You are on page 1of 11

1

Instrues para redao acadmica Curso de Cincias Sociais


1.TEXTOS 1.1. Como ler um texto acadmico: Seja qual for a tcnica de leitura adotada, imprescindvel ter como ponto de partida que toda leitura exige concentrao. Nenhum texto jamais ser suficientemente claro se o leitor no prestar ateno nele. Muitas vezes, mais de uma leitura necessria para se alcanar uma compreenso razovel do texto. Faa anotaes, grife, consulte dicionrios, discuta com os colegas, pergunte-se se o que est lendo faz sentido. De qualquer maneira, caso voc no saiba como se faz uma leitura acadmica, antes de comear a ler as obras indicadas na bibliografia dos cursos, no deixe de consultar Introduo s tcnicas do trabalho intelectual, de Jos Carlos Bruni e Jos Aluysio Reis de Andrade, em especial a Primeira Parte, que trata da leitura. A cpia desse texto se encontra na pasta Redao Acadmica, no xerox da faculdade, prdio do meio. Em Severino, 2003, cap. III, tambm se encontram indicaes de como fazer uma leitura acadmica corretamente. Tambm importante salientar que a bibliografia secundria ou bibliografia de apoio nunca substitui a leitura da bibliografia bsica. Os manuais, livros paradidticos e de divulgao podem eventualmente ajudar a esclarecer dificuldades encontradas na interpretao dos textos indicados na bibliografia bsica. Entretanto, por seu carter introdutrio, costumam abusar de informaes de senso comum, quando no resultam em meras simplificaes de conceitos e argumentos. Uma formao acadmica slida exige o enfrentamento com os textos bsicos. 1.2. Resenhas: Antes de fazer qualquer resenha de livro ou artigo, no deixe de consultar o seguinte site: www2.ifrn.edu.br/.../resenhas_acad%EAmicas_gisele_carvalho.doc; 1.3. Como escrever um texto acadmico: Mais uma vez, recomenda-se fortemente que se consulte Introduo s tcnicas do trabalho intelectual, de Jos Carlos Bruni e Jos Aluysio Reis de Andrade, Segunda Parte, que trata da redao. Em todo caso, as advertncias seguintes sempre devero ser levadas em conta:

2 A) Em qualquer texto acadmico, seja resenha, anlise, resumo, projetos (iniciao cientfica, mestrado, doutorado, ps-doutorado), de primordial importncia escrever de maneira clara, precisa, concisa e com bom domnio do idioma culto. B) O texto deve se desenvolver por meio de encadeamentos lgicos ou nexos argumentativos evidentes. Um texto prolixo, impreciso e desorganizado dificilmente prender a ateno do leitor e, portanto, no conseguir convenc-lo das hipteses defendidas e das teses sustentadas. Um texto que exige do leitor um enorme esforo de compreenso , do ponto de vista demonstrativo, ineficaz. C) Convm que as frases sejam curtas e que cada uma delas contenha uma s ideia. Evite intercalaes excessivas ou ordens inversas desnecessrias. D) Na construo dos argumentos, preciso evitar tanto o excesso de pargrafos, em que cada frase considerada um novo pargrafo, como a ausncia de pargrafos. No texto, os pargrafos representam a articulao dos raciocnios e por isso a relao entre um pargrafo e o seguinte deve ser evidente e linear. Lembre-se que a mudana de pargrafo toda vez que se avana na sequncia do raciocnio marca o fim de uma etapa e o comeo de outra (SEVERINO, 2003, p. 85). E) Evite expresses coloquiais, grias, jarges, excesso de termos tcnicos, pedantismo, barbarismos, bem como expresses e raciocnios de senso comum. Tampouco aposte numa suposta erudio para impressionar o leitor. F) Um bom texto gramaticalmente correto. Respeite as regras de pontuao e acentuao (em especial a crase). Atente para a concordncia verbal e nominal, regncia verbal e nominal. Lembre-se que nem os acentos nem a pontuao foram abolidos. Na dvida, consulte um bom livro de gramtica e os dicionrios da lngua portuguesa.

2. CRITRIOS BIBLIOGRFICOS

Voc no pode citar os textos consultados de qualquer maneira. Existem regras especficas para isso, embora nem todas as revistas acadmicas se orientem pelos mesmos critrios bibliogrficos. A seguir, encontram-se as normas adotadas para a apresentao de colaboraes Revista Brasileira de Cincias Sociais: Livro: SOBRENOME DO AUTOR (em caixa alta) /VRGULA/ seguido do nome (em caixa alta e baixa) /PONTO/ data entre parnteses /VRGULA/ ttulo da

3 obra em itlico /PONTO/ nome do tradutor /PONTO/ n da edio, se no for a primeira /VRGULA/ local da publicao /VRGULA/ nome da editora /PONTO. EXEMPLO: SACHS, Ignacy. (1986), Ecodesenvolvimento, crescer sem destruir. Traduo de Eneida Cidade Arajo. 2a edio, So Paulo, Vrtice.

