You are on page 1of 75

http://concurseirosdanet.blogspot.

com

Sumrio: 1 - Origens Da Lngua Portuguesa ....................................................................... 2 2 - Noes Elementares de Versificao ............................................................... 5 2.1 - Exerccios Sobre Noes de Versificao ................................................... 26 3 - Literatura Brasileira ................................................................................. 31 3.1 - O Quinhentismo ................................................................................. 31 3.2 - O Barroco......................................................................................... 32 3.3 - O Arcadismo ..................................................................................... 34 3.4 - O Romantismo ................................................................................... 34 3.5 - Realismo e Naturalismo........................................................................ 37 3.6 - Impressionismo .................................................................................. 39 3.7 - Naturalismo ...................................................................................... 40 3.8 - O Parnasianismo................................................................................. 40 3.9 - O Simbolismo .................................................................................... 41 4- Redao................................................................................................. 42 4.1 - Tipos De Redao ............................................................................... 42 4.1.1 - Descrio .................................................................................... 42 4.1.2 - Narrao..................................................................................... 43 4.1.3 Dissertao ................................................................................... 44 4.1.4 - Alguns Temas De Redao................................................................ 47 4.1.5 - Normas Para Fazer Redao ............................................................. 53 4.1.6 - O Esquema .................................................................................. 56 4.1.7 - Saiba como elaborar uma boa dissertao ............................................ 58 5 Testes de Literatura ................................................................................. 62 6 Referencias Bibliogrficas: ......................................................................... 75

http://concurseirosdanet.blogspot.com

1 - Origens Da Lngua Portuguesa

A FORMAO DE PORTUGAL E A ORIGEM DA LNGUA PORTUGUESA Derivou-se o nosso idioma, como lngua romntica, do Latim vulgar. bastante difcil conhecer a lngua dos povos habitantes na pennsula Ibrica antes dos Romanos dela se apossarem. Os Romanos ocuparam a Pennsula Ibrica no sc. III antes de nossa Era. Contudo, ela s incorporada ao Imprio no ano 197 antes de Cristo. Tal fato no foi pacifico. Houve rebelies contra o jugo Romano. O Latim, lngua dos conquistadores, foi paulatinamente suplantado a dos povos prlatinos. "Os turdetanos, e mormente os ribeirinhos do Btis, adotaram de todos os costumes romanos, e at j nem se lembram da prpria lngua." (Estrabo). O Latim implantado na Pennsula Ibrica no era o adotado por Ccero e outros escritores da poca clssica (Latim clssico). Era sim o denominado Latim Vulgar. O Latim Vulgar era de vocabulrio reduzido, falado por aqueles que encaravam a vida pelo lado prtico sem as preocupaes de estilsticas do falar e do escrever. O Latim Clssico foi conhecido tambm na Pennsula Ibrica, principalmente nas escolas. Atestam tal verdade os naturais da Pennsula : Quintiliano e Sneca. O Portugus vem do Latim vulgar Sabe-se que o latim era uma lngua corrente de Roma. Roma, destinada pela sorte e valor de suas bases, conquista, atravs de seus soldados, regies imensas. Com as conquistas vai o latim sendo levado a todos os rinces pelos soldados romanos, pelos colonos, pelos homens de negcios. As viagens favoreciam a difuso do latim. Primeiramente o latim se expande por toda a Itlia, depois pela Crsega e Sardenha, plenas provncias do oeste do domnio colonial, pela Glia, pela Espanha, pelo norte e nordeste da Rcia, pelo leste da Dcia. O latim se difundiu acarretando falares diversos de conformidade com as regies e povoados, surgindo da as lnguas romnticas ou novilatinas. Romnticas porque tiveram a mesma origem: ao latim vulgar. Essas lnguas so, na verdade, continuao do latim vulgar. Essas lnguas romnticas so: portugus, espanhol, catalo, provenal francs, italiano, rtico, sardo e romeno. No lado ocidental da Pennsula Ibrica o latim sentiu certas influencias e apresenta caractersticas especiais que o distinguiam do "modus loquendi" de outras regies onde se formavam e se desenvolviam as lnguas romnticas. Foi nesta regio ocidental que se fixaram os suevos. Foram os povos brbaros que invadiram a pennsula, todos de origem germnica Sucederam-se nas invases os vndalos, os suevos (fixaram-se no norte da pennsula que mais tarde pertenceria a Portugal), os visigodos. Esses povos eram atrasados de cultura. Admitiram os costumes dos vencidos juntamente com a lngua regional. normal entender a influencia desses povos brbaros foi grande sobre o latim que a se falava, nessa altura bastante modificado.

http://concurseirosdanet.blogspot.com

Formao de Portugal No sculo V, vrios grupos brbaros entraram na regio ibrica, destruindo a organizao poltica e administrativa dos romanos. Entretanto interessante notar o domnio poltico no corresponde a um domnio cultural, os brbaros sofreram um processo de romanizao. Neste perodo formaram-se uma sociedade distinta em trs nveis: clero, os ricos e polticos poderosos; a nobreza, proprietrios e militares; e o povo. No sculo VII essa situao sofre profundas mudanas devido a invaso muulmana, estendendo -se assim o domnio rabe variando de regies, e tinha sua maior concentrao na regio sul da Pennsula, e o norte no conquistado servia de refgio aos cristos e l organizaram a luta de reconquista, que visava a retomado do territrio tomado pelos rabes. No que a Reconquista progredia a estrutura de poder e a organizao territorial vo ganhando novos contornos; os reino do norte da Pennsula (Leo, Castela, Arago) estendem suas fronteiras para o sul, o reino de Leo passa a pertencer a o Condato Portucalense. No fim do sculo XI, o norte da Pennsula era governado por o rei Afonso VI, pretendendo expulsar todos os muulmanos, vieram cavaleiros de todas as partes para lutar contra os mouros, dentre os quais dois nobres de borgonhas: Raimundo e seu primo Henrique. Afonso VI tinha duas filhas: Urraca e Teresa. O rei promoveu o casamento de Urraca e Raimundo e lhe deu como dote o governo de Galiza; pouco depois casou Teresa com Henrique e lhe deu o governo do Condato Portucalense. D. Henrique continua a luta contra os mouros e anexando os novos territrios ao seu condato, que vai ganhado os contornos do que hoje Portugal. Em 1128, Afonso Henriques - filho de Henrique e Teresa- proclamou a independncia do Condato Portucalense, entrando em luta com as foras do reino de Leo. Quando em 1185 morre Afonso Henriques, os muulmanos dominavam somente o sul de Portugal. Sucede a Afonso Henriques o rei D. Sancho, que continuava a lutar contra os mouros at sua expulso total.. Dessa forma consolida-se a primeira dinastia portuguesa: a Dinastia de Borgonhas.

A SOCIEDADE A formao de Portugal ocorreu num perodo de grande transio em que se percebe que o sistema feudal em crise e, em contrapartida, o crescimento de em reas urbanas. Ento este perodo se resume ao perodo de transio do feudalismo para as atividades econmicas, como os mercadores e os negociantes de dinheiro. EVOLUO DA LINGUA PORTUGUESA A formao e a prpria evoluo da lngua portuguesa contam com um elemento decisivo: o domnio romano, sem desprezar por completo a influncia das diversas lnguas faladas na regio antes do domnio romano sobre o latim vulgar, o latim passou por diversificaes, dando origem a dialetos que se denominava romano ( do latim romanice que significava, falar a maneira dos romanos).

http://concurseirosdanet.blogspot.com

Com vrias invases barbaras no sculo V, e a queda do Imprio Romano no Ocidente, surgiram vrios destes dialetos, e numa evoluo constituram-se as lnguas modernas conhecidas como: neolatinas. Na Pennsula Ibrica, vrias lnguas se formaram, entre elas o catalo, o castelhano, o galego-portugus, deste ltimo resultou a lngua portuguesa. O galego-portugus, era uma lngua limitada a todo Ocidente da Pennsula, correspondendo aos territrios da Galiza e de Portugal, Cronologicamente limitado entre os sculos XII e XIV, coincidindo ocom o perodo da Reconquista. Na entrada do sculo XIV, percebe-se maior influncia dos falares do sul, notadamente na regio de Lisboa; aumentando assim as diferenas entre o galego e o portugus. O galego apareceu durante o sculo XII e XV, aparecendo tanto em documentos oficiais da regio de Galiza como em obras poticas. Apartir do sculo XVI, com o domnio de Castela, introduz-se o castelhano como lngua oficial, e o galego tem sua importncia relegada a plano secundrio. J o portugus, desde a consolidao da autonomia poltica e, mais tarde, com a dilatao do imprio luso, consagra-se como lngua oficial. Da evoluo da lngua portuguesa destaca-se alguns perodos: fase proto-histrica, do Portugus arcaico e do Portugus moderno. FASES HISTRICAS DO PORTUGUS Fase proto-histrica Anterior ao sculo XII, com textos escritos em latim brbaro (modalidade do latim usado apenas em documentos e por isso tambm chamado de latim tabalinico ou dos tabelies). Fase do portugus arcico Do sculo XII ao sculo XVI, corresponde dois perodos: a)do sculo XII ao sculo XIV, com textos em galego-portugus; b)do sculo XIV ao sculo XVI, com a separao do galego e o portugu6es.

Fase do portugus moderno A partir do sculo XVI, quando a lngua portuguesa se uniformiza e adquiri as caracteristicas do portugus atual. A rica literatura renascente portuguesa, produzida por Cames, teve papel fundamental nesse processo. As primeiras gramticas e dicionrios da lngua portuguesa tambm surgiram do sculo XVI.

GEOGRAFIA DA LNGUA PORTUGUESA O atual quadro das regies de lngua portuguesa se deve as expanses territorial lusitana ocorrida no sculo XV a XVI. Assim que o lngua portuguesa partiu do ocidente lusitano , entrou por todos os continentes: Amrica (com o Brasil), frica (Guin-Bissau, Cabo Verde, Angola, Moambique, Repblica Democrtica de So Tom e Prncipe), sia (Macau, Goa, Damo, Diu), e Oceania (Timor), alm das ilhas atlnticas prximas da costa africana ( Aores e Madeira), que fazem parte do estado portugus. Em alguns pases o portugus a lngua oficial (Repblica Democrtica de So Tom e Prncipe, o Brasil, Angola, Moambique, Guin-Bissau, Cabo Verde), e apesar de 4

http://concurseirosdanet.blogspot.com

incorporaes de vocbulos nativos de modificaes de pronncia, mantm uma unidade com o portugus de Portugal. Em outros locais, surgiram dialetos originrios do portugus. E tambm regies em que essa lngua falada apenas por uma peguena parte da populao, como em Hong Kong e Sri Lanka. 2 - Noes Elementares de Versificao Versificao a arte ou tcnica de compor versos. Poema a composio literria em verso: FIO NO FIO da respirao, rola a minha vida montona, rola o peso do meu corao. Tu no vs o jogo perdendo-se como as palavras de uma cano. Passas longe, entre nuvens rpidas, com tantas estrelas na mo. - Para que serve o fio trmulo em que rola o meu corao?

(Ceclia Meireles)

Verso o nome que se d a cada uma das linhas que constituem um poema. O poema acima composto de nove versos. O verso apresenta trs elementos principais: metro, ritmo e rima. Metrificao a parte da versificao que estabelece normas para a contagem das slabas de um verso. Metro o nome que se d extenso da linha potica. Pela contagem das slabas de um verso, podemos estabelecer seu padro mtrico e suas unidades rtmicas. Como contamos as slabas de um verso: A contagem das slabas de um verso se processa com algumas diferenas em relao da contagem das slabas gramaticais de uma palavra. Vejamos: 1) Contagem at a ltima slaba tnica: ao contarmos um verso, procuraremos a ltima slaba tnica e desprezaremos as outras slabas. Ex.: chi/ ne/lo, a slaba lo ser desprezada em nossa conta. M/qui/na, as slabas qui e na sero desprezadas. 2) Hiato: a repulso de vogais para se manter a unidade do verso (prove a seiva do amor: pro/ve/a/sei/va/do/a/mor/ e no: pro/vea/sei/va/doa/mor...) 5

http://concurseirosdanet.blogspot.com

3) Eliso: supresso de um fonema para reduzir uma slaba (pra croar o mpio; alma e vida al/mai/ vi/da). 4) Sinrese: hiato lido como ditongo (unio sonora de fonemas: tra-i-dor lida como trai-dor). 5) Direse: ditongo lido como hiato (separao sonora de fonema: vai-da-de lida como va-i-da-de). O ritmo o elemento meldico do verso. a musicalidade que o verso atinge por meio do padro mtrico, das ligaes rtmicas e da rima. Vamos, a seguir, dividir os versos de Casimiro de Abreu em slabas mtricas:

Tipos de verso:
Nmero de slabas Uma(Monosslabo) Rua Torta. Lua Morta. Tua Porta. Exemplos Nmero de slabas Duas(Disslabo) (Cassiano Ricardo) Quatro (tetrasslabo) Exemplos Um raio Fulgura No espao Esparso De luz (Gonalves Dias) Noite perdida no te lamento embarco a vida no pensamento. busco a alvorada do sonho isento (Ceclia Meireles) Havia um pastorzinho Que andava a pastorar Saiu de sua casa E ps-se a cantar (Cantiga popular)

Trs(Trisslabo)

Vem a aurora Pressurosa Cor-de-rosa Que se coroa De carmim (Gonalves Dias) Era um menino Valente e caprino Um pequeno infante Sadio e grimpante. (Vinicius de Moraes) Assim morre o brasileiro, como bode, exposto chuva tem por direito o imposto. A palmatria por luva: famlia s herda dele nome de rfo e viva. (Leandro de Literatura de cordel)

Cinco (pentasslabo ou redondilha menor) Sete (heptasslabo ou redondilha maior)

Seis (hexasslabo)

Suavemente grande avana Cheia de sol a onda do mar; Oito Pausadamente se balana, (octossla-bo) E desce como a descansar. (Fernando Pessoa) Barros Sonhos, mistrios, ansiedades, zelos, tudo que lembra as convulses de um rio passa na noite clida no estio da noite tropical dos teus cabelos. (Cruz e Souza) Venha o inverno, depois do outono benfeitor Feliz porque nasci, feliz porque envelheo. Hei de ter no meu fim a glria do comeo: No me vero chorar no dia em que me for. (Olavo Bilac)

Sou o sonho de tua esperana Tua febre que nunca descansa Nove (Eneassla-bo) O delrio que te h de matar!... (lvares de Azevedo) Onze (hendecasslabo) Quantas vezes ns sorrimos sem [vontade E escondemos um rancor no corao. (Noel Rosa)

Dez (decasslabo) Doze (dodecasslabo ou alexandri-no)

http://concurseirosdanet.blogspot.com

Estrofe ou estncia um conjunto de versos que apresentam sentido completo e fazem parte de um poema. O poema a seguir contm trs estrofes. A FINA, A DOCE FERIDA... A fina, a doce ferida Que foi a dor do meu gozo Deixou quebranto amoroso Na cicatriz dolorida. Pois que ardor pecaminoso Ateou a esta alma perdida A fina, a doce ferida Que foi a dor do meu gozo Como uma adaga partida Punge o golpe voluptuoso... Que no peito sem repouso Me arder por toda a vida A fina, a doce ferida... (Manuel Bandeira) As estrofes recebem denominaes especiais, de acordo com o nmero de versos que contm: dstico (de dois versos), terceto (de trs versos), quadra ou quarteto (de quatro versos), quintilha (de cinco versos), sextilha (de seis versos), septilha ou stima (de sete versos), oitava (de oito versos), nona (de nove versos), dcima (de dez versos). comum encontrarmos um verso ou versos repetidos depois de cada estrofe de um poema. A essa repetio d-se o nome de estribilho. Rima Rima a repetio ou semelhana de sons no final de dois ou mais versos. Observe os versos de Cames: Alma minha gentil, que te partiste To cedo desta vida, descontente, Repousa l no Cu eternamente E viva eu c na terra sempre triste. Percebe-se que partiste / triste e descontente / eternamente apresentam identidade final de sons que denominamos rima. A rima interna, bem menos comum, evidencia a identidade de sons que se estabelece entre a ltima palavra de um verso e uma outra no interior do verso seguinte: Anjo sem ptria, branca fada errante, Perto ou distante que de mim tu vs, H de seguir-te uma saudade infinda Hebria linda, que dormindo ests. 7

http://concurseirosdanet.blogspot.com

(T. Ribeiro, apud C. Cunha & L. Cintra)

Quanto disposio nos versos, as rimas podem ser: a) emparelhadas (ocorrem no fim de dois ou mais versos consecutivos, com o esquema a a b b...): - macilento - vento - obscura - bravura b) alternadas ou cruzadas (os versos rimam alternadamente, com o esquema a b a b): - verso - medida - universo - vida c) opostas ou interpoladas (o 1 verso rima com o 4, e o 2 com o 3, com o esquema a b b a): - rara - criana - trana - estrangulara d) misturadas (quando no ocorre um esquema de rima): - rugindo - ventania - desgraa - agonia - passa - deserto - perto Verso livre O verso livre ou de ritmo livre o verso com metrificao diversificada, diferente dos padres tradicionais. Esse tipo de verso no apresenta nmero regular de slabas e, muitas vezes, no ocorre harmonia entre as slabas tonas e tnicas. Versos brancos ou soltos Os versos sem rima chamam-se brancos ou soltos. Aliterao A aliterao um recurso rtmico que consiste na repetio dos mesmos sons no incio de versos subseqentes ou mesmo no meio ou no fim de palavras prximas: Vozes veladas, veludosas vozes, Volpias dos violes, vozes veladas, Vagam nos velhos vrtices velozes Dos ventos, vivas, vs, vulcanizadas

(Cruz e Sousa) 8

http://concurseirosdanet.blogspot.com

Encadeamento O encadeamento ou enjambement um recurso potico que consiste em deslocar para o verso seguinte uma ou mais palavras que completam o sentido do verso anterior: E paramos de sbito na estrada Da vida: longos anos, presa minha A tua mo, a vista deslumbrada Tive da luz que teu olhar continha. Cintra)

(Olavo Bilac, apud C. Cunha & L.

