You are on page 1of 25

Diversidade cultural, identidade nacional brasileira e patriotismo constitucional Antonio Cavalcanti Maia* Nos ltimos decnios poucas idias

tm conseguido alcanar adeso prxima da unanimidade quanto a do apreo diversidade. No que poderia chamar de espao pblico letrado progressista, exauridas as propostas e perspectivas de experimentao poltica e existencial to valorizadas pelas vanguardas novecentistas, (...) o gosto pela diversidade baniu o gosto pela inovao.1 Em um horizonte marcado pelo estreitamento das possibilidades de transformao poltica, com a hegemonia do pensamento neoliberal, restaram poucos domnios do campo poltico-social em que se evidenciam vitalidade e propostas de transformao. A identificao, o reconhecimento e a garantia dos direitos das minorias tnicas, religiosas, sexuais constituem um inequvoco sinal de aprendizagem poltico-cultural das democracias contemporneas. No entanto, uma excessiva valorizao das sub-identidades culturais presentes em uma determinada formao social pode colocar em risco a provisria estabilidade das multifacetadas identidades nacionais das complexas sociedades do capitalismo tardio. Tal fenmeno constitui motivo de preocupao em uma sociedade como a nossa, herdeira de um processo de colonizao, cujo estado nacional fruto de um processo histrico cultural recente, formao social marcada por assustadores nveis de excluso social. Assim, impe-se como tarefa urgente a procura de uma forma de compreenso da dinmica das transformaes culturais em curso em nosso pas que possa, por um lado, respeitar, fomentar atravs, por exemplo, de polticas pblicas as expresses de nossa diversidade cultural e, por outro, fortalecer os vnculos identitrios capazes de garantir coeso simblica e poltica desigual e conflituosa realidade brasileira. A diversidade cultural, per se, tem sido apontada, de longa data, como elemento caracterizador de nossa identidade, comeando a se forjar, no final do sculo XIX, a ideologia do Brasil-cadinho2. A isto somam-se o recente processo de enraizamento da democracia no Brasil e o correlato alargamento dos espaos de vocalizao de diferentes interesses que colocaram no centro das polticas pblicas culturais a ateno a grupos identitrios minoritrios em especial aqueles menos favorecidos pelas benesses do progresso econmico-social, como os negros e os ndios. Desta forma, constituem inequvocos vetores progressistas as medidas visando assegurar as especificidades culturais desses setores minoritrios tradicionalmente alijados da conduo de seus destinos tanto no plano poltico quanto no cultural. No entanto, h de se atentar para os riscos que tais medidas podem vir a ensejar no que concerne solidez da identidade nacional brasileira. Poucos temas so to elusivos como o das identidades nacionais. Procurarei oferecer alguns elementos no intuito de elucidar este conceito to amplamente usado e pouco entendido. De incio, desenvolverei consideraes buscando compreender o significado da palavra identidade e seu emprego relacionado a certas configuraes mentais
*

Professor dos programas de ps-graduao em direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro. 1 KHOSROKHAVAR, Farhad. Introduo. In. TOURAINE, Alain. A Busca de Si. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004, p. 14. 2 Neste sentido, ver ORTIZ, Renato. Da raa cultura: a mestiagem e o nacional. In. Cultura brasileira e identidade nacional. So Paulo: Brasiliense, 2003, p. 36-44

socialmente referenciadas (como na utilizao dos termos identidade cultural e identidade nacional). Em um segundo momento, articularei essa temtica com cogitaes acerca da questo especfica da identidade nacional brasileira. Por fim, diante dos dilemas postos por uma excessiva valorizao da diversidade vinculada a identidades minoritrias, em um quadro de globalizao acelerada ameaador da manuteno das identidades nacionais (em especial no momento em que o imaginrio americano [est] em vias de se tornar o imaginrio universal3) , defenderei a tese da necessidade da rediscusso do tema do nacionalismo. Tal noo ser pensada em referncia idia de um racionalismo reflexivo, que assume a forma de um patriotismo constitucional republicano.

O tema da identidade representa uma perene indagao do discurso filosfico. Desde o momento em que, com Parmnides, o mundo se dividiu em fenmenos superficiais e essenciais [e] se desmantelou o regime de poderes mticos arbitrrios4, a busca da definio daquilo que faz com que uma coisa seja aquilo que ela e no outra coisa (o que acarreta a pergunta acerca da essncia das coisas e da diferena em relao a outras) ocupa a ateno dos filsofos. Assim, interessa descobrir aquilo que d a uma coisa ou pessoa a sua natureza essencial. De um ponto de vista terico, os conceitos de identidade e diferena aparecem inextricavelmente ligados um ao outro. A identidade de algo implica sua diferena de outras coisas. Pode-se falar de identidade real (ontolgica) na perseverana de um ser, principalmente da substncia, atravs do tempo, apesar da mudana das aparncias ou dos acidentes. Esta identidade pode entender-se de maneira mais ou menos rigorosa: assim, por exemplo, o corpo humano, a despeito da sucessiva mudana de suas partes, considerado como sendo o mesmo corpo ainda depois de anos decorridos; o mesmo se diga de comunidades. 5 A definio supra mencionada j aponta para a utilizao desse conceito de identidade para descrever tanto objetos (como, por exemplo, o corpo humano) quanto agrupamentos humanos (comunidades ou naes). Certamente esse emprego amplo do termo no facilita sua preciso conceitual. Mas, claro, devemos ter sempre em mente, quando procuramos precisar essas formas diversas de identidade humana de que se fala tanto hoje, a origem do termo ligada idia de um elemento (ou conjunto de elementos)
3

LOURENO, Eduardo. A nau de caro e imagem e miragem da Lusofonia. So Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 65. 4 HABERMAS, Jrgen. El manejo de las contingencias y el retorno del historicismo. In. NIZNIK, Jzef e SANDERS, John T. (eds.). Debate sobre la situacin de la filosofa. Madrid: Ctedra, 2000, p. 15-16. 5 BRUGGER, Walter. Dicionrio de Filosofia. So Paulo: Editora Pedaggica e Universitria, 1987, p. 220. O tema identidade pode ser entendido tambm, segundo a lio de Ricoeur, em dois sentidos: identidade como mesmidade (mmete / sameness) sentido tradicional relacionado ao conceito de identidade numrica (por exemplo: 2=2) e, em outro sentido, ipseidade ou identidade de si (selfhood). Como explica FERRET, Stphane. Ricoeur. Identit et ipsit. In. Lidentit. Paris: Flammarion, 1998, p. 194. No tocante indentidade individual, esta se define por aquilo que singularmente indispensvel para que determinado indivduo seja ele mesmo.

que compe o ncleo essencial de algo (o que certamente pode ensejar objees contundentes prpria possibilidade de identificar uma identidade em conjuntos complexos como pases). Importa observar que falamos de identidades relacionadas a pessoas, culturas e naes. Por exemplo, o Canad possui nitidamente duas identidades culturais (se no levarmos em considerao os remanescentes descentes dos indgenas) e uma identidade nacional. Portanto, no tocante s questes relativas s identidades coletivas, em dimenses nacionais, fato que pode haver mais de uma identidade cultural dentro de um espao poltico aambarcado por uma identidade nacional, por exemplo, os bascos e qui os catales na Espanha. Dentro desse esforo de reduzir a impreciso terminolgica no tocante noo de identidade, em especial quanto s identidades coletivas, cabe ainda salientar o seguinte: o termo identidade se converteu em uma dessas palavras-chave que articulam o peculiar engranzamento do pensamento filosfico antropolgico com discurso poltico. (...) Como sucede com quase todos os termos filosficos aplicados retrica poltica, o de identidade possui um confuso ar conceitual e um contedo pouco preciso. Duas notas que se vem reforadas em virtude de sua polissmica e ubqua presena. No constitui, em nenhum caso, um exemplo de noo clara e distinta, como exigiria uma mente cartesiana.6 A conscincia dessas dificuldades impe ainda mais cuidado no enfrentamento de tal temtica. No campo semntico coberto pela noo de identidade cultural, tem-se a identidade como conjunto de caractersticas comuns com o qual grupos humanos se identificam (e este termo alude ao processo psicolgico de interiorizao de traos e caractersticas sociais que se internalizam e passam a constituir os elementos diferenciadores de uns a respeito de outros), estabelece hbitos, naturaliza comportamentos, imprime carter e no poucas vezes, lamentavelmente, exacerba rancores, endogamias, xenofobias.7 Falar de identidade implica, em um certo sentido, uma dimenso interpretativa e outra normativa, j que identidade designa algo como uma compreenso de quem somos, nossas caractersticas definitrias fundamentais como seres humanos.8 Trata-se de uma reflexo que lida com um problema relativo auto-percepo de um grupo acerca de si mesmo, de sua histria, de seu destino e de suas possibilidades, enraizada necessariamente num certo horizonte valorativo, e referida a uma determinada forma de vida. Logo, uma abordagem de natureza hermenutica se impe. Quanto dimenso normativa, inevitavelmente a carregamos ao atribuir algum trao como definidor do que seja um ser humano e, mesmo ciente das objees anti-essencialistas dominantes no tempo presente, saliento que uma descrio naturalista jamais poder apreender o que est em jogo no mbito da moral e da moralidade social quando nos referimos a idias como imparcialidade, reciprocidade e vulnerabilidade da pessoa humana. No caso do mbito mais geral das identidades nacionais na Amrica Latina, como afirma Horcio Guldberg:
6

ARROYO, Juan Carlos Velasco. La teoria discursiva del derecho. Madrid: Centro de Estdios polticos y constitucionales, 2000, p. 195. 7 GULBERG, Horacio Cerutti. Identidad y dependencia culturales. In. SOBREVILLA, David (ed.) Filosofa de la cultura. Madrid: Trotta, 1998, p. 136. 8 TAYLOR, Charles. A poltica do reconhecimento. In. Argumentos filosficos. So Paulo: Loyola, 2000, p. 241.

