You are on page 1of 9

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MATO GROSSO DO SUL

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Tcnico Judicirio - rea Apoio Especializado Especialidade Operao de Computadores

____________________________________________________ Caderno de Prova, Cargo H07, Tipo 001 0000000000000000 00001001001

N de Inscrio MODELO

Conhecimentos Bsicos Conhecimentos Especficos INSTRUES


Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. Para cada questo existe apenas UMAresposta certa. Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. Essa resposta deve ser marcada na FOLHADE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE: - procurar, na FOLHADE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. C D E - marcar essa letra na FOLHADE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A

ATENO
Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. Responda a todas as questes. No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. Voc ter 3 horas para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. Devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas. Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

FUNDAO CARLOS CHAGAS Maro/2007

www.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo H07, Tipo 001


1. CONHECIMENTOS BSICOS (A) Ateno: As questes de nmeros 1 a 8 baseiam-se no texto apresentado abaixo. Brasileiro se realiza em arte menor. Com raras excees aqui e ali na literatura, no teatro ou na msica erudita, pouco temos a oferecer ao resto do mundo em matria de grandes manifestaes artsticas. Em compensao, a caricatura ou a cano popular, por exemplo, tm sido superlativas aqui, alcanando uma densidade raramente obtida por nossos melhores artistas plsticos ou compositores sinfnicos. Outras artes, ditas menores, desempenham um papel fundamental na cultura brasileira. o caso da crnica e da telenovela. Gneros inequivocamente menores e que, no entanto, alcanam nveis de superao artstica nem sempre observada em seus congneres de outros quadrantes do planeta. Mas so menores diante do qu? bvio que o critrio de valorao continua sendo a norma europia: a epopia, o romance, a sinfonia, as belas artes em geral. O movimento dialtico e no pressupe maniquesmo. Pois se aqui no se geraram obras como as de Cervantes, Wagner ou Picasso, l tambm onde quer que seja esse lugar nunca floresceu uma cano popular como a nossa que, sem favor, pode compor um elenco com o que de melhor j foi feito em matria de poesia e de melodia no Brasil. Machado de Assis, como de costume, intuiu admiravelmente tudo. No conto Um homem clebre, ele nos mostra Pestana, compositor que deseja tornar-se um Mozart mas, desafortunadamente, consegue apenas criar polcas e maxixes de imenso apelo popular. Morre consagrado mas como autor pop. Alis, no foi toa que Caetano Veloso colocou uma frase desse conto na contracapa de Circulad (1991). Um de nossos grandes artistas menores por excelncia, Caetano sempre soube refletir a partir das limitaes de seu meio, conseguindo s vezes transcend-lo em verso e prosa. [...] O curioso que o conceito de arte acabou se alastrando para outros campos (e gramados) da sociedade brasileira. o caso da consagrao do futebol como esporte nacional, a partir da dcada de 30, quando o bate-bola foi adotado pela imprensa carioca, recebendo status de futebol-arte. Ainda no terreno das manifestaes populares, o ibope de alguns carnavalescos bastante sintomtico: eles so os encenadores da mais vista de todas as nossas peras, o Carnaval. Quem acompanha a cobertura do evento costuma ouvir o testemunho deliciado de estrangeiros a respeito das imensas qualidades artsticas dos desfiles nacionais... Seguindo a frmula clssica de Antonio Candido em Formao da literatura brasileira (Comparada s grandes, a nossa literatura pobre e fraca. Mas ela, e no outra, que nos exprime.), pode-se arriscar que muito da produo artstica brasileira tmida se comparada com o que feito em outras paragens. No temos Shakespeare nem Mozart? Mas temos Nelson Rodrigues, Tom Jobim, Nssara, Cartola produtores de miudezas da mais alta estatura. Afinal so eles, e no outros, que expressam o que somos.
(Adaptado de Leandro Sarmatz. Superinteressante, novembro de 2000, p.106, (Idias que desafiam o senso comum)

De acordo com o texto, a arte brasileira no produziu expoentes de vulto como Shakespeare ou Mozart, tendo sua maior expresso em eventos populares, como o carnaval e o futebol. a literatura brasileira realmente bastante pobre, pois expresso de um meio limitado, com linguagem pouco expressiva, inadequada a grandes obras de arte. as novelas e as crnicas so os gneros mais cultivados pelos autores brasileiros, por seu forte apelo popular, alm da simplicidade de temas e de linguagem. a produo artstica brasileira, embora possa ser considerada de menor expresso, apresenta grandes vultos em suas diversas e variadas manifestaes. as manifestaes artsticas nacionais so mais aceitas por critrios europeus do que por valores tpicos brasileiros, o que as empobrece sobremaneira.

