You are on page 1of 70

"O domnio das f 6 r g ~ s n~turais,dantes precrio e es-' casso, torna-se preocupao absorvente, pela in vestiyao deliberada da cincia.

Experimenta-se, por todos os kspetos, uma nova tcnica de uiver."


(LOWRENW FILHO 'Prefcib a "Educao para uma civili~ao em mudana" de W.H. Kilpafrick).
i-

SERVINDO DE PREFACIO

Criada a Secgo de Extenso Cultural no Museu Nacional do Rio de Janeiro, quis sua Diretora, D. HELOISA ALBERTO TORRES, olhar benuolamente para o meu passado de cooperao pessoal em vrios empreendimentos anlogos. Da a proposta do meu nome para aquela Secgiio, feita ao Sr, Ministro da Educaco, que, para atender-lhe, requisitou-me ao Ministrio em que trabalho (Ministrio da Agricultura), promovendo outrossim, "ex-o[ficio", a minha o corpo de tcnicos de educao. Entendem transferencia para . as leis que ta2 transferncia no se pode satisfazer com ttulos e documentos sbre atividades especializadas ; da um concurso de prvas e uma rnonografia regulamenfar ;esta que se vai ler.
2

A EXTENSO CULTURAL NOS MUSEUS

EDUCAAO SLWIJYI'IVA No panorama educacional do Brasil, se o contemplamos do ponto de vista alteado pelas possibilidades tcnicas da divulgao cultural em nossos tempos. bem diminuta a rea ocupada pela educao escolar, intencional, sistemtica. como a queiram denominar, dilatando ou restringindo um pouco seu domnio. Mesmo a boa-nova estatstica, que nos tem trazido ltimamente o Instituto Nacional de Estudos Pedaggicos. falando-nos pela voz autorizada de LOURENO FILHO ', no atenua seno de leve a impresso de que, no Brasil, principalmente, a escola o caso-excgo, num plano total de educaqo popular. A palavra oficial denomina supletiva ao conjunto da educao que preteride suprir as faltas cometidas pelas instituiges comuns de ensino em relaqo quela parte da populaqo que frequentou ou podefia ter frequentado escola. Ora, invertendo a posio dos trmos. colocando, como 16gic0, a parte dentro do todo, o que devemos chamar supletiva ser a instruqo ministrada dentro da escola, pois esta, sim, que o apndice nobre apndice, nd resta dvida do organismo inteiro que a educao da populaqo toda do pas. . . No Brasil-presente, agora que esto falando os nmeros ', tambm no julgamos ser de boa norma terminolgica referir o maior ao menor, continuando a chamar o conjunto mais vasto de educaiio extra-escolar, para chamar educao, touf-courf, pequenina parte privilegiada, a das aulas e dos exames, que se deveria designar educagiio intra-escolar, para que o trmo educaqo, sem mais nada, designasse o todo.

--

EXTENSA0 CULTURAL c dentro dsse amplo conceito de educaco generalizada que vamos considerar a obra de extenso cultural ; nesta que cabe aos museus papel insubstituvel e, de certo modo, preponderante, no s pelas suas caracteristicas funcionais, como por direito de antiguidade.
Z*OUREN~-FILHO : Tendemias da educao brasileira, Rio, 1940. M. A. TE~XEIRA DE FRHTAS : O que d i z m os rImfX0~sbie o ensino
Rio, 1934.

pridio

entre duas noes um tanto unbaralhadas pela ambigidade de denominao. Compreende-se por extenso cultural : ' 1.) aquela porco maior de um verdadeiro conjunto educacional, a porso que, por assim dizer, sobra do mbito escolar ( e que melhor se denominaria difuso cultural se, neste termo, no estivessem includas tambm as escolas, cujo ensino sistematizado se quer justamente destacar do processo educativo que estamos pretendendo definir ; ou atioidades extra-escolares, expresso que teria o inconveniente, j por n6s apontado, de dar importncia exagerada escola no conjunto da tarefa educacional) : 2.0) o conjunto das atividades suplementares a urna instituiso qualquer de cultura, escola ou no escola, que a articulam com o conjunto compreendido no caso 1 . o que, apenas considerando a alternativa escola, costuma-se denominar afioidades extra-classe. Tal ambigiiidade se reflete, sobretudo, nas questes em que entra e m conta a idade do educando. Habituados como esto os educadores a pensar em tErmos de escola, supem sempre o adulto presente quando se fala em extenso cultura!, por ser Este o Iregue. quase exclusivo da educaco supletiva, com a qual se confunde o sentido ( 1.") de extenso cultural. 13,sem dvida, o adulto a preocupa~o maior e mais caracterstica da tarefa aqui considerada; tanto mais agora quando, luz das concluses fundamentais de THORNDIKE e sua escola, no se situa mais o climax do aprendizado necessriamente na infncia ou adolescncia. Reportamos o leitor ao trabalho que sbre o assunto escreveu o tcnico de educaco Prof, PASCIIOAL LEMME,definindo precisamente o ponto de vista moderno sbre to nomentosa questo '.

Dc principio. temos que distinguir

- EXTENSAU CULTURAL NOS M.ISEuS Entretanto, em relao aos museus, isto , em relao s atividades que se somam s suas, especficas, de museus restrito-senso, a cliente!a da extenso cultural abrange todas as idades. Seria elucidativo um quadro de dupla entrada, por idade e por instituio (ensino sistemtico e assistemtico), em que figurassem, com suas relaes de proximidade, as vrias modalidades de ensino largo-senso. tais como : 1 ) para crianas e adolescentes em escola, com os vrios tipos clssicos de ensino primrio e secundrio, mais ou menos especializado~ : 2 ) para adultos em escola, desde o ensino elementar de adultos s extenses universitrias, sem esquecer as Universidades Populares ; 3 ) para adultos, adolescentes e criancas sem escda, tda a profusgo de instituies mais ou menos liqadas. ou possiveis de ligar, obra de educao generalizada. Ijestinando, porm, tempo e espao regulamentares ao tema, por definio deiimitado.
PASCHOAL LETMME: Educao de adulfos, MorioclraIia para o conctirso de tcnico de educa50 do ivlinistrio da Eduar;o e Saiide, Rio, 1953.

de uma monografia, apenas fazemos referncia a semelhante quadro de classifica~o.que, no entanto, localizaria o domnio da extenso cultural nos museus traando-lhe as articulaes e cooperaes mais ou menos imediatas. R E L A ~ E SENTRE MUSEU E ESCOLA c Focalizando sse domnio, consideraremos em primeira plana as relaes Museu-Escola, a partir de dois pontos antagnicos: a escola e o museu em sua concepo tradicional, para, acompanhando a evoluo de ambas as instituies, arrastadas pelo progresso tcnico que se processa em crescente velocidade nos ltimos decnios, aproximarmo-nos de um ponto limite de coincidncia, j que essa evoluo das escolas e dos museus se veio operando em m~ltip!as.interaes+ num sentido comum de ampla convergncia de esforos para a educaso generalizada, tanto nas escolas como nos museus dos nossos dias.. clssica, em matria de pedagogia, I. A partir da escola a libertao, cada vez mais pronunciada e proclamada, do ensino escolar de sua antiga subordinao aos interesses exclusivos da classe letrada ; a sua adaptado crescente ao ambiente social mais ou menos democratizado, se no no domnio poltico, pelo menos nesse domnio, to ao parecer apoltico. do ensino, nas nac6es progressivas ; a unificao do dualisrno aristocrtico do pensamento e do trabalho, a princpio esboada na frmula "classiciza~odo ensino profissional e prof issionaiizaao do enbino clssico", e , atualmente, corporificada em escolas comuns, escola-nica, onde se aprende visando uma realidade que no separa a idia concebida da idia realizada : e, finalmente, nesses suplem.entos das extenses culturais. que servem para confirmar e atestar a comunho, mais projetada que efetivada (diga-se de passagem), da vida e das a ~ l a s .Vede como a escola se exterioriza, como ela transborda do mbito restrito das suas salas de aula e. at mesmo. de seus gabinetes e laboratrios, para seus museus, seus auditrios, seus parques. . . Galga uma escala ascendente em semelhante disteno de valores sociais acumulados: I atividades extra-curriculares. . . 2 . atividades extra-classe. . . 3.") atividades extra-escolares. A matria tem sido suficientemente ventilada em biblioarafia " recente : v-la-emos to smente junto a cada caso particular.

Foi longa a caminhada dessa adap2. A partir do museu tao crescente de institui~es,como os museus, outrora segregados por estreita definio de seus propsitos culturais, a iina sociedade renovada pela tcnica. De lojas de curiosidades, ou, para usar expresso ma.is franca. de Iiospitais ou cemitrios dc coisas , cIiegaram a ser, ou pretender ser, a sntese objetiva onde se scima4

' F. VEXNCIO FILHO : A

Edue~~ e oseu apirdhanrcnto modcrno, S. Paulo, p. 128.

riam, a princpio as maravilhas e raridades. e depois a exernplifica~o representativa da natureza e sociedade circundantes. Que poder interpretativo para escolher o que, das acurnula0es passadas, deva ser reservado para a conternplaqo presente ! E que poder quase divinatrio o de marcar com o ndice da perenidade, a serviqo do futuro, Este ou aqule aspecto na alucinante profuso da atualidade ! Disse-o, na sua frase iluminada de sempre, A~sro TEZXEIRA ' : "trata-se de difundir a cultura humana, mas de faze-10 com inspirao, enriquecendo e vitalizando o saber do passado r com a seduco, a atrago, o mpeto do presente, Escolha-se um museu qualquer de longa existncia : repete-se nele a mesma histria de suas transformaqes sucessivas : cada fase corresponde ao modo de cada gerao compreend-lo. tanto verdadeira a observao de FRANCIS TAYLOR de que cada g e r e qo se viu forsada a interpretar sse termo impreciso museu de acordo com as exigncias sociais da poca".
t

LL

A no se dar o caso de uma certa etapa corresponder especificamente a um dado tipo de museu, qualquer museu que evolua percorre, em linhas gerais, a sucesso seguinte (reparar que o critrio da evoluo o aumento de comunicabilidade com o pblico, que se torna cada vez menos especializado) : I ) colees exclusivamente para uso de iniciados ; II) cursos de altos estudos, ou sbre matria especializada, a princpio para o pessoal do museu, depois para candidatos ao ofcio e alguns poucos interessados, e, enfim, para um pblico seleto. porm indiscriminado ; III) vulgarizao das pesquisas, resultado vitorioso da penosa pregaqo de alguns poucos inovadores, ainda mal vistos pelos colegas, que. em sua maioria, confundem vulgarizaco com vulgaridade ; IV) em conseqncia. de semelhante publicidade externa, aparecem os pequeninos sintomas de publicidade interna : letreiros, inteligveis a todos, mostrurios atraentes, material expressivo, quanto mais frequente mais representativo ; como que o museu interpreta-se a si mesmo para depois ser interpretado pelos outros. . .; V ) os objetos, se bem que convenientemente publicados, esto soltos, mentalmente falando, da a interveno do material complementar. prncipalmente de natureza grfica, que vem ocupar o seu devido lugar nas salas e mostrurios, unificando o material exposto ; VI) estt ento. preparado o palco para a grande funo vitalizante dos museus, que a preponderncia de suas preocupaes de ensino : n a s o museu ainda do tipo estltico, o material est guardado em vitrinas fechadas, e o que se acha fora delas, mas no qual proibi*
NISIO TEIXEIRA : Educao para a democracia, S. Pado, 1936, P. 154. FRANCIS TAYLOR : "Museum i n a changing world", The Museurn Journal. ~ 0 1 .40,

Londres, 1938.

do tocar, ainda no funciona, no sentido prprio, fsico, da palavra ; mas j se movimenta mentalmente, ao impulso de sua arrumago esquemtico-funcional ; por outro lado, os museus vo ter escola,

cedem-lhe, emprestam-lhe, doam-lhe, num transbordamento pletrico, o seu material a mais a escola o seu principal agente de ligao com a vida I& de fora ; VII) depois, criam toda a exuberncia comunicativa da extenso cultural, nao digo que dispensando as escolas, mas excedendo-as na obra comum da educao generalizada ; VIII ) por fim ( etapa ainda no atingida por tantos. . . ) , no museu tudo funciona, no duplo sentido fisico e mental da palavra : e surgem os museus dinrnicos. To oportuno foi sse enriquecimento de funo social dos museus, somado s duas funq6es especficas, a de pteservar e a de investigar, que recebeu surto imprevisto o seu ~ r e s t ~ i junto o ao pblico, pelo contato que se estabeleceu entre les e a porco mais numerosa da populao local. Autoridades insuspeitas, porque no pedagogos e sim tcnicos de museu, entre as quais destacamos PAUL M. REA', reconhecem ser bastante significativo que a grande expanso dos museus", na civilizao atual, tenha coincidido com a realizao das suas obrigaqes educativas para com o povo* A 'preponderncia do fator educativo nos museus chega mesmo a alarmar CARLO E+ CUMMINGS', que longe est de poder ser acoimado de passadista ; eis o seu grito de alarma : Os espcimes reais isto , sem a sua transmutao pedaggica cornegam a ter cada vez menos importncia, e a recuar cada vez mais para o fundo do quadro, a ponto de, em alguns casos extremos. desaparecerem por completo ! 0 s mostrurios tornam-se cem por cento educativos e perdem quase totalmente o seu carter objetivo, que. afinal de contas, foi como iniciaram a sua vida.
41

44

44

TI

contrrio, exulta com a significao social dsse amplo aprendizado pelo museu, e chega a inquirir se, diante da sua ao educativa mais desimpedida que a da escola, "devem os museus se contentar em suplementar apenas o s instrumentos de educago j existentes, ou declarar-se uma instituico inicial de educao popular. No i pois, em exagero de turista, mas em comedimento de tecnico, que o Prof. VENNCIO FILKO no seu relatrio de excurO,
t l

T .R. ADAM pelo

I " ,

PAUL M. REA : "The function of Museums." Proc. of flrc Arnericacan Associafion of Museums, 1912, p. 52. a CARW E. CUMMINGS : East is East and West in Wcst, 1940, p. 265. e T.R. ADAM : Tfie Civic Vali~e o/ Museums, New York. 1937, p. 10. " F. VENNCIO FILHO : "Relatrio de excurso aos Estadas-Unidos," B d e t h & Edrtcaq~oPblica, julho d e 1935. Rio, p. 52.

so aos Estados-Unidos da Amrica. afirmou que, nesse pas, temr -se a impresso de que os museus vivem a servio da educao.
9

LL

Chegar breve a poca em que n-o ter razo de ser nem mesmo a distino de intencional dada educao pela escola para diferenci-la da fornecida espordicamente fora dela ; basta. apenas, que os museus e instituiges congneres dm expresso regulamentar a uma situao de fato, e proclamem a sua deciso de agir deliberadamente, intencionalmente, no processo educativo.

Nos Estados-Unidos, mil e um requisitos de organizaco social j foram conseguidos no sentido dessa ampla compreenso da educao de todos por todos os rgos em condies de faz-lo. Embora no Brasil e em outros pases que, como l, "nzo tm sabido tirar partido das possibilidades educativas" das grandes invenqes modernas, ainda seja por demais patente a defasagem da tcnica em relao a certas situa6es sociais ou polticas que as desvirtuam, no julgamos prematuro destinar marcada influncia a f i o combinada da escola com os agentes extra-escolares de cultura na obra da educao nacional, a comear pelo setor da extenso cultural nos museus de mais prximas operaes, e que escolhemos para a nossa documentao. Foi mesmo porque acreditamos nas possibilidades adaptativas do nosso sistema escolar a um programa gradativo de difuso cultural, capaz de fazer recair tambm sobre os nossos patrcios os benefcios da tcnica a servio da educago, que escolhemos semelhante tema para esta monografia, a qual, no pretendendo trazer novidade sobre o assunto, nem mesmo encar-lo sob novo aspecto, vale, entretanto, por um programa de ao. que se sabe exequvel e se espera estar prximo de realizao.

INFLUENCIA REC~PRBCA DAS

ESCOLAS E MUSEUS

sido das mais cordiais a recepqo feita pelas escolas a sse recm-chegado no ensino o museu -, espcie de nouveau riche a quem se olha um tanto de soslaio. No Congresso da Museums Associarion, reunido na cidade de Leeds, em 1936, a questo da boa vizinhana mereceu especial ateno dos congressistas, tendo sido mesmo lanado um aplo aos responsveis pelos empecilhos horrios e programas exaustivos cultivados pela escola em detrimento da ao dos museus e outros rgos de preparao intelectual : aplo para que, daquela data em diante, fosse o museu considerado scio solidrio na tarefa educativa, e no apenas honra de que le declinava s6cio benfeitor. . . T e m , assim, pleno cabimento aue insistamos no ajustamento maior do conjugada Museu-Escola, Lnunciando algumas das principais resultantes de sua influncia recproca.

No tem

1, OSMUSEUS
a)

DEVEM

ESCOLA :

comunicabilidade crescente entre o material exposto e o piiblico resultante do conceito essencial do ensino pela escok. Letreiros, grficos, ilustraes de todo tipo, didaticamente concebidos. tornando acessvel mentalidade dos observadores comuns o que outrora se reservava para uso exclusivo dos especialistas. b ) ampliao da coleta de exemplares, do raro e maravilhoso para o comum e familiar a boa pedagogia substituiu o rumo "do concreto para o abstrato", "do simples para o complexo", por se outro : do prximo para o distante , do comum para o incomum", adotando o principio estatstico da maior, frequncia da amostra. no rol dos valores' regionais, coma critrio da representatividade do exemplo, sse realismo evitara, todavia, que se caia no prosaismo, mas no deixar de obedecer ao preceito de ensino renovado conoubstanciado nas seguintes palavras que ROQUETTE-PINTO escreveu em relao ao ensino da natureza " : "a histria 'natural das * maravilhas deve ceder lugar histria natural das banalidades, c ) unificago do material pertencente a um mesmo.conjunto natural ou social o princpio pedaggico dos complexos relativamente totais", que fornecem temas para os "projetas" da escola renovada. O s riiuseus, em sua misso de conter uma concentraqo de cultura multifacetada, necessitam, para no apresentarem feio por demais dispersiva, cuidar da coerEnciar' de suas amostras, naturalmente esparsas : utilizar, para tanto, recursos complementares. tais como quadros sinticos, mapas, grficos, ,com que, respectivamente, agrupar, localizar e articular as peas expostas. que devem funcionar" juntas : sobreleva aqui o emprego da fotografia. para representao indispensvel das peas ainda ausentes ou impossveis de expor. - : os mostrurios recomd ) ecologia dominando taxonomia pem, etn miniatura, uma regio4'ajuntando na desordem natural os elementos de estudo que o mtodo antigo separava. o acrscimo de ambincia fsica e social, aplicvel a toda espcie de museus, e que corresponde ao principio didtico da "globalizaqo". Para melhor corresponder s prerrogativas dos dois ltimos itens. o Museu de Birmingham faz preceder cada uma de suas seces de uma sala, ou simples mostrurio. que, em escala reduzida, porm com aumentada indicao das relaqes funcionais de todo o material exposto, servem como que de prefcio explicativo ao que se vai pormenorizadamente contemplar. para assinae ) renovagiio dos temas de visitas escolares lar 2s transformaes que solidgriarnente se deram nos temas de

g4

7 9

44

'

.-

fi 6

44

L4

tt

Rw~ETE-PINTo :

"A histria nahral dos pequeninos," A Educqao, Rio, mal6 de

1926. p. 769,

exposto, GRACE F. RAMSEY registra um exemplo expressivo : em 1900, vrias turmas realizaram. no American Museum of Natural History, de Nova-York, um estudo comparativo do esqueleto dos mamferos ; jb em 1937, entretanto, uma turma levou a efeito sucessivas visitas, para, tomando como motivo inicial um acontecimento de grande repercusso na poca o v60 dos aviadores soviticos por sobre o Polo Norte estudarem a fisiografa das regies rticas e os costumes dos esquims.
I '

aulas

e de visitas aos museus, repercutindo no estoque do material

escola sobre os museus tem, nesse assunto, o maior nmero de casos, Se lhe somarmos os ensinarnentos da psicologia da publicidade, teremos quase todo o fundamento psicolgico em que se baseiam as relaqes de um museu moderno para com o seu variadissimo p+ blico. Esse grau de variedade, justamente, que tem dificultado conduirem-se preceitos de aplicao prtica generalizada, legitimando resultados que poderiam ser aqui descritos. O intrincado problema que constitui a essncia de um captulo de pedagogia a escrever-se, a pedagogia dos museus", precisamente porque esta se pauta nas peculiaridades de cada tipo de pblico, por sua vez pautadas nas peculiaridades de cada situaqo local, est a exigir inquritos e contrle estatstico em grande colheita de dados, porquanto, sem tal pergaminho de legitimidade, no se lhe permitir entrada na nobiliarquia pedaggica No prescinde de experincia direta, colhida na prtica com o pblico dos museus, releguei-o, por isso, ao captulo das sugestes.
61

f ) psicopedagogia aplicada

aos museus

a influncia da

...

