You are on page 1of 7

A singularidade do totalitarismo em Hannah Arendt

Jos Joo Neves Barbosa Vicente*

Resumo: A partir da anlise da obra Origens do totalitarismo (1990), este artigo apresenta de um modo introdutrio, alguns motivos que levaram Hannah Arendt a denominar o totalitarismo de acontecimento singular na histria da humanidade. Palavras-chave: Tirania; Medo; Nazismo; Comunismo; Liberdade. Abstract: From the analysis of the book The Origins of Totalitarianism (1990), this paper presents an introductory way, some reasons why Hannah Arendt called the totalitarianism of the singular event in the history of humanity. Key words: Tyranny, Fear, Nazism, Communism; Freedom.

Fonte: http://www.triplosentido.com.br/segredo/polico.htm

JOS JOO NEVES BARBOSA VICENTE Mestre em Filosofia pela Universidade federal de Gois (UFG), aluno especial do curso de doutorado em Filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Professor Assistente de Filosofia na Universidade Federal do Recncavo da Bahia (UFRB).

53

Das vrias contribuies de Hannah Arendt ao pensamento polticofilosfico ocidental, a anlise do fenmeno totalitrio se encontra certamente entre as principais. Ela desvendou para o mundo, em Origens do totalitarismo, uma forma de dominao singular e sem precedentes, possibilitada principalmente pelo aparecimento do homem massa1 e demonstrou ser possvel o mal radical, at ento absolutamente inconcebvel pela nossa tradio de pensamento. Estamos, segundo ela, em presena de um regime indito; isto , nunca existiu nada que lhe fosse semelhante. Portanto, em vo se procuraro os traos ou as premissas em experincias anteriores, a no ser que se caia em generalidades e redundncias: crueldade, despotismo, tirania, ditadura, etc. Sabemos que houve muitas tiranias sangrentas antes do sculo XX, como nos lembra, por exemplo, Fukuyama (1992, p.32), sabemos tambm, que a
As massas que segundo Hannah Arendt, existem potencialmente em qualquer pais e constituem a maioria das pessoas neutras e politicamente indiferentes, que nunca filiam a um partido e raramente exercem o poder de voto, indivduos isolados sem qualquer sentimento claro de integrao, em grupo ou classe, com fracassos pessoais, economicamente inseguros, ambiciosos para escapar do curso arbtrio, inteligvel, de suas vidas dirias para a coerncia fictcia de uma ideologia, contriburam para o sucesso do totalitarismo. Essa massa de pessoas aparentemente indiferentes, que todos os outros partidos haviam abandonado por lhes parecerem demasiado aptica ou estpida para lhes merecerem a ateno, serviu de fonte para que os movimentos nazistas e comunistas recrutassem seus membros. O totalitarismo atrai essas pessoas desapegadas e lhes inculca lealdade, graas sua propaganda megalomanaca, oferecendo-lhes como meta a dominao mundial e inimigos por toda parte para temer e odiar.
1

tirania diocleciana, ou a dos shoguns, no Japo, por exemplo, acentuaram de maneira especial a aquiescncia da populao ao controle centralizado. Ambos os sistemas, como nos lembra Brzezinski (1963, p.16.), implantaram uma atmosfera de medo, atravs de um sistema de informao de polcia secreta2. Sabemos tambm, que a histria uma estrada jurada de cadveres e de aspirao ao controle total, de alguns tentando desesperadamente impor a qualquer custo as suas idias para dominar integralmente as vontades alheias, matando, mentindo e oprimindo, todavia, no significa de maneira alguma que o horror, os massacres e as catstrofes tenham regularmente os mesmos aspectos. Muitos aspiraram ao controle total, sim, sabemos disso tambm, como nos lembra Latey (1980, p.128.), porm, sabemos tambm, que nenhum tornouse to integralmente totalitrio e cruel em seu domnio quanto Hitler, com o seu raciocnio frio como gelo e Stalin, com a impiedade da sua dialtica (ARENDT, 1990, p.524.). Tanto o comunismo como o nazismo, se acham no dever de realizar todas as suas idias, no importa se tm de matar, alis, eles, como nos lembra Besanon (2000, p.9), se colocam como objetivo chegar a uma sociedade perfeita, destruindo os elementos negativos que
Fukuyama, por exemplo, aponta ainda, para o fator tecnologia utilizada a servio do mal, como fundamental para os genocdios perpetuados pelos regimes totalitrios da Alemanha de Hitler e da Rssia de Stalin. Segundo o autor, essa capacidade tecnolgica, ausente nas tiranias antigas que caracteriza fundamentalmente o totalitarismo, levando-o a ambio to grande, como a eliminao de uma classe inteira de pessoas, como os judeus da Europa ou os kulaks da Unio Sovitica.
2

