You are on page 1of 22

56

Erica Cristina Almeida

1 Introduo Corpo e construo histrica da humanidade


As mltiplas faces das dobras visveis do tempo so reveladas materialmente na arquitetura, no urbanismo, nos utenslios, no maquinrio, na alimentao, no vesturio, nos objetos, mas, sobretudo, no corpo. Ele inscrio que se move e cada gesto aprendido e internalizado revela trechos da histria da sociedade a que pertence. (...) [o corpo] sempre submetido a normas que o transformam, assim, em texto a ser lido, em quadro vivo que revela regras e costumes engendrados por uma ordem social. (SOARES, 2001, p. 109).

Falar do homem falar de seu corpo. Mesmo que no aprofundemos as reflexes sobre este ltimo, unilateral, e at mesmo injusto, pensar a humanidade sem ter em vista os momentos e atitudes somticas dos sujeitos no decorrer da histria e a relao estabelecida entre o corpo e as normas e valores sociais. Pois o corpo, em sua idiossincrasia, ao navegar por tempos e lugares diferentes, passa a representar no apenas aquilo que se revela biolgico no homem, mas paixes, sensibilidades, saberes, juzos, marcas, recalques, trejeitos culturais, liberdades, imposies etc. Ao "danar" aqui e acol, o corpo "esculpido" pelas tenses histricas em conjunto com as racionalidades construdas, desde os aspectos mais delicados e humanos at aqueles de mais puro horror e brutalidade. O que foi o nazismo de Hitler, seno tambm um momento de padronizao dos corpos na perspectiva de uma viso eugnica e, sobretudo, de uma subjetividade doentia? O que foi, seno tambm uma forma de se lidar com o corpo (prprio e alheio) desprovida de reflexo crtica e tica? Levando em conta as pegadas que o homem vai deixando no corpo atravs de suas imensas e diversas manifestaes culturais e das interaes que estabelece com a natureza, podemos refletir sobre um momento especfico da histria a partir dos modos como os indivduos tratam seus e outros corpos, modos estes que acabam, de certa maneira, forjando um determinado tipo de indivduo, um determinado tipo de estrutura social. Nesse vis de anlise, observamos alguns estudos importantes na rea da Educao Fsica brasileira, dentre eles, os esforos tericos de Silva (1999a, 1999b, 2001), que apresentam a construo de um interesPerspectiva. Florianpolis, v. 21, n. 01, p. 55-78, jan./jun.2003

Racionalidade, corpo e sofrimento: contribuies da Escola... 57

se pelo corpo na modernidade, sendo este produto de normas e valores ocidentais que determinaram a construo da racionalidade moderna. Em seus estudos, a autora toma o fenmeno corpo como parte constituinte da diversidade cultural e elemento significativo da natureza e desvela uma determinada noo de corpo produzida, manipulada e disseminada pela racionalidade cientfica vigente, em geral, e pelas representaes e expectativas da cincia biomdica, em particular. Por sua vez, as ingerncias cientfico-racionais se unem a foras econmicas e passam a determinar os caminhos a serem percorridos pelo corpo, transubstanciando-o naquilo que ele no : um corpo unicamente biolgico, tecnolgico, mecnico, restrito. Tambm os estudos realizados e organizados por Soares (1999, 2000, 2001) apontam vrios aspectos reveladores da relao entre o momento corpreo e a construo da histria. Um deles a forja de determinada educao do corpo a construo de variadas pedagogias destinadas a ele a partir da influncia dos conhecimentos e modelos cientficos vigentes em cada momento histrico. Em decorrncia deste primeiro aspecto, a autora aponta a presena da negao de certas formas de movimento e culturas corporais e a conseqente imposio, mesmo que inconsciente, de outras, restringindo de maneira bruta as experincias formativas vivenciadas pelos indivduos. Seu estudo sobre as imagens da educao no corpo ressalta, dentre outras questes, um exemplo paradigmtico das consideraes acima: a negao das atividades corporais realizadas por artistas de rua, acrobatas circenses, funmbulos e demais expresses dos espetculos populares no sculo XIX pois se revestiam de um carter ldico, livre, espontneo, invertendo muitas vezes a ordem vigente em detrimento da veiculao quase que exclusiva da vertente da "ginstica francesa oficial" concatenada com o pensamento mdico-cientfico da poca, com a razo instrumental, com um tecnicismo exacerbado, como uma rigidez desprovida de sentimentos, com concepes de sade restritas e uma viso funcionalista do corpo. Ainda podemos citar os estudos histricos de Santanna (1999), que revelam certas polticas do e para o corpo, polticas essas que o constri sem tica e o subjuga a uma lgica instrumental, o manipula sem razo e sem perdo, comercializado-o e reconstruindo-o, quase que exclusivamente, em favor das necessidades do mercado global.
Perspectiva. Florianpolis, v. 21, n. 01, p. 55-78, jan./jun.2003

58

Erica Cristina Almeida

Esses aspectos apontados so valiosos para uma reflexo profunda das ingerncias da histria sobre o fenmeno "corpo" e vice e versa. No entanto, possumos duas dvidas principais que se colocam como aspecto complementar aos estudos mencionados: a) o corpo, antes de se constituir receptculo onde as ingerncias da racionalidade recaem, j no faz parte imprescindvel e atravessa todo o processo de formao da racionalidade, dos sujeitos? e os modos de educar/exercitar o corpo (as pedagogias ligadas a ele) apenas sofrem influncia da racionalidade humana, das maneiras com que os sujeitos elaboram seus conhecimentos para suprirem suas necessidades ou, na histria, a configurao social destas formas de se lidar com o corpo ora uma, ora outra passam tambm a construir e reforar certos tipos de subjetividade dignas ou prejudicadas?

b)

A partir destas indagaes pretendemos apontar algumas contribuies das categorias e reflexes criadas e refletidas pelos autores clssicos da Escola de Frankfurt em especial, Theodor W. Adorno e Max Horkheimer para (re)pensarmos os caminhos percorridos pelo corpo no decorrer da histria, as maneiras como este foi/ tratado e manipulado e a relao com a produo de subjetividades danificadas e formaes culturais empobrecidas e distorcidas. O que nos impulsiona a pensar as relaes que o corpo estabeleceu na histria a desconfiana acerca das verdades facilitadas, das certezas imediatas referentes s culturas corporais contemporneas, em especfico, aquelas no mbito no formal da Educao Fsica brasileira, que se autodenominam legtimas para a qualidade de vida(?). Nesse sentido, traamos um dilogo mais ntimo com textos de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer referentes dialtica do esclarecimento e seus produtos: cultura e formao cultural danificadas, em geral e, em particular, com estudos de Vaz (1999a, 1999b, 2000, 2001a, 2001b), que traam reflexes profcuas e importantes na rea da Educao/Educao Fsica brasileira no que diz respeito ao tema corpo e suas variaes, principalmente ao carter sacrificial que este carrega no processo de construo da subjetividade moderna. Por fim, luz destas reflexes, procuramos incitar/iniciar discusses acerca da seguinte tese: as expresses atuais da cultura corporal so fenmenos
Perspectiva. Florianpolis, v. 21, n. 01, p. 55-78, jan./jun.2003

Racionalidade, corpo e sofrimento: contribuies da Escola... 59

sociais integrantes e idiossincrticos de uma lgica irracional, antitica e incongruente presente na racionalidade moderna e se constituem como momentos de subjugao dos indivduos quilo que Adorno chamou de "o esprito manipulado do excludo".

