You are on page 1of 15

GEORG LUKCS E A REIFICAO: TEORIA DA CONSTITUIO DA REALIDADE SOCIAL

Fbio Luiz Tezini Crocco

RESUMO: Este artigo procura refletir sobre a reificao e as antinomias do pensamento burgus, que se edificam numa sociedade dominada pela produo e distribuio de mercadorias. Pautaremos nossa anlise na obra Histria e Conscincia de Classes (1923) de Georg Lukcs e em sua relao com os estudos sobre a mercadoria realizados por Karl Marx. Assim, pretendemos realizar uma reflexo sobre a constituio da realidade social determinada pelos processos reificados da sociedade capitalista. PALAVRAS-CHAVE: Antinomias, Capitalismo, Mercadoria, Reificao e Totalidade. ABSTRACT: This article aims to reflect on the reification and the antinomies of the bourgeois thought, which are built in a society dominated by merchandise production and distribution. Our review is supported by the work History and Class Consciousness (1923) by Georg Lukcs and its relationship with the studies on the merchandise accomplished by Karl Marx. Therefore, we intend to reflect on the constitution of social reality determined by the reified processes of the capitalist society. KEYWORDS: Antinomies, Capitalism, Merchandise, Reification and Totality.

Introduo A obra de Georg Lukcs, Histria e Conscincia de Classe, de 1923 foi um evento importante no marxismo e promoveu um choque traumtico nas geraes posteriores de marxistas. o texto fundador do marxismo ocidental de inspirao hegeliana, e desenvolve uma postura revolucionria engajada que foi pauta das discusses desenvolvidas pelas diferentes correntes filosficas a partir dos anos 301. As principais preocupaes das anlises posteriores que se apoiaram nesta obra esto relacionadas com temas estruturais da vida social como o fetichismo da mercadoria, a reificao e a razo instrumental. Entretanto, h uma ciso radical entre o Lukcs da obra de 1923 e sua postura desde o incio dos anos trinta em diante, considerada sua fase termidoriana, momento em que se afasta da obra HCC2, classificando-a como uma obra de mero interesse histrico. Em decorrncia desta recusa do

Mestre em Filosofia pela UNESP de Marlia. E-mail: fabiocrocco@marlia.unesp.br. Escola de Frankfurt (Horkheimer, Adorno, Marcuse etc.) o existencialismo francs (Sartre, Merleau-Ponty) e marxistas independentes como Lucien Goldmann. 2 Histria e Conscincia de Classe.
1

Georg Lukcs e a reificao: teoria da constituio da realidade social

autor, a obra foi oficialmente reeditada e publicada novamente apenas em 1967 acompanhada de um prefcio autocrtico. Porm, antes desta reedio o livro circulava entre os estudantes alemes em edies piratas, traduzidas em poucas lnguas, como o caso da edio francesa de 1959 (ZIZEK, 2003, p.159). Apesar da autocrtica de Lukcs e das crticas dos intelectuais comunistas ao carter especulativo-hegeliano da obra HCC, ela carrega consigo uma importante anlise crtica sobre os limites da filosofia que foi edificada sobre a estrutura reificada da realidade.

Reificao como teoria da realidade social O estudo da reificao3 assenta-se na anlise do fenmeno da alienao e do fetichismo da mercadoria. A reificao como conceito o desenvolvimento lgico e histrico destes. Trata-se da elaborao da temtica da alienao que, passando pelo fetichismo, culmina na incubao da reificao como uma nova configurao histrica da anlise social, na qual ainda esto presentes seus contedos constitutivos. Pode-se at mesmo afirmar que diante da universalizao da mercadoria como objetivao social - no conceito de alienao j estava presente o que viria a ser o fetichismo e a reificao. Segundo Marx, o fetichismo da mercadoria um fenmeno caracterstico da sociedade capitalista, uma forma que penetra em todas as esferas da vida e influencia diretamente as relaes entre os homens. O que especfico deste processo o predomnio da coisa, do objeto sobre o sujeito, o homem; a inverso entre a verdade do processo pelo que ele aparenta ser em sua forma imediata. E nisto se aproximam os conceitos de alienao, fetichismo e reificao4 (RESENDE, 1992, p.156157). O conceito de reificao foi elaborado na obra de Lukcs que tornou-se amplamente conhecida pelos marxistas. No captulo A reificao e a conscincia do proletariado presente na obra HCC, so promovidos debates centrais sobre este conceito5. Suas principais contribuies estariam atreladas aos estudos marxianos sobre a mercadoria. Lukcs apreendeu a novidade estrutural do conceito de mercadoria, expressa em O Capital, contida
Verdinglichung o termo alemo que guarda em sua traduo o sentido latino de RES (coisa), que poderia ser tomado como coisificao. 4 Sobre a vinculao da problemtica da alienao com o fetichismo da mercadoria e a reificao, ver tambm, Capitalismo e reificao de Joo Paulo Neto, 1981. 5 Nesta parte da HCC, Lukcs aproxima o modelo de crtica da reificao crtica em Marx na sua Crtica Economia Poltica aplicando-as nas formas de existncia reificada, como o Direito e a Filosofia do Idealismo alemo.
3