54

se opem a ela... ambos se do o direito e mesmo o dever de matar. O totalitarismo , sem dvida, uma forma de governo que desafia absolutamente, qualquer tipo de expresso mais antiga utilizada por Aristteles ou Montesquieu, para conceitualizar as formas de governo ao longo da histria3. Quem sabe, totalitarismo seja a palavra que Tocqueville (1977, p.531) estava procurando quando, em uma das suas passagens profticas, escreveu:
no creio, pois, que a espcie de opresso de que povos democrticos se acham ameaados se assemelha a algo do que a precedeu no mundo; nossos contemporneos no poderiam encontrar na lembrana a sua imagem. Em vo procuro uma expresso que reproduza exatamente a idia que tenho e que a encerre; as antigas palavras, despotismo e tirania, no convm de maneira alguma. O fenmeno novo; preciso, pois, defini-lo, j que no posso dar-lhe um nome.

militares bonapartistas, certamente equivocado. Se ele pudesse ser realmente, identificado com esses tipos de males do passado, certamente no causaria to grande impacto, e muito menos seria uma tarefa difcil compreend-lo, pois estaramos pisando em terra firme, nos lembra Hannah Arendt, pois cremos ter herdado, junto com os males do passado, a sua sabedoria para nos orientar em meio a eles (ARENDT, 1993, p.41.) 4. Apenas duas marcas registradas caracterizaram as tiranias ao longo dos tempos:
de um lado, o poder arbitrrio, sem freio das leis, exercido no interesse do governante e contra os interesses dos governados; e de outro, o medo como princpio de ao, ou seja, o medo que o povo tem pelo governante e o medo do governante pelo povo (ARENDT, 1990, p.513.).

Chamar o totalitarismo de tirania ou despotismo, ou simplesmente identificlo com os despotismos ocidentais do passado mais remoto, com as monarquias absolutas da Europa da era moderna, com as tiranias das antigas cidades gregas, com o Imprio Romano, com a tirania das cidades-estados da Renascena italiana ou com as ditaduras
At o advento de Montesquieu, havia reinado, sem contestao, a classificao das formas de governo exposta por Aristteles, e por toda parte admitia-se que os governos podiam dividir-se em monarquia, aristocracia e democracia. Montesquieu props a substituio dessa classificao por uma outra, que tenderia, com maior propriedade a realidade das coisas. Dividiu os governos em despticos, monrquicos e republicanos, subdividindo ao mesmo passo as repblicas em aristocrticas e democrticas.
3

Algo importante a ser salientado que, nessas tiranias, a pessoa tinha a liberdade de pelo menos, escolher a oposio, uma liberdade limitada sim, pois sabia que corria o risco de ser torturada ou morta; porm, uma liberdade recusada vtima do sistema totalitrio. Pois, o totalitarismo s se contenta, quando eliminar no apenas a liberdade em todo sentido especfico, mas a prpria fonte da liberdade que segundo Hannah Arendt, est no nascimento do homem e na sua capacidade de comear de novo. Conforme nos lembra Hitler (1983,
Para a autora, no so as formulaes tericas que distingue o totalitarismo das tiranias passadas. Alis, a nvel da teoria pura e dos conceitos isolados, pode ser mesmo que no haja absolutamente nada de novo; e uma anlise apenas a esse nvel, nos desviar concerteza, do seu impacto, da sua singularidade presente na sua atuao prtica.
4

