You are on page 1of 13

O Rural e Urbano no Brasil1

Douglas Sathler dos Reis2 (CEDEPLAR-UFMG) Resumo Problemas na definio do que seja rural e urbano no Brasil surgem a todo o momento. A vigncia de uma legislao anacrnica (Decreto-lei 311 de 1938) e a impreciso na delimitao das linhas de permetro urbano dos municpios criam distores evidentes do ponto de vista territorial. Ademais, as mudanas que ocorreram no meio rural brasileiro a partir da dcada de 1980, com uma maior diversificao econmica e a formao de espaos multifuncionais, imprimiram ao campo um novo significado. Percebe-se que as recentes configuraes econmicas e scio-espaciais brasileiras exigem recortes espaciais mais condizentes com a realidade. Diante disso, o presente estudo apresenta uma srie de reflexes tericas que contemplam os conceitos relacionados ao urbano e rural, sob uma perspectiva que permite um melhor entendimento do Novo rural brasileiro, dialogando no somente com a literatura clssica mas, sobretudo, com as publicaes mais recentes que abordam o tema. Palavras-chaves: Urbanizao; Ruralizao; Geografia Econmica; Sociologia Rural.

Trabalho apresentado no XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, realizado em CaxambMG Brasil, de 18 a 22 de setembro de 2006. 2 Gegrafo formado pelo Instituto de Geocincias da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorando em demografia (CEDEPLAR-UFMG).

O Rural e Urbano no Brasil3

Douglas Sathler dos Reis4 (CEDEPLAR-UFMG)

1 - INTRODUO

So inmeras as dificuldades conceituais e metodolgicas impostas, h tempos, aos formuladores de polticas de planejamento pblico, aos demgrafos e aos pesquisadores de diversas reas do conhecimento que, obrigatoriamente, se deparam com as inadequaes existentes na definio do que seja rural e urbano no Brasil. A superao definitiva desse problema parece distante uma vez que, como se no bastasse a vigncia de uma legislao anacrnica, deve-se admitir a carncia de investimentos tericos e de esforos empricos voltados para a compreenso do tema. Estudos anteriores5 sugerem que parece claro a necessidade de recortes espaciais mais condizentes com as recentes configuraes econmicas e scio-espaciais brasileiras. Nas primeiras dcadas do sculo XX a sociedade brasileira se configurava como amplamente rural. Em paralelo ao expressivo crescimento da populao verificado no pas entre 1940 e 1980, observou-se uma inverso da distribuio populacional entre as reas rurais e urbanas. Nesse sentido, o esvaziamento das reas rurais, o crescimento desordenado de grandes cidades e a formao de centros metropolitanos so reflexos evidentes que sinalizam um pas de um novo tempo. Surgiram ainda, a partir da dcada de 1980, mudanas significativas no meio rural brasileiro. Observa-se a emergncia de um espao rural multifuncional com a introduo de uma maior diversificao econmica, em meio a novas formas de produo e subsistncia, em visvel contraste com o que dominava no passado. A expanso do tecido urbano sobre as reas rurais e o crescimento do nmero de pessoas ocupadas em atividades consideradas at ento como exclusivamente urbanas, indicam a existncia de um novo paradigma scioespacial no Brasil. O presente estudo contribui, em alguma medida, para as discusses tericas e empricas que envolvem os problemas relacionados s definies do que seja urbano e rural no pas, a partir de uma abordagem que considera os diversos aspectos que apontam a emergncia de um novo paradigma scio-espacial, dialogando no somente com a literatura clssica, mas tambm com as publicaes mais recentes que abordam o tema sobre diversas perspectivas. Deve-se destacar que esse tipo de reflexo assume grande importncia no campo dos estudos populacionais, uma vez que os demgrafos trabalham a todo o momento com informaes ligadas as atuais definies de rural e urbano no pas.
3

Trabalho apresentado no XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, realizado em CaxambMG Brasil, de 18 a 22 de setembro de 2006. 4 Gegrafo formado pelo Instituto de Geocincias da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorando em demografia (CEDEPLAR-UFMG).
5

Ver MATOS et al (2004).

