You are on page 1of 10

A cidade da Vanguarda Paulista

Andr Rocha Rodrigues*


Resumo: Durante a dcada de 1980, na cidade de So Paulo surgiu o movimento musical chamado Vanguarda Paulista. Suas aes se destacaram pela originalidade e por se darem, quase que completamente, de forma independente da indstria fonogrfica. Aponto, neste artigo, a relao do referido movimento com a cidade de So Paulo e como a mesma contribuiu para sua formao, haja vista a constante representao da capital paulista nas obras desse coletivo artstico. Tambm chamo ateno para o Teatro Lira Paulistana, o qual foi um de centro aglutinador do movimento. Palavras-chave: Indstria Cultural, Lira Paulistana, indstria fonogrfica, msica independente. (The City of Vanguarda Paulista) Abstract: During the 1980s a musical movement named Vanguarda Paulista arose in So Paulo. It stood out for its originality and for being almost (completely) independent from the phonographic industry. In this article the relationship between this movement with the city of So Paulo has been pointed out and also how the city has contributed to its formation and how its presented by the artists in their works. The Lira Paulistana Theater has also been which was a gathering center for this movement in this article. Key words: Culture Industry, Lira Paulistana, phonographic industry, independent music.

ANDR ROCHA RODRIGUES graduando do curso de Cincias Sociais da Faculdade de Cincias e Letras da UNESP Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho Campus de Araraquara SP Brasil.

14

Introduo No final dos anos de 1970, e no comeo de 1980, o Brasil passava por grandes transformaes polticas com o processo de redemocratizao; econmicas com os sinais de uma recesso aps o chamado milagre econmico e grandes transformaes da sociedade brasileira como um todo. O Brasil havia crescido, urbanizado-se, industrializado-se e iniciado um processo de capitalizao da economia efetivamente. Nesse momento a Indstria Cultural e a indstria fonogrfica apostavam todas as suas fichas no chamado rock/pop, deixando pouco espao para outro tipo de manifestao musical com esttica diferente. dentro desse cenrio que surge o que se convencionou chamar de Vanguarda Paulista, cujos principais representantes, para esse trabalho, so: Arrigo Barnab, Itamar Assumpo e os grupos Rumo, Premeditando o Breque (Prem) e Lngua de Trapo. Estes se mostraram com uma proposta totalmente diferente no s no contedo e esttica de suas obras, mas tambm na produo e gravao, as quais se deram praticamente inteiras de forma independente. E tambm diferente na forma de divulgao e apresentao. No presente trabalho, pretendo mostrar a relao desse movimento com a cidade de So Paulo. Seus locais de sociabilidade e trocas, mostrar como o Teatro Lira Paulistana foi um centro aglutinador desse movimento e mostrar a influncia da cidade para constituio do movimento e como ela se mostra presente na esttica e nos contedos das obras dos artistas mencionados. No me atentarei s especificidades da obra de cada artista para tanto, apenas apontarei alguns exemplos que comprovam essa afirmativa.

Indstria Cultural (e fonogrfica no Brasil)

Indstria

Adorno e Horkheimer cunharam o termo Indstria Cultural para melhor abordar o problema da cultura de massa. Para que no houvesse a confuso entre cultura de massa produto padronizado, pasteurizado, esvaziado de sentido, feito para o consumo das massas e cultura da massa cultura surgida espontnea das massas, forma contempornea de arte popular. Adorno aponta que a Indstria Cultural radicalmente oposta arte popular, pois seu objetivo, quando muito, apenas de captar essas manifestaes e transform-las em produtos. Isso, graas, como apontou Benjamin, aos meios atuais das tcnicas de reproduo e a concentrao econmica e administrativa. Segundo Adorno, a Indstria Cultural faz com que:
"A cultura que, de acordo com seu prprio sentido, no somente obedecia aos homens, mas tambm sempre protestava contra a condio esclerosada na qual eles viviam, e nisso lhes fazia honra; essa cultura, por sua assimilao total aos homens, torna-se integrada a essa condio esclerosada; assim, ela avilta os homens ainda uma vez. As produes do esprito no estilo da Indstria Cultural no so tambm mercadorias, mas o so integralmente. (ADORNO, 1994)

Indstria Cultural, bom lembrarmos, no se trata de uma indstria de entretenimento, mas diz respeito "estandardizao" (ou padronizao) da prpria coisa, mas a apresentado-a como individual, contribuindo para o fortalecimento da ideologia na medida em que se desperta a iluso de que o que coisificado e mediatizado um

