You are on page 1of 4

COMO CONSTRUIR RESENHAS E RESUMOS

Resenha Resenha um resumo crtico. Assim sendo, vamos primeiro a algumas dicas para se escrever um resumo. O Resumo comum, no meio acadmico, a solicitao de resumo de um livro ou artigo. De imediato, surgem dvidas: alguns tm dificuldade de resumir, outros no conseguem discernir o que o principal e o secundrio na dvida escreve sobre tudo no compreendem bem o texto e... e, vai por ai ... O primeiro passo saber o que um resumo e como resumir um texto. O resumo um pequeno texto que destaca as idias essenciais do artigo, procurando guardar uma fidelidade ao texto original. O resumo , portanto, uma apresentao concisa e seletiva de um artigo, obra ou outro documento que pe em relevo aspectos de maior interesse e importncia. Destaco aqui trs tipos de resumo: Indicativo que no dispensa leitura pormenorizada do texto completo, faz uma referncia s partes mais importantes do texto, descrevendo a natureza, forma e objetivo do texto-base, utilizando-se de frases curtas; Informativo que contm todas as informaes mais importantes apresentadas no texto-base e pode ser feita uma leitura por cima. O objetivo deste resumo informar o contedo e as principais idias do autor, a metodologia adotada e as concluses obtidas. O resumo informativo possui, no final, um conjunto de palavras-chave; Crtico um resumo informativo que formula um julgamento sobre o texto base. Trata-se de uma resenha. Qualquer que seja o tipo de resumo que voc pretenda fazer, atente para as seguintes dicas: No se esquea de escrever no seu resumo a referncia bibliogrfica completa do texto-base. Isto pode ser feito no cabealho ou no final; Procure ser fiel ao texto original, buscando reproduzir as idias do autor; Tente usar suas prprias palavras, quando no o fizer e usar frases ou mesmo partes de frases do autor do texto-base, sempre use aspas; Destaque a idia principal do texto e os detalhes mais importantes. Preste ateno na estrutura do texto, identificando idias de conseqncias, adio, oposio, incorporao de novas questes e complementao do raciocnio. Atente para os exemplos oferecidos, geralmente eles compem um detalhe importante; Sublinhe. Lembre-se que voc deve sublinhar numa segunda leitura, quando tem condies de tudo novamente j tendo uma idia do geral para poder pontuar as idias mais importantes. No precisa sublinhar oraes inteiras, aprenda sublinhar s os termos essenciais; Organize um esquema lgico. Visualizar o texto pode ajudar muito, facilitando uma consulta, a explicitao da relao entre as partes, dentre outros.

Ento, uma resenha nada mais que um resumo crtico. A resenha Pedir para um aluno uma resenha um verdadeiro tormento! Explico: geralmente o professor no diz exatamente do que ser trata porque acredita que o aluno j possui informaes bsicas necessrias; por sua vez, o aluno acha que resenha isso ou aquilo (um colega disse isso, ele ouviu aquilo e por a vai...), no consulta nenhuma fonte bibliogrfica para esclarecer o termo e nem pergunta ao professor. Na maioria das vezes, entrega-se como resenha alguma coisa parecida com um resumo. A maioria dos depoimentos de meus alunos de que sabem fazer resenha, pois j fizeram muitas durante o curso. Um dia, quando coloquei nas mos deles algumas resenhas de estilos variados, publicadas em revistas especializadas de circulao nacional, um aluno olhou para o colega e disse assustado: Nossa! Voc j fez alguma coisa parecida com isso? A resposta foi um sonoro no! A rigor, esse tipo de trabalho no tenderia a ser qualificado como cientfico. No entanto, praticamente um consenso na comunidade cientfica a importncia da resenha: Diante da enorme produo bibliogrfica, a resenha tem contribuindo para uma atualizao das pessoas interessadas no assunto; Fazer uma resenha, para quem est iniciando no campo da investigao cientfica, muito importante porque constitui um passo significativo na elaborao tanto de um projeto como de uma monografia, que impe a condio, ao aluno, de fazer snteses e apreciaes.

