You are on page 1of 9

O PEDAGOGO NAS ORGANIZAES

KOWALCZUK, Lidiane Mendes Ferreira - PUCPR lidianemendesf@gmail.com VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski - PUCPR alboni@alboni.com Eixo Temtico: Formao de Professores e Profissionalizao Docente Agncia Financiadora: no contou com financiamento Resumo A necessidade do pedagogo dentro das organizaes no conhecida ou ainda pouco divulgada no estado do Paran. O que leva uma organizao a contratar um pedagogo? Este trabalho tem por objetivo pesquisar o que faz uma organizao buscar um profissional de pedagogia para atuar na organizao e quais so suas caractersticas e atribuies. A pesquisa fundamentou-se teoricamente nas obras de Senge (2000), sobre a empresa que aprende; Ribeiro (2008), que descreve a atuao do pedagogo na empresa; e Meister (1999) que explica o funcionamento da Universidade Corporativa. Para a elaborao deste trabalho foram utilizadas a pesquisa bibliogrfica e a de campo. Para coleta de dados, realizaram-se entrevistas com diferentes profissionais que atuam na empresa, em seu setor de pessoal: um pedagogo, um psiclogo e um administrador. Foi possvel perceber que muitas organizaes contratam profissionais que tm pouco conhecimento na rea educacional, no entanto, a preocupao com a aprendizagem dentro das organizaes vem crescendo a cada dia. Mudanas exigidas pelas organizaes envolveram o profissional da pedagogia, especialmente em treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Nos dias atuais, muitas empresas no conhecem a amplitude e as atribuies do pedagogo e os locais em que ele pode atuar. A utilizao da Educao Corporativa para o desenvolvimento de pessoas, no entanto, tem trazido bons resultados, alm de agregar valores organizao. O estudo demonstrou que as funes do pedagogo nas organizaes muito ampla e tem como principal caracterstica atender as necessidades educacionais, desenvolver projetos para melhorar o desempenho profissional dos colaboradores para poder atuar em vrias frentes, como Recrutamento e Seleo e na rea de Gesto. Palavras-chave: Pedagogia nas organizaes. Educao corporativa. Treinamento e desenvolvimento.

Introduo

12468

A empresa um ambiente informal de aprendizagem, pois cada organizao funciona de maneira diferente, com sua prpria misso, viso e valores, exigindo que o colaborador a eles se adapte. Normalmente, nas organizaes h uma pessoa responsvel pelo treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, que nem sempre o pedagogo, mas outro profissional cuja formao no est voltada para educao. Observando a necessidade de desmistificar a cultura de que o pedagogo s trabalha na escola, este trabalho tem por objetivo explorar a atuao do pedagogo em outros contextos, diferentes da escola. Cadinha (2008, p.20) deixa clara a rea de atuao do pedagogo nas empresas, ao afirmar que o pedagogo um estudioso das aes educativas que ocorrem em todas as vidas sociais, culturais e intelectuais do sujeito inserindo em uma sociedade na qual ele contribui para o seu desenvolvimento. Com o advento das novas tecnologias e a construo do conhecimento dentro das organizaes, percebeu-se a necessidade de um profissional com as caractersticas do pedagogo, para atender s novas tendncias do mundo globalizado. Em paralelo com as mudanas do meio empresarial, o curso de pedagogia percorreu um longo caminho, nas ultimas dcadas, com discusses sobre a identidade do curso, espao de sua atuao, muitas vezes sem explorar a amplitude do prprio curso que possibilitaria, ao pedagogo, atuar em diferentes contextos na rea educacional. A clareza sobre as atribuies do pedagogo s se evidenciou em 2006, com a aprovao das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduao em Pedagogia (BRASIL, 2006). De acordo com Brando (1981, p. 20), so duas as principais funes da educao: o desenvolvimento individual das capacidades da pessoa e a adequao do indivduo como membro participante de uma coletividade, em que exercer um ofcio social visando ao bem comum. Geralmente, ao ouvir falar em educao, o primeiro pensamento o da escola. preciso lembrar, porm, que nos dias atuais, as organizaes empresarias valorizam o desenvolvimento dos colaboradores e a capacitao dentro da empresa. O pedagogo, assim, um agente educacional nas organizaes e sua funo a concretizao da educao dentro dos interesses empresariais de cada momento especfico. Estabelece-se na organizao como um profissional que agrega valores, juntamente com