2.
a)

ESCOLA DEVE AOS MUSEUS :

documentao objefiva intensificada pois a expresso do pensamento nos museus no prpriamente a palavra, seno a coisa expressa pela palavra, mas obrigatriamente presente. a retribuio da colaborao explicativa da escola na feitura dos letreiros, grficos e guias de colees. Por documentaqo objetiva. compreenda-se tambm documenta~o grfica, reproduo do ~ b jeto por desenho ou fotografia, pois o de que se trata, nessa dvida da escola para com o museu, da substituiqo da noso puramente verbal pela imagem sensorial, realizao longamente arnadureda do Orbis Picfuris de COMMENIUS. . . Claro est que, s na ausncia do objeto real. se pede a representado pela imagem, pois esta, por mais fielmente que seja reproduzida, registra to smente o aspecto morfolgico da realidade, no supre a integralidade objedo exemplar. rnrmente necessria se se trata de tom-lo corno
GQJKEF . RAMSAY : Ymk, 1938, p. 76.

Educationel Wcrk in Mmeums a the United Sfafes. New

material de experincia. noo por todos admitida, mas que cumpre lembrada. MELO-LEITQ tratando dos pontos essenciais da rnetodologia da Histria ~ a t u r a i com , a sobriedade do homem de pesquisa, no achou superfluo dizer que "reconhece a utilidade das boas figuras. quando, porm, no haja o objeto para a demonstra~o." Certa vez, debatendo no Instituto de Estudos Brasileiros a palestra de VENNCIO FILHO sobre a Funco educativa dos museus", JONATAS SERRANO a , seu companheiro de exaltao do cinema educativa, reclamou no ter o conferencista dado ao cinem a um papel dominador nas atividades culturais do museu, e, mais do que isso, a capacidade de substitui-lo vantajosamente. "S o cinema" so palavras de J ~ N A T A SSERRANO s O cinema resolve completamente o problema que os museus, de longe, esto procurando solucionar. O cinema resolve aspectos do problema, que os museus, mesmo dinmicos, no resolvem," Sim : a sucesso das fases todas de um acontecimento, a simultaneidade de todas as particularidades morfolgicas de um conjunto, s a fotografia animada as reproduz : mas o notvel debatedor hwde convir que, para o domnio experimental da documentaqo objetiva ( e essa a maior contribuio da didtica do museu da escola) se verdade que o cinema ganha em variedade, o museu o sobrepuja em integralidade, apangio da materialidade com que, insubstituive1m e ~ t e apresenta , as suas amostras, Nos "museus escolares" (tipo de que s indiretarnente aqui tratamos) a primeira caracteristica justamente essa a de dever cada amostra servir para a observao, se no experirnentaqo, por parte do aluno. aqui a fungo dos museus b) visua2izao do ensino subsidiria de todo o vasto domnio da fotografia aplicada. desde as ilustraes fotomecnicas at s projees fixas e animadas. Ainda o homem moderno no se deu conta, em toda plenitude, da revoluqo metodolgica e emocional que as aplicaes da fotografia trouxeram sua existncia quotidiana e aos momentos superiores em que fixa a mvel realidade para melhor conhec-la e melhor-la. Nos domnios do ensino, ento. a multiplicaqo do exemplrio disponvel para as aulas e palestras foi simplesmente assombrosa. T J r n dos sintomas mais expressivos da falta de incorporao das projees fixas e animadas ao ensino est no esforgarem-se ainda tantos professores para que os alunos nomeiem exemplos, como se vivssemos ainda na era pr-fotogrfica, isto , quando a exigtii4I

44

1s

'I C.DE MELLO-LEITO : "Methodologsi da Histria Natural", Srl:ofa. Rio de Janeiro. janeiro de 1930, p. 12, J~NP.TAS SERRANO : "Debate sobre a conferncia "Funo educativa dos Museus", de F. Venncio Filho, Estrados Brasileiros, Rio, 1939, p. 66. H referncias rnitiuciosas ao melhor aproveitamento didtico da documentao fotoqrfica eni trabalho anterior do autor, publicado com o titula "Ensino e Cultura", Estudos Brasilciros, Rio, maio-junho de 1940, p . 675.

dade relativa do documento visual tornava tarefa precipua da escola o procura-lo ; mas agora, que le prolifera na banalidade de btimas fotografias, nas ilustraes sem conta das revistas e compndios e nas exibies cinematogrficas que inundam os domnios culturais que circundam a escola que amplido desimpedida para se exercitarem as abstraes fecundas, porque ricamente exernplificadas, no se abre s possibilidades espirituais do ensino ! Ora, a benemrita funo dos museus, nesse particular, foi a de ter aproveitado e sistematizado, antes da escola e em muito para ela, os recursos inestimveis da visualizago. quer pelo exemplar c ) enriquecimento da exernplificao exposto, quer mediante os recursos grficos (sobretudo fotogrficos) de que sisternticzrnente se utilizam, a temos uma das maiores contribuies didticas dos museus. Se atentarmos, ento, para a verdadeira mminao mental com que a maioria das nossas esco:as opera o aproveitamento da sua batida e rebatida listinha de exemplos, mirando-os e rernirando-os, de diante para trs e de trs para diante, e s vezes mesmo de cabea para baixo nas acrobacias dos testes, ou em questionrios objetivos moda dles, poderemos aquilatar da soma de lucros que a instruo escolar auferir quando se vier abastecer, farta, nesse arsenal de exemplificaqo renovada e apropriada, que os museus evo colher diretarnente no patrirnnio natural 'e social da ptria. nas escolas d ) sistematiza~odas mafrias de ensino pnrnnas que a assistncia dos museus mais se reala, pela correspondncia que as grandes divises de suas matrias de ensino apresentam com cada qual dos tipos clssicos de museu : assim, os quatro conjuntos, primordiais e sucessivos, em tomo dos q u ~ i s se agrupam as atividades da escola primria, OU sejam : Natureza Homem Trabalho Sociedade, relacionam-se estreitamente corn Museu de Histria Natural, Museu de Tecnologia, ou de Artes e Indstrias. Museu de Belas Artes, Museu de Historia e Geografia. So as humanidades primrias", na feliz expresso empregada por DELGADO DE CARVALHO'^, a que se seguem as humanidades" prpriamente ditas da escola secundria. Nesta. porm, a predominncia desvirtuadora dos aspectos formais e convencionais foi tamanha, que os quatro conjuntos acima referidos s a muito custo podem ainda ser distinguidos :. em torno dles, porm, gravita a parte substancial do ensino secundrio, tambm dovedorap aos museus, da ampla exemplificao, adequada a cada qual daqueles conjuntos, A pedagogia norte-americana, a que se deve principalmente a vi taliza~oda escola contempornea, aiada

46

Ib

" Sbre a renovao da exemplificaqo escolar, ver do auto; ''Testes': sileiros. Rio. novembro-dezembro de 1939, p . 232. C. DELGAW DE CARVALHO : Sociologia e Educqo, 1934. p. 61.

Erhidos h-

mais ajustou o conjugado Museu-Escola, com o estabelecer, para as atividades bsicas de ambos, essa lcida introduqo que foi compendiada em duas novas disciplinas : General Science e Social Scienct. No traduzimos os seus nomes para no lembrar os desvirtuamentos que o especialisrno" de uns e o pedantismo de outros llics introduziram em nossos meios escolares, tornando-as duplicatas extravagantes nos currculos, e privando os educando da sua instrutiva adequao vida quotidiana, com o que, no ambiente educativo norte-americano, as duas iniciaces cientficas, fecundamente combinadas, do tamanho cunho de naturalidade e sinceridade aos ensinamentos tanto das escolas como dos museus, a contribuido dos museus, e ) mtodo histrico no ensino aqui como nos outros itens, no foi nem direta nem isolada : f o io critrio evoIucionista, com profundas raizes no ensino e na filosofia moderna (inspirador da psicologia gentica que dsria bases cientficas pedagogia renovada), que ditou a necessidade didtica de considerar, no ensino de uma noo qualquer, as etapas anteriores pelas quais a compreenso humana transitou para atingir quela
41

noo, simples etapa contempornea de uma caminhada que ainda continua. A forma tradicional de compreender os museus como o refgio das coisas que sobraram ao fluxo e refluxo dos tempos uma prova de que o critrio histrico, que entrz em sua definio, tem sido fundamental em suas atividades, inclusive'as mais recentes, no setor da extenso cultural. Influa o mais possvel no aprendizad escolar de todos os graus ; desde o primrio, para o qual fornece o rico cabedal das civilizaes primitivas : passando pelo secundrio, cujos compndios se modernizam com a interpretao radativa da evoluo das invengbes e descobertzs : at o grau srperior, onde a investigao e a prpria criao cientfica esto a exigir o respeito pelo mtodo histrico, entre ns proclamado, em belo captulo da sua Vulgarizao do Saber, por MIGUEL 0~6~1 DE ALMEIDA e que mereceu de 1 . . OSTWALQ 'b cconfisso de hever sido "o mais positivo .estimulante que agiu sbre a s:~a carreira. FERf ) cultura primitiva e popular integrada no ensino NANDO DE AZEVEDO", com justa razo, orgull-iava-se d e haver, em sua Reforma do Ensino no Distrito Federal, consagrado a prtica dsse principio da escola nova : o culto das artes populares. A N ~ sro TEIXEIRA poderia gabar-se. semelhantemente, de haver sistematizado na escola o respeito pelas danas e msicas populares, como elementos capazes de fixar a educao nas camadas profundas da
11

- -

MIGUEL OS~RI DE O ALMEIDA : Vnlgarizso do Saber, 1931, p. 183. 'Y~LHELM OSTWALD : Les grands homrnes, traduo Francesa. 1912, p. 8. "" FERNAND~ DE AZEVEW : Novos caminhos e novos fins, 1931, p . 199.

"

psique nacionsl. A etnografia, servindo a sse ideal da escola progressiva, tomou mesmo, nos museus estrangeiros mais aparentados com a escola. a denorninao mais familiar, mais expansiva, de ~olksculfure.N a Escandinvia, assumiram os museus regionais a comunicativa feiqo de "museus ao ar livre", o que lhes consente estabelecer comunho permanente das classes cultas com a vida do povo, restituda por inteiro em pequenas vilas expostas observao estudiosa at com os seus habitantes trabalhando. . . Essa do.. cumentaqo viva se prolonga pelas escolas regionais, onde as atividades locais, maneira dos museus, constituem centro de intersse e de campanha pela asceno das classes populares. A creao de museus escolares, a que o rnuseu empresta ou cede material de exposio. ou o que mais aconselhvel, do ponto de vista pedaggico a que assiste tecnicamente. ensinando a colecionar e exibir o material colhido pelo aluno ; a colaboraqo com as atividades extra-escolares, sobretudo proporcionando ca-mpo de atividade organizado para as excurses : o estmulo para a formao de associaes escolares, que no s promovero visitas ao museu, como realizaro reunies a que o museu fornega temas e material consentneos com a sua especialidade ; tdas essas so modalidades sobejamente conhecidas da inf luhcia dos museus sbre as escolas. Sumariadas, assim, no dominio da educaso sistatica, as relaoe Museu-Escola, passemos a uma rpida considerao da outra face da educa~o, a educao assistemtica ou supletiva.

SUPLETIVA DO MUSEU 1. NA EDUCAO ESCOLAR NOsumrio que fizemos das influacias recprocas do museu e da escola, fcil seria distinguir vrios exemplos dessa ao supletiva. Quase todos se refereia oos graus primrio e secundrio, comam e especializado. No porque nesse setor haja mais oportunidades do que no do ensino de grau superior ; mas que. neste, dois motivos contribuem para afrouxar tais laos de reciprocidade : o primeiro a feio de aonoplio, que ainda consenram as carreiras clssicas para que diplomam as nossas escolas superiores, monoplio Esse que as segrega do convvio das demais instit~iesde ensino para adultos, to marcadamente democrticas em outros meios de cultura. Diga-se, de passagem. que Esses resduos do aristocratismo bacharelesco se vem ltimamente reduzindo .entre ns, Dor obra dessa espcie de artigo 91 do ensino superior. 6 a admisso de alunos lii.res, ouvintes. ou irregulares, como 0 s queirorn chamar : atrada em grande parte nara estudos especializado~ pela ao realmente republicana dos concursos para cargos pblicos. ltimarnente realizados, onde o diploma Cala menos alto do que as provas, essa clientela espontnea vem abrindo e C Q ~ AO

so1idando pequeninas brechas na resistncia dos cursos superiores em se desmonopolizarem. O segundo motivo que o ensino superior, mrmente quando se aloja em Universidzde, cria autSrquicamento, po domo sua, rgos de suplementao cultural, representados pelas extenses universitrias", Poderamos lembrar que, em outros pases, as extenses universitrias vitalizam as faculdades e academias justamente porque tiram do ensirio u ~ e r i o r aqule carter aristocrtico, estabelecendo articulaes com toda espcie de atividade cultural, direta ou indiretamente interessada na vida profissional ; a comeqar pelo intercmbio com os museus, a cujas palestras de vulgarizao fornecem pblico e professores, Cursos de alta cultura ; algumas atividades sociais e culturais promovidas, pelo menos nas maiores capitais do nosso pais, por associaqijes como a benemerita "Casa do Estudante" e, em seus melhores momentos, pelos diretrios" acadmicos : o regime de seminrio", em algumas cadeiras, com estmulo de iniciativa individual para as primeiras tentativas : a presso crescente da atmosfera tcnica que domina a nossa poca, e condensa o abstratismo . fofo de velhas bacharelices : por outro lado, a generalizao de cultura, provocada pela mesma tcnica, com seus inventos de divulgao da palavra e da imagem, dilatando o confinado mbito do profissionalismo ; a rica e vivaz proliferao de escolas especializada~, de cursos simplificados ou reduzidos mas que entregam o diplomado 5 .prpria realidade da vida profissional, coristi:~indo concurrentes niveladoras das tradicionais escolas uperi~res" eis. alm de outros, seguros ndices da adaptasao progressiva dos nossos cursos de grau superior a sse regime de comunho intelectual e social, para que convergem os esforos, at ento desarticulados, da extenso universitria e da extenso cultural nos museus e instituies afins. Por caberem extenso universitria funes paralelas s da educao supletiva, em relaco aos cursos superiores, sobra,' para os museus e instituigBes anlogas, terreno apropriado a muita ao ainda. Discriminar quais sejam, seria detalhar variadssimos casos de desajustamentos, que se situam na faixa de terreno que medeia
44

14

4i

II

entre o ensino universitrio e o mundo profissional para que aqule ensino promete preparar os seus diplomados. Admitindo mesmo notvel melhoria no ensino experimental, que inegvelmente se vem implantando em nossos cursos tcnicos, ainda assim caberia aos milseus notvel funo supletiva. como repoitrios que so de exemplos selecionados dia a dia n8 prprio seio das profisses, o que. embora em pequenissirna escala em nosso pas, lhe confere funes $e interrnedifirio indispensvel entre o ensino e a produqo. At na Franca, que n5o prima pai semelhante atualizaco das ta-

refas realsticas de seu ensino, H. LE CHATELIER se ocupa detidamente da questo e frisa a necessidade de conviver o aluno universitrio, ao tempo em que frequenta os cursos. num ambiente de cincia aplicada, qual o que constituem as oficinas. fbricas, laboratrios, etc., os quais devem possuir um museu da especialidade como representante educativo, autorizado e informado, que Ihes sirva tanto de propaganda como de processo aquisitivo de seus melhores operrios. Nestes museus, o universitrio conjugar a sua cultura. marcadamente abstrata, ao concretismo das aplicaqes, onde se processa, para a sua mentalidade de futuro lder profissional, o-reogruparnento dos estudos parciais d a cincia pura em torno dsse complexo real representado pelo produto industrial que tem em mira,
I'

EXTRA-ESCOLAR o O principal caracters2. NA~ ~ u c n h tico da ao educativa dos museus , entretanto, poder ser considerado o rgo por excelncia da educao extra-escolar. Reune. em seu setor de extenso cultural, aos recursos prjprios d a linguagem cbjetiva, os recursos, em ascenqo maravilhosa, das inven~Ees modernas, entre as quais sobressaem o cinema e o rdio. a fonte por excelncia do ensino visualizado", capaz das mais rpidas assirnila~espor qualquer tipo de pcblico. Compartilha c o n a escola, j o vimos, o tratamento sistemtico da educaso infantil, e. adstrito, como ter que ser por muitos anos ainda, a no tratar &retamente com as populaees rurais, quase tdas as crianas urbanas acabaro por usufruir dos seus bmef cios, complementar,OS 20s da escola. m breve, porque o museu vai transfcrmando a sua carranca antiga em expresses de divertida comunicabilidade, atrair tambm a adolescncia, cuja vontade de auto-instruo, quando no embotada pela escola, tem sua satsfaqo na concurrncia ainda plenamente vitoriosa do cinema e do livro, e. fora do Brasil, das publicaes peridicas e do rdio. Fica-lhe. porm, a multido dos adultos que no tiveram, ou tiveram insuficiente. a escola, e que quando as suas condies de animais pensantes ainda resistem ao pso que os chumba realidade economica de toda hora so os maiores amigos das instituiqes educativas do gnero museu modernizado pelo cinema e pelo rdio, retribuindo, com dedicao comovedora, o esforo do educador-vulgarizador que os salvou na pen1tr.a hora. Temos a nossa experincia pessoal : quer nas escolas notumas do Distrito Federal ( "Jlio de Castilhos", Gonqalve Dias", "Manuel CceOrsina da Fonseca"), quer em pleno recinto da Feira de Amostras de 1935, onde. na administrao PEDRO ERNESTO-AN~
64

*I

"

bI

H. LE CHATELIER, Science

et IndusMe, Paris.

1925. p. 231.

sio TEIXEIRA, comentamos para um pblico dsse gnero filmes


instrutivos, tivemos, em contato rpido, porm sumamente expressivo. ocasies inesquecveis da nossa vida de professor. Cabe aqui tambm lembrar, corno experincia pessoal, a nossa iniciativa no Instituto de Educaqo do Distrito Federal, quando dirigido pelo Prof. LOURENOFILHO, onde, na qualidade de professor de Cincias. promovemos entre as alunas, em ensaio de auto-governo, as denominadas "reunies culturais". de que h minuciosa referncia em Sociologia e Educaco de C, DELGADO DE CARVALIIO: a semente de educao extra-classe, que a lanamos em meio sistemtico de ensino para a classe mdia, e que a no criou raizes, embora vigorosamente germinada, teria sido, supomos, mais bem sucedida se lanada no terreno virgem das classes proletrias. . . No so s os professores do povo que sentem essa receptividade maior dos alunos sui-generis, genuinos representantes de sua dasse, para tudo o que se lhes proporcione de favorvel 5 sua gisceno social pela cincia : tambm o reconhecem os tcnicos do trabalho cientfico quando se p6em em contato com o mesmo pblico. em sua maioria sado do povo, a que se costuma chamar de alunos "de preparao irregular". Valha o testemunho de um sbio. isento de sentimentalismo, W. OSTWALD, que teve. por vrias vezes, ocasio de se externar sobre sses valores sociais espontneamente formados, filhos esprios de uma poca de acelerada preparaqo profissional, porm filhos diletos de um ensino ainda a oranizar-se em moldes amplamente democrticos, os quais, justamente porque so assim, formam o pblico mais txpico da educao supletiva que incumbe aos museus encabear, A propsito do mais clebre e nobre dos representantes dsse grupo de homens de formao irregular FARADAY a quem os sculos X I S e XX devem os maiores beneficias s porque calhou assistir um dia a um curso popuiar lecionado por DAVY, foi que OSTWALD assim se expressou : "Cabe agora indagar do preparo secundrio que teve Faraday, pois nunca cursou escola secundria regular e representa o tipo de homem para quem, hoje, na Alemallha. e com grande prejuzo da nao, a vida se torna particularmente dura : o tipo do homem de preparao irregular. Minha experincia pessoal levou-me a tratar com especial carinho dessa espcie de estudiosos. toda vez que me foi dado encontr-los. As nossas escolas superiores se fecham para os que tm necessidade de aprender e que no seguiram. at o exame final. a rotina prescrita para os preparatrios ; essa mania os priva, e, juntamente com les, o
29

" C. DELGADO DE CARVALHO : Swiologia


*

Educao, Rio, 1934, pp. 207-210.WILHELM OSTWALD : Les Grans Hommes, traduo francesa, Paris, 1912, p. 91.
e

povo alemo, de um batalho de recrutas, que, certamente, fometeria propor~o de generais muito maior que os alunos comuns. Para o Brasil, calculou AFRNIO PEIXOTO~ O prejuzo que sofre o nosso patrim6nio cultural com a exclusiva coleta de valores nas classes privilegiadas da fortuna, numa conta de probabilidades onde 10% "o papopulao, com 1% de bem-dotados, tm que suprir quase toda a necessidade intelectual do pas, bem precisada de colher os 9% de bem-dotados que a previso estatstica nos garante haver no resto que no vai a escola. . . No foi outra a convico que inspirou a ROQUETE-PINTO as admirveis palavras que pronunciou por ocasio do Centenrio do Museu Nacional, em 1918, e cujo final escolhemos para epqrafe do presente trabalho :
tt
W

Escola que ensina a todos, escola que ensina tudo. O s professores do Museu no falam para algumas dezenas de ouvintes agasalhados numa sala : falam para tda gente, para os que sabem e para os que ignoram. . . . . . . . . . acima disso, um museu, em pas de formao tnica no definida, onde as massas populares tm as admirveis faculdades nativas em grande parte anuladas pela bruta ignorncia em que se debatem, deve ser, antes de tudo, casa de ensino, casa de sducaco. O Museu Americano de Histria Natural de New York tem esta divisa : "For people, for Education, for Science". Reparai onde a cincia pura, sem fins pedaggicos, foi a colocada, sem mgua dos seus cultores. . . Nossa principal misso nesta casa. hoje, tratar de difundir em nosso povo uma parte daquilo que 2e precisa m para vir a ser o que merece.
S*

41

precisamos insistir sbre o carter fragmentrio dste capitulo. implicaria em afirmar a desnecessidade, para consolidar as sugestes que se seguem, de longo e sistemtico lidar com os problemas que tais sugest6es comportam. Mesmo nos Estados-Unidos, T. R. ADAM " reconhece
de 1932, p. 25.