15

refgio de imediatismo e de vida, diz Adorno. Tambm no podemos tomar o termo Indstria Cultura de forma literal; o conceito da tcnica est ligado a distribuio e reproduo mecnica da arte, mas permanecendo externa ela. Ou seja, a Indstria Cultural no se ope arte, ela a somente usa para obter lucros. No Brasil a implementao da Indstria Cultural e da indstria fonogrfica deuse na esteira do desenvolvimento capitalista promovido pelo regime militar. Interessados em no apenas deter o poder de represso, mas tambm em desenvolver certas atividades, desde que submetidas razo de Estado, criase novas instituies e inicia-se um processo de gestao de uma poltica de cultura. criado, no perodo, Conselho Federal de Cultura, Instituto Nacional de Cinema, Embrafilme, Funarte, PrMemria, etc. Ou seja, o Estado brasileiro forneceu a infraestrutura para a implementao e desenvolvimento da indstria cultural no pas em nome da Segurana Nacional. Nesse momento
"O mercado torna-se, com as devidas aes governamentais do regime militar, a referncia ltima dos rumos da produo cultural no pas, de onde o consumo passa a ser a nica categoria para se medir a relevncia ou a importncia de um determinado produto cultural. A frmula simples: se vende bem porque bom, e se no vende porque no tem importncia nenhuma, uma vez que a implantao de uma indstria cultural modifica o padro de relacionamento com a cultura, doravante concebida apenas como um investimento comercial (FENERICK, 2007)

registrando a chamada MPB - Msica Popular Brasileira: Chico Buarque, Elis Regina, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethnia, Toquinho, Vincius de Moraes, Milton Nascimento e tantos outros mais. A indstria fonogrfica no Brasil atinge seu auge em meados dos anos de 1960 at final dos anos de 1970. Em 1980 as grandes gravadoras se reestruturariam para criar e alimentar as novas exigncias do mercado. Vanguarda Paulista Dentre os chamados movimentos da msica brasileira, a Vanguarda paulista sem dvida a mais esquecida. Lembram-se sempre da Bossa Nova, Tropiclia, da Jovem Guarda (a qual no passava de apenas um programa de televiso) e por ltimo do Mangue Bit. Poucos so os que se lembram dos msicos que se apresentavam, principalmente, no teatro Lira Paulistana, os quais foram chamados de Vanguarda Paulista - cujos principais representantes, para esse trabalho, so: Arrigo Barnab, Itamar Assumpo e os grupos Rumo, Premeditando o Breque (Prem) e Lngua de Trapo. bem verdade que eles no se consideravam enquanto movimento e que esse rtulo foi cunhado pela imprensa,
Assim, preciso salientar desde j que a expresso Vanguarda Paulista foi uma criao da imprensa de So Paulo no incio da dcada de 1980, muito possivelmente imbuda deste esprito vanguardista que vem acompanhando a cidade h algum tempo. (FENERICK, 2007)

A partir da que a indstria fonogrfica se expande no Brasil consagrando e

Diferente dos movimentos citados, a esttica das obras no se parecia entre si. Tambm no possuam um manifesto como teve a Tropiclia e o Mangue Bit. A proposta que se assemelhava era a de trazer elementos novos para msica popular. Sendo em

16

grande medida advindos do curso de msica da ECA USP (com exceo dos membros do Lngua de Trapo, na verdade estudantes de jornalismo da faculdade Csper Lbero e Itamar Assumpo, que no possua formao universitria), pretendiam inovar a msica popular com elementos de msica erudita, mas ainda com a proposta de ser msica popular. Como explicita Pedro Mouro do Grupo Rumo.
A nossa preocupao [dos integrantes do Rumo] era deliberada em procurar coisas diferenciadas, tanto que o nome do grupo no incio era Rumo de Msica Popular. No queramos repetir as frmulas criativas que estavam vindo. A idia era evoluir... Era uma idia clara de evoluo criativa. Estvamos influenciados pela idia de linha evolutiva da MPB... Quando fazamos algo que se parecia com alguma msica que j existia, ns no tocvamos. (OLIVEIRA, 2002)

