You are on page 1of 53

Os Ciclos Biogeoqumicos

Estgio- Docncia: Camila Macdo Medeiros

Ciclos Biogeoqumicos
Bio
Porque os organismos vivos interagem no processo de sntese orgnica e decomposio dos elementos.

Geo
Porque o meio terrestre a fonte dos elementos.

Qumico
Porque so ciclos de elementos qumicos.

o A Biogeoqumica a cincia que estuda a troca ou a circulao de matria entre os componentes vivos e fsico-qumicos da Biosfera (Odum, 1971).

Ciclos Biogeoqumicos

Trata-se de movimentos cclicos de elementos qumicos entre o meio biolgico e o ambiente geolgico. Caractersticas:
Existncia de um depsito geolgico; Presena de seres vivos; Cmbios qumicos; Movimento do elemento qumico.

Ciclos Biogeoqumicos
o Os elementos necessrios vida - gua, carbono, oxignio, nitrognio, etc. - passam por ciclos biogeoqumicos que mantm sua pureza e a capacidade de serem aproveitados pelos seres vivos.

% elementos mais presentes nos seres vivos


Elemento O C H N Ca P S Fe Homem 65,0 18,0 10,0 3,3 1,5 1,0 0,25 0,005

Elementos essenciais vida

Nutrientes elementos qumicos e sais dissolvidos necessrios ao crescimento e a reproduo dos seres vivos.

Macronutrientes quantidades superiores 0,2 por cento do peso orgnico seco do ser vivo (C, H, O, N, Ca, P, S, K, Cl, Na, Mg e Fe); Micronutrientes quantidades inferiores 0,2 por cento do peso orgnico seco do ser vivo (Al, Bo, Cr, Zn, Mo, V e Co).

Classificao dos ciclos biogeoqumicos


o Ciclos Gasosos - o depsito est na atmosfera ou hidrosfera, composto dos seguintes nutrientes:
Oxignio Carbono Nitrognio Reservatrio a atmosfera Grande reservatrio est na hidrosfera, na forma de gs carbnico. Embora tambm esteja presente na atmosfera Reservatrio a atmosfera

o Ciclos Sedimentares - o depsito est na crosta terrestre, composto dos seguintes nutrientes:
Fsforo Enxofre Os reservatrios so as rochas formadas em remotas eras geolgicas O maior reservatrio so as rochas e sedimentos

o Ciclo da gua - Os depsitos so o mar, rios, lagos e os lenis


subterrneos.

Ciclo do Carbono

Ciclo do carbono
o O carbono um elemento qumico de grande importncia para

os seres vivos, pois participa da composio qumica de todos os componentes orgnicos e de uma grande parcela dos inorgnicos tambm.

o O gs carbnico se encontra na atmosfera numa concentrao bem baixa, aproximadamente 0,03% e, em propores

semelhantes, dissolvido na parte superficial dos mares, oceanos, rios e lagos.

CICLO DO CARBONO

Ciclo do Carbono
o Parte dos restos de animais e vegetais pode no sofrer decomposio e transformar-se em combustveis fsseis (carvo e petrleo). Boa parte do carbono que estava preso durante milhes de anos nessas substncias, est sendo devolvido atmosfera, atravs da queima de combustveis. o Em conseqncia destas queimas, a concentrao de CO2 na atmosfera aumentou nos ltimos anos.

Ciclo do Carbono

O efeito estufa hoje uma das principais preocupaes de governos e de instituies internacionais ligadas ao problema ambiental.

EFEITO ESTUFA CONSEQNCIAS


o o o o Alteraes nos Ecossistemas extino de espcies Derretimento das Geleiras Perdas na Produo Agrcola Alteraes nas Correntes Marinhas

Ciclo do Carbono
Resultados de medies de concentrao a partir de 1820, obtidos pela anlise de ar contido em camada de gelo polar, e informaes sobre o estoque

florestal, obtidos do exame de anis de crescimento de rvores, permitiram estabelecer uma base de informaes da qual se pode deduzir a contribuio fsseis para dos o

combustveis

carbono atmosfrico.
Fonte: Ferreira. em http://ecen.com/eee26/emis_omar.htm.

Ciclo do Carbono
O carbono emitido pelas fontes biticas e pelo uso da energia parcialmente absorvido nos

sumidouros naturais (biomassa e oceanos), ficando o restante na atmosfera. Esta ltima parte a causa das preocupaes a curto prazo. Naturalmente impossvel carimbar o carbono conforme sua origem, de forma que um confronto entre a emisso e a reteno na atmosfera referir-se- ao carbono total em circulao.
Fonte: Ferreira. em http://ecen.com/eee26/emis_omar.htm.

