You are on page 1of 28

MODELO

ATA DE FUNDAO

Em ____de __________ do ano de dois mil e onze, s __ horas, reuniram-se os abaixo-assinados, no local ____________, cidade, estado, CEP: __________, sob a presidncia do Sr. __________, com vistas a dar prosseguimento criao da Federao __________de Domin sigla_______, a fim de tratar dos seguintes assuntos: 1 - Fundao da FEDERAO _____________DE DOMIN - (sigla) ________; 2 - Instituio da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da FEDERAO __________DE DOMIN - (sigla) _________, para o exerccio de ___ de _____de ______ a ______________ de ____________; e 3 Apreciao e Aprovao do Estatuto Social da Federao .

Desenvolvimento da Assembleia 1 As ____ (n) pessoas presentes na assembleia, signatrias desta Ata, decidiram, por unanimidade, criar a FEDERAO ____________ DE DOMIN - (sigla)___________, instituio com fins no econmicos, com o objetivo principal de promover, divulgar e realizar competies de Domin esporte cultural, educacional e intelectual que possibilita a integrao social , em todo o Estado de (local).

Pargrafo nico. A (sigla) uma Entidade Regional de Administrao do Desporto ERAD, regulamentada pela Lei n 9.615, de 24 de maro de 1998 (Lei Pel).

A relao dos Scios-Fundadores a seguinte:

1. NNNNNNNNNNN, profisso, brasileiro, estado civil, CI: - UF, CPF: , residente e domiciliado neste estado;

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

2 Foram criados a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal, e eleitos os membros abaixo relacionados e qualificados, que tomam posse, nesta data:

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: NNNNNN, profisso, brasileiro, estado civil, CI: 006671 ___/UF, CPF: _______, residente e domiciliado neste estado. Diretor-Administrativo: Diretor-Financeiro: Diretor-Social: Diretor de Comunicao:

CONSELHO FISCAL

Membros Titulares:

NNNNNNNNNNNN, profisso, brasileiro, estado civil, CI SSP/UF, CPF_________, residente e domiciliado neste estado.

NNNNNNNNNNNN, profisso, brasileiro, estado civil, CI SSP/UF, CPF_________, residente e domiciliado neste estado.

NNNNNNNNNNNN, profisso, brasileiro, estado civil, CI SSP/UF, CPF_________, residente e domiciliado neste estado.

Membros Suplentes:

NNNNNNNNNNNN, profisso, brasileiro, estado civil, CI SSP/UF, CPF_________, residente e domiciliado neste estado. NNNNNNNNNNNN, profisso, brasileiro, estado civil, CI SSP/UF, CPF_________, residente e domiciliado neste estado. NNNNNNNNNNNN, profisso, brasileiro, estado civil, CI SSP/UF, CPF_________, residente e domiciliado neste estado.

3 Foram discutidos todos os temas e itens do Estatuto Social da Federao, o qual foi lido, integralmente, com a aprovao de todos os presentes, com a seguinte redao:

ESTATUTO SOCIAL

DA

FEDERAO _______________DE DOMIN

- sigla -

CAPITULO I

DA INSTITUIO, SEUS FINS E OBJETIVOS

Denominao, Sede, Objeto e Durao


Artigo 1. A FEDERAO _________ DE DOMIN - sigla , doravante denominada apenas (sigla), Pessoa Jurdica de Direito Privado, fundada em ___ de _____de 2011, em assembleia presidida por NNNNNNN, com sede (provisria ou no) no (endereo) Cidade UF. uma instituio com fins no econmicos, com o objetivo de promover, desenvolver e coordenar o esporte de DOMIN esporte cultural, educacional, intelectual e de integrao social , elevando o nvel de sua divulgao e prtica em todo o estado de ___________, contemplando atividades desportivas, cientficas, educacionais, culturais e recreativas.

