You are on page 1of 18

Coutinho, D. M. B., Mattos, A. S., Monteiro, C. F. A., Virgens, P. A., Almeida Filho, N. M.

ARTIGOS

Ensino da psicanlise na universidade retorno proposta freudianai

brasileira:

Denise Maria Barreto CoutinhoI Andr Santana MattosII Camila Fonteles d'Almeida MonteiroIII Pedro Andrade das VirgensIV Naomar Monteiro de Almeida FilhoV

Ensino da psicanlise na universidade brasileira: retorno proposta freudiana Resumo A psicanlise apresenta uma ruptura no pensamento moderno, fundando uma nova forma de pensar e, eventualmente, de fazer cincia. Esses posicionamentos perpassam ensino, pesquisa e transmisso, incidindo sobre a produo de conhecimento realizada tradicionalmente na universidade. Este artigo tem como objetivo discutir o ensino da psicanlise na universidade de acordo com os pressupostos de Freud e a partir de uma reviso de literatura sobre o tema em indexadores brasileiros como o Banco de Teses da CAPES e as bibliotecas virtuais de peridicos SciELO e LILACS. Os textos encontrados foram analisados segundo eixos temticos. A universidade discutida como possvel locus de ensino e pesquisa em psicanlise, destacando-se a especificidade de seu modelo de transmisso, que considera o sujeito e seu desejo como inseparveis do ato de ensinar e de pesquisar. Palavras-chave: Ensino da psicanlise; Estudos sobre universidade; Transmisso; Sigmund Freud.

Teaching Psychoanalysis in Brazilian university: return to Freuds proposal Abstract Psychoanalysis brings a rupture in modern thought while founding a new way of thinking and possibly of doing science. These positions run through teaching, research and transmission, focusing on the production of knowledge carried on in the traditional university. This paper aims to conduct a discussion on teaching

103

Ensino da psicanlise na universidade brasileira: retorno proposta freudiana


psychoanalysis in the university based on literature review, according to the assumptions of Freud. A search was carried out in CAPES thesis database and SciELO and LILACS indexes. Texts were analyzed according to themes. The University is discussed as a possible locus of teaching and research in psychoanalysis, emphasizing the specificity of its transmission model, which considers the subject and his desire as inseparable from the act of teaching and of research. Keywords: Teaching psychoanalysis; University studies; Transmission; Sigmund Freud.

La enseanza del psicoanlisis en la universidad brasilea: retorno a la propuesta freudiana Resumen El psicoanlisis presenta una ruptura en el pensamiento moderno, fundando una nueva forma de pensar y, posiblemente, de hacer ciencia. Estas posiciones ocurren a travs de la enseanza, la investigacin y transmisin, einciden en la produccin de conocimiento, celebrado tradicionalmente en la Universidad. Este trabajo tiene como objetivo llevar a cabo una discusin sobre la enseanza del psicoanlisis en la universidad, segn las hiptesis de Freud y a partir de una revisin bibliogrfica sobre el tema en la base de datos de tesis de CAPES y de las bibliotecas virtuales de publicaciones cientficas SciELO y LILACS. Los textos se analizaron de acuerdo a los temas. La Universidad se discute como un posible locus de la enseanza y la investigacin en psicoanlisis, destacando la especificidad de su modelo de transmisin que considera el sujeto y su deseo como inseparables del acto de ensear y de investigar. Palabras-clave: Enseanza del psicoanlisis; Estudios sobre la universidad; Transmisin; Sigmund Freud.

Introduo

Desejamos que o emprego da psicanlise na educao cumpra as esperanas que educadores e mdicos nela colocam justificadamente (Freud, 1913/2010d, p. 343).

O ensino da psicanlise na universidade tem sido objeto de grande polmica, suscitando questionamentos clnicos e acadmicos. Por um lado, instituies psicanalticas e seus agentes levantam crticas a partir de posicionamentos divergentes e, por vezes, conflitantes. A formao psicanaltica padro, ao considerar o trip anlise pessoal, superviso clnica e estudo terico como forma necessria de transmisso, tende a ignorar e, por vezes, desmerecer o lugar que a psicanlise ocupa, desde a poca de Freud, na universidade. Do lado da instituio universitria, as controvrsias no so menores. Nesse polo, a estruturao tradicional do ensino universitrio, fragmentado e burocratizado, deixa pouca margem para inserir outras lgicas de formao, nas quais a experincia e o desejo

104
Arquivos Brasileiros de Psicologia; Rio de Janeiro, 65 (1): 103-120, 2013

Coutinho, D. M. B., Mattos, A. S., Monteiro, C. F. A., Virgens, P. A., Almeida Filho, N. M.
do sujeito possam ser considerados rigorosamente. Essa polaridade nos leva a questionar se possvel um ensino fora do modelo preconizado pelas instituies universitrias, exaustivamente criticadas pela excessiva rigidez, convencionalismo e afastamento dos demais campos de conhecimento (Almeida-Filho, 2007). Este artigo tem como objetivo realizar uma discusso sobre o ensino da psicanlise na universidade brasileira, a partir de uma reviso da literatura publicada no Brasil sobre o tema. Para isso, traaremos brevemente um panorama histrico sobre como vem se configurando o campo psicanaltico na sua relao com a universidade desde a proposta de Freud de introduzir a psicanlise no ensino universitrio. Em seguida, apresentaremos uma reviso de contedo e argumentos de publicaes nacionais sobre essa polmica questo, explicitando os procedimentos metodolgicos que balizaram essa reviso sistemtica. O exame dos artigos encontrados servir como base para algumas reflexes e desdobramentos tericos a partir do confronto entre os argumentos e posies da literatura e as formulaes de Freud sobre o ensino da psicanlise na universidade. Ao considerar a universidade como um locus para o saber psicanaltico, embora no tendo a funo (ou a pretenso) de formao de analistas, buscamos contribuir para o debate sobre que tipo de abordagem da psicanlise possvel na universidade e como ela transmitida nesse meio. Para abordar essa questo, o texto de Freud (1919/2010h) Deve-se ensinar a psicanlise nas universidades? foi o nosso guia. Psicologia, medicina, educao e psicanlise: encruzilhada freudiana De incio, tomamos como pressuposto a psicanlise como campo de conhecimento autnomo e, portanto, no contido nos campos da psicologia ou da medicina (Althusser, 1996; Foucault, 1966/2007). Essa explicitao necessria, porque sabemos que Freud considerou, durante todo o tempo de construo de sua obra, a psicanlise como um novo tipo de psicologia. A despeito de reconhecer a psicologia e a psiquiatria de sua poca como campos disciplinares tradicionais, ele propunha a psicanlise como uma cincia nova ou, pelo menos, advogava uma compreenso mais ampla de cincia:

[A psicanlise] est sempre incompleta, sempre disposta a ajustar ou modificar suas teorias. Tal como a fsica e a qumica, ela tolera muito bem que seus principais conceitos sejam vagos e seus pressupostos sejam provisrios, e espera uma maior preciso deles como resultado de trabalho futuro (Freud, 1923/2011, p. 301).

