You are on page 1of 14

Lus Mauro S Martino

Trs hipteses sobre as relaes entre mdia, entretenimento e poltica

As relaes entre mdia e poltica ocupam um largo espao na agenda de pesquisas sobre comunicao. Ao longo do sculo XX, estudos tanto no campo poltico quanto na rea de mdia sublinharam vrios aspectos dessa relao. Parece haver tantas hipteses a respeito das ligaes entre mdia e poltica quantas possibilidades de anlise, e alguns dos trabalhos clssicos na Comunicao emergiram justamente dessa interseo. Estudos a respeito da influncia da mdia no pblico, abordando direta ou tangencialmente a questo poltica, foram usados pelos clssicos da comunicao tanto para sublinhar o poder de persuaso da mdia (Lasswell, 1957) quanto para neg-lo (Katz, 1957); hipteses a respeito da definio de uma agenda poltica (McCombs e Shaw, 1972) ou da resistncia do pblico (Louw, 2005). Nas ltimas dcadas, entretanto, outra ramificao desses estudos parece ter se desenhado no horizonte da pesquisa. Trata-se de um deslocamento de foco: ao estudo das campanhas eleitorais e das pesquisas de opinio, nas quais se observam os tangenciamentos do processo poltico com o jornalismo e/ ou a propaganda e o marketing, acrescentada uma vertente de estudos direcionados para conhecer as relaes entre entretenimento e poltica (Brants e Neijens, 1998, p. 150; Panke, 2010). Tradicionalmente, h uma viso negativa nessa relao: o entretenimento, sob os nomes cultura de massas, indstria cultural ou cultura popular, levaria progressiva alienao da sociedade a respeito da poltica. Um
Revista Brasileira de Cincia Poltica, n 6. Braslia, julho - dezembro de 2011, pp. 137-150.

138 Lus Mauro S Martino

ponto de partida dessa tradio crtica, estimulada pelo uso do entretenimento como propaganda poltica recentes de, por exemplo, Postman (1986) e Putnam (1995). Se os argumentos desses autores, em linhas gerais, reconhecem a presena cotidiana da mdia e a impossibilidade de separ-la do processo poltico, h uma premissa negativa: o entretenimento desvia a ateno das coisas importantes (Postman, 1986) e desmantela o engajamento cvico, criando problemas para a democracia (Putnam, 1995). Em anos recentes, alguns pesquisadores esto procurando rever essa tradio de estudos, sem deixar de lado uma viso crtica, mas avaliando a pertinncia de alguns de seus pressupostos em uma sociedade dominada pelos meios de comunicao (Street, 2005, p. 17). Neste texto, o objetivo apresentar trs dessas hipteses a respeito das relaes entre entretenimento e poltica. A escolha foi feita por conta de uma unidade subjacente s trs: a ausncia de uma condenao a priori da mdia, de um lado, articulada com um exame crtico das relaes entre comunicao e poltica na esfera do entretenimento, de outro. No que segue, sero apresentadas e brevemente discutidas trs hipteses que explicam essa relao. Dentro dos objetivos do texto, a ideia antes apresentar do que discuti-las em sua extenso, assim como no se entrar na problemtica a respeito do que constitui, epistemologicamente, uma hiptese o termo usado por conta da fluidez do texto e do carter experimental das proposies. Assim, em primeiro lugar, a concepo de Thomas Meyer (2002), a mdia colonizou a poltica; em seguida, para John Street (2001; 2005), a percepo de que o entretenimento uma forma de poltica; finalmente, a perspectiva de convergncia entre formatos da mdia e da poltica postulado por Liesbet Van Zoonen (2004; 2005). A traduo dos trechos em ingls, salvo meno em contrrio, do autor. A mdia colonizou a poltica Um dos argumentos para explicar as relaes entre mdia, entretenimento e poltica foi formulado pelo cientista poltico alemo Thomas Meyer em Media democracy (2002). Seu pressuposto, em linhas gerais, que a mdia teria colonizado a poltica, fazendo com que elementos desta ltima passassem a seguir as demandas e particularidades da primeira. Em suas palavras, a lgica da poltica passou a seguir a lgica da poltica. Isso representa,

