You are on page 1of 6

ESTUDO SOBRE SUSPENSO AUTOMOTIVA FOCADO EM VECULOS OFF-ROAD

Rogrio Bocuzzi Macorin E-mail: rogerio.macorin@poli.usp.br


Resumo. Esse projeto visa estudar o sistema de suspenso automotiva, esclarecendo as influncias de diversas configuraes de geometrias existentes, focando em solues para veculos off-road. Para a concluso do estudo ser desenvolvida uma bancada onde se pode configurar uma geometria de uma meia suspenso dianteira para diversas possibilidades de dimenses e ngulos (dentro das limitaes da geometria da bancada) e simular fisicamente a movimentao das bandejas e rotao da roda, visualizando a resposta da suspenso em movimento. Palavras chave. suspenso, veculo off-road.

1. Introduo De uma maneira geral, todos os veculos so constitudos pelos mesmos elementos. Tem-se, em quase todos os tipos, um chassi, que o suporte do veculo; uma cobertura para conduzir os passageiros ou carga, que se chama carroaria; um conjunto moto-propulsor constitudo por um motor e transmisso de movimento, que capaz de criar a energia para deslocar o veculo. H ainda outros elementos com certas funes bsicas. Entre eles, os principais so: - Direo: todo veculo deve ter um sistema de direo, que capaz de faz-lo deslocar-se para onde se deseja; - Suspenso: o veiculo deve possuir ainda um sistema de suspenso, para no transmitir aos passageiros ou carga as oscilaes do veculo, quando passar em terreno irregular. Definio Diz-se de suspenso o conjunto de peas que adequa a transmisso de energia da excitao de base (uma lombada, por exemplo) e a capacidade de aderncia do veculo ao solo. Ela constituda basicamente por um conjunto de mola e amortecedor. O conjunto suspenso pode ser considerado como um filtro mecnico, pois pode permitir ou rejeitar faixas de freqncias do espectro da excitao do solo. Por isso, carros off-roads e urbanos possuem caractersticas dspares quanto ao desempenho. pertinente ressaltar que o primeiro, em geral, possui exigncias maiores quanto s solicitaes mecnicas, tornando o projeto de suspenso mais restritivo. No eixo dianteiro quase todos os veculos usam suspenso independente. Quando a suspenso no independente, tem-se um eixo apenas e uma mola em cada roda (ou ainda uma mola nica, bem no centro). Na suspenso independente, em vez de um eixo s, tem-se dois meios-eixos e, na ponta de cada um, as rodas. Como resultado, ao passar num buraco, apenas a roda afetada trepida; a outra no. Esta a grande vantagem da suspenso independente. O sistema se completa por um amortecedor, cuja funo amortecer as oscilaes que a mola criou. Se no houvesse amortecedor, a carroaria oscilaria para cima e para baixo, e essas oscilaes demorariam a acabar. Graas ao amortecedor, essas oscilaes diminuem rapidamente, melhorando as condies de conforto dos passageiros. Em geral, as suspenses permitem ajustes e acertos. Entre eles temos: convergncia (toe angle), cambagem (camber), caster, presso de leo e molas no amortecedor, vrios tipos de rodas e pneus (que tambm influenciam na ao da suspenso) etc. Enfim, um carro poder ter um rendimento compatvel com o acerto feito, para os mais diversos tipos de traados e regies. Tipo de terreno O tipo de terreno, que pode ser asfalto, terra ou um circuito misto (Rally), definir a geometria da suspenso do veculo.Grosso modo pode-se dizer que para andar no asfalto ele dever ter a suspenso baixa para auxiliar na estabilidade e no capotar em curvas de alta velocidade. Para andar na terra o ideal uma suspenso mais alta, para poder passar por lombadas e desnveis. J em circuitos mistos, utiliza-se uma altura intermediria.

2. Objetivos Durante o curso de uma suspenso, dependendo do modelo da mesma, podem ocorrer grandes variaes de convergncia e cambagem, o que no interessante para o desempenho do veculo. Outros parmetros que podem ser abordados no projeto de uma suspenso so os ngulos de caster, de pino mestre (king pin), de mergulho (dive), de agachamento (squat) e ainda a distncia entre eixos, a distncia entre as rodas (total track) e as constantes das molas e amortecedores.