2 - DO URBANO E RURAL URBANIZACAO DAS REAS RURAIS A partir de meados do sculo XVIII, foram observadas profundas alteraes na distribuio espacial da populao. O modelo econmico vigente evolua para um estgio mais eficiente de acumulao de capitais e, com isso, toda a sociedade se reestruturava aos moldes industriais. Desencadeou-se um processo de crescimento das aglomeraes urbanas, concomitantemente ao esvaziamento demogrfico das reas rurais. O advento da indstria imprimiu novas configuraes espaciais em vrias regies do globo, com a aparente consumao da separao entre as reas urbanas e rurais. 6 A produo agrcola tornou-se um setor da produo industrial, o que fez com que as reas rurais ficassem submissas s exigncias do capital urbano-industrial. O tecido urbano prolifera, estende-se, corri os resduos da vida agrria (Lefebvre, 1999, p.17). O espraiamento do fenmeno urbano foi acionado pela expanso do capital industrial. A exploso7 do urbano determina o predomnio das manifestaes da cidade sobre a nocidade. Tais manifestaes so encontradas, contudo, em diferentes graus de densidade. Diante disso, a realidade scio-espacial torna-se cada vez mais complexa. Os espaos rural e urbano no podem ser compreendidos separados um do outro, visto que so realidades que no existiriam isoladamente. Tais espaos se relacionam e se interpenetram, levando estudiosos a formular abordagens que considerem os diferentes nveis de integrao ou distanciamento. As definies existentes do que seja rural e urbano, de uma forma geral, so associadas a duas grandes abordagens: a dicotmica e a de continuum. Na primeira, a nfase recai sobre as diferenas que se estabelecem entre estes dois espaos, sendo o campo pensado como algo que se ope cidade. Na segunda, ocorre uma aproximao entre o espao rural e a realidade urbana. (Bertrand, 1973). As definies clssicas, formuladas a partir do final do sculo XIX, partem da observao de vrios aspectos da realidade para ressaltar as principais caractersticas do espao rural, constituindo-se em um alicerce para formulaes de conceituaes dicotmicas entre o rural e o urbano. De acordo com Blume (2004, p.18),
os primeiros debates e reflexes surgem sistematizadas por uma leitura que assume o rural como uma realidade especfica e oposta ao urbano, embasada pelos estudos das diferenas entre comunidade e sociedade, de Ferdinand Tnnies. Este antagonismo dualstico para o rural era o tema da corrente denominada de dicotmica.

Marx e Weber ressaltam que, pouco antes da disseminao do capitalismo urbanoindustrial pelo mundo, originou-se um conflito entre duas realidades distintas: o urbano, smbolo de incorporao do capitalismo e do progresso da tcnica, e o rural, refgio da aristocracia decadente e de antigas relaes e formas de vida. A dicotomia entre rural e urbano procurava representar, portanto, as classes sociais que contriburam para o aparecimento do capitalismo industrial ou que a ele se opunham na Europa do sculo XVII e no a um corte geogrfico propriamente dito. A partir disso, o urbano passa a ser
Vale destacar que este processo teve incio na Europa e, posteriormente, disseminou-se para outras regies do globo. O termo exploso utilizado por Henri Lefebvre (1999), referindo-se ao espraiamento do fenmeno urbano e ao avano da cidade sobre a nocidade, gerados pela disseminao do capitalismo industrial.
7 6

associado ao novo, ao progresso capitalista das fbricas, e o rural, ao velho, ou seja, velha ordem social vigente (Silva, 1996). A partir das dcadas de 1920 e 1930, a sociologia rural norte-americana, influenciada por enfoques diferenciados, se destaca nas discusses referentes ao desenvolvimento de conceitos que objetivam permitir um melhor entendimento das questes referentes aos espaos rural e urbano. Sorokin & Zimmermann (1929) foram os primeiros a introduzir a perspectiva do continuum rural e urbano. Essa idia tambm est relacionada a uma concepo dual, uma vez que considera o rural e o urbano como plos extremos em uma escala de gradao. Para evidenciar as caractersticas que marcavam a polarizao, bem como suas relaes, os autores identificaram diferenas marcantes entre os espaos rural e urbano. Diante disso, as reflexes tericas desses autores acabaram por fomentar a existncia de abordagens dicotomizadas das realidades rurais e urbanas. Podemos confirmar essa idia em SOLARI (1973, p.6), pois embora
Sorokin e Zimmermann tenham postulado que essas oposies eram extremos de uma escala gradativa, estes critrios, que no fundo so uns derivados dos outros, tendo como ponto de partida a caracterizao da atividade produtiva e da tcnica de produo, serviram de base para a elaborao de conceituaes dicotomizadas do rural e do urbano.

A idia do espao continuum, apresentada primeiramente por Sorokin & Zimmermann (1929), retomada por Redfield (1947), que observou a intensificao das relaes rurais e urbanas, com o intuito de evidenciar uma maior relao entre os espaos opositores, diluindo ainda mais as diferenas verificadas pelos clssicos nas primeiras dcadas do sculo XX. A obra clssica de Sorokin & Zimmermann8 (1929) sugere uma srie de traos essenciais na diferenciao dos espaos urbano e rural. De acordo com esses autores, a base para o entendimento do rural est nas particularidades de sua economia. O rural abrigaria, preferencialmente, a produo agropecuria, sendo que todas as outras caractersticas observadas no campo estariam vinculadas a essa atividade econmica. Outros tipos de atividades no-agrcolas se apresentam como acessrias e no se destacam como principal meio de subsistncia dos indivduos que habitam o meio rural. importante ressaltar que, neste contexto, apesar de j existirem indcios que apontam para existncia de um espao continuum rural-urbano, diversos autores realizaram reflexes sobre um mundo com visveis contrastes entre as realidades rural e urbana. Portanto, deve-se deixar claro que vrias caractersticas presentes nestas definies referem-se, exclusivamente, a uma realidade pertencente a um outro tempo. interessante observar, porm, que alguns traos intrnsecos s definies clssicas do espao rural ainda hoje podem ser encontrados em diferentes graus de intensidade. Como podemos observar de maneira resumida em Blume (2004), Sorokin & Zimmermann identificam uma srie de diferenas empricas marcantes entre as reas rurais e urbanas que se relacionam principalmente com as seguintes caractersticas:

8 Apesar de esses autores serem os primeiros a adotarem a idia de continuum, a obra clssica de 1929 acaba se constituindo em um forte alicerce para as conceituaes dicotmicas, uma vez que ressalta as diferenas existentes entre os espaos rural e urbano como plos contidos em uma escala de gradao.

1. Ocupacionais: diferenas no envolvimento das atividades. No rural, desde jovens, as pessoas se ocupam com um nico tipo de atividade, a coleta e o cultivo; 2. Ambientais: os rurais sofrem influncia direta do contato com a natureza e das condies climticas; 3. Tamanho das comunidades: correlao negativa entre tamanho da comunidade e pessoas ocupadas na agricultura; 4. Diferenas na densidade populacional: as rurais so relativamente mas baixas do que as urbanas, devido ao cultivo; 5. Diferenas na homogeneidade e heterogeneidade da populao: os rurais tendem a adquirir caractersticas semelhantes por se envolverem nas mesmas funes, so mais homogneos, pois no sofrem os problemas de uma intensiva diviso do trabalho.

Todas as caractersticas descritas mencionam a existncia de duas realidades que se opem. Porm, em vrios pases, simultaneamente a profundas alteraes scio-espaciais, observou-se, durante o sculo XX, a modificao da caracterstica primria que constitui o embasamento dessa viso: o campo passa a abrigar de forma expressiva as atividades do tipo no agrcolas. A indstria fez a cidade explodir e desencadear o processo de urbanizao extensiva9, com a incorporao das periferias mais ou menos distantes pelo tecido urbano. O crescimento das cidades, a industrializao da agricultura e o transbordamento do urbano nas reas rurais, verificados em vastas regies do mundo no decorrer do sculo XX, sugerem que a transio entre os espaos rural e urbano deve ser entendida de acordo com a formulao terica do espao continuum. Nessa perspectiva, a polarizao antagnica substituda por um gradiente de variaes espaciais.
Metaforicamente como se um plano fosse dividido ao meio e suas metades recebessem respectivamente as cores preto e branco. a primeira etapa da diferenciao, em que a ateno se foca no contraste, e no no relacionamento profundo que existe, no pelas cores, mas pelo fato de serem metades partes de um mesmo plano. Gradualmente, a fronteira antes ntida entre as cores comea a se transformar. O preto entra no branco e o contrrio, gradualmente, as tintas se misturam e por fim temos o plano preenchido no mais por duas metades, mas por um gradiente que vai do branco em um extremo do plano ao preto em outro, passando por nfimos tons de cinza. a segunda etapa da diferenciao, quando as definies precisas so implodidas e ressurge gloriosa a relao profunda e a unidade existente entre o preto e o branco, componentes do mesmo plano, da mesma realidade. SIQUEIRA & OSRIO (2001).

O interessante que a metfora de Siqueira (2001), alm de representar, didaticamente, as duas formas mais comuns de se pensar os espaos urbano e rural, demonstra que a relao dicotmica se constitui como a primeira etapa do processo de diferenciao de reas, para que s posteriormente, com a urbanizao das reas rurais, possa existir o continnum rural e urbano. De acordo com Silva (1997, p.1),

9 O termo urbanizao extensiva se refere ao avano do tecido urbano que extrapola os limites das cidades com a gerao de novas centralidades urbanas, sendo um processo econmico-espacial. (Monte-mr, 1994).

[...] est cada vez mais difcil delimitar o que rural e o que urbano. Mas isso que aparentemente poderia ser um tema relevante, no o : a diferena entre o rural e o urbano cada vez menos importante. Pode-se dizer que o rural hoje s pode ser entendido como um continuum do urbano do ponto de vista espacial; e do ponto de vista da organizao da atividade econmica, as cidades no podem mais ser identificadas apenas com a atividade industrial, nem os campos com a agricultura e a pecuria.