Trs hipteses sobre as relaes entre mdia, entretenimento e poltica

139

em princpio, entender que certas transformaes da poltica acontecem no sentido de seguir um certo padro em suas relaes com a mdia. A pesquisa sobre mdia e poltica, acredita Meyer, tem focado primariamente no modo como a poltica retratada nos jornais e televiso e na transformao, pelo marketing, dos elementos polticos em produtos. Pouca ateno tem sido dada, acredita, s transformaes que o uso da mdia provoca na poltica em si. Em termos gerais, Meyer define a perspectiva de colonizao como a maneira atravs da qual os meios de comunicao influenciam o sistema poltico, a seleo e a forma das polticas e todo o processo poltico (Meyer, 2002, p. xi). Em outras palavras, seu objetivo estudar as repercusses da mdia e da comunicao sobre a substncia da poltica em si (Meyer, 2002, p. xi). De seu ponto de vista, o lugar central dos meios de comunicao na sociedade contempornea vem levando outras reas, especialmente a poltica, a se adaptarem s regras e cdigos da mdia. Essa adaptao, segundo o autor, acontece em dois nveis: a maneira como a mdia representa a poltica de acordo com suas regras especficas e o modo pelo qual a natureza da poltica transformada como resultado de seu desejo constante de se submeter ao poder dessas regras (Meyer, 2002, p. xii). A poltica, explica, alterou sua prpria lgica para se adaptar lgica da mdia: uma vez que a esfera da poltica cai sob a influncia do sistema da mdia, ela muda consideravelmente: torna-se dependente das regras desta ltima, mas sem perder sua identidade prpria (Meyer, 2002, p. 57). Para ilustrar isso, o autor menciona como alguns polticos aprenderam a adaptar seus discursos e entrevistas para o timing da mdia, como partidos e governos criam ou expandem suas agncias de comunicao e assessorias de imprensa enquanto a preocupao com a imagem pessoal se torna a primeira de muitos polticos. Essas prticas indicam que as regras e aes da mdia passam a ter alguma fora normativa na poltica a lgica da poltica foi adaptada para a lgica da mdia. Por lgica Meyer compreende um grupo de regras e prticas que organizam as aes comuns de um grupo. A lgica da mdia diz respeito aos vrios elementos do processo de comunicao, desde a maneira como jornalistas enquadram um evento ao escrever a notcia at as restries de tempo em um programa de televiso o modo de ser dos meios de comunicao.

140 Lus Mauro S Martino

A poltica, explica Meyer, aprendeu a pensar na sua mensagem de acordo com a linguagem e os cdigos da mdia, em particular os da televiso. Polticos no esto unicamente interessados nas discusses, na deliberao e na tomada de decises, a matria da poltica, mas tambm nas suas imagens e na sua figura pblica, os elementos relacionados com a mdia. Meyer pensa no modo como os eventos polticos a inaugurao de uma obra pblica, por exemplo so planejados como eventos de mdia (Katz e Dayan, 1994), em uma hora e local que garantam ampla cobertura dos meios. Meyer traa seu argumento sobre a noo de colonizao da esfera pblica na Modernidade seguindo o modelo das relaes entre o mundo da vida e o sistema apresentado por Jrgen Habermas em sua Teoria da ao comunicativa (1987). Em sua anlise do processo de modernizao da sociedade ocidental, Habermas trabalha a partir do ponto de vista de uma progressiva racionalizao de prticas e conceitos requeridos, argumenta, para o desenvolvimento do modelo capitalista. Nesse sentido, o mundo da vida foi colonizado pelas regras de mercado com vistas proeminncia e sobrevivncia deste ltimo. Conforme argumenta Meyer:
Jurgen Habermas introduziu e justificou a noo da colonizao de um domnio social sobre outro em sua teoria da ao comunicativa. Ele procurava inventar uma linguagem conceitual capaz de descrever a conspcua e consequencial tendncia na qual as regras do sistema poltico-administrativo e econmico dominavam progressivamente o mundo da vida na sociedade moderna. O mundo da vida tem uma origem e um papel especficos: a parte da esfera social na qual a comunicao direta habilita as pessoas a deliberarem e atingir o consenso a respeito de assuntos que lhes concernem diretamente. (Meyer, 2002, p.56)

Ao retratar a poltica, a mdia no leva em conta sua natureza especfica. Ao contrrio, trata-a no mesmo nvel de assuntos menos relevantes para o cidado. E encontra, nisso, a cumplicidade do campo politico:
a colonizao pela mdia fora as organizaes e instituies polticas, incluindo os parlamentos, a reagir melhorando e expandindo suas agncias de comunicao, assessorias de imprensa e relaes polticas, dotando-os de enormes recursos e equipando-os com um exrcito de consultores de mdia, to hbeis no manejo das notcias quanto os prprios jornalistas. (Meyer, 2002, p. 58)