FASE PREPARAT~RIA

- NoO contrrio

APRN~O PEIXOTO : "Programa rninimo", Bof. de Educag~oPbZta, R i a

" E. ROQUETE-PINTO : ''D~SUPSO no Centenrio do Museu Nacional," Arquivos do Museu Nacional, Rio, 1918, vol. 32, p . 27. O grifo e nossa. " T. R. ADAM: -The Civic Valuc of Museurns. New York. 1937. p. 10.

que os museus se encontram ainda~emfase preparatria, em plena experimentao e sondagem, a fim de entrar em contato efeti-m com as necessidades educacionais do seu pblico, No esqueamos que as extenses culturais representam tentativa de ligao entre instituies que, nos moldes tradicionais, formavam blocos consolidados por& esparsos ; o cimento que as veio unir ainda no formou pega. . .

Nesse particular, portanto, faltando-nos os resultados estrangeiros, f alh-nos mesmo o limite a atingir em nossa longa e apenas iniciada caminhada nacional, " Alis, em matria de exeqiibilidade, atentar muito para solues e tentativas estrangeiras no passa, muitas vzes, de melanclico aumento da lista j to longa das coisas que no podemos fazer. . . A Europa, essa ainda nos consola com os empeos tradicionais que, no assunto extenso cultural dos museus, tem que vencer : nela, por conseguinte, foi que preferimos colher conselhos, lendo o que nos foi possvel a respeito do que realizam e projetam museus inglses. franceses e escandinvios, stes ltimos particularmente interessantes pela simpleza dos recursos que sabem aproveitar ; e aqules, demonstrando um apressado empenho em vencer vrios empecilhos clssicos para acompanhar um tanto o ritmo acelerado dos seus velozes irmos de lngua ; sobre os franceses, faltou-nos documenta~orecente : no encontramos material de informao suficiente sobre a Itlia, Espanha e U .R. S. S . e regional, modlo Portugal, rico manancial de vida e arte assimilvel on comunho secular, foi tambm modlo nosso em incria e disperso de seu documentrio nacional. Dos maravilhosos museus alemes, a no ser os de Munique e Dresda, vulgarizados e m nossa literatura especializada, impediu-me estud-los o desconhecimento da lngua. Fora da Europa, a Argentina e o Uruguai deram-nos bons exemplos em seus museus p e d a g 6 g k ~ s " ; o Mxico deu-nos lio de lcido regionalismo, digno de citao em revistas e bibliografias norte-americanas. Quanto aos Estados-Unidos.. . seria citar o sculo XXI para quem, como ns, tem o seu s~.culo XX descontado de reacionarismos. . . Na vertigem de suas
EXPERINCIA DE MUSEUS ESTRANGEIROS
limite mximo.de 50 pginas datilografadas imposto a esta MonograHa e a escasno persez de tempo 35 dias, dos quais 25 foram empregados em consulta a livros tiram a elaboraco de pequeno apanhado histrico das reaIizaes, m a i s ou menos sistematizados, at a presente data levadas a efeito por museus pdblicos e particulares do Rio de Janeiro. Ocupariam lugar destacado as realizaes de longa data devidas ao veterano Museu Nacional, as quais, no setor da extensso cultural que ora nos ocupa, culminaram na criao do Servio de Assistncia ao Ensino, seguido da recente instalao de uma Secao de Extenso Cultural. Far-se-iam tambm eiogivcis referncias s atividades de divulgao cultural devidas as atuais direes do Museu Nacional de Belas-Artes e Museu Histrico

* O

Nacional.

ORESTES ARAUJO : E1 Museu y Biblioteca Pedagogicos de Montevideo, Montevi-

deo, 1918.

realizaces e possibilidades em matria de educaiio generalizada, console-se-nos a vontade de aplicar semelhantes energias tambm 5 nossa gente com o sadio prazer de admir-los e a confiante esper a n p de que aquilo que sse feliz povo, jovial e comunicativamente vai realizando para as melhorias do seu mundo, vir a ser um dia tambm para as melhorias de todo o mundo. Enquanto no atinamos com as lentes de reduo que, dos museus norte-americanos, nos forneam imagem que se venha formar em nossa retina, ficaremos adstritos, mesmo neste capitulo de sugestes, a programas mnimos para serem exequveis. Regulamentos que se v50 modernizando, oramentos que, se bem que irregularmente, se vo aproximando do indispensvel, intercmbios culturais de boa-vizinhana, e outros fatores menores j permitem que no sejam ut6picas muitas intenes de melhoria. Mesmo assim, como a administrao dos museus e de outras instituies culturais no Brasil vivem sempre beirando acanhadas restries legais e oramentrias, enquanto no possuirem tais instituies o desafogo do patrimnio prprio, cumpre lembrar que as medidas que em seguida sero sugeridas foram de preferncia aquelas que menos dependem d e modifica6es nas condies regulamentares e orqamentrias vigentes.
A +:

AUMENTO DE FREQUNCIA Publicidade pela imprensa 13 questo primordial, essa da frequncia, interessando a pr-

pria dignidade do museu. Mrmente sua Seco de Extenso Cultural, a quem tambm incumbem funes de propaganda e publicidade. Em pases de adiantada educao pblica, os tcnicos de museus entendem que, nem aos museus nem a quaisquer outras instituies de trabalho social incumbe criar a procura pelo pblico, miixirne um pblico de adultos, j subentendendo organizada pela escola a procura (bastante formal, verdade) pelas crianas e adolescentes. A verdadeira funo dos museus, dizem os entendidos, satisfazer essa procura sempre e quando ela se apresente. Nas condiqes do nosso meio, sem hbito de museu, mesmo nas escolas, julgamos ser prerrogativa dos museus provocar semelhante procura. Neste, como noutros casos, a que se referem as nossas sugestes, s trataremos, bvio, de medidas que, ao que nos conste, no hajam sido ou estejam em vias de ser postas em realizao. Assim, a publicidade pela imprensa, rdio, cinema, etc., quer em campanha de publicidade sistemtica, quer ocasionalment~ noticiando solenidades comemorativas, con f erncias, cursos + visitas de personalidades de destaque, excurses, etc., ficar excluida de referncia, embora plenamente dentro do programa. Caberia, talvez, breve referncia a certas formas sugestivas de publicidade cQnCurScs, entrevistas, inquritos ou essa outra, mar trlnnte. das

frases b-convifcs, publicadas em lugar certo por jornais londrinos, onde, em duas ou trts linhas, formula-se uma pergunta, de interesse geral do pblico, slsre a especialidade do museu, explorando, quando possvel, questes momentosas, e cuja resposta s ser dada ao interessado em visita em dia determinado ao museu e diante do objeto exposto que se relacione com o caso. Estabilizando esse tipo passageiro de 2. Guias-convites pergunta solta, sem sacrificar-lhe a sugestividade, aconselha-se a feitura de guias-convites pequenos folhetos, ou simples folhas dobradas, contendo uma coleo de questes afins, com respostas pometidas numa visita ao museu, indicada a posio do material exposto em que tais respostas esto contidas. Se, em lugar do folheto, fsse o cartaz, colocado nas proximidades da entrada do museu, e forma de propaganda muito aceita houvesse respostas premiadas. teramos que dar as honras de precursor ao BARO DE DRUMMOND, O qual. salvo as conseqncias do "jogo do bicho", merece elogios pela boa iniciativa de expor no porto de entrada cada dia, alguns dos "inquilinos" do seu Jardim Zoolgico. em pessoa" ou "em efgie", no que se revelou mestre de psicologia da propaganda para uso de nossos patrcios, to avessos a fornecer pblico para as coisas da natureza. Com carter mais duradouro. Esses guias-convites podero tomar a forma de fascculos, formar uma srie, denominada, por exemplo : "Conhea o seu Museu". No basta que os museus pertenam ao pfiblico, preciso tambm que o pblico se d conta de semelhante direito de propriedade. . . Melhor ainda seria se tais publica~esassumissem carter peridico ; a regularidade de circulao proporcionaria assinaturas, ou, at mesmo, (no viesse isso escandalizar os melindres de certa compreenso do oficialismo) , anncios, rigorosamente selecionados e afins com a especialidade do museu.

4I

3. rgos das exfenses culturais Se obedecerem a dire$50 esclarecida, e abrangerem mais amplos horizontes culturais, acabariam por tornar-se legtimo rgo da extenso cultural do
respectivo museu, Mais um passo, desta vez maior : sejam o 6rgo comum das extenses culturais de vrias instituies congneres. contendo a variedade de assuntos que suas especialidades comportarem, mantendo, entretanto, a unidade de servirem causa da educao popular. no seu mais amplo sentido e realizaro em parte o que ps poderes pblicos deixaram de realizar : o reaparecime~toda Reviste Nacional de Educago, o nico fruto do idealismo de R o ~ r r ~ TE-PINTO que no chegou a amadurecer.. . E que, no entcnto.

b o i to ricamente servido de boa seiva, que M* A. TEIXEIRA DE

FREITAS outro brasileiro que bem sabe o que senha, incluiu entre
I@,

os sete maiores deveres de um plano nacional de educao popular.

Numeroso pblico 4. Publicidade para recm-chegados de museus se compe de recm-chegados, do interior e do fora do pas. Por que no entrar em entendimento com os editores de guias de estradas de ferro, companhias de navegao, turismo ? E,para compensar os bices do oficialismo, por que no aproveitar as prerrogativas oficiais e utilizar os prprios bilhetes de passagem, entradas de espetculos, etc., maneira da propaganda que j se faz pelos selos do correio ? 0 funcionamento dos museus 5 . Funcionamento noite Eora dos horrios comuns e principalmente 2 noite, sabemo-lo dispendioso, mas como fugir por mais tempo ao indisfargvel compromisso de um programa que inclui destacadamente a educao cle adultos, e de adultos que esto ocupados de dia ? Nesse af de 6, O raro e o maravilhoso como chamariz aumentar a clientela, justifica-se o recurso ao raro e maravilhoso, volta ao passado que ser fase apenas introdutria, louvvel termo de transiqo para o gosto habitual de um pblico que, em sua grande maioria, no est ainda em condiq6es intelectuais de compreender o principio pedaggico de que objeto de museu deve ser comum para ser representativo. Quantos mesmo, da minoria dos entendidos, no pensaro, de si para consigo, que museu, sem o predomnio das raridades, pode ser muito pedaggico mas, muito pouco museu. . . A ttulo precsrio, aceite-se a transigncia : tambm nas bibliotecas populares se aconselha, como chamariz, a literatura sensacionalista, sem a qual muita gente no adquiriria o hbito da leitura, que depois se orientar convenientemente. 7. Cooperago de associaes culturais A metodizaqo da frequncia, segundo opinio de todos os autores que li sbre o assunto, encontra seu mximo cooperador nas associaes culturais de finalidades no especializadas, onde a ao combinada com os museus conta com visitantes j organizados. Entre ns, para nos limitarmos a pblico de adultos e informao pessoal, lembro OS exemplos da Associao Brasileira de Educaqo, *Sociedade de Amigos da Natureza, Sociedade de Amigos de Alberto Torres. Associao Crist Feminina, Woman's Club, Sociedade Brasileira d e Cultura Inglsa, para citar aquelas que tm realizado ou incluem camem seus programas visitas sistemticas aos nossos museus.

E.

Sousa Campos, 1940, p. 426.

" M,A. TEIXEIRA DE FREITAS: Resposta

um inqu&rito, em Educa& Superior de

po que sugerimos propaganda organizada das seces de extenso cultural em busca de aumento de freqiiEncia. Claro est que os museus podem organizar seus prprios clubes para essa finalidade, ou associaqes que a incluam em seus mais amplos programas, como, por exemplo, a Associao de Amigos do Museu Nacional, j criada entre ns, imitando iniciativa anloga de EDMOND PERRIER no Muse d'Hisfoire Natnrelle, de Paris. Poderamos citar exemplos estrangeiros de que, para valorizar o ttulo de scio, concedem-se-lhes e aos filhos privilgios de visitas especiais : tem sido assunto repetidamente tratado em reunies anuais, por exemplo, da ~ u s e u h s Association, da Inglaterra. Tal medida, porm, dificilmente, se aplicaria a museus do nosso tipo oficial. S O Museu A topografia ACESSIBILIDADE 1. A S ~ U ~ do acidentada d o Rio de Janeiro, maravilha dos olhos, no desperta a mesma admirao em matria de trnsito.. . Dentre os nossos grandes museus, dois esto timamente situados : o Museu Histnco Nacional e o Museu Nacional de Belas Artes ; seguem-se, em acessibilidade decrescente : o Museu do Departamento Nacional da Produo Mineral (ex-Servio Geolgico), 6 Museu Comercial, o Museu de Anatomia Patolgica do Instituto Osvaldo Cruz e o Museu da Cidade, sendo ste ltimo um caso de extremismo isolacionista que no conseguimos interpretar, Quanto ao Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, as irnponncias naturais e tradicionais de que se rodeia e em que mergulha, so razcp bastante para no lhe sugerirmos mudanqa. Como, alm disso, ocupa posiqo' isolada, porm em centro de bairro populoso tanto assim que M. A+ TEIXEIRA DE FREITAS projetou nesse local o Instituto de Cultura Popular parece-nos que o melhor alvitre a sugerir, dada a impossibilidade atual de ter conduo prpria, ser a de tentar resolver o seu problema de conduo, entrando em entendimento com a companhia concessionria de 6nibus para que uma de suas linhas passe pela porta do Museu, mediante troca de benefcios que possibilite uma soluo, que constituir bom exeDplo do que podm as prerrogativas oficiais em combinao com os intersses particulares. O sacrifcio inicial da companhia seria compensado pelo Museu pondo em ao seus recursos de propaganda oficial e at de louvor ptiblico para uma emprsa particular que, dessa forma, estivesse servindo educao nacional. A acessibilidade e o aumento de 2. Incentivo a doaes frequncia, que ela facilita, valem ainda como justificativa ( falando por si s ou mesmo alegada. . . ) de doaes e legados, base das realizaes estrangeiras, de que, entre ns, apenas os museus de belas-artes e de histria timidamente e raras vzes tomam o gosto. Na ausncia de pessoas ricas que se dm ao estudo das cincias

fsicase naturais. ou que sejam. pelo menos. dotadas de maior curiosidade por elas, s uma ampla publicidade em trno dos benefcios sociais dos museus ( e do nome dos doadores. . . ) , alm da propaganda indireta do numeroso pfiblico que se Ihes deve crear, pode-

ro lembrar aos detentores de fortuna no Brasil seus compromissos para com a coletividade. Reconhecemos que se infringem muitas vzes os preceitos da sistemtica distribuio dos objetos e sua conseqente catalogao nos museus quando se d a uma de suas salas ou colees o nome do doador, mas, mesmo assim, no deixamos de compreender que se lance mo de tal recurso para estimular doaqes ; so, portanto, exemplos dos mais compreensveis os do Museu Histrico Nacional e Nacional de Belas-Artes. Problema mais difcil, todo muselogo o reconhece, , em matria de ofertas e doaces, o saber no aceit-las. . .

INSTALA~ES Mas no basta convidar o pblico a entrar


no museu e facilitar-lhe a visita ; ficam faltando ainda duas obrigaqes de boa propaganda : anim-lo a demorar-se e lembrar-lhe que deve voltar. So questes ligadas ao assunto de instala~es. Como prdio. postas de lado as I . Adaptao do prdio normas da arquitetura funcional e exagerando as vantagens de monumentalidade e tradicionalismo, realmente dignas de serem levadas em conta, pode-se dizer que os museus do Rio de Janeiro foram relativamente bem aquinhoados. O Museu Histrico Nacional tem boas possibilidades de ampliao ; o de Belas-Artes e o do Departamento da Produo Mineral podem contar com a prxima remoo para prdio prprio das escolas com que atualmente coabitam ; e o Museu Nacional est presentemente recebendo, graas aos esforos de sua atual direo, vultosos reparos que o adaptaro s exigncias de h muito compreendidas e reclamadas para corresponder ao prestgio que sobre a cultura brasileira exerce a secular insti$uiqo. 2. Salas pequenas H, ltirnamente, no que respeita sobretudo a museus de cincias, forte corrente de opinio favorvel 5 diviso de quase todas as grandes salas e galerias em compartimentos menores. onde o espao disponvel aumentado por embutirnento dos mostrurios, onde a diversidade do material pode receber mais especializada distribuico e ser evitada a monotonia. meio timo de cultura para os germes dessa verdadeira d o e n ~ a que a fadiga dos museus.

Boas instalaes Para rpida referncia ao problema das instalaqes internas, resumamos os conselhos de um especia-

3.

lista. A.

R+PENFOLD :
a

maioria dos museus tm sales g-randes demais : coisas demais para se ver : enfadam e aborrecem o visitante comum e fazem com que no repita a visita ; 2) a iluminao invarivelmente pouco satisfatria ;
1)

3)
#8

os processos

de exposio, dos mostrurios at

os letrei-

ros. so pouco atraentes ; 4 ) m ventilao e falta de acomoda6es para descanso ; as galerias de arte e os museus so as nicas instituies do mundo que pressupem que os seus frequentadores estudam em p". . .: 5) a porcentagem dos objetos expostos e dos guardados em estoque de reserva precisa ser invertida. Aconselha-se, portanto : separao fundamental do material do Museu em duas colees: 1 coleo exposta ao pblico, em apresentao simples, lgica e atraente, como se fosse sempre destinada a pblico sem conhecimentos especiais do assunto. CARLO escreve mesmo : "como se a mdia da idade do pCUMMINGS > blico fsse 12 anos. . . : 2,") colees de reservas. organizadas e catalogadas para estudo. Isso quer dizer : 1 ) necessidade de grandes acomodaqes para armazenagem das coleqes de reserva ; 2 ) exposio permanente restrita ; 3 ) material complementar, sobretudo para cincias, constante de filmes, diapositivos, modelos, grficos, estampas, diorarnas.
O )

et. ;

4 ) colees reservadas ao grande pblico, total ou parcialmente sujeitas a variages peridicas ; 5) exposies especiais de vez em quando. Em nosso meio, um educador que se tem superiormente preocupado com os benefcios que podem trazer a educao os recursos da tcnica, F. VENNCIO FILHO ", assim sintetizou as suas coacluses sbre instalaqes indispensveis a um museu moderno :
a
32

A.

a. PENFOLD : "A

Modern Museum of Applied Science", The Mnseums Jour-

naf, 1911, vol. 1, p, 3.

CARLO E. CUUMINGS : East i s East snd W e s t i s W e s f , 1940, p . 265.

*L P, VENANCIO FILHO : 'T~unqoEducativa dos Museus," Estudos Brasileiros, Rio, maio-junho de 1939, p . 50.

1 ) percurso o mais econmico, de forma que seja possvel ver-se tudo o que h sem fazer duas vzes o mesmo caminho ; iniciais, acompanhadas de grficos e esquemas 2) c l a r i s s i m ~e ~ estticos, despertando a curiosidade e convidando 5 visita : 3 ) roteiros bem visveis e expressivos ; 4 ) arrumado ampla, sem amontoados, com circulao fcil e livre, lgica e exata ; 5 ) catlogos bem feitos, em linguagem simples e ntida, ao alcance de qualquer entendimento : 6 ) uso de todos os recursos modernos de visualidade e at auditividade : cartogramas, coloridos ou luminosos, estereogramas, mapas de toda espcie, projeges fixa e animada, especialmente nos fenomenos apresentados em movimento, acionado o dispositivo pelo simples contato de boto eltrico, pela mo do observador. Isso j querer mais do que um museu modernizado : e quase pretender um museu dinmico, Valha como incentivo para no se parar nos programas mnimos. . . quando j se atingiu um programa minimo. . .

