You are on page 1of 95

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE FILOSOFIA E CINCIAS HUMANAS FACULDADE DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA

Silvia da Silva Corra

POPULAO RIBEIRINHA OU ASSENTADA? O CASO DAS COMUNIDADES DO PROJETO DE ASSENTAMENTO TRAJAP NO MUNICPIO DE ORIXIMIN - PAR.

ORIXIMIN - PAR 2012

Silvia da Silva Corra

POPULAO RIBEIRINHA OU ASSENTADA? O CASO DAS COMUNIDADES DO PROJETO DE ASSENTAMENTO TRAJAP NO MUNICPIO DE ORIXIMIN - PAR .

Monografia apresentada a Faculdade de Geografia e Cartografia do Instituto de Filosofia e Cincias Humanas, da Universidade Federal do Par, para obteno do grau de Bacharel e Licenciado em Geografia, sob orientao da Prof Dr Maria Goretti da Costa Tavares.

ORIXIMIN - PAR 2012

Dados Internacionais de Catalogao-na-Publicao (CIP) Biblioteca Prof. Dr. Joo Farias Guerreiro

333.31098115 C823p Corra, Silvia da Silva Populao ribeirinha ou assentada?: o caso das comunidades do Projeto de Assentamento TRAJAP no municpio de Oriximin - Par / Silvia da Silva Corra. -2012. 95f. : il. Trabalho de Concluso de Curso (graduao) Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia, Universidade Federal do Par, Oriximin, 2012. Orientador: Prof. Dr. Maria Goretti da Costa Tavares. 1. Assentamento rural. 2. Populao ribeirinha. 3. Territrio. 4. Amaznia (PA). I. Tavares, Maria Goretti da Costa, orient. II. Ttulo.

Silvia da Silva Corra

POPULAO RIBEIRINHA OU ASSENTADA? O CASO DAS COMUNIDADES DO PROJETO DE ASSENTAMENTO TRAJAP NO MUNICPIO DE ORIXIMIN - PAR.

Monografia apresentada a Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Par, para obteno do Grau de Bacharel e Licenciado em Geografia.

Aprovado em 14/04/2012

BANCA EXAMINADORA ___________________________________________ Prof Dr. Maria Goretti da Costa Tavares Universidade Federal do Par UFPA _______________________________________ Prof Dr. Joo dos Santos Carvalho Universidade Federal do Par UFPA ___________________________________________ Prof Dr. Mrcio Douglas Brito do Amaral Universidade Federal do Par - UFPA

Orientadora:

Dedico este trabalho aos meus Pais Lisaldo Corra e Maria do Socorro Corra, pelo carter e honestidade com que me criaram e por acreditarem que a melhor herana que se pode deixar aos filhos a educao. E a todos os ribeirinhos do rio Trombetas, principalmente os do PA TRAJAP.

AGRADECIMENTOS

A Deus por estar sempre comigo, me fortalecendo e guiando meus passos, como tambm iluminando minhas idias e minha vida.

Aos meus pais Lisaldo Corra e Maria do Socorro Corra, por em meio a tantas dificuldades investiram na minha educao e acreditaram que esta conquista seria possvel. Inclusive me assessorando durante todo o trabalho de campo.

Ao meu esposo Edno Santos e ao meu filho Enzo Henrique Santos por encherem minha vida de alegria, carinho e muito amor.

As minhas irms: Sueli e Suelane, por serem minhas incentivadoras e me apoiaram incondicionalmente, estendendo ainda meus agradecimentos aos meus irmos, Lenidas e Lelis.

A minha orientadora Prof Dr Maria Goretti, pelas suas contribuies e orientaes durante todas as fases deste trabalho.

A todos os professores e funcionrios da Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Par.

As minhas eternas colegas Maria Rosins, Luciene Monteiro, Patrcia Gemaque, Jnia Milo, Juliana Oliveira, Elcivnia Barreto e Elisane Silva, por estarem sempre prontas a me ajudar e compartilhar seus livros, conselhos, idias e companhias sempre que precisei.

Aos Assentados do PA TRAJAP, pelo carinho com que me receberam em suas casas e me concederam as entrevistas, meu muito obrigada, pois sem as suas colaboraes no seria possvel a realizao dessa pesquisa.

Ao Luiz Vinente da Cruz, assentado da comunidade Rapa-Pau, por me acompanhar na aplicao dos questionrios, dirigindo o barco e a rabeta, durante os dias de trabalho de campo, em meio chuva e sol.

Ao Secretrio de Infraestrutura e apoio (SEINFRA), Alfeu Santo Carpeggiani e ao Francisco Carlos Farias de Andrade (Carlinho), pela colaborao e apoio para o deslocamento at as comunidades.

Aos Tcnicos da EMATER (Escritrio Local de Oriximin-Pa), Eder Maia, Edimar Costa e Marcos Leite, por disponibilizarem e facilitarem informaes relevantes sobre o PA TRAJAP.

Aos representantes de associaes e sindicatos, especialmente aos amigos Adson Jorge, Josielson Costa, Emerson Carvalho, Rui Pimenta pelas conversas, entrevistas e colaboraes inestimveis e por me ensinarem muito com suas experincias na militncia dos movimentos sociais.

todos vocs, s tenho a dizer: Muito Obrigada!!!!!

O rio a estrada dos ribeirinhos e a floresta o quintal. Mais do que estrada, o rio tambm o local onde se lava a roupa, onde as crianas brincam, onde os homens pescam e por onde as pessoas trafegam em direo a outras comunidades e outros municpios. Tudo chega pelo rio e tudo se vai pelo rio, sendo ele o canal por onde chegam as polticas pblicas e por onde elas tambm no chegam. (Heidtmann Neto, 2008)

SUMRIO
1. Introduo..................................................................................................................16 2. O MODO DE PRODUO CAPITALISTA E O DEBATE DA REFORMA AGRRIA NA AMAZNIA PARAENSE..................................................................20 2.1 Breve Histrico da questo Agrria no Estado do Par..................................20 2.2 Interfaces dos Projetos de Assentamentos de reforma agrria para populaes tradicionais............................................................................................................26 2.3 Os ribeirinhos do trombetas: Territorializao e Identidade..........................34 3. A LUTA PELA TERRA E A ESPACIALIZAO DOS PROJETOS DE ASSENTAMENTOS RURAIS NO MUNICPIO DE ORIXIMIN-PA...................42 3.1 Terras de Apossamento transformadas em terras de Assentamentos..........42 3.2 Mobilizao dos Trabalhadores rurais de Oriximin e a luta pela legalizao de suas terras.........................................................................................................44 3.3 Espacializao e tipologias dos projetos de assentamentos rurais no municpio de Oriximin-Pa...................................................................................49

4. CARACTERIZAO DAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS DO PROJETO DE ASSENTAMENTO TRAJAP NO MUNICPO DE ORIXIMIN-PA...............................54


4.1 A criao do PA TRAJAP, nas Comunidades Terra Preta I, Rapa-Pau, Pederneira e Jarauac II........................................................................................................................54 4.2 Discursos e Prticas nas comunidades ribeirinhas do PA TRAJAP..........................73 4.3 Limitaes e Perspectivas dos assentados na luta pelo direito terra.......................76 5. CONSIDERAES FINAIS................................................................................................81 REFERNCIAS........................................................................................................................85 APNDICES.............................................................................................................................88

10