POESIA o contedo emocional ou subjetivo, que apresenta os textos literrios - quer sua forma seja PROSA ou VERSO. PROSA Forma natural espontnea da expresso humana pela palavra. VERSO a forma lingstica mais freqentemente usada para a transmisso do contedo potico: ou a linha escrita de sentido completo ou fragmentrio, que se caracteriza pela obedincia a determinados preceitos rtmicos, fnicos ou meramente grficos, pelos quais diferem das linhas de prosa. (Geir Campos - Pequeno dicionrio de Artes Potica); ou " um ou mais segmentos meldicos que formam as linhas dos poemas"; ou a linha de sentido completo ou no, em cuja construo so obedecidos certos preceitos que lhe do ritmo.

POEMA a fixao material da poesia, a decantao formal de "estado lrico", so as palavras, os versos e as estrofes, o "estado-lrico" do poeta"(Antnio Soares Amora) , ou um conjunto de versos formando um dos significativo. O Segmento Meldico pode ser constitudo de 1 a 7 slabas poticas. Estas slabas podem ser tonas ou tnicas e o jogo da tonicidade e da atonicidade d a cadncia ao verso.

http://concurseirosdanet.blogspot.com

Todo segmento meldico encerra-se por uma slaba tnica artificialmente elevada, seguida de uma pausa. "A slaba tnica anterior cesura deve distinguir-se das demais slabas tnicas do mesmo segmento por maior tonicidade, por uma como multiplicao do acento tnico (icto) "(Antnio soares Amora) ICTO um acento intensivo marcado por uma elevao da voz em uma slaba tnica CESURA a pausa que se faz no interior do verso.

RIMA uma coincidncia de sons. a semelhana ou identidade entre os sons, no final de dois ou mais versos, ou ainda no interior do verso. Exemplo: Aquela triste a leda madrugada Cheio toda de mgoa e de piedade Enquanto houver no mundo saudade Quero que seja sempre celebrada (Cames) Chama-se RIMA a igualdade ou semelhana de sons pertencentes ao fim dos vocbulos, a partir da sua ltima vogal tnica. RIMA interna a que se faz com o ltimo vocbulo de um VERSO e um vocbulo no INTERIOR do verso seguinte. "Era na estiva quadra! Intenso meio DIA PEDIA um respirar No meio do meu PEITO Me DEITO a descansar Janela entreaberta, esquiva ao sol jogOSO. 10

http://concurseirosdanet.blogspot.com

RepOUSO ali mantns; Luz como a de espessURA EscuURA ao quarto vem." A rima pode ser perfeita ou imperfeita. Diz-se RIMA PERFEITA quando completa a identidade dos sons finais. Exemplo: "s engraada e formosa Como a rosa Como a rosa em ms de abril;

s como a nuvem doirada Deslizada Deslizada em cus d'anil" (G.Dias) Diz-se RIMA IMPERFEITA aquela em que a identidade de sons finais no completa. Ocorre a rima incompleta quando a) Se rima uma vogal de timbre aberto com outra de timbre fechado.

"Bailando no ar, gemia inquieto vagalume

Quem me dera que fosse aquela loura estrela,

Que arde no eterno azul, como eterna Vela!

Mas a estrela, fitando luz, com cime. " (M. de Assis) Um dos finais tem um som que outro no tem. 11

http://concurseirosdanet.blogspot.com

"Nessa vertgem Amara a virgem"

O de rima de vogal oral com vogal nasal:

"De que ele, o sol inunda

O mar, quando se pe

Imagem moribunda De um corao que foi..."(J. de Deus)

"Existem quatrocentas mil mulheres a mais"

da penha ao Posto Seis

So mais de dez mulheres para cada rapaz:

S eu no tenho vez..." RIMA QUANTO AO VOCBULO Pode ser: rica, pobre, rara ou preciosa. RIMAS RICAS: Quando as palavras que rimam pertencem a classe gramaticais diferentes "O teu olhar, Senhora, a estrela da ALVA Que entre alfombras de nuvens irraDIA 12

http://concurseirosdanet.blogspot.com

Salmo de amor, canto de alvio, e SALVA De palmas a saudar a luz do DIA" (Alphonsus de Guimares) RIMAS RARAS OU PRECIOSAS As rimas excepcionais, difceis de encontrar ou com vocbulos pouco usados. E, a rir, levamos entre ditirambos, Eu, no aafate, as provises do lanche, Ela, um beijo a trinar nos lbios flambos! (Helenos, de B. Lopes) "Penso que, no negror da meia em que surgis Deveis ser, pela alvura ebrnea e macilenta, Dois lrios cor de neve em dois vasos de nix." (A Feij) RIMA POBRE: Quando se verifica entre os vocbulos pertencentes mesma classe gramatical. "Que noite fria! Na deserta rua. Tremem de medo os lampies sombrios Densa garoa faz fumar a lua Ladram de tdio vinte ces vadios." (Castro Alves) "No, Pepita, no ta dou... A Fiz mal en dar-te em flor, B que eu sei o que me custou A Trat-la com tanto amor."(Garrett) B RIMA QUANTO ACENTUAO: AGUDA OU MASCULINA Quando as palavras que rimam so oxtonas ou monosslabas tnicas 13

http://concurseirosdanet.blogspot.com

"Agora que a noite estende Alvo lenol de luar E a bafagem que recende Nos jardins perfuma o ar." (Raimundo Correia) "Vinhos dum vinhedo, frutos dum pomar Que no cu os anjos regam com luar." (Guerra Junqueira) GRAVE OU FEMININA Quando as palavras que rimam so paroxtonas. "Calou as sandlias, tocou-se de flores. Vestiu-se de Nossa Senhora das Dores." (Antnio Nobre) "A ardncia em vo te aplaca ao lbio lindo. Esse anglico sopro e hbil ameno: - Vento outonal de longes campos vindo cheios de fresco, de oloroso feno ..." ESDRXULA, DATLICA OU PROPAROXTONA Quando as palavras rimadas so proparoxtonas. "No ar lento fumam gomas aromticas" Brilham as navetas, brilham as dalmticas." (Eugnio de Castro) "Sobre as ondas argnteas do Adritico Passa noite o gondoleiro, e canta E dobra a fonte, lnguido, cismtico." (Raimundo Correia) 14

http://concurseirosdanet.blogspot.com

COMBINAES DE RIMAS; Nas estrofes, as disposies mais freqentes de rimas so as seguintes: a) emparelhadas ou paralelas b) alternadas, cruzadas ou entrelaadas c) opostas, interpoladas ou intercaladas d) encadeadas e) coroadas RIMAS EMPARELHADAS OU PARALELAS AA BB CC... "Ele deixava atrs tanta recordao!........A E o pensar, a saudade at no prprio co,.......A Debaixo de seus ps, parece que gemia,..........B Levanta-se o sol, vinha rompendo o dia, .........B E o bosque, a selva, o campo, a pradaria em flor......C Vestiam-se de luz com um peito de amor"........C (A de Oliveira) RIMAS ALTERNADAS, CRUZADAS ou ENTRELAADAS: AB AB AB AB... Quando de um lado, rimam os versos mpares(o 1 com o 3, etc); de outro, os versos pares (o 2 com o 4, etc) "Tu s beijo materno! A Tu s um riso infantil, B Sol entre as nuvens de inverno, A rosa entre as flores de abril B RIMAS OPOSTAS OU INTERPOLADAS OU INTERCALADAS: ABBA ABBA Quando o 1 verso rima com o 4, e o 2 com o 3 15

http://concurseirosdanet.blogspot.com

"Saudade! Olhar de minha me rezando A E o prato lento deslizando em fio B Saudade! Amor de minha terra... o rio B Cantigas de guas claras soluando" A (Da Costa e Silva) RIMAS ENCADEADAS; Quando rima a final de um verso com o interior de verso seguinte, conforme o esquema abaixo: ------------------------A -------------A-----------------C ------------------------------B -------------B-----------------C Exemplo: "Quando alta noite n'amplido flutua Plida a lua com fatal palor, No sabes, virgem, que eu te suspiro E que deliro a suspirar de amor." (Castro Alves) RIMAS COROADAS Quando rimam palavras dentro de um mesmo verso, conforme o esquema abaixo: A-A------------------------ BB C-C------------------------------D E-E----------------------------FF G-G-----------------------------D Exemplo: "Donzela bela, que me inspira lira 16

http://concurseirosdanet.blogspot.com

Um canto santo de fervente amor Ao bardo cardo de tremenda senda Estanca, arranca - lhe a terrvel dor (Castro Alves) RIMAS ALITERANTES Sucesso de fonemas consonantais idnticos ou semelhantes no incio das palavras de um ou mais versos. "Vozes, veladas, veludosas, vozes Volpias dos violes, vozes veladas Vagam nos velhos vrtices velozes Dos ventos, vivas, vs, vulcanizadas." (Cruz e Souza) RIMAS MISTURADAS So as rimas que no obedecem a esquema determinado. " meia-noite ...e rugindo Passa triste a ventania. Com um verbo da desgraa Como um grito de agonia REGRAS PARA SEPARAO DAS SLABAS MTRICAS 1)Conta-se apenas at a ltima slaba tnica: Que cantem ao ver a Au ro/ra Teu pensamento com o sol que mor/re 2)Sempre que duas vogais de palavras diferentes se encontram no verso, trs coisas podem acontecer: a) Ambas so tonas, nesse caso, ficam na mesma slaba. b) Ambas so tnicas, nesse caso, ficam em slabas diferentes.

17

http://concurseirosdanet.blogspot.com

c) Uma tona e outra tnica, nesse caso, podem ficar na mesma slaba ou no, de acordo com as circunstncias.

ESTROFAO Estrofe um agrupamento rtmico formado de dois ou mais versos, que, em geral, se combinam pela rima OS PRINCIPAIS TIPOS DE ESTROFES 1) O dstico dois versos 2) O terceto trs versos 3) A quadra quatro versos 4) A quintilha cinco versos 5) A sextilha seis versos 6) Sete versos sete versos 7) A oitava oito versos 8) Nove versos nove versos 9) A dcima dez versos CLASSIFICAO DOS VERSOS QUANTO AO NMERO DE SLABAS Os versos classificam -se em: 1 slaba monosslabo 2 slabas disslabo 3 slabas trisslabo 4 slabas tetrasslabo 5 slabas pentasslabo 6 slabas hexasslabo 7 slabas heptasslabo 8 slabas octasslabo 18

http://concurseirosdanet.blogspot.com

9 slabas eneasslabo 10 slabas decasslabo 11 slabas hendacasslabo 12 slabas dodecasslabo NOTA; Para alguns versos h denominaes especiais. 5 (cinco) slabas - redondilha menor 7 (sete) slabas - redondilha maior 10 (dez) slabas - herico ou sfirico, conforme o ritmo. 12 (doze) slabas - alexandrino OBSERVAO: At sete slabas no h pausa em rimas obrigatrias: o acento tnico pode cair em qualquer das slabas.

VERSO DE UM SLABA "Va-gas pla-gas fra-gas sol-tam can-tos co-brem mon-tes fon-tes t-bios man-tos" (Fagundes Varela) VERSOS DE DUAS SLABAS 19

http://concurseirosdanet.blogspot.com

"Tu, on-tem na dan-a que can-sa voa-vas com as fa-ces em ro-sas formo-sas de vi-vo carmim // (Casimiro de Abreu) "VERSO DE "TRS SLABAS "Vem a auro-ra presuro-sa cor de ro-sa que se co-ra de carmim// as estre-las que eram be-las tem desmai-os j por fim//" (Gonalves Dias) VERSO DE QUATRO SLABAS "O inverno bra-da forando as por-tas Oh! Que revoa-da de folhas mor-tas 20

http://concurseirosdanet.blogspot.com

o vento espa-lha por sobre o cho/..." (Alphonsus de Guimares) VERSO DE "CINCO'' SLABAS (ou redondilha menor) "Meu canto de mor/te, Gerreiros ouvi/ Sou filho das sel/vas Nas selvas cresci/; Gerreiros descen/do Da tribo tupi/ (Gonalves Dias) VERSO DE SEIS SLABAS Admite vrios metros; pode ser acentuado na Segunda, na terceira, na quarta, s na sexta. Exemplo: "E o cavaleiro pas/as ante a sombria por/ta da linguagem desgra/a" (Alphonsus de Guimares) VERSO DE SETE SLABAS "Antes de amar, eu dizi/a para cortar na raiz/ esta constante agonia preciso amar algun dia amando, serei feliz."/ (Menotti del Picchia) 21

http://concurseirosdanet.blogspot.com

VERSO DE OITO SILABAS O mais harmonioso, com pausa na 4 slaba. freqentissmo. "No ar sossegado, um sino can/ta Um sino canta no ar sombri/o (Olavo Bilac) "E o perfume da virgindade/de" (Alfhonsus de Gruimares) "Tem do cu a serena cor/" (Machado de Assis) VERSOS DE NOVE SLABAS guerreiros da taba sagra/da, querrei/ros da tribo tupi/! Falam deuses nos cantos de pia/ga! guerrreiros, meus cantos ouvi!"// (Gonalves Dias)

So chamados versos brancos aqueles que no apresentam rima final. So chamados poemas em forma fixa aqueles que so submetidos a regras determinadas quanto combinao de versos. A mais importante produo em forma fixa o soneto; composio de catorze versos, geralmente decasslabos ou alexandrinos, agrupados em dois quartetos e dois tercetos. Exemplos de rima e estrofe:

a) Dstico: Filho meu, de nome escrito da minhalma no infinito. Escrito a estrelas e sangue no farol da rua langue... Das tuas asas serenas faz manto para estas penas. Cruz e Sousa 22

http://concurseirosdanet.blogspot.com

Esquema rmico: aa bb cc) b) Sextilha: Por gua brava ou serena Deixamos nosso cantar, Vendo a voz como pequena Sobre o comprimento do ar. Se algum ouvir temos pena: S cantamos para o mar.... Ceclia Meireles Esquema rmico: ab ab ab c) Oitava: Porm j cinco Sis eram passados Que dali nos partramos, cortando Os limares nunca de outrem navegados, Prosperamente os ventos assoprando, Quando uma noite, estando descuidados Na cortadora proa vigiando, Uma nuvem, que os ares escurece Sobre nossas cabeas aparece. Cames (Esquema rmico: ab ab ab cc) Os versos decasslabos so chamados herico quando apresenta tnicas obrigatrias na 6 e 10 slabas; chamado sfico quando as tnicas esto na 3 ou 4, 8 e 10 slabas. d) Soneto Soneto de Separao De repente do riso fez-se o pranto 23

http://concurseirosdanet.blogspot.com

Silencioso e branco como a bruma E das bocas unidas fez-se a espuma {quarteto} E das mos espalmadas fez-se o espanto. De repente da calma fez-se o vento Que dos olhos desfez a ltima chama E da paixo fez-se o pressentimento {quarteto} E do momento imvel fez-se o drama. De repente, no mais que de repente Fez-se de triste o que se fez amante E de sozinho o que se fez contente. {terceto} Fez-se do amigo prximo o distante Fez-se da vida uma aventura errante {terceto} De repente, no mais que de repente. Vincius de Moraes Oceano Atlntico a bordo do Highland Patriot, a caminho da Inglaterra, setembro de 1938 Quanto ao vocbulo empregado, as rimas podem ser classificadas ainda como: pobre: entre palavras da mesma categoria gramatical : amor/flor, amoroso/doloroso, calar/falar. rica: entre palavras de categorias gramaticais diferentes: arde/covarde, penas/apenas, fino/menino. preciosa ou rara: terminaes no comuns: v-la/estrela, s-lo/plo, h-de/saudade; cisne/tisne, estirpe/extirpe. Quanto ao posicionamento, as rimas se classificam em: a) emparelhadas: AABB/ AAABBB/ AABBCCDD b) alternadas: ABAB/ ABABAB/ ABCABC c) entrelaadas ou opostas: ABBA/ ABBBA 24

