no plano da elaborao psquica da tenso sexual somtica, da se derivando um dficit no afeto sexual, isto , na libido psquica, como escreve Freud no Rascunho E, provavelmente datado de 1894 (Masson, 1986: 81). Por outro lado, era inegvel a participao dos mecanismos psquicos na angstia pertinente s fobias e obsesses e a questo
tempo psicanaltico, Rio de Janeiro, v. 44.i, p. 105-130, 2012

Tempo_Psicanaltico.indd 107

25/07/2012 08:31:54

108

ANA MARIA LOFFREDO

era resolvida em termos das causas que propiciavam essa excitao no descarregada, as quais, nesses casos, eram de ordem psicolgica. Ocorre uma espcie de converso na neurose de angstia, tal como ocorre na histeria (outro exemplo da semelhana entre elas); na histeria, porm, a excitao psquica que segue o caminho errado, rumando exclusivamente para o campo somtico, ao passo que, aqui, trata-se de uma tenso fsica que no consegue penetrar no campo psquico, continua Freud no mesmo manuscrito (Masson, 1986: 82). Nesse contexto, no podemos esquecer o papel central que ocupava o postulado enunciado por Fechner relativo ao princpio da constncia, segundo o qual h uma tendncia a reduzir ou pelo menos manter constante a excitao presente no sistema nervoso. Sua importncia evidente, considerando-se que foi formulado pela primeira vez em Estudos sobre a histeria (Freud, 1893-1895/1990: 208) e esteve subjacente a todo o percurso terico freudiano. Em termos de aparelho psquico, esperado que um funcionamento adequado evite e previna excessos por via exgena ou endgena, de modo a que cumpra sua funo de amortecedor de estmulos por meio de suas trilhas elaborativas. Embora o interesse de Freud se voltasse, predominantemente, ao acmulo de excitaes endgenas de carter libidinal, em seus estudos iniciais sobre a angstia, Strachey (1926/1990: 77) nos alerta para a seguinte passagem, no mesmo material enviado a Fliess citado anteriormente:
Mas por que a transformao se d especificamente em angstia? A angstia a sensao do acmulo de outro estmulo endgeno, o estmulo da respirao, estmulo este que no passvel de ser psiquicamente elaborado alm da prpria respirao; por conseguinte, a angstia poderia ser empregada para a acumulao de tenso fsica em geral (Masson, 1986: 82; grifos nossos).
tempo psicanaltico, Rio de Janeiro, v. 44.i, p. 105-130, 2012

Tempo_Psicanaltico.indd 108

25/07/2012 08:31:54

LEITURA FREUDIANA DA ANGSTIA

109

Nessa mesma linha, mais ou menos na mesma poca, logo no incio do Projeto de uma psicologia, Freud apresenta as principais necessidades que do origem a estmulos endgenos e que devem ser eliminadas por meio de uma ao realizada no mundo externo: fome, respirao e sexualidade. Essa ao, que merece ser chamada de especfica, reporta-se a condies que podem ser nomeadas como necessidade da vida (Freud, 1895a/2003: 176-177). De qualquer forma, a ideia de que a angstia era produto de transformao da libido atravessou muitos anos de pesquisa freudiana2, de modo que vinte e seis anos depois, em uma nota de rodap inserida, em 1920, em Trs ensaios de teoria sexual, est escrito: O fato de que a angstia neurtica nasce da libido, um produto da transformao desta e mantm com ela a relao do vinagre com o vinho um dos resultados mais significativos da investigao psicanaltica (Freud, 1905/1990: 205). Seis anos aps, no adendo a Inibio, sintoma e angstia, Freud afirmar que o investimento libidinal da moo pulsional recalcada experimenta, como se v de maneira mais ntida no caso da histeria de converso, uma aplicao diversa de sua transposio em angstia e sua descarga como tal, complementando, entretanto, que agora perdeu interesse para ns a transposio direta da libido em angstia, antes sustentada (Freud, 1926/1990: 152). Entretanto, na mesma obra, ao reconhecer que no se trata de desvalorizar suas descobertas anteriores, mas apenas de coloc-las em interao com as formulaes mais recentes, escreve o seguinte:
No descartvel que, no caso da abstinncia, de perturbaes abusivas no curso da excitao sexual, de um desvio desta excitao de seu processamento psquico, surja angstia diretamente da libido, isto , se estabelea aquele estado de desamparo do eu frente a uma tenso hipertrfica da necessidade, estado que, como no nascimento, desemboque em um desenvolvimento de angstia [...] em relao a isso, de novo
tempo psicanaltico, Rio de Janeiro, v. 44.i, p. 105-130, 2012

Tempo_Psicanaltico.indd 109

25/07/2012 08:31:54

110

ANA MARIA LOFFREDO

uma possibilidade indiferente que seja o excesso de libido no aplicada que encontre sua descarga no desenvolvimento de angstia (Freud, 1926/1990: 133).

Posteriormente, na 32 das Novas conferncias de introduo psicanlise, parece que essa posio nuanada definitivamente abandonada: No mais sustentaremos ser a libido que transformada em angstia. Entretanto, importa-nos particularmente a sequncia dessa afirmao: Mas no vejo objeo alguma a uma origem dupla da angstia: em um caso como consequncia direta do fator traumtico e, em outro, como sinal que ameaa a repetio de um tal fator (Freud, 1933/1989: 88). Essas afirmaes oscilantes e contraditrias evidenciam que Freud tinha dificuldade em abandonar completamente a teoria anterior, mas, ao mesmo tempo, no encontrava meios de concili-la s novas criaes tericas (Sev, 1975). Entretanto, uma anlise do conjunto de suas teorizaes relativas angstia permite-nos formular uma hiptese segundo a qual essas vrias concepes poderiam ser tomadas como eixos explicativos cuja interligao seria crucial para o entendimento do percurso de produo da angstia. Segundo essa perspectiva, no se trataria de colocar em oposio duas teorias excludentes, como so apresentadas pelo prprio Freud, em meio aos impasses gerados por essa opo. O trajeto terico freudiano pode nos fornecer, a depender da leitura que dele se faa, o acesso presena de trs teorias sobre a angstia, passveis de composio em um modelo integrado nico, que abarcaria os vrios tempos do processo de produo da angstia. Alm disso, importa destacar que, de certa forma, esto justapostos e entrecruzados dois parmetros que no costumam ser suficientemente esclarecidos na apresentao dessas duas teorias: a concepo de angstia como oriunda de transformao da libido e a produo da angstia em termos de sua relao com a represso.
tempo psicanaltico, Rio de Janeiro, v. 44.i, p. 105-130, 2012