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

2.

Segundo o texto, est correto o que se afirma em: (A) O 1 pargrafo aponta a tese que ser desenvolvida em todo o texto, at seu final, de modo plenamente coerente. Entende-se o 2 pargrafo como a real proposio do texto, na defesa das manifestaes da arte brasileira. Machado de Assis e Caetano Veloso so citados, o no 3 pargrafo, como exemplos de expresses, respectivamente, do maior e do menor em nossa literatura. Embora seja habitual, tanto entre brasileiros quanto entre estrangeiros, considerar-se o carnaval como o arte (5 pargrafo), suas manifestaes no devem ser vistas como artsticas. O autor concorda com Antonio Candido, ao considerar, no ltimo pargrafo, a pobreza da produo artstica brasileira, em qualquer de seus aspectos.
o o

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

3.

Um ttulo adequado ao texto seria: (A) (B) (C) (D) (E) A pequena grande produo artstica brasileira. Manifestaes populares de arte menor no Brasil. Apelo popular define o que seja arte brasileira. Ibope determina valor artstico de manifestaes populares. A norma europia ainda predominante na arte brasileira.

_________________________________________________________

4.

Mantm-se o sentido original de um segmento do texto, com outras palavras, em: (A) (B) (C) (D) (E) tm sido superlativas aqui = so as mais cultivadas no planeta. alcanam nveis de superao artstica = precisavam apresentar qualidade superior. pode compor um elenco = apresenta uma equipe de prestgio. acabou se alastrando para outros campos = estendeu-se para diversas esferas. que feito em outras paragens = que serve de exemplo para outros lugares. TREMS-Conhecimentos-Basicos5

www.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo H07, Tipo 001


5. A afirmativa INCORRETA, considerando-se o emprego de sinais de pontuao no texto, : (A) As aspas em menores (1 pargrafo) e miudezas (ltimo pargrafo) assinalam a mesma inteno de relativizar o uso desses termos. O segmento isolado por travesses no 2 pargrafo representa, considerando-se o contexto, a introduo de um comentrio pessoal. Os dois-pontos aps a expresso a norma europia o (2 pargrafo) introduzem no contexto um segmento enumerativo e especificativo. O travesso colocado aps Morre consagrado (3 pargrafo) pode ser corretamente substitudo por vrgula, sem alterao do sentido original. Em Um homem clebre (3 pargrafo) e em quao lidades artsticas (5 pargrafo), o uso das aspas indica tratar-se de transcrio fiel de citao alheia.
o o o o o

10.

(B)

Proprietrios de terras abandonam certas reas ao longo do tempo. A vegetao pode regenerar-se nas reas abandonadas. A extenso do processo de recuperao depende de vrios fatores. O uso anterior da terra tem influncia no processo de recuperao. As frases acima articulam-se em um nico perodo com clareza, correo e lgica, da seguinte maneira: (A) A vegetao pode regenerar-se nas reas abandonadas, ao longo do tempo, pelos proprietrios de terras; a extenso desse processo de recuperao, porm, depende de vrios fatores, entre eles, a influncia do uso anterior da terra. Proprietrios de terras abandonam certas reas ao longo do tempo, que a vegetao pode regenerar-se nessas reas; onde a extenso do processo de recuperao depende de vrios fatores, alm do uso anterior da terra tendo influncia no processo de recuperao. O uso anterior da terra vai estar tendo influncia no processo de recuperao nas reas abandonadas por proprietrios de terras, que lhes abandonam ao longo do tempo; essa extenso do processo de recuperao depende de vrios fatores, cuja vegetao pode regenerar-se. A extenso do processo de recuperao da vegetao que pode regenerar-se nas reas abandonadas, dependem de vrios fatores; cujo uso naterior da terra tem influncia no processo de recuperao de certas reas, de que os proprietrios abandonam ao longo do tempo. Proprietrios de terras abandonam certas reas ao longo do tempo, cujo o uso anterior da terra tem influncia no processo de sua recuperao; a vegetao pode, ento, regenerar-se nessas reas abandonadas, que a extenso do processo de recuperao depende de vrios fatores.

(C)

(D)

(E)

(B)

_________________________________________________________

6.

... l tambm ... (2 pargrafo) correto afirmar que l retoma, considerando-se o contexto, a expresso: (A) (B) (C) (D) (E) densidade raramente obtida. papel fundamental. resto do mundo. critrio de valorao. norma europia. (C)

_________________________________________________________

(D)

7.