A resenha, como visto acima, nada mais que um trabalho de sntese, uma apreciao e anlise resumida de produes cientficas ou no. como se falou acima, um resumo crtico. Na resenha se elabora um julgamento da obra. Para tanto se deve fazer dois tipos de crtica: Externa ressalta a importncia da obra no seu contexto histrico cultura, social e filosfico; Interna se dedica ao exame do contedo da obra, julgando-o. bom que voc saiba que no existe receita. Mas para que voc no se perca, sugiro o roteiro abaixo que contempla alguns pontos importantes e que geralmente so abordados numa resenha. Com o tempo, e aps fazer muitas resenhas voc adquirir seu estilo prprio voc ficar prtico. Dicas para escrever uma Resenha Aqui, portanto, vo algumas dicas para que voc escreva suas resenhas de textos, artigos e livros. Estas dicas tambm o ajudaro ao escrever seu projeto de ensino. Para escrever uma resenha voc deve (muitas das dicas j esto escritas acima na parte de como se faz um resumo). Os pontos mais importantes que devem estar contidos em uma resenha so: 1. Referncia bibliogrfica em algum lugar da resenha voc deve registrar o(s) autor(es) da obra, e se for o caso subttulo, da obra e a referncia completa, inclusive o nmero de pginas. Algumas pessoas colocam logo na primeira frase da resenha, outros chamam uma nota de rodap. No importa o lugar, mas esse um dado indispensvel.

2. Credenciais do(s) autor(es) interessante oferecer ao leitor da resenha informaes gerais sobre
o(s) autor(es) da obra que voc est resenhando, como tambm, se possvel, as circunstncias em que ele fez o estudo (quando, onde e porque).

3. Contedo da obra aqui o momento do resumo crtico das principais idias, sempre lembrando
que elas so idias do autor da obra que voc est resenhando. No deixe o leitor esquecer disso, no tome a obra para voc. Pergunte-se o que diz a obra, se ela tem alguma caracterstica especial a forma como foi abordado o tema, se exige conhecimentos prvios para compreend-la, que teoria serviu de referncia, qual o mtodo utilizado.

4. Concluses da obra importante registrar se o autor conclui, se sim, em que momento e,


finalmente, qual foi a concluso.

5.

Apreciao esse o momento mais trabalhoso, j que, exige mais de quem est elaborando uma resenha porque se refere ao julgamento da obra. Voc pode se perguntar sobre o mrito da obra (qual a contribuio dada, se as idias so criativas, se desenvolve novos conhecimentos, se prope uma abordagem diferente), sobre o estilo (claro, conciso, objetivo, coerente), sobre a forma (lgica, sistematizada, se h equilbrio entre as partes, se h originalidade), sobre o fundamento terico de onde fala o autor (onde se situa em relao as diferentes correntes cientficas, filosficas). Nesse momento, tambm so feitas consideraes sobre uma possvel indicao da obra. Voc aconselha a obra? dirigida a que pblico? Mais dicas: 1. Ler a obra com cuidado. Faa anotaes com cuidado e com caneta especial para grifar as principais idias e conceitos do autor. Faa anotaes na lateral pensando em ncleos do tipo passagens profundas, pontos obscuros, novidade, repetio, etc. 2. Destaque com cuidado a tese central que o autor est desenvolvendo. Acompanhe sua argumentao. Essa apreciao tornar o seu julgamento mais denso e criterioso. 3. Faa uma lista (podendo ser desordenada) dos conceitos e das palavras chaves que devero constar na resenha; 4. Depois, refletindo sobre as principais idias do autor, dividir o artigo em partes e assim colocar a lista acima na ordem que voc deseja escrever sua resenha. 5. Tente compor frases pequenas, mas no metericas, que contenham uma s idia colocada claramente. A cada troca total de assunto (no de idia vrias idias juntas compem um assunto) mude de pargrafo. 6. Na verdade todo este trabalho que voc faz , nada mais nada menos que, um resumo crtico (sinttico) das principais idias do artigo, comentando o que mais chamou ateno e porque. 7. No se esquea de, em sua resenha, escrever o objetivo do trabalho de pesquisa relatado no artigo foco de sua resenha, e tambm a justificativa e importncia dada pelo autor para o artigo. 8. Escreva para que a pessoa que vir a ler a sua resenha tenha uma boa idia sobre o que versa a obra. 9. Lembre-se que resenhas so escritas para serem lidas por pessoas que no leram a obra que est sendo resenhada. Ento, d para outra pessoa ler. Pergunte o que ele e/ou ela entenderam. Verifique