Tempo_Psicanaltico.indd 110

25/07/2012 08:31:54

LEITURA FREUDIANA DA ANGSTIA

111

A hiptese enunciada anteriormente supe a separao desses dois critrios de anlise e justamente por essa razo que ser possvel utiliz-los como instrumentos para a composio da proposta que pretendo desenvolver. Alm dos textos que marcam esses trs momentos principais da investigao freudiana sobre a angstia, as ideias apresentadas anteriormente sero desenvolvidas tendo como referncias centrais o modelo proposto por Freud em Projeto de uma psicologia (Freud, 1895a/2003) e as concepes, expostas em O inconsciente (Freud, 1915c/2010), Pulses e destinos de pulso (Freud, 1915a/1990) e A represso (Freud, 1915b/1990), relativas ao par afeto e representao, delegados a partir dos quais a pulso capturvel pelo psquico. Sero enunciados e desenvolvidos os eixos principais do trajeto da argumentao, desde que no possvel apresentar o conjunto do material obtido por esta investigao no mbito dos limites deste artigo.

VICISSITUDES DA ANGSTIA COMO UM AFETO3


Como a angstia um caso particular de afeto, luz do esquema do Projeto, relembremos as vicissitudes do afeto no circuito da vivncia de satisfao, assinalando, brevemente, as ocorrncias nos vrios sistemas neurnicos e as conexes que so estabelecidas desde que se instaura uma pulso somtica a partir de uma fonte endgena4. Uma vez aparecendo uma tenso de necessidade, ela percebida pelo sistema e registrada no sistema do manto. Essa tenso de necessidade leva a um aumento de excitao em do ncleo e o afastamento do nvel constante da energia desse sistema define uma tenso nuclear que provoca uma descarga visceral (por exemplo, o
tempo psicanaltico, Rio de Janeiro, v. 44.i, p. 105-130, 2012

Tempo_Psicanaltico.indd 111

25/07/2012 08:31:54

112

ANA MARIA LOFFREDO

choro), correspondente expresso de uma emoo. Tanto a tenso em do ncleo como a descarga visceral especfica so percebidas e deixam as marcas correspondentes em e do manto, respectivamente. O sistema do manto capaz de memria, aprendizagem associativa, impulso de desejo e repulsa; assim, desde que percebida uma tenso nuclear proveniente do soma, evocada a memria do objeto de satisfao, cuja imagem mnmica foi estabelecida por ocasio de uma primeira vivncia de satisfao. Uma vez que tal objeto evocado, ocorrer uma nova tenso, desde que relembr-lo no o mesmo que perceb-lo. Nesse ponto, emergir um impulso no sentido de restabelecer a percepo desse objeto, isto , buscar a identidade perceptual, e este impulso (Drang) denominado estado de desejo (Wunschzustand). Embora do manto guarde a memria de tal objeto, a ativao desse registro levaria a uma percepo alucinatria, pois esse sistema regulado pelo processo psquico primrio. Cabe a uma parte do sistema , a que Freud se refere como uma organizao, um grupo de neurnios que ele define como eu, inibir o investimento da imagem mnmica do objeto quando ele est ausente a partir dos signos de realidade provenientes do sistema . Essa operao do processo psquico secundrio impede o movimento alucinatrio e promove a busca do objeto real e da identidade perceptual real. Dessa forma, o impulso de desejo secundrio corresponde a uma fora que leva reduo da tenso instalada em do manto, que desaparece com o estabelecimento da identidade perceptual. Como do manto retm as imagens mnmicas dos reflexos adequados e h vias de facilitao entre elas e as imagens mnmicas do objeto de satisfao, assim que a identidade perceptual atingida e os reflexos adequados so emitidos abolida a tenso nuclear e registrada essa ocorrncia. Desse modo, o circuito da vivncia de satisfao se completa, com seus correspondentes registros no nvel do
tempo psicanaltico, Rio de Janeiro, v. 44.i, p. 105-130, 2012

Tempo_Psicanaltico.indd 112

25/07/2012 08:31:54

LEITURA FREUDIANA DA ANGSTIA

113

aparelho psquico. Ou seja, a totalidade do circuito formado em um conjunto de neurnios interligados e representando os elementos de uma vivncia de satisfao um caminho preferencial de eliminao e definido por Freud como desejo (Gabbi Jr., 2003: 55). No caso da experincia de dor, do manto retm a imagem mnmica do objeto hostil e os laos entre essa memria e os neurnios secretores, que passam a liberar desprazer sempre que a imagem do objeto hostil reinvestida. Com a estimulao dos neurnios secretores, ocorre uma tenso de repulsa em relao ao objeto hostil e, por meio da represso ou defesa primria, instalada por aprendizagem filogentica para abolir a dor, desinvestida a imagem mnmica do objeto hostil. Podemos notar, nessa breve apresentao dos afetos, quatro tenses: tenso somtica, tenso nuclear, tenso de desejo e tenso de repulsa; e quatro correspondentes redues de tenso: a primeira, por satisfao de necessidade biolgica, no segundo caso, quando o nvel de excitao volta ao valor constante em do ncleo, em seguida, ao se obter a identidade perceptual em do manto, no caso da experincia de satisfao e, finalmente, pela operao da represso, no caso da experincia de dor. Cada um desses afetos tensionais e distensionais so percebidos no sistema como sentimentos e deixam imagens mnmicas em do manto como sinais de sua ocorrncia. No caso especfico do afeto de angstia, trata-se de uma tenso de necessidade proveniente de via endgena que provoca um aumento de excitao em do ncleo, ou de uma subida do nvel de excitao em do ncleo por via exgena. Como esse aumento de excitao no descarregado por vias normais, haver um acmulo de excitao, a partir do qual, uma vez ultrapassado um valor limiar, se produzir, por meio de vias facilitadas filogeneticamente, a descarga de angstia, afeto esse to peculiar, no qual, nas precisas palavras de Assoun (1996: 160), uma espcie de coquetel sensrio-motor se torna sensvel, na sua mistura de passividade e atividade, de desprazer e erotizao.
tempo psicanaltico, Rio de Janeiro, v. 44.i, p. 105-130, 2012

