You are on page 1of 4

Idias Errneas Superdotados

Acerca

dos

A Superdotao sinnimo de genialidade


O gnio aquele que no apenas possui um talento relevante como tambm o utiliza de forma produtiva, gerando obras de valor. A superdotao intelectual, portanto, no pode ser tratada como sinnimo de genialidade, pois indica apenas um dado tipo de capacidade mental, enquanto que a genialidade resulta de uma combinao de intelecto, condies scio-econmico-culturais, motivao e trabalho duro. Obviamente, seria mais do que desejvel que superdotao e genialidade andassem sempre de mos dadas, mas, infelizmente, isso nem sempre se verifica.

A boa dotao intelectual condio suficiente para a alta produtividade na vida


A insero de uma pessoa dentro de uma sociedade como indivduo integrado e til um processo complexo que no depende exclusivamente da inteligncia, mas tambm de fatores emocionais, motivacionais, econmicos, sociais, etc. No muito difcil encontrar pessoas de inteligncia mediana que so bem mais produtivas do que algumas pessoas extremamente inteligentes devido influncia de variveis no-cognitivas.

A criana superdotada continuar a demonstrar habilidade intelectual superior independentemente das condies ambientais
bastante disseminada a noo de que, embora possam sofrer revezes ao longo de sua vida que tendam a impedir-lhes de expressar plenamente o seu talento, os superdotados sempre superaro todas as adversidades. Ocorre, porm, que, infelizmente, pesquisas tem mostrado que crianas submetidas a um meio extremamente hostil freqentemente desenvolvem bloqueios, medos, recalques e traumas que as deixam quase que completa e permanentemente incapazes de apresentar quaisquer indcios de capacidade mental superior ou at mesmo de desenvolver trabalho intelectual aceitvel a nvel mediano.

No se deve informar criana ou ao jovem acerca de suas habilidades superiores


Esta noo surge da hiptese de que se uma criana ou adolescente for informado de que superdotado ficar orgulhoso e, conseqentemente, preguioso e pedante. Ocorre, porm, que o superdotado, at por efetivamente ser superdotado, logo percebe a si mesmo como diferente dos demais, e os demais tambm logo o identificam como diferente. Caso no seja adequadamente informado acerca dos seus talentos e suas implicaes, ele tender a perceber-se como inferior, "esquisito" e anormal, o que levaria a problemas bem piores do que os do orgulho. Shakespeare sintetizou este pensamento numa nica frase:

A auto-estima no um pecado to vil quanto a autodepreciao.


William Shakespeare (Henry V)

A conversa franca e explicativa com o superdotado acerca de suas capacidades e talentos e da influncia destes na sua vida o melhor modo de evitar tanto o problema do complexo de inferioridade quanto o da soberba presunosa.

No se deve comunicar famlia que um dos seus membros superdotado


Esta noo advm da idia de que a famlia poderia exibir o superdotado e/ou exigir demais dele. So medos legtimos e vlidos, porm tico e necessrio que os familiares, em especial os pais ou responsveis, tomem conhecimento das habilidades dos seus filhos. Trata-se de um imperativo tico porque um educador ou psiclogo tem o dever de dividir com seu paciente e/ou seus responsveis tudo o que puder averiguar acerca deste. algo necessrio porque existem necessidades especficas dos superdotados que precisam ser informadas para que possam ser supridas. Basta que tambm se alerte sobre os perigos da exibio ou exigncia excessiva. De um modo geral, os principais cuidados que pais de superdotados devem ter com a educao de seus filhos so aqueles que tambm deveriam ser tomados pelos pais de crianas normais, havendo apenas alguns aspectos aos quais os excepcionalmente bem-dotados so mais sensveis.

A criana superdotada necessariamente ter um bom rendimento na escola


verdade que a superdotao intelectual poder favorecer o rendimento escolar, dada a maior facilidade em lidar com o conhecimento do tipo formal. Contudo, isso no o suficiente para garantir o sucesso acadmico, tendo em vista que este ltimo depende de mltiplos fatores e e no apenas da aptido individual. Uma criana intelectualmente superior imersa num ambiente condicionado e preparado para crianas medianas provavelmente sofrer presses que tendero a lhe prejudicar o rendimento escolar.