55

p.252), por exemplo,


a misso principal dos Estados Germnicos cuidar e pr um paradeiro a uma progressiva mistura de raas. A gerao dos nossos conhecidos fracalhes de hoje naturalmente gritar e se queixar de ofensa aos mais sagrados direitos dos homens. S existe, porm, um direito sagrado e esse direito , ao mesmo tempo, um dever dos mais sagrados, constituindo em velar pela pureza racial, para, defesa da parte mais sadia da humanidade, tornar possvel um aperfeioamento maior da espcie humana. O primeiro dever de um Estado nacionalista evitar que o casamento continue a ser uma constante vergonha para a raa e consagr-lo como instituio destinada a reproduzir a imagem de Deus e no criaturas monstruosas, meio homem meio macacos. Protestos contra isso esto de acordo com uma poca que permite qualquer degenerado reproduzir-se e lanar uma carga de indizveis sofrimentos sobre os seus contemporneos e descendentes, enquanto, por outro lado, meios de dividir a procriao so oferecidos venda em todas as farmcias e at anunciados pelos camels, mesmo quando se trata de pais sadios.5
5

Portanto, no mundo totalitrio, realizar um ato voluntrio nada mais , do que a garantia de um castigo mximo que qualquer outro poderia sofrer de qualquer modo. No mundo totalitrio, a pessoa j nem pode salvar-se atravs de uma morte dotada de sentido, praticando um ato herico, visto que essa morte com sentido se dissolvera no meio dos incontveis mortes arbitrrios de pessoas que nada fizeram contra a lei totalitria. O totalitarismo que segundo F. Sheen (1961, p.22.) exige o domnio total do homem do homem todo, corpo e alma, e visa o controle dos mais recnditos setores do esprito, e que D. Bell (1980, p.260.), caracterizou como uma eliminao de todas as instituies intermedirias, entre as massas e lder, uma forma de governo que no tolera oposio, nas palavras de A. Brecht (1965, p.566.), a maior desgraa que, no sculo XX, atingiu o continente europeu, segundo A. Touraine (1996, p.10.), o nico tipo distintamente moderno de governo, na opinio de B. Crick (1981, p.4.), ou ainda, de acordo com G. Sartori (1994, p.261.), um nome novo para algo at ento sem nome, definitivamente, uma forma de governo inclassificvel dentro dos moldes da filosofia poltica (ARENDT, 1990, pp.339-340.). Nem a autoridade de Aristteles, nem de Montesquieu podem nos auxiliar nesse caso, o totalitarismo
destruiu a prpria alternativa sobre a qual se baseiam, na filosofia poltica, todas as definies da essncia dos governos, isto , a alternativa entre o governo legal e o ilegal, entre o poder arbitrrio e o poder legtimo (ARENDT, 1990,
seu passado histrico... Com a noo de raa, o nacional-socialismo levar a sua revoluo at a fixao de uma nova ordem no mundo (Cf. BODEI, 2000, p.120.).

Apesar desse brilhante discurso de Hitler em defesa da raa, que, alis, como sabemos foi o principal fundamento do nazismo, todavia, ele prprio, declarou a Rauschning no acreditar no mito do sculo XX, na raa: Tambm sei bem como os vossos intelectuais, os vossos poos de sabedoria, que no existem raas no significado cientfico da palavra. Mas vs que sois um agricultor e um criador, vs certamente sois obrigado a vos basear na noo de raa, sem a qual toda a criao seria impossvel. Ora bem, eu que sou um homem poltico, tambm tenho necessidade de uma noo que me consinta romper uma ordem enraizada no mundo de contrapor histria a destruio da histria. Entendeis o que vos estou querendo dizer? necessrio que eu libere o mundo de

56

p.513.).

