You are on page 1of 39

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Ol aluno(a)!

Finalmente saiu o Edital do IBAMA para Analista Administrativo, so 108 vagas! Ento vamos caprichar nos estudos para que uma delas seja sua! Seja bem vindo ao curso de LEGISLAO DO SETOR DO MEIO AMBIENTE TEORIA E EXERCCIOS para o concurso para Analista Administrativo do IBAMA. Esse curso abordar todo o tpico Legislao do Setor de Meio Ambiente do edital, que comum a todos os cargos. Eu acredito em pelo menos 8 (oito) itens desse tpico na prova, por isso a importncia do curso.

Primeiramente eu vou me apresentar:

Ol, meu nome Giancarlo Brugnara Chelotti. Sou Engenheiro Florestal e Especialista em Geoprocessamento e, desde que me formei, em 2010, me dediquei a me tornar servidor pblico. Sempre busquei fazer concursos relacionados minha rea de atuao, que meio ambiente e esse sempre foi meu foco de estudos. Sou servidor pblico federal desde setembro de 2010. Atualmente sou Analista de Engenharia Florestal/Perito do Ministrio Pblico da Unio lotado na Procuradoria Geral da Repblica. Porm, antes disso, obtive aprovao em diversos outros concursos como EMATER/DF, SEMARH/GO, INCRA, SEAP/DF, IJSN/ES e MPA onde fui servidor efetivo por nove meses antes de tomar posse na PGR em julho de 2011. Desde a graduao e em toda minha trajetria como servidor pblico trabalho na rea de meio ambiente e, principalmente, com legislao ambiental. Devido ao meu atual trabalho, estou acostumado a escrever de forma mais didtica sobre temas ambientais, visto que elaboro pareceres e notas tcnicas para assessorar a atuao dos Procuradores da Repblica, que nem sempre tm bom domnio de temas relacionados ao meio ambiente. Recentemente ministrei dois cursos aqui no Ponto dos Concursos: Legislao do Setor de Meio Ambiente em Exerccios IBAMA (Tcnico Administrativo) e Direito Pblico (Item 17) MPOG. Ambos possuem algumas semelhanas com este. Agora que estamos devidamente apresentados, vou explicar como vai funcionar esse curso.
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Esse curso ser divido em 7 (sete) aulas, conforme o cronograma a seguir:

AULA 0 Demonstrativa (03/11/2012): Lei n. 7.735/1989 (Criao do IBAMA) e Decreto n 6.099/2007 (Estrutura Regimental do IBAMA) AULA 1 (12/11/2012): Lei n. 6938/1981 (PNMA) e Decreto n. 99.274/1990 (CONAMA) AULA 2 (26/11/2012): Lei n. 9605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) AULA 3 (06/12/2012): administrativas ambientais) Decreto n. 6514/2008 (infraes

AULA 4 (17/12/2012): Lei Complementar n. 140/2011 (Competncias Ambientais) e Instruo Normativa IBAMA n. 31/2009 (Cadastro Tcnico Federal) AULA 5 (27/12/2012): Lei n. 10.410/2002 (Carreira Especialista em meio ambiente) + Decreto n 5.707/2006 (Desenvolvimento de pessoal) AULA 6 (07/01/2013): Lei n. 12.527/2011 e Decreto n 7.724/2012 (Lei de acesso informao).

As aulas consistiro de um apanhado geral dos temas, explicando seus pontos chave e dando maior nfase queles que so mais importantes e que so frequentemente cobrados em concursos. No decorrer das aulas apresentarei tambm algumas questes j cobradas em concursos do CESPE sobre esses temas para facilitar o aprendizado e fixar bem o contedo. Ao final de cada aula farei um resumo dos pontos chave, ou seja, aqueles que SEMPRE CAEM nas provas do CESPE e que voc NO PODE ESQUECER! No se esquea de que alm das seis aulas, o Frum de Dvidas est sempre disponvel para voc. Use e abuse dele! Qualquer dvida sobre as aulas ou sobre o contedo, no hesite em me perguntar via frum! Ento vamos aula:

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI AULA 0 (DEMONSTRATIVA): LEI N. 7.735/1989 (CRIAO DO IBAMA) E DECRETO N. 6.099/2007 (ESTRUTURA REGIMENTAL DO IBAMA)

Antes de comear a aula propriamente dita vou explicar uma coisa a vocs sobre essas normas: Esses dois atos normativos so especficos para o IBAMA e, portanto, s so cobradas em editais de concursos para esse rgo. No concurso do IBAMA de 2005 a Lei n. 7.735/1989 no foi sequer citada do no edital como contedo de avaliao e o Decreto n. 6.099/2007 ainda no existia (obviamente). No concurso de 2008 ambos atos normativos estavam no edital como objeto de avaliao, porm no foi cobrado nenhum item de nenhuma dessas duas normas. Nesse ultimo concurso para Tcnico Administrativo do IBAMA (2012) caram apenas 3 (trs) itens sobre essas normas, e so as nicas questes que encontrei sobre isso. Eu procurei bastante e no achei nenhuma outra questo de nenhuma banca sobre essas normas. Inclusive, se algum aluno encontrar alguma questo sobre alguma delas, faa o favor de me enviar que eu farei questo de resolv-la para toda turma, seja atravs de um artigo no site ou at uma pequena aula extra se for necessrio, ok? Dada a escassez de questes elaboradas por bancas e j cobradas em concursos sobre o tema da nossa aula de hoje, vou apresentar a aula com algumas questes elaboradas por mim sobre os temas mais relevantes de cada ato normativo. Tenho certeza que isso no prejudicar em nada o nosso curso. Pelo contrrio! Pois terei liberdade de abordar de diferentes formas os temas sem ficar preso a uma questo. Sem mais demora, vamos comear:

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI I LEI N. 7.735, DE 22 DE FEVEREIRO DE 1989 (CRIAO DO IBAMA)

A lei n. 7.735/1989 extinguiu a antiga Secretaria Especial do Meio Ambiente SEMA e a Superintendncia do Desenvolvimento da Pesca SUDEPE. Alm disso, e principalmente, criou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA, e definiu suas finalidades. Vamos ver como a Lei nos apresenta isso:

Art. 1 Ficam extintas: I - a Secretaria Especial do Meio Ambiente -SEMA, rgo subordinado ao Ministrio do Interior, instituda pelo Decreto n 73.030, de 30 de outubro de 1973; II - a Superintendncia do Desenvolvimento da Pesca - SUDEPE, autarquia vinculada ao Ministrio da Agricultura, criada pela Lei Delegada n 10, de 11 de outubro de 1962. Art. 2o criado o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA, autarquia federal dotada de personalidade jurdica de direito pblico, autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministrio do Meio Ambiente, com a finalidade de: I - exercer o poder de polcia ambiental; II - executar aes das polticas nacionais de meio ambiente, referentes s atribuies federais, relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, autorizao de uso dos recursos naturais e fiscalizao, monitoramento e controle ambiental, observadas as diretrizes emanadas do Ministrio do Meio Ambiente; e III - executar as aes supletivas de competncia da Unio, de conformidade com a legislao ambiental vigente.

O art. 2 definiu a natureza jurdica do IBAMA: Autarquia federal; sua personalidade jurdica: pessoa jurdica de direito pblico; sua autonomia: administrativa e financeira; e seu vnculo: vinculado ao Ministrio do Meio Ambiente.

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Sobre isso vou deixar algumas dicas para que vocs no caiam em eventuais peguinhas, ok?

1 O IBAMA Autarquia Federal, no Entidade Autrquica em Regime Especial. So coisas diferentes! 2 O IBAMA possui apenas autonomia administrativa e financeira. No possui autonomia oramentria! Autonomia oramentria a capacidade de elaborar o prprio oramento. Isso o IBAMA no tem. O oramento do IBAMA est contido no oramento do Poder Executivo. 3 O IBAMA apenas vinculado ao Ministrio do Meio Ambiente. No subordinado! No existe uma relao de hierarquia entre esses rgos.