A preocupao pela identidade constitui um dos leitmotiv do pensamento latinoamericano, mesmo antes de que se possa falar propriamente de Amrica Latina. Que somos? Quem somos? Qual o papel que nos corresponde na histria? Que elementos distinguem a nossa cultura? At que ponto nos equiparamos com outras zonas culturais? Quem decide sobre nosso presente e futuro? So algumas perguntas que nestas e em outras formulaes vm se reiterando por geraes.9

Nas ltimas dcadas, consagrou-se a interpretao de Benedict Anderson, em seu Imagined Comunities10, no sentido de que nacionalidades, assim como nacionalismos, so artefatos culturais de um tipo especfico11, cuja condio de possibilidade se encontra nas transformaes sociais e econmicas observadas com o fim do Ancien Regime e a ascenso do capitalismo. S com a emergncia da imprensa em larga escala, no final do sculo XVIII, com o abandono do latim e o emprego das lnguas vernaculares, foi possvel gestar uma forma de vinculao e lealdade social sobre as runas das erodidas formas de solidariedade estribadas na religio, aliceradas em superadas cosmologias, caracterizadoras das hierrquicas sociedades pr Revoluo Francesa em torno do nacionalismo. Segundo esta interpretao, a nao se concebeu como uma comunidade poltica imaginada e imaginada como inerentemente tanto limitada como soberana12 e foi capaz de abrir auto-compreenso dos Estados modernos um todo social sem precedentes. Tal representao simblica e coletiva comum conseguiu suscitar uma legitimidade sem paralelos, j que, de fato, a nacionalidade o mais universalmente legtimo valor na vida poltica de nosso tempo.13 Certamente, h um elemento voluntarista de criao na formao das identidades nacionais observado tanto nas naes pilotos europias quanto em todas aquelas que se inspiraram nessas experincias fundantes do iderio nacionalista. Em obra recente, a historiadora Anne-Marie Thiesse explicou bem esse fenmeno ao salientar:
As identidades nacionais no so fatos naturais, mas, construes. A lista de elementos de base de uma identidade nacional hoje bem conhecida: ancestrais fundadores, uma histria, os heris, uma lngua, monumentos, certas paisagens e um folclore. Sua mise-au-point foi a grande obra comum realizada na Europa durante os ltimos dois sculos. O militantismo patritico e as trocas transnacionais de idias e de saberes criaram identidades bem especficas mas similares na sua diferena. Forma de organizao poltica estreitamente ligada ao desenvolvimento do capitalismo industrial, a nao fundou sua legitimidade sobre o culto da tradio e a fidelidade a uma herana coletiva. A exaltao do arcasmo acompanhou a entrada na modernidade.14

No entanto, as identidades no tm o carter exclusivamente construdo, mas tambm repousam sobre um suporte fsico-geogrfico e histrico-poltico. Como salienta Jos Mattoso:
(...) identidade nacional no apenas um fenmeno mental. Tem sempre um suporte objetivo. praticamente inconcebvel: 1) sem alguma forma de expresso poltica, isto , sem
9

GULBERG, Horacio Cerutti. Identidad y dependencia culturales, op. cit, p.132. ANDERSON, Benedict. Imagined Comunities. Londres: Verso, 1998. 11 Idem, ibidem, p.4 12 Idem, ibidem, p. 6. 13 Idem, ibidem, p. 3. 14 THIESSE, Anne-Marie. La cration des identits nationales. Europe XVIIe Xxe sicle. Paris: ditions du Seuil, 1999, p. 322.
10

que em algum momento da histria se manifeste atravs da apropriao de um poder dotado de certo grau de autonomia (ou seja, atravs de alguma forma de Estado); 2) sem um plo espacial e um territrio determinados, mesmo que esse plo se transfira para outro ponto e que as fronteiras do territrio variem ao longo dos tempos; 3) sem que a autonomia poltica e o seu mbito territorial permaneam de forma contnua durante um perodo temporal considervel. Como evidente, a durao da autonomia poltica e a continuidade do territrio so fatores importantes para a solidez e o aprofundamento da identidade nacional.15

Nos dias de hoje, uma srie de fenmenos contribui para a rediscusso e a possvel recodificao do tema da identidade nacional. Razes de ndole econmica, poltica e, inclusive, filosfica ensejam solo frtil para a retomada de um dos temas mais caros da reflexo poltica (em especial em naes perifricas). No domnio da economia, a globalizao, impulsionada por um turbinado capitalismo financeiro, alija os estados nacionais de sua capacidade de gerenciamento minimamente autnomo de seus interesses e necessidades. No plano poltico, por um lado, a redefinio poltico-geogrfica da Europa insta esforos tericos de compreenso das possveis novas identidades gestadas a partir dessa experincia singular e admirvel; por outro, em vrios estados nacionais, a hegemonia cultural estadunidense e a introduo de uma agenda poltica inspirada no multiculturalismo (penso, obviamente, no caso do Brasil e tambm no do Mxico e at do Canad) inspiram reapropriaes de to cara temtica. Ainda no plano poltico, o fim da Unio Sovitica e o recrudescimento dos nacionalismos em especial em sua forma quase patolgica nos etno-nacionalismos impem a ateno queles concernidos com as problemticas contemporneas poltico-culturais. No plano filosfico, a pervasiva influncia no domnio da cultura letrada ocidental dos impulsos contextualistas provenientes do ps-estruturalismo, em especial sob a forma de uma filosofia da diferena quer seja, por um lado, em uma matriz mais francesa, com Deleuze, Foucault e Lyotard ou, por outro, em uma matriz fenomenolgica, com Derrida , alimenta teoricamente todas as reivindicaes identitrio-minoritrias. No mbito da cultura, estas idias oriundas da tempestuosa atmosfera dos animados anos 60 e 70 municiaram os instigantes trabalhos de importantes crticos culturais, como Aijaz Ahmad, Eduard Said, Homi Bhabha e Stuart Hall, que, da perspectiva de culturas perifricas, interpelam os tradicionais quadros referenciais eurocntricos. Pensar a tenso entre identidade nacional e diversidade cultural impe hoje a necessidade de se levar em considerao essas novas coordenadas tericas e realidades poltico-econmicas. E o re-equacionamento da questo da identidade nacional brasileira enfrenta, de incio, a desconfiana acerca da prpria pertinncia da questo. No seria esta uma questo j resolvida? Ou, de outro lado, seria possvel, no quadro de crescente integrao econmica e simblica, lidar seriamente com essas vetustas inquietaes? Tal dilema no especfico de nossa sociedade. Stuart Hall, referncia incontornvel no campo dos estudos culturais, mapeando as possveis conseqncias do processo de globalizao em face das identidades nacionais, aponta trs caminhos:
- As identidades nacionais esto se desintegrando , como resultado do crescimento da homogeneizao cultural e do ps-moderno global. - As identidades nacionais e outras identidades locais ou particularistas esto sendo reforadas pela resistncia globalizao.
15

MATTOSO, Jos. A Identidade Nacional. Lisboa: Gradiva, 2001, p. 7

- As identidades nacionais esto em declnio, mas novas identidades hbridas esto tomando seu lugar.16

A dificuldade de se situar dentro desse elenco tipificado de opes demanda uma rearticulao de nossas auto-interpretaes acerca de nossa prpria histria, possibilidades e perspectiva de futuro e exige o esforo terico de nossos intelectuais, em especial da nova gerao17, na busca de novas formas de compreenso que contribuam para uma diferente intelegibilidade da constituio de nossa identidade nacional qui inaugurando um novo perodo de inquietaes em torno dessa temtica. poca da comemorao dos 500 anos de descobrimento do Brasil, impulsionada, em muitos casos, por iniciativas oficiais, emergiu uma literatura18 rediscutindo a formao e as caractersticas de nossa identidade nacional e os impasses por ela gerados. Hoje, tanto as iniciativas de mobilizao popular e de resgate da auto-estima, insufladas pelo governo federal19, como a sensvel mudana do papel geopoltico do Brasil com a sua aproximao das naes emergentes , conduzida pelo Itamaraty na gesto de Celso Amorim, ensejam um cenrio propcio retomada da discusso acerca de um projeto nacional de pas e, ipso facto, questes como identidade nacional, patriotismo, nacionalismo, interesses republicanos, entre outras. Quanto pertinncia das reflexes a respeito da identidade nacional brasileira, acredito que devem ser rechaadas todas as posies cticas em relao viabilidade dessa investigao. Afinal, at o grande inspirador das polticas da diferena, Jacques Derrida, afirmou recentemente: em certas situaes, deve-se, todavia, assumir responsabilidades polticas que nos ordenem uma certa solidariedade para com aqueles que lutam contra esta ou aquela discriminao, e para fazer reconhecer uma identidade nacional ou lingstica ameaada, marginalizada, minorizada, deslegitimizada (...).20 No parece necessrio expender uma argumentao persuasiva para destacar as ameaas sofridas por nossa identidade, seja diante de movimentos identitrios minoritrios, seja, sobretudo, perante a crescente hegemonia econmica e cultural norte-americana.

16 17

HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, p. 69. Essa difcil tarefa j comea a ser realizada nas densas reflexes de Jess Souza, na aguda anlise de Adran Gurza Lavalle, na cuidadosa reconstituio de Jos Carlos Reis, nas prospectivas abordagens de Jos Maurcio Domingues e no ponderado exame de Srgio Costa (quanto s referncias bibliogrficas destes autores ver anexo). 18 Como, por exemplo: CHAU, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritria. So Paulo: Editora Fundao Perseu Abramo, 2001. COUTO, Jos Geraldo. et. al (org.) Quatro autores em busca do Brasil: entrevistas a Jos Geraldo Couto. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. LAFER, Celso. A identidade internacional do Brasil e a poltica externa brasileira: passado, presente e futuro. So Paulo: Perspectiva, 2001. PINHEIRO, Flavio e PIRES, Paulo Roberto (org). Prximos 500 anos: as perguntas que o Brasil vai ter que responder. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000. ALABARSE, Luciano (org.). Outros 500 anos novas conversas sobre o jeito do Brasil. Porto Alegre: Prefeitura Municipal, 2000. LUCAS, Fbio. Expresses da identidade brasileira. So Paulo: Educ, 2002. MOTA, Loureno Dantas (org.). Introduo ao Brasil. Um banquete no trpico, 2. So Paulo: Editora SENAC, 2001. SCHLER, Donaldo. Na Conquista do Brasil. So Paulo: Ateli Editorial, 2001. 19 Veja-se a primeira avaliao feita dessa onda de patriotismo patrocinada pelo governo federal: LIUDVIK, Caio. Nacional por adio. In. Nacional S.A.- Caderno Mais! Folha de So Paulo. So Paulo, domingo, 19 de setembro de 2004, p. 4-5. Saliente-se que boa parte dos intelectuais entrevistados se manifestou com bastante desconfiana desse verde-amarelismo propulsionado pelo atual governo. 20 DERRIDA, Jacques. De que amanh: dilogo/ Jacques Derrida; Elisabeth Roudinesco. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004, p. 34.