No texto Uma dificuldade da Psicanlise, Freud (1917/2010f) dirige-se ao leitor leigo para explicitar claramente os objetivos e desafios da psicanlise, visando ao esclarecimento das diferenas entre psicologia, psiquiatria e psicanlise. Especificamente em relao ao ensino, ele diz: A psicologia, tal como ensinada entre ns, d respostas muito pouco satisfatrias, quando questionada acerca dos problemas da vida psquica (Freud, 1917/2010f, p. 241). Esse um texto no qual Freud distingue com bastante preciso os campos, sobretudo a psicologia e a psicanlise. Todavia, no encontramos sempre tal distino sob a pena de Freud. Muito so os momentos em que ele aborda a psicanlise como sendo uma nova psicologia ou uma psicologia profunda. Relativamente ao campo psiquitrico, Freud comenta o desdm que caracterizava a psiquiatria de sua poca, em contraposio ao acolhimento que a psicanlise d s diversas manifestaes do sofrimento

105

Ensino da psicanlise na universidade brasileira: retorno proposta freudiana


psquico, no ambiente pesquisa/ensino: A psiquiatria [...] limita-se a dizer, dando de ombros: Degenerao, disposio hereditria, inferioridade constitucional!. A psicanlise procura esclarecer essas inquietantes doenas; ela empreende pesquisas longas e acuradas, produz conceitos auxiliares e construes cientficas (Freud, 1917/2010f, p. 248). Alguns anos antes, Freud escrevera um prefcio para o livro O mtodo psicanaltico, do pastor Oskar Pfister (Freud, 1913/2010d). Ele comea o texto dizendo que A psicanlise nasceu no terreno da medicina (...). Mas ela se aprofunda bem mais na estrutura do mecanismo psquico e busca obter influncias duradouras e mudanas firmes nos seus objetos (p. 340). Como se tratava de uma obra dirigida a educadores, Freud vai traando paralelos entre os trabalhos do mdico, do educador, do pastor e do psicanalista com a sua invulgar abertura de esprito. No final, ele considera que a responsabilidade do educador superior do mdico, em funo da possibilidade que o primeiro tem de encontrar um material plstico, sensvel a toda impresso (p. 343). Mas, nesse ponto, ele aproxima as funes do educador s de um psicanalista, dizendo que o educador deve impor-se a obrigao de no formar a jovem psique de acordo com seus ideais prprios, mas sim conforme as predisposies e possibilidades inerentes ao objeto (p. 343). Poucos anos depois, ele diria:

[...] haver ocasio em que o mdico [no caso, psicanalista] obrigado a atuar como educador e conselheiro. Mas isso deve ocorrer com grande cuidado, e o doente no deve ser educado para se assemelhar a ns, mas para liberar e consumar sua prpria natureza (Freud, 1919/2010g, p. 289).

A proposta de Freud para a sua jovem cincia (Freud, 1933/2010j, p. 126) compreende os seguintes elementos integrados: modelo de pesquisa e de tratamento, mtodo e rede conceitual e de vocabulrio. Ainda que expressamente recusasse a utilizao da psicanlise de modo generalizado, como uma Weltanschauung (Freud, 1933/2010j), ele toma partido da introduo da psicanlise na formao universitria, levando em considerao sua crena na cincia, na psicanlise como cincia e no papel potencialmente transformador da transmisso e do ensino. o que tambm nos diz Lacan1 (1998), em seu texto A psicanlise e seu ensino:

Qualquer retorno a Freud que d ensejo a um ensino digno desse nome s se produzir pela via mediante a qual a verdade mais oculta manifesta-se nas revolues da cultura. Essa via a nica formao que podemos pretender transmitir queles que nos seguem. Ela se chama: um estilo (Lacan, 1998, p. 460).

Como modelo de tratamento, que deriva de um mtodo e de uma tica, usamos o exemplo de O uso da interpretao dos sonhos na Psicanlise (Freud, 1911/2010a), no qual ele distingue com preciso uma arte da interpretao, por oposio mera tcnica: nunca bvia, na psicanlise, a resposta a questes tcnicas (Freud, 1911/2010a, p. 123). Nesse mesmo texto, escreve:

106
Arquivos Brasileiros de Psicologia; Rio de Janeiro, 65 (1): 103-120, 2013

Coutinho, D. M. B., Mattos, A. S., Monteiro, C. F. A., Virgens, P. A., Almeida Filho, N. M.
A semelhante tcnica deve-se contrapor a regra de que, para o tratamento, da maior importncia conhecer a todo momento a superfcie psquica do doente [...]. Dificilmente ser lcito descuidar esse objetivo teraputico em favor do interesse na interpretao dos sonhos (Freud, 1911/2010a, p. 124).

Em O incio do tratamento (Freud, 1913/2010c), encontramos: A extraordinria diversidade das constelaes psquicas envolvidas, a plasticidade de todos os processos anmicos e a riqueza de fatores determinantes resistem mecanizao da tcnica (Freud, 1913/2010c, p. 164). Em relao ao novo modo de produo terico-conceitual, tomemos afirmaes presentes em Introduo ao Narcisismo (Freud, 1914/2010e). Freud diz que uma demanda de resposta definida a uma questo deve suscitar em todo psicanalista um perceptvel mal-estar (Freud, 1914/2010e, p. 19), contrapondo uma teoria especulativa a uma cincia edificada sobre a interpretao da empiria, que no invejar daquela o privilgio de uma fundamentao limpa, logicamente inatacvel, mas de bom grado se contentar com pensamentos bsicos nebulosos, dificilmente imaginveis (Freud, 1914/2010e, p. 19), de modo que o valor dos conceitos est em derivarem da clnica. Quanto pesquisa, em Recomendaes ao mdico que pratica a psicanlise (Freud, 1912/2010b), adverte o psicanalista para no selecionar dados no material clnico, porque ao fazer tal seleo seguimos nossas expectativas ou inclinaes. Justamente isso no podemos fazer; seguindo nossas expectativas, corremos o perigo de nunca achar seno o que j sabemos; seguindo nossas inclinaes, com certeza falsearemos o que possvel perceber (Freud, 1912/2010b, p. 149). Mais adiante, afirma: deve-se ter em mente que protocolos exatos, num caso clnico psicanaltico, ajudam menos do que se poderia esperar. A rigor, ostentam a pseudo exatido de que a moderna psiquiatria nos oferece exemplos notrios (Freud, 1912/2010b, p. 152). E, assim, conclui: Um dos mritos que a psicanlise reivindica para si o fato de nela coincidirem pesquisa e tratamento; mas a tcnica que serve a uma contradiz, a partir de certo ponto, o outro (Freud, 1912/2010b, p. 153). As Conferncias Introdutrias Psicanlise (Freud, 1916-17/1973) foram proferidas nos semestres letivos de 1915/16 e 1916/17 numa sala da Clnica Psicanaltica de Viena, em aulas de duas horas de durao, segundo Freud, para uma platia de ouvintes de todas as Faculdades (Freud, 1933/2010j, p. 124). No prlogo edio hebraica, escrito em 1930, Freud sublinha o carter inovador e inaugural da psicanlise, pedindo aos leitores que, aps as primeiras sensaes de crtica e desagrado, no se precipitem numa reao de recusa total, porque A psicanlise traz tantas coisas novas, e, dentre elas, tantas que contradizem as convices tradicionais e que ofendem os sentimentos mais profundamente arraigados, que inevitavelmente suscitar oposio (Freud, 1916-17/1973, p. 2124, traduo nossa). Ao retom-las, j em 1933, lembra que o conjunto delas pouco acrescentaria aos psicanalistas:

[...] dirigindo-se ao grande nmero de pessoas cultas s quais atribumos um interesse benvolo, ainda que reservado, pelas peculiaridades e as conquistas da jovem cincia. Mas tambm nisso a inteno que me guiou foi nada sacrificar a uma aparncia de simplicidade, completude e unidade, no ocultar problemas, no negar a

107

Ensino da psicanlise na universidade brasileira: retorno proposta freudiana


existncia de lacunas e incertezas. Em nenhum outro campo de trabalho cientfico algum poderia se gabar de propsitos assim to sbrios e modestos (Freud, 1933/2010j, p. 125, grifo nosso).