independente apareceu como alternativa econmica estrutural, para quem desejasse produzir. No entanto, no trabalho dos msicos da Vanguarda Paulista possvel observar um carter de resistncia na produo. Eles no resolveram se lanar de forma independente em funo de no terem espao nas grandes gravadoras. Com certeza isso relevante e influenciou, mas importante salientar que eles no tinham espao nas grandes gravadoras por no aceitar se moldar conforme elas queriam. Dessa forma, sem espao para gravar, tambm no conseguiam espao para se apresentar, a no ser nos festivais universitrios e ou eventos produzidos de forma independente. Da o Teatro Lira Paulistana se mostrar como um centro aglutinador para esse movimento. O teatro Lira Paulistana Segundo Jos Adriano Fenerick,
So Paulo uma cidade vinculada com o novo. Desde, pelo menos, a Semana de 1922 a Capital dos paulistas vem se posicionando na vanguarda dos acontecimentos culturais do pas. Na perspectiva de alguns autores, a centralidade urbano-industrial de So Paulo em relao ao resto do Brasil, e a conseqente metropolizaocosmopolita, criou nesta cidade condies favorveis para diversas experimentaes. Assim, a cidade reivindica, para citar apenas as dcadas de 1950 e de 1960, o surgimento do Concretismo, do Tropicalismo (apesar de liderado por baianos, alguns dos acontecimentos mais marcantes desse movimento ocorreram em So Paulo), da vanguarda musical erudita (Msica Nova). Mais do que isso, a cidade, principalmente a partir da dcada de 1950, exala uma

Como j foi dito, o perodo que compreende o final dos anos 1970 e incio dos anos 1980 marcado como um perodo de grandes transformaes para o Brasil, sobretudo So Paulo, que havia se tornado h tempos o grande centro urbano do pas. Nesse momento a indstria fonogrfica passava por um processo de reestruturao (tinha se estruturado nas dcadas de 1960 e 1970), onde uma das principais medidas foi a reduo nos casts (quadro de artistas contratados) e nas novas contrataes. Produzir fora das grandes gravadoras representava antes de tudo, uma necessidade, nica alternativa restante para quem quisesse imprimir sua msica em um disco e no encontrava espao nas grandes gravadoras. Ou seja, a produo

17

espcie de culto renovao. (FENERICK, 2007)

Dois jovens Wilson Souto Jr.(o Gordo), msico e estudante de engenharia e Waldir Galeano, exadministrador de empresas captaram esse esprito da cidade e idealizaram e fundaram o Teatro Lira Paulistana.
Minha idia era capitalizar a exploso criativa dessa nova vanguarda, principalmente a musical, criando um espao para se produzir espetculos e idias, agindo na infra-estrutura. (Gordo, apud OLIVEIRA, 2002)

Administrao Regional de Pinheiros da Secretaria das Administraes Regionais do Municpio de So Paulo:


A regio de Pinheiros, que engloba os bairros de Pinheiros, Alto de Pinheiros, Vila Madalena, Vila Ida e Vila Beatriz, detm a maior produo cultural da cidade de So Paulo. (Flvio Dias apud OLIVEIRA, 2002)

Em um poro de uma loja antiga, na Rua Teodoro Sampaio, bairro de Pinheiros, foi fundado o teatro Lira Paulistana em 1979. O espao reduzido foi transformado em sala de espetculos, com instalaes precrias e espao para 200 desconfortveis lugares. O antroplogo Laerte Fernandes de Oliveira aponta algumas razes que permitiram o Lira Paulistana logo se tornar um espao concorrido para os artistas e para o pblico. Dentre elas, se destacam: a base de acordo para o aluguel do teatro (garantia de pagamento pelo locatrio de de sua lotao); os poucos espaos disponveis para apresentaes naquele perodo; o pequeno, mas fundamental aparato tcnico da casa; a liberao dos shows junto aos rgos competentes; o tipo de atrao e orientao musical da casa e a localizao do teatro (na divisa do bairro de Pinheiros e Vila Madalena), onde se concentrava uma enorme quantidade de msicos e artistas de outras reas e um pblico receptivo a novos trabalhos. Oliveira chama ateno para um depoimento veiculado na TV Cultura de Flvio Dias, que na dcada seguinte atuou como orientador cultural junto