Assim, no caso especfico da formao social brasileira, devemos retomar as reflexes acerca de nossa auto-conscincia nacional coletiva. Com efeito, em primeiro lugar, um pas com as nossas dimenses, marcado por diferenas regionais gritantes, e com nveis de excluso social inaceitveis no pode se dar ao luxo de abandonar os esforos de manuteno e criao de valores compartilhados que possam motivar um mnimo engajamento cvico e uma re-alocao de recursos a partir dos interesses gerais republicanos. Em segundo lugar, se o Brasil acalenta alguma esperana de possuir voz independente no cenrio internacional sem, obviamente, necessidade de assumir posies que levem a confrontos xenfobos, mas que, certamente, se afastem de posies subservientes como uma potncia mdia de escala continental, com interesses no hemisfrio sul, necessitamos reforar nossos vnculos identitrios (no mesmo momento em que devemos atender a reivindicaes culturais minoritrias). Essas questes devem ser enfrentadas, pelo menos no plano terico, e com repercusses no campo da produo simblica (no domnio da impregnao difusa das mentalidades), atravs de uma rediscusso do nacionalismo assunto que tem merecido ampla discusso acadmica na cultura norte-atlntica21.

II

No poderia, neste artigo, intencionar esgotar assunto to espinhoso quanto o nacionalismo. A hedionda apropriao do tema do nacionalismo pelos fascismos centroeuropeus e ibricos maculou de forma quase incontornvel este iderio. Ademais, a utilizao propagandista das temticas do patriotismo e do nacionalismo pela ditadura militar em nosso pas contribui para o descrdito de tais noes22. Esclareo apenas que, ao defender para o Brasil um nacionalismo reflexivo que assume a forma de um patriotismo constitucional republicano (que ser devidamente tratado na prxima parte deste texto), tenho como inspirao o trabalho primoroso de Aijaz Ahmad, Linhagens do presente ensaios. Quando o pensador indiano, em seu prefcio edio brasileira deste livro, afirma: ambos os nossos pases se caracterizam por grandes variaes geogrficas e sociolgicas e nenhuma das duas formaes nacionais se encaixa nas teorias de nao e nacionalismo que emanam da Europa e consideram paradigmtica a experincia europia (grifo meu)23, destaca a especificidade da noo de nacionalismo em nossas culturas polticas e a necessidade de desenvolver uma reflexo prpria, distinta, sobretudo, dos nacionalismos racistas do fim do sculo XIX e da primeira metade do sculo XX. O autor destaca o grande
21

Como, por exemplo, do ponto de vista da filosofia moral: MC KIM, Robert. e MC MAHAN, Jeff. (ed.) The morality of nationalism . Oxford: Oxford University Press, 1997 e MILLER, David. Sobre la nacionalidad. Barcelona: Paids, 1997. No tocante ao tema correlato ao do nacionalismo, o patriotismo, temse tambm: NUSSBAUM, Martha C. Los lmites del patriotismo. Identidad, pertenencia y ciudadana mundial . Barcelona: Paids, 1999. NUSSBAUM, Martha, RORTY, Richard, RUSCONI, Gian Enrico e VIROLI, Maurizio. Cosmopolitas o patriotas. Buenos Aires: Fondo de Cultura Econmica, 1997 22 Agradeo as ponderaes agudas e amigas de Guto Madureira de Pinho a respeito das sempre presentes ambigidades do nacionalismo. 23 AHMAD, Aijaz. Linhagens do Presente Ensaios. So Paulo: Boitempo, 2002, p. 7.

perigo dos nacionalismos, afinal, (...) a lgica da maioria dos nacionalismos vai no na direo da diversidade cultural, da incluso e da heterogeneidade, mas na direo da exclusividade, da purificao ou pelo menos do majoritarismo. nessa outra direo, to comum em nosso tempo, que o nacionalismo tende a se tornar um primo prximo do racismo.24 E novamente, fique consignado, mesmo os fautores de verses contemporneas de nacionalimo esto cientes das suas ambigidades mantendo-se alertas quanto aos seus desvios, diante do risco do lado negro do nacionalismo, [com] a sua capacidade de dividir, desestabilizar e destruir.25 Portanto, temos que ter em mente, ao falarmos de nacionalismo, o seguinte: antes de afirmar um texto cultural nacionalista especfico, deveramos conceber que espcie de nacionalismo ele est afirmando e que prticas est autorizando. 26 H a indispensvel necessidade de qualificao do tipo e da forma de nacionalismo que se est a defender em vista das especificidades das naes perifricas. Apenas a ttulo de exemplo, veja-se a forma como entendido o nacionalismo dentro da perspectiva de setores do pensamento da esquerda indiana:
Sentamo-nos portanto obrigados a ocupar aquele territrio contestado e compelidos a definir um nacionalismo oposto [aos etno-nacionalismos. A.M.] que fosse secular, noracialista, pluralista, democrtico, profundamente ligado aos direitos de igual cidadania e idia de que numa sociedade de castas, predominantemente agrria, tal como a ndia, o nacionalismo no significaria nada se no estivesse comprometido com a libertao dos trabalhadores do campo e com a liberdade da opresso de casta; um nacionalismo, dito de outra forma, no qual a nao no fosse um patrimnio herdado do passado, mas uma sociedade de igualdades radicais a ser ainda construda.27

Acredito ser muito caro ao Brasil esse modo de pensar o nacionalismo no fixado em uma originalidade historicamente constituda, concebendo a nao basicamente como um patrimnio herdado, mas sim aberto em uma dimenso prospectiva, orientada para o futuro (como na idia de patriotismo constitucional que ser mais bem explicada no prximo item , estribada na noo de Constituio como um projeto de sociedade), norteando os esforos com vistas implantao de uma sociedade de igualdades radicais a ser construda. Como indiquei no incio deste texto, para o caso brasileiro, devemos pensar um nacionalismo reflexivo, que assume uma forma moderada ou mitigada vis--vis as representaes tradicionais dessa idia. Uma noo de nacionalismo coetnea s condies de uma sociedade perifrica na modernidade tardia assume a idia de reflexividade28. Desta
24 25

Idem, ibidem, p. 224. SMITH, Anthony D. Naes e nacionalismo numa era global. Oeiras: Celta Ediora, 1999, p.136. Esclareo que tomo tambm como referncia este trabalho, de um autor que h mais de vinte anos tem se esforado em desenvolver uma sociologia histrica das idias de identidade nacional e nacionalismo sem endossar tanto as posies que sugerem o abandono dessa discusso em face do inevitvel descentramento, deslocamento e fragmentao das identidades, tpicas de um cenrio ps-moderno, quanto aquelas, em geral de inspirao marxista, que realam o carter imaginado, ideolgico e quase que ficcional das identidades nacionais. 26 AHMAD, Aijaz. Linhagens do Presente Ensaios, op. cit, p. 222. 27 Idem, ibidem, p. 11. 28 Inspiro-me aqui na noo de reflexividade desenvolvida por Anthony Giddens, por exemplo, ao afirmar que: a reflexividade da modernidade deve ser distinguida do monitoramento reflexivo da ao intrnseco a toda atividade humana. Ela se refere suscetibilidade da maioria dos aspectos da atividade social, e das relaes materiais com a natureza, reviso intensa luz de novo conhecimento ou informao. GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002, p. 25-26.

forma, esta reflexo deve elaborar uma apropriao crtica do nosso passado, sem cair nos lugares-comuns, usuais nessa discusso, nem adotar bandeiras ufanistas. Contudo, se afasta radicalmente de certos discursos impregnados de miserabilismo29 fatalista e vislumbra o papel do Brasil distante de uma posio de subalternizao poltica. claro que no se fala aqui de um nacionalismo que justifique o trgico impulso de morrer pela ptria, mas sim de um vetor motivador capaz de mobilizar os cidados brasileiros a se engajarem em um projeto coletivo. Afinal, as lealdades despertadas pelas foras motrizes subjacentes ao nacionalismo podero ser utilizadas nas inmeras tarefas necessrias construo de um pas menos injusto. Tais lealdades se articulam com um teor de aderncia profunda30 com que nos sentimos e sabemos brasileiros, relacionados a uma certa identidade braslica no claramente definida, porm emocionalmente relevante. E essa forma de motivao poderia galvanizar os contraditrios interesses presentes na sociedade brasileira no intuito de criar uma vontade poltica alm dos interesses econmicos imediatos, a reboque do mercado. Assim, seria possvel conclamar as diferentes foras polticas, sensibilizadas no sentido de apresentar uma disponibilidade para moderar seus interesses particulares em funo do bem comum. Essa forma de nacionalismo no Brasil (quem sabe um neo-nacionalismo) ser expressa basicamente em dois eixos: um cultural e outro poltico-jurdico (ambos bem distintos das defesas xenfobas de pureza racial ou tnicas to presentes em formas patolgicas de nacionalismo). Quanto ao aspecto cultural, o grande modelo para essa forma de integrao coletiva em que o Brasil deve se inspirar, a Frana com a j, felizmente, to falada exceo francesa. O recrudescimento do nacionalismo cultural ocorrido na Frana, nos ltimos anos, em face da onipresente e niveladora influncia norte-americana que no deve ser confundida com as foras polticas alinhadas ao xenfobo lder Le Pen , marcou claramente a singularidade dos bens culturais, que no podem ser tratados como mercadorias, to a gosto das prticas neo-liberais da diplomacia e dos interesses comerciais das grandes corporaes estadunidenses. No tocante a esta discusso, sirvo-me da reflexo do filsofo portugus Eduardo Loureno: (...) este nacionalismo cultural (em verso francesa) mais aceitvel e menos perigoso do que as ressurgncias nacionalistas de carter poltico, potencialmente inimigas de uma sonhada Unio Europia (...).31 Quanto ao eixo poltico-jurdico, sustento a plausibilidade da adaptao cultura jurdico-poltica brasileira da idia de patriotismo constitucional elaborada pelo filsofo alemo Jrgen Habermas (sob uma forma mais enfaticamente republicana inspirada em Maurizio Viroli), como ser explicado na parte seguinte deste trabalho. Antes de enfrentar a discusso acerca do patriotismo constitucional republicano, cabe ainda esclarecer que a rediscusso da temtica do nacionalismo pode alavancar os esforos de robustecimento de nossa identidade nacional. Quanto a essa problemtica, devemos estar cientes de trs idias fundamentais: 1) falamos de identidade sempre que
29

