You are on page 1of 36

Prova de Direito Tributrio Comentada (ICMS-RJ) Publicado: 12/09/2009 em Provas comentadas 1 Segue prova de direito tributrio comentada pela

prpria banca (FGV) do concurso para Fiscal do Estado do Rio de Janeiro, realizado em 02/08/2009. Vale a pena conferir. Paulo Menezes

QUESTO: 81

81. A respeito dos denominados acordos de bitributao (Tratados Internacionais Bilaterais em Matria de Imposto sobre a Renda) firmados pelo Brasil, assinale a afirmativa correta. (A) Submetem-se lei interna brasileira sempre que com ela (lei interna) conflitarem.

(B) Sobrepem-se lei interna, limitando a sua eficcia nas hipteses previstas em seus dispositivos (dos acordos de bitributao).

(C) Podem limitar as alquotas da Contribuio de Interveno no Domnio Econmico (CIDE) nos casos de pagamentos de royalties ao exterior. (D) Ampliam a soberania tributria do Brasil sobre fatos econmicos que, na sua ausncia, no seriam tributados. (E) Sobrepem-se ao direito interno, inclusive em relao aos dispositivos constitucionais, pois contm normas supranacionais.

GABARITO COMENTADO

a) os acordos de bitributao embora tecnicamente no revoguem a lei interna, que mantm a sua vigncia, validade e eficcia, a ela se sobrepem, nos termos do artigo 98 do Cdigo Tributrio Nacional; b) de forma geral, os tratados internacionais (conceito no qual se incluem os acordos de bitributao) sobrepem-se lei interna (artigo 98 do Cdigo Tributrio Nacional), limitando a sua eficcia naqueles casos regulados pelo prprio tratado efeito guarda-chuva dos tratados internacionais; c) os acordos de bitributao tem por objeto os impostos sobre a renda e, neste sentido, no se aplicam CIDE, que uma contribuio, embora alguns destes acordos faam referncia expressa Contribuio Social sobre o Lucro Lquido; d) os acordos de bitributao tem efeito limitador da lei interna, jamais ampliativo, de tal forma que, se um fato no tributado segundo a lei brasileira (por fora de iseno ou simples caso de no-tributao), jamais o ser em funo do tratado internacional; e) os acordos de bitributao submetem-se aos limites traados pela Constituio Federal, no podem ao texto constitucional sobrepor-se.

QUESTO: 82

82. Com relao ao instituto da substituio tributria, aplicado ao ICMS, analise as seguintes afirmativas: I. Trata-se de um mecanismo legal pelo qual a responsabilidade pelo pagamento do imposto pode ser atribuda a sujeito passivo outro que no o contribuinte, destinatrio constitucional do tributo. II. A chamada substituio tributria para frente tem relao direta com o instituto da responsabilidade por sucesso prevista no artigo 129 do Cdigo Tributrio Nacional. III. Trata-se de uma decorrncia lgica do perfil plurifsico do ICMS. Assinale:

(A) se somente a afirmativa I estiver correta.

(B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente a afirmativa III estiver correta. (D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (E) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

GABARITO COMENTADO

I. na substituio tributria, a responsabilidade pelo pagamento do ICMS devido pelo contribuinte A pode ser redirecionada para o contribuinte B, tornando-se B o devedor do tributo, de tal forma a excluir a responsabilidade do contribuinte A. II. o instituto da substituio tributria tem relao com a responsabilidade prevista no artigo 128

do CTN, no sendo o caso de sucesso, pois j no momento do surgimento da Obrigao Tributria existe um outro contribuinte designado por lei; III. justamente o oposto: a substituio tributria desfigura o carter plurifsico do ICMS, tornandoo monofsico (recolhimento por antecipao).

QUESTO: 83

83. Com relao s formas de extino do crdito tributrio, analise as seguintes afirmativas: I. A dao em pagamento, consoante o artigo 156 do Cdigo Tributrio Nacional, pode ocorrer tanto em relao aos bens mveis como aos bens imveis. II. A impossibilidade do pagamento, no sistema brasileiro, forma legalmente (Cdigo Tributrio Nacional) prevista de extino do crdito tributrio. III. O crdito tributrio ser extinto por deciso administrativa favorvel ao contribuinte contra a qual no possa mais ser oposto recurso ou ao anulatria. Assinale (A) se somente a afirmativa I estiver correta.

(B) se somente a afirmativa III estiver correta.

(C) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (E) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

GABARITO COMENTADO

I) consoante o disposto no inciso XI do artigo 156 do Cdigo Tributrio Nacional, a dao em pagamento somente cabvel no caso de bens imveis; II) a impossibilidade do pagamento, embora seja previsto em outros sistemas jurdicos estrangeiros, no contemplado no brasileiro est fora do mbito do no artigo 156 do CTN (hipteses de extino do crdito tributrio); III) no caso de se tratar de deciso administrativa favorvel ao contribuinte, contra a qual no seja mais possvel a interposio de recurso ou ao anulatria, estar definitivamente extinto o crdito tributrio.

QUESTO: 84

84. A Lei Complementar desempenha papel de grande relevncia em matria tributria. Conforme se infere do artigo 146 da Constituio Federal, cabe Lei Complementar: (A) fixar uma alquota nica do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza (2%) em todo o territrio nacional, com o fim de debelar a guerra fiscal travada entre os Municpios. (B) regulamentar a denominada clusula geral antielisiva inserida no Cdigo Tributrio Nacional (pargrafo nico do artigo 116). (C) introduzir os tratados internacionais em matria tributria (acordos de bitributao) no sistema tributrio brasileiro.