Vamos assistir um vdeo?!

Ciclo do Oxignio

Ciclo do Oxignio
o O oxignio se distribui em trs reservatrios: a atmosfera (os gases que rodeiam a superfcie da terra), a biosfera (os organismos vivos e o seu ambiente prximo) e a litosfera (a parte slida exterior da terra). o O oxignio o elemento mais abundante na crosta terrestre e nos oceanos, e o segundo na atmosfera. o Na atmosfera encontra-se como oxignio diatmico/oxignio

molecular (O2), dixido de carbono (CO2), oznio (O3), dixido de nitrognio (NO2), monxido de nitrognio (NO), dixido de enxofre (SO2), etc.

Ciclo do Oxignio
o O oxignio molecular (O2) representa 20% da atmosfera terrestre. Este oxignio satisfaz as necessidades organismos de todos que os o terrestres

respiram no seu metabolismo o O principal fator na produo de oxignio a fotossntese, que responsvel pela e atual pela atmosfera terrestre

existncia da vida

Ciclo do Oxignio

Alteraes no ciclo do Oxignio


o O fator mais recente que afeta o ciclo do oxignio na biosfera e o balano de oxignio na terra, o prprio homem. o Alm de inalar oxignio e de exalar dixido de carbono, o homem contribui para diminuir o nvel de oxignio e aumentar o de dixido de carbono o pela queima de combustveis; o pelo desmatamento e o pela pavimentao de terras anteriormente verdes.

Ciclo do Nitrognio

Ciclo do Nitrognio
O ciclo do nitrognio, assim como o do carbono, um ciclo gasoso. Apesar dessa similaridade, existem algumas diferenas notveis entre os dois ciclos: o a atmosfera rica em nitrognio (78%) e pobre em Carbono (0,032%); o apesar da abundncia de nitrognio na atmosfera, somente um grupo seleto de organismos consegue utilizar o nitrognio gasoso; o o envolvimento biolgico no ciclo do nitrognio muito mais extenso do que no ciclo do carbono.

Ciclo do Nitrognio

Ciclo do Nitrognio
FIXAO O nitrognio utilizvel pelos seres vivos o combinado com o hidrognio na forma de amnia (NH3). A transformao do N2 em NH3 chamada fixao. o Fenmenos fsicos, como os relmpagos e fascas eltricas, so processos fixadores de nitrognio. A produo de amnia por esses fenmenos atmosfricos pequenssima, sendo praticamente negligencivel em face s necessidades dos seres vivos. A fixao do nitrognio por esses meios denominada fixao fsica.

Ciclo do Nitrognio
o

Outra forma de fixao de nitrognio a fixao industrial, realizada por indstrias de fertilizantes, onde se consegue uma elevada taxa de fixao de nitrognio. A fixao do nitrognio realizada pelas bactrias, algas azuis e fungos que vivem livres no solo ou associados s razes de plantas denominada de fixao biolgica ou biofixao.

Ciclo do Nitrognio
AMONIZAO o Quando os decompositores comeam a atuar sobre a matria orgnica nitrogenada (protenas do hmus, por exemplo), liberam diversos resduos para o ambiente, entre eles a amnia (NH3). Combinando-se com a gua do solo, a amnia forma hidrxido de amnio que ionizando-se produz o on amnio (NH4+) e hidroxila. Esse processo denominado de amonizao.

Ciclo do Nitrognio

NITRIFICAO A oxidao dos ons amnio produz nitritos como resduos nitrogenados, que por sua vez so liberados para o ambiente ou oxidados a nitrato. A converso dos ons amnio em nitrito e nitrato conhecida por nitrificao, que ocorre pela ao de bactrias nitrificantes (Nitrosomas, Nitrosococus, Nitrobacter). O processo de nitrificao pode ser dividido em duas etapas:

Nitrosao: A amnia transformada em nitrito Nitratao: Ocorre a transformao do on nitrito em on nitrato

Ciclo do Nitrognio
DESNITRIFICAO o A amnia produzida pelos fixadores ou pela amonizao pode ser aproveitada pelas bactrias nitrificantes ou ser transformada em N2 livre, desprendendo-se para a atmosfera. Essa devoluo de nitrognio para a atmosfera conhecida por desnitrificao e comumente realizada pelas bactrias denitificans). desnitrificantes (Pseudomonas Aparentemente indesejvel, a desnitrificao necessria porque, se no ocorresse, a concentrao de nitratos no solo aumentaria de maneira desastrosa.

Vamos assistir um vdeo?!