Quanto a esta idia, veja-se, por exemplo, o que destaca Fbio Lucas: No Brasil, atravessamos tambm grave crise de auto-estima. Isto se reflete em vrios tipos de conduta pblica, em que o brasileiro se apresenta hesitante quanto prpria identidade e absurdamente custico quanto ao seu futuro. O anedotrio depreciativo de sua capacidade constitui vibrante indicador do desapreo que o nosso cidado alimenta a respeito de si mesmo e das possibilidades do pas. LUCAS, Fbio. Expresses da identidade brasileira, op. cit., p. 185. 30 LOURENO, Eduardo. Ns e a Europa ou as duas razes. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1994, p.10. 31 O despertar nacionalista na Europa. In. LOURENO, Eduardo. A Europa desencantada para uma mitologia europia. Lisboa: Gradiva, 2001, p. 190.

dizemos quem somos e quem queremos ser. 2) No processo de transmisso de nossa herana cultural, ns temos a capacidade de decidir qual de nossas tradies ns queremos continuar e quais no queremos. 3) Nossa identidade no somente algo que ns recebemos; ela ao mesmo tempo nosso prprio projeto.32 Por fim, aqueles que advogam uma retomada da discusso acerca da identidade nacional no podem deixar de reconhecer as objees formuladas pelo pensamento de inspirao marxista. Grosso modo, essa tradio, caracterizada por seu universalismo, desqualifica reivindicaes de natureza particularista (somada ao fato de que as propostas nacionalistas, com seu reforo a vnculos identitrios, em geral se encontram defendidas por foras polticas conservadoras); alm disso, os discursos fomentadores da identidade nacional apostam em um apelo unidade na diversidade, obnubilando as diferenas, como as de classe, to caras compreenso marxista da dinmica social, e definidoras dos enfrentamentos polticos. Impossvel dar uma resposta sucinta a essas objees. No entanto, a forma pela qual foi qualificado o nacionalismo neste artigo (bem como todos os cuidados que a noo de patriotismo constitucional requer, como ser explicitado a seguir) pode imuniz-lo dessas crticas pois encerra um potencial indicador de uma sada para essas contradies. O enquadramento dado problemtica das identidades pelo filsofo e ex-ministro da cultura portugus, Manuel Maria Carrilho, ilumina as dificuldades de uma questo que certamente no isenta de ambigidades, em especial do ponto de vista da esquerda. Pedindo pacincia ao leitor pela extenso da citao:
Diz-se muitas vezes que a cultura a base da identidade de um povo. uma tese que, na sua generalidade, se pode prestar a confuses, mas que uma posio de esquerda pode aceitar sem dificuldades desde que se pense a identidade mais como um projeto do que como um adquirido. A direita pensa que a identidade uma substncia uma espcie de fundo inaltervel de convices e de sentimentos que a poltica cultural deve defender. uma concepo catatnica que se fecha ao prprio movimento de transformao das sociedades sem o qual, afinal, nenhuma identidade consegue pendurar. Qualquer cultura, digamo-lo de um modo mais preciso, se caracteriza por um movimento que s afirma a sua identidade, questionando-a. As identidades submissas de que gosta o discurso de direita s existem em culturas mumificadas e nos seus esteretipos polticos. O discurso cultural da esquerda deve privilegiar, no a conservao, mas a construo da identidade , na convico de que ela , em cada momento, o retrato do jogo plural das diversidades mais dinmicas numa sociedade.33

Possivelmente, a maior dificuldade enfrentada pela retomada dos temas ligados identidade nacional, com a busca da identificao de nossa singularidade cultural e a
32

HABERMAS, Jrgen. Reply to symposium participants, Benjamin N. Cardozo School of Law. In. ROSENFELD, Michel e ARATO, Andrew (ed.) Habermas on Law and Democracy. Berkeley: University of California Press, 1998, p. 399. Cabe consignar serem essas duas outras idias tambm provenientes das reflexes habermasianas, posto que a questo da identidade nacional alem constitui um dos motivos axiais de suas preocupaes. 33 CARRILHO, Manuel Maria. Aventuras da interpretao. Lisboa: Editorial Presena, 1995, p. 71-72. Em outra passagem esclarecedora: Tudo todavia bem diferente se se flexibilizar a concepo da identidade e se, em vez de se ver nela a manifestao da alma de um povo vagueando acima das vicissitudes histricas do seu destino, a considerarmos antes como a construo de uma configurao sem forma rigidamente definida e sem sentido previamente determinado. Ou seja, se se conceber a identidade seja ela nacional, tribal ou pessoal mais como uma proposta do que como uma substncia; no como algo que se tem e que se pode descobrir mas, pelo contrrio, como algo que se inventa e constri. Idem, ibidem, p. 155.

10

evocao de temas como patriotismo e o correlato engajamento cvico, se encontra no esforo de desarmar as vozes crticas da esquerda34. Como no so pequenos os riscos de um discurso como este cair no ufanismo ou em bravatas patriticas, ensejando um esmorecimento das vozes crticas to necessrias na identificao das inmeras mazelas presentes em nossa formao social, encontramo-nos diante do paradoxo: a tenso entre uma crtica punjente dos problemas da poca e a elaborao construtiva das formas que permitam encontrar sadas.35 Entretanto, nos dias de hoje, devemos, pelo menos, reconhecer a seguinte lio: ns ainda nos recusamos a reconhecer a riqueza da singularidade [da nossa experincia, A.M.], sempre preocupados com o que nos falta e no com o que j temos.36(grifo meu)

III

Durante a dcada de 90, diversos temas desenvolvidos por Habermas influenciaram o pensamento jurdico-poltico, dentre os quais, o conceito de patriotismo constitucional revela-se como um dos mais interessantes devido sua valiosa contribuio para muitos debates relacionados a identidades coletivas, especialmente aqueles referentes s sociedades plurais e complexas do capitalismo tardio. O presente trabalho tem como ponto de partida a anlise histrica do desenvolvimento da idia do Verfassungspatriotismus. A segunda parte cuidar de tecer comentrios acerca de suas caractersticas analticas, tendo em vista, principalmente, o exame do conceito efetuado por Frank Michelman. Finalmente, na terceira parte, algumas consideraes sero elaboradas diante da possibilidade de se integrar a idia do patriotismo constitucional cultura poltico-jurdica brasileira. A) O contexto do surgimento

As referncias iniciais ao conceito de patriotismo constitucional (Verfassungspatriotismus) aparecem nos trabalhos de Habermas da metade da dcada de 80, em uma de suas intervenes mais incisivas na esfera pblica alem: o Debate dos Historiadores o Historikerstreit. Naquele momento, inserido na controvrsia acerca da tentativa de alguns historiadores alemes de negarem a singularidade do Holocausto,37 o
34

Novamente explica Manuel Carrilho, citando Eduardo Loureno: Convencido de que os valores de ptria, do patriotismo , do sentimento nacional , pelo seu teor afetivo, de raiz irracional, no costumam ser reivindicados pela Esquerda, mas que isso um erro funesto, E. Loureno faz uma leitura da nossa histria de modo a tornar esses valores investveis pela esquerda. CARRILHO, Manuel Maria. Elogio da modernidade. Lisboa: Editorial Presena, 1989, p. 89. 35 Quanto a este paradoxo, sigo a formulao de Adrin Gurza Lavalle. Vida Pblica e Identidade Nacional: Leituras Brasileiras. So Paulo: Globo, 2004. 36 VIANNA, Luiz Werneck e CARVALHO, Maria Alice Rezende de. Experincia brasileira e democracia. In. CARDOSO, Srgio. (org.). Retorno ao republicanismo Belo Horizonte: UFMG, 2004, p. 223. 37 GORNER, Paul. Twentieth Century German Philosophy. Oxford: Oxford University Press, 2000, p. 163. Em uma definio precisa acerca do contexto e das conseqncias desse debate, Richard Wolin explica: dentro do contexto dessa duradoura tentativa de negar o passado nazista bem como seus possveis

11

herdeiro da Escola de Frankfurt dirigindo a sua crtica a um grupo de historiadores conservadores liderados por Ernst Nolte (seguido por Hillgruber e Strmer), que estava procurando trivializar o significado do passado nazista para a histria alem atravs de uma reinterpretao histrica utilizou o conceito de patriotismo constitucional, cunhado pelo cientista poltico Dolf Sternberger.38 No final da dcada de setenta, Sternberger sustentou que a Constituio alem foi capaz de transformar os sentimentos dos cidados germnicos, ajudando-os a alcanar um estgio de conscincia limpa. Esta mudana de comportamento teria ocorrido devido ao respeito e admirao que a Lei Fundamental conseguia gerar entre a populao alem, contribuindo para o desenvolvimento de um segundo patriotismo, agora no mais ancorado nas tradicionais referncias de pertencimento ligstico, histrico e tnico, mas politicamente fundado na Constituio. Como afirma o politlogo alemo:
Todavia hoy sufrimos y todavia hoy esperamos. Desde entonces ha crescido en el sentimiento nacional una clara consciencia de la bondad de esta ley fundamental. La Constitucin ha salido de la penumbra en que se encontrraba al nacer. En la medida en que gana vida, al surgir actores y acciones vigorosos de las simples normas, y en tanto se vivifican los rganos que delineaban cmo debemos utilizar nosotros mismos las libertades que all se garantizaban, aprendemos a movernos con y dentro de este Estado. Pues bien, en esa medida se ha formado de manera imperceptible un segundo patriotismo, que se funda precisamente en la Cosntitucin. El sentimiento nacional permanece herido y nosotros no vivimos en una Alemania completa. Pero vivimos en la integridad de una Constitucin, en un Estado constitucional completo y esto mismo es una especie de patria.39