preciso salientar a existncia de vrias regies do mundo em que a idia de continuum no traduz, de forma satisfatria, a realidade. Em vastas reas dos pases em desenvolvimento e nos pases mais atrasados, a industrializao da agricultura e as demais mudanas que levam ao transbordamento do urbano para o rural ainda no se efetivaram. A conceituao dicotmica ainda pode se valer eficiente para essas regies, uma vez que esse tipo de abordagem indica a existncia de reas rurais distantes das cidades. Dessa forma, vale destacar que seria impossvel chegar a uma definio universal do que seja rural e urbano, j que as diferentes realidades scio-espaciais encontradas no globo clamam por adequaes apropriadas e especficas. A partir dessas formulaes tericas, as definies de rural e urbano foram alvos de intensos debates. De acordo com Blume (2004, p.18), no entanto, diante dos embates tericos, das crescentes indefinies e tambm pela crescente urbanizao, o rural deixou de ser atrativo como objeto de pesquisa, pois comeou a ser aceito que a urbanizao do campo era uma questo de tempo. Diante disso, frente ao auge da modernizao agrcola, muitos tericos se afastaram do tema e voltaram-se para os estudos da agricultura, surgindo, assim, o seguinte questionamento: seria o fim do rural ou das leituras sobre o rural? Os debates que permeiam os diferentes nveis de relacionamento entre o rural e o urbano ressurgiram, diante da rapidez e magnitude das mudanas tcnicas, econmicas, sociais e ambientais que atingiram estes espaos a partir da segunda metade do sculo XX. No Brasil, as mudanas verificadas no meio rural, a partir da dcada de 1980, com o aumento da urbanizao do campo e o surgimento de novas dinmicas que apontam para uma nova ruralidade, muitas vezes distante do contexto das atividades agropecurias, proporcionaram a retomada e a intensificao desses debates, diante de sua crescente importncia. 3 - O RURAL E O URBANO BRASILEIRO EM PERSPECTIVA Percebe-se que nas ltimas dcadas ocorreu um distanciamento maior das adequaes das vises clssicas e dicotmicas para o meio rural brasileiro. A urbanizao das reas rurais imprimiu um novo significado onde sua atuao foi mais significativa. O espao rural brasileiro se torna, portanto, diferenciado, de acordo com o grau de intensidade da atuao deste processo. Este fenmeno torna-se mais perceptvel nas reas rurais que possuem um contato mais ntimo com as grandes cidades que compem o ncleo dinmico da economia brasileira. Tomando como referncia a metfora de Siqueira (2001), possvel verificar que, no Brasil, ainda existem regies onde o plano se encontra divido em apenas duas partes contrastantes. De uma forma geral, entretanto, podemos observar no pas, a variao das

tonalidades das cores, ou seja, o continuum. Diante disso, o chamado Novo Rural10 brasileiro se apresenta como a principal evidncia de que as relaes dicotmicas existentes entre as reas urbanas e rurais, tornam-se cada vez mais distantes de representar de forma adequada a realidade. Sendo assim, a idia de continnum rural-urbano se apresenta como a formulao terica mais coerente para o caso brasileiro, indicando a crescente necessidade de se abolir de vez qualquer perspectiva dicotmica. Nos ltimos anos, foram publicados vrios trabalhos que mostram transformaes significativas no meio rural brasileiro, enfatizando novas formas de produo e de sobrevivncia, que no se inserem no contexto das atividades agropecurias. Segundo Matos et al (2004), a crescente urbanizao das reas rurais do pas, fato que observado h tempos nos pases desenvolvidos, imprime um novo significado ao campo. As mudanas que vm ocorrendo nas reas rurais brasileiras chegam a impressionar, sobretudo ao se recordar que, h no muito tempo atrs, vrios estudiosos temiam o esvaziamento do campo, alardeando-o como tendncia inexorvel. O fato que, mesmo que ainda exista algum xodo rural, este j no consegue evitar a tendncia de recuperao de parte expressiva das reas rurais no pas (Matos et al, 2004). A diversificao econmica, com dinmicas bem diferenciadas regionalmente, ganha maior visibilidade nas reas rurais integradas ao ncleo dinmico da economia brasileira, o que faz das regies Sul e Sudeste, e, em menor proporo, o Centro Oeste, os palcos principais das recentes mudanas observadas no campo. A expanso do tecido urbano leva, para essas reas, vrias caractersticas consideradas, pelas definies clssicas, como exclusivamente urbanas. Diante disso, o urbano deixa de ser o lcus praticamente exclusivo da indstria, do comrcio e dos servios. A populao rural brasileira vem se ocupando menos com as atividades de natureza agrcola. Crescem as ocupaes associadas a uma nova dinmica no meio rural derivada da presena crescente dos setores secundrio e tercirio, em atividades do tipo urbano, mas localizadas dentro de reas rurais, a exemplo das ligadas ao lazer, ao turismo e mesmo terceirizao de parte das atividades do processo produtivo da agropecuria. (Silva, 1996; 1997 e 1998). Atualmente, podemos observar este fenmeno nos pases subdesenvolvidos, embora sem a mesma magnitude que assume nos pases de economia mais dinmica. O fato que a pluriatividade no Brasil aparece como importante alternativa de emprego e renda no campo, uma vez que o desemprego e o subemprego nas atividades agrcolas consistia, h algumas dcadas, em um fator decisivo na manuteno das altas taxas de xodo rural. importante destacar que as mudanas verificadas nas ltimas dcadas conferiram s reas rurais a capacidade de reter e atrair trabalhadores, isto , de uma forma geral, j no se sobressaem os fatores de repulso populacional nas reas rurais com maior diversificao econmica. Diante de uma srie de problemas encontrados nos grandes ncleos de aglomerao populacional, o Novo Rural se apresenta como uma alternativa de ocupao e renda para um grande nmero de pessoas que sofrem com o desemprego urbano, e mesmo para aqueles trabalhadores inseridos no mercado formal urbano que se encontram pouco dispostos a arcarem com os elevados custos de moradia e transporte presentes nas metrpoles. Alm disso, o encurtamento das distncias pelo desenvolvimento dos meios de
De acordo com Grossi & Silva (2002, p.5), o Novo Rural brasileiro constitudo basicamente por trs grandes grupos de atividades, a saber: Uma agropecuria moderna (baseada em comodities e intimamente ligada s agroindstrias), um conjunto de atividades noagrcolas (ligadas a moradia, ao lazer e a vrias atividades industriais e de prestaes de servios) e um conjunto de novas atividades agropecurias localizadas em nichos especiais de mercado.
10