50

Knesis, Vol. I, n 02, Outubro-2009, p. 49 - 63

Georg Lukcs e a reificao: teoria da constituio da realidade social

principalmente no estudo sobre o fetichismo da mercadoria que impe realidade social sua prpria forma de objetivao, como domnio da reificao. Para Lukcs e Marx, o capitalismo caracteriza-se pela dominao do valor de troca, como dominao abstrata que as coisas exercem sobre os sujeitos. Diante das reflexes de Marx, Lukcs prope uma anlise do carter fetichista da mercadoria como forma de objetividade e o comportamento do sujeito que lhe est coordenado, questes cuja compreenso basta para permitir uma viso clara dos problemas ideolgicos do capitalismo e do seu declnio (LUKCS, 1989, p.98). Pois diferentemente da anlise tradicional da ideologia, referente inverso entre pensamento e objeto, como conscincia falsa e invertida da realidade, Lukcs preocupa-se com a aparncia objetiva (Gengenstaendlicher Schein) presente na produo e distribuio de mercadorias promovida na realidade social (MAAR, 1996, p.37).
No por acaso que as duas grandes obras da maturidade de Marx, cujo objectivo descrever o conjunto da sociedade capitalista e pr a nu seu carter fundamental, comeam por uma anlise da mercadoria. Com efeito, nesta etapa da evoluo da sociedade no h problema que no nos remeta, em ltima anlise, para esta questo, e no deva ser procurada na soluo do enigma da estrutura da mercadoria. evidente que o problema s pode elevar-se a este grau de generalidade quando colocado com a grandeza e profundidade que atinge nas anlises de Marx, quando o problema da mercadoria no aparece apenas como um problema particular, mas como o problema central, estrutural da sociedade capitalista em todas as suas manifestaes vitais. S assim possvel descobrir na estrutura da relao mercantil o prottipo de todas as formas de objetividade e de todas as formas de subjetividade na sociedade burguesa (LUKCS, 1989, p.97).

Lukcs atenta para o fato do fetichismo ser uma questo especfica do moderno sistema capitalista, pois mesmo que as relaes mercantis j estivessem presentes em etapas primitivas da sociedade, somente na modernidade ela tornou-se universal, com a capacidade de influenciar todos os mbitos da vida social. Nas sociedades primitivas, afirma o autor, a troca direta, que significava a forma natural do processo de troca, representa mais o princpio da transformao dos valores de uso em mercadorias do que das mercadorias em dinheiro (LUKCS, 1989, p.98). Entretanto, diante das transformaes das comunidades primitivas em sociedades mais complexas a troca direta entre produtor e consumidor presencia o aparecimento de novos agentes mercantis, como o caso do intermedirio, o comerciante que compara os preos monetrios e arrecada a diferena (LUKCS, 1989, p.99). Lukcs caracteriza o capital mercantil primitivo como o momento de mediao entre extremos que no domina e condies que no cria (LUKCS, 1989, p.99). Em contraposio sua forma

51

Knesis, Vol. I, n 02, Outubro-2009, p. 49 - 63

Georg Lukcs e a reificao: teoria da constituio da realidade social

primitiva, no capitalismo moderno temos a forma mercantil como uma forma dominante sobre todo o conjunto social.
Por isso, no de estranhar que, no incio da evoluo capitalista, ainda se descortinasse, por vezes de uma maneira relativamente clara, o carter pessoal das relaes econmicas; mas, quanto mais a evoluo progredia, mais complicadas e mediatizadas surgiam as formas, mais raro e difcil se ia tornando rasgar o vu da reificao (LUKCS, 1989, p.100).

A objetividade ilusria analisada por Lukcs assenta-se na estrutura mercantil, em que relaes entre pessoas tomam o carter de relaes entre coisas (LUKCS, 1989, p.97). As questes centrais analisadas no estudo da reificao so aquelas que decorrem do carter fetichista da mercadoria como forma de objetividade e do comportamento do sujeito inserido neste processo (LUKCS, 1989, p.98). O homem submetido tanto materialmente quanto psicologicamente a uma realidade abstrata e fragmentada, e vai deixando de perceber as mediaes entre ele e a totalidade. A diviso social do trabalho atrelada mecanizao progressiva dos meios de produo transforma desde as formas mais elementares de produo at a indstria moderna em processos racionalmente operacionais, subdivididos e parciais. A racionalidade produtiva do capitalismo avanado promove a eliminao das propriedades qualitativas dos homens e destri a mediao entre o trabalhador e o produto de seu prprio trabalho. Promove a perda da totalidade6 presente no objeto produzido, reduzindo o trabalho a um exerccio mecnico repetitivo (LUKCS, 1989, p.102). Lukcs afirma que a mecanizao, expressa na fragmentao do trabalho e na racionalizao de seus processos parciais, no somente uma realidade material, mas tambm espiritual, pois introduz na subjetividade do trabalhador os mesmos processos reificados da produo industrial.
Com a moderna decomposio psicolgica do processo de trabalho (sistema de Taylor), esta mecanizao racional penetra at a alma do trabalhador: at as suas propriedades psicolgicas so separadas do conjunto de sua personalidade e objectivadas em relao a esta para poderem ser integradas em sistemas racionais especiais e reduzidas ao conceito calculador (LUKCS, 1989, p.102).