2 A dialtica do esclarecimento e seus produtos (parte I): cultura e formao cultural danificadas
A triste cincia, da qual ofereo algo a meu amigo, referese a um domnio que em tempos imemoriais era tido como prprio da Filosofia, mas que desde a transformao desta em mtodo ficou merc da desateno intelectual, da arbitrariedade sentenciosa, e, por fim, caiu em esquecimento: a doutrina da vida reta. Aquilo que vida significava outrora para os filsofos passou a fazer parte da esfera privada e, mais tarde ainda, da esfera do mero consumo, que o processo de produo material arrasta consigo como um apndice sem autonomia e sem substncia prpria. Quem quer a verdade acerca da vida imediata tem que investigar sua configurao alienada, investigar os poderes objetivos que determinam a existncia individual at o mais recndito nela. O olhar lanado vida transformou-se em ideologia, que tenta nos iludir escondendo o fato de que no h mais vida. (ADORNO, 1993, p. 7).

Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, ao escreverem uma das obras mais importantes para a compreenso da humanidade em sua verso moderna a Dialtica do esclarecimento , observaram que a razo humana, ao combater o mito e dominar a natureza a seu favor, no produziu apenas benefcios ao homem, mas tambm foi e produtora de uma vida indigna, de barbrie. Nesse caminho, o mito que explicava o mundo de forma irracional, mgica, baseado no destino e na repetio e em fatos sobrenaturais foi combatido, mediante um rduo processo, pelo esclarecimento. No entanto, este ltimo tornou-se to mitolgico quanto o primeiro quando assumiu aspectos de identidade, de repetio, de sacrifcio e de incontestabilidade. Incorporando essa lgica, o
Perspectiva. Florianpolis, v. 21, n. 01, p. 55-78, jan./jun.2003

60

Erica Cristina Almeida

pensamento racional/esclarecido no conseguiu fazer jus a sua promessa de felicidade: tirar os homens da menoridade, afast-los do medo e inseri-los na luz, na autonomia (KANT, 1985).
No sentido mais amplo do progresso do pensamento, o esclarecimento tem perseguido sempre um objetivo de livrar os seres humanos do medo e de investi-los na posio de senhores (...). O programa do esclarecimento era o desencantamento do mundo. Sua meta era dissolver os mitos e substituir a imaginao pelo saber. (ADORNO; HORKHEIMER, 1985, p. 19).

Diferente do prometido, o esclarecimento em sua faceta predominante na sociedade moderna tornou-se mitolgico, carregado de agentes de barbrie. No interior dessa predominncia, o que h tempos presenciamos na histria a produo incessante de um modo de vida degradante, cada vez mais insipiente, insensato e regressivo, ressaltando momentos de horror extremo, como por exemplo, aqueles engendrados pelo nazismo e fascismo, por Hiroshima e Nagazaki, pela violncia no Rio de Janeiro e So Paulo assim como em outras capitais do mundo pelas guerras, pelas ditaduras, pela misria e genocdio permanentes na frica, pelo trfico de drogas, entre tantas outras manifestaes de barbrie, em maior ou menor escala. Esse modo de vida resultado da transformao do esclarecimento to sonhado e almejado pelo homem, em algo puramente instrumental, voltado para a dominao, para o poder, para o lucro. A humanidade, para salvar-se dessa situao, precisa voltar-se a uma exigncia tica: cobrar da razo sua promessa de felicidade no cumprida. A razo precisa urgentemente realizar uma reflexo crtica sobre si mesma. A dialtica do esclarecimento ponto central para refletir sobre a vida humana, tambm em sua configurao atual. No entanto, alm dela, para refletirmos sobre a vida prejudicada no contexto do capitalismo tardio, pretendemos debruar nossos esforos tericos sobre alguns produtos, ramificaes, detalhes advindos dessa dialtica: a ambigidade da cultura, incluindo-se a a cultura corporal, que produz e/ou refora determinadas formas de pensar e de agir, o binmio formao e prxis presena do homem no mundo. Como parte integrante do mbito cultural, as manifestaes da cultura corporal podem revelar ambigidades, cises, sem-sentido e impasses, embutindo num contexPerspectiva. Florianpolis, v. 21, n. 01, p. 55-78, jan./jun.2003

Racionalidade, corpo e sofrimento: contribuies da Escola... 61

to de preocupaes tambm a Educao Fsica. No interior da dialtica do esclarecimento, a cultura de modo geral, sob a influncia da absolutizao da racionalidade humana em seu sentido perverso e mitolgico, foi assaltada tambm por uma ambigidade. No entanto, no apenas uma ambigidade proveitosa, ou seja, um movimento dialtico entre esclarecimento e irracionalidade, autonomia e heteronomia, matria e esprito, mas uma ambigidade indigna, pois hipostasiada, endurecida em seu momento de mera adaptao. Adorno, nos ensaios Teoria da semicultura e Cultura e civilizao, discute de maneira singular esse duplo carter da cultura e sua relao com a construo da formao cultural, da humanidade. Nestes ensaios aponta e analisa um dualismo conceitual perverso imposto cultura e civilizao, no qual "Cultura" se dirige apenas aos elementos espirituais da manifestao humana, enquanto "Civilizao", em outro plo, remete ao progresso cultural material/objetivo, designando tambm o mbito da sociedade como um todo. (ADORNO, 1973, p. 93). Aqui, Cultura se converte num fenmeno cindido, dominado, sem tenso entre os momentos materiais e espirituais, de liberdade e adaptao que lhe so imanentes. Nesses termos, o mal estar na cultura1 se manifesta justamente quando nela rompido o movimento dialtico que possibilita a realizao do momento formativo justo, rebaixando-a em mera manipulao como necessidade material pragmtica e imediata. Cultura Corporal, por sua vez, pode manifestar-se nesse mesmo sentido. Em Cultura y administracin, Adorno (1966, p. 69) tambm se refere ao diagnstico da situao cindida e cruel da cultura: quien habla de cultura habla tambin de administracin. Neste ensaio aponta que nos sculos XIX e XX o momento de administrao cultural se intensifica, impregnando de forma quase total o cotidiano dos sujeitos. Isso porque, entre outros aspectos, a vida inserida no modo de produo capitalista voltou-se majoritariamente e ainda se volta a uma grande relao de troca injusta, onde quase tudo se torna mensurvel, administrvel, permutvel, consumvel em larga escala. Nessa situao, a cultura produzida, distribuda e apropriada (se padronizando) para fins meramente mercadolgicos, aprofundando seu mal estar e, mais uma vez, no sendo apreendida pelos indivduos para a satisfao de suas necessidades formativas no como valor de uso mas apenas como autoconservao na sociedade administrada. Na linguagem
Perspectiva. Florianpolis, v. 21, n. 01, p. 55-78, jan./jun.2003

