You are on page 1of 8

DISTRIBUIO DE SERVIOS

RITOS INICIAIS. Catequista ( Almerinda ); Criana ( Rodrigo 2 ); PAI/ME ( Sandra ).

PARQUIA DE SANTA CRISTINA DE TENDAIS

LITURGIA DA PALAVRA. 1 Leitura ( Sofia 4 ); Salmo (Raquel); 2 Leitura (Daniel 4 ).

PROFISSO DE F. Criana ( Mrcio). ORAO DOS FIIS . Crianas (Marta + Rodrigo )

Festa do Santssimo Corpo de Deus


Guio das festas da catequese 1 a 6 anos

OFERTRIO. Catequista ( Nair ). NOTA: 8 crianas para as oferendas( Sofia3+Gabriel1+Emanuel+Pedro+Ana Rita+Beatriz+Diana1+Ana Isabel)

PAZ. Crianas: (Gonalo3+Rita6).

ACO DE GRAAS. Catequista (Isabel ); Criana ( Diogo2 ); PAI/ME ( Jos Carlos )-

CONSAGRAO A NOSSA SENHORA. Crianas (Sandra6+Marlene6); PAI/ME( Isabel ). ADMONIES ( Sandra)

02-06-2013

CNTICO DE ENTRADA 1 - RITOS INICIAIS Catequista Celebramos a Solenidade do Santssimo Corpo e Sangue de Cristo, tambm conhecida por Festa do Corpo de Deus, uma festa que nos enche de muita alegria todo o povo de Deus. Mas hoje, ns as catequistas, estamos tambm muito felizes por outro motivo, apresentamos comunidade, na festa das festas que a Eucaristia, este grupo de rapazes e meninas para fazerem a sua festa de catequese, com o 3 ano a fazer a primeira comunho e o 6 ano a fazer a solene profisso de f. Agradecemos ao Senhor a misso que nos confiou no anuncio da Sua Boa Nova, colaborando com os pais na educao crist dos seus filhos. Celebrante: Todos os anos, na Viglia Pascal, os cristos, reunidos volta do Senhor Ressuscitado, simbolizado no Crio Pascal, renovam as promessas feitas no Batismo e celebram a Eucaristia. Tambm vs ides renovar solenemente essas promessas, diante dos vossos pais e padrinhos, dos vossos amigos e da comunidade. Tambm vs, na celebrao desta Eucaristia, ides comungar o Corpo de Cristo, alimento da f e compromisso com o mundo. Celebrante: Queridos catequizandos: Quereis, de verdade, proclamar solenemente a f em Jesus Cristo e viver segundo essa f? Catequizandos - Sim, com a ajuda de Deus! Celebrante: - Quereis manifestar diante da comunidade o vosso propsito e a conscincia do apelo que vos faz a Igreja? Catequizandos: Sim.

4 Ano. CEL. - Queridos meninos e meninas do 4 ano. Neste mundo que tantas vezes procura a felicidade onde ela no pode ser encontrada, Cristo oferece-nos a sua palavra como luz para o nosso caminhar. Hoje ides receber o novo testamento, a palavra de Deus. Que esteja sempre no vosso corao e sereis felizes! - ( ..) Recebe a palavra de Deus. R:- Que ela ilumine sempre a minha vida!

5 Ano. CEL. - Queridos meninos e meninas do 5 ano. Ao longo deste ltimo ano refletistes sobre o povo de Deus em marcha, a caminho do Senhor. Moiss subiu ao monte Sinai, onde Deus fez uma aliana com ele e com todo o povo de Israel. Hoje junto do altar lembramos a caminhada que fizemos ao longo deste ano de catequese. - (..) Recebe o teu diploma, que a luz de Cristo esteja contigo! R: Ele o meu Senhor !

6Ano. CEL. - Queridos meninos e meninas do 6 ano. Ao longo destes anos, refletistes de modo particular, sobre a f do vosso batismo. Proclamastes de viva voz as promessas do vosso primeiro sacramento. Para que no vos afasteis desse vosso compromisso e o recordeis pela vida fora, ides receber juntamente com o diploma a Bblia - livro sagrado da palavra de Deus. - ( ..) Jesus o caminho a verdade e a vida! R: Serei sempre seu discpulo.