A anlise realizada por Lukcs afirma a crescente autonomia dos processos da racionalizao industrial que se tornam cada vez mais independentes, racionais e baseados no
O produto que forma uma unidade como objeto do processo de trabalho desaparece. O processo transforma-se na associao objectiva de sistemas parciais racionalizados cuja unidade calculada pelo puro clculo, os quais devem, portanto, necessariamente, aparecer como contingentes uns em relao aos outros (LUKCS, 1989, p.102).
6

52

Knesis, Vol. I, n 02, Outubro-2009, p. 49 - 63

Georg Lukcs e a reificao: teoria da constituio da realidade social

clculo. Este processo possui implicaes diretas no sujeito, pois a perda da totalidade do objeto enquanto produto do trabalho humano significa a prpria perda da totalidade da conscincia do sujeito. A fragmentao dos processos de produo e da diviso do trabalho significa a fragmentao do indivduo7, sua insero fragmentada nesta realidade o conduz a uma posio contemplativa diante do processo de produo mercantil (LUKCS, 1989, p.103-104). Diante deste processo produtivo estranhado, indivduo e sociedade separam-se, e a universalidade da forma mercantil e dos processos de fragmentao do trabalho promove a percepo de uma realidade insupervel baseada na troca abstrata. O indivduo diante destes poderosos processos transforma-se num espectador que vislumbra o sistema como algo estranho, separado e independente de sua vontade. O processo no qual o indivduo est inserido, caracterizado pela universalizao da forma mercantil, correlato forma interior da empresa industrial. A estrutura da sociedade capitalista a prpria estrutura de uma empresa mecanizada e racionalmente administrada. Lukcs afirma haver uma aproximao entre a universalizao da mercadoria como forma dominante da realidade moderna e o destino do trabalhador (destino do Homem), que ele prprio mercadoria inserido na produo industrial. O destino do trabalhador que se torna universal para toda a sociedade o processo que transforma tudo em valor-de-troca. A reificao est presente no trabalho e na conscincia do indivduo e na totalidade da sociedade dominada pela mercadoria. Segundo Lukcs, o capitalismo moderno atua no sentido de substituir por relaes racionalmente reificadas as relaes originais em que eram mais transparentes as relaes humanas (LUKCS, 1989, p.106). Neste sentido, pode-se afirmar que o destino do homem caracteriza-se justamente pelo processo de transformao do valor de uso, qualitativo e direto, em valor de troca abstrato, a prpria permutabilidade da quantidade do tempo de trabalho abstrato. Este processo no apenas encobre os processos produtivos, como tambm inverte as relaes entre sujeito produtor e objeto produzido. Encobre as relaes humanas e as manifestaes da vida do homem que so colocadas no objeto da produo. As determinaes da produo tornam-se obscuras e estranhas ao sujeito reificado. Em relao a este processo reificante, Lukcs afirma:

(...) esta fragmentao do objeto da produo tambm necessariamente a fragmentao do seu sujeito (LUKCS, 1989, p.103).

53

Knesis, Vol. I, n 02, Outubro-2009, p. 49 - 63

Georg Lukcs e a reificao: teoria da constituio da realidade social

Assim como o sistema capitalista se produz e reproduz economicamente a uma escala cada vez mais alargada, tambm, no decurso da evoluo do capitalismo, a estrutura da reificao penetra cada vez mais profundamente, fatalmente, constitutivamente, na conscincia dos homens (LUKCS, 1989, p.108).

Lukcs caracteriza como particularidade da forma moderna do capitalismo a utilizao generalizada da tcnica racional no aparato produtivo. Para refletir sobre uma sociedade baseada no clculo racional o autor recorre a Max Weber como elucidao deste processo de racionalizao crescente (LUKCS, 1989, p.110-111). Para Lukcs, a universalidade da racionalidade da reificao sustentada no clculo e na previsibilidade demonstra a atitude contemplativa do indivduo no capitalismo moderno. Pois a essncia do clculo racional assenta, afinal de contas, no facto de se conhecer e prever o curso que inevitavelmente tomaro os fenmenos, de acordo com as leis e independentemente do arbtrio individual (LUKCS, 1989, p.112). A relao entre a empresa capitalista e o processo de racionalizao possibilitou o crescimento das tcnicas produtivas e da organizao racional da produo, e promoveu o aumento da fragmentao do trabalho, e em conseqncia, a da conscincia do trabalhador. Diferentemente dos modos de produo pr-capitalistas a configurao moderna do sistema no condiz com uma diferena qualitativa na estrutura da conscincia, mas sim com uma diferena puramente quantitativa e de grau (LUKCS, 1989, p.113). Este processo permite a compreenso do carter crescente da burocracia que se relaciona diretamente com uma racionalidade formal baseada em aspectos quantitativos e que passa a administrar a vida dos homens. Lukcs afirma que a burocracia implica uma adaptao do modo de vida e de trabalho e tambm, paralelamente, da conscincia, aos pressupostos econmicos e sociais gerais da economia capitalista (...) (LUKCS, 1989, p.113). A burocracia, relacionada com a totalidade reificada e o tratamento racionalmente formal dado aos objetos na produo capitalista moderna, promove o desprezo crescente da essncia qualitativa das coisas (LUKCS, 1989, p.113). No processo da diviso do trabalho o sujeito sofre com a crescente especializao e fragmentao do processo de trabalho que tambm significa a prpria fragmentao da subjetividade. Segundo Lukcs, a objetividade humana reificada exige tcnicas de explorao mais elevadas, mais evoludas e mais espirituais (LUKCS, 1989, p.114). No processo da universalizao da forma mercantil Lukcs reflete sobre uma ruptura fundamental na subjetividade:

54

Knesis, Vol. I, n 02, Outubro-2009, p. 49 - 63

Georg Lukcs e a reificao: teoria da constituio da realidade social

A rotura entre fora de trabalho e a personalidade do operrio, a metamorfose daquela numa coisa, num objeto que o operrio vende no mercado, repete-se tambm aqui, onde apenas se diferencia por no se constituir o conjunto das faculdades intelectuais que oprimido pela mecanizao resultante das mquinas, mas uma faculdade, ou um complexo de faculdades, que destacado do conjunto da personalidade, objectivado em relao a ela, e que se torna coisa, mercadoria (...) tudo isso mostra que a diviso do trabalho mergulhou na tica, tal como, com o taylorismo, mergulhara no psquico, o que no , apesar de tudo, um enfraquecimento mas, pelo contrrio, um reforo da estrutura reificada da conscincia como categoria fundamental para toda a sociedade (LUKCS, 1989, p.114).

Para Lukcs, existe uma relao intrnseca entre a estrutura econmica universal e a estrutura subjetiva da conscincia, o que possibilita afirmar que os problemas no mbito da conscincia esto relacionados com a forma de objetivao humana. Diferentemente das formas de trabalho da Antigidade, nas quais o trabalhador parecia ter um destino isolado, no capitalismo moderno a objetivao realiza-se universalmente por meio da mo-de-obra do trabalhador como mercadoria. Foi no capitalismo que pela primeira vez produziu, com uma estrutura econmica unificada para toda a sociedade, uma estrutura de conscincia formalmente unitria para o conjunto da sociedade (LUKCS, 1989, p.114). Conforme Lukcs, a estrutura unitria que caracteriza a sociedade capitalista moderna promove, por meio do trabalho assalariado, a repetio dos problemas da conscincia. O trabalhador (...) no s se transforma num espectador do devir social (...) como tambm adopta uma atitude contemplativa em relao ao funcionamento das suas prprias faculdades objectivadas e coisificadas (LUKCS, 1989, pp.114-115). Ao refletir sobre racionalizao presente em todos os mbitos da sociedade, Lukcs se depara com um problema fundamental: a racionalidade presente no momento parcial da produo e a irracionalidade e contingncia do conjunto. Segundo Lukcs,
Esta incoerncia manifesta-se mais cruamente nas pocas de crise, cuja essncia (...) consiste justamente em que a continuidade imediata da passagem de um sistema parcial a outro se desloca, enquanto a independncia de uns em relao aos outros, o carter contingente das relaes entre eles, se impe subitamente conscincia de todos os homens (LUKCS, 1989, p.116).

uma caracterstica bsica da sociedade capitalista a relao entre as particularidades governadas por leis em contraposio irracionalidade do movimento da totalidade. (...) Pois bem claro que todo o edifcio da produo capitalista assenta nesta interaco entre uma necessidade regida por leis rigorosas em todos os fenmenos particulares e uma

55

Knesis, Vol. I, n 02, Outubro-2009, p. 49 - 63

Georg Lukcs e a reificao: teoria da constituio da realidade social

irracionalidade relativa do processo de conjunto (LUKCS, 1989, p.117). Lukcs afirma que se a racionalidade presente nos processos parciais estivesse presente na totalidade social e nas relaes de concorrncia entre os proprietrios, tais relaes no poderiam se concretizar. Pois o sistema como um todo se sustenta no apenas impondo aos indivduos suas leis contingentes, mas tambm impossibilitando um conhecimento total ou integral da realidade social. Uma correspondncia racional irracionalidade do sistema capitalista moderno significaria sua prpria supresso, porque asseguraria ao indivduo o conhecimento integral da totalidade (LUKCS, 1989, p.117). Neste sentido, nota-se que o limite da racionalidade no sistema capitalista avanado encontra-se num conhecimento que no consegue enxergar para alm desta realidade abstrata, formal, imediata, fragmentada e quantitativa.