Trs hipteses sobre as relaes entre mdia, entretenimento e poltica

141

No entanto, para Meyer, a colonizao um aspecto intrnseco da democracia moderna. No haveria democracia, acredita, sem a presena dos meios de comunicao. O debate, a deliberao e a busca de consenso entre os cidados so condies fundamentais da democracia. necessrio, argumenta Meyer (2002, p. 60), que as pessoas tomem conhecimento das decises polticas e o nico canal para isso, na sociedade, a mdia. Nesse quadro, um pequeno grupo, o sistema poltico, apoiado e legitimado por um grande nmero de pessoas. Isso conduz ao centro de seu argumento: as decises do sistema poltico s podem atingir um grande nmero de pessoas se forem enquadradas pela mdia, como tambm aponta Kepplinger (2002) e Nazzari et alli (2007). Asim, o sistema poltico no tem opo seno adaptar-se aos cdigos e prticas da mdia:
Legitimidade, elemento vital da poltica democrtica, s pode ser conseguida atravs do apoio dado pelos cidados s decises tomadas pelo sistema poltico, apoio definido pela percepo que se tem a respeito desse sistema e a fonte primria dessa percepo normalmente o que a mdia escolhe para retratar. (Meyer, 2002, p. 52)

Meyer tambm parece estar em dbito com Habermas ao afirmar que o debate poltico atinge a esfera pblica por meio da mdia. No entanto, Meyer argumenta que isso leva a uma espcie de gerenciamento da cena poltica na mdia:
Os fragmentos da realidade poltica escolhidos para ir ao ar so reunidos de acordo com regras que buscam em primeiro lugar criar uma apresentao que capture o mximo de ateno de um pblico especfico. (Meyer, 2002, p. 30)

Outro exemplo tirado de Rees (1992) pode exemplificar esse fato certamente exemplos brasileiros seriam inmeros, mas o objetivo mostrar que no se trata de um fenmeno exclusivo deste ou daquele pas. Na eleio presidencial norte-americana de 1961, o debate entre os candidatos foi transmitido ao vivo na televiso pela primeira vez. John Kennedy e Richard Nixon eram os candidatos. Kennedy, bem-vestido, calmo, sabendo como se comportar diante da camera. Nixon, nervoso, transpirando, sem saber como lidar com o fato de estar na TV. Rees sugere que a aparncia de Kennedy e sua facilidade com a linguagem televisiva foi decisive em sua vitria.

142 Lus Mauro S Martino

O conceito de colonizao de Meyer parece implicar a hegemonia de um campo sobre outro, sem maior perspectiva de uma resistncia a nica defesa possvel da poltica contra a mdia, ao que parece, se juntar a ela. O entretenimento uma forma de poltica As relaes entre mdia, cultura pop e poltica so estudadas em outra perspectiva em trs livros do pesquisador britnico John Street: Rebel rock (1986), Poltics and popular culture (1997) e Mass media, politics and democracy (2001). A partir de estudos de casos, o autor sugere que, longe de ser simples diverso associada alineao ou ao domnio poltico, o entretenimento pode ser pensado como um instrumento de ao poltica, inclusive para construo de resistncias a um sistema hegemnico. Se, no tpico anterior, foi visto que a poltica se torna mais e mais uma apresentao de imagens para a mdia, por outro lado o entretenimento deixa de ser simples diverso. Para Street (1986; 1997; 2001), a fora do entretenimento se deve a pelo menos dois fatores. De um lado, o alcance da mensagem. De outro, sua articulao com a vida das pessoas na criao de vnculos de identidade e comunidades. No mesmo sentido que Curran (2007), Street parece lidar com dois conceitos distintos e complementares de poltica como prtica partidria em um sistema democrtico e, ao mesmo tempo, como a ao desse sistema nas normas da sociedade. Street (2001, p. 21) mostra como a poltica partidria progressivamente se articulou com os meios de comunicao no sentido de aproximar sua mensagem do pblico a participao de polticos em programas de auditrio, apresentando-se como msicos durante as campanhas eleitorais ou tentando, de outras maneiras, criar vnculos entre a imagem sria e distante do poltico com a linguagem da televiso. Em tempos de showmcios, cantores eleitos e artistas de televiso eleitos para a Cmara dos Deputados e eleies conduzidas mais pelo marketing poltico do que por ideias e debates, possvel pensar como o entretenimento transforma o processo democrtico:
A cultura pop se tornou, por conta de seus usos e a partir do valor dado a ela na sociedade, uma forma de atividade poltica. Ao mesmo tempo, a poltica contempornea tem se conduzido no mesmo modelo e formato da cultura pop. (Street, 2007, p. 6)