12469

outros profissionais. Acompanha todo o desenvolvimento profissional dos colaboradores e seu desempenho viabiliza cursos internos e externos, tcnicos ou comportamentais. Nas Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia est expresso que o pedagogo pode atuar em espaos escolares e no escolares, ficando claro como ampla sua atuao. Em face dessas reflexes, sobreveio o questionamento referente s necessidades das empresas em querer um profissional como o pedagogo e surgiu o problema de pesquisa: Quais os motivos que levam as organizaes a contratar um pedagogo? O objetivo geral da pesquisa demonstrar a necessidade do pedagogo nas organizaes. Como objetivos especficos, mostrar o funcionamento e as vantagens de empresas que aprendem; as razes que determinam a contratao de um pedagogo na empresa; e a contribuio que ele pode trazer a ela. Foi utilizado o mtodo qualitativo atravs de entrevistas nas empresas que contribuem para a aprendizagem dos seus colaboradores. Mudanas nas empresas so reflexos da era da globalizao: elas se adaptam aos desafios que o mercado oferece. Assim, a cada dia que passa, as empresas tm que estar bem preparadas, ajustando-se e adaptando-se rapidez das mudanas. Desenvolvimento Com o impacto das novas tecnologias, as organizaes vm investindo na educao, mostrando a importncia da construo do conhecimento. Investir no crescimento intelectual dos colaboradores uma tendncia que vem crescendo no mundo moderno, o que leva a uma vantagem competitiva e a uma posio diferenciada no mercado globalizado. Senge (2000, p. 37) refere essas organizaes aprendentes como sendo aquelas

[...] nas quais as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar os resultados que realmente desejam, onde se estimulam padres de pensamentos novos e abrangentes, a aspirao coletiva ganha liberdade e onde as pessoas aprendem continuamente a aprender juntas.

As organizaes que aprendem tm um retorno tanto na satisfao dos colaboradores como no crescimento econmico, pois as pessoas comeam a ter um maior comprometimento com a equipe e terem um retorno em superao de resultados.

12470

A aprendizagem organizacional precisa levar em considerao o aprendizado individual para o sucesso e proporcionar condies para que o colaborador busque o conhecimento de si prprio. Quando a organizao no somente pensar no resultado e nas melhorias, e sim tambm no ambiente organizacional, ver que a aprendizagem acontece de forma coletiva, permitindo o desenvolvimento e mudana de valores e de conhecimento e criar uma atmosfera pela qual os colaboradores sentem prazer no trabalho e procuram, sempre, melhores resultados. As teorias antigas no cabem nos dias atuais, pois as organizaes mudaram os paradigmas antigos de aprendizagem para aumentar e melhorar o desempenho. Atualmente, a aprendizagem acontece de forma informal, em que os adultos aprendem fazendo, com mtodos adequados para a aprendizagem, exigindo mais das organizaes. Treinamento e Desenvolvimento ainda so utilizados por muitas organizaes, o que logo ser substitudo pela Educao Corporativa j que a aprendizagem tcnica no o suficiente para os dias de hoje. A aprendizagem tem que ser ampla e contnua, por meio da qual as pessoas criem, adquiram e propaguem seus conhecimentos, de forma crtica e flexvel, usando os prprios colaboradores para multiplicar os conhecimentos adquiridos. Promover programas educacionais nas organizaes fato consumado, pois visam ao desenvolvimento dos colaboradores em vrios aspectos e eles tm que se ajustar ao perfil exigido, tm que criar solues e estratgias para os constantes problemas que vo surgindo dentro das organizaes. Aquele que no se qualificar constantemente estar fora do mercado. O conhecimento tem que ser construdo constantemente, ao longo da vida, e dentro da empresa a aprendizagem ocorre de forma mais ampla,

[...] e no apenas para tornar a pessoa apta para determinada tarefa ou atividade. O perfil exigido de pessoas com postura voltada para o auto-desenvolvimento e para aprendizagem continua. necessrio educar, implantar um sistema educacional nas organizaes que privilegie desenvolver atitudes e posturas que vo alm do ensino tcnico e instrumental (MUNDIM; RICARDO, 2004, p. 49).

Com as novas exigncias do mundo organizacional e as constantes inovaes tecnolgicas, surgem estratgias para a difuso da educao, e a universidade corporativa como modelo de educao continuada.

12471

Essas empresas esto transformando suas salas de aula corporativas em infraestruturas de aprendizagem corporativa, em que o objetivo desenvolver meios de alavancar novas oportunidades, entrar em novos mercados globais, criar relacionamentos mais profundos com os clientes e impulsionar a organizao para um futuro. (MEISTER, 1999, p.19).

