You are on page 1of 10

Universidade Federal de Alagoas UFAL Centro de Tecnologia CTEC Curso de Engenharia Ambiental e Sanitria

IMPACTOS AMBIENTAIS DA INDSTRIA DO PETRLEO

Alson Rodrigues Juliana Costa Karlyandra Santos

Macei, 04 de junho de 2013

Sumrio
Sumrio..............................................................................................................................2 1.INTRODUO..............................................................................................................3 2.IMPACTOS AMBIENTAIS .........................................................................................4 2.1.INDSTRIA DO PETRLEO...............................................................................4 2.2.TIPOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS DA INDSTRIA DO PETRLEO.......4 2.2.1.ATIVIDADE SISMICA...................................................................................4 2.2.2. DERRAMAMENTO DE LEO....................................................................5 2.2.3.DESMATAMENTO.........................................................................................5 2.2.4.POLUIO ATMOSFRICA.........................................................................5 2.2.5.POLUIO HIDRICA....................................................................................8 2.2.6.RESDUOS SLIDOS ....................................................................................8 2.2.7.ESGOTAMENTO DAS JAZIDAS..................................................................8 2.2.8.GUA DE PRODUO.................................................................................9 3.REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.........................................................................10

1. INTRODUO No contexto atual, o petrleo essencial para movimentar a matriz energtica e econmica a nvel mundial. Seja como matria-prima nos mais variados processos, seja como combustvel que movimenta as caldeiras das fabricas e toda a cadeia de transporte na qual a sociedade contempornea se apia, sua importncia to evidente que a indstria do petrleo est em praticamente todas fases das atividades humanas. A indstria de petrleo sem dvida vital para economia mundial. Muito embora possa se achar um substituto para um ou outro de seus sub-produtos, os mesmo so inviveis economicamente e at mesmo so produzidos em pequena escala como o caso do bio-plstico feito de cana-de-acar e mandioca. essa escala de fornecimento de matria prima que atrai boa parte dos investimentos em novas tecnologias e a procura de novos usos para esse hidrocarboneto que encontrado em relativa abundncia se comparado a outras fontes como as acima citadas. Muito embora a indstria do petrleo esteja consolidada a mais de 100 anos, regras que conduzam a boas prticas de segurana contra acidentes ambientais so recentes, visto o grande impacto que derramamento de leo tem provocado na opinio pblica mundial. fato que at bem pouco tempo atrs a indstria do petrleo pouco de preocupava com o passivo ambiental. Regras ambientais eram inexistentes ou quando existiam, eram pouco claras na regulamentao das vrias fases dessa indstria que vo do levantamento de dados a procura de novas jazidas, a prospeco do leo a seu transporte e refino. Ficou evidente com o passar dos anos que as atividades exercidas por essa indstria, se no devidamente regulamentadas e controladas por rgos de proteo ambiental, trariam passivos ambientais catastrficos ao ambiente. Muitos acidentes foram registrados no transporte desse leo cru, como por exemplo, o acidente com o petroleiro Exxon Valdez que derramou 40 milhes de litros de leo cru e mais recentemente o acidente causado pela plataforma Deepwater Horizon no Golfo do Mxico o que levou a comunidade internacional a aumentar o rigor na fiscalizao e controle dessas atividades potencialmente poluidoras e a multar severamente, casos de emisso de poluentes fora dos padres e casos de acidentes decorrentes do processo produtivo. Os impactos ambientais causados por um nico evento dos aqui j citados pela indstria de petrleo tem um potencial to danoso ao meio ambiente que a grande mdia apenas se refere a eles se esquecendo daqueles que so causados constantemente por essa indstria. Embora causem danos em menor grau, tais impactos merecem ateno por serem cumulativos e alguns ocorrem at de forma constante. O presente trabalho tem por objetivo apresentar os vrios impactos que a indstria de petrleo ocasiona sobre o meio ambiente.

2. IMPACTOS AMBIENTAIS Por definio, impactos ambientais so as alteraes no meio ambiente ou em algum de seus componentes por determinada ao ou atividade humana. Esses impactos, por vezes, trazem agravos ao meio ambiente que no obstante, so de difcil remediao porm, muito pouco se falado sobre os impactos positivos que as atividades humanas podem acarretar. Aqui sero apresentados os dois tipos de impactos causados pela indstria de petrleo, os positivos e os negativos.