Pargrafo nico. A sigla uma Entidade Regional de Administrao do Desporto ERAD, regulamentada pela Lei n 9.615, de 24 de maro de 1998 (Lei Pel). Artigo 2. O prazo de durao da (sigla) indeterminado. Artigo 3. So objetivos precpuos da (sigla) , a serem cumpridos segundo as condies fixadas neste Estatuto e no Regulamento Interno:
I.

Promover a divulgao do Domin em todo o estado de __________; Realizar competies de domin, em conformidade com o calendrio anual fixado em janeiro de cada ano; Participar e/ou organizar competies em parceria com outras entidades, inclusive prestando servio remunerado, como promotor de eventos esportivo, cultural, social e de lazer, como contratado; Desenvolver aes no sentido de que seus filiados possam participar de competies regionais, nacionais e internacionais.

II.

III.

IV.

CAPITULO II

DO PATRIMNIO E DA RECEITA
Artigo 4. O patrimnio da (sigla) constitudo:

I. II. III. IV. V.

Das contribuies das associaes e congneres; Da cobrana de inscries dos participantes nas competies; Das doaes de pessoas jurdicas, regionais, nacionais e/ou internacionais; Das doaes de pessoas fsicas regionais, nacionais e/ou internacionais; Do repasse de verbas de instituies pblicas, regionais, nacionais e/ou internacionais.

Pargrafo nico. - Os recursos arrecadados sero revertidos em benefcio da Federao.

CAPITULO III

DO CORPO SOCIAL
Artigo 5. - O Corpo Social da

(sigla)
composto pelas Associaes do Distrito Federal e Entorno.

Pargrafo primeiro. Para se filiar

(sigla)
necessrio que a Associao e Congnere esteja devidamente legalizada perante os rgos competentes.

Artigo 6. - So direitos da filiada: I votar e ser votada; II zelar pela boa imagem da

(sigla)
; III ter acesso prestao de contas e atividades desenvolvidas pela Diretoria Executiva; e IV - deliberar nas Assembleias Ordinrias ou Extraordinrias.

Artigo 7. - So obrigaes da filiada: I contribuir, mensalmente, com o valor estabelecido pela Diretoria Executiva; II zelar pela boa imagem da

(sigla)
;e III Comparecer s reunies e assembleias, quando convocada.

Artigo 8. - A excluso da filiada s admissvel mediante quaisquer das seguintes razes, com direito a recurso: I Falta de pagamento de 3 (trs) mensalidades consecutivas, sem justificativa; e II - Comportamento incompatvel com sua condio de filiada. Pargrafo nico. A deliberao da excluso da filiada dever ser fundamentada e com o de acordo de pelos menos 3 (trs) Diretores, aps apreciado o recurso.

Artigo 9. - Compete privativamente ao Quadro Social: I Eleger os membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal; II Destituir os membros da Administrao; III Aprovar as contas; e IV - Alterar o Estatuto.

Pargrafo nico. Para as deliberaes a que se referem os incisos II e IV exigido o voto concorde de dois teros dos presentes Assembleia convocada para este fim, no podendo ela deliberar, em primeira convocao, sem a maioria absoluta dos associados, ou com menos de um tero nas convocaes seguintes.

Artigo 10. - A convocao das Assembleias Extraordinrias dever ser feita com 30 (trinta) dias de antecedncia pelo Presidente da Diretoria Executiva ou por pelo menos 3 (trs) de seus Diretores.

Pargrafo nico. A Assembleia Geral ordinria, para prestao de contas do ano anterior, ocorrer na primeira quinzena de maro, em data a ser definida, pela Diretoria, com at 30 (trinta) dias de antecedncia.

Artigo 11. - A convocao, por qualquer Filiada, de Assembleia Geral Extraordinria do Quadro Social, s poder ocorrer mediante apresentao Diretoria, de abaixo-assinado de pelo menos um quinto das Filiadas.

