You are on page 1of 12

||IBAMA13_001_01N593114||

CESPE/UnB IBAMA/2013

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas objetivas. Nos itens que avaliam conhecimentos de informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, e que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
Texto para os itens de 1 a 9
1

A respeito das ideias do texto, julgue os itens a seguir.


1

10

13

16

19

22

25

28

31

34

37

40

Entre os fatores que contribuem para a perda de qualidade de vida esto as pssimas condies de habitao e transporte no espao urbano, que atingem sobremaneira a populao empobrecida. A urbanizao irresponsvel causada pelo processo de industrializao e pela ausncia de reforma agrria faz com que o direito de moradia e o de locomoo, ainda que direitos originrios de necessidades humanas bsicas, expressos na Constituio, sejam sistematicamente ignorados, o que compromete o descanso, o bem-estar e a paz dos trabalhadores nas grandes cidades. Em vista disso, os trabalhadores no podem sequer recompor diariamente suas foras. Temos observado que os empregados dos postos de trabalho de pior remunerao so os que moram mais distantes dos locais de trabalho e cotidianamente saem de casa duas ou trs horas antes da jornada, gastando o mesmo tempo para retornarem s suas casas. Causa-nos indignao constatar que esses empregados consomem o equivalente metade do tempo remunerado (e mal remunerado) para o deslocamento de suas casas at o trabalho e em pssimas condies de transporte, sempre em p nos nibus superlotados, ou esperando em longas filas. s vezes, ainda somos hipcritas, receitando para esses trabalhadores frmulas para melhorarem de vida. Sugerimos que voltem a estudar para ocuparem postos mais qualificados e com melhor remunerao, mas, no fundo, sabemos que impossvel, para eles, dispor de tempo para cuidar da formao profissional perdida. Por outro lado, a classe mdia pode at se dar ao luxo de ter mais de um emprego, porque tem o seu prprio transporte, mesmo vivendo na iluso de que, se trabalhar muito, poder ganhar mais e acumular dinheiro, para, um dia, enfim, poder curtir a vida. S que, para muitos, esse dia no chega; as doenas modernas chegam primeiro. Cabe aqui acrescentar outras necessidades humanas que tm sido sistematicamente relegadas a segundo plano. So elas os valores culturais, que incluem os saberes, as paisagens naturais, os costumes e as tradies populares. A urbanizao acelerada em todo o mundo foi a responsvel pela perda da qualidade de vida de muitos trabalhadores, apesar de aparentemente ter criado melhores condies de vida para parte da populao.
Delze dos Santos Laureano. O meio ambiente e o trabalho: a dignidade humana neste espao. Internet: < w w w . e c o debate.com.br> (com ada p t a e s ) .

O processo de industrializao e a inexistncia de reforma agrria no pas so os responsveis pela urbanizao irresponsvel (R.4).

O texto sugere que a falta de investimento em melhoria de vida pelos trabalhadores mal remunerados est associada falta de tempo disponvel dessas pessoas para atividades dessa natureza.

O texto, de forma geral, questiona os benefcios do crescimento urbano acelerado para a populao.

De acordo com o texto, o governo brasileiro negligente com relao s necessidades bsicas da classe operria.

Infere-se do texto que as ms condies de habitao e de transporte nas cidades contribuem para a deteriorao do meio ambiente.

De acordo com a estrutura lingustica do texto, julgue os itens que se seguem.


6

O termo relegadas (R.35), no texto, tem o mesmo sentido de renegadas.

O verbo sejam (R.8) tem como referente a expresso direitos originrios de necessidades humanas bsicas (R.7), o que justifica sua flexo no plural.

A alterao do vocbulo distantes (R.14) para distante manteria a correo e o sentido do texto.

Se, na linha 32, no lugar do ponto e vrgula, fosse empregada uma vrgula, seguida da conjuno pois, a coerncia do texto seria mantida, assim como sua correo gramatical.
1