Habermas, em seu desenvolvimento desse conceito, explica: para ns, na Repblica Federal, patriotismo constitucional significa, entre outras coisas, ter orgulho do fato de que fomos capazes de superar permanentemente o fascismo, estabelecendo uma ordem baseada na lei, e ancorando-a em uma cultura poltica liberal razovel.40 Essa atitude referente Constituio alem e ao seu legado deu-se atravs de um processo histrico que suscitou uma prontido para a identificao com a ordem poltica e os

desdobramentos para a sociedade germnica do ps-guerra que os argumentos dos adversrios de Habermas no Debate dos Historiadores devem ser compreendidos. O esforo deles para trivializar, e ento, finalmente, acabar com os pecados do passado germnico representa muito mais do que um ato duvidoso de reinterpretao histrica: eles constituem uma reviso insidiosa da histria (). WOLIN, Richard. Introduction In. HABERMAS, Jrgen. The New Conservatism: Cultural Criticism and the Historians Debate, Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 1994, p. XIII. 38 STERNBERGER, Dolf. Patriotismo Constitucional. Bogot: Universidad Externado de Colombia, 2001. 39 STERNBERGER, Dolf. Patriotismo Constitucional (1982). In. Patriotismo Constitucional. Bogot: Universidad Externado de Colombia, 2001, p. 85-86. Como esclarece Josp Maria Rosales acerca da exposio de Sternberger: Al precisar su contribucin como instancia normativa suprema pone de relieve la capacidad que el texto constitucional ha demonstrado para inspirar una nueva forma, pluralista e integradora, de identidad colectiva y aglutinar a la sociedad, escindida y traumatizada por la barbarie del nazismo, en torno de la tarea de construir una cultura poltica democrtica. ROSALES, Jos Maria. Estudio preliminar: experiencia constitucional e identidad cvica. In. STERNBERGER, Dolf. Patriotismo Constitucional. Bogot: Universidad Externado de Colombia, 2001, p. 45.
40

HABERMAS, Jrgen. Identidad Nacional y Identidad Postnacional entrevista con J. M. Ferry. In. Identidades Nacionales y Postnacionales. Madrid: Tecnos, 1998, p. 115-116.

12

princpios da Lei Fundamental,41 e foi algo que no ocorreu imediatamente aps o estabelecimento da Constituio. De acordo com Martin Matu_tk: Esse patriotismo uma ideologia importada, dirigida de cima para baixo; portanto, inicialmente, no h qualquer correspondncia consciente (i.e., intrinsecamente motivada) para se tornar constitucionalmente patritico. Da dimenso praxiolgica de 1945, a evoluo social concernente ao patriotismo constitucional contm uma forma ideal, mas carece de um ncleo existencial, que emerge como uma forma social de vida aps 1968.42 (Tambm devo mencionar que a maneira engenhosa com que a Lei Fundamental tem sido interpretada pelo Tribunal Constitucional Federal Alemo e o sucesso econmico daquela nao so fatores que devem ser levados em conta em qualquer avaliao referente ao surgimento e ao desenvolvimento do patriotismo constitucional). Uma importante razo para o surgimento do patriotismo constitucional foi o aspecto liberal, progressivo e universal da Lei Fundamental alem, concebida como uma resposta direta ao totalitarismo do regime nazista. Novamente, Habermas explica: A [Constituio de 1946 da Alemanha Ocidental] () deu, em sua parte geral, uma resposta ao regime nazista. Em cada um de seus 63 detalhados artigos de direitos humanos, soa o eco da injustia sofrida, que negada ao mesmo tempo palavra por palavra. Esses artigos constitucionais de primeira hora no apenas alcanaram uma negao especifica no sentido hegeliano, mas tambm mostraram os contornos de uma futura ordem social. 43 A partir desta citao fica claro que a idia de patriotismo constitucional contm em si uma orientao para o futuro, a par de uma idia do estado constitucional de direito como um processo a ser realizado ao longo de diversas geraes. O desenvolvimento deste conceito possibilitou a emergncia de um modelo coerente de identificao poltica, substituto do nacionalismo tradicional baseado em um pertencimento tnico comum (ou etno-nacionalismo, la Milosevic) e da maneira de entender a identidade nacional alem que estavam sendo defendidos pelo neo-historicismo alemo. Habermas estava tentando responder ao desafio proposto pelos novos historiadores conservadores, que sustentavam, atravs de suas interpretaes, um retorno a uma identidade nacional convencional, que poderia ser entendida como um potencial retrocesso em face das conquistas que a Republica Federal havia estabelecido enquanto nao democrtica, desde o seu alvorecer, aps a catstrofe nazista. Essa forma especifica de patriotismo o Verfassungspatriotismus defendida por Habermas bem diferente de nossa idia habitual desse conceito, chegando a ser quase contra-intuitiva. Isso ocorre porque ela engloba um esforo de construo de uma idia que desempenharia o papel de uma fora motivadora, funcionando como um vetor de fortalecimento da unio de populaes em sociedades pluralistas contemporneas, no respaldada em qualquer forma tradicional de apego relativo regio, nao, ao territrio, ao idioma ou histria comum. Recusa-se, assim, s construes que procuram estabelecer
41

HABERMAS, Jrgen. Historical consciousness and post traditional identity: The Federal Republics orientation to the west. In. The New Conservatism: Cultural Criticism and the Historians Debate, Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 1994, p. 257. 42 MATU_TK, Martin Beck. Jrgen Habermas. A Philosophical-Political Profile. New York: Rowman & Littlefield Publishers, 2001, p. 205. 43 HABERMAS, Jrgen. Eine Art Schadensabwicklung: Kleine Politishe Scriften VI. Apud. MATU_TK, Martin Beck. op. cit., p. 205.

13

pertencimentos pr-polticos como base essencial garantidora da solidariedade entre estranhos. O aspecto central do Verfassungspatriotismus reside em seu carter universalista, ancorando nos princpios republicanos e nos direitos humanos, atuando como uma resposta s formas tradicionais de chauvinismo nacionalista relacionadas, via de regra, s noes tradicionais de patriotismo. Mais uma vez, Habermas explica: a identidade poltica mais sria destacou-se de um passado centrado na histria nacional. O contedo universalista de uma forma de patriotismo cristalizado em torno de um estado democrtico constitucional no tem mais compromisso com continuidades repletas de vitrias; este tipo de patriotismo incompatvel com o carter secundrio, quase-natural, de uma conscientizao que no tem qualquer penetrao na ambivalncia profunda de cada tradio.44 Assim, evitam-se as tradicionais exaltaes ufnicas de passados hericos to utilizadas nos discursos nacionalistas, bem como as apropriaes no refletidas das tradies. Outro aspecto importante do conceito de patriotismo constitucional reside no seu relacionamento com a concepo de identidade ps-convencional. Este constitui um dos tpicos mais controversos relativos aos desenvolvimentos tericos de Habermas. A identidade ps-convencional est relacionada teoria da evoluo moral, que Habermas constri utilizando intensamente as pesquisas de Jean Piaget e Lawrence Kohlberg.45 No poderei me aprofundar nesse assunto o quanto ele merece, mas recorrerei exposio precisa de Richard Wolin para explicar esta forma especfica de identidade contempornea:
Um dos principais argumentos tericos que Habermas utiliza na refutao da posio revisionista a distino entre identidades convencionais e ps-convencionais. No mbito da psicologia de desenvolvimento, a formao de uma identidade ps-convencional indica que um indivduo adquiriu a capacidade de avaliar suas convices morais em termos de mximas ticas gerais; que as crenas sobre o certo e o errado no so mais decididas a partir de pontos imediatos e particulares de referncia (e.g., o ponto de vista do grupo ou nao de semelhantes), mas atravs do apelo aos princpios universais. Habermas, portanto, considera o desejo revisionista de um retorno a uma identidade nacional convencional como um potencial regresso por trs das precrias conquistas que a Repblica Federal alcanou como uma nao democrtica, desde seu incio h quarenta anos.46

Habermas defende um tipo de lealdade no estribado unicamente em caractersticas culturais comuns, mas que, ao contrrio, esteja relacionado a princpios universais e institutos jurdicos consagrados nas Constituies contemporneas, tais como aqueles presentes na Lei Fundamental Alem.Assim, tal vetor de unificao se forma em torno de

44

HABERMAS, Jrgen. Historical consciousness and post traditional identity: The Federal Republics orientation to the west. op. cit., p. 257. 45 Os principais textos de Habermas referentes utilizao das idias de Kohlberg esto presentes em Communication and the Evoultion of Society. Boston: Beacon Press, 1979, p. 69-94; 95-129, Morale & Communication. Paris: Les ditions du Cerf, 1996, p. 54-62; 134-186 e De lthique de la discussion. Paris: Les ditions du Cerf, 1992, p. 51-72; 73-91. Desenvolvi algumas consideraes acerca do papel da teoria da evoluo moral de Kohlberg no trabalho Habermas (e sua relao com o modelo de cincia social reconstrutiva) em: MAIA, Antnio Cavalcanti. Direitos Humanos e a Teoria do Discurso do Direito e da Democracia. In. TORRES, Ricardo Lobo et al. (org.). Arquivos de Direitos Humanos. Rio de Janeiro: Renovar, 2000, v. 02, p. 03-80. 46 WOLIN, Richard. Introduction. op. cit., p. XVIII.