Tempo_Psicanaltico.indd 113

25/07/2012 08:31:54

114

ANA MARIA LOFFREDO

Em Inibio, sintoma e angstia (Freud, 1926/1990), essa descarga definida como angstia automtica ou angstia econmica e ocorre numa situao de desamparo frente a um acmulo de excitao o qual o eu se acha desprovido de recursos para enfrentar. Assim se recorta a definio de perigo, que ocupa papel proeminente na metapsicologia da angstia, articulado ameaa de esmagamento ou aniquilamento do eu, expresso que Freud j havia utilizado em O eu e o isso (Freud, 1923/1990), no contexto da discusso envolvendo os embates do eu com as outras instncias. A conceituao de desamparo articula-se definio de situao traumtica, sendo que o termo angstia econmica refere-se ao conjunto todo, da situao traumtica descarga especfica que a acompanha. Como toda tenso e sua descarga correspondente so percebidos no nvel do aparelho psquico pelo sistema neurnico , deixando as marcas de tais experincias em do manto, a angstia econmica dever deixar um registro de sua ocorrncia. esse o percurso dos afetos em geral, em que se vinculam a percepo e a imagem mnmica dos afetos tensionais. Nesse quadro, a definio de sinal de angstia corresponde, justamente, ao registro da angstia automtica5. Desse modo, a angstia econmica corresponde primeira experincia de angstia vivenciada pelo sujeito e as subsequentes reativaes das marcas dessa experincia primitiva conduziro a posteriores descargas de angstia. Podemos observar que Freud usa a expresso sinal de angstia tanto para se referir imagem mnmica como a seu investimento, que se vincula emergncia do estado afetivo ansioso, sempre mobilizado quando reativada a memria da situao de desamparo vivida originalmente. Fica absolutamente delimitado que o sinal de angstia mobilizado toda vez que ocorre uma ameaa que tal situao traumtica volte a ocorrer, de modo que nessa rede conceitual o sinal de angstia ocupa um papel nuclear, desde que se articula a uma liberao intencional e mnima desse afeto por parte do eu perante situaes de
tempo psicanaltico, Rio de Janeiro, v. 44.i, p. 105-130, 2012

Tempo_Psicanaltico.indd 114

25/07/2012 08:31:54

LEITURA FREUDIANA DA ANGSTIA

115

perigo. Com essa estratgia, o eu se previne contra o esmagamento articulado ao desamparo por meio do agenciamento dos processos defensivos, de cujo conjunto faz parte a represso. Os determinantes do perigo mudam conforme o eu se constitui, mas tm como caracterstica comum a separao ou perda do objeto, ou de seu amor, pois essas condies anunciam uma ameaa de desamparo. Os determinantes do perigo enunciados em Inibio, sintoma e angstia so, em sntese, os seguintes: o nascimento, a perda da me como objeto, a perda do pnis, a perda do amor do objeto e a perda do amor do supereu (este ltimo em sua relao com a discusso sobre o sentimento de culpa que havia sido reinstalada, poucos anos antes, em O eu e o isso). Nesse conjunto, importa destacar que, embora o perigo da castrao seja o mais familiar, a concepo de angstia em funo da separao ocupa uma ateno proeminente nessa obra (Strachey, 1926/1990). Escreve Freud (1926/1990):
o processo do nascimento a primeira situao de perigo e a convulso econmica que ele produz se converte no prottipo da reao de angstia. J traamos a linha de desenvolvimento que liga essa primeira situao de perigo e determinante da angstia com as posteriores e vimos que todas conservam algo em comum, pois em certo sentido significam uma separao da me: primeiro s no aspecto biolgico, a seguir como uma perda direta do objeto e depois numa separao mediada por caminhos indiretos (Freud, 1926/1990: 142).

Embora a definio e os desdobramentos terico-clnicos do sinal de angstia s apaream nessa obra, devemos lembrar que a referncia a uma liberao mnima de desprazer usado como sinal para evitar uma liberao mais intensa j est presente em obras anteriores: no Projeto de uma psicologia (Freud, 1895a/2003), em A interpretao dos sonhos (Freud, 1900/1989), em O inconsciente (Freud, 1915c/2010) e na 25a das Conferncias de introduo
tempo psicanaltico, Rio de Janeiro, v. 44.i, p. 105-130, 2012

Tempo_Psicanaltico.indd 115

25/07/2012 08:31:54

116

ANA MARIA LOFFREDO

psicanlise (Freud, 1917/1989). Da mesma forma, a situao traumtica j tinha seus antecedentes em obras publicadas na dcada de noventa, como o caso da citao exemplar presente no Projeto (Freud, 1895a/2003):
O organismo humano no incio incapaz de levar a cabo a ao especfica. Ela se efetua por ajuda externa, na medida em que, atravs da eliminao pelo caminho da alterao interna, um indivduo experiente atenta para o estado da criana. Esta trilha de eliminao passa a ter, assim, a funo secundria da mais alta importncia, de comunicao. E o desamparo inicial do ser humano a fonte originria de todos os motivos morais (Freud, 1895a/2003: 196).

Finalmente, fundamental destacar que os registros de situaes traumticas articulam-se a um ponto de vista que engloba ontognese e filognese.