Cargo: Analista Administrativo

||IBAMA13_001_01N593114||
1

CESPE/UnB IBAMA/2013

10

13

16

19

22

25

28

31

O conceito de consumo consciente no envolve apenas o que voc consome, mas tambm como voc consome um produto, de quem voc o adquire e qual ser o seu destino aps descart-lo. Pouco adianta usar sacolas retornveis de uma empresa que no toma o devido cuidado em seu processo de produo, ou comprar alimentos orgnicos de um produtor que no registra devidamente seus empregados, mas utiliza mo de obra infantil ou escrava. Pesquisa recente promovida pelo Ministrio do Meio Ambiente (MMA) apontou que dois teros dos brasileiros disseram desconhecer o significado do termo consumo consciente. Dos que responderam saber o seu significado, 54% o definiram como o ato de consumir produtos ou servios que no agridam o meio ambiente nem a sade humana. H diversas abordagens sobre a definio de consumo consciente. De maneira geral, todas elas passam pela prtica de consumir produtos com conscincia de seus impactos, buscando a sustentabilidade. O Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), por exemplo, indica que a utilizao de bens e servios precisa atender s necessidades bsicas e proporcionar melhor qualidade de vida. Ao mesmo tempo, um produto ou servio deve minimizar o uso de recursos naturais e materiais txicos, assim como diminuir a emisso de poluentes e a gerao de resduos. Para o MMA, o consumo consciente uma contribuio voluntria, cotidiana e solidria do cidado para garantir a sustentabilidade da vida no planeta. Envolve a ampliao dos impactos positivos e a diminuio dos impactos negativos no meio ambiente, na economia e nas relaes sociais.
Internet: <www.brasil.gov.br> (com adaptaes).

No municpio XYZ, um dos fatores que contribuem para a ocorrncia de queimadas e incndios florestais o desconhecimento dos critrios tcnicos autorizados pelo IBAMA para a utilizao do fogo de forma controlada em atividades de manejo agropastoril. Nesse sentido, gostaramos de saber se o IBAMA oferece algum curso que possa orientar a populao desse municpio com relao ao correto uso das queimadas, bem como os valores que sero cobrados para a realizao desse curso. Atenciosamente, Fulano de Tal Prefeito do municpio XYZ Com base no documento apresentado e nos conceitos de redao de correspondncias oficiais, julgue os itens a seguir.
16

Alm do fecho utilizado no documento, o Manual de Redao da Presidncia da Repblica estabelece o emprego de mais dois fechos: Respeitosamente, para autoridades superiores, inclusive o Presidente da Repblica; e Cordialmente, para particulares. Por se tratar de comunicao de assunto oficial entre diferentes rgos da administrao pblica, o contedo do documento em tela est adequado ao expediente ofcio. Em resposta ao documento enviado por essa prefeitura, informamos a Vossa Senhoria que o IBAMA disponibiliza um minicurso gratuito que aborda como temas as queimadas, os incndios florestais, as mudanas climticas e os riscos globais, cuja carga horria varia de acordo com as disponibilidades, interesses e adaptaes regionais e (ou) locais, podendo ser ministrado a grandes grupos em grandes auditrios. Solicita-se, apenas, que a instituio promotora providencie o local, a divulgao e a emisso de certificados. Colocamo-nos disposio para quaisquer esclarecimentos. Atenciosamente, Beltrano

17

Julgue os itens seguintes, acerca das ideias do texto e de sua estrutura lingustica.
10

Na linha 5, o pronome seu pode fazer referncia tanto ao processo de produo de sacolas retornveis quanto ao processo de produo utilizado pela empresa hipottica mencionada, de forma geral. O perodo Dos que (...) humana. (R.11-14) poderia ser reescrito, sem alterar o sentido do texto nem incorrer em erro gramatical, da seguinte forma: 54% dos que responderam saber o significado do termo definiram-no como o ato de consumir produtos ou servios que no agridam o meio ambiente nem a sade humana.

10

11

Considerando que o documento acima tenha sido elaborado em resposta a documento anterior, elaborado pelo prefeito do municpio XYZ, julgue os itens seguintes, de acordo com as normas do Manual de Redao da Presidncia da Repblica.
18

12

A supresso da vrgula empregada imediatamente aps a sigla (PNUMA) (R.20) acarretaria incorreo gramatical do texto. 13 Infere-se da leitura do texto que, para que o consumo seja, de fato, consciente, preciso uma ao integrada entre os diversos membros que compem a sociedade.
14 15

O pronome Vossa Senhoria (R.2) foi empregado de maneira inadequada, uma vez que, para prefeitos municipais, deve-se utilizar o tratamento Vossa Excelncia. Para adequar a identificao do signatrio s recomendaes do Manual de Redao da Presidncia da Repblica, suficiente acrescentar o cargo da autoridade que expediu o documento, bem como sua assinatura. Se, na linha 5, no lugar do pronome cuja, fosse empregada a expresso que a, o paralelismo sinttico do perodo seria reforado e a correo gramatical do texto seria mantida.
2

19

O texto afirma que os brasileiros ou desconhecem ou tm um conceito equivocado do conceito de consumo consciente. No ltimo pargrafo, o texto afirma que, para o MMA, o consumo consciente consiste em uma atitude individual, cuja iniciativa no se baseia em medidas governamentais.
20

Cargo: Analista Administrativo

||IBAMA13_001_01N593114||

CESPE/UnB IBAMA/2013
RASCUNHO

A respeito dos conceitos fundamentais de informtica, julgue os itens a seguir.