11 - ENTREGA DE DIPLOMAS/LEMBRANAS
CATEQUISTA. - Pelo senhor padre vo agora ser entregues as lembranas e os diplomas que vos ajudaro a recordar este dia e que assinalam as vossas importantes etapas de formao crist.

Criana: No dia do nosso batismo ficamos a pertencer famlia de Deus. Os nossos pais e padrinhos disseram-nos que nesse dia a Igreja nos recebeu com alegria e prometeu ser para ns sal e luz. Ento foram eles que falaram em nosso nome.

1 Ano. CEL. - Queridos meninos e meninas do 1 ano. H cerca de 9 meses iniciastes o vosso percurso de catequese. Aprendestes que Deus ( Pai, Filho e Esprito Santo ) nosso Criador e Senhor. A Ele devemos amar muito e rezar sempre - (.) Jesus ensina-nos! R. Que Deus pai e nos ama muito2 Ano. CEL. - Queridos meninos e meninas do 2 ano. H apenas dois anos que entrastes para a catequese. Aprendestes melhor a conhecer e amar a Deus e a seu filho Jesus. A Ele devemos rezar muitas vezes o Pai Nosso, a orao que Jesus nos ensinou e que vos vai ser entregue com o diploma que ides receber. -(.) Jesus est sempre connosco! R: Ele o meu melhor amigo.

Hoje somos ns que, de viva voz, queremos professar a f.

Presidente - Caros pais: Os vossos filhos devem-vos a vida e esperam, hoje tambm, uma palavra de estmulo como companheiros mais velhos e responsveis no mesmo caminhar para Deus.

Me/Pai Quando pedimos Igreja o Batismo para os nossos filhos, eles acabavam de chegar nossa famlia e ao mundo e ns estvamos cheios de orgulho e alegria. Com o passar do tempo, aprenderam a rir e a falar. Aprenderam a andar e a brincar. Aprenderam a ler e perguntar. Sempre os protegemos como um tesouro sem preo.

3 Ano. CEL. - Queridos meninos e meninas do 3 ano. grande a vossa alegria, porque Jesus sacramentado desceu hoje pela primeira vez aos vossos coraes. Nunca permitais que Ele saia de vs. - (..) Guarda para sempre Jesus no teu corao! R: Ele o meu pastor!

Hoje desejamos ardentemente abra-los nesta Eucaristia e dizerlhes que os amamos. Com a ajuda de Deus, queremos que eles sejam um elo seguro na transmisso da f. Queremos que eles vivam num mundo mais justo e fraterno. Queremos trabalhar com eles na edificao do Reino de Deus!

2 - MOMENTO PENITENCIAL
Presidente. Invoquemos a misericrdia de Deus: por todas as vezes em que a nossa f no foi suficientemente viva e testemunhada; pelas situaes em que tivemos medo de nos manifestarmos que somos cristos; pelas vezes em que demos mau testemunho a estas crianas; por no sermos to bons quanto Jesus gostava que fossemos.

SENHOR TENDE PIEDADE DE NS GLRIA 3 - LITURGIA DA PALAVRA


1 Leitura

Por isso trazemos-te, Me, as nossas realidades pessoais, os nossos anseios, sonhos e dificuldades! Trazemos-te, Me, a realidade de cada uma das nossas famlias e de cada um de ns. Trazemos-te, Me, o mundo do nosso tempo que nos questiona e desafia! Faz-nos em olha para ti! No teu olhar encontramos: a paz que procuramos; a ternura que nos cativa; o silncio que nos fala; a coragem para escutar e seguir o que Jesus nos ensina.
Maria, nossa me querida queremos aprender contigo! Leva-nos pela mo, me de Jesus.

Salmo
2 Leitura

Aleluia
Aclamao do Evangelho Homilia

PAI/ME 3 - Virgem Maria que nos destes Jesus Cristo, o nico Salvador. Ns tambm te confiamos os nossos filhos. D-lhes o teu sorriso de me nas horas tristes e a tua fidelidade nas horas alegres.