CAPITULO IV

DA FORMA DE GESTO

Seo I disposies preliminares

Artigo 12. A Administrao da

(sigla) composta pelos seguintes rgos:

I. II. III.

Quadro Social; Diretoria Executiva; e Conselho Fiscal.

1. No podem fazer parte, na mesma gesto, da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, membros ligados entre si por laos de parentesco at o 3 (terceiro) grau.

2. Os membros da Diretoria Executiva no podem fazer parte do Conselho Fiscal ou vice-versa, na mesma gesto.

Seo II Da Diretoria Executiva

Subseo I Da definio

Artigo 13. A Diretoria Executiva o rgo de orientao estratgica da

(sigla)
exercendo suas atribuies nos termos deste Estatuto. So atribuies da Diretoria, entre outras: I. Elaborar o Regimento Interno, no prazo mximo de 6 (seis) meses, aps registrado o presente Estatuto;

II.

Elaborar, at o dia 31 de dezembro de cada ano, o calendrio de atividades anual do ano seguinte;

III.

Submeter as contas apreciao do Conselho Fiscal, trimestralmente, e at o dia 31 de janeiro do ano seguinte, a prestao de contas do exerccio anterior.

1. As deliberaes da Diretoria Executiva so por maioria simples dos presentes reunio, desde que estejam presentes pelo menos 3 (trs) dos Diretores.

Subseo II Da composio

Artigo 14. A Diretoria Executiva composta por 5 (cinco) membros, assim dispostos:

I.

Presidente;

II. III.

Diretor-Administrativo; Diretor-Financeiro;

IV.

Diretor-Social;

V.

Diretor de Comunicao;

1. O presidente ser substitudo em sua ausncia, pelo Diretor-Administrativo, Diretor-Financeiro Diretor Social e pelo Diretor de Comunicao, observada esta ordem.

2. O Diretor de Comunicao acumular a funo de Secretrio.

3. A

(sigla)
administrada e representada, ativa e passivamente, judicial e extrajudicialmente, pelo seu Presidente e, na falta deste, pelos seus substitutos.

Artigo 15. - O Conselho Fiscal composto por 3 membros e 3 suplentes, e eleito na mesma chapa da Diretoria Executiva para o mesmo trinio. As substituies dos titulares sero alternadas entre os suplentes.

Subseo III Do mandato

Artigo 16. O mandato dos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal de 3 (trs) anos, iniciando-se em 1 de janeiro e terminando em 31 de dezembro.

1. Os membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal perdero os mandatos nas seguintes hipteses:

I.

Renncia;

II.

Condenao criminal transitada em julgado, que conflite com sua responsabilidade na administrao da FEBRAD;

III.

Ausncia, sem justificativa fundamentada, a critrio da diretoria, a 3 (trs) reunies consecutivas ou a 5 (cinco) alternadas, no perodo de 1 (um) ano, implica na perda do mandato do Diretor ou Conselheiro.

IV.

Deliberao da Diretoria, para os casos no previstos neste Estatuto;

V.

Incompatibilidade para o exerccio do cargo, conforme previsto nos pargrafos 1 e 2 do artigo 12;

VI.

Inadimplente na prestao de contas de recursos pblicos, em deciso administrativa definitiva;

VII.

Inadimplente na prestao de contas da

(sigla)
;

VIII.

Afastado de cargos eletivos ou de confiana de entidade desportiva ou em virtude de gesto patrimonial ou financeira irregular ou temerria da entidade;

IX.

Inadimplentes das contribuies previdencirias e trabalhistas; e

X.

Falidos.

2. As datas, de trmino do mandato de qualquer membro da Diretoria Financeira e Conselho Fiscal e incio do mandato de seu sucessor, podero ser alteradas quando, por motivo de fora maior, no tiver sido eleito o sucessor, ou, se eleito, estiver impedido na forma deste Estatuto, a fim de que a Administrao da

(sigla)
no seja prejudicada.