21 22

A velocidade de resposta do computador depende exclusivamente do hardware do equipamento em questo. A nica diferena entre navegao na Internet e navegao na intranet a necessidade de se configurar, na intranet, o endereo interno padro no navegador, uma vez que os dados sero acessados internamente. O sistema operacional Linux pode ser utilizado, copiado, estudado, modificado e redistribudo sem restrio.

23

Considerando um texto em edio no Write, julgue os itens que se seguem.


24

Ao salvar o arquivo em edio no Write, importante escolher a extenso .TMP para garantir a realizao do becape automtico. Ao salvar o arquivo em um disco removvel, seu contedo ser protegido contra vrus de macro, pois esse tipo de vrus ataca apenas arquivos no disco rgido. No Write possvel gerar um relatrio intercalando textos com planilhas de dados.

25

26

Uma extensa regio de cerrado monitorada por 20 fiscais do IBAMA para evitar a ao de carvoeiros ilegais. Dessa regio, a vegetao de 87 km2 foi completamente arrancada e transformada ilegalmente em carvo vegetal. Os 20 fiscais, trabalhando 8 horas por dia, conseguem monitorar toda a regio em 7 dias. A partir dessa situao hipottica, julgue os itens seguintes, considerando que os 20 fiscais so igualmente eficientes.
27

Se o IBAMA ceder mais 45 fiscais igualmente eficientes aos outros 20, toda a regio poder ser monitorada em dois dias, mantendo-se a jornada de oito horas de trabalho. Para monitorar toda a regio com 16 fiscais em 5 dias, a jornada de trabalho de cada fiscal dever ser de, no mnimo, 14 horas. Se a parte devastada por carvoeiros ilegais corresponder a 15% da rea da referida regio, ento a regio tem mais de 575 km2 de rea.

28

29

Julgue os prximos itens a respeito de matemtica financeira, considerando 1,08 como valor aproximado para 1,024.
30

O montante a ser devolvido em razo do emprstimo de R$ 4.000,00, pelo prazo de 5 meses e taxa de juros compostos de 2% ao ms superior a R$ 4.300,00. Considere que um emprstimo, contratado taxa de juros compostos de 2% ao ms, deva ser quitado com o pagamento nico de R$ 20.000,00, 13 meses aps a contratao. Nessa situao, com menos de R$ 18.000,00 o tomador do emprstimo poder quit-lo 4 meses antes do vencimento. No regime de juros compostos, a taxa anual de juros equivalente taxa de 2% ao ms superior a 30%.
3

31

32

Cargo: Analista Administrativo

||IBAMA13_001_01N593114||

CESPE/UnB IBAMA/2013
RASCUNHO

O homem e o aquecimento global P1: O planeta j sofreu, ao longo de sua existncia de aproximadamente 4,5 bilhes de anos, processos de resfriamentos e aquecimentos extremos (ou seja, houve alternncia de climas quentes e frios) e a presena humana no planeta recente, cerca de 2 milhes de anos. P2: Se houve alternncia de climas quentes e frios, este um fenmeno corrente na histria do planeta. P3: Se a alternncia de climas um fenmeno corrente na histria do planeta, o atual aquecimento global apenas mais um ciclo do fenmeno. P4: Se o atual aquecimento global apenas mais um ciclo do fenmeno, como a presena humana no planeta recente, ento a presena humana no planeta no causadora do atual aquecimento global. C: Logo, a presena humana no planeta no causadora do atual aquecimento global. Considerando o argumento acima, em que as proposies de P1 a P4 so as premissas e C a concluso, julgue os itens seguintes.
33

A negao da proposio Houve alternncia de climas quentes e frios e a presena humana no planeta recente pode ser expressa por No houve alternncia de climas quentes e frios ou a presena humana no planeta no recente. Se o argumento apresentado um argumento vlido, a sua concluso uma proposio verdadeira. Se o argumento apresentado no um argumento vlido, suas premissas so proposies falsas. A proposio P4 logicamente equivalente a Como o atual aquecimento global apenas mais um ciclo do fenmeno e a presena humana no planeta recente, a presena humana no planeta no causadora do atual aquecimento global.