4 - PROFISSO DE F
Criana. Reverendo Padre H alguns anos atrs, por deciso responsvel dos nossos pais, a corresponsabilidade dos nossos padrinhos e a sua presena, ficamos a pertencer famlia de Deus, a Igreja no dia do nosso batismo. Esta Igreja qual pertencemos desde esse dia, aceitou-nos como seus filhos confiando que essa deciso dos nossos pais os vincularia a um compromisso - o compromisso de, com o seu exemplo de vida, nos ajudar a descobrir Jesus Cristo, a conhec-Lo melhor e a am-Lo. seguindo-O e procurando fazer a sua vontade. Este dia que hoje aqui vivemos em Igreja, representa para ns uma meta importante, pois a primeira vez que na Comunidade Paroquial, assumimos por vontade prpria, o desejo de professar a nossa f, proclamando solenemente, que queremos continuar a conhecer, amar e seguir Jesus Cristo.

CNTICO A NOSSA SENHORA

PAI/ME - Senhor Jesus, pelo po que Tu nos ds, s Tu que vens viver em ns! Obrigado, Senhor, contigo aprendemos a servir e a pensar nos outros, que em ti se tornam nossos irmos! Refro

Firmemente decididos a continuar esta caminhada, vimos pedir-lhe que nos admita profisso de f, qual nos vamos vincular, na presena dos nossos pais, padrinhos, catequistas e toda a Comunidade Paroquial aqui presente. Temos conscincia das dificuldades que teremos de enfrentar ao longo da nossa vida, mas acima de tudo acreditamos que Deus estar sempre do nosso lado. Contamos tambm com a ajuda dos nossos pais, padrinhos e desta Comunidade qual pertencemos.

- Senhor Jesus, pelo po que Tu nos ds, s Tu que vens viver em ns! Obrigado, Senhor, pela alegria de podermos viver em comunho contigo e com os nossos filhos. Que busquemos sempre neste alimento sagrado a fora que nos une! Refro

10 - CONSAGRAO A NOSSA SENHORA CRIANA 1 - Maria nossa Me!


Vimos falar-te hoje como se fala a uma me querida! Vimos falar-te das nossas esperanas, das nossas preocupaes, ds nossas alegrias e dos nossos medos! No somos capazes de mencionar tudo!... Seria muito demorado e h muitos problemas vividos no segredo do nosso corao!... Sabemos que no preciso explicar tudo, pois tu ests junto de Deus e conheces bem a nossa vida!

Cel. - Senhor Jesus, a tua Luz iluminou os olhos aos cegos. Tambm ns necessitamos que nos ilumines, que vs adiante com a tua mo para nos proteger dos abismos irreparveis, ajuda sobretudo estes catequizandos a no te perder de vista. Se eles se afastarem, se de repente se fizer noite nos seus coraes, d-nos nimo e coragem para os encontrar. Conduz a tua Igreja pelos caminhos do Evangelho para que a ningum falte um farol, quando vier a treva e a tempestade.

Catequista, No Crio Pascal, cada um dos catequizandos, vai acender a vela do seu Batismo enquanto invocamos a intercesso de todos os santos.

Santa Maria, Me de Deus - ROGAI POR NS S. Jos - ROGAI POR NS

CRIANA 2 - Conheces bem o ambiente dos jovens de hoje e os problemas das nossas famlias em que muitos pais e filhos no cumprem os seus deveres. Sabes bem a situao do mundo em que vivemos!

S. Joo Baptista - ROGAI POR NS S. Pedro e S. Paulo - ROGAI POR NS Santo Antnio de Lisboa - ROGAI POR NS Todos os santos protetores destas crianas - ROGAI POR NS Todos os santos e santas de Deus - ROGAI POR NS

Acesas as velas, , o Presidente diz:

Celebrante Quereis receber Jesus que nos oferece o Seu Corpo e Sangue para termos a vida eterna? Crianas Sim!... eu quero receber Jesus. Celebrante -Vamos ento prepararmo-nos para receber Jesus com grande f e com muita alegria.

Cel.- Um dia, recebestes o Batismo e, desde algum tempo, vindes desenvolvendo a vossa f, pela orao, a participao na Eucaristia, e o amor ao prximo. Hoje ides afirmar diante de todos ns a vossa f e o desejo de continuar a faz-la crescer. Quando fostes batizados, foram os vossos pais e padrinhos que seguraram nas suas mos o crio e proclamaram a f em vosso nome. Hoje, passados 6 anos de catequese, eles no vos substituem. Sois vs que falais. Com a chama da vela acesa fazei a vossa bela profisso de f!