... desempenham um papel fundamental na cultura brao sileira. (1 pargrafo) O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima est na frase: (A) (B) (C) (D) (E) Mas so menores diante do qu? (E)

onde quer que seja esse lugar


... nunca floresceu uma cano popular... Machado de Assis, como de costume, intuiu admiravelmente tudo. Morre consagrado...

_________________________________________________________

_________________________________________________________

11.

8.

Pois se aqui no se geraram obras... (2 pargrafo) A forma verbal correta, de sentido idntico ao da forma grifada acima : (A) (B) (C) (D) (E) foi gerado. foram geradas. tinha gerado. estava gerando. estavam sendo geradas.

Jos conta com 20 anos de idade completos. Desejando concorrer a cargos eletivos, poder ele se eleger somente ao cargo de (A) (B) (C) (D) (E) Vereador. Vice-Prefeito. Juiz de Paz. Deputado Estadual. Deputado Distrital.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

12.

Em tema de direitos e garantias individuais e coletivas, estabelece a Constituio Federal que (A) (B) (C) (D) (E) plena a liberdade de associao paramilitar. livre a manifestao do pensamento, sendo vedado o anonimato. sero instalados nos Municpios com mais de cinco mil eleitores, tribunal de exceo. a lei nova no poder retroagir, ainda que para beneficiar o ru. a prtica do racismo constitui crime afianvel e prescritvel.

9.

A forma verbal que, alm de corretamente flexionada, indica fato passado anterior a outro, tambm passado, est grifada na frase: (A) Para que se precavissem os efeitos prejudiciais ao meio ambiente, interromperam-se as queimadas na regio. Aps a derrubada da mata, sobreviram alteraes significativas no clima de toda a rea, antes coberta por ela. O especialista ativera-se anlise dos dados obtidos, para defender o programa de responsabilidade ambiental. Proporam-se medidas de combate degradao da floresta, porm os resultados danosos j haviam se instalado em toda a rea. Se no fosse imediatamente interrompido o corte das rvores, a regio transformar-se-ia numa extensa rea desertificada. 13.

(B)

(C)

_________________________________________________________

(D)

Dentre outros, constitui objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil, a (A) (B) (C) (D) (E) soluo blica dos conflitos. determinao dos povos. interveno nacional e internacional. vedao ao asilo poltico. erradicao da pobreza e da marginalizao. 3

(E)

TREMS-Conhecimentos-Basicos5

www.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo H07, Tipo 001


14. Quanto ao Poder Judicirio, INCORRETO afirmar que (A) os servidores recebero delegao para a prtica de atos de administrao e atos de mero expediente sem carter decisrio. o Supremo Tribunal Federal tem jurisdio em todo territrio nacional. obrigatria a promoo do juiz que figure por trs vezes consecutivas ou cinco alternadas em lista de merecimento. so rgos do Poder Judicirio, dentre outros, os Ministrios Pblicos estaduais e federais. a distribuio ser imediata, em todos os graus de jurisdio. 19. Para concorrer s eleies, o candidato dever possuir domiclio eleitoral na respectiva circunscrio pelo prazo de, pelo menos, um ano antes do pleito e estar com filiao deferida pelo partido no mesmo prazo. Havendo incorporao de partidos aps o referido prazo, ser considerada, para efeito de filiao partidria, a data (A) (B) (C) (D) (E) da incorporao. de filiao do candidato ao partido de origem. do registro da incorporao na Justia Eleitoral. da inscrio no partido incorporador. do deferimento da inscrio no partido incorporador.

(B) (C)

(D) (E)

_________________________________________________________

20.

A respeito das prestaes de contas, em matria eleitoral considere:

_________________________________________________________

I. Se, ao final da campanha, ocorrer sobra de recursos financeiros, esta deve ser declarada na prestao de contas e, aps julgados todos os recursos, transferida ao partido ou coligao, neste caso para diviso entre os partidos que a compe.

15.

O Tribunal Superior Eleitoral compor-se-, no mnimo de, (A) (B) (C) (D) (E) cinco membros. seis membros. sete membros. nove membros. onze membros.

II. A diplomao dos eleitos independe da observncia


do prazo para encaminhamento das prestaes de contas Justia Eleitoral.

III. Havendo segundo turno, o encaminhamento Justia Eleitoral da prestao de contas dos candidatos que o disputem, referentes aos dois turnos, deve ser feito at o trigsimo dia posterior sua realizao. correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

16.

Num ttulo eleitoral com a numerao "xxxxxxxx21-xx", os algarismos 2 e 1 (A) (B) (C) (D) (E) representam a idade do eleitor na data do alistamento. constituiro dgitos verificadores. correspondero zona eleitoral. indicaro a seo eleitoral. representam a unidade da Federao de origem da inscrio. 21.

