You are on page 1of 4

CIRCUITO ELTRICO Durante todo o estudo de eletrnica, muitas vezes se utiliza o termo circuito que significa simplesmente o conjunto

de caminhos percorridos pela corrente eltrica incluindo fontes, condutores e componentes receptores de energia eltrica. FONTES DE ENERGIA ELTRICA A energia eltrica no pode ser gerada a partir do nada, mas apenas transformada a partir de outra forma de energia. Desta forma as fontes de tenso eltrica transformam em energia eltrica algumas outras formas de energia, entre elas a calorfera, a luminosa, a qumica e a magntica. Os transformadores de energia luminosa em energia eltrica tm uma potncia tal que serve para alimentar desde calculadoras de pequeno porte e relgio de pulso at residncias e pequenas mquinas, dependendo da eficincia das coletoras de luz. Os transformadores de energia qumica em eltrica conseguem altas potncias a ponto de alimentar aparelho de som e imagem, lanternas, motores entre outros. So as conhecidas pilhas e baterias. As baterias so associaes de pilhas que por sua vez so os elementos bsicos da transformao de energia qumica em eltrica. As fontes qumicas que so recarregveis se denominam acumuladores Os geradores que produzem energia para alimentar industrias e residncias transformam energia mecnica em eltrica, atravs da induo eletromagntica. FONTES IDEAIS As fontes de tenso ideais so aquelas que fornecem um determinado valor de tenso de forma independente do valor de corrente que lhe seja exigido. J as fontes de corrente ideais devem fornecer um mesmo valor de corrente independentemente do valor do impedncia a elas conectadas. Embora estejam longe de serem ideais, os transmissores eletrnicos de sinais de instrumentao se comportam como fontes de corrente constante para qualquer valor de impedncia alimentada, desde que respeitado seu limite. FONTES REAIS As fontes de tenso reais apresentam uma tenso que, normalmente, cai com o aumento da corrente. As fontes de correntes reais apresentam limitao quanto ao valor mximo de impedncia a elas conectada, valor acima do qual a corrente diminui proporcionalmente impedncia. Smbolos das fontes de tenso.
figura 5

Smbolo de fonte de corrente.

figura 6

A CORRENTE EM FUNO DO TEMPO CORRENTE CONTNUA E A ALTERNADA A tenso de fontes como as baterias e pilhas utilizadas em equipamentos portteis, chamada contnua assim como a corrente por elas gerada. Esta nomenclatura se deve ao fato de que a tenso neste caso apresenta um s sentido ao longo do tempo, ou seja a polaridade dos terminais neste tipo de fonte invarivel.. Neste caso a corrente tambm tem sentido nico, sendo por isso chamado corrente contnua. A corrente contnua abreviada por CC (ou, do ingls, DC) e a tenso contnua VCC (ou do ingls DCV). A tenso fornecida pelas tomadas de energia eltrica no Brasil e na maioria dos pases do mundo, pelos alternadores dos automveis, pelos chamados geradores. pelos aparelhos de som entre outros, do tipo alternada. Recebe o nome de tenso alternada aquela que troca periodicamente de polaridade. Desta forma o terminal que em um dado instante negativo, no instante seguinte positivo em relao ao outro.

A tenso alternada tem a polaridade periodicamente invertida

A corrente que flui neste caso tem sentido constante invertido, sendo por isso chamado corrente alternada. A corrente alternada abreviada por CA (ou do ingls, AC) e a tenso alternada, VCA (ou, do ingls, ACV). A tenso ou corrente alternada das tomadas variam no tempo de forma senoidal, como visto no grfico abaixo. Existem ainda outros tipos tambm comuns como as de formato quadrado, triangular, dente de serra e outras.
Velocidade zero Velocidade mxima

figura 7


figura 9

rm s

figura 8

A onda senoidal se caracterisa por diferetes velocidades de variao ao londo da oscilao: ao passar pelo ponto mdio sua velocidade a mais alta diminuindo medida que se aproxima dos picos, onde inverte de sentido.

O VALOR DA TENSO ALTERNADA As tenses alternadas apresentam valores diferentes que se alternam ao longo do tempo. O conjunto de valores diferentes que se repetem ao longo do tempo chama-se ciclo e o tempo de durao do ciclo denomina-se perodo (T) e medido em segundos. A quantidade de ciclos que se completam por unidade de tempo chama-se freqncia (f), e normalmente medida por segundo. A razo ciclo por segundo denominada HERTZ , abreviado por Hz.
T = l /f.

A Freqncia de oscilao da tenso das tomadas de 60 Hz e seu perodo , conseqentemente, de 16,6 ms. A tenso alternada das tomadas tem formato senoidal, e por tanto assume diversos valores ao longo do tempo. Como definir ento o valor desta tenso? O valor encontrado por seus efeitos: Uma tenso senoidal produz a mesma potncia que uma tenso contnua com 70,7% do valor de pico de tal senide. Assim , para fins de clculos, usa-se 70,7% do valor de pico da tenso senoidal, sendo esta tenso chamada tenso eficaz ou RMS Vrms = Vpico * 0,707 Em alguns casos refere-se ao valor de pico-a-pico da onda ,que o dobro do valor de pico Abaixo v-se uma onda senoidal e seus valores de pico, de pico a pico e eficaz pico a pico.

O valor eficaz da onda de tenso alternada dado pelos seus efeitos figura 10

eficaz

rms

pico

figura 11 Pico a pico

Exerccios resolvidos 11. A freqncia de oscilao de um sistema de 180Hz. Qual o perodo de duarao de cada ciclo ? R: Como a durao de cada ciclo o inverso da freqncia, a durao do ciclo citado de T=1 /180 = 0,0055s ou 5,5ms 12. Qual a durao de cada ciclo das ondas eletromagnticas transmitidas pelas antenas de uma emissora de rdio cuja freqncia de 1220kHz? R: convertida a freqncia para a unidade Hertz, vem T= 1 / 1220000=0,000000819s ou 819ns. 13. Uma onda tem uma durao de 0,04ms. Calcular sua freqncia. R: O perodo que a durao de 0,00004s logo a freqncia de f = 1 / T f=1 / 0,00004 = 25000Hz ou 25kHz. 14. Uma onda de tenso senoidal tem um valor de pico de 400V. Calcular seu valor eficaz e seu valor pico a pico R: o valor eficaz calcula-se por Vrms=Vpico/2 Vrms = 400/1.414=282.84V o valor de pico a pico o dobro do valor de pico Vpp=2*400 =800V 15. Calcular o valor de pico da onda de tenso alternada de valor eficaz de 220V R: Vpico=Vrms*2Vpico=220 * 1,414= 311V

You might also like