Mos~~u~ros A maior parte das sugestes

respeito aos mostrurios, e, com efeito, atravs de seus mostruirios, e muitas vzes exclusivamente atravs dles, que os museus falam a sua linguagem caracterstica, no fossem les a instituio especializada na "arte e cincia de dar informa6es visuais", A idia de mostrurio, surgida e desenvolvida para a proteo dos objetos expostos contra a ,ao das intempries e da cubia, tqm sido a grande responsvel pela sensao de coisa morta que domina o conceito mais generalizado de museu. A tcnica da visualidade, socorrendo-se das artes grficas, do desenho e sobretudo da fotografia, merc de seus progressos espantosos na nossa poca, ensinou-nos a articular o objeto exposto com o mundo a que pertence (ou, melhor, pertenceu. . .). E isso no s quanto ambincia exigida pelo predomnio crescente da Ecologia sobre a Taxonomia na tcnica dos museus, como tambm, numa Taxonomia ampliada, ensinando-nos a articular o objeto exposto com a ajuda de quadros sinticos, mapas, esquemas, grficos em geral ao complexo conceitual de que faz parte, no espao e no tempo* Assim, um objeto exposto em museu moderno passa a ser o centro de convergncia de um conjunto de informaes, e o museu, por sua vez, deixa de ser apenas o que lhe chamou JOS VER~SSIMO
+

acima dizem

~ s VER~SSIMO : "Discurso de inauguraco das novas olees do Museu Param* ErniJio Goeldi", em BOI. do Museu Paraense Emilio Goeldi, 1896, p. 5.

uma ampla liqo de coisas". para ser uma documentada e no menos ampla lio de fatos. Desamos ao terreno' das possibilidades regimentais e financeiras do nosso meio. As administraes so as primeiras a conhecer e aceitar o conceito renovado de museu, mas so tambm as primeiras a conhecer de perto as dificuldades insanveis que se opem sua pronta realizao: como, portanto, e por onde se deve comear a aplicao eficiente de tais noges ao nosso caso? Temos repetido e o nome sugesfes o lembra que seria preciso considerar concretamente os mil e um problemas tcnicos e administrativos para se ter nimo, j no digo direito, de aconseIhar. Tanto quanto, em nossa posio, menos de crtico que de autodidata que se colocou na situaco do pblico, podemos opinar, parece-nos que se pode escolher, no conjunto do museu. colees mais apropriadas a receberem experincias de modernizao, moda das escolas experimentais para as tentativas de novos processos pedaggicos, a fim de que, com mais autonomia e menos responsabilidade da administraqo superior. sejam como que pontos de apio para progressos gradativos de conjunto. Veremos adiante como, no caso dos museus, .se prestam admirvelmente a semehantes experincias parciais as salas e exposiqes especiais. As sugestes, que aqui se fazem para aspectos isolveis da melhoria dos museus, devem ser tomadas corno aplicveis paulatinamente a sses terrenos de limitadas tentativas. 1 Armmaof Dois critrios podem presidir arrumaco dos objetos numa coleo : o analtico e o sinttico. Em obedincia ao primeiro, os objetos so agrupados de acordo com os elementos comuns, tendo em vista a finalidade, a estrutura etc., que o estudo individual de cada aspecto estabelece. Dste modo. para tomarmos um exemplo de coleo etnogrfica, certa sala (ou mostrurio) conter instrumentos de mtisica : outra. utenslios : outra, objetos rituais, e assim por diante. J o critrio sinttico reunir os objetos. de finalidade, estrutura etc., diversas, aos demais objetos de determinada regio, poca etc. : dai o ser ste critrio (chave da organizao dos museus regionais, das chamadas period tooms ) tambm conhecido por critrio geugrf ico ou histrico, conforme o caso. No exemplo que aqui consideramos. ao primeiro cri* trio se costuma denominar etnolgico (pelo aspecto abstrato que assume a anlise dos atributos de cada objeto). e, ao segundo, etnogrfico (pelo aspecto descritivo que leva em conta conjuntos cujos elementos guardam entre si relaces externas de coexistncia c simultaneidade. isto , de espao e tempo. isolada ou reunidamente considerados). Para tomarmos exemplo bem diverso. numa

C4

olego de quadros, o dois criterios podem estar subentendidos na arrumao por escolas ou pases e na arrumasa50 por assunto. Admitindo que um museu exiba todos OS seus objetos em uma finica coleo. dificilmente se poderia sugerir a predominncia de um ou outro critrio de distribuiqo, dadas as vantagens que, pelo menos do ponto de vista didtico. ambos apresentam. Pensarnos, todavia. que a ordem sistemtica do critrio analtico se presta mais ao estudo concatenado de material tendo em vista salientar o aspecto natural ou econmico-social : assim, plantas medicinais, animais nocivos agricultura, plantas OU animais dessa ou daquela famlia. material de alimentao dste ou daquele povo primitivo. instrumentos guerreiros dos negros ou dos ndios de certas regie, etc. Mas imperdovel a falta de reconstituia de uma flora ou 'fauna local, das rnUItiplas e reciprocas relaqes dos seres entre si P com os agentes mesolgicos de uma dada regio. a vida quotidiana de certa tribo, a fase de cultura dessa tribo em dada poca. Para remediar um tanto os efeitos anti-didtico da unilateralidade de critrio, oferecem-se vrios recursos : citaremos o emprgo. em coleqo arrumada pelo critrio geogrfico, de letreiros de diferentes cores, cada uma servindo para assinalar correspondCncia de modalidades funcionais. Numa visita cdeo de material indgena. onde desaconselhvel dividir ampla documentao de deteminada tribo, o visitante interessado por instrumentos de msica. por exemplo, depois de examinar na referida tribo os objetos marcados por letreiros de certa cr, poder deter a sua ateno sbre o mesmo da mesma cr. Desculpemaos a particularizao dessas refernassunto em mostrurios de outras tribos, guiando-se pelos letreiros cias banais. mas quem j procurou satisfazer curiosidade especializada de visitante em grandes colees arrumadas por um nico critrio co~preendersemelhante insistncia em assunto que de perto diz respeito boa eficincia pedaggica das visitas a museu. As necessidades, porem, da extenso cultural em atender eficaz e prontamente o seu pblico heterogneo, esto a requerer que o museu possua mais de uma coleo de cada gnero de material. para que ambos os critrios de armmac;o passam ser utilizados.
-

distante a museus sejam substituidos p r irreconhecvel sucedneo, vemo-los sempre constitudos essericialmente por urna coleto de objetos separados. verdade que e m graus diferentes e decrescentes de separao. Por isso, a necessidade lgica de estabelecer relaq6es mentais entre os elementos d a material exposto se impe como compIemento corretivo, digno de receber as melhores atenks, principalmente em se tratando da inso,

Letreiros - Abrangendo; um futuro. menos que os


2

mesma com o olhar da previ-

terpretaco pedaggica dos museus, primeiro passo da tarefa de extenso cultural. Para tanto, pela sua capacidade de imiscuir-se e adaptar-se a minudncias objetivas, nada melhor que os letreiros. abrangidos em tdas as suas modalidades rnultiformes. desde a papeleta simplesmente escrita at as transparncias, at mesmo essa novidade dos letreiros falados que as Feiras-Mundiais ltimamente realizadas nos Estados Unidos e na Franga to sensacionalmente utilizaram. Os letreiros omnipresentes ( e s vezes abusivamente omniscientes. .) so a malha de articulao interpretativa posta como um manto de subjetividade sbre a crueza objetiva dos museiis. O dificil est em conservar a transparncia do manto. . O Prof. HERBERT HAWKINS: na sua minuciosa exposio das vantagens dos letreiros, chega ao extremo de uma boutade : "uma colgo de amostras sem letreiros adequados menos til que uma coleo de letreiros sem amostras" ! Mas CARLO E. CUMMINGS 36 que, no seu delicioso livro j por ns vrias vezes citado, no se deixaria vencer nesse terreno de boutades a respeito de mostrurios. lembra, em sentido oposto, a definio-epigrama de um-membro da Smithsoniann Institution : um museu consiste numa srie de letreiros cuidadosamente preparados, cada qual dles ilustrado por urna amostra aprophadamente esc*

II

Ihida". .. O de que no resta dvida que, mais uma vez, nesse caso de letreiros, o muselogo tem que resolver um problema de conciliaco de antinomias : os objetos no prescindem de explicaes permanentes e os objetos precisam de ser vistos. . . E vistos com a ateno no desviada pela concurrncia dos letreiros. Tem-se

sugerido que as indicaces explicativas dos mostrurios se limitem a nmeros que correspondam a letreiros no texto dos guias. Mas Estes so de dificultosa renovao constante, apesar da edio em flhas sltas, e sempre ficaria faltando a presteza, o irnediatismo, a simultaneidade do letreiro junto ao objeto. Nesse particular de simultaneidade de informaqo, nada melhor que o recurso fonogdfico do letreiro falado. Mas e a simultaneidade dos sons atendendo juntamente a curiosidades mltiplas ? Esperemos que a tecnica nos d sons individualmente dirigidos, j que os nossos rgos auditivos no so dotados da seletividade unidirecional dos nossos olhos. . , 3 Material cornpZemi?ntar Quanto ao material complementar de visualizago. fornecido pelo desenho. pela fotografia e

HERBERT HAWKINS, citado por R. Merrifiel em "Cultural Anthropdogy h the Mum =um", The ciMuseums Journal, 1940, p. 191. CARW E, UMMINGS : East ir l h f and Wesf i s Wed, 1940, p. 265.

suas ap]icages, dificlimo generalizar sugestes a respeito : justamente o que define pedaggicamente semelhante material a in-

dividualizaqo do seu emprego, ajustando-se a cada caso de per si. Sobre o assunto tivemos oportunidade de organizar um programa de desenho, elaborado a pedido da Diretora do Museu Nacional. Professora HELOISA ALBERTO TORRES, destinado preparao de funcionrios para a elaborao do material de ilustras~ogrfica acima referido. Neste programa incluram-se princpios de ordem geral sbre o assunto. no permitindo o espao dste trabalho exem-

plificao que s valeria se fosse ilustrada, numerosa e variada. ;Voltemos ao material de mostrurio e sala de museu a que temos chamado de complementar, pela sua funo em relaqo ao material fundamental, que so os objetos expostos. A documentaco fotogrfica atenuar a rigidez de sistematizao a que abrigam as contingncias de uma coleo de museu ; por exemplo, dada a preferncia, numa arrumao, ao critrio analtico ou sinttico, ou, em certas colees, ao critrio geogrfico ou histrico, cada objeto poder ser acompanhado de fotografias de outros objetos que lhe sejam correlatos em fundo natural ou social, rio tempo e no espao. Que dizer. ento, da representao da ambincia, hoje julgada quase indispensvel em museu que no pretenda um merecido lugar entre as relquias de um museu de museus ? No esqueqamos a advertncia de que o timo frequentemente o inimigo do bom : para museus privados de recursos que permitam fiel ambientao dos seus exemplares, faa-se com que figure nos mostrurios ao menos o ambiente imediato, primeiro passo de uma marcha que ainda no se executou, mas cuja cadncia se anuncia. No prprio meio norte-americano, no "Field-Museum" de Chicago, h cole~es expostas sem as riquezas de exibigo de outras do mesmo Museu, mas nas quais, todavia, as aves esto poisadas em seus galhos* OS rpteis se mostram em caixas baixas, para dar a impresso de gue rastejam etc. Nem sempre possvel a pujanga ambienta1 dos diorarnas, bela palavra errada que exprime assim mesmo dominadora C O ~ quista dos museus pela arte cenogrfica de outros tempos. As maravilhas do cinema colorido, servidas a mais por sse assombro da nossa epoca que o desenho animado, haviam de obrigar o estaticismo congnito dos museus a sacrificar fortunas por essa obra-prima de sntese fixista que so os &oramas+ Como admir5velmente se ajustam 21 tcnica expositiva dos museus ! Vasta restaurao de um conjunto natural ou social, a sua espetaculosa ericenaso atrai a todos, para, depois, irresistvelmente, reter a ateno
I

mais descuidosa nos primeiros planos, de rninudncias realisticas. No nos animamos a aconselhar a sua dispendiosssirna execuqo em nossos museus, e muito menos a sua ediqo barata. que seria caricatura.. . Mas fiamos em que. com ampla publicidade em trno do sensacionalismo que a sua novidade ainda desperta entre ns, se consiga promover a cooperaco generosa dos nossos pintores e Ainda no indagamos de oramentos, mas supomos que 0s recursos da ampliao fotogrfica, da fotomontagem j entre ns oficialmente utilizada na Feira de amostras com estimulante sucesso, venham breve constituir grandes possibilidades para que os nossos museus fiquem em dia com a tcnica de exibio contempornea. Por ora, um diorama soa a nossos ouvidos como mera exalta@o utpica, como uma ambico da ordem de grandeza de um planetrio que, qual a sorte grande. sai apenas para os outros.. Desvirtuados. certamente que no ; mas. em proporqes reduzidas, conservando as perfei6es qualitativas, parece-nos que no seria coisa irrealizvel tanto um planetrio como um diorama. Que, esperando-os. no adiemos o emprego desde j amplamente acon-

selhvel das fotomontagens.


COLEES ESPECIAIS O melhor alvitre, para atender s exigncias didticas de conveniente exibio dentro de nossas possibilidades financeiras, no utilizar o material todo de uma dada

especialidade numa nica coleso. Alm da colego padro, destinada aos especialistas, e que contm os espcimes originais (semelhantes consideraes se aplicam a qualquer tipo de museu, mudadas as denominaes), alm das duplicatas mais perfeitas ou mais raras para possveis substituiqes (coleco de reserva) ou organizadas com marcada orientaco didtica (coleo de estudos). o material que sobra, ou o material peridicamente selecionado da colego padro para uso temporrio deve ser utilizado na organizao de colees para o grande pblico. Nessas coleges que se pode e deve obedecer ao maior nmero possvel de preceitos pedaggicos. nestes incluindo as boas normas da psicologia da publicidade: nelas, o material ~omplementar de interpretao deve ser abundante, entrando tudo pelos olhos ; entrelacem-se. em mtua intensifica~o didtica. os critrios analtico e sinttico ; correspondncias histricas e geogrficas se reforcem, em interferncias fecundas : e transborde, ainda. dessas cdees, material e desejo de irradiar cultura para outras colees paralelas, de oportunidade, m6veis e mutveis por exce~Encia. E ' por tal forma imperiosa essa receita de rejuvenescimento dos museus que. mesmo em falta de salas para exposicoes especiais. julgamos que as colees especiais, temporrias ou pernanentes. se devem organizar na prpria sala das cole~escomuns,

onde se podem destinar mostrurios para isso, ou. at mesmo, fazer


ressaltar os objetos selecionzc'.~~ para a mostra parcial que se tem em vista, por meio de letreiros adrede repara dos. setas. 'luminaco. arrumaso intencional e outros recursos de momento.
a fartura de material no seja tanta que permita desdobramentos de colees, recorra-se ao alvitre de organizar, com o prprio material da coleo de reserva. ou mesmo da coleso padro, exposies especialmente destinadas a fazer sobressair um tema escolhido sistemticamente ou ao sabor das oportunidades. Nada que melhor se adapte ao esprito de extenso cultural dos museus, que essa flexibilidade de exposies, paralela da flexibilidade dos programas da escola renovada: no s permite desimpedimento dos liames de perenidade um tanto massiqa da velha concepco de museu, abrindo frestas ao arejamento pedaggico, como sugere correlaes entre domnios aparentemente dispar~ e articulaqes com outros rgos de cultura dos museus e
EXPOSI~ES ESPECIAIS

- Onde

de outras instituies congneres. 1 Com material de geologia Tornando para exemplo colees de geologia. feitas as naturais reduses para um pblico no especializado, aconselhariamos o plano seguido no New Museurn of Practical Geology. de Londres, onde h duas divise principais : 1 ) geologia geral do pas. dividido Este em regies sob o ponto de vista estratigrfico ; 2 ) geologia econmica e mineralogia. associadas as amostras s formas de ocorrncia, e figuradas em destaque as amostras de minrios, que se arrumam por matria prima fornecida indstria. Alm da profuso de mapas, cortes e tda sorte de grficos. nas partes livres das paredes ostenta-se rica messe de fotografias ilustrando as indstrias correlatas. Em prateleiras superpostas. formando alta pilha, logo na entrada, a sucesso cronolgica dos terrenos, e, com ndicaZo aproximada i- tscala das profundidades, a coluna geolgica, Referidos a sse ndice milionar, por meio de nmeros bem visiveis, os fsseis de cada horizonte estratigrfico ; faltando para maior sugesto do pblico leigo, um gigantesco mostrurio de relgio de relgio geolgico. acertado para a marcao do t m p o em divises de milhares e milhares de S ~ C U ~ O S . cujo ponteiro, de idade m idade sucessiva, se adiantaria de um passo. Q z e sugestiva p p ~ I a r i ~ dz ~ noqo g ~ real do tempo, falando por vrias formas concordsntes contra o preconceito ~ t r o p ~ n t n c vulgar o de um mundo pnnapiadoh aIgun mil anos !. Naquela pilha. j quase na superfcie. as formaq6es contemporneas do homem primitivo exibiriam (para o pblico que as veria. em galerias alteadas sbre a sala) material das culturas da espcie, o que, juntamente com a fego econmica da coleo. emprestar ao conjunto um que de vivaddad~

..

quase sempre ausente das colees de geologia. Estas, nos museus

modernizad~~, tambm no prescindem da nota humana. 2 Com material de etnografia No Museu Nacional. as colees de etnografia e antropologia que tm merecido a elogio . entusiasta de notabilidades mundiais. chegando a serem dadas como rnodlo para museus estrangeiros pela autoridade de um NORDENSXI~LD teriam novos motivos para as suas realiza6es de ampliao de cultura no complemento dessa salas e exposiges especiais. E ainda melhor corresponderiam aos desejos formulados pelo p n d e reformador do ensino de Geografia no Brasil, C. D E L ~ GADO DE CARVALHO, que, na sua Sociologia e Educagiio", opinou gue se desse maior desenvolvimento aos assuntos indgenas em nossos cursos secund5rios, para que os alunos possam estabelecer relaijes altamente instrutivas entre um suficiente material de civilizao primitiva e o seu equivalente atual, fiel aos princpios da pedagogia gentico-funcional de DEWEY : assim, ver-se-iam preenchidas as lacunas dos programas de histria e geografia, onde to parcamente lembrada a evoluo das culturas populares no pais. Pena foi que no tivssemos tido tempo para citar 'aqui a tipica contribuio das colec;es do nosso Museu Nacional demonstrando que, assim corno no estrangeiro e especialmente nos pases escandinavos e na Alemanha, vem prepondeiando na instru~Zo comum o tratamento dos assuntos relacionados Falk-culfure .no seu seitido moderno, isto , de certa cultura humana que eleva os habitantes de uma dada regio s proporqes de entes civilizados, teramos que descrever, assim, as coleqes da sala de Etnografia Sertaneja. Na Inglaterra, Esses estudos tornam nas escolas maior significao didtica porque representam um longo desenvolvimento da noo que, no Pas de Gales. se denomina diwylliant g w d n e que exprime um conjunto de preceitos e opera~es de produo local. Cabe, aqui, apenas essa ligeira referncia que, se mais desenvolvida, evidenciaria a contribuiqo dos museus pedagogia regionalizada, ao heimatkunde dos alemes, que poderamos traduzir pelo termo regionalstica ", principio fecundo, seno bsico, de realismo escolar. 3 9 O que se disse, no caso da nossa cultura indgena, poder-se-ia tambm dizer em relao cultura negra no Brasil, sua contribui-

DELGADO DE CARVALHO : Sociologia e Educaio, 1933. p 107, * Temos a grato dever de lembrar que essa feliz denominadio nas fof sugerida, quando a~sistiaa paIestra nossa, na Associao Brasileira de Educao. sbbre regionaiizaqZo do tnsino p-rio, pelo grande escritor ALBERTO RANGEL, em 1926. Esse aspecto da escola popular est desenvolvido em artigo nosso, publicado com n titulo 'A escola regional", A' Echca&, junho, 1926b . .

"

co para a nossa civilizao material e espiritual : e. mais ainda, em rela~o aos documentos de superior significao brasileira for# necidos pela vida quotidiana da nossa gente mestia. to Icidamente elevada a dignidade do Museu Nacional. na "Sala Eucli-

des da Cunha" ( d e Etnografia Sertaneja) pelo sbio patriotismo de ROQUETE-PINTO. Seria tambm aqui o lugar adequado para sugerirmos que fosse includo nas colees do Museu. principalmente entre o material destinado a mais frequentes visitas populares. os documentos da vida quotidiana do povo portugus, preferentemente os que ilustram a contribui~oque nos trouxeram ; assim no continuariam a faltar, como at agora. no principal Museu do Brasil, fator to precipuo dos nossos hbitos e costumes populares, essas fontes portugusas donde jorram guas formadoras por excelncia da complexa, porm tranquila caudal da civilizaqo brasileira, Assim, at certo ponto. independente dos rigores e convencionalismos que devem presidir s coleqes de estudo e pesquisa, as salas e exposies especiais. em contato direto com o pblico, viriam a ser o domnio mais prprio da extenso cultural dentro dos museus, Por intermdio delas, a extenso cultural serviria outrossim s suas obrigasbes para com o pbIico, estabelecendo liga6es entre o palco das generalidades e os bastidores das especialidades. isto . relacionando a opinio piiblica com os profissionais do Museu. selecionarido-lhes. para futura compreenso da obra e provvel colaborao na mesma, vocaes que em sua grande maioria se perderiam. como atualmente acontece. Dotado de tais apndices apreensores. os museus passam a ser o maior estabelecimento auxiliar de educao artstica e cientifica, atelier, oficina e laboratrio, primrios para estria de futuros trabalhadores e aperfeicoadores dos j iniciados no campo ainda to despovoado das nossas atividades intelectuais. MIGUEL OSRIO DE ALMEIDA " insistiu sbre essa funo. entre ns ainda preponderante, dos institutos de educao assistemtica para a classe media, por enquanto no atingindo as classes populares, o que s permite s pard celas de populao mais favorecidas da fortuna preencherem quase tdas as poucas possibilidades de instruo cientfica escolar. -. Indiretamente embora, M, ARROJADO LISBOA,esprito prtico, po.rem no praticista. cujas preocupaties de cientista-industrial se volveram para a educao nos ltimos anos de sua vida, soube
5 1925, em estudo s6bre a personalidade de F a ~ m ALEMU, publicada em o Mundo Litrrb, autubro, p . 488, tivemos ocasi30 de desenvolver esse ponto de vista. a MIGUEL OSbm DE Acnrem : ValgarhAo da S e k , Rio, 1931, p. 235.

