You are on page 1of 44

NOSSOS VALORES E PADRES

A BASE DE NOSSO SUCESSO

Cdigo de Conduta | Edio III

ASSISTNCIA ADICIONAL
Recursos para Nossos Funcionrios
Supervisor ou Gestor Voc deve comear consultando a pessoa que melhorcompreende a sua rea de responsabilidade: o seu supervisor. Recursos Humanos Para questes relacionadas aos funcionrios, como as que envolvem gestores e/ou outros funcionrios, voc deve entrar em contato com o representante deRecursos Humanos do seu local. Departamento Jurdico O Departamento Jurdico pode fornecer orientao relacionada s leis e prticas comerciais aceitveis. Existem advogados designados para cada grupocomercial. Diretor Financeiro Para esclarecer dvidas relacionadas a finanas, vocpode entrar em contato com o Diretor Financeiro designado para a sua unidade de negcios. Organizao de Conformidade Global Nossos executivos de conformidade divisionais, regionais e nacionais podem ajudar voc com questes relacionadas s nossas polticas e prticas comerciais. Alm deles, esto disponveis os representantes da Organizao de Conformidade Global, incluindo o Escritrio de tica, o Escritrio de Privacidade e o departamento de Ambiente eSegurana Global. Escritrio de tica Poder haver situaes nas quais voc preferir discutir suas dvidas ou preocupaes sobre os Nossos Valores e Padres com algum que no seja da sua diviso/local. O Escritrio de tica um recurso corporativo disponvel para responder essas perguntas ou lidar com essas preocupaes. Fique vontade para entrar em contato com o Escritrio a qualquer momento, com qualquer questorelacionada aos Nossos Valores e Padres oupara discutir preocupaes relacionadas a violaes de nossos padres ou de leis ou regulamentos. Qualquer funcionrio ou terceiro que levantar uma questo sobre as prticas comerciais ficar protegido de retaliao. Essa proteo tambm se estende a qualquer pessoa que fornea informaes relacionadas a uma investigao. PARA ENTRAR EM CONTATO COM O ESCRITRIO DE TICA  Nmero de telefone de discagem direta: 1(908)4234478 Nmero de telefone de ligao gratuita: 1(800)9901146 Nmero de fax confidencial: 1(908)7351565  Email: maureen.mcgirr@merck.com A AdviceLine A AdviceLine uma linha externa confidencial disponibilizada para a discusso de preocupaes com Nossos Valores e Padres e de possveis violaes deles. Ela est disponvel 24 horas por dia, 7 dias por semana. H tradutores prontos para ajudar voc. PARA ENTRAR EM CONTATO COM ADVICELINE  Acesso online no endereo http://www.TheAdviceLine.com  Nmero de telefone gratuito de discagem direta: 1 (877) 3190273  Para fazer ligaes a cobrar, entre em contato com a sua operadora de telefonia local e solicite uma ligao para 1(704)3234005

O Comit de Auditoria da Diretoria O Comit de Auditoria da Diretoria criou um processo por meio do qual os funcionrios podem fazer reclamaes sobre contabilidade, controles internos ou questes de auditoria ou enviar preocupaes confidenciais ou annimas em relao a aes questionveis de contabilidade e auditoria. Se quiser esclarecer uma dvida ou transmitir uma preocupao para o Comit de Auditoria, ligue para os nmeros acima para entrar em contato com o Escritrio de tica ou com a AdviceLine. Elas sero encaminhadas para o Presidente de Mesa do Comit de Auditoria da Diretoria.
Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

Prezados Colegas da Merck, Faz pouco mais de uma dcada que a Merck introduziu, pela primeira vez, o livreto Nossos Valores e Padres, em 1999. Esses 12 anos foram um perodo de mudanas surpreendentes para a nossa empresa, o nosso setor e at mesmo o nosso mundo. Ns encaramos e continuaremos encarando os desafios de novas tecnologias, novas lideranas, novas estruturas organizacionais, novos modelos de negcios e novas maneiras de fazer negcios em todos os nveis da nossa empresa. E, mesmo assim, enquanto folheio este livreto, fico impressionado com aconsistncia de nossos valores e padres fundamentais, que continuam a guiar com eficincia as nossas operaes neste ambiente de rpidas mudanas. Honestidade, integridade e altos padres de conduta continuaro sendo a base sobre a qual construiremos anovaMerck. A terceira edio de Nossos Valores e Padres reitera esses valores e padres duradouros e os atualizam para lidarmos com novos desafios. Nessa edio, voc encontrar, por exemplo, padressobre o uso de mdias sociais e padres aprimorados sobre privacidade. Peo que voc passe um tempo lendo cuidadosamente esta edio de Nossos Valores e Padres e reflita sobre como cada um de ns pode promover ainda mais a tica e a integridade na maneira como atendemos nossos pacientes. Nossa misso descobrir, desenvolver e fornecer produtos e servios inovadores que salvem e melhorem vidas. Independentemente do modo como mudamos e crescemos, a nossa essncia, incorporada a nossos prprios valores e padres, continuar a mesma. E esses valores e padres sero a base do nosso sucesso.

Atenciosamente,

Kenneth C. Frazier Presidente e Diretorpresidente

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

Prezados Colegas da Merck, Desde o comeo, a histria da Merck foi guiada pela crena em se fazer o que certo. George Merck salientou esse princpio em 1950, quando disse: Tentamos nunca esquecer que a medicina para as pessoas. Embora as iniciativas de tica da empresa tenham evoludo com o tempo, nosso comprometimento com a integridade comercial e nossa reputao tm sido constantes. A nossa empresa possui uma poltica de Prticas Comerciais ticas desde 1976. Em1978, criamos nosso primeiro programa de tica formal, baseado nessa poltica. Vinte anos mais tarde, a Merck introduziu um cdigo de conduta: Os nossos valores e padres: ABase de Nosso Sucesso. O cdigo da Merck no s serviu para inspirar e orientar os funcionrios da empresa, mas tambm se tornou um modelo de excelncia para empresas de diversos setores ao redor do mundo. Nos ltimos 16 anos, nossa Diretora de tica, Jacqueline Brevard, desempenhou um papel fundamental no programa de tica da Merck. A viso, dedicao e determinao dela ajudaram na criao do Escritrio de tica da Merck e no desenvolvimento do programa de tica global, oNossos Valores e Padres. Jacquie vai se aposentar da Merck este ano, mas nos deixa com um legado de altos padres ticos, ao qual iremos aderir e usar como modelo para as nossas atividades comerciais dirias, e com uma atualizao para esta nova edio do Nossos Valores e Padres. Um novocaptulo da histria da Merck se desenrola e as oportunidades nos esperam. Os regulamentos esto se tornando complexos globalmente. O nosso setor est mudando rapidamente. Estamos cada vez mais presentes em novos mercados. Inmeros pacientes contam conosco para lhes oferecer produtos que salvaro e melhoraro a vida deles. Continuamos conquistando a confiana de nossos pacientes porque aderimos s mais elevadas prticas ticas. Cada um de ns compartilha a responsabilidade de proteger essa confiana e fortalecer a longa tradio de integridade comercial da Merck. com satisfao que apresento a vocs a terceira edio de Nossos Valores e Padres. uma ferramenta valiosa de consulta para quando precisarmos de orientao para lidar com as importantes consideraes ticas da nossa misso.

Richard S. Bowles Diretor de tica e Conformidade

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

NDICE
Introduo..................................................................................................................................................... 4 Recursos........................................................................................................................................................ 6 Nossos Clientes............................................................................................................................................ 7 Qualidade de Produtos e Servios.......................................................................................................... 7 Experincias Adversas ou Reclamaes sobre a Qualidade dos Produtos..................................... 7 Comunicao Honesta............................................................................................................................. 7 Estudos Clnicos....................................................................................................................................... 8 Integridade Cientfica e Acadmica.................................................................................................... 9 Estudos Clnicos Psvenda................................................................................................................. 9 Presentes e Hospedagem........................................................................................................................ 9 Oferta de Presentes.............................................................................................................................. 9 Recebimento de Presentes................................................................................................................ 10 Fornecimento de Refeies e Hospedagem..................................................................................... 11 Convites para Conferncias/Simpsios................................................................................................ 11 Concorrncia Justa................................................................................................................................. 12 Coleta de Informaes sobre a Concorrncia.................................................................................. 12 Proteo de Dados e Privacidade do Paciente/Consumidor............................................................... 13 Nossos Colegas de Trabalho..................................................................................................................... 15 Nosso Ambiente de Trabalho................................................................................................................ 15 Privacidade dos Funcionrios........................................................................................................... 15 Tratamento Justo.................................................................................................................................... 16 Sade e Segurana................................................................................................................................ 16 Abuso de lcool e Substncias Ilegais............................................................................................. 17 Assdio no Local de Trabalho............................................................................................................... 17 Violncia no Local de Trabalho......................................................................................................... 17 Assdio Sexual................................................................................................................................... 17 Contratao de Parentes e Amigos....................................................................................................... 18 Nossos Acionistas...................................................................................................................................... 19 Conflitos de Interesse............................................................................................................................. 19 Uso de Ativos Corporativos................................................................................................................... 20 Uso Pessoal de Ferramentas de Comunicao.................................................................................... 20 Uso de Mdias Sociais............................................................................................................................ 21 Proteo das Informaes da Empresa................................................................................................ 22 Preciso de Livros/Registros................................................................................................................. 23 Preciso de Divulgaes Pblicas..................................................................................................... 23 Insider Trading........................................................................................................................................ 24 Nossos Fornecedores................................................................................................................................. 25 Seleo de Fornecedores....................................................................................................................... 25 Tratamento de Fornecedores................................................................................................................. 25 Recebimento de Presentes.................................................................................................................... 25 Aceitao de Refeies e Hospedagem............................................................................................ 26 Nossas Comunidades e Sociedade........................................................................................................... 27 Investimento em Filantropia e Comunidades...................................................................................... 27 Direitos Humanos............................................................................................................................... 27 Comunicaes Pblicas......................................................................................................................... 28 Proteo Ambiental................................................................................................................................ 28 Prticas Operacionais............................................................................................................................. 29 Bemestar dos Animais.......................................................................................................................... 29 Pagamentos Inadequados..................................................................................................................... 29 Uso e Seleo de Agentes................................................................................................................. 30 Conformidade com Leis, Regras e Regulamentaes......................................................................... 30 Leis de Assistncia Mdica dos EUA................................................................................................ 30 Boicotes............................................................................................................................................... 31 Sanes Econmicas e Outras Regulamentaes de Importao/Exportao............................. 31 Atividades Polticas............................................................................................................................ 31 Levantamento de Preocupaes............................................................................................................... 32 Investigao de Possvel M Conduta.................................................................................................. 33 Anonimato e Confidencialidade............................................................................................................ 33 Retaliao................................................................................................................................................ 34 Responsabilidades da Gesto para Criar uma Cultura na Qual Possvel Falar com Franqueza................................................................................................... 34 Diretrizes para Levantar Preocupaes................................................................................................ 35 Diretrizes para Ouvir Preocupaes...................................................................................................... 35 Glossrio..................................................................................................................................................... 37

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

INTRODUO
OBJETIVO Na Merck/MSD, os nossos valores e padres sempre formaram a base do nosso sucesso. Eles inspiram confiana por parte da comunidade mdica, dos funcionrios pblicos, das agncias reguladoras, dos mercados financeiros e dos nossos clientes, consumidores e pacientes, todos os quais so essenciais para o nosso sucesso. Mais importante ainda que esses valores inspiram a confiana de nossos funcionrios, criando em cada um de ns um senso de orgulho e uma vontade de fazer grandes conquistas na Merck/MSD. Sim, ns nos preocupamos com os resultados que obtemos. Mastambm nos preocupamos com a maneira comoos obtemos. Os ltimos anos causaram grandes mudanas na maneira como fazemos negcios. No entanto, independentemente de como mudamos e crescemos, a essncia do que somos sempre continuar a mesma, fornecendo iniciativa, produtos exclusivos eservios que salvam e melhoram vidas. APLICABILIDADE Este Cdigo de Conduta e todas as polticas corporativas relevantes aplicamse a todos que fazem negcios em nome da Merck/MSD, incluindo funcionrios, diretores executivos (por exemplo, diretorpresidente, diretor financeiro, controlador etc.), membros da Diretoria, agentes, consultores, profissionais autnomos, entre outros, quando lidam com os assuntos da Empresa. Caso a situao excepcional de um funcionrio garanta uma iseno dos padres da Empresa, ela dever ser tratada por um gerente com a autoridade apropriada. Diretores executivos ou membros da Diretoria podero receber isenes somente da Diretoria ou de um Comit da Diretoria. Essa iseno dever ser legal e divulgada imediatamente para os nossos acionistas. RESPONSABILIDADE Cada um de ns responsvel por aderir aos valores e padres estabelecidos neste Cdigo, para cumprir as polticas relevantes da Empresa e levantar questes se no tivermos certeza se os padres esto sendo cumpridos ou no. As violaes do Cdigo podero resultar em vrias medidas disciplinares, podendo, inclusive, levar demisso. DISPONIBILIDADE Acreditamos que todos os nossos interessados tmodireito de conhecer as nossas prticas comerciais. O livreto Nossos Valores e Padres estdisponvel ao pblico e pode ser acessado emnosso site: www.Merck.com.

Tentamos sempre lembrar que a medicina para as pessoas, no para os lucros. Os lucros acontecem e, se nos lembramos disso, eles nunca deixam de acontecer. Como podemos levar o melhor da medicina para cada pessoa? No podemos descansar enquanto no conseguirmos trazer o melhor de nossas conquistas para todos. George W. Merck
O comentrio acima, de George W. Merck, em 1950, de que a medicina para as pessoas, representa nossos valores e nossas aspiraes. No entanto, s vezes, no fica claro como isso se relaciona s nossas atividades dirias e tomadas de decises como membros da comunidade Merck/MSD. Este livreto ilustra como os nossos valores se aplicam por meio de padres de conduta em relao a cada um dos nossos principais interessados: clientes, funcionrios, acionistas, fornecedores e comunidades.

Se voc tiver alguma dvida ou preocupao, consulte a Pgina Adicional de Assistncia. 4 Merck/MSD Merck/MSD -Cdigo Cdigo de de Conduta Conduta (Edio (Edio III)III)

Acreditamos que todos os nossos stakeholders tm o direito de conhecer as nossas prticas comerciais. O livreto Nossos Valores e Padres est disponvel ao pblico e pode ser acessado em nosso site: www.Merck.com.

NOSSOS VALORES E PADRES

Nossos Clientes
Nosso negcio consiste em preservar e melhorar a vida humana e a sade animal. Todas as nossas aes devem ser medidas pelo nosso sucesso em atingir essa meta. Acima de tudo, valorizamos a nossa habilidade para servir pacientes e consumidores que possam se beneficiar do uso apropriado de nossos produtos e servios. Ns nos dedicamos a fornecer excelncia profissional e sistemas de sade do mais alto nvel. Ns nos esforamos para identificar as necessidades mais crticas dos profissionais da sade e dos consumidores e dedicamos nossos recursos a atender a essas necessidades.

Nossos Colegas de Trabalho


Nossa capacidade para o sucesso depende da integridade, do conhecimento, da imaginao, da percia, da diversidade, da flexibilidade e do trabalho em equipe dos nossos funcionrios. Por isso, nos esforamos para criar um ambiente de respeito mtuo, encorajamento e trabalho em equipe que recompense o compromisso e o desempenho e atenda s necessidades dosfuncionrios. Tentamos fornecer uma atmosfera no local detrabalho que atraia pessoas muito talentosas e as ajude a atingir todo o potencial delas. Cada um de ns responsvel por criar um clima de confiana e respeito e promover um ambiente de trabalho produtivo. Essas responsabilidades esto incorporadas aos nossos Comportamentos de Liderana. Consulte a pgina 40.

Nossos Acionistas
Reconhecemos que a nossa habilidade para cumprir nossas metas depende de manter um desempenho financeiro que encoraje o investimento em pesquisa e desenvolvimento de ltima gerao. Por sua vez, isso nos permite fornecer produtos eficazes e servios inovadores. Ns nos esforamos para fornecer para os nossos acionistas informaes honestas, precisas e pontuais sobre o nosso desempenho e fazer divulgaes claras em todos os relatrios e comunicaes pblicas.

Nossas Comunidades e Sociedade


Ser uma boa pessoa jurdica significa cumprir todas as leis, regras e regulamentos vigentes. Alm disso, atendemos a nossa sociedade, desde as comunidades locais nas quais operamos at os nveis nacionais e internacionais, apoiando uma srie de programas, incluindo aqueles que melhoram a sade e promovem sustentabilidade ambiental. Todas as nossas atividades so guiadas por nossa responsabilidade corporativa de Ajudar o Mundo a Ficar Bem.

Nossos Fornecedores
Ns acreditamos no desenvolvimento de relaes mutuamente benficas com os nossos fornecedores. Reconhecemos que eles so parceiros importantes do nosso sucesso e os tratamos com honestidade, justia e respeito. Tambm esperamos que eles conduzam as prprias atividades comerciais para a Empresa ou em nome dela de acordo com padres e valores comerciais que se alinhem aos nossos.