CNTICO DA COMUNHO 9 - ACO DE GRAAS.


CATEQUISTA Sentimo-nos tambm aqui desde o princpio da missa! Cantamos, ouvimos a palavra de Deus, nosso Pai, apresentamos-lhe ofertas, vimos o amor de Jesus na ltima Ceia, amor que esteve aqui presente no Seu Corpo e no Seu Sangue que comungamos. o Seu amor que nos une e nos faz sentir bem uns com os outros. Falemos agora com Jesus que tanto nos ama!

Cel.: - Que pedis Igreja de Deus?

Catequizandos - A F.

Cel.: - E como viveis a f? Catequizandos - VIVENDO O MANDAMENTO DE JESUS: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI".

Cel.- Renunciais ao pecado para viverdes na liberdade de filhos de Deus? Catequizandos - SIM, RENUNCIO.

Em silncio!... Se quisermos at poderemos fechar os olhos!...

Refro: Pelo p0 do teu amor, muito obrigado Senhor!

Cel. - Renunciais a satans que o autor do mal e o pai da mentira? Catequizandos - SIM, RENUNCIO.

CRIANA - Senhor Jesus, pelo po que Tu nos ds, s Tu que vens viver em ns! Obrigado, Senhor, contigo queremos caminhar na vida, conhecer-Te melhor, aprender a rezar! Refro

Cel. - Acreditais que Deus nosso Pai, que nos ama e que criou todas as coisas para o nosso bem e a nossa felicidade? Catequizandos - SIM, ACREDITO. Cel. - Acreditais que Jesus o Filho de Deus, que se fez homem, morreu na cruz e ressuscitou para nos dar a verdadeira vida de filhos de Deus? Catequizandos - SIM, ACREDITO.

- Senhor Jesus, pelo po que Tu nos ds, s Tu que vens viver em ns! Obrigado, Senhor, contigo encontramos a fora para partilhar a amizade e o alimento com aqueles a quem falta o po o amor! Refro

8 - MOMENTO DA PAZ
CRIANA - Em nome de todas as crianas que dormem em seus beros. Ns vos pedimos a paz Senhor. Em nome de todos os homens angustiados. Ns vos pedimos a paz Senhor. Em nome de todos os idosos que tanto gostariam de carinho. Ns vos pedimos a paz Senhor. Em nome de todos os seres criados que sofrem a violncia da guerra Ns vos pedimos a paz Senhor. CRIANA -Ditosos os que trabalham pela paz. Ditosos os mansos e humildes do corao. Ditosos os que renunciam agressividade. Ditosos os que no respondem a uma injria. Ditosos os que tm a paz dentro do corao, porque amam a famlia, os amigos e o prximo. Esses sero verdadeiramente filhos de Deus.

Cel. - Credes no Esprito Santo, na Santa Igreja catlica, na comunho dos santos, na remisso dos pecados, na ressurreio da carne e na vida eterna? Catequizandos - SIM, ACREDITO.

Cel. - Cristo venceu todo o mal que nos afasta de Deus, e com as suas palavras e o seu exemplo, indicou-nos o caminho que conduz ao Pai. Vs quereis percorrer este caminho? Catequizandos - SIM, QUERO.

Cel. - Jesus Cristo o Caminho, a Verdade e a Vida. Quereis am-lo sobre todas as coisas e ao prximo como a vs mesmos? Catequizandos SIM, QUERO.

Cel. - Prometeis ser cristos autnticos e viver como Cristo viveu: fazendo o bem a todos, sobretudo aos mais castigados pela vida? Catequizandos - SIM, PROMETO.

8 - ANTES DA COMUNHO.
Celerante. Queridos meninos e meninas que ides receber Jesus pela primeira vez. chegado o momento to esperado por vs - o da vossa primeira unio com Jesus sacramentado. Ides receber em vossos coraes Jesus feito po para nos alimentar. Celebrante Quereis receber Jesus que nos disse: Meu Pai tambm Vosso Pai? Crianas Sim!... eu quero receber Jesus. Celebrante Quereis receber Jesus que nos d a fora d a vida verdadeira? Crianas Sim!... eu quero receber Jesus. Celebrante Quereis receber Jesus que ressuscitou e vive para sempre no meio de ns?
Crianas Sim!... eu quero receber Jesus.