Em sua ao total, o totalitarismo liberta-se de tudo aquilo capaz de oferecer-lhe resistncia. Liberta-se da legalidade e se coloca acima de qualquer objetividade e estabilidade da lei positiva ao afirmar obedecer rigorosa e inequivocamente quelas leis da Natureza ou da Histria que sempre acreditamos serem a origem de todas as leis (ARENDT, 1990, p.513.). Na verdade, ele substitui o estado de direito pela lei de movimento perptuo, pela lei verdadeira, pela lei absoluta, pela lei que incontestavelmente lhe d o direito de matar em nome de um domnio total, e cada uma das suas iniciativas pretende inscrever-se nica e exclusivamente nessas leis preexistentes: as leis biolgicas da natureza, ou as leis sociais da Histria. O Fhrer tem, nesse sentido, por misso interpretar as leis da Natureza e deduzir o que bom e so para o povo alemo; Stalin est encarregado da interpretao das leis da Histria, a partir das quais elabora mximas da ao imediatamente aplicveis sociedade sovitica e ao movimento comunista internacional, e da lei da Natureza e da Histria eliminar tudo o que prejudicial ou incapaz de viver6. Assim, mesmo pelo absurdo, o totalitarismo manifesta, uma das dimenses essenciais do direito: o direito uma resposta necessidade humana fundamental de estabilidade. Liberta-se tambm da realidade atravs da ideologia7. Essa lgica de uma
Ao acreditar nessas leis, e ao assumir a existncia de raas inferiores ou de classes agonizantes, o totalitarismo procura convencer a todos, que ao extermin-las, est-se apenas acelerando o curso natural das coisas. 7 A palavra ideologia apareceu pela primeira vez no final do sculo XVIII. Inventada por um discpulo obscuro de John Locke, o francs
6

idia que no fundo, a expresso da vontade do chefe, despreza totalmente os fatos e as opinies. Elimina-os totalmente, mesmo que esses fatos ou opinies representem milhes de indivduos. No mundo totalitrio, a ideologia o instrumento essencial para explicar absolutamente e de maneira total o curso da histria: os segredos do passado, as complexidades do presente, as incertezas do futuro (ARENDT, 1990, p.521.). Por um lado, a ideologia forma um sistema de interpretao definitiva do mundo, mostra uma pretenso omniexplicativa, por outro lado, afirma desde logo o seu carter irrecusvel, infalsificvel. Ela mobilizada para que ningum jamais comece a pensar, ou pelo menos, como nos lembra Bauman (2000, p.94.), para tornar o pensamento dos indivduos impotente, irrelevante e sem influncia para o sucesso ou fracasso do poder. Ela arruna todas as relaes com a realidade e constri um
Destuty de Tracy (1754-1836). Ele definia a ideologia como a cincia exata das idias em oposio s hipteses da metafsica. A palavra ganhou conotaes polticas, Quando Napoleo usou o termo idelogos para denegrir no s intelectuais como Tracy, mas tambm todos os homens de idias, alegando estarem eles cegos para a realidade histrica em suas buscas de verdades abstratas e serem eles problemticos apregoadores de idias em sua luta pela reforma e pelo progresso. Sem querer dar explicaes sobre a origem da palavra, Hannah Arendt ressalta de que as nicas ideologias que sobressaram e praticamente derrotaram todas as outras, foram: a ideologia que interpreta a histria como uma luta econmica de classes, e a que interpreta a histria como uma luta natural entre raas. Ambas atraram as massas de tal forma, que puderam arrolar o apoio do Estado e se estabelecer como doutrinas nacionais oficiais. E deixa um aviso importante: as grandes potencialidades das ideologias no foram descobertas antes de Hitler e Stalin (Cf. ARENDT, 1990, pp.189, 520.).

57

mundo fictcio e logicamente coerente. Por ltimo, o totalitarismo liberta-se da pluralidade, ao exigir a unanimidade e no tolerar nenhum tipo de debate de opinies. Nada alm de obedecer rigorosamente e incondicionalmente as ordens do chefe. Afinal, debater para qu, se tudo est explicado e esclarecido. Todas essas libertaes totalitrias so levadas a cabo pelo terror implacvel. Por isso, o totalitarismo resumidamente definido por Arendt (1990, p.526), como uma forma de governo cuja essncia o terror e cujo princpio de ao a lgica do pensamento ideolgico. Uma mistura, de acordo com a nossa autora, nunca antes usada nas vrias formas de domnio poltico. Ora, se tudo o que se falou anteriormente, fosse simplesmente um delrio de Hitler e de Stalin, ou permanecesse apenas ao nvel terico, ou ainda, se pelo menos, esses dois monstros tivessem pensado simplesmente como Plato, por exemplo, de que a nica maneira de dar segurana ao mundo dos negcios humanos impedir o homem de agir, de tomar iniciativa, atravs de um chefe que tudo sabe e tudo decide com maior rigor e certeza, talvez a histria da humanidade no seria manchada por essa barbrie. Todavia, infelizmente, para Hitler e Stalin, no existem limites entre pensar ou desejar e fazer. Ou seja, para eles, tudo possvel. Se ao nvel do pensamento ou da vontade, um governo total e seguro real, possvel tambm torn-lo real na prtica. Basta contar com o terror total, para que o mundo torne-se um espelho fiel das premissas ideolgicas:
Em lugar das fronteiras e dos canais

de comunicao entre os homens individuais, constri um cinturo de ferro que os cinge de tal forma que como se a sua pluralidade se dissolvesse em Um-S-Homem de dimenses gigantesca... Pressionando os homens, uns contra os outros, o terror total destri o espao entre eles (ARENDT, 1990, p.518.).

Para garantir a propagao e aceitao absoluta da sua lgica como nica explicao e a nica verdade, e ter a certeza de que ningum possa contrarila, o totalitarismo no se contenta simplesmente em isolar8 os homens. Ou seja, coloc-los numa situao, onde por definio, de acordo com a compreenso arendtiana, eles no podem agir, no podem se revelar, pois, sozinho, sem ningum para agir com ele, , da perspectiva de Hannah Arendt, absolutamente impossvel de um
Hannah Arendt faz uma distino fundamental entre estar isolado e estar solitrio. Ou seja, estar isolado, estar numa situao em que no posso agir porque no h ningum para agir comigo. Enquanto que, estar solitrio, estar numa situao em que, como pessoa, me sinto completamente abandonada por toda companhia humana... O isolamento se refere apenas ao terreno poltico da vida, a solido se refere vida humana como um todo (ARENDT, 1990, p.527.). Posso estar isolado, ou seja, numa situao em que no posso agir porque no h absolutamente ningum para agir comigo, sem que esteja solitrio; e posso tambm, estar solitrio, ou seja, numa situao em que, como pessoa, me sinto completamente abandonada por toda companhia humana, sem no entanto, estar isolado. Melhor dizendo, da perspectiva de Hannah Arendt, enquanto o isolamento se refere apenas ao terreno poltico da vida, a solido, por sua vez, se refere vida humana como um todo. O homem isolado que perdeu o seu lugar no terreno poltico da ao tambm abandonado pelo mundo das coisas, quando j no reconhecido como homo faber, mas tratado como animal laborans, cujo necessrio metabolismo com a natureza no do interesse de ningum. a que, da perspectiva de Hannah Arendt, o isolamento se torna, ento, solido.
8

58

homem agir. Ele quer mais, vai a ponto de mudar a natureza humana, de fabricar um novo homem. Um Homem-nico: aquele essencialmente capaz de se adequar absolutamente e incondicionalmente aos moldes do regime: uma obedincia cega.

Referncias ARENDT Hannah. A dignidade da poltica. Traduo de Antnio Abranches., et ali. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 1993. ________________. Origens do totalitarismo. Traduo de Roberto Raposo. So Paulo: Companhia das Letras, 1990. BAUMAN, Zygmunt. Em busca da poltica. Traduo de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Zahar, 2000. BELL, Dniel. O fim da ideologia. Traduo de Srgio Bath. Braslia: UnB, 1980 BESANON Alain. A infelicidade do sculo: sobre o comunismo, o nazismo e a unidade da shoah. Traduo de Emir Sader. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. BODEI, Remo. A filosofia do sculo XX. Traduo de Modesto florenzano. So Paulo: EDUSC, 2000. BRECHT, Arnord. Teoria poltica: fundamentos do pensamento poltico do sculo XX. Traduo de lvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1965. CRICK, Bernard. Em defesa da poltica. Traduo de Juan Sobrinho. Braslia: UnB, 1981. FUKUYAMA, Francis. O fim da histria e o ltimo homem. Traduo de Auly Rodrigues. Rio de Janeiro: Rocco, 1965. HITLER, Adolf. Minha luta. So Paulo: Editora Moraes, 1983. LATEY, Maurice. Ditadura: ontem e hoje. Traduo de Alda da Fonseca. Rio de Janeiro: Novo Tempo, 1980. TOCQUEVILLE, Alex. A democracia na Amrica. Traduo de Neil Ribeiro. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 1977. TOURAINE, Alain. Crtica da modernidade. Traduo de Elias Ferreira Edel. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

59

You might also like