3. No caso de ter sido alterada a data de incio do mandato de um ou mais membros da Diretoria Executiva ou do Conselho Fiscal, a data do fim do mandato ser a prevista no caput deste artigo.

Artigo 17. No caso de vacncia na Diretoria Executiva, o Presidente, dentro de 30 (trinta) dias, declarar vago o cargo e convocar assembleia extraordinria para nomeao do substituto.

Pargrafo nico. De igual forma, proceder ao Conselho Fiscal, conforme o Art. 27.

Subseo IV Das competncias

Artigo 18. Considerando que a Diretoria Executiva o rgo orientador das diretrizes gerais da

(sigla)
, compete a cada uma das esferas administrativas, alm das j estatudas neste Estatuto, o seguinte:

Presidncia: Cumprir e fazer cumprir o presente Estatuto, Regulamento Interno e demais deliberaes da Diretoria; Representar a

(sigla)
em Juzo ou fora dele, bem como nas relaes com terceiros, podendo, para tal fim, constituir mandatrio, observadas as disposies regulamentares; Juntamente com as Diretorias, orientar e controlar a execuo das atividades tcnicas e administrativas; Baixar os atos necessrios organizao e funcionamento da

(sigla)
; Delegar competncias; Submeter s Diretorias os casos omissos ou no contemplados neste Estatuto; Coordenar e acompanhar o trabalho da Diretoria Executiva e o planejamento estratgico da

(sigla)
Propor a aquisio de bens para compor o patrimnio da

(sigla)
; Convocar Assembleia Geral Extraordinria, 4 (quatro) meses antes do encerramento do mandato da presente Diretoria, para divulgao e convocao de interessados na composio da nova Diretoria; e Assinar, juntamente com o Diretor-Financeiro, ou seu procurador, cheques e outros documentos financeiros.

Diretoria-Administrativa :

Zelar, juntamente com a Presidncia e as demais Diretorias, pela boa administrao da

(sigla)
, levando-se em conta, para isso, a atuao das demais Diretorias, apresentando crticas e sugestes de melhorias;

Trabalhar em conjunto com as demais Diretorias, interagindo com os diversos seguimentos da sociedade, quer sejam pessoas fsicas, jurdicas ou rgos pblicos, no sentido de conseguir ajuda desses seguimentos para que a

(sigla)
alcance o objetivo estratgico traado pela Presidncia; Implementar condies que viabilize a atuao das demais Diretorias, tais como locomoes dos Diretores, melhorar as metodologias e meios de comunicao, bem como outras atividades: providenciar espaos e estrutura para realizao dos torneios, com vistas ao atingimento do objetivo estratgico traado pela Presidncia; e Manter o controle fsico, guarda e manuteno do patrimnio da

(sigla)
; Implementar e gerir a poltica de Recursos Humanos.

Diretoria-Financeira: Receber, documentar e registrar os recursos previstos no Art. 4.; Zelar pela sade financeira da

(sigla)
usando para isso, de todos os meios lcitos permitidos, inclusive contando com a ajuda das demais Diretorias para contatos com pessoas fsicas e/ou jurdicas pblicas e/ou privadas, visando angariar recursos; Movimentar as contas bancrias da

(sigla)
e assinar cheques e documentos financeiros, juntamente com o Presidente ou seus respectivos procuradores; Apresentar o balano anual da

(sigla)
;e Manter o controle financeiro e patrimonial da

(sigla)
.

Diretoria-Social:

Trabalhar em conjunto com as demais Diretorias, interagindo com os diversos seguimentos da sociedade, quer sejam pessoas fsicas, jurdicas ou rgos pblicos, no sentido de conseguir ajuda desses seguimentos para que a

(sigla)
alcance o objetivo estratgico traado pela Presidncia.