(D) ampliar a competncia tributria constitucionalmente estabelecida dos entes da federao.

(E) prevenir situaes de desequilbrio nas condies de concorrncia mediante critrios especiais de tributao. GABARITO COMENTADO

a) a alquota mnima do ISS foi fixada por Emenda Constitucional, enquanto a Lei Complementar fixou a alquota mxima de 5% de qualquer forma, no seria o caso de fixao de uma alquota nica, pois cada Municpio tem liberdade para, respeitadas a alquota mnima (2%) e mxima (5%), estabelecer a sua prpria tributao. b) a clusula geral antielisiva, que se tentou inserir no pargrafo nico do artigo 116 do Cdigo Tributrio Nacional, dever ser regulamentada por lei ordinria houve a tentativa, mal sucedida, de regulament-la pela Medida Provisria 66, que acabou no sendo, neste aspecto, convertida na Lei 10.637/01; c) os tratados internacionais so introduzidos por meio de Decretos Legislativos; d) a competncia traada na Constituio Federal de forma rigorosa, no havendo possibilidade de ampli-la seno modificando-se o prprio texto constitucional; e) tal dispositivo consta expressamente no artigo 146-A da Constitucional Federal, tendo sido inserido por meio da Lei Complementar n. 104/01, no contexto do combate guerra fiscal e aos planejamentos tributrios.

QUESTO: 85

85. A Contribuio de Interveno no Domnio Econmico (CIDE), nos termos concebidos pela Lei n 10.168/00, deveria incidir sobre os contratos que implicassem transferncia de tecnologia, por ocasio de pagamento, crdito, entrega, remessa ou emprego de valores ao residente no exterior. Posteriormente, a Lei n 10.332/01 ampliou a hiptese de incidncia da CIDE para abranger tambm os casos envolvendo o pagamento, crdito, entrega, remessa ou emprego de royalties a qualquer ttulo (mesmo sem transferncia de tecnologia) a residente no exterior. A esse respeito, correto afirmar que: (A) o valor recolhido no Brasil a ttulo de CIDE poder ser utilizado como crdito pelo beneficirio dos royalties (residente no exterior) para fins de compensao com o Imposto de Renda devido sobre o valor recebido. (B) o contribuinte da CIDE coincide com o contribuinte do Imposto de Renda Retido na Fonte sobre pagamento, remessa, crdito, entrega ou emprego de royalties.

(C) a incidncia da CIDE sobre valores pagos, creditados, entregues, empregados ou remetidos ao exterior a ttulo de royalties gera direito a crdito para o contribuinte desse tributo no Brasil no caso de contratos de explorao de patentes e uso de marcas.

(D) no caso de pagamento, crdito, entrega, remessa ou emprego de royalties a residente no exterior, dever ser pago o Imposto de Renda Retido na Fonte alquota de 25%, bem como a CIDE alquota de 10%, independentemente do pas de residncia do beneficirio. (E) o valor integral das receitas arrecadadas por meio da CIDE poder ser destinado como melhor aprouver ao Chefe do Executivo Federal.

GABARITO COMENTADO

a) os valores pagos a ttulo de CIDE no se prestam compensao do Imposto de Renda, que s poder ser compensado com valores anteriormente pagos a ttulo de Imposto de Renda; b) o contribuinte da CIDE, no caso de pagamentos ao exterior, a fonte pagadora (responsvel pelo pagamento, crdito, entrega, emprego ou remessa ou seja, quem suporta economicamente os royalties), enquanto o contribuinte do Imposto de Renda o beneficirio da renda residente no exterior; c) a legislao permite, apenas para os casos de contratos de explorao de patentes e uso de marcas a compensao com os valores devidos a ttulo de CIDE das operaes subseqentes; d) no caso de haver a incidncia concomitante da CIDE e do Imposto de Renda, a alquota deste ltimo tributo dever ser reduzida de 25% para 15%; e) as receitas da arrecadao da CIDE devero ser destinadas ao Fundo Nacional da Cincia e Tecnologia

para cumprir o seu desiderato de promoo da tecnologia no pas, embora se admita, como no caso da DRU (Desvinculao das Receitas da Unio), que uma parte da arrecadao tenha destinao livre.

QUESTO: 86

86. A respeito da aquisio, a qualquer ttulo, de fundo de comrcio, estabelecimento comercial, industrial ou profissional, para fins de responsabilidade tributria, correto afirmar que: (A) implicar sempre, para o adquirente, responsabilidade integral.

(B) no haver responsabilidade do adquirente na hiptese de se tratar de alienao judicial de filial ou unidade produtiva isolada em processo de recuperao judicial.

(C) a extenso da responsabilidade do adquirente no se altera em funo do fato de o alienante (do estabelecimento) cessar a explorao de comrcio, indstria ou atividade. (D) nos casos de aquisio de mero estabelecimento, no h que se falar em responsabilidade por sucesso, o que apenas ocorre nos casos de aquisio da prpria pessoa jurdica titular do estabelecimento. (E) o contrato firmado com o alienante, pelo qual este assume a responsabilidade pelos dbitos gerados durante sua gesto, poder ser oposto, pelo adquirente, ao Fisco.

