You are on page 1of 4

Questes do simulado Matemtica 3 ano Ensino Mdio QUESTO 01 - D 3 (Calcular a distncia entre dois pontos no plano cartesiano.

no.) Jos Pedro precisa construir um muro que dever ter incio no ponto P e terminar no ponto Q, como mostra o desenho abaixo. Quantos metros de muro sero necessrios para cercar a frente do terreno de Pedro?

16 a) b) c) d) 6 8 10 13

10

13

QUESTO 02

D15 ( Resolver situaes-problemas envolvendo equao do 2 grau)

O volume, V, em cm3, de um objeto em funo do tempo, t, em minutos, dado pela frmula V(t) = -t 2 + 7t. O conjunto de todos os valores de t para os quais o volume desse objeto igual a 10 cm3 : a) b) c) d) {7} {17} {2, 5} {-2, -5}

QUESTO 03 -

D4 (Interpretar geometricamente os coeficientes da equao de uma reta)

Elisngela, aluna do 3 ano do ensino mdio da escola Trs Porteiros, precisa encontrar a resposta correta para o problema que foi dado na sua prova de matemtica a respeito das retas paralelas e concorrentes. Depois da explicao da professora a respeito dos coeficientes angular e linear, ficou fcil, vamos ajud-la? :

No plano, os sistema a) b) c) d)

2x + 3y = -2 4x 6y = 12

representa um par de retas Dica:


m=

Coincidentes Distintas e paralelas Retas concorrentes no ponto (1, - 4/3) Retas concorrentes no ponto (5/3, -16/3)

a (coeficiente angular) b c n= (coeficiente linear) b

QUESTO 04 D1 Reconhecer a planificao de figuras tridimensionais mais usuais (prismas, pirmides, paraleleppedo, cubo, cilindro e cone)

A figura 1 apresenta o obelisco que fica localizado na Praa Sete, na cidade de Belo Horizonte/MG, conhecido como Pirulito da Praa Sete. Figura 1 Figura 2

http://imageshack.us/photo/my-images/151/dsc08564uk2.jpg/ Acesso em 14/10/2011

Fernanda fez uma maquete do obelisco, conforme desenho apresentado na figura 2, considerando que ele formado por um paraleleppedo retngulo e uma pirmide de base quadrangular, que fica situada na ponta. Para isso ela precisou desenhar as figuras em um molde de papel carto. O molde que satisfaz a necessidade de Fernanda : IIIIIIIVV-

a) b) c) d)

I e IV IV e V III e IV II e IV D5 ( Construir a equao da reta que passa por dois pontos)

QUESTO 05 -

A equao da reta que passa pelos pontos A = (1, -1) e B = (2, 1) : a) y =


1 3 x+ 2 2

b) y = 2x + 1 c) y = 2x -3 d) y = 3x

Questes do simulado Matemtica 2 ano Ensino Mdio QUESTO 01 D31 Resolver problema de contagem utilizando o princpio multiplicativo ou noes de permutao simples, arranjo simples ou combinao simples.

(Telecurso 2000/ Adaptado) O supermercado BOM DE PREO anunciou uma promoo de produtos de limpeza. Na prateleira, estavam disponveis 4 tipos de amaciantes para roupas, 3 tipos de desinfetantes e 8 tipos de sabes. Aproveitando a promoo, Joo Pedro resolve pegar uma embalagem de cada tipo. Ao chegar ao caixa com esses trs produtos diferentes, ele informado que a promoo s vlida para a compra de dois desses produtos de limpeza. Sabendo que o Cdigo de Defesa do Consumidor probe que os supermercados imponham limite na quantidade de produto comprado, Joo Pedro exige seus direitos e leva um amaciante, um desinfetante e um sabo. O total de modos distintos que Joo Pedro poder levar desses produtos de limpeza ser de: a) b) c) d) 96 92 84 80

QUESTO 02 -

D2 (Resolver situaes-problema, no plano, que envolva razo trigonomtrica no tringulo retngulo - seno, cosseno, tangente)

Para calcular a de altura de uma rvore, Sandra a observou sob um ngulo de 40 e a uma distncia de 10 m, como mostra a figura.

40 10 m

De acordo com as informaes, podemos constatar que a rvore mede aproximadamente: a) 6,4 m b) 7,6 m c) 8,4 m d) 11,9 m QUESTO 03 D15 ( Resolver situaes-problemas envolvendo equao do 2 grau)

O volume, V, em cm3, de um objeto em funo do tempo, t, em minutos, dado pela frmula V(t) = -t 2 + 7t. O conjunto de todos os valores de t para os quais o volume desse objeto igual a 10 cm3 : a) b) c) d) {7} {17} {2, 5} {-2, -5}

QUESTO 04 -

D 32 (Calcular a probabilidade de um evento).

Luiza foi ao PROCON para fazer uma reclamao contra uma loja de departamento, quanto cobrana indevida de taxas. Na sala, havia 10 pessoas que iriam reclamar da loja A, 5 pessoas que iriam reclamar da loja B e 5 pessoas que iriam reclamar da loja C. Se escolher , ao acaso uma pessoa que est nessa sala, a probabilidade de ela estar reclamando da loja A de:
a) b) c) d)

1 5 1 4 1 3 1 2

QUESTO 05 -

D12 (Diferenciar as variaes proporcionais das no proporcionais).

Alessandra deseja medir a distncia AP, representada na figura. Para isso, ela resolve adotar a estratgia da semelhana entre os tringulos, observando suas variaes proporcionais:

P RIO A
6m 14 m

C
9m

R D

De acordo com a figura podemos dizer que a medida AP, em metros, de: a) 21 b) 22 c) 23 d) 24

You might also like