_________________________________________________________

I. II. I e III. I e II. II e III.

_________________________________________________________

Dentre outros, podem integrar a mesma Mesa Receptora na qualidade de mesrios (A) (B) menores de dezoito e maiores de dezesseis anos de idade. parentes em qualquer grau. servidores da mesma repartio pblica. servidores da mesma empresa privada. universitrios da mesma Faculdade.

17.

O Tribunal Superior Eleitoral, com jurisdio em todo o territrio nacional, composto por Ministros do Supremo Tribunal Federal, advogados e (A) (B) dois juzes dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justia, mediante eleio e pelo voto secreto. dois juzes dos Tribunais Regionais Federais dos Estados, escolhidos, mediante eleio e pelo voto secreto, pelo Superior Tribunal de Justia. um representante do Ministrio Pblico Estadual, escolhido pelo Tribunal de Justia do respectivo Estado ou do Distrito Federal. um representante do Ministrio Pblico Federal, escolhido pelo Superior Tribunal de Justia. dois Desembargadores de Tribunais de Justia dos Estados ou do Distrito Federal, escolhidos pelo Superior Tribunal de Justia.

(C) (D) (E)

_________________________________________________________

(C)

22.

Considere as afirmativas abaixo.

I. O abuso de poder ocorre quando a autoridade


administrativa, embora competente para praticar o ato, ultrapassa os limites das suas atribuies.

(D) (E)

II. A atribuio conferida Administrao Pblica para


impor limites e restringir o exerccio de atividades particulares em benefcio da coletividade refere-se ao conceito do poder hierrquico.

_________________________________________________________

III. Caracteriza-se, tambm, como abuso de poder


quando a autoridade competente pratica ato por motivos ou com fins diversos dos previstos em lei.

18.

Adotar-se-, respectivamente, o princpio da representao proporcional e o princpio majoritrio nas eleies para (A) (B) (C) (D) (E) o Senado Federal e para a Cmara dos Deputados. o Senado Federal e para as Cmaras Municipais. Prefeito Municipal e para as Assemblias Legislativas. as Assemblias Legislativas e para o Senado Federal. Prefeito Municipal e para a Cmara dos Deputados.

IV. No poder disciplinar, tambm conhecido por poder


punitivo do Estado, no h espao para a discricionariedade na aplicao da sano. correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I, II e III. I e III. I e IV. II, III e IV. II e IV.


TREMS-Conhecimentos-Basicos5

www.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo H07, Tipo 001


23. O poder hierrquico conferido Administrao Pblica relaciona-se com o requisito de validade do ato administrativo, que o (A) (B) (C) (D) (E) 24. do objeto. da forma. da competncia. da finalidade. da imperatividade. 27. Douglas, servidor pblico federal, com 30 anos de idade, foi aposentado por invalidez em decorrncia de grave acidente nutico. Passados alguns anos, uma junta mdica oficial, declarou insubsistentes os motivos de sua aposentadoria, tendo Douglas retornado atividade. Considerando que o cargo que Douglas ocupava anteriormente no se encontrava provido, ocorreu a (A) (B) (C) (D) (E) disponibilidade. reintegrao. reconduo. reverso. readaptao.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

Na hiptese de haver inviabilidade de competio, a licitao (A) (B) (C) (D) (E) inexigvel. dispensada. dispensvel. obrigatria. facultativa.

28.

Diana, injustificadamente, recusou-se a ser submetida a inspeo mdica determinada pela autoridade competente, e Rodolfo se ausentou do servio, durante o expediente, sem prvia autorizao de seu chefe imediato. Nestes casos, de acordo com a Lei no 8.112/90, Diana e Rodolfo esto sujeitos s penalidades, respectivamente, de (A) (B) (C) (D) demisso e suspenso. advertncia e suspenso. demisso e suspenso. repreenso e advertncia.

_________________________________________________________ (E) suspenso e advertncia. _________________________________________________________

25.

Entidade administrativa que presta servio pblico com excessiva burocracia e produtividade precria, retardando, assim, o interesse da coletividade, ofende o princpio da (A) (B) (C) (D) (E) impessoalidade. moralidade. legalidade. eficincia. publicidade.

29.

De acordo com o Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul da homologao da respectiva conveno partidria at a (A) apurao final da eleio, no poder servir como juiz eleitoral parente consangneo ou afim at quarto grau, de candidato a cargo eletivo registrado na circunscrio. diplomao dos candidatos, no poder servir como juiz eleitoral parente consangneo ou afim at o segundo grau, de candidato a cargo eletivo registrado na circunscrio. apurao final da eleio, no poder servir como juiz eleitoral parente consangneo ou afim at o segundo grau, de candidato a cargo eletivo registrado na circunscrio. diplomao dos candidatos, no poder servir como juiz eleitoral parente consangneo ou afim at quarto grau, de candidato a cargo eletivo registrado na circunscrio. publicao oficial do resultado das eleies, no poder servir como juiz eleitoral parente consangneo ou afim at quarto grau, de candidato a cargo eletivo registrado na circunscrio.