GABARITO COMENTADO

a) nem sempre a responsabilidade do adquirente ser integral a responsabilidade do adquirente poder ser subsidiria, e no integral, no caso de o alienante manter-se no mesmo ramo de comrcio, indstria ou atividade; b) a legislao tributria, seguindo a orientao da Lei de Recuperao Judicial e Falncias, exclui a responsabilidade do adquirente de unidade produtiva isolada ou filial, no curso de processo de recuperao judicial, visando justamente a incentivar a arrematao destes bens; c) a responsabilidade do adquirente poder ser subsidiria ou integral dependendo do fato de prosseguir (ou no) o alienante no mesmo segmento. d) o Cdigo Tributrio Nacional refere-se expressamente a estabelecimento, de tal forma que o instituto da responsabilidade por sucesso aplica-se tambm neste caso; e) o Cdigo Tributrio Nacional estabelece expressamente que convenes entre particulares no podero ser opostas ao Fisco.

QUESTO: 87

87. Com relao ao tema Obrigao Tributria, considerando a existncia da obrigao principal e das obrigaes ditas acessrias, analise as afirmativas a seguir: I. As obrigaes acessrias extinguem-se inexora-velmente por fora do pagamento do tributo, no havendo que se falar, assim, em penalidade por seu descumprimento.

II. As obrigaes acessrias convertem-se em obrigao principal no caso de sua inobservncia no que diz respeito penalidade pecuniria. III. As obrigaes acessrias correspondem s obrigaes de fazer e no-fazer. Assinale: (A) se somente a afirmativa II estiver correta. (B) se somente a afirmativa III estiver correta. (C) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

(E) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. GABARITO COMENTADO

I no existe relao de prejudicialidade entre a obrigao principal e a acessria. Vale dizer, mesmo tendo sido pago o tributo (cumprida a obrigao principal), subsiste a obrigao acessria (como a emisso de nota) que, se no cumprida, acarretar a aplicao de multa; II tal afirmao decorre textualmente do artigo 113, 1 do Cdigo Tributrio Nacional, com a seguinte dico: A obrigao acessria, pelo simples fato de sua inobservncia, converte-se em obrigao principal relativamente a penalidade pecuniria; III as obrigaes acessrias tanto podem corresponder obrigao de fazer, como o caso da emisso de notas, como a obrigao de no-fazer, como o caso de no trafegar com mercadoria desacompanhada de notas.

QUESTO: 88

88. Em relao fiscalizao tributria, analise as afirmativas a seguir: I. Determina o cdigo tributrio nacional que a autoridade administrativa que presidir quaisquer diligncias de fiscalizao dever, preferencialmente, lavrar termo autnomo de incio do respectivo procedimento, cuja cpia ser entregue ao sujeito fiscalizado; caso haja recusa de recebimento do aludido termo pelo contribuinte, o incio da ao fiscal h de ser certificado em um dos livros fiscais a serem exibidos na forma da legislao. II. Somente antes do incio de qualquer procedimento de fiscalizao possvel ao contribuinte se socorrer do benefcio da denncia espontnea, afastando-se a responsabilidade por infraes legislao tributria, desde que haja o pagamento integral do tributo devido acrescido dos juros de mora. III. O artigo 195 do CTN reza que para os efeitos da legislao tributria, no tm aplicao quaisquer disposies legais excludentes ou limitativas do direito de examinar mercadorias, livros, arquivos, documentos, papis e efeitos comerciais ou fiscais, dos comerciantes industriais ou produtores, ou da obrigao destes de exibi-los. Com base nesse dispositivo, o Supremo Tribunal Federal editou smula de modo a consolidar o entendimento de que se sujeitam fiscalizao tributria ou previdenciria quaisquer livros comerciais, ilimitadamente, independentemente dos pontos objeto da investigao. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta.

(B) se somente a afirmativa II estiver correta.

(C) se somente a afirmativa III estiver correta. (D) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

GABARITO COMENTADO

I Alternativa I est incorreta. A redao do pargrafo nico do artigo 196 do CTN determina que os referidos termos de incio de ao fiscal sero lavrados, sempre que possvel, em um dos livros fiscais exibidos pelo contribuinte; quando lavrados em separado deles se entregar, pessoa sujeita fiscalizao, cpia autenticada pela autoridade a que se refere este artigo. II Alternativa II est correta. Antes de iniciados os procedimentos de fiscalizao e lavrados os respectivos termos pode o contribuinte se valer do benefcio da denncia espontnea, nos termos do artigo 138 do CTN, afastando-se o recolhimento das penalidades pelo descumprimento da legislao tributria, desde que haja o pagamento do valor principal acrescido de juros de mora. Nesse sentido: TRIBUTRIO ART. 138 DO CTN DENNCIA ESPONTNEA TRIBUTO SUJEITO A LANAMENTO POR HOMOLOGAO DECLARAO DO CONTRIBUINTE DESACOMPANHADA DE PAGAMENTO PAGAMENTO INTEGRAL COM ATRASO ANTES DO INCIO DE QUALQUER PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO.