A mercadoria e as antinomias do pensamento burgus Somente a mercadoria8 enquanto categoria universal possibilita o conhecimento da totalidade social, a apreenso da essncia fidedigna de suas nuances que se encontram arrochadas ao processo evolutivo da reificao (LUKCS, 1989, p.100). Lukcs afirma ser justamente esta inverso estrutural que sofre a realidade sobre a dominao da forma mercadoria o que faz com que o homem se oponha a sua prpria atividade, ao seu prprio trabalho, como algo de objectivo, independente dele e que o domina pelas suas leis prprias, estranhas ao homem (LUKCS, 1989, pp.100-101). Para a compreenso deste processo de universalizao da forma mercantil e da reificao, resultante das determinaes histricas do capitalismo moderno, importante promover certos questionamentos: Como e por que o processo de valorao sobreps o processo de trabalho? Por que os homens medem seu trabalho quantitativamente por meio do tempo de trabalho abstrato? Por que a realidade inverteu-se transfigurando as relaes entre sujeito e objeto? A filosofia tem dificuldades de responder estas questes, por ela prpria estar inserida nesta realidade reificada. Estas questes representam os limites da filosofia erigida sobre a totalidade reificada, e dependem da auto-reflexo de seus processos histricos constituintes com a finalidade de promover a compreenso da inverso sofrida pela realidade. Neste sentido, Lukcs, em As antinomias do pensamento burgus, procura analisar os limites da filosofia moderna estruturada sobre a

Classe operria como sujeito-objeto da histria, como mercadoria que tem a capacidade de conhecer-se a si mesma e romper com as determinaes fragmentrias da realidade no capitalismo moderno.

56

Knesis, Vol. I, n 02, Outubro-2009, p. 49 - 63

Georg Lukcs e a reificao: teoria da constituio da realidade social

conscincia reificada com a finalidade de promover uma crtica ao racionalismo moderno e de ir alm desta forma limitada e fragmentada de conhecimento. A filosofia moderna se edificou sobre uma realidade que perdeu sua unidade e nasceu da estrutura reificada da conscincia (LUKCS, 1989, p.126). Lukcs preocupou-se em refletir sobre um processo inerente filosofia moderna de identificao entre o conhecimento formal e matemtico com o conhecimento em geral9. O conhecimento filosfico em seu processo esteve unido ao desenvolvimento das cincias matemticas, fsicas e geomtricas, que por sua vez, tornaram-se determinantes ao conhecimento e relacionaram-se intimamente com a racionalizao tcnica aplicada produo do sistema capitalista. Os mtodos da fsica matemtica, tornam-se assim o guia e a medida da filosofia, do conhecimento do mundo como totalidade (LUKCS, 1989, p.127). Segundo Lukcs, a novidade do racionalismo moderno sua reivindicao da descoberta do princpio de conexo da totalidade dos fenmenos. Esta reivindicao do racionalismo moderno invoca a revoluo copernicana de Kant como a radicalizao de um processo filosfico em andamento que vislumbrava no mais aceitar o mundo como algo que surgiu independentemente do sujeito cognoscente (que foi, por exemplo, criado por Deus) mas antes conceb-lo como o prprio produto do sujeito (LUKCS, 1989, p.127).
Da dvida metdica e do cogito ergo sum de Descartes, passando por Hobbes, Spinoza, Leibniz, a evoluo segue uma linha recta que tem por fio director, rico de variaes, a idia de que s podemos conhecer o objeto do conhecimento porque e na medida em que somos ns prprios a cri-lo (LUKCS, 1989, p.127).

O racionalismo moderno, ao se vincular produo de mercadorias amparado na previso, no clculo e na atitude contemplativa dos indivduos frente produo capitalista, promove a perda da totalidade e a incapacidade de conhecer o conjunto, pois este determinado pela irracionalidade de suas relaes contingentes. Lukcs procura analisar os limites do conhecimento filosfico incapaz de abstrair a totalidade da realidade que est amparada numa sociedade reificada. Esta reflexo sobre o racionalismo moderno realizada a
A filosofia moderna promove a identificao entre capacidade criadora - que significa justamente o mtodo da matemtica e da geometria e em seguida o da fsica matemtica como criao do objeto a partir de condies formais e essncia do pensamento humano sem que se questione tal mtodo do conhecimento: A questo de saber porque e com que direito o entendimento humano apreende precisamente como sua prpria essncia tais sistemas de formas (por oposio ao carter dado, estranho, incognoscvel dos contedos destas formas) questo que no se pe: aceita-se como evidncia (LUKCS, 1989, p.127).
9