ANGSTIA E REPRESSO6
Como na teorizao freudiana sobre a angstia crucial a questo de sua relao com a represso, relembremos, brevemente, alguns elementos bsicos relativos metapsicologia da represso, presentes nos artigos Pulses e destinos de pulso (Freud, 1915a/1990), A represso (Freud, 1915b/1990) e O inconsciente (Freud, 1915c/2010), fundamentais para o desenvolvimento das propostas aqui apresentadas. Como uma pulso s apreensvel pelo psquico por meio de seus representantes ideacional e afetivo, no cabe abord-la em funo da anttese consciente-inconsciente, pois apenas seu componente ideativo passvel de pertinncia ao sistema inconsciente (Ics). Nesse caso, no s as expresses moo pulsional inconsciente ou moo pulsional reprimida so inadequadas como no se poderia
tempo psicanaltico, Rio de Janeiro, v. 44.i, p. 105-130, 2012

Tempo_Psicanaltico.indd 116

25/07/2012 08:31:54

LEITURA FREUDIANA DA ANGSTIA

117

falar, rigorosamente, de afetos inconscientes ou de sentimentos inconscientes: o uso desses termos remete aos destinos do fator quantitativo do impulso instintual, em consequncia da represso (Freud, 1915c/2010: 116). Quando o componente ideativo reprimido, so trs os caminhos possveis para o afeto: permanece, total ou parcialmente, o que ele ; transforma-se em outro afeto qualitativamente diferente, principalmente em angstia; ou suprimido, isto , coartado em seu desenvolvimento. Entretanto, de modo ambguo, afirma Freud (1915c/2010: 118) em O inconsciente: possvel que o desenvolvimento do afeto proceda diretamente do sistema Ics; nesse caso tem sempre o carter da angstia, pela qual so trocados todos os afetos reprimidos. Com a inibio do desenvolvimento do afeto, o uso lingustico nos leva a usar a expresso afetos inconscientes, mas na comparao com a ideia inconsciente Freud estabelece, entretanto, uma diferena entre ambos: com a represso, o representante ideativo continua existindo como formao real no sistema Ics, enquanto ao afeto inconsciente corresponde, no mesmo lugar, apenas uma possibilidade incipiente, que no pde se desenvolver (Freud, 1915c/2010: 116). Mas Freud parece oscilar, afirmando, logo em seguida, que:
bem pode haver, no sistema Ics, formaes afetivas que, como outras, tornam se conscientes. Toda diferena vem de que ideias so investimentos de traos mnemnicos, no fundo , enquanto os afetos e sentimentos correspondem a processos de descarga, cujas expresses finais so percebidas como sensaes. No estado atual de nosso conhecimento dos afetos e sentimentos no somos capazes de exprimir essa diferena de modo mais claro (Freud, 1915c/2010: 117; grifos nossos).

Em termos descritivos, podemos dizer que, na represso, ocorre uma separao entre o afeto e a ideia qual ele est ligado, seguindo cada um deles um caminho diferente. Mas, na realidade, o afeto s
tempo psicanaltico, Rio de Janeiro, v. 44.i, p. 105-130, 2012

Tempo_Psicanaltico.indd 117

25/07/2012 08:31:54

118

ANA MARIA LOFFREDO

poder surgir quando se ligar a uma nova representao no sistema Cs (Pcs.). As citaes anteriores fundamentam algumas hipteses relativas a pontos obscuros e de impasse, envolvendo a questo dos destinos dos representantes pulsionais na operao da represso. Podemos supor, em funo dessas formulaes freudianas, que haveria no sistema Ics, como representantes pulsionais, duas formaes, uma de carter ideacional e outra de carter afetivo. Poderamos denomin-las, respectivamente, memria e estrutura afetiva, as quais, quando investidas, corresponderiam a uma ideia e a um estado afetivo, pertinentes ao sistema Pcs (Cs). O processo de represso consistiria na separao dessas formaes (espcies de estruturas) de seus respectivos investimentos libidinais, deslocando-se a energia assim liberada para outras estruturas ideacionais e afetivas. Esse deslocamento daria sustentao explicao da formao das ideias substitutivas nas neuroses e das vicissitudes possveis para o componente afetivo da pulso. O termo reprimido poderia ser aplicado, portanto, tanto formao ideativa como formao afetiva, que permaneceriam desinvestidas no sistema Ics. Essa proposta passvel de articulao com as reflexes desenvolvidas por Freud, em vrias ocasies, envolvendo a questo das emoes. J desde o incio de suas investigaes, como se pode observar em Estudos sobre a histeria (Freud, 1893-1895/1990), considera que os afetos, em geral, so da ordem da repetio traumtica, desde que os estados afetivos esto incorporados na vida anmica como sedimentaes de antiqussimas vivncias traumticas e, em situaes parecidas, despertam como smbolos mnmicos, como afirmar, nessa mesma linha, em Inibio, sintoma e angstia (Freud, 1926/1990: 89). nesse sentido que o afeto seria construdo como um ataque histrico, reportando-se, como este, ativao de uma reminiscncia, como Freud j afirmara anteriormente, na 25 Conferncia de introduo psicanlise (Freud, 1917/1989):
tempo psicanaltico, Rio de Janeiro, v. 44.i, p. 105-130, 2012

Tempo_Psicanaltico.indd 118

25/07/2012 08:31:55

LEITURA FREUDIANA DA ANGSTIA

119

o estado afetivo teria a mesma construo que um ataque histrico e seria, como este, o precipitado de uma reminiscncia. Portanto, o ataque histrico comparvel a um afeto individual recentemente formado, e o afeto normal expresso de uma histeria geral que se tornou herana (Freud, 1917/1989: 360).

