You are on page 1of 3

EDITAL AREX 2013

PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS 2013 DO SANTANDER UNIVERSIDADES Esto abertas as inscries para seleo de estudantes de graduao da UNESP para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas 2013 do Santander Universidades. O presente edital tem como parmetro legal a Resoluo 18/2012, alterada pela Resoluo 36/2011.
1. Termos gerais: 1.1 Quantidade de selecionados: 15 estudantes de graduao de todas as reas de conhecimento. destino.

1.2 Perodo do intercmbio: primeiro ou segundo semestre de 2014, de acordo com as normas da universidade de 1.3 Universidades elegveis: Universidad Politcnica de Madrid (Espanha), Universidad Santiago de Compostela de Chile (Chile), Universidade de Coimbra (Portugal), Universidade do Porto (Portugal).

(Espanha), Universidad Nacional Autnoma de Mxico (Mxico), Universidad de Guadalajara (Mxico), Universidad 1.4 Vagas: as vagas sero distribudas entre as universidades listadas abaixo. Registra-se que o estudante dever condicionada ao aceite da universidade escolhida. Ao se inscrever, o aluno se declara ciente de que, por qualquer motivo aps a seleo da Arex, poder ser alocado a outra universidade, de acordo com a disponibilidade. Universidad Politcnica de Madrid (Espanha)

optar por uma universidade ao inscrever-se. Aps a seleo da Arex, a efetivao do intercmbio estar

Universidad Santiago de Compostela (Espanha) Universidad de Guadalajara (Mxico) Universidad de Chile (Chile) Universidade de Coimbra (Portugal) Universidade do Porto (Portugal) 2. Financiamento:

Universidad Nacional Autnoma de Mxico (Mxico)

2.1 Ser repassado a cada estudante selecionado o valor de R$ 7.782,30 (sete mil, setecentos e oitenta e dois reais e trinta centavos) em parcela nica a fim de cobrir gastos com passagem area, hospedagem, visto, alimentao etc.

UNESP de qualquer responsabilidade futura.

valores adicionais. de inteira responsabilidade do estudante selecionado a utilizao dos recursos, isentando a

2.2 Com o valor repassado, o estudante dever atentar aos valores gastos, uma vez que no haver concesso de

ultrapasse o valor da bolsa concedida, antes e durante o intercmbio. 3. Dos requisitos e condies para a inscrio do candidato: previstos para o curso no momento da inscrio;

2.3 No momento da inscrio, o estudante declara que ser responsvel por custear qualquer necessidade cujo valor

3.1 O candidato deve estar regularmente matriculado na graduao e ter integralizado no mnimo 40% dos crditos 3.2 O candidato deve ser brasileiro, nato ou naturalizado, maior de 18 anos, e no ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional promovido pelo Grupo Santander; 3.3 Apresentar bom rendimento escolar, CR > 8,0;

3.4 Estar classificado na primeira quarta parte de melhores alunos da sua turma. 3.5 Comprovar conhecimento no idioma espanhol, quando cabvel.

ATENO: Fica expressamente impedida a participao alm daqueles que no se enquadrem nos itens acima, de todos os funcionrios e estagirios do SANTANDER, bem como todas as pessoas envolvidas neste programa, seus cnjuges e at parentes de segundo grau sob pena de desclassificao.

4. Documentos necessrios:

a. Curriculum vitae comprovado (com certificados); de 2014) ou comprovante de solicitao;

b. Cpia de passaporte vlido (no sero aceitos passaportes com vencimento em 2013, e nem no primeiro semestre c. Comprovante de conhecimento intermedirio no idioma espanhol, quando cabvel; e. Ficha de inscrio do site do Santander preenchida, disponvel no site abaixo at 18/08/2013: d. Carta de motivao no idioma da universidade de destino;

http://www.santanderuniversidades.com.br/bolsas/Paginas/ProgramadeBolsasIberoAmericanas.aspx
5. Critrios de Seleo:

1 Fase: anlise dos requisitos e documentos listados;

serem confirmados). Os candidatos selecionados para a entrevista sero informados por meio do Sistema de Graduao, sendo os nicos responsveis por verificar a existncia de novas mensagens. Candidatos que no

2 Fase: entrevista, em portugus e/ou em espanhol, que acontecer na Reitoria, So Paulo (datas e horrios a

caso no avisem previamente. Em nenhuma hiptese haver recurso sobre o resultado.

estiverem presentes no dia da entrevista sero automaticamente desclassificados, independentemente do motivo,

Ateno: Se selecionado para 2 fase do processo (entrevista), o estudante ficar responsvel pelos custos

envolvidos para o deslocamento at a Reitoria, em So Paulo. A seleo final realizada em uma parceria da descritos neste edital) e a segunda pela Universidade de Destino. Portanto, o aluno selecionado pela UNESP no tem garantia da efetivao do seu intercmbio.

UNESP com a Universidade de Destino, sendo a primeira fase da seleo realizada pela UNESP (conforme critrios

PERODO DE INSCRIO DOS CANDIDATOS Para verificar os prazos de sua Unidade de origem na Unesp, procure o Escritrio de Relaes Internacionais Local ERI ou acesse o Sistema de Intercmbio da AREX atravs do seu login no Portal de Sistemas (Sisgrad).

You might also like