57

Knesis, Vol. I, n 02, Outubro-2009, p. 49 - 63

Georg Lukcs e a reificao: teoria da constituio da realidade social

partir do conceito kantiano da coisa em si, no qual localizado o limite do conhecimento10 filosfico na poca burguesa. A revoluo copernicana instaurada por Kant afirma que o conhecimento s possvel por meio do sujeito. A compreenso da realidade depende do sujeito cognoscente e no da substncia interior do objeto como contedo. O real s pode ser conhecido nas formas da intuio (espao e tempo) e do pensamento (categorias do intelecto). Em Kant no possvel apreender a substncia da coisa em si, o nmeno algo que no se define no absoluto, e neste sentido, na filosofia kantiana se renuncia ao conhecimento da totalidade. As limitaes da coisa em si demonstradas por Lukcs so a inapreensibilidade da totalidade a partir dos conceitos formados nos sistemas racionais parciais e irracionalidade dos contedos particulares dos conceitos (LUKCS, 1989, p.132). Lukcs analisa a sociedade burguesa por meio da filosofia kantiana e da compreenso da realidade que advm deste pensamento. Nota, por um lado, o aumento da dominao que incide nas partes, nos elementos parciais da realidade, e por outro lado, a impossibilidade de desenvolver um pensamento da totalidade social, o qual poderia direcionar o conjunto da sociedade e suprimir suas determinaes irracionais e contingentes. Kant, em sua teoria da coisa em si, apresenta e eterniza o limite da filosofia moderna. Esta tendncia kantiana para o conhecimento do objeto, mergulhada em suas formas puras, na coeso com as cincias matemticas e de acordo com as leis da natureza, transformam cada vez mais o conhecimento numa contemplao metodologicamente consciente dos puros conjuntos formais, das leis que funcionam na realidade objectiva, sem interveno do sujeito (LUKCS, 1989, p.145). Esta definio da contemplao11 do conhecimento contradiz o que fora dito anteriormente sobre o conhecimento produzido por ns

O limite do racionalismo moderno consiste em no ir alm da aparncia, no conhecer a essncia dos objetos. Tal racionalismo um sistema formal e abstrato que se orienta por meio do que apreensvel, manipulvel, dominvel e calculvel pelo entendimento humano. um conhecimento que reivindica a apreenso do todo, mas que no supera a oposio dualista entre forma e contedo, e que representa a compreenso formalizada da realidade. 11 Conforme afirma Lukcs, a cincia moderna a forma exemplar de contemplao e de aparncia de prxis. A ao contemplativa do sujeito consiste em calcular previamente, no grau que for possvel, em apreender pelo clculo o efeito provvel destas leis e em fazer com que o sujeito da aco assuma uma posio em que tais efeitos propiciem as melhores hipteses de xito, para os fins que temos em vista (...). Mas, por outro lado, igualmente claro que, quanto mais a realidade e a atitude do sujeito actuante a seu respeito se aproximam deste tipo, tanto mais o sujeito se transforma em rgo que busca apropriar-se dos resultados possveis de sistemas de leis conhecidos, tanto mais a sua actividade se limita a situar-se no ponto de vista a partir do qual estes resultados (por si prprios e sem a sua interveno) podem ser obtidos em conformidade com os seus interesses. A atitude do sujeito torna-se, no sentido filosfico, puramente contemplativa (LUKCS, 1989, p.147).

10

58

Knesis, Vol. I, n 02, Outubro-2009, p. 49 - 63

Georg Lukcs e a reificao: teoria da constituio da realidade social

(capacidade criadora do sujeito). Mas, segundo Lukcs, essa contradio importante para mostrar as contradies do racionalismo moderno e serve para guiar a uma possvel soluo.
Por outras palavras, a contradio que aqui se manifesta entre a subjectividade e a objectividade dos sistemas formais modernos e racionalistas, o emaranhado e os equvocos contidos nos seus conceitos de sujeito e objecto, a incompatibilidade entre a sua essncia de sistemas por ns produzidos e a sua necessidade fatalista estranha ao homem e dele afastada so apenas a formulao lgica e metodolgica do estado da sociedade moderna: porque, por um lado, os homens quebram dissolvem e abandonam cada vez mais as ligaes simplesmente naturais, irracionais efectivas mas, por outro lado e simultaneamente, levantam em redor de si, nesta realidade criada por eles prprios produzida por eles prprios, uma espcie da segunda natureza cujo desenrolar se lhes ope com a mesma impiedosa conformidade s leis que outrora os tornavam foras naturais irracionais (mais precisamente: relaes sociais que lhes apareciam sob essa forma) (LUKCS, 1989, p.145).

Entretanto, segundo Lukcs, a grandeza de Kant torna-se presente justamente ao demonstrar os limites da racionalidade burguesa, que se caracteriza pela quebra da unidade da razo12. Ao contrrio dos racionalistas dogmticos que solucionavam a questo da filosofia moderna mantendo a contradio entre forma e contedo, liberdade e necessidade, voluntarismo e fatalismo (LUKCS, 1989, pp.151-152), Kant apresenta a antinomia da racionalidade burguesa:
A adequao do devir natural a leis de bronze eternas e a liberdade puramente interior da prtica moral individual aparecem, no fim da Crtica da Razo Prtica, como fundamentos da existncia humana separados e inconciliveis, mas ao mesmo tempo dados irrevogavelmente na sua separao. A grandeza filosfica de Kant no ter dissimulado, em ambos os casos, o carter insolvel do problema com uma deciso dogmtica e arbitrria, fosse em que sentido fosse, mas ter, rudemente e sem lhe esbater a forma, salientado este carter insolvel (LUKCS, 1989, p. 152).