transporte e comunicao em massa, garante maior fluidez e cria novas alternativas locacionais para a instalao de residncias, indstrias e empreendimentos envolvidos na prestao de servios. Do ponto de vista da legislao, existe, no Brasil, uma srie de inadequaes na caracterizao do que seja rural e urbano, que geram problemas conceituais e metodolgicos conhecidos, h dcadas, por muitos estudiosos do assunto. A legislao vigente data do Estado Novo (Decreto-lei 311 de 1938), momento em que o pas era vastamente rural, e considera urbana toda sede de municpio (cidade) e de distrito (vila) sem levar em conta suas caractersticas estruturais e funcionais. De acordo com Veiga (2002, p.57), esta aberrao coloca o Brasil entre os pases mais atrasados do mundo do ponto de vista territorial. O pas enfrenta, com isso, dificuldades na formulao de polticas de desenvolvimento rural e na distribuio de recursos, sendo
crescente o nmero de agricultores, pecuaristas, extrativistas, pescadores (e at populaes indgenas e quilombolas) que perdem o direito aos parcos benefcios dirigidos s populaes rurais porque residem em sedes de minsculos municpios. Mesmo lavradores miserveis atingidos pela seca no semi-rido nordestino no tiveram direito cesta-bsica, e agora no recebem bolsa renda, porque residem em sedes de municpios. E porque deixariam de fazer tal opo se justamente na sede que h mais chance de acesso gua, eletricidade, correio ou escola primria?

Diante disso, verifica-se a existncia de uma srie de problemas relacionados anlise da configurao territorial brasileira. De um total de 5.507 sedes de municpios existentes em 2000, havia 1.176 com menos de dois mil habitantes e 3.887 com menos de 10 mil, todas com estatuto legal de cidade, idntico ao que atribudo aos grandes ncleos metropolitanos de concentrao populacional (Veiga, 2002). O expressivo crescimento populacional no perodo 1940-1980 e o avano do processo de urbanizao exigem definies mais condizentes com essa nova configurao espacial brasileira. As evolues institucionais posteriores no estiveram prximas de uma soluo e o recente estatuto da cidade tambm omisso sobre esta questo. O permetro urbano que, de acordo com a legislao vigente, a linha que separa o urbano do rural, no representa a realidade de modo satisfatrio, uma vez que os interesses polticos, econmicos e tributrios podem prevalecer no momento da sua demarcao. No Brasil, milhares de pessoas residem em reas de ocupao tipicamente no urbanas e que, legalmente, so consideradas urbanas, a exemplo de fazendas e ecossistemas menos artificializados. Segundo Veiga (2002, p.67), [...] os permetros urbanos de muitos municpios engolem plantaes, pastos e at imensos projetos de irrigao. O Novo Rural surge a partir da urbanizao das reas rurais brasileiras, sendo, portanto, a extenso do urbano. O espraiamento do fenmeno urbano faz surgir novos limites entre as reas urbanas e rurais, difceis de serem percebidos e cada vez mais indefinidos. Sendo assim, a linha que define o permetro urbano dos municpios torna-se um mecanismo de separao cada vez mais grosseiro e distante da realidade scio-espacial. Mesmo se consegussemos realizar uma delimitao eficiente, no seria correto aderir a idia de que o permetro urbano a linha que separa o urbano apenas do rural. Isso poderia ser aceito para representar o Brasil de um outro tempo. Nesse sentido, a linha de permetro urbano poderia separar o urbano de uma realidade muito mais complexa, composta no 8