http://concurseirosdanet.blogspot.com

d) internas Olhos, olhos de boi pendidos vertem Prantos por quem se foi. Ouvidos ouvem, Calam. Crepes enlutam as janelas. Fundas ouas escutam seus gemidos. Jorge de Lima e) internas encadeadas: J serena desde a tarde J no arde o sol formoso; Vem saudoso o brando vento Doce alento respirar. Encadeamento ou enjambement Quando a pausa da entonao no coincide com o final do verso, com a estrutura sinttica ou mesmo com a estrutura fonolgica. Quanta gente que zomba do desgosto mudo, da angstia que no molha o rosto. Guilherme de Almeida So nuvens de oxignio Teus vestidos? So de vidro? Ou so vapores de hidroGnio? Martins Fontes Que reprteres so esses entrevistando um silncio? O Correio, Globo, Estado,Manchete, France-Press, telef otografando o invisvel? 25

http://concurseirosdanet.blogspot.com

Carlos Drumond de Andrade

2.1 - Exerccios Sobre Noes de Versificao 01 - Assinale a alternativa em que o primeiro verso um decasslabo sfico. (A) fruto, depois de ser semente humilde e flor, Na alta rvore nutriz da vida, amadureo. (B) A dor de quem recorda os tempos idos Fere como um punhal envenenado (C) J a lgrima triste choraram teus filhos. Teus filhos que choram to grande tardana (D) ndio gigante adormecer um dia. Junto aos Andes por terra era prostrado. 02 - Assinale a alternativa em que o primeiro verso um alexandrino. 03 - (FUVEST) Colar de Carolina Com seu colar de coral, Carolina Corre por entre as colunas Da colina O colar de Carolina Colore o colo de cal, Torna corada a menina E o sol, vendo aquela cor Do colar de Carolina Pe coroas de coral Nas colunas da colina Pode-se afirmar a respeito do texto: (a) So versos para crianas, tratando-se portanto, de literatura de carter didtico. (b) todas as palavras esto empregadas em sentido denotativo, o que por vezes acontece em textos poticos. (c) Os versos no tm valor esttico porque no exprimem um pensamento profundo. 26

http://concurseirosdanet.blogspot.com

(d) As sonoridades dos vocbulos foram habilmente manipuladas, o que revela o virtuosismo do autor. (e) uma composio tipicamente modernista, visto que os versos no tm medida certa nem rima. 04 - (FACULDADES OBJETIVO) CANO AMIGA Eu preparo uma cano Em que minha me se reconhea, Todas as mes se reconheam E que fale com dois olhos Caminho por uma rua Que passa em muitos pases Se no me vem, eu vejo E sado velhos amigos Eu distribuo um segredo Como quem ama ou sorri Dois carinhos se procuram Minha vida, nossa vida Formam um s diamente. Aprendi novas palavras E tornei outro mais belas. Eu preparo um cano Que faa acordar os homens E adormecer as crianas. (Carlos Drummond de Andrade) Observando a mtrica do texto proposto, conclui-se que predominam versos: a)hexasslabos b) octosslabos 27

http://concurseirosdanet.blogspot.com

c)decasslabos d)heptasslabos e)eneasslabos 05 - (FMU) "De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encanto mais meu pensamento". (Soneto da Felicidade - Vincius de Morais) Sendo a primeira estrofe de um soneto, o texto acima a) obrigatoriamente de quatro versos. b) pode ser de trs ou quatro versos c) poderia ter sido escrito em intuir liberdade quanto ao nmero de versos d) necessita de outra estrofe de quatro versos par terminar a poesia e) necessita de outra estrofes de trs versos para terminar a poesia. 06 - No texto acima o: a) primeiro verso esdrxulo b) segundo verso branco c) terceiro verso livre d) terceiro verso agudo e) quarto verso grave 07 - Na estrofe acima h: a) Quatro versos alexandrinos graves; b) Quatro versos alexandrinos agudo c) Quatro versos alexandrino trimtricos; d) Quatro versos de onze ou treze slabas; e) Temos versos decassilbos 28

http://concurseirosdanet.blogspot.com

ASSSOCIE as expresses de 8 a12 com as altenativas abaixo: a) h aliterao b) h zeugma c) h converso d) h anfora e) h hiprobole 08 - Em: "Cheguei. Chegaste. Vinhas fatigada E triste, e triste e fatigada me vinha. Tinhas a alma de sonhos povoada. E a alma de sonhos povoada eu tinha (Billac) 09 - Em "Rios te correro dos olhos." (Billac) 10 - Em "Ringe e range, roupenha, a rgida moenda". (Costa e Silva) 11 - Em: Creio num deus moderno, um deus sem piedade um deus moderno, deus de guerra e no de paz. (Dante milano) 12 - Em: O mar - lago sereno o cu _ um manto azulado 29

http://concurseirosdanet.blogspot.com

(Casimiro de Abreu) 13 - (ABC) Mrio de Andrade no PREFCIO INTERESSANTSSIMO diz haver dois sistema de compor versos: O meldico e o harmnico. Pelo primeiro, que teria vigorado at Paraso, o verso no passa de "arabesco horizontal de vozes (sons) consecutivas, contendo pensamento inteligvel"; por exemplo este passo de Bilac:" Mnezarete, a divina, a plida Frinia. Compare ante a austera e rgida assemblia Do Aepago supremo... Pelo segundo (harmnico o verso organiza-se com "palavras sem ligao imediata entre si: estas palavras, pelo fato mesmo no se seguirem intelectual, gramaticalmente, se sobrepem umas s outras, para a nossa sensao, formando, no mais melodias, mas hamonias " Assim temos Arroubos......Lutas......Setas......Cantigs...Povoar De acordo com o texto identifique a ocorrncia de versos harmnicos nos textos abaixo: a)Era uma vez um rio... Porm os Borbas-Gatos dos ultra nacionais experimente! b)Sentimento em mim do asperamente dos homens das primeiras eras... c) E os bondes riscam como um fogo de artifcio. d) Fora os que algarismam os amanhs! e) Risadas. Chamadas. Cigarros acessos." RESPOSTAS DOS EXERCCIOS SOBRE NOES DE VERSIFICAO AVALIAO DO APRENDIZADO 01) B 02) A 03) D 04) B 05) A 06) E 07) E 08) C 09) E 10) A 11) D 12) B 13) E

30

http://concurseirosdanet.blogspot.com

3 - Literatura Brasileira Origens O estudo sobre as origens da literatura brasileira deve ser feito levando-se em conta duas vertentes: a histrica e a esttica. O ponto de vista histrico orienta no sentido de que a literatura brasileira uma expresso de cultura gerada no seio da literatura portuguesa. Como at bem pouco tempo eram muito pequenas as diferenas entre a literatura dos dois pases, os historiadores acabaram enaltecendo o processo da formao literria brasileira, a partir de uma multiplicidade de coincidncias formais e temticas. A outra vertente (aquela que salienta a esttica como pressuposto para a anlise literria brasileira) ressalta as divergncias que desde o primeiro instante se acumularam no comportamento (como nativo e colonizado) do homem americano, influindo na composio da obra literria. Em outras palavras, considerando que a situao do colono tinha de resultar numa nova concepo da vida e das relaes humanas, com uma viso prpria da realidade, a corrente esttica valoriza o esforo pelo desenvolvimento das formas literrias no Brasil, em busca de uma expresso prpria, tanto quanto possvel original Em resumo: estabelecer a autonomia literria descobrir os momentos em que as formas e artifcios literrios se prestam a fixar a nova viso esttica da nova realidade. Assim, a literatura, ao invs de perodos cronolgicos, dever ser dividida, desde o seu nascedouro, de acordo com os estilos correspondentes s suas diversas fases, do Quinhentismo ao Modernismo, at a fase da contemporaneidade. Duas eras - A literatura brasileira tem sua histria dividida em duas grandes eras, que acompanham a evoluo poltica e econmica do pas: a Era Colonial e a Era Nacional, separadas por um perodo de transio, que corresponde emancipao poltica do Brasil. As eras apresentam subdivises chamadas escolas literrias ou estilos de poca. A Era Colonial abrange o Quinhentismo (de 1500, ano do descobrimento, a 1601), o Seiscentismo ou Barroco (de 1601 a 1768), o Setecentismo (de 1768 a 1808) e o perodo de Transio (de 1808 a 1836). A Era Nacional, por sua vez, envolve o Romantismo (de 1836 a 1881), o Realismo (de 1881 a 1893), o Simbolismo (de 1893 a 1922) e o Modernismo (de 1922 a 1945). A partir da, o que est em estudo a contemporaneidade da literatura brasileira. 3.1 - O Quinhentismo Esta expresso a denominao genrica de todas as manifestaes literrias ocorridas no Brasil durante o sculo XVI, correspondendo introduo da cultura europia em terras brasileiras. No se pode falar em uma literatura "do" Brasil, como caracterstica do pas naquele perodo, mas sim em literatura "no" Brasil - uma literatura ligada ao Brasil, mas que denota as ambies e as intenes do homem europeu. No Quinhentismo, o que se demonstrava era o momento histrico vivido pela Pennsula Ibrica, que abrangia uma literatura informativa e uma literatura dos jesutas, como principais manifestaes literrias no sculo XVI. Quem produzia literatura naquele perodo estava com os olhos voltados para as riquezas materiais (ouro, prata, ferro, madeira, etc.), enquanto a literatura dos jesutas se preocupava com o trabalho de catequese. 31

http://concurseirosdanet.blogspot.com

Com exceo da carta de Pero Vaz de Caminha, considerada o primeiro documento da literatura no Brasil, as principais crnicas da literatura informativa datam da segunda metade do sculo XVI, fato compreensvel, j que a colonizao s pode ser contada a partir de 1530. A literatura jesutica, por seu lado, tambm caracteriza o final do Quinhentismo, tendo esses religiosos pisado o solo brasileiro somente em 1549. A literatura informativa, tambm chamada de literatura dos viajantes ou dos cronistas, reflexo das grandes navegaes, empenha-se em fazer um levantamento da terra nova, de sua flora, fauna, de sua gente. , portanto, uma literatura meramente descritiva e, como tal, sem grande valor literrio A principal caracterstica dessa manifestao a exaltao da terra, resultante do assombro do europeu que vinha de um mundo temperado e se defrontava com o exotismo e a exuberncia de um mundo tropical. Com relao linguagem, o louvor terra aparece no uso exagerado de adjetivos, quase sempre empregados no superlativo (belo belssimo, lindo lindssimo etc.) O melhor exemplo da escola quinhentista brasileira Pero Vaz de Caminha. Sua "Carta ao El Rei Dom Manuel sobre o achamento do Brasil", alm do inestimvel valor histrico, um trabalho de bom nvel literrio. O texto da carta mostra claramente o duplo objetivo que, segundo Caminha, impulsionava os portugueses para as aventuras martimas, isto , a conquista dos bens materiais e a dilatao da f crist. Literatura jesuta - Conseqncia da contra-reforma, a principal preocupao dos jesutas era o trabalho de catequese, objetivo que determinou toda a sua produo literria, tanto na poesia quanto no teatro. Mesmo assim, do ponto de vista esttico, foi a melhor produo literria do Quinhentismo brasileiro. Alm da poesia de devoo, os jesutas cultivaram o teatro de carter pedaggico, baseado em trechos bblicos, e as cartas que informavam aos superiores na Europa sobre o andamento dos trabalhos na colnia. No se pode comentar, no entanto, a literatura dos jesutas sem referncias ao que o padre Jos de Anchieta representa para o Quinhentismo brasileiro. Chamado pelos ndios de "Grande Piahy" (supremo paj branco), Anchieta veio para o Brasil em 1553 e, no ano seguinte, fundou um colgio no planalto paulista, a partir do qual surgiu a cidade de So Paulo. Ao realizar um exaustivo trabalho de catequese, Jos de Anchieta deixou uma fabulosa herana literria: a primeira gramtica do tupi-guarani, insupervel cartilha para o ensino da lngua dos nativos; vrias poesias no estilo do verso medieval; e diversos autos, segundo o modelo deixado pelo poeta portugus Gil Vicente, que agrega moral religiosa catlica os costumes dos indgenas, sempre com a preocupao de caracterizar os extremos, como o bem e o mal, o anjo e o diabo. 3.2 - O Barroco O Barroco no Brasil tem seu marco inicial em 1601, com a publicao do poema pico "Prosopopia", de Bento Teixeira, que introduz definitivamente o modelo da poesia camoniana em nossa literatura. Estende-se por todo o sculo XVII e incio do XVIII. Embora o Barroco brasileiro seja datado de 1768, com a fundao da Arcdia Ultramarina e a publicao do livro "Obras", de Cludio Manuel da Costa, o movimento 32

http://concurseirosdanet.blogspot.com

academicista ganha corpo a partir de 1724, com a fundao da Academia Braslica dos Esquecidos. Este fato assinala a decadncia dos valores defendidos pelo Barroco e a ascenso do movimento rcade. O termo barroco denomina genericamente todas as manifestaes artsticas dos anos de 1600 e incio dos anos de 1700. Alm da literatura, estende-se msica, pintura, escultura e arquitetura da poca. Antes do texto de Bento Teixeira, os sinais mais evidentes da influncia da poesia barroca no Brasil surgiram a partir de 1580 e comearam a crescer nos anos seguintes ao domnio espanhol na Pennsula Ibrica, j que a Espanha a responsvel pela unificao dos reinos da regio, o principal foco irradiador do novo estilo potico. O quadro brasileiro se completa no sculo XVII, com a presena cada vez mais forte dos comerciantes, com as transformaes ocorridas no Nordeste em conseqncia das invases holandesas e, finalmente, com o apogeu e a decadncia da cana-de-acar. Uma das principais referncias do barroco brasileiro Gregrio de Matos Guerra, poeta baiano que cultivou com a mesma beleza tanto o estilo cultista quanto o conceptista (o cultismo marcado pela linguagem rebuscada, extravagante, enquanto o conceptismo caracteriza-se pelo jogo de idias, de conceitos. O primeiro valoriza o pormenor, enquanto o segundo segue um raciocnio lgico, racionalista) Na poesia lrica e religiosa, Gregrio de Matos deixa claro certo idealismo renascentista, colocado ao lado do conflito (como de hbito na poca) entre o pecado e o perdo, buscando a pureza da f, mas tendo ao mesmo tempo necessidade de viver a vida mundana. Contradio que o situava com perfeio na escola barroca do Brasil. Antnio Vieira - Se por um lado, Gregrio de Matos mexeu com as estruturas morais e a tolerncia de muita gente - como o administrador portugus, o prprio rei, o clero e os costumes da prpria sociedade baiana do sculo XVII - por outro, ningum angariou tantas crticas e inimizades quanto o "impiedoso" Padre Antnio Vieira, detentor de um invejvel volume de obras literrias, inquietantes para os padres da poca. Politicamente, Vieira tinha contra si a pequena burguesia crist (por defender o capitalismo judaico e os cristos-novos); os pequenos comerciantes (por defender o monoplio comercial); e os administradores e colonos (por defender os ndios). Essas posies, principalmente a defesa dos cristos-novos, custaram a Vieira uma condenao da Inquisio, ficando preso de 1665 a 1667. A obra do Padre Antnio Vieira pode ser dividida em trs tipos de trabalhos: Profecias, Cartas e Sermes. As Profecias constam de trs obras: "Histria do futuro", "Esperanas de Portugal" e "Clavis Prophetarum". Nelas se notam o sebastianismo e as esperanas de que Portugal se tornaria o "quinto imprio do Mundo". Segundo ele, tal fato estaria escrito na Bblia. Aqui ele demonstra bem seu estilo alegrico de interpretao bblica (uma caracterstica quase que constante de religiosos brasileiros ntimos da literatura barroca). Alm, claro, de revelar um nacionalismo megalomanaco e servido incomum. O grosso da produo literria do Padre Antnio Vieira est nas cerca de 500 cartas. Elas versam sobre o relacionamento entre Portugal e Holanda, sobre a Inquisio e os cristos novos e sobre a situao da colnia, transformando-se em importantes documentos histricos.