34 35 36

A prova objetiva de um concurso pblico formada de itens para julgamento. O candidato dever julgar cada um deles e marcar na folha de respostas, para cada item, o campo indicado com a letra C se julgar que o item CERTO, ou o campo indicado com a letra E, se julgar que o item ERRADO. Nenhum item poder ficar sem marcao nem poder haver dupla marcao, C e E. Em cada item, o candidato receber pontuao positiva se acertar a resposta, isto , se sua marcao, C ou E, coincidir com o gabarito divulgado pela organizao do concurso. Nos cinco itens que avaliavam conhecimentos de matemtica, um candidato fez suas marcaes de forma aleatria. Nesse caso, a probabilidade de esse candidato
37 38

acertar exatamente trs desses cinco itens inferior probabilidade de acertar exatamente dois deles. acertar exatamente trs desses itens de matemtica inferior a 1/3.
4

Cargo: Analista Administrativo

||IBAMA13_001_01N593114||

CESPE/UnB IBAMA/2013
RASCUNHO

Completou um ano de vigor da Lei n. 12.587/2012, conhecida como Lei de Mobilidade Urbana, que tramitou dezessete anos no Congresso Nacional. O debate est na construo de um novo modelo de planejamento e mobilidade urbana das cidades brasileiras. Para isso, ser preciso quebrar paradigmas e o status quo que vem orientando o desenvolvimento dos municpios em nosso pas no ltimo sculo.
Lei de Mobilidade Urbana e o papel da sociedade civil. In: Correio Braziliense, 13/4/2013, (com adaptaes).

Considerando o tema abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.


39 40

comprovado que economias locais no so afetadas por problemas de mobilidade urbana. A sustentabilidade ambiental e a incluso social so alguns dos objetivos para a implementao da poltica nacional de mobilidade urbana. A mobilidade urbana sustentvel pode ser definida como o resultado de um conjunto de polticas efetivas de transporte e circulao que visam proporcionar o acesso amplo e democrtico ao espao urbano, por meio da priorizao dos modos no motorizados e coletivos de transportes, e que no gerem segregaes espaciais, sendo socialmente inclusivas e ecologicamente sustentveis.

41

Com relao responsabilidade socioambiental e Agenda Ambiental na Administrao Pblica (A3P), julgue os itens que se seguem.
42

Um dos objetivos da A3P contribuir para a reviso dos padres de produo e consumo e para a adoo de novos referenciais de sustentabilidade no mbito da administrao pblica. O governo brasileiro desenvolveu a A3P para ser implementada apenas na administrao pblica.

43

A respeito das normas de eficcia plena e limitada, julgue os itens seguintes.


44 45

A liberdade de reunio uma norma de eficcia plena e no pode sofrer restries ou suspenses em seu cumprimento. Uma norma constitucional que ainda necessita de edio de lei para estabelecer a forma na qual deve ser cumprida denominada norma constitucional de eficcia limitada.

Acerca da administrao pblica e dos servidores pblicos, julgue os itens subsequentes.


46 47 48

O servidor que ocupar cargo comissionado no poder ser exonerado como punio por infrao funcional. O servidor pblico que for eleito para o cargo de vereador dever ficar afastado de seu cargo, emprego ou funo. O cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal poder ser ocupado por brasileiro nato ou naturalizado.

Julgue os itens seguintes, relativos ao Poder Executivo.


49 50

O presidente da Repblica poder delegar ao vice-presidente a atribuio de vetar projetos de lei. O vice-presidente da Repblica no poder se ausentar do pas por perodo superior a quinze dias, sem licena do Congresso Nacional.
5

Cargo: Analista Administrativo

||IBAMA13_001_01N593114||

CESPE/UnB IBAMA/2013

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
A Constituio Federal de 1988 (CF) determina que, salvo os casos especificados na legislao, obras, servios, compras e alienaes efetuados pela administrao pblica sero contratados mediante processo de licitao pblica. Considerando as regras estabelecidas pela legislao que regulamenta as licitaes, julgue os itens a seguir.
51

A respeito das aes administrativas decorrentes do exerccio da competncia no combate poluio, na proteo do meio ambiente e na preservao das florestas e paisagens naturais notveis, julgue os itens a seguir.
63

O prego eletrnico modalidade de licitao cabvel para compras, servios, locaes e alienaes em geral, desde que o objeto da licitao seja considerado comum, isto , possua padres de desempenho e qualidade que possam ser objetivamente definidos no edital, por meio de especificaes usuais praticadas no mercado. Um dos objetivos da licitao, segundo o art. 3. da Lei n. 8.666/1993, garantir a promoo do desenvolvimento nacional sustentvel. Os contratos administrativos podero ser acrescidos ou suprimidos unilateralmente pela administrao, independentemente do consentimento do contratado, em at 25% do seu valor inicial atualizado.