62

Erica Cristina Almeida

da filosofia, cultura se converteu, satisfeita de si mesma, em valor2 , portanto, dissociada das coisas humanas. (ADORNO, 1996, p. 389). Adorno ainda aponta que mesmo as culturas dissonantes, que se rebelam contra o estabelecido parecem ser devoradas pela manipulao administrativa e mercantilizada inerente ao capitalismo, como se as mesmas representassem peas raras, portanto, cobiveis. Introdutoriamente, exemplos podem ser indicados na Educao Fsica no formal, como o oferecimento da prtica da yoga, ginstica pilatos, tai chi chuan, prticas circenses (esportivizadas) oferecidas em grandes academias e centros de malhao, alm das ramificao destas culturas corporais exticas, construdas e denominadas/conceituadas para fins meramente comerciais: Ginstica Zem, Power Yoga, Tae bo (mistura de boxe, tai chi chuan, carat e jiu-jitsu) etc. Adorno e Horkheimer (1985), no excurso da Dialtica do esclarecimento intitulado A indstria cultural: o esclarecimento como mistificao das massas, indicam alguns processos caractersticos da sociedade moderna que construram e intensificaram a reificao quase por completo da Cultura em geral, processos esses que levaram coisificao da cultura a rumos extraordinrios: a) o desenrolar do progresso tecnolgico que intensificou a diviso social do trabalho e sujeitou ainda mais os indivduos a regimes trabalhistas isentos de qualquer carter formativo, mimetizando-os como apndice das mquinas e conferindo aos produtos uma autonomia falsa em relao aos seus produtores e b) o surgimento e fortalecimento da Indstria Cultural que estendeu o regime de trabalho alienado esfera do cio, o carter de fetiche da mercadoria para o mbito cultural, conferindo cultura a tarefa oculta de resignao, de puro entretenimento, de no reflexo, de integrao social generalizada. Ao longo da histria, no mbito de sua imanncia, ambigidade e historicidade, Cultura tornou-se caminho para a emancipao humana, mas, tambm, converteu-se em seu contrrio: a formao cultural indigna, prejudicada, que possibilita e amplifica a barbrie. por meio desse segundo momento que a cultura danificada dirige a subjetividade dos indivduos produzindo necessidades que lhes so alheias e suprfluas, criando a nova forma de sujeio do sujeito: a Semiformao Cultural3 (falsa e prejudicada formao).
Perspectiva. Florianpolis, v. 21, n. 01, p. 55-78, jan./jun.2003

Racionalidade, corpo e sofrimento: contribuies da Escola... 63

Ao longo de sua obra, Adorno vai pensar e repensar o momento de apropriao da cultura danificada pelos indivduos, que resulta, em grande medida, na forja das diversas perspectivas de formao cultural a partir das experincias vividas. Em especial, vai justamente refletir sobre um dos produtos (que tambm mediao) da dialtica do esclarecimento e da danificao da cultura: a formao cultural perversa, nociva a Semiformao. O ensaio Teoria da semicultura (ADORNO, 1996) ressalta com excelncia que a Semiformao no se caracteriza como um dficie de cultura ou uma formao que carece de contedos culturais como se o sujeito precisasse do fornecimento de cultura para resolver o problema de sua formao. Pelo contrrio, a Semiformao aquela que carrega/apresenta um sentido formativo prejudicado, distorcido, adulterado falsificado. Ela advm de uma m formao, de ms experincias com a cultura e a realidade. No se caracteriza como uma formao no suficiente, antecessora da boa formao, mas como produto de experincias desinteressantes do ponto de vista humanstico, da m experincia , da experincia danificada. Em anlise de Pucci (1998), a Semiformao ganha semelhante e interessante interpretao: com a universalizao do mercado, a Semiformao Cultural se diferencia de uma simples no-cultura, de um simples no-saber na medida em que o portador de um no-saber pode se dispor a um vir-a-saber; ainda pode, por fora do ceticismo e da ironia, reverter essa situao para uma possvel conscincia crtica. De forma diferente, o saber em seu sentido inadequado (a Semiformao) se caracteriza como um bloqueio ao proveitoso saber. Quem pensa que conhece, no busca o verdadeiro conhecimento; quem carrega consigo o semiconhecimento se isenta da busca por verdadeiras experincias formativas.
O entendido e experimentado medianamente semientendido e semi-experimentado no constitui o grau elementar da formao, e sim seu inimigo mortal. (...) Elementos formativos inassimilados fortalecem a reificao da conscincia que deveria dignamente ser extirpada pela formao. (ADORNO, 1996, p. 402).

O processo de Semiformao cultural possibilita a manuteno de uma realidade desumana no momento em que inibe e neutraliza as experincias formativas a serem realizadas pelos sujeitos. Isso permite visualizar aquilo que Adorno (1996) chamou de bloqueio experincia formativa digna -
Perspectiva. Florianpolis, v. 21, n. 01, p. 55-78, jan./jun.2003