33

http://concurseirosdanet.blogspot.com

O melhor de sua obra, no entanto, est nos 200 sermes. De estilo barroco conceptista, totalmente oposto ao Gongorismo, o pregador portugus joga com as idias e os conceitos, segundo os ensinamentos de retrica dos jesutas. Um dos seus principais trabalhos o "Sermo da Sexagsima", pregado na capela Real de Lisboa, em 1655. A obra tambm ficou conhecida como "A palavra de Deus". Polmico, este sermo resume a arte de pregar. Com ele, Vieira procurou atingir seus adversrios catlicos, os gongricos dominicanos, analisando no sermo "Por que no frutificava a Palavra de Deus na terra", atribuindo-lhes culpa. 3.3 - O Arcadismo O Arcadismo no Brasil comea no ano de 1768, com dois fatos marcantes: a fundao da Arcdia Ultramarina e a publicao de "Obras", de Cludio Manuel da Costa. A escola setecentista, por sinal, desenvolve-se at 1808, com a chegada da Famlia Real ao Rio de Janeiro, que, com suas medidas poltico-administrativas, permite a introduo do pensamento pr-romntico no Brasil. No incio do sculo XVIII d-se a decadncia do pensamento barroco, para a qual vrios fatores colaboraram, entre eles o cansao do pblico com o exagero da ex-presso barroca e da chamada arte cortes, que se desenvolvera desde a Renascena e atinge em meados do sculo um estgio estacionrio (e at decadente), perdendo terreno para o subjetivismo burgus; o problema da ascenso burguesa superou o problema religioso; surgem as primeiras arcdias, que procuram a pureza e a simplicidade das formas clssicas; os burgueses, como forma de combate ao poder monrquico, comeam a cultuar o "bom selvagem", em oposio ao homem corrompido pela sociedade. Gosto burgus - Assim, a burguesia atinge uma posio de domnio no campo econmico e passa a lutar pelo poder poltico, ento em mos da monarquia. Isso se reflete claramente no campo social e das artes: a antiga arte cerimonial das cortes cede lugar ao poder do gosto burgus. Pode-se dizer que a falta de substitutos para o Padre Antnio Vieira e Gregrio de Matos, mortos nos ltimos cinco anos do sculo XVII, foi tambm um aspecto motivador do surgimento do Arcadismo no Brasil. De qualquer forma, suas caractersticas no pas seguem a linha europia: a volta aos padres clssicos da Antigidade e do Renascimento; a simplicidade; a poesia buclica, pastoril; o fingimento potico e o uso de pseudnimos. Quanto ao aspecto formal, a escola marcada pelo soneto, os versos decasslabos, a rima optativa e a tradio da poesia pica. O Arcadismo tem como principais nomes: Cludio Manuel da Costa, Toms Antnio Gonzaga, Jos de Santa Rita Duro e Baslio da Gama. 3.4 - O Romantismo O Romantismo se inicia no Brasil em 1836, quando Gonalves de Magalhes publica na Frana a "Niteri - Revista Brasiliense", e, no mesmo ano, lana um livro de poesias romnticas intitulado "Suspiros poticos e saudades". Em 1822, Dom Pedro I concretiza um movimento que se fazia sentir, de forma mais imediata, desde 1808: a independncia do Brasil. A partir desse momento, o novo pas necessita inserir-se no modelo moderno, acompanhando as naes independentes da Europa e Amrica. A imagem do portugus conquistador deveria ser varrida. H a necessidade de auto-afirmao da ptria que se formava. O ciclo da minerao havia dado 34

http://concurseirosdanet.blogspot.com

condies para que as famlias mais abastadas mandassem seus filhos Europa, em particular Frana e Inglaterra, onde buscam solues para os problemas brasileiros. O Brasil de ento nem chegava perto da formao social dos pases industrializados da Europa (burguesia/proletariado). A estrutura social do passado prximo (aristocracia/escravo) ainda prevalecia. Nesse Brasil, segundo o historiador Jos de Nicola, "o ser burgus ainda no era uma posio econmica e social, mas mero estado de esprito, norma de comportamento". Marco final - Nesse perodo, Gonalves de Magalhes viajava pela Europa. Em 1836, ele funda a revista Niteri, da qual circularam apenas dois nmeros, em Paris. Nela, ele publica o "Ensaio sobre a histria da literatura brasileira", considerado o nosso primeiro manifesto romntico. Essa escola literria s teve seu marco final no ano de 1881, quando foram lanados os primeiros romances de tendncia naturalista e realista, como "O mulato", de Aluzio Azevedo, e "Memrias pstumas de Brs Cubas", de Machado de Assis. Manifestaes do movimento realista, alis, j vinham ocorrendo bem antes do incio da decadncia do Romantismo, como, por exemplo, o liderado por Tobias Barreto desde 1870, na Escola de Recife. O Romantismo, como se sabe, define-se como modismo nas letras universais a partir dos ltimos 25 anos do sculo XVIII. A segunda metade daquele sculo, com a industrializao modificando as antigas relaes econmicas, leva a Europa a uma nova composio do quadro poltico e social, que tanto influenciaria os tempos modernos. Da a importncia que os modernistas deram Revoluo Francesa, to exaltada por Gonalves de Magalhes. Em seu "Discurso sobre a histria da literatura do Brasil", ele diz: "...Eis aqui como o Brasil deixou de ser colnia e foi depois elevado categoria de Reino Unido. Sem a Revoluo Francesa, que tanto esclareceu os povos, esse passo to cedo se no daria...". A classe social delineia-se em duas classes distintas e antagnicas, embora atuassem paralelas durante a Revoluo Francesa: a classe dominante, agora representada pela burguesia capitalista industrial, e a classe dominada, representada pelo proletariado. O Romantismo foi uma escola burguesa de carter ideolgico, a favor da classe dominante. Da porque o nacionalismo, o sentimentalismo, o subjetivismo e o irracionalismo caractersticas marcantes do Romantismo inicial - no podem ser analisados isoladamente, sem se fazer meno sua carga ideolgica. Novas influncias - No Brasil, o momento histrico em que ocorre o Romantismo tem que ser visto a partir das ltimas produes rcades, caracterizadas pela stira poltica de Gonzaga e Silva Alvarenga. Com a chegada da Corte, o Rio de Janeiro passa por um processo de urbanizao, tornando-se um campo propcio divulgao das novas influncias europias. A colnia caminhava no rumo da independncia. Aps 1822, cresce no Brasil independente o sentimento de nacionalismo, busca-se o passado histrico, exalta-se a natureza ptria. Na realidade, caractersticas j cultivadas na Europa, e que se encaixaram perfeitamente necessidade brasileira de ofuscar profundas crises sociais, financeiras e econmicas. De 1823 a 1831, o Brasil viveu um perodo conturbado, como reflexo do autoritarismo de D. Pedro I: a dissoluo da Assemblia Constituinte; a Constituio outorgada; a Confederao do Equador; a luta pelo trono portugus contra seu irmo D. Miguel; a acusao de ter mandado assassinar Lbero Badar e, finalmente, a abolio da escravatura. Segue-se o perodo regencial e a maioridade prematura de Pedro II. neste 35

http://concurseirosdanet.blogspot.com

ambiente confuso e inseguro que surge o Romantismo brasileiro, carregado de lusofobia e, principalmente, de nacionalismo. No final do Romantismo brasileiro, a partir de 1860, as transformaes econmicas, polticas e sociais levam a uma literatura mais prxima da realidade; a poesia reflete as grandes agitaes, como a luta abolicionista, a Guerra do Paraguai, o ideal de Repblica. a decadncia do regime monrquico e o aparecimento da poesia social de Castro Alves. No fundo, uma transio para o Realismo. O Romantismo apresenta uma caracterstica inusitada: revela nitidamente uma evoluo no comportamento dos autores romnticos. A comparao entre os primeiros e os ltimos representantes dessa escola mostra traos peculiares a cada fase, mas discrepantes entre si. No caso brasileiro, por exemplo, h uma distncia considervel entre a poesia de Gonalves Dias e a de Castro Alves. Da a necessidade de se dividir o Romantismo em fases ou geraes. No romantismo brasileiro podemos reconhecer trs geraes: gerao nacionalista ou indianista; gerao do "mal do sculo" e a "gerao condoreira". A primeira (nacionalista ou indianista) marcada pela exaltao da natureza, volta ao passado histrico, medievalismo, criao do heri nacional na figura do ndio, de onde surgiu a denominao "gerao indianista". O sentimentalismo e a religiosidade so outras caractersticas presentes. Entre os principais autores, destacam-se Gonalves de Magalhes, Gonalves Dias e Arajo Porto. Egocentrismo - A segunda (do "mal do sculo", tambm chamada de gerao byroniana, de Lord Byron) impregnada de egocentrismo, negativismo bomio, pessimismo, dvida, desiluso adolescente e tdio constante. Seu tema preferido a fuga da realidade, que se manifesta na idealizao da infncia, nas virgens sonhadas e na exaltao da morte. Os principais poetas dessa gerao foram lvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela. A gerao condoreira, caracterizada pela poesia social e libertria, reflete as lutas internas da segunda metade do reinado de D. Pedro II. Essa gerao sofreu intensamente a influncia de Victor Hugo e de sua poesia poltico-social, da ser conhecida como gerao hugoana. O termo condoreirismo conseqncia do smbolo de liberdade adotado pelos jovens romnticos: o condor, guia que habita o alto da cordilheira dos Andes. Seu principal representante foi Castro Alves, seguido por Tobias Barreto e Sousndrade. Duas outras variaes literrias do Romantismo merecem destaque: a prosa e o teatro romntico. Jos de Nicola demonstrou quais as explicaes para o aparecimento e desenvolvimento do romance no Brasil: "A importao ou simples traduo de romances europeus; a urbanizao do Rio de Janeiro, transformado, ento, em Corte, criando uma sociedade consumidora representada pela aristocracia rural, profissionais liberais, jovens estudantes, todos em busca de entretenimento; o esprito nacionalista em conseqncia da independncia poltica a exigir uma "cor local" para os enredos; o jornalismo vivendo o seu primeiro grande impulso e a divulgao em massa de folhetins; o avano do teatro nacional". Os romances respondiam s exigncias daquele pblico leitor; giravam em torno da descrio dos costumes urbanos, ou de amenidades das zonas rurais, ou de imponentes selvagens, apresentando personagens idealizados pela imaginao e ideologia romnticas com os quais o leitor se identificava, vivendo uma realidade que lhe convinha. Algumas 36

http://concurseirosdanet.blogspot.com

poucas obras, porm, fugiram desse esquema, como "Memrias de um Sargento de Milcias", de Manuel Antnio de Almeida, e at "Inocncia", do Visconde de Taunay. Ao se considerar a mera cronologia, o primeiro romance brasileiro foi "O filho do pescador", publicado em 1843, de autoria de Teixeira de Souza (1812-1881). Mas se tratava de um romance sentimentalide, de trama confusa e que no serve para definir as linhas que o romance romntico seguiria na literatura brasileira. Por esta razo, sobretudo pela aceitao obtida junto ao pblico leitor, justa-mente por ter moldado o gosto deste pblico ou correspondido s suas expectativas, convencionou-se adotar o romance "A Moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo, publicado em 1844, como o primeiro romance brasileiro. Dentro das caractersticas bsicas da prosa romntica, destacam-se, alm de Joaquim Manuel de Macedo, Manuel Antnio de Almeida e Jos de Alencar. Almeida, por sinal, com as "Memrias de um Sargento de Milcias" realizou uma obra total-mente inovadora para sua poca, exatamente quando Macedo dominava o ambiente literrio. As peripcias de um sargento descritas por ele podem ser consideradas como o verdadeiro romance de costumes do Romantismo brasileiro, pois abandona a viso da burguesia urbana, para retratar o povo com toda a sua simplicidade. "Casamento" - Jos de Alencar, por sua vez, aparece na literatura brasileira como o consolidador do romance, um ficcionista que cai no gosto popular. Sua obra um retrato fiel de suas posies polticas e sociais. Ele defendia o "casamento" entre o nativo e o europeu colonizador, numa troca de favores: uns ofereciam a natureza virgem, um solo esplndido; outros a cultura. Da soma desses fatores resultaria um Brasil independente. "O guarani" o melhor exemplo, ao se observar a relao do principal personagem da obra, o ndio Peri, com a famlia de D. Antnio de Mariz. Este jogo de interesses entre o ndio e o europeu, proposto por Alencar, aparece tambm em "Iracema" (um anagrama da palavra Amrica), na relao da ndia com o portugus Martim. Moacir, filho de Iracema e Martim, o primeiro brasileiro fruto desse casamento. Jos de Alencar diversificou tanto sua obra que tornou possvel uma classificao por modalidades: romances urbanos ou de costumes (retratando a sociedade carioca de sua poca - o Rio do II Reinado); romances histricos (dois, na verdade, voltados para o perodo colonial brasileiro - "As minas de prata" e "A guerra dos mascates"); romances regionais ("O sertanejo" e "O gacho" so as duas obras regionais de Alencar); romances rurais ( como "Til" e "O tronco do ip"; e romances indianistas, que trouxeram maior popularidade para o escritor, como "O Guarani", "Iracema" e "Ubirajara".

3.5 - Realismo e Naturalismo "O Realismo uma reao contra o Romantismo: o Romantismo era a apoteose do sentimento - o Realismo a anatomia do carter. a crtica do homem. a arte que nos pinta a nossos prprios olhos - para condenar o que houve de mau na nossa sociedade." Ao cunhar este conceito, Ea de Queiroz sintetizou a viso de vida que os autores da escola realista tinham do homem durante e logo aps o declnio do Romantismo. Este estilo de poca teve uma prvia: os romnticos Castro Alves, Sousndrade e Tobias Barreto, embora fizessem uma poesia romntica na forma e na expresso, utilizavam temas voltados para a realidade poltico-social da poca (final da dcada de 37

http://concurseirosdanet.blogspot.com

1860). Da mesma forma, algumas produes do romance romntico j apontavam para um novo estilo na literatura brasileira, como algumas obras de Manuel Antnio de Almeida, Franklin Tvora e Visconde de Taunay. Comeava-se o abandono do Romantismo enquanto surgiam os primeiros sinais do Realismo. Na dcada de 70 surge a chamada Escola de Recife, com Tobias Barreto, Silvio Romero e outros, aproximando-se das idias europias ligadas ao positivismo, ao evolucionismo e, principalmente, filosofia. So os ideais do Realismo que encontravam ressonncia no conturbado momento histrico vivido pelo Brasil, sob o signo do abolicionismo, do ideal republicano e da crise da Monarquia. No Brasil, considera-se 1881 como o ano inaugural do Realismo. De fato, esse foi um ano frtil para a literatura brasileira, com a publicao de dois romances fundamentais, que modificaram o curso de nossas letras: Aluzio Azevedo publica "O mula-to", considerado o primeiro romance naturalista do Brasil; Machado de Assis publica "Memrias Pstumas de Brs Cubas", o primeiro romance realista de nossa literatura. Na diviso tradicional da histria da literatura brasileira, o ano considerado data final do Realismo 1893, com a publicao de "Missal" e "Broquis", ambos de Cruz e Sousa, obras inaugurais do Simbolismo, mas no o trmino do Realismo e suas manifestaes na prosa - com os romances realistas e naturalistas - e na poesia, com o Parnasianismo. "Prncipe dos poetas" - Da mesma forma, o incio do Simbolismo, em 1893, no representou o fim do Realismo, porque obras realistas foram publicadas posteriormente a essa data, como "Dom Casmurro", de Machado de Assis, em 1900, e "Esa e Jac", do mesmo autor, em 1904. Olavo Bilac, chamado "prncipe dos poetas", obte-ve esta distino em 1907. A Academia Brasileira de Letras, templo do Realismo, tambm foi inaugurada posteriormente data-marco do fim do Realismo: 1897. Na realidade, nos ltimos vinte anos do sculo XIX e nos primeiros do sculo XX, trs estticas se desenvolvem paralelamente: o Realismo e suas manifestaes, o Simbolismo e o Pr-Modernismo, que s conhecem o golpe fatal em 1922, com a Semana de Arte Moderna. O Realismo reflete as profundas transformaes econmicas, polticas, sociais e culturais da segunda metade do sculo XIX. A Revoluo Industrial, iniciada no sculo XVIII, entra numa nova fase, caracterizada pela utilizao do ao, do petrleo e da eletricidade; ao mesmo tempo, o avano cientfico leva a novas descobertas nos campos da fsica e da qumica. O capitalismo se estrutura em moldes modernos, com o surgimento de grandes complexos industriais, aumentando a massa operria urbana, e formando uma populao marginalizada, que no partilha dos benefcios do progresso industrial, mas, pelo contrrio, explorada e sujeita a condies subumanas de trabalho. O Brasil tambm passa por mudanas radicais tanto no campo econmico quanto no poltico-social, no perodo compreendido entre 1850 e 1900, embora com profundas diferenas materiais, se comparadas s da Europa. A campanha abolicionista intensifica-se a partir de 1850; a Guerra do Paraguai (1864/1870) tem como conseqncia o pensamento republicano (o Partido Republicano foi fundado no ano em que essa guerra terminou); a Monarquia vive uma vertiginosa decadncia. A Lei urea, de 1888, no resolveu o problema dos negros, mas criou uma nova realidade: o fim da mo-de-obra escrava e sua substituio pela mo-de-obra assalariada, ento representada pelas levas de imigrantes europeus que vinham trabalhar na lavoura cafeeira, o que originou uma nova economia voltada para o mercado externo, mas agora sem a estrutura colonialista. 38

http://concurseirosdanet.blogspot.com

Raul Pompia, Machado de Assis e Aluzio Azevedo transformaram-se nos principais representantes da escola realista no Brasil. Ideologicamente, os autores desse perodo so antimonrquicos, assumindo uma defesa clara do ideal republicano, como nos romances "O mulato", "O cortio" e "O Ateneu". Eles negam a burguesia a partir da famlia. A expresso Realismo uma denominao genrica da escola literria, que abriga trs tendncias distintas: "romance realista", "romance naturalista" e "poesia parnasiana". O romance realista foi exaustivamente cultivado no Brasil por Machado de Assis. Trata-se de uma narrativa mais preocupada com a anlise psicolgica, fazendo a crtica sociedade a partir do comportamento de determinados personagens. Para se ter uma idia, os cinco romances da fase realista de Machado de Assis apresentam nomes prprios em seus ttulos ("Brs Cubas"; "Quincas Borba"; "Dom Casmurro", "Esa e Jac"; e "Aires"). Isto revela uma clara preocupao com o indivduo. O romance realista analisa a sociedade por cima. Em outras palavras: seus personagens so capitalistas, pertencem classe dominante. O romance realista documental, retrato de uma poca.