Nesse prefcio ainda, compara os achados da jovem cincia com a astronomia, dizendo que nenhum leitor de astronomia se sentir decepcionado nem desdenhar a cincia, se lhe forem mostrados os limites em que nosso conhecimento do universo se desfaz em nvoas (p. 125), mas que em psicanlise todo problema no resolvido, toda incerteza confessa transformada em recriminao a ela. Finaliza com as seguintes palavras: Quem ama a cincia da vida psquica ter de aceitar tambm essas durezas (p. 126). Em relao ao ensino da psicanlise, a possibilidade de que poderia ocorrer na universidade foi considerada por Freud em 1919. Num pequeno editorial publicado numa revista mdica hngara, Freud (1919/2010h) articula uma srie de comentrios preliminares que tomam a escola mdica como referncia. Apesar de curto e objetivo, trata-se de um texto bastante sistemtico. Abre afirmando que essa questo deve ser considerada de dois pontos de vista, o da psicanlise e o da universidade (p. 378). O primeiro ponto rapidamente resolvido num pargrafo seco. Para Freud, parece claro que seria inadequado promover a formao psicanaltica num curso universitrio. A possibilidade de gratificao individual ou o atendimento ao desejo pessoal de tornar-se um analista no caberiam numa formao curricular universitria. Por outro lado, tomar a psicanlise pela via da explicitao conceitual e em suas articulaes com a cultura seria possvel e qui necessrio para uma formao geral universitria. Com mais cuidado, com relao ao segundo ponto de vista, o da universidade, Freud (1919/2010h) pergunta se as universidades estariam dispostas a atribuir algum valor psicanlise na formao de mdicos e cientistas (p. 378). Em caso positivo, ele prope desdobrar a resposta em trs possibilidades de insero: a) a psicanlise pode ser instrumentalizada para o ensino da psicologia mdica; b) a psicanlise como propedutica da psiquiatria; c) a psicanlise como um novo mtodo de pesquisa clnica, diverso da psicologia mdica at ento presente no currculo universitrio, e restrita psicologia acadmica e psicologia experimental (p. 379). Na opinio de Freud, a universidade, e particularmente a escola mdica, s teriam a ganhar com a incluso do ensino da psicanlise em seu currculo. O ensino da psicanlise no se restringiria aos distrbios psquicos, mas se estenderia aos campos da arte, filosofia e religio, j tendo esclarecido questes, segundo ele, da histria da literatura, mitologia, histria das civilizaes e filosofia da religio (Freud, 1919/2010h, p. 380). A presena da psicanlise, portanto, se daria com aulas tericas que permitiriam uma abordagem crtica muito restrita, pois quase no haveria oportunidade para experimentos ou demonstraes prticas (p. 381). Freud imaginou um efeito fertilizante do pensamento psicanaltico sobre vrios campos do conhecimento, capaz de criar entre eles uma ligao mais estreita. A indicao seria, portanto, oferecer a psicanlise como curso geral e introdutrio tanto para as cincias quanto para as artes e as humanidades, no sentido de uma universitas literarum (p. 381). Bem ao seu estilo, Freud conclui analisando uma objeo: cabe discutir que, desse modo, o estudante nunca aprenderia a psicanlise de modo pertinente e

108
Arquivos Brasileiros de Psicologia; Rio de Janeiro, 65 (1): 103-120, 2013

Coutinho, D. M. B., Mattos, A. S., Monteiro, C. F. A., Virgens, P. A., Almeida Filho, N. M.
apropriado. Isto verdadeiro se pensamos no efetivo exerccio da Psicanlise, ou seja, em sua prtica real como dispositivo teraputico. Mas, para a finalidade restrita de formao universitria geral e para a educao mdica de modo especfico, ser suficiente que o estudante aprenda algo sobre e com a psicanlise (Freud, 1919/2010h, p. 381, grifos do autor). Essa disposio positiva em relao universidade de certo modo contrasta com sua histria pessoal, pois Sigmund Freud foi rejeitado em sua postulao de tornarse professor universitrio e o ensino de suas ideias foi praticamente banido da Faculdade de Medicina. Peter Gay descreve os passos iniciais de Freud em sua carreira mdica e docente:

(...) a escada de promoes na carreira mdica austraca era ngreme e tinha muitos degraus. Freud comeou na posio mais subalterna possvel que havia no Hospital Geral [de Viena]: a de Aspirant, uma espcie de assistente clnico, e ascendeu a Sekundararzt em maio de 1883, quando entrou para a clnica psiquitrica de Theodor Meynert. Tinha que galgar outros degraus; em julho de 1884, tornou Sekundararzt Superior, e mais de um ano depois alcanou, aps alguns contratempos, o cobiado nvel de Privatdozent [em setembro de 1885]. Era uma posio que conferia prestgio, mas no um salrio, desejvel principalmente como um primeiro vislumbre da ctedra que o esperava num futuro distante (Gay, 1989, p. 54).

No sistema universitrio germnico, o ttulo de Docente Livre em alemo, privatdozent (ou PD) era concedido aos aprovados num exame de habilitao que servia to somente para credenciar profissionais que se candidatavam a ensinar na universidade como professores voluntrios, sem soldo e sem responsabilidades. Na universidade austro-germnica, durante todo o sculo passado, antes da Reforma de Bolonha (1999-2010), o PD se posicionava como postulante independente espera de vacncia dos cargos de Catedrtico. Os que esperavam por muito tempo, sem lograr sucesso, eram desdenhosamente chamados de ewige privatdozent [eterno livre-docente]. Pelo contrrio, em vez de submeter-se humilhante espera, Freud usou essa posio, com brilho e competncia, mas no sem controvrsias, para consolidar sua credibilidade como mdico na Viena da Belle poque. Na mesma poca, solicitou uma bolsa de estudos universidade para fazer um estgio de seis meses na Salptrire com Charcot (Rodrigu, 2000). A tortuosa histria da promoo acadmica de Freud, como Gay (1989, p. 138) a descreve, porm, no lhe entregar a referida ctedra, seno 17 anos depois, tempo que raramente um professor teria de esperar na poca 2 . A promoo para Ausserordentlicher Professor (Professor Extraordinrio), cujo valor tambm residia principalmente no seu prestgio, j que tambm no envolvia salrio, estava ligada especialmente proteo pessoal para professores eminentes, sendo que a nomeao era feita pelo Ministrio da Educao. Sua indicao havia sido aprovada pelo corpo docente da Faculdade de Medicina em 1897, mas Freud, fiando-se apenas no prprio mrito, aguardou a nomeao pelo Ministrio por quatro anos, sem resultados. Por fim, decidiu deixar de lado sua resignao e recorrer aos meios usuais da proteo e da influncia poltica, o que teve resultados rpidos, mas no sem obstculos, tendo tido o seu ttulo decretado pelo imperador em fevereiro de 1902. As circunstncias especiais que sobredeterminaram essa histria tm, certamente, dois fatores que mais incisivamente contriburam na demora da promoo de Freud. Um deles era o antissemitismo presente em Viena poca; o segundo, as posies polmicas de Freud sobre a etiologia sexual das neuroses. Freud chegou a ser ridicularizado pelo catedrtico Theodor Meynert, eminente