'

marcar o papel de agentes de ligago entre os homens de formao intelectual irregular e OS institutos oficiais de produo cientfica, que compete a instituies como os museus, e exprimiu como se segue tal modalidade d problema : a dura experincia conduziu-nos a sse ilogismo : temos sido forados a estabelecer uma srie de institutos de pesquisa cientfica, como Manguinhos, Butantan, etc., sem que os nacionais possam se instruir convenientemente nas cincias bsicas indispensveis a sses estudos especializado~, Para sairmos dessa dificuldade, temos tido necessidade de dispender um esforo enorme para instruir alunos das nossas escolas profissionais com o fim de adaptarmos os seus conhecimentos s exigncias da cincia em vista, ou lanamos mo de amadores sem suficiente base cientfica", " Tudo isso est a reclamar um sistema de iniciaro e aperfeioamento cientficos sem a rigidez sistemtica dos cursos universitrios. Melhor aparelhados os museus de possibilidades de ensino e o desdobramento de suas funes de intensa vulgarizaqo solidariamente com as suas funqes primordiais de conservaqo e pesquisa visa o melhor aparelhamento para tal desiderato sses poderosos rgos de educaco assistemtica contribuiro em muito para ajustar as peas da preparaco de equipes nacionais capazes de corresponder s exigncias que a tecnizao da vida civilizada fatalmente est impondo s nages que no querem desaparecer. Est visto que, partindo do assistematismo para o sistematismo, isto , fazendo a sua marcha em sentido tal q u e o preparo para carreiras profissionais se derive prontamente do programa desinteressado que primordial nos museus, sies e outros estabelecimmtos anlogos de educao popular tero confundido a sua tarefa de extenso cultural com a das extenses universitrias. Estas, nas faculdades clssicas de ensino superior (ou profissional complementar. como mais prpriarnente se chamariam) se deveriam incumbir das funces paralelas de adaptar a rigidez acad b i c a s contingncias de profissionalizao extensiva da nossa produo. Mas justamente porque, na realidade, tais extensoes universitrias agravam ainda, entre ns, o aristocratismo das faculdades e academias. promovendo ensino para universitrios sekcionados, que mais se impe a premCncia de substitui-las no mister descurado pelos museus, servidos que sejam Estes de ativas extenses culturais. Detenhamo-nos ainda um oouco nesse longo parnteses que o desdobramento das funes do museu para o pblico nos fz abrir em conseqiincia do desdobramento de suas colees e exposies. No se pense que, servindo ao preparo m e d i ~ dos homens de forrnago irregular para orient-los para os nossos
11

42

;?VI. ARROJADO LISBOA : "Falhas do nosso ensino", Schota, junhc, 1931, p . 137.

estabelecimentos de pesquisa e produo cientfica e artstica. os rnuscus dcvam perder as funqes ciilturais que os diferenciam, para cima, da tarefa universitria. Mais uma vez nos valeremos de ROQUETE-PINTO" para transcrever a sua opinio sbre assunto que sempre mereceu seus patriticos desvelos : "Convm deixar bem claro", disse o ex-Diretor do Museu Nacional em resposta a inqurito sobre o problema universitrio no Brasil, convem deixar bem claro, por via das dvidas, que os institutos essencialmente consagrados a pesquisa cientfica, superior, tais como o Museu Nacional, do Rio de Janeiro, o ~nstitutde Butantan, em So Paulo. e outros chamados a fazer parte do complexo universitrio, no devero, em hiptese alguma, prejudicar a sua elevada finalidade. transformando-se em simples escolas das chamadas superiores do tipo corrente. eles podero dar s universidades algo de mais valioso. Como casas de ensino, cabe-lhes antes de mais nada o aperfeioamento e a especializao dos mestres. Sem perder absolutamente o seu carter, preenchero destarte as funes novas que se Ihes pede, uma vez dotados dos novos rgos necessrios". No Ihes poderamos desconhecer essas altas funes ; esto situadas, porm. na outra face da extenso cultural dos museus, face que, por temperamento, talvez, ou por preferhcias ideolgicas. menos nos sentimos obrigados a encarar nesta monografia. Alis, por tdas as citaes aqui feitas de ROQUETE-PINTO, a COm g a r pela que- tomamos para epgrafe, e por toda a sua longa e fecunda atua~oem benefcio da generalizao da cultura pelo povo, no essa face a que o Mestre mais se compraz em fitar quando v, nos museus, os grandes agentes da educao popular. Fechado o parnteses, voltemos ao assunto das exposiq6es especiais. A temporan'edade dessas exposiqes, somada nova perspectiva com que nelas se considera o material disponvel, perspectiva de pontos de vista continuamente renovveis. d-lhes um qu de improviso, de frescor e de vivacidade, capazes de quebrar o cose coro do velho modlo imutvel de museu, para apresent-lo aberto ao apetite pblico. Imagem puxa imagem : um convite ao pblico para visitar as cole6es dos museus em bruto, isto , antes dessa preparao do seu substancioso material, afigura-se-nos como se, para os convidados de um jantar, se trouxesse para a mesa o estoque cni da dispensa ao invs dos pratos do menu. Que, em suas exposiqes especiais, a substanciosa documentao objctiva dos museus tenha as virtudes convidativas de um prato do dia, embora possa durar vrias semanas. . .
I I

Problema Universitrio Brasileiro*'.

ROQUETE-PINTO : "Resposta inqurito da Associao Brasilein de Educao sobre

Exposi@cs especiais no estrangeiro Por sua prpria natureza flexveis, as exposies especiais se apresentam sob as mais diversas formas : tanto podem ter a grandiosidade de uma Exposio de Aeronutica", como a que foi realizada no interior do South Kensinafon de Londres, como apresentar-se reduzida a urna simples vitrina externa, colocada na entrada do museu, ostentando aos transeuntes o chamariz de uns poucos objetos peridicarnente renov~vei,tal como as Museum Windows de certos museus ingleses (Leeds, Hereford etc.). em trno das quais se prepara. na imprensa e no rdio, sugestiva publicidade, 44 No Rio de Janeiro Nessas exposies especiais, h ampla liberdade de ensaio para os mais variados processos da arte de exibir. O mesmo se dir quanto aos assuntos : poderamos sugerir uma longa srie dles, em trno dos quais o material, relativamente parado dos nossos museus, se poderia animar ; que o leitor, por si, organize mentalmente algumas dessas exposi8es neste ou naquele museu do Rio de Janeiro, e ter uma anteviso do quanto a obra de extenso cultural pode movimentar-se quando livre de empeos praxsticos, o que lhe demonstrar que no so exclusivamente de ordem financeira os sintomas de paralisia de alguns dos nossos rgos de cultura. . . Mesmo porque, sem sair desta Capital, podemos registrar como altameate promissor nesse sentido o surge e f ambnla de uma instituio que de perto conhecemos como dos mais inveterados paralticos : o Museu Nacional de Belas Artes (que durante quase um sculo viveu faquiricamente esttico e insensvel sob o nome hiertco de Pinacoteca da Escola Nacional de Belas Artes) "'vem ltimamente realizando uma movimentao de suas obras de arte e uma ativa articulao com escolas. associaqes e particulares para inanter sempre cheio o cartaz de sua mtrada pblica, que pode ser considerado um exemplo daquilo que vai aqui sugerido. O nosso veterano Museu Nacional foi, na verdade, o que deu o primeiro passo nesse sentido, mas, depois, limitou-se a repetido sob a forma de exposies comemorativas, de que se pode citar como admirvel exemplo a do centenrio de JOS BONIFCIO : sem deixar de enaltecer a significao cultural e cvica dsse gnero de exposies especiais. almejaramos que f se acompanhado de outras frequentes, ditadas no s pela solenidade de datas centenrias, mas pelas diuturnas exigncias de movimentao das cole6es para maior uso e benefcio pblicos,
LI
L ,

"

The Museums Journal, vol. 34, p . 107. Ver do autor Contra a Congregao da Escola Nacional

onde vm denunciados Psse e

Belas Artes, Rio. 1920, outros vcios de organizao, j renediaveis naquela epoca.
de

Museu Nacional (para concretizar em exemplos exequveis as nossas sugetes), dentro das prprias salas da coleo de Zoologia, podeda ser organizada, entre muitas outras, urna exposio de aves canoras do Brasil. Mesmo sem recorrer a exemplares vivos (recurso por demais distanciado do nosso conceito comum de museu), selecionar-se-iam, em mostrurios destacados, alguns espcimes da coleqo, que o pblico observaria com ateno mais concentrada; ouvindo ampliaes fonogrficas dos cantos mais fceis de gravar em disco. Em seguida, seria o pblico convidado para assistir a projeqdes fixas e animadas sobre o assunto, enriquecidas de roteiros, falados a viva-voz ou em discos, onde, junto a cada espcie referida, fossem citados treclios da nossa literatura relacionados com o assunto ; ai estariam presentes o bem-te-vi que assustou Ceci, na bela pgina de Jos DE ALENCAR, e a grana de asas menos negras que os cabelos de Iracema ; de JOS DE ALENCAR passaramos a MONTEIRO LOBATO, com O tico-tico e o chopirn do seu conto-fbula ; sem esquecer, est claro, o sabi de GONALVES DIAS verdade que no mais cantando nas palmeiras.. . Uma dezena mais de cita6es escolhidas, conjugando o material de uma coleo de museu com a sugesto evocativa dos nossos escritores inspirados na natureza brasileira. Possibilidades vo surgindo dos recursos tcnicos disponveis : a sesso de cinema se iniciaria com essa maravilhosa apoteose a "Alvorada" do Escravo de CARLOS GOMES gorgeante dos cantos dos nossos pssaros "sob o cu do Paraba", e terminaria com o mistrio lendrio que o gnio musical de VILAS-Loeos fz evolar-se do canto do uirapuru. Para certo tipo dessas exposi6es, os museus reservariam uma sala, a sala das crianas. Autores h que preferem cole6es comuns para tdas as idades, variando apenas o grau de interpretao do prof essor-guia. Assim. porm. no pensa o "Smithsonian Institute", que, das altas esferas cientficas que domina, no se desdoura em possuir o seu recanto infantil, assim descrito por GRACE RAMSEY : pssaros canoros em amplos viveiros, aqurios e terrrios dispostos de forma tal que mesmo as criancinhas mais pequenas os possam ver. Prateleiras superiores suficientemente baixas para ficarem ao alcance dos pequeninos visitantes. Letreiros atraentes para a compreenso infantil, nos quais foram omitidos todos os nomes latinos, com uma nica exceQo que mencronaremos depois. As maiores e as menores aves de rapina", "ninhos e ovos exquisitos , como os animais se escondem" ( e no mimetismo protefor. . . ), O nico letreiro em latim acha-se colocado por baixo
EXEMPLOS DE EXPOSI~ES ESPECIAIS

- NO

I4

46

??

11

GRAE RAMSEY : Educn:ional Work in Mwserims of the United Sfafcs, 1938, p. 116.

do seu minsculo possuidor. que um beija-flor : Rhamphomicron microrhgnchum, letreiro que servir corno a melhor explicao de no se usarem outros letreiros em latim". Para as crianas, no entanto. tm as escolas e os museus outros meios de atend-las: que os museus do Rio de Janeiro, em colaborao com as escolas, preparem colebes para os variadssimos nuseus escolares, OU por cesso e emprstimo de material, ou por organizao de material cojhido pelos alunos, sob as vistas dos professores. O problema crianqa pode, pois, sem necessitar salas e exposies oficiais especializadas, receber a soluo indi-

cada pelo Presidente da Museurns AssociaBon, ERICMAC-LAGAN: acha essa autoridade que, da mesma forma Que as crianqas repelem a literatura com tema escolhidinho para das, preferindo adaotaes de obras mais gerais, tambm querem o museu de todos, competindo 5 boa pedagogia dar-lhes orientadores capacitados, os quais, na opinio do autor citado, devem ser professoras primrias especializadas para tais fungbes : sem a necessidade de salas especiais, claro est que seria bastante aconselhvel a realizao de exposies temporarias, com assuntos e apresentao acessveis infncia. O prprio, porm. das exposies especiais, de que estamos aqui longamente tratando pela sua especial adaptao funo educativa dos museus, estabelecer o contato dEstec museus com O grande pblico, atingindo camadas no organizadas por escolas ou associaes culturais. Compete-lhes talvez, em ao futura continuada, organizar, no que fr possvel, essa clientela sumamente heterognea, porm caracterstica do pblico dos museus, que a multido dispersa dos visitantes avulsos.

Mais uma vez lembramos que as presentes sugestes se referem poro por assim dizer suplementar da atividade dos miiseus, com referncias indiretas apenas sua tarefa primordial de preservao e pesquisa. A colheita de material, por exemplo, constitui vasto assunto de museu, mas porque seja captulo por demais conhecido da obra de extenso cultural realizada ou realizvel nos museus e j tenha merecido, entre ns. cuidados e soluges a nosso ver perfeitamente adequadas. servindo de assunto a folhetos de divulgao e artigos de revistas mais ou menos especializadas, dispensa maiores tratamentos. Apenas lembraremos uma troca mais intensificada entre os museus do Rio de Janeiro e os museus estaduais, regionais e escolares, a que prestam colaborao e assistncia. semindo-se dos mesmos para o enriquecimento de suas colees didticas, medida essa j posta em prtica de h muito pelo Museu Nacional, quando com a fundao de seus servios de Assistncia ao Ensino, aceitou o princpio de
MATERIAL

Colheita

'

que deve organizar os museus regionais e escolares com o material por stes colhido. Cabe, todavia, um aplo mais repetido a assw ciages como a Unio dos Escoteiros do Brasil, Touring Club, Automvel Clube, Centro dos Excursionistas, Foto-Clube, Sociedade dos Amigos da Natureza etc., as quais, em contato costumeiro com a natureza e a gente do pais, em variadas regies, podem somar s benemerncias de sua aqo social mais esta de contribuir para o patrirnonio dos museus. Fique tambm aqui assinalada, no que concerne a intensificao da documentao grfica auxiliar, a preciosssirna colaborao da parte dos fotgrafos amadores ; realizem-se ou promovam-se, de combinao ,com as associaes profissionais, concursos periodicos para premiar os melhores registradores de documentao fotogrfica, a comear pelas melhores fotografias tiradas dos prprios objetos pertencentes s colees dos museus. Se e preciso citar exemplos dessa colaborao em pases estrangeiros, entre institutos oiciais e iniciativas particulares, basta lembrar o aplo dirigido por A. F. BUCKNELL, Secretrio do Instifufe of British Photographers, " para que os poderes pblicos na Inglaterra promovessem a coleta e conservao dos negativos e cpias fotogrficas. que representam um rico repositrio e inqurito da vida nacional nos dois ltimos sculos. Para trmo de comparao: o Victoria and Albert Museum, de Londres, possui uma coleo sistemtica de fotografias, que, em 1936, montava a 200,000 documentos, Por deveres de ofcio, professor que sou de Cincias Fsicas e Naturais que no pode compreender como existam, em nossas escolas, mquinas de projego sem o complemento de documentao fotogrfica (em diafilmes ou qualquer outro meio de colecionar essa documentaqo original ou reproduzida em ilustraq6es), de longa data venho pensando em sistematizar semelhante gnero de exemplrio. Para tanto, organizei, sob a denominaqo de Enciclopedia Brasileira pela Imagem, material no limitado a assuntos da minha especialidade profissional, mas que, em colaborao com outros professores e demais autoridades em cada assunto, abranja todas as manifesta6es da terra e da gente brasileiras, que possam interessar a um plano de divulgao cultural. Quando, no Recenseamento de 1940, vi frente dos servios a competncia e dedicao invulgares do Prof. J. CARNEIRO FELIPE, animei-me a procura-lo para que inclusse no plano dsse tombamento do nosso patrimonio a coleta sistemtica de documentao fotogrfica, a qual, por se tratar de servio oficial, se poderia estender reproduo de ilustraes e outros documentos existentes em reparties pblicas e instituies particulares de difcil acesso a todo piiL4

A.

F. BUKNELL : artigo em The

Museums Journal,

vol. 41, 1940, p . 153.

aceitas eni principio a vantagem e oportunidade de semelhante tecenseamenfo fofogrfico,onde a aguda viso do sbio Direter viu possibilidades que me haviam escapado, a impossibilidade no momento de requisitar pessoal estranho s iepartiqes especializada~ foi motivo para que nio se houvesse levado a efeito a minha colaborao apenas projetada. E m palestra que tive ocasio de realizar, a convite do benemrito Instituto de Estudos Brasileiros, um maior aproveitamento, em nosso ensino de todos os graus, das conquistas da tcnica moderna em matria de divulgao cultural, voltei a tratar miudamente dn assunto ; ocuparia excessivo espao na presente monografia. e, por isso, reportamos o leitor ao resumo publicado pelo rgo do referido Instituto, sob o ttulo "Ensino e Cultura*'.'" Nesse setor, pode-se sugerir uma a ~ o combinada dos museus do pas com o Instituto Nacional do Cinema Edr~cativo, o qual, embora sem o sistematismo do plano que imagi;

namos, vem produzindo preciosa coleo de diafilmes sobre alguns aspectos do nosso patrimnio cultural. 2 EspecializaZo Como bem define EVERARDO BACKHEUSER" : A expanso que o tempo imprime ao material do museu" entra em equilbrio "com a f6rqa coercitiva da exiguidade de rea disponvel". Donde a necessidade de um museu especializar-se. Nascendo compsito, sintoma das exigncias pouco definidas do meio intelectual da poca, o Museu Nacional, por exemplo, foi vendo as suas secqes gradativamente se autonomizando, at o ponto de quebrar-se a unidade da instituio com o nascimento, sua ilharga, do Museu Histrico Nacional, em 1922. Dada a tendncia da opinio mais generalizada em nossa poca de transferir o interesse. da histria naturol para a fsica, de "Dannrin e Huxley para Faraday". como j dizia uma revista de vulgarizao cientfica para a Inglaterra de 1870, j tarda a criao no Rio de Janeiro de um Museu Nacional de Tecnologia, corporificando realizaces que o Museu Nacional no mais comporta em sua especializao crescente nos domnios da Histiiria Natural. Os assuntos mais prpriarnente de Geografia, que. por assim dizer, sobram dos limites antropogeogrficos e fisiogrficos respectivamente abrangidos por suas seces de Etnografia e Geologia, exigiro em breve instituo especfica, rnrmente agora que os estudos geogrficos progredindo pela aqo do Instituto Navm to cional de Geografia e Estatstica. J quanto aos temas folclricos, '

&1

EDGAR SSSEKIND DE MENDONA : "Ensino e Cultura"', Estudos Brasileiros. Rio,


maro-junho, 1940, p. 663.
" ~ E R A R B~CKHEUSER ~ : ''Museus

Esc~lares''~ em Estudos Brasileiros, marco-junho.