Os testes de inteligncia no so adaptados nossa realidade brasileira e, por isso, pouca utilidade tem para a identificao do superdotado
Este argumento costuma ser proferido por "profissionais" de psicologia que no tem boa formao em matemtica e estatstica, dois dos conhecimentos essenciais para se compreender os resultados de testes de inteligncia. verdade que a maior parte dos testes aplicados no Brasil sofrem de forte vis cultural que lhes prejudica a aplicao, e tambm que os grupos de padronizao usados so limitados em alcance e quantidade, no entanto isso no significa que precisamos abandonar os testes, significa apenas que devemos tomar cuidados essenciais ao interpret-los. Obviamente necessitamos de testes adaptados nossa realidade, no entanto no podemos permanecer totalmente isentos de instrumentos objetivos enquanto

aguardamos que surjam exames mais adequados.

Todo o superdotado franzino e tem um pouco de loucura


O estertipo do superdotado como um indivduo plido e frgil no poderia estar mais distante do fenmeno observado. Diversos estudos tem demonstrado no haver qualquer diferena significativa no biotipo dos superdotados em relao ao dos demais indivduos. possvel que esta idia tenha sido assimilada devido ao fato de que muitas crianas excepcionalmente bem dotadas costumam estar adiantadas em uma ou duas sries escolares em relao aos colegas de mesma idade, o que as faz parecerem menores do que as outras por serem comparadas com crianas um ou dois anos mais velhas. J a noo do superdotado ser "meio louco" tem algum fundamento. No h qualquer relao entre superdotao e a insanidade mental prpriamente dita, todavia, o indivduo de excepcional capacidade intelectual experimenta dificuldades de socializao por ser um indivduo diferente dos demais. Assim, dificuldades de relacionamento e de compreenso podem levar a um retraimento e isolamento por parte do superdotado, e a preconceitos por parte da sociedade. Assim, o indivduo supercapaz propenso a desenvolver certos comportamentos excntricos ou anticonvencionais. Em todo o mundo existe um misto de admirao e medo em relao figura do ser excepcionalmente muito inteligente. Na melhor das hipteses, cria-se o esteretipo do "cientista maluco", um indivduo excntrico, desajeitado, misantropo, e mentalmente desequilibrado. Na pior das hipteses, temos os "gnios do mal", ou seja, viles como os personagens de Brainiac, Doutor Silvana e Lex Luthor, os quais so descritos como "crebros brilhantes" ou "gnios criativos" com gana de poder e total ausncia de preceitos ticos.

O superdotado um fenmeno muito raro, sendo poucas as crianas e jovens de nossas escolas que podem ser de fato considerados superdotados
Talvez esta seja a maior de todas as falcias em relao aos superdotados. Utilizando-se o critrio do resultado em testes de inteligncia vlidos e fidedignos, espera-se que cerca de 5% ou uma em cada 20 das pessoas da sociedade em geral apresentem a superdotao em inteligncia ou em criatividade. Caso seja utilizado o critrio de inteligncia e/ou criatividade, este nmero sobe para 10% ou uma em cada 10 pessoas. Buscando nas classes sociais mais altas, esta proporo, devido inluncia do favorecimento educacional, mdico e nutricional, tende a aumentar ainda mais. Na prtica, de um colgio que juntasse 400 crianas de todas as classes sociais, poderamos esperar cerca de 40 alunos de intelecto excepcional. Estes alunos poderiam, por exemplo, compor uma turma especial dentro de um colgio. De acordo com o CEPA, o percentual de superdotados em inteligncia nas universidades brasileiras chega a 20% (um em cada cinco). Tal ndice cria uma expectativa de haverem cerca de dois a trs mil alunos de inteligncia superior em uma nica universade do tamanho da Universidade Federal de Pernambuco. Considerando-se proporo semelhante para a criatividade, poderamos esperar uma proporo de at 35% (aproximadamente um em cada trs) de alunos intelectualmente privilegiados, ou seja, em torno de 5.000 alunos.

A falsa noo de que o superdotado um fenmeno raro pode ser bastante prejudicial tendo em vista que ele ela concluso de que os gastos com o estudo, a identificao e a educao especial de superdotados devem ser igualmente esparsos. Com a conscientizao de que cerca de 20% dos jovens deste pas apresentam superdotao intelectual, e que um percentual ainda maior apresenta talento excepcional em cincias, drama, msica, artes visuais e psicomotricidade, talvez um investimento maior em termos de tempo e dinheiro possa ser realizado.

You might also like