64

Erica Cristina Almeida

Erfahrung, que, por sua vez, desestimula a reflexo, prejudica o entendimento dos fenmenos, deforma a interao social, recalca a memria, possibilita uma relao ingnua e condescendente com a vida transformada em barbrie. Outro ponto desse contexto cruel a superficialidade com que a vida vivenciada, na qual a ideologia se coloca como primeira e ltima instncia de visibilidade dos indivduos e a essncia das coisas, as configuraes internas dos fenmenos so descartadas, vilipendiadas, pois no h tempo nem condies humanas suficientes para estabelecer uma relao enriquecedora com a dinmica social, compreendendo-a e no apenas passando por ela. A vida vai se tornando elemento simplista, uma passagem, uma verdadeira Erlebnis. Nessa construo perversa, os momentos de formao crtica e digna vo se escoando pelos ralos da histria e a realidade obscura vai construindo e desenvolvendo, novamente, formas de culturas (tambm corporais) prejudicadas. Cultura , portanto, produto da realidade e da racionalidade humana, mas tambm elemento produtor de subjetividade/formao, de realidades e aqui ela tambm mediao. O que enxergamos um crculo vicioso que mantm a reproduo do modo de vida repleto de sofrimento. Sendo mediao e fim, cultura (danificada) lana-se para o caminho da dominao no s objetiva, mas, sobretudo, subjetiva. Esta ltima se torna tambm uma dominao objetiva no momento que se alia fora poltica no capitalismo tardio para a manuteno das relaes vigentes. por esse e outros motivos que Adorno (1995), no ensaio Educao aps Auschwitz (1995), vai destacar a possibilidade de se modificar no s as condies objetivas (j que a transformao destas tornou-se por demais dificultada) mas tambm as condies subjetivas que mantm a sociedade no horror. Seria aquilo que ele chamou de volta ao sujeito. Isso porque a ambigidade/dialtica nunca fugiu aos fenmenos Cultura e Formao Cultural, configurando possibilidades de redeno tambm pelos caminhos da subjetividade, aliada ao caminho objetivo. Aqui se d o fulcro de nossas reflexes: se as prticas e pedagogias corporais construdas pelo homem so parte indissocivel do mbito da cultura, os mecanismos de danificao da cultura e da formao cultural dos sujeitos tem chances de recair com fora e amplitude no mbito da Cultura corporal. Assim, pensar as manifestaes desta ltima luz das reflexes frankfurtianas, ao nosso ver, torna-se uma importante contribuio para a rea de Educao/Educao Fsica e para a compreenso da sociedade atual.
Perspectiva. Florianpolis, v. 21, n. 01, p. 55-78, jan./jun.2003

Racionalidade, corpo e sofrimento: contribuies da Escola... 65

Baseados no arcabouo terico at aqui mencionado, podemos pensar que determinados modos de tratar o corpo (prprio e alheio) tambm possibilitam, entre outros fatores, momentos diversos e antagnicos de formao cultural: tanto no sentido da construo da Bildung - de uma formao cultural justa - como no sentido de uma formao cultural prejudicada, que permite engendrar caminhos para Auschwitz - para a regresso socializada. Quando falamos em caminhos para Auschwitz estamos nos referindo ao nascedouro e/ou manuteno de condies objetivas e subjetivas capazes de produzir o fascismo, como o estmulo frieza, insensibilidade, falta de reflexo e auto-reflexo crtica, naturalizao da histria, dos modos desumanos de trabalho, de sobrevivncia material, de relaes humanas etc.

3 A dialtica do esclarecimento e seus produtos (parte II): as ingerncias sobre o corpo e a lgica do sofrimento/sacrifcio
Fazer falar o emudecido. (CONH, 1994). Vimos que a Semiformao torna-se um dos principais inimigos para a formao cultural digna e para o estabelecimento de relaes individuais e coletivas justas e ticas. Se ao falar de Formao/Educao no podemos isentar o componente somtico/sensvel o momento corpreo, corpo ento a semiformao tambm se torna influenciadora das questes inerentes a este ltimo e s relaes com ele estabelecidas. Adorno afirma que para a desbarbarizao da vida preciso combater e refletir criticamente sobre a prpria racionalidade humana hipostasiada em seu carter instrumental e seus produtos, destacando a Semifirmao Cultural. Mas justamente no contexto da ambigidade da relao estabelecida com o corpo no decorrer da histria que tentaremos penetrar para refletir acerca do sentido atual tomado pelo corpo moderno e, conseqentemente e posteriormente, pelas culturas corporais: prticas e pedagogias corporais contemporneas, bem como suas ingerncias sobre a (re)produo de um mundo deformado. Para isso necessrio uma retrospectiva do papel assumido pelo corpo na histria no que se refere formao do sujeito emancipado. No interior dos processos de construo da subjetividade moderna e de danificao da cultura e formao cultural (acima descritos),
Perspectiva. Florianpolis, v. 21, n. 01, p. 55-78, jan./jun.2003

66

Erica Cristina Almeida

as relaes que o homem estabeleceu com seu corpo detalhe imprescindvel para compreender a sociedade e a histria parece tambm no ter permitido (e at mesmo bloqueado de maneira mpar) a construo de uma vida digna, em geral, e de uma formao interessante e verdadeira (Bildung), em particular. De fato, alguns estudos clssicos e outros contemporneos apontam para tal reflexo. As obras dos pensadores frankfurtianos referentes ao processo de constituio da racionalidade moderna4 apontam indcios mesmo que algumas vezes de forma oculta e no intencional da subjugao e sacrifcio do corpo em favor de uma racionalidade absoluta e instrumental. Do brechas para pensar a tese de que o corpo realmente permaneceu, em grande medida, em um plano inferior e doloroso para dar caminho ao desenvolvimento de uma racionalidade totalmente racionalizada e subjetiva e, nesse sentido, perversa. Em especial, a obra Dialtica do esclarecimento (1985) revela sutilmente em toda sua extenso a tese acima mencionada, com destaque para o primeiro excurso Ulisses ou Mito e esclarecimento, que desenvolve com maestria a formao da subjetividade esclarecida em Ulisses (o prottipo do indivduo burgus) no caminho de volta para taca, onde se d o enfrentamento do mito e domnio da natureza. No entanto, advertimos: na Dialtica do esclarecimento os pontos reflexivos sobre o papel e relao do corpo no interior do processo de construo da histria e da racionalidade se apresentam de difcil percepo e compreenso, sendo preciso se debruar com ateno e sensibilidade na leitura e compreenso do discurso ali construdo. Vaz (1999a, 1999b, 2000, 2001a, 2001b) analisou de maneira profunda e pormenorizada em vrios estudos incluindo tese de doutorado defendida na Alemanha reflexes sobre o corpo inseridas no pensamento de Theodor Adorno (na Dialtica do esclarecimento e nos volumes de sua obra completa, ainda no traduzidas e editadas por completo no Brasil) e suas possveis relaes com a histria moderna e seus produtos, como por exemplo, o Esporte. Nesses estudos Vaz revela que, de fato, a relao indigna com o corpo j est presente/embutida no projeto imemorial de domnio da natureza a partir do percurso que vai do mito ao esclarecimento. Indica que, nesse processo, o sujeito acaba dominando, pela fora e pela malcia, no
Perspectiva. Florianpolis, v. 21, n. 01, p. 55-78, jan./jun.2003