3.6 - Impressionismo Na Literatura, o Impressionismo derivou do Realismo, e o termo, s recentemente posto em uso por crticos e nsastas, tem servido para situar escritores at ento sem uma classificao definida. Assim, a mesma indefinio do detalhe, do objeto, tanto na Pintura como na Msica, observada na Literatura. O escritor passa a lidar com estados de alma, no dizer de Hibbard, e at o enredo fica subordinado situao daqueles momentos. A sintaxe perde a sua estruturao clara e apenas esquematizada, levando em conta as necessidades expressivas para a captao do mundo subjetivo que o escritor quer retratar. Amado Alonso no ensaio Impressionismo em el Lenguaje, mostra que no h propriamente uma linguagem impressionista, mas algumas preferncias por expresses subjetivas, simblicas, que servem para aproximar certos escritores. E aponta o exemplo, muitas vezes freqente, do abandono da ordem lgica da frase. E mais: o tratamento verbal para que o leitor tenha a sensao, no de uma descrio objetiva e onisciente do autor e sim de testemunha dos fatos apresentados. Assim, muitas vezes, escritores que primeira vista pareciam to distantes em sua maneira de concepo, podem ser aproximados por uma caracterstica afim do estilo. No caso, Katherine Mansfield, Marcel Proust e outros. No Brasil, o ficcionista Adelino Magalhes tem sido o mais freqentemente apontado pelos crticos como impressionista. Algumas referncias, nesse sentido, tem sido feitas igualmente em relao a Raul Pompia, Graa Aranha e Cornlio Pena.

Enquanto o simbolista tendia para a subjetividade, intuio, o realista se preocupava com a realidade, a objetividade; da juno destas tcnicas surgiu uma nova esttica, que foi sem dvida nenhuma, responsvel direta da transio para o Modernismo. o Impressionismo, onde os escritores manifestam as impresses que a realidade lhes causa. A realidade a que os impressionistas se referem tm caractersticas realistas, indo em direo a objetividade, porm a impresso que os escritores tm dessa realidade subjetiva, sendo muitas vezes guiados pela intuio, caractersticas do simbolismo. Isto tudo fez com que o Impressionismo tivesse carter conflitante e ambguo. 39

http://concurseirosdanet.blogspot.com

A principal manifestao do Impressionismo foi o revigoramento do nacionalismo, na busca dos aspectos regionais no conto e no romance, tornando-se um pr-modernista. O termo Impressionismo veio da pintura, onde designa o movimento artstico da segunda metade do sculo XIX, originado na Frana por Monet, Renoir, dentre outros, o qual se baseava no fenmeno da percepo. Para eles, no era fundamental representar o objeto com detalhes e mincias, mas sim, reter as impresses imediatas que o objeto causasse na sua alma. O quadro que desencadeou o movimento foi Impression, de Monet. O Impressionismo se caracterizou por ser um estilo fundamentalmente sensorial, no qual a natureza no era vista de forma objetiva e sim, interpretada (o que valia era a verdade do artista). Nele houve a valorizao do anacoluto, da metfora, da comparao e o uso de formas verbais como o gerndio, o imperfeito do indicativo, o infinitivo precedido pelo "a", e outras, dando a idia de continuidade da ao (aspecto permansivo). Como o Impressionismo no foi propriamente uma escola, mas sim uma atitude na expresso, suas manifestaes surgiram em diversas pocas e, no Brasil, podem ser notadas suas caractersticas na obra de autores como: Raul Pompia (Naturalismo); Euclides da Cunha e Graa Aranha (Pr-Modernismo); e Guimares Rosa (Modernismo).

3.7 - Naturalismo O romance naturalista, por sua vez, foi cultivado no Brasil por Alusio Azevedo e Jlio Ribeiro. Aqui, Raul Pompia tambm pode ser includo, mas seu caso muito particular, pois seu romance "O Ateneu" ora apresenta caractersticas naturalistas, ora realistas, ora impressionistas. A narrativa naturalista marcada pela forte anlise social, a partir de grupos humanos marginalizados, valorizando o coletivo. Os ttulos das obras naturalistas apresentam quase sempre a mesma preocupao: "O mulato", "O cortio", "Casa de penso", "O Ateneu". O Naturalismo apresenta romances experimentais. A influncia de Charles Darwin se faz sentir na mxima segundo a qual o homem um animal; portanto antes de usar a razo deixa-se levar pelos instintos naturais, no podendo ser reprimido em suas manifestaes instintivas, como o sexo, pela moral da classe dominante. A constante represso leva s taras patolgicas, to ao gosto do Naturalismo. Em conseqncia, esses romances so mais ousados e erroneamente tachados por alguns de pornogrficos, apresentando descries minuciosas de atos sexuais, tocando, inclusive, em temas ento proibidos como o homossexualismo - tanto o masculino ("O Ateneu"), quanto o feminino ("O cortio"). 3.8 - O Parnasianismo A poesia parnasiana preocupa-se com a forma e a objetividade, com seus sonetos alexandrinos perfeitos. Olavo Bilac, Raimundo Correia e Alberto de Oliveira formam a trindade parnasiana O Parnasianismo a manifestao potica do Realismo, dizem alguns estudiosos da literatura brasileira, embora ideologicamente no mantenha todos os pontos de contato com os romancistas realistas e naturalistas. Seus poetas estavam margem das grandes transformaes do final do sculo XIX e incio do sculo XX. 40

http://concurseirosdanet.blogspot.com

Culto forma - A nova esttica se manifesta a partir do final da dcada de 1870, prolongando-se at a Semana de Arte Moderna. Em alguns casos chegou a ultrapassar o ano de 1922 (no considerando, claro, o neoparnasianismo). Objetividade temtica e culto da forma: eis a receita. A forma fixa representada pelos sonetos; a mtrica dos versos alexandrinos perfeitos; a rima rica, rara e perfeita. Isto tudo como negao da poesia romntica dos versos livres e brancos. Em suma, o endeusamento da forma. 3.9 - O Simbolismo comum, entre crticos e historiadores, afirmar-se que o Brasil no teve momento tpico para o Simbolismo, sendo essa escola literria a mais europia, dentre as que contaram com seguidores nacionais, no confronto com as demais. Por isso, foi chamada de "produto de importao". O Simbolismo no Brasil comea em 1893 com a publicao de dois livros: "Missal" (prosa) e "Broquis" (poesia), ambos do poeta catarinense Cruz e Sousa, e estende-se at 1922, quando se realizou a Semana de Arte Moderna. O incio do Simbolismo no pode ser entendido como o fim da escola anterior, o Realismo, pois no final do sculo XIX e incio do sculo XX tem-se trs tendncias que caminham paralelas: Realismo, Simbolismo e pr-Modernismo, com o aparecimento de alguns autores preocupados em denunciar a realidade brasileira, entre eles Euclides da Cunha, Lima Barreto e Monteiro Lobato. Foi a Semana de Arte Moderna que ps fim a todas as estticas anteriores e traou, de forma definitiva, novos rumos para a literatura do Brasil. Transio - O Simbolismo, em termos genricos, reflete um momento histrico extremamente complexo, que marcaria a transio para o sculo XX e a definio de um novo mundo, consolidado a partir da segunda dcada deste sculo. As ltimas manifestaes simbolistas e as primeiras produes modernistas so contemporneas da primeira Guerra Mundial e da Revoluo Russa. Neste contexto de conflitos e insatisfaes mundiais (que motivou o surgimento do Simbolismo), era natural que se imaginasse a falta de motivos para o Brasil desenvolver uma escola de poca como essa. Mas interessante notar que as origens do Simbolismo brasileiro se deram em uma regio marginalizada pela elite cultural e poltica: o Sul - a que mais sofreu com a oposio recm-nascida Repblica, ainda impregnada de conceitos, teorias e prticas militares. A Repblica de ento no era a que se desejava. E o Rio Grande do Sul, onde a insatisfao foi mais intensa, transformou-se em palco de lutas sangrentas iniciadas em 1893, o mesmo ano do incio do Simbolismo. A Revoluo Federalista (1893 a 1895), que comeou como uma disputa regional, ganhou dimenso nacional ao se opor ao governo de Floriano Peixoto, gerando cenas de extrema violncia e crueldade no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paran. Alm disso, surgiu a Revolta da Armada, movimento rebelde que exigiu a renncia de Floriano, combatendo, sobretudo, a Marinha brasileira. Ao conseguir esmagar os revoltosos, o presidente consegue consolidar a Repblica. Esse ambiente provavelmente representou a origem do Simbolismo, marcado por frutraes, angstias, falta de perspectivas, rejeitando o fato e privilegiando o sujeito. E isto relevante pois a principal caracterstica desse estilo de poca foi justa-mente a negao do Realismo e suas manifestaes. A nova esttica nega o cientificismo, o 41

http://concurseirosdanet.blogspot.com

materialismo e o racionalismo. E valoriza as manifestaes metafsicas e espirituais, ou seja, o extremo oposto do Naturalismo e do Parnasianismo. "Dante Negro" - Impossvel referir-se ao Simbolismo sem reverenciar seus dois grandes expoentes: Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimares. Alis, no seria exagero afirmar que ambos foram o prprio Simbolismo. Especialmente o primeiro, chamado, ento, de "cisne negro" ou "Dante negro". Figura mais importante do Simbolismo brasileiro, sem ele, dizem os especialistas, no haveria essa esttica no Brasil. Como poeta, teve apenas um volume publicado em vida: "Broquis" (os dois outros volumes de poesia so pstumos). Teve uma carreira muito rpida, apesar de ser considerado um dos maiores nomes do Simbolismo universal. Sua obra apresenta uma evoluo importante: na medida em que abandona o subjetivismo e a angstia iniciais, avana para posies mais universalizantes - sua produo inicial fala da dor e do sofrimento do homem negro (observaes pessoais, pois era filho de escravos), mas evolui para o sofrimento e a angstia do ser humano. J Alphonsus de Guimares preferiu manter-se fiel a um "tringulo" que caracterizou toda a sua obra: misticismo, amor e morte. A crtica o considera o mais mstico poeta de nossa literatura. O amor pela noiva, morta s vsperas do casamento, e sua profunda religiosidade e devoo por Nossa Senhora geraram, e no poderia ser diferente, um misticismo que beirava o exagero. Um exemplo o "Setenrio das dores de Nossa Senhora", em que ele atesta sua devoo pela Virgem. A morte aparece em sua obra como um nico meio de atingir a sublimao e se aproximar de Constana - a noiva morta - e da Virgem. Da o amor aparecer sempre espiritualizado. A prpria deciso de se isolar na cidade mineira de Mariana, que ele prprio considerou sua "torre de marfim", uma postura simbolista. 4- Redao 4.1 - Tipos De Redao a. descrio b. narrao c. dissertao 4.1.1 - Descrio "( a representao de um objeto sensvel (ser, coisa, paisagem)." Descrever mostrar com palavras, ao leitor, seres, cenas, paisagens e objetos que os olhos vem, , pois, pintar com a linguagem um quadro, cujas cores devem ganhar vida sob a forma de palavras, tornando a realidade sempre mais expressiva. Podemos obter tudo isto se o aluno ou o escritor, por esforo prprio, colorir as pessoas, os objetos, o ambiente com viso nova, transformando o familiar em incomum e o incomum em familiar, despertando a emoo experimentada ao complet-los. Uma boa descrio no aquela em que se retrata o objeto visto no momento, mas a que alerta e estimula as mais variadas sensaes: tato, olfato, viso, audio, gosto, forma, cor e movimento que permitem a impresso global. 42

http://concurseirosdanet.blogspot.com

Quanto estrutura - toda descrio deve apresentar 1 - introduo - viso global do objeto. 2 - desenvolvimento - explanao da viso global, abrangendo: - minsculas ou pormenorizao. - comparao ou analogias. 3 - concluso - nem sempre obrigatria, mas sempre exigida pelos professores nas escolas de 1 e 2 graus e nos exames vestibulares. 4- Recursos expressivos estilo - captao sensorial. Sintaxe - perodos coordenados; - perodos subordinados; - adjuntos adverbiais de lugar e tempo a) substantivos concretos / sensoriais: - descrio objetiva b) substantivos abstratos / psicolgicos: - descrio subjetiva; c) adjetivos e locues adjetivas; d) adjetivos pospostos; e) adjetivos antepostos; Morfologia f) verbos dinmicos (movimento ou ao); g) verbos de estado (verbo de ligao); h) locues verbais i) tempo verbal, geralmente presente ou pretrito imperfeito j) do indicativo. Raro pretrito perfeito. 4.1.2 - Narrao Narrar relatar fato, acontecimento, circunstncias, situao real ou fictcia, decorrentes das aes conflitantes e sucessivas entre foras fsicas, morais, sociais e intelectuais que se opem: personagem e personagem, personagem e natureza. Narrar contar um ou mais fatos que ocorreram com determinados personagens, em um local e tempo definidos. contar uma estria, que pode ser real ou imaginria. 43

http://concurseirosdanet.blogspot.com

O tipo de narrador a) o narrador em 1 pessoa - aquele que participa da ao, ou seja, ou melhor, que se inclui na narrativa. Trata-se de narrador personagem. b) o narrador em 3 pessoa - aquele que no participa da ao, ou seja, ou melhor, no se inclui na narrativa. Temos ento o narrador-observador Devemos ressaltar uma composio narrativa estruturada da seguinte maneira. 1. introduo - apresentao sucinta dos elementos da trama. Pode ser uma descrio, uma idia pessoal ou geral, na qual se estabelece espao e tempo. Deve ser breve. 2. complicao - transio entre a apresentao e o clmax. o desenvolvimento da histria com todos os incidentes secundrios. 3. clmax contm toda tenso. o suspense antes do desenlace. 4. desfecho - a soma da introduo e da complicao. A tenso desfeita e esclarecida. Deve ser sobremaneira objetiva. No concebvel a incluso de novas personagens com a inteno de explicar. 5. Recursos expressivos : a) estilo - descrio pormenorizada de lugar e personagens. b) sintaxe - perodos subordinados. a) perodos coordenados b) adjuntos adverbiais de lugar e de tempo c) substantivos concretos d) substantivos abstratos e) verbos de ao f) presente (discurso direto) g) pretrito imperfeito (discurso indireto, indireto livre de descries) h) pretrito perfeito

c) morfologia

4.1.3 Dissertao A dissertao a forma mais comum de redao. a mais solicitada nos exames vestibulares e provas de colgio. Nosso objetivo principal a dissertao. A letra Para fazer uma redao no vestibular ou nas escolas, no preciso, obvio, cursar uma escola de caligrafia. Porm a letra, embora feia, deve ser legvel. A experincia nos tem

44

http://concurseirosdanet.blogspot.com

demonstrado que os professores se rebelam contra aqueles cujas letras so verdadeiros caracteres hieroglficos. E o que dizer das redaes cheias de borres e rasuras,? Uma prova limpa, sem rasuras e legvel, causar no professor uma boa impresso. Mas no esquea o aluno de que vestibular competio, isto s no basta. A avaliao do professor tem muito de subjetivo

AS PARTES DA REDAO

A - Introduo A introduo precisa ser rpida. Evidentemente, nunca ter tamanho igual ao do desenvolvimento. Numa redao de 20 linhas, creio que ela no deve exceder de 4 ou 5. Seria a introduo dispensvel numa redao? Sim. Podemos (esta a tendncia moderna) enfrentar diretamente o assunto. Se, no entanto, existir introduo, ter que ser breve, relacionada com o tema central, e com a preocupao, desde logo, de atrair a ateno do leitor (professor).

Exemplos:

O voto do analfabeto "A democracia sem dvida, a melhor forma de governo. S num regime democrtico, o cidado poder sentir-se livre. Nos regimes totalitrios, o homem presa fcil da agresso e da tortura..." A coexistncia pacfica "O homem um ser social. Ele no basta a si mesmo. No mundo de hoje, no h lugar para o ermito, para o egocntrico. At o homem das cavernas precisou do seu semelhante." O desenvolvimento Tambm chamado o corpo da redao sem dvida a parte principal da redao; no pode haver redao sem desenvolvimento, j que ele, vale afirmar, a prpria redao. Pode haver redao sem introduo e at sem concluso, embora no sejam comuns. 45

http://concurseirosdanet.blogspot.com

Mas justamente no desenvolvimento que se discute a tese, em que se debatem os problemas. nele que o aluno colocar tudo de si, na busca de melhores idias. Sendo o desenvolvimento a parte mais importante da redao, claro est que no pode ser menor que a introduo, ou que a concluso. No desenvolvimento, esto a substncia e a fora do seu trabalho, onde o aluno ou vestibulando mostrar o vazio ou a riqueza de seus pensamentos. A concluso A concluso o fecho, o corolrio da redao. Uma redao sem concluso, na maioria das vezes, apresenta no estar pronta. como se lhe faltasse algo. Na concluso o aluno ou vestibulando costuma resumir seu ponto de vista, sintetizar suas idias. E a redao sem concluso no comum. Creio que o aluno no deve dispens-la. Finalmente, a concluso no pode ser maior que desenvolvimento. Dever ser breve, a fim de no perder a nfase. A FORMA Por forma, entende-se o desembarao de expresso, a procura de imagens e comparaes, a busca da palavra apropriada, a utilizao, enfim, dos recursos mais eficientes e belos na transmisso das idias. Forma harmonia da frase, a sonoridade da frase. Como aperfeioar, a forma? Pelo exerccio constante e cuidadoso! Exercitar-se quer dizer escrever. Quer dizer ler. Ler bons autores. Cada estudante, cada aluno tem sua maneira de escrever. No possui um sentido definido. Porm, inegvel que j tem um jeito prprio. No h dvida tambm, que, com exerccios bem orientados o aluno poder sempre aperfeioar-se e alcanar padres modestos. Algumas qualidades da forma

a) Simplicidade - a linguagem de quem faz uma redao deve ser simples. E a escolha dos termos pomposos e artificiais devem ser evitados. A expresso de suas idias seja bem simples e espontnea. b) Clareza - as idias devem saltar aos olhos do professor. O inimigo da clareza o perodo longo muito encontrado nas redaes escolares. O professor no deve ler duas ou trs vezes para compreender. A linguagem precisa ser fcil. Evite, pois, os perodos longos e intrincados. Use e abuse do ponto.

