You are on page 1of 83

Projeto de Trabalho de Concluso de Curso (TCC)

Profa. M.Sc. Luciana Neves Camargo

Trabalho de Concluso de Curso


O que ? Qual o objetivo? Como fazer? Como divulgar? O que projeto de TCC?

Trabalho de Concluso de Curso


Como descrever um elefante s com palavras?

Trabalho de Concluso de Curso


O que paradigma?

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio, uma escada e sobre ela um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de gua fria nos que estavam no cho. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o pegavam e enchiam de pancada. Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentao das bananas. Ento, os cientistas substituram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo no subia mais a escada. Um segundo foi Substitudo e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo da surra ao novato. Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto, e, afinal, o ltimo dos veteranos foi substitudo.

Os cientistas ento ficaram com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas. Se possvel fosse perguntar a algum deles porque eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza, a resposta seria: - No sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui. Voc no deve perder a oportunidade de passar essa histria para as pessoas, para que, vez por outra, se perguntem porque Esto batendo.

"Triste poca! Mais fcil desintegrar um tomo do que um preconceito." (Albert Einstein)

O que conhecimento?

Sujeito

Objeto

A funo do sujeito consiste em apreender o objeto

Quando o Sujeito capta o Objeto, tendo dele uma fiel representao mental, podemos dizer que atingiu um conhecimento verdadeiro.

Sujeito

Objeto

Conhecedor

Conhecido

O que Verdade?

Mito da Caverna
Plato Verso de Maurcio de Souza

Nietzsche
A verdade um ponto de vista

tica: uma questo moral?

No matars.

tica: uma questo moral?

No matars.

E se voc precisasse matar para fugir de Auschwitz?

tica na pesquisa
O que tica na pesquisa? Primazia: quem publica o primeiro artigo sobre o tema, tem o crdito da descoberta (ou da inveno) Avano do conhecimento: todo artigo cientfico deve conter um resultado indito e relevante para a Cincia Reprodutibilidade: todo experimento publicado deve ser replicvel por outrem

O que plgio em pesquisa?


Amor fogo que arde sem se ver; ferida que di e no se sente; um contentamento descontente; dor que desatina sem doer
Este texto est timo, mas foi feito com cut-and-paste.

Conhecimento
Conhecer incorporar um conceito novo ou original, sobre um fato ou fenmeno qualquer. Ele no nasce do vazio (do nada) mas sim das experincias acumuladas, dos relacionamentos interpessoais, das leituras, de nossa vida cotidiana.

Tipos de Conhecimento
Cientfico

Filosfico

Popular

Religioso

Conhecimento Filosfico
fruto do raciocnio e da reflexo humana. o conhecimento especulativo sobre fenmenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenmenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da cincia.

Conhecimento Filosfico
Caracterizado pela reflexo racional, e pela coerncia lgica dos conceitos articulados em sua formulao. Na construo desse tipo de conhecimento no considerada a confirmao experimental.

Conhecimento Filosfico Algumas contribuies:


A Teoria do Conhecimento

A Lgica
A Matemtica

Conhecimento Religioso
Baseado na f e na crena, ou seja, na aceitao de princpios dogmticos ligados existncia de entidades supra-humanas. Parte do princpio de que as verdades tratadas so infalveis e indiscutveis, por consistirem em revelaes da divindade.

Conhecimento Religioso Algumas contribuies:


Desenvolvimento de valores morais
Sentido vida: Esperana

Conhecimento emprico
o conhecimento obtido ao acaso, aps inmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido atravs de aes no planejadas.

Conhecimento Popular (Senso Comum)


uma forma espontnea de compreenso do mundo. Resulta da herana fecunda de um grupo social e das experincias atuais que continuam sendo efetuadas. baseado no bom-senso, na tradio, na intuio e na autoridade de um conhecimento especfico.

Conhecimento Popular Algumas contribuies:


A descoberta do fogo
A inveno da roda A medicina popular

Conhecimento Cientfico
o conhecimento racional, sistemtico, exato e verificvel da realidade. Sua origem est nos procedimentos de verificao baseados na metodologia cientfica.

Conhecimento Cientfico
a tentativa de descrio da realidade como percebida pelos sentidos e interpretada pela razo humana.
Pantoja

Conhecimento Cientfico
A cincia todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemtico conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido a verificao
Lakatos e Marconi

Conhecimento Cientfico
Caractersticas: factual porque lida com ocorrncias ou fatos, isto com toda forma de existncia que se manifesta de algum modo; contingente, pois suas proposies tm sua verdade ou falsidade conhecidas atravs da experimentao; sistemtico, j que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de idias;

Conhecimento Cientfico
Caractersticas:

possui verificabilidade, a tal ponto que as


afirmaes que no podem ser comprovadas no pertencem ao mbito da cincia; e falvel, em virtude de no ser definitivo, absoluto ou final.