109

Ensino da psicanlise na universidade brasileira: retorno proposta freudiana


neurologista da poca, que desconfiava do potencial subversivo das ideias protopsicanalticas. Em seu artigo sobre a histria do movimento psicanaltico, Freud nos lembra: em 1909, na ctedra de uma universidade norte-americana [a Clark University], tive pela primeira vez a oportunidade de dar uma conferncia pblica sobre a psicanlise (Freud, 1914/1992, p. 7). Trata-se das Cinco conferncias sobre psicanlise, proferidas na Clark University, a convite de G. Stanley Hall. Em Meu contato com Josef Popper-Lynkeus, Freud (1932/2010i) ainda em Viena, mas sofrendo com a presena do nazismo e, por outro lado, com o desdm e a resistncia que suas ideias ainda provocavam nos cientistas tradicionais, escreveu:

Minhas inovaes em psicologia haviam afastado de mim os contemporneos [...] ao me aproximar de um homem que eu reverenciava distancia, vi-me como que repelido por sua falta de compreenso pelo que, para mim, era j o contedo de minha existncia (Freud, 1932/2010i, p. 416).

Vemos a o desnimo de Freud, a essa altura um reconhecido cientista tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, que buscou durante toda a sua vida afirmar a cientificidade da psicanlise e dialogar com e na universidade. A psicanlise na universidade brasileira No Brasil, do ponto de vista formal curricular, a psicanlise entra na universidade a partir da dcada de 1950. Encontramos, contudo, em momento bem anterior a essa data, relaes no institucionalizadas, apesar de intensas, entre psicanlise e universidade. Sagawa (s/d), ao retomar a histria do movimento psicanaltico no Brasil, relata que as ideias psicanalticas j eram estudadas e divulgadas desde o final do sculo XIX e incio do XX, atravs de psiquiatras em escolas mdicas. Em 1899, na Faculdade de Medicina da Bahia, Juliano Moreira citava artigos de Freud em suas conferncias. A primeira tese sobre psicanlise data de 1914, escrita pelo mdico Genserico de Souza Pinto e defendida na Faculdade Nacional de Medicina no Rio de Janeiro. O ttulo da tese Psicanlise a sexualidade nas neuroses (Sagawa, s/d), sendo considerado o primeiro trabalho psicanaltico em portugus. A divulgao da psicanlise no Rio de Janeiro tem como grande incentivador Jlio Pires Porto-Carrero, desde 1919, que inicia sua clnica em 1923 na Liga Brasileira de Higiene Mental. Em 1927, fundada a primeira Sociedade no Rio de Janeiro, tendo como presidente Juliano Moreira (Oliveira, 2002). Em So Paulo, a psicanlise foi divulgada na Faculdade de Medicina inicialmente por Franco da Rocha, seguido de Durval Marcondes, que viria a ser um dos grandes responsveis pelo estabelecimento da psicanlise no Brasil. Franco da Rocha lana em 1920 o livro A doutrina pansexualista de Freud. Ele considerado precursor das ideias psicanalticas nesse Estado e o maior expoente da escola paulista de psiquiatria. no mbito acadmico que, juntamente com Loureno Filho e Durval

110
Arquivos Brasileiros de Psicologia; Rio de Janeiro, 65 (1): 103-120, 2013

Coutinho, D. M. B., Mattos, A. S., Monteiro, C. F. A., Virgens, P. A., Almeida Filho, N. M.
Marcondes, entre outros, funda em 1927 a Sociedade Brasileira de Psicanlise (Soares, 2010). De acordo com Mancebo (s/d, s/p), O curso de Psicologia da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) teve incio em 1953, sendo apontado como o primeiro desse gnero no pas. Assim, tambm a primeira universidade brasileira a formar psiclogos a partir de um referencial psicanaltico, tendo em seu quadro de professores psicanalistas da Sociedade Brasileira de Psicanlise do Rio de Janeiro e de So Paulo (Figueiredo, 2008). O mestrado em psicologia da PUC-RJ foi o primeiro do pas, tendo seu incio em 1966 e contemplando trabalhos em psicanlise em suas linhas de pesquisa, sobretudo aps a dcada de 1970, em que professores psicanalistas passaram a integrar o Programa de Ps-Graduao. Em 1982, o programa implanta uma linha especfica em psicanlise (Fres-Carneiro, 2007). A partir da dcada de 1960, temas psicanalticos foram includos na formao psiquitrica em escolas mdicas e em cursos de graduao em psicologia recmcriados e regulamentados e, posteriormente, na dcada de 1980, em diferentes cursos de ps-graduao no campo da sade mental (Mezan, 1998). Na dcada de 1970 foi criado um curso de especializao em Psicologia Clnica na PUC-RJ com o objeto de formar psiclogos psicanalistas, visto que a IPA (Associao Internacional de Psicanlise) no permitia naquela poca a formao e a entrada de psiclogos em seu meio, o que s vai ocorrer a partir da dcada de 1980. A universidade exerce ento a funo de formar esses profissionais, embora no reconhecidos como psicanalistas. Com a aceitao dos psiclogos pela IPA, a psicanlise comea a ser redefinida e a universidade no mais considerada como lugar de formao (Figueiredo, 2008). Nos anos 2000, perodo em que a ps-graduao de fato ganha grande impulso nas universidades brasileiras, a presena de psicanalistas nas universidades em cursos de graduao e ps-graduao tornou-se uma realidade. Vemos tambm um expressivo incremento da produo acadmica em psicanlise, proveniente da qualificao de psicanalistas no nvel de doutorado, tanto em universidades brasileiras quanto estrangeiras. Atualmente, o ensino e a pesquisa em psicanlise no se limitam aos cursos de psicologia, mas figuram em outros campos de conhecimento e formao, tais como direito, medicina, sade coletiva, educao, sociologia, letras, filosofia, entre outros. Nesses contextos, tem-se debatido intensamente as relaes entre pesquisa, ensino e transmisso da psicanlise, assim como seu estatuto cientfico, destacando-se uma srie de questionamentos acerca da possibilidade de sua integrao formao universitria. De fato, por muito tempo, a conjugao docente-psicanalista no era bem aceita pelas instituies formadoras, que reprovavam o ensino da psicanlise nas universidades brasileiras, a partir de posicionamentos subsidiados sobretudo pelas influentes formulaes de Lacan referidas ao discurso universitrio. Na oficina da cincia Com o objetivo de analisar de modo sistemtico a literatura nacional sobre o ensino da psicanlise no Brasil, realizamos um levantamento bibliogrfico a partir dos descritores ensino, psicanlise e universidade, no campo Assunto, no Banco de Teses da CAPES e nas bibliotecas virtuais de peridicos SciELO e LILACS.