Racionalidade, corpo e sofrimento: contribuies da Escola... 67

apenas a natureza externa, mas tambm aquilo que de natureza h nele: seu prprio corpo. Pelo vis desse domnio corporal, o percurso se d por um carter sacrificial para permitir que a racionalidade seja capaz de vencer qualquer desafio, nem que para isso seja preciso renegar (e alienar-se de) sua prpria constituio fundamental: o momento somtico.
... a forja do sujeito est associada ao sacrifcio de parte de si mesmo, daquilo que mais vivo, pelo mecanismo da renncia satisfao imediata e ilimitada das pulses. Em outras palavras, pelo controle do corpo e seus perigos. ( VAZ, 1999b, p. 98)

Se no processo de combate ao mito e domnio da natureza preciso dominar esta ltima (ora pela fora, ora pela malcia) para que o sujeito sobreviva e se enrijea contra os perigos imposto por ela (natureza externa), o corpo, que natureza interna, tomado tambm como um objeto/coisa a ser dominado mesmo porque, para o homem esclarecido, as pulses, instintos e sentidos corporais representam uma ameaa/perigo construo de sua racionalidade. Aqui se revela todo poder endereado ao corpo expresso mais ntima e sensvel do homem por uma determinada perspectiva de racionalidade, de cultura. Adorno e Horkheimer (1985, p. 217) foram primorosos ao revelar essa condio numa das notas de trabalho da Dialtica do esclarecimento: s a cultura que conhece o corpo como coisa que se pode possuir; foi s nela que ele se distinguiu do esprito, quintessncia do poder e do comando, como objeto, coisa morta, corpus Vaz (2001a, p. 45) discute esse aspecto com minuciosidade e menciona: um dos vetores mais importantes da contnua luta de Ulisses para se constituir como sujeito esclarecido e autnomo o domnio e a vitimao do prprio corpo, cuja fora deve ser dominada, adestrada, porque desejosa e perigosa. No excurso I da Dialtica do esclarecimento, podemos perceber que alm de reprimir/violentar/dominar o prprio corpo, Ulisses (o homem esclarecido) ainda manipula e vitima e controla os corpos de seus companheiros de viagem. Isso notado mais claramente no Canto das sereias, da Odissia, de Homero, to bem apreciada criticamente nesse excurso I. Nesse trecho analtico especfico e na obra como um todo destacando tambm o captulo sobre o anti-semitismo podemos visualizar que o sujeito em formao, ao ser duro consigo mesmo, sente-se vontade para
Perspectiva. Florianpolis, v. 21, n. 01, p. 55-78, jan./jun.2003

68

Erica Cristina Almeida

ser duro com os corpos alheios, possibilitando, dando voz a atos violentos no apenas no mbito individual, mas tambm coletivo. Tais detalhes possibilitam enxergar uma relao equivocada com o corpo construda pelo homem no decorrer dos tempos intimamente concatenada com o sofrimento/sacrifcio e desprezadora das pulses de vida. Esta relao danificada aumenta na medida em que o conhecimento instrumental avana (o tal progresso tecnolgico, cientfico, racional, festejado por muitos) e vice versa. Ainda podemos dizer que se trata singularmente de uma racionalidade construda e desenvolvida com base na dominao e no sofrimento corporal (na represso das pulses de vida e sensibilidades humanas) de toda e qualquer espcie. Como colocam Adorno e Horkheimer (1985, p. 159): a racionalidade ligada dominao est ela prpria na base do sofrimento. De fato, no Aforismo da Dialtica negativa (ADORNO, s.d. - a) intitulado O sofrimento fsico, fica evidenciado que a dimenso corporal atravessa e faz parte fundamental e idiossincrtica do processo de formao dos indivduos como um todo. Ainda, que esta dimenso e relao com o corpo no esteve presente no processo de constituio dos sujeitos de maneira sadia e justa, mas sim carregada de marcas evidentes de dor, de castigo, de desprezo, de brutalidade, de irracionalidade e, tambm, de clandestinidade, ofuscamento. Nesse aforismo, Adorno expe outro aspecto importantssimo (inclusive de esperana e redeno diante de um mundo infeliz): a dimenso sensvel/corprea se mantm como uma fora negativa capaz de dar voz ao sofrimento humano. No interior do processo de conhecer, de se formar perante a mediao com a cultura e com a sociedade em geral, o corpo se coloca como capaz de gritar, de alertar contra toda dor e misria produzida pelos progressos histricos engendrados por uma dada racionalidade/conhecimento.
No conhecimento sobrevive ele [o corpo] como sua inquietude que o pe em movimento e se reproduz insatisfeita em seu progresso. (...) o momento corpreo transmite o conhecimento de que o sofrimento no precisa existir, de que deve ser transformado. (ADORNO, [19?]a).

At aqui somos capazes de perceber a aguda domesticao e sofrimenPerspectiva. Florianpolis, v. 21, n. 01, p. 55-78, jan./jun.2003

Racionalidade, corpo e sofrimento: contribuies da Escola... 69

to corporal em relao constituio do homem esclarecido. O que tambm se evidencia em linhas gerais a ambigidade da relao estabelecida com o corpo no decorrer da histria, onde esta poderia remeter a uma relao digna, mas que, no entanto, permaneceu numa relao antitica, anti-humana onde o amor-dio pelo corpo impregna toda a cultura moderna. (ADORNO HORKHEIMER, 1985, p. 217). Novamente na Dialtica do esclarecimento Adorno e Horkheimer (1985, p. 217, grifo do autor) do o tom desta ambigidade e dominao cruel quando afirmam que o corpo escarnecido e repelido como algo inferior e escravizado, e, ao mesmo tempo, desejado como o proibido, reificado, alienado. Entrementes, complexo, digamos, desesperadamente complexo, enxergar todo sofrimento, sobretudo fsico, que vive no processo de formao das subjetividades modernas e burguesas. No capitalismo tardio o sofrimento naturalizado5 e a no percepo dele no interior do processo de formao permite a quase impossibilidade do aparecimento de relaes dignas com o corpo e de transformao social. Enquanto tal sofrimento no for, pelo menos, reconhecido pelos sujeitos da histria retirado do seu subterrneo a crueldade embutida neste processo permanecer espalhando a lgica cega e dolorosa em que vivemos. O sofrimento, de qualquer natureza, injustificvel. Mas dentro da lgica do processo civilizatrio moderno ele acaba sendo cada vez mais recalcado, internalizado, brutalmente silenciado, suportado, mantido, permitido e at mesmo sacralizado. Podemos notar isso no mbito das culturas corporais estabelecidas na atualidade, com destaque para o esporte de alto rendimento e de competio (exacerbados, disseminados e fortalecidos pela Indstria Cultural), onde o sofrimento e a dor corporal so alegremente recompensados, permitidos, assistidos, vivenciados, muitas vezes, com paixo, em detrimento de recordes, marcas olmpicas, status, lucro. A dor humana e a dor corporal talvez seja a mais visvel e talvez a mais injustificvel acaba sendo substituda pelo logro da conscincia feliz, da positividade, que tornam tanto as possibilidades de relaes corporais dignas, quanto do acesso ao prazer e felicidade, meras incgnitas.
Na relao do indivduo com o corpo, o seu e o de outrem, a irracionalidade e a injustia da dominao reaparecem como crueldade, que est to afastada de uma relao compreensiva e de uma reflexo feliz, quanto a dominao relativamente liberdade. (ADORNO; HORKHEIMER, 1985, p. 217).
Perspectiva. Florianpolis, v. 21, n. 01, p. 55-78, jan./jun.2003