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

RECURSOS
Nenhuma diretriz, no importa o quo detalhada, pode antecipar todos os desafios que encararemos notrabalho. por isso que existem recursos adicionais que podemos usar quando tivermos dvidas sobre a conduta comercial. Este livreto serve como um guia para os nossos padres e inclui perguntas frequentes, mas no tem o objetivo de ser uma descrio exaustiva das polticas e dos padres da Empresa. Nele, voc encontrar respostas para as perguntas levantadas pelos funcionrios. Consulte as polticas corporativas relevantes para encontrar informaes complementares sobre vrios assuntos. Essas polticas podem ser acessadas pela Intranet (http://policy.Merck.com). Se as suas dvidas no forem esclarecidas por esses recursos, seu prximo passo dever ser discutilas com o seu gestor. H outros recursos disponveis, incluindo especialistas em Direito, Finanas, Auditoria Corporativa, Recursos Humanos, Conformidade Global, o Escritrio de tica e a AdviceLine. (paraobter mais informaes sobre como entrar em contato com esses recursos e utilizlos, consulte a Pgina Adicional de Assistncia). Voc poder usar qualquer um desses recursos quando precisar de esclarecimentos sobre polticas ou assistncia para lidar com reas duvidosas ou quando estiver preocupado com possveis violaes de nossos padres, leis ou regulamentos. TESTE DE DECISO O Teste de Deciso um conjunto de critrios que podem ser usados para ajudar a determinar o curso de ao apropriado. Basta perguntar a si mesmo:  A ao legal?  Ela cumpre o texto dos nossos padres edasnossas polticas?  Ela cumpre o esprito dos nossos padres edasnossas polticas?  Como um jornal noticiaria isso? Pareceria algo inapropriado ou voc se sentiria envergonhado? Se voc no tiver certeza sobre o que fazer, entre em contato com o seu gestor e os recursos listados na Pgina Adicional de Assistncia paraobterorientao.

Quando estiver buscando respostas para perguntas sobre conduta comercial, utilize os recursos da Empresa mencionados neste livreto.

P R P R

Muitos dos tpicos no parecem se aplicar a mim. Por que devo levar este livreto em considerao? Por ser um documento destinado a toda a empresa, algumas sees e tpicos podem ser mais relevantes para certas funes ou departamentos do que para outros. No entanto, pode ser til saber como os negcios so conduzidos em reas diferentes da Empresa. Por que temos um livreto de padres? Por que no temos livretos regionais que abordem questes mais relevantes para cada local? Os nossos valores e padres so universais. Ns nos esforamos para fazer negcios aderindo aos mesmos padres ticos elevados, seja qual for o nosso local de operao. Ao mesmo tempo, reconhecemos que a aplicao real desses padres, leis e regulamentos podem variar por local. A Empresa fornece recursos para ajudar a lidar com as questes especficas de uma determinada regio. Alm dos recursos disponveis em toda a empresa, como a Organizao de Conformidade Global, o Escritrio de tica e a AdviceLine, voc tambm pode recorrer ao seu gestor, ao representante de recursos humanos, ao advogado da diviso, ao diretor financeiro regional e aos executivos de conformidade divisionais, regionais e nacionais. Sou um gestor e um dos meus funcionrios me chamou a ateno para uma questo de tica comercial. No sei ao certo como lidar com a situao. Qual recurso eu posso usar? Na maioria dos casos, o melhor recurso inicial de consulta o seu prprio gestor. Alm disso, o Escritrio de tica est disponvel para fornecer orientao sobre como lidar com qualquer problema de tica comercial e pode ajudar voc a encontrar uma soluo para a sua preocupao ou questo em particular.

P R

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

NOSSOS CLIENTES
QUALIDADE DE PRODUTOS E SERVIOS Ns nos comprometemos em atender ou exceder os requisitos regulatrios ou dos clientes em relao a pesquisa, desenvolvimento, manufatura, embalagem, teste, fornecimento ou marketing de nossos produtos. Qualidade significa atender de modo consistente a requisitos e expectativas, fornecendo produtos e servios com o maior valor de forma pontual. Nossos clientes incluem pacientes, consumidores, profissionais da sade, organizaes de sade, agncias do governo, atacadistas e distribuidores. O aumento da qualidade em todas as reas dos nossos negcios, desde a pesquisa de produtos em nossos laboratrios ao uso dos nossos produtos e servios pelos pacientes, essencial para fornecer produtos e servios inovadores que melhorem a qualidade de vida. A conquista de nossas metas e objetivos de qualidade depende da nossa habilidade para ouvir e respeitar as necessidades dos clientes em todas as atividades comerciais.

Ns nos esforamos para fornecer produtos, servios einformaes de alta qualidade.

P R

Enquanto estava em uma festa, um dos convidados comentou comigo um efeito colateral de um de nossos medicamentos. Isso precisa ser informado Empresa? Sim, voc deve informar o incidente imediatamente. Para garantir a segurana dos pacientes, precisamos saber de todas as alegaes de experincias adversas. Entre em contato com um membro da equipe de Pontos de Contato Designados (PDCD) e repasse a informao no prazo mximo de 24 horas aps tomar conhecimento da experincia. Os membros da equipe do PDCD podem ser localizados no site http://ghh.merck.com/gma/ dpoc.html. Voc tambm pode entrar em contato com o seu gestor ou com o Escritrio de tica, que ir encaminhlo para o recurso correto.

P R

Estamos atrasados e sofrendo muita presso. Posso modificar algumas etapas de manufatura para acelerar a produo? Provavelmente, no. Embora nos empenhemos em simplificar a manufatura para tornla o mais eficiente possvel, devemos sempre recorrer aos canais apropriados para receber aprovao para modificar os procedimentos de manufatura existentes. Algumas etapas podem ser exigidas pelos rgos regulatrios governamentais. Outras podem ser necessrias para cumprir nossos prprios padres de qualidade. possvel que as etapas cumpram uma funo de qualidade essencial, mesmo que paream desnecessrias. Se voc tiver mais dvidas ou quiser fornecer sugestes sobre como aprimorar um processo, entre em contato com o seu gestor ou com o chefe do departamento de Operaes de Qualidade no seu local antes de executar qualquer ao.

Experincias Adversas ou Reclamaes sobre a Qualidade dos Produtos Todos ns precisamos desempenhar um papel para ajudar a Merck/MSD a cumprir o compromisso de melhorar a sade humana. Uma das nossas principais responsabilidades informar a Empresa de quaisquer experincias adversas (EAs) ou reclamaes sobre a qualidade dos produtos (RQPs). nossa obrigao denunciar EAs ou RQPs que possam estar associados ao uso de nossos produtos, incluindo receitas, receitas, medicamentos isentos de prescrio e produtos de sade animal.

COMUNICAO HONESTA As vidas dependem no s da qualidade de nossos produtos e servios, mas tambm da qualidade das informaes que fornecemos para a comunidade mdica e o pblico geral. As informaes fornecidas para os nossos clientes sobre os nossos produtos e servios, incluindo disponibilidade e entrega, devem ser teis, precisas, apoiadas por provas cientficas, quando relevante, e apresentadas de maneira honesta, justa e apropriada. Isso significa que as comunicaes promocionais relacionadas a medicamentos que exigem receita, biologia e vacinas devem incluir as recomendaes de uso ou dosagem e (a menos que especificado o contrrio por lei ou regulamentos) um resumo dos efeitos colaterais, das precaues, dos avisos e das contraindicaes, bem como da eficcia dos usos indicados. No comunicamos abertamente a inteno de promover produtos com um determinado uso antes que ele seja aprovado para isso. No entanto, isso no restringe uma troca completa e apropriada de informaes cientficas relacionadas a um produto,
7

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

NOSSOS CLIENTES
incluindo disseminao de descobertas cientficas em meios cientficos e outras mdias de comunicao.

P R

Sou representante de vendas de um dos nossos produtos farmacuticos e sei que no devo promover o produto de uma maneira que no seja consistente com o rtulo. No entanto, se um mdico comear a fazer perguntas sobre tal uso, posso fazer referncia a estudos e outros mdicos que esto prescrevendoo? Geralmente, nossos representantes de vendas no devem fornecer informaes diretas para os mdicos que no sejam consistentes com o que est contido no rtulo do produto. Voc deve lembrar o mdico que a Merck/MSD no recomenda o uso do produto para fins que no sejam os especificados no rtulo do produto. No entanto, se o mdico quiser informaes adicionais sobre esse assunto, voc poder encaminhar a solicitao dele para o nosso Departamento de Servios Mdicos. Esse Departamento est autorizado, sob circunstncias limitadas, a fornecer essas informaes diretamente para os mdicos. Como devemos lidar com a solicitao de amostras que paream inadequadas (por exemplo, JANUVIA solicitado por um ortopedista)? Se tiver motivos para acreditar que o mdico est usando as amostras de forma inapropriada, de acordo com a poltica da Empresa, encorajamos voc a pedir um esclarecimento sobre o motivo da solicitao. Se voc achar que a solicitao inadequada (por exemplo, as amostras no sero usadas em pacientes para avaliar o produto na prtica), no fornea as amostras. O uso inadequado de amostras farmacuticas viola a poltica da Empresa e pode ser ilegal. Voc deve esclarecer a poltica de amostras da Empresa para o mdico e comunicar a solicitao dele ao seu gestor para que ocorra uma investigao. Estou trabalhando com uma organizao que tem um cdigo de conduta prprio. Em alguns casos, esse cdigo solicita que eu, como fornecedor, cumpra os padres deles. Qual cdigo devo seguir?

A Merck/MSD toma muito cuidado para proteger a sade e a segurana dos participantes de estudos clnicos. Duas garotas participaram de estudos com o SINGULAIR, o tratamento da Merck/MSD para asma em pacientes com apenas 1 ano de idade e rinite alrgica sazonal em pacientes com apenas 2 anos de idade.

Como um funcionrio da Merck/MSD, voc deve cumprir nossos padres em todas as situaes comerciais. Como empresa farmacutica, temos um cdigo extremamente abrangente com altssimos padres. No entanto, s vezes, pode haver situaes nas quais os requisitos do cliente so mais rigorosos, como o banimento de presentes ou at mesmo de entretenimento modesto. Nesses casos, voc deve seguir os padres do cliente e os nossos.

P R

ESTUDOS CLNICOS Os estudos clnicos determinam a segurana e a eficcia de nossos produtos em pessoas que se voluntariam para participar. Portanto, essencial conduzirmos esses estudos com todo o cuidado com a sade e segurana dos participantes, ao mesmo tempo que estendemos os interesses da cincia e da sociedade. Padres e diretrizes detalhadas esto disponveis sobre estudos clnicos e protocolos de produtos.

P R

Estou na rea de vendas e marketing e um mdico nos perguntou se poderia usar nossas amostras para conduzir um estudo clnico com um grupo pequeno de pacientes. Isso aceitvel? No. Amostras no devem ser usadas para estudos clnicos. Padres e diretrizes detalhadas esto disponveis sobre estudos clnicos e protocolos. Embora a Empresa fornea produtos para locais de estudo, de acordo com o protocolo de estudos clnicos patrocinados por ela, isso geralmente feito pelo grupo da Empresa que gerencia o estudo (por exemplo, MRL), e no pela rea de vendas e marketing. Voc pode entrar em contato com o Departamento Mdico ou com o seu executivo de conformidade regional ou nacional para obter mais informaes.

P
8

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

Integridade Cientfica e Acadmica Ns compreendemos e respeitamos o papel da pesquisa e do debate cientficos e acadmicos independentes no progresso mdico, cientfico e humano. Desse modo, em todos os esforos de pesquisa patrocinados pela Merck/MSD, ns no tentaremos influenciar de maneira inapropriada os resultados e as concluses dessa pesquisa. A pesquisa clnica dever ser conduzida sob a direo de mdicos e cientistas qualificados e de acordo com os altos padres de tica mdica e clnica. Uma colaborao e uma interao prxima com a comunidade mdica e cientfica so essenciais para a nossa misso: melhorar a sade humana oferecendo sociedade medicamentos novos e eficazes, inclusive vacinas. Todas essas interaes devem ser guiadas pelo seguinte princpio:

P R

Acredito que conseguirei convencer um mdico importante a deixar de lado o produto do concorrente para prescrever um dos nossos produtos se encorajlo a conduzir um estudo observacional para adquirir experincia com o nosso produto. Essa uma prtica aceitvel? No. Os programas observacionais envolvendo os nossos produtos no podem ser usados para induzir mdicos a fazer os pacientes tomarem os nossos produtos ou a mantlos sob uma receita com os nossos produtos. Eles tambm no podem ser usados se causarem essa impresso. Os programas observacionais podem ser usados somente para obter dados que ajudaro a Merck/MSD e os mdicos a aprimorarem o cuidado com os pacientes por meio da observao direta do uso do produto em um cenrio clnico. Dever haver um contrato com o mdico e protocolos escritos que identifiquem a necessidade dos dados e detalhem como os resultados do programa sero usados.

Todas as atividades envolvendo a comunidade mdica e cientfica que so patrocinadas ou apoiadas pela Merck/MSD, incluindo as subsidirias dela, devem ser consistentes com os cdigos industriais, possuir um propsito comercial bem articulado e ser implementadas de acordo com os mais altos padres de tica e integridade, com o mximo respeito pela sade e segurana dos pacientes.
Estudos Clnicos Psvenda Os estudos clnicos psvenda ajudamnos a saber mais sobre a segurana e a eficcia de nossos produtos. Eles fornecem informaes importantes para mdicos, pagantes terceirizados e tomadores de decises para promover o uso apropriado de nossos produtos.

P R

Um mdico me disse que est sendo pago para fazer prescries com o produto da concorrncia. aceitvel que eu faa o mesmo? No, essa no uma prtica aceitvel. No entanto, o mdico pode estar participando de um estudo clnico psvenda legtimo. Nesse caso, apropriado compenslo pela carga de trabalho adicional enquanto estiver participando do estudo, mas isso no est relacionado s prescries feitas por ele.

PRESENTES E HOSPEDAGEM Oferta de Presentes Acreditamos na competio pelos mritos de nossos produtos e servios e queremos evitar que nossos clientes tenham sequer a impresso de conduta inapropriada. A oferta de presentes, seja em dinheiro ou no, incluindo servios, para os clientes levanta questes srias sobre conflitos de interesse ou a aparncia disso. Portanto, a oferta de presentes proibida, a no ser que cumpra as excees especficas descritas abaixo. Reconhecemos que, em certas culturas, pode haver ocasies em que a oferta de presentes algo costumeiro e esperado. As decises sobre essas situaes devem ser ponderadas com cuidado, e ser preciso obter uma aprovao prvia por escrito com o gestor antes que se possa continuar. Para os Clientes Mdicos: J que queremos manter a confiana do pblico no fato de que os mdicos tomam decises somente baseados na sade do paciente, no oferecemos presente ou outras iniciativas para os nossos clientes mdicos. Como parte do ato de informar os mdicos sobre nossos produtos, poderemos fornecer ocasionalmente itens educativos e relacionados prtica de medicina, desde que tenham valor nominal, sejam relevantes para a medicina (por exemplo, livros didticos mdicos e outros itens que tenham uma funo educacional genuna) e sejam permitidos dentro do pas. Alm disso, tambm
9

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

NOSSOS CLIENTES

P R
Ns podemos aceitar refeies e entretenimento social modesto, desde que atenda aos critrios da Merck/MSD.

Um dos meus clientes um bom amigo e trocamos regularmente presentes de grande valor em pocas de troca de presentes. Posso continuar essa prtica? A Empresa no desencoraja amizades com parceiros comerciais, mas exige discrio e bom discernimento em tais situaes. Em certas situaes, o presente pode ser apropriado se for pessoal, no for pago pela Merck/MSD e a troca de presentes no for considerada um conflito de interesse. Voc deve informar o seu gestor sobre o relacionamento. Ele avaliar a situao e determinar como gerenciar conflitos de interesse em potencial, de maneira consistente com a poltica relacionada a isso. Pode ser que se torne necessrio designar o cliente para outro funcionrio da Empresa.

so permitidos itens promocionais (por exemplo, canetas, blocos de anotao, calendrios etc.) de valor nominal, desde que estejam relacionados clnica de um mdico. Lembrese de que alguns locais tm polticas mais restritas, baseadas nas leis locais ou nos cdigos industriais, em relao oferta de presentes para mdicos. Entre em contato com o seu advogado local/regional para obter mais orientao. Para Outros Clientes: Alm dos mdicos, tambm interagimos com outros clientes importantes, incluindo atacadistas, distribuidores e varejistas. Para esses clientes, so permitidos somente itens comerciais de valor nominal. A oferta de presentes para esses clientes deve cumprir as leis locais, as polticas da Empresa e os cdigos industriais relevantes. Para obter mais ajuda e orientao, entre em contato com o seu representante legal local e/ou executivo de conformidade local.

P R P R
10

Fui convidado para o casamento de um cliente importante. Na minha cultura, esperado que os convidados levem presentes em dinheiro. O que devo fazer? Presentes que no sejam em dinheiro so aceitveis? Presentes em dinheiro ou no so proibidos. Voc deve entrar em contato com o seu gerente se acreditar que uma exceo poltica da Empresa pode ser concedida. O cardiologistachefe de um grande hospital solicitou uma doao de equipamentos para a nova unidade de tratamento cardaco. Essa doao constituiria uma violao de nossos padres comerciais? Pode ser apropriado e desejado pela Empresa fazer uma contribuio para melhorar a qualidade das instalaes de assistncia mdica locais. No entanto, voc deve se certificar de que o processo adequado para o seu local seja seguido. Entre em contato com o seu executivo de conformidade para obter orientao.