Educao corporativa mais que um treinamento empresarial, um processo de aprendizagem e de inovao nas organizaes, mas seu resultado no visto de um dia para outro, um processo longo e contnuo. Os programas de formao educacional visam a desenvolver profissionais com conhecimentos amplos, habilidades e competncias. Organizaes e colaboradores tm que andar juntos, ter os mesmos objetivos e valores para se tornarem mais competitivos no mundo globalizado. Segundo Eboli (1999, apud MUNDIM; RICARDO, 2004, p.101), os principais objetivos da educao corporativa so:

Difundir a idia de que o capital intelectual ser o fator de diferenciao das empresas no prximo milnio; Despertar nos talentos humanos a vocao para o aprendizado; Incentivar e estruturar atividades de autodesenvolvimento; Motivar e reter os melhores talentos, contribuindo para o aumento da felicidade pessoal, dentro de um clima organizacional.

Tais objetivos deixam claro que o conhecimento essencial para o mercado competitivo. No basta a organizao investir nos colaboradores, tem que convenc-los a ter vontade de se desenvolver e aperfeioar. Uma organizao que aprende busca colaboradores com perfil de autodesenvolvimento, pessoas empreendedoras que trazem estabilidade para o colaborador. Obter uma vantagem competitiva e conseguir que as organizaes entrem em mercados fechados ampliando sua rea de atuao um dos resultados esperados pela Universidade Corporativa. Usar a educao para conquistar novos clientes um resultado slido para atingir as metas empresariais. Nas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia (BRASIL, 2006), no Art. 5, inciso IV, explicitado que o pedagogo pode atuar em espaos escolares e no escolares, em diferentes fases do desenvolvimento humano. Isso deixa claro como ampla atuao do pedagogo, lembrando que sua atuao sempre ser na rea da educao, que ocorre em todos os lugares.

12472

O pedagogo pode atuar em diferentes contextos em processos educativos, desde a investigao elaborao de propostas educacionais, atendendo necessidade da organizao. O envolvimento do pedagogo na rea educacional e no desenvolvimento humano, onde ir coordenar os projetos junto organizao. Entende-se que ele a pessoa mais preparada para atuar em contextos que privilegiam a rea educacional, pois um profissional completo e tem ferramentas para aplicar nas organizaes que incentivam o conhecimento intelectual de seus colaboradores. Educar nas organizaes significa provocar mudanas de comportamento, proporcionando o crescimento e desenvolvimento da organizao e dos colaboradores, alm de favorecer a flexibilidade, agilidade de raciocnio e capacidade de anlise.

A Pedagogia Empresarial se ocupa basicamente com os conhecimentos, as competncias, as habilidades e as atitudes diagnosticados como indispensveis/necessrios melhoria da produtividade. Para tal, implanta programa de qualificao/requalificao profissional, produz e difunde o conhecimento, estrutura o setor de treinamento, desenvolve programas de levantamentos de necessidades de treinamento, desenvolve e adapta metodologias da informao e da comunicao s prticas de treinamentos (RIBEIRO, 2008, p. 11).

As experincias j adquiridas pelos colaboradores tm que ser valorizadas pelo pedagogo, pois este conhecimento pode ser usado como aliado para construir novos conhecimentos e adaptado s metodologias para a educao de adultos, que aprendem fazendo. Igualmente o pedagogo tem que conscientizar os colaboradores para a importncia da educao continuada, que sempre acompanha as mudanas da sociedade.

A Pesquisa de Campo Para realizar esta pesquisa, utilizou-se de uma abordagem qualitativa. As entrevistas foram realizadas nas prprias empresas e gravadas com a permisso dos participantes. Como afirma Gil (2000, p. 121), o modo mais confivel de reproduzir com preciso as resposta registr-las durante a entrevista, mediante anotaes ou com uso de gravador. O universo da pesquisa foi constitudo por trs organizaes de grande porte, localizadas no municpio de Curitiba, que investem na educao de seus colaboradores. Junto