Essas relquias de comportamentos anteriores marcam, sem dvida, a dvida de Freud com o pensamento darwiniano, a quem Freud se reporta explicitamente nos Estudos sobre a histeria, na discusso sobre o caso clnico de Ccilie M., quando afirma o seguinte: Todas essas sensaes e inervaes pertencem expresso das emoes, que, como nos ensinou Darwin, consiste em operaes que originalmente possuam um significado e serviam a uma finalidade (Freud, 1893-1895/1990: 193). Aspecto que se vincula dimenso paradoxal das emoes, funo de desordem aparente que deve, no entanto, encontrar sua significao em sua utilidade ao mesmo tempo real e mascarada (Assoun, 1996: 156). Na perspectiva da metapsicologia freudiana, essas relquias poderiam se articular s fices tericas apresentadas anteriormente, relativas ao componente afetivo da pulso, em termos de estruturas ou formaes afetivas presentes no sistema Ics. E, principalmente, expressam uma dimenso do campo dos afetos perfeitamente condizente ao alcance do papel defensivo que a angstia passa a ocupar, destacadamente, a partir do segundo dualismo pulsional e da segunda tpica, que converge para a funo do sinal de angstia. Sabemos que a distino explcita entre represso e defesa uma das contribuies tericas mais importantes do ensaio Inibio, sintoma e angstia. Os dois termos foram usados de maneira confusa no decorrer da obra freudiana desde a primeira vez que apareceu o termo represso na Comunicao preliminar (Freud, 18931895/1990) e o termo defesa, em Neuropsicoses de defesa (Freud, 1894/1989). A partir de ento, represso passou a ser usado com
tempo psicanaltico, Rio de Janeiro, v. 44.i, p. 105-130, 2012

Tempo_Psicanaltico.indd 119

25/07/2012 08:31:55

120

ANA MARIA LOFFREDO

maior frequncia, sendo mesmo afirmado por Freud, na Contribuio histria do movimento psicanaltico (Freud, 1914/1990), que passou a us-lo em substituio a defesa. A necessidade de reintroduzir esse termo surgiu com a constatao de que a represso, tal como era definida, no abarcava todos os processos por meio dos quais os impulsos indesejveis eram afastados. Embora, at ento, a represso no tenha sido separada explicitamente de outros mecanismos de defesa, j havia antecedentes dessa diferenciao, por exemplo, no caso do Homem dos ratos (Freud, 1909b/1990), no qual feita a referncia a dois tipos de represso relativos histeria e neurose obsessiva, e, tambm, em A represso (Freud, 1915b/1990), quando feita referncia ao mecanismo da projeo na discusso sobre as vicissitudes da pulso. A relao entre os dois termos se esclareceu de modo consistente, de fato, apenas em 1926, quando o conceito de defesa usado como designao geral para todas as tcnicas que o eu utiliza em seus conflitos que podem levar neurose, enquanto que represso continua sendo o nome de um desses mtodos de defesa em particular, com o qual nos familiarizamos no incio, como consequncia da orientao de nossas indagaes (Freud, 1926/1990: 153). Em Inibio, sintoma e angstia, trata-se de dois tipos de defesa pertinentes histeria e neurose obsessiva, ocorrendo no primeiro caso um afastamento da conscincia das experincias patognicas e, embora permanea consciente no quadro da neurose obsessiva, a amnsia que aparece em ambas efeito do processo de isolamento no caso da neurose obsessiva.

A HIPTESE DE DOIS REGISTROS


Com base no que foi exposto anteriormente, a diferena entre esses dois mecanismos de defesa poderia ser explicada a partir da sutempo psicanaltico, Rio de Janeiro, v. 44.i, p. 105-130, 2012

Tempo_Psicanaltico.indd 120

25/07/2012 08:31:55

LEITURA FREUDIANA DA ANGSTIA

121

posio de dois registros no sistema Ics, referentes aos dois componentes da pulso que designamos como memria (estrutura ou formao ideacional) e estrutura afetiva (ou formao afetiva). Segundo as ideias aqui propostas, reside nesse ponto a opo metapsicolgica que ter consequncias significativas para o encaminhamento dos impasses observados nos desenvolvimentos tericos freudianos sobre a angstia. Ao que tudo indica, Freud no trabalhou claramente com dois registros e parece referir-se ao afeto como sendo o investimento da ideia, mesmo que se leve em conta a pluralidade de sentidos que o termo afeto assume no decorrer de sua obra. A metapsicologia do isolamento fica mais compreensvel se supusermos que, na represso, h um desinvestimento da ideia e do afeto, que ficam reprimidos como uma memria e uma estrutura afetiva; nesse caso, a forma pela qual a energia libidinal liberada aproveitada que define que tipo de neurose vai ocorrer. No isolamento, continuam presentes no sistema Pcs (Cc) tanto a ideia quanto o afeto componentes da pulso, isto , no so desinvestidos, mas h uma ruptura do nexo associativo entre ambos, de modo que permanecem isolados entre si. A partir dessas evidncias, fica clara a necessidade de se situar a represso apenas como um dentre os meios de defesa utilizados pelo eu em seus embates com as exigncias pulsionais. Alm disso, Freud v essa delimitao como uma abertura para se efetuarem correlaes entre tipos de defesa e tipos de neurose e, ainda, para se pesquisar a possvel existncia de outros mecanismos de defesa anteriores diferenciao entre eu, isso e supereu.

A ANGSTIA EM TRS TEMPOS


Mesmo que brevemente, foram anunciados os elementos bsicos que nos permitem retomar a proposta de situar no percurso
tempo psicanaltico, Rio de Janeiro, v. 44.i, p. 105-130, 2012