Trs hipteses sobre as relaes entre mdia, entretenimento e poltica

143

Street menciona, por exemplo, o ex-presidente norte-americano Bill Clinton tocando saxofone com um grupo de Jazz no dia de sua posse, ou as atitudes planejadamente teatrais dos candidatos durante as campanhas, criadas para ocupar espao na mdia. possvel acrescentar, na realidade brasileira, a participao do senador Eduardo Suplicy em um captulo da novela O rei do gado, da Rede Globo, em 1997, ou a presena do ento ex-presidente cassado Fernando Collor de Melo no Programa Raul Gil. O trnsito entre mdia e poltica pode mostrar sua vitalidade com ainda mais nfase quando se pensa que entre os deputados federais mais votados nas eleies de 2006 estavam duas figuras da cultura pop, o cantor Frank Aguiar e o apresentador Clodovil Hernandes, e o recordista de votos em 2010 foi o palhao Tiririca. Por outro lado, Street no v o entretenimento como um elemento passivo, mas como um canal para o questionamento de atitudes e situaes. Focalizando particularmente o caso do rocknroll, Street (1986; 1997), acompanhando Frith (1984), indica como canes e msicos em muitas ocasies atuam como uma espcie de porta-voz dos sentimentos de mudana.
A cultura pop pode, no sentido de apresentar vrias formas de identidade, se misturar com a poltica, em particular no sentido relativo cidadania, no direito a fazer parte e ser reconhecido. A cultura pop pode igualmente se tornar uma forma de resistncia, como uma forma de desafiar ou mesmo negar o poder. (Street, 1997, p. 12)

Nesses termos, impossvel no lembrar do papel da msica popular na recente poltica brasileira, sobretudo durante o perodo militar. Em certos casos, o nico canal disponvel para alguma forma de contestao, e sua mensagem pode ser compreendida pelo pblico com todo o seu potencial poltico. Street argumenta que isso acontece mesmo quando a mensagem no explicitamente poltica; ao contrrio, as atitudes e valores de um msico, por exemplo, podem ser interpretadas pelo pblico como mensagem poltica no sentido de colocar em questo ideias e valores. As roupas, o visual e o estilo podem igualmente ser vistos como um importante vetor no desenho das foras polticas de uma sociedade (Martino, 2010). Afinal, como define, a cultura pop nem nos manipula nem nosso espelho: ao contrrio, nos vivemos com ela e ao seu redor. No a imitamos mais do que ela nos imita, e, no entanto, nossas vidas esto vinculadas a ela (Street, 1997, p. 4).

144 Lus Mauro S Martino

As relaes, no entanto, no se esgotam a. Street (2001) mostra como os procedimentos rotineiros dos meios de comunicao a prtica da reportagem, por exemplo interferem diretamente na representao do mundo poltico que chega at o cidado: O controle das informaes um atributo-chave para o controle do poder, e a mdia pode ser um instrumento para isso (Street, 2001, p. 91). O discurso da mdia preparado para conferir a si mesmo uma aparncia de realidade e credibilidade. Os processos de produo da notcia, bem como a autorrepresentao dos jornalistas, criam a impresso de separao entre a mdia e o corpo politico. Essa iluso de independncia pode ser um elemento na criao de condies favorveis para que as transformaes da poltica na mdia passem despercebidas. Ao apropriar e ser apropriada pela esfera do entretenimento, a poltica se esconde sob proteo de seu antpoda: afastado de tudo o que srio, o entretenimento seria o ltimo lugar onde se poderia imaginar uma mensagem poltica e, no entanto, onde contedos polticos podem estar.
Polticos tm cada vez mais atuado como atores, msicos e estrelas do esporte. Fazem isso no apenas em premiaes ou situaes especiais, mas tambm dividindo palcos e espaos que celebridades conquistaram. (Street, 2001, p. 190)