Conhecimento Cientfico
racional e objetivo. Atm-se aos fatos. Transcende aos fatos. analtico. Requer exatido e clareza. comunicvel. verificvel. Depende de investigao metdica. Busca e aplica leis. explicativo. Pode fazer predies. aberto. til (GALLIANO, 1979, p. 24-30).

Conhecimento Cientfico Algumas contribuies:


As rbitas planetrias so elpticas: 1605 - 1609 A descoberta da penicilina: 1920 - 1930 Humanos tm de 20000 a 25000 genes - 2003

O que pesquisa?
A pesquisa consiste na execuo de um conjunto de aes e de estratgias planejadas no projeto de pesquisa, integradas e harmonizadas sequencialmente, para a gerao de conhecimento original, de acordo com certas exigncias e condies.

O que metodologia?
O estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer pesquisa cientfica, os quais respondem o como faz-la de forma eficiente.

O QUE FAZER PESQUISA


Fazer pesquisa defender uma idia, fundamentando-a com bibliografias. Pesquisa "... a produo cientfica uma das atividades mais importantes para o alcance da qualidade e da eficincia universitria. Para muitos, como tambm em muitos ambientes, cincias algo estranho e inatingvel..."

O QUE FAZER PESQUISA


" ... a atividade bsica da cincia na sua indagao e construo da realidade. a pesquisa que alimenta a atividade de ensino e a atualiza frente realidade do mundo. Portanto, embora seja uma prtica terica, a pesquisa vincula pensamento e ao...",

O mtodo
Trao caracterstico da cincia, representa um procedimento racional e ordenado (forma de pensar), constitudo por instrumentos bsicos, que implica utilizar, de forma adequada, a reflexo e a experimentao, para proceder ao longo de um caminho, e alcanar os objetivos preestabelecidos no planejamento da pesquisa (projeto).

Pesquisa em quatro etapas


1) Construo de um objeto (assunto) de estudo; 2) Definio das hipteses; 3) Coleta e recolhimento de dados;
4) Interpretao dos resultados.

Mtodo Cientfico

Resultados e concluses

Tipos de Pesquisa Cientfica


Exploratria
Primeira aproximao com o tema Visa conhecer os fatos e fenmenos relacionados ao tema Recuperar as informaes disponveis Descobrir os pesquisadores feita atravs de:
Levantamentos bibliogrficos Entrevistas com profissionais da rea Visitas instituies, empresas, etc. Web sites, etc.

Tipos de Pesquisa Cientfica


Descritiva
Levantamento das caractersticas conhecidas, componentes do fato/fenmeno/processo

feita na forma de levantamentos ou observaes sistemticas do fato/fenmeno/processo escolhido

Explicativa
Visa explicar e criar uma teoria a respeito de um fato/fenmeno/processo
Propicia aprofundar o conhecimento da realidade Se ocupa com o porqu do fato/fenmeno/processo ( identificao dos fatores que determinam a ocorrncia) ou a forma que ocorre

Tipos de Pesquisa Cientfica


Campo
Onde acontece o fato/fenmeno/processo Coleta de dados e observao do fato/fenmenos/ processo in natura Formas:
Observao direta; Levantamento; Estudo de caso

Tipos de Pesquisa Cientfica


Laboratrio
Caracterizada por:
Interferir artificialmente na produo do fato/ fenmeno/processo OU Artificializar o ambiente ou os mecanismos de percepo para que o fato/fenmeno/processo seja produzido/percebido adequadamente Estmulos Cenrios

Permite:
Estabelecer padro desejvel de observao Captar dados para descrio e anlise Controlar o fato/fenmeno/processo

Tipos de Pesquisa Cientfica


Pesquisa Bibliogrfica A Pesquisa bibliogrfica fundamentada nos conhecimentos de biblioteconomia, documentao e bibliografia; sua finalidade colocar o pesquisador em contato com o que j se produziu a respeito do seu tema de pesquisa. (PDUA, 2004)
Requer conhecimento de termos tcnicos e sinnimos Imprescindvel para qualquer pesquisa cientfica Registrar e organizar os dados bibliogrficos referentes aos documentos obtidos e empregados na pesquisa cientfica Objetivos: desvendar, recolher e analisar as principais contribuies sobre um determinado fato, assunto ou idia