Cel. - Prometeis contribuir para a renovao da Igreja, representante de Cristo na terra? Catequizandos - SIM, PROMETO.

Cel. - Ento, proclamai com todos ns a vossa f:

Todos os catequizandos:

NS ACREDITAMOS EM DEUS PAI, CRIADOR DO CU E DA TERRA. ACREDITAMOS EM JESUS, SEU FILHO. ACREDITAMOS NO ESPRITO SANTO QUE NOS UNE E RENOVA. ACREDITAMOS NA IGREJA, DE QUE SOMOS PEDRAS VIVAS. POR ISSO, RENUNCIAMOS A TUDO AQUILO QUE NOS SEPARA E DIVIDE, PARA VIVERMOS NO AMOR

Cel.- Esta a nossa f. Esta e a f da Igreja, que nos gloriamos de professar em Jesus Cristo, nosso Senhor! Todos: men. (Neste momento so apagadas as velas)

6 - OFERTRIO
Catequista Depois da mesa da Palavra preparamo-nos para a mesada Eucaristia. - O altar lembra-nos a mesa onde Jesus se reuniu com os seus amigos, para a ceia pascal e onde partiu o po. - No altar vamos colocar uma toalha para acolher o Po e o Vinho, que sero transformados no corpo e sangue de Jesus por aco do Divino Esprito Santo.. - volta do altar e na mesa, colocamos dois candelabros e as velas, que do distino a esta mesa e nos lembram que necessria a luz da f para acreditarmos na presena do Senhor. - Trazemos tambm o Missal que nos vai ajudar na Orao feita em comunho com toda a Igreja. - Trazemos tambm ao altar O Po e o Vinho so smbolos de toda a Criao assumida por Cristo Redentor. Vo ser apresentados a Deus Pai e transformados pela aco do Divino Espirito Santo. Sero nosso alimento para avida eterna. Com o po e o vinho levamos tambm ao levamos ao altar todo o sofrimento e tribulaes do mundo, na certeza de que tudo tem um sentido aos olhos de Deus. - No altar colocamos estas flores que nos falam da Tua beleza, Senhor, e nos ajudam a descobrir em Ti uma nova forma de viver. - Aceita tambm Senhor, estas nossas ofertas, fruto do nosso esforo e do nosso suor, nelas te pedimos que abenoes os nossos trabalhos e os nossos momentos de descanso.

Orao dos fiis Neste momento festivo, peamos a Deus Pai, por todos o seus filhos e principalmente pelos mais necessitados, dizendo Pai ATENDE OS NOSSOS PEDIDOS

1 - Pai pedimos-Te por todas as crianas da nossa idade que vivem em barracas ou ao ar livre. Possam encontrar na ajuda a que tm direito calor dos teus braos e a tua proteo. Oremos ao Senhor.

2 - Pai pedimos-Te por todos os meninos e meninas que no tm a oportunidade de dizer que no gostam deste ou daquele alimento, pois no tm que comer. Que encontrem em ns a ajuda de que precisam, e nunca se esqueam que em Ti, Senhor, est o verdadeiro alimento. Oremos ao Senhor.

3 - Pai pedimos-Te por todos os meninos e meninas que no tm pais para os criarem para que no esqueam que s o verdadeiro e o mais carinhosos dos pais. Oremos ao Senhor.

4 - Pai pedimos-Te por todas as crianas que poderiam estar aqui connosco, mas que faltaram catequese, para que ns saibamos transmitir-lhes o desejo de Te conhecerem. Oremos ao Senhor.

CANTICO DO OFERTRIO 7 - LITURGIA EUCARSTICA

5 - Pai pedimos-Te pelos nossos pais, padrinhos, familiares, amigos e mesmo por aqueles de quem no gostamos, para que nunca lhes falte a sade e o desejo de Te amarem e adorarem. Oremos ao Senhor.

You might also like