You are on page 1of 2

A Importncia da Religio

Os maiores pensadores do mundo defenderam a tese de que a religio importante no somente para o entendimento metafsico(sobrenatural), como tambm para o entendimento social do ser humano. A despeito do materialismo e do atesmo que foi defendido por boa parte dos pensadores, alguns entenderam que no se deve anular por completo a questo religiosa do ser humano. Para Albert Einstein, A cincia sem religio aleijada, a religio, sem cincia, cega. Em seus estudos, levou em considerao no apenas a cincia da experincia como tambm o ser humano como parte de uma conjuntura metafsica. Para Plato, Quem elimina a religio elimina a todo e qualquer fundamento da sociedade humana. Assim para Plato a idia do Bem seria o centro da religio. A cincia seria o modo de explicao de uma coisa j existente. Seu culto essencial representado pela cincia, a cincia seria a representao e, portanto, pela virtude que deriva necessariamente da cincia. Ao lado, e subordinadas a esta espcie de Deus supremo, esto as demais idias, denominadas por Plato, deuses eternos. Entretanto, este absoluto - o Bem e as idias - embora transcendente, espiritual e tico, no pode tornar-se objeto de religio, nem sequer da religio assim chamada natural, dadas a sua impersonalidades e inatividade a respeito do mundo. Ademais, impossvel ignorar o papel da religiosidade na cultura e da cultura na religiosidade. Ademais, a religio como um espelho que mostra as vertentes da formao cultural de qualquer povo.

Vejamos alguns dos benefcios que o Ensino Religioso, pode produzir no indivduo e na sociedade, seja este ensino catlico, protestante, judaico, islmico etc., desde que haja seriedade e coerncia familiar:

A Espiritualidade - A prtica do culto domstico (evanglicos), as novenas (catlicos), o estudo da Torah (Judeus) dentre outras prticas domsticas do ensino religioso promovem a espiritualidade no lar. Vivemos em um mundo globalizado, onde a individualidade, o materialismo-consumista tem ocupado a primazia no ambiente familiar, portanto valores espirituais so importantes na vida familiar e social. A Moralidade - Precisamos definir primeiramente a diferena entre moralismo e moralidade. Moralidade so princpios morais e Moralismo o legalismo desses princpios. O comportamento moral tem tudo a ver com a conduta religiosa da famlia. O apelo sensualidade muito grande. Os jovens so instrudos pela mdia a usar a camisinha, em uma atitude amoral, pois toda a cristandade baseia-se no casamento como sendo uma manifestao da graa divina como propsito para o homem e mulher (fica isto bem definido em Gnesis, livro sagrado para catlicos, protestantes e judeus). A Fraternidade - O amor fraternal o fundamento religioso na maioria das religies, sejam elas crists ou no-crists. A identidade de que todos partimos de uma mesma origem divina nos torna irmos. A Solidariedade - O princpio bsico religioso a questo do amor ao prximo e atendimento aos mais necessitados. A solidariedade, tendo a opo pelos pobres, no privilgio da Teologia da libertao, ou de campanhas Governamentais ou de ONGs. A Intelectualidade - A leitura diria do livro sagrado (Bblia Sagrada, A bblia segundo Allan Kardec, Alcoro etc.), promove o ambiente de intelectualidade e interesse pelas diversas formas de leitura. A Musicalidade - A msica a linguagem universal, e que na realidade um dos excelentes meios pela qual a religiosidade se expressa. Dizem que quem canta, ora duas vezes. A Sociabilidade - A prtica de princpios litrgicos, bem como o cumprimento das atividades eclesisticas, promovem no religioso um maior desenvolvimento de expresso de liderana e facilidade de comunicao. A Prosperidade - A religiosidade sendo expressa na famlia estabelece princpios e objetivos do cl, oferecendo-lhe uma melhor forma de administrao, bem como definio de objetivos. Precisamos tomar muito cuidado por conta de vrias teologias que tm aparecido por a, principalmente na tal "Teologia da Prosperidade", pensamento este que estabelece as bnos divinas como sinal material de prosperidade na vida do indivduo. A Transcendentalidade - O ensino religioso na famlia permite ao indivduo a enxergar alm deste momento imediato, mas levando-o a uma dimenso que somente o divino pode oferecer, ou seja, a transcendentalidade. A Humanidade - Nada torna mais o homem ser humano do que a sua prpria religiosidade, e, paradoxalmente, nada torna o homem mais divino que a expresso desta religiosidade..

You might also like