Diretoria de Comunicao: Difundir o trabalho da

(sigla)
, usando, para isso, todos os mecanismos disponveis; Estreitar o relacionamento com as Filiadas existentes no pas, bem como Associaes de outros pases; Manter entendimentos com as Filiadas, visando a ampliao das competies, inclusive fazendo gesto para que a

(sigla)
indique representantes para as competies nacionais e internacionais; e Trabalhar em conjunto com as demais Diretorias, interagindo com os diversos seguimentos da sociedade, quer sejam pessoas fsicas, jurdicas ou rgos pblicos, para conseguir ajuda desses seguimentos com vista a possibilitar a

(sigla)
atingir seu objetivo estratgico, traado pela Presidncia. Manter e organizar os documentos da entidade, listas de membros, lavrar em ata as resolues da Assembleia Geral e Diretoria Executiva, e redigir os documentos oficiais da entidade; Trabalhar no sentido de melhorar seus instrumentos institucionais, tais como o Estatuto, o Regulamento Interno, bem como outros instrumentos julgados necessrios pela Diretoria, e, ainda, colaborar com as outras Diretorias na elaborao de correspondncias e outros instrumentos de comunicao; Pesquisar leis, decretos, portarias ou outros instrumentos oficiais que possam, de alguma forma, trazer benefcios

(sigla)
;e Submeter Diretoria propostas de melhorias no Estatuto, Regulamento Interno, Regimento etc.

Artigo 19. Os membros da Diretoria Executiva no so pessoalmente responsveis pelas obrigaes que tiverem assumido ou pelos documentos que tiverem firmado em nome da FEBRAD, em virtude de ato regular de gesto. Respondem, porm, civil e penalmente, pelos prejuzos causados quando: I. II. Agirem com culpa ou dolo, embora dentro de suas atribuies e poderes; e Violarem a lei, este Estatuto, o Regimento Interno, e/ou as normas e os regulamentos. Subseo V Do funcionamento

Artigo 20. A Diretoria Executiva reunir-se-, ordinariamente, com a presena de, no mnimo, 2 (dois) diretores, mais o Presidente ou seu substituto estatutrio.

1. A Diretoria Executiva funciona como rgo colegiado e suas decises so tomadas por maioria dos presentes, desde que tenha no mnimo 2 (dois) votos favorveis e 3 (trs) votantes.

2. Em caso de empate, o Presidente tem o voto de qualidade.

Artigo 21. Os Diretores praticaro os atos necessrios gesto da

(sigla)
, individual ou de forma coletiva, observando as atribuies definidas neste Estatuto, no Regimento Interno e Manual de Aladas.

Seo III Do Conselho Fiscal

Subseo I Da definio

Artigo 22. O Conselho Fiscal o rgo responsvel pela fiscalizao da gesto administrativa e econmico-financeira, exercendo suas funes nos termos deste Estatuto e do Regimento Interno.

Subseo II Da composio

Artigo 23. O Conselho Fiscal composto por 3 (trs) membros titulares e 3 (trs) suplentes.

Pargrafo nico. Concluda a eleio dos membros do Conselho Fiscal, estes, de comum acordo, devem fixar data para se reunirem com vistas a elegerem, dentre os 3 (trs), qual ser o Presidente do Conselho Fiscal.

Subseo III Do mandato

Artigo 24. O mandato dos membros do Conselho Fiscal coincide com o mandato dos membros da Diretoria Executiva. 1. O membro do Conselho Fiscal somente perder o mandato em virtude de:

I.

Renncia;

II.

Condenao criminal transitada em julgado, que conflite com sua responsabilidade na administrao da

(sigla)
;

III.

Ausncia, sem justificativa fundamentada, a critrio da diretoria, a 3 (trs) reunies consecutivas ou a 5 (cinco) alternadas, no perodo de 1 (um) ano, implica na perda do mandato do Diretor ou Conselheiro.

IV.

Deliberao da Diretoria, para os casos no previstos neste Estatuto;

V.