somente do rural apontado pelos clssicos, mas tambm do Novo Rural e das reas naturais. 11 Deve-se discutir com mais profundidade a criao de propostas que visem uma reformulao metodolgica e legal na forma em que este mecanismo imposto. O que parece claro que, de uma forma geral, os municpios no demonstram serem capazes de realizar a tarefa da delimitao do permetro urbano de maneira adequada. No Brasil, verifica-se que municpios de pequeno tamanho12 geralmente possuem suas economias mais fortemente apoiadas na explorao e utilizao de recursos naturais. Com isso, esto presentes nestas localidades vrias caractersticas que so inerentes ao mundo rural. Apesar da presena dos setores secundrio e tercirio, as relaes econmicas e demogrficas proporcionam usos do solo predominantemente no-urbano. Apenas os pequenos municpios localizados nas proximidades dos grandes centros urbanos geralmente possuem suas atividades funcionais muito distantes das caractersticas clssicas creditadas ao meio rural. Portanto, seria falacioso dizer que mais de 80% da populao brasileira residia em reas urbanas em 2000, j que extremamente expressivo o nmero de pequenos municpios que poderiam ser classificados como povoado rural, se fossem devidamente consideradas suas caractersticas funcionais. De acordo com Veiga (2002, p.33), para que a anlise da configurao territorial possa evitar a iluso imposta pela norma legal, preciso combinar o critrio de tamanho populacional do municpio com pelo menos outros dois: sua densidade demogrfica e sua localizao. A partir dessas observaes, Veiga (2002, p.34) apresenta sua classificao do que seja rural e urbano no Brasil:
O Brasil inequivocadamente urbano formado pelos 455 municpios onde estavam 57% da populao em 2000. [] preciso distinguir entre os restantes 5.052 municpios existentes em 2000 aqueles que pertenciam ao Brasil rural e os que se encontravam no meio-de-campo. E para fazer esse tipo de separao o critrio decisivo a densidade demogrfica. [] podem ser considerados de pequeno porte os municpios que tem simultaneamente menos de 50 mil habitantes e menos de 80 hab/Km2, mesmo que tenham menos de 50 mil habitantes. [] conclui-se ento que no pertencem ao Brasil indiscutivelmente urbano, nem ao Brasil essencialmente rural, 13% dos habitantes, que vivem em 10% dos municpios. E que o Brasil essencialmente rural formado por 80% dos municpios, nos quais residem 30% dos habitantes.

Admite-se que tal critrio estaria mais prximo do ideal de adequao territorial do que os utilizados no Brasil atualmente, especialmente quando aplicado a formulaes de polticas de desenvolvimento. Mas a simplificao da realidade proposta pelo modelo de Veiga (2002), que utiliza a densidade demogrfica como critrio decisivo na separao entre reas rurais e urbanas, mesmo apesar do alerta de muitos estudiosos para a impreciso deste critrio puramente quantitativo, pode apresentar graves problemas de natureza terica e emprica.
11

As definies clssicas consideravam que o rural abrigaria, preferencialmente, a produo agropecuria, sendo que todas as outras caractersticas observadas no campo estariam vinculadas a essa atividade econmica. Diante disso, podemos ressaltar a incoerncia de incluir as reas naturais nessa categoria, uma vez que isso gera problemas de natureza emprica e terica. 12 Muitos estudiosos, para efeitos analticos, no consideram urbanos os habitantes de pequenos municpios, com menos de 20 mil habitantes. Este um parmetro freqente em organizaes internacionais e foi proposta pelo socilogo francs Henri Mendras (1995). (Abramovay, 2000). Diante disso, Veiga (2002) observa que em 2000 o grau de urbanizao do Brasil seria reduzido para cerca de 70%, uma vez que 4.024 municpios com menos de 20 mil habitantes seriam considerados como rurais.

De acordo com Matos (2005)13,


no obstante os mritos da preocupao e tentativa de soluo que o autor advoga para o problema da definio de urbano no Brasil persistem distores e incongruncias nos estudos em que se apia, o que, acaba por inviabilizar o uso do critrio das densidades da maneira como proposto.

Diante disso, Matos (2005) esclarece que na abordagem proposta por Eli da Veiga o ponto crtico fundamental consiste em fazer uso de uma medida que, por definio, combina populao e espao, mas que, acaba ignorando as peculiaridades que a varivel espao urbano, ao nvel municipal, incorpora. Sendo assim, o autor sugere que
se o critrio da densidade demogrfica fosse aplicado sobre a superfcie territorial que corresponde exatamente sede do municpio reduzir-se-iam em muito as distores (...) j que a rea das sedes varia muito em relao ao tamanho do assentamento urbano, geralmente ultrapassando-o em muito (notadamente nas regies setentrionais do pas).