A reflexo realizada por Lukcs sobre a filosofia moderna procurou demonstrar a falsidade da realidade sobre a qual se edifica a teoria filosfica. Por este motivo a atitude kantiana de persistir na antinomia muito importante, pois a partir deste limite do racionalismo moderno j possvel perceber e vislumbrar algo para alm. Diante deste limite da filosofia moderna, Lukcs afirma que preciso sair desta formalidade calculadora e quantitativa que est atrelada ao desenvolvimento da indstria, pois a cincia passa a vincularA perda da unidade da razo significa a prpria anulao do potencial crtico do existente. Contrria a esta anulao da crtica, Lukcs mantm a potencialidade da crtica na categoria materialista de totalidade com a finalidade de apontar a superao do capitalismo.
12

59

Knesis, Vol. I, n 02, Outubro-2009, p. 49 - 63

Georg Lukcs e a reificao: teoria da constituio da realidade social

se ao processo de valorizao do sistema capitalista. Lukcs contribui qualitativamente com a crtica hegeliana para promover a crtica ao formalismo do racionalismo moderno. Esta contribuio consiste em conferir reflexo dialtica um sentido histrico-materialista que por meio do conceito de reificao pretende refletir sobre a estrutura de funcionamento do fetichismo da mercadoria que se torna universal no mundo moderno. A crtica lukcsiana racionalidade moderna fundamenta-se na crtica de Hegel Kant13 que consiste em superar o formalismo e a separao entre forma e contedo, teoria e prxis, sujeito e objeto etc. Hegel procura superar a crtica kantiana que se sustenta num sujeito contraposto ao mundo, num sujeito como um esquema dual. Diferentemente, a dialtica hegeliana une e identifica os opostos. A situao antagonista no definitiva, mas supervel dialeticamente por meio dos movimentos contraditrios da realidade. Para Hegel, a verdade o objeto em movimento. Existe uma falsidade na verdade e uma verdade na falsidade, pois a verdade no esttica, no uma verdade final, mas sim, dinmica em processo, movimento autocrtico do pensamento. E, neste sentido, a crtica est sempre condicionada pela sua determinao histrica. O conhecimento cindido presente na racionalidade formal contraposto ao restabelecimento da totalidade como fundamento do conhecimento humano. Por este motivo a teoria hegeliana que procura resgatar o todo fundamental para a reflexo de Lukcs. Assim nasce uma lgica inteiramente nova, na verdade ainda muito problemtica no prprio Hegel e s seriamente elaborada depois dele; uma lgica do conceito concreto, uma lgica da totalidade (LUKCS, 1989, p. 161). Podese dizer, ento, que a teoria hegeliana uma tentativa de superar a reificao do pensamento, porm sua limitao est no fato dela ser buscada fora das relaes concretas, ou seja, na Fenomenologia do Esprito e na Lgica. Este limite apontado por Lukcs sobre o pensamento de Hegel seria superado na teoria de Marx, pois, para este, pensamento e ser no so idnticos e a relao entre objetividade e subjetividade est dialeticamente amparada no processo histrico real e concreto da existncia humana. Neste sentido, a anlise lukcsiana sobre a reificao delimita-se nas caractersticas que esto mediadas ao processo de produo da existncia humana, e assim, procura refletir sobre a forma dessa existncia no capitalismo moderno. O estudo da perda da totalidade, da fragmentao do trabalho e da conscincia subjetiva, correlato ao estudo da diviso do trabalho, da sobreposio do valor de uso ao valor de troca provocado pela universalizao da
A crtica de Lukcs parece dirigir-se mais ao que se seguiu a Kant, como as tentativas de atingir a coisa-em-si pelos neokantianos e positivistas.
13

60

Knesis, Vol. I, n 02, Outubro-2009, p. 49 - 63

Georg Lukcs e a reificao: teoria da constituio da realidade social

forma mercantil e pela racionalizao de todas as esferas da vida. O materialismo, diante das limitaes da filosofia moderna que est inserida neste processo reificado, seria a percepo das insuficincias da filosofia e estaria engajado na superao de tais antinomias. A totalidade como o duplo carter do trabalho (valor de uso e valor de troca) e a universalizao do valor de troca sobre o valor de uso expressam a existncia de uma dupla natureza da produo social. A primeira natureza consistiria na produo de valores de uso e na satisfao das necessidades dos homens relacionadas com sua sobrevivncia e autoconservao. J a segunda natureza seria considerada a objetividade fantasmagrica, a forma de socializao que toma as relaes humanas no modo de produo capitalista, sustentada na troca abstrata e na coisificao da totalidade dos entes da realidade. A centralidade da argumentao de Lukcs na obra HCC a idia de totalidade apropriada da filosofia hegeliana e transportada para a teoria marxista. Esta proposta de reflexo propunha que as partes s seriam dotadas de sentido quando referidas ao todo14. Sua crtica foi direcionada realidade e s vises fragmentadas presentes no capitalismo moderno que impossibilitavam um conhecimento integral capaz de suprimir a irracionalidade da totalidade do sistema. Em Lukcs, a possibilidade de conhecimento est fortemente ligada situao de classes, pois sustentava a possibilidade de se produzir formas de conhecimento ou manifestaes de conscincia de classe. Somente com o surgimento do proletariado possvel um conhecimento da totalidade social. O proletariado, a partir de sua classe e das condies histricas objetivas (que tem seu pice na universalizao da forma mercantil), tem a capacidade de ver o todo da sociedade.
A efectivao desta viragem operada pela filosofia clssica e que comeava, pelo menos metodologicamente, a apontar para alm destes limites, a efetivao do mtodo dialctico como mtodo da histria, ficou reservada classe que estava habilitada a descobrir em si mesma, a partir do seu fundamento vital, o sujeito-objecto idntico, o ns da gnese: ao proletrio (LUKCS, 1989, p. 168).