Incompatibilidade para o exerccio do cargo, conforme previsto nos pargrafos 1 e 2 do artigo 12;

VI.

Inadimplente na prestao de contas de recursos pblicos, em deciso administrativa definitiva;

VII.

Inadimplente na prestao de contas da

(sigla)

VIII.

Afastado de cargos eletivos ou de confiana de entidade desportiva ou em virtude de gesto patrimonial ou financeira irregular ou temerria da entidade;

IX.

Inadimplentes das contribuies previdencirias e trabalhistas; e

X.

Falidos.

2. No caso de apresentao de defesa, o recurso ser apreciado por Comisso Disciplinar, composta pelo Presidente, sendo que a deciso ser soberana.

Artigo 25. Na composio da chapa dever constar a ordem dos suplentes: 1, 2 e 3. Pargrafo nico. Nas ausncias ou impedimentos de Conselheiro Fiscal titular, este ser substitudo por um dos suplentes, alternadamente.

Artigo 26. - A convocao do suplente pode ser feita com antecedncia pelo Presidente do Conselho Fiscal ou pode ocorrer no incio da reunio em que for verificada a falta do titular.

Artigo 27. - Em caso de vacncia de membro titular, o 1 suplente assumir a vaga. Neste caso, o Presidente do Conselho Fiscal comunicar o fato Diretoria Executiva para que a mesma, dentro de 30 (trinta) dias, a contar do recebimento da comunicao, se rena para nomeao de outro suplente, que ser o 3 suplente.

Subseo IV Das competncias

Artigo 28. - Compete ao Conselho Fiscal, alm de outras atribuies que lhe so conferidas pela lei e normas em vigor: I. II. Examinar os balancetes mensais; Emitir parecer sobre as demonstraes contbeis do exerccio e sobre o Relatrio Anual;

III. IV.

Analisar deliberaes da Diretoria Executiva, quando entender necessrio; Examinar, sempre que julgar conveniente, os livros e documentos da

(sigla)
, bem como quaisquer operaes, atos e resolues praticados pela Diretoria Executiva;

V. VI. VII. VIII.

Apontar eventuais irregularidades, sugerindo medidas saneadoras; Fiscalizar o cumprimento da legislao e normas em vigor; Emitir, periodicamente, relatrio sobre controles internos; Propor o Regimento Interno do Conselho Fiscal aprovao da Diretoria Executiva, no prazo mximo de 6 (seis) meses, aps registrado o presente Estatuto.

1. Qualquer membro do Conselho Fiscal pode, isoladamente, requisitar livros, documentos ou informaes

(sigla)
, bem como quaisquer informaes aos membros da Diretoria Executiva, independentemente de aprovao dos demais membros.

2. As requisies de que trata o pargrafo anterior so encaminhadas pelo Presidente do Conselho Fiscal que delas dar cincia aos demais membros e, salvo deliberao em contrrio do referido Conselho, fixar prazo para atendimento, nunca inferior a 10 (dez) dias.

Artigo 29. - O Conselho Fiscal poder exigir a contratao de empresa de auditoria contbil, atuarial ou financeira para realizao de trabalhos especficos.

Artigo 30. - Os membros do Conselho Fiscal, quando em situaes decorrentes de sua culpa, dolo ou omisso, respondem solidariamente com a FEBRAD pelos prejuzos causados a associados e terceiros, na forma da lei.

Pargrafo nico. Os membros do Conselho Fiscal podem ser destitudos, se comprovadas situaes previstas nos 1 e 2 do artigo 12, simulao ou violao da lei, do Estatuto e dos Regulamentos, na forma que dispuser o Regimento Interno.

Subseo V Do funcionamento

Artigo 31. - O Conselho Fiscal realiza reunies ordinrias trimestralmente, e, extraordinrias, sempre que convocado pelo seu Presidente ou por 2 (dois) de seus membros.