(B)

_________________________________________________________

(C)

26.

Em matria de improbidade administrativa, havendo fundados indcios de responsabilidade, a comisso processante representar ao Ministrio Pblico ou procuradoria do rgo para que requeira ao juzo competente a decretao do seqestro dos bens do agente ou terceiro que tenha enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimnio pblico. Neste caso, a ao principal, que ter o rito ordinrio, ser proposta (A) privativamente, pelo Ministrio Pblico, dentro de trinta dias da efetivao da medida cautelar. pelo Ministrio Pblico ou pela pessoa jurdica interessada, dentro de trinta dias da efetivao da medida cautelar. pelo Ministrio Pblico ou pela pessoa jurdica interessada, dentro de sessenta dias da efetivao da medida cautelar. privativamente, pelo Ministrio Pblico, dentro de sessenta dias da efetivao da medida cautelar. privativamente, pela pessoa jurdica interessada, dentro de sessenta dias da efetivao da medida cautelar.

(D)

(E)

_________________________________________________________

(B)

30.

De acordo com o Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, com relao Reviso e ao Revisor certo que: (A) (B) (C) (D) (E) A Ao de impugnao de mandato eletivo est sujeita reviso. Ser revisor o juiz que seguir o relator na ordem crescente de antigidade. No haver reviso de recurso contra expedio de diploma. Compete ao revisor, no prazo de 48 horas, pedir dia para o julgamento. No haver reviso de ao penal originria. 5

(C)

(D)

(E)

TREMS-Conhecimentos-Basicos5

www.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo H07, Tipo 001


35. CONHECIMENTOS ESPECFICOS 31. A memria virtual faz com que o sistema parea possuir mais memria do que realmente ele possui, e faz isso (A) armazenando na memria virtual apenas as pginas (frame) de tamanho fixo, deixando as de tamanho varivel sob a responsabilidade da memria real. mapeando os dados na memria virtual e as instrues na memria real. carregando no disco rgido apenas instrues que no envolvam clculos aritmticos. dividindo um processo e carregando na memria real somente aqueles pedaos que so necessrios durante a execuo. acessando alternadamente as memrias virtual e real e estabelecendo um tempo de execuo para os frames nelas contidos. Em relao a discos rgidos IDE e SCSI, considere:

I. Para funcionar no computador, as duas tecnologias


precisam de um dispositivo conhecido como host adapter.

II. Perifricos como CD-ROM ou Zip Drive no podem


ser conectados por porta IDE.

III. O SCSI, por sua propriedade de acelerar a taxa de


transferncia de dados entre dispositivos, permite que a velocidade do processador seja melhor aproveitada. correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 36.

(B) (C) (D)

(E)

I, apenas. III, apenas. I, II e III. I e II, apenas. II e III, apenas.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Em relao aos barramentos: (A) (B) (C) (D) (E) AGP e PCI so barramentos utilizados na comunicao da placa de vdeo com o processador. EISA e ISA constituem padres compatveis entre si. Uma das diferenas entre o Fireware e USB reside na maior velocidade do USB. A capacidade de trabalhar a 128 bits o fator principal da utilizao em larga escala do barramento PCI. PCMCIA destina-se comunicao de perifricos

32.

Nos sistemas de I/O, so exemplos de dispositivos hbridos: (A) (B) (C) (D) (E) disco rgido, disco flexvel e monitor sensvel a toque. disco rgido, monitor e impressora. monitor, webcam e scanner. disco flexvel, monitor e Pen Drive. impressora, disco rgido e disco flexvel.

com servidores de rede. _________________________________________________________ _________________________________________________________ 33. Em relao aos chipsets e suas funes, (A) (B) (C) a conexo entre a ponte norte e a ponte sul feita pelo barramento PCI. o controlador de barramento AGP encontra-se na ponte sul. o controlador do barramento PCI Express x1 integra, exclusivamente, a ponte norte e o PCI Express x16 est presente na ponte sul. portas USB e discos rgidos so controlados pela ponte norte e ponte sul, respectivamente. para alguns modelos de processador inexiste a figura do controlador de memria tanto na ponte norte quanto na ponte sul. 37. Para um computador que no esteja funcionando (no liga) e se deseje usufruir dos avisos do POST (Power On Self Test) na deteco do possvel problema, os componentes mnimos que devem estar funcionando alm da fonte de alimentao e placa-me, so: (A) (B) (C) (D) (E) 38. processador, memria RAM, monitor e teclado. memria RAM, placa de vdeo, monitor e teclado. processador, memria RAM, placa de vdeo e monitor. memria RAM, placa de vdeo e teclado. processador, placa de vdeo, monitor e teclado.

