You are on page 1of 8

Projeto de Colunas Empacotadas

As Colunas Empacotadas so usadas com maior freqncia, para remover os contaminantes de um fluxo de gs (por absoro, operao em que a transferncia de massa ocorre da fase gasosa para a fase lquida). Porm, elas tambm so aplicadas na remoo de componentes volteis de um fluxo lquido, por contato com um gs inerte que escoa em contra-corrente (por desoro, ou seja, a operao inversa da anterior, onde a transferncia de matria da fase lquida para a gasosa). Alm disso as "Torres de Recheio", como tambm so chamadas, tambm so utilizadas na destilao, operao na qual a separao particularmente difcil, devido a proximidade dos pontos de ebulio dos componentes da mistura.

O projeto de uma coluna, recheada aleatoriamente, uma mistura sutil de arte e cincia. Na discusso geral destas aplicaes, ns enfocaremos a ateno na operao de adsoro (ver diagrama abaixo). Porm, os mtodos de projeto so semelhantes para quaisquer dos casos. Dados de equilbrio O primeiro passo no projeto de uma torre empacotada mais cincia que arte. Os dados de equilbrio entre o contaminante e o solvente (ou os componentes da destilao), so necessrios para a anlise. Se voc no dispe de dados tabulados para seu sistema, e a quantidade total de contaminante pequena (como normalmente ocorrer), a Lei de Raoult pode ser usada para calcular os dados de equilbrio em aplicaes de adsoro ou desoro (stripping). J no caso da destilao, os dados de equilbrio podem ser estimados selecionando-se um modelo termodinmico apropriado. A linha operacional para a torre construda de modo diferente, dependendo se voc est lidando com destilao ou com adsoro/desoro. J que estamos enfocando a adsoro, usaremos essa operao como exemplo. Em adsoro/desoro, a construo da linha operacional tambm difere dependendo se o fluxo contaminado pode ser considerado "diludo", ou se deve ser tratado como um fluxo

concentrado. Normalmente, seguro tratar o fluxo como diludo se o contaminante representa menos que 10%, em base molar, do fluxo total.

Quando os fluxos no podem ser considerados diludos, os coeficientes de transferncia de massa devem ser avaliados em termos dos fluxos de gs e lquido. Ento, deve-se proceder a avaliao grfica de vrias relaes integrais. Este tipo de avaliao, por economia de tempo e espao, est fora do nosso propsito. Portanto, consideraremos em nossso exemplo os fluxos diludos, que so situaes mais comuns em operaes de adsoro e stripping em torre empacotada. Fluxos diludos permitem ao projetista da coluna considerar a taxa de transferncia de massa constante, e a linha operacional pode ser construdo em termos do equilbrio simplificado mostrado abaixo:

(L )sai (x )sai + (G )sai( y )sai = (L )entra( x )entra + (G )entra ( y )entra


Essa relao usada da seguinte maneira: Suponha que se deseje remover acetona, de um fluxo de 10.000 mol de gs/h, em uma coluna empacotada. O gs de entrada contm 2.6 mol por cento de acetona e o fluxo de sada do gs no pode conter mais que 0.5 mol por cento de acetona. Considere que um fluxo de gua pura entra na torre empacotada a uma taxa de 8.000 mol/h.

Lsai xsai + Gsai ysai = Lentra xentra + Gentra


yentra

(8000) ( x )sai + (10000)(0.005) = (8000)(0)+(10000)(0.026) ( x )sai = 0.02625


As linhas de equilbrio e operao so construdas como abaixo:

Da mesma maneira que na anlise de McCabe-Thiele para a destilao, as fases de equilbrio so escalonadas entre as duas linhas. Note que para stripping, a linha operacional estaria do outro lado da linha de equilbrio. Aps determinar o nmero terico de fases, voc pode prosseguir com o projeto da coluna, seguindo os trs passos abaixo, esboados com base no seguinte exemplo ilustrativo:

Especifique o tipo de recheio e as dimenses da coluna que dever ser usada para remover cloro de um fluxo de gs, usando um solvente orgnico. Considere que a separao requer 20 fases tericas. O fluxo de vapor 7000 kg/h, e a densidade mdia do vapor 4.8 kg/m3. O fluxo de lquido 5000 kg/h, e a densidade mdia do lquido 833 kg/m3. A viscosidade cinemtica do lquido 0,48 centiStokes (4.8 x 10-7 m2/s)

ETAPA 1: SELECIONE O TIPO E O TAMANHO DO RECHEIO


Aqui onde comea a arte de projetar colunas empacotadas. No existem regras estritas que orientem a escolha entre o empacotamento ao acaso e o estruturado. A experincia, adquirida na prtica, certamente o melhor guia na escolha. O empacotamento estruturado usado freqentemente, em duas situaes: em aplicaes com quedas de presso muito baixas, e para aumentar a capacidade de uma coluna existente.

Considerando que ns estamos abordando um projeto novo, sem srias restries de queda de presso, escolheremos o empacotamento ao acaso, mais econmico. Abaixo so apresentados os tipos mais comuns de recheios para o empacotamento ao acaso. Os quadros mostram os Fatores de Empacotamento em unidades inglesas e mtricas.

Geralmente, a relao "dimetro da coluna/tamanho do recheio" deve ser maior que 30 para anis de Raschig, que 15 para selas cermicas, e que 10 para anis ou selas de plstico. A geometria do empacotamento ser tipicamente uma funo da rea da superfcie necessria e/ou da queda de presso permissvel. Se vrios recheios satisfazem s suas exigncias, voc escolher, obviamente, o menos caro, contanto que tenha uma vida operacional aceitvel.