1. As datas anuais para as reunies ordinrias sero definidas em janeiro de cada ano.

2. A ausncia sem justificativa a 3 (trs) reunies consecutivas ou a 5 (cinco) alternadas, no perodo de 1 (um) ano, implica na perda do mandato do Conselheiro.

3. A substituio dos titulares nas reunies se dar, alternadamente, entre os suplentes.

Artigo 32. - O qurum para reunies do Conselho Fiscal de 3 (trs) conselheiros.

Pargrafo nico. As decises do Conselho Fiscal so por maioria absoluta: 2 (dois) votos.

CAPTULO IV

DAS ELEIES E REQUISITOS PARA SE CANDIDATAR


Artigo 33. - As eleies da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal sero realizadas de 3 (trs) em 3 (trs) anos, no ms de novembro. As chapas, compostas pelos pr-candidatos Diretoria Executiva e ao Conselho Fiscal, devem ser completas e registradas na

(sigla)
at o ltimo dia til de setembro do ano de realizao das eleies.

Artigo 34. - So requisitos para se candidatar a membro da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal:

I.

Ser Filiado

(sigla)
h pelo menos 12 (doze) meses, at a data do registro da chapa, e estar em pleno gozo de suas prerrogativas;

II.

No estar impedido, na forma do Estatuto e demais normas regulamentares;

III.

Ser maior de 18 (dezoito) anos e estar em gozo de seus direitos civis e militares;

IV.

Ensino fundamental, ainda que incompleto;

V.

Comprovada experincia em pelo menos uma das seguintes reas: lazer, financeira, administrativa, contbil, informtica ou jurdica.

Artigo 35. - O Presidente s poder ser reconduzido por at 2 (dois) mandatos consecutivos.

Pargrafo nico. Para concorrer ao cargo de Presidente, a partir do 3 mandato, inclusive, faz-se necessrio haver alternado pelo menos 1 (um) mandato.

CAPTULO V

DAS DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS

Seo I Das Disposies Finais

Artigo 36. A

(sigla)
pode firmar convnios de reciprocidade com entidades congneres, convnios com rgos pblicos: regional, municipal, estadual, federal e internacional e demais pessoas jurdicas de direito pblico e privado, na forma da legislao em vigor, obedecidas as suas caractersticas de instituio de autogesto. Pargrafo primeiro. Os convnios firmados pela

(sigla)
so de exclusiva responsabilidade das partes convenentes, no podendo, jurdica ou financeiramente, prejudicar os demais convnios.

Pargrafo segundo. Os acordos internacionais firmado pelas filiadas devero ser comunicados Confederao Brasileira de Domin CONBRAD.

Artigo 37. A

(sigla)
constituir um Fundo Administrativo formado por percentual dos recursos advindos das contribuies mensais das Filiadas e de outras receitas previstas neste Estatuto, para fazer frente a todas as despesas administrativas necessrias operacionalizao dos seus servios, bem como a projetos e investimentos de sua responsabilidade.

Pargrafo nico. A

(sigla)
poder destinar parte dos recursos do Fundo Administrativo para a constituio de outros fundos com destinao especfica, mediante proposta da Diretoria Executiva.

Artigo 38. - Considerando que a

(sigla)
uma Instituio com fins no econmicos, que atua predominantemente em prestao de servios sociedade, a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal exercem seus cargos sem qualquer vantagem a ttulo de salrio, proventos ou remunerao.

Pargrafo nico. Em face de atribuies especficas, a critrio da Diretoria, e desde que haja recursos aprovisionados, poder ser concedido um montante, a ttulo de ajuda de custo, a quaisquer membros da Diretoria e/ou do Conselho Fiscal.

Artigo 39. A

(sigla)
pode admitir funcionrios para o quadro prprio, mediante processo e condies estabelecidas em regulamento especfico.