14

certos princpios morais e polticos de base, tais como o princpio da democracia e o princpio dos direitos etc.47 Obviamente que este tipo de posio original/incomum foi duramente criticada por suas caractersticas abstratas e racionalistas, sendo a ela imputada uma palidez tpica de propostas universitrias. De acordo com Ciaran Cronin: talvez a preocupao comum mais compartilhada seja a de que o patriotismo constitucional seria uma concepo de patriotismo muito fraca e sem entusiasmo suficiente para inspirar um genuno apego e solidariedade.48 No poderei discutir esta critica aqui, mas inegvel que ela representa uma posio persuasiva. No entanto, ela no parece invalidar o esforo terico de Habermas de propor uma noo que possa funcionar como uma favorvel base de motivao em sociedades complexas e diferenciadas culturalmente. Assim, o patriotismo constitucional, malgrado seu alto grau de abstrao e seu desencarnamento das tradicionais formas de estabelecimento de laos de identidade pode funcionar como uma espcie de denominador comum, capacitador de uma vida poltica dinmica. B) Patriotismo constitucional nos anos 90 uma nova constelao poltica

Se, em meados dos anos oitenta, as reflexes sobre patriotismo constitucional estavam situadas em uma controvrsia referente interpretao proposta pelos intelectuais alemes acerca de sua prpria histria, durante os anos 90, esta discusso assume um papel diferente em outra constelao terica. Naquele perodo, essa idia era um importante elemento para as intervenes de Habermas nas polmicas sobre multiculturalismo,49 e tambm para a sua defesa de uma identidade ps-convencional para a Unio Europia. Durante os anos 80, Habermas desenvolveu, apesar de suas caractersticas universais, um patriotismo constitucional mais alemo, pois referenciado aos debates daquela formao social (alm da j mencionada polmica com historiadores, as discusses relativas necessidade de uma nova constituio quando da reunificao alem e os problemas relativos aos imigrantes na Alemanha); durante os anos 90, numa interpretao bastante ousada, um patriotismo constitucional europeu (alis, desde a publicao de Philosophical Discourse of Modernity Twelve Lectures, em 1985, o pblico alvo de
47

TAYLOR, Charles. Quel prncipe didentit collective?. In. LENOBLE, Jacques et al (org.). LEurope au soir du sicle. Identit et dmocratie. Paris: ditions Esprit, 1992, p. 60. 48 CRONIN, Ciaran. Democracy and collective identity: In Defence of Constitutional Patriotism. In. European Journal of Philosophy. London: Blackwell Publishing, vol. 11, n. 01, april 2003, p. 04. 49 Nos anos 90, uma srie de problemas polticos e culturais, intimamente relacionados com o debate do multiculturalismo, eclodiram. A recrudescncia do nacionalismo aps o fim da Unio Sovitica, a discusso relacionada situao particular da populao francfona em Quebec, as constantes divergncias entre os belgas, e a permanente tenso poltica na Espanha (Bascos e Catales), a posio dos turcos na Alemanha e dos descendentes de rabes na Frana so exemplos desta nova situao que demanda distintas ferramentas tericas de anlise e sugesto poltica para lidar com uma nova constelao de dilemas polticos. Quanto capacidade da idia de patriotismo constitucional lidar com essas situaes postas em quadros multiculturais, esclarece Maurizio Viroli: Diversamente do nacionalismo, o patriotismo constitucional separa a idia poltica de uma nao de cidados da concepo das pessoas como uma comunidade pr-poltica de linguagem e cultura. Essa forma de patriotismo reconhece total legitimidade e valor moral s diferentes formas de vida e est comprometida com a incluso de distintas culturas no quadro da repblica. VIROLI, Maurizio. For Love of Country. An Essay on Patriotism and Nationalism. Oxford: Clarendon Press, 1995, p. 170.

15

Habermas parece ser cada vez mais o espao pblico da Unio Europia do que as fronteiras dos Estados alemes). No terei tempo suficiente para explicar tais questes, porm gostaria de dizer que, ao trabalhar a idia de patriotismo constitucional nos anos 90, Habermas faz referncias explcitas s semelhanas entre este conceito e a forma como a religio cvica desenvolveu-se nos Estados Unidos da Amrica. Para ilustrar sua posio, transcreverei o seguinte trecho:
Em nvel nacional, encontramos o que nos Estados Unidos chamado de religio cvica um patriotismo constitucional que une todos os cidados independentemente de seus antecedentes culturais ou heranas tnicas. Trata-se de uma quantidade meta-legal, isto , esse patriotismo baseado na interpretao de princpios constitucionais universais, reconhecidos dentro do contexto de uma determinada histria e tradio nacional. Tal lealdade constitucional, que no pode ser imposta juridicamente, enraizada nas motivaes e convices dos cidados, s pode ser esperada se eles entenderem o Estado Constitucional como uma realizao de sua prpria histria.50

Os EUA e a Sua desempenham dentro da argumentao de Habermas um papel relevante, por exemplificarem duas sociedades que conseguiram um admirvel grau de estabilidade poltica embora no contenham, em especial a Sua, uma homogeneidade cultural propiciadora de liames identitrios robustos. Tal capacidade de articulao poltica alicerada em uma lealdade constitucional, que conseguiu se enraizar nas convices dos cidados, a despeito das suas diferentes origens tnicas, fica como uma grande referncia s propostas contemporneas de desenvolvimento da idia de patriotismo constitucional, em especial no contexto da Unio Europia. Foi nos Estados Unidos que este desenvolvimento conceitual do trabalho poltico e jurdico de Habermas recebeu uma de suas anlises mais agudas. Num denso artigo, seu amigo e crtico favorvel, Frank Michelman, aponta certos aspectos deste conceito tais como o discernimento transcendental , que vai nos ajudar a entender o significado desta espcie de fora poltica motivadora.51 Conforme explicitado pelo professor de Direito Pblico de Harvard: de fato, para Habermas, o patriotismo constitucional tem seu aspecto de discernimento transcendental, de reconhecimento do que uma Constituio, incondicional e contrafaticamente, deve ser para cumprir seu papel central na justificao moral da fora jurdica.52 Michelman explica que o patriotismo constitucional expressa um tipo de (...) convergncia cognitiva intersubjetiva vivenciada pelo povo de um determinado pas,53 e que esta concepo certamente parece ditar uma certa disposio motivadora.54 Ele tambm desenvolve a idia de que patriotas constitucionais podem ser profundamente
50

HABERMAS, Jrgen. Reply to Symposium Participants, Benjamin N. Cardozo School of Law. In. ROSENFELD, Michel; ARATO, Andrew (org.). Habermas on Law and Democracy Critical Exchanges. Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press, 1998, p. 398. 51 De acordo com Michelman, outros tipos de conceitos motivadores so: os valores, as razes, as mximas, as normas e as obrigaes. MICHELMAN, Frank. Morality, Identity and Constitutional Patriotism. In. Ratio Juris, vol. 14, num. 3, September 2001, p. 256. 52 Idem, Ibidem, p. 254. 53 Idem, Ibidem, p. 270. 54 Idem, Ibidem, p. 265.

16

emotivos com relao a seu pas, pois podem perceber que o horizonte poltico est estruturado de forma tal que se permita a busca crvel, na prtica, de uma determinada idia poltica reguladora.55 Ainda h um tpico neste excelente texto que me ajudar a fundamentar a tese que aqui sustento e a rumar para a concluso deste artigo. Michelman declara que o patriotismo constitucional habermasiano , na verdade, a confeco de uma idia constitucional e de um sentimento comunitrio emprico. Ele consiste em um compartilhamento consciente de sentimentos de pertencimento comunidade, inspirado pelo vnculo a uma idia contraftica percebido pela comunidade.56 Essa tenso entre, por um lado, uma determinada idia poltica reguladora que inspira a lealdade dos cidados e, por outro, sentimentos que podem ser empiricamente percebidos na auto-compreenso dos cidados acerca de sua ordem poltica e jurdica algo totalmente apropriado para o entendimento atual e futuro da ordem constitucional no Brasil. C) Patriotismo constitucional e a cultura jurdica brasileira Nossa Constituio de 1988 um texto progressista, inspirado nas Constituies portuguesa e espanhola dos anos setenta (ambas tendo como principal modelo a longa lista de direitos fundamentais apresentados na Lei Bsica alem e promulgadas como resultado de processos de democratizao aps longos perodos de ditadura). Alm disso, trata-se de uma Constituio concebida antes da queda do Muro de Berlim e da hegemonia ideolgica neoliberal, que tambm contm um catlogo generoso de direitos sociais, funcionando como pautas para demandas polticas relacionadas justia distributiva, to cruciais para nossa sociedade. E, acima de tudo, nossa Lei Fundamental representa motivo de orgulho. Ela possui uma grande valia simblica, pois possibilitou uma transio exemplar dos governos autoritrios para o regime democrtico. Ela nos permitiu iniciar uma vida democrtica madura, absorver inmeras crises (como, por exemplo, a morte de Tancredo Neves e o caso do impeachment de Fernando Collor) e experimentar, pela primeira vez, um processo democrtico maduro capaz de, entre outras coisas, eleger um candidato popular de esquerda do Partido dos Trabalhadores. Esta mudana poltica, algo sem precedentes em nosso pas, no encontra, salvo engano, paralelo na histria da Amrica do Sul. E finalmente, mas no menos importante, ouso afirmar que um elemento em falta em nosso pas a auto-estima. Portanto, o desenvolvimento de um conceito de patriotismo constitucional voltado para nossa Lei Fundamental poderia ser uma forma de lidar com esta falha e tambm nos ajudar a encarar o enorme volume de desafios que nos espera. A verso brasileira de patriotismo constitucional que proponho neste artigo inspirada no Verfassungspatriotismus de Habermas deveria assumir uma abordagem mais radical/incisiva. Algo mais prximo da posio defendida por Maurizio Viroli em seu livro For Love of Country. Na concluso desta excelente obra e aps desenvolver uma re55 56

Idem, Ibidem, p. 254. Idem, Ibidem, p. 255.