Em caso de infrao ambiental cometida por empreendimento com licena ambiental, ficar a cargo do rgo responsvel pela emisso do licenciamento lavrar o auto de infrao. Nesse caso, vedada a fiscalizao por outros entes federativos, por representar indesejvel sobreposio de atuao. As normas para a cooperao entre a Unio, estados, Distrito Federal e municpios, concernentes s referidas competncias constitucionais, sero disciplinadas em lei complementar a ser editada. Aes administrativas delegadas por ente federativo mediante convnio podero ser executadas por outro ente federativo, desde que este ente disponha de conselho de meio ambiente e de rgo ambiental capacitado a execut-las.

64

52

53

65

Julgue os prximos itens, relativos organizao administrativa brasileira.


54 55

So pessoas jurdicas de direito pblico as autarquias, as fundaes pblicas e as empresas pblicas. O IBAMA uma autarquia, portanto, um rgo da administrao direta e descentralizada.

Um cidado requereu por escrito, ao ente estadual encarregado do fornecimento de licenciamento ambiental, informaes a respeito da possibilidade de construo de um hotel em local prximo s margens de um rio que corta sua cidade. Com base nessa situao, julgue os prximos itens.
66

Em relao aos atos administrativos, julgue os itens seguintes.


56

De acordo com a Lei n. 9.784/1999, sero sempre motivados os atos administrativos que decidam processos administrativos de seleo pblica e recursos administrativos e revoguem ato administrativo anteriormente praticado. Ato administrativo corresponde, conceitualmente, a manifestao unilateral de vontade do Poder Executivo, com efeito jurdico imediato, exarada sob o regime jurdico de direito pblico.
67

No caso de indeferimento de acesso s informaes, poder o interessado recorrer a autoridade superior entidade que negou o pedido. Se for mantida a deciso, o cidado poder recorrer Controladoria Geral da Unio. No requerimento devem constar os motivos pelos quais o cidado pretende obter as informaes, para que seja feita a devida verificao de seus interesses. O acesso s informaes poder ser negado, caso exijam trabalhos adicionais de anlise, interpretao ou consolidao de dados, ou ainda servio de produo ou tratamento de dados que no seja de competncia da entidade.

57

68

Acerca da revogao do ato administrativo, julgue os itens que se seguem.


58 59

Tanto atos nulos quantos atos vinculados so insuscetveis de revogao. O direito da administrao de revogar os seus atos decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados.

A respeito do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) e da Poltica Nacional do Meio Ambiente, julgue os itens que se seguem.
69

De acordo com o estatuto do servidor pblico federal, julgue os itens subsecutivos.


60 61 62

Ao servidor pblico vedado promover manifestao de apreo ou desapreo no recinto da repartio. A investidura no cargo pblico ocorre com a nomeao, sendo de trinta dias o prazo para o nomeado tomar posse. A inabilitao em estgio probatrio e o abandono do cargo por mais de trinta dias consecutivos so situaes que acarretam a exonerao do servidor ocupante de cargo efetivo.
70

As atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos naturais so sujeitas ao poder policial do IBAMA e, por isso, incidncia da taxa de controle e fiscalizao ambiental (TCFA). As aes de licenciamento, registro, autorizaes, concesses e permisses relacionadas fauna, flora, e ao controle ambiental so de competncia exclusiva dos rgos e entidades integrantes do SISNAMA.
6

Cargo: Analista Administrativo

||IBAMA13_001_01N593114||

CESPE/UnB IBAMA/2013

Julgue os itens seguintes, com relao s condutas e s atividades administrativas que resultam em danos ao meio ambiente.
71

A respeito de planejamento organizacional, julgue o prximo item.


78

Cometer crime o servidor pblico que, por desconhecimento das normas aplicveis, conceder licena em desacordo com as normas ambientais para atividade cuja realizao dependa de ato autorizativo do poder pblico. As penas restritivas de direitos so aplicadas s infraes administrativas contra o meio ambiente. J os crimes ambientais so punidos com penas privativas de liberdade, penas pecunirias e prestao de servios comunidade, isoladas ou cumulativamente. As infraes administrativas contra o meio ambiente devem ser apuradas em processo administrativo prprio, assegurado o direito ao contraditrio, com a possibilidade de ser exigido o depsito prvio da multa ambiental como condio para o exerccio da defesa.

No processo decisrio, as decises programadas, que compem parte do acervo de solues da empresa, requerem a realizao de diagnstico, a criao de alternativas e a escolha de um curso de ao original.