Ciclo do Fsforo e do Enxofre

Ciclo do Fsforo
o

O ciclo do fsforo mais simples do que os ciclos do e do nitrognio, pois no existem muitos

carbono

compostos gasosos de fsforo, apenas um composto de fsforo realmente importante para os seres vivos que o on fosfato. oO fsforo um de elemento qumico que participa do

estruturalmente

molculas

fundamentais

metabolismo celular, como fosfolipdios, coenzimas e cidos nuclicos. Alm disso, um nutriente limitante do

Ciclo do Fsforo

Fosfato na Rocha

Fosfato no Solo

Vegetais

Animais

Decompositor Rochas

Fosfato nos Mares

Cadeia Alimentar Algas Peixes Aves

Excrementos de Aves Marinhas

Ciclo do Fsforo

o Os grandes reservatrios de fsforo so as rochas. Esses reservatrios, devido ao intemperismo, pouco a pouco fornecem o fsforo para os ecossistemas, onde absorvido pelos vegetais e posteriormente transferido aos animais superiores e, por conseqncia, ao Homem, via cadeia alimentar. o O retorno do fsforo ao meio ocorre pela ao de bactrias fosfolizantes, atuando nas carcaas de animais mortos. O fsforo retorna ao meio na forma de composto solvel, sendo portanto facilmente carregado pela chuva para os lagos e rios e destes para os mares, de forma que o fundo do mar passa a ser um grande depsito de fsforo solvel.

Ciclo do Fsforo

As aves marinhas desempenham um papel importante na restituio do fsforo marinho para o ambiente terrestre, pois ao se alimentarem de peixes marinhos e excretarem em terra firme, trazem o fsforo de volta ao ambiente terrestre.

Ciclo do Enxofre
As protenas dependem basicamente do enxofre. O enxofre encontrado no solo em combinaes de sais de sulfato, sulfetos e minrio. Nas proximidades de vulces, o enxofre encontrado na sua forma original, razo pela qual h muitas unidades de explorao nestas regies.

Ciclo do Enxofre

O ciclo do enxofre compreende 6 etapas bsicas: a) As plantas absorvem compostos contendo enxofre alm dos sulfatos; b) Na produo de aminocidos das plantas o hidrognio substitui o oxignio na composio dos sulfatos; c) Os seres vivos se alimentam das plantas; d) microorganismos decompe os aminocidos que contm enxofre nos restos de animais e plantas, criando sulfito de hidrognio; e) o enxofre extrado do sulfito por bactrias e microorganismos; f) sulfatos so produzidos pela ao de microorganismos na combinao do enxofre com o oxignio.

Ciclo do Enxofre
o O ciclo do enxofre complicado pelo grande nmero de estados de oxidao que este elemento pode assumir, incluindo o sulfeto de hidrognio (H2S), dixido de enxofre (SO2), sulfato (SO42) e cido sulfrico (H2SO4), entre outros; o Os processos inorgnicos so responsveis por muitas destas

transformaes; o Bactrias, que seqestram o enxofre e/ou o liberam para o meio ambiente; o Apresenta um ciclo com dois reservatrios: um maior, nos sedimentos da crosta terrestre outro, menor, na atmosfera.

Ciclo da gua

Ciclo da gua
o Pode definir-se ciclo hidrolgico como a seqncia fechada de fenmenos pelos quais a gua passa.

Evaporao

Infiltrao

Precipitao

Escoamento

Quantidade de gua

Recursos Hdricos

Distribuio da gua no Brasil

Ciclo Hidrolgico

Etapas do Ciclo Hidrolgico

Alteraes no Ciclo da gua


O desmatamento da deixa e a

retirada vegetal

cobertura o solo

desprotegido, facilitando a eroso e o assoreamento dos rios, lagos e lagoas.

o A eroso do solo deixa-o imprprio para a agricultura e atividades pastoris e o assoreamento dos rios pode provocar enchentes catastrficas.

Alteraes no Ciclo hidrolgico


o

O ciclo da gua um dos reguladores de todos os outros ciclos, de tal sorte que caso ele seja quebrado ou mesmo tenha seu equilbrio alterado de alguma forma, todos os outros ciclos sofrero abalos em sua forma de atuao. Uma alterao no ciclo da gua leva, por exemplo, a uma alterao no ciclo do fsforo. pela ao da gua que parte do fsforo retirado das rochas e absorvido pelas plantas e em seguida incorporado aos organismos superiores via alimentao.

Vamos Exercitar!!!

Comente como as atividades antrpica alteram os ciclos biogeoqumicos.

Respostas

At a prxima aula!!!

You might also like