1. Do exame acurado dos autos, observa-se que houve o pagamento integral da dvida antes de qualquer procedimento administrativo ou medida de fiscalizao por parte da recorrida e aqui est demonstrada a especificidade do caso. 2. entendimento predominante neste Tribunal o fato de que o contribuinte, ao espontaneamente denunciar o dbito tributrio em atraso e recolher o montante devido, com juros de mora antes de qualquer procedimento administrativo ou medida de fiscalizao, fica exonerado de multa moratria. Agravo regimental provido. (AgRg no AgRg no REsp 726735 / SC, Rel. Min. Humberto Martins, DJ 14/12/2007 p. 385) III Alternativa III est incorreta: Eis o teor da Smula n. 439 do STF : Esto sujeitos fiscalizao tributria ou previdenciria quaisquer livros comerciais, limitado o exame aos pontos objeto da investigao.

QUESTO: 89

89. A Constituio Federal de 1988 atribui competncia tributria aos entes da Federao. Com relao Unio, correto afirmar que:

(A) encontra-se autorizada a tributar a renda de obrigaes da dvida pblica dos Estados, Distrito Federal e Municpios.

(B) tem competncia para instituir isenes de tributos cuja competncia foi constitucionalmente assegurada aos Estados, Distrito Federal e Municpios. (C) pode estabelecer tributo no uniforme no territrio nacional. (D) pode estabelecer, por meio de lei complementar, outros tributos alm dos expressamente mencionados na Constituio Federal, desde que no sejam cumulativos e no tenham fato gerador ou base de clculo prprios dos discriminados constitucionalmente. (E) no tem competncia, em Territrio Federal, sobre impostos estaduais.

GABARITO COMENTADO

a) o artigo 151, inciso II da Constituio Federal veda Unio tributar a renda das obrigaes da dvida pblica dos Estados, do DF e dos Municpios; b) artigo 151, inciso III da CF veda Unio instituir isenes de tributos de competncia dos Estados, do DF ou dos Municpios; c) os tributos federais devem ser, por determinao constitucional, uniformes em todo territrio nacional, conforme artigo 151, inciso I da Constituio Federal; d) dispe o artigo 154 da Constituio Federal: A Unio poder instituir: I mediante lei complementar, impostos no previstos no artigo anterior, desde que sejam no-cumulativos e no tenham fato gerador ou base de clculo prprios dos discriminados nesta Constituio; e) artigo 147 da Constituio Federal dispe: Art. 147. Competem Unio, em Territrio Federal, os impostos estaduais e, se o Territrio no for dividido em Municpios, cumulativamente, os impostos

municipais; ao Distrito Federal cabem os impostos municipais.

OBSERVAO:

O recurso interposto sustenta, acertadamente, ser a alternativa correta desta questo a letra (A) na medida em que a Unio somente estar vedada a tributar a renda de obrigaes de dvida pblica dos Estados, Distrito Federal e Municpios se tentar faz-lo em nveis superiores aos que fixar para suas obrigaes e para seus agentes, conforme disposto no artigo 151, II da Constituio Federal. Por outro lado, ainda como corretamente sustentam os recursos, a alternativa D est equivocada, pois a Unio somente pode instituir outros IMPOSTOS (e no TRIBUTOS) alm dos expressamente mencionados na Constituio Federal, desde que sejam cumulativos e no tenham fato gerador ou base de clculo dos discriminados constitucionalmente. Assim, a alternativa correta a (A) e no a (D) como anteriormente marcado no gabarito.

QUESTO: 90

90. Considere a seguinte situao hipottica: Um determinado contribuinte praticou o fato gerador de um tributo de competncia da Unio, sujeito a lanamento por homologao, tendo pagado e declarado ao fisco, no ms de maro de 1984, valor inferior ao efetivamente devido. Em procedimento de fiscalizao, o auditor fiscal de tributos constatou o recolhimento efetuado a menor e

lavrou auto de infrao constituindo o crdito tributrio cabvel, tendo notificado o contribuinte em junho de 1989. Inconformado com o lanamento, o contribuinte promoveu impugnao administrativa em julho de 1989, tendo seu pleito sido definitivamente julgado, em grau de recurso, em agosto de 1996, assinalado ao contribuinte o prazo de 30 dias para pagamento espontneo do crdito tributrio. Inscrito o crdito em dvida ativa em maio de 1999, o ajuizamento da ao ocorreu em novembro de 2002, tendo sido o contribuinte citado no ms subsequente. A respeito dessa situao, analise as afirmativas a seguir: I. No se operou a decadncia. II. Ocorreu a prescrio intercorrente no processo administrativo. III. Ocorreu a prescrio pela inrcia do fisco quanto ao exerccio do direito de ao de cobrana. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta.

(C) se somente a afirmativa III estiver correta.

(D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

GABARITO COMENTADO

I I est incorreta. Tendo havido declarao e pagamento a menor cabe ao Fisco promover o lanamento de ofcio para constituio do crdito tributrio no prazo de cinco anos contados do fato gerador do tributo (art.150, pargrafo 4o.), tendo se operado a decadncia em maro de 1989. II II est incorreta. No h que se cogitar da ocorrncia de prescrio intercorrente em processo administrativo tributrio. Nestes Termos: No se aplica a prescrio intercorrente no processo administrativo fiscal (Smula n.11 do 1o. CC) III O prazo prescricional contado a partir de sua constituio definitiva, mais especificamente, do momento em que o Fisco estiver apto a manejar a ao de execuo fiscal. Nesse caso especfico, seria contado o prazo de cinco anos a partir de setembro de 1996.