O objetivo deste projeto realizar um estudo sobre suspenso focando em solues para veculos off-road, alm de escolher e modelar um sistema, exemplificando a metodologia de desenvolvimento de uma suspenso e, por fim, construir uma bancada capaz de realizar testes fsicos dos modelos estudados no software e sendo ainda extremamente til didaticamente, para aqueles que esto iniciando seus estudos sobre suspenso. O sistema escolhido deve possuir uma geometria a qual, ao mesmo tempo, atenda s necessidades de uma suspenso off-road, caracterizada por permitir longos percursos, e ainda seja factvel, pois dever ser testado na bancada a ser construda. O interessante desenvolver um modelo que apresente uma soluo melhor que as encontradas atualmente no mercado automotivo, isto , fugir dos modelos tradicionalmente utilizados pelos fabricantes de automveis e buscar solues mais otimizadas. 3. Metodologia O primeiro passo do projeto foi a realizao de um estudo dos modelos de suspenso (onroads e offroads ) que poderiam ser utilizados tanto para a dianteira quanto para a traseira. A dianteira possui basicamente duas opes, que seriam a MacPherson (apenas uma bandeja) e a de Bandeja Dupla (ou duplo A). Na traseira as opes principais seriam Monochoque, onde as suas rodas movem-se juntas, Bandeja Simples, Bandeja Dupla ou ainda a Faco, onde se tem apenas trs pontos de apoio para a roda: um do conjunto mola-amortecedor, um do prprio eixo de transmisso e um terceiro ponto que serve apenas de apoio. Estudadas as possibilidades e focando no objetivo de desenvolver uma suspenso com um curso interessante, minimizando as variaes indesejadas como alinhamento, cambagem, etc. o modelo de suspenso escolhido, tanto para dianteira quanto para a traseira, o de bandeja dupla. Esse modelo o que garante maior preciso de movimento. Os dois pontos fracos mais significativos, e que influenciam a indstria automobilstica a no utiliz-lo so fato de ser um modelo que normalmente apresenta mais peso (no caso o projeto prioriza o desempenho da suspenso e no a velocidade a ser atingida) e a questo de ocupar mais espao, o que no prejudicial para um veculo offroad, que normalmente utilizado em competies. No caso, a bandeja superior ser representada apenas por uma barra, que facilita tanto o dimensionamento quanto a construo. Deve-se ainda, verificar o peso mdio de um veculo como este e estimar o baricentro do veculo montado, o que essencial para o dimensionamento das molas e amortecedores e para a definio de uma geometria de suspenso vivel. Inicia-se ento a modelagem em sistema, feita com auxlio do software ADAMS. Nesse software, utilizando o ADAMS/Car possvel carregar as opes de suspenso traseira e dianteira,montar um veculo, alterar os parmetros desejados e gerar grficos de simulaes dinmicas da resposta do veiculo, sujeitando-o a movimentaes verticais e ainda rotaes da roda (simulao de resposta em curvas). Figura 1. Modelo de suspenso dianteira carregado no ADAMS/Car.

Figura 2. Tela de processamento de dados do software. No caso esta sendo processado uma simulao de movimentao vertical da suspenso.

Figura 3. Tela de simulao dinmica da movimentao vertical da suspenso.

Figura 4. Tela de ps-processamento do software, onde possvel avaliar os resultados em grficos. No caso, segue um grfico da variao da cambagem em funo da movimentao vertical da suspenso avaliada.

Com a geometria de suspenso definida possvel iniciar o dimensionamento das molas e amortecedores. Caso os valores obtidos nesse dimensionamento no sejam satisfatrios, pode ser necessrio reiniciar o processo de definio da geometria da suspenso. As molas de um veculo so dimensionadas partindo-se da freqncia que se deseja obter no veculo, uma vez que a freqncia justamente uma funo da constante de elasticidade da mola e da massa apoiada na mesma, conforme a equao:

f =

1 2

k m

(1)

Para definir o valor do fator de amortecimento (C) dos amortecedores deve-se, primeiro, escolher a razo de amortecimento (R) em funo do fator de amortecimento crtico que se pretende utilizar. Valores baixos (prximos a 0,3) garantem maior conforto enquanto valores altos (como 0,7) proporcionam melhor desempenho. O fator de amortecimento crtico pode ser obtido pela seguinte frmula:

C crit = 2 k m
E teremos ento:

(2)

C = R Ccrit
4. Projeto Fsico

(3)

Para a elaborao de uma bancada que permita testar diversas possibilidades de geometrias de suspenso, preciso que ela permita a liberdade espacial (nos trs eixos) para todos os pontos (definidos como hardpoints) da suspenso, identificados numericamente na figura a seguir. Figura 5. Viso frontal da suspenso dianteira a ser modelada em bancada.