Outro ponto importante a definio das finalidades do IBAMA. So 3 (trs) finalidades: i) exercer o poder de polcia ambiental, ii) executar aes das polticas nacionais de meio ambiente referente s atribuies federais, e iii) executar aes supletivas de competncia da Unio em conformidade com a legislao ambiental. O IBAMA possui essas atribuies por causa de sua natureza. Ele o rgo executor do Sistema Nacional de Meio Ambiente, segundo a Poltica Nacional do Meio Ambiente (Lei n. 6.938/81, tema da nossa prxima aula).

Sobre isso, vamos ver algumas questes:

1 A sigla IBAMA significa Instituto Brasileiro do Meio Ambiente Apesar da sigla IBAMA parecer realmente significar o que est descrito na questo, ele bem diferente. IBAMA significa Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis. Esse nome assim por causa das atribuies dessa autarquia, quais sejam a proteo ao meio ambiente e fiscalizao no uso dos recursos naturais renovveis. A fiscalizao do uso de recursos naturais no renovveis, como petrleo (fiscalizado pela ANP) e minrio (fiscalizado pelo DNPM) no atribuio do IBAMA, apesar de serem atividades potencialmente poluidoras. Afirmativa ERRADA.
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Prxima:

2 O IBAMA uma entidade autrquica de regime especial dotada de personalidade jurdica de direito pblico, autonomia administrativa, financeira e oramentria. O IBAMA realmente possui personalidade jurdica de direito pblico, autonomia administrativa e financeira. Mas esse rgo uma autarquia federal. Entidade autrquica em regime especial outra coisa: so as agncias reguladoras, que no o caso do IBAMA. Alm disso, esse rgo no possui autonomia oramentria! Possui apenas autonomia administrativa e financeira. Cuidado para no confundir! Afirmativa ERRADA. Prxima:

3 O IBAMA possui uma autarquia federal que possui autonomia administrativa e financeira, subordinada ao Ministrio do Meio Ambiente. O IBAMA realmente uma autarquia federal que possui autonomia administrativa e financeira. Porm esse rgo no subordinado ao Ministrio do Meio Ambiente (MMA), ele VINCULADO. No h, portanto, relao de subordinao entre esses dois rgos. Afirmativa ERRADA. Prxima:

4 O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA uma autarquia federal dotada de personalidade jurdica de direito pblico, autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministrio do Meio Ambiente. De acordo com o art. 2, caput da Lei n. 7.735/1989 exatamente isso: O IBAMA uma autarquia federal dotada de personalidade jurdica de direito pblico, autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministrio do Meio Ambiente. Afirmativa CERTA.
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Prxima:

5 (CESPE) IBAMA (2012) Tcnico Administrativo. Em virtude da vinculao do IBAMA ao Ministrio do Meio Ambiente (MMA), as aplicaes de recursos financeiros feitas pela autarquia federal sujeitam-se aprovao prvia pelo MMA. Essa questo uma das trs questes que mencionei que caram na ltima prova do IBAMA, para Tcnico Administrativo, que ocorreu no dia 21/10/2012. O IBAMA apenas vinculado ao MMA, e no subordinado. As aplicaes de recursos financeiros feitas por essa autarquia no se sujeitam aprovao prvia pelo MMA por dois motivos: 1: O IBAMA possui autonomia financeira, que a prerrogativa de aplicar seus recursos financeiros sem necessidade de aprovao prvia de outro rgo; e 2: no h nenhuma relao de subordinao entre MMA e IBAMA. A necessidade de aprovao de aplicaes financeiras caracterizaria uma subordinao, que sabemos que no existe. Portanto item ERRADO. Prxima:

6 Apesar de no ser um rgo de segurana pblica, o IBAMA possui a finalidade de exercer o poder de polcia ambiental. Realmente o IBAMA no um rgo de segurana pblica. O IBAMA rgo executor do Sistema Nacional do Meio Ambiente SISNAMA. Mesmo assim, a lei de sua criao deu a finalidade de exercer o poder de polcia ambiental, conforme prev o inciso I do art. 2. Afirmativa CERTA. Prxima:

7 - O IBAMA possui a finalidade de formular, coordenar, executar e fazer executar a poltica nacional do meio ambiente e da preservao, conservao e uso racional, fiscalizao, controle e fomento dos recursos naturais renovveis.

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Conforme o inciso II, do art. 2, o IBAMA possui a finalidade de apenas executar as polticas nacionais de meio ambiente. Segundo a Poltica Nacional do Meio Ambiente, objeto da nossa prxima aula, a funo de formular as polticas do Presidente da Repblica, assessorado pelo Conselho de Governo e a funo de coordenar as polticas ambientais do Ministrio do Meio Ambiente. Alm disso, a Poltica Nacional do Meio Ambiente nica e engloba todo o meio ambiente. No existe, como o item afirma, a poltica nacional do meio ambiente e da preservao, conservao e uso racional, fiscalizao, controle e fomento dos recursos naturais renovveis. Existe uma s poltica, que a PNMA. Afirmativa ERRADA. Prximo:

8 Entre as funes do IBAMA esto as de executar aes das polticas nacionais de meio ambiente, referentes s atribuies federais, relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, autorizao de uso dos recursos naturais e fiscalizao, monitoramento e controle ambiental, observadas as diretrizes emanadas do Ministrio do Meio Ambiente; Esse item apresentou com exatido uma das finalidades do IBAMA, expressa no inciso II do art. 2. Afirmativa CERTA.

A Lei n. 7.735/1989 tambm informa por quem o IBAMA ser administrado:

Art. 3 O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis - Ibama, ser administrado por 1 (um) Presidente e 5 (cinco) Diretores, designados em comisso pelo Presidente da Repblica.

Por fim, a Lei determina que os recursos financeiros e oramentrios, dos rgos extintos, bem como os cargos e o pessoal sejam transferidos para o IBAMA: 8 Prof. Giancarlo Chelotti www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Art. 4 O patrimnio, os recursos oramentrios, extra-oramentrios e financeiros, a competncia, as atribuies, o pessoal, inclusive inativos e pensionistas, os cargos, funes e empregos da Superintendncia da Borracha - SUDHEVEA e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal - IBDF, extintos pela Lei n 7.732, de 14 de fevereiro de 1989, bem assim os da Superintendncia do Desenvolvimento da Pesca - SUDEPE e da Secretaria Especial do Meio Ambiente - SEMA so transferidos para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis, que os suceder, ainda, nos direitos

Esses foram os pontos que considero mais importantes dessa lei e que podem aparecer na nossa prova porm no deixe de ler a lei na ntegra, ok? Agora vamos estudar a segunda parte da nossa aula:

II DECRETO N. 6.099, DE 26 DE ABRIL DE 2007. (ESTRUTURA REGIMENTAL DO IBAMA)

O Decreto n. 6.099/2007 aprovou a nova estrutura regimental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais IBAMA e tambm aprovou o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comisso desse rgo. Cuidado para no confundir Estrutura Regimental com Regimento Interno! So coisas diferentes. O primeiro trata da estruturao fsica do rgo (Sede, cargos), suas finalidades, organograma e competncia de cada rgo interno. O segundo trata do funcionamento interno do rgo, tramitao de documentos e processos, ou seja, como o rgo vai funcionar para alcanar o que foi definido na Estrutura Regimental. Eu pessoalmente no acredito que o CESPE v cobrar questes sobre a quantidade de cargos em comisso do IBAMA, ou quantos cargos em cada setor (Inclusive acho uma bela sacanagem se cair isso!). Por isso no vou abordar esse assunto, porm no deixem de ler o Anexo II desse Decreto para no passar em branco. Ento vamos ver uma questo para aquecer:

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI 9 - O Decreto n. 6.099/2007 aprovou o regimento interno e o quadro demonstrativo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais IBAMA. Na ementa do Decreto n. 6.099/2007 se afirma que ele aprova a Estrutura Regimental, no o regimento interno. O regimento interno deve ser aprovado por Portaria do Ministro de Estado do Meio Ambiente, que a pessoa competente para elaborar esse tipo de ato normativo. No caso do IBAMA, foi dado um prazo de 90 dias para elaborao do regimento interno a partir da publicao desse Decreto, conforme trecho abaixo:

Art. 4 O regimento interno do IBAMA ser aprovado pelo Ministro de Estado do Meio Ambiente e publicado no Dirio Oficial da Unio, no prazo de noventa dias, contado da data de publicao deste Decreto.