70

Erica Cristina Almeida

Outro ponto a se pensar a ambigidade da prpria dor corporal no processo de forja da racionalidade/formao humana. Esta dor ao mesmo tempo em que desumana, carrega em si a negatividade necessria transformao da sociedade vigente e ao aparecimento de momentos de esperana e de denncia da barbrie. Dar voz amargura, agonia e a dor do mundo; rebelar-se contra ela, denunci-la, colocar-se a favor de toda histria de felicidade que ainda no existiu, ao mesmo tempo que silenciar perante ela colocar-se do lado da barbrie. Nomear-se totalmente feliz e negar os gemidos de dor ecoados por todos os lados da histria, desde longa data, enganar-se e embrutecer-se contra qualquer possibilidade de vida reta. Adorno (1993, p. 53-44) coloca, com fora e sensibilidade, este ponto de reflexo no momento em que afirma que o esquema da capacidade de ter prazer a persuaso de que no ouve (...) os gritos de dor das vtimas. E, ainda, que a necessidade de emprestar uma voz ao sofrer a condio de toda a verdade, se a dor fala, extingue-se. (ADORNO, [19-?]a). No nosso modo de entender, o que se apresenta em relao ao corpo um processo de eterno logro para privilegiar um tipo de racionalidade que est acima dos homens, de seus sentimentos, da felicidade. A relao digna com o corpo permanece na obscuridade, permanentemente recalcada, perdendo chances de contribuir formao de relaes humanas verdadeiramente justas. A relao digna com o corpo continuamente e perversamente malograda, esquecida, destituda de importncia humanstica, tica. O corpo permanece adormecido no que diz respeito as suas potencialidades emancipatorias, suas possibilidades de reconciliao, reduzindo-se a uma fungibilidade inacreditvel. O sofrimento, a dor, as pulses de morte so freqentemente colocados no palco somtico, no entanto, atrs das cortinas, enquanto, diante da platia, encenado o eterno espetculo da cincia, do lucro, do consumismo, da razo instrumental, da infelicidade da vida, travestidos com a fantasia da beleza e da alegria. Portador de uma histria subterrnea que no viveu (ADORNO; HORKHEIMER, 1985), ao corpo imposto seu emudecimento, seu recalque, seu embrutecimento de forma cada vez mais forte e insana. Vaz (2001b,142-143) remete a uma interpretao vigorosa, no entanto sensvel, deste aspecto:
A idia de logro, de perda, de mal-estar j desde logo colocada como decorrncia necessria civilizao, no
Perspectiva. Florianpolis, v. 21, n. 01, p. 55-78, jan./jun.2003

Racionalidade, corpo e sofrimento: contribuies da Escola... 71

s impede uma possvel reconciliao com o prprio corpo, como faz com que o governo da pulso de morte permanea, na melhor das hipteses, espreita.

Mais ainda, para ns, esse processo de subjugao do ser humano a uma lgica cega de sacrifcio e dor, privilegiador do lucro em detrimento da felicidade, se constitui como um ponto interno e idiossincrtico do processo de Semiformao Cultural processo esse que macula o homem perante as possibilidades de vida s, verdadeira.

4 Eplogo Corpo e cultura corporal... Semiformao e sofrimento


O controle do corpo , em um primeiro momento, o objeto e a vtima preferencial da civilizao, cuja histria pode ser lida nos anais do crescente processo de controle daquele, e pelo desenvolvimento das tcnicas que medeiam esse domnio. O mundo contemporneo desenvolve uma srie de conhecimentos, tcnicas e discursos que aparecem no s como operadores, mas tambm como legitimadores do controle do corpo. (VAZ, 1999b, p. 92).

Neste pequeno espao de reflexo tentamos apenas apontar e abordar algumas contribuies da Escola de Frankfurt/Teoria Crtica da Sociedade para pensarmos e repensarmos o corpo na histria e, conseqente e posteriormente, as diversas e variadas formas de se lidar, controlar e educar o corpo na atualidade, entre elas, o mundo encantado das culturas corporais comercializadas. luz da Teoria Critica e dos estudos de Alexandre Fernandez Vaz, entre outros citados na rea da Educao Fsica brasileira, percebemos que as relaes estabelecidas entre Corpo e Racionalidade (que produto e mediao no interior da dialtica do esclarecimento) ratificaram ao longo da histria a decadncia quase total da corporeidadesubjetividade, ou melhor, do homem, expressa, entre outras instncias, no estabelecimento e reproduo do sacrifcio corporal, na disseminao da dor/sofrimento, na superao dos limites a qualquer custo, na hipostasia do absolutamente racional, na mecanizao/tecnificao do corpo em
Perspectiva. Florianpolis, v. 21, n. 01, p. 55-78, jan./jun.2003

72

Erica Cristina Almeida

detrimento da expresso livre, na repulsa ao diferente, na padronizao de modelos estticos nicos e rgidos, na estandardizao de movimentos e gestos corporais-culturais, no desrespeito com o corpo alheio, no entretenimento regressivo, nas atitudes sociais e individuais sem sentido e com sentidos invertidos, na represso/inviabilidade de possibilidades diferentes de relao com o mundo e com os sujeitos (como, por exemplo, a perspectiva ecolgica6 ), no recalque da sensibilidade, na produo e reforo da frieza burguesa e do dio, no logro e malogro de si mesmo. Vaz (2001b, p. 142) menciona a evidncia e, de certa forma, predominncia, desse contexto de dio empreendido pelo homem a si mesmo:
Se a civilizao destina ao corpo reificado sentimentos paradoxais, e o amor pelo corpo permanece modernamente enquanto promessa de realizao, mediado pela aparncia no contexto da Indstria Cultural, o dio por ele evidencia-se com mais clareza.