Funcionrios do Governo ou Funcionrios Pblicos: Presentes, Refeies, Hospedagem ouOutros Benefcios Na maioria dos municpios, proibido oferecer pagamentos ou qualquer outro item de valor para obter ou manter negcios. Esteja ciente de que, na maioria dos casos, os clientes mdicos da Empresa so considerados funcionrios pblicos. Por isso, oferecer presentes, refeies, hospedagem, honorrios para participao em congressos ou simpsios ou benefcios semelhantes para funcionrios pblicos exige avaliao adicional para garantir que um pagamento ou benefcio inadequado no seja concedido. Alm disso, a Empresa deseja evitar at mesmo a impresso de inadequao. As leis referentes a presentes e hospedagem apropriados em relao a esses grupos so complexas e podem variar entre pases ou at mesmo dentro de um pas (por exemplos, leis locais versus nacionais). Portanto, entre em contato com o seu executivo de conformidade local e regional antes de oferecer um presente, convite, hospedagem ou outros benefcios paraum funcionrio do governo.

Recebimento de Presentes O recebimento de presentes pode ser mais comum no contexto do relacionamento com os fornecedores. Por isso, as diretrizes detalhadas sobre o recebimento de presentes podero ser encontradas na seo NOSSOS FORNECEDORES, na pgina 25.

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

Fornecimento de Refeies e Hospedagem Ocasionalmente, podemos fornecer refeies ou hospedagem, desde que isso:  Seja durante um relacionamento comercial legtimo;  Seja um acompanhamento de um evento/ atividade educacional ou comercial;  Seja legal;  Seja consistente com os cdigos industriais aplicveis;  Seja consistente com as polticas e os procedimentos da Empresa;  No seja compreendido como uma tentativa de influenciar decises comerciais; e  No seja embaraoso para a Empresa caso venha a pblico.

e os documentos locais/regionais de orientao da Empresa e os cdigos industriais. Tambm devemos levar em considerao se alguns dos participantes so funcionrios do governo ou funcionrios pblicos, o que, no geral, exigir mais orientao. Ns no bancamos viagens para cnjuges ou acompanhantes dos participantes.

P R

Estamos bancando as despesas de viagem de uma importante formadora de opinies que ser a palestrante de uma conferncia patrocinada pela Empresa. Ela gostaria de trazer o cnjuge dela, s nossas custas. Isso permitido? Um cnjuge ou acompanhante pode viajar para uma conferncia, desde que no seja s custas da Empresa. Isso significa que quaisquer custos com transporte, hospedagem e refeies, entre outros, associados presena do cnjuge no sero bancados pela Empresa. No entanto, inconsistente com o propsito desses eventos permitir que cnjuges ou acompanhantes participem das sesses ou reunies nos quais sero discutidos assuntos oficiais. Podemos atender solicitao de um mdico para fornecer duas passagens da classe econmica, em vez de uma passagem da classe executiva, para ele vir at uma conferncia? No, isso no permitido. O convite se estende ao mdico, e a Empresa cobrir somente as despesas diretamente associadas participao do convidado. Podemos pagar as despesas com viagem de um mdico envolvido no processo de aprovao de novos medicamentos para que ele participe de uma reunio? As leis e os regulamentos que controlam essas atividades so complexos e variam dependendo de uma srie de fatores, incluindo:  O mdico um funcionrio do governo?  O mdico um tomador de decises no processo de aprovao regulatria?  O registro de um produto da Merck/MSD est pendente ou esperado?  observada uma influncia inapropriada? Uma avaliao do engajamento deve ser conduzida em consistncia com os nossos procedimentos estabelecidos para determinar se a Empresa pode pagar as despesas de viagem. Para obter orientao, entre em contato com o seu executivo de conformidade local ou regional.
11

P R

costume no meu pas levar um mdico para um restaurante para discutirmos nossos produtos. Isso aceitvel de acordo com apoltica? O local preferencial para discutir nossos produtos no consultrio mdico, em um hospital ou em outro cenrio clnico. Em certos casos, pode ser apropriado discutir sobre um produto fora de tais cenrios. Se achar que uma discusso desse tipo se aplica, voc dever primeiro obter a aprovao do seu gestor, e ela precisar especificar as circunstncias especiais existentes para que os procedimentos de controle e superviso apropriados sejam empregados.

CONVITES PARA CONFERNCIAS/SIMPSIOS Ns nos comprometemos em conduzir programas educacionais que compartilhem informaes mdicas e cientficas, bem como em participar deles. Reconhecemos a importncia de garantir que essas atividades sejam realizadas de modo apropriado e profissional, com o objetivo final de melhorar o cuidado com o paciente. No entanto, nossos padres no levam necessariamente em conta todos os requisitos legais locais. As leis locais mais restritas prevalecero sobre eles, quando existirem. Nosso propsito ao apoiar reunies cientficas/ educacionais melhorar o cuidado com o paciente. Por isso, a agenda da reunio deve ser apropriada para os participantes e apoiar o propsito cientfico dela. O local deve ser selecionado com base na convenincia de viagem para o participante, no custo e na adequao para o tipo de reunio e pblico. As decises de patrocnio devem cumprir as leis locais, as polticas

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

NOSSOS CLIENTES

P R

De vez em quando, os mdicos que convidamos para simpsios no comparecem ou no participam tanto dos eventos quanto se espera. Como devo lidar com essas situaes? Ao convidar um mdico para um simpsio, voc deve discutir nossas expectativas em relao participao em determinados eventos. Se a frequncia do mdico se tornar um problema, voc dever primeiro discutir a importncia do evento para garantir que ele perceba o que est perdendo ao no participar de todo o evento. No entanto, lembrese de que no podemos controlar a participao dos mdicos em tais eventos. Se a frequncia continuar sendo um problema, discuta o assunto com o seu gestor para determinar se o mdico dever ser convidado para outros eventos.

Competimos de maneira honesta e justa, confiando nos mritos de nossos produtos e servios.

P R

Estou participando de uma reunio de associao comercial e vrios membros esto discutindo estratgias de preo. O que devo fazer? Se questes como estratgia de preos forem discutidas entre concorrentes, existe a possibilidade de estar ou parecer que est ocorrendo fixao de preos ou conspirao. Muitos pases probem a discusso de preos entre concorrentes exatamente por essa razo. Se voc se vir nessa situao, saia da reunio imediatamente. Em seguida, informe o Departamento Jurdico sobre o que voc observou.

CONCORRNCIA JUSTA Ns acreditamos que os clientes e a sociedade se beneficiam de mercados justos, livres e abertos. Portanto, competimos pelos mritos de nossos produtos e servios e no fazemos acordos com concorrentes para fixar os preos ou restringir o comrcio de outra forma. Nossos princpios de concorrncia justa determinam que:  No devemos compartilhar ou trocar informaes sobre preos ou propostas com concorrentes. Isso inclui polticas de preos, descontos, promoes, royalties, garantias e termos e condies de venda. Se um concorrente se voluntaria a fornecer tais informaes, seja durante uma reunio de associao comercial ou na sala de espera de um mdico, devemos encerrar a conversa imediatamente e informar o Departamento Jurdico da situao. Embora o fornecimento das informaes possa ser inocente, poderia criar a impresso de fixao de preos ou manipulao de proposta.  No fazemos acordos com concorrentes em relao a clientes, distribuidores ou territrios. No fazemos acordos com concorrentes em relao a clientes, distribuidores ou territrios.  No descaracterizamos ou distoramos os produtos ou servios de um concorrente. Nossos padres de concorrncia justa tambm so uma questo legal em praticamente qualquer pas no qual operamos, e existem exigncias legais adicionais que devemos cumprir. Todo gestor deve garantir que os funcionrios envolvidos com marketing, vendas e compras estejam cientes do texto e do esprito de nossos padres e das leis de concorrncia aplicveis.
12

Coleta de Informaes sobre a Concorrncia Competimos de maneira justa e honesta. No obtemos informaes de mercado por meio de falsificao de informaes, roubo ou invaso de privacidade ou coero. No geral, possvel obter informaes sobre os concorrentes de fontes aceitveis, como clientes, consultores e at mesmo os prprios concorrentes, nas circunstncias apropriadas. Por exemplo, voc pode obter informaes sobre concorrentes (i)nos noticirios ou outros recursos pblicos, como demonstrativos financeiros arquivados nos rgos reguladores relevantes, (ii) examinando os produtos e materiais de marketing publicamente disponveis de nossos concorrentes, (iii) com os clientes dos concorrentes (a no ser que estejam proibidos de revelar essas informaes) ou (iv) nas exibies dos concorrentes em conferncias e feiras comerciais.  Voc no deve incentivar os funcionrios da Merck/MSD que trabalharam anteriormente para nossos clientes ou competidores a violar um contrato ou obrigao de no divulgao em relao s informaes confidenciais do concorrente. J que difcil saber exatamente quais obrigaes de no divulgao foram acordadas, recomendamos veementemente no recorrer prtica de perguntar

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

para os funcionrios da Merck/MSD quem trabalhou anteriormente para um concorrente a fim de fornecer informaes sobre ele.  Voc no deve permitir que os funcionrios da Merck/MSD, como subordinados ou consultores de marketing, faam uma m representao de si mesmos ou do trabalho deles para obter informaes sobre a concorrncia. O relacionamento com a Merck/MSD dever ser revelado se for razovel assumir que a fonte provavelmente no compartilharia as informaes caso soubesse disso.  Voc no deve receber informaes sobre preos ou outras informaes confidenciais diretamente de um concorrente. A definio das leis locais quanto ao que constitui informaes pblicas ou confidenciais pode variar. Portanto, certifiquese de que a sua conduta tambm cumpra os requisitos locais. Alm disso, as regras relacionadas coleta de informaes relativas a propostas do governo costumam ser mais rigorosas. Entre em contato com o seu gestor ou com o Departamento Jurdico para obter mais informaes.

P R

Um cliente antigo, que tambm um amigo, me contou recentemente sobre a data de lanamento de um medicamento do concorrente, mas isso ainda no informao pblica. Posso comunicar isso para outras pessoas no meu distrito? E se eu soubesse que a informao foi obtida pelo mdico durante uma reunio com consultores? Se voc sabe ou as circunstncias do a entender que a informao fornecida pelo cliente foi passada para ele de forma confidencial, como durante uma reunio com consultores, necessrio interromper a discusso do assunto com o cliente. Voc no pode comunicar a informao para outras pessoas no seu distrito, mas deve informar o seu gestor sobre a conversa, que a discutir com o Departamento Jurdico, conforme necessrio. Se a informao for pblica, no haver problema em discutila abertamente de uma maneira consistente com todas as polticas aplicveis relacionadas discusso sobre produtos.

P R

Acabamos de contratar um exfuncionrio de um concorrente. Quanta informao ele tem permisso para divulgar sobre o exempregador dele? No devemos permitir que o funcionrio divulgue nem devemos pedir quaisquer informaes proprietrias ou confidenciais sobre o exempregador dele. Pergunte a si mesmo se voc se sentiria vontade se um exfuncionrio da Merck/MSD compartilhasse essas informaes com um concorrente. Alm disso, existem implicaes legais relacionadas divulgao de informaes confidenciais de outras empresas. Para obter esclarecimentos, entre em contato com o seu gestor ou com o Departamento Jurdico.

PROTEO DE DADOS E PRIVACIDADE DO PACIENTE/CONSUMIDOR Acreditamos na importncia de respeitar a privacidade de todos aqueles com quem fazemos negcios. Isso se aplica particularmente a clientes, pacientes e participantes de estudos clnicos. Existem momentos nos quais a pesquisa e as atividades comerciais legtimas podem exigir a anlise do pronturio mdico de um paciente ou a coleta de informaes pessoais. Nosso compromisso com a privacidade est centralizado em vrios princpios operacionais, incluindo, sem limitao:  Necessidade: devemos identificar o propsito comercial fornecido por meio do uso ou da coleta de informaes pessoais e, at onde for possvel, usar informaes no identificveis.  Notificao e Escolha: devemos fornecer a notificao apropriada para os indivduos antes de coletarmos informaes confidenciais sobre eles. Alm disso, devemos, geralmente, oferecer aos indivduos a chance de se oporem ou no permitirem o uso das informaes pessoais deles.  Integridade dos dados: as informaes pessoais devem ser mantidas precisas, completas e atuais, conforme estabelecido em acordos e notificaes.

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

13

NOSSOS CLIENTES
 Segurana e Transferncia: devemos tomar medidas razoveis para proteger informaes pessoais contra perda, uso indevido, acesso no autorizado, divulgao ou alterao. Alm disso, a transferncia de dados entre pases exige salvaguardas e escrutnio adicionais. A proteo da privacidade das informaes pessoais tambm uma questo legal em quase todo pas no qual operamos. Devemos cumprir todos os requisitos legais, alm dos prprios padres da Empresa. Para obter mais informaes, entre em contato com o Escritrio de Privacidade.

P R

O que exatamente considerado Informaes Pessoais? Embora a definio exata de Informaes Pessoais possa variar de pas para pas, geralmente so informaes que identificam diretamente um indivduo ou que poderiam ser usadas com esse propsito. Alguns exemplos incluem nomes e iniciais, data de nascimento, imagens, informaes biomtricas, informaes de contato, informaes de sade, informaes genticas e caractersticas pessoais. No entanto, essa no a lista completa. Informaes mais detalhadas podem ser encontradas nas polticas corporativas. Preciso demonstrar a eficincia dos meus esforos de vendas envolvendo o maior hospital da regio. O farmacutico interno me ofereceu cpias de registros de prescrio contendo informaes pessoais de pacientes. aceitvel que eu acesse esses registros?

Embora as leis que governam a proteo de informaes pessoais de pacientes por farmacuticos variem de pas para pas, muitos pases tm leis que exigem que os pacientes permitam explicitamente essa divulgao. Nos pases onde no existem essas leis, aplique nos nossos princpios de privacidade: Necessidade, Notificao e Escolha. Esses princpios exigem que coletemos ou recebamos somente as informaes pessoais mnimas de que precisamos para propsitos comerciais legtimos, que a pessoa a quem elas pertencem seja informada pelo farmacutico sobre a inteno de divulgao e sobre como pretendemos utilizlas e que ela no tenha se oposto a isso. Entre em contato com os representantes do Departamento Jurdico ou do Escritrio de Privacidade para garantir que o acesso a dados cumpra as leis locais e as nossas polticas. Estou planejando um simpsio e gostaria de convidar clientes de vrios pases. Preciso ter acesso a informaes sobre clientes localizados em outros pases para enviar os convites. Existe alguma precauo especial necessria quando informaes so transferidas entre pases? Muitos pases tm leis de proteo de privacidade e dados que se aplicam quando se transferem ou acessam informaes pessoais sobre indivduos, sejam eles clientes, consumidores, pacientes, funcionrios da Merck/MSD ou afiliados a ela de outra forma. Em alguns casos, at mesmo a transferncia de nomes de indivduos entre pases pode exigir autorizao ou ateno especial. Entre em contato com o representante do Escritrio de Privacidade do pas a partir do qual voc deseja transferir informaes antes de realizar qualquer ao.

P R

14

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

NOSSOS FUNCIONRIOS
NOSSO AMBIENTE DE TRABALHO Tentamos fornecer uma atmosfera de trabalho que atraia e mantenha pessoas muito talentosas e as ajude a atingir todo o potencial delas. Cada um de ns responsvel por criar um clima de confiana e respeito e promover um ambiente de trabalho produtivo. Essas responsabilidades so descritas em nossos Comportamentos de Liderana (consulte a pgina 40), que serve como base para todas as polticas, prticas e processos de recursos humanos. Os Comportamentos de Liderana indicam os comportamentos especficos que so esperados dens. Incentivamos a comunicao aberta sendo receptivos s ideias e preocupaes dos outros e recebemos e oferecemos feedback construtivo. Privacidade dos Funcionrios Ns respeitamos a privacidade e a dignidade de nossos funcionrios e mantemos a confidencialidade dos registros deles. A Empresa coleta e mantm as informaes pessoais necessrias para sustentar funes como benefcios, compensaes e salrios, bem como para outros propsitos, conforme exigido por lei e de acordo com as notificaes de privacidade que fornecemos para os funcionrios. Ns protegeremos as informaes pessoais dos funcionrios e as usaremos somente para propsitos comerciais legtimos, de acordo com todas as leis relevantes. Esse compromisso com a proteo da privacidade dos funcionrios se estende alm do perodo de emprego e abrange as informaes de exfuncionrios.

Ns nos esforamos para manter um ambiente livre de assdios, onde todos os funcionrios sejam respeitados.

A privacidade das comunicaes dos funcionrios, incluindo o uso de email e da Intranet/Internet, est sujeita s necessidades comerciais e operacionais apropriadas da Empresa e s leis locais. Temos a responsabilidade de monitorar a tecnologia pertencente empresa utilizada para email, Internet e outras comunicaes e de investigar o uso inapropriado dela de acordo com as leis locais. Seguimos o princpio de privacidade da Necessidade para executar essas obrigaes.

P R

A Empresa monitora o acesso Internet ou os nossos emails? Sob quais circunstncias? A Empresa acessa os prprios sistemas de comunicao por vrias razes comerciais. Por exemplo, a equipe de operaes e rede da Empresa pode acessar os emails durante uma manuteno normal do sistema, gerenciamento da rede ou soluo de problema. Alm disso, os gestores podero autorizar o monitoramento de emails para investigar o uso inadequado ou roubo da propriedade intelectual da Empresa ou para outros propsitos comerciais de acordo com as leis locais. Dependendo das circunstncias, isso poder envolver a leitura ou a divulgao de mensagens de email. Da mesma forma, como parte da administrao de sistemas de computao padro, quando permitido por lei, a Empresa manter registros do uso da Internet, que o pessoal autorizado poder acessar para investigar preocupaes com desempenho, incidentes de segurana (por exemplo, invases da rede/sistema, uso inadequado ou ataques de vrus) ou para outros propsitos comerciais.