Artigo 40. - Em caso de extino da

(sigla)
, o patrimnio remanescente ser transferido para as Filiadas, proporcionalmente, por intermdio de deliberao do Quadro Social, por maioria absoluta, que o utilizar em conformidade com o disposto nos respectivos Estatutos, ou, na ausncia destas, outra(s) instituio(es) equivalente(s).

Artigo 41. - O balano patrimonial da

(sigla)
encerrado no ltimo dia til do ms de dezembro de cada ano civil.

Artigo 42. A

(sigla)
poder, a qualquer tempo, formalizar outros contratos e convnios com vistas a regularizar situaes jurdico-negociais no previstas neste Estatuto.

Artigo 43. - Qualquer reforma deste Estatuto somente poder ser realizada aps aprovao de, no mnimo, 3 (trs) membros da Diretoria Executiva, e posterior consulta s Filiadas, com aprovao de pelo menos 50% (cinquenta por cento) dos votos mais um, com manifestao de, pelo menos, metade das Filiadas.

Artigo 44. - Regulam-se, ainda, as matrias a seguir descritas:

I.

Apenas a Filiada em pleno gozo de seus direitos e em dia com as contribuies tem direito a voto;

II.

O Estatuto e as atas de posse do Conselho Deliberativo (quando existir), da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal devem ser registrados no Cartrio de Registro de Pessoas Jurdicas; e

III.

Com a aprovao deste Estatuto, as Filiadas aceitam os direitos e obrigaes nele disciplinados.

Seo II Das Disposies Transitrias

Artigo 45. - A Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal criaro, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias aps a aprovao deste Estatuto, os seus respectivos Regulamentos Internos.

Artigo 46. A Diretoria Executiva implementar medidas com vistas criao do Quadro de Filiadas, definindo o valor de contribuio mensal.

Artigo 47. At a formao do Quadro de Filiadas, cabe Diretoria Executiva decidir quanto s questes desse Colegiado, bem como a outras, no previstas neste Estatuto.

Artigo 48. O primeiro mandato, excepcionalmente, ter vigncia at 31 de dezembro de 2014. A posse da atual Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal deu-se nesta data (___de ___ de 2011) e findar-se- em 31 de dezembro de 2014.

Artigo 49. Os casos omissos sero resolvidos pela Diretoria Executiva.

Artigo 50. Considerando que a

(sigla) (sigla)
uma Entidade com jurisdio regional (ERAD), fica estabelecido que o foro competente para dirimir quaisquer questes, em que a

(sigla)
seja autora ou r, reclamada ou reclamante, o de cidade (UF), vedado qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

Artigo 51. - Este Estatuto entra em vigor nesta data.

Sem mais a acrescentar, eu, NNNNNNNNNN, secretariei esta assembleia e redigi a presente Ata, em 3 (trs) vias que, aps lida, foi assinada por todos, conforme preconiza a lei.

Cidde UF, ___ de _____ de 20__

NNNNNNN RG/UF e CPF ____________ CPF: _____________ Presidente da Assembleia Assembleia

NNNNNNNNNN RG: ____ SSP-UF, Secretrio da

NNNNNNNNNNNNNN Presidente

NNNNNNNNNNNNNNNNN Diretor Social

NNNNNNNNNNNNNNNNNNNN Diretor-Administrativo

NNNNNNNNNNNNNNNNNN Diretor-Financeiro

NNNNNNNNNNNNNNNNNN Diretor de Comunicao

NNNNNNNNNNNNNNNNN Conselheiro Fiscal - Titular

NNNNNNNNNNNNNN Conselheiro Fiscal Titular

NNNNNNNNNNNNNNNN Conselheiro Fiscal Titular

NNNNNNNNNNNNNNNN Conselheiro Fiscal - Suplente

NNNNNNNNNNNNNNNNNNN Conselheiro Fiscal Suplente

NNNNNNNNNNNNNNNNNNNN Conselheiro Fiscal Suplente NNNNNNNNNNNNNNNNNN Advogado OAB/DF 9283

You might also like