Tipos de Pesquisa Cientfica


Pesquisa Bibliogrfica (cont.)
Bibliografia
o conjunto de obras derivadas sobre determinado assunto, escritas por vrios autores, em pocas diversas, utilizando todas ou parte das fontes. (SALOMON, 1974)

Referncia bibliogrfica
Descrio precisa da fonte de informao, utilizando-se de normas especficas, a exemplo de:
Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT International Standard Organization ISO Vancouver (Comit Internacional de Editores de Revistas Mdicas requesitos uniformes para originais submetidos revistas biomdicas)

Tipos de Pesquisa Cientfica


Pesquisa Experimental
Consiste em experimentar, fazer experincia

Fato/fenmeno/processo da realidade reproduzido de forma controlada, com objetivo de descobrir os fatores que o produzem ou que por ele sejam produzidos Experimentos so geralmente feitos por amostragem conjunto significativo que compem a amostra
Os resultados vlidos para uma amostra, por induo, so vlidos tambm para o universo

Tipos de Pesquisa Cientfica


Ex-post-facto (a partir de depois do fato)
Investigao sistemtica e emprica O pesquisador no tem controle direto sobre as variveis independentes, porque:
j ocorreram suas manifestaes so intrinsecamente no manipulveis.

So feitas inferncias sobre as relaes entre variveis em observao direta, a partir da variao concomitante entre as variveis independentes e dependentes.

Tipos de Pesquisa Cientfica


Levantamento
Caracteriza-se pela interrogao direta das pessoas, cuja opinio se quer conhecer Procedimento til para pesquisas exploratrias e descritivas Etapas:
Seleo da amostra Aplicao de questionrios, formulrios ou entrevista Tabulao dos dados Anlise com auxlio de ferramentas estatsticas

Vantagens: conhecimento direto da realidade; quantificao; economia e rapidez Limitaes: nfase nos aspectos perspectivos; pouca profundidade; limitada apreenso do processo de mudana

Tipos de Pesquisa Cientfica


Estudo de caso
Estudo aprofundado e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir o seu conhecimento amplo e detalhado. adequado para:
Explorar situaes da vida real; Descrever a situao do contexto em que est sendo feita determinada investigao; Explicar as variveis causais de determinado fenmeno em situaes muito complexas

Tipos de Pesquisa Cientfica


Pesquisa-ao
Pesquisa-ao um tipo de pesquisa social com base

emprica que concebida e realizada em estreita associao com uma ao ou com a resoluo de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situao ou problema esto envolvidos de modo cooperativo ou participativo. (THIOLLENT, 1986, p.14)
Indicada quando h interesse coletivo na resoluo de um problema ou suprimento de uma necessidade Envolvimento participativo ou cooperativo dos pesquisadores e demais participantes no trabalho de pesquisa Utiliza-se de outros procedimentos j descritos, tais como pesquisa bibliogrfica, experimentos, etc.

Tipos de Pesquisa Cientfica


Pesquisa Documental
Documento Qualquer suporte que contenha informao registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova. Inclui impressos, manuscritos, registros audiovisuais e sonoros, imagens, sem modificaes, independentemente do perodo decorrido desde a primeira publicao.
(ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023, 2000)

nfase para fontes de informaes ainda no publicadas, que no receberam tratamento analtico ou no foram organizadas:
Relatrios de empresas Correspondncia pessoal ou comercial Registros em igrejas, hospitais, etc. Fotografias Obras originais de qualquer natureza

Projeto de Pesquisa
Objetivo Traar um caminho eficaz que o conduza a atingir os objetivos a que se prope. No Projeto defini-se:
O que fazer definio do tema ou problema Porque fazer justificativa da escolha do tema ou problema Para quem fazer - objetivos Onde fazer local/campo da pesquisa Como fazer metodologia Com que fazer recursos necessrios Quando fazer cronograma de execuo Com quanto fazer oramento Como pagar - verba Quem vai fazer - equipe

Etapas da Pesquisa Cientfica


1 Escolha do tema

O que vou pesquisar? Um aspecto ou uma rea de interesse de um assunto que se deseja provar ou desenvolver Assunto interessante para o pesquisador Originalidade no pr-requisito Fontes de assuntos: vivncia diria, questes polmicas, reflexo, leituras, conversaes, debates, discusses

2 Reviso de literatura

Quem j pesquisou algo semelhante? Busca de trabalhos semelhantes ou idnticos Pesquisas e publicaes na rea