(D) (E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

34.

Considere:

I II K K uma memria de computador do tipo K K que


permite que mltiplos endereos sejam apagados ou escritos numa s operao e, ao contrrio de uma memria

Sucesso de cliques do mouse para "inserir nmero de pginas no fim da pgina" e "inserir numerao de itens em algarismos romanos" em um documento Microsoft Word: (A) menu Exibir > Nmero de pgina > Fim da pgina (rodap) / menu Exibir > Marcadores e numerao... > Numerada menu Formatar > Nmero de pgina > Fim da pgina (rodap) / menu Formatar > Marcadores e numerao... > Numerada menu Inserir > Nmero de pgina > Fim da pgina (rodap) / menu Inserir > Marcadores e numerao... > Numerada menu Inserir > Nmero de pgina > Fim da pgina (rodap) / menu Formatar > Marcadores e numerao... > Numerada menu Exibir > Nmero de pgina > Fim da pgina (rodap) / menu Editar > Marcadores e numerao... > Numerada TREMS-Tec.Jud-Oper-Computadores-H07

III KK , preserva o seu contedo sem a

(B)

necessidade de fonte de alimentao. comumente

IV usada em K K.
Preenche correta e respectivamente os itens I, II, III e IV: (A) (B) (C) (D) (E) 6 EPROM, ROM, flash USB, cartes de memria. DDR2, SDRAM, RAM, memria CACHE. Flash, EEPROM, RAM, drives flash USB. DIMM, RAM, ROM, drives flash USB. DDR SDRAM, EEPROM, ROM, memria CACHE.

(C)

(D)

(E)

www.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo H07, Tipo 001


39. O Microsoft Word permite: 42.

I. copiar informaes de outro arquivo e manter as


informaes copiadas atualizadas, caso os dados originais mudem no arquivo de origem.

Os itens Navegao segura e funcional e Os recursos menos seguros so desativados, correspondem respectivamente aos seguintes nveis de segurana do Internet Explorer: (A) (B) (C) (D) (E) Alto e Alto. Alto e Mdio. Alto e Mdio baixo. Mdio e Mdio. Mdio e Alto.

II. copiar informaes de um arquivo criado em outro


programa, de modo que voc possa editar facilmente os dados no programa de origem sem sair do documento atual.

III. atravs da opo Enviar para do menu Arquivo, distribuir um documento por email, sem a necessidade de usar o programa de correio eletrnico. correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

43.

Considerando o provedor fictcio correio123, as corretas configuraes e as funes dos protocolos SMTP e POP3 so, respectivamente: (A) correio123.smtp.com.br e enviar e-mails correio123.pop.com.br e receber e-mails. smtp.correio123.com.br e receber pop.correio123.com.br e enviar e-mails. e-mails / / / / /

I e II, apenas.
(B)

II e III, apenas. I, II e III. II, apenas. III, apenas.


(C) (D) (E)

smtp.correio123.com.br e enviar e-mails pop.correio123.com.br e receber e-mails. correio123.smtp.com.br e receber correio123.pop.com.br e enviar e-mails. correio123.smtp.com.br e receber pop.correio123.com.br e enviar e-mails. e-mails e-mails

_________________________________________________________ _________________________________________________________

40.

No Microsoft Excel, a frmula


=SE(MDIA(F5:F10)>50;SOMA(G5:G10);0)

44.

Com relao ao Outlook Express, considere os itens abaixo:

I. Uma vez mapeados os campos (nomes, endereos,


telefones, etc) de exportao de um catlogo de endereos em arquivo de texto, numa eventual importao deste arquivo o Outlook Express automaticamente importar estes mesmos campos. O Outlook Express anexa qualquer tipo de arquivo para envio. O Outlook Express no oferece opo de importao de catlogos de endereos para o Netscape.

uma funo (A) (B) aninhada, onde cada funo independe da outra. aninhada, onde uma das funes utiliza a outra como argumento. simples de arredondamento, onde uma das funes utiliza a outra como argumento. simples de arredondamento, onde cada funo independe da outra. aninhada e de arredondamento, onde uma das funes independe da outra.

II. III.

(C)

correto o que se afirma em (D) (A) (B) (C) (D) (E) 45.