Essa interseo, no entanto, aproxima a poltica perigosamente do domnio das coisas que no so srias levando em conta que o entretenimento, em princpio, no teria efeitos no campo politico. Uma hiptese de convergncia ainda mais explcita entre os campos apresentada por Liesbet Van Zoonen, no prximo item. A hiptese da convergncia: a poltica tomou a forma da mdia iluso acreditar que a poltica pode atrair a ateno das pessoas por suas caractersticas prprias. A tomada de decises, a deliberao, e as aes do Executivo e do Legislativo interessam apenas aos seus participantes diretos. Para chegar at o pblico, a poltica precisa ser mostrada em uma linguagem compreendida por todos. E o melhor modelo o entretenimento que, por sua vez, oferece formas at ento desconhecidas de mobilizao social e tomada de decises. Essa a tese de Liesbet Van Zoonen em seu livro Entertaining the citizen (2005).

Trs hipteses sobre as relaes entre mdia, entretenimento e poltica

145

A dissoluo das fronteiras delimitando entretenimento e poltica so sintomas, acredita, de um processo mais amplo de disseminao dos formatos da mdia pela sociedade. Enquanto locus de ao poltica, a mdia torna-se o epicentro do engajamento cvico contemporneo em situaes inditas que exigem repensar alguns conceitos centrais as noes de engajamento e participao, em primeiro lugar, e mesmo a concepo de poltica, como lembram McNair, Hibberd e Schlesinger (2002, p. 408). Van Zoonen sugere uma equivalncia entre ao poltica e a participao dos cidados em algum tipo de causa ainda que essa causa seja a votao de um reality show. A mediatizao da sociedade leva a novas formas de participao, deliberao e engajamento dos cidados. Na mdia, a poltica disputa espao com o entretenimento e, de algum modo, precisa se remodelar em termos desse formato para concorrer pela ateno do pblico. Van Zoonen no parece ver nisso uma transformao da poltica como um todo; algumas caractersticas especficas se mantm intactas, mas a forma de relao com o pblico alterada. O processo de midiatizao da poltica, diz ela, acontece em dois sentidos. De um lado, trata-se da apresentao da poltica como fenmeno miditico de entretenimento, adotando suas prticas, formatos e gneros. De outro, prope que o engajamento cvico encontra sua realizao na esfera do entretenimento um dos aspectos ousados de seu livro:
Prazer, fantasia, diverso, amor, dedicao e despersonificao no so conceitos que se reconciliam facilmente com virtudes cvicas como o a racionalizao, desinteresse, conhecimento e liderana. (Van Zoonen, 2004, p. 63)

No primeiro caso, pode-se pensar como a vida pessoal dos polticos ganha feies de fico televisiva Muir (2005) menciona que uma senadora australiana de um partido pequeno recebia grande ateno da mdia por conta da bela aparncia assim como escndalos e dilemas polticos so tratados pela mdia como uma espcie de teledramaturgia com heris, viles e lances espetaculares em lugar do foco em debates ou propostas. A poltica partidria, na mdia, torna-se a poltica da personalidade (Gomes, 2003; Gomes e Maia, 2008). A apresentao de fatos feita como lances dramticos de um roteiro, ao mesmo tempo em que a apresentao dos eventos cruciais recordam a dramaturgia:

146 Lus Mauro S Martino

polticos precisam alternar constantemente entre as demandas da poltica e do entretenimento para manter sua posio e status no campo poltico bem como sua presena na cultura cotidiana de seus eleitores. (Van Zoonen, 2005, p. 69)