Para ns, diante do arcabouo terico desenvolvido aqui, os questionamentos no incio esboados se tornaram, no mnimo, interessantes e factveis de aprofundamentos. Isso porque, ao longo deste artigo, foi possvel perceber que o corpo elemento imanente (necessrio e indispensvel) formao da racionalidade/subjetividade do sujeito e sua formao cultural. Ainda porque as relaes estabelecidas com o corpo no decorrer da histria, desde h muito, esto atreladas dor, ao sofrimento, ao sacrifcio, ao logro, regresso, dando voz a Semiformao. Nesse sentido, as prticas e pedagogias corporais, em particular, podem estar impregnadas dessa mesma lgica Diante dessa lgica, torna-se quase impossvel no perceber na histria determinadas concepes de corpo e de cultura corporal, bem como de atitudes humanas em geral, elaboradas a partir da racionalidade instrumental doentia gestada no processo unificado, simbitico, quase uno, entre corpo e razo. Ao fazermos uma retrospectiva dos fatos histricos produzidos pelo homem, inclusive com o aval da cincia e da religio, no difcil enxergarmos variaes do processo de vitimao do corpo atrelados racionalidade danificada, onde este foi constantemente torturado, vilipendiado, manipulado, ferido, espancado pelas mais diversas aes, contextos e pretextos: campos de concentrao, fome no nordeste brasileiPerspectiva. Florianpolis, v. 21, n. 01, p. 55-78, jan./jun.2003

Racionalidade, corpo e sofrimento: contribuies da Escola... 73

ro, escravido dos negros, aculturao dos ndios, ditadura militar, experincias em laboratrios, trabalho infantil, inquisies religiosas. Com a passagem dos tempos, este processo de dominao e sacrifcio do corpo passou a ser cada vez mais forte e intenso, pois, como coloca Denise Santanna (1999), em diferentes momentos da histria, a dimenso corporal tambm se colocou numa perspectiva, mesmo que mnima, de libertao, como, por exemplo, em meados e final da dcada de 1960, cujo lema era a liberdade em suas mais variadas manifestaes sexual, expressiva, comportamental, intelectual havendo, em um certo sentido, a necessidade de dominar o corpo novamente e cada vez mais. Um exemplo paradigmtico a ditadura militar no Brasil, sobretudo o DOPS. Ana Mrcia Silva, em seus estudos sobre o conjunto corpo, mercado, cincia e paradigmas corporais revela tambm a fora das imposies e relaes estabelecidas entre a racionalidade integrada lgicas perversas mercantis, cientfico-instrumentais e os olhares e intervenes sobre o corpo.
A racionalidade restrita que predomina na cincia a mesma que predomina na economia de mercado, nos meios de comunicao e na cultura de massas e est presente em outras instncias da atividade humana. Essa racionalidade, em seu aspecto que se tornou central na racionalidade humana, subjacente ao capital e predomina na cincia tradicional, e vai fundamentar expectativas de corpo to diversas; o culto ao corpo e o corpo em definhamento se encontram na mesma lgica: a tecnocincia que produz o primeiro, amparada pelo mercado, traz o outro como conseqncia. (SILVA, 1999b, p. 52-57).

No que diz respeito Educao Fsica, no capitalismo tardio presenciamos uma srie de manifestaes da cultura corporal que nascem, se reforam ou ganham legitimidade porque atreladas a essa racionalidade perversa instrumental. No sculo XIX temos como exemplo a vertente oficial da ginstica francesa revisitada por Carmen L. Soares. No sculo XX, o treinamento esportivo de alto rendimento e de competio focado em estudos de Vaz (1999b), e ainda algumas atividades fsicas referendadas pelas concepes de corpo e de sade inerentes biomedicina e medicina desportiva apontadas por Ana Mrcia Silva.
Perspectiva. Florianpolis, v. 21, n. 01, p. 55-78, jan./jun.2003

74

Erica Cristina Almeida

Num recorte histrico mais atual, percebemos algumas formas de exercitar o corpo no mbito da Educao Fsica no-formal na dcada de 1990 (particularmente nas academias de ginsticas, com seus diversos e intensos modismos em relao ao exerccio corporal/atividade fsica) que parecem paradigmticas da lgica do sacrifcio, da no reflexo, do bloqueio e/ou empobrecimento da experincia formativa, da Semiformao. Podemos, introdutoriamente, citar algumas delas: Body Combat, Body Attack, Body Pump, Body Balance, Aero boxe, Fit Box, entre outros. Os quatro primeiros constituem aquilo que os seus idealizadores denominaram de Body Systems. Ao nosso ver, as prticas corporais integrantes dos Body Systems disseminadas de forma avassaladora e padronizada nas academias de ginsticas em mais de 47 pases do mundo, inclusive no Brasil parecem pontos marcantes e integrantes da lgica do sacrifcio/ sofrimento (no somente fsico), exposto neste trabalho. No entanto, as reflexes sobre os Body Systems sero realizadas/aprofundadas por ns em outro momento, pois requerem tempo de reflexo apropriado para que sejam gestadas com o cuidado, o esmero e a ateno que merecem. Neste nterim, o trato com o corpo parece ter sido (e ainda ser), nos interstcios da histria da modernidade, produto e produtor de um modo de vida corrompido carente de sentido tico e humano repleto de barbrie. Mas, infelizmente, enganar a conscincia e a prpria percepo acerca desta dura relao/convvio com o corpo e a cultura corporal tem se constitudo como regra bsica. Isso leva a perceber o quo equivocados esto os sujeitos pois, como lembra Walter Benjamin: "enquanto houver um mendigo, haver o mito." (ADORNO, 1992). O que presenciamos na histria justamente esse tipo de surdez e cegueira diante da dor e da misria, que se transforma numa constante violncia contra todos ns. Essa violncia acaba, hora ou outra, extravasando em horror, quer seja no recalque da memria acerca da barbrie produzida pelo homem, na produo de subjetividades vazias de qualquer auto-reflexo crtica ou na manipulao e morte de milhares de sujeitos. Talvez isso se constitua como um tipo de autoconservao, mesmo que incongruente e deformado, ao mesmo tempo em que representa tambm ao inconsciente contra o sofrimento. Nesse sentido, talvez a conscincia infeliz, o espanto/susto diante da mnima dor e do mnimo sofrimento corporal se constitua como um dos ltimos baluartes da dignidade humana. S por poder conservar tal espanto, indignao e conscincia infeliz diante da dor e da
Perspectiva. Florianpolis, v. 21, n. 01, p. 55-78, jan./jun.2003