(E)

_________________________________________________________

I, apenas. II, apenas. I, II e III. I e III, apenas. II e III, apenas.

41.

No Microsoft Excel,

_________________________________________________________

I. bloqueio de clulas e/ou ocultao de frmulas s


ocorrem se a planilha estiver protegida.

Sobre os tipos de backup, considere: O backup

II. para formatar um grfico, basta selecionar a rea


do Grfico e clicar no boto Formatar rea do grfico da barra de ferramentas Grfico.

I K K

faz a cpia de todos os dados,

independentemente de terem sido alterados ou no; o

III. caso um nome de macro coincida com uma referncia de clula, poder haver erro informando que o nome da macro invlido. correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

II K K faz o backup apenas dos dados que foram alterados IV desde o ltimo backup III KK ; o K K faz o backup de
todos os dados que foram alterados desde o ltimo

I, apenas. III, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

V backup K K.
Preenche correta e respectivamente os itens I, II, III,

IV e V:
(A) (B) (C) (D) (E) normal; incremental; incremental; diferencial; normal normal; diferencial; diferencial; incremental; normal incremental; diferencial; diferencial; normal; normal incremental; diferencial; normal; normal; normal diferencial; incremental; normal; normal; incremental 7

TREMS-Tec.Jud-Oper-Computadores-H07

www.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo H07, Tipo 001


46. Em relao s estratgias de backup corporativo, considere: 50. Com relao s permisses em Linux utilizando o mtodo octal do comando chmod, os nmeros 1, 3 e 6 significam, respectivamente, permisso para: (A) (B) (C) (D) (E) 51. Gravar / Ler / Ler e executar Gravar / Gravar e executar / Ler e gravar Executar / Gravar / Ler e gravar Executar / Gravar e executar / Ler e gravar Executar / Ler e gravar / Ler, gravar e executar

I. O backup diferencial substancialmente mais rpido que o total, independente do aumento do nmero de operaes de backup e do volume de dados a gravar.

II. A periodicidade das operaes de backup est


intimamente ligada com a taxa de crescimento da informao e com o esforo que necessrio despender para repor a informao, desde a ltima operao de backup.

_________________________________________________________

III. Em sistemas de aquisio em tempo real, instituies financeiras e processos de aquisio de grandes volumes de dados, recomendvel a estratgia baseada unicamente em backups dirios totais. correto o que se afirma apenas em (A) (B) (C) (D) (E) 47.

Com relao ao sistema de arquivos ext do Linux, considere os itens abaixo:

I. O ext2 o sistema que oferece o pior desempenho


entre todos os sistemas de arquivos suportados pelo Linux.

II. A principal diferena entre o sistema ext2 e ext3


que o primeiro suporta journaling, enquanto o segundo no.

I. II. I e II. I e III. II e III.

III. O ext3 oferece o crescimento online do sistema de


arquivos. correto o que se afirma em (A)

_________________________________________________________

Para compartilhar pastas no Windows 2000, basta acessar (A) Propriedades, abrir a guia Geral, clicar em Compartilhamento e marcar a opo Compartilhar esta pasta. Propriedades, abrir a guia Compartilhamento e marcar a opo Compartilhar esta pasta como. Compartilhamento, abrir a guia Geral, clicar em Compartilhamento e clicar na opo Compartilhar esta pasta. Propriedades, abrir a guia Geral e marcar a opo Compartilhar esta pasta como. Propriedades, abrir a guia Avanado marcar a opo Compartilhamento e clicar em Compartilhar esta pasta como.

(B) (C) (D) (E)

III, apenas. II, apenas. I, II e III. I e II, apenas. I e III, apenas.

(B) (C)

_________________________________________________________

52.

So arquivos executados pela Shell somente para iniciar a sesso no Unix: (A) (B) (C) (D) (E) .bashrc .login .login .bashrc .login e e e e e .cshrc .cshrc .bashrc .bash_profile .bash_profile

(D) (E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

53.

Com relao aos arquivos de lote do Windows, considere:

48.

No ambiente Windows, com parties NTFS, (A) (B) (C) (D) (E) apenas pastas podem ser compactadas. apenas arquivos podem ser compactados. arquivos, pastas e parties podem ser compactados. a compactao habilitada somente para as parties. a compactao executada a partir do Painel de controle.

I. Atravs de arquivos de lote carrega-se drivers, comandos e programas.

II. Arquivos de lote no so capazes de interagir com


o usurio.

III. Autoexec.bat e Config.sys so exemplos de arquivos de lote. correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 54.

_________________________________________________________

49.