111

Ensino da psicanlise na universidade brasileira: retorno proposta freudiana


No Banco de Teses da CAPES, encontramos um total de 65 trabalhos. Desses, apenas 13 tratam efetivamente da questo como objeto central. So oito dissertaes e cinco teses. O perodo de defesa compreende dez anos: 1999 (1); 2001 (2); 2002 (2); 2004 (1); 2005 (1); 2006 (2); 2008 (2) e 2009 (2). Quatro so do Rio de Janeiro, trs de Florianpolis, duas de Campinas, duas do Rio Grande do Sul, uma de Fortaleza e uma de So Paulo. Dos 13 trabalhos, apenas trs receberam bolsa CAPES e um de uma fundao local. Quanto ao tipo de estudo, dez dos trabalhos caracterizam-se como pesquisa bibliogrfica, dois so anlises documentais e um deles uma aplicao da pesquisa-ao e do mtodo clnico prtica pedaggica. Duas dissertaes trabalham diretamente com estudo de caso em instituies de ensino superior brasileiras, e uma trata especificamente do trabalho da clnica-escola. Apenas uma dissertao concentra-se diretamente sobre o texto de Freud Deve-se ensinar psicanlise nas universidades?. Das 13 teses, apenas trs foram realizadas em PPG (Programas de Ps-Graduao) de psicanlise, cinco em psicologia e cinco em educao aplicada sade ou educao em cincias. Seis desses estudos explicitam e/ou concentram suas anlises nos cinco discursos propostos por Lacan: da histeria, do mestre, universitrio, do analista e do capitalista. Para avaliar o posicionamento dessa produo acadmica no quadro dos diversos campos de conhecimento, tal como organizados na rede institucional de psgraduao no Brasil, devemos explorar o conjunto de definies de reas e subreas da CAPES. De acordo com a Tabela de reas do Conhecimento:

A classificao das reas do Conhecimento tem finalidade eminentemente prtica, objetivando proporcionar aos rgos que atuam em cincia e tecnologia uma maneira gil e funcional de agregar suas informaes. [...] A classificao original das reas do Conhecimento apresentou uma hierarquizao em quatro nveis, que vo do mais geral aos mais especficos, abrangendo 08 grandes reas, 76 reas e 340 subreas do conhecimento (CAPES, 2012, s/p).

A diviso se d em quatro nveis:

1 nvel - Grande rea: aglomerao de diversas reas do conhecimento em virtude da

afinidade de seus objetos, mtodos cognitivos e recursos instrumentais refletindo contextos sociopolticos especficos. 2 nvel - rea: conjunto de conhecimentos inter-relacionados, coletivamente construdo, reunido segundo a natureza do objeto de investigao com finalidades de ensino, pesquisa e aplicaes prticas. 3 nvel - Subrea: segmentao da rea do conhecimento estabelecida em funo do objeto de estudo e de procedimentos metodolgicos reconhecidos e amplamente utilizados. 4 nvel - Especialidade: caracterizao temtica da atividade de pesquisa e ensino. Uma mesma especialidade pode ser enquadrada em diferentes grandes reas, reas e subreas (CAPES, 2012, s/p).

Considerando o campo da Psicologia e de acordo com Relatrio de avaliao 2007-2009 Trienal 2010 (CAPES, 2010), havia no trinio 64 Programas de PsGraduaao (PPGs) em Psicologia no pas. A agncia localiza a Psicologia na Grande rea denominada Cincias Humanas. A rea Psicologia, por sua vez, conta com 45

112
Arquivos Brasileiros de Psicologia; Rio de Janeiro, 65 (1): 103-120, 2013

Coutinho, D. M. B., Mattos, A. S., Monteiro, C. F. A., Virgens, P. A., Almeida Filho, N. M.
diferentes subreas. Curiosamente, no h qualquer ocorrncia do termo psicanlise, nem dentro nem fora da psicologia, embora haja trs PPGs especficos de psicanlise no pas reconhecidos pela CAPES. Dois deles, o PPG em Teoria Psicanaltica da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, criado em 1988, e o PPG em Psicanlise da Universidade Estadual do Rio de Janeiro UERJ, fundado em 1998, so avaliados na rea da Psicologia. J o PPG em Psicanlise, Sade e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida, IES (Instituio de Ensino Superior) de cunho privado, mantm o nico mestrado profissional do campo Psi no pas e vem sendo avaliado na Grande rea Multidisciplinar, rea Interdisciplinar e Subrea Sociais e Humanidades. No ano de 2012, teve seu doutorado aprovado pela mesma rea da CAPES. O conjunto de artigos aqui analisados compreende 18 3, trabalhos que resultam de busca no SciELO, alm de mais dois artigos que provm do banco do LILACS. Os artigos, em geral, apresentam discusses da relao entre psicanlise e universidade, onde os autores dialogam com alguma bibliografia sobre o tema e apresentam seus posicionamentos. Apenas sete artigos tm como tema principal, especificamente, o ensino da psicanlise na universidade; porm, como todos os artigos, em suas discusses, referem tambm a questo do ensino, julgamos adequado inclu-los. Desse corpo de artigos, 11 fazem parte de um mesmo nmero da revista Psicologia USP, de 2001, que contm um dossi intitulado Psicanlise e Universidade. Atualidade da psicanlise na universidade brasileira Os artigos compilados no presente estudo tratam da questo do ensino da psicanlise na universidade a partir de diferentes eixos temticos: 1. o conceito de formao; 2. o locus institucional; 3. diferentes nveis de ensino universitrio. 1. o trip da formao: seis artigos reconhecem na anlise pessoal o ponto crucial da formao. A anlise de contedo dos textos mostra, de modo panormico, a viso de diversos autores a respeito da temtica. Autores como Souza (2001) constatam que muitos estudantes de psicologia que prosseguem seus estudos em psicanlise, atravs dos cursos de mestrado e doutorado, fazem sua anlise pessoal e complementam sua formao com supervises e grupos de estudos informais sem vinculao com instituies formadoras extra-universitrias. Portanto, na viso do autor, e considerando o trip superviso, anlise pessoal e estudo terico como necessrio para a formao do analista, a universidade colabora com tal formao, embora as instituies psicanalticas tenham papel preponderante. De acordo com uma viso lacaniana, o ensino nas universidades ou mesmo nas instituies psicanalticas deve estar pautado na transferncia de trabalho compatvel com as vicissitudes da transmisso. O ensino transmitido atravs da transferncia que pode ocorrer em uma universidade, porm sem substituir a instituio psicanaltica (Alberti, 2004). Concordando com esse pensamento, Miller (1999, citado por Freire & Bastos, 2010) distingue ensino e saber, afirmando que este ltimo ocorre pela via da transmisso, tendo em vista a dimenso da falta, do que escapa. O ensino da psicanlise deve apontar para o saber, rompendo com o ideal universalizante da cincia. No entanto, a lgica do discurso universitrio tradicional pressupe um saber universal e possvel de ser alcanado, insistindo sobre um conhecimento independente do sujeito que o produz e, consequentemente, do desejo que o