A sociedade capitalista, fundamentada na explorao do trabalho assalariado, possibilita ao proletariado o conhecimento de si mesmo e da totalidade, pois ambos coincidem. O proletariado , ao mesmo tempo, sujeito e objeto de seu prprio conhecimento. Em HCC a conscincia verdadeira apresenta-se como um conhecimento que se desenvolve dentro do proletariado como sujeito-objeto da histria. A conscincia da classe operria surge
14

A argumentao de Lukcs sobre a conscincia de classe em HCC est amparada na Fenomenologia do Esprito de Hegel.

61

Knesis, Vol. I, n 02, Outubro-2009, p. 49 - 63

Georg Lukcs e a reificao: teoria da constituio da realidade social

como um pensamento coletivo organizado capaz de olhar para alm das determinaes vigentes e da aparncia ideolgica da sociedade burguesa. Para Lukcs, o conhecimento da totalidade unido ao revolucionria do proletariado seria capaz de interferir no movimento histrico da realidade (FREDERICO, 1997, pp. 13-14). Segundo Lukcs, o conhecimento de si , pois, para o proletariado, o conhecimento objectivo da essncia da sociedade (LUKCS, 1989, p. 168). Neste mesmo sentido, sobre a funo da teoria como autoconhecimento da realidade (LUKCS, 1989, p. 31), Maar afirma:
Isto : enquanto dimenso estrutural da realidade produzindo os termos de sua manifestao fenomnica invertida e falseadora, e deste modo impelindo sua transformao. Aponta-se assim a gnese da dinmica dialtica da histria pela qual a realidade consegue se conhecer em sua manifestao necessria como coisa, e simultaneamente prenuncia a reconstituio da realidade a partir desta sua forma reificada (MAAR, 1996, p.36).

A cincia moderna amparada no mtodo da fsica-matemtica a prpria expresso da fragmentao da realidade que impossibilita o conhecimento da totalidade. Na realidade reificada o conhecimento formal, fragmentado e especializado torna-se estranho e alheio aos indivduos. Esta cincia, amparada na experimentao e aplicao produtiva de seus conhecimentos formais, expe um sujeito dotado de atitude simplesmente contemplativa que perdeu a capacidade de interferir efetivamente na realidade social. Os homens perderam o controle das coisas, e, portanto, as coisas passaram a controlar os homens que se tornaram, eles prprios, meros objetos. Entretanto, a preocupao central de Lukcs em HCC e principalmente em sua anlise da reificao superar o carter dado e estranhado da realidade na sociedade capitalista moderna, com a finalidade de devolver ao sujeito sua capacidade de interferir qualitativamente na realidade. Para isso, necessrio subjugar o conhecimento cientfico ao controle e criao dos homens, e assim possibilitar a realizao da universalizao das objetivaes humanas, ao contrrio dos conhecimentos e objetivaes fragmentados e particularizados. Por meio da compreenso total da realidade social o proletariado, em sua condio de possvel conhecedor da totalidade, capaz de constituir-se como sujeito-histrico da transformao social e superar a realidade reificada.

Referncias bibliogrficas:

62

Knesis, Vol. I, n 02, Outubro-2009, p. 49 - 63

Georg Lukcs e a reificao: teoria da constituio da realidade social

FREDERICO, C. Lukcs: um clssico do sculo XX. Coleo Logos. 1 Edio. So Paulo: Editora Morena, 1997. LUKCS, G. Histria e conscincia de classe: estudos de dialtica marxista. Trad. Telma Costa; Reviso Manuel A. Resende e Carlos Cruz 2 Edio, Rio de Janeiro: Elfos Ed.; Porto, Portugal, Publicaes Escorpio, 1989. MARX, K. O fetichismo da mercadoria: seu segredo. O Capital, Vol. 1, Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1975. MAAR, W. L. A reificao como realidade social. In: ANTUNES, R.; RGO, W. L. (org.) Lukcs, um Galileu no sculo XX. 2 ed. So Paulo, Boitempo, 1996. NETO, J. P. Capitalismo e Reificao. So Paulo: Livraria Editora Humanas, 1981. RESENDE, A. C. A. Fetichismo e Subjetividade. 1992. Tese (Doutorado) Pontifica Universidade Catlica, So Paulo, 1992. ZIZEK, S. De Histria e conscincia de classe a Dialtica do esclarecimento, e volta. Lua Nova, So Paulo, n. 59, 2003. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010264452003000200008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 30 June 2008.

Artigo recebido em 27/07/2009 Aceito em 24/09/2009

63

Knesis, Vol. I, n 02, Outubro-2009, p. 49 - 63

You might also like