Para o nosso exemplo, escolheremos como recheio da coluna anis Pall (plstico). Para colunas com dimetro acima de 24 polegadas, o recheio n. 2, ou recheio de 2 polegadas de dimetro, dever ser considerado primeiro. Com base nas vazes envolvidas no nosso exemplo, as chances de nossa coluna ter um dimetro de pelo menos 24 polegadas so boas, mas, verificaremos isto mais tarde. Por enquanto, vamos adotar anis Pall de plstico, de 2 polegadas, para nossa anlise inicial.

ETAPA 2: DETERMINE O DIMETRO DA COLUNA


A maioria dos mtodos para determinar o tamanho de torres empacotadas aleatoriamente, derivada da correlao de Sherwood. Uma vazo de gs, G, de projeto, pode ser determinada

com ajuda da figura abaixo, baseada em correlao da equao de Sherwood:

Cada linha no grfico denota uma queda de presso aceitvel, em polegadas de gua por p de empacotamento (os nmeros entre parnteses esto em mm de coluna de gua/m de recheio). As diretrizes so as seguintes:

Presso de destilao de moderada a alta = 0.4 a 0.75 in gua/ft recheio (32 a 63 mm gua / m recheio Destilao a vcuo = 0.1 to 0.2 in gua/ft recheio (8 to 16 mm gua/m recheio) Absoro e Desoro = 0.2 to 0.6 in gua/ft recheio (16 to 48 mm gua/m recheio)

Estas diretrizes so projetadas nas imediaes do ponto de inundao (afogamento), ou seja, de quedas de presso de inundao da literatura. Em outros palavras,

para a maioria dos casos, projetar com estas quedas de presso, dever ajudar evitar a inundao da coluna. Se, em fases posteriores do projeto, voc quiser executar um clculo inundando a coluna completamente, o Manual de Engenharia Qumica, de Perry, cobre bem este tpico. Considerando que estamos projetando um absorvedor, ns projetaremos para 42 mm gua / m empacotamento (voc poderia projetar para uma queda de presso mais baixa , mas a coluna aumentar em dimetro e, provavelmente, em custo).

Primeiro, ns avaliaremos o eixo-x do grfico acima:

(L/V)(vapor/lquido)0.5 = (5000/7000)(4.2/833)0.5 = 0.0507


Note que foi usado o valor 4.2 kg/m3 para a densidade do vapor. Por que, se a densidade mdia do vapor foi dada como 4.8 kg/m3? Ns sabemos que, no topo da coluna, o vapor estar menos denso e em sua velocidade mais alta. Voc deve lembrar disso, ao projetar! Uma maneira prtica de proceder, reduzir a densidade mdia do vapor em aproximadamente 15% para o projeto, se voc no pode obter dados reais de uma torre semelhante. Lendo a interseo da linha correspondente a 42 mm de gua/m de empacotamento e 0.05, no eixo x, ns achamos um valor de 1.5 para o eixo y:

Nas Tabelas anteriores, podemos observar que o fator de empacotamento para anis Pall de plstico, de 2 polegadas, igual a 24 . Todas as outras grandezas na ordenada j so conhecidas, assim, ns podemos encontrar o valor para G, como mostrado no eixo y do grfico:

G = {1.5 [(4.2)(833-4.2)] / [(10.764)(24)(0.48)0.1] }0.5 = 4.66 kg/m2 s


Agora, resolvemos para a rea da seo transversal da coluna: A = Vazo de Vapor / G = 7000 kg/h / [(4.66 kg/m2 s)(3600 s/hora)] = 0.42 m2 E o dimetro da coluna calculado como: Dimetro = [A / (/4)]0.5 = [0.42/(/4)]0.5 = 0.73 m ou 2.4 ft Assim, a nossa suposio de pelo menos umas 24 polegadas de dimetro para coluna, precisa. Se no tivesse sido acurada, G seria recalculado usando um recheio menor, o que tambm corresponderia a um fator de empacotamento maior. Se, em fases posteriores do projeto, voc quiser executar um clculo "inundando completamente a coluna", o Manual de Engenharia Qumica, de Perry, cobre bem este tpico.

ETAPA 3: DETERMINE A ALTURA DA COLUNA

Talvez o passo mais interessante no projeto de uma coluna de recheio, seja decidir quo alto constru-la. Num projeto preliminar, a HEPT (Altura Equivalente a um Prato Terico) geral servir bem. Se o projeto requer um grau mais alto de preciso, recomendvel consultar o fabricante do recheio, ou algum livro especfico, como o Distillation Design de Henry Kister (McGraw-Hill, ISBN 0-07-034909-6), que contm uma lista exaustiva de valores da HEPT, baseada nos componentes do sistema e no tipo de recheio usado (Captulos 10 e 11). Como estimativa preliminar, os seguintes valores de HEPT podem ser usados: Aplicao

Tamanho do recheio (in)


1.0 1.5 2.0 1.0

HEPT , ft (metros)
1.5 (0.46) 2.2 (0.67) 3.0 (0.91) 2.0 (0.67) 2.7 (0.82) 3.5 (1.06) 6.0 (1.83)

Destilao

Destilao a vcuo Absoro /Stripping

1.5 2.0 Todos os tamanhos

Para determinar a altura da torre de adsoro em nosso exemplo, ns multiplicamos as 20 fases tericas por 6 ft ou por 1.83 m. Assim, estimamos que a altura da torre seja 120 ft ou, aproximadamente, 37 metros.
Nota: Para informaes detalhadas sobre recheios industriais, visite a pgina da Norton Chemical Process Products Co., um dos mais qualificados fabricantes neste campo. Voc tambm poder ver ilustraes de alguns dos recheios no website (http://www.nortoncppc.com/).

You might also like