You are on page 1of 6

Matriz Curricular: Currculo Bsico Comum (CBC) e Currculo Complementar (CC) EF Rede Estadual de Ensino - MG

EIXO TEMTICO: Recepo e produo de textos orais e escritos de gneros textuais variados em Lngua Estrangeira. TEMA 1: Compreenso escrita (leitura)
Tpicos
Tpico 1: Compreenso das condies de produo do texto escrito de gneros textuais diferentes.

Habilidades
1.1. Identificar (fazendo uso de skimming) o tema geral do texto e estabelecer alguns aspectos de suas condies de produo (o gnero a que pertence, funo sciocomunicativa, finalidade, suporte, autor, data e local de publicao). 1.2. Estabelecer relaes entre gnero (finalidade do texto, pblico-alvo etc.) e os recursos lingsticos e no-lingsticos (salincias grficas) utilizados pelo autor. 1.3. Integrar informao verbal e no-verbal na compreenso global do texto escrito de vrios gneros.

Tpico 2: Localizao de informao especfica no texto escrito de gneros textuais diferentes.

2.1. Localizar informao especfica (scanning), de acordo com os objetivos de leitura dos vrios gneros textuais. 2.2. Identificar as partes principais do texto, o assunto geral de cada pargrafo e as articulaes de sentido entre eles. 2.3. Identificar e/ou localizar as caractersticas bsicas de cada gnero textual, tendo em vista a compreenso global do texto. 2.4. Identificar e/ou localizar caractersticas lexicais e sintticas de alguns dos tipos textuais (injunes, descries, narraes), tendo em vista a compreenso global do texto. 2.5. Identificar e/ou localizar caractersticas lexicais e sintticas de algumas das articulaes textuais (enumerao, seqncia), tendo em vista a compreenso global do texto.

Tpico 3: Coerncia e coeso no processamento do texto escrito de gneros diferentes. Tpico 4 Coerncia e construo de inferncias no processamento do texto escrito de gneros diferentes.

3.1. Estabelecer relaes entre termos, expresses e idias que tenham o mesmo referente, de modo a construir os elos coesivos (lexicais e gramaticais) em gneros textuais diferentes. 4.1. Inferir o significado de palavras e expresses desconhecidas com base na temtica do texto, no uso do contexto e no conhecimento adquirido de regras gramaticais (flexes, posies das palavras nas frases, tempos verbais, preposies de tempo e lugar, advrbios de tempo, modo e lugar). 4.2. Construir as relaes explcitas e/ou inferir sentido em textos de gneros textuais diferentes. 4.3. Inferir sentido a partir das caractersticas lexicais e sintticas prprias de alguns dos tipos textuais

(injunes, descries, narraes) em gneros textuais diferentes. 4.4. Inferir sentidos no processo de interao leitortexto, tendo por base os trs tipos de conhecimento (o prvio ou enciclopdico, o textual e o lxico-sistmico), em gneros textuais diferentes.

TEMA 2: Produo escrita


Tpicos
Tpico 5: Produo textual, contexto e circulao do texto escrito de vrios gneros textuais. Tpico 6 Produo de elos coesivos lexicais e gramaticais do texto escrito de vrios gneros. Tpico 7: Produo de textos com seqncias lingsticas narrativas em textos de vrios gneros. Tpico 8: Produo de textos com seqncias lingsticas descritivas em textos de vrios gneros. Tpico 9: Produo de textos com seqncias lingsticas injuntivas em textos de vrios gneros. Tpico 10 Ordenao de pargrafos em gneros textuais diferentes. Tpico I (complementar) Produo de textos com articulaes textuais diferentes em gneros textuais variados.

Habilidades
5.1. Produzir textos coesos e coerentes, ao longo do processo cclico de planejar, revisar, produzir e editar, tendo em vista as condies de produo sob as quais se est escrevendo. 6.1. Fazer uso, nos textos produzidos, de recursos coesivos gramaticais e lexicais, como, por exemplo, os pronomes, as conjunes, os hipernimos, os sinnimos e os antnimos. 7.1. Avaliar e/ou redigir textos com seqncias narrativas, considerando as condies de produo e circulao. 8.1. Avaliar e/ou redigir textos com seqncias descritivas, considerando as condies de produo e circulao. 9.1. Avaliar e/ou redigir textos com seqncias injuntivas, considerando as condies de produo e circulao. 10.1. Ordenar pargrafos, de modo a reconstruir a seqncia dos textos originais. I.I. Identificar e/ou produzir articulaes textuais na forma de seqncia de eventos em gneros diversos. I.II. Identificar e/ou produzir articulaes textuais na forma de enumerao de passos ou estgios em gneros diversos. II.I. Fazer uso, nos textos produzidos, de aspectos gramaticais para construir os efeitos de sentido pretendidos em textos de diferentes gneros. III.I. Produzir efeitos de sentido pretendidos pelo uso de notaes como travesso, aspas, itlico, negrito, letras maisculas, dois pontos e reticncias em textos de diferentes gneros.