QUESTO: 91

91. O Imposto de Renda, conforme previso constitucional (artigo 153, 2), dever ser norteado pelos critrios da generalidade, universalidade e progressividade. Com fundamento nos aludidos critrios, analise as seguintes afirmativas: I. A tributao, pelo Imposto de Renda, da pessoa fsica e jurdica residente no Brasil poder recair sobre fatos econmicos concretizados no exterior. II. Os no-residentes (pessoas fsicas ou jurdicas) no Brasil so tributados pelo Imposto de Renda em bases universais (renda global). III. A tributao de fatos econmicos originados em outro pas somente ser juridicamente

vivel se houver acordo de bitributao (Tratado Internacional Bilateral em Matria de Imposto de Renda), pois seria ilegal a incidncia de um tributo brasileiro sobre fato ocorrido em territrio estrangeiro, sob pena de violao de soberania deste pas. Assinale:

(A) se somente a afirmativa I estiver correta.

(B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente a afirmativa III estiver correta. (D) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (E) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

GABARITO COMENTADO

I o Princpio da Universalidade (com fundamento no critrio da generalidade) vlido para as pessoas fsicas e jurdicas com residncia no Brasil, fundamenta a tributao, pelo Imposto de Renda, de fatos econmicos representativos de acrscimo patrimonial, ainda que tenham ocorrido no exterior; II as pessoas fsicas e jurdicas que no tenham residncia no Brasil (no-residentes) so tributadas com base no Princpio da Territorialidade, ou seja, apenas sobre a renda gerada dentro do territrio brasileiro; III a aplicao do Princpio da Universalidade independe da existncia de acordo de bitributao, pois no h violao da soberania de outro pas, pelo mero fato de se emprestar efeitos extraterritoriais lei

tributria brasileira para faz-la incidir sobre fatos que se deram no estrangeiro. No se admite, contudo, atos concretos de cobrana, constritivos, no territrio de outro pas, sob pena, a sim, de violao de soberania.

QUESTO: 92

92. Analise as afirmativas a seguir: I. Quando o clculo do tributo tenha por base, ou tome em considerao, o valor ou o preo de bens, direitos, servios ou atos jurdicos, a autoridade lanadora, mediante processo regular, arbitrar aquele valor ou preo, sempre que sejam omissos ou no meream f as declaraes ou os esclarecimentos prestados, ou os documentos expedidos pelo sujeito passivo ou pelo terceiro legalmente obrigado, ressalvada, em caso de contestao, avaliao contraditria, administrativa ou judicial. No entanto, havendo escriturao regular, ainda que parcialmente, o Fisco dever sempre adot-la como base de prova. II. A retificao da declarao por iniciativa do prprio declarante, quando vise a reduzir ou excluir tributo, pode ser feita a qualquer tempo, independentemente da constituio do crdito tributrio pelo lanamento, desde que haja comprovao do erro em que se funde. III. Segundo jurisprudncia do STJ, tratando-se de tributo sujeito a lanamento por homologao, e tendo o contribuinte declarado o dbito e no pagado no vencimento, considera-se desde logo constitudo o crdito tributrio, tornando-se dispensvel a

instaurao de procedimento administrativo com a finalidade de promoo do lanamento para viabilizar a posterior cobrana judicial. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

(C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

(D) se somente as afirmativas II e III estiverem esto corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

GABARITO COMENTADO

I alternativa correta em atendimento redao do artigo 148 do CTN bem como ao princpio da verdade material. II alternativa incorreta posto que a declarao pode ser retificada, comprovado o erro em que se funde, somente antes de notificado o lanamento tributrio em obedincia regra veiculada pelo pargrafo nico do artigo 147 do CTN. III alternativa correta. Reflete prtica adotada pelos entes tributantes e chancelada pelo Poder Judicirio. Nesse sentido: Segundo jurisprudncia que se encontra solidificada no mbito Deste STJ, a apresentao, pelo contribuinte, da Declarao de Dbitos e Crditos Tributrios Federais DCTF, modo

de constituio do Crdito tributrio, dispensada qualquer outra providncia por parte do Fisco. A partir desse momento, tem incio o cmputo da prescrio qinqenal, facultada Fazenda para providenciar o ajuizamento da ao executiva. (REsp n.839220/RS, Rel. Min. Jos Delgado, DJ 26.10.2006, p.245).

QUESTO: 93

93. Com relao ao tema Limitaes ao Poder de Tributar, analise as seguintes sentenas: I. Como modo de combater a guerra fiscal, a Constituio Federal outorgou ao legislador complementar competncia para regular a forma como, mediante deliberao dos Estados e do Distrito Federal, isenes, incentivos e benefcios fiscais sero concedidos e revogados. Em atendimento a esse objetivo, a Lei Complementar n 24/75 determina que a concesso de benefcios, ou a sua revogao total ou parcial, depender sempre de deciso unnime dos Estados federados. II. vedado Unio instituir tributo que no seja uniforme em todo o territrio nacional ou que implique distino ou preferncia em relao a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio, em detrimento de outro, sendo inadmitida, portanto, a concesso de incentivos fiscais ainda que destinados a promover o equilbrio do desenvolvimento socioeconmico entre as diferentes regies do pas. III. Em caso de outorga de iseno tributria a uma classe de contribuintes, a fim de promover o desenvolvimento socioeconmico de uma dada regio, possvel queles

excludos pela lei socorrerem-se do Poder Judicirio para, com base no princpio da isonomia, obterem idntico tratamento fiscal. Assinale: (A) se todas as sentenas estiverem corretas. (B) se somente as sentenas I e II estiverem corretas. (C) se somente as sentenas I e III estiverem corretas. (D) se somente as sentenas II e III estiverem corretas.