Portanto item ERRADO.

Agora vamos estudar a estrutura regimental do IBAMA, de acordo com o Anexo I do Decreto n. 6.099/2007:

II.I Natureza, sede e finalidades

Da mesma forma que a Lei 7.735/1989, esse decreto informa a natureza jurdica, personalidade jurdica, autonomia e vinculao do IBAMA. Porm, ele altera a natureza jurdica em relao Lei. Alm disso, determinou a sede do IBAMA e sua jurisdio. Vamos ver a definio do IBAMA apresentada no art. 1 do anexo I do Decreto n. 6.099/2007:

Art. 1 O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA, entidade autrquica de regime especial, com autonomia administrativa e financeira, dotada de personalidade jurdica de direito pblico, com sede em Braslia, Distrito Federal, e jurisdio em todo o territrio nacional, criada pela
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Lei n 7.735, de 22 de fevereiro de 1989, vincula-se ao Ministrio do Meio Ambiente, e tem como finalidades:[grifei]

Observem o trecho que eu grifei. Segundo o Decreto n. 6.099/2007 o IBAMA sim uma entidade autrquica de regime especial, com autonomia administrativa e financeira, dotada de personalidade jurdica de direito pblico. Agora vocs vo me perguntar: Mas professor! A Lei n. 7.735/1989 fala que o IBAMA uma Autarquia Federal! E voc falou que o IBAMA no autarquia de regime especial! Falei mesmo! tudo verdade! Segundo a Lei n. 7.735/1989, o IBAMA uma AUTARQUIA FEDERAL, e segundo o Decreto n. 6.099/2007 o IBAMA ENTIDADE AUTRQUICA DE REGIME ESPECIAL. Mas e agora? E na prova? O que vocs vo responder se isso for perguntado? Existem trs possibilidades:

1. Se a banca perguntar Segundo a Lei n. 7.735/1989... voc deve considerar o IBAMA como uma AUTARQUIA FEDERAL. 2. Se a banca perguntar Segundo o Decreto n. 6.099/2007... voc deve considerar o IBAMA como uma ENTIDADE AUTARQUICA DE REGIME ESPECIAL. 3. Se a banca no falar nada sobre qual das duas normas ela est se referindo ou fizer igual fez na prova passada, na qual o CESPE comeou o enunciado das questes sobre essas normas assim: Em relao s normas que criam e estabelecem a estrutura regimental do IBAMA, julgue os itens seguintes. voc vai considerar que o IBAMA uma AUTARQUIA FEDERAL (definio da Lei).

Apesar dessa incoerncia entre a Lei n. 7.735/1989 e o Decreto n. 6.099/2007, a doutrina entende que o IBAMA uma AUTARQUIA FEDERAL, ou seja, vale o que est na Lei. Alm disso, sabemos que uma norma infra-legal no pode contrariar o que est previsto na Lei, apenas pode detalhar, como o caso desse mesmo artigo, que ao definir a sede e a jurisdio do IBAMA apenas detalhou a Lei, mas no a contrariou.

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Ento se a banca perguntar a natureza jurdica do IBAMA, voc vai dizer que AUTARQUIA FEDERAL, a no ser que ele pergunte de acordo com o Decreto n. 6.099/2007, ok? Vamos ver uma questo sobre isso:

10 Segundo o Decreto n. 6.099/2007, O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais IBAMA uma entidade autarquia de regime especial, com autonomia administrativa e financeira, dotada de personalidade jurdica de direito pblico. Esse item polmico! J expliquei o porqu, no ? Como item afirmou Segundo o Decreto n. 6.099/2007, devemos considerar o IBAMA como entidade autrquica de regime especial. Item CERTO

Alm da definio, o Decreto n. 6.099/2007 tambm praticamente reproduziu as finalidades do IBAMA estabelecidas na Lei n. 7.735/1989:

Art. 1 O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA, [.] e tem como finalidades: I - exercer o poder de polcia ambiental de mbito federal; II - executar aes das polticas nacionais de meio ambiente, referentes s atribuies federais, relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, autorizao de uso dos recursos naturais e fiscalizao, monitoramento e controle ambiental, observadas as diretrizes emanadas do Ministrio do Meio Ambiente; e III - executar as aes supletivas da Unio, de conformidade com a legislao ambiental vigente.

O trecho que eu grifei a nica diferena entre as finalidades do IBAMA previstas na Lei e no Decreto. Esse acrscimo no prejudica em nada a aplicao do artigo, pois o decreto no inovou nem contrariou a lei, apenas
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI delimitou, o que perfeitamente aceitvel, ok? Vamos ver uma questo sobre isso:

11 (CESPE) IBAMA (2012) Tcnico Administrativo Compete ao IBAMA o exerccio do poder de polcia ambiental nos mbitos federal, estadual e municipal, dado que esse rgo tem jurisdio em todo o territrio nacional. Essa questo tambm caiu na ltima prova do IBAMA, e teve aquele enunciado que apresentei anteriormente: Em relao s normas que criam e estabelecem a estrutura regimental do IBAMA, julgue os itens seguintes. Isso quer dizer que para responder essa questo voc deve ter em mente as duas normas. Ento vamos l! Segundo a Lei n. 7.735/1989, o IBAMA tem a finalidade (entre outras) de exercer o poder de polcia ambiental (Art. 2, inciso I). Segundo o Decreto n. 6.099/2007, o IBAMA tem jurisdio em todo territrio nacional (Anexo I, art. 1, caput) e a finalidade (entre outras) de exercer o poder de polcia de mbito federal (Anexo I, art. 1, inciso I), nada fala sobre mbitos estadual e municipal. Ou seja, segundo essas normas o poder de polcia do IBAMA tem mbito federal, apenas. Portanto item ERRADO Para cumprir as trs finalidades previstas, o Decreto estabeleceu 19 (dezenove) aes federais que devem ser desenvolvidas pelo IBAMA, de acordo com as diretrizes fixadas pelo Ministrio do Meio Ambiente. Vamos ver quais so elas:

Art. 2 No cumprimento de suas finalidades e ressalvadas as competncias das demais entidades que integram o Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, cabe ao IBAMA, de acordo com as diretrizes fixadas pelo Ministrio do Meio Ambiente, desenvolver as seguintes aes federais: I - proposio e edio de normas e padres de qualidade ambiental; II - zoneamento ambiental; III - avaliao de impactos ambientais;

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI IV - licenciamento ambiental de atividades, empreendimentos, produtos e processos considerados efetiva ou potencialmente poluidores, bem como daqueles capazes de causar degradao ambiental, nos termos da legislao em vigor; V - implementao dos Cadastros Tcnicos Federais de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental e de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras dos Recursos Ambientais; VI - fiscalizao e aplicao de penalidades administrativas ambientais ou compensatrias pelo no-cumprimento das medidas necessrias preservao ou correo da degradao ambiental, nos termos da legislao em vigor; VII - gerao, integrao e disseminao sistemtica de informaes e conhecimentos relativos ao meio ambiente; VIII - disciplinamento, cadastramento, licenciamento, monitoramento e fiscalizao dos usos e acessos aos recursos ambientais, florsticos e faunsticos; IX - anlise, registro e controle de substncias qumicas, agrotxicos e de seus componentes e afins, conforme legislao em vigor; X - assistncia e apoio operacional s instituies pblicas e sociedade, em questes de acidentes e emergncias ambientais e de relevante interesse ambiental; XI - execuo de programas de educao ambiental; XII - fiscalizao e controle da coleta e transporte de material biolgico; XIII - recuperao de reas degradadas; XIV - auxiliar na implementao do Sistema Nacional de Informaes sobre o Meio Ambiente - SINIMA; XV - aplicao, no mbito de sua competncia, dos dispositivos e acordos internacionais relativos gesto ambiental; XVI - monitoramento, preveno e controle de desmatamentos, queimadas e incndios florestais; XVII - elaborao do sistema de informao para a gesto do uso dos recursos faunsticos, pesqueiros e florestais;

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI XVIII - elaborao e estabelecimento de critrios, padres e proposio de normas ambientais para a gesto do uso dos recursos pesqueiros, faunsticos e florestais; e XIX - elaborao do Relatrio de Qualidade do Meio Ambiente. Vamos ver como isso foi cobrado em prova.