Os pontos definidos pelos nmeros 01, 02, 03 e 04 so posicionados espacialmente pela estrutura da bancada a partir de movimentaes nos trs eixos, possibilitadas pelo deslizamento de tubos de 1 concentricamente a tubos de , separados por buchas torneadas em poliuretano. A posio fixada por parafusos que se alojam em porcas soldadas nos tubos de 1 e pressionam a bucha contra o tubo de . Os demais pontos so definidos pela alterao dos comprimentos das barras que representam as bandejas e barra de direo (tambm pelo sistema de buchas e parafusos de fixao) e pela definio da peca que representa a manga de eixo.

Figura 6. Viso completa da bancada.

03 04 01 02 07 06

05

08

Figura 7. Na figura, A representa a bandeja superior, B a barra de direo e C e D a bandeja inferior.

No detalhe da peca que faz as vezes da manga de eixo pode-se notar em A e B as liberdades de rotao e em C a regulagem da distncia para se definir o ngulo de ackerman. Figura 8. Detalhe da manga de eixo.

B C

5. Concluses Neste trabalho foram apresentados os procedimentos utilizados para o desenvolvimento de um modelo de suspenso, os quais podem ser aplicados para qualquer tipo de veculo que as necessite. Partindo-se dos grficos de resposta do sistema utilizado, sabendo-se modificar os parmetros necessrios tais como tamanho de bandeja, pontos de fixao, ngulo de caster, etc. e com uma correta interpretao dos resultados obtidos pode-se, empiricamente, chegar aos valores ideais para o tipo de suspenso que se deseja criar. Os mtodos de obteno de constantes de elasticidade e de fatores de amortecimento tambm podem ser utilizados de forma reversa (como premissas do projeto), desenhando-se ento uma suspenso especfica para os parmetros que se tm. A partir da bancada desenvolvida possvel facilmente se estudar possveis geometrias de suspenso fisicamente, antes de uma aproximao a partir se softwares, facilitando a visualizao, principalmente para aqueles que esto iniciando seus estudos acerca de suspenses. Ela pode, portanto, ser usada como mtodo didtico de estudo. 6. Agradecimentos Agradeo a todos os membros da Equipe POLI de Mini Baja por todo o conhecimento que tive a oportunidade de dividir com cada um deles, no apenas sobre suspenso como tambm sobre diversos outros subsistemas automotivos e principalmente sobre trabalho em equipe. Agradeo em especial aos professores Roberto Ramos Junior e Marcelo Augusto Leal Alves, que tanto contriburam para o crescimento dessa equipe. 7. Referncias Bibliogrficas KAMINSKI, P.C. Desenvolvendo produtos, planejamento, criatividade e qualidade. LTC Editora S.A., 1. ed. Rio de Janeiro, 2000. SERVIO DE BIBLIOTECAS DA EPUSP. Diretrizes para apresentao de trabalhos Finais. So Paulo, 2005. Site http://pt.wikipedia.org, acessado em 11/03/2006. Site http://www.planetaoffroad.com.br, acessado em 18/03/2006. Site http://www.mecanicaonline.com.br, acessado em 8/04/2006 8. Direitos Autorais Automotive Suspension Study Focused on Off-Road Vehicles Rogrio Bocuzzi Macorin E-mail: rogerio.macorin@poli.usp.br
Abstract. This project main purpose is to study the automotive suspension system, clarifying the influences of many existing geometries configurations, focusing on off-road vehicles solutions. At the end of this study, a bench will be manufactured, where a half front geometry can be configured with many possibilities of sizes and angles (respecting the bench limitations) and a physical test of the suspension vertical movement and tire rotation could be done, visualizing this way the suspension reaction for the geometry implemented. Keywords. Suspension, Off-Road Vehicle

You might also like