12473

ao departamento de gesto de pessoas (RH), foram entrevistados diferentes profissionais: um pedagogo, um psiclogo e um administrador de empresas. Das respostas obtidas, foi possvel concluir que o treinamento e o desenvolvimento fazem parte das empresas pesquisadas. H cursos prontos que fazem parte do contexto, bem como projetos voltados para o desenvolvimento. As empresas promovem os cursos para melhorar os resultados e incentivam os seus colaboradores a participar, proporcionando-lhes o crescimento do conhecimento e favorecendo a flexibilidade. Ficou visvel que o trabalho do administrador, do pedagogo empresarial e do psiclogo deve ser executado em conjunto, como refere Cadinha (2008), que destaca a importncia do conhecimento em reas diferentes, para que se alcance o sucesso da empresa. Observou-se que as grandes organizaes no do conta da demanda de R&S e T&D, tendo que buscar a terceirizao. Muitas esto implantando a educao corporativa para que a rotatividade diminua. Percebeu-se, das respostas obtidas, que a rea de desenvolvimento humano das empresas tem caractersticas prprias. Algumas organizaes no conhecem a amplitude do curso de pedagogia e as vantagens de ter este profissional que pode atuar em diferentes contextos e cooperar para o desenvolvimento das pessoas. Suas atribuies nas organizaes so: fazer o diagnstico, analisar, planejar, implantar e avaliar, utilizando a metodologia adequada. Pode, tambm, ajudar em problemas que surjam na rea educacional de forma mais prtica, conforme citado anteriormente. A importncia da educao nas empresas est crescendo a cada dia e o incentivo para a capacitao dos seus funcionrios grande. H subsdios para realizao de cursos e se comea a ver a educao como um investimento e no como um gasto, porque o retorno desse investimento positivo. Todas as empresas entrevistadas tm programas de incentivo aprendizagem e mostram que essencial a aprendizagem contnua. Elas investem nos colaboradores para que possam obter bons resultados. Consideraes Finais

12474

A realizao da pesquisa teve como intuito discutir as caractersticas de um pedagogo que atue nas organizaes e a contribuio que ele pode dar nessa rea, desmistificando a cultura de que esse profissional s trabalha em escolas. Algumas pessoas ainda pensam que a Pedagogia est estritamente relacionada escola, que a atuao desse profissional na rea educativa, sem saber que o pedagogo pode atuar em todas as reas que requerem um trabalho educativo. Com as entrevistas, foi possvel comprovar que as empresas esto interessadas no aprendizado dos seus colaboradores. Perceberam que a atualizao dos conhecimentos dos colaboradores se reflete nos resultados que a prpria empresa pretende alcanar. Observou-se que as trs empresas participantes contribuem e investem para o desenvolvimento da aprendizagem dos seus colaboradores, promovendo programas de T&D, educao corporativa, e com bolsas parciais de estudos para aqueles que desejem realizar cursos. Nas grandes organizaes, o pedagogo o responsvel pela elaborao de projetos, inclusive de implantao de universidades corporativas, alm de desenvolver outras funes, entre elas a confeco de material didtico e a avaliao da viabilidade de cursos e programas educacionais. Alm disso, responsabiliza-se pelos treinamentos e pode prestar consultoria ou assessoria na rea educacional das organizaes. Cabe ao pedagogo que atua em organizaes buscar estratgias e metodologias que garantam melhor aprendizagem, apropriao de informaes e conhecimentos por parte dos colaboradores. As empresas pesquisadas demonstraram reconhecer a importncia de ter um pedagogo, por sua formao com prtica na educao, no quadro de funcionrios. Com a pesquisa, pretende-se colaborar para mudar a viso das organizaes e de acadmicos sobre os vrios contextos em que o pedagogo nas organizaes. No contato com as empresas, percebeu-se que a linguagem usada por elas totalmente diferente da usada nas escolas. Disso decorre que os pedagogos tm que adequar sua linguagem de forma a que seja aceita pelas empresas, sem tentar transformar a empresa em uma escola. Neste sentido, o curso de Pedagogia ainda no possibilita uma formao voltada educao empresarial.

12475

REFERNCIAS

BRANDO, C. R. O que educao. So Paulo: Brasiliense, 1981, 1995. (Coleo Primeiros Passos; 20). BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduao em Pedagogia RESOLUO CNE/CP N. 1, 2006. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf >. Acesso em: 15/08/2010. CADINHA, M. A. Conceituando pedagogia e contextualizando pedagogia empresarial. In: LOPES, I.; TRINDADE, A.B.; CADINHA, M. A. (org.). Pedagogia empresarial: formas e contextos de atuao. Rio de Janeiro: Wak, 2008, p. 15-36. GIL, A. C. Tcnicas de pesquisa em economia e elaborao de monografia. So Paulo: Atlas, 2000. MEISTER, J. C. Educao corporativa: a gesto do capital intelectual atravs das universidades corporativas. So Paulo: Makron Books, 1999. MUNDIM, A. P. F.; RICARDO, E. J. Educao corporativa: fundamentos e prticas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004. RIBEIRO, A. E. do A. Pedagogia empresarial: atuao do pedagogo na empresa. Rio de Janeiro: Wak, 2008. SENGE, P. M. A quinta disciplina: arte e prtica da organizao que aprende. So Paulo: Best Seller, 2000.

You might also like