P R

O meu irmo um consultor financeiro e gostaria de oferecer os servios dele para os funcionrios da Empresa no meu local. Ele me pediu para fornecer os nomes e as informaes de contato desses funcionrios. Posso fornecer essas informaes para ele? As informaes de contato dos funcionrios so pessoais e esto protegidas pelas nossas polticas em todos os locais nos quais eles trabalham e pelas leis de vrios pases. Nossas notificaes de privacidade dos funcionrios no permitem a divulgao das informaes deles a familiares e amigos para fins pessoais ou profissionais. Qualquer divulgao das informaes pessoais dos funcionrios dever ser feita de acordo com as nossas polticas, com as nossas notificaes de privacidade dos funcionrios e com as leis vigentes. Seguimos o princpio de privacidade da Necessidade para executar essas obrigaes.

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

15

NOSSOS FUNCIONRIOS

P R

Ns costumamos colocar a data de aniversrio dos funcionrios no quadro de avisos do escritrio. H algum problema nisso? Ao mostrar a data de aniversrio dos funcionrios, voc est divulgando informaes pessoais que alguns funcionrios podem no querer tornar pblicas. Antes de adicionar as informaes pessoais de um funcionrio na lista, pea a permisso dele.

P R

O Escritrio de tica pode oferecer conselhos sobre como lidar com situaes difceis que envolvam colegas? O Escritrio de tica pode oferecer conselhos, em um ambiente confidencial, sobre como lidar com situaes difceis que envolvam colegas e recomendar a linguagem apropriada. Se se sentir confortvel, voc tambm pode discutir a situao com o seu gestor ou com o Departamento de Recursos Humanos.

TRATAMENTO JUSTO Para cumprirmos nossas exigncias de crescimento e eficincia a longo prazo, precisamos construir uma organizao que reaja rapidamente mudana e na qual todos os funcionrios possam atingir o mximo potencial. As diferenas entre antecedentes, experincias, perspectivas e talentos so a fora fundamental da nossa Empresa global. Ns tratamos cada indivduo com justia e recrutamos, selecionamos, treinamos, promovemos e pagamos com base nos mritos, na experincia e em outros critrios relacionados ao trabalho. Para obter mais informaes, entre em contato com o seu representante local de Recursos Humanos ou com o Departamento de Diversidade de Recursos Humanos Corporativo. Tratamento justo tambm significa que respeitamos os direitos de nossos colegas de se expressarem de maneira construtiva quando discordarem de uma opinio. Da mesma forma, significa que, s vezes, precisamos estar dispostos a aceitar situaes quando os tomadores de decises no adotam as nossas posies. Devemos lembrar que a comunicao aberta, incluindo a disposio para concordar em discordar, vital para um ambiente de trabalho positivo e para o nosso sucesso comercial.

SADE E SEGURANA Ns conduzimos nossas operaes com o maior respeito pela segurana e sade de nossos funcionrios e pela proteo do pblico em geral. Cada um de ns responsvel por cumprir as regras e os regulamentos de segurana e por tomar as precaues necessrias para proteger a ns mesmos e aos nossos colegas. Devemos relatar todos os acidentes e as leses relacionadas ao trabalho e executar aes para corrigir prticas ou condies no seguras, com o objetivo de melhorar continuamente o nosso desempenho. O departamento de Ambiente e Segurana Global pode responder perguntas especficas sobre os nossos padres de segurana. Voc tambm pode conferir o site no endereo http:// org.Merck.com/MRK/gse/abogse/Pages/default.aspx.

P R

realmente necessrio informar um acidente ou leso que no seja muito grave? No quero prejudicar o registro de segurana da nossa fbrica. Sim. Para manter a excelncia da segurana e um ambiente livre de acidentes, voc deve informar todos os acidentes, no importa a gravidade, e as leses relacionadas ao trabalho para eliminar prticas e condies no seguras. O relato das menores leses relacionadas ao trabalho, dos menores acidentes e de situaes que se aproximaram disso importante, pois nos ajuda a identificar riscos e a corrigir a situao antes que ocorra algo grave.

P R

aceitvel estipular idade e sexo para uma vaga? No existe uma justificativa comercial para anunciar vagas baseadas em sexo ou idade. Tratar as pessoas igualmente contratandoas com base somente nos critrios relacionados ao trabalho no apenas a coisa certa a fazer. fazer negcios de maneira inteligente.

16

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

P R

Nossa fbrica tem diretrizes de segurana que requerem a remoo de todas as joias. Como a Empresa reagir se um funcionrio se recusar a remover uma joia por motivos religiosos? A Empresa deseja acomodar de maneira razovel as crenas religiosas dos funcionrios. possvel encontrar uma alternativa (por exemplo, se puder ficar guardado, o item ser permitido). No entanto, se no houver uma alternativa satisfatria, a preocupao com a segurana deve prevalecer. Se voc tiver mais perguntas sobre o que aceitvel, entre em contato com o seu gestor ou com os recursos adicionais mencionados neste livreto.

P R

Uma pessoa pode exibir psteres polticos na rea de trabalho dela? E quanto a smbolos e imagens religiosas? Os funcionrios no devem usar o local de trabalho para demonstrar o apoio deles a uma questo, a um partido ou a um candidato poltico em particular. Os outros funcionrios podero achar esse tipo de conduta inapropriada, j que material poltico costuma estar associado a questes controversas que podem ser consideradas ofensivas ou intimidadoras por outras pessoas. Em relao a exibies pessoais de smbolos e imagens religiosas, ns respeitamos o desejo dos funcionrios de expressar as crenas religiosas deles. No entanto, devemos lembrar que expresses pessoais ou religiosas excessivas nos eventos ou nas premissas da Empresa podem ser consideradas intimidadoras ou hostis pelos colegas com crenas diferentes.

Abuso de lcool e Substncias Ilegais O uso de substncias ilegais, o abuso de lcool e o mau uso de medicamentos legalizados criam srios riscos de sade e segurana no ambiente de trabalho. So proibidos a posse, a venda ou o uso de substncias ilegais ou estar sob a influncia delas no horrio ou na propriedade da Empresa ou em eventos patrocinados pela empresa. Tambm so proibidas incapacidades causadas pelo consumo de lcool ao conduzir negcios da Empresa ou em eventos patrocinados pela empresa. importante que casos de abuso de lcool ou substncias ilegais sejam informados imediatamente ao gestor. Para obter informaes sobre recursos no seu local que lidam com o abuso de substncias ilegais, consulte a Pgina Adicional de Assistncia. ASSDIO NO LOCAL DE TRABALHO Ns nos esforamos para manter um ambiente livre de assdios, onde todos os funcionrios sejam respeitados. Em muitos casos, o assdio no local de trabalho uma forma de discriminao que costuma ser definida como qualquer conduta verbal ou fsica que ocorra devido s caractersticas de um determinado indivduo, como raa, sexo, idade ou religio. O assdio no local de trabalho costuma ser definido como qualquer ao inapropriada ou irracional que crie um ambiente de trabalho intimidador, hostil ou ofensivo.

Violncia no Local de Trabalho Ns nos esforamos para manter um ambiente de trabalho que respeite a dignidade e a segurana de todos os funcionrios, estimule um bom desempenho e seja livre de qualquer tipo de violncia. No toleraremos ameaas, comportamento ameaador e malicioso, intimidao ou qualquer outra forma de violncia no local de trabalho proveniente de qualquer fonte. Geralmente, definimos violncia no local de trabalho como aquela que inclui condutas intimidadoras ou incmodas que causem medo no receptor e criem um ambiente de trabalho hostil ou intimidador para o mesmo. Assdio Sexual Assdio sexual uma forma de assdio no ambiente de trabalho que afeta a dignidade de homens e mulheres. Ele inclui, sem limitao, a exigncia de favores sexuais em troca de benefcios de trabalho, a ameaa ou execuo de aes adversas contra funcionrios se no forem concedidos tais favores ou o contato fsico no desejado. Se voc achar que sofreu um assdio, informe o ofensor que o comportamento no bemvindo. Se isso no resolver o problema ou se voc no se sentir confortvel com uma abordagem direta, discuta a questo com o seu supervisor ou com os Recursos Humanos ou consulte os recursos listados na Pgina Adicional de Assistncia.

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

17

NOSSOS FUNCIONRIOS

P R

permitido ter um relacionamento romntico com um funcionrio se for consensual? Existe um conflito de interesse inerente a gerenciar uma pessoa com quem voc mantm um relacionamento romntico. Mesmo que voc pense que est sendo imparcial, sua objetividade ficar comprometida, embora voc talvez no perceba. Independentemente das suas aes reais, provvel que o seu relacionamento seja percebido como algo que influenciar inadequadamente o seu julgamento. Relacionamentos desse tipo podem danificar o moral e prejudicar a produtividade no local de trabalho. Portanto, inaceitvel iniciar ou manter um relacionamento romntico com um de seus subordinados diretos ou indiretos, ou seja, a pessoa na sua cadeia de comando cujas revises de desempenho, compensaes e promoes voc pode influenciar. Voc deve informar o relacionamento imediatamente para o Departamento de Recursos Humanos. aceitvel se relacionar com um colega com o qual no existe uma relao de subordinao direta ou indireta. Se voc acha que o seu relacionamento deve ser informado, tenha ele comeado ou acabado, fale com o Departamento de Recursos Humanos. s vezes, os clientes mdicos fazem insinuaes sexuais para mim durante as visitas de vendas. um comportamento que acredito beirar o assdio sexual. Meu trabalho depende de manter um bom relacionamento com esses mdicos, mas no me sinto confortvel com o comportamento deles. O que devo fazer? Nenhum funcionrio deve tolerar assdio sexual ou qualquer outro tipo de assdio no local de trabalho. Se voc se sentir confortvel falando com o cliente sobre o comportamento dele, expresse calmamente seu desconforto em relao s aes dele. Se o comportamento persistir ou se voc no se sentir vontade confrontando o mdico, discuta essa questo com o seu gestor, com o Departamento de Recursos Humanos ou com um dos outros recursos listados na Pgina Adicional de Assistncia.

Temos a responsabilidade de tomar decises baseadas exclusivamente nos melhores interesses da Merck/MSD, sempreocupaes pessoais.

CONTRATAO DE PARENTES E AMIGOS Tentamos contratar funcionrios que possam contribuir com o sucesso da Empresa. Ns contrataremos parentes e amigos de funcionrios atuais e incentivamos que faam referncias a eles. No entanto, no demonstraremos favoritismo por candidatos que sejam familiares ou amigos de nossos funcionrios. Contrataremos cada candidato com base nas qualificaes dele para a vaga. Gerentesseniores devem estar especialmente cientes de que a referncia deles a familiares ou amigos pode ser interpretada como exerccio inadequado da influncia que exercem no processo de contratao e devem tomar as precaues necessrias para evitar a impresso de estarem promovendo um amigo ou parente como um candidato e interferindo no processo de contratao. Para garantir a objetividade e evitar conflitos de interesse, familiares no podem ter relaes de subordinao direta ou indireta com outros familiares. Em ocasies raras, nas quais circunstncias exclusivas possam gerar uma exceo a essa poltica, necessrio obter uma aprovao prvia do vicepresidente da sua diviso.

P R

P R

A Empresa s vezes escolher um candidato menos apropriado como parte de um pacote para conseguir um candidato mais indicado? A poltica da Empresa contratar os candidatos que se qualifiquem para o trabalho em questo. Em ocasies raras, como quando marido e mulher se candidatam a vagas na Empresa, levamos em considerao os dois juntos. A Empresa faz isso porque reconhecemos que contratar um cnjuge sem o outro poderia ser problemtico se, por exemplo, fosse necessria uma realocao. Ainda assim, se um dos cnjuges no atender aos critrios da vaga, ns no daremos o emprego para ele.

18

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

NOSSOS ACIONISTAS
CONFLITOS DE INTERESSE Temos a responsabilidade com os nossos acionistas de tomar decises estritamente baseadas nos melhores interesses da Empresa, sem preocupaes pessoais. Um conflito de interesse potencial ocorre quando nos envolvemos, direta ou indiretamente, em atividades externas que possam prejudicar ou que paream prejudicar o nosso julgamento comercial. Devemos evitar situaes nas quais a nossa lealdade fique ou parea ficar dividida. Os exemplos de conflitos de interesse reais ou potenciais incluem:  Ter um interesse financeiro pessoal em um fornecedor, cliente, concorrente ou distribuidor;  Ter um membro da sua famlia direta (por exemplo, cnjuge, parceiro domstico, pai/me, sogro/sogra, padrasto/madrasta, irmo/irm, cunhado/cunhada, meioirmo/meioirm, genro/ nora, enteado/enteada ou pai/me, irmo/irm ou filho/filha de um parceiro domstico) ou qualquer pessoa que voc trate como membro da famlia (por exemplo, noivo/noiva) trabalhando para um fornecedor, cliente, concorrente ou distribuidor;  Receber qualquer tipo de compensao de um fornecedor, cliente, concorrente ou distribuidor;  Ter interesse pessoal ou potencial de ganho em quaisquer transaes da Empresa;  Fazer parte de um Conselho Consultor e/ou de uma Diretoria de uma associao ou empresa que esteja em um mercado/setor semelhante ao da Merck/MSD;  Ter um membro da sua famlia direta trabalhando em uma agncia que aprove nossos medicamentos;  Contratar um funcionrio/consultor devido ao relacionamento familiar dele com tomadores de decises do governo; e  Ter uma relao empregatcia externa (paga ou no) com uma organizao que seja concorrente da Empresa. O segredo para lidar com conflitos de interesse a divulgao total. Frequentemente, apenas divulgar o conflito potencial para a Empresa a nica ao necessria. Se voc perceber um conflito de interesse potencial, discuta a situao com o seu gestor. Certos funcionrios, incluindo diretores, executivos ou outros funcionrios designados, devem preencher certificaes anuais descrevendo conflitos de interesse reais ou potenciais. Emprstimos da Empresa para os funcionrios so particularmente delicados e esto sujeitos a escrutnio especfico. Emprstimos da Empresa para diretores executivos da Diretoria so proibidos, a no ser que j existam desde 30 de julho de 2002.

P R P R

Eu tenho algumas aes da British Telecom. J que a BT presta servios de telefonia para a Empresa, devo informar isso como um conflito de interesse? Um investimento que representa menos de 1 por cento das aes em circulao de uma empresa de capital pblico, como a British Telecom, no seria considerado um conflito de interesse potencial de acordo com a nossa poltica. Existem diretrizes para nos ajudar a evitar conflitos de interesse potenciais com clientes mdicos que tambm so amigos pessoais? J que existe o potencial para um conflito de interesse ou para a aparncia de um conflito de interesse quando voc se torna amigo de um cliente com quem faz negcios, necessrio informar o seu gestor sobre o relacionamento. Ele analisar a situao e determinar quais etapas, se houver, devero ser seguidas para gerenciar o conflito em potencial. Voc tambm deve levar em considerao as perguntas a seguir para determinar se o seu relacionamento com um cliente poderia representar um conflito de interesse:  uma amizade pessoal ou um relacionamento profissional amigvel?  Voc socializa com o cliente mdico? Nos finais de semana? Nos feriados?  Sua lealdade pessoal substituiria ou pareceria comprometer sua habilidade para tomar decises que fossem do melhor interesse da Empresa?  Voc discute negcios em ambientes fora do trabalho?  Voc est revelando informaes para o cliente que a Empresa consideraria confidenciais ou proprietrias?  Seu relacionamento compromete ou parece comprometer a objetividade da tomada de decises do cliente (no caso de um mdico, os hbitos de prescrio dele)?

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

19

NOSSOS ACIONISTAS
importante usar um bom julgamento ao gerir suas relaes pessoais com os clientes. Se voc no souber como proceder, sempre prudente discutir a situao com o seu gestor. USO DE ATIVOS CORPORATIVOS Nossos acionistas tm o direito de esperar que os ativos da Empresa sejam mantidos adequadamente e utilizados de maneira econmica e eficiente. Como regra geral, no devemos fazer uso pessoal de equipamentos ou recursos da Empresa (excluindo as ferramentas de comunicao veja abaixo). No entanto, poder haver vezes nas quais o uso pessoal de recursos corporativos aceitvel. Caso voc tenha dvidas sobre essas situaes, discutaas com o seu gestor.

Tratamos nossos fornecedores e subcontratantes com justia e honramos nossos compromissos.

P R

Com o apoio da Empresa, estou estudando para me formar em Qumica. Posso usar os equipamentos do laboratrio da Empresa no final de semana para aprimorar meus estudos? No. Devido aos riscos sade, segurana, entre outros, o uso pessoal dos equipamentos do laboratrio da Empresa no permitido. Para obter mais orientao, entre em contato com o seu executivo de conformidade local.

Internet e Email: Nosso uso pessoal no deve interferir na produtividade nem exceder um custo nominal da Empresa. Mais uma vez, uso o bom senso e um bom julgamento. Fazer compras pela Internet no seu horrio de almoo aceitvel, mas passar a tarde navegando na Internet no . Observe que, a seguir, fornecemos alguns exemplos de uso inapropriado da Internet e de sistemas de email que so estritamente proibidos:  Divulgao de informaes confidenciais ou proprietrias.  Download ou transmisso de materiais pornogrficos, sexistas ou com algum tipo de insensibilidade racial ou tica.  Publicao da sua opinio em relao Empresa ou aos negcios da Empresa em grupos de notcia, salas de batepapo, blogs etc. na Internet, a no ser que voc tenha recebido uma autorizao especfica da Empresa para fazer isso.  Realizao de negcios comerciais privados pela Internet ou pelo sistema de email. A sua diviso ou local em particular pode ter adotado diretrizes mais restritas em relao ao uso pessoal das ferramentas de comunicao. Nesses casos, aplicamse os padres mais restritos. Em todos os casos, o uso pessoal de ferramentas de comunicao est sujeito ao critrio do gestor. Para obter mais informaes, entre em contato com o profissional local de Sistemas de Informao, com o Help Desk de Servios de Informao ou com o seu representante de recursos humanos.