Nas entrelinhas, parece sugerir que a democracia ganha novos significados na mdia. A noo de poltica, nesse caso, parece bastante elstica, podendo incluir em si a participao em um programa de TV e a preocupao com questes efetivamente vinculadas vida cotidiana dos indivduos. No seria isso, de alguma maneira, pretender uma equivalncia entre esferas completamente diferentes? Afinal, a poltica trata de assuntos srios, enquanto o entretenimento est ligado ao gasto de um tempo suprfluo? Em princpio, sim, explica Van Zoonen, mas se pensarmos em uma concepo de poltica que leva em conta apenas os participantes do campo poltico. Como forma de despertar e obter o engajamento dos cidados, argumenta, o entretenimento apresenta-se atualmente muito mais efetivo do que a discusso poltica tradicional. A midiatizao da poltica converge com uma politizao do entretenimento devido fora de mobilizao deste ltimo. Quando a final de uma edio do Big brother consegue obter dezenas de milhes de votos, o fato de um nmero expressivo de indivduos tomar a iniciativa de dar parte de seu tempo, dinheiro e inteligncia para votar pode, acredita a autora, ser considerado uma forma de engajamento. Em particular, se o interesse dos cidados deliberar sobre o vencedor do reality show, quesitona, isso seria um engajamento poltico? Van Zoonen procura ultrapassar uma dicotomia entre poltica e entretenimento, diviso entre o assunto srio e o frvolo propondo uma convergncia entre ambos, embora em um dilogo cheio de contradies. A confluncia no representa necessariamente uma perda para a poltica, mas sua adaptao aos novos interesses da populao se o comportamento poltico, no sentido de interferncia na vida da polis, a deliberao do reality show, a poltica talvez se aproxime do entretenimento como linguagem para levar ideias e usando sua fora de mobilizao para outras esferas:
Na carga crescente de textos e imagens do entretenimento, a performance individual dos polticos um caminho mais curto para oferecer aos cidados a informao necessria para fazer seus julgamentos polticos. (Van Zoonen, 2005, p. 69)

Trs hipteses sobre as relaes entre mdia, entretenimento e poltica

147

Um espao particular dedicado por Van Zoonen ao comportamento dos fs. Um f, explica, no apenas algum que admira ou gosta de algum produto da mdia. Dentre as pessoas que se denominam fs, possvel traar um continuum entre dois extremos, da pessoa que aprecia moderadamente at o fan abreviao, em ingls, para fantico. A diferena especfica do f seu engajamento com o objeto em questo. O f mantm uma relao ativa com a produo miditica. Trata-se de uma forma mais complexa e duradoura de apropriao ele interage com outros fs para debater, participa de fruns de discusses a respeito, em que discute com uma comunidade igualmente interessada em compartilhar conhecimentos especficos. Van Zoonen destaca trs aspectos dessa relao: o engajamento com o tema no sentido de conhec-lo a fundo; o vnculo comunitrio, no qual h troca de informaes e opinies; a dedicao, traduzida em tempo, afeto e inteligncia na relao com o objeto de admirao. Ela sublinha a proximidade dessas prticas com o engajamento cvico na democracia. Van Zoonen (2005, p. 74) parece sugerir uma migrao de interesses de um campo para outro, e v na democracia dos fs evidncia de que o entretenimento tem um potencial de atrao para a discusso social dos assuntos de interesse comum; no entanto, critica um deslocamento no foco na medida em que essa deliberao no est vinculada ao modelo tradicional de poltica, mas poltica miditica. O que prope Van Zoonen no a existncia de qualquer equivalncia, mas uma questo relativa natureza dessa ao: a organizao de pessoas na deliberao a respeito de um assunto que, em ltima anlise, se converte na ao do voto e, portanto, em uma tomada de deciso, no seria um componente da democracia? Em tempos de poltica mediada, talvez seja na eleio ou na eliminao de um candidato. Consideraes finais As relaes entre mdia e poltica esto, cronologicamente, entre as primeiras preocupaes dos estudiosos da comunicao (Martino, 2009). O que parece ser a diferena especfica das hipteses formuladas neste incio de sculo XXI, e sinteticamente expostas neste texto, a presena do entretenimento como fator de alterao nas relaes entre mdia e poltica. Pode-se objetar, com razo, que o entretenimento sempre esteve diretamente ligado com a poltica.