A escolha do local de instalao do teatro foi determinada pela importncia que a regio tinha para a cultura paulistana e pela proximidade com a Praa Benedito Calixto, de forte referncia simblica para os diversos grupos que ali estabeleciam suas relaes de sociabilidade. Desde o incio dos anos 70 a praa era frequentada por jovens que se encontravam em bares e nos shows de rock. Esses atores sociais identificados com a contracultura estabeleceram uma sociabilidade alternativa na regio. E aps a fundao do Lira Paulistana a Praa se tornou extenso do teatro e foi se fortalecendo como um dos novos espaos, no sentido da vivncia cotidiana e da representativa produo cultural desse perodo. O Teatro Lira Paulistana tornou-se um local de troca e de sociabilidade. Oliveira aponta que na Praa Benedito Calixto alm dos eventos promovidos pelo Lira, comeou a funcionar diretrios de agremiaes de esquerda (PCB, PT), bares, local de ensaio para o Grupo Rumo e a Livraria Nen. A formulao do conceito de sociabilidade tem origem na noo de sociao de Simmel, entendida como a forma pela qual os indivduos se agrupam em unidades para satisfazer seus interesses. Da Simmel formula seu conceito de sociedade:
Por sociedade no entendo apenas o conjunto complexo de indivduos

18

e dos grupos unidos numa mesma unidade poltica. Vejo uma sociedade em toda parte onde os homens se encontram em reciprocidade de ao e constituem uma unidade permanente ou passageira. (SIMMEL, 1983)

cultural a qual podemos afirmar que foi uma forma ldica de sociao estabeleceram uma sociabilidade de modo a satisfazer seus interesses. A relao da Vanguarda Paulista com a cidade de So Paulo Filhos de So Paulo (exceto Arrigo Barnab que natural do Paran, mas solidificou sua carreira em So Paulo), esses msicos tm uma ligao profunda com a cidade de So Paulo. A capital paulista aparece de diversas formas nas canes dos msicos da Vanguarda Paulista. perfeitamente possvel conceber que em suas obras existe uma cidade que foi cantada e um canto que se fez na cidade, nos dois casos, notamos uma perspectiva prpria de So Paulo de se fazer msica. No entanto, esse ambiente paulistano que se nota em grande parte de suas canes no aparece da mesma forma para todos os membros da Vanguarda Paulista. O LP Diletantismo do Rumo, lanado em 1983 a princpio se chamaria Fundao da Cidade, mas o grupo achou que iria soar uma coisa de bajulao de So Paulo, e dessa forma resolveram mudar o ttulo (informao obtida no site do Rumo (http://www.gruporumo.com.br). Nesse LP do Rumo notam-se vrias canes que falam com ou sobre So Paulo. Vejamos a letra de uma cano desse LP, Ladeira da Memria, composta por Z Carlos Ribeiro:
Olha as pessoas descendo, descendo, descendo Descendo a Ladeira da Memria At o Vale do Anhangaba Quanta gente! Vagando pelas ruas sem profisso Namorando as vitrines da cidade Namorando e andando, andando e namorando O cu ficou cinza e de repente trovejou

Simmel percebe a sociedade como relao entre indivduos, por isso usa o conceito de sociao para designar a constante interao entre os sujeitos. O termo sociedade no nos traria uma melhor compreenso da sua concepo indivduo/sociedade. Para Simmel, a sociabilidade seria a forma ldica de sociao, sem propsitos objetivos, nem contedo, nem resultados exteriores. Sem dvida, o ldico um fator fundamental para os agrupamentos nessa regio. Devido proximidade da Cidade Universitria da Universidade de So Paulo - USP e da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo PUC, juntamente com os preos dos aluguis relativamente baratos no bairro de Pinheiros, a regio foi alvo de migrao de muitos jovens do meio universitrio. Esses juntamente com artistas, profissionais liberais, entre outros, criaram na dcada de 70 uma nova sociabilidade que foi se expandindo pela regio.
Pelas ruas j era comum encontrar eventos promovidos pelos sues novos habitantes. Conjuntos de msica se apresentavam em praas, artesos estendiam seus trabalhos pelas caladas, filmes eram projetados em grandes muros pelos cineastas e grupos de teatro de rua eram formados e intervinham no cotidiano do bairro e da cidade. (OLIVEIRA, 2002)

Podemos afirmar que o Teatro Lira Paulistana configurou-se um local onde pessoas encontravam-se com aes recprocas e atravs da produo