Tpico II (complementar) Aspectos gramaticais e efeitos de sentido diferentes no texto escrito de diferentes gneros. Tpico III (complementar) Uso de notaes para produo de efeitos de sentido diferentes no texto escrito de diferentes gneros.

TEMA 3: Compreenso oral (escuta)


Tpicos
Tpico 11: Compreenso das condies de produo do texto oral de vrios gneros textuais.

Habilidades
11.1. Identificar a funo scio-comunicativa e o gnero textual, o local onde se passa o evento comunicativo e os falantes envolvidos. 11.2. Identificar informao especfica (nomes dos falantes envolvidos, nmeros - de telefone, idades, percentagens, temperaturas, condies do tempo etc.).

Tpico 12 Compreenso das marcas do discurso oral no processo de recepo de textos de vrios gneros. Tpico 13: Percepo dos sons de consoantes, vogais e ditongos.

12.1. Perceber as marcas do discurso oral (hesitaes, indicadores de interrupo e de mudana de turnos, coloquialismo, contraes de itens lexicais e gramaticais etc.). 13.1. Perceber diferenas nos sons emitidos (contrastes entre pares mnimos, assim como nos diferentes sons para vogais, ditongos e consoantes). 14.1. Inferir sentido a partir do uso de conhecimento prvio e de relaes contextuais. 14.2. Inferir o efeito de sentido pretendido pelo uso de expresses de ironia, raiva, humor, sarcasmo etc. 14.3. Inferir significados com base em marcas sonoras sinalizadoras de sentido (ritmo, tonicidade, entonao etc.). IV.I. Identificar traos de formalidade e informalidade em textos orais de gneros diferentes.

Tpico 14: Construo de inferncias no processo de recepo de textos de vrios gneros.

Tpico IV (complementar) Formalidade e informalidade no discurso oral no processo de recepo de textos de vrios gneros. Tpico V (complementar) Polidez no discurso oral no processo de recepo de textos de vrios gneros.

V.I. Identificar e/ou produzir formas adequadas com relao polidez para interaes orais do cotidiano.

TEMA 4: Produo oral


Tpicos
Tpico 15: Uso das funes scio-comunicativas em vrios gneros textuais do discurso oral.

Habilidades
15.1. Interagir por meio da lngua estrangeira para cumprimentar; fazer e responder a uma apresentao; despedir-se; elogiar; convidar; recusar e aceitar convites; assim como para a comunicao oral na sala de aula (pedidos de esclarecimentos, pedidos de licena para entrar e sair da sala, pedidos de desculpas e agradecimentos, emprstimos de materiais). 15.2. Interagir por meio da lngua estrangeira para atender porta; implorar por alguma coisa; recusar uma oferta ou um convite; oferecer ajuda; consolar algum; avisar, advertir, notificar; responder a uma apresentao; reclamar; dar opinies. 15.3. Interagir por meio da lngua estrangeira para pedir informaes de direes; expressar condolncias; atender ao telefone; expressar satisfao e/ou insatisfao; dar os parabns; expressar dor; expressar medo. 15.4. Interagir por meio da lngua estrangeira para conseguir a ateno de algum; expressar ignorncia; estimular ou encorajar; acusar; dar boas-vindas; indagar sobre sade; pedir permisso para falar; repreender; expressar desapontamento; expressar afeio; acalmar algum.

Tpico 16 Produo de textos de diferentes de gneros textuais do discurso oral. Tpico 17 Produo de sons diferentes para o -ed. Tpico 18 Produo de sons diferentes para o -s. Tpico 19 Produo de marcas do discurso oral no processo de produo de textos de vrios gneros.