12 Entre as aes federais cabveis ao IBAMA, encontram-se o zoneamento ambiental, a recuperao de reas degradadas e o monitoramento, preveno e controle de desmatamentos, queimadas e incndios Florestais. Segundo o art. 2, o zoneamento ambiental (inciso II), a recuperao de reas degradadas (inciso XIII), e o monitoramento, preveno e controle de desmatamentos, queimadas e incndios florestais (inciso XVI) so aes federais cabveis ao IBAMA. Item CERTO.

II.II Estrutura Organizacional.

Segundo o art. 3 do Anexo I do Decreto n. 6.099/2007, o IBAMA se divide em 5 rgos: rgo colegiado; rgo de assistncia direta ao Presidente; rgos seccionais; rgos especficos singulares e rgos descentralizados. Os rgos seccionais se dividem em: Procuradoria Federal Especializada, Auditoria Interna, Corregedoria e Diretoria de Planejamento, Administrao e Logstica. Os rgos especficos singulares so: Diretoria de Qualidade Ambiental; Diretoria de Licenciamento Ambiental; Diretoria de Proteo Ambiental e Diretoria de Uso Sustentvel da Biodiversidade e Florestas. J os rgos descentralizados so: Executivas; Centros Especializados e as Operativas). Superintendncias; Gerncias Unidades Avanadas (Bases

Vamos ver como o Decreto apresentou isso:

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Art. 3 O IBAMA tem a seguinte estrutura organizacional: I - rgo colegiado: Conselho Gestor; II - rgo de assistncia direta e imediata ao Presidente: Gabinete; III - rgos seccionais: a) Procuradoria Federal Especializada; b) Auditoria Interna; c) Corregedoria; e d) Diretoria de Planejamento, Administrao e Logstica; IV - rgos especficos singulares: a) Diretoria de Qualidade Ambiental; b) Diretoria de Licenciamento Ambiental; c) Diretoria de Proteo Ambiental; e d) Diretoria de Uso Sustentvel da Biodiversidade e Florestas; V - rgos descentralizados: a) Superintendncias; b) Gerncias Executivas; c) Centros Especializados; e d) Unidades Avanadas - Bases Operativas. Pargrafo nico. A fixao das atribuies especficas e a jurisdio dos rgos descentralizados das categorias Superintendncias, Gerncias Executivas, Centros Especializados e Unidades Avanadas sero definidas no regimento interno do IBAMA, obedecidos os quantitativos previstos neste Decreto, bem como as peculiaridades dos principais ecossistemas brasileiros.

Eu sei que a estrutura parece complexa e de difcil memorizao, por isso vou apresent-la em forma de organograma, para facilitar sua memorizao:
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI

Fonte: IBAMA (Adaptado) Voc pode estar sentindo falta dos Centros Especializados nesse organograma. Esse fato se ocorreu pois a localizao hierrquica desses rgos no est definida no Decreto n. 6.099/2007. Vamos ver uma questo sobre isso:

13 Conforme sua estrutura organizacional, o IBAMA se divide 5 rgos: rgo colegiado, rgo central, rgos seccionais, rgos setoriais, e rgos descentralizados. Segundo o art. 3, realmente o IBAMA se divide em 5 rgos, porm a diviso no a que foi apresentada pelo item. Vamos ver ento qual essa diviso: Item ERRADO.

II.III Direo e nomeao

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Assim como previsto na Lei n. 7.735/1989, o Decreto n. 6.099/2007 tambm define que o IBAMA ser dirigido pelo seu Presidente e por seus Diretores. Alm disso, prev que os cargos em comisso desse rgo devem ser providos preferencialmente por servidores pblicos dos quadros de pessoas dos rgos integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente SISNAMA. Vamos ver como a norma estabelece isso:

Art. 4o O IBAMA ser dirigido por seu Presidente e por seus Diretores. Art. 5o As nomeaes para os cargos em comisso e funes gratificadas integrantes da estrutura regimental do IBAMA sero efetuadas em conformidade com a legislao vigente. Pargrafo nico. Os cargos em comisso sero providos, preferencialmente, por servidores pblicos dos quadros de pessoal dos rgos integrantes do SISNAMA.

Vamos ver como isso j foi cobrado em prova:

14 (CESPE) IBAMA (2012) Tcnico Administrativo. Apesar de o IBAMA integrar o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), no exigido, pela norma que aprova a estrutura regimental da autarquia, que os cargos em comisso sejam providos, exclusivamente, por servidores pblicos dos quadros de pessoal dos rgos integrantes do SISNAMA. Essa questo tambm esteve presente na ltima prova do IBAMA, para Tcnico Administrativo, realizada em 21/10/2012, e cobrou exatamente o teor do art. 5, pargrafo nico do Anexo I do Decreto n. 6.099/2007. Segundo ele, os cargos em comisso do IBAMA sero providos preferencialmente (e no exclusivamente) por servidores pblicos dos quadros de pessoal dos rgos integrantes do SISNAMA. Isso quer dizer que a norma no exige, apenas orienta para que seja feito dessa forma. Na prtica, significa que a maioria dos cargos devem ser providos por servidores dos rgos do SISNAMA, mas no necessariamente todos. Portanto item CERTO.
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI II.IV rgo Colegiado

O rgo colegiado do IBAMA o Conselho Gestor, que possui carter consultivo. Ele integrado pelo Presidente do IBAMA, que tambm preside esse Conselho, pelos Diretores e pelo Procurador Chefe. Esses so os membros permanentes do Conselho. Os membros permanentes tm direito a voto nas reunies. Tambm podem integrar o Conselho Gestor, na condio de membros convidados, portanto sem direito a voto, o Chefe de Gabinete, o Auditor Chefe e os demais assessores da Presidncia. A critrio do Presidente do IBAMA, podem ser eventualmente convidadas a participar da reunio do Conselho Gestor outras autoridades, como Superintendentes e gestores do IBAMA ou do Ministrio do Meio Ambiente. Todos esses sem direito a voto. Vamos ver como o Decreto trouxe isso:

Art. 6o Integram o Conselho Gestor, colegiado de carter consultivo: I - o Presidente do IBAMA, que o presidir; II - os Diretores; e III - o Procurador-Chefe. 1o Integram tambm o Conselho Gestor, na condio de membros convidados, sem direito a voto: I - o Chefe de Gabinete; II - o Auditor-Chefe; e III - os demais assessores da Presidncia. 2o A critrio do Presidente do Conselho Gestor, podero ser convidados a participar das reunies do colegiado Superintendentes, Gerentes Executivos e Chefes dos Centros Especializados, gestores e tcnicos do IBAMA e do Ministrio do Meio Ambiente e de outros rgos e entidades da administrao pblica federal, estadual e municipal, bem como representantes de entidades nogovernamentais, sem direito a voto.
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI 3o O Conselho Gestor ter uma secretaria-executiva instituda no mbito do Gabinete da Presidncia. 4o Em caso de impedimento do membro titular, este ser representado por seu substituto legal.