19

E a chuva vem caindo, caindo, caindo Prendendo as pessoas nas portas, nos bares Na beirada das caladas Quanta gente! Com ar aborrecido olhando pro cho Pro reflexo dos edifcios e dos carros Nas poas dgua E pros pingos, pingando, pingando, pingando Olha as pessoas felizes, felizes, felizes Felizes porque a chuva que caa agora h pouco Essa chuva que caa agora pouco j passou.

possvel observar nessa cano o cotidiano do paulistano, ainda que banal, em um dia de chuva no vale do Anhangaba. Porm para analisarmos uma cano do Rumo temos de ir alm da letra, pois a dialtica entre letra e msica na obra desse grupo constante. Recorreremos brilhante anlise de Fenerick:
Tal como gravada no LP, a cano comea com um falso comeo um soluo -, seguido imediatamente por uma pulsao rtmica feita por um violo e a voz de Paulo Tatit cantando os versos iniciais, que passa a impresso de passos fortes e destacados descendo a ladeira at o vale do Anhangaba. A partir desse momento, o ritmo se suaviza, como se a descida tivesse terminada, e a msica ento (por meio de uma pequena modulao) se esparrama como a multido que se dispersa, annima, desinteressada, apenas namorando andando, andando namorando. Em seguida, entra o violo de 12 cordas de Akira Ueno, dando mais corpo ao som, tornando o clima mais carregado, mais denso, e um instrumento de percusso (um

cco), tocado por Pedro Mouro, marca sutilmente um outro ritmo, algo que vem junto com a imagem criada na letra: o cu ficou cinza e de repente trovejou e a chuva vem caindo, caindo, caindo. Toda essa seqncia repetida na voz de N Ozzetti e aos poucos vo entrando os demais instrumentos: xilofone, afoch, bateria, tringulo para construir sutilmente, delicadamente, uma ressonncia musical das cenas evocadas pela letra. Assim, quase ao fim da cano, essa ressonncia imediatamente reportada a um grupo, a uma multido-massa; mas que se pronuncia, cadencia, marca presena, no por Eus completos, mas pelos mesmos pedaos repetidos de muitos seres. Essa cano do Rumo fala o tempo todo, por meio dos sons e da letra, da multido, do centro de So Paulo. (FENERICK, 2007)

Essa cano do Grupo Rumo elaborada como se fosse colagem com recortes, de fragmentos que vo sendo encaixados para formar uma imagem de um cotidiano de So Paulo que se liga memria coletiva da cidade por se tratar, exatamente, de uma experincia cotidiana. Na letra dessa cano constante a observao das pessoas pela cidade. A admirao demonstrada na expresso Quanta gente! no gratuita, So Paulo uma das maiores e mais populosa cidade do mundo. Faz parte do cenrio da cidade pessoas vagando pela rua, a questo do desemprego, os problemas de enchentes e alagamentos trazidos pela chuva que fazem com que as pessoas se aborream por ter que parar por um tempo e olhar para a paisagem urbana formada por edifcios e carros. Parar em So Paulo quase ofensa, devido ao ritmo frentico da cidade, por isso as pessoas ficam felizes quando a chuva passa e podem retornar s suas atividades.

20

Arrigo Barnab elabora suas msicas pensando no indivduo e a partir desse, cria personagens que refletem a cidade, como uma espcie de trilha sonora, a qual efetuada pelo deslocamento das personagens atravs dos fluxos semiticos. Arrigo nas suas canes mostra o ritmo do deslocamento de So Paulo, onde a noo de espao tem se transformado em noo de tempo (15 Km, 30 quarteires etc. So pensados em 20 minutos, 1 hora etc.). Fenerick aponta que as canes de Arrigo enfatizam a crueza da grande metrpole e a partir disso Arrigo cria personagens como a Clara Crocodilo, um monstro marginal, um anti-heri, produto de um experimento de um laboratrio Multinacional, a qual antes era Durango, um office-boy que trabalhava a semana inteira, mas no sbado ele estava duro e apenas queria reconquistar o amor da sua antiga namoradinha, Perptua - que havia se transformado em uma chacrete de televiso. Transmutar-se em um monstro, ainda que por acidente foi o meio encontrado por Durango para obter dinheiro, para ento tentar reconquistar Perptua. Ou seja, a luta por um meio de sobrevivncia em uma sociedade cada vez mais pautada pelo poder do dinheiro.
A partir desses seus monstros, surgir a perspectiva da cidade decadente. A cidade na perspectiva do marginal, que Arrigo to bem soube construir. E ser a partir deste ponto de vista que, tanto ele como os outros msicos da Vanguarda Paulista, travaro um dilogo com a imagem historicamente construda da cidade de So Paulo. Assim, a So Paulo que emerge de suas canes, ao contrrio da memria edificante da cidade que no pode parar, construda ao longo de dcadas anteriores, uma cidade sombria,

triste, decadente e (FENERICK, 2007)

reificada.

