You are on page 1of 10

IFSP INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE SO PAULO

BRBARA SANTANA SANDER

EDUCAO: diversas concepes postas em debate

Guarulhos 2013

IFSP INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE SO PAULO

BRBARA SANTANA SANDER

EDUCAO: diversas concepes postas em debate

Trabalho acadmico de final de semestre apresentado ao Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de So Paulo como exigncia parcial para aprovao na matria Filosofia da Educao.

Guarulhos 2013

Cada um educa cada um a cada instante (Ernst Krieck)

SUMRIO

INTRODUO ......................................................................................... pg. 04 DIFERENTES CONCEPES DE EDUCAO .................................... pg. 05 REFERNCIAS ....................................................................................... pg. 09

Pgina |4

INTRODUO

Comumente descrevemos a educao como apenas a educao formal. Porm, esta se inicia antes mesmo de qualquer pensamento e racionalizao sobre sua definio. Educao est intimamente ligada cultura. O primeiro nvel de educao aquela onde aprendemos a nos comportar em determinado ambiente o que difere com a cultura de cada lugar. Educao tambm tem tudo a ver com autoridade, uma vez que pela autoridade desempenhada em primeiro mbito pelos pais que se d a educao. Discusses e conversas outro tipo de educao, uma vez que ao argumentarmos e expormos opinio estamos impregnados de cultura em nossos discursos. Portanto, percebamos que educao est longe de ser sinnimo de escola, e diminu-la a to pouco , no mnimo, injusto. Estudar educao tambm estudar cultura e comportamento humano. Este trabalho inicia-se sem muitas expectativas em aprofundar conceitos e teorias, mas sim expor diferentes ideias e, talvez, concluir como a multiplicidade de ideias na verdade nos leva a uma nica concluso.

Pgina |5

DIFERENTES CONCEPES DE EDUCAO

Reboul dizia que raramente se emprega a palavra educao sem lhe limitar imediatamente o sentido.
Pensa-se no ensino, como se a educao no fosse tanto fsica, esttica, moral, afetiva, como tcnica e intelectual. Pensa-se na criana, mas no esto os adultos, tambm eles a educar-se sem cessar, mesmo que no seja seno pela experincia da vida: Como dizia Plato, so necessrios cinquenta anos para fazer um homem. Digamos, pois, que necessrio utilizar o termo educao no sentido total. Mutil-lo mutilar o homem. (REBOUL, 1971)

Educao, muito mais do que no meio formal, toda e qualquer ao que passe conhecimento e cultura para o outro. Desde que nascemos estamos sendo instrudos, segundo a cultura de onde vivemos, a como viver em sociedade. Somos ensinados o que considerado certo e errado. Antigamente, era no ambiente domstico que se aprendia at mesmo uma profisso. Porm, com isso, normalmente os homens tinham a mesma profisso do pai, e a mulher aprendia com a me a cuidar da casa. Foi da necessidade de se dividir as tarefas entre os homens da comunidade que surgiram as primeiras escolas ou ideias de. Falando rapidamente sobre conceitos da histria grega da educao, percebemos que os primeiros professores foram os intelectuais escravos de guerra (ARANHA, 1989). O que primeiro se ensinava era msica, retrica, e cuidados com o corpo pois era o que a Grcia necessitava no momento. Hoje a viso de educao, segundo Reboul, o adestramento do homem ou produo de diplomados. Por que isso? Porque cada vez mais se necessita de mo de obra especializada. E para tais empregos no basta o indivduo saber o servio, mas precisa provar que sabe. Assim, h cada vez mais h diplomao em massa, apesar de um baixo nvel do que passado. Reboul tambm divide o verbo educar em trs principais sinnimos. Criar a primeira educao, a espontnea, do lar. Ensinar a educao institucional, a escola. E por fim formar preparar o indivduo para o meio. Apesar de se apresentarem como sinnimos, criar, ensinar e formar so excludentes entre si. Embora se aprenda a mesma coisa nos trs casos, jamais de aprende da mesma maneira. (REBOUL, 2000).

Pgina |6

Brando apresenta como exemplo do que Reboul chamaria de criar, as crianas indgenas.
Nas aldeias dos grupos tribais mais simples, toda a relao entre a criana e a natureza, guiadas de mais longe ou mais perto pela presena de adultos conhecedores, so situaes de aprendizagem. A criana v, entende, imita e aprende a sabedoria que existe no prprio gesto de fazer a coisa. (BRANDO, 2002)

mile Durkhein explica essa difuso de mestres da seguinte maneira:


Sob o regime tribal, a caracterstica essencial da educao reside no fato de ser difusa e administrada indistintamente por todos os elementos do cl. No h mestres determinados, nem inspetores especiais para a formao da juventude: esses papis so desempenhados por todos os ancios e pelo conjunto das geraes anteriores. (DURKHEIN apud BRANDO, 2002)