1940, p . 54.

mesmo quando abrangidos pela expresso mais lata de folk-culfure, no sugeriramos a legitimidade da criao de um museu especializado, porquanto achamos que deva ser intimamente ligado antropobiologia e antropossociologia, como as entende o Museu Nacional, e que justamente assim que o folclore recebe o tratamento de cunho mais acentuadamente cultural. Que fecunda e veneravel misso a do nosso Museu Nacional ! Alma-Mater dessa pliade de nveis instituies, manter-se em ampla colaborao com as atividades cada vez mais especializadas de cada qual. E, de todas elas, vir a contribui~o comum, regionalizada, por um Museu da Cidade bem compreendido, que ser a focalizao local do esfrco museolgico geral, desde que exera o seu papel de museu regional de grande tipo. Admitindo as especializaqes ditadas pelo natural desenvolvimento de um museu, no nos esqueceremos, por contraposio, de referir o caso de especializag6es prematuras. de que exemplo expressivo a origem do nosso atual Museu Nacional de Belas-Artes : nascendo a coleo oficial de obras de arte, integrada na ento Academia Real e depois Imperial de Belas Artes, passou a constituir a Pinacoteca da Escola Nacional de Belas Artes, realizando enfim especializao de funes h muito aconselhada"; a Academia Real, porm. nascera antes de tempo, substituto desfalcadissimo do Museu de Artes e Ofcios que seria mais consentneo com a poca, mal de origem que ainda hoje se reflete nos limites por demais aristocratizados de seu exclusivo interesse pelas artes maiores, com o que exclui de suas colees toda essa produo do povo, altamente significativa, que so as chamadas artes menores, em relao s quais as Belas-Artes ocupam apenas a poro apical de toda a imensa pirmide da produo artistica. Mesmo no domnio das belas-artes, o nosso Museu especializado ainda consagra exclusivismos : quase que exclui a arquitetura, que, no entanto, dada a exiguidade de espao, poderia figurar em restituiges e maquetes, em documentao fotogrfica ; esta ltima, no caso da arquitetura, se serviria do relvo do estereoscpio, Quando, em 1931, fui convidado para secretrio da Escola Nacional de Belas-Artes pelo ento diretor LUCIOCOSTA, cuja mocidade idealizou a reforma anti-convencionalista dessa instituio, que ainda no se havia desdobrado em Escola e Museu. combinbramos que, como secretrio, eu teria fun6es de organizao na obra de extenso cultural no ensino das belas-artes : estive, ento, na imi+

Embora publicado em 1920, o trabalho do autor Contra a Congregao da Escola Neclonel de Belas+Artes contem vrlas das sugestes ainda hoje cabiveis d b r e maior divulgao da cultura artstica no Brasil.

nncia de levar a efeito ampla utilizao da dia-csfereoscopia para a documentao artstica acima sugerida. Quanto ao Museu Histrico Nacional, instituido, bvio. para se relacionar com o patrimonio integral da nossa histria c a julgar pela dosagem de suas amostras ainda compreende a Histria eni seu estrito senso poltico-militar, carregando a nota rnonrquica naquela dosagem e patenteando, na sua propenso para o raro e o custoso, um preciosismo que contraria o principio de preferncia pelo caracterstico, isto e, pelo mais frequente em cada poca, consoante a boa norma museolgica+ Desejamos que a recente criao do Museu Imperial de Petrpolis, oportuna lembrana, venha aliviar os encargos aristocrticos do Museu Histrico Nacional, permitindo-lhe intersse equitativo por todo o patrimnio histrico do pas. So, ef etivamente, notveis demonstra6es da erudita operosidade de sua direo, servida de eficientes auxiliares, as numerosas melhorias que de ano em ano vm sendo ali inauguradas. Cabe, assim, exprimir o desejo de que, junto 5s novas salas especializada~que esto em construqo, se reservem outras onde se venha a dar guarida documentao, expressiva por excelncia, de tda essa patritica atividade centfalizada no Brasil pelos MAU,OTTONIS, MARIANO PROCPIOS e REBOUAS, alm dos contemporneos SANTOS DUMONT, OSVALDO CRUZe SATURNINO DE BRITO,para d citar os maiores dentre os mortos. No tivemos tempo para visitar o Museu da Cidade : este tem a sua especialidade controlada pelo carter sinttico, regional. de sua finalidade,

novo dos museus, os recursos da tcnica moderna em matQia de auditividade e visualidade. . . O rdio, em seu aspecto de difuso cultural, mantm um domnio parte, dificilmente adaptvel vida interna dos museus : o que no impede, j se v, ampla colaboraqo dsses museus. extra-muros, nas possibilidades educativas da rdio-difuso. Em matria de uso interno, a tcnica do rdio nos interessa pelos seus recursos de amplificao, como complemento da fonografia* Vimos, no exemplo caracterstico de uma exposio sbre aves canoras do BrasilPro seu precioso auxlio. No se trata de exemplo adrede escolhido para demonstrar a colaboraqo da fonografia nos museus ; as suas possibilidades so das mais amplas no domnio daquelas exposiqes especiais. Deram mesmo origem a uma denominao sugestiva : A voz dos museus, para semelhante melhoramento introduzido em alguns museus estrangeiros (nos Etados-Unidos, por exemplo), onde, junto ao material exposto respectivo, ouvem-se, provenientes de aparelhos fonogrficos postos em funcionamento por um visitante qualquer. rugidos de animais
RECURSOS AUXILIARES

- Sangue

selvagens, coaxar de r%. zumbidos de insetos, rudos impercepeivei aos nossos ouvidos que, presentes na natureza, a limpada trioda amplia, e as notas de instrumentos de msica primitivos, e os cantos populares. . . Ternos, nas colees e tnogrf icas do nosso Muscu Nacional, um "caso" que est a reclamar excepcionalmente tais recursos de diuulgao sonora : o "basto musical" de certa tribo, indeterminada, dos nossos ndios, o qual, hoje condenado muda segregabo de uma vitrina fechada ao pzblico, poderia exibir as suas notas, ciljos incomparveis encantos maravilham os de ouvi-las. poucos que puderam gozar o 1 Cinema nos museus A colaborao do cinema nos museus assunto de vasta literatura especializada e tem sido tratada com relativa abundncia por autores patrcios, podendo o Rio de Janeiro orgulhar-se, nesse particular, de obra pioneira no Museu Nacional : queremos nos referir iniciativa 'de cultura generalizada, tambm esta, devida mesma individualidade privilegiada de ROQUETE-PINTO, que se soube servir de docunenta~o cinematogrfica em sua colaborao como naturalista na obra de RONDON, era poca que coincide com as primeiras tentativas estrangeiras nesse gnero de documentao cientfica. Seu prestigioso nome atualmente na direPo da organizaco oficial especializada que criou, o Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE). penhor de que o Museu Nacioria1 pode inscrever-se nos primeiros lugares da Ista numerosa dos favorecidos por to benemrita institui~o. "Museu Animado" Estimulado pelas realizaes do INCE no nos parece utpico um programa de colaborao com os museus do Rio de Janeiro por parte de seus cineastas, incluindo mesmc un;a srie de filmes, de alguns poucos minutos de duraqo, a que provisriamente denominamos de Museu Animado, onde o materia em exposio nos museus fornecer o tema puro, central, em torno do qual a tcnica cinematcgrfica tecer tda uma trama de varia. es. Citemos a esmo alguns exemplos possveis de longa srie, fcil de imaginar e talvez de realizar : teremos a cadeirinha carregada por dois escravos, em plena rua carioca do sculo XVIII. que motiva uma rpida reconstituio histrica em torno daquele docummto que o cinema fixou numa das salas do Museu Histrico Nacional, e depois animou e trouxe para o seu local e a sua poca.. E o vaso de cauim dos nossos indios, deixando o mostrurio do Museu Nacional em que dorme, ei-10 que vem ocupar o seu lugar de honra na festividade guerreira em que se sacrifica o prisioneiro. ao mesmo tempo em que se ouvem, pelas possibilidades do cinema sonoro, os versos do Y-Juca-Pirama, de GONALVES DIAS : em

6I

fundos vasos de alvacenta argila // ferve o cauim ; // enchem-se as copas. o prazer corneqa, // reina o festim" . . . j de h muito integrado o cinema na vida do Museu Nacional. que possui bela sala de projees em estilo marajoara -, ser fcil tarefa para a Sec~o de Extenso Cultural, recentemente a criada. tornar mais frequente e sistemtico o seu funcionamento. As possibilidades de projeo nas salas aesmas das cole0es, com inegveis vantagens para a movimentao das mesmas, (sem necessidade de escurecer a sala graas ao recurso da tela de vidro fosco). parecem-me relegveis a uma segunda etapa do programa. Documen tacZo cinematogrfica A execuo de tais f ilnes. - ao assunto pelos tcnicos do Museu, ser da orientados alada do INCE. Mas. como bem assinala uma das maiores autoridades nacionais em matria de cinema educativo, JONATAS SERRANO a, OS museus podem. por si mesmos, realizar filmes docvmentrios, ou, conforme suas prprias expresses : " 0 cinema resolve aspectos do problema, que os museus, mesmo dinmicos, no resolvem. Deve ser posto a servi-vio dessa causa, que a dos museus e que educativa por excelncia, para que as iniciativas oficiais e particulares facilitem a organizao das cinemotecas. OU anexas a museus ou auf6nomas, nacionais e regionais, em que tudo seja fixado o aspecto da flora e da fauna tpicas de cada regio, o falar do povo, as dansas caractersticas, todo o folclore. Adiante conc!ui o preclaro educador : hijo devemos per2er de vista esses aspectos mais educativos dos museus, qi?e dar a prova consciente da obra humana, no tempo e no espaso, e fix-la para que outros a colham e apreciem no exato valor. E a prpria documentao, que colhermos, ser a mais preciosa dos museus futuros. Nessa orden de idias generalizar a linguagem do Iliuseu em documsitago de grande escala o cinema se mostra incomparvel de recursos ; a Histria uma Geografia crn evoluo, equando uma nacionalidade, como a nossa, se constitui a nossos olhos. tateando em suas bases e rumos, atravessando asgectos que talvez j sejam fases esvaecentes. na instabilidade sobretudo da nossa miscigmao cultural, o Mtiseu desempenha ao Eixadora de imprevisvel significago futura. No Brasil, um momento de epopia a luta sertaneja de Canudos. que motivou o maior livro do continente : O s Sertes, de EUCLIDES DA CUNHA, verdadeiro tra:ado de antropogeografia e antropossociologia brasileiras sse momento de epopia tem seus atores e cenrios imortalizados na literatura, mas talvez se extinguindo para as possibilidades da do-

41

i ?

- -

SERRANO : "Debates sbre a conferncia "Puno eductiva dos muscus", de F. Venncio Filho", Estudos Brasileiros, Rio, 1939, p. 64.
JNATAS

"

cumentao objetiva, que os resguardaria para a contemplao e estudo de todos os temno-. J no digo em relao aos atores em plena seconstituio de' cenas da epopia sertaneja, ( ah ! EUCLIDE5 DA CUNHA, a pobreza dos teus patrcios to triste como a ineficcia do teu verbo, licio por alguns mas no segyido por ninquem. . . ). Mas, ao menos, a fixao dos cenrios, flora, fauna, e hbitos e costumes de tipos humanos ainda l vivendo. Teria a tcnica do cinema assunto digno de suas possibilidades, sendo fcil tcnica de museu orientar cientificamente o filme, cujo roteiro falado seriam as expresses inubstituveis, em citaes sincronizadas, de Os Sertes. Desculpe-nos o leitor mais uma referncia pessoal s ativid-ades do autor, para o que deve levar em conta que est lendo uma prova de habilitao profissional, onde se procura reforar a palavia que sugere com a a ~ o ou , projeto de ao, em longa e contnua preocupao em torno de assuntos correlatos. A idia, acima exposta, de por o cinema a servi50 da documentao ~7isuaIizadade O s Sertes, foi por ns l a n ~ a d a em sesso do Grmio Euclides da Cunha" e teve pronta aceitao dos Profs, RAJA GABAGLIA e BERNARDINO Jos DE Sousn, presentes reunio, de ROQZETE-PINTO, a quem, pouco depois, a comunicamos, ouvindolhe promessas de-aquisigo do filme para o Instituto que dirige, e de PAULINO FRANCO DE CARVALIIO, ento diretor do Servio GeoIc~ico e Mineralgico, que se prontificou a ordenar estudos geolgicos na regio de Canudos; com o que garantia a execuo do filme por tcnicos em cinematorafia do Ministrio da Agricultura ; o falecimento dste saudoso cientista, ocorrido meses depois, veio adiar a iminente execuco do filme documentrio que se intitularia : "O cenario d'Os Sertes". 4 Televiso E a televiso ? O "Metropolitan Museum", de Nova-Uork, j a incorporou ao seu plano educativo, iniciando o preparo do material a irradiar, escolhido em suas colec6es : a Travelling Education Exhibit " f oto-irradia material fornecido pelo Museu de Cincinatti. Pleno sculo Vinte e Um. . .

dinmicos" Colhido, selecionado e exposto o material, trata-se agora de p6-lo a funcionar. Para a concepo antiga, material de museu bastava existir existir e persistir. O seu tratador especializado revelava no nome oficial conservador c o ideal esttico que encarnava. Depois, os mostrurios se e ~ c h e r a m da buliosa profuso de setas, letreiros sobre letreiros, diagramas, mapogramas, grficos de tda espcie,
FUNCIONAMENTO

- ''MUS~US

Esse plano foi, em resuma, publicado em Revista Acadmica, 1937, sob o ttulo "Euclides da Cunha lido ao povo". " Citado em artigo editorial de Mus,ourns Neuls, New York, 1940, p. 5.

"

mapas de todo tamanho, desenlios e fotografias. e , na parada dos museus, os objetos expostos como que se perfilaram em posico de scntido espera da ordem iminente de marcha. . . E' a posio que air.da mantm os museus brasileiros. Dois dOles, que saibamos, se avantajaram aos demais nessa rnovimeiitaco em estado latente, que o prenuncio da rnovimentaqo visive!, do funcionamento do material exposto, dos museus dinrncos qUe ainda no possrimos. sses dois so : o Museu Paulista, na colina do ~ ~ i r a r i ~ a onde, em longa continuidade de cultura e carinho, AFONSO d'E. TAUNAY, seu grande Diretor, valendo-se das virtudes reconstituidoras da pintura e da escultura. realizou obra de objetividade e simbolismo, que resume, em sntese inesquecvel, todos os aspectos da formao de nossa nacionalidade, para empregar expresses de VENNCIO FILHO E O Museu Nacional, e& suas coieces de antropologia e etnogsafia, e em certos aspectos de outras, onde i modelar o consrcio da especializaqo cientfica com o interesse geral da altura. O fato, porm, que os museus do Rio de Janeiro. 8provvzimente ainda por longo tempo, funcionar50 apenas na imaginan complementar de alguns de seus visitantes, e nas melhorias de interpretaiio pedaggica, que .os especialistas, em colaborao com os professores, vo conseguindo fazer para alguns interessados e para o pblico em geral. . . a interessar.
s
16 i 9

I .

2 Mefodizagu das visitas Para certa parcela dos freqiientadores de museu, nada ou quase nada tem que fazer a Sec~o de Extenso Cultural : so stes as "pessoas de casa", a clientela do pessoal tcnico dos museus : fias stes so colaborzdores, ou possveis colaboradores, e no fregueses. . . Os demais visitantes; ou so visitantes isolados, ou grupos de visitzntes mais ou menos organizados, a comeqar pelas turmas escolares. Nestas, entretanto. maior regularidade de organizaqo no grupo nem sempre implica maior intersse nos elementos constitutivos. E' hoje princpio admitido dos que se preocupam com o problema do pblico de museu, que os grupos que fornecem a melhor parcela dos frequentadores de museu, melhor mesmo do que as escolas (cuja inflnncia sobre a vontade dos alunos mais imposta do que aceita), so as asso- , ciaes culturais. Mas a clientela caracteristica, e. portanto. a mais considervel para a obra de extenso cultural, ainda a multido esparsa dos visitantes avulsos. H, entretanto, um meio dc conciliar os benefcios da organizao em associaqes com a vivacidade e interssc desses frequentcidores espontdneos : incluir certa regularidade, certo grau de sistematizao e agregaqo nessa popu'
S4

P, VENNCIO PILHO : "Funfio educativa dos museus", Estridos Brasiieiros. Rio, 1939, e A educa60 E seu aparclharr,ento moderno, S . Paulo, 1941 .

lao" incoerente, a custa de um hbil emprego do aparelhamento clssico dos museus : guias, orientadores. material grfico. toda a sorte de indicaqes e sugestes, e at mesmo horrios que permitam mais ampla visitao, mas obriguem outrossim a concentraco dos visitantes, ou parte dles, em pontos e ocasibes prviamente estabelecidos. Sobre visitas de turmas escolares, ouamos um testemunho cujo valor no precisamos encarecer :
por curiosidade, assistido ao desandar de algumas escolas pelas galerias do Museu Nacional. Que tristeza ! Todo mundo vai andando. vai olhando, vai passando. . . como um fio dgua passa numa lmina de vidro engordurada. Quem quiser aprender num museu, deve primeiro preparar-se para a visita. Aquilo e apenas o atlas; o texto deve ir com o estudante."
.I

.. .Tenho,

(ROQUETE-PINTO)

No se pode reclamar mais incisivamente a rnetodizao das visitas a um museu. Programa definido do que se vai ver, intersse crescente dos que vem, capacidade pedaggica tcnica e emocionalmente falando dos que fazem ver. . 3 Orientadores de museus E' indispensvel uma visita prvia s colees pelo professor da turma, seguida da comunicaSo , direo do museu dos assuntos que mais interessam turma. para que possam entrar em f u n ~ o os recursos de exibido disponveis. Para qae todos os alunos possam prontamente observar e fazer perguntas livremente, as turmas no devem ser numerosas. Infelizmente sofrem os museus dessa alternativa de frrzquncia : ou vasante, situaqo do l vem um, ou invaso torrencial. Da a necessidade de pessoal prprio, de tcnicos que sejam verdadeiros intrpretes de objetos", junto aos professores das turmas, que so os instrutores de assuntos, Seccionem-se as turnias numerosas, com o que se consegue canalizar a enchente : prolongue-se. a custa de informag8es oportunas, a permanncia dos visitantes isolados, a l i ~ e n t a ~ d os o resematrio, e ter-se- conseguido equilibrar a reqiie~cia aos rncseus, condio favorvel ao seu bom apro-

veitamento did3ttic0. A atuaqo, hoje clssica, desses intrpretes de objetos ( orientadores de museus, ou museum intructors nos Estados Unidos, e museum demonstracfors na Inglaterra), levou a distinguir trs tipos de turmas, designadas, na Inglaterra, conforme o caso, por self-conducted ( s professores de turmas ) , museum-conducted ( s orientadores) e museum-aided (professoresassistidos de orientadores). No Museu Comercial de Philadelphia, to numerosas so as
L" E. ROQUETE-PINTO : "A histiia natural dqs pequeninos'" A Rducay50. Rio, 1925, e Seixo3 Rolados, Rio, 1927, p . 4 1, " NITA M. FELDMAN : " T h e Museum teaches", citado em Educationa1 Work iv Museums of the United Stdes. 1938, p. 210.

--

t u m a s que o visitam, exigindo ainda por cima execuo de demonstracBes, que foi preciso apelar para um recurso engenhoso : si>mente alguns alunos selecionados de cada turma vm certas deperidncias do Museu. e Estes alunos. depois de aprenderem as domonstraties, levam material para repeti-las diante dos colegas, em grupos formados no prprio recinto do museu ou na escola. Mas essa soluo pouco adequada maioria dos casos de enchente, fazendo-se necessria grande cpia de material disponvel ; h vrias outrzs medidas, mais fceis de tomar. para enfrentar o problema, cujo sintoma mais comum a chamada fadiga dos museus, de que do mostras frequentes as turmas numerosas. Uma autoridade no assunto, M. HARRISONaconselha que, aps curta disserta@o, d-se a cada aluno uma pequena sQie de questes a resolver por si s, utilizando o material exposto ; a visita a cada secgo termina por uma discusso geral de tudo o que f o i observado. Seria mais aconselhvel a visita cada dia a uma seco, mas o recurso acima exposto. dada a exiguidade de ocasies que as escolas concede~ a:, trabalho fora d.e suas aulas, vale por diviso em captu!os de um livro que, como o museu, se tem de ler quase sempre de uma assentada. . . Outros entendidos no assunto, talvez por demais incrdulos a respeito das medidas anti-dormitivas ao alcance dos musedogos, chegam a aconselhar jogos de museus, a fim de entreter os alunos que comeam a dar mostras de cansao, ou os m a o s interessados, agentes perturbadores da eficincia da excurso ; tais jogos so constitudos geralmente por cartes contendo perguntas a serem respondidas, ou laciinas a serem preenchidas: aps consulta ao materia! exposto ; fala-se mesmo em puzzles e quebra-cabeas. . . o que seria descabida imitao ou mais um caso de incompreenso do processo dos testes. . . Quer-nos parecer que o melhor recurso para evitar a f a d i p dos museus, nas viitns escolares, ainda desenvolver o hbito do musou custa d~ maior cbjetivao do ensino e intensifica-io das ativdades extra-classe ; o que no exclui, antes favorece, a cada vez maior adaptazo das cclees visitadas ao g6sto de szus jovers visitantes, tornando-as dignas da curiosidade das crianas, o que tazbirn uma forma de torn-las mais dignas do intersse dr todos. O "fio dgua ( d a sugestiva imagem de ROQUETE-PINTO) passando sbre uma lgrnir,a de vidro engordurada" traduz bem a falta de poder aderente do pblica, mas o engordurarnento da lmina refere-se tambm a camada isolante que cumpre retirar dos mostruiirios de mtiseu. . . Variado programa de ao Este que visa intensificar a comunhzo do piblico com os museus ; ajudado pelas novas capaci, ' I

M. HARRISON : "The

rnuseurn and the child", Thc Museums Journal, 1940, p . 267.

dade publicitrias de reclame e revolvimento mais extenso se no mais profundo das camadas populares. trazidas a nossa poca pelo cinema, a f o t o m ~ n t a ~ e m a ,rotogravura, o rdio, o automvel : desajudado. porm, por esses agentes da tcnica moderna, quando, o que tanto si acontecer, embotam e anulam a emotividade pblica. Diante do quotidiano trepidante da atualidade, o museu ainda ser por muito tempo anacronico convite de parada para contemplaes mais serenas e mais profundas. Comparado queles concurrentes de divulgaZo cultural, que envolvem em manto deslumbrante a multidZo quase hipnotizada, o velho tecido dos museus, com a malha larga de seus espcimes isolados, e rasges de continuidade em sua dificlima continuidade de exemplif icao mesmo que os sirzam com a trama sutil das interpretaes didaticas perde na concurrncia inexorvel, mas tem sobre os concurrentes da ateno pblica a vantagem de no ter avsso . . . Impossivel e ilusrio isol-lo de seu tempo. A sua.comunho com o pblico , como para os oi?tros agentes de cultura generalizada, campo para exercitar-se essa pedagogia das massas, captulo moderno de inter-psicologia aplicada, que nos habituamos infelizmente a s ver escrito em trn o s de propaganda e publicidades polticas. . . 4 A pedagogia dos museus Nos limites puramente culturais, a que se restringe a nossa atenqo, o problema apresenta caractersticas muito prprias, bastando lembrar que, ao lado dos processos de comunicabilidade, que lhe so comuns com a propagailda poltica, o cunho objetivo que assume, por definio. o ensino popular ministrado pelos museus, d-lhes propaganda sse atributo diferencial : so a propaganda da fidelidade. . . Por jsso. nos seus domnios, faz-se necessria uma fase preparatna de estudo analtico dos interesses prpnos e a serem despertados em cada tipo de pblico, estudo que carece de inquritos sobre os assuntos preferidos, a sua dosagem em cada grupo, sobre a reyativa receptividade, dos elementos alunos mais diversificados etc. etc., tudo isso a exigir ainda um longo perjodo introdutorio de pesquisas pedaggicas. Devendo levar em conta as de=oras que entre ns invalidam a aplicao de providncias sistemticas (quando estas no se do com a sirnultnea tolerncia de medidas provisrias, mais ou menos sirnplistas, que as venham rosauardar de prematura aplicao contra-producente) sugerimos tambm que, prosseguindo-se embora no estudo metdico da podagogia dos museus, no fique o grosso ds medidas mais urgentes h espera ilusria do timo. . . Comece a tareia pelo e m p r ~ o de normas que tenham aceitaqo incontestvel ou j gegeralizada. Por esemplo : ningum espera desbancar de suas funes especficas esses agentes de alta eficcia nas relaes pblico-muse~!, que so