17

interpretao da relao entre nacionalismo e patriotismo , Viroli posicionase (atravs do que ele denomina de patriotismo republicano) vis--vis a perspectiva habermasiana. De acordo com o autor italiano, o Verfassungspatriotismus de Habermas no rompe, de forma alguma, com a tradio republicana; , na verdade, uma nova verso dela. Ele no s reafirma o princpio do patriotismo republicano de que o amor pela ptria significa, acima de tudo, amor pela repblica; mas tambm reconhece, embora com alguma vacilao conceitual, que a repblica, que , ou deveria ser, o objeto de amor dos cidados, particularmente a sua prpria repblica; no apenas instituies democrticas, porm instituies que foram construdas num determinado contexto histrico e esto ligadas a um meio de vida isto , uma cultura de cidados daquela repblica em particular.57 Interessante observar caractersticas do conceito de patriotismo republicano ou republicanismo patritico de Viroli (tambm presentes na concepo habermasiana), que distingue essa noo do nacionalismo (xenfobo) tradicional. Enquanto este tem como inimigos a contaminao cultural, a impureza racial e a heterogeneidade cultural ou poltica, aquele tem como inimigos a tirania, o despotismo, a opresso e a corrupo.58O republicanismo patritico, diferentemente da perspectiva habermasiana, defende uma mais forte vinculao dos princpios universalistas inscritos nos textos constitucionais ao horizonte cultural de uma determinada forma de vida e reconhece a indispensabilidade do uso de uma retrica poltica mais enftica na construo de valores polticos comuns e no favorecimento da causa republicana. Gostaria tambm de registrar outro lcido comentrio e Viroli: Para habitar os coraes e mentes dos cidados germnicos, recorda Habermas, o patriotismo constitucional deve possuir um significado particular. Ele no pode ser apresentado como um apego a valores universais da democracia, mas como um apego aos valores da democracia da maneira como esto incorporados a instituies polticas e a documentos da Repblica Federal. Para os alemes, patriotismo constitucional implica um orgulho particular de terem sido capazes de construir instituies democrticas, que sobreviveram ao Nazismo, e de terem construdo sobre elas uma cultura poltica liberal. A Democracia tem para os alemes um significado especial, na medida em que uma democracia nascida das cinzas de Auschwitz. Sem identidade particular, princpios polticos universais no podem existir, nem sobreviver.59 Como intelectuais brasileiros, no devemos temer tanto as ambigidades do nacionalismo e do patriotismo tradicional, que causam tantos problemas para Habermas, enquanto intelectual alemo de esquerda. Devemos falar do patriotismo evocando paixes e utilizando um discurso poltico retrico o que, com certeza, no agradaria Habermas. Falar de patriotismo e nacionalismo no Brasil no sugere qualquer tipo de caracterstica racista ou xenfoba. Ao contrrio, nossa miscigenao racial e composio tnica hbrida devem ser aceitas e louvadas. Elas nunca incitaro qualquer nacionalismo expansivo, mas sim um nacionalismo integrativo uma idia poltica que poderia funcionar como referncia simblica para um pas com propores quase continentais. Este discurso poltico uma fora motivadora pode nos ajudar a fortalecer nossa identidade nacional,

57 58

VIROLI, Maurizio. op. cit., p. 171. Neste sentido, conferir BERTEN, Andr. Republicanismo e motivao poltica. In. MERLE, JeanChristophe.e MOREIRA, Luiz (org.). Direito e legitimidade. So Paulo: Editora Landy, 2003, p. 45 59 VIROLI, Maurizio. op. cit., p. 172.

18

que, por sua vez, auxiliar os esforos polticos que precisamos fazer para tornar nosso pas, em um futuro prximo, uma sociedade menos injusta. A integrao do conceito de patriotismo constitucional60 (na sua forma mais republicana) cultura jurdica e poltica brasileira pode reforar o processo de construo de um senso de identidade nacional amplamente compartilhado. A partir do momento em que ele se encontra livre das ambigidades do nacionalismo tradicional, pode fortalecer a coeso republicana, servindo como um verdadeiro elemento catalisador capaz de favorecer as foras que se comprometem com as difceis questes: como vincular em uma unidade de ao as conflituosas foras sociais presentes em nosso pas? Como, afinal, forjar nosso pas?61 O tema da identidade nacional e como poderemos construir uma identidade racional coletiva tornou-se uma questo crucial para a nossa sociedade. No tocante formao social brasileira, vrios fatores nos ltimos anos tm ensejado um ambiente favorvel s cogitaes acerca de um dos temas mais caros s naes perifricas, sobredeterminadas pelos influxos econmicos e culturais das naes-piloto: a questo da identidade nacional. Verdadeiro leitmotiv do pensamento latino-americano, questo nuclear dos movimentos modernistas dos anos 20 e 30, retomada quando da efervescncia poltica dos anos 60 e 70, est novamente na ordem do dia. Os efeitos da globalizao, bem como as discusses relativas ao multiculturalismo, operam como foras centrfugas, contribuindo para o esgaramento e o enfraquecimento dos vnculos de identidade. Ademais, a constatvel complexificao da sociedade brasileira, acompanhada da emergncia de novos plos econmicos em nosso pas como, por exemplo, o crescimento do peso econmico cultural dos Estados do sul brasileiro aceleram o processo de regionalizao e colocam problemas ao modelo federativo (federalismo cooperativo ou federalismo competitivo?). Assim, faz-se necessrio identificar quais fatores e tendncias podero contribuir como foras centrpetas manuteno e ao reforo de uma identidade nacional brasileira capaz de garantir um substrato poltico-simblico mobilizador e capaz de nos auxiliar nas inmeras tarefas que se descortinam em nosso horizonte prximo, marcado pela retomada das discusses acerca de um projeto de pas, e pressionado pela avassaladora presena econmica e ideolgica estadunidense. Tais questes adquirem particular urgncia no quadro de crescente integrao regional do Brasil no Mercosul e a relao deste bloco vis-vis a rea de Livre Comrcio das Amricas Alca.

60

Este assunto o papel do patriotismo constitucional nos processos contemporneos de fortalecimento de identidades coletivas muito bem explicado por Ciaran Cronin. Em seu recente artigo, o professor americano relaciona o tema do patriotismo constitucional com outra construo terica chave de Habermas (o modelo de repblica kantiano denominado democracia deliberativa): A deliberao democrtica fornece os meios atravs dos quais os cidados podem construir uma identidade coletiva racional atravs da participao em um projeto constitucional democrtico, que pode se tornar o foco de formas no-chauvinistas de reconhecimento mtuo, solidariedade e ligao afetiva. CRONIN, Ciaran. op. cit., p. 02. 61 claro que tenho em mente com essa expresso o pequeno tratado patritico de Richard Rorty e o seu esforo de revivificar a poltica nacional no original Achieving our country, traduzindo em portugus como Para Realizar a Amrica. O pensamento de esquerda no sculo XX na Amrica. (Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1999) e, em castelhano, Forjar nuestro pas. El pensamiento de izquierdas em los Estados Unidos Del siglo XX (Buenos Aires: Editorial Paids, 1999).

19

ANEXO Quanto s referncias indicadas na nota 17 acerca dos autores que j apresentam em seus trabalhos recentes os sinais dessa inquietao relativa s tradicionais anlises de nossa identidade nacional, saliento neste momento apenas os seguintes pontos: A) Em relao a Jess Souza, a publicao recente de Modernidade Seletiva apresenta um novo panorama explicitao da problemtica de nossa identidade nacional a partir de uma releitura de intrpretes-marco que condicionaram nossa auto-percepo acerca de ns mesmos. Ancorado em um slido conhecimento de Max Weber e Norbert Elias, luz de matrizes tericas vinculadas Escola de Frankfurt Habermas e Honneth e do brilhante trabalho de Charles Taylor, Jess Souza desconstri algumas das leituras padres de nosso pas (Buarque de Holanda, Faoro, Da Matta e Freyre). Eleva esta reflexo a um patamar hermenutico mais refinado, na busca de esclarecer a singularidade do tipo de sociedade, de cultura poltica e de comunicao cultural que aqui se processou.62 Sirvome tambm do resumo feito por Rachel Barros Nigro em Consideraes sobre a identidade nacional. In. MAIA, Antonio Cavalcanti. et al (org). Perspectivas Atuais da Filosofia do Direito. Rio de Janeiro: Lumen Iuris, 2005: Como destaca Jess Souza, a interpretao dominante dos brasileiros sobre si mesmos est permeada por uma sociologia da inautenticidade, um sistema de inter-relacionado que engloba os conceitos de herana hibrica, personalismo e patrimonialismo, e que exerce poderosa influncia sobre o pensamento social, ou seja, sobre nossa reflexo sobre ns mesmos. Quanto sociologia da inautenticidade, temos que: Os Estados Unidos so a referncia principal tambm para nossa sociologia da inautenticidade, como o nosso outro por excelncia. 63 A ttulo de exemplo, no tocante a um aspecto central das leituras cannicas de nosso pas, esclarece Jess: isto no significa que o homem cordial no tenha qualidades para Srgio Buarque. O fato que essas qualidades, que foram to importantes na criao de uma grande nao nos trpicos, como a plasticidade, capacidade de acomodao e compromisso com o gentio e com o meio fsico, so as mesmas vistas como obstculo para a criao de uma grande nao moderna. Esse o ponto.64 B) J Srgio Costa, em original anlise, enfrenta o crucial debate acerca do componente racial, de origem negra, em nossa identidade nacional. Atento reconfigurao que essa problemtica assumiu no Brasil a partir da importao da temtica do multiculturalismo, impe, atravs de seu trabalho, a necessria adequao dessa categoria explicitao do nosso punctum dolens identitrio. Conferir: COSTA, Srgio. As Cores de Erclia: esfera pblica, democracia, configuraes ps-nacionais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002, em especial os captulos: A mestiagem e seus contrrios poltica e etnicidade e Desigualdades raciais e identidades culturais.

62

SOUZA, Jess. A modernizao seletiva: uma reinterpretao do dilema brasileiro. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 2000, p. 225. 63 Idem, ibidem, p. 127. 64 SOUZA, Jess. Elias, Weber e a singularidade cultural brasileira. In. WAIZBORT, Leopoldo (org.). Dossi Norbert Elias. So Paulo: Edusp, 1999, p.80.