2.1.

INDSTRIA DO PETRLEO

A indstria do petrleo pode ser simplificada do seguinte modo: Jazidas: na busca de novas jazidas para explorao, ocorre um intenso estudo em determinada rea atravs de sondagens, estudo de sua geologia, etc; Poos: para obteno petrleo h a necessidade de perfurao de poos de extrao; Transporte: extrado o leo chega a hora de transporta esse material por muitos quilmetros, at as refinarias onde haver seu beneficiamento e posterior comercializao dos produtos finais; Refinarias: onde ocorre o refino do leo cru; Comercializao: transporte e venda dos produtos obtidos no refino.

De modo geral, para cada etapa acima h um ou mais impactos relacionados, tornado suas interaes tema de controle por parte dos gestores e agncias ambientais.

2.2.

TIPOS DE PETRLEO

IMPACTOS

AMBIENTAIS

DA

INDSTRIA

DO

2.2.1. ATIVIDADE SISMICA Nas sondagens procura de novas jazidas, ocorrem testes ssmicos que viso a identificao da presena de leo na regio. Uma das mais importantes medidas de controle ambiental que o IBAMA adota para o licenciamento ambiental da atividade de ssmica a definio de reas de Restrio. Tal medida segue o que determinado na resoluo CONAMA N350/04, que dispe sobre o licenciamento ambiental especfico das atividades de aquisio de dados ssmicos martimos e em zonas de transio o que extremamente necessrio visto a grande sensibilidade da fauna e da flora martima a propagao de ondas ssmicas (sonoras).

Sobre a grande frequncia proveniente das ondas ssmicas, peixes e mamferos marinhos sofrem desorientao, abalos em sua estrutura fisiolgica e em alguns casos, a morte devido ao encalhamento em praias. A flora ainda mais sensvel sendo afetada com a morte do fitoplncton e de corais.

2.2.2.

DERRAMAMENTO DE LEO

O derramamento de leo, seja ele cru ou refinado, pode ocorrer em qualquer etapa do ciclo da indstria de petrleo. Devido a sua alta toxidade, o petrleo causa grandes danos flora e fauna seja ela marinha ou terrestre. Em ambiente terrestre, o derramamento de leo ocasiona a morte da microfauna e microfauna aerbia presente no solo em um primeiro instante. Ao tamponar os poros do solo com qual entra em contato, o leo cru impede as trocas gasosas que ocorreriam naturalmente matando tambm vegetao de grande porte, pois com o tempo, o leo cru penetra nas camadas mais superficiais do solo e se agrega as razes impedindo que o vegetal obtenha gua, aerao para suas razes e nutrientes. Em ambiente martimo, a carga txica do petrleo se faz sentir nos amimais marinhos como peixes, pequenos crustceos, plnctons e nas aves migratrias alm prejudicar tambm de forma indireta a populao que vive no litoral das reas atingidas. A flora marinha atingida ao se inibir a fotossntese. Quando h formaes rochosas, o leo pode ficar ali agregado impedindo que micro-organismos se fixem naquele meio, tambm servem como fonte de contaminao secundria pois, liberam o leo aos poucos para animais que por ventura repousem sobre elas e retornam o leo ao mar ou rio atravs do choque mecnico das ondas.

2.2.3. DESMATAMENTO Na implantao de oleodutos, refinarias ou mesmo na perfurao e instalao de um poo, h a possibilidade de desmatamento. Com o desmatamento ocorre a perda da cobertura vegetal, aumento da eroso, do escoamento superficial, perda de solo e de sua fertilidade, perda da biodiversidade e afugentamento da vida animal nativa.

2.2.4. POLUIO ATMOSFRICA Aqui se encontra a forma de poluio mais onipresente da indstria do petrleo. Presente em quase todas as fases do processo, com exceo dos estudos de prospeco, os poluentes gasosos so os mais comuns e por vezes, os mais difceis de controlar da cadeia petrolfera.

H basicamente trs poluentes comuns s fases de explorao e produo (E&P), refino e transporte, so eles: CO 2, CH4 causadores do efeito estufa e N2O alm de causar a diminuio da camada de oznio, reagem quimicamente com a gua se transformando em cido ntrico ocasionando a chuva cida. Nas figuras de 1 a 3, possvel ver a quantidade destes poluentes lanada na atmosfera no perodo compreendido entre 1990 e 2008.