Para encerrar essa parte, onde demonstramos a influncia da cidade para constituio da Vanguarda Paulista e como ela se mostra presente na esttica e nos contedos das obras dos artistas mostraremos agora apenas mais um exemplo (dentre tantos que poderamos mostrar tambm nas canes de Itamar Assumpo e seu personagem Bebelu e do grupo Lngua de Trapo com sua crtica em tom de stira). Mostraremos uma cano emblemtica do grupo Premeditando o Breque (Prem) chamada So Paulo, So Paulo
Construda musicalmente a partir de variaes de New York, New York, que sugere um certo glamour, So Paulo, So Paulo, logo no primeiro verso transporta o ouvinte para a dura realidade da capital paulista, da qual no se consegue sair. Assim, a letra funciona como um comentrio desmistificador daquilo que estamos ouvindo, ou seja, do glamour proporcionado pela citao instrumental de New York, New York. (FENERICK, 2007)

Observemos a letra:
sempre lindo andar na cidade de So Paulo, de So Paulo O clima engana, a vida grana em So Paulo A japonesa loura, a nordestina moura de So Paulo Gatinhas punks, um jeito yankee de So Paulo, de So Paulo Ah! Na grande cidade me realizar Morando num BNH. Na periferia a fbrica escurece o dia. No v se incomodar com a fauna urbana de So Paulo, de So Paulo

21

Pardais, baratas, ratos na Rota de So Paulo E pra voc criana muita diverso em So Paulo So Paulo lio Tomar um banho no Tiet ou ver TV. Chora Menino, Freguesia do , Carandiru, Mandaqui, ali Vila Snia, Vila Ema, Vila Alpina, Vila Carro, Morumbi Pari, Butant, Utinga, M'Boi Mirim, Brs, Brs, Belm Bom Retiro, Barra Funda, Ermelino Matarazzo Mooca, Penha, Lapa, S, Jabaquara, Pirituba, Tucuruvi, Tatuap Pra quebrar a rotina num fim de semana em So Paulo Lavar um carro comendo um churro bom pra burro Um ponto de partida pra subir na vida em So Paulo, em So Paulo Terrao Itlia, Jaragu, Viaduto do Ch. Ah! Na grande cidade me realizar morando num BNH Na periferia a fbrica escurece o dia Na periferia a fbrica escurece o dia

acaba em um conjunto habitacional na periferia, pois subir na vida em So Paulo mais difcil do que pensam e o que sobra para as crianas poluio e ver televiso, pois a rua perigosa. Consideraes finais A pluralidade e a diversidade se mostram marcas caractersticas e indelveis da cidade. So muitos traos, cores, sons, sabores, sotaques, letras, ritmos, temperaturas, enfim, a cidade o palco principal da vida moderna. Levando em conta essa diversidade possvel pensar a cidade enquanto como uma categoria antropolgica, ou seja, um modo de ser, considerando a cidade como totalidade. Tambm possvel pensar a cidade como uma varivel explicativa dos fenmenos que a abriga, no sentido que somente com o cenrio , os elementos e o ritmo urbano de So Paulo seria poderia nascer um movimento artstico com caractersticas aqui mostradas: polissmicas e polifnicas, com influncias acadmicas e eruditas que pensava em um carter evolutivo de msica assim como o desenvolvimento da cidade; e que tambm pensava e dialogava com o popular, com os personagens da cidade, seu cotidiano e suas formas de sobrevivncia Simmel aponta que uma nova forma de cultura, marcada por papis seccionados, predominantemente de contatos superficiais, isolamento, superficialidade, anonimato, relaes sociais transitrias e com fins instrumentais, inexistncia de um controle social direto, diversidade e fugacidade dos envolvimentos sociais, afrouxamento nos laos de famlia e competio individualista consequncia do estabelecimento das cidades. Essa nova forma de cultura foi muito bem percebida pela Vanguarda Paulista, uma vez que ela prpria pode