O modelo proposto por Veiga (2002) tambm no leva em considerao todas as outras importantes caractersticas existentes, como os tipos de atividades desenvolvidas (agrcolas ou no-agrcolas), que so consideradas pelos clssicos como essenciais para a distino de reas rurais e urbanas. No podemos esquecer que esse critrio estabelecido no classifica, de maneira adequada, as reas que se inserem na idia do continuum ruralurbano, at porque pode classificar como essencialmente rurais reas onde as caractersticas da cidade se impem sobre os traos da no-cidade. Percebe-se que esse corte geogrfico a partir de um critrio fundamentado na densidade populacional, continua distante de considerar as caractersticas funcionais dos municpios. Outras parcelas de reas classificadas como essencialmente rurais podem no se inserir nesse contexto, a exemplo de reas que sofrem a atuao de empreendimentos de minerao e que, por sua vez, incorporam a lgica urbano-industrial na realizao de suas atividades. Nesse caso, no se pode observar, com considervel intensidade, os traos que expressam a ruralidade, configurando-se um espao construdo a partir de uma lgica distante do contexto das atividades agropecurias. Veiga (2002, p.33) ainda defende que nada pode ser mais rural do que as escassas reas de natureza intocada. Um problema que surge a partir dessa afirmao que as reas de natureza intocada fogem do que os clssicos consideram como a principal essncia do espao rural: a produo agropecuria. evidente que estes espaos se distanciam da lgica urbana, mas tambm se torna necessrio refletir sobre a coerncia de classificar essas reas como essencialmente rurais, at porque demandam iniciativas de desenvolvimento diferentes das reas com predomnio da produo agropecuria. As definies clssicas do incio do sculo XX, que buscavam representar uma realidade menos complexa, tambm no introduzem, de forma adequada, uma formulao terica que represente a realidade por no enfatizar a singularidade dos espaos naturais. A dicotomia dos espaos rural e urbano se configura como insuficiente na representao
13

Vale destacar que o autor realiza em seu trabalho um exerccio bastante interessante do ponto de vista didtico para ilustrar algumas distores, que podem vir a surgir a partir da aplicao do critrio proposto por Veiga (2002).

10

scio-espacial em um momento da histria em que eram expressivas as reas de natureza intocada. Mesmo na atualidade, apesar de se configurarem como escassas, essas reas no perderam a importncia, pois, a cada dia que passa, se torna mais necessria a formulao de polticas de desenvolvimento especficas para a proteo do meio natural. Veiga (2004, p.3) afirma que,
o mais comum uma combinao de critrios estruturais e funcionais. Critrios estruturais so, por exemplo, a localizao, o nmero de habitantes, de eleitores, de moradias, ou, sobretudo, a densidade demogrfica. Critrio funcional a existncia de servios indispensveis a urbe.

Mesmo constatada a importncia de se considerar devidamente os critrios estruturais e funcionais nas formulaes de recortes espaciais eficientes, podemos observar em VEIGA (2001) que o autor insiste em apresentar um modelo que privilegia demasiadamente o critrio da densidade demogrfica, sem deixar de considerar a localizao e o tamanho dos municpios. Claro que, de uma forma geral, os modelos que carregam simplicidade podem responder de forma mais adequada e prudente s caractersticas dos fenmenos observados. Mas nesse caso, tamanha simplicidade pode, em vrios momentos, no resolver parte considervel das insuficincias e inadequaes em questo. Deve-se, tambm, refletir melhor sobre a viabilidade dos modelos que consideram os municpios como menor unidade de anlise.14 O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), cercado pelas atribuies legais, tenta contornar estas insuficincias disponibilizando, em seus levantamentos censitrios, novas variveis e tipos de classificao de reas, que recortam o espao de forma a dar maior mobilidade para os estudiosos interessados no assunto. Isso, porm, no resolve grande parte do problema, pois ainda obriga os pesquisadores a trabalharem de acordo com uma perspectiva que apresenta falhas. 4 - CONSIDERAES FINAIS Os problemas tericos e empricos relacionados s definies de urbano e rural parecem no ter soluo a curto prazo. Enquanto isso, os pesquisadores se vem obrigados a formular e recorrer a alternativas metodolgicas que buscam minimizar as distores geradas a partir da anacrnica legislao vigente. No devemos insistir em classificaes que considerem essa relao como puramente dicotmica, devendo-se admitir a existncia de um espao continuum repleto de diferentes caractersticas funcionais. A distino de reas para a formulao de polticas de desenvolvimento no pode considerar apenas critrios demogrficos e espaciais, sendo imprescindvel levar em conta as caractersticas culturais e socioeconmicas das diferentes regies. Se as diferenas entre os espaos rural e urbano no Brasil so cada vez menores, estas ainda se apresentam grandes no que diz respeito ao acesso a alguns bens e servios fundamentais. Silva (1998, p.1) demonstra que no se trata das condies para o chamado acesso modernidade, como o telefone por exemplo; estamos falando de carncias bsicas
14 No caso dos pequenos municpios, com populao inferior a 20.000 habitantes existem evidncias suficientes que demonstram que parece prudente agrup-los em uma unidade de anlise (rural), quando associado ao critrio da localizao.