As atividades de refino, armazenamento e transporte por si s, j possuem elevado potencial poluidor atmosfrico. H pouco controle sobre as emisses fugitivas nas atividades acima mencionadas, sendo o refino o maior liberador de emisses fugitivas e de material particulado. A tabela 1 mostra a emisso de poluentes provenientes de uma refinaria norte-americana mdia.
Tabela 1. Emisso de poluentes provenientes de uma refinaria norte-americana mdia em comparao a refinaria brasileira

Na tabela 1 possvel notar a grande quantidade de xidos de enxofre emitidos. Os SOx, por reagirem quimicamente com a gua na atmosfera, precipitam sobre a forma de chuva cida, acidificando o solo, matando a flora e trazendo graves prejuzos ao homem por meio da corroso em estruturas. Os PM10 tm influencia direta sobre a sade respiratria humana. Sua concentrao acima dos limites tolerveis causa inflamao dos brnquios, dificuldade de respirao, alergias e tosse.

O monxido de carbono (CO) por sua vez extremamente txico a sade humana. Inodoro e incolor pode provocar a morte por asfixia ao se ligar quimicamente as hemcias do sangue impedindo a oxigenao do mesmo.

2.2.5. POLUIO HIDRICA A depender da jazida explorada, o petrleo pode ter certas impurezas tais como metais pesados e elevada quantidade de enxofre. Chumbo, ferro, cdmo e cobre constituem os principais metais pesados encontrados no leo cru que precisam ser eliminados no processo de refino. Seu descarte de forma inadequada trs intoxicao aos micro-organismos aquticos, bio-acumulao nos nveis trficos mais baixos aos mais altos, modificao da fauna e flora aquticas, acarretando a reduo do nmero de espcies anteriormente presentes, o que inclui a completa eliminao de espcies mais sensveis e a reduo das populaes das espcies sobreviventes. No processo de refino, muitos efluentes possuem pH muito cido ou alcalino demais. Com isso o impacto econmico alto sobre tudo nos processos de tratamento de gua. Porm, a acentuada diferena de pH acarreta efeitos negativos como corroso em estruturas, efeitos negativos sobre a flora e a fauna, alcalinizao do solo ou acidificao caso seja usada gua com uma dessas caractersticas para irrigao e aumento da toxidez de certos compostos, tais como amnia, metais pesados e gs sulfdrico. Substncias tensoativas podem ser geradas no processo de refino e com isso so gerados sabes que tem como consequncia a reduo da viscosidade da gua, reduo da tenso superficial, danos fauna, espumas, sabor a gua e toxidade moderada. No basta-se os efeitos acima citados, muitos dos efluentes da operao de refino tem alta concentrao de DBO e/ou DQO e que, se lanados em corpos hdricos sem o devido tratamento acarretam a diminuio de O 2 dissolvido na gua no meio matando a vida aerbia ali presente.

2.2.6. RESDUOS SLIDOS A maioria dos resduos slidos produzidos pelas refinarias no perigosa, e tais resduos so normalmente reciclados dentro das mesmas. Entretanto, existem alguns resduos habitualmente gerados nas refinarias que so considerados perigosos. O lanamento de tais resduos no solo pode acarretar aspecto esttico desagradvel e desfigurao da paisagem, produo de maus odores, poluio das guas pelo carreamento superficial ou pela infiltrao dos detritos para os corpos hdricos, liberao de gases txicos e poluio do ar.

2.2.7. ESGOTAMENTO DAS JAZIDAS

A superexplorao das jazidas petrolferas acarreta, inevitavelmente, seu esgotamento e a subsidncia da mesma. 2.2.8. GUA DE PRODUO A gua de produo um subproduto da explorao petrolfera. Encontrada junto ao leo cru, ela contm alto teor salino, grande quantidade de leo em suspenso, produtos qumicos adversos, grande quantidade de matais pesados e por vezes radioatividade.

3. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS Silva J. M. C.; Bozelli R. L.; Santos L. F.; Lopes A. F. - Impactos Ambientais da Explorao e Produo de Petrleo na Bacia de Campos, RJ. Mariano, J. B. - Impactos Ambientais do Refino de Petrleo Segundo Inventrio Brasileiro de Emisses Antrpicas de Gases de Efeito Estufa - Emisses fugitivas de gases de efeito estufa na Indstria de petrleo e gs natural CETESB 2010

You might also like