148 Lus Mauro S Martino

No entanto, essa ligao tendia a ser vista de maneira potencialmente negativa. O que estas hipteses contemporneas parecem indicar um redimensionamento crtico do entretenimento, visto no como um elemento potencialmente negativo, mas como um espao de conflito e negociao de sentidos entre um pblico e os textos culturais dos quais se apropria. Nesse sentido, as trs hipteses colonizao, convergncia, ao poltica parecem convergir em uma perspectiva crtica, mas no destrutiva, ao entretenimento, pensado como um local dinmico de conflito. E talvez de dilogo. Referncias bibliogrficas BRANTS, Kees & NEIJENS, Peter. 1998. The infotainment of politics. Political Communication, n. 15, p. 149-164. CURRAN, James. 2007. Reinterpreting the democractic roles of the media. Brazilian Journalism Research, v. 3, n. 1, p. 31-54. FRITH, Simon. 1984. Rock and politics of memory. Social Text, n. 9/10, p. 59-69. GOMES, Wilson. 2003. Transformaes da poltica na era da comunicao de massa. So Paulo: Paulus. _______ & MAIA, Rousiley. 2008. Comunicao e poltica. So Paulo: Paulus. HABERMAS, Jrgen. 1985. Theory of communicative action . Boston: Beacon Press. KATZ, Elihu. 1957. The two-step flow of communication. The Public Opinion Quarterly, v. 21, n. 1, p. 61-78. _______ & DAYAN, Daniel. 1994. Media events . Harvard: Harvard University Press. KEPPLINGER, Hans Mathias. 2002. Mediatization of politics: theory and data. Journal of Communication, v. 52, n. 4, p. 972-986. LASSWELL, Harold. 1957. The structure and function of communication in society. In: SCHRAMM, Wilbur & ROBERTS, Donald (eds.). The process and effects of mass communication. Chicago: University of Illinois Press. LOUW, Eric. 2005. The media and political process. London: Sage. McCOMBS, Maxwell & SHAW, Donald. 1972. The agenda-setting function of mass media. Public Opinion Quarterly, v. 36, n. 2, p. 176-187. MARTINO, Lus Mauro S. 2009. Teoria da comunicao. Petrpolis, RJ: Vozes.

Trs hipteses sobre as relaes entre mdia, entretenimento e poltica

149

_______. 2010. Comunicao e identidade. So Paulo: Paulus. McNAIR, Brian; HIBBERD, Max & SCHLESINGER, Philip. 2002. Public access broadcasting and democratic participation in the age of mediated politics. Journalism Studies, v. 3, n. 3, p. 407-422 MEYER, Thomas. 2002. Media democracy. London: Polity. MUIR, Kathie. 2005. Media darlings and falling stars: celebrity and the reporting of political leaders. Westminster Papers in Communication and Culture, v. 2, n. 2, p. 54-71. NAZZARI, Rosana et alli. 2007. Democracia virtual e capital social: internet e comportamento poltico. Cincias Sociais em Perspectiva v. 6, n. 11, p. 77-92 PANKE, Luciana. 2010. Poltica e entretenimento: cruzamento e/ou interferncia na construo de sentidos. Animus, v. 18, n.1, p. 13-30. POSTMAN, Neil. 1986. Amusing ourselves to death. London: Penguin. PUTNAM, Robert. 1995. Bowling alone. New York: Simon & Schuster. REES, Lawrence. 1992. Selling politics. London: BBC Books. STREET, John. 1986. Rebel rock. London: Blackwell. _______. 1997. Politics and popular culture. London: Temple. _______. 2001. Mass media, politics and democracy. London: Polity. _______. 2005. Politics lost, politics transformed, politics colonised? theories of the impact of mass media. Political Studies Review, v. 3, p. 17-33. VAN ZOONEN, Liesbet. 2004. Imagining fan democracy. European Journal of Communication, v. 19, n. 1, p. 39-52. _______. 2005. Entertaining the citizen. London: Bowman & Littlefield. Resumo
Este texto apresenta e discute trs hipteses contemporneas sobre as relaes entre mdia e poltica. A expressiva votao obtida por celebridades e figuras do entretenimento nas eleies recentes vem levando pesquisadores de vrias reas a analisar a questo. Neste texto so discutidas trs propostas: (a) a hiptese de Thomas Meyer sobre como a mdia colonizou a poltica; (b) a argumentao de John Street sobre o entretenimento como forma de poltica e (c) a hiptese de Van Zoonen, para quem o entretenimento e poltica convergem na forma e na fora de produzir engajamento cvico. Finalmente, um breve comentrio aponta semelhanas e diferenas entre as teorias. Palavras-chave: mdia; entretenimento; poltica; democracia.

150 Lus Mauro S Martino

Abstract
This paper outlines and discusses three hypotheses on the relationship between politics and entertainment. It seems that as politicians have become media stars and artists have entered the political arena, it is necessary to clarify the reasons why this is happening. In this paper three ideas are summarized: (a) Thomas Meyers argument that media has colonized democracy; (b) John Streets view about the popular cultures political importance and (c) Liesbet Van Zoonens notion of convergence between entertainment and politics. Finally, a brief critical account of these hypotheses is done to frame them into a larger picture. Key words: media; entertainment; politics; democracy. Recebido em maro de 2011. Aprovado em junho de 2011.

You might also like