(E) se nenhuma sentena estiver correta. GABARITO COMENTADO

I est incorreta uma vez que, em atendimento ao pargrafo 2o. da Lei Complementar n.24/75 A concesso de benefcios depender sempre de deciso unnime dos Estados representados (em reunies do Confaz); a sua revogao total ou parcial depender de aprovao de quatro quintos, pelo menos, dos representantes presentes. II est incorreta posto que em flagrante contrariedade letra do inciso I do artigo 151 da CF/88 que permite a concesso de incentivos fiscais destinados a promover o equilbrio do desenvolvimento scioeconmico entre as diferentes regies do pas. III est incorreta posto que as isenes concedidas ho de ser interpretadas literal e restritivamente, em atendimento ao artigo 111 do CTN. Ademais, j decidiu o Supremo Tribunal Federal: A Constituio na parte final do art. 151, I, admite a concesso de incentivos fiscais destinados a

promover o equilbrio do desenvolvimento scio-econmico entre as diferentes regies do pas. A concesso de iseno ato discricionrio, por meio do qual o Poder Executivo, fundado em juzo de convenincia e oportunidade, implementa suas polticas fiscais e econmicas e, portanto, a anlise de seu mrito escapa ao controle do Poder Judicirio. Precedentes: RE 149.659 e AI 138.344AgR. (RE 344.331, Rel. Min. Ellen Gracie, DJ de 14-3-03). No possvel ao Poder Judicirio estender iseno a contribuintes no contemplados pela lei, a ttulo de isonomia (RE 159.026). (RE 344.331, Rel. Min. Ellen Gracie, julgamento em 11-2-03, DJ de 14-3-03)

QUESTO: 94

94. Em relao s espcies tributrias, assinale a afirmativa incorreta.

(A) Compete Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios instituir contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas, como instrumento de atuao nas respectivas reas.

(B) Os impostos so tributos no vinculados a quaisquer atividades estatais relacionadas ao contribuinte, sendo vedada a vinculao de suas receitas a rgos, fundos ou despesas, salvo excees constitucionalmente previstas. (C) A contribuio de melhoria instituda para fazer face ao custo de obras pblicas de que

decorra valorizao imobiliria, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acrscimo de valor que da obra resultar para cada imvel beneficiado. (D) As taxas, cobradas em razo do exerccio do poder de polcia ou pela utilizao, efetiva ou potencial, de servios pblicos especficos e divisveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposio, no podero ter base de clculo prpria de impostos. (E) A Unio poder instituir, mediante lei ordinria, impostos extraordinrios, compreendidos ou no em sua competncia tributria, na iminncia ou no caso de guerra externa, os quais sero suprimidos, gradativamente, cessadas as causas de sua criao.

GABARITO COMENTADO

A) Alternativa incorreta posto que a competncia para instituio das aludidas contribuies exclusiva da Unio. B) Alternativa correta; excees relativas vinculao de receitas so trazidas pela parte final do disposto no inciso IV do art.167 da CF/88. C) Alternativa correta. Redao do artigo 81 do CTN que em nada discrepa do desenho constitucional do tributo. D) Alternativa correta, em consonncia com a redao do inciso II do artigo 145 da CF, c/c o pargrafo 2o do mesmo artigo. E) Alternativa correta, em atendimento ao disposto no 154, II.

QUESTO: 95

95. Em relao aos tributos de competncia estadual, correto afirmar que: (A) os Estados possuem competncia para instituio do imposto sobre transmisso causa mortis e doao, de quaisquer bens ou direitos, cujas alquotas mximas sero fixadas por lei complementar.

(B) em relao tributao dos programas de computador, ou software, o Supremo Tribunal Federal j decidiu que, nas operaes relativas ao licenciamento ou cesso de direito de uso, no cabe aos Estados a instituio do ICMS, posto no estar caracterizada uma circulao de mercadoria; por outro lado, em se tratando dos chamados software de prateleira, produzidos em srie e comercializados no varejo, vigora entendimento positivo quanto possibilidade de tributao por meio do aludido tributo uma vez materializado o corpus mechanicum da criao intelectual do programa, caracterizando, assim, o conceito de mercadoria.

(C) o ICMS ser no-cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operao relativa circulao de mercadorias ou prestao de servios com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito Federal; em atendimento no-cumulatividade a iseno ou no-incidncia, implicaro direito a crdito para compensao com o montante devido nas operaes ou prestaes seguintes, salvo determinao em contrrio da legislao. (D) o imposto incidente sobre a propriedade de veculos automotores no poder ter

alquotas diferenciadas em funo do tipo e da utilizao. (E) de acordo com o texto constitucional vigente, o ICMS incidir sobre a entrada de bem ou mercadoria importados do exterior por pessoa fsica ou jurdica, ainda que no seja contribuinte habitual do imposto, qualquer que seja a sua finalidade, cabendo o imposto ao Estado onde ocorrer o desembarao aduaneiro, independentemente da localizao do destinatrio do bem ou mercadoria.