Tempo_Psicanaltico.indd 121

25/07/2012 08:31:55

122

ANA MARIA LOFFREDO

freudiano trs teorias sobre a angstia, e no duas, as quais no s no seriam excludentes, mas, ao contrrio, poderiam ser consideradas, em seu conjunto, uma proposta terica nica que englobaria as vrias etapas do processo de produo da angstia. J vimos que a angstia econmica ou automtica ocorre numa situao de desamparo do eu que se confronta a um acmulo de excitao, oriunda de fontes exgenas ou endgenas, que ultrapassa um valor limiar e o impede de qualquer ao de controle. Tambm fundamental resgatar a ideia com a qual, como vimos, Freud alimenta suas reflexes desde a correspondncia com Fliess, segundo a qual a angstia poderia ser utilizada para o acmulo de tenso fsica em geral, no apenas de carter libidinal. Assim se define uma situao traumtica e essa descarga afetiva percebida no nvel do aparelho psquico pelo sistema , deixando uma estrutura afetiva como registro de sua ocorrncia, que o sinal de angstia. A angstia econmica se refere primeira experincia de angstia vivenciada pelo sujeito e o estado afetivo ansioso surgir, posteriormente, pelo reinvestimento da imagem mnmica dessa experincia primitiva. til esclarecer que o termo sinal de angstia usado por Freud num duplo sentido, reportando-se tanto ao registro da angstia econmica como ao resultado de seu reinvestimento. Tambm deve ser relembrado que existem tanto imagens mnmicas de eventos traumticos experienciados pelo sujeito como traos mnmicos de ocorrncias traumticas que se transmitem como uma herana filogentica, desde que essa diferenciao fundamental para englobar as teses propostas por Freud em uma formulao terica nica. Essa perspectiva permite distinguir a produo da angstia na neurose de angstia e na histeria de angstia, tomando esses quadros patolgicos em sua forma pura, isto , como construes tericas cuja emergncia emprica singular fica destinada a situaes limite. Esse esclarecimento se reporta insistncia de Freud em destacar a
tempo psicanaltico, Rio de Janeiro, v. 44.i, p. 105-130, 2012

Tempo_Psicanaltico.indd 122

25/07/2012 08:31:55

LEITURA FREUDIANA DA ANGSTIA

123

ocorrncia proeminente de neuroses mistas, pois, mesmo que tenha se empenhado na discriminao dos mecanismos e etiologia dos diversos quadros psicopatolgicos, no deixou de enfatizar a facilidade com que psiconeuroses podem se desenvolver a partir de neuroses atuais (Freud, 1926/1990). Mesmo assim, essa diferenciao terica fundamental para a problematizao metapsicolgica aqui ensaiada. Na neurose de angstia, trata-se da ativao de um sinal de angstia adquirido por meio de uma descarga econmica inserida na historicidade do sujeito, da sua denominao de neurose atual. A histeria de angstia, por outro lado, se reporta ao investimento de um registro que faz parte do patrimnio filogentico e corresponderia estrutura afetiva da angstia de castrao que, quando reativada, constitui o motor dos processos defensivos que conduzem s neuroses de defesa. O sinal filogentico mobilizado em situaes de conflito e frustrao, que representam a ameaa de ocorrncia de uma situao traumtica, e nesse contexto terico que se insere a noo de perigo, que adquire um estatuto conceitual proeminente na metapsicologia da angstia. A angstia ento vivida de forma mitigada, assim se articulando a uma expectativa, ou melhor, a uma expectativa angustiante, inscrevendo-se, desse modo, no registro de uma lgica da antecipao no sentido de acionar a operao do mecanismo de defesa. Resta esclarecer o aparecimento da angstia como resultado da represso. Em Inibio, sintoma e angstia, como vimos, a represso considerada um dos mecanismos de defesa disponveis ao eu perante situaes de conflito. Se nos reportarmos equao etiolgica presente na 23 Conferncia de introduo psicanlise (Freud, 1917/1989), observamos que os elementos presentes na formao de sintomas, que se articulam segundo a perspectiva do conceito de sries complementares, so os seguintes: a frustrao e a tendncia ao conflito como precondio mais geral em virtude dos obstculos que se impem satisfao dos impulsos libidinais; uma predisposio por fixao libidinal (em funo do par composto, de modo completempo psicanaltico, Rio de Janeiro, v. 44.i, p. 105-130, 2012

Tempo_Psicanaltico.indd 123

25/07/2012 08:31:55

124

ANA MARIA LOFFREDO

mentar, por constituio sexual a partir de experincias pr-histricas e o vivenciar infantil da histria do sujeito), por meio da qual a libido regride a fases anteriores de seu desenvolvimento, passando a operar segundo o regime das matrizes que lhes so pertinentes. Com os instrumentos conceituais fornecidos pela segunda tpica, o conflito subjacente neurose passa a se circunscrever no espao de tenso entre o eu, que responde s exigncias do supereu e da realidade, e as tendncias pulsionais provenientes do id. Se na equao etiolgica de 1895 (Freud, 1895c/1989), no mbito das pesquisas mobilizadas pelas neuroses atuais, o fator etiolgico especfico para as neuroses de angstia eram os distrbios da vida sexual atual, a tnica bem diversa na concepo de causa especfica, segundo a srie complementar de 1917: o fator especfico neste caso a fixao, determinada pela relao complementar entre a disposio herdada e as ocorrncias infantis. O conflito e a frustrao, correspondentes s experincias acidentais traumticas da vida adulta, so, como complemento da fixao, apenas o fator desencadeante das diversas modalidades de sofrimento psquico. Tambm evidente que o sentido do que seja esse vivenciar, como componente do quadro complexo que fundamenta a formao de sintomas, se articula ao papel fundamental do que foi definido como realidade psquica. A ideia de uma equao no s enfatiza a noo de sobredeterminao como fundamento da concepo etiolgica como explicita a necessidade de que sejam levados em conta, em seu conjunto, os componentes pertinentes a um exame metapsicolgico. Assim se destaca a insuficincia de uma abordagem apenas qualitativa das condies etiolgicas, de modo que crucial que as condies dinmicas se faam acompanhar por uma avaliao em termos econmicos:
o conflito entre duas aspiraes no irrompe seno quando foram alcanadas certas intensidades de investimento, por mais que preexistam
tempo psicanaltico, Rio de Janeiro, v. 44.i, p. 105-130, 2012

Tempo_Psicanaltico.indd 124

25/07/2012 08:31:55

LEITURA FREUDIANA DA ANGSTIA

125

os fatores determinantes do conflito. A importncia patognica dos fatores constitucionais depende de quanto mais de uma pulso parcial em relao a outra est presente na disposio; e ainda podemos imaginar que as disposies de todos os seres humanos so qualitativamente semelhantes e s se diferenciam por essas propores quantitativas. O fator quantitativo no menos decisivo na capacidade de resistncia neurose. O que interessa o montante de libido no aplicada que uma pessoa pode conservar em suspenso e o tamanho da frao de sua libido que capaz de desviar do sexual para as metas da sublimao (Freud, 1917/1989: 341).