72

Com relao aos aspectos relacionados organizao, julgue os itens seguintes.


79

73

O entendimento da cultura, embora importante, no determinante para a administrao das relaes humanas, dos conflitos e da sobrevivncia das organizaes, haja vista que as relaes sociais de uma empresa so reguladas por seu estatuto e seu regimento interno. De acordo com o enfoque situacional, tanto no modelo mecanicista quanto no modelo orgnico, as principais variveis condicionantes da estrutura organizacional so a estratgia, o ambiente, a tecnologia e o fator humano.

80

Considerando as abordagens da administrao, a evoluo da administrao pblica no Brasil e a nova gesto pblica, julgue os itens a seguir.
74

Julgue os itens a seguir, relativos funo de direo, gesto da qualidade e ao modelo de excelncia gerencial.
81

De modo geral, a nova administrao pblica tem carter descentralizador, pois, por meio do gerencialismo, equilibraram-se as questes relativas complexidade da gesto, como, por exemplo, a integrao entre os aspectos tcnicos e polticos. Na abordagem da administrao pelo pensamento sistmico, a ideia de sistema refere-se a um conjunto de entidades, denominadas elementos ou componentes, que mantm uma espcie de relao ou interao, o que possibilita a viso de uma entidade nova e distinta, em que possvel o foco no todo e no apenas nos seus componentes.

O programa de excelncia da gesto pode ser aplicado em setores estratgicos, em grupos de organizaes de todos os portes e em diferentes setores, contudo, a partir de 2013, esse programa tem sido dirigido tambm s reas de educao e sade. As competncias gerenciais so divididas em trs categorias: conhecimento, habilidades e atitudes.

75

82

No que se refere gesto de processos, julgue os prximos itens.


83

A organizao uma combinao de esforos individuais empregados com a finalidade de realizao de propsitos coletivos, ao passo que a administrao o processo de conjugar recursos humanos e materiais com o objetivo de atingir determinados fins pretendidos. Com relao a esse assunto, julgue os seguintes itens.
76

Os trs requisitos essenciais para o gerenciamento de processos corporativos so a cultura organizacional, a medio centrada nos clientes e as capacidades de integrao sistmica e de dados. Para trabalhos que envolvam o levantamento e a modelagem de processos so recomendadas abordagens do tipo top-down (realizadas a partir de uma viso mais abstrata e genrica) e bottom-up (realizadas com informaes obtidas diretamente dos atores das atividades mais operacionais).

84

Em administrao, eficincia a comparao entre o que se pretendia fazer e o que efetivamente foi feito, ou seja, quanto mais alto for o grau de realizao dos objetivos, mais eficiente ser a organizao, ao passo que eficcia a relao entre os resultados alcanados e os recursos que foram empregados, ou seja, quanto mais alto for o grau de produtividade ou economia na utilizao dos recursos, mais eficaz ser considerada a organizao. A tarefa da administrao interpretar os objetivos propostos pela empresa e transform-los em ao empresarial por meio de diferentes funes, como planejamento, organizao, direo e controle.

A respeito do oramento pblico e da atuao do governo nas finanas pblicas, julgue os itens subsequentes.
85

77

Considere que um parlamentar tenha apresentado projeto de lei para revogar uma norma vigente, segundo a qual o exerccio financeiro deve coincidir com o ano civil. Nessa situao, correto afirmar que, ainda que esse projeto de lei seja aprovado, o princpio oramentrio da anualidade continuaria em vigor no Brasil. O conceito de progressividade no est submetido aos princpios elementares da teoria da tributao.
7

86

Cargo: Analista Administrativo

||IBAMA13_001_01N593114||

CESPE/UnB IBAMA/2013

No Brasil, o oramento pblico assumiu caractersticas peculiares, principalmente aps a promulgao da CF. Com base nessas informaes, julgue os itens que se seguem.
87

Com base nas leis que regulam o sistema tributrio nacional e nas normas gerais de direito financeiro, julgue os itens que se seguem.
94

Considere que o montante total dos emprstimos realizados por determinado municpio tenha sido igual s despesas de capital fixadas no oramento municipal para o exerccio financeiro em execuo. Nessa situao, caso o municpio precise realizar mais uma operao de crdito, sem alterar o total das despesas de capital, somente poder faz-la se for aprovado pela cmara de vereadores, por maioria absoluta, um crdito suplementar ou especial com finalidade precisa. O projeto de Lei Oramentria Anual (LOA) deve ser aprovado em sesses ordinrias ou extraordinrias separadas, primeiramente no plenrio da Cmara dos Deputados, em seguida no plenrio do Senado Federal. De acordo com a legislao vigente, se o mandato do presidente da Repblica fosse alterado, o prazo de vigncia do plano plurianual da Unio (PPA) tambm seria alterado na mesma proporo.