20

C) Jos Carlos Reis, em livro cujo sucesso de vendagem (seis edies entre 1999 e 2003) demonstra a avidez dos brasileiros pelo conhecimento das grandes narrativas que inventariam e inventam nossa identidade nacional. Como destacado na apresentao de seu livro: Neste livro, Jos Carlos Reis seleciona, retoma e analisa algumas das mais importantes interpretaes do Brasil, aquelas que ultrapassaram a condio de simples referncias intelectuais, de meros modelos discursivos, para se tornar as inventoras das identidades do Brasil vivido e real, orientando os brasileiros em suas opes polticas, em sua autolocalizao, auto-identificao e auto-representao. REIS, Jos Carlos. As identidades do Brasil: de Varnhagen a FHC. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. D) Inscrevendo-se em uma tradio de ambiciosa anlise civilizacional por exemplo, no campo das relaes entre Ocidente e Oriente , e referenciado s sociologias comparativas das culturas de Johann P Arnason e Shmuel Eisenstadt, Jos Maurcio Domingues assume uma posio prospectiva, pouco usual nas cincias sociais. Como, por exemplo no texto Identidades, culturas e instituies. In. Do Ocidente modernidade: intelectuais e mudana social. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003, de onde destaco:
Za (1965) argumentou que os latino-americanos tm inquirido sobre quem so os termos particulares, antes que em termos diretamente universalistas: eles podiam perceber que no eram homens em geral estavam jogados em condies particulares e sabiam que no eram ocidentais, ngulo que escapa habitualmente a estes ltimos, pois tomam sua condio como universal para a espcie humana. Os latino-americanos tinham de compreender a particularidade de modo a compreender a condio humana em geral. Ser que isso mudou com o desenvolvimento de uma modernidade global cada vez mais explcita? Este no parece ser o caso. A regio em seu conjunto se ocidentalizou isto , modernizou-se em grande medida; e, conquanto no venha a se tornar ocidental, esses pases so agora claramente modernos. Isso no quer dizer que o problema da identidade tenha tomado ch de sumio: pode estar adormecido por vezes, porm decerto ele ou abertamente discutido ou permanece latente, uma vez que no podemos evitar a questo acerca do que ser moderno na periferia da modernidade global, ainda que a questo e sua resposta devam ser articuladas em termos bastante distintos em relao a como o foram anteriormente. 65

E) Em brilhante trabalho, possuidor de uma combinao rara erudio histrica, acuidade conceitual e sofisticao metodolgica Adrin Gurza Lavalle revisita autores dos mais marcantes do pensamento social brasileiro. Seleciono apenas a seguinte passagem definindo identidade nacional como um compsito decantado:
Nos autores que pensaram o Brasil diante do horizonte aberto pela Revoluo de 30, a identidade a um termo virtude e defeito, compsito decantado no decorrer de longos processos histricos que, incorporado cultural e psicologicamente, caracteriza de forma mais ou menos unitria o conjunto da populao no as raas ou certas camadas. Por isso, a identidade , em tese, passvel de mudana mediante o efeito vagaroso das tendncias socioeconmicas de longo prazo.66

65

DOMINGUES, Jos Maurcio. Identidades, culturas e instituies. In. Do Ocidente modernidade: intelectuais e mudana social. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003, p.255. 66 LAVALLE, Adran Gurza. Vida Pblica e Identidade Nacional: Leituras Brasileiras. So Paulo: Globo, 2004, p. 93.

21

BIBLIOGRAFIA

AHMAD, Aijaz. Linhagens do Presente Ensaios. So Paulo: Boitempo, 2002. ANDERSON, Benedict. Imagined Comunities. Londres: Verso, 1998. ARROYO, Juan Carlos Velasco. La teoria discursiva del derecho. Madrid: Centro de Estdios polticos y constitucionales, 2000. BERTEN, Andr. Republicanismo e motivao poltica. In. MERLE, Jean-Christophe.e MOREIRA, Luiz (org.). Direito e legitimidade. So Paulo: Editora Landy, 2003. BRUGGER, Walter. Dicionrio de Filosofia . So Paulo: Editora Pedaggica e Universitria, 1987. CARRILHO, Manuel Maria. Elogio da modernidade. Lisboa: Editorial Presena, 1989. _______________________. Aventuras da interpretao. Lisboa: Editorial Presena, 1995. CRONIN, Ciaran. Democracy and collective identity: In Defence of Constitutional Patriotism. In. European Journal of Philosophy. London: Blackwell Publishing, vol. 11, n. 01, april 2003. DERRIDA, Jacques. De que amanh: dilogo/ Jacques Derrida; Elisabeth Roudinesco. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004. DOMINGUES, Jos Maurcio. Identidades, culturas e instituies. In. Do Ocidente modernidade: intelectuais e mudana social. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. FERRET, Stphane. Ricoeur. Identit et ipsit. In. Lidentit. Paris: Flammarion, 1998. GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002. GORNER, Paul. Twentieth Century German Philosophy. Oxford: Oxford University Press, 2000. GULBERG, Horacio Cerutti. Identidad y dependencia culturales. In. SOBREVILLA, David (ed.) Filosofa de la cultura. Madrid: Trotta, 1998. HABERMAS, Jrgen. Communication and the Evoultion of Society. Boston: Beacon Press, 1979.

22

_________________.De lthique de la discussion. Paris: Les ditions du Cerf, 1992. _________________. Historical consciousness and post traditional identity: The Federal Republics orientation to the west. In. The New Conservatism: Cultural Criticism and the Historians Debate, Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 1994. _________________.Morale & Communication. Paris: Les ditions du Cerf, 1996. _________________. Identidad Nacional y Identidad Postnacional entrevista con J. M. Ferry. In. Identidades Nacionales y Postnacionales. Madrid: Tecnos, 1998. _________________. Reply to symposium participants, Benjamin N. Cardozo School of Law. In. ROSENFELD, Michel e ARATO, Andrew (ed.) Habermas on Law and Democracy. Berkeley: University of California Press, 1998. _________________. El manejo de las contingencias y el retorno del historicismo. In. NIZNIK, Jzef e SANDERS, John T. (eds.). Debate sobre la situacin de la filosofa. Madrid: Ctedra, 2000. _________________. Eine Art Schadensabwicklung: Kleine Politishe Scriften VI. Apud. MATU_TK, Martin Beck. Jrgen Habermas. A Philosophical-Political Profile. New York: Rowman & Littlefield Publishers, 2001. HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. HOSROKHAVAR, Farhad. Introduo. In. TOURAINE, Alain. A Busca de Si. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. LAVALLE, Adrin Gurza. Vida Pblica e Identidade Nacional: Leituras Brasileiras. So Paulo: Globo, 2004. LIUDVIK, Caio. Nacional por adio. In. Nacional S.A.- Caderno Mais! Folha de So Paulo. So Paulo, domingo, 19 de setembro de 2004. LOURENO, Eduardo. Ns e a Europa ou as duas razes. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1994. ___________________. A nau de caro e imagem e miragem da Lusofonia. So Paulo: Companhia das Letras, 2001. ___________________. A Europa desencantada para uma mitologia europia. Lisboa: Gradiva, 2001.

23

LUCAS, Fbio. Expresses da identidade brasileira. So Paulo: Educ, 2002. MAIA, Antnio Cavalcanti. Direitos Humanos e a Teoria do Discurso do Direito e da Democracia. In. TORRES, Ricardo Lobo et al. (org.). Arquivos de Direitos Humanos. Rio de Janeiro: Renovar, 2000, v. 02. MATTOSO, Jos. A Identidade Nacional. Lisboa: Gradiva, 2001. MATU_TK, Martin Beck. Jrgen Habermas. A Philosophical-Political Profile. New York: Rowman & Littlefield Publishers, 2001. MICHELMAN, Frank. Morality, Identity and Constitutional Patriotism . In. Ratio Juris, vol. 14, num. 3, September 2001. NIGRO, Rachel Barros. Consideraes sobre a identidade nacional. In. MAIA, Antonio Cavalcanti. et al (org). Perspectivas Atuais da Filosofia do Direito. Rio de Janeiro: Lumen Iuris, 2005. PINHEIRO, Flavio e PIRES, Paulo Roberto (org). Prximos 500 anos: as perguntas que o Brasil vai ter que responder. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000. ORTIZ, Renato. Da raa cultura: a mestiagem e o nacional. In. Cultura brasileira e identidade nacional. So Paulo: Brasiliense, 2003. RORTY, Richard. Para Realizar a Amrica. O pensamento de esquerda no sculo XX na Amrica. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1999. SMITH, Anthony D. Naes e nacionalismo numa era global. Oeiras: Celta Ediora, 1999. SOUZA, Jess. A modernizao seletiva: uma reinterpretao do dilema brasileiro. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 2000. ____________. Elias, Weber e a singularidade cultural brasileira. In. WAIZBORT, Leopoldo (org.). Dossi Norbert Elias. So Paulo: Edusp, 1999. STERNBERGER, Dolf. Patriotismo Constitucional. Bogot: Universidad Externado de Colombia, 2001 TAYLOR, Charles. A poltica do reconhecimento. In. Argumentos filosficos. So Paulo: Loyola, 2000. THIESSE, Anne-Marie. La cration des identits nationales. Europe XVIIe Xxe sicle. Paris: ditions du Seuil, 1999. 24

VIANNA, Luiz Werneck e CARVALHO, Maria Alice Rezende de. Experincia brasileira e democracia. In. CARDOSO, Srgio. (org.). Retorno ao republicanismo. Belo Horizonte: UFMG, 2004 VIROLI, Maurizio. For Love of Country. An Essay on Patriotism and Nationalism. Oxford: Clarendon Press, 1995. ______________. Republicanism. New York: Hill and Wang, 2002. ______________.BOBBIO, Norberto. Dilogo em torno da Repblica. Os grandes temas da poltica e da cidadania. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2002. WOLIN, Richard. Introduction In. HABERMAS, Jrgen. The New Conservatism: Cultural Criticism and the Historians Debate, Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 1994.

25

You might also like