se o que foi entendido est de acordo com o que voc queria dizer. Se no estiver como voc quer, reescreva e repita este processo at que tudo esteja como voc deseja. 10. Fique atento s concordncias verbais. Procure o sujeito (singular ou plural) e procure o verbo (atento para a concordncia singular ou plural) de cada uma das suas frases para ter certeza que h concordncia verbal. 11. Aps escrever uma frase pense no seu objetivo. No escreva nenhuma frase que nada acrescente ao que j foi dito e/ou que no tenha nada a haver com o assunto. Seja objetivo. 12. Para que voc escreva cada vez melhor tente ler mais e escrever muito, quanto mais lemos mais melhoramos nosso texto escrito. Recapitulando, o que escrever na resenha sobre: O Contedo da Obra Escreve-se o resumo das principais idias da obra. Para isto, pergunte-se: 1. 2. 3. 4. 5. 6. O que diz a obra? A obra tem alguma caracterstica especial? Como foi abordado o tema? (a forma com que foi abordado o tema) So necessrios conhecimentos prvios para compreend-la? Que teoria serviu de fundamentao (referncia)? Se a obra um relato de pesquisa, qual o mtodo de pesquisa utilizado? Concluses do autor importante ficar atento s concluses da obra. Para escrever sobre as concluses da obra, pergunte-se: 1. Quais as concluses? 2. Em que momento so feitas? Apreciao (julgamento) Para apreciar (julgar) a obra, pergunte-se: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. Quais as contribuies da obra? O que a obra acrescentou? As idias foram criativas? Foram desenvolvidos novos conhecimentos? O autor se apoiou bem na literatura (fundamentao terica e filosfica)? A obra props abordagens diferentes? Como o estilo? Claro? Conciso? Objetivo? Coerente? Como a forma da obra? Lgica? Sistematizada? H equilbrio entre as partes? A obra original? A obra se dirige a que pblico? (Isto a indicao da obra) Exemplos de Resenha Abaixo se tem uma resenha de um livro, escrita por Fbio Sanchez. Ttulo:Manual de Radiojornalismo - Produo, tica e Internet Autores::Herdoto Barbeiro e Paulo Rodolfo de Lima Editora: Campus 185 pginas

Regras, mas sem cinismo tico


tica tornou-se assunto da moda. At a Cmara dos Deputados, agora dotada de um presidente com gosto pelo marketing, tem falado em votar neste segundo semestre um "pacote tico" de projetos, sem se dar conta que essa classificao deixa sob suspeita os projetos excludos desse "pacote", ou seja, o trabalho rotineiro dos deputados. Mas quando o jornalista Herdoto Barbeiro, gerente de jornalismo do Sistema Globo de Rdio, junta-se a Paulo Rodolfo de Lima, editor da Rdio CBN em So Paulo, para escreverem um manual de radiojornalismo utilizando a tica como um dos motes, merecem ateno maior que aquela dada s ondas do marketing. Logo na primeira pgina do livro Manual de Radiojornalismo - Produo, tica e Internet , v-se uma referncia escancarada a um tema incomum na mdia eletrnica: a negociata que no final dos anos 80 deu um ano a mais de mandato ao ento presidente Jos Sarney em troca da distribuio entre deputados e senadores de concesses de canais de televiso e emissoras de rdio. Os autores pretendem ver reduzida a imagem negativa que esse escndalo imprimiu mdia eletrnica. E chegaram a convidar para os comentrios de

contracapa Alberto Dines, idealizador do Observatrio da Imprensa, dubl de portal na internet e programa de TV que repensa semanalmente a tica nas mdias. Embora ocupe logo as primeiras pginas do livro, o tema "tica" retorna depois, em meio a regras sobre frases duvidosas e a pronncia correta de palavras (fica-se sabendo, por exemplo, que a pronncia correta da palavra "circuito" acentua a letra u e no a i). No devemos esquecer: trata-se de um manual, com direito a lista de palavras evitveis e procedimentos sobre como escrever para locuo de rdio. No falta a imposio professoral de condutas, e talvez no pudesse ser de outra forma. Apesar disso, os autores resistiram ao cinismo tico que j se viu em manuais de redao. Reconhecem para comeo de conversa que "a imparcialidade no existe. utpica. O jornalista (...) toma sempre partido, de uma forma ou de outra, nas notcias que divulga ou comenta". Sobra o que? A busca pela "iseno", dizem os autores. Que tambm propem, num tom bem menos formal que os manuais de redao e por isso mais apetitoso, a discusso de temas que causam calafrios em muitos profissionais da informao. Por exemplo, a credibilidade de algum jornalista que faa comerciais ou que acumule seu trabalho na redao com outro servio pblico ou privado. Esse livro no tem a riqueza de informaes que se v nos manuais de redao, feitos principalmente para a consulta rotineira, nem a organizao enciclopdica deles. Mas por ter sido uma produo independente desta ou daquela redao, talvez inaugure uma nova gerao compndios para jornalistas, em que at desvios ticos dos patres entram em debate. Junte-se a isso o fato de dedicar-se a radiojornalistas, uma categoria extremamente formadora de opinies mas que costuma ser deixada de lado pela literatura especializada. (Fbio Sanchez)

You might also like