O balano financeiro deve demonstrar as receitas e as despesas previstas, em confronto com as receitas e as despesas realizadas. 95 Se o Brasil assinar um tratado internacional que disponha de forma diversa das normas estabelecidas pela legislao tributria em vigor, a norma do tratado prevalecer e a legislao interna ser revogada. Considerando as variveis tpicas do comportamento humano nas organizaes, julgue os itens a seguir.
96

88

97

89

98

Com relao ao acompanhamento da execuo oramentria e ao gerenciamento das receitas e das despesas pblicas, julgue os seguintes itens.
90

99

Considere que o IBAMA necessite transferir recursos para a sua superintendncia localizada no estado de Pernambuco. Nessa situao, esse rgo pblico poder realizar a transferncia de recursos por meio do mecanismo de descentralizao denominado proviso. Considere que determinado recurso tenha sido vinculado, no exerccio financeiro vigente, manuteno e ao desenvolvimento do ensino e destinado a determinado municpio para a realizao de reformas de escolas pblicas municipais. Nessa situao, correto afirmar que, caso esse recurso no seja transferido para o municpio at o final do ano por falta da documentao necessria, a Unio poder destin-lo a outro municpio no exerccio seguinte, contudo ser obrigada a manter a vinculao manuteno e ao desenvolvimento do ensino.

100

Conflitos interpessoais podem ser evitados nas organizaes pblicas se os servidores empregarem estratgias informais de comunicao, o que favorece o fluxo contnuo das informaes. O envolvimento do gerente com seus subordinados com o intuito de influenci-los para a realizao das atividades e a consecuo das metas demonstra um tipo de liderana organizacional. Para que haja comprometimento e desempenho no trabalho, a incluso de novos servidores pblicos ocorrer mediante a internalizao dos valores organizacionais e o alinhamento desses valores com os valores individuais. A sade do servidor pblico deve ser entendida como algo global ou amplo, que envolve diferentes variveis individuais e organizacionais. As intervenes em sade e qualidade de vida devem ser guiadas por esse entendimento complexo. A liderana um tpico fenmeno interpessoal que tem impacto direto na motivao dos funcionrios e, por consequncia, em seus desempenhos individuas e coletivos.

Com relao aos processos de gesto de pessoas nas organizaes, julgue os itens seguintes.
101 As organizaes pblicas, especialmente da administrao

91

102

103

Julgue os itens a seguir, relativos ao sistema de planejamento e oramento federal e aos sistemas de informao em uso no governo federal.
92

104

A nota de liquidao o documento utilizado pelo Sistema Integrado de Administrao Financeira (SIAFI) do governo federal para registrar a apropriao de receitas e despesas, bem como outros atos e fatos administrativos, includos os relativos a entidades supervisionadas, associados a eventos contbeis no vinculados a documentos especficos. Compete s unidades responsveis pelas atividades de oramento exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio.

105

106

93

pblica direta, tm adotado estratgias de recrutamento misto para atrair candidatos para ocuparem suas vagas. Essa estratgia fortalece os quadros de pessoal, pois d oportunidade ampla de concorrncia aos interessados. O atrelamento das metas de desempenho individual aos desempenhos nos demais nveis organizacionais uma caracterstica da avaliao de desempenho no mbito da administrao pblica. O desenvolvimento das competncias dos servidores pblicos deve ser amparado por atividades de mapeamento das necessidades de capacitao, que fundamentam a construo de aes para que as lacunas de capacitao sejam minoradas ao longo do tempo. A descrio de competncias deve ser pautada por cuidados metodolgicos, os quais devem envolver o uso de verbos, a indicao de critrios e condies e a presena de obviedades para tornar a competncia mais clara em termos de redao. A articulao das competncias individuais e organizacionais possvel, de modo terico e prtico, a partir das validaes das competncias em relao formulao estratgica das organizaes. Expresso no Decreto n.o 7.203/2010, que dispe sobre a vedao do nepotismo na administrao pblica federal, o nepotismo, seja vertical, horizontal ou transversal, deve ser combatido na administrao pblica, pois atenta contra a tica e a moralidade pblica.
8

Cargo: Analista Administrativo

||IBAMA13_001_01N593114||

CESPE/UnB IBAMA/2013

Julgue os itens seguintes, relativos conduta tica dos servidores pblicos.