GABARITO COMENTADO

A) Alternativa incorreta; alquotas mximas ho de ser fixadas pelo Senado Federal ( CF, art. 155, pargrafo 1o., inc.IV) B) Alternativa correta em observncia ao decidido no RE 176.626/SP, Rel. Min. Seplveda Pertence, leading case em relao ao tema. C) Alternativa incorreta. A iseno e a no-incidncia no geram direito ao crdito de ICMS, salvo disposio em contrrio, por fora da dico do pargrafo 2o, inciso II, alnea a do artigo 155 da CF/88. D) Alternativa incorreta por afronta inciso ao inciso II do pargrafo 6o. do art. 155 da CF/88. E) Alternativa incorreta; em obedincia ao pargrafo 2o., inciso IX, alnea a do artigo 155 da CF/88, em caso de importao de bem ou mercadoria importados do exterior, caber o imposto ao Estado onde estiver situado o domiclio ou o estabelecimento do destinatrio da mercadoria.

QUESTO: 96

96. De acordo com a redao do Cdigo Tributrio Nacional (artigo 156), analise as afirmativas a seguir: I. Novao: extingue a obrigao tributria mediante a criao de uma outra que substituir a primeira. II. Confuso: desde que, na mesma pessoa, se confundam as qualidades de credor e devedor. III. Anistia: dispensa o pagamento das multas provenientes da desobedincia legislao tributria. No podem ser mencionada(s), expressamente, como modalidade(s) de extino do crdito tributrio:

(A) as afirmativas I, II e III.

(B) somente as afirmativas II e III. (C) somente as afirmativas I e III. (D) somente as afirmativas I e II. (E) somente a afirmativa II.

GABARITO COMENTADO

I O item I est incorreto, posto que a novao no foi prevista no rol estatudo pelo artigo 156 do CTN

como causa extintiva da obrigao tributria. tributrio. A dao em pagamento de bens imveis no foi includa no rol taxativo do aludido dispositivo. II O item II est incorreto. Muito embora reconhecida como causa extintiva das obrigaes privadas, a confuso no foi contemplada pelo legislador tributrio como causa extintiva dos crditos dessa natureza. III O item III est incorreto pelo fato de a anistia se configurar como causa de excluso do crdito tributrio, conforme o artigo 175 do CTN.

QUESTO: 97

97. Em relao competncia tributria, assinale a afirmativa incorreta. (A) Corresponde aptido de que so dotados os entes polticos para editarem leis instituidoras de tributos. (B) indelegvel, salvo a atribuio das funes de arrecadar ou fiscalizar tributos. (C) De acordo com os ditames da Lei de Responsabilidade Fiscal, constituem requisitos essenciais da responsa-bilidade na gesto fiscal a instituio, previso e efetiva arrecadao de todos os tributos da competncia constitucional do ente da Federao.

(D) Seu no-exerccio no tempo, pelo prazo de cinco anos contados da promulgao da Constituio, implica sua transferncia para outro ente federativo, nos termos de Resoluo a ser editada pelo Senado Federal.

(E) A outorga de competncias tributrias aos entes federativos afigura-se como pedra angular da forma federativa de Estado, caracterizado por entes polticos dotados de

autonomia financeira.

GABARITO COMENTADO

A) Alternativa correta de acordo com a doutrina dominante. B) Alternativa em consonncia com a doutrina e que reproduz a redao do artigo 7o do CTN. C) Alternativa correta de acordo com os termos da redao do artigo 11 da LC n.101/2000 D) Alternativa incorreta; a competncia tributria imprescritvel. E) Alternativa correta. Assertiva que decorre do exame dos sistemas federativos em absoluta consonncia com a doutrina de direito tributrio e constitucional.

QUESTO: 98

98. A lei poder exigir que a prova da quitao de determinado tributo, quando exigvel, seja feita por certido negativa, expedida vista de requerimento do interessado, que contenha todas as informaes necessrias identificao de sua pessoa, domiclio fiscal e ramo de negcio ou atividade, e que indique o perodo a que se refere o pedido. O contribuinte pode, ainda, obter a chamada certido positiva com efeito de negativa, nas seguintes situaes, exceo de uma. Assinale-a. (A) Ajuizar ao anulatria acompanhada do depsito do montante integral do crdito tributrio.

(B) Ser considerado devedor de crditos ainda no vencidos.

(C) Ser credor da Fazenda Pblica.

(D) Ter contra si ajuizada execuo fiscal na qual tenha sido efetivada penhora. (E) Celebrar parcelamento da dvida.

GABARITO COMENTADO

Dispe o artigo 206 do CTN que tem os mesmos efeitos previstos no artigo anterior a certido de que conste a existncia de crditos no vencidos, em curso de cobrana executiva em que tenha sido efetivada a penhora, ou cuja exigibilidade esteja suspensa. Sendo assim, temos: a) Alternativa a est correta porque a realizao de depsito do montante do crdito causa de suspenso da exigibilidade nos termos do inciso II do artigo 151 do CTN. b) Alternativa b est correta por atendimento expresso redao do artigo 206 do CTN c) A alternativa c, por representar apenas possibilidade de extino do crdito tributrio caso haja previso em lei sem, por outro lado, implicar modalidade de suspenso da exigibilidade do crdito, cujo rol taxativo vem estipulado no artigo 156 do CTN, a nica errnea dentre as alternativas elencadas. d) Alternativa d tambm correta por atendimento letra do artigo 206 do CTN. e) Alternativa e est correta porquanto o parcelamento causa de suspenso da exigibilidade do crdito prevista no artigo 151 do CTN.