Posteriormente, na 32 das Novas conferncias de introduo psicanlise, Freud expressa essas concepes de modo mais sinttico: S a magnitude da soma de excitao converte uma impresso em fator traumtico, paralisa a operao do princpio do prazer e confere situao de perigo a sua importncia (Freud, 1933/1989: 87). Em termos do aparato conceitual apresentado at agora, e no mbito das consequncias terico-clnicas do conceito de equao etiolgica, na situao de conflito e frustrao reside uma ameaa de situao traumtica, que se vincula a intensidades excessivas que podem romper os escudos-protetores e, nesse caso, o investimento da memria filogentica de castrao circunscreve a ameaa de uma situao de desamparo. , portanto, crucial, o papel defensivo que a angstia passa a ocupar, desde que o eu concebido como sede da angstia e, nessa circunstncia, capaz de emitir um sinal de alerta que coloca o processo defensivo em andamento. O mecanismo de regresso que se instaura inicialmente permite que o modo de operao ao qual a libido retorna por fixao (oral, sdico-anal, flico) defina que mecanismo de defesa ser utilizado e, consequentemente, que processo de formao de sintomas se efetuar.
tempo psicanaltico, Rio de Janeiro, v. 44.i, p. 105-130, 2012

Tempo_Psicanaltico.indd 125

25/07/2012 08:31:55

126

ANA MARIA LOFFREDO

CONSIDERAES FINAIS
J vimos que, com a represso, segundo nossa hiptese de trabalho, so retirados os investimentos do par de representantes pulsionais, a ideia e o afeto, que passam a fazer parte do sistema Ics como formaes (estruturas). Recorta-se aqui uma questo fundamental: o que acontece com essa libido liberada pela represso? Pelo exposto at aqui, podemos supor que a libido sofrer um deslocamento cujo destino definir que tipo de neurose estar em questo: poder deslocar-se para uma memria kinestsica, ou para uma estrutura afetiva de angstia, ou para outra memria e estrutura afetiva quaisquer. Os resultados pertinentes a cada uma dessas vicissitudes estariam vinculados, respectivamente, histeria de converso, histeria de angstia e neurose obsessiva, e o termo reprimido aplica-se, desse modo, apenas s estruturas ideacional e afetiva. Da montagem desse cenrio terico se deriva a proposta segundo a qual no s a angstia deve ser concebida apenas como um dos resultados obtidos por meio da represso como tambm que esse desfecho se efetua necessariamente por deslocamento da libido e no por transformao da libido. No processo de escolha da neurose, a fixao o fator decisivo, pois ela que determina o destino da libido liberada pela represso, colocando-se na posio privilegiada, como fator especfico da rede etiolgica, de definir qual defesa ou agrupamento de defesas estar em ao. O que pretendemos demonstrar que pode haver, do ponto de vista da relao entre angstia e represso, dois tempos na produo da angstia: ela surgir, sempre, em situaes de conflito que representam uma ameaa que instala uma situao traumtica, pelo reinvestimento da memria filogentica de castrao , como condio necessria para colocar o processo defensivo em andamento, mas poder ainda aparecer, tambm, como consequncia da
tempo psicanaltico, Rio de Janeiro, v. 44.i, p. 105-130, 2012

Tempo_Psicanaltico.indd 126

25/07/2012 08:31:55

LEITURA FREUDIANA DA ANGSTIA

127

represso, dependendo do destino da libido retirada dos representantes pulsionais. Finalmente, tendo como perspectiva a hiptese segundo a qual a produo de angstia deriva de um acmulo de tenso fsica em geral e no apenas de carter libidinal, carece de fundamento a suposio de eventual produo da angstia por transformao da libido, fio condutor que esteve subjacente a trs dcadas da pesquisa freudiana voltada a essa temtica. Nesse caso, desde que o princpio de constncia soberano, poderamos supor que a angstia se reportaria a um escoamento de libido, no caso de um acmulo de tenso sexual e de um escoamento pelas mesmas vias sensrio-motoras que do suporte angstia, em se tratando de outras modalidades de tenso articuladas necessidade da vida, expresso cunhada por Freud, em 1895, no Projeto de uma psicologia (Freud, 1895a/2003: 177). De certa forma, retomamos a brecha aberta por Freud, em 1933, ao se reportar possibilidade de uma dupla origem da angstia e a articulamos a suas formulaes iniciais pertinentes produo de angstia como derivao de uma tenso fsica no geral. Segundo a metapsicologia da angstia que estamos propondo, a aparente reformulao pertinente segunda teoria explicitaria um segundo tempo, que, complementado pela primeira teoria, vinculada a um terceiro tempo, formaria uma tentativa terica conjugada de entendimento da relao entre represso e angstia. A teorizao relativa angstia econmica, por sua vez, daria suporte a um primeiro tempo do percurso, necessrio para que se registre um sinal de angstia, base de operao dos dois movimentos subsequentes. Na perspectiva da tese que pretendemos demonstrar no s no h incompatibilidade entre as assim chamadas duas teorias sobre a angstia como podem ser recortadas da leitura freudiana da angstia trs teorias que, num espectro integrado de teorizao, so consistentes aos trs tempos envolvidos na produo de angstia.
tempo psicanaltico, Rio de Janeiro, v. 44.i, p. 105-130, 2012