46

http://concurseirosdanet.blogspot.com

c) Preciso - O aluno deve empregar palavras ou expresses adequadas. E deve esforar-se para encontrar palavras, termos prprios definindo clara e eficientemente a idia; o maior problema a pobreza de vocabulrio. preciso pesar as palavras e aprender todo o seu significado. O aluno deve evitar o uso de palavra sobre cujo significado no tem certeza absoluta a fim de fugir da impropriedade de termos erros to freqentes. d) Conciso - O aluno deve expressar o pensamento com o menor nmero de palavras possvel. Aquilo que desnecessrio deve ser eliminado. Sabemos que a conciso d nfase ao estilo, e o prolixo prejudica a enfraquecer alm de tirar o brilho de suas idias. e) Originalidade - Ser original no criar algo de novo para a Literatura. Ser original sermos ns mesmos. Escreva sua maneira, imprima sua marca pessoal ao SEU estilo, evitando os lugares-comuns e os chaves. f) Harmonia - O aluno deve usar a musicalidade, o ritmo resultante da adequada escolha das palavras, da combinao dos sons na orao e do equilbrio das oraes no perodo. A linguagem no pode ser spera, dura. A redao deve ser agradvel ao ouvido. O aluno redigindo deve estar atento aos ecos, hiatos, cacfatos e outros. 4.1.4 - Alguns Temas de Redao 1. Democracia. 2. O homem como agente social 3. O homem e a mquina 4. A importncia da matemtica 5. Corrupo 6. Alguns problemas brasileiros 7. O livro 8. O carnaval 9. A Semana Santa 10. Ecologia 11. A importncia da televiso 12. A devastao das nossas florestas. 13. A poluio dos nossos rios 14. Os computadores e a vida moderna 47

http://concurseirosdanet.blogspot.com

15. A violncia 16. A paz 17. O cimena 18. A praia no dia de chuva. 19. A minha rua. 20. Se eu fosse... 21. Uma tarde chuvosa 22. "Se voc fosse para uma ilha deserta que livro levaria consigo?" 23. O porto do tubaro 24. O Dia das Mes. 25. Natal 26. O telefone. 27. Ensino superior pago 28. Poluio: preo do progresso 29. A participao do estudante na vida nacional 30. A paisagem vista pelo corao 31. Um sonho 32. A infncia 33. A luz no fim do tnel 34. A semente 35. A lngua o chicote do corpo 36. Meu pai - meu amigo 37. O salrio mnimo 38. A famlia 39. O divrcio 40. Computador na escola 48

http://concurseirosdanet.blogspot.com

41. O trnsito 42. O analfabetismo no Brasil 43. O Mar e seu potencial 44. Parlamentarismo 45. Um livro que li 46. A amizade. 47. A tica na poltica 48. O amor 49. Nossa lngua. 50. A confiana valor moral inegocivel. 51. Tema: VIOLNCIA, TV e CRIANA: O COMEO DE UMA NOVA ERA ... SER? Muita gente culpa os meios de comunicao por disseminar e incentivar, atravs de programas e notcia, a violncia no mundo. A tev ento a principal acusada deste malefcio, sociedade. VOC CONCORDA COM A AFIRMAO A CIMA? Argumente, defenda seu ponto de vista, com o objetivo de convencer o leitor da sua opinio. 52. Vitria (Es) , Domingo, 11 de novembro de 1990. Diretor responsvel: Darcy Pacheco de Queiroz Editor chefe: Paulo Torre Aumento do po, do gs, da gasolina... Aumento da energia, do cigarro... 49

http://concurseirosdanet.blogspot.com

Aumento das passagens de nibus Tanto aumento... SOCORRO!!! As informaes retratam a situao por que passam os brasileiros atualmente... Como voc v a atuao da equipe governamental para acabar com o processo inflacionro que dominou a Economia do pas? H trs temas propostos para uma redao, faa a sua dissertao: 53. EXTERMNIO DE MENORES. Comisses parlamentares do nome de juzes e ex-policiais suspeitos de extermnio de menores ( ISTO ). "Mas o problema do menor no se resolve com mais verbas. conseqncia do processo de empobrecimento da populao brasileira e do modelo econmico do pais." Ama, com f e orgulho a terra em que nasceste! Criana! No vers nenhum, pas como este! (Olavo Bilac - "A Ptria") VOC CONCORDA COM AS AFIRMAES ACIMA ? Argumente defendendo o seu ponto de vista. 54. PICHAES A ao de grupos de pichadores na cidade observada diariamente nas paredes de prdios, casas, bancos, escolas, muros, portes... Pichaes polui toda a cidade e ameaa at as igrejas "Eles repudiam idias bem-comportadas em esttica", afirma Viana Eles se sentem oprimidos e querem dizer um imenso no s coisas estabelecidas" ( ISTO ) VOC CONCORDA COM AS AFIRMAES ACIMA? Argumente defendendo seu ponto de vista. 55. DOAO DE RGOS VALE VIDA 50

http://concurseirosdanet.blogspot.com

O carto de doadores de RGOS. Se eu vier a sofrer morte cerebral, assumi em vida o compromisso de doar meus rgos com a finalidade de ajudar a restaurar a vida de pessoas que necessitam de transplante. Defenda seu argumento do ponto de vista desse doador de rgos. 56. A FOME NO MUNDO 57. A ERA DOS SEQESTROS No concordo com a viso de que seqestro um problema social. O seqestro um crime hediondo e os que praticam devem ser condenados morte "Olacyr de Moraes" VOC CONCORDA COM AS AFIRMAES ACIMA? Defenda o seu argumento. 58. CULTO AO CORPO A cincia anuncia que em breve ser normal viver 116 anos e promete controlar o envelhecimento As montanhas de msculos continuam em alta, cultivadas na malhao ou no bisturi um privilgio ter um corpo forte e sadio, mas procuro no fazer disso a sntese do meu trabalho. VOC CONCORDA COM AS AFIRMAES ACIMA? Defenda o seu argumento. 59. Cpia de Embries Humanos. 60. O movimento separatista no Brasil. 61. A criminalidade de menores 62. FUTEBOL CAMPO DE GUERRA Torcidas organizadas assustam a polcia, os clubes o os prprios torcedores. O futebol brasileiro tem muito a copiar dos europeus, seja na organizao impecvel, no profissionalismo dos dirigentes ou no empenho de seus atletas. Entretanto, acabou reduzido a que eles tm de pior: a violncia" das torcidas organizadas. 51

http://concurseirosdanet.blogspot.com

VOC CONCORDA COM AS AFIRMAES ACIMA? Argumente , defendendo seu ponto de vista. 63) ALCOOLISMO "Para tentar driblar seus conflitos, os jovens esto se agarrando bebida, uma soluo ineficaz que afeta a sade e o comportamento e pode levar dependncia.". (Texto Beliza Amaro) "O que comea como uma brincadeira, um jeito de transgredir e se sentir aceito na turma, pode transformar-se num vcio/" VEJA Mas em pases como a Sucia e a Suia, por exemplo, o alcoolismo tambm tem aumentado. E VOC QUE PENSA? Concorda com as informaes? Argumente, defenda seu ponto de vista. 64) GREVE "Voc acha que a greve , ainda, o melhor meio de reivindicao do trabalhador? Por qu? Haveria um modo mais eficaz de reivindicar? Qual? E VOC QUE PENSA? Concorda com as informaes? Defenda seu ponto de vista. 65) OS DESAPARECIDOS 66) FUMANTES VERSUS NO-FUMANTES Voc acha que a lei sobre proibio do fumo trar a conciliao entre esses dois grupos? Como? Concorda com a afirmao? Defenda seu ponto de vista. 67) INFNCIA PERDIDA Na sua opinio, essa questo, se resolve com medidas repressoras na esfera legal? 52

http://concurseirosdanet.blogspot.com

Trata-se de "explorao de menores" ou de "misria generalizada? Defenda seu ponto de vista. 68) VIOLNCIA URBANA 69) O DESEMPREGO 70)A VIOLNCIA JUVENIL 71) DESPRESTGIO DO PROFESSOR 72) O PORTE DE ARMA 73) Se a luz o primeiro amor da vida, no ser o AMOR a luz da vida? Defenda seu ponto de vista. 74) A morte no avisa quando vai chegar. 75) As chuvas chegaram. 76) A vida uma nuvem que voa. 4.1.5 - Normas Para Fazer Redao apenas uma sugesto ou orientao e no uma receita a ser seguida rigidamente. A finalidade mostrar caractersticas idias de um modelo formal de redao, a partir da qual o aluno, voc, colocar a sua imaginao e a sua criatividade. AO FAZER A REDAO NO SE ESQUEA DE: 1 - Deixar uma linha em branco, aps o ttulo, separando-o do incio, dando-lhe aquele destaque. 2 - Enfatizar o ttulo, usando letras maisculas iniciais com exceo das palavras de pequena extenso, como preposies, conjunes. 3 - Usar letra maisculas inicial apenas na primeira palavra, seja ela artigo, ou verbo, substantivo, preposio etc.. Exemplo A vida bela. 4 - Usar ponto final ou aspas nos ttulos, em se tratando de frases ou citaes 5 - Observar o espao da margem esquerda de 4 cm. E da margem direita de 2,5 cm aproximadamente. 6 - A partir do tema escolhido, em hiptese alguma , deve-se fugir dele. 53

http://concurseirosdanet.blogspot.com

7 - A caligrafia deve ser ntida, clara, legvel e bem proporcionada. 8 - Focalizar o assunto em torno de uma s idia fundamental, complementando-a com idias acessrias ou secundrias. 9 - Antes de iniciar a redao ou o trabalho, antes mesmo do rascunho, fazer um esquema de um roteiro de idias. 10 - Indicar o "tpico frasal"(idia ncleo) Nas primeiras linhas da introduo. 11 - Evitar emprego repetitivo de idias, palavras ou expresses - a no ser que seja importante para a natureza da redao 12 - Evitar pormenores desnecessrios, acumulaes e redundncias. Exemplo: "Quando eu tinha quatro anos de idade e morava com uma tia viva e j idosa, que passava a maior parte do dia acariciando o gatarro peludo numa velha e rangente cadeira de balano, na sala de jantar da nossa casa, que ficava no subrbio, prxima ao Hospital So Sebastio, j era louco por futebol." 13 - Procurar no repetir a mesma palavra seguidamente, substituindo-a por outra de significado semelhante. 14 - Separar as diferentes idias, em pargrafos distintos, guardando-lhes a devida conexo. 15 - Separar os ncleos de idias ou centros de interesses em pargrafos diferentes, guardando a conexo entre eles. "O pargrafo facilita ao aluno a tarefa de isolar e depois ajuntar convenientemente as idias principais da sua composio, permitindo ao leitor ou professor acompanhar-lhes o desenvolvimento nos seus diferentes estgios." 16 - No usar abreviaes, como : c/, p/, /, s/, m/, q/, etc. 17 - Escrever o nmero por extenso, como: dois, trs, oito, quinze, vinte... antes de substantivo funcionando como adjunto adnominal. 18 - No se deve usar "grias" a no ser que o nvel de linguagem exija. 19 - Evitar o uso de palavras estrangeiras e, se necessrias, coloc-las entre aspas. 20 - Utilizar frases curtas e perodos no muito longos, como regra geral, para levar clareza na exposio e no torn-la cansativa. 21 - Se usar citaes de outros autores, verificar que elas sejam oportunas e significativas para o assunto a ser desenvolvido. Coloque-as entre aspas. 54

http://concurseirosdanet.blogspot.com

22 - No utilizar expresses vulgares ou chaves. Exemplo: "Nos pncaros da glria..." "Mergulhada num dilvio de lgrimas..." "Neste momento solene..." "Nos primrdios da humanidade..." "Com a voz embargada de emoo..." "Estou fraco em Geografia. "O futuro uma dureza..."

23 - Ser objetivo no assunto exigido, com simplicidade no estilo. Ser natural... 24 - Usar palavras cujo significado domine amplamente, completamente. 25 - Evitar o uso de imagens de mau gosto ou expresses que constituem chaves e lugares comuns. 26 - Optar pela simplicidade de estilo, clareza de idias e objetividade na anlise do assunto. 27 - Formar frases curtas, ao gosto do estilo moderno. 28 - Distribuir harmoniosa e adequadamente as pausas ao longo da frase, pontuando-a devidamente. 29 - Revisar com ateno a grafia das palavras. 30 - No usar palavras cujo sentido desconhea. 31 - Cuidado para no cometer erros de informao. Exemplo: "O sol o maior planeta do sistema solar..." 32 - Substituir as palavras ou expresses cuja sucesso de sons prejudique a eufonia. 33 - Ser objetivo na anlise do assunto e no subjetivo. 34 - Cuidado com o fundo (= o assunto) e a forma (= a expresso escrita) eles se completam 55

http://concurseirosdanet.blogspot.com

35 - Coloca-se pingo e no bolinha sobre o "I " e o "j" minsculos. 36 - Se usar letra de forma ou tipo "basto bastio cuidado com o acento grfico e a letra maiscula. 37 - Refletir, pensar, meditar antes de qualquer coisa sobre os temas propostos e, principalmente, sobre o tema escolhido antes de iniciar a redao. 38 - Lembrar que os "LEADS jornalsticos": que, quem, quando, onde, porque, como, sempre ajudam a no sair do tema. 39 - Cuidar da parte gramatical: ortogrfica, pontuao, acentuao grfica, crase, colocao do pronome, concordncia, regncia, vcios de linguagem... 40 - Estruturar a redao em trs partes tradicionais: a)Introduo (apresentao ou proposio disse Aristteles) - " o que no admite nada antes e pede alguma coisa depois." Serve para situar o leitor dentro do assunto a ser desenvolvido, no apresenta fatos ou razes, pois sua finalidade predispor o esprito do leitor para o que vir a seguir. b)Desenvolvimento - contedo ou corpo a redao propriamente dita. Nela vamos tratar do tema de maneira decisiva, completa, apresentando os fatos, as idias e as razes, exigidos pelo que foi apresentado na introduo. c)Fecho ou concluso - disse Aristteles: "O fim o que pede alguma coisa antes e nada depois." o conjunto que encerra a redao, de tal modo que seja desnecessrio aduzir-se algo mais. 4.1.6 - O Esquema Esquematizar planejar. caminhar com os olhos abertos. saber o terreno que se pisa. dar redao um destino, um sentido, um fim. Compreendido o tema, no passaremos, de pronto ao rascunho. Eis um erro comum: os alunos no simpatizam com os esquemas. Quando principiamos ou iniciamos uma redao, temos que trazer uma diretriz, havemos de tomar um partido. O esquema um mapa. o esquema um guia. No haver lugar para desvios ou retrocessos se tivermos, anteriormente, traado o nosso roteiro. As partes do esquema - todo esquema deve ter trs partes: a) Introduo b) Desenvolvimento 56

http://concurseirosdanet.blogspot.com

c) Concluso. No local destinado ao rascunho. A concentrao e as idias - medida que formos meditando, as idias iro aparecendo, mesmo que seja desordenadamente. No nos esqueamos de que esse um momento de concentrao absoluta. Imaginao, sensibilidade, inteligncia, memria, todas as faculdade, enfim , devem estar despertadas na procura pessoal das idias. Extenso do esquema - o esquema deve ser breve. Caso contrrio, perder sua finalidade. Evitem-se as mincias, as divises e subdivises. Tcnicas de registrar as idias - as idias vo surgindo sem ordem, sem critrio. O aluno iniciar a registr-las na introduo, no desenvolvimento , ou na concluso com palavras sintticas e abreviadas. O esquema no rgido. pessoal, e cada um o executa da maneira que achar mais conveniente. Seleo de idias - se houver sobra de idias, depois de registradas, deve o aluno selecionar as melhores. Lembre-se de que no vai escrever um ensaio ou um tratado e, sim , uma redao escolar. Dever eliminar, portanto, aquelas desnecessrias, aquelas ridculas ou infantis. Ordem das idias - vimos que as idias nos chegam desconexas, desordenadas. Cumpre, antes de iniciar o rascunho, ordenar as idias de modo que as partes da redao conservem sua autenticidade. O esquema um roteiro e a redao deve caminhar progressivamente. Um esquema ordenado, definido, no levara o aluno a retrocessos. O RASCUNHO Elaborado o esquema, o aluno ou candidato j ter o seu caminho traado. J sabe os argumentos que usar e qual tese ir defender. Sua redao ou seu trabalho, agora, ser dar formas s idias apenas esboadas na introduo, no corpo ou na concluso. O rascunho sempre foi, e ser necessrio, no h dvida alguma. Conclui-se que nem mesmo os alunos que redigem com certo desembarao podem dispensar o rascunho. Ele til e necessrio. Ateno O rascunho deve ser feito na mesma pgina do esquema. Sendo o esquema um guia, o aluno no perder de vista. Deve-se, alm disso, fazer um nico rascunho. OBSERVAO: Na maioria dos exames de habilitao, o rascunho permitido, quando no aconselhado. E outra no poderia ser a atitude do examinador ou professor, se atentarmos para o fato de que a redao um trabalho paciente, consciencioso e que no se concretiza com algumas penadas s pressas. Numa redao, os alunos ou candidatos no tm condies de dispensar o rascunho. Nem os nossos mais renomados escritores, conforme j tivemos oportunidade de observar. 57

http://concurseirosdanet.blogspot.com

O TEMA Fcil ou difcil, agradvel ou no, o tema ter que ser enfrentado. A melhor atitude seria receb-lo com disposio e otimismo. Alguns j se deixam vencer no instante em que tomam o primeiro contato com o assunto. No h que haver pessimismo. Normalmente, os temas de vestibular no exigem uma cultura mediana. De qualquer forma, a primeira atitude diante do tema ser receb-lo com otimismo. Um leve temor inicial no deixa de ser natural. Mas o aluno deve dizer-se: "eu quero faz-lo"," eu posso faz-lo", " eu preciso faz-lo."

