You are on page 1of 9

PROJETO MSICA NA ESCOLA

Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz...

ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE PBLICO ALVO: 5 ANO A VESPERTINO NMERO DE ALUNOS: 36 DISCIPLINA: LNGUA PORTUGUESA & ARTES PROFESSORAS: ARACI CAZELLI LUZIA DE FATIMA LAYOLA MARIA LCIA DA SILVA LOPES MARTINS

JUSTIFICATIVA A presena da msica na educao dos alunos de fundamental importncia, pois a mesma contribui para o enriquecimento do ensino. Neste contexto, iremos atravs do fazer musical desenvolver nas crianas a sensibilidade, a percepo, a observao, a criatividade e a auto-estima. Portanto, a utilizao da msica toma-se relevante porque trabalha contedos e conceitos de uma forma ldica, permitindo a fantasia, momentos esses que as crianas curtem e gostam, fazendo com que a aprendizagem acontea de uma forma muito mais prazerosa.De acordo com o pensamento da pedagoga e especialista no ensino de msica para crianas, Maria Lcia Cruz Suzigan, "A Msica estimula reas do crebro no desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral". Assim, realizar esse tipo de trabalho, ajuda a melhorar a sensibilidade dos alunos, a capacidade de concentrao e a memria, trazendo benefcios ao processo de alfabetizao e ao raciocnio matemtico.

OBJETIVOS GERAL

Promover a partir da msica, a integrao das crianas, dando-lhes oportunidades de expressar sensaes, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.

OBJETIVOS ESPECFICOS
Motivar e integrar as crianas atravs da msica; Brincar com a msica, imitando, inventando e reproduzindo criaes musicais; Estimular, atravs da msica, a capacidade de execuo das crianas, envolvendo os movimentos do corpo; Edificar a autoconfiana nas crianas, atravs do fazer musical; Desenvolver hbitos de leitura a partir da utilizao de msicas; Incentivar a partir da msica, a produo textual.

DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento do Projeto consiste em 03 (trs) etapas distintas e sequenciais: A primeira se refere a escolha das msicas a serem trabalhadas. Posteriormente ocorrer a 2 Etapa, que ser ouvir e cantar as msicas com os alunos em sala de aula. Por fim, aps o andamento dessa parte inicial ocorrer a 3 Etapa que ser o momento que os alunos viro Sala de Tecnologia da Escola para produzir desenhos, confeco de slides representando as letras das msicas ouvidas

RECURSOS
Aparelho de som; Data show; Cmara digital; Computadores da STE; CD

AVALIAO
A avaliao do Projeto Msica na Escola ir ocorrer em todas as fases, desde seu incio com os contatos e sensibilizao dos alunos, at a execuo propriamente dita, que ocorrer dentro das unidade escolar. Na fase de implantao ser verificada a aceitao do Projeto pelo pblico-alvo. Quanto s demais metas, sero observadas de forma contnua e aps a execuo, verificando-se assim o cumprimento dos objetivos propostos. Os alunos sero observados durante todo o projeto atravs da observao do interesse, participao, realizao das atividades, orais, escritas e prticas.

O amor a melhor msica na partitura da vida e sem ele, voc um eterno desafinado.

You might also like