You are on page 1of 5

IMPLANTAO DO SISTEMA DE GESTO DA QUALIDADE

A empresa FJ Projetos e Construes Ltda. iniciou em janeiro de 2012 a implantao do Sistema de Gesto da Qualidade, de modo a obter os certificados da ISO 9001:2008, PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade Habitacional) nvel A e QUALIHAB (Programa da Qualidade da Construo Habitacional do Estado de So Paulo) da CDHU. A implantao tem por objetivo trazer para a empresa todos os benefcios que o Sistema da Qualidade pode proporcionar para os diversos setores de uma empresa do ramo da construo civil, aumentando assim a satisfao de nossos clientes. O Programa adota a sistemtica conhecida como PDCA: Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Checar) e Act (Agir), diretamente nos setores: Projeto, Planejamento, Comercial, RH, Obra e Suprimentos. Antes da implantao, a eficcia e as metas dos setores no eram controladas, sendo que para alguns nem existiam metas estipuladas e a empresa no possua um objetivo ao quais os colaboradores pudessem se focar. Alm disso, aps a implantao focou-se muito mais na satisfao dos clientes, de modo que todos os servios possam ser feitos da melhor maneira e qualidade possvel.

COMERCIAL
o setor que realiza oramento de obras, analisa contratos e define se um empreendimento vivel ou no para a empresa. Antes da implantao do Sistema de Gesto da Qualidade, no haviam documentos para serem seguidos no momento do oramento de uma obra, ou seja, para cada empreendimento a ser orado eram adotados diferentes mtodos, podendo dessa forma, gerar erros de valores e, consequentemente, prejuzos para a empresa. Com a implantao, foram criados formulrios que, antes do valor final orado, devero ser preenchidos, constando vrios itens como: prazo de execuo, distncia da obra ao escritrio central, valores mnimos e mximos orados, desconto, etc. Foram adotadas tambm para este setor vrias metas que so controladas atravs de formulrios, como: - possuir no mnimo 70% de satisfao do cliente inicial - possuir no mnimo 70% de satisfao do cliente ps-ocupao - possuir no mnimo 70% de satisfao dos colaboradores

PROJETOS
o processo que coordena a elaborao, contratao e anlise de projetos, verificando se as necessidades e requisitos exigidos pelo cliente esto de acordo com o especificado em projeto. No antigo processo os projetos eram analisados pelo engenheiro diretor, no entanto, no eram anotados os principais itens, como clareza de informaes, detalhes, necessidades de modificaes, etc, ficando assim, somente para o conhecimento do engenheiro, e no da equipe de engenharia e podendo, dessa forma, gerar falhas ou esquecimento. Com a implantao, passou-se a fazer uma anlise minuciosa em projetos de modo a verificar possveis erros, adaptaes e modificaes, alm de que cada projeto dever ser assinado e liberado para uso, de modo a comprovar que houve anlise. Como a empresa nunca elaborou projetos, ou seja, o cliente que os fornece, quando houver necessidade de elaborao, a mesma j ser realizada nos parmetros do Sistema de Gesto da Qualidade.

PLANEJAMENTO
o setor que elabora e acompanha os cronogramas fsico-financeiros e de tempo de execuo das obras, de modo que no se ultrapasse os valores orados e tempo planejado de execuo de um empreendimento. Um dos itens que foram implantados neste setor foi a elaborao do Plano de Qualidade da Obra (PQO), que um documento que detalha o Sistema da Qualidade aplicado em cada obra, de modo a determinar os parmetros que devero ser seguidos. Sua elaborao dever ser antes do incio do empreendimento e podendo, em alguns casos, sofrer alteraes no decorrer da obra. Nele h explicado qual a metodologia de trabalho em determinada obra; a relao com o meio ambiente, relatando coleta de entulhos, lixo, aterro, etc.; segurana e sade do trabalho; documentos legais de obra como Alvars e ART. (anotaes de registros de trabalhos). Antes de sua implantao no havia tanta preocupao com requisitos relacionados ao meio ambiente, no havia um acompanhamento mensal dos cronogramas, no possua uma sistemtica para pareceres e laudos tcnicos de materiais e servios, entre outros. Alm disso, a empresa no possui uma meta a ser cumprida para este setor, passado a ser, aps a implantao, de no mnimo 90% de execuo de servios quando comparado ao cronograma de execuo da obra. No decorrer da obra no foram observadas quaisquer situaes de atraso.

RH
o setor que faz todos os controles relacionados a documentao de colaboradores, realiza pagamentos, etc. Itens implantados na parte de RH, Antes da elaborao do Sistema de Qualidade no havia um parmetro h ser seguido no ato contratao de funcionrios. Com a implantao, foi elaborada uma tabela contendo as competncias, experincias e escolaridades mnimas exigidas por funo. Aps a contratao do Funcionrio suas habilidades so avaliadas no perodo de sua experincia por um superior. Alm disso, foi implantado um sistema de treinamento para cada funcionrio antes do inicio de seu trabalho. (Profissional Habilitado).

You might also like