USO PESSOAL DE FERRAMENTAS DE COMUNICAO A Empresa nos incentiva a fazer um uso eficiente das ferramentas de comunicao, como email, Intranet, Internet, correio de voz, telefones, copiadoras e mquinas de fax, para cumprir os objetivos comerciais. Essas ferramentas tambm nos permitem realizar atividades pessoais, e tal uso costuma ser permitido, desde que no implique em um custo indevido para a Empresa ou em efeito adverso na produtividade ou no ambiente de trabalho. Esse uso tambm deve cumprir todos os padres e polticas existentes relacionados s ferramentas de comunicao. As diretrizes gerais para as vrias ferramentas de comunicao so: Telefones: Use o bom senso e um bom julgamento quando utilizar os telefones da empresa para assuntos pessoais. Uma ligao rpida para casa aceitvel, mas ligaes internacionais demoradas no so. Fax e Copiadoras: Uso pessoal aceitvel, desde que no seja frequente e despropositado. Por exemplo, fazer uma cpia da sua restituio de imposto de renda aceitvel, mas fazer 200 cpias de um anncio do seu clube esportivo no .
20

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

P R P R P R

Posso instalar software pessoal no computador ou smartphone da Empresa? Geralmente, essa no uma prtica aceitvel. Para reduzir a probabilidade da introduo de cdigo capaz de destruir dados, somente o software fornecido pela Empresa poder ser usado nos computadores dela. As excees exigem aprovao prvia do seu gestor e do departamento de Tecnologia da Informao. No entanto, observe que a TI no poder dedicar os recursos dela para oferecer suporte para o seu software pessoal. s vezes, os meus colegas acessam salas de batepapo na Internet durante o horrio comercial. Isso apropriado? A menos que seja autorizado especificamente como parte das nossas responsabilidades de trabalho, inapropriado acessar salas de batepapo na Internet usando os computadores da Empresa. Se voc quiser bater papo na Internet, faa isso usando seu computador pessoal no seu tempo livre. Seria aceitvel que eu acessasse meu Internet banking em um computador da Empresa? Sim. Os funcionrios podem usar a Internet para realizar tarefas pessoais apropriadas aps o horrio comercial. Eles tambm podem fazer o mesmo durante o horrio comercial, desde que as tarefas no sejam muito frequentes ou substanciais e no interfiram no desempenho do funcionrio no trabalho. No entanto, se essa atividade envolver a instalao de software adicional no seu computador, voc precisar obter a aprovao do seu gestor e do departamento de Tecnologia da Informao antes de continuar. Se a Empresa aprovou e/ou pagou um curso online para um funcionrio, quais so as diretrizes para ele usar a Internet? A Empresa reconhece que um acesso maior Internet poder ser apropriado e concedido sob certas circunstncias. Voc deve discutir sua situao especfica com o seu gestor.

USO DE MDIA SOCIAL A importncia das mdias sociais na realizao de nossos negcios est crescendo consideravelmente, e desejamos maximizar as oportunidades oferecidas por essa nova forma de comunicao, embora minimizando os riscos e desafios que ela representa. Mdias sociais incluem blogs, redes sociais (por exemplo, Twitter, Facebook, LinkedIn), wikis e o YouTube, apenas para citar alguns exemplos. Embora respeitemos os direitos de nossos funcionrios de participar de atividades pessoais online, voc ainda responsvel por qualquer dano ou prejuzo causado aos nossos negcios ou nossa reputao e resultante das suas atividades online, ocorram elas dentro ou fora do horrio comercial. Use prudncia e bom senso para julgar as possveis consequncias e fique atento para o seguinte:  Pacientes, clientes, consumidores, concorrentes e colegas de trabalho podero ter acesso ao que voc considera mensagens pessoais. Alm disso, os leitores podero tomar conhecimento da sua afiliao com a Merck/MSD, mesmo que voc no a mencione. Portanto, seja cuidadoso e use o bom senso, mesmo quando estiver discutindo os assuntos da Empresa de uma forma que voc acredite ser pessoal. Lembrese tambm de que voc nunca deve discutir assuntos que envolvam as informaes confidenciais da empresa.  Seja honesto em relao sua afiliao com a Merck/MSD quando for relevante. Revele seu status empregatcio na Merck/MSD e deixe claro que as suas ideias ou opinies so pessoais e podem no representar a posio da Merck/MSD quanto ao assunto.  Lembrese de que nossos valores e padres se aplicam s nossas atividades online, incluindo as nossas responsabilidades, como: proteger as informaes proprietrias ou confidenciais da Empresa; respeitar a privacidade dos funcionrios, pacientes e parceiros comerciais; promover um ambiente de trabalho aberto e positivo; e evitar assdios de qualquer tipo. Cada vez mais, alguns de ns recebemos solicitaes para participar de atividades online em nome da Merck/MSD. Nesses casos, siga as seguintes diretrizes:  Certifiquese de que voc possui a aprovao explcita apropriada do gestorsnior para participar de mdias sociais em nome da Empresa. Siga todos os processos de aprovao prescritos para publicar informaes.

P R

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

21

NOSSOS ACIONISTAS
 Seja honesto e transparente em relao a quem voc e a sua funo e responsabilidade na Empresa.  Cumpra todas as polticas e procedimentos da Empresa, alm das leis locais. Por fim, todos ns temos a oportunidade de ajudar a proteger a Empresa quando participamos de mdias sociais. Se voc encontrar comentrios (positivos ou negativos) sobre a Merck/MSD ou os nossos produtos que possam ser importantes, designeos para a equipe do PDCD no prazo mximo de 24 horas aps tomar conhecimento da experincia. Isso especialmente importante na rea dos possveis eventos adversos. Quaisquer relatos dignos de crdito de efeitos colaterais devem ser encaminhados para o departamento de Segurana Global para serem analisados e para as devidas aes serem executadas. Acesse http://ghh.merck.com/gma/dpoc. html para encontrar um membro da equipe do PDCD.

P R P R

Estava usando meu computador em casa e me deparei com um blog no qual informaes confidenciais da Merck/MSD estavam sendo divulgadas. O que devo fazer? Uma divulgao desse tipo das informaes confidenciais da Empresa estritamente proibida, j que a prejudica muito ao tentar cumprir os objetivos comerciais. Discuta o que voc observou com o seu gestor. Voc tambm pode ligar para a AdviceLine ou entrar em contato com o Escritrio de tica para informlos sobre suas observaes. Mantenho um blog pessoal no qual discuto uma srie de assuntos e, s vezes, comento sobre questes relacionadas assistncia mdica no meu pas. No entanto, considero isso minhas opinies pessoais, e elas no esto relacionadas ao meu trabalho na Empresa. Quando devo indicar minha afiliao com a Merck/MSD? Faa a si mesmo a seguinte pergunta: se voc no revelar sua afiliao e o leitor do seu blog mais tarde descobrir a sua posio na Empresa, ele poder achar que o seu comentrio inicial foi parcial? Ou que voc estava escondendo a sua afiliao? Em tais situaes, voc deve repensar a publicao do post ou revelar sua afiliao. Se no tiver certeza, opte por ser cuidadoso e revele a suaposio.

P R

Havia uma candidata em nosso departamento que estava sendo entrevistada para uma vaga. No estou envolvido no processo de deciso, mas j que essa pessoa trabalhar junto comigo, fiz uma pesquisa online para saber mais sobre ela. Descobri que ela faz parte de um grupo religioso incomum. Embora eu normalmente no tenha problemas com religies diferentes, esse grupo em particular parecia ter opinies bem estranhas. Devo informar o meu gestor ou o RH? Existem alguns fatores que no afetam as nossas decises sobre o pessoal da empresa, e um deles a religio. O gestor contratante e o RH no podem levar em considerao esses fatores ao tomarem decises, e no h a necessidade de voc encaminhar o que descobriu sobre a candidata. Em vez disso, concentrese na experincia relevante do indivduo e mantenha a mente aberta em relao a ele e performance dele se for contratado. Se mais tarde voc estiver envolvido em alguma deciso em relao candidata, no dever permitir que o seu conhecimento sobre a afiliao religiosa dela influencie o seu julgamento.

PROTEO DAS INFORMAES DA EMPRESA As informaes so ativos importantes da Empresa e devem ser protegidas. A perda de informaes confidenciais pode prejudicar muito a nossa posio competitiva. Exemplos de informaes confidenciais incluem, sem limitao, preos, formulaes, resultados de pesquisas, mtodos de manufatura, dados financeiros e estratgias e planos de marketing e vendas. No revelamos informaes confidenciais da Empresa sem um propsito comercial vlido e sem a autorizao apropriada dos gestores. Cada pessoa responsvel pela proteo da confidencialidade das informaes da Empresa.

22

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

As diretrizes gerais para proteger as informaes confidenciais da Empresa incluem:  No discutir os negcios confidenciais da Empresa em pblico;  Usar senha para proteger arquivos no computador (e no revella para outros funcionrios);  Manter informaes confidenciais em arquivos ou armrios trancados;  Proteger as informaes confidenciais presentes em um laptop quando estiver viajando;  Tomar cuidado ao usar o modo de viva voz e celulares;  E, por fim, quando houver dvida quanto confidencialidade de uma informao, tratla como confidencial. Mesmo se no estivermos mais trabalhando para a Empresa, somos obrigados a manter a confidencialidade das informaes e a devolver todos os arquivos e documentos (incluindo informaes armazenadas eletronicamente).

A Empresa respeita e compartilha o desejo dos pesquisadores de compartilhar conhecimento cientfico. Por isso, incentivamos a publicao de descobertas cientficas. No entanto, j que os fundos para as nossas pesquisas provm exclusivamente das vendas dos produtos, essencial que tenhamos a oportunidade de proteger nossas descobertas por meio do processo de patentes antes de divulglas para o pblico e para as empresas farmacuticas concorrentes. No papel de pesquisador, antes de pensar em divulgar resultados ou informaes cientficas que se baseiam no trabalho conduzido na Merck/MSD, voc deve primeiro buscar a aprovao do vicepresidente da sua diviso ou solicitar a reviso das informaes durante o processo de aprovao do Escritrio de Liberao de Informaes Cientficas e Tcnicas (OSTIC, Office of Scientific and Technical Information Clearance).

P R P

Ouvi funcionrios da Merck/MSD discutindo os negcios da Empresa em um avio. O que devo fazer? Se voc acredita que as informaes discutidas so confidenciais, avise os indivduos que possvel ouvilos. Todo funcionrio tem a responsabilidade de garantir que informaes confidenciais e proprietrias no sejam reveladas em pblico. Como um pesquisador, enxergo um conflito entre o desejo da empresa de proteger as informaes confidenciais e proprietrias e a troca aberta de conhecimento na comunidade cientfica. Quais so as minhas responsabilidades?

PRECISO DE LIVROS/REGISTROS Tomamos decises com base nas informaes registradas em todos os nveis da Empresa. Informaes incompletas ou imprecisas podem levar a decises ruins e consequncias negativas. Porexemplo:  O registro inadequado de receitas e despesas causa declaraes falsas sobre a posio financeira da Empresa e ilegal  Documentos de manufatura incompletos ou imprecisos podem prejudicar o suprimento de um produto e violar as regulamentaes Devemos registrar todas as informaes de maneira honesta e precisa. Isso inclui, sem limitao, despesas, receitas, resultados de pesquisas, dados de produo e qualidade e quaisquer outras informaes corporativas. Todas as transaes financeiras e pagamentos devem ser autorizados e registrados. exigida total conformidade com os mtodos de contabilidade corporativos, bem como a cooperao com auditores internos e externos. Entre em contato com o controlador da sua diviso ou com o diretor de clientes do grupo de auditoria corporativa para fazer perguntas referentes ao registro adequado de transaes financeiras.

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

23

NOSSOS ACIONISTAS
Preciso de Divulgaes Pblicas Temos a responsabilidade de garantir o fornecimento ao pblico investidor de informaes que reflitam o verdadeiro valor das nossas operaes. Portanto, todas as nossas divulgaes pblicas que sero arquivadas nas agncias governamentais ou comunicadas para o pblico devero ser completas, justas, precisas, pontuais e compreensveis. Essa obrigao se aplica a todos os funcionrios, incluindo os executivos financeiros, com qualquer tipo de responsabilidade para preparar tais relatrios, incluindo escrita, reviso e assinatura ou certificao das informaes contidas. Devemos comunicar abertamente as nossas operaes, sem comprometer as informaes proprietrias e confidenciais. Se voc tiver preocupaes quanto a qualquer aspecto das nossas divulgaes financeiras, discutaas com o seu gestor, com a organizao financeira, com o Departamento Jurdico, com o Escritrio de tica ou com a AdviceLine. Qualquer funcionrio que for contatado por outro funcionrio levantando questes ou preocupaes sobre assuntos de contabilidade ou auditoria deve relatlos imediatamente para o Escritrio de tica.

P R P R

Uma ordem de vendas foi recebida e ser confirmada dois dias aps o fechamento dos livros. aceitvel incluir vendas no confirmadas em um perodo anterior? No. A venda ocorre oficialmente somente quando confirmada e os produtos so enviados. A incluso de vendas em um perodo anterior constitui falsificao de informaes. Posso adiar o processamento das ordens de vendas para o prximo perodo para que possamos atingir nossas metas de receita nesse perodo? No. As ordens de vendas recebidas devem ser processadas de acordo com os procedimentos operacionais padro da transao. inapropriado manipular as ordens de vendas para serem processadas no prximo perodo financeiro.

P R P R

dezembro e h dinheiro sobrando no nosso oramento anual. aceitvel usar isso para pagar as atividades do ano que vem? No. As atividades e os pagamentos devem estar relacionados ao mesmo perodo. Se um evento ocorrer este ano, o pagamento dever ser registrado como feito este ano. Se uma atividade estiver marcada para o ano que vem, o pagamento dever ser descontado do oramento e das contas do ano que vem. Estou preocupado com a possibilidade de que os funcionrios da Empresa estejam inclinados a liberar somente os dados de estudo que favorecem a nossa pesquisa. O que devo fazer? Voc tem razo em ficar preocupado. Isso pode ser um problema grave e deve ser relatado imediatamente ao seu gestor ou ao Departamento Jurdico. A liberao seletiva de dados pode afetar de maneira adversa a reputao da empresa na pesquisa de qualidade e violar as regulamentaes do governo.

INSIDER TRADING Nossa Empresa se esfora para preservar mercados abertos e justos para a compra e venda dos ttulos mobilirios da Empresa. No podemos comprar ou vender as aes da Merck/MSD baseados em informaes materiais internas. Informaes materiais (privilegiadas) so aquelas que um investidor consideraria importantes para tomar decises de investimento. Exemplos incluem conhecimento sobre aquisies, desapropriao de bens, novos produtos ou processos e informaes financeiras como ganhos corporativos. Essas mesmas restries se aplicam s informaes materiais internas sobre outras empresas que descobrimos por meio de nossa posio como funcionrios. Tambm estamos proibidos de revelar informaes materiais internas para outras pessoas, dentro ou fora da Empresa, sem um razo comercial legtima e a autorizao apropriada dos gestores. Se tivermos informaes privilegiadas, no deveremos negociar os ttulos mobilirios afetados at o comeo do segundo dia de negociao, aps a divulgao pblica das informaes. Se voc no souber se a compra ou venda de certos ttulos mobilirios violar os nossos padres de insider trading, entre em contato com o Departamento Jurdico.

24

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

NOSSOS FORNECEDORES
SELEO DE FORNECEDORES Selecionamos os produtos e servios que melhor contribuem para o benefcio da Empresa a longo prazo. Selecionamos nossos fornecedores com base em preo, qualidade, entrega, servio, diversidade, reputao e prticas ambientais e comerciais. Tambm esperamos que eles obedeam s proibies de trabalho infantil ou forado estabelecidas pela Organizao Internacional do Trabalho.

P R P R

aceitvel copiar o software proprietrio da Empresa para o meu computador domstico se for usado somente para fazer os negcios da Empresa? Geralmente, isso no aceitvel. Devemos respeitar a propriedade intelectual de outras pessoas (neste caso, nossos fornecedores de software) e os termos dos contratos de licena do software, que limitam o nmero de mquinas nas quais o software pode ser instalado. Para determinar se isso seria aceitvel para o seu software em particular entre em contato com os Servios de Informao. Posso pedir para os nossos fornecedores e consultores fazerem doaes para as causas apoiadas pela Empresa? E quanto s causas que suporto pessoalmente? Pode ser apropriado para a Empresa solicitar doaes de fornecedores e consultores. No entanto, a deciso de fazer essa solicitao cabe ao gestorsnior. Solicitaes individuais de fornecedores da Empresa causam preocupaes com conflito de interesse. O fornecedor poder achar que a contribuio necessria para se posicionar melhor em negcios futuros com a Empresa. No apropriado solicitar doaes dos fornecedores e consultores da Empresa para uma causa que voc apoia pessoalmente. O uso da lista de fornecedores da Empresa por qualquer motivo que no seja comercial viola nossos padres e polticas.

P R P R

Suspeito que um dos nossos fornecedores esteja usando trabalho infantil. O que devo fazer? Discuta o que voc observou com o seu gestor. Voc tambm pode entrar em contato com a AdviceLine ou, se preferir, com o Escritrio de tica para informlos sobre suas observaes. Devido a uma promoo recente, agora estou designado a comprar equipamentos de escritrio. Como devo avaliar os fornecedores? Alm dos fatores mencionados acima, pode haver um acordo de suprimento global que inclua um fornecedor preferencial na sua regio. Para obter mais informaes, voc deve buscar a assistncia do seu representante de aquisies local ou do diretor financeiro.