Vamos ver uma questo sobre isso:

15 O Conselho Gestor, colegiado de carter consultivo de deliberativo, composto pelo Presidente do IBAMA, que o preside, e por seus assessores. Realmente o Conselho Gestor presidido pelo Presidente do IBAMA, porm composto pelo Presidente, Diretores e Procurador-Chefe. Os assessores, assim como o Chefe de Gabinete e o Auditor-Chefe, at podem ser convidados para participar, porm sem direito a voto. Alm disso, esse conselho possui apenas carter consultivo. No possui carter deliberativo. Item ERRADO.

II.V Competncias dos rgos.

Vamos falar agora sobre a competncia de cada rgo que vimos at agora. Essa parte da aula vai exigir um pouco mais de concentrao de vocs, pois um pouco longa. Vamos comear pelas competncias do Conselho Gestor, so 8 (oito), segundo o art. 7 do Anexo I:

Art. 7 Ao Conselho Gestor compete: I - assessorar o Presidente do IBAMA na tomada de deciso relacionada gesto ambiental federal; II - apreciar propostas abrangncia nacional; de edio de normas especficas de

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI III - opinar sobre propostas referentes ao processo de acompanhamento e avaliao da execuo das agendas de gesto ambiental; IV - apreciar planos especficos para as aes do IBAMA; V - manifestar-se sobre processos de licenciamento ambiental em andamento no IBAMA; VI - manifestar-se sobre parmetros tcnicos, econmicos e sociais para a definio das aes; VII - analisar processos de identificao e negociao de fontes de recursos internos e externos para viabilizao das aes planejadas do IBAMA; e VIII - manifestar-se sobre os assuntos que lhe forem submetidos pelo Presidente do IBAMA.

Vamos ver uma questo sobre isso:

16 Compete ao Conselho Gestor do IBAMA, entre outras, apreciar propostas de edio de normas especficas de abrangncia nacional e manifestar-se sobre processos de licenciamento ambiental em andamento no IBAMA. O item apresentou com preciso as competncias previstas nos incisos II e V do art. 7. Item CERTO. O prximo rgo o Gabinete, que o rgo de assistncia direta e imediata ao Presidente. Ele possui 4 (quatro) competncias, segundo o art. 8 do Anexo I:

Art. 8 Ao Gabinete compete: I - assistir ao Presidente em sua representao poltica e social e incumbir-se do preparo e despacho de seu expediente pessoal;

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI II - planejar, coordenar e supervisionar as atividades de comunicao social, apoio parlamentar e internacional e ainda a publicao, divulgao e acompanhamento das matrias de interesse do IBAMA; III - secretariar as reunies do Conselho Gestor; e IV - supervisionar e coordenar as atividades de assessoramento ao Presidente.

Vamos ver uma questo sobre isso:

17 Ao Gabinete do IBAMA, rgo de assistncia direta e imediata ao Presidente, compete o assessoramento do presidente na tomada de decises relativas ao meio ambiente. Como pudemos ver, as competncias do Gabinete no tem nada a ver com o que o item afirmou. Item ERRADO. Vamos ver agora as competncias da Procuradoria Federal Especializada e da Auditoria Interna. Ambas possuem 3 (trs) competncias cada, segundo os arts. 9 e 10 do Anexo I:

Art. 9o Procuradoria Federal Especializada, na qualidade de rgo de execuo da Procuradoria-Geral Federal, compete, em mbito nacional: I - representar judicial e extrajudicialmente o IBAMA; II - exercer as atividades de consultoria e assessoramento jurdicos aos rgos do IBAMA, aplicando-se, no que couber, o disposto no art. 11 da Lei Complementar no 73, de 10 de fevereiro de 1993; e III - promover a apurao da liquidez e certeza dos crditos, de qualquer natureza, inerentes s atividades do IBAMA, inscrevendo-os em dvida ativa, para fins de cobrana amigvel ou judicial. Art. 10. Auditoria Interna compete: I - assessorar o Conselho Gestor para o cumprimento dos objetivos institucionais; Prof. Giancarlo Chelotti www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI II - prestar apoio aos rgos de controle interno da Unio no campo de suas atribuies; e III - acompanhar, orientar, fiscalizar e avaliar os resultados quanto legalidade, eficincia, eficcia e efetividade da gesto oramentria, financeira, contbil, patrimonial e dos recursos humanos do IBAMA. Pargrafo nico. Compete, ainda, Auditoria Interna a execuo das atividades de ouvidoria, no que pertine ao recebimento, anlise e encaminhamento das demandas da sociedade para orientao das aes do IBAMA.

Vamos ver uma questo sobre isso:

18 A Procuradoria Federal Especializada (PFE) representa o IBAMA judicial e extrajudicialmente; e Auditoria Interna compete acompanhar, orientar, fiscalizar e avaliar os resultados quanto legalidade, eficincia, eficcia e efetividade da gesto oramentria, financeira, contbil, patrimonial e dos recursos humanos do IBAMA. Conforme acabamos de ver, uma das competncias do PFE justamente representar judicial e extrajudicialmente o IBAMA (art. 9, inciso I), e o acompanhamento; orientao; fiscalizao e avaliao os resultados quanto legalidade; eficincia; eficcia e efetividade da gesto oramentria; financeira; contbil; patrimonial e dos recursos humanos do IBAMA competncia da Auditoria Interna (art. 10, inciso III). Item CERTO. Dando continuidade, vamos ver quais so as competncias da Corregedoria e da Diretoria de Planejamento, Administrao e Logstica do IBAMA, segundo os arts. 11 e 12 do Anexo I:

Art. 11. Corregedoria compete: I - acompanhar o desempenho dos servidores e dirigentes dos rgos e unidades do IBAMA, fiscalizando e avaliando sua conduta funcional; II - analisar a pertinncia de denncias relativas atuao dos dirigentes e servidores do IBAMA; Prof. Giancarlo Chelotti www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI III - promover a instaurao administrativos disciplinares; de sindicncias e processos

IV - promover estudos para a elaborao de normas, em sua rea de atuao; V - encaminhar Diretoria de Planejamento, Administrao e Logstica processos para tomada de contas especial; VI - propor ao Presidente o encaminhamento Procuradoria-Geral Federal e Advocacia-Geral da Unio de pedido de correio na Procuradoria Federal Especializada ou apurao de falta funcional praticada, no exerccio de suas atribuies, por seus membros; e VII - propor ao Presidente a criao de comisses de tica no mbito das unidades descentralizadas, bem como promover a administrao, instalao e coordenao dos assuntos pertinentes a essas. Art. 12. Diretoria compete: de Planejamento, Administrao e Logstica

I - elaborar e propor o planejamento estratgico do IBAMA, supervisionar e avaliar o desempenho das suas atividades, normatizar, executar e acompanhar o oramento, promover a articulao institucional e a gesto da tecnologia da informao ambiental; e II - coordenar, executar, normatizar, controlar, orientar e supervisionar as atividades inerentes aos sistemas federais de gesto da administrao pblica federal, referentes a recursos humanos, materiais, patrimoniais, contabilidade, execuo financeira e servios gerais, bem como promover o gerenciamento da arrecadao.

Vamos ver uma questo sobre isso:

19 Corregedoria do IBAMA compete, entre outras, promover a instaurao de sindicncias e processos administrativos disciplinares, e Diretoria de Planejamento, Administrao e Logstica (DIPLAN) compete, entre outras, a elaborao do oramento do IBAMA.

