You are on page 1of 17

A perspectiva cognitiva da aprendizagem

Profa. Ms. Ana Cludia Gouveia de Sousa

Abordagem cognitivista
Diferentes teorias cognitivistas.

Cognio: conhecimento e atribuio de significado realidade, a partir de experincias sensoriais, representaes, pensamentos e lembranas.
Aprendizagem: processo de relao do sujeito com o mundo externo. Resulta da reorganizao da percepo ou personalidade, sendo o indivduo um ser ativo. Pensamento, linguagem, ateno, memria - processos cerebrais essenciais manuteno do comportamento aprendido.

Teoria da Aprendizagem Social (Albert Bandura)

Albert Bandura (Canad 1925) Cognitivista comportamental: scio-behaviorismo; abordagem cognitiva social (Bandura);
Dollard e Miller (dcada de 1930)

Teoria da Aprendizagem Social


Bandura (dcada de 1960)

Ideias centrais de Bandura


Aprendizagem por imitao ao observar comportamentos e suas consequncias, mas sem reforo; controle do prprio comportamento pelo indivduo. Auto-ativao, resposta consciente sobre o meio. Na Aprendizagem social imitao no cpia fiel. H processos cognitivos, emocionais e contextuais intervindo . S cognio R; Expectativas do reforo.

Ex: aluno viajar com colegas da escola se passar por mdia. Ele passa a se empenhar pela expectativa da viagem (reforo) e no por ela prpria. Processo emocionais, da conscincia mediando o comportamento.

Aprendizagem por observao


Imitao de comportamentos socialmente aceitveis ou no, tanto da vida real como simblicos (livros, filmes, programas de TV etc.) Propriedades do modelo, comportamentos a serem imitados, consequncias e necessidades de treino influenciam na aprendizagem. A aprendizagem por observao ou imitao pode ser descrita por quatro processos inter-relacionados:
Ateno: observao atenta, seleo e diferenciao de traos distintivos do modelo. Reteno: Comportamento do modelo armazenado simbolicamente na memria. Desempenho: reproduz o comportamento do modelo, pois o acha adequado. Motivao e reforo: Comportamento reforado externa e internamente (auto-reforo)

Aprendizagem por observao


Em relao aprendizagem escolar, importante que o professor oferea , constantemente, diferentes modelos de observao para o aluno, considerando a adequao destes s capacidades dos alunos e a valncia afetiva do professor, ou seja, a atratividade do professor como modelo para os alunos (LA ROSA, p. 79) A abordagem de Bandura consiste em uma teoria de aprendizagem social, porque estuda a formao e a modificao do comportamento nas situaes sociais. (SCHULTZ e SCHULTZ, 2006, p. 306).

Teoria da Aprendizagem Significativa (David Ausubel)


David Paul Ausubel (USA 1918) Ops-se ao behaviorismo, defendeu ideia de uma teoria voltada para a aprendizagem escolar em situao formal de ensino, de forma sistemtica, intencional e planejada. Pela complexidade da educao, necessidade de articular aprendizagem e ensino. Aprendizagem: processo de organizao das informaes e de integrao dos contedos estrutura cognitiva do aluno. E, dependendo do grau dessas informaes pode ser: aprendizagem memorstica ou aprendizagem significativa.

Teoria da Aprendizagem Significativa (David Ausubel)

Aprendizagem memorstica, mecnica ou automtica: novas informaes chegam ao aluno com pouca ou nenhuma associao com conceitos existentes na estrutura cognitiva.

Aprendizagem significativa: novo contedo relaciona-se com conceitos presentes na estrutura cognitiva, os pontos de ancoragem ; subsunes ou ganchos cognitivos que servem para organizar previamente os conhecimentos

Teoria da Aprendizagem Significativa (David Ausubel)


Condies essenciais para a aprendizagem significativa:
Lgica de organizao e estruturao do contedo, que lhe d significado; Relao do contedo novo com o que o aluno j traz em sua estrutura cognitiva, sobre o assunto. Motivao, desejo consciente do aluno de aprender significativamente.

Aprendizagem memorstica e significativa so um continuum. Na escola, as duas devem estar presentes.

Estrutura Cognitiva

Aprendizagem

Aprendizagem Significativa

_____contnuo______

Aprendizagem Mecnica

Por Recepo

Por Descoberta

O ensino e a aprendizagem na concepo de Ausubel


Para aprendizagem significativa acontecer, deve haver conexo da estrutura conceitual do ensinado com a estrutura cognitiva do aluno. Para isso, o trabalho docente deve:
Apresentar organizadores prvios antes de qualquer contedo, material introdutrio, ponte entre o que o aluno j sabe e o que vai aprender; Observar nvel de conhecimento e desenvolvimento cognitivo dos alunos; Oferecer definies claras de conceitos; Oportunizar aos alunos reformularem, com suas palavras, os conceitos aprendidos.

Escola: reflexo sobre conhecimentos significativos ao aluno. Crtica: centrada no professor e na cognio.

A teoria de Jerome Bruner


Jerome Bruner (USA 1915); Crtico do Behaviorismo, defendia estudo da mente, das atividades simblicas do ser humano.

Prioriza elementos da cultura no desenvolvimento humano, significados que os indivduos produzem na cultura. Voltou-se aos problemas da educao, ao do aluno, troca de significados entre sujeitos, trabalho em grupo, interao entre mente e cultura na produo de conhecimentos.

Ensino e aprendizagem em Bruner


Aprendizagem: o aluno constri o conhecimento criando categorias ou modificando aquelas que j existem em sua estrutura cognitiva.

O ato de aprender exige participao ativa do aluno, que constri e verifica hipteses, toma decises.
Ensino: metodologia ativa, que possibilite a investigao, experimentao e descoberta pelo aluno. Currculo em espiral; Metodologia: resoluo de problemas, desafios e descobertas cognitivas.

Outras perspectivas cognitivistas


Joseph Novak, baseado em Ausubel, prope para a aprendizagem escolar, os mapas conceituais. Mapas conceituais: trabalho dos conceitos de forma hierrquica, a partir de esquemas grficos representativos das relaes de significado estabelecidas entre tais conceitos. O mapa conceitual deve facilitar o aprendizado do aluno de forma significativa, de modo que se constitua em um instrumento que possa ajud-lo a fazer anotaes, resolver problemas, planejar atividades de estudos (RIBEIRO e NUES, 2006, p. 205).

Mapas Conceituais

Para os cognitivstas, as informaes devem ser percebidas como um todo pelo aluno, favorecendo novos insights (Gestalt).

Aluno deve perceber significado do contedo e ser capaz de coordenar, transformar e aplicar o conhecimento aprendido. J o professor deve respeitar diferenas individuais.
Teorias cognitivas: relao entre aprendizagem e motivao, atuao do professor, seleo de contedos, metodologia, avaliao. Crtica: apesar do aluno visto como ativo na aprendizagem, teorias centram-se na organizao perceptual do aluno como elemento central na aprendizagem.

Referncia Bibliogrfica

LIMA NUNES A. I. B. e SILVEIRA, R. Psicologia da aprendizagem processo, teorias e contextos. Braslia: Liber Livro, 2009.

You might also like