113

Ensino da psicanlise na universidade brasileira: retorno proposta freudiana


comanda. Os professores assumem o lugar do saber, autorizam-se dos autores e da bibliografia para reproduzir um saber totalizante e sem sujeito (Ferrari, 2010). 2. o locus institucional da formao: pode-se considerar um consenso que a formao de analistas deve dar-se nas instituies psicanalticas, e vemos esta posio afirmada na maioria dos artigos, embora alguns autores ponham em xeque tal posicionamento. Permanece bastante ativa e calorosa a discusso sobre qual o lugar adequado para o ensino e transmisso da psicanlise e para a formao do analista: se apenas nas instituies psicanalticas ou se essa formao possvel tambm nas universidades. Alberti (2010) pontua que a universidade um lugar para subverter as estruturas discursivas, de forma que o analista possa fazer valer o sujeito na contramo do discurso universitrio. A autora (Alberti, 2004) ressalta que, nas instituies psicanalticas, o discurso universitrio tambm pode fazer-se presente, como, por exemplo, nas anlises didticas e na obrigatoriedade de o analista possuir um ttulo outorgado por uma instituio, o que Lacan combateu em sua poca. Portanto, o discurso do analista aquele que inclui o sujeito de desejo nas articulaes com o saber, presente na transmisso. 3. a psicanlise nos diferentes nveis de ensino universitrio: graduao, especializao, mestrado e doutorado, com especial nfase para esse ltimo nvel, no qual haveria, como de se esperar nos demais campos, uma produo mais autoral. Destacamos que essa transmisso ocorre de forma diferente nos diversos nveis da universidade (Coutinho, Almeida-Filho, Mattos, & Virgens, 2011). Nos cursos de graduao, s possvel ensinar um saber sobre a psicanlise. O professor ministra aulas sobre a psicanlise, imerso no discurso universitrio. Contudo, h dispositivos de formao em pesquisa, como programas de Iniciao Cientfica (CNPq ou Fundaes de Apoio Pesquisa) ou bolsas de formao e extenso, nos quais possvel integrar ensino, pesquisa e extenso em servios clnicos, sob superviso de um docente-psicanalista. J nos cursos de mestrado e doutorado, em que se exige a produo de dissertao ou tese, o sujeito se coloca em cena como autor. Temos ento uma autoria a partir da psicanlise, do percurso de cada um, marcando seu estilo e uma passagem para o discurso do analista (Figueiredo, 2008). Apesar dessas diferenas, Souza (2001) discute os impasses da psicanlise no nvel da ps-graduao, sobretudo no que diz respeito ao desmembramento entre a teoria e a prtica clnica no ensino da psicanlise. Considerando a natureza das pesquisas psicanalticas, que se relacionam com a clnica, essa articulao deveria estar mais presente nas instituies. No entanto, quando a clnica includa nas pesquisas de mestrado ou doutorado, geralmente exercida fora do ambiente acadmico. Outro impasse apontado pelo autor quanto ao modelo seguido para as teses e dissertaes quando o que se visa a transmisso da experincia clnica propriamente dita. Ele defende, portanto, que cabe psicanlise reconhecer a universidade como um dos lugares em que a psicanlise pode habitar, ressaltando as particularidades de seu mtodo e de seus parmetros de rigor cientfico que esto relacionados sua especificidade. No conjunto de produtos acadmicos analisados, dois argumentos centrais so trazidos como justificativa para as distintas posies: a) distino entre ensino e transmisso; b) especificidade epistmica da psicanlise. Quanto distino entre ensino e transmisso, trs artigos discutem esse eixo, sendo que todos ratificam tal distino. Como aponta

114
Arquivos Brasileiros de Psicologia; Rio de Janeiro, 65 (1): 103-120, 2013

Coutinho, D. M. B., Mattos, A. S., Monteiro, C. F. A., Virgens, P. A., Almeida Filho, N. M.
Figueiredo (2008), o termo transmisso deve ser entendido a partir dos pressupostos lacanianos. O que se pode transmitir um desejo de saber que toma diferentes vias para cada sujeito. No que diz respeito especificidade epistmica da psicanlise frente a outros campos, a maior parte ressalta a singularidade do mtodo, da clnica e da pesquisa em psicanlise. Na psicanlise existe uma relao intrnseca entre saber terico e prtica clnica, sendo esta o locus privilegiado da pesquisa, dimenso essencial da prtica analtica (Rinaldi & Alberti, 2009). A direo da pesquisa psicanaltica passa pela experincia clnica; portanto, o caso clnico um instrumento na construo do mtodo e da pesquisa em psicanlise. No cenrio brasileiro neste incio do sculo XXI, tanto o campo psicanaltico quanto o contexto das universidades apresentam mudanas diversas e profundas em relao poca das discusses freudianas e lacanianas. No obstante, apesar de transcorrido quase um sculo desde as primeiras reflexes sobre psicanlise e universidade, os embates entre as instituies formadoras universitrias e no universitrias continuam vigentes. Primeiras concluses Parece-nos que, em geral, textos (artigos e teses) que discutem a presena da psicanlise na universidade brasileira tratam basicamente de duas questes: 1. Como tem sido proposta, apresentada e realizada a relao entre psicanlise e universidade, no contexto brasileiro; e 2. O papel da universidade brasileira na formao dos psicanalistas e na realizao da prtica discursiva e teraputica da psicanlise. Sobre a primeira questo, parece existir uma nfase em discutir a universidade como possvel locus de ensino da psicanlise e a educao superior como instrumento ou dispositivo ttico para legitimao do campo pela via da identidade institucional. Trata-se, ento, de perguntar o que a universidade pode trazer para o campo psicanaltico. Ns fazemos a interrogao reversa: que tipo de contribuio o ensino da psicanlise na universidade poderia trazer para a formao universitria, reintroduzindo a pergunta freudiana Deve-se ensinar psicanlise nas universidades? e, na medida do possvel, reafirmando-a. Sobre a segunda questo, abrem-se mltiplas vertentes. Por exemplo: a partir da psicanlise, como diferenciar transmisso e ensino na universidade, tomando a ideia de aprendizagem ativa, na qual o sujeito aprendente seria o protagonista. Outra possibilidade traar diferenas e eventuais semelhanas entre o sistema universitrio francs e o brasileiro para compreender, sem pressupostos universalizantes, o que leva Lacan a dizer que os estudantes universitrios so equiparados a mais ou menos crditos: Vocs vm aqui [em Vincennes] tornar-se crditos. Saem daqui etiquetados como crditos, unidades de valor (Lacan, 1992). Lacan se refere universidade francesa, no contexto de maio de 1968, justamente quando as velhas faculdades soberanas e provincianas, dominadas por catedrticos, esto em xeque, quadro bem distante da Universidade de Pesquisa atual. Os resultados deste trabalho nos levam a acreditar que no devemos tomar por perene a desiludida observao de Freud (1932/2010i) sobre a distncia que o separava de seus contemporneos em funo de suas inovaes em psicologia, acima citada. Ainda que em muitos ambientes acadmicos universitrios a psicanlise seja vista com desdm, temos encontrado inmeros esforos no sentido de ultrapassar a posio dualista que busca opor uma cultura dita cientfica, porque fundamentada em pressupostos cartesiano-positivistas, detentora do saber