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI A primeira parte do item est correta, pois entre as 7 (sete) competncias da Corregedoria, verificamos a de promover a instaurao de sindicncias e processos administrativos disciplinares (art. 11, inciso III). Porm na segunda parte encontramos um erro. A DIPLAN no tem competncia para elaborar o oramento do IBAMA. Essa diretoria apenas pode executar e acompanhar o oramento. Lembre-se que o IBAMA no possui autonomia oramentria, por isso no elabora seu prprio oramento. Item ERRADO. Vamos dar uma olhada nas competncias das Diretorias do IBAMA, que so os rgos especficos singulares, com base nos arts. 13 a 17 do Anexo I:

Art. 13. Diretoria de Qualidade Ambiental compete coordenar, controlar, supervisionar, normatizar, monitorar e orientar a execuo das aes federais referentes proposio de critrios, padres, parmetros e indicadores de qualidade ambiental, ao gerenciamento dos Cadastros Tcnicos Federais de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental e de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras dos Recursos Ambientais e elaborao do Relatrio de Qualidade do Meio Ambiente. Art. 14. Diretoria de Licenciamento Ambiental compete coordenar, controlar, supervisionar, normatizar, monitorar, executar e orientar a execuo das aes referentes ao licenciamento ambiental, nos casos de competncia federal. Art. 15. Diretoria de Proteo Ambiental compete coordenar, controlar, supervisionar, normatizar, monitorar e orientar a execuo das aes federais referentes fiscalizao, ao zoneamento e s emergncias ambientais. Art. 16. Diretoria de Uso Sustentvel da Biodiversidade e Florestas compete coordenar, controlar, supervisionar, normatizar, monitorar, orientar e avaliar a execuo das aes federais referentes autorizao de acesso, manejo e uso dos recursos florestais, florsticos e faunsticos. Art. 17. Os rgos especficos singulares de que tratam os arts. 13 a 16 exercero suas atividades em harmonia com as diretrizes emanadas do Ministrio do Meio Ambiente

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Observe que todas as diretorias tm, basicamente, as mesmas atividades (coordenar, controlar, supervisionar, normatizar, monitorar e orientar a execuo) dentro de suas competncias. Isso significa que voc s precisa memorizar o final de cada artigo para saber as competncias de cada diretoria. Para facilitar, vamos ao quadro abaixo:

Proposio de critrios, padres, parmetros e indicadores de qualidade ambiental; gerenciamento dos CTFAs, Instrumentos de Defesa Ambiental e Diretoria de Qualidade Ambiental de Atividades Potencialmente - DIQUA Poluidoras ou Utilizadoras dos Recursos Ambientais; e elaborao do Relatrio de Qualidade do Meio Ambiente Diretoria de Licenciamento Licenciamento ambiental federal. Ambiental - DILIC Diretoria de Proteo Ambiental - Fiscalizao, ao zoneamento e s DIPRO emergncias ambientais. Diretoria de Uso Sustentvel da Autorizao de acesso, manejo e uso Biodiversidade e Florestas - dos recursos florestais, florsticos e DBFLO faunsticos. Apenas para esclarecer, eu no coloquei a Diretoria de Planejamento, Administrao e Logstica DIPLAN nesse quadro, pois ela no faz parte dos rgos especficos singulares, ou seja, no uma diretoria de atividade fim do IBAMA. A DIPLAN faz parte dos rgos seccionais e de atividade meio desse rgo. Vamos ver uma questo sobre isso:

20 Diretoria que compete coordenar, controlar, supervisionar, normatizar, monitorar, orientar e avaliar a execuo das aes federais referentes autorizao de acesso, manejo e uso dos recursos florestais, florsticos e faunsticos a Diretoria de Proteo Ambiental. O item apresentou competncias da DIPRO. Item ERRADO. Por fim, vamos conhecer as competncias dos rgos descentralizados, segundo os arts. 18 a 21 do Anexo I:
Prof. Giancarlo Chelotti

as

competncias

da

DBFLO

como

sendo

as

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Art. 18. s Superintendncias compete a coordenao, o planejamento, a operacionalizao e a execuo das aes do IBAMA, em mbito estadual, bem como a superviso tcnica e administrativa das Gerncias Executivas e das Unidades Avanadas localizadas nas reas de sua jurisdio. Art. 19. s Gerncias Executivas compete a operacionalizao e a execuo das aes do IBAMA, em suas respectivas reas de abrangncia, bem como a superviso tcnica e administrativa das Unidades Avanadas localizadas no mbito de sua atuao. Art. 20. Os Centros Especializados compete produzir e difundir conhecimentos, prestar servios de apoio, executar aes, programas, projetos e atividades relacionados s atribuies do IBAMA. Art. 21. s Unidades Avanadas Bases Operativas compete executar as atividades finalsticas do IBAMA, no mbito de sua competncia.

Observe que existe uma hierarquia entre esses rgos: As Superintendncias supervisionam as Gerncias Executivas e Unidades Avanadas; e as Gerncias Executivas tambm supervisionam as Unidades Avanadas. Conforme o seguinte fluxograma:

Superintendncias

Gerncias Executivas

Unidades Avanadas

Os Centros especializados no fazem parte dessa hierarquia por no possurem competncias relacionas desses rgos. Vamos ver uma questo sobre isso:

21 s Bases Operativas compete executar as atividades finalsticas do IBAMA, no mbito de sua competncia e aos Centros Especializados compete produzir e difundir conhecimentos, prestar servios de apoio, executar aes, programas, projetos e atividades relacionados s atribuies do IBAMA.
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI O item apresentou exatamente as competncias das Bases Operativas, que so as Unidades Avanadas (art. 21) e dos Centros Especializados (art. 20). Item CERTO.

II.VI Atribuies dos Dirigentes

Vimos anteriormente que se consideram dirigentes do IBAMA o Presidente e seus Diretores. Vamos ver quais so as atribuies desses cargos, conforme arts. 22 a 24 do Anexo I:

Art. 22. Ao Presidente incumbe: I - representar o IBAMA, ativa e passivamente, em juzo, por meio de procuradores, ou fora dele, na qualidade de seu maior responsvel; II - planejar, coordenar, controlar, orientar e dirigir as atividades do IBAMA, zelando pelo cumprimento das polticas e diretrizes definidas pelo Ministrio do Meio Ambiente e dos planos, programas e projetos respectivos; III - convocar, quando necessrio, as reunies do Conselho Gestor e presidi-las; IV - firmar, em nome do IBAMA, acordos, contratos, convnios, ajustes, termos de ajustamento de conduta e instrumentos similares; V - editar atos normativos internos e zelar pelo seu fiel cumprimento; VI - ratificar os atos de dispensa ou de declarao de inexigibilidade das licitaes, nos casos prescritos em lei; VII - ordenar despesas; e VIII - delegar competncia. Art. 23. Aos integrantes do rgo colegiado incumbe manifestar-se e deliberar, quando for o caso, sobre as aes do IBAMA, no mbito das competncias definidas neste Decreto, respeitada a sua autonomia administrativa e financeira e a legislao em vigor.
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Art. 24. Aos Diretores e demais dirigentes incumbe planejar, dirigir, avaliar o desempenho, coordenar, controlar e orientar a execuo das atividades de sua rea de competncia e exercer outras atribuies que lhes forem cometidas pelo Presidente do IBAMA.

Vamos ver uma questo sobre isso:

22 Ao Presidente do IBAMA incumbe, entre outras, convocar e presidir as reunies do Conselho Gestor e editar atos normativos internos. O item apresentou corretamente as atribuies do Presidente do IBAMA previstas nos incisos III (convocar reunies do Conselho Gestor) e V (editar atos normativos internos) do art. 22. Item CERTO.