OS DEFEITOS DA FORMA a) Repetio de palavras - O aluno repete facilmente as mesmas palavras. um defeito que choca aquele que l ou corrige a redao.b)Perodos longos e breve - os perodos longos tornam o estilo montono, cansativo e confuso. Aquele aluno que tiver dificuldade de expresso, aconselhamos perodos curtos.c)Frases intrincadas e desconexas - o estudante deve ser orientado a escrever com clareza. No h lugar numa redao para perodos confusos, de difcil entendimento, alm de condenarmos as repeties das palavras, frases e idias e ainda os perodos demasiadamente longos. So eles os maiores inimigos da clareza.d) Expresses vulgares - deve o estudante evitar o uso de grias e expresses vulgares. Os assuntos devem ser trabalhados com certa distino e delicadeza. Evite, na redao, expresses de suas conversas com amigos ou familiares tais como . "A poluio em So Paulo DOSE PRA LEO. "Ningum sabe se DEVE FAZER assim ou assado." "ESTOU FRACO em Cincias... "O trabalhador vive DE BISCATE..." "Se eu no passar, ADEUS MEDICINA..." Note o aluno que grande o nmero de expresses desse tipo.

4.1.7 - Saiba como elaborar uma boa dissertao

Nesta primeira aula sobre redao, estudaremos uma das maneiras mais fceis de se elaborar uma dissertao. Tente produzir um texto, da maneira como veremos aqui. Dissertar o ato de discorrer sobre determinado assunto, buscando sempre argumentaes que levem a alguma concluso. 58

http://concurseirosdanet.blogspot.com

Para elaborar uma dissertao de vestibular, o aluno deve, antes de comear a escrever, planejar cuidadosamente o texto. O planejamento da dissertao deve seguir rigorosamente os seguintes aspectos: 1) Ler atentamente o tema, buscando as mensagens que o autor da frase quis passar ao leitor, ou seja, descobrir a inteno do autor ao escrever a frase. 2) Reler o tema, anotando as palavras-chave - palavra que encerra o significado global de um contexto, ou que o explica e identifica-o. 3) Interpretar o tema denotativamente: definir o sentido do tema, ou seja, alcanar com a inteligncia a inteno do autor, buscando as mensagens que ele quis passar ao leitor, partindo das palavras-chave e elaborando perguntas relacionadas ao tema. 4) Interpretar, se necessrio, conotativamente o tema: compreender o significado das palavras usadas em sentido figurado. 5) Delimitar a idia apresentada pelo tema: reestruturar o tema com suas prprias palavras, de acordo com a interpretao feita anteriormente, ou seja, escrever um pequeno pargrafo, demonstrando o que voc entendeu do tema. 6) Decidir qual ser o objetivo final de seu texto, ou seja, qual ser a concluso a que se quer chegar. 7) Refletir sobre os argumentos que podero ser utilizados para chegar concluso escolhida, selecionando aqueles que mais condizem com o tema. 8) Elaborar a dissertao.

Mtodo 1 para elaborar a dissertao

A primeira providncia perguntar ao tema por qu? Escolha duas ou trs respostas, que sero utilizadas como argumentos no desenvolvimento. Por exemplo: "As cidades modernas esto tornando-se desumanas." Por qu? 1. Tem ocorrido o inchao populacional. 2. O trnsito torna-se a cada dia mais violento. 3. A poluio prejudica a sade do homem. Escritas as respostas, passaremos a pensar na introduo: Introduo: 59

http://concurseirosdanet.blogspot.com

Para elaborar a introduo, pode-se reescrever o tema, reestruturando-o sintaticamente. Para isso, utilize suas prprias palavras, no apenas substituindo as do tema por sinnimos e apresente os trs argumentos das respostas. Por exemplo: "Viver bem nas cidades modernas, a cada dia que passa, torna-se mais difcil, pois o nmero de habitantes tem aumentado exageradamente, a violncia no trnsito parece terse tornado incontrolvel e os ndices de poluio crescem cotidianamente, o que leva as metrpoles a serem consideradas desumanas." Pronto. Eis a um rascunho da introduo. Depois, passe-o a limpo, aprimorando-o, ou seja, melhorando sua estrutura sinttica. A introduo deve conter aproximadamente 5 linhas. Desenvolvimento: O desenvolvimento da redao a apresentao dos argumentos, cada um em um pargrafo diferente, utilizando elementos concretos, exemplos slidos, que sejam importantes para a sociedade de um modo geral. No primeiro pargrafo do desenvolvimento da redao citada, argumenta-se sobre as causas e as conseqncias do inchao populacional, exemplificando. No segundo pargrafo, discute-se acerca do trnsito, que est cada dia mais catico e violento. No terceiro pargrafo, apresenta-se a poluio como elemento importante na discusso sobre a desumanizao das cidades modernas. Cada pargrafo do desenvolvimento tambm deve conter aproximadamente 5 linhas. Concluso: A concluso pode iniciar-se com uma expresso que remeta ao que foi dito nos pargrafos anteriores, tentando buscar uma soluo. A ela deve seguir-se uma reafirmao do tema e um comentrio sobre os fatos mencionados ao longo da dissertao. Por exemplo: " imprescindvel que todos os cidado se conscientizem de que cada um deve tentar minimizar os problemas urbanos, diminuindo os ndices de poluio, racionalizando o trnsito e conseguindo moradia decente para todos. S assim se conseguir viver humanamente nas cidades modernas." Esse foi o objetivo escolhido antes de iniciar a dissertao: a conscientizao de que, se os principais problemas das grandes cidades no forem diminudos, no haver possibilidades de se viver humanamente. Exerccio: Agora a sua vez. Escolha um dos temas abaixo, ou escreva sobre o tema da aula, e, utilizando o esquema estudado, elabore uma dissertao de no mnimo 20 linhas e no 60

http://concurseirosdanet.blogspot.com

mximo 30. Tema 01: Luta-se por ideais no ardor dos vinte anos; difcil manter a chama, quando a juventude passa. Tema 02: A tecnologia ensinou uma lio humanidade: nada impossvel. (Lewis Mumford)

61

http://concurseirosdanet.blogspot.com

5 Testes de Literatura Arcadismo: 01. Entre os escritores mais conhecidos do Grupo Mineiro, esto: a) b) c) d) e) Santa Rida Duro, Ceclia Meireles, Toms Antnio Gonzaga Alvarenga Peixoto, Fernando Sabino, Cludio Manuel da Costa Baslio da Gama, Paulo Mendes Campos, Alvarenga Peixoto Silva Alvarenga, Mrio de Andrade, Menotti del Picchia Cludio Manuel da Costa, Toms Antnio Gonzaga, Alvarenga Peixoto

02. (ITA) Uma das afirmaes abaixo incorreta. Assinale-a: a) A morte de Moema,ndia que se deixa picar por uma serpente, como prova de fidelidade e amor ao ndio Cacambo, trecho mais conhecido da obra O Uruguai, de Baslio da Gama b) O poema pico Caramuru, de Santa Rita Duro, tem como assunto o descobrimento da Bahia, levado a efeito por Diogo lvares Correia, misto de missionrios e colonos portugus c) A produo literria do Arcadismo brasileiro constitui-se sobretudo de poesia, que pode ser lrico-amorosa, pica e satrica d) O escritor rcade reaproveita os seres criados pela mitologia greco-romana, deuses e entidades pags. Mas esses mesmos deuses convivem com outros seres do mundo cristo e) O rcade recusa o jogo de palavras e as complicadas construes da linguagem barroca, preferindo a clareza, a ordem lgica na escrita 03. Qual a alternativa que apresenta uma associao errada? a) b) c) d) e) Arcadismo / Iluminismo Arcadismo / Racionalismo Arcadismo / Anti-Classicismo Barroco / Contra-Reforma Romantismo / Revoluo Industrial

04. Assinale o que no se refere ao Arcadismo: a) Volta aos princpios clssicos greco-romanos e renascentistas (o belo, o bem, a verdade, a perfeio, a imitao da natureza) b) c) d) e) poca do Iluminismo (sculo XVIII) Racionalismo, clareza, simplicidade Apia-se em temas clssicos e tem como lema: inutilia truncat (corta o que intil) Ornamentao estilstica, predomnio da ordem inversa, excesso de figuras Pastoralismo, bucolismo suaves idlios campestres

05. Poema satrico sobre os desmando administrativos e morais imputados a Lus da Cunha Menezes, que governou a Capitania das Minas de 1783 e 1788: a) b) c) Fbula do Ribeiro do Carmo Caras Chilenas Marlia de Dirceu

62

http://concurseirosdanet.blogspot.com

d) e)

O Uruguai Vila Rica

Nos exerccios 6 e 7, assinale, em cada um, a(s) afirmao(es) improcedente(s) sobre o Arcadismo. (Podem ocorrer vrias em cada exerccio). 06. Quanto linguagem rcade: I - prefere a ordem indireta, tal como no latim literrio; II - tornou-se artificial, pedante, inatural; III - procura o comedimento, a impessoalidade, a objetividade; IV - manteve as ousadias expressionais do Barroco; V - promove um retorno s virtudes clssicasda clareza, da simplicidade e da harmonia. a) b) c) d) e) II, IV,V III,IV II, V I, II, IV I, II, III, IV, V

07. A respeito da poca em que surgiu o Arcadismo: a) b) c) d) os enciclopedistasconstruram os alicerces filosficos da Revoluo Francesa em O Contrato Social, Rousseau aborda a origem da Autoridade a burguesia conhece, ento, acentuado declnio em seu prestgio o adiantamento cientifico uma das marcas desta poca histrica

08. (ITA) Dadas as afirmaes: I - O Uruguai, poema pico que antecipa em vrias direes o Romantismo, motivado por dois propsitos indisfarveis: exaltao da poltica pombalina e antijesuitismo radical. II - O(A) autor(a) do poema pico Vila Rica, no qual exalta os bandeirantes e narra a histria da atual Ouro Preto, desde a sua fundao, cultivou a poesia buclica, pastoril, na qual menciona a natureza como refgio. III - Em Marlia de Dirceu, Marlia quase sempre um vocativo; embora tenha a estrutura de um dilogo, a obra um monlogo s Gonzaga fala, raciocina; constantemente cai em contradio quanto sua postura de Spastor e sua realidade de burgus. Est(o) Correta(s): a) b) c) d) I e III I e II II e III I, II e III

09. Indique a alternativa errada: a) O cultismo correspondeu sobretudo a um jogo formal refinado, com uso abundante de figuras de linguagem e verdadeiras exaltao sensorial na composio das imagens e na elaborao sonora b) c) d) O Arcadismo tendeu obscuridade, complicao lingstica e ao ilogismo O arcadismo afirmou-se em oposio ao estilo barroco Cultismo e conceptismo so as duas vertentes literrias do estilo barroco

63

http://concurseirosdanet.blogspot.com

e) O conceptismo correspondeu a um estilo fundado em agudezasou sutilezasde pensamento, com transies bruscas e associaes inesperadas entre conceitos 10. Em seu poema pico, tenta conciliar a louvao do Marqus de Pombal e o herosmo do ndio. Afasta-se do modelo de Os Lusadas e emprega como maravilhoso o fetichismo indgena. So heris desse poema: a) b) c) d) e) Diogo lvares Correia, Paraguau, Moema Diogo lvares Correia, Paraguau, Tanajura Cacambo, Lindia, Moema Cacambo, Lindia, Gomes Freira de Andrade n.d.a.

Gabarito do seu teste


01 - E 06 - D 02 - A 07 - C 03 - C 08 - A 04 - D 09 - B 05 - B 10 - D

Parnasianismo:
01. Leia os versos: Esta, de ureos relevos, trabalhada De divas mos, brilhantes copa, um dia, J de aos deuses servir como cansada, Vinda do Olimpo, a um novo deus servia. Era o poeta de Teos que a suspendia. Ento e, ora repleta ora esvaziada, A taa amiga aos dedos seus tinia Todas de roxas ptalas colmada. (Alberto de Oliveira) Assinale a alternativa que contm caractersticas parnasianas presentes no poema: a) b) c) d) e) busca de inspirao na Grcia Clssica, com nostalgia e subjetivismo revalorizao das idias iluministas e descrio do passado descrio minuciosa de um objeto e busca de um tema ligado Grcia antiga versos impecveis, misturando mitologia clssica com sentimentalismo amoroso vocabulrio preciosista, de forte ardor sensual

02. (CEFET-PAR) E sobre mim, silenciosa e triste, A Via-Lctea se desenrola Como um jarro de lgrimas ardentes. (Olavo Bilac) Sobre o fragmento potico no correto afirmar: a) A cena descrita de modo objetivo, sem interferncia da subjetividade do eu-potico

b) A opo pelos sintagmas desenrola e jarro de lgrimas ardentesvisa a presentificar o movimento dos astros. c) A viso de mundo melanclica do emissor da mensagem se projeta sobre o objeto poetizado

64

http://concurseirosdanet.blogspot.com

d) e)

A Via-Lctea sofre um processo de personificao H predomnio da linguagem figurada e descritiva

Texto para as questes 03 a 05 Vila Rica 1 - O ouro fulvo do ocaso as velhas casas cobre; 2 - Sangram, em laivos de outro, as minas, que ambio 3 - Na torturada entranha abriu da terra nobre; 4 - E cada cicatriz brilha como um braso. 5 - O ngelus plange ao longe em doloroso dobre. 6 - O ltimo ouro do sol morre na cerrao. 7 - E, austero, amortalhando a urbe gloriosa e pobre, 8 - O crepsculo cai como uma extrema-uno. 9 - Agora, para alm do cerro, o cu parece 10 - Feito de um ouro ancio que o tempo enegreceu 11 - A neblina, roando o cho, cicia, em prece. 12 - Como uma procisso espectral que se move... 13 - Dobra o sino... Solua um verso de Dirceu... 14 - Sobre a triste Ouro Preto o ouro dos astros chove. (Olavo Bilac) 03. Predominam no texto: a) b) c) d) e) imagens visuais e tcteis imagens acsticas e visuais imagens acsticas e tcteis imagens gustativas e auditivas imagens acsticas e olfativas

04. Sobressai no poema: a) b) c) d) e) um retrato valorizador da f humana O aspecto descritivo e a lembrana de um passado histrico um aprofundamento do mistrio humano; a descrio de um ambiente fictcio a viso do homem infeliz

05. Assinale o par que melhor se aplica ao poema: a) b) c) d) e) religio / atesmo mistrio / soluo dor / felicidade dor / felicidade opulncia / decadncia

06. Assinale a alternativa que tenha apenas caractersticas do Parnasianismo: a) b) c) d) teoria da arte pela arte; mtrica perfeita; busca do nacionalismo culto da forma; objetivismo; predomnio dos elementos da natureza sexualidade; hereditariedade; meio ambiente preocupao com a forma, com a tcnica e com a mtrica; presena de rimas ricas, raras,

65

http://concurseirosdanet.blogspot.com

preciosas e) predomnio do sentimentalismo; vocabulrio precioso; descries de objetos;

07. Enfocando os temas e as atitudes parnasianos: a poesia parnasiana alienada, no sentido de que ignora as questes que no sejam a) essencialmente estticas b) c) d) uma poesia de elaborao, fruto do esforo intelectual os parnasianos diferem da atitude impassvel e anti-sentimental dos realistas o artesanato potico sua principal preocupao