Artigo: sobrenome do autor, seguido do nome e da data (como no item anterior) / ttulo do artigo entre aspas /PONTO/ nome do peridico em itlico /VRGULA/ volume do peridico /VRGULA/ nmero da edio /DOIS PONTOS/ numerao das pginas. EXEMPLO: REIS, Elisa. (1982), Elites agrrias, state-building e autoritarismo. Dados, 25, 3: 275-96.

Coletnea: sobrenome do autor, seguido do nome e da data (como nos itens anteriores) / ttulo do captulo entre aspas /VRGULA/ in (em itlico)/ iniciais do nome, seguidas do sobrenome do(s) organizador(es) /VRGULA/ ttulo da coletnea, em itlico /VRGULA/ local da publicao /VRGULA/ nome da editora /PONTO. EXEMPLO: ABRANCHES, Srgio Henrique. (1987), Governo, empresa estatal e poltica siderrgica: 1930-1975, in O.B. Lima & S.H. Abranches (org.), As origens da crise, So Paulo, Iuperj/Vrtice.

Teses acadmicas: sobrenome do autor, seguido do nome e da data (como nos itens anteriores) /VRGULA/ ttulo da tese em itlico /PONTO/ grau acadmico a que se refere /VRGULA/ instituio em que foi apresentada /VRGULA/ tipo de reproduo (mimeo ou datilo) /PONTO. EXEMPLO: SGUIZZARDI, Eunice Helena. (1986), O estruturalismo de Piaget: subsdios para a determinao de um lugar comum para a Cincia e a Arquitetura. Tese de mestrado. Fundao Escola de Sociologia e Poltica de So Paulo, datilo.

3. REGRAS DE CITAES (SEGUNDO A ABNT): Existem 04 definies para citao: Citao: meno, no texto, de uma informao extrada de outra fonte; Citao direta: transcrio textual do autor consultado; Citao indireta: transcrio livre do autor consultado;

Citao de citao: transcrio direta ou indireta em que a consulta no tenha sido no trabalho original.

3.1. Regras Gerais A- Quando o(s) autor(es) citado(s) estiver no corpo do texto a grafia deve ser em minsculo, e quando estiver entre parnteses deve ser em maisculo. B- Devem ser especificadas, o ano de publicao, volume, tomo ou seo, se houver e a(s) pgina(s). C- A citao de at 03 linhas acompanha o corpo do texto e se destaca com dupla aspas. Exemplos: Barbour (1971, v.21, p. 35) descreve "o estudo da morfologia dos terrenos" "No se mova, faa de conta que est morta" (CLARAC; BONNIN, 1985, p. 72) D- Para as citaes com mais 03 linhas, deve-se fazer um recuo de 4,0 cm na margem esquerda, diminuindo a fonte e sem as aspas. Exemplo:
Devemos ser claros quanto ao fato de que toda conduta eticamente apropriada pode ser guiada por uma de duas mximas fundamentalmente e irreconciliavelmente diferentes: a conduta pode ser orientada para uma "tica das ltimas finalidades", ou para uma "tica da responsabilidade". Isso no dizer que uma tica das ltimas finalidades seja idntica irresponsabilidade, ou que a tica de responsabilidade seja idntica ao oportunismo sem princpios (WEBER, 1982, p.144).

E- Para citaes do mesmo autor com publicaes em datas diferentes, e na mesma seqncia, deve-se separar as datas por vrgula. Exemplo: (CRUZ, 1998, 1999, 2000) F- Nas citaes que aparecerem na seqncia do texto podem ser referenciadas de maneira abreviada, em notas: - apud - citado por, conforme, segundo; idem ou id - mesmo autor; ibidem ou ibid - na mesma obra; opus citatum, opere citato ou op. cit. - obra citada; passim - aqui e ali (quando foram retirados de intervalos); loco citato ou loc. Cit. - no lugar citado; cf. - confira, confronte;

5 - sequentia ou et seq. - seguinte ou que se segue. Somente a expresso apud pode ser usada no decorrer do texto.