- -

os guias das colees. O seu reinado tem sido longo, e, por isso, so banais os requisitos a qu.e devem obedecer. Lembramos apenas que no Ihes faltem as plantas do edifcio e das salas, com roteiro de visita integral e no repetida, indicado por setas ; a reduco dos quadros sin6ticos e dos mosfrurios-prefcio (de que tratamos na p. 7), e, sempre que possvel, seus mapas e grficos mais gerais. E' de grande convenincia, que tais guias sejam dotados de ndices, sistemticos e alfabticos, ricos de referncias, agrupando objetos de coleqes diferentes que, todavia, se correspondem funcionalmente : que sejam redigidos em estilo sugestivo e no intirnativo, e sempre enxuto de atavios e redundncias : variado nos tipos de composio grfica para indicar hierarquia de valores ; questes complementares ; referncias bibliogrficas. Para satisfazer necessidade de estarem em dia com a ltima arrumao dos museus, aconselham-se guias parciais, para mais frequente e menos custosa reedio. Reunidos convenientemente, daro os guias das coleges, os guias das secges e o guia geral do museu. Recursos financeiros para a publicaqo ? N a deficincia das verbas oficiais, um entendimento da direo com revistas especializadas ou de divdgao cultural, que publiquem, pgina a pgina, ste ou aquele guia parcial. At anncios. . . Pois s uma coisa, nesse assunto, deve ser terminantemente proibida : um museu sem guia !
CURSOS E CONFERNCIAS

sob o controle da ferncias e cursos promovidos pelo pessoal tcnico ; essa assistncia se manifesta em proporcionar-lhes documentao didtica, sugerir-lhes melhorias pedaggicas, cuidar de sua publicaiio e propaganda, adapt-los ao seu plano de vulgarizao. *Mas a sua tarefa prpria a organizaco de cursos e conferncias por pessoas de casa o; estranhas, representando essa realizao, de carter mais definitivo do que as preleq6es dirias junto s turmas que percorrem as colees, o coroamento das atividades da extenso cliltural em torno do patrimonio do museu. Pelo seu assistematismo relativo, as palestras isoladas, mais do que as seriadas, so mais consentneas com a indole das extenses culturais. Quanto ao assunto de umas e de outras, principalmente das palestras isoladas, ainda no se inquiriu entre ns sobre as preferncias do pblico ; a experincia estrangeira recomenda. para adultos sem escola, que os assuntos iniciais ainda guardem um pouco do tom, no digo maravilhoso, porm incomum, tanto Esse gnero de assistncia tem entranhado o vellio conceito de museu loja de curiosidades e tanto verdade que, apenas para iniciados, realismo no se confiinde com prosaismo,

extenso cultural, sempre direo do museu, auxiliar a realizaco de con-

- Cabe

Com a continuaso, pode-se deixar de lado semelhantes chamarizes ; o.que ser tanto mais fcil quanto se possa substitui-los por palestras ligadas aos intersses profissionais de cada grupo* Para adultos escolarizados, a prtica estrangeira manda dar preferncia a assuntos de intersse geral, que tenham, entretanto, sugestiva exemplifica~o nas colees, e, em seguida, 0 tratamento direto dos prprios &jetos dos mostrurios. Mais especi f icadamente : alm das referncias diretas ao material de primeira mo, que confere a sua nota de objetividade ao ensino dos museus, tero aqui seu lugar adequado noes gerais, tais como ambincia histrica para obras de arte, geogrfica para flora e fauna etc. Em pases onde os compndios e material escolar em geral so farta e nacionalisticamente ilustrados, aconselha-se maior referncia a objetos do museu que ainda no hajam sido figurados nessas publicaes de larga divulga~o : embora, entre ns, j venham aparecendo livros escolares e de vulgarizao regularmente ilustrados ( e de lastimar que as nossas publicaqes peridicas ilustradas. com raras exceces, se percam totalmente na frivolidade, no convencionalismo de encomenda e na cpia servil do estrangeiro), sugerimos que no se evite, e antes se procure aproximar, as demonstraes objetivas do ensino dos museus das ilustraes dos compndios e dos assuntos do currculo escolar,

Seria, se no descabido, longo em demasia, descriminar os mltiplos exemplos de palestras e cursos apropriados a 'ais realizaes, mesmo que. por tradio e adequaco, sejam tais exemplos de superior significaqo. No deixaremos. todavia, de lembrar quo til seria uma troca constante de conhecimentos entre o pessoal dos museus e o pessoal docente das escolas, para orientao pedaggica daquele e document~o objetiva do segundo ; tambm cursos internos de preparao de oolrintrios de museus e seus futgros orientadoses, sem j falar na articulao com atividades da extenso universitria e extenses culturais de outras instituies congneres. Realizadas durante as exposies especiais, devem as prelees assumir estreita ligao com as finalidades nestas colinadas, Resulta de todo Esse esforo coordenado uma verdadeira divulgao dirigida da obra especializas de cada museu. Obra de propaganda, no seu melhor sentido, naquele sentido que, intensificando a aceitao pblica, tambem procura a eficincia maior e maior facilidade de articulao entre a instituio em apro e o ambiente a que serve. Museu e pblico generalizado so noes to correlatas que, quando falte ao primeiro condies de contato estreito com O segundo, deve a direo se socorrer de providncias complementares para a satisfao dsse desiderato: assim. museus, como o Museu Nacional, que razes relevantes fizeram

localizar longe do centro da cidade, devem dispor. nesse centro ou prximo de local, prprio ou cedido, onde realizar frequentemente cursos e conferncias de sua prpria iniciativa ou em colaborao com institutos oficiais e associaes particulares de cultura. No importa de tal forma concentrar na sede toda atividade dos museus, que se chegue a deliberadamente reduzi-la para no prejudicar a unidade de local. Museu unidade espiritual, e no meramente fisica. e. como tal, no teme divisionismos em suas intala@es materiais.

..

PESSOAL ESPECIALIZADO EM EXTENSO

CULTURAL

os cursos de museu, destacam-se, por sua finalidade intimamente relacionada com o tema desta monografia, os cursos de preparao do prprio pessoal a que se incumbe a tarefa de extenso cultural dentro e fora do museu,
Se bem que com programa homogneo de curso, so bem variadas as categorias de seus freqiientadores; desde o voluntrio ao profissional de tempo integral, desde o funcionrio efetivo da casa at o professor primrio do interior, todos cabem na obra de extenso

- Dentre

cultural intra e extra-muros, porquanto ela abrange desde a valorizqo pedaggica do material mais especializado at a organizaco de pequeninas colees individuais pela boa vontade mais distante. A quantidade e qualidade das pessoas que atendero ao convite daqueles cursos que delimitar50 o seu programa. Isso, principalmente, para museus de grande variedade de colees, pois, para outros mais homogneos em suas especialidades, tais como o Museu Histrico e o de Belas-Artes, so plenamente aceitveis cursos de Museologia de programa prefixado, como os que, com . positivo sucesso, se esto realizando em nosso meio. Em se tratando apenas de delineamentos gerais, podemos transcrever corno exemplo, a lista de finalidades estabelecidas pela "Museum Association":
Programa (parte que interessa extenso cu!tural)

5 Relaes dos museus com a educao e a pesquisa: a ) Classes em visita. 1 e organizaco de visitas escolares: relaqes com as autoridades 10cais do e n s i ~ o : relaes com professres: relaes com instituies. etc. 2 tipos de palestras e aulas para crianas de diferentes idades. 3 reIases das palestras dos museus com os cursos esco!arcs. etc. (foilo LV-up ) b ) Conferencias (guide lecturer's w o r k s ) , includas as escolas destinadas a organizaes sociais, homens de negcio. c ) Guias. d ) Cooperao com o rdio.

Dernonstraes com projee fixas e animadas. f) ColeQ5es escolar~s:equipamento e organize~o. g ) Coopereo ccm institutos de alta cultura e associages locais. h ) Registro e publicaqo dos trabalhos do museu.

e)

Para complemento, a exemplo do que h muito se faz no "Musum National d'Histoire Naturelle", de Paris, aconselhariamos cursos de desenho, ou, melhor, de expresso grfica, visando a ilustrao de trabalhos de pesquisa e divulgao em cincias fsicas, naturais e sociais. Em apndice, juntamos o programa para o curso de auxiliares de naturalista do Museu Nacional. que em 1940, a pedido da Diretoria Prof. HELOISA ALBERTO TORRES, tivemos ensejo de organizar. Como se v, tanto dsse programa como nos itens acima transcritos, cabe ampla variedade de aspectos em semelhantes cursos, por mais especficas que sejam as suas finalidades. Na falta de rgo especializado e que, no Rio de Janeiro, seria o extinto Museu Pedaggico Central, criado pela Reforma Fernando de Azevedo ( extinto justamente quando, sob a direo de esc61 de EVERARDO BACKHEUSER, mais prometia.. ) cumpre aos museus desta cidade acumular fun6es pedaggicas s suas j absorventes fun6e profissionais; caberia, portanto. sugerir-lhes que, a exemplo do que fz o Diretor do Museu Pedaggica Central, quando se cuidou de orientar a remodelago dos museus escolares do Distrito Federal, fsse anexado aos cursos de orientadores um consultrio permanente, para esclarecimento e resoIuo dos variados problemas concretos que ocorrem na prtica do ofcio. Cumpre tambm distinguir entre pessoal executante e orienfadcres prpriamente ditos, a que incumbe a dupla funo de realizar e aconselhar. Especificamente para Estes so os requisitos seguintes, que os entendidos no assunto afirmam convir a personalidade que deve demonstrar possuir o realizador e coordenador da tarefa que ora nos interessa; escolhemos dois autores altamente indicados para opinar, pois ambos exerceram as atribuies sbre que aconselham e exarararn suas opinies em obras especiliazadas. Transcrevemo-las como confirmag6es valiosas nossa convicgo de que a eficincia, se no mesmo a implantaCo, dos servios de extenso cultural nos museus depende das condies pessoais de entusiasmo pela causa da educao popular que venham a ter os incum,bidos de semelhante tarefa, ao D a r de uma compenetrao de seus deveres funcionais em grau bstante elevado para no esmorecer ante a falta de recursos orqamentrios e os entraves burocrticos. Eis a opinio de NITAM. FELDMAN: "O docente deve possuir essa personalidade professora1 necessria para despertar

eneroias parsdas. estimular atividades adormecidas, manter o interesse e desafiar a ateno dos alunos . E a ooinio de GMCE FISHER RAMSEY: "Existem outros museus que cuidaram de preparar o seu pessoal encarregado das tarefas educativas. bem preparado e treinado acadmica e pedaggicamente. O preparo acadmico exigido nesses mzseus um certificado de curso expedido por um college (curso secundrio) acompanhado de experincia de ensino. Esta experincia nem sempre e exigida, porm sempre influi para a preferncia do candidato. a no ser quando se d o caso de o diretor do Museu desejar. Ele mesmo. orientar essa forma de preparaco didtica. Como complemento do preparo acadmico exigido, a maioria dos direto3 de museu julga que nada equivale em importncia ao fato de possuir o professor o tipo de personalidade adequado, Sempre que se verifica o caso de estar um museu levando a efeito a sua G r e b educacional, porque nesse museu a seleo do pessoal domte visivelmente dependeu mais do grau de personalidade do que do mero preparo acadmico. Os insfrutores de museu devem ser no s pessoas de real cultura e bom treinamento, como possurem larga viso e inccmum soma de iniciativa. Devem ser capazes de pensar com clareza e exprimir-se de forma sugestiva e atraente. Devem ser suficientemente dinmicos para despertar tanto o intwsse como o pensamento daqueles a que instruem de modo tal que todos les se tornem colaboradores ativcs na tarefa comum. Devem ser trabalhadores que criam e agem como pioneiros, continuamente imaginando e apresentando novos mtodos. Devem possuir conhecimentos de psicologia e saber ir ao encontro do homem e da mulher de tipo mdio, do pblico comum, tanto quanto das turmas escolares. Devem estar sempre prontos a perceber as necessidades especiais de cada grupo e alertas para tirar partido de tdas as possibilidades de uma situao. Devem compenetrar-se de que os metodos educativos so mutveis e que o ensino baseado em material de museu requer planifica~oimaginosa. Devem estar habilitados a saber distinguir valores educativos numa exposio de museu e como essas possibilidades ~odem ser adaptadas ao trabalho que exigem grupos de diferentes nveis mentais, levando em conta que a tarefa que tm em vista deve ser baseada nos recursos das coleq6es. Considervel soma de iniciativa se faz mister para por em ao os diversos processos de apresentao do material exposto de fiodo que cada grupo possa receber o melhor tipo de ensino* r m
17
1

" NITAM.PELDMAIQ : "The Museurn teacher" citado em Educational W o r k in l!'luscurns of tlie United Sfates. " GRAGEFESKER RAMSEY: Educetional WorJc in Museums of thc Unifed Sfstes, 1938, p . 209.

Selecionan do pessoal extenso cultural dos museus, prepararemos o pessoal habilitado


ENSAIOS

PSICO-PEDAGGICOS

no s para a execu~o de um programa de emergncia, corno para a elaborao de programas que e iro aperfei~oando medida que se forem estabelecendo em bases objetivas as condies da equao pblicc+museu. Ou por concurso, ou, melhor, por curso. ii maneira do que vem realizando o DASP, apurar-se-o honestamente as capacidades do pessoal especializado para as novas funes. Os requisitos pessoais, reclamados pelos dois autores norte-americanos acima citados, esto a pedir que seja num curso, em estreita convivncia com os selecionadores, que se apurem os requisitos dos selecionados no prprio ambiente em que vir50 a trabalhar. Alem do que, ser em colaborao com o pessoal tcnico e administrativo dos museus, e, sob a orientaco do Instituto Nacional de Estudos Pedaggicos, que tais funcionrios, uma vez se!ecionados, tero que colher, em tarefa diuturna,'osdad.os e proceder aos ensaios psico-pedaggicos que o problema da extenso cultural est a reclamar. Captulo at o presente quase indito de inter-psicologia, tentar resolver o conjugado pblico museu da forma mais vantajosa para a coletividade: eis o que se espera de futuros .inquritos e observaqes diretas, estatisticamente controlados. As condies econ~mico-culturaisque se tm de enfrentar no Rio de Janeiro ser20 fatores de correqo para menos, com que se deve entrar na soluo do problema nosso, local, em confronto com os museus estrangeiros que tomarmos para trmo de comparao. Basta. para julgarmos de semelhante necessidade de reduo, considerar o pessoal que se incumbe da obra de extenso cultural no Museu de Cleveland, que damos para amostra:

Pessoal tcnico e administrativo: 1 curator. funcionrio do Departamer?to Nacional de Educao, e mais 15 funcionirios de tempo integral, pertencentes ao mesmo Departamento: vrios supervkors das classes semanais, destinadas 5 s escolas particulares e suburbanas, exposies circulantes, atividades de clubes, exibies cinematogrficas. Pessoal para as pesquisas pedaggicas, compreendendo 2 psicologistas, de tempo integral, 1 assistente e vrios auxiliares. de tempo parcial. Secretaria a arquivo, com 3 funcionirios. Pessoal educacional: 2 ou 3 profess6res. designados pelo CIeveland Board o f Education: so os museum instructors, agentes de ligao entre os museus e as escolas.

de notzr, porm, que dois fatores de correo para mais intelverri no nosso meio: a menor concorrncia d a educaso escolei em rnotria de ensino objetivo e o fato. auspicioso para as naes de pequeno oramento cultural, de coincidirem, na concepco modern, pxlaggica de que o comum sobreleva o incomurn nos

museus, a maior eficcia didtica do material com a sua maior facilidade de aquisio. . . Quanto a inquritos objetivos e concluses positivas a respeito de fatos inter-psicolgico~que regulam a pedagogia dos mu3 ~ ~ abalanqarmo-nos 3 , a da-los For contra prbpria, seria, como j tivemos ocasio de dizer, afirmar a dspensabilidade da observao &reta em matria to fundamentalmente hediatista. Nossa experincia pessoal estriba-se em longa continuidade de preocupa~o, entremeada de tentativas, sbre problemas anlogos de generalizade cultura, observados ao vivo em suas contingncias e precaltos e que, c8m alguma boa vontade. se podem enquadrar nos dom-ia extenso cultural que constituem o tema desta monografia. Limitamo-nos, assim, a juntar em apndice uma resenha de tarefas por ns cumpridas com mais sacrifcio pessoal que benefcio coletive, a que se seguem publicaes contendo opinies pessoais sbre o assunto,ern datas irregularmente distanciadas e que pretendem valer pela constante preocupapo que denotam de servir B cansa da educaqo popular e maior aproveitamento dos reciirsos da tcnica de divulgaco na ~ b r a de estender ao maior nmero a cultura cientfica de alguns poucos. Apenas a ttulo de informaco, transcrevemos, em seguida, aiauns .i' resultados estrangeiros sobre ensaios psico-pedaggicos ligados ao tema desta monografia e que nos foi dado consultar.
O, E, FITZJOHN: 10 minutos antes de terminar as visitas que fEz ri.0 h1rrseu de CleveIand, acompanhando turmas de criancas de cerca de 12 anos, distribuiu impressos contendo listas de guestes que podiam ser respondidas e3m o que haviatr. observada no museu. Alguns alunos, reconhecidamente setsrdados. se emparelharam 'com a mdia dos demais. fato que o autor atribui aos efeitos do ensino visualizado c objetivo sobre. aquela espcie de zlunos. W
de que a independencia intelectual e fsica dcs visitantes de museu torna extremamente dificil a med,ida quantitativa do seu processo cultural, conclui que, do ponto de vista educativo. as estatisiicas de freqiiccia pblica aos museus, ou. melhor. da sua clientela. no podem ser ri comparadas com os algarismos referentes a uma escola ou curso.
RELATIONS COMMITTEES OF PROGRESSIVE EDUCATION essa irisitui~o tem promovido inqireritos sistemticos e crnviac?~ ~uestionrios aos visitantes d e museus, arrolados em seus fichrios, sbre resultados das visitas que fizeram as colees cujo material 6 conhecido dos

T. R . ADAM: certo

MUSETJM-SCHOCJL.

AssocrnTroN

experimentadores

01

"

1941, p . 203. A . E. PITE JOHN : The Ilfuseurn and the Cl~i!d, Value of I[*lusciln;rs,New York, 1937, p. 13. T. 2 . AD?.~Y~ : TFIc C i v i ~ Citado em Musenms News, New York, 1933, p. 66.

GRACE F~SHE RAMSEY R enviou pelo correio, a muitos visitantes de museus. questionrios sobre interesses, a fim de agrupar os intersses semelhastes e classific-los por frequncia

EDWARD R o s i ~ s o ~ empregou processo semelhante no


01

Psicologia da Universidade de Yale KATHERINE GIBSON tornando alunos prviamente classificados por tese confronto com testes equivalentes tes de inteligncia, na escola, verificou, aplicados no final das visitas a museu, que os atrasados. pertenmntes ~ltirna classe ( 2 ) . forneceram resultados bem acima do esperado, e concluiu: 1 . O ) vantagem do uso de material concreto para a construo de imagens mentais complexas nas crianas: 2.0) adequaqo do material concreto ao ensino dor retardados, Pe dvidas sobre os resultados dos testes de 'intdignci~, pois quem sabe se as criancas classificadas na classe Z seriam mais bem sueedidas se, na aplicao dos testes na escola. no se visem privadas das condies de visualizaqo, objetividade e desembarao em.que saram mais bem sucedidas no museu ? MARGUERITE BLOOMBERG + comparou objetivamente vrios processos de ensino. aplicados a urna visita a determinado museu, Com turmas classificadas por testes. e chegou s seguintes concluses: 1.O) desvantagem da apresentaqo de material em excesso; 2.0) entusiasmo nem sempre representa a p r o ~ veitamento. .: 3 . ' ) vantagem do emprgo de processos de visualizao, mormente quando acompanhados de deseAo pelos alunos; 4.0) vantagem de preparao prvia da turma s b os ~ temas da visita; 5 . O ) vantagens de menos instnigo da parte do professor e mais poder de investiga~oda parte do aluno. rn

0t

seu curso

de

".

Ih

"

ARTHUR W. MELTON, N ~ GOLDBERG A FELDMAN e CHARLES W, MASON . prosseguindo e m suas observaes psIco16gicas sobre o ensino nos museus, esses autores realizaram estudos no "Buffalo Museurn of Scilence", auxiliados pela "Carnegie Corporation". Sobre a boa escolha do orientador, eis
algumas das vantagens que afirmam ter encontrado em muitos casos estuda* dos experimentalmente: preparo prvio, pessoalmente realizado ou por pessoa de sua confiana. do material das oleq6es a visitar com os alunos, o que exige conhecimento direto dos recursos do museu; deve o orientador satisfazer aos seguintes requisitos: ser um professor bem treinado e experimentado, que possa cam facilidade e presteza adaptar-se aos vrios nveis de instruqo de seus clientes (alunos c outros visitantes) e estar sempre alerta a tdas as possibilidades educativas do material e dos mostrurios do museu"
4i

".