TRATAMENTO DE FORNECEDORES Tratamos nossos fornecedores e subcontratantes com justia e integridade. Respeitamos os termos e condies dos contratos com os fornecedores e honramos nossos compromissos. Ns nos esforamos para pagar em dia e protegemos cuidadosamente as informaes confidenciais e proprietrias de nossos fornecedores. Para garantir que todos os fornecedores tenham a oportunidade de competir pelos nossos negcios, aceitamos propostas concorrentes quando vivel.

Recebimento de Presentes1 Uma cortesia comercial comum o recebimento de presentes ocasionais. No entanto, eles devem ser aceitos somente se:  Forem de valor nominal (por exemplo, canetas, blocos de anotao, calendrios etc.);  O ato for legal; e  No forem destinados a influenciar as nossas decises comerciais nem serem percebidos comotal.

As diretrizes da ofertas de presentes podem ser encontradas na seo NOSSOS CLIENTES, na pgina 9. Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

25

NOSSOS FORNECEDORES
s vezes, h momentos nos quais a recusa de um presente seria impossvel ou embaraosa. Nos raros casos em que o presente de valor substancial, aceiteo em nome da Empresa, informe o fato ao seu gestor e entregue o presente ao seu diretor financeiro local/regional, que lidar com a disposio dele.

P R

Na minha regio, tpico e esperado que os fornecedores deem presentes bem caros para os seus clientes. Devido a esse costume, difcil pedir para eles no nos oferecerem esses presentes. Se fornecedores oferecem presentes caros regularmente, voc deve informlos educadamente que os padres da Empresa no permitem que os nossos funcionrios os aceitem. Os gestores dos departamentos devem procurar oportunidades de notificar os fornecedores sobre esses padres antes que problemas ocorram (por exemplo, antes de um feriado durante o qual costumeiro dar presentes). Voc deve entrar em contato com todos os fornecedores para explicar os padres da Empresa e enviar uma cpia do livreto Nossos Valores e Padres. Se tiver perguntas ou preocupaes, voc deve entrar em contato com o seu gestor ou com o Escritrio de tica. Recentemente, participei de uma conferncia comercial bancada pela Empresa. Meu nome foi includo automaticamente em um sorteio, junto com o de todos os outros participantes. Eu ganhei uma viagem para o Caribe. Posso ficar com o prmio? Os funcionrios podem ficar com os prmios de sorteios, desde que:  Um fornecedor ou cliente no seja o patrocinador do sorteio (ou seja, ele deve ser patrocinado por uma associao profissional ou comercial); e  O funcionrio no tenha de cumprir quaisquer obrigaes por ter participado do sorteio ou vencido (por exemplo, a obrigao de usar servios especficos da empresa patrocinadora para que ela consiga a ateno comercial do funcionrio). Voc deve falar com o seu gestor, que ajudar a decidir qual ser o melhor curso de ao nesse caso.

Selecionamos nossos fornecedores com base em preo, qualidade, entrega, servio e reputao, levando em conta osinteresses da Merck.

Aceitao de Refeies e Hospedagem Nossos padres para a aceitao de refeies e hospedagem so os mesmos do fornecimento deles (veja a pgina 11): Ocasionalmente, podemos aceitar refeies ou hospedagem, desde que:  Seja durante um relacionamento comercial legtimo;  Seja um acompanhamento de um evento/ atividade educacional ou comercial;  Seja legal;  Seja consistente com os cdigos industriais aplicveis;  Seja consistente com as polticas e os procedimentos da Empresa;  No seja notado como uma tentativa de influenciar decises comerciais; e  No seja embaraoso para a Empresa caso venha a pblico.

P R

P R

Um fornecedor potencial me convidou para acompanhlo em um evento esportivo profissional. Posso aceitar o convite? Se o evento esportivo for apropriado e no excessivo e o fornecedor participar junto com voc e, portanto, ficar disponvel para discutir negcios, voc poder aceitar o convite. No entanto, importante que o convite no seja destinado a influenciar uma deciso comercial nem seja percebido como tal. Exemplos:  Ingressos ocasionais no solicitados para eventos esportivos regulares seriam aceitveis;  A oferta de ingressos para jogos decisivos, quartas de finais e semifinais exigem mais escrutnio; e  Ingressos para finais ou campeonatos (por exemplo, Copa do Mundo, Olimpadas e Wimbledon) seriam considerados excessivos.

26

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

NOSSAS COMUNIDADES E SOCIEDADE


Investimento em Filantropia e Comunidades Acreditamos que um componente essencial de nossa responsabilidade corporativa oferecer apoio a instituies de caridade e organizaes filantrpicas que beneficiam a sociedade, desde a comunidade local que trabalha na fbrica at o nvel internacional. A Empresa faz contribuies em dinheiro diretamente e por meio da The Merck Company Foundation e doa produtos e servios para organizaes e programas qualificados que atendam s necessidades da sociedade e apoiem a nossa misso comercial geral de aprimorar a sade. O alcance filantrpico da nossa Empresa orientado por trs prioridades estratgicas: aprimorar o acesso e desenvolver a capacidade para oferecer assistncia mdica com qualidade; fortalecer a educao cientfica e as oportunidades educacionais para ajudar a diminuir as desigualdades; e apoiar as necessidades mais importantes das comunidades da Merck. Quando apropriado, fornecemos assistncia no caso de grandes desastres e emergncias mdicas. Para obter mais informaes, entre em contato com o Escritrio de Filantropia Corporativa em Whitehouse Station. Direitos Humanos Acreditamos na dignidade fundamental de cada ser humano e no respeito pelos direitos individuais. Estamos comprometidos com o respeito aos direitos humanos, conforme reconhecido pelos princpios do Pacto Global e definido na Declarao Universal dos Direitos Humanos e nas mudanas subsequentes dela, no Pacto Internacional de Direitos Econmicos, Sociais e Culturais, no Pacto Internacional de Direitos Civis e Polticos, nas Orientaes para as Empresas Multinacionais da OCDE e nos padres trabalhistas essenciais estabelecidos pela Organizao Internacional do Trabalho, tanto no nosso local de trabalho quanto mais amplamente, na nossa esfera de influncia. Estabelecemos polticas e sistemas de gesto que garantam o nosso cumprimento disso. Em todas as nossas operaes:  Condenamos o uso de trabalho forado e explorao infantil e esperamos que nossos fornecedores tambm respeitem esse princpio;  Respeitamos a liberdade legal de associao de nossos funcionrios;  Compensamos nossos funcionrios para garantir que necessidades bsicas sejam atendidas e lhes oferecemos a oportunidade de melhorar a prpria capacidade;  No discriminamos em nenhum dos nveis da organizao com base em raa, sexo, idade, religio ou qualquer outra caracterstica protegida legalmente; e  Fornecemos um ambiente de trabalho seguro e saudvel. Esses padres devem ser respeitados por todos os indivduos e levar em considerao os interesses de todas as pessoas afetadas pelos nossos negcios ou envolvidas com eles. Tambm criamos ambientes de trabalho onde a discusso livre pode ocorrer com respeito s opinies de todos os funcionrios e onde a criatividade e a inovao so recompensadas. Para obter mais informaes sobre a poltica da Empresa em relao aos direitos humanos, entre em contato com o Escritrio de tica.

Responsabilidade Corporativa Como lder global em assistncia mdica, a Merck/MSD garante continuamente que a nossa responsabilidade corporativa esteja incorporada estratgia de negcios da Empresa e evolua de forma adequada, em conjunto com nossos negcios. Essa abordagem nos ajuda a cumprir nosso objetivo de gerar valores comuns que apoiem tanto as necessidades da sociedade quanto os nossos negcios. No centro de nossa estratgia est a proposta de valor de responsabilidade corporativa da Merck/MSD: Ajudar o mundo a ficar bem. As quatro reas a seguir formam nossa estratgia prioritria de melhorar o bemestar global: 1) melhorando o acesso sade, 2) fazendo, com nossas aes, uma abordagem tica e transparente, 3) operando com sustentabilidade ambiental e 4) comeando em casa, com o bemestar de nossos prprios funcionrios. Agir de forma tica e transparente se aplica a todas as nossas reas de negcios. O aprimoramento do acesso sade nossa maior rea de foco, devido nossa atividade principal de descobrir e desenvolver medicamentos e vacinas. Para obter mais informaes, entre em contato com o Escritrio de Responsabilidade Corporativa.

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

27

NOSSAS COMUNIDADES E SOCIEDADE


Comunicaes Pblicas Todas as comunicaes com a imprensa so potencialmente importantes e refletem a imagem e os negcios da Empresa. essencial que as comunicaes provenientes da Empresa sejam consistentes e que todas as regulamentaes e obrigaes legais sejam cumpridas. Todas as comunicaes devem ser precisas, responsveis e cumprir as polticas mdicas e legais da Empresa. As solicitaes de informaes por parte do pblico ou da imprensa devem ser encaminhadas para o departamento de Comunicaes Globais e coordenadas junto com ele. The Merck Company Foundation A The Merck Company Foundation uma instituio de caridade privada sediada nos EUA. Fundada em 1957 pela Empresa, a Instituio financiada inteiramente pela Empresa e nossa fonte principal de apoio e financiamento s organizaes de caridade sem fins lucrativos qualificadas. A misso da Instituio apoiar organizaes e programas inovadores que aprimoram o acesso e desenvolvem a capacidade para oferecer assistncia mdica com qualidade; fortalecem a educao cientfica e as oportunidades educacionais para ajudar a reduzir desigualdades; e apoiam as necessidades mais importantes das comunidades da Merck. O Escritrio de Filantropia Corporativa responsvel por todas as doaes financiadas pela The Merck Company Foundation e outras contribuies de caridade. Isso tambm inclui o Merck Institute for Science Education e a Merck Childhood Asthma Network. Proteo Ambiental A responsabilidade de proteger o meio ambiente uma de nossas prioridades. Ns cumprimos o texto e o esprito de todas as leis e regulamentaes ambientais e respeitamos o meio ambiente em todos os pases onde operamos. Oferecemos aos clientes informaes para ajudlos a manusear nossos produtos de uma forma responsvel e que preserve o meio ambiente. O departamento de Ambiente e Segurana Global pode responder perguntas especficas sobre os padres ambientais da Merck/MSD. Voc tambm pode conferir o site no endereo http://org.Merck.com/MRK/gse/abogse/ Pages/default.aspx.

P R

Vou me apresentar em uma conferncia, e provvel que a imprensa faa uma cobertura dela. Como devo responder a uma abordagem da imprensa aps minha apresentao? Com frequncia, jornalistas abordam cientistas e executivos que fazem apresentaes em fruns profissionais. Quando a cobertura da imprensa for provvel, o departamento de Comunicaes Global dever ser avisado com antecedncia, e perguntas e respostas devero ser preparadas. Mas voc pode ficar vontade para esclarecer aos reprteres tudo o que tiver sido formalmente apresentado no evento. Perguntas alm do que foi formalmente apresentado devem ser direcionadas ao departamento de Comunicaes Globais. Cpias de slides no devem ser distribudas sem a autorizao prvia dos Laboratrios de Pesquisa Merck/MSD e do departamento de Comunicaes Globais, pois isso pode prejudicar o processo de publicao cientfica.

P R

As leis no meu pas no probem o descarte de lixo no local. Posso descartar o lixo da Empresa dessa forma? No. O mtodo de eliminao deve estar de acordo com os nossos prprios padres ambientais, e as prticas especficas variam de acordo com o tipo de lixo. Desenvolvemos padres ambientais globais de prtica recomendada para todas as nossas instalaes. Em alguns casos, esses padres exigem aes que vo alm do que as leis em pases individuais exigem.

28

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

P R

Sou um gestor de servios local e sou responsvel por adquirir reposies para tudo, desde lmpadas at equipamentos. Nosso objetivo de melhoria contnua faz com que eu deva sempre escolher a opo mais benfica ao meio ambiente? Se o custo da opo mais benfica para o ambiente for excessivamente desproporcional ao benefcio ambiental gerado, no possvel que isso seja adequado. Geralmente, quando a diferena de custo entre as opes no significativa e possvel obter um benefcio ambiental real, a opo mais benfica ao meio ambiente dever ser escolhida. Tambm importante que os custos e benefcios sejam avaliados durante toda a vida til do item, desde a produo at o uso e eliminao final, e no apenas com base na compra inicial. Consulte nosso representante de Aquisies e o departamento de Ambiente e Segurana Global para ajudar a decidir quais so as compras mais adequadas.

Prticas Operacionais Ns nos esforamos para estabelecer parmetros de comparao de prticas recomendadas em todas as nossas operaes. Para alcanar isso, comprometemonos em atender aos padres industriais ou excedlos, como boas prticas clnicas, boas prticas de laboratrio e boas prticas de manufatura. Bemestar dos Animais Ns nos comprometemos em conduzir todas as pesquisas com animais de maneira tica e responsvel. Nossos padres quanto ao bemestar dos animais incluem o seguinte:  Avaliamos cuidadosamente todos os estudos com animais planejados para minimizar o uso de animais de pesquisa e procuramos alternativas sempre quando for vivel.  Cumprimos os padres geralmente aceitos de cuidado com os animais. Isso significa que evitamos ou minimizamos o estresse ou desconforto dos animais, reduzimos o nmero de animais necessrios para obter resultados vlidos e os utilizamos somente se forem relevantes para o estudo de sade humana ou animal ou para o avano do conhecimento cientfico.  Enquanto os animais estiverem sob os nossos cuidados, garantiremos o bemestar deles e os trataremos de maneira benevolente. Todos os funcionrios envolvidos no desenvolvimento e na realizao de estudos que envolvem animais devem estar adequadamente qualificados para isso. Eles devem seguir todos os padres da Empresa e as leis e regulamentaes aplicveis. PAGAMENTOS INADEQUADOS Para promover um bom governo e a administrao justa e imparcial das leis, no podemos prometer, oferecer ou fazer pagamentos em dinheiro ou outros itens de valor para funcionrios pblicos ou partidos polticos com o objetivo de obter ou manter negcios, obter uma vantagem competitiva injusta ou influenciar de maneira inadequada as decises do governo. Nossos padres no levam necessariamente em conta todos os requisitos legais locais. As leis locais mais restritas prevalecero sobre eles, quando existirem. Procure a orientao do Departamento Jurdico se no tiver certeza quanto propriedade ou legalidade de uma ao. Para obter mais informaes, consulte a seo Presentes e Hospedagem, na pgina9.
29

Meio Ambiente, Sade e Segurana Nossa equipe corporativa de Meio Ambiente, Sade e Segurana (Environmental, Health and Safety, EHS) se orienta por um princpio simples.

Demonstramos respeito e cuidado pela sade e bemestar das pessoas e do ambiente em tudo o que fazemos.
Esse princpio se baseia em nossas trs convices fundamentais:  Todos tm direito a um ambiente de trabalho seguro e saudvel;  Conquistamos o direito de realizar nossas operaes porque somos protetores eficientes do meio ambiente; e  Todos os incidentes de EHS so evitveis. Cada um de ns exerce um papel fundamental para cumprir esses compromissos. Quando lutamos continuamente pela excelncia, protegemos, melhoramos e geramos valor comercial para a nossa empresa.

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

NOSSAS COMUNIDADES E SOCIEDADE

P R

Disseram que preciso pagar uma gratificao a um funcionrio pblico para que nossos produtos de vacinao passem pela alfndega. Essas vacinas so perecveis e estragaro se no forem liberadas nos prximos dias. O que devo fazer? A Empresa no oferece gratificaes a funcionrios pblicos para garantir a execuo de seus deveres. Procure a orientao do seu gestor ou do Departamento Jurdico para determinar se h alternativas legalmente aceitveis para garantir a liberao das vacinas.

Proteger o meio ambiente em todos os pases em que operamos est entre nossas maiores prioridades.

Uso e Seleo de Agentes Ns contratamos como consultores, agentes, representantes ou distribuidores apenas indivduos ou firmas respeitveis e qualificadas, sob acordos de compensao razoveis em relao aos servios prestados. A integridade de desempenho um padro da Merck/MSD tanto para funcionrios quanto para agentes, qualquer que seja o local em que faamos negcios, e o desconhecimento desse padro nunca uma desculpa aceitvel para um comportamento inadequado. Tambm no aceitvel justificar um comportamento inadequado como sendo de interesse da Empresa. Nenhum ato inadequado atende aos interesses da Empresa.

Conformidade com Leis, Regras e Regulamentaes Ser uma boa pessoa jurdica significa comprometerse em cumprir as leis, regras e regulamentaes aplicveis a todos os aspectos dos negcios, incluindo pesquisa, desenvolvimento, manufatura, marketing, vendas e distribuio de medicamentos de uso humano (incluindo amostras de medicamentos), produtos para cuidados animais e produtos de consumo para assistncia mdica. Cooperamos com todas as agncias reguladoras competentes e cumprimos todas as exigncias regulatrias, qualquer que seja o lugar em que faamos negcios. Frequentemente, a Empresa adota cdigos ou padres industriais relacionados aos nossos negcios. importante que voc se familiarize com tais cdigos e os cumpra sempre que se aplicarem (como o cdigo PhRMA ou EFPIA). Leis de Assistncia Mdica dos EUA Tanto o governo federal quanto muitos dos governos estaduais dos Estados Unidos decretaram leis para prevenir, detectar e punir fraudes e abusos na assistncia mdica. Essas leis incluem a Federal Civil False Claims Act (Lei Civil Federal de Alegaes Falsas), a Federal Program Fraud Civil Remedies Act (Lei de Reparaes Cveis para Fraudes contra Programas Federais) e leis estaduais similares. Sob essas leis, alegaes falsas ou fraudulentas enviadas ao governo para o pagamento ou reembolso de despesas mdicas esto sujeitas ao pagamento de danos e podem ser punidas com multas e penalidades substanciais. A Lei Federal contra Alegaes Falsas e algumas leis estaduais correspondentes tambm preveem que cidados individuais com provas de fraude contra o governo podero abrir processos de denncia (whistleblowing) em nome do governo para recuperar os fundos perdidos. Se um processo de denncia for bemsucedido, a pessoa que o abriu poder receber parte do dinheiro que o governo conseguir recuperar. Essas leis tambm probem a retaliao contra pessoas que abrem processos dedenncia.