4. HONESTIDADE INTELECTUAL1 Alm dessas regras que norteiam a redao acadmica, importante saber que a universidade preza a chamada honestidade intelectual. Entre os casos de desonestidade intelectual, o que nos interessa mais de perto diz respeito ao plgio. Plagiar, segundo as definies correntes2, : apresentar palavras e ideias alheias como se fossem prprias; usar trabalhos de outras pessoas sem fornecer os crditos; praticar roubo literrio; apresentar como novas e originais ideias extradas de uma fonte j existente.

Quer seja praticado por desconhecimento ou de propsito, o plgio moral e legalmente condenvel, j que implica se apropriar do trabalho de outra pessoa e posteriormente ocultar esse fato. Para tentar evit-lo, a seguir apresentamos brevemente alguns exemplos mais comuns dessa prtica. 4.1. Citao direta ou cpia literal de outro texto: o trecho plagiado idntico ao original. A diferena que o trecho citado no est entre aspas. Exemplo: Texto original: J que normalmente aconteciam no interior dos Estados territoriais modernos, supunha-se que as discusses acerca da justia concerniam s relaes entre cidados, deveriam submeter-se ao debate dentro dos pblicos nacionais e contemplar reparaes pelos Estados nacionais. (FRASER, Nancy (2009). Reenquadrando a justia em um mundo globalizado. Lua Nova, So Paulo, 77, Disponvel em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010264452009000200001&lng=pt&nrm=iso.) Texto plagiado: J que normalmente aconteciam no interior dos Estados territoriais modernos, supunha-se que as discusses acerca da justia concerniam s
1 2

Para uma exposio mais minuciosa desses e outros casos de plgio, veja-se Shikida, 2005. Veja-se http://www.plagiarism.org/plag_article_what_is_plagiarism.html.

6 relaes entre cidados, deveriam submeter-se ao debate dentro dos pblicos nacionais e contemplar reparaes pelos Estados nacionais.

4.2. Mistura ou intercalaes de diferentes trechos de textos. H casos em que o plagiador segmenta o texto original e o espalha ao longo do seu prprio texto, na tentativa de ocultar seu plgio. H casos, ainda, em que o plagiador intercala textos de diferentes autores. Exemplo: J que normalmente aconteciam no interior dos Estados territoriais modernos, supunha-se que as discusses acerca da justia concerniam s relaes entre cidados, deveriam submeter-se ao debate dentro dos pblicos nacionais e contemplar reparaes pelos Estados nacionais. Os debates sobre a situao atual que conduzimos hoje tornam evidente a ciso sempre maior entre os limitados espaos de ao circunscritos aos estados nacionais, de um lado, e os imperativos globais, ou seja, os imperativos econmicos que praticamente no se podem mais influenciar por meios polticos, de outro3.

4.3. Parfrase (tambm chamada de citao conceptual ou citao livre): reproduo em que no se transcrevem as prprias palavras do autor, mas, por outro lado, no se exclui o contedo do documento original. No entanto, nem toda parfrase constitui plgio. plgio quando h alterao e/ou inverso de ordem de algumas palavras ou frases, sem o reconhecimento da fonte original. A parfrase no plgio quando se reconhece a fonte original e so utilizadas as prprias palavras e frases. O texto original, nesse caso, serve apenas de inspirao. Se queremos dizer o que o autor argumenta com nossas prprias palavras, podemos usar os termos: conforme, segundo, de acordo etc. Exemplo de plgio (tendo como base o texto de Fraser citado acima em 4.1): Como as discusses sobre a justia normalmente aconteciam no interior dos Estados territoriais modernos, pensava-se que elas dissessem respeito s relaes entre cidados e, por isso, deveriam se submeter ao debate dentro das arenas nacionais, sendo as reparaes proporcionadas pelos Estados nacionais.

4.4. O fato de o texto original estar publicado na internet e ser de conhecimento pblico no significa que possa ser plagiado.


O trecho que se inicia com Os debates... at o fim deste pargrafo foi extrado de HABERMAS, Jrgen. (2007), So Paulo, Loyola, p. 146.
3

7 Alis, uma das possveis razes para o aumento de casos de plgio no interior das universidades se deve facilidade, proporcionada pela Internet, de empregar o recurso conhecido como copiar e colar. Esse recurso consiste em selecionar materiais de diferentes fontes e reuni-los num outro texto em que no se faz referncia aos autores originais. Em certos casos, o plagiador intercala um texto prprio entre os trechos citados ou intercala trechos de autores distintos (como j mencionado acima, em 4.2); em outros, ele simplesmente cola longos trechos de citaes, dando a entender que ele prprio escreveu todo o texto. preciso saber que muitos professores e leitores so capazes de identificar essa fraude, que mais frequentemente grosseira, mesmo quando o plgio resulta num texto altamente complexo. Quem praticar o plgio deve estar ciente de que, se a fraude for identificada, muito provavelmente haver punio. Plgio crime4. Assim, por exemplo, o aluno que plagiar num trabalho poder e dever ser reprovado.