E interessante notar que a mesma Carnegie Corporation acaba


de enviar ao Rio de Janeiro, para estudos no nosso Museu Nacional.
tcnicos tambm do Buffalo Museum, entre os quais o conhecido autor do livro aqui vrias vzes citado East i s East West i s West,

"
64

GRACE FISHER RAMSEY:Educafiona! W o r k in Muserrrns of the Uniftd Sfafes,

1938. p . 03.
citado na nota

EDWARD S. ROBINSON : "Exitx &e Typical Visitw", Jmrnal 4 Adulf Educatin. 2. p. 13. a KATHERINE GIBSON:"An Experiment in ,Measuring Results of 5th Grade Schods Visits topa* Art Museum", Schod and Society, dezembro de 1930, p. 235. ta MARGUERITE BLOOMBERG : "An Esperiment in Museum Instruction", Ncw Scties he Arnerican Associatio nof Iflmeums, 1929, p . 236. Citado na nota 4, p. 241.

CARLQ E. CUMMINGS. O ttulo dessa obra, diga-se de passagem,


um tanto enigmtico, fizera-nos supor que o autor se referia adaptao essencial dos museus sua ambincia fsica e social o leste e o leste e o oeste o oeste.. . Mas tivemos a suprsa de, logo s primeiras pginas, verificar as intenc6es mais modestas do ttulo, alis correspondendo muito bem aos propsitos do livro, isto , indicar o que pode e deve ser imitado pelos museus nas Feiras Internacionais ( W o r l d Fairs) : Museu Museu e Feira Feira. . .

Embora sem base estatstica, M. HARRISON" estudou o problema do orientador no caso especial em que acompanha turmas de alunos em visita a museu, concluindo que o prprio professor da turma por demais familiar para despertar interesse a principiantes, no iniciados ainda na compreenso de um museu. Por outro lado, um guia comum de museu no sabe descer ao nvel dos alunos. Aconselha, portanto. que professores primrios se dediquem funo de orientadores-auxiliares. pois daro o melhor material donde se deva recrutar o pessoal necessrio a tal servio. Sugerimos semelhante estgio de prof essres primrios em nossos museus: sabemos que, atualmente, encontraramos resistncias da administrao do ensino do Distrito Federal, contrria ao "desvio" do pessoal docente das escolas primrias: lembramos que o Departamento de Educaqo Nacionalista poderia entrar em entendimento com a Secretaria de Educao do Distrito Federal e a dire~o dos Museus, a principiar pelo Serviqo Municipal dessa especialidade, pois com semelhantes estgios se iniciaria em boas bises concretas o abrasileiramento da nossa instruo primria. Enquanto Esse entendimento no se faz, conte-se com a boa vontade da iniciativa
particular.
ARTICULA~OE AO EXTERNA

terminar, voltemos ao setor mais amplo, e dos mais expressivos, extenso cultural dos museus: a sua articulao com outros rgos de extenso cultural. J fizemos vrias referncias ao assunto, quando tratamos da aqo conjugada dos museus com as extenses universitrias, com as atividades extra-classe, com as escolas. com as associaes, etc. Quanto a articulaco com os rgos especializados do prprio museu em que funciona e com os agentes de divulgao, tais como jornais, revistas e outras formas de publicidade impressa, como cinema, rdio, etc., s unilateralmente dela tratmos, referindo a aqo que tem, ou poderiam ter, sses agentes de divulga~o sobre a atividade interna dos museus, e no a ao que o museu deve exercer sbre sses agentes. D e fato, seria desconhecer o ambiente
a

- Para da

MORSE NARRISON : The Museum and the Child", Tdc l7Tuseurns Journal, 1941.

de franca colaborao que deve existir entre senrios de u m a mesma institui~o,mormente 0 s que lidam constantemente com o pblico, como no caso em apreo. afirmar que a tarefa educacional, ou pelo menos de extenso cultural, no afeta a todo O estabelecimen to, MORSEA. CARTWRIGHT com autoridade de diretor da Arnerican Association for Adul t Education, em trabalho que de perto condiz com o nosso tema, Tlie placc of rhe Museums in Adult Eduotion, escreve: " primordial compreender-se que tdas as atividades de um museu so educativas, rotuladas ou no com trmos de educao" s assim, insiste CARTWRIGHT, "se pode compreender a integrao dos museus na educao de adultos." FRANCIS H. TAYLOR" mostra-se igualmente incisivo : "a funo educativa de um museu no apenas tarefa para o pessoal especializado em educaco, porm um desafio a todos aqueles que trabalham no museu.
'O,

('O)

EXTENSO

CULTURAL E DEMOCRACIA

passado, no Instituto de Estudos Brasileiros, o tema "Ensino e Cultura", tivemos ocasio de traar um plano de aproveitamento cultural dos formidveis agentes de divulgao da palavra escrita e falada e da imagem (jornais, revistas, fongrafo, rdio, projees fixas e animadas) to anrquicamente exercendo em nosso meio a sua ago de agentes espontneos de ensino generalizado, se no j de educaqo. Repetindo, em resumo, as mesmas conidera~es, em sesso do Instituto Brasileiro de Cultura, tivemos a satisfao de ser escolhido para organizar, em ao combinada com a Associao Brasileira de Imprensa e a Federao Brasileira de Rdio-Difuso, um plano de extenso cultural para essas entidades, vasado nos moldes que haviamos proposto, Embora apenas traqado em suas linhas gerais, a transcrio ocuparia espaqo demasiado no corpo desta monografia. motivo pelo qual reportamos o leitor revista em que foi publicado Pedimos ateno especial para o papel do museu nesse plano, e que abrange a documentao objetiva e consequente abrasileiramento da obra de divulgao cultural por ns visada. T e m o Instituto Brasileiro de Cultura ouvido com crescente intersse sugestes nossas para que secunde a obra benemrita de aproveitar a tcnica moderna de divulgao em benefcio da educao popular, a que, em geral. tm entre ns dessemido; obra

- Debatendo.

o ano

".

'

MORSEA. CARTWRIGHT : The Place o f fhe Nuseum in Aduft Education, ciltada Adult Educafion in Britlsh Musenms, de Margaret Sherer. " PRANCIS TAYLOR : "Museum in a Changing Wortd", The Museum Journeil, vol. 40,p. 115, T I EDCAR SUSSEKIND DE MENDONA : "Ensino e Cultura", Estudos Brasileiros, Rio. 1939,p. M S .
eni

benemrita iniciada no Brasil pela inolvidavel Rdio Sociedade: do Rio de Janeiro, em 1924 ", e atualmente capitaneada pelo Instituto Nacional do Cinema Educativo, seguido por algumas instituies oficiais e particulares, entre as quais, a nosso ver, merecem destaque a Associa~o Brasileira de Educao, o Museu Nacional de BelasArtes, o Instituto Nacional de Msica, a Associaso dos Artistas Brasileiros, o Instituto de Estudos Brasileiros, a Casa do Estudante do Brasil, uma ou outra estaqo de rdio-difuso (Rdio Jornal do Brasil, "Biblioteca do Ar" da Rdio Mayrink Veiga, estaes da Prefeitura e do Ministrio da Educao), e, mais de perto tocando o nosso tema, o Museu Nacional, criando, primeiro, um Servqo de Assistncia ao Ensino da Histbria Natural, depois a nunca assaz elogiada Revista Nacional Ze Educago, e, finalmente, a Seqo de Extenso Cultural.

Espera-se que, em breve, aparegam em publico os resultados das cogitaqes sbre o momentoso tema que as criou, elaborados pelos dois rgos especializados da Prefeitura do Distrito Federal

do Ministrio da Educaco e Sade. Ainda em sesses repetidas do Instituto Brasileiro de Cultura, a que depois de 1935 fomos obrigados a restringir a nossa a ~ o de educador, temos tido oportunidade de referir vrias outras possibilidades de os museus exercerem a sua ao externa sbre a nossa educaqo popular; citamos, entre outras, a de promover maior fidelidade de motivos e acessrios junto s artes, a comear pela arte cnica ( exemplo: intervenso etnogrf ica na montagem da nossa pera por excelncia, O Guarani, onde as intenes to profundamente brasileiras de CARLQS GOMES e JOS DE ALENCAR so perturbadas por infidelidades escandalosas de indumentria. cenrios, etc . ) ; facilitar, sob a forma de consultrio tcnico, documentaio exata para obras artsticas e literrias, que versem temas nacionais: promover a articulao dos. museus entre si para a sistematizao e amplo arquivamento da documentao grfica sbre a terra e a gente do Brasil ( plano da Enciclopdia Brasileira pela Imagem, cuja execuc~ j iniciamos em vrias escolas secundrias desta Capital); ago combinada do Museu da Cidade com outros museus e associaqes, a comesar pelo Instituto Histrico e Touring Clube do Brasil, para a confeco de um mapa turstico-cultural do Rio de Janeiro: estender o . plano sugerido por E. ROQUETE-PINTO, em 1924", de colocar placas explicativas nas rvores dos nossos
e

" EDGARe CARLOS SUSSEKIND DE MENDONA r "O que o Brasil tem feito pela RSdio-Cultura", Rdio, 1924. R E, ROQUETE~PXNTQ : "A histria natural dos pequeninos", reproduzido de A Educao, 1935, em Seixos Rdados 1927.

logradouros pblicos, aplicando-o a vrias outras oportunidades de dirigir a atenqo de todos no sentido de uma maior comunho espiritual com as coisas do nosso patrimnio natural e social.

Talvez haja quem estranhe a ampliao que estamos dando ao tema desta monografia regulamentar, para, no limite de suas 50 pginas datilografadas, envolver os Museus do Rio de Janeiro, pelo aproveitamento de diferentes oportunidades, na obra de vulgarizago que, a nosso ver, a tarefa primordial dos seus servios de extenso cultural. Semelhante modo de entender , sem dvida, siri' toma de ansiedade pessoal, de nossa ansiedade por estender, imediatamente, sem delongas de sistematismos e projetadas perfeies, os privilegias da cultura ao maior nmero possvel de patricios. Questo de temperamento ou questo de compreenso do nosso regime republicano sob a sua forma necessriamentc- dernocr&tica? Tendemos para a segunda alternativa, se bem que no pretendamos atenuar o Eator subjetivo, pois foi por convices as mais sistemticas que demos fundamentao democrtico ao planejamento e execuo da presente monografia, sobre tema to propcio quanto o da extenso cultural dos museus do Rio de Janeiro, que justamente a sua ao mais nitidamente social. Esquecidos do povo. teriarnos, nos limites mais serenos das salas de museu reservadas a minorias, o nosso tema1tratado com mais ordem, tanto na concepqo como no estilo. . . Mas que desejamos que, tambm para os Museus do Xio de Janeiro, possam em breve ser vlidos os ideais expressos nas eguintes palavras de um dos apstolos da educao renovda pela democracia : ..
"Mais que proventos materiais, uma melhor filosofia atrair homens e mulheres, de energia e de carter. a fim de libertarem a educao do cativeiro interno e a fim de permitir que a educao despida de preconceitos, realize a sua tarefa ingente. Porque s assim libertada. e assim apoiada, a educao se mostrar e m tdr". a sua pujana: urna estratgia e um poder criador de civilizaqo mais elevadas." W. H. I~ILPATRICK ".
W. H . KILPATRICK : Educao para uma ciailirao em mudana, tradrizo de NOEMSILVEIRA, com przfcio de M. B. ~ U R E N OFILHO,1933, p 122.
7C

Delimitada assim, no condicionamento econmico-social que e em suas linhas gerais, a rea da extenso cultural dos a museus do Rio de Janeiro. e indicadas as suas articulaes com outras instituiges congeneres delimitao e articulao que constituem o tema principal da presente monografia poderemos focalizar, guisa de concluses, os seguintes itens:

5
6

por direito de antiguidade e ampla adequao, desempenhar papel precpuo num plano de educaqo nacional, mormente se esse plano, para corresponder especificamente s condies suigeneris da nossa situaso cultural, der dimens6es preponderantes chamada educao assistemtica, Para cumprir a sua misso educativa. o museu tem que se organizar internamente, de forma que as atividades de' extenso cultural no end trem em conflito com as atividades primordiais de pesquisa e preservao que ai se exercem concomifantemente, mas, pelo contrrio, Ihes tragam o estmulo da publicidade e finalidades sociais desdobradas. Para tanto, devem os museus do Rio de Janeiro criar rgos de extenso cultural, a que subordinem os planos de sua reorganizao; dentre os recursos a empregar para que tal plano harmonize o que j existe com o que devera haver, sobrelevam o desdobramento das coIe4 qes, c o a a criaqo de algumas especialmente didaticas. e a realizao de exposiges especiais, peridicamente renovveis, Externamente, a extenso cultural nos museus deve definir as suas relaes com os rgos clssicos do ensino. que so as escolas, piocurando desenvolver em si e nessas escolas todas as modalidades orid ginadas de sua recproca influncia. Tanto como rgo de educao sistemtica como assistemtica. o mil-. seu desempenhar as suas funqes de primeira plana por intermdio de um tipo de ensino que se poderia chamar ensino por participao. E m nosso meio, para que essa participao se d eficientemente, preciso criar primeiro a conscincia de sua necessidade, desenvolvendo na escola o ensino objetivo, o justo equilbrio entre a concreto e o abstrato, enriquecida a exernplificao regionalizada e muitssimo mais utilizaclos os processos de ensino uisualizado; fora da escola, num sistemtico aproveitamento dos novos agentes de generalizao de cultura (ilustraes, rdio, cinema, etc ) , atraindo o grande pblico para os museus. que 6 onde esse aproveitamento se far em condies
aos museus.

Cabe

mais propcias. E m suma, cumpre em nosso meio extenso cultural nos museus cuidar dessa preliminar indispensvel: criar e desenvolver o habito do museu.

Tanto para essa f u n ~ opedaggica, lato sensu: em relaqo ao grande pblico, como para a funo pedaggica, stricto sensu, de elaborar um ,ensino em funqzo das peculiaridades de um determinado museu. a extenso cultural precisa contar com um corpo de funcionrios especializado~ no ramo de conhecimentos aplicados que se poderia denominar de pedagogia dos museus.

10

11

12

Essa pedagogia dos museus se compor de muitos dos novos preceitos da psicologia da publicidade e propaganda. que. quando 1120descirtuados a servico poltico, estiio cooperando para diminuir a desfasizao to prejudicial nossa poca entre a e d u c a ~ oe O progresso tcnico da atualidade. Essa pedagogia dos museus, captulo em elaboraBo de interpsicologia, resultante flexvel dos dois conjugados Museu-Escola e Museu-Pblico, vmo-Ia modelada, em suas linhas gerais, pela interao dsses dois polos o imediatismo c o sistematismo cada qual de per si extremado. e que cumpre aquela pedagogia justamente conciliar. Para tanto, a extenso cultural nos museus, por intermdio de seus funcionrios especializados c e paralelamente Bs suas atividades pro-visriamente ernpiricas proceder a inquritos e demais formas de pesquisas psico-pedaggicas, que viro orientar as suas atividades definitivas. Por enquanto, concluir sbre essas atividades definitivas prejulgar resultados ainda longnquos, ccntrariar a natureza objetiva dos estudos que tcnicos de educao iro realizar, sob o contrIe imediato das direqes dos museus e de rgos especializados tais como o Instituto Nacional de Estudos Pedaggicos. Assim integrados em sua ao presente e futura, os museus da Capital da Repblica viro a ser agentes ativos e oportunos de obra mais ampla a democratizao da cultura, dernocratiza~oessa que. em concluso. julgamos ser. ao mesmo tempo, condio e finalidade essencieis da obra de extenso uItural nos museus,

BIBLIOGRAFIA
),DAR?,

o r Adult Bucation, N. 1937 The cioic value of Musmms, h e r i c a a Association f

T. R .

Y,

ALMEIDA, M. O .DE

1928 Vrrkgarizao do Saber, Emprsa Ariel, Rio.

ARAJO, O. 1918 E 1 Museo y Biblioteca Pedagagica de Monfcvideo, Montevideu.

AZEVEDO, F. DE

1931 Novos caminhos e novos fins, Companhia Editora Nacional, S . Pada.

BACKKEUSER, E,
1931 "Museus escalares" in Boletim de Educao Pblica, Grfica Sauer, Rio, Jan.-Mo. 1931.

BLOOMBERG, M.

n New Series of TJte American Associa-. 1929 "An experirnent in Museum Itistniction" i fion of Museums, N. Y.

BUCKNELL, A. F.

n Tlte Museums 1936 Discurso de secretrio do "Institute af British Photographers" i Journel, Londres.

CARTWRIGHT, M. A.
CARVALHO, D. DE
CHATELIER, H. LE

. m e place of the museum i n adult educatian" in New Series o! The American 1929 ' Associafion of Museums, N . Y ,
1934 Sociologia e EducaBo, Editora Guanabara, Rio.
1925 Sciencc ef Zndustrie,

Em. Pl.zmrnarion, Paris.

CUMMINGS, C. E.
1940 "East is East and West is West" i n Bnlletin of the Buffaio Sociefy of Natural S c i e n e , Vol. XX.

FELDMAN, N. M. The Museurn teachcr, citado em 7 . PITZJOHN, A. E. 1938 The museum and th child, Appletons, N. Y. FREITAS, M. A . T. DE 1934 O que dizem os nmeros sdbre o ensino primrio, Rio. 1940 Rwposta a um inqurito da Aswciaqo Brasileira de Educao in Edricao
Superior de

E. Sousa

Campos, Imprensa Nacional, Rio.

Graso~,K. 3938 "An experimlent in masuring results o f 5th. grade schools visits to an Art Museurn" i n The Museums Journal, Lmdres. GILSON, G. 1914 Le Muse rnoderne d'Histoire Nafr~relle,Bruxefes. HARRISQN, M. 1938 "The Museum and thc child" in The Museurns Jonrnn!, Londres. HAWK~NS G MERRIFIEL 1938 "Cultural anthropoIogy in the museums" h The Miiserirns Jotirnal, Londres. KILPATRICK, W. H. 1933 EducaSo psra uma civilira~oem mudnnqe. trad. de Nornia Silveira, Ccmpanbia Melhoramentos, S . Paulo.

CEMME,PASCHOAL
1938

"Educaqa supletiva educaqb de adultos" in Boletim do Ministrio do Trabdho, Indsfria e C s m k i o , Imprensa Nacional, Rio, novembro 1938. LISBOA,M. A . 1931 "Falhas do nosss ensino" i n Schofs, Rio. LOL~RENO FILHO, M. B. 1933 Prefcio traduqo brasileira de Educago para u m a civilizao em m u d a n ~ a de W . H. Kilpatrick, Com.pnhia Melhoramentos, S. Paulo. 1940 Tendenias da educao br~sileira,Instituto Nacional de Estudos Pedag6gicm. Emprensa Nacional, Rio. MA-LAGAN, E. f the Museums Association' in The 1936 Discurso de ,presidente no "Led meeting o Museums Journal, Londres.

MELLO-LEITAO, C. DE
i935 "Metodologia da Histria Natural" in Shota, Rio. OSTWAZI), W. 1912 Les grands homrnes, trd. franssa de MarceI Dufond, Ern. Flamm~rian,Paris.

PETXOT~;, A. n Bcletim de Edueago Ptblice, Prefeitura do Distrito 1935 "Programas minimos" i Federal, Rio. PENEOLD, A. R. E applied science" in The M~'seums Journal, Londres. 1439 "A m d e r n mrtseum o RAMSAY, G. F. 1938 Educationa! work in ~Wuseumsof fhe Wnited-Stafes, Mac Milfian, N. Y. REA, P, M. 1940 "The function oE M m r n s " h Proeedings of the American Associafion of Musmms, N. Y. RORINSON, E. S. 1936 "Exit the typical visitor" in JonrnaZ of;Adulf Education. N. Y ROQLIETTE-PINTO, E. n Arquirios do Museu Nacional 1918 Dsmso no Cenfea~riodo museu Nacional i Imprensa Nacional, Rio. 1925 "A hist0ria natural dos pqueninos'* i n Edacaqo, Rio, junho-julho 1925. 1928 Seixos rolados, Mendona Machado & Cia., Rio.
1929 Resposta a un inqurito da h o c i a q o Brasileira de Educao sobre o problema universitrio %asileiro, in O problema universifrio brasileiro, Rio.

SERRANO, J Citado crn Venncio Filho, 1938. TAYLOR I?. 1938 "Museums i n a d a g i n g world" i n T?ze Musmm Joutnal, Londres. TEIXEIRA, A. 1935 Educao pzra a democracfa, Companhia Editam Nacional, S . Paulo. VENANCIO FILHO, E. 1935 Relatrio de excurso aos Estados-Unidos i n Boletim de Educao Pblica, Prefeitura do Distrito Federal, Rio. 1938 "Funo educativa das Museus" in Esfudos Brasileiros, Tipografia C. Mendes do Almelda. Rio. 1941 A educa&o e wu aparelhamenfo moderno, Cuntpanhia Editora Nacional, S. Paulo. V~~issinro, J, 1905 Discurso no Museu Paramse Emilio Goeldi i n Boletim do Milseu Parzcnse Emfio Goeldi, Belni do Par,

Iinprensa Nri.ciona1

- Rio

de Janeiro, D . E'.

- Brasil - 1946

You might also like