Racionalidade, corpo e sofrimento: contribuies da Escola... 75

misria humana, o humano se torna capaz de salvar-se da infelicidade que projetou sobre si. Lembrar e pensar negativamente o momento corpreo tornou-se uma das condies para que aquilo que foi diminudo, ou seja, a relao digna com o corpo, seja incansavelmente procurado e construdo. Sobre isso, vale lembrar a singular frase de Adorno (1993, p. 20), nas Mnima moralia: com o sofrimento dos homens que se deve ser solidrio. O menor passo no sentido de diverti-lo um passo para enrijecer o sofrimento Mesmo que pensar a relao que o sujeito mantm como o corpo prprio e alheio na histria e na atualidade constitua uma incongruncia e uma ousadia em nossa sociedade (pois esta necessita expulsar as possibilidades de esclarecimento, autonomia, crtica, reflexo), como fugir a isso se a prpria dimenso sensvel/corporal sempre esteve presente na construo da humanidade, em geral, e na prpria constituio/formao dos sujeitos, em particular? Mesmo considerando que a dimenso corprea no capitalismo tardio esteve dominada, deturpada e submetida as mais duras servides e retaliaes, a relao que o homem estabelece com seu e outros corpos no pode deixar de ser uma das questes primordiais para o estabelecimento de caminhos para uma outra sociedade. Trata-se mesmo de uma exigncia tica colocar este tipo de reflexo numa constelao de pensamento que prime pela dignidade dos indivduos. Fazer com que o processo de formao dos sujeitos se institua de forma diferente se transforme qualitativamente exigncia tica para com a vida reta. Pensar sobre essa possvel e diferente formao, sobretudo na dimenso corporal, tambm o . Que esse salto possa ser construdo e que traga luz uma (outra) figura humana que estabelea o respeito e humildade para com o objeto de maneira construtiva e revolucionria.

Notas
1 2 3 4 Termo utilizado por Freud no clssico texto O mal estar na cultura. Valor no sentido mercantil e no no sentido moral e/ou tico. Termo cunhado por Adorno para representar uma "falsa formao", uma "formao danificada". Dentre elas destacamos a Dialtica do esclarecimento, de Theodor

Perspectiva. Florianpolis, v. 21, n. 01, p. 55-78, jan./jun.2003

76

Erica Cristina Almeida

Adorno e Max Horkheimer, Eclipse da razo, de Max Horkheimer e Eros e civilizao, de Herbert Marcuse. 5 6 A esse respeito e sobre a naturalizao dos fatos histricos ver Adorno, ([19-?] b). Para aprofundar este ponto de reflexo, ver ltimo captulo do livro de Ana Mrcia Silva (2001).

Referncias
ADORNO, Theodor. W. Cultura y administracin. In: ADORNO, Theodor. W.; HORKHEIMER, Max. Sociolgica. Traduo de Victor Sanches de Zavala. Madrid: Taurus, 1966. ______. Cultura e Civilizao. In: ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, W. Temas bsicos de sociologia. Traduo de lvaro Cabral. So Paulo: Cultrix, 1973. p. 93-104. ______. Mnima moralia. Traduo de Luiz Eduardo Bicca. So Paulo: tica, 1993. p. 53-54. ______. Educao aps Auschwitz. Traduo de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. ______. Teoria da Semicultura. Traduo de Newton Ramos-deOlibeira; Bruno Pucci; Claudia Abreu de Moura. Educao & Sociedade, Campinas, ano 17, n. 56, p. 388-411, dez.1996. ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialtica do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. CONH, Gabriel. Theodor W. Adorno. So Paulo: tica, 1994. (Coleo Grandes Cientistas Sociais, 54), p. 92-99. KANT, Immanuel. Resposta pergunta: o que esclarecimento? In: KANT, Immanuel: Textos seletos. Petrpolis: Vozes, 1985. PUCCI, Bruno. A teoria da semicultura e suas contribuies para a teoria crtica da educao. In: PUCCI, B.; RAMOS-DE-OLIVEIRA, N.; ZUIN, A. A. S. (Orgs.). A educao danificada. Petrpolis: Vozes; So Carlos: Editora da UFSCar, 1998. p. 89-116. SANTANNA, Denise Bernuzzi. Das razes do culto ao corpo s
Perspectiva. Florianpolis, v. 21, n. 01, p. 55-78, jan./jun.2003

Racionalidade, corpo e sofrimento: contribuies da Escola... 77

condutas ticas. Revista Brasileira de Cincias do Esporte, [S.l.], ano 21, n. 1, p. 57-61, set.1999. SILVA, Ana Mrcia. Elementos para compreender a modernidade do corpo numa sociedade racional. Cadernos CEDES, Campinas, v.19, n.48, ago.1999a. SILVA, Ana Mrcia. A Razo e o corpo do mundo. Revista Brasileira de Cincias do Esporte, v. 21, n. 1, p. 52-57, set.1999b. ______ . Corpo, cincia e mercado: reflexes acerca da gestao de um novo arqutipo da felicidade. Campinas: Autores Associados; Florianpolis: Editora da UFSC, 2001. SOARES, Carmen Lucia (Org.). Apresentao. Cadernos CEDES, Campinas, v. 19, n. 48, p. 5-6, ago. 1999. SOARES, Carmen Lucia. Imagens da educao no corpo: estudo a partir da ginstica francesa no sculo XIX. Campinas: Papirus, 2000. ______. Corpo e histria. Campinas: Autores Associados, 2001. VAZ, Alexandre Fernandez. Dos fenmenos sociais e suas ambigidades: comentrios de Theodor W. Adorno sobre o esporte. Revista Brasileira de Cincias do Esporte, v. 21, n.1, p. 1183-1190, set. 1999a. ______. Treinar o corpo, dominar a natureza: notas para uma anlise do esporte com base no treinamento corporal. Caderno Cedes, Campinas, v. 19, n. 48, ago. 1999b. ______. Na constelao da destrutividade: o tema do esporte em Theodor W. Adorno e M. Horkheimer. Motus Corporis, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, 2000. ______. Memria e progresso: sobre a presena do corpo na arqueologia da modernidade em Walter Benjamin. In: SOARES, Carmen, L. Corpo e histria. Campinas: Autores Associados, 2001a. ______. Dominar a natureza, educar o corpo: notas conceituais a partir da mmeses em Theodor W. Adorno. In: GRANDO, J. C. (Org.). A (des)construo do corpo. Blumenau: Edifurb, 2001b. ______. Notas sobre mmeses e educao do corpo em Max Horkheimer e Theodor Adorno. [S.l.: s.n., 19-?].

Perspectiva. Florianpolis, v. 21, n. 01, p. 55-78, jan./jun.2003

You might also like