08. (FUND. UNIV. RIOGRANDE) Marque a afirmativa correta: a) O Parnasianismo brasileiro deu nfase ao experimentalismo formal

O Parnasianismo foi o responsvel pela afirmao de uma poesia de carter sugestivo e b) musical c) d) O Parnasianismo determinou o surgimento de obras de tom marcadamente coloquial O Parnasianismo caracterizou-se, no Brasil, pela busca da perfeio formal na poesia

09. Ainda quanto os temas e as atitudes parnasianos: a) b) c) d) e) filosoficamente, os parnasianos so pessimistas a mitologia revalorizada a descrio de fenmenos naturais freqente em seus versos existe uma preferncia pelos temas universais, objetivos ao fazer a fixao da cenas histricas, o poeta coloca-se ao lado dos anseios de sua poca

10. (MACKENZIE) No caracteriza a esttica parnasiana: a) b) c) d) e) A exaltao do eu e fuga da realidade presente A objetividade, advinda do esprito cientificista, e o culto da forma A perfeio formal na rima, no ritmo, no metro e volta aos motivos clssicos a oposio aos romnticos e distanciamento das preocupaes sociais dos realistas A obsesso pelo adorno e conteno lrica

Gabarito do seu teste


01 - C 06 - D 02 - A 07 - C 03 - B 08 - D 04 - B 09 - E 05 - E 10 - A

Barroco:

66

http://concurseirosdanet.blogspot.com

01. (SANTA CASA) A preocupao com a brevidade da vida induz o poeta barroco a assumir uma atitude que: a) b) c) d) e) desiste de lutar contra o tempo, menosprezando a mocidade e a beleza quer gozar ao mximo seus dias, enquanto a mocidade dura descr da misericrdia divina e contesta os valores da religio se deixa subjugar pelo desnimo e pela apatia dos cticos se revolta contra os insondveis desgnios de Deus

02. A respeito de Gregrio de Matos, assinale a alternativa, incorreta: Na poesia sacra, o homem no busca o perdo de Deus; no existe o sentimento de culpa, a) ignorando-se a busca do perdo divino b) Alguns de seus sonetos sacros e lricos transpem, com brilho, esquemas de Gngora e de Quevedo c) As suas farpas dirigiam-se de preferncia contra os fidalgos caramurus

d) A melhor produo literria do autor constituda de poesias lricas, em que desenvolve temas constantes da esttica barroca, como a transitoriedade da vida e das coisas e) Alma maligna, carter rancoroso,relaxado por temperamento e costumes, verte fel em todas as suas stiras 03. (UEL) Identifique a afirmao que se refere a Gregrio de Matos: a) Dos poetas arcdicos eminentes, foi sem dvida o mais liberal, o que mais claramente manifestou as idias da ilustrao francesa b) No seu esforo da criao a comdia brasileira, realiza um trabalho de crtica que encontra seguidores no Romantismo e mesmo no restante do sculo XIX c) Sua obra uma sntese singular entre o passado e o presente: ainda tem os torneios verbais do Quinhentismo portugus, mas combina-os com a paixo das imagens pr-romnticas d) Teve grande capacidade em fixar num lampejo os vcios, os ridculos, os desmandos do poder local, valendo-se para isso do engenho artificioso que caracteriza o estilo da poca e) Sua famosa stira autoridade portuguesa na Minas do chamado ciclo do ouro prova de que seus talento no se restringia ao lirismo amoroso Texto para as questes 04 a 06 INSTABILIDADE DAS COUSAS DO MUNDO Nasce o Sol, e no dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em continuas tristezas a alegrias, Porm, se acaba o Sol, por que nascia? Se to formosa a Luz, por que no dura? Como a beleza assim se transfigura? Como o gosto, da pena assim se fia? Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza, Na formosura no se d constncia, E na alegria, sinta-se triste. Comea o Mundo enfim pela ignorncia A firmeza somente na inconstncia.

67

http://concurseirosdanet.blogspot.com

04. A idia central do texto : a) b) c) d) e) a durao efmera de todas as realidades do mundo a falsidade das aparncias a grandeza de Deus e a pequenez humana a durao prolongada do sofrimento os contrastes da vida

05. Qual o elemento barroco mais caracterstico da 1 estrofe? a) b) c) d) e) estrutura bimembre estrutura correlativa, disseminativa e recoletiva disposio antittica da frase concepo teocnctrica cultismo

06. No texto predominaram as imagens: a) b) c) d) e) tteis olfativas auditivas visuais gustativas

07. (UNIV. CAXIAS DO SUL) Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo: A linguagem ______, o paradoxo, ________ e o registro das impresses sensoriais so recursos lingsticos presentes na poesia ________. a) b) c) d) subjetiva rebuscada detalhada o verso livre romntica a anttese barroca simbolista

o subjetivismo parnasiana

simplesa anttese

08. (VUNESP) Ardor em firme corao nascido; pranto por belos olhos derramado; incndio em mares de gua disfarado; rio de neve em fogo convertido: tu, que em um peito abrasas escondido; tu, que em um rosto corres desatado; quando fogo, em cristais aprisionado; quando crista, em chamas derretido. Se s fogo, como passas brandamente, se s fogo, como queimas com porfia? Mas ai, que andou Amor em ti prudente! Pois para temperar a tirania,

68

http://concurseirosdanet.blogspot.com

como quis que aqui fosse a neve ardente, permitiu parecesse a chama fria. O texto pertencente a Gregrio de Matos e apresenta quais caractersticas: a) Dualidade temtica da sensualidade e do refreamento, construo sinttica por simtrica por simetrias sucessivas, predomnio figurativo das metforas e pares antitticos que tendem para o paradoxo b) Temtica naturalista, assimetria total de construo, ordem direta predominando sobre a ordem inversa, imagens que prenunciam o Romantismo c) Trocadilhos, predomnio de metonmias e de smiles, a dualidade temtica da sensualidade e do refreamento, antteses claras dispostas em ordem direta d) Sintaxe segundo a ordem lgica do Classicismo, a qual o autor buscava imitar, predomnio das metforas e das antteses, temtica da fugacidade do tempo e da vida 09. (MACKENZIE-SP) Assinale a alternativa incorreta: A literatura seiscentista reflete um dualismo:o ser humano dividido entre a matria e o a) esprito, o pecado e o perdo b) O Barroco apresenta estados de alma expressos atravs de antteses, paradoxos, interrogaes c) O conceptismo caracteriza-se pela linguagem rebuscada, culta, extravagante, enquanto o cultismo marcado pelo jogo de idias, seguindo um raciocnio lgico, racionalista d) A literatura informativa do Quinhentismo brasileiro empenha-se em fazer um levantamento da terra, da ser predominantemente descritiva e) Na obra de Jos de Anchieta, encontram-se poesias que seguem a tradio medieval e textos para teatro com clara inteno catequista 10. Com referncia ao Barroco, todas as alternativas so corretas, exceto: O homem centra suas preocupaes em seu prprio ser, tendo em mira seu a) aprimoramento, com base na cultura greco-latina b) O Barroco apresenta, como caracterstica marcante, o esprito de tenso, conflito entre tendncias opostas: de um lado, o teocentrismo medieval e, de outro, o antropocentrismo renascentista c) d) e) O Barroco estabelece contradies entre esprito e carne, alma e corpo, morte e vida A arte barroca vinculada Contra-Reforma O barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de hiprbole e de metforas

Gabarito do seu teste


01 - B 06 - D 02 - C 07 - B 03 - D 08 - A 04 - A 09 - C 05 - C 10 - A

Quinhentismo Sculo XVI 69

http://concurseirosdanet.blogspot.com

01. So caractersticas da poesia do Padre Jos de Anchieta: a) linguagem cmica, visando a divertir os ndios; expresso em versos decasslabos, como a dos poetas clssicos do sculo XVI b) a temtica, visando a ensinar os jovens jesutas chegados ao Brasil

funo pedaggica; temtica religiosa; expresso em redondilhas, o que permitia que c) fossem cantadas ou recitadas facilmente d) e) temas vrios, desenvolvidos sem qualquer preocupao pedaggica ou catequtica n.d.a.

02. (UFV) Leia a estrofe abaixo e faa o que se pede: Dos vcios j desligados nos pajs no crendo mais, nem suas danas rituais, nem seus mgicos cuidados. (ANCHIETA, Jos de. O auto de So Loureno [traduo e adaptao de Walmir Ayala] Rio de Janeiro: Ediouro[s.d.]p. 110) Assinale a afirmativa verdadeira, considerando a estrofe acima, pronunciada pelos meninos ndios em procisso: a) A presena dos meninos ndios representa uma sntese perfeita e acabada daquilo que se convencionou chamar de literatura informativa b) Os meninos ndios representam a revolta dos nativos contra a catequese trazida pelos jesutas, de quem querem libertar-se to logo seja possvel c) Os meninos ndios so figura alegricas cuja construo como personagens atende a todos os requintes da dramaturgia renascentista d) Os meninos ndios esto afirmando os valores de sua prpria cultura, ao mencionar as danas rituais e as magias praticadas pelos pajs e) Os meninos ndios representam o processo de aculturao em sua concretude mais visvel, como produto final de todo um empreendimento do qual participaram com igual empenho a Coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus 03. A importncia das obras realizadas pelos cronistas portugueses do sculo XVI e XVII : a) b) c) d) e) caracterizar a influncia dos autores renascentistas europeus sobretudo documental a deterem sido escritas no Brasil e para brasileiros determinada exclusivamente pelo seu carter literrio n.d.a.

04. As primeiras manifestaes literrias que se registram na Literatura Brasileira referem-se a: a) Literatura informativa sobre o Brasil (crnica) e literatura didtica, catequtica (obra dos jesutas) b) c) d) e) Poesia pica e prosa de fico Obras de estilo clssico, renascentista Poemas romnticos indianistas Romances e contos dos primeiros colonizadores

70

http://concurseirosdanet.blogspot.com

05. Anchieta s no escreveu: a) b) c) d) e) autos religiosos, maneira do teatro medieval um dicionrio ou gramtica da lngua tupi cartas, sermes, fragmentos histricos e informaes poesias em latim, portugueses, espanhol e tupi sonetos clssicos, maneira de Cames, seu contemporneo

06. (UNIV. FED. DE SANTA MARIA) Sobre a literatura produzida no primeiro sculo da vida colonial brasileira, correto afirmar que: a) Inicia com Prosopopia, de Bento Teixeira

b) constituda por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesutica c) Descreve com fidelidade e sem idealizaes a terra e o homem, ao relatar as condies encontradas no Novo Mundo d) Os textos que a constituem apresentam evidente preocupao artstica e pedaggica

e) formada principalmente de poemas narrativos e textos dramticos que visavam catequese 07. a) b) c) d) 08. a) b) c) d) 09. a) b) c) d) e) (UNISA) A literatura jesuta, nos primrdios de nossa histria: visa catequese do ndio, instruo do colono e sua assistncia religiosa e moral tem grande valor informativo est a servio do poder real tem fortes doses nacionalistas A literatura de informao corresponde s obras: arcdicas de jesutas, cronistas e viajantes barrocas do Perodo Colonial em geral Qual das afirmaes no corresponde Carta de Caminha? Composio sob forma de dirio de bordo Observao do ndio como um ser disposto catequizao Aproximaes barrocas no tratamento literrio e no lirismo das descries Mistura de ingenuidade e malcia na descrio dos ndios e seus costumes Deslumbramento diante da exuberncia da natureza tropical

10. Dentre os principais autores do quinhentismo temos: I - Ambrsio Fernandes Brando II - Pero Lopes e Sousa III - Pero de Magalhes Gndavo a) I e II esto corretas

71

http://concurseirosdanet.blogspot.com

b) c) d) e)

I e III esto corretas I e II e III esto corretas II e III esto corretas I e II e III esto incorretas.

Gabarito do seu teste


01 - C 06 - B 02 - E 07 - A 03 - B 08 - D 04 - A 09 - C 05 - E 10 - C

Realismo e Naturalismo

01. No texto a seguir, Machado de Assis faz uma crtica ao Romantismo: Certo no lhe falta imaginao; mas esta tem suas regras, o astro, leis, e se h casos em que eles rompem as leis e as regras porque as fazem novas, porque se chama Shakespeare, Dante, Goethe, Cames. Com base nesse texto, notamos que o autor: a) Entende a arte como um conjunto de princpios estticos consagrados, que no pode ser manipulado por movimentos literrios especficos b) Entende que Naturalismo e o Parnasianismo constituem solues ideal para pr termo falta de inveno dos romnticos c) Refuga o Romantismo, na medida em que os autores desse perodo reivindicaram uma esttica oposta clssica d) Preocupa-se com princpios estticos e acredita que a criao literria deve decorrer de uma elaborada produo dos autores Defende a idia de que cada movimento literrio deve ter um programa esttico rgido e e) inviolvel 02. Das citaes apresentadas abaixo, qual no apresenta, evidentemente, um enfoque naturalista? a) b) porta dos leiles aglomeravam-se os que queriam comprar e os simples curiosos Os ces, estendidos pelas caladas, tinham uivos que pareciam gemidos humanos

c) s esquinas, nas quitandas vazias, fermentava um cheiro acre de sabo da terra e aguardente d) ... batiam-lhe com a biqueira do chapu nos ombros e nas coxas, experimentando-lhes o vigor da musculatura, como se estivesse a comprar cavalos e) ... as peixeiras, quase todas negras, muito gordas, o tabuleiro na cabea, rebolando os grossos quadris trmulos e as tetas opulentas 03. O mesmo da questo anterior: a) O quitandeiro, assentado sobre o balco, cochilava a sua preguia morrinhenta, acariciando o seu imenso e espalmado p descalo

72

http://concurseirosdanet.blogspot.com

b) ... uma preta velha, vergada por imenso tabuleiro de madeira, sujo, seboso, chio de sangue e coberto por uma nuvem de moscas... c) A Praia Grande, a Rua da Estrela contrastavam todavia com o resto da cidade, porque era aquela hora justamente a de maior movimento comercial d) e) plo Viam-se deslizar pela praa os imponentes e monstruosos abdomes dos capitalistas ... viam-se cabeas escarlates e descabeladas, gotejando suor por debaixo do chapu de

04. A respeito de Realismo, pode-se afirmar: I Busca o perene humano no drama da existncia II Defende a documentao de fatos e a impessoalidade do autor perante a obra III Esttica literria restritamente brasileira; seu criador Machado de Assis. a) b) c) d) e) As trs afirmaes so corretas So corretas apenas II e III As trs informaes so incorretas Apenas III correta So corretas I e III

05. O realismo foi um movimento de: a) b) c) d) e) irracionalismo maior preocupao com a objetividade volta ao passado exacerbao ultra-romntica moralismo

06. Podemos verificar que o Realismo revela: I senso do contemporneo. Encara o presente do mesmo modo que romantismo se volta para o passado ou para o futuro. II o retrato da vida pelo mtodo da documentao, em que a seleo e a sntese operam buscando um sentido para o encadeamento dos fatos. III tcnica minuciosa, dando a impresso de lentido, de marcha quieta e gradativa pelos meandros dos conflitos, dos xitos e dos fracassos. a) b) c) d) e) as trs afirmativas forem corretas apenas a afirmativa III for correta trs afirmativas forem incorretas as afirmativas II e III forem corretas as afirmativas I e II forem corretas

07. Considerando-se iniciado o movimento realista no Brasil quando: a) b) c) d) Jos de Alencar publica Lucola Alusio de Azevedo publica O Homem Machado de Assis publica Memria Pstumas de Brs Cubas As alternativas a e c so vlidas

73

http://concurseirosdanet.blogspot.com

08. Assinale a nica alternativa incorreta: a) O cientificismo do sculo XIX forneceu a base da viso do mundo adotada, de um modo geral, pelo Naturalismo b) c) d) O Realismo no tem nenhuma ligao com o Romantismo O Realismo apresenta anlise social A ateno ao detalhe caracterstica do Realismo

09. O realismo, como escola literria, caracterizado: a) b) c) d) e) pelo culto da forma pelo subjetivismo pelo exagero da imaginao pela preocupao com o fundo pelo objetivismo

10. Examine as frases abaixo I Os representantes do Naturalismo faze aparecer na sua obra dimenses metafsica do homem, passando a encar-lo como um complexo social examinando luz da psicologia. II No Naturalismo, as tentativas de submeter o Homem a leis determinadas so conseqncias das cincias, na segunda metade do sculo XIX. III Na seleo de "casos" a serem enfocados, os naturalistas demonstram especial averso pelo anormal e pelo patolgico. Pode-se dizer corretamente que: a) b) c) d) e) nenhuma est certa existem duas certas s a I est certa s a II est certa s a III est certa

Gabarito do seu teste


01 - D 06 - A 02 - A 07 - C 03 - C 08 - B 04 - E 09 - E 05 - B 10 - D

74

http://concurseirosdanet.blogspot.com

6 Referencias Bibliogrficas:

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_lit/index.cfm?fuseaction=busca http://www.brasilescola.com/literatura/romantismo-no-brasil.htm http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=literatura/docs/rimas http://www.brazilianportugues.com/index.php?idcanal=344 http://www.vestibular1.com.br/exercicios/especificos_literatura.htm

75

You might also like