115

Ensino da psicanlise na universidade brasileira: retorno proposta freudiana


verdadeiramente universitrio, e aquela concepo igualmente atrasada que imputa s humanidades e artes o papel de saberes menores, no cientficos, na universidade. Num levantamento por ns realizado em 2012, foi possvel encontrar 992 ocorrncias de teses em psicanlise defendidas em diferentes PPGs brasileiros. Mais da metade delas foi defendida em PPGs de psicologia e de psicanlise. Contudo, foram encontradas teses em psicanlise em 22 diferentes reas do conhecimento. curioso tambm notar que muitos conceitos e termos psicanalticos atravessam as produes discursivas das cincias humanas contemporneas, sem que os devidos crditos a Freud sejam reconhecidos. Conceitos freudianos acompanham as obras de Michel Foucault, Jacques Derrida, Pierre Bourdieu, Richard Rorty, apenas para ficar com figuras mais contemporneas da cena filosfico-cultural ocidental. Em todas as frentes do debate intelectual contemporneo, o cartesianismo vulgar ainda acreditado apenas pelo discurso leigo ou por quem rejeita qualquer formulao crtico-epistemolgica ao tratar da psicanlise, pois nenhum pskuhniano esclarecido pressupe saber cientfico uno, neutro e imparcial. A compreenso dos modelos de universidade herdeiros da Reforma Cabanis e da Reforma Humboldt, consolidados respectivamente pela regulamentao bonapartista e pelo programa pedaggico flexneriano (Almeida-Filho, 2010), e dos vetores sociopolticos do Maio de 1968 (Badiou, 2009/2012), permite considerar os contextos de fundao e aggiornamento da psicanlise em seus vnculos conflitivos com a institucionalidade acadmica. Se as universidades antigas mereciam descrdito e distncia do pensamento psicanaltico-crtico, sua superao e renovao, em termos filosficos, polticos, pedaggicos e tecnolgicos, em curso em vrios contextos intelectuais no mundo (apesar do atraso na universidade brasileira), possibilitam a abertura de espaos novos de incorporao criativa de saberes e prticas orientados pelas categorias e conceitos do saber psicanaltico. A psicanlise, diz Freud (1913/2012b), reivindica o interesse de outros profissionais alm dos psiquiatras, pois toca em vrios outros mbitos da cincia e estabelece inesperadas relaes entre estes e a patologia da vida psquica (p. 330). Nesse mesmo texto, Freud critica a psicologia da sua poca, dizendo: Podese dizer que o estudo psicanaltico dos sonhos nos descortinou a primeira viso de uma psicologia da profundeza de que at agora no se suspeitava. Sero necessrias mudanas radicais na psicologia normal para sintoniz-la com esses novos conhecimentos (p. 338, grifo do autor). Embora pouco estudado, esse texto muito ilustrativo da viso interdisciplinar de Freud. A, ele nos apresenta o interesse potencial da psicanlise para outros campos, as cincias no psicolgicas; ele as enumera e comenta cada uma delas: cincia da linguagem, filosofia, biologia, histria da evoluo (e que hoje poderamos aproximar das neurocincias), histria da civilizao (uma espcie de antropologia histrica), esttica, sociologia e pedagogia. Ao final do texto, nos leva a acreditar que a psicanlise pode interessar a muitos mbitos do conhecimento e que extensos laos comea a estabelecer entre eles (p. 363). Tal como preconizou Freud em 1913 e 1919, consideramos relevantes e atuais as discusses trazidas pela psicanlise universidade. Por um lado, visando construo de novas cincias com caractersticas exemplarmente demonstradas por Freud: dialogia, interdisciplinaridade, complexidade. Tal perspectiva impe que se reintroduza a questo sobre a presena do sujeito e seu desejo como inseparveis do ato de ensinar e de pesquisar. Por outro lado, o ensino da psicanlise demonstra-se atual e relevante, tanto como parte da formao geral universitria, oferecendo possibilidades de uma compreenso mais integral do funcionamento psquico humano, como em etapas propeduticas para a formao profissional em Cincias, Humanidades, Artes, Sade e Educao. Afinal, concordando com o dito

116
Arquivos Brasileiros de Psicologia; Rio de Janeiro, 65 (1): 103-120, 2013

Coutinho, D. M. B., Mattos, A. S., Monteiro, C. F. A., Virgens, P. A., Almeida Filho, N. M.
de Freud (1933/2010j), As coisas no parecem to ruins na oficina da cincia (p. 344).

Referncias Alberti, S. (2004). Transferncia de trabalho e a Universidade. Psicologia USP, 15(1-2), 55-70. Alberti, S. (2010). Pesquisa e transmisso da psicanlise no contexto universitrio. In F. Kyrillos Neto & J. O. Moreira (Orgs.), Pesquisa em psicanlise: transmisso na universidade (pp. 113-129). Barbacena: EdUEMG. Almeida-Filho, N. (2007). Universidade nova: textos crticos e esperanosos. Braslia: EdUnB. Almeida-Filho, N. (2010). Reconhecer Flexner: inqurito sobre produo de mitos na educao mdica no Brasil contemporneo. Cadernos de Sade Pblica, 26(12), 2234-2249. Althusser, L. (1996). Psychanalyse et sciences humaines: deux confrences (19631964). Paris: Le livre de poche. Badiou, A. (2012). A hiptese comunista. So Paulo: Boitempo. (Originalmente publicado em 2009). CAPES. (2010). Relatrio de avaliao 2007-2009 Trienal 2010. Disponvel em http://trienal.capes.gov.br/wp-content/uploads/2010/12/PSICOLOGIARELAT%C3%93RIO-DA-AVALIA%C3%87%C3%83O-FINAL-dez10.pdf. Acesso em 2 de janeiro de 2012. CAPES. (2012). Tabela de reas de Conhecimento. Disponvel em http://www.capes.gov.br/avaliacao/tabela-de-areas-de-conhecimento. Acesso em 17 de maro de 2013. Coutinho, D., Almeida-Filho, N., Mattos, A. S. De, & Virgens, P. A. das (2011). Ensino da psicanlise na Universidade: reviso da literatura sobre o assunto no Brasil. In J. C. Salles & A. M. Chaves (Orgs.), Livro de resumos. II Encontro de So Lzaro (pp. 140-141). Salvador: Quarteto. Fres-Carneiro, T. (2007). Memrias do curso de ps-graduao em psicologia da PUC-Rio: comemorando seus 40 anos. Psicologia Clnica, 19(1), 217-225. Ferrari, V. (2010). Prticas discursivas na universidade: uma anlise a partir da teoria lacaniana dos quatro discursos. Revista Estudos Lacanianos, 3(4). Figueiredo, A. C. (2008). Psicanlise e universidade: reflexes sobre uma conjuno ainda possvel. Fractal, 20(1), 237-52. Foucault, M. (2007). As palavras e as coisas. Uma arqueologia das cincias humanas. So Paulo: Martins Fontes. (Originalmente publicado em 1966).