16.1. Usar a lngua estrangeira nas interaes propostas para as situaes de aprendizagem nas atividades de faz de conta (role play), fazendo uso de gneros do discurso oral. 17.1. Identificar e/ou produzir as diferentes pronncias para o ed em verbos e adjetivos. 18.1. Identificar e/ou produzir as diferentes pronncias para o s em verbos na terceira pessoa do singular, no plural dos substantivos e no caso possessivo. 19.1. Identificar e/ou fazer uso de palavras e expresses prprias da linguagem oral (hesitaes, sinais de interrupo, coloquialismos, contraes, sinais de incio e fim da fala etc.) e de marcas de colaborao do ouvinte (fillers) no processo da interao oral. VI.I. Fazer uso de traos de formalidade e informalidade em textos orais de gneros diferentes.

Tpico VI (complementar) Formalidade e informalidade no discurso oral no processo de produo de textos de vrios gneros. Tpico VII (complementar) Polidez no discurso oral no processo de produo de textos de

VII.I. Fazer uso das regras de polidez nas interrupes e nas trocas de turno.

vrios gneros.

TEMA 5: Conhecimento lxico-sistmico


Tpicos
Tpico 20 Funes scio-comunicativas dos vrios tipos de presente (simples, contnuo, perfeito) em textos de diferentes gneros.

Habilidades
20.1. Fazer uso adequado do presente simples e do presente contnuo no processo de recepo /produo do texto oral e escrito. 20.2. Fazer uso adequado do presente perfeito no processo de recepo /produo do texto oral e escrito. 21.1. Fazer uso adequado do passado simples e do passado contnuo no processo de recepo /produo do texto oral e escrito. 21.2. Fazer uso adequado do passado perfeito no processo de recepo /produo do texto oral e escrito. 22.1. Fazer uso adequado do futuro simples, do futuro com going to no processo de recepo /produo do texto oral e escrito. 22.2. Fazer uso adequado de expresses no futuro que indicam sugestes e convites.

Tpico 21 Funes scio-comunicativas dos vrios tipos de passado (simples, contnuo, perfeito) em textos de diferentes gneros.

Tpico 22 Funes scio-comunicativas dos vrios tipos de futuro em textos de diferentes gneros.

Tpico 23 Funes scio-comunicativas do imperativo em textos de diferentes gneros. Tpico 24 Funes scio-comunicativas dos marcadores do discurso em textos de diferentes gneros. Tpico 25 Funes scio-comunicativas de numerais e valores em textos de diferentes gneros. Tpico 26 Funes scio-comunicativas dos modais em textos de diferentes gneros. Tpico 27 (complementar) Funes scio-comunicativas das preposies em textos de diferentes gneros. Tpico 28 Funes scio-comunicativas das

23.1. Reconhecer e/ou produzir as funes comunicativas do imperativo, assim como os efeitos de sentido que ajudam a construir nos vrios gneros textuais, principalmente nas seqncias injuntivas. 24.1. Identificar e/ou fazer uso adequado dos marcadores do discurso (palavras de ligao) e das relaes semnticas que ajudam a estabelecer. 25.1. Reconhecer e/ou produzir a forma escrita de valores, numerais cardinais e ordinais, datas e nmeros de telefone.

26.1. Fazer uso adequado dos modais no processo de recepo/produo do texto oral e escrito.

27.1. Fazer uso adequado das preposies no processo de recepo/produo do texto oral e escrito.

28.1. Fazer uso adequado wh-words (when, why, where etc.) no processo de recepo/produo do texto

wh-words. Tpico 29 Funes scio-comunicativas dos advrbios. Tpico 30 Funes scio-comunicativas dos graus dos adjetivos. Tpico 31 Plural de substantivos. Tpico 32 Ordem de palavras. Tpico 33 Formao de palavras. Tpico 34 Agrupamento de palavras.

oral e escrito. 29.1 Fazer uso adequado dos advrbios no processo de recepo/produo do texto oral e escrito. 30.1. Fazer uso adequado dos graus dos adjetivos no processo de recepo/produo do texto oral e escrito. 31.1 Fazer uso adequado do plural dos substantivos no processo de recepo/produo do texto oral e escrito. 32.1. Fazer uso adequado da ordem de palavras no processo de recepo/produo do texto oral e escrito. 33.1. Formar novas palavras pelo acrscimo de prefixos e sufixos. 34.1 Formar pares de sinnimos, de antnimos e de palavras relacionadas. 34.2 Formar conjuntos lexicais com itens do mesmo campo semntico.

You might also like