5. QUESTES DE ESTILO 5.1 Expresses condenveis


a nvel (de), ao nvel face a, frente a onde (quando no exprime lugar) (medidas) visando sob um ponto de vista sob um prisma como sendo em funo de

Opes
em nvel, no nvel ante, diante de, em face de, em vista de, perante em que, na qual, nas quais, no qual, nos quais (medidas) destinadas a de um ponto de vista por (ou atravs de) um prisma suprimir a expresso em virtude de, por causa de, em conseqncia de, em razo de

5.2. Expresses no recomendveis a partir de (a no ser com valor temporal) atravs de (para exprimir meio ou instrumento
4

devido a fazer com que inclusive (a no ser quando significa incluindo-se) no sentido de, com vistas a

Opes com base em, tomando-se por base, valendo-se de por, mediante, por meio de, por intermdio de, segundo em razo de, em virtude de, graas a, por causa de compelir, constranger, fazer que, forar, levar a at, ainda, igualmente, mesmo, tambm a fim de, para, com o


Ver http://www.infoseg.gov.br/arquivos/o-plagio-e-crime

8
objetivo ou intuito de, com a finalidade de, tendo em vista j que, porque, uma vez que, visto que e

pois (no incio de orao) sendo que

5.3. Expresses que exigem cuidado


medida que = proporo que, ao mesmo tempo que, conforme na medida em que = tendo em vista que, uma vez que a meu ver, e no ao meu ver a ponto de, e no ao ponto de em termos de modismo; evitar at porque modismo; evitar em vez de = em lugar de ao invs de = ao contrrio de enquanto que o que redundante implicar em a regncia correta direta, isto , sem a preposio em ir de encontro a = chocar-se com ir ao encontro de = concordar com aonde no sinnimo de onde. Usar apenas com verbos de movimento, regidos pela preposio a, como ir e chegar Afim, numa nica palavra, significa que tem afinidade, parentesco, analogia: famlias afins, palavras afins. A fim de equivale a para, com a inteno de. A fim de, com o s entido de estar com vontade de, coloquial. No deve ser empregado em textos mais formais.

6. NOVO ACORDO ORTOGRFICO DA LNGUA PORTUGUESA5


Veja-se a ntegra do acordo em http://www.cultura.gov.br/site/2008/11/09/novo-acordo- ortografico-da-lingua-portuguesa-um-conversor-para-facilitar-o-trabalho/
5

10

Bibliografia consultada BRUNI, Jos Carlos, & ANDRADE, Jos A. R. (1989). Introduo s tcnicas do trabalho intelectual. Araraquara, Unesp. NOVO MANUAL DE REDAO. (1992), So Paulo: Folha de So Paulo, 331p.

11 O ESTADO DE S. PAULO. (1992), Manual de redao e estilo. 2a. ed. So Paulo, Maltese. REVISTA BRASILEIRA DE CINCIAS SOCIAIS (2009). LUA NOVA Revista de Cultura e Poltica (2009) SEVERINO, A. Joaquim (2003), Metodologia do trabalho cientfico. 20a. ed. So Paulo, Cortez. SHIKIDA, Cludio (2005), Honestidade acadmica e plgio: observaes importantes. Local de publicao no divulgado. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Coordenadoria Geral de Bibliotecas, Editora Unesp. Normas para publicaes da UNESP (1994), So Paulo, Editora UNESP, 4v., v. 1. Artigos de publicao peridica.

Sites consultados ASSOCIAO BRASILEIRA DE http://www.firb.br/abntmonograf.htm http://www.plagiarism.org/ http://sociology.camden.rutgers.edu/jfm/plagiarism/plagiarism-jfm.htm http://www.indiana.edu/~wts/pamphlets/plagiarism.shtml http://www.admin.cam.ac.uk/univ/plagiarism/students/statement.html http://naogostodeplagio.blogspot.com/ http://www.infoseg.gov.br/arquivos/o-plagio-e-crime NORMAS TCNICAS.

www2.ifrn.edu.br/.../resenhas_acad%EAmicas_-gisele_carvalho.doc

You might also like