You are on page 1of 4

MINISTRIO DA EDUCAO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAO GERAL DO CENSO

ESCOLAR DA EDUCAO BSICA

ORIENTAES PARA INFORMAO DAS TURMAS DA EJA INTEGRADA EDUCAO PROFISSIONAL DE NVEL FUNDAMENTAL (FIC) E DA EJA INTEGRADA EDUCAO PROFISSIONAL DE NVEL MDIO - PRONATEC CENSO ESCOLAR - EDUCACENSO

1. Introduo O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tcnico e Emprego (Pronatec) um programa do Governo Federal que tem como objetivo oferecer cursos de educao profissional a estudantes, trabalhadores diversos, pessoas com deficincia e beneficirios dos programas federais de transferncia de renda. Os cursos do Pronatec so oferecidos pelas escolas da Rede Federal de Educao Profissional e Tecnolgica (Institutos Federais, CEFET e Escolas Tcnicas vinculadas s Universidades Federais), pelas entidades dos Sistemas Nacionais de Aprendizagem (Senai, Senac, Senat e Senar) e pelas redes pblicas de ensino, com o apoio do Ministrio da Educao. Com o surgimento do programa em 2011, foi possvel realizar parcerias entre as redes de ensino, havendo colaborao para a oferta da Educao Profissional. Assim, alunos matriculados na EJA integrada ao ensino fundamental (FIC) e na EJA integrada ao ensino mdio podem fazer a escolarizao em determinada rede de ensino e as disciplinas da educao profissional podem ser realizadas em outra rede, mantendo a caracterstica do ensino integrado, ou seja, apenas uma matrcula. No Censo Escolar 2011 e 2012, no foi possvel identificar as escolas que estavam oferecendo somente as disciplinas profissionalizantes, o que ocasionou a impossibilidade de avaliar a ampliao da educao profissional desenvolvida pela criao do Pronatec. Objetivando identificar todos os atores e redes de ensino que esto de forma articulada oferecendo a EJA integrada ao ensino fundamental (FIC) e a EJA integrada ao Ensino Mdio, o Censo Escolar 2013 criou uma etapa 1

especfica

denominada

Segmento

Profissional

da

EJA

integrada,

complementar s etapas EJA integrada educao profissional de ensino fundamental -FIC e EJA integrada educao profissional de nvel mdio, a qual ser responsvel por identificar as escolas que oferecem somente as disciplinas profissionalizantes. importante ressaltar que, mesmo com a criao dessa nova etapa, nas estatsticas oficiais do Censo Escolar sero consideradas apenas as matrculas da EJA integrada educao profissional, cabendo etapa complementar Segmento Profissional da EJA integrada somente a funo de identificar as escolas que oferecem as disciplinas profissionais da EJA integrada educao profissional.

Objetivo Esse documento tem como objetivo orientar as escolas na informao correta dos alunos que esto matriculados na EJA integrada educao profissional, visando qualidade e a fidedignidade das informaes prestadas.

2. Orientaes Gerais 2.1. Data de referncia do Censo Escolar da Educao Bsica As informaes prestadas ao Censo Escolar da Educao Bsica, de acordo com a Portaria n 264 de 26 de maro de 2007, devem ter como referncia a ltima quarta-feira do ms de maio do ano de coleta. Dessa forma, somente devero ser informados no Educacenso (o sistema de coleta do Censo Escolar) os alunos matriculados e frequentes at a referida data. 2.2. Controle da frequncia As informaes prestadas ao Censo Escolar so consideradas nas estatsticas oficiais e devem obedecer ao princpio da fidedignidade dos dados, utilizando, como referncia, documentos que garantam a confiabilidade dessas informaes, como ficha de matrcula ou outro documento de frequncia dos alunos, como o dirio de classe. Para as turmas de EJA integrada educao profissional, bem como os da etapa Segmento Profissional da EJA integrada, necessrio que as escolas mantenham registros das informaes pessoais e de frequncia dos alunos.

3. Como informar, no Educacenso, os alunos da EJA integrada educao profissional de acordo com a oferta? a) Quando a EJA integrada educao profissional oferecida apenas por uma rede de ensino, cabendo a uma nica escola a oferta da escolarizao e da formao profissional do aluno. Nesses casos, a escola dever cadastrar a turma informando a etapa EJA integrada educao profissional de nvel fundamental FIC ou EJA integrada educao profissional de nvel mdio e informar os alunos matriculados. Como a responsabilidade pela oferta da escolarizao e da formao profissional cabe apenas a uma escola, no necessrio cadastrar turma com a etapa Segmento profissional da EJA integrada.

b) Quando a EJA integrada educao profissional oferecida por diferentes escolas, cabendo a uma delas a oferta da escolarizao e outra a oferta das disciplinas de formao profissional do aluno. Nesses casos, as escolas devero efetuar o cadastro das turmas de acordo com o que oferecem: A escola que responsvel pela escolarizao do aluno dever cadastrar a turma com a etapa EJA integrada educao profissional de nvel fundamental - FIC ou EJA integrada educao profissional de nvel mdio, informando os dias e o horrio de permanncia do aluno na escolarizao e as demais informaes de turma. A escola que responsvel pela oferta das disciplinas profissionalizantes dever cadastrar a turma informando a etapa complementar Segmento Profissional da EJA integrada, informando os dias e o horrio em que as disciplinas profissionais so ofertadas e as demais informaes da turma. Para que seja possvel o cadastro de turmas com essa etapa, a escola dever informar nos dados educacionais da escola a modalidade de ensino Ensino Regular ou Educao Especial e a etapa de ensino Educao Profissional.

Nessa situao, o aluno que frequenta a EJA integrada em escolas articuladas dever ter dois vnculos, um na escola que oferece a escolarizao e outro na escola que oferece as disciplinas profissionais (Segmento Profissional da EJA integrada). Pelo fato de a etapa Segmento Profissional da EJA integrada se caracterizar como complementar EJA integrada, os alunos vinculados naquela etapa devero ter vnculo em turmas de escolarizao (EJA integrada). Os alunos com vnculo somente na etapa Segmento Profissional da EJA integrada sero desconsiderados das estatsticas oficiais do Censo Escolar 2013.

Importante: Tanto as turmas de etapa EJA integrada educao profissional quanto aquelas de etapa complementar Segmento Profissional da EJA integrada devem ter docentes vinculados.

Contatos Para solucionar dvidas quanto ao preenchimento do Censo Escolar, entre em contato por meio dos telefones disponibilizados na pgina 06 do Caderno de Instrues. Para solucionar dvidas referentes operacionalizao e ao funcionamento Pronatec, entre em contato por meio do e-mail: pronatec@mec.gov.br e telefone 0800 616161 (Opo 8).

You might also like