Para

compreendermos

educao,

Callegaro

inicia

conceituando

autoridade como os romanos a concebiam. Para eles, autoridade, em latim, auctoritas, significava a obrigatoriedade que cada nova gerao tinha diante de si e do mundo em dar continuidade ao que os antepassados iniciaram. (CALLEGARO, 2009). Assim, o autor define o papel da educao: [...] a partir das reflexes de Arendt que a educao deve justamente preparar cada nova gerao, ainda em sua infncia, a assumir a responsabilidade que seus pais, avs e bisavs (as geraes passadas) tiveram de assumir antes dela. (CALLEGARO, 2009). O jovem dito por educado, nesta concepo de educao, tem de conhecer o seu passado, saber o motivo de cada atitude. Tem de respeitar os mais velhos, identificar a importncia deles em sua construo como homem. A criana v os maiores como mestres, exemplos e imita-os para seu futuro. Porm, segundo Arendt, o homem moderno no discute, no passa sua vivncia para os prprios filhos. Ele se exime de tal empreitada. (ARENDT apud CALLEGARO, 2009). Os pais acham mais fcil pagar algum que indique aos filhos como crescer do que eles mesmos passarem suas vivncias. muito comum hoje em dia a criana ter uma bab desde pequena, uma vez que seus pais pouco a veem. Ser que os pais se preocupam com os valores da empregada ao contrat-la? Depois do primeiro sinnimo, mais pessoal, Reboul prope o ensinar, que seria um mbito formal. Cada vez mais os pais passam a funo de criar para a escola. O professor pode ser um exemplo para a criana, mas no deve ser o nico. Professor no pai. Mesmo aquela tia do infantil no deve suprir

Pgina |7

todas as necessidades da criana, tais como afetivas e emocionais. O carter da criana formado desde que se nasce, qui at mesmo geneticamente; a escola no tem obrigao em socializar a criana. Com isso, nos vem a pergunta: de onde surgiu tal problema? Talvez se derive do que Hannah Arendt chama de crise no espao poltico1, que gerou a crise da educao. A modernidade fez com que espao pblico e privado no tivessem mais diferenciao. Vida pblica deixa de ser discusso, e passa a ser trabalho e labor2. Hannah explica a crise na educao dizendo:
[Por essa crise do] espao pblico e, consequentemente, da autoridade, que os adultos, (e isto inclui os educadores), no querem mais exercer o seu papel de instruir as crianas e jovens acerca do mundo, e da responsabilidade que as palavras e aes humanas assumem nele. Neste sentido, a autoridade foi recusada pelos adultos, e isso somente pode significar uma coisa: que os adultos se recusam a assumir a responsabilidade pelo mundo ao qual trouxeram as crianas. Portanto, a qualificao do professor consiste em conhecer o mundo e ser capaz de instruir os outros acerca dele. A autoridade do educador se assenta assim na responsabilidade que ele assume por este mundo de sorte que qualquer pessoa que se recuse assumir a responsabilidade coletiva pelo mundo, no deveria ter crianas, e melhor seria proibi-la de tomar parte em sua educao. (ARENDT apud CALLEGARO, 2009).

O professor deve ser aquele preparado a sanar dvidas e passar teoria, mas tambm aquele que ensina por exemplos, metforas e conhecimentos especficos. O professor deve ser aquele capaz de confiar no mundo o suficiente para querer melhor-lo. A escola a mediadora do mundo para o aluno e do aluno para o mundo. A surge uma contradio: se se educar pela criana, esta pode no se adaptar ao meio. Se se educar para a sociedade pode-se criar alienados e inseguros de si mesmos. Para Reboul, a finalidade da educao tornar a criana um homem, isto , um ser capaz de compartilhar e comunicar com as obras e as pessoas humanas (REBOUL, 2000). O autor ainda define educao como:
A educao o conjunto dos processos e dos procedimentos que permitem a qualquer criana aceder progressivamente cultura, pois o acesso cultura o que distingue o homem ao animal. (REBOUL, 2000)

Segundo Arendt, o homem foi corrompido pelo nazismo e perdeu suas concepes de autoridade e disciplina. 2 Segundo Arendt, labor visava confeco do que necessrio subsistncia e manuteno da vida, enquanto trabalho apontava construo do que belo e til.

Pgina |8

Portanto, educar em seus vrios mbitos preparar para ser. Ningum nunca est pronto totalmente, e sempre capaz de aprender com cada pessoa que passa pela vida. Ao comunicar conhecimento, somos capazes de captar novas propostas e concepes. Tolo seramos se achssemos um dia que terminamos nossa instruo.

Pgina |9

REFERNCIAS

ARANHA, Maria Lcia de Arruda. Histria da Educao. So Paulo: Moderna, 1989. BRANDO, Carlos Rodrigues. O que educao. So Paulo: Brasiliense, Coleo Primeiros Passos, 28 ed., 1993. CALLEGARO, Ronaldo. Reflexes sobre a Educao no Pensamento de Hannah Arendt. Filogenese - UNESP, Marlia, v. 2, n. 2, 2009, p. 88-100. REBOUL, Olivier. A filosofia da educao. So Paulo: 70, 2000. REBOUL, Olivier. O que educar? La Philosophie de lducation, Paris: Puf, 1971, p. 11-32.

You might also like