107 O servidor pblico deve sempre comunicar a seus superiores

Com relao administrao de recursos materiais, julgue os itens subsecutivos.


114 Considere que a curva ABC mostrada abaixo obedece aos

qualquer ato ou fato contrrio aos interesses e princpios ticos da administrao pblica, mesmo em situaes polticas e administrativas adversas.
108 Em um processo administrativo, o servidor pblico deve expor

critrios de construo apresentados na tabela conseguinte. Com base nos parmetros apresentados, e considerando que os itens do estoque estejam enumerados de I a X, correto afirmar que o item III pertence classe B da classificao ABC.

os fatos conforme a verdade, desde que no haja prejuzo a terceiros e administrao pblica, obedecendo aos preceitos de sigilo e confidencialidade de fatos que ensejarem dano s partes envolvidas.
109 O administrado pode acompanhar os trmites de processo

administrativo que o envolva, com exceo de processos que tramitem em segredo de justia.
% de itens % valor 68% 22% 10%

Acerca de tica no servio pblico, julgue os itens que se seguem.


110 Considere que um servidor pblico tenha sido agredido

itens A itens B itens C

20% 30% 50%

verbalmente por um colega de trabalho e que, em virtude das ofensas, tenha agredido fisicamente seu par. Nesse caso, o servidor que agrediu fisicamente no poder ser demitido, pois a gravidade da situao atenuada pela agresso verbal sofrida anteriormente.
111 Constituem-se como abandono de cargo a no entrega de

115 A utilizao do sistema denominado planejamento de

necessidades materiais (materials requirements planning) implica na definio do programa-mestre de produo.


116 A colagem e a grampeao so os mtodos mais seguros para

fechamento de sacos de papel ou de tecido para armazenagem.


117 vedado o transporte de cargas perigosas, como explosivos e

atividades previamente delegadas pela chefia imediata, a no participao em reunies e demais atividades no setor e o no comparecimento s dependncias da unidade para realizao de atividades, mesmo em perodo inferior a trinta dias.
112 O servidor pblico que, em virtude de ideologia poltica ou

substncias infecciosas, no modal areo.


118 Estudo dos materiais, anlise de fornecedores e anlise de

embalagens e transportes so atividades da etapa de pesquisa de compras. A respeito da gesto patrimonial na administrao pblica federal, julgue os itens subsequentes.
119 Deve-se avaliar o material a ser alienado conforme os preos

religiosa, deixa de realizar atividades previstas para o cargo que ocupa, comete ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica.
113 A utilizao de cargo pblico para favorecer enriquecimento

atualizados e praticados no mercado.


120 proibida a realizao de licitao cujo objeto inclua bens

ilcito de amigo ou parente considerada improbidade administrativa que causa prejuzo ao errio.
Cargo: Analista Administrativo

sem similaridade ou de marcas, caractersticas e especificaes exclusivas, salvo em casos especficos previstos em legislao.
9

||IBAMA13_001_01N593114||

CESPE/UnB IBAMA/2013

PROVA DISCURSIVA
Nesta prova, faa o que se pede, usando, caso deseje, o espao para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois no ser avaliado fragmento de texto escrito em local indevido. Qualquer fragmento de texto alm da extenso mxima de linhas disponibilizadas ser desconsiderado. Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabealho da primeira pgina, pois no ser avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado. Ao domnio do contedo sero atribudos at 20,00 pontos, dos quais at 1,00 ponto ser atribudo ao quesito apresentao e estrutura textual (legibilidade, respeito s margens e indicao de pargrafos).

A identificao das competncias relevantes conquista dos objetivos organizacionais pode orientar diversos processos aplicados gesto de pessoas. H uma variedade de aplicaes, contudo sabe-se que a articulao das competncias com a estratgia das organizaes o ponto principal. Desse modo, a gesto por competncias contribui para o alcance da vantagem competitiva e para a mudana e a inovao organizacionais.

Considerando o texto acima, que tem carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.
AS APLICAES DO MAPEAMENTO DE COMPETNCIAS GESTO DE PESSOAS NAS ORGANIZAES

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: < < < aplicaes para avaliao de desempenho e para retribuio; [valor: 6,00 pontos] aplicaes para diagnstico de necessidades de capacitao, para planejamento educacional e para trilhas de aprendizagem; [valor: 6,50 pontos] aplicaes para recrutamento e seleo de pessoas. [valor: 6,50 pontos]

Cargo: Analista Administrativo

10

||IBAMA13_001_01N593114||

CESPE/UnB IBAMA/2013

RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Cargo: Analista Administrativo

11

You might also like