117

Ensino da psicanlise na universidade brasileira: retorno proposta freudiana


Freire, A. B., & Bastos, A. (2010). Psicanlise e universidade; saber, verdade, discursos. Revista Estudos Lacanianos, 3(4). Freud, S. (1973). Lecciones Introductorias al Psicoanalisis (Sigmund Freud, Obras Completas, Luis Lopez-Ballesteros y de Torres, Trad., Tomo II). Madrid: Biblioteca Nueva. (Originalmente publicado em 1916-17). Freud, S. (1992). Contribucin a la historia del movimiento psicoanaltico. (Obras completas, Jos L. Etcheverry, Trad., Vol. 14). Buenos Aires: Amorrortu. (Originalmente publicado em 1914). Freud, S. (2010a). O uso da interpretao dos sonhos na Psicanlise (Sigmund Freud Obras Completas, Paulo Csar de Souza, Trad., Vol. 10). So Paulo: Companhia das Letras. (Originalmente publicado em 1911). Freud, S. (2010b). Recomendaes ao mdico que pratica a psicanlise (Sigmund Freud Obras Completas, Paulo Csar de Souza, Trad., Vol. 10). So Paulo: Companhia das Letras. (Originalmente publicado em 1912). Freud, S. (2010c). O incio do tratamento (Sigmund Freud Obras Completas, Paulo Csar de Souza, Trad., Vol. 10). So Paulo: Companhia das Letras. (Originalmente publicado em 1913). Freud, S. (2010d). Prefcio a O mtodo psicanaltico, de Oskar Pfister (Sigmund Freud Obras Completas, Paulo Csar de Souza, Trad., Vol. 10). So Paulo: Companhia das Letras. (Originalmente publicado em 1913). Freud, S. (2010e). Introduo ao narcisismo (Sigmund Freud Obras Completas, Paulo Csar de Souza, Trad., Vol. 12). So Paulo: Companhia das Letras. (Originalmente publicado em 1914). Freud, S. (2010f). Uma dificuldade da psicanlise (Sigmund Freud Obras Completas, Paulo Csar de Souza, Trad., Vol. 14). So Paulo: Companhia das Letras. (Originalmente publicado em 1917). Freud, S. (2010g). Caminhos da terapia psicanaltica (Sigmund Freud Obras Completas, Paulo Csar de Souza, Trad., Vol. 14). So Paulo: Companhia das Letras. (Originalmente publicado em 1919). Freud, S. (2010h). Deve-se ensinar a psicanlise nas universidades? (Sigmund Freud Obras Completas, Paulo Csar de Souza, Trad., Vol. 14). So Paulo: Companhia das Letras. (Originalmente publicado em 1919). Freud, S. (2010i). Meu contato com Josef Popper-Lynkeus (Sigmund Freud Obras Completas, Paulo Csar de Souza, Trad., Vol. 18). So Paulo: Companhia das Letras. (Originalmente publicado em 1932). Freud, S. (2010j). Novas conferncias introdutrias sobre psicanlise (Sigmund Freud Obras Completas, Paulo Csar de Souza, Trad., Vol. 18). So Paulo: Companhia das Letras. (Originalmente publicado em 1933). Freud, S. (2011). Psicanlise e Teoria da Libido (dois verbetes para um dicionrio de sexologia) (Sigmund Freud Obras Completas, Paulo Csar de Souza, Trad., Vol. 15). So Paulo: Companhia das Letras. (Originalmente publicado em 1923).

118
Arquivos Brasileiros de Psicologia; Rio de Janeiro, 65 (1): 103-120, 2013

Coutinho, D. M. B., Mattos, A. S., Monteiro, C. F. A., Virgens, P. A., Almeida Filho, N. M.
Freud, S. (2012a). A interpretao dos sonhos (Renato Zwick, Trad.). Porto Alegre: L&PM. (Originalmente publicado em 1900). Freud, S. (2012b). O interesse da psicanlise (Sigmund Freud Obras Completas, Paulo Csar de Souza, Trad., Vol. 11). So Paulo: Companhia das Letras. (Originalmente publicado em 1913). Gay, P. (1989). Freud: uma vida para o nosso tempo. So Paulo: Companhia das Letras. Lacan, J. (1992). O seminrio, Livro 17: o avesso da psicanlise (Ari Roitman, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Lacan, J. (1998). A psicanlise e seu ensino. In J. Lacan, Escritos (Vera Ribeiro, Trad., pp. 438-460). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Mancebo, D. (s/d). Formao em psicologia: gnese e desenvolvimentos. Disponvel em http://www.cliopsyche.uerj.br/livros/clio1/formacaoempsicologia.htm. Acesso em 3 de abril de 2013. Mezan, R. (1998). Figura e fundo: notas sobre o campo psicanaltico no Brasil. Percurso, 20, 7-18. Oliveira, C. L. M. (2002). Os primeiros tempos da psicanlise no Brasil e as teses pansexualistas na educao. gora, 5(1), 133-154. Pereira, M. E. (s/d). Histria da psicologia: linha de tempo das ideias psicolgicas. Disponvel em http://www.oocities.org/~emanoel/linha2.htm. Acesso em 3 de abril de 2013. Rinaldi, D., & Alberti, S. (2009). Psicanlise, sade mental e universidade. Estudos e pesquisas em psicologia, 9(2), 533-545. Rodrigu, E. (2000). Freud. Le sicle de la psychanalyse 1. Paris: Payot & Rivages. Sagawa, R. Y. (s/d.). Um recorte da histria da Psicanlise no Brasil. Disponvel em www.cocsite.coc.fiocruz.br/psi/pdf/artigos1.pdf. Acesso em 18 de novembro de 2012. Soares, A. R. (2010). A psicologia no Brasil. Psicologia, Cincia e Profisso, 30(nm. esp.), 8-41. Souza, O. (2001). Psicanlise e Universidade: ensino. Psicologia USP, 12(2), 177188.

Submetido em: 13/11/2012 Revisto em: 23/04/2013 Aceito em: 24/04/2013

119

Ensino da psicanlise na universidade brasileira: retorno proposta freudiana


Endereos para correspondncia Denise Maria Barreto Coutinho denisecoutinho1@gmail.com Andr Santana Mattos and_mat@hotmail.com Camila Fonteles d'Almeida Monteiro camilafonteles@hotmail.com Pedro Andrade das Virgens pavirgens@hotmail.com Naomar Monteiro de Almeida Filho naomaralmeida@gmail.com

Texto referido pesquisa com apoio CNPq, FAPESB e CAPES..

Docente. Programa de Ps-Graduao em Psicologia. Programa de Ps-Graduao em Artes Cnicas. Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador. Bahia. Brasil.
II

Mestrando (Bolsista CAPES). Filosofia. Programa de Ps-Graduao em Filosofia. Universidade Federal de So Carlos. So Carlos. So Paulo. Brasil.
III

Doutoranda. Programa de Ps-Graduao em Psicologia. Universidade Federal da Bahia. (UFBA). Salvador. Bahia. Brasil.
IV

Graduando. Curso de Psicologia. Instituto de Psicologia. Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador. Bahia. Brasil.
V

Docente. Programa de Ps-Graduao em Sade Coletiva. Programa de PsGraduao em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade. Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador. Bahia. Brasil.
1

As importantes e agudas contribuies de Lacan especificamente sobre ensino da psicanlise e relaes entre psicanlise e cincia demandam um outro artigo. Contudo, consideramos que ao menos essa referncia no poderia deixar de ser mencionada. Sobre as informaes que se seguem, ver Gay (1989). Notemos tambm que o desejo de tornar-se professor extraordinarius, inclusive, motivou um dos sonhos de Freud analisados em A interpretao dos sonhos. No sonho, so condensadas as imagens do seu amigo R. e do seu tio (cf. Freud, 1900/2012a, pp. 158-163).
3 2

Retiramos os dois artigos de Fernando Aguiar, que falam da relao entre Psicologia Clnica e Psicanlise na Frana, de um ponto de vista histrico.

120
Arquivos Brasileiros de Psicologia; Rio de Janeiro, 65 (1): 103-120, 2013

You might also like