Etapas da Pesquisa Cientfica


3

Justificativa
Por que estudar esse tema? Vantagens e benefcios que a pesquisa ir proporcionar Importncia pessoal ou cultural Deve ser convincente

Formulao do problema (pergunta problematizadora)


Que respostas estou disposto a responder? Definir claramente o problema Delimit-lo em termos de tempo e espao

Determinao de objetivos
O que pretendo alcanar com a pesquisa? Objetivo geral qual o propsito da pesquisa? Objetivos especficos abertura do objetivo geral em outros menores (possveis captulos)

Etapas da Pesquisa Cientfica


6

Metodologia
Como se proceder a pesquisa? Caminhos para se chegar aos objetivos propostos

Qual o tipo de pesquisa? Qual o universo da pesquisa? Ser utilizado a amostragem? Quais os instrumentos de coleta de dados? Como foram construdos os instrumentos de pesquisa? Qual a forma que ser usada para a tabulao de dados? Como interpretar e analisar os dados e informaes? Explicitar a metodologia de pesquisas de campo ou de laboratrio bastante importante Pesquisa bibliogrfica leitura como material primordial Indicar como pretende acessar suas fontes de consulta, fich-las, llas e resumi-las, construir seu texto, etc.

Etapas da Pesquisa Cientfica


7

Coleta de dados
Como ser o processo de coleta de dados? Como? Atravs de que meios? Por quem? Quando? Onde? Pacincia

Tabulao dos dados


Como organizar os dados obtidos? Recursos: ndices, clculos estatsticos, tabelas, quadros e grficos

Anlise e discusso dos resultados


Como os dados coletados sero analisados? Confirmar ou refutar hiptese anunciada

Etapas da Pesquisa Cientfica


10 Concluso da anlise dos resultados

Sintetizar os resultados obtidos Evidenciar as conquistas alcanadas com o estudo Indicar as limitaes e as reconsideraes Apontar a relao entre fatos verificados e teoria Contribuio da pesquisa para o meio acadmico, empresarial ou desenvolvimento da cincia e tecnologia

11 Redao e apresentao do trabalho cientfico


Redigir o trabalho cientfico: monografia, dissertao, tese, artigo, etc. Obedecer as normas pr-estabelecidas

Etapas do Mtodo de Pesquisa


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. Escolha do tema Reviso de literatura Justificativa Formulao do problema Determinao de objetivos Metodologia Coleta de dados Tabulao de dados Anlise e discusso dos resultados Concluso da anlise dos resultados Redao e apresentao do trabalho cientfico Divulgao

Exemplos de Pesquisa

Pinga-se uma gota de cido numa placa de metal para observar o resultado

Saber como os peixes respiram

Saber quais os hbitos alimentares de uma comunidade especfica Saber de que forma se deu a Proclamao da Repblica brasileira

Saber o que a Neutralidade Cientfica Saber como se desenvolveu o estudo do cncer de mama no Brasil

Exemplos de Pesquisa

Pinga-se uma gota de cido numa placa de metal para observar o resultado Pesquisa Experimental
Saber como os peixes respiram

Pesquisa Exploratria

Saber quais os hbitos alimentares de uma comunidade especfica Pesquisa Social (Descritiva) Saber de que forma se deu a Proclamao da Repblica brasileira Pesquisa Histrica (Descritiva) Saber o que a Neutralidade Cientfica Pesquisa Terica (Descritiva) Saber como se desenvolveu o estudo do cncer de mama no Brasil Pesquisa Bibliogrfica (Exploratria)

Tipos de Pesquisa Cientfica


Tentando descomplicar ...

Exemplo 1

Tema Drogas Delimitao do tema O ndice de uso de drogas na juventude Reviso de literatura A determinar, conforme as necessidades Justificativa Trata-se de um assunto extremamente atual, polmico e que cresce assustadoramente Objetivo geral Determinar se o uso da droga em virtude de vcio ou doena Objetivos especficos Constatar o ndice do aumento de consumo Descobrir as influncias recebidas pelos usurios Discutir as conseqncias do uso de drogas no organismo Discutir as orientaes para combater o uso e os meios de coibi-lo Pesquisar o tratamento mais adequado

Exemplo 1

Metodologia Utilizao de pesquisa bibliogrfica Fazer levantamento bibliogrfico Fichar bibliografia Aplicar questionrios e fazer entrevistas com usurios de drogas Discutir hipteses sobre a aquisio do vcio ou doena

You might also like