Tempo_Psicanaltico.indd 127

25/07/2012 08:31:55

128

ANA MARIA LOFFREDO

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Assoun, P. L. (1996). Metapsicologia freudiana: uma introduo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Barros, C. P. (1975/1998). Contribuio controvrsia sobre o ponto de vista econmico. Cadernos do Tempo Psicanaltico, 3, 53-89. Freud, S. (1893-1895/1990). Estudios sobre la histeria. Obras completas, v. II. Buenos Aires: Amorrortu. Freud, S. (1894/1989). Las neuropsicosis de defensa. Obras completas, v. III. Buenos Aires: Amorrortu. Freud, S. (1895a/2003). Projeto de uma psicologia. In: Gabbi Jr., O. F. Notas a projeto de uma psicologia: as origens utilitaristas da psicanlise. Rio de Janeiro: Imago. Freud, S. (1895b/1989). Sobre la justificacin de separar de la neurastenia un determinado sndrome en calidad de neurosis de angustia. Obras completas, v. III. Buenos Aires: Amorrortu. Freud, S. (1895c/1989). A propsito de las crticas a la neurosis de angustia. Obras completas, v. III. Buenos Aires: Amorrortu. Freud, S. (1900/1989). La interpretacin de los sueos. Obras completas, v. V. Buenos Aires: Amorrortu. Freud, S. (1905/1990). Tres ensayos de teora sexual. Obras completas, v. VII. Buenos Aires: Amorrortu. Freud, S. (1909a/1990). Anlisis de la fobia de un nio de cinco aos. Obras completas, v. X. Buenos Aires: Amorrortu. Freud, S. (1909b/1990). A propsito de un caso de neurosis obsesiva. Obras completas, v. X. Buenos Aires: Amorrortu. Freud, S. (1914/1990). Contribucin a la historia del movimiento psicoanaltico. Obras completas, v. XIV. Buenos Aires: Amorrortu. Freud, S. (1915a/1990). Pulsiones y destinos de pulsin. Obras completas, v. XIV. Buenos Aires: Amorrortu. Freud, S. (1915b/1990). La represin. Obras completas, v. XIV. Buenos Aires: Amorrortu. Freud, S. (1915c/2010). O inconsciente. Obras completas, v. XII. So Paulo: Cia das Letras. Freud, S. (1917/1989). Conferencias de introduccin al psicoanlisis. Obras completas, v. XVI. Buenos Aires: Amorrortu. Freud, S. (1923/1990). El yo y el ello. Obras completas, v. XIX. Buenos Aires: Amorrortu. Freud, S. (1926/1990). Inhibicin, sntoma y angustia. Obras completas, v. XX. Buenos Aires: Amorrortu.
tempo psicanaltico, Rio de Janeiro, v. 44.i, p. 105-130, 2012

Tempo_Psicanaltico.indd 128

25/07/2012 08:31:55

LEITURA FREUDIANA DA ANGSTIA

129

Freud, S. (1933/1989). Nuevas conferencias de introduccin al psicoanlisis. Obras completas, v. XXII. Buenos Aires: Amorrortu. Gabbi Jr., O. F. (2003). Notas a projeto de uma psicologia. Rio de Janeiro: Imago. Green, A. (1982/1999). O discurso vivo: uma teoria psicanaltica do afeto. Rio de Janeiro: Francisco Alves. Hanns, L. (1996). Dicionrio comentado do alemo de Freud. Rio de Janeiro: Imago. Laplanche, J. E. & Pontalis, J. B. (2001). Vocabulrio da psicanlise. So Paulo: Martins Fontes. Loffredo, A. M. (no prelo). Figuras da sublimao na metapsicologia freudiana. Revista Brasileira de Psicanlise, 45(1). Masson, J. M. (1986). A correspondncia completa de Sigmund Freud para Wilhelm Fliess 1887-1904. Rio de Janeiro: Imago. Sev, A. M. L. (1975). Angstia e represso: um estudo crtico do ensaio Inibio. Sintoma e angstia. Dissertao de mestrado, Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Souza, P. C. (1999). As palavras de Freud: o vocabulrio freudiano e suas verses. So Paulo: Editora tica. Strachey, J. (1926/1990). Introduo. In: Freud, S. Inhibicin, sntoma y angustia. Obras completas, v. XX (pp. 73-82). Buenos Aires: Amorrortu.

NOTAS
1

O leitor poder se beneficiar das anlises relativas traduo de Angst para o portugus nos trabalhos de Hanns (1996) e Souza (1999). Tambm o remeto diferenciao efetuada por Freud (1917/1989) entre Angst (angstia), Furcht (medo) e Schreck (susto ou terror) e a meus breves comentrios sobre essa questo em Loffredo (no prelo). Ver a excelente Introduo de Strachey (1926/1990) obra Inibio, sintoma e angstia. A polissemia que envolve o termo afeto na obra freudiana objeto de discusso de estudos consistentes na literatura (por exemplo, Assoun, 1996; Barros, 1975/1998; Green, 1982/1999) e este trabalho no tem por objetivo tematizar essa questo. Remeto o leitor para o Projeto de uma psicologia, parte I, onde se apresentam as caractersticas dos sistemas neurnicos , (do ncleo e do manto) e (Freud, 1895a/2003).
tempo psicanaltico, Rio de Janeiro, v. 44.i, p. 105-130, 2012

Tempo_Psicanaltico.indd 129

25/07/2012 08:31:55

130

ANA MARIA LOFFREDO

Nesse caso, a relao entre a angstia automtica e o sinal de angstia no seria definida em termos de uma oposio, como afirmam Laplanche e Pontalis (2001: 27) em seu verbete sobre angstia automtica, mas em termos da posio que ocupam na rede dos operadores tericos que instrumentalizam a compreenso das etapas do processo de produo da angstia, como veremos na sequncia dessa argumentao. No me proponho a enveredar pela polmica implicada na traduo para o portugus de Verdrngung. A opo pelo termo represso, no contexto desta pesquisa, se apoia na discusso efetuada por Souza (1999) e nos seguintes comentrios de Gabbi Jr. (2003: 112), em suas Notas a projeto de uma psicologia: O prprio Freud considera que Verdrngung teria o sentido quantitativo de um despojamento de quantidade. A expresso despojar de quantidade usada no sentido de retirar o estmulo para eliminao proveniente da prpria existncia de quantidades. A represso caracteriza o processo de expulsar quantidades de uma ideia, anulando seu estado de incitao; neste sentido, indica um retorno a um estado de uma quantidade menor ou ausente. Ver, tambm, Hanns (1996) e Souza (1999). Recebido em 25 de julho de 2011 Aceito para publicao em 13 de fevereiro de 2012

tempo psicanaltico, Rio de Janeiro, v. 44.i, p. 105-130, 2012

Tempo_Psicanaltico.indd 130

25/07/2012 08:31:55

You might also like