11

como no dispor de gua potvel e ser analfabeto. Nesse sentido, torna-se importante que as discusses referentes ao que seja rural e urbano no Brasil tenham um enfoque direcionado formulao de polticas pblicas, na busca de amenizar os problemas que permeiam essas realidades. A separao entre o que rural e urbano no Brasil, a exemplo do que j aconteceu com os pases desenvolvidos, tambm passa a se tornar cada vez mais desnecessria diante de uma realidade cada vez mais complexa, que demonstra que estes conceitos se interpenetram mais a cada dia. De fato, impossvel realizar um recorte espacial perfeito diante de toda a complexidade de uma realidade composta por diferentes nveis de integrao e distanciamento entre os espaos rurais e urbanos. Mas para fins de planejamento e formulao de polticas de desenvolvimento rural e urbano, torna-se coerente a realizao de algumas subdivises que no buscaro, necessariamente, a total superao entre as insuficincias tericas e empricas do que seja rural e urbano no Brasil, constituindo-se em uma alternativa que possui sua viabilidade justificada por razes de ordem prtica. O que parece claro que, nesse sentido, um recorte espacial em apenas duas categorias no responde de forma adequada os objetivos propostos, sendo necessria a criao de mais categorias para a realizao de uma melhor captao das singularidades scio-espaciais. Um erro recorrente a criao de modelos que revelam no serem estabelecidos a partir de profundas reflexes tericas. Muito se perde quando o ponto de partida para o entendimento do fenmeno o dado, e no as reflexes sobre o tema. Nesse sentido, evidente a necessidade de investimentos tericos que, mais adiante, podero fornecer maior consistncia, inclusive, s pesquisas que assumem uma dimenso fundamentalmente emprica. Ao final dizer, antes de apresentar propostas de definies scio-espaciais mais adequadas ao caso brasileiro, seria mais prudente propor uma ampliao dos debates referentes ao tema, uma vez que este assume uma srie de complexidades que ultrapassam em vrios momentos as discusses atuais. 5 - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ABRAMOVAY, Ricardo. Funes e Medidas da Ruralidade no Desenvolvimento Contemporneo. Ministrio do Planejamento. Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (IPEA), Texto para discusso no. 702, Rio de Janeiro, 2000.

BERTRAND, Alvin L. et al. Sociologia Rural: uma anlise da vida rural contempornea. So Paulo: Atlas, 1973. BLUME, R. Territrio e ruralidade: A desmistificao do fim do rural. Porto Alegre: FCE, 2004. GROSSI, M; SILVA, G. O novo rural: Uma abordagem ilustrada. Londrina: Instituo Agronmico do Paran, 2002. LEFEBVRE, Henri. A revoluo Urbana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

12

MATOS, R.; SATHLER, D.; UMBELINO G. Urbano influente e rural no agrcola em Minas Gerais. Anais do XI Seminrio sobre a Economia Mineira. (2004). MATOS, Ralfo Edmundo da Silva. Espacialidades em rede: Populao, urbanizao e migrao no Brasil contemporneo. Belo Horizonte, 2005. REDFIELD, R. The Folk Society. American Journal of Sociology, 1947. SILVA, Jos Graziano da. Gesto das Polticas na Agricultura Brasileira Moderna. Belo Horizonte: Ed. Unicamp, 1996. _______________. O novo rural Brasileiro. Belo Horizonte: Revista Nova Economia, 1997. SILVA, Jos Graziano da (et al.). Diretrizes de Polticas Pblicas para o Novo Rural Brasileiro: Incorporando a Noo de Desenvolvimento Local. Campinas: Instituto de Economia, 1998. SIQUEIRA, D.; OSRIO R. O conceito de Rural. Instituto de Cincias Sociais da Universidade de Braslia: Braslia, 2001. SOROKIN, P. A.; ZIMMERMAN, C.C. e GALPIN, C. J. Diferenas Fundamentais entre o mundo rural e urbano. (1929) In: MARTINS, J. S. Introduo Crtica Sociologia Rural. So Paulo: Hucitec, 1986. VEIGA, Jos Eli. Cidades Imaginrias. O Brasil menos urbano do que se calcula. Campinas: Editora Autores Associados, 2002. VEIGA, Jos Eli. Nem tudo Urbano. Cienc.Cult. vol.56 no.2 So Paulo, 2004. Disponvel em: <http://cienciaecultura.bvs.br>. Acesso em: 10 de out. 2005.

13

You might also like