No comando $ chmod u+rw arquivo1.txt do Linux, subtende-se que (A) (B) (C) (D) (E) o dono do arquivo pode ler, gravar e executar o arquivo. todos os usurios tm permisses para ler o arquivo. outros usurios, exceto o dono podem gravar no arquivo. o grupo dono do arquivo pode executar. o dono do arquivo tem permisso de ler e gravar

I, apenas. III, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

_________________________________________________________

No Subsistema de Cabeamento do Backbone, o alcance da cabeao depende da aplicao para (A) (B) (C) (D) (E) fibra tica multimodo. cabos UTP de 100 Ohms e STP de 150 Ohms. fibra tica monomodo. cabo coaxial. cabos STP de 100 Ohms. TREMS-Tec.Jud-Oper-Computadores-H07

www.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo H07, Tipo 001


55. Nas redes de arquitetura cliente-servidor, (A) o cliente estabelece uma conexo com o servidor na forma de ligao no orientada a conexo, atravs do protocolo TCP. os programas na camada de aplicao usam os protocolos de aplicao para contactar outras aplicaes. a aplicao que estabelece a conexo usa os protocolos de sesso e rede para contactar o sistema. a aplicao cliente quem estabelece a conexo com o servidor. o servidor estabelece uma conexo com o cliente na forma de ligao orientada a conexo, atravs do protocolo UDP. 58. Em relao criptografia, considere:

I II O K K uma algoritmo criptogrfico K K que consiste


de um cifrador em blocos de III KK com chaves de

(B)

IV tamanho K K.
Preenche correta e respectivamente os itens I, II, III e IV: (A) (B) (C) (D) (E) 59. Blowfish DES RSA AES AES simtrico simtrico 64 bits varivel. 32 bits fixo. 64 bits varivel. 32 bits fixo. 64 bits fixo.

(C)

(D)

assimtrico simtrico

(E)

assimtrico

__________________________________________________________________________________________________________________

56.

Considere as funes prestadas pelas camadas do modelo de referncia OSI:

Em relao aos usurios que podem adicionar estaes de trabalho a um domnio baseado no Active Directory, correto afirmar: (A) contas de computador criadas atravs da diretiva Adicionar estaes de trabalho ao domnio tm o criador como o proprietrio. usurios com a permisso Criar objetos de computador no recipiente de computadores, podem criar at dez contas de computador no domnio. contas de computador criadas por meio de permisses no recipiente dos computadores tm os administradores de domnio como proprietrios. qualquer usurio autenticado tem esse direito e pode criar at dez contas de computador no domnio. Se um usurio tiver permisses no recipiente e tambm o direito de usurio da diretiva Adicionar estaes de trabalho ao domnio, o computador ser adicionado com base nas permisses de direito do usurio.

I. Transmisso orientada conexo II. Endereamento lgico III. Seleo de rotas IV. Multiplexao

(B)

(C)

V. Notificao de erros
Referem-se respectivamente aos itens I, II, III, IV e V, as camadas de (A) (B) (C) (D) (E) 57. transporte, transporte, transporte, rede, rede. rede, rede, transporte, rede, transporte. rede, transporte, transporte, rede, transporte. rede, rede, rede, transporte, transporte. transporte, rede, rede, transporte, rede. (D) (E)

_________________________________________________________

60.

Em relao a infra-estrutura de domnios do Active Directory, considere as afirmativas abaixo.

I. Uma OU (Unidade Organizacional) um recipiente


dentro do domnio do Active Directory, que pode conter usurios, grupos, computadores e outras unidades organizacionais, conhecidas como OUs filhas.

_________________________________________________________

Em relao s redes em anel de pequeno porte,

I. no havendo a figura do servidor, os micros compartilham recursos uns dos outros.

II. possvel vincular vrios GPOs (Objetos de


Diretiva de Grupo) a uma OU, que o maior recipiente na hierarquia do Active Directory, como tambm, possvel delegar autoridade administrativa a um GPO.

II. o uso de HUB ou outro equipamento de conexo,


que no sejam placas de rede, desnecessrio.

III. as conexes so realizadas atravs de cabos


coaxiais do tipo cross-over. correto o que se afirma apenas em (A) (B) (C) (D) (E)

III. As configuraes da Diretiva de Grupo esto


armazenadas nos GPOs dos controladores de domnio do ambiente. Os GPOs esto vinculados a recipientes, o que inclui sites, domnios e OUs do Active Directory. correto o que se afirma APENAS em: (A) (B) (C)

II e III. I e II. I e III. I. III.

I. I e II. I e III. II. III.


9

(D) (E)

TREMS-Tec.Jud-Oper-Computadores-H07

www.pciconcursos.com.br

You might also like