II.VII Composio dos Recursos

Diferentemente da maioria dos outros rgos, o IBAMA possui outras fontes de recursos alm do Oramento Geral da Unio, justamente por causa das suas finalidades e competncias. Vamos ver quais so esses recursos, segundo o art. 25:

Art. 25. Constituem recursos do IBAMA: I - os crditos oramentrios que lhe forem consignados pelo Oramento Geral da Unio; II - as rendas provenientes da venda de produtos apreendidos; III - as rendas, de qualquer natureza, resultantes do exerccio de atividades que lhe sejam afetas ou da explorao de imveis sob a sua jurisdio; IV - as receitas provenientes de emprstimos, auxlios, subvenes, contribuies, doaes de fontes internas e externas, de arrecadao
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI da Taxa de Controle e Fiscalizao Ambiental, multas, preos de servios e emolumentos previstos em lei; V - os provenientes de convnios e acordos com entidades pblicas nacionais, estrangeiras e internacionais; VI - os recursos de transferncia de outros rgos da administrao pblica; e VII - os recursos complementares provenientes da aplicao de mecanismos de marketing ambiental, de compensaes ambientais, de converso de multas, da venda de produtos e divulgao de material promocional, entre outras.

Vamos ver uma questo sobre isso:

23 Alm dos crditos oramentrios consignados pelo Oramento Geral da Unio, constituem recursos do IBAMA as rendas provenientes da venda de produtos apreendidos, as receitas provenientes da arrecadao da Taxa de Controle e Fiscalizao Ambiental, multas, preos de servios, compensaes ambientais, entre outros. Pela sua natureza fiscalizadora e por ter o poder de polcia ambiental no mbito federal, o IBAMA possui outras fontes de renda alm das comuns aos outros rgos. Esse item apresentou exatamente essas rendas, que so especficas de rgos com esse tipo de competncia. Entre as fontes de recursos inerentes ao IBAMA podemos destacar principalmente as receitas provenientes das compensaes ambientais; multas e suas converses; venda de produtos (livros, por exemplo); vendas de produtos apreendidos e arrecadao das TCFA (Taxas de Fiscalizao e Controle Ambiental). Portanto item CERTO.

II.VIII Disposies Gerais

As disposies referentes organizao atuao e administrao do IBAMA que no foram tratados nesse Decreto so estabelecidas no seu Regimento Interno (que no cai na nossa prova, graas Deus). 3 Prof. Giancarlo Chelotti www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Alm disso o Decreto autoriza o IBAMA a realizar acordos e convnios com instituies pblicas ou privadas para alcanar seus objetivos, e define que o IBAMA atuar em articulao com outros rgos, segundo os arts. 26 a 29 do Anexo I:

Art. 26. O regimento interno do IBAMA definir o detalhamento dos rgos integrantes de sua estrutura organizacional, sua jurisdio, assim como as competncias das respectivas unidades e as atribuies de seus dirigentes. Art. 27. O IBAMA poder celebrar acordos, contratos, convnios, termos de parceria e de ajustamento de condutas e instrumentos similares com organizaes pblicas e privadas, nacionais, estrangeiras e internacionais, visando realizao de seus objetivos. Art. 28. O IBAMA atuar em articulao com os rgos e entidades da administrao pblica federal, direta e indireta, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios integrantes do SISNAMA e com a sociedade civil organizada, para consecuo de seus objetivos, em consonncia com as diretrizes da poltica nacional de meio ambiente, emanadas do Ministrio do Meio Ambiente. Art. 29. O IBAMA, em ato de seu Presidente, poder criar comits e cmaras tcnicas setoriais ou temticas, com o objetivo de integrar e apoiar processos internos de gesto ambiental, com a participao da sociedade civil, quando necessrio.

Vamos ver uma questo sobre isso. Prometo que a ltima!

24 - O IBAMA atuar em articulao com os outros rgos e entidades integrantes do SISNAMA e com a sociedade civil organizada, para consecuo de seus objetivos, em consonncia com as diretrizes da poltica nacional de meio ambiente, emanadas do Ministrio do Meio Ambiente. Essa questo sintetizou a forma de atuao do IBAMA, como um dos rgos do SISNAMA. O IBAMA, como rgo executor, deve seguir as diretrizes da PNMA, emanadas pelo MMA, que o rgo central, responsvel pelo planejamento, coordenao, superviso e controle da poltica e das diretrizes para o meio ambiente. Veremos isso com mais detalhes na nossa prxima aula, sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente.
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI Portanto item CERTO.

Ento isso alunos! Chegamos ao final da nossa primeira aula do curso de Legislao do Setor de Meio Ambiente para o Analista Administrativo do IBAMA. Espero que tenham gostado e que eu tenha sido til! No se esqueam de fazer a reviso desta aula! Leiam as normas na ntegra! Deus abenoe a todos vocs! Sucesso! E lembrem-se: O que de vocs est guardado! Um abrao do seu professor, Giancarlo Chelotti. Bons estudos!

REVISO:

LEI n. 7.735/1989 (CRIAO DO IBAMA):

Instituto Brasileiro do meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA: autarquia federal dotada de personalidade jurdica de direito pblico, autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministrio do Meio Ambiente, com a finalidade de: I - exercer o poder de polcia ambiental; II - executar aes das polticas nacionais de meio ambiente, referentes s atribuies federais, relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, autorizao de uso dos recursos naturais e fiscalizao, monitoramento e controle ambiental, observadas as diretrizes emanadas do Ministrio do Meio Ambiente; e III - executar as aes supletivas de competncia da Unio, de conformidade com a legislao ambiental vigente. 3 Prof. Giancarlo Chelotti www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI 1 O IBAMA Autarquia Federal, no Entidade Autrquica em Regime Especial. So coisas diferentes! 2 O IBAMA possui apenas autonomia administrativa e financeira. No possui autonomia oramentria! Autonomia oramentria a capacidade de elaborar o prprio oramento. Isso o IBAMA no tem. O oramento do IBAMA est contido no oramento do Poder Executivo. 3 O IBAMA apenas vinculado ao Ministrio do Meio Ambiente. No subordinado! No existe uma relao de hierarquia entre esses rgos.

*O IBAMA dirigido por um Presidente e cinco Diretores.

DECRETO n. 6.099/2007 (ESTRUTURA REGIMENTAL DO IBAMA):

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA: entidade autrquica de regime especial, com autonomia administrativa e financeira, dotada de personalidade jurdica de direito pblico, com sede em Braslia, Distrito Federal, e jurisdio em todo o territrio nacional, vincula-se ao Ministrio do Meio Ambiente * Lembre-se da divergncia entre a Lei n.o 7.735/1989 e o Decreto n.o 6.099/2007: 1. Se a banca perguntar Segundo a Lei n. 7.735/1989... voc deve considerar o IBAMA como uma AUTARQUIA FEDERAL. 2. Se a banca perguntar Segundo o Decreto n. 6.099/2007... voc deve considerar o IBAMA como uma ENTIDADE AUTARQUICA DE REGIME ESPECIAL. 3. Se a banca no falar nada sobre qual das duas normas ela est se referindo ou fizer igual fez na prova passada, na qual o CESPE comeou o enunciado das questes sobre essas normas assim: Em relao s normas que criam e estabelecem a estrutura regimental do IBAMA, julgue os itens seguintes. voc vai

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI considerar que o IBAMA uma AUTARQUIA FEDERAL (definio da Lei). * Para a doutrina, o IBAMA AUTARQUIA FEDERAL!

