You are on page 1of 3

A diferena entre CAPEX e OPEX

J me deparei diversas vezes em reunies nas quais o cliente fala que no tem CAPEX, mas tem OPEX, ou vice-versa. Inicialmente quando ouvi isso, fiz cara de entendido e fiquei quieto. Ao voltar ao escritrio, fui imediatamente estudar o que seria um e outro. Imagino que muitas pessoas passaram pela mesma situao e por isto resolvi tentar traduzir de uma forma simples o que seriam essas duas formas de aquisio / contratao de produtos e servios. CAPEX a sigla da expresso inglesa CAPitalEXpenditure (em portugus, despesas de capital ou investimento em bens de capital) que indica a quantidade de dinheiro gasto na compra de bens de capital de uma determinada empresa. Por exemplo, comprar uma impressora. OPEX a sigla da expresso inglesa OPerationalEXpenditure (em portugus, despesas operacionais) que refere-se ao custo associado manuteno dos equipamentos, gastos de consumveis e outras despesas operacionais. Por exemplo, comprar um contrato de manuteno para a impressora ou fazer o outsourcing (terceirizar) da impresso de seu escritrio. Muitas vezes, e por motivos diversos, as empresas tm necessidade de trocar CAPEX por OPEX ou o contrrio. Portanto, aqui vo algumas dicas para reduzir o CAPEX e troc-lo por OPEX: o outsourcing (terceirizao), aluguel de equipamentos e instalaes. As vantagens mais evidentes dessa troca so o aumento na flexibilidade dos custos e a reduo das necessidades de financiamento (que ficam mais diludas ao longo do tempo).

OPEX uma sigla derivada da expresso Operational Expenditure, que significa o capital utilizado para manter ou melhorar os bens fsicos de uma empresa, tais como equipamentos, propriedades e imveis. As despesas operacionais (muitas vezes abreviado a OPEX) so os preos contnuos para dirigir um produto, o negcio, ou o sistema. O seu contrrio, despesas de capital (CAPEX), refere-se ao preo de desenvolvimento ou fornecimento de partes no-consumveis do produto ou sistema. Por exemplo, a compra de uma fotocopiadora o CAPEX, e o preo do toner e papel anual o OPEX. Para negcios maiores, OPEX tambm pode incluir o preo de funcionrios e despesas de facilidade como aluguel e utilidade.
No importa qual seja sua deciso. Ela precisa estar em dia com as demandas da empresa. Enquadrar uma compra em Capex ou Opex no est simplesmente na escolha da modalidade de contratao. Ainda que voc feche com um fornecedor de software ou infraestrutura como servio, o contrato pode ser reconhecido nas demonstraes contbeis da empresa como uma aquisio de ativos e no uma despesa. Como explicou o gerente da PricewaterhouseCoopers, Alexandre Gonalves, tudo pode e deve ser negociado, antes da assinatura do contrato, com o prestador, de forma que a contratao esteja alinhada com os objetivos de negcio. O gestor de TI, normalmente responsvel pela compra e negociao de contratos, precisar estar alinhado, cada vez mais, com as demais reas da empresa, e conhecer profundamente os objetivos do negcio. No tem receita de bolo, ou seja, no

h como dizer o que melhor entre Opex ou Capex, porque depende do alinhamento com as estratgias e governana corporativa da empresa. Entenda as definies Capex: despesa de capital; compra de bens como computadores, automveis, softwares. Opex: gasto operacional, destinado manuteno ou melhora dos bens da companhia. Consultoria, por exemplo, entra nesta modalidade. SaaS, IaaS, PaaS, normalmente, se enquadram aqui, mas depende das clusulas contratuais. Arrendamento mercantl: acordo pelo qual o arrendador transmite ao arrendatrio em troca de um pagamento ou srie de pagamentos o direito de usar um ativo por um perodo de tempo acordado.

OPEX
OPEX faz referncia s despesas operacionais, aos custos ou aos dispndios operacionais. Eles significam os custos contnuos incorridos-por um produto, uma empresa ou um projeto. Sua contrapartida, ou seja, despesas com capital (CAPEX) so os custos incorridos para o desenvolvimento ou fornecimento de componentes no consumveis de um produto ou sistema. Por exemplo, a aquisio de um equipamento envolve CAPEX, enquanto os custos de manuteno representam OPEX. Para sistemas mais abrangentes, como empresas, OPEX pode tambm incluir o custo da mo de obra e as despesas com as instalaes, tais como aluguel e servios bsicos. No caso das empresas, uma despesa operacional uma despesa do dia a dia, tal como vendas e administrao. Sendo assim, trata-se do quanto a empresa despende para transformar seu inventrio em vendas. Tendo como exemplo de um balancete, as despesas operacionais representam a soma das despesas operacionais de uma empresa ao longo de determinado perodo de tempo, tal como um ms, um semestre ou ano. importante ressaltar que parte do sucesso de um projeto se refere previso desses custos e sua efetivao durante a realizao do projeto. O CAPEX so dispndios que geram benefcios futuros. Esse tipo de despesa incorrido sempre que um projeto adquire ativos fixos ou agrega valor a um ativo fixo j existente, o qual possui uma vida til expandida alm do ano fiscal. O CAPEX um conceito usado por uma empresa para adquirir ou para introduzir melhorias em ativos fsicos, como, por exemplo, equipamentos,

propriedades ou instalaes. Em contabilidade, uma despesa com ativo fixo adicionada a uma conta de ativos (capitalizada), aumentando o valor dos ativos da organizao. Trocando em miudos, no ambiente de projetos, CAPEX representa os dispndios com o capital investido a exemplo da construo de instalaes de armazenagem, de aquisies de mquinas ou de ampliao das vias de acesso ao local onde se desenvolve o projeto. Perceba que o CAPEX e o OPEX tm diferentes impactos em projetos, pois a maior parte das despesas de capital fixa e seu impacto financeiro em um projeto sentido imediatamente. De forma anloga, as despesas operacionais so incorridas ao longo de toda a vida de um projeto e incluem um componente varivel que pode ser gerenciado continuamente.

Assinatura(s): VEJA Digital

SUPERINTERESSANTE Digital EXAME Digital ELLE Digital CASA CLAUDIA Digital ALFA Digital
E-mail: ralribeiro@gmail.com Senha: 1406000

You might also like