Como apontou Jos Adriano Fenerick, a letra da msica desmistifica, atravs da ironia, a imagem de glamour criada sobre So Paulo. No to lindo assim andar em uma cidade onde o clima instvel e o capitalismo mostra sua face sem mscaras. satirizada tambm a diversidade de etnias quando aponta a existncia de uma japonesa loura ou uma nordestina moura em So Paulo. Ainda tece uma crtica influncia sofrida por outros pases, sobretudo dos Estados Unidos, no jeito dos jovens em So Paulo. A letra da cano mostra que o sonho de realizao e de propriedade que muitos acreditam consumar em So Paulo

22

ser vista como um reflexo e desdobramento desta. Tambm podemos observar como a Vanguarda Paulista relatou essa nova forma de cultura, consequncia do estabelecimento e desenvolvimento da cidade, em sua obra explicitando atravs da dialtica entre a esttica da sua forma e contedo. Tentei mostrar aqui como todas essas nuances influenciaram e se refletiram na obra artstica do movimento chamado Vanguarda Paulista. Como a cidade, o espao a ocupao e interao deles e neles marcou essa obra e como os artistas enxergavam e retratavam essa influncia que fez parte, ou melhor, esteve e est impregnada no DNA artstico de cada um.

ADORNO, Theodor. A Indstria Cultural. In: CONH, Gabriel (Org.). Adorno. So Paulo: tica, 1994, p.93-99. (Coleo Grandes Cientistas Sociais) ADORNO, T. W. O fetichismo na msica e a regresso da audio, in: Os Pensadores. SP: Nova Cultural,1989 BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade tcnica. in: Obras Escolhidas, vol. I. 3 ed. SP: Brasiliense, 1987 FAUSTO, Boris. Histria Concisa do Brasil. So Paulo: EDUSP/Imprensa Oficial, 2001. Cap. 6. FENERICK, Jos Adriano. Faanha s prprias custas: a produo musical da vanguarda paulista (1979-2000). So Paulo: Annablumme; FAPESP, 2007 LAMOUNIER, Bolvar. Apontamentos sobre a questo democrtica brasileira. In: ROUQUI, Alain (org.). Como nascem as democracias. So Paulo: Editora Brasiliense, 1985. OLIVEIRA, Laerte F. de Em um poro em So Paulo. O Lira Paulistana e a produo alternativa. SP: Annablume/Fapesp, 2002 RDIGER, Francisco. Comunicao e teoria crtica da Sociedade. Porto Alegre: Edipucrs, 2002 SANTOS, Wanderley Guilherme dos. A psrevoluo brasileira. In: JAGUARIBE, Hlio [et al.] Brasil, sociedade democrtica. Rio de Janeiro: Jos Olympio Editora, 1985. SIMMEL, Georg. A Metrpole e a Vida Mental. In: VELHO, Otvio G. (org.). O Fenmeno Urbano. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1987 SIMMEL, Georg. Simmel e a Modernidade / Georg Simmel, Jess Souza e Berthold Oelze (org.); Jess Souza ... (et. al.) Braslia: Editora Universidade de Braslia, 1998 SIMMEL, Georg Simmel: Sociologia / organizador Evaristo de Moraes Filho: traduo de Carlos Alberto Pavanelli...et. al.- So Paulo: tica, 1983 TOLEDO, H. M. S. Produo Independente de Msica. 1971-2001. Dissertao (Mestrado) Programa de Ps-Graduao em Sociologia Faculdade de Cincias e Letras, UNESP, Araraquara, 2005.

Referncias Sites da Vanguarda Paulista www.gruporumo.com.br www.preme.com.br www.wandi.com.br www.linguadetrapo.com.br/ Discografia utilizada (LPs, compactos e CDs): Grupo Rumo: Diletantismo. LP, Lira Paulistana, 1983 Arrigo Barnab: Clara Crocodilo. Reedio em CD, Thanx God Records, 2000 Itamar Assumpo: Belelu, Lelu, Eu Itamar Assumpo e Banda Isca de Polcia. Reedio em CD, Baratos Afins, s/d. Premeditando o Breque (Prem): Quase Lindo. Reedio em CD, Devil Discos, 2001

ADORNO, T. W. & HORKHEIMER, M. Dialtica do Esclarecimento. Trad. G. A. de Almeida, 2 ed. RJ: Zahar, 1985

23

You might also like