AES FEDERAIS DO IBAMA: I - proposio e edio de normas e padres de qualidade ambiental; II - zoneamento ambiental; III - avaliao de impactos ambientais; IV - licenciamento ambiental; V - implementao dos CTFAs e Instrumentos de Defesa Ambiental; VI - fiscalizao ambientais; e aplicao de penalidades administrativas

VII - gerao, integrao e disseminao sistemtica de informaes e conhecimentos relativos ao meio ambiente; VIII - disciplinamento, cadastramento, licenciamento, monitoramento e fiscalizao dos usos e acessos aos recursos ambientais, florsticos e faunsticos; IX - anlise, registro e controle de substncias qumicas, agrotxicos e de seus componentes e afins, conforme legislao em vigor; X - assistncia e apoio operacional s instituies pblicas e sociedade, em questes de acidentes e emergncias ambientais e de relevante interesse ambiental; XI - execuo de programas de educao ambiental; XII - fiscalizao e controle da coleta e transporte de material biolgico; XIII - recuperao de reas degradadas; XIV - auxiliar na implementao do Sistema Nacional de Informaes sobre o Meio Ambiente - SINIMA; XV - aplicao dos dispositivos e acordos internacionais relativos gesto ambiental; 3 Prof. Giancarlo Chelotti www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI XVI - monitoramento, preveno e controle de desmatamentos, queimadas e incndios florestais; XVII - elaborao do sistema de informao para a gesto do uso dos recursos faunsticos, pesqueiros e florestais; XVIII - elaborao e estabelecimento de critrios, padres e proposio de normas ambientais para a gesto do uso dos recursos pesqueiros, faunsticos e florestais; e XIX - elaborao do Relatrio de Qualidade do Meio Ambiente.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL:

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI DIRETORIAS:

Diretoria de Qualidade Ambiental Proposio de critrios, padres, - DIQUA parmetros e indicadores de qualidade ambiental; gerenciamento dos CTFAs, Instrumentos de Defesa Ambiental e de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras dos Recursos Ambientais; e elaborao do Relatrio de Qualidade do Meio Ambiente Diretoria de Licenciamento Licenciamento ambiental federal. Ambiental - DILIC Diretoria de Proteo Ambiental - Fiscalizao, ao zoneamento e s DIPRO emergncias ambientais. Diretoria de Uso Sustentvel da Autorizao de acesso, manejo e uso Biodiversidade e Florestas - dos recursos florestais, florsticos e DBFLO faunsticos.

RECURSOS ORAMENTRIOS: *Pela sua natureza fiscalizadora e por ter o poder de polcia ambiental no mbito federal, o IBAMA possui outras fontes de renda alm das comuns aos outros rgos. Entre as fontes de recursos inerentes ao IBAMA podemos destacar principalmente as receitas provenientes das compensaes ambientais; multas e suas converses; venda de produtos (livros, por exemplo); vendas de produtos apreendidos e arrecadao das TCFA.

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI QUESTES:

1 A sigla IBAMA significa Instituto Brasileiro do Meio Ambiente 2 O IBAMA uma entidade autrquica de regime especial dotada de personalidade jurdica de direito pblico, autonomia administrativa e financeira. 3 O IBAMA possui uma autarquia federal que possui autonomia administrativa e financeira e subordinada ao Ministrio do Meio Ambiente. 4 O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA uma autarquia federal dotada de personalidade jurdica de direito pblico, autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministrio do Meio Ambiente. 5 (CESPE) IBAMA (2012) Tcnico Administrativo. Em virtude da vinculao do IBAMA ao Ministrio do Meio Ambiente (MMA), as aplicaes de recursos financeiros feitas pela autarquia federal sujeitam-se aprovao prvia pelo MMA. 6 Apesar de no se um rgo de segurana pblica, o IBAMA possui a finalidade de exercer o poder de polcia ambiental. 7 O IBAMA possui a finalidade de formular, coordenar, executar e fazer executar a poltica nacional do meio ambiente e da preservao, conservao e uso racional, fiscalizao, controle e fomento dos recursos naturais renovveis. 8 Entre as funes do IBAMA esto as de executar aes das polticas nacionais de meio ambiente, referentes s atribuies federais, relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, autorizao de uso dos recursos naturais e fiscalizao, monitoramento e controle ambiental, observadas as diretrizes emanadas do Ministrio do Meio Ambiente. 9 - O Decreto n. 6.099/2007 aprovou o regimento interno e o quadro demonstrativo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais IBAMA. 10 Segundo o Decreto n. 6.099/2007, O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais IBAMA uma entidade autarquia

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI de regime especial, com autonomia administrativa e financeira, dotada de personalidade jurdica de direito pblico. 11 (CESPE) IBAMA (2012) Tcnico Administrativo Compete ao IBAMA o exerccio do poder de polcia ambiental nos mbitos federal, estadual e municipal, dado que esse rgo tem jurisdio em todo o territrio nacional. 12 Entre as aes cabveis ao IBAMA, encontram-se o zoneamento ambiental, a recuperao de reas degradadas e o monitoramento, preveno e controle de desmatamentos, queimadas e incndios Florestais. 13 Conforme sua estrutura organizacional, o IBAMA se divide 5 rgos: rgo colegiado, rgo central, rgos seccionais, rgos setoriais, e rgos descentralizados. 14 (CESPE) IBAMA (2012) Tcnico Administrativo. Apesar de o IBAMA integrar o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), no exigido, pela norma que aprova a estrutura regimental da autarquia, que os cargos em comisso sejam providos, exclusivamente, por servidores pblicos dos quadros de pessoal dos rgos integrantes do SISNAMA. 15 O Conselho Gestor, colegiado de carter consultivo de deliberativo, composto pelo Presidente do IBAMA, que o preside, e por seus assessores. 16 Compete ao Conselho Gestor do IBAMA, entre outras, apreciar propostas de edio de normas especficas de abrangncia nacional e manifestar-se sobre processos de licenciamento ambiental em andamento no IBAMA. 17 Ao Gabinete do IBAMA, rgo de assistncia direta e imediata ao Presidente, compete o assessoramento do presidente na tomada de decises relativas ao meio ambiente. 18 A Procuradoria Federal Especializada (PFE) representa o IBAMA judicial e extrajudicialmente; e Auditoria Interna compete acompanhar, orientar, fiscalizar e avaliar os resultados quanto legalidade, eficincia, eficcia e efetividade da gesto oramentria, financeira, contbil, patrimonial e dos recursos humanos do IBAMA. 19 Corregedoria do IBAMA compete, entre outras, promover a instaurao de sindicncias e processos administrativos disciplinares,
Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

LEGISLAO DO SETOR DE MEIO AMBIENTE IBAMA 2012 ANALISTA ADMISNITRATIVO PROFESSOR: GIANCARLO CHELOTTI e Diretoria de Planejamento, Administrao e Logstica (DIPLAN) compete, entre outras, a elaborao do oramento do IBAMA. 20 Diretoria que compete coordenar, controlar,supervisionar, normatizar, monitorar, orientar e avaliar a execuo das aes federais referentes autorizao de acesso, manejo e uso dos recursos florestais, florsticos e faunsticos a Diretoria de Proteo Ambiental. 21 s Bases Operativas compete executar as atividades finalsticas do IBAMA, no mbito de sua competncia e aos Centros Especializados compete produzir e difundir conhecimentos, prestar servios de apoio, executar aes, programas, projetos e atividades relacionados s atribuies do IBAMA. 22 Ao Presidente do IBAMA incumbe, entre outras, convocar e presidir as reunies do Conselho Gestor e editar atos normativos internos. 23 Alm dos crditos oramentrios consignados pelo Oramento Geral da Unio, constituem recursos do IBAMA as rendas provenientes da venda de produtos apreendidos, as receitas provenientes da arrecadao da Taxa de Controle e Fiscalizao Ambiental, multas, preos de servios, compensaes ambientais, entre outros. 16 - O IBAMA atuar em articulao com os outros rgos e entidades integrantes do SISNAMA e com a sociedade civil organizada, para consecuo de seus objetivos, em consonncia com as diretrizes da poltica nacional de meio ambiente, emanadas do Ministrio do Meio Ambiente.

GABARITO:

1- E, 2- E, 3- E, 4- C, 5- E, 6- C, 7- E, 8- C, 9- E, 10- C, 11- E, 12- C, 13E, 14- C, 15- E, 16- C, 17- E, 18-C, 19- E, 20- E, 21- C, 22- C, 23- C, 24C.

Prof. Giancarlo Chelotti

www.pontodosconcursos.com.br

You might also like