QUESTO: 99

99. De acordo com o Cdigo Tributrio Nacional a lei aplica-se a ato ou fato pretrito. A esse respeito analise as afirmativas que apresentam as situaes em que a lei se aplica. I. Em qualquer caso, quando seja expressamente interpretativa, excluda a aplicao de penalidade infrao dos dispositivos interpretados. II. Quando reduza a alquota de tributo cujo fato gerador j foi praticado, desde que a defesa ofertada pelo contribuinte, administrativa ou judicial, ainda no tenha sido definitivamente julgada. III. Tratando-se de ato no definitivamente julgado, quando deixe de trat-lo como contrrio a qualquer exigncia de ao ou omisso, desde que no tenha sido fraudulento e no tenha implicado falta de pagamento de tributo. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta.

(C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

(D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

GABARITO COMENTADO

I) Alternativa a correta por reproduzir o mandamento veiculado pelo inciso I do artigo 106. II) Alternativa b est incorreta posto que a aplicao retroativa da lei somente se aplica s penalidades e no ao tributo devido (inciso III do artigo 106 do CTN) III) Alternativa c correta em razo de reproduzir o mandamento veiculado pela alnea b do inciso II do artigo 106 do CTN.

QUESTO: 100

100. A Lei Complementar n 104/01 inseriu o pargrafo nico ao artigo 116 do Cdigo Tributrio Nacional, tendo por objetivo restringir a prtica do planejamento tributrio, ainda que este fosse conduzido mediante o uso de estruturas e procedimentos perfeitamente lcitos a chamada eliso tributria. A redao do referido dispositivo gerou grande polmica ao condicionar a desconsiderao dos atos e negcios jurdicos praticados pelo contribuinte hiptese de dissimulao, pois, para parte expressiva da doutrina jurdica, dissimulao forma de simulao relativa, figura que se relaciona com a chamada evaso tributria (ilcita) e no com a eliso. Na tentativa de regulamentar a aplicao da clusula antielisiva (pretensamente contida no pargrafo nico do artigo 116 do CTN), foi editada a Medida Provisria n 66, que acabou, nesta parte, no sendo convertida em lei (Lei 10.637).

A esse respeito, correto afirmar que: (A) a autoridade administrativa jamais poder desconsiderar atos praticados pelo contribuinte no contexto do chamado planejamento tributrio, sejam eles lcitos ou ilcitos, justamente por no ter sido formalmente regulamentado o pargrafo nico do artigo 116 do Cdigo Tributrio Nacional. (B) a autoridade administrativa est plenamente autorizada a aplicar o pargrafo nico do artigo 116 do Cdigo Tributrio Nacional, ainda que tal dispositivo no tenha sido regulamentado por lei ordinria. (C) a Medida Provisria n 66 previa procedimento especial para que a autoridade administrativa pudesse desconsiderar os atos praticados pelo contribuinte, como, por exemplo, dar a oportunidade ao contribuinte para se manifestar, antes de lavrado o auto de infrao, sobre as razes do procedimento por ele adotado, situao que em nada mudou com a no converso da Medida Provisria n 66 em lei, j que o Decreto 70.235/72 prev tal situao expressamente.

(D) em decorrncia da no converso da Medida Provisria n 66 em lei e, consequentemente, da no regulamentao do pargrafo primeiro do artigo 116 do Cdigo Tributrio Nacional, a autoridade administrativa somente poder desconsiderar atos e negcios jurdicos praticados pelo contribuinte, para ento requalific-los, quando houver algum tipo de desvio, como, por exemplo, simulao, abuso de direito e abuso de forma.

(E) no Brasil, nunca houve a necessidade de uma clusula geral antielisiva, pois sempre se

entendeu, tanto no mbito doutrinrio como no jurisprudencial, que a substncia econmica do negcio deveria prevalecer sobre a forma.

GABARITO COMENTADO

A se houver ato ilcito a macular o procedimento do contribuinte, no ser caso de planejamento tributrio; B pelo fato de no ter sido regulamentado, no ser possvel a aplicao vlida do pargrafo nico do artigo 116, tal como concebido pela Lei Complementar n 104/01. C realmente, a Medida Provisria previa um procedimento que deveria anteceder a lavratura do auto de infrao, segundo o qual o contribuinte poderia justificar as razes que lhe levaram a adotar determinados procedimentos somente se os seus argumentos no fossem aceitos, ele seria intimado para recolher o tributo considerado devido (mediante requalificao dos seus atos e negcios) e, ento, caso no fosse pago, haveria a lavratura do auto de infrao. Entretanto, isto no acontece hoje justamente por no ter sido a Medida Provisria n 66 convertida em lei neste aspecto. D como no se pode aplicar hoje validamente o pargrafo nico do artigo 116 do CTN, a autoridade administrativa ter que se socorrer de outros elementos para desconsiderar os atos e negcios do contribuinte, como a simulao, abuso de forma e abuso de direito, embora haja grande polmica no mbito doutrinrio a respeito deste assunto. E o Brasil, tradicionalmente aceitou, em matria tributria, a prevalncia da legalidade estrita e

tipicidade cerrada, quando o assunto era planejamento tributrio. Isto comea a mudar somente mais recentemente. gabarito

81 B; 82 A; 83 B; 84 E; 85 C; 86 B; 87 E; 88 B; 89 D; 90 C; 91 A; 92 C; 93 E; 94 A; 95 B; 96 A; 97 D; 98 C; 99 C; 100 D. Prova Tipo

You might also like