You are on page 1of 3

Introduo 1.

leo Isolante: O leo isolante ideal para transformadores aquele que tem baixa viscosidade; alto poder dieltrico e alto ponto de fulgor; so isento de cidos, lcalis e enxofre corrosivo; resiste oxidao e formao de borras; tem baixo ponto de fluidez e no ataca os materiais usados na construo de transformadores e artefatos eltricos; tem baixa perda dieltrica e no contm produtos que possam agredir o homem ou o meio ambiente. H algum tempo atrs usava em transformadores o leo Ascarel que um leo resultante de uma mistura de hidrocarbonetos derivados de petrleo, contendo Alocloro 124, uma bifenila policlorada. Trata-se de uma substncia txica persistente cujo uso foi abolido em razo dos danos que pode causar vida humana e ao meio ambiente, uma vez que ele considerado cancergeno. Atualmente, no mercado brasileiro, encontramos 2 tipos de leos isolantes minerais classificados como Parafnico e naftnicos. Esta classificao diz respeito ao petrleo bsico do qual foi refinado. Para fins de manuteno e operao convencional em transformadores podemos considerar igualmente os dois tipos, sem necessidade de diferenciao. Esses leos tambm so destinados utilizao em transformadores, chaves eltricas, reatores, disjuntores, religadores, etc. Num equipamento eltrico, o leo usado simultaneamente como isolante e refrigerante. Para isolar, o leo deve ser isento de umidade e de contaminantes e para resfriar deve possuir baixa viscosidade e baixo ponto de fluidez para facilitar sua circulao. 2. Propriedades dos leos isolantes 2.1. Propriedades fsicas: Viscosidade: deve ser baixa para circular com facilidade e dissipar adequadamente o calor. Ponto de Fulgor: para a segurana dos equipamentos com relao possibilidade de incndios, deve-se assegurar um ponto de fulgor mnimo adequado. Ponto de Anilina: indica o poder de solvncia do leo por matrias com as quais entrar em contato. Um baixo ponto de anilina indica maior solvncia do produto, o que no desejvel. Tenso Interfacial: indica a existncia de substncias polares dissolvidas no leo. Estas substncias prejudicam as propriedades dieltricas do leo, alm de contriburem para o seu envelhecimento. Um alto valor desejvel. Cor: o leo isolante novo costuma ser claro. O escurecimento em servio indica sua deteriorao. Ponto de Fluidez: sendo a temperatura abaixo da qual o leo deixa de escoar, esta caracterstica deve ser compatvel com a mnima temperatura em que o leo vai ser utilizado. Densidade: influi na capacidade de transmisso de calor do leo.

2.2. Propriedades qumicas Estabilidade oxidao: importante para o bom desempenho do leo e durabilidade do sistema isolante. A oxidao decorrente da estocagem do leo e das prprias condies de operao dos equipamentos eltricos e se manifesta atravs de borra e de acidez do leo. Estes efeitos indesejveis podem ser atenuados atravs da utilizao de aditivos antioxidantes. Acidez e gua: devem ser extremamente baixos para evitar a passagem de corrente eltrica, reduzir a corroso e aumentar a vida de todo o sistema. Compostos de enxofre (sulfatos): devem estar ausentes para evitar que o leo cause corroso ao cobre e pratas existentes nos equipamentos. Tendncia evoluo de gases: esta caracterstica mede a tendncia de um leo desprender ou absorver gases (normalmente o hidrognio), sob determinadas condies. 2.3. Propriedades eltricas:

A Rigidez Dieltrica de certo material um valor limite de tenso aplicada sobre a espessura do material, sendo que, a partir deste valor, os tomos que compem o material se ionizam e o material dieltrico deixa de funcionar como um isolante.A Rigidez Dieltrica ento o campo eltrico existente entre os eletrodos. Quanto mais puro estiver o leo, maior a rigidez dieltrica. Umidade, partculas slidas e gases dissolvidos prejudicam a capacidade isolante do leo. A Rigidez Dieltrica fortemente afetada quando o leo possui ons e partculas slidas higroscpicas. Neste caso preciso tratar o leo com aquecimento e filtragem. 3. Ensaio da Rigidez Dieltrica: A rigidez dieltrica a medida da capacidade dos leos isolantes para suportar tenses eltricas sem apresentar ruptura do dieltrico. O teste envolve a aplicao de uma tenso alternada a uma taxa controlada a dois eletrodos imersos no fluido isolante. Quando da aplicao da tenso, em um determinado momento ocorre a ruptura do dieltrico, neste instante registrado a tenso de ruptura dieltrica do lquido isolante. Contaminantes, como gua, sedimentos e partculas condutoras reduzem a rigidez dieltrica do leo isolante. A combinao destes contaminantes tendem a reduzir a rigidez dieltrica em um grau maior do que os mesmos contaminantes isoladamente.

Foto mostrando os dois eletrodos. 4. Cromatografia: A cromatografia uma tcnica que tem por finalidade geral duas utilizaes, a de identificao de substncias e de separao-purificao de misturas. Usando propriedades como solubilidade, tamanho e massa. Para o processo de separao de misturas, a mistura passa por duas fases sendo uma fixa, e outro mvel (como um liquido ou um gs, que ajuda na separao da mistura), sendo que os constituintes dessa misturas interagem com as fases atravs de foras intermoleculares e inicas, fazendo a separao. A mistura pode ser separada em varias partes distinta ou ainda ser purificada eliminando-se as substancia indesejveis. Para a identificao usa-se a comparao dos resultados da anlise com outros resultados previamente conhecidos. Bibliografia i. ii. iii. iv. v. http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAvYgAH/ensaio-rigidez-dieletrica www.eletrica.ufpr.br/piazza/ensaios/fncoleo1.pdf http://www.hplc.com.br/servicos/analise-de-oleo-isolante.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Ascarel http://www.infoescola.com/quimica/cromatografia/

You might also like