P R

Como a Empresa garante que os agentes dela cumpram os nossos padres? O funcionrio que recomenda um agente deve realizar pesquisa suficiente, com a devida diligncia, para garantir que ele atenda s nossas exigncias. No mnimo, isso deve incluir uma conferncia com terceiros e empresas multinacionais para os quais o agente tenha trabalhado no passado. Essas informaes devem ser demonstradas no memorando de aprovao enviado gerncia. Alm disso, uma vez que um agente externo tenha sido escolhido, importante monitorar as atividades e gastos dele, para garantir que sejam razoveis e estejam de acordo com as polticas da Empresa e com as leis locais e internacionais.

30

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

Boicotes Como somos uma empresa sediada nos EUA, todas as nossas operaes, inclusive de subsidirias estrangeiras, devem cumprir as leis antiboicote dos EUA, que em geral probem a recusa em fazer negcios com outro pas, empresa ou pessoa. Essas leis se referem, principalmente, ao boicote rabe contra Israel. No entanto, de tempos em tempos, outros problemas relacionados a boicotes podem surgir. Vrias atividades so proibidas pelas leis antiboicote, incluindo:  Fornecer informaes sobre o relacionamento passado, presente ou futuro da Merck/MSD ou de qualquer pessoa com pases boicotados ou empresas na lista negra; e  Pagar, honrar ou confirmar cartas de crdito que contenham clusulas de boicote. As leis tambm exigem que certas solicitaes de informaes de boicote sejam informadas ao governo dos EUA. Como a legislao antiboicote complexa, todas essas exigncias devem ser dirigidas imediatamente ao Departamento Jurdico. Sanes Econmicas e Outras Regulamentaes de Importao/Exportao No podemos exportar ou vender medicamentos ou produtos sem as aprovaes adequadas dos Laboratrios de Pesquisa Merck/MSD e do Comit de Anlise de Desenvolvimento Clnico e Regulatrio. Alm disso, os medicamentos ou produtos devem cumprir as exigncias legais do pas de produo e dos pases para os quais os medicamentos seriam exportados, alm das exigncias legais dos EUA. Alm disso, no podemos importar de pases contra os quais haja embargo dos EUA (por exemplo, Sudo ou Cuba) nem exportar para eles. No podemos importar de certos indivduos ou organizaes com os quais o contato seja proibido pelas agncias do governo dos EUA nem exportar para eles.

Cumprimos as leis e regulamentaes aplicveis em relao a todos os aspectos dos nossos negcios, incluindo manufatura, marketing e pesquisa.

P R P R

Como podemos justificar o fato de no enviarmos medicamentos a pessoas necessitadas que vivem em lugares em desacordo poltico com os Estados Unidos? Em troca do direito de operar nos Estados Unidos, somos obrigados a cumprir todas as leis do pas que se apliquem s nossas operaes, concordando com elas ou no. Observe que algumas leis dos EUA, como as de controle de exportaes, ainda se aplicam s nossas operaes externas. Em algumas situaes, possvel obter a aprovao das agncias governamentais dos EUA competentes para fornecer remdios a pases e entidades restritos. No pas em que opero, ilegal cumprir as regulamentaes de embargo comercial dos EUA com certos pases. Como lido com a situao? A conformidade transnacional com regulamentaes de embargo uma questo complexa, que varia de um pas para outro. Todas essas questes devem ser direcionadas ao Departamento Jurdico.

Atividades Polticas A boa cidadania corporativa exige que no influenciemos de forma injusta ou ilegal o processo poltico nas comunidades em que operamos. Devido a complexidade e diversidade das leis e regulamentaes que controlam as atividades polticas corporativas, contribuies polticas e outras atividades relacionadas s podem ser realizadas com a aprovao prvia do Assessor Jurdico Geral. Como cidados comuns, podemos participar do processo poltico, inclusive contribuindo com candidatos ou partidos de nossa escolha. No entanto, no podemos usar o tempo, a propriedade ou os recursos da Empresa para as nossas atividades polticas pessoais.
Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

31

LEVANTAMENTO DE PREOCUPAES
Contratamos funcionrios de bom carter e bom senso e confiamos neles para que atuem com responsabilidade. No entanto, poder haver momentos em que precisaremos levantar preocupaes sobre o comportamento que acreditemos violar os valores e os padres da Empresa. Se voc presenciar tal comportamento, sua obrigao discutilo com as partes adequadas. Ao fazer isso, a Empresa ter a oportunidade de lidar com a preocupao e corrigir o problema. O processo de informao flexvel e permite que voc levante preocupaes por meio de uma variedade de canais. Em muitas situaes, seu gestor seu primeiro e melhor recurso. Para saber de mais recursos, consulte a Pgina Adicional de Assistncia.  O Programa de Ombudsman promove o tratamento positivo e justo dos funcionrios ao oferecer um canal alternativo para que os usurios lidem com preocupaes relacionadas ao trabalho, incluindo a conduta inconsistente com as polticas, prticas, valores e padres da Empresa. O programa foi desenvolvido para oferecer um porto seguro, no qual essas questes possam ser tratadas com confiana e sem medo de retaliao. Voc pode ligar para o Escritrio de tica ou para o Escritrio do Ombudsman para discutir assuntos em um ambiente confidencial. A AdviceLine oferece anonimato total, pois operada por um fornecedor externo.

P R

Qual a diferena entre o Escritrio de tica, o Programa de Ombudsman e a AdviceLine? Como posso saber qual recurso devo usar? Sua fonte principal de orientao o seu supervisor ou gestor. No entanto, nos casos em que voc deseja falar com algum fora da sua diviso ou local, a Empresa oferece recursos alternativos como o Escritrio de tica, a AdviceLine e o Programa de Ombudsman.

P R

No posso fazer ligaes a cobrar ou gratuitas para os Estados Unidos a partir do meu pas. Isso significa que no posso entrar em contato com a AdviceLine? O Escritrio de tica estabeleceu vrias maneiras para os funcionrios obterem assistncia. Voc pode entrar em contato com a AdviceLine pela Internet, no endereo http://www.TheAdviceLine.com. Voc tambm pode entrar em contato com a AdviceLine internacionalmente, ligando diretamente para os EUA no nmero +1 (704) 3234005. Alm disso, voc pode usar o nmero de ligao gratuita [(877) 3190273] entrando em contato com sua operadora local e solicitando o cdigo de acesso para a USA Direct ou a AT&T. Alm disso, os cdigos de acesso gratuito a partir do seu pas tambm esto disponveis no site da AT&T, no endereo http://www.att.com.

 O Escritrio de tica oferece servios para os nossos funcionrios no mundo todo que tenham perguntas ou preocupaes ticas. O Escritrio de tica responsvel tanto pelo Programa de Ombudsman quanto pela AdviceLine.  A AdviceLine est disponvel para funcionrios no mundo todo 24 horas por dia, 7 dias por semana. A equipe que a compe fornecida por uma organizao externa. Os funcionrios podem permanecer annimos ao entrar em contato com a AdviceLine pelo telefone ou pela Internet. Quando um funcionrio entrar em contato com a AdviceLine pelo telefone, o operador no ir aconselhlo diretamente. Em vez disso, transmitir as informaes para o Escritrio de tica, fornecendo ao funcionrio um nmero de protocolo e uma data para o retorno da ligao. Embora as perguntas e preocupaes transmitidas AdviceLine sejam encaminhadas ao Escritrio de tica para anlise, nenhuma informao de identificao ser encaminhada sem o consentimento do autor da chamada.

P R

Como a AdviceLine funciona? A AdviceLine operada por terceiros e, inicialmente, a ligao ser respondida em ingls. Voc pode pedir para falar com um operador no seu prprio idioma, e haver um tradutor disponvel enquanto voc estiver na linha. Para fins de segurana, possvel que seja perguntado o nome da Empresa. Os operadores esto familiarizados com muitas questes ticas e lhe faro perguntas de acompanhamento sobre suas preocupaes para obter mais informaes sobre a situao e preparar um relatrio.

32

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

Depois que fornecer as informaes sobre a sua preocupao, voc receber um nmero de protocolo. Ele o nmero exclusivo da sua chamada. Se voc no fornecer seu nome, isso permitir uma conexo annima entre o autor da ligao e a Empresa. Alm do nmero de protocolo, voc receber uma data para acompanhar o resultado do seu relato. Geralmente, o prazo de 30 dias. Essa nova ligao importante porque, no caso de um relato annimo, a nossa nica conexo de volta a voc, e talvez precisemos de mais informaes. Quando voc ligar de novo, os operadores da AdviceLine lhe pediro informaes adicionais se for necessrio, ou lhe comunicaro as medidas tomadas em relao ao seurelato.

P R

No conheo ningum que entrou em contato com o Escritrio de tica ou com a AdviceLine. Quantos funcionrios realmente entram em contato com o Escritrio de tica? Quais tipos de questes so levantados? O Escritrio de tica lida com 1.000 a 1.200 preocupaes por ano relacionadas a questes de tica ou alegaes de aes inadequadas. A maioria dessas questes envolve interaes entre funcionrios e gestores, conflitos de interesse em potencial e inconsistncia na aplicao das polticas da Empresa.

P R

A Empresa incentiva os funcionrios a delatarem uns aos outros? Nosso objetivo maior promover e manter um local de trabalho no qual nossos valores e padres sejam mantidos. Quando no atingimos esse objetivo, a Empresa incentiva os funcionrios a resolver preocupaes de trabalho por conta prpria, antes que se tornem problemas reais e, certamente, antes que cheguem ao nvel de violaes legais ou riscos de sade e segurana. Em alguns momentos, pode ser apropriado abordar a pessoa diretamente com suas preocupaes, oferecendo uma chance de ela esclarecer aquele comportamento. Caso os funcionrios no se sintam vontade para lidar com a situao por contra prpria, so incentivados a entrar em contato com os gestores ou supervisores deles ou com qualquer um dos recursos listados neste livreto. A empresa tambm oferece a AdviceLine, que totalmente annima e est disponvel 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O fato de voc no saber muito sobre relatos de alegao de m conduta demonstra o quo bem a confidencialidade mantida durante o processo de investigao tica.

P R

Em cada um dos pases em que operamos, vrios desafios de tica especficos do local podem surgir. Como a Empresa garante que possui a experincia local para lidar com essas questes? A Organizao de Conformidade Global tem executivos de conformidade regionais, nacionais e divisionais que tm experincia em todas as regies e reas funcionais nas quais operamos. Eles so capazes de lidar com consideraes regionais ou locais nicas que podem se aplicar sua situao. Voc pode entrar em contato com eles para fazer perguntas, pedir conselhos ou levantar preocupaes. Alm disso, h um departamento de Recursos Humanos em cadapas.

INVESTIGAO DE POSSVEL M CONDUTA A Empresa leva a srio todas as alegaes de m conduta. Investigamos de forma confidencial todos os relatos alegando m conduta para determinar se alguma lei, regulamentao, poltica ou procedimento foi violado.

ANONIMATO E CONFIDENCIALIDADE Ao entrar em contato com o Escritrio de tica para levantar um problema, voc pode permanecer annimo, embora incentivemos que se identifique para facilitar a comunicao. Se optar por se identificar, o Escritrio de tica tomar todas as providncias razoveis para manter sua identidade confidencial, de forma consistente com a realizao de uma investigao completa e justa, como pode ser exigido por lei. No entanto, para ajudar o Escritrio de tica a manter a confidencialidade, fundamental que voc use de discrio e abstenhase de discutir sua consulta ao Escritrio de tica com seus colegas.

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

33

LEVANTAMENTO DE PREOCUPAES
Os funcionrios tambm podem relatar preocupaes de forma annima usando a AdviceLine, uma linha mantida por um fornecedor terceirizado. Os autores de chamadas annimas recebem um nmero de protocolo e so instrudos a ligarem de volta depois de certo tempo para receber uma resposta ou oferecer informaes adicionais que possam ser necessrias para investigar a preocupao levantada da forma apropriada. Para saber mais sobre a AdviceLine, acesse o site do Escritrio de tica no endereo http://ethics.Merck.com. Essa proteo se estende a qualquer pessoa que fornea informaes relacionadas a uma investigao. Se voc ou outras pessoas sofrerem retaliao, relate esse comportamento ao seu supervisor ou ao Escritrio de tica. A Empresa leva as alegaes de retaliao a srio, e vamos analisar todas as reclamaes de ameaas e tentativas de retaliao e de retaliaes reais. Observe que a Empresa se reserva o direito de punir qualquer pessoa que sabidamente faa uma acusao falsa, fornea informaes falsas Empresa ou aja de forma inadequada.

P R

Se eu levantar uma preocupao junto ao Escritrio de tica ou ao Ombudsman, ela automaticamente considerada annima? Alguns funcionrios confundem confidencialidade com anonimato. Voc pode levantar preocupaes sem se identificar, garantindo assim o anonimato. No entanto, se voc se identificar, faremos todo o esforo para manter sua identidade confidencial. Questes levantadas junto ao Escritrio de tica sero mantidas confidenciais, a menos que se refiram a danos em potencial a um indivduo ou Empresa ou que alguma divulgao seja necessria para uma investigao. Nosso fax se encontra em uma rea segura e procedimentos so aplicados para proteger sua confidencialidade. Nas circunstncias em que voc apresenta uma questo que possa envolver danos em potencial a um indivduo ou Empresa, o Escritrio de tica avisar que a confidencialidade no poder ser garantida.

P R

Observei m conduta, mas estou preocupado em relatla porque temo uma retaliao. Quais medidas a Empresa vai tomar para me proteger? Se voc relatar suas preocupaes de forma honesta e de boa f, tomaremos medidas cabveis para lhe proteger de retaliaes. As medidas especficas vo variar de caso a caso e podem incluir a punio de quem se envolver em retaliaes, monitoramento constante da situao ou outras salvaguardas. Se voc acreditar que pode ter sofrido retaliao, dever entrar em contato com o Escritrio de tica imediatamente.

RETALIAO Funcionrios que levantam preocupaes ajudam a Empresa a corrigir os problemas antes que eles se tornem mais graves. No toleraremos retaliaes contra o funcionrio que levantou uma questo de prticas de negcios de boa f. Levantar uma preocupao de boa f significa que voc realizou uma tentativa genuna de oferecer informaes honestas e precisas, mesmo que mais tarde fique comprovado que voc estava enganado. O fato de um funcionrio ter levantado preocupaes de boa f ou ter fornecido informaes para uma investigao no pode ser o motivo para a recusa de benefcios, demisso, rebaixamento, suspenso, ameaas, assdio ou discriminao. Da mesma forma, funcionrios trabalhando com pessoas que levantaram preocupaes devem continuar a tratlas de forma corts e respeitosa e no devem apresentar comportamento que possa alienlas ou intimidlas.
34

RESPONSABILIDADES DA GESTO PARA CRIAR UMA CULTURA NA QUAL POSSVEL FALAR COM FRANQUEZA O medo de retaliao um dos motivos citados com mais frequncia para os funcionrios no relatarem m conduta. Todos ns temos a responsabilidade de criar um ambiente que favorea a discusso aberta sobre questes que possam afetar a reputao da Empresa e que facilite o levantamento de preocupaes sobre possvel m conduta. Os gestores, em particular, precisam permitir discusses livres e questionamentos sobre situaes nas quais os funcionrios achem que possam haver violaes dos padres da Empresa ou de quaisquer leis aplicveis. A comunicao aberta entre os gestores e funcionrios essencial para criar uma cultura na qual seja possvel falar com franqueza. As medidas que os gestores podem tomar para promover um ambiente de comunicao aberta incluem:  Discutirem regularmente os valores e os padres da Empresa nas reunies de equipe.

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

 Serem acessveis para os funcionrios e manterem a porta aberta.  Lembrarem periodicamente os funcionrios de que devem levar possveis preocupaes para eles ou para outros recursos da Empresa.  Apoiarem os funcionrios que optarem por consultar outros recursos da Empresa. DIRETRIZES PARA LEVANTAR PREOCUPAES Nunca fcil levantar preocupaes sobre uma possvel m conduta. Isso exige coragem e integridade. Listamos abaixo algumas ideias gerais sobre como discutir sua preocupao com o seu gestor: 1. Agende um horrio especfico com o seu gestor ou outro recurso da Empresa para discutir sua questo. 2. Discuta sua questo de forma calma e profissional. 3. Destaque os riscos para a Empresa e o potencial impacto da m conduta em questo. 4. Reconhea (quando for apropriado) que voc pode no ter todas as informaes ou fatos relevantes questo. 5. Expresse quaisquer preocupaes que voc possa ter sobre a confidencialidade do seu relato. (Se estiver preocupado com a confidencialidade, tome cuidado ao compartilhar informaes com outros colegas que possam revellas inadvertidamente). 6. Agradea pessoa pelo tempo e pela ateno dedicados questo. claro que o mais importante no seguir as diretrizes acima, e sim levantar as preocupaes da maneira que for mais confortvel para voc. Ao levantar uma preocupao de forma honesta e verdadeira, voc ajuda a proteger a Empresa, seu local de trabalho e, por fim, seus colegas e voc mesmo. Ao falar com franqueza, voc tambm passa a fazer o que certo.

P R

Suspeito que tenha havido m conduta no meu departamento, mas no tenho todos os fatos para comprovar. Devo levantar a preocupao mesmo assim ou esperar at ter mais informaes? No esperamos que voc tenha todas as informaes ao levantar uma preocupao. Forneanos as informaes que voc tem e deixe a Empresa examinar o assunto. No tente realizar uma investigao por conta prpria. Em vez disso, levante suas preocupaes de forma pontual junto a um recurso apropriado.

DIRETRIZES PARA OUVIR PREOCUPAES Sua reao quando um funcionrio levanta uma preocupao extremamente importante. Ela pode incentivar um ambiente de comunicao aberta, no qual os funcionrios se sentem seguros para discutir questes importantes, ou pode ter um efeito desencorajador nas comunicaes futuras e no moral do local de trabalho. Listamos abaixo algumas ideias gerais sobre como reagir quando um funcionrio levanta uma preocupao: 1. Garanta que h tempo suficiente para discutir a preocupao de forma adequada. Caso contrrio, agende outro horrio e comunique ao funcionrio que est fazendo isso para dedicar ateno total a ele e preocupao dele. Encontrese com o funcionrio em um local que permita uma conversa particular e sem perturbaes, como seu escritrio ou uma sala de reunies. 2. Oua o mximo possvel. Evite ficar na defensiva ou tentar cortar a discusso ou defender a Empresa ou um indivduo antes de ter ouvido todos os fatos. 3. Mantenha uma atitude calma e profissional. 4. Pea esclarecimentos e informaes adicionais, mas de uma maneira que o funcionrio no se intimide ou fique na defensiva. Informaes adicionais teis incluem a identificao de outros funcionrios que compartilhem da mesma preocupao ou que possam estar cientes da situao, o nmero de vezes em que o funcionrio observou o comportamento, documentos que possam estar disponveis para corroborar a preocupao e os nomes de outros indivduos com os quais o funcionrio tenha dividido a preocupao.

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

35

5. No pense que voc precisa dar uma resposta imediata. Muitas vezes, melhor refletir sobre as preocupaes do funcionrio e responder mais tarde com suas reflexes sobre a questo. 6. Diga ao funcionrio que a Empresa leva os relatos de m conduta muito a srio e que pessoas competentes examinaro o assunto. Garanta ao funcionrio que voc retomar a questo. Geralmente, 30 dias um tempo bom para uma resposta. 7. Agradea ao indivduo por chamar sua ateno para a questo. No entanto, to importante quanto a sua reao imediata a maneira como voc acompanha o problema e como trata o funcionrio depois disso. Dependendo da natureza da preocupao, talvez voc precise envolver outros recursos da Empresa para resolver ou investigar as questes. Talvez seja necessrio pesquisar as polticas da Empresa ou envolver o nvel de gesto competente ou um especialista no assunto para resolver a situao. Se a preocupao levantada se referir a uma violao de conformidade em potencial, voc dever entrar em contato com o responsvel local pela conformidade para discutir e obter conselhos sobre como examinar apropriadamente as questes levantadas. Em alguns casos, prefervel que o departamento de Conformidade ou os Recursos Humanos supervisionem uma investigao, em vez de o gestor ao qual ela foi relatada. De qualquer forma, se voc decidir envolver outros recursos da Empresa, como os Recursos Humanos, o Escritrio de tica, o executivo de conformidade regional, nacional ou divisional, o Departamento Jurdico ou qualquer outro recurso, faa isso imediatamente. Uma vez que voc tiver todas as informaes para lidar com a questo, aja de maneira pontual para que ela seja concluda. Certifiquese de documentar suas aes e decises, alm das informaes que voc obteve.

O gestor que tiver recebido a preocupao ou a pessoa que supervisionar a investigao dessa preocupao dever sempre responder dentro de 30 dias ao funcionrio que a levantou, mesmo que no haja informaes novas, e ento continuar a informar o funcionrio em intervalos de 30 dias. Em muitos casos, possvel que voc no possa fornecer ao funcionrio informaes substanciais sobre a questo. Mesmo assim, importante informlo sobre o processo para assegurar que o assunto est sendo levado a srio. Isso incentivar outros funcionrios a levantar preocupaes no futuro e contribuir para uma cultura na qual possvel falar com franqueza. Ao informar o funcionrio, use a oportunidade para perguntar se ele sofreu alguma forma de retaliao como resultado por ter apresentado a questo. Leve em considerao que muitos funcionrios que levantam preocupaes so particularmente sensveis a um suposto pouco caso ou retaliao aps um relato de m conduta. fundamental que voc continue a tratar os funcionrios com dignidade e respeito, incluindo as seguintes aes:  Avalilos com base no desempenho real.  Delegar tarefas significativas para eles.  Compartilhar as informaes necessrias para que eles executem o trabalho.  Envolvlos em eventos sociais.  Tratlos com cortesia, da mesma maneira que antes.  Reforar a ao positiva da apresentao da questo na prxima anlise de desempenho.

36

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

GLOSSRIO
Assdio O assdio no local de trabalho qualquer ao que crie um ambiente de trabalho intimidador, hostil ou ofensivo. Ativos da Empresa Os ativos so itens valiosos para a Empresa. Eles incluem ativos fsicos, como materiais, suprimentos, produtos, equipamentos e dinheiro; ativos intangveis, como informaes, valor da marca e tempo de trabalho dos funcionrios; einformaes confidenciais. Boa F Levantar uma preocupao de boa f significa que voc realizou uma tentativa genuna de oferecer informaes honestas e precisas, mesmo que mais tarde fique comprovado que voc estava enganado. Comit Executivo (CE) O Comit Executivo a equipe de gestoresseniores da Merck/MSD, geralmente formado pelos principais subordinados diretos do diretorpresidente. Esses lderes, representando reas diversas da Empresa, se renem regularmente para analisar o progresso em relao dos objetivos da Empresa. Conduta tica Conduta que no s cumpre as leis aplicveis como tambm mantm ou fortalece a reputao da Empresa, geralmente atendendo as responsabilidades para com os grupos interessados ou excedendoas. Conflitos de Interesse Um conflito de interesse uma situao na qual os interesses de um funcionrio entram ou parecem entrar em conflito com os interesses da Empresa. O resultado que a capacidade do funcionrio de tomar decises independentes e objetivas em nome da Empresa fica ou parece ficar comprometida. Conflitos de interesse geralmente surgem de interesses financeiros, relacionamentos familiares ou outros relacionamentos ntimos ou outros interesses ou atividades externas. Experincia Adversa Um sinal, doena ou sintoma desfavorvel ou involuntrio, sofrido por um paciente especfico, que ocorra durante o uso de um produto da Merck/MSD, estando relacionado ou no ao uso do produto. As Experincias Adversas podem incluir efeitos colaterais desfavorveis, piora de uma condio preexistente, toxicidade (princpio de uma doena nova), ferimento ou morte, reaes alrgicas ou falta de eficincia. Fraude Fraude um termo jurdico com uma definio diferente em cada pas. Geralmente, envolve uma ao realizada com desonestidade, logro e inteno de obter um benefcio no merecido. Funcionrio Pblico Um funcionrio ou representante de qualquer governo, de qualquer departamento ou agncia governamental ou de qualquer entidade comercial em cujas aes uma organizao governamental tenha participao ou sobre a qual exera controle de alguma outra forma. Tambm inclui integrantes de partidos polticos e candidatos a cargos pblicos. Informaes Confidenciais ou Proprietrias Informaes de natureza tcnica, cientfica ou comercial que no so conhecidas de forma geral nem verificveis de forma razovel. Seguemse exemplos de informaes confidenciais: informaes contratuais atuais e pendentes; datas de aprovao e de lanamento; listas e informaes de clientes, consumidores, pacientes e fornecedores; datas de arquivamento; informaes financeiras; invenes; estratgias e planos de marketing; preos e custos; dados regulatrios; informaes de pesquisa e desenvolvimento; segredos comerciais, como knowhow, frmulas e processos; e produtos e desenvolvimentos no anunciados. Insider Trading A compra ou venda de aes ou garantias com base em informaes que no foram tornadas pblicas. Reclamao sobre Qualidade de Produtos Uma Reclamao sobre Qualidade de Produtos qualquer comunicao que descreva um defeito potencial em relao identidade, fora, qualidade ou pureza de um produto depois que ele lanado ou distribudo para uso pelo consumidor. Elapode incluir mudanas na aparncia do produto, incluindo a embalagem, na fora, na qualidade, no mtodo de entrega, nasegurana, na pureza ou na eficincia. Stakeholders Indivduos ou grupos perante os quais a Empresa tem uma responsabilidade. Geralmente, os cinco grupos a seguir so considerados stakeholders: clientes (incluindo pacientes e consumidores), funcionrios, acionistas, fornecedores e sociedades/ comunidades nas quais operamos. Suborno Oferecer algo de valor pessoal a um tomador de decises para receber tratamento favorvel. Geralmente, ocorre para garantir ou manter negcios ou obter uma vantagem inadequada. O suborno pode tomar a forma de instrumentos monetrios, como dinheiro, ou pode ser qualquer item de valor (por exemplo, viagens, servios, descontos, presentes etc.).
Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

37

NDICE
Aceitao e oferta de entretenimento, veja Presentes Acidentes, veja Segurana Aes de outras empresas, 19 lcool, 17 Ambiente de trabalho, 15 Privacidade dos funcionrios, 15, 16 Proteo, 34 Ambiente, 28, 29 Assdio sexual, 17, 18 Assdio, 17, 18 Atividades polticas, 31 Boicotes, 31 Compromisso de confidencialidade, 15, 39 Computadores e software, 20, 21, 25 Comunicaes, pblicas, 28 Concorrentes, 12 Conflito de interesse, 09, 18, 19, 20 Convites, veja Presentes Direitos humanos, 27 Discriminao, veja Tratamento justo Email, veja Internet Emprego Amigos, 18 Mdicos e pacientes, 17, 18 Parentes, 18 Estudos clnicos e protocolos, 08 Estudos clnicos psvenda, 09 Experincias adversas, 07 Fornecedores, veja Relacionamentos com fornecedores Fraternizao, 18, 19 Governo, 13, 19, 29, 30, 31 Hospedagem, veja Presentes Informaes confidenciais, 13, 22, 23 Informaes sobre a concorrncia, 12, 13 Concorrncia justa, 12 Ingressos, veja Presentes Insider trading, 24 Integridade acadmica, 09 Integridade cientfica, 09 Interessados, 19, 20 Internet, 15, 20, 21 Livros ou registros, 23 Divulgaes pblicas, 23, 24 Mdica, 09, 10, 11, 22, 27, 28 Mdia, 21, 22, 28 para com os funcionrios, 15, 33, 34 Preocupaes Denncia de m conduta, 33 Levantando, 32, 33, 34, 35 Recebendo, 35, 36 Retaliao, 34 Presentes Aceitao e oferta, 09, 10, 25, 26 Conferncias/simpsios, 11, 12 Passagens, 26 Refeies e hospedagem, 10, 11, 26 Princpios de liderana, 40 Privacidade, 13, 14, 15, 16 Propina, 09, 10, 29, 30 Proteo de dados, 13, 14 Qualidade de produtos e servios, 7 Reclamaes sobre a qualidade de produtos, 7 Regulamentaes de importao/exportao, 31 Relacionamentos Colegas de trabalho, 15, 17, 18 Comunidades e sociedade, 27, 28, 29 Familiares e pessoal, 18, 19 Fornecedores, 19, 25, 26 Acionistas, 19 Mdicos e clientes de assistncia, 18, 19 Relacionamentos romnticos, 17 Relacionandose com colegas, 17 Sade, veja EHS Segurana, 16, 29 Socializando com colegas, veja Fraternizao Solicitaes de amostra, 8 Suborno, 09, 10 Substncias ilegais, 16, 17 Teste de deciso, 6 Tratamento justo, 23, 24 Uso de ativos corporativos, 20 Uso e seleo de agentes, 30 Uso pessoal de equipamentos de escritrio, 20, 21 Violncia no local de trabalho, 17

38

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

CONFIDENCIALIDADE
A Empresa no tolerar retaliaes contra funcionrios que levantem questes de prticas de negcios. Qualquer funcionrio ou terceiro que levantar uma questo sobre as prticas comerciais ficar protegido de retaliao. Essa proteo se estende a qualquer pessoa que fornea informaes relacionadas a uma investigao. No entanto, a Merck/MSD se reserva o direito de punir qualquer pessoa que sabidamente faa uma acusao falsa, fornea informaes falsas Empresa ou aja de forma inadequada. Quando entra em contato com o Escritrio de tica para levantar um problema, voc pode permanecer annimo, embora incentivemos que se identifique para facilitar a comunicao. Se optar por se identificar, o Escritrio de tica tomar todas as providncias razoveis para manter sua identidade confidencial, de forma consistente com a realizao de uma investigao completa e justa, como pode ser exigido por lei. No entanto, para ajudar o Escritrio de tica a manter a confidencialidade, fundamental que voc use de discrio e abstenhase de discutir sua consulta ao Escritrio de tica com seus colegas.

Para obter mais informaes sobre como levantar preocupaes, consulte a pgina 32.

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

39

APNDICE

COMPORTAMENTOS DE LIDERANA NA MERCK

Foco Nos

FOCO NOS CLIENTES E PACIENTES  Concentrar toda a organizao para gerar valor para os clientes, incluindo os pacientes, ao compreender eatender suas necessidades.

Clientes e Pacientes
Tome Decises

TOME DECISES RPIDAS E DISCIPLINADAS  Tome decises em tempo hbil, no nvel certo, comosdados certos, e as apoie depois de tomadas.

Rpidas e Disciplinadas
Aja com

AJA COM CORAGEM E FRANQUEZA  Fale de modo aberto e honesto, com convico; tenha acoragem de correr riscos necessrios e tomardecises difceis.

Coragem e Franqueza

DESENVOLVA TALENTOS

Desenvolva

Talentos
Demonstre

 Desenvolva um talento com as capacidades e a diversidade necessrias para o sucesso em nossos mercados; inspire, recompense e desenvolva para garantir que as pessoas alcancem o seu potencial; tomedecises difceis quando necessrio. Demonstre tica E Integridade  Siga os mais altos padres de confiana e comportamento tico em todas as suas interaes e incentive outros a seguirem os mesmos padres. Cumpra todas as leis, polticas e regulamentos. Identifique e lide com questes ticas sem hesitao. IMPULSIONE RESULTADOS

tica e Integridade

Impulsione os

Resultados

 Definir padres de desempenho claros; superar obstculos; responsabilizar a ns e aos outros pela realizao de resultados.

PROMOVA A COLABORAO

Promova a

Colaborao

 Ouvir atentamente e procurar entender perspectivas distintas; trabalhar juntos para atingir as metas comuns da nova Merck.

40

Merck/MSD - Cdigo de Conduta (Edio III)

AGRADECIMENTOS

Gostaramos de agradecer a assistncia das centenas de funcionrios da Merck/MSD de todo o mundo que participaram do processo de elaborao deste livreto. Suas perspectivas foram valiosssimas para tornlo um documento global, relevante s necessidades e preocupaes de todos os funcionrios da Merck/MSD.

NOSSOS VALORES
MELHORAR A VIDA HUMANA Nosso negcio consiste em preservar e melhorar a vida humana. Tambm trabalhamos para melhorar a sade animal. Todas as nossas aes devem ser medidas pelo nosso sucesso em atingir essas metas. TICA E INTEGRIDADE Estamos comprometidos com os mais altos padres de tica e integridade. Somos responsveis perante nossos clientes, perante os funcionrios da Merck, perante os ambientes que habitamos e perante as sociedades a que atendemos no mundo todo. Ao cumprirmos nossas responsabilidades, no tomamos atalhos profissionais ou ticos. Nossas interaes com todos os segmentos da sociedade devem ser transparentes e refletir os altos padres que promovemos. INOVAO Nossas interaes com todos os segmentos da sociedade devem ser transparentes e refletir os altos padres que promovemos. Nossa pesquisa se orienta pelo compromisso de preservar a sade humana e animal e a qualidade de vida. Ns nos esforamos para identificar as necessidades mais crticas dos clientes e consumidores e, atravs da inovao contnua, nosdesafiamos a atender a essas necessidades. ACESSO PARA TODOS Almejamos melhorar a sade e o bemestar das pessoas em todo o mundo, ampliando o acesso aos nossos medicamentos e vacinas. Criar terapias novas apenas a primeira etapa para combater as doenas e promover o bemestar em escala global. O sucesso s pode ser obtido quando todos que precisam de nossos medicamentos e vacinas possam obtlos. Nos Estados Unidos e em outros pases, desenvolvemos vrios programas para ajudar a melhorar o acesso aos nossos produtos para que todos se beneficiem, onde quer que vivam. DIVERSIDADE E TRABALHO EM EQUIPE Nossa capacidade para a excelncia depende da integridade, do conhecimento, da imaginao, da percia, da diversidade e do trabalho em equipe dos nossos funcionrios. Por isso, nos esforamos para criar um ambiente de respeito mtuo, encorajamento e trabalho em equipe. Recompensamos o compromisso e o desempenho e atendemos s necessidades dos nossos funcionrios e de suas famlias.

Impresso em papel reciclado. Impresso nos EUA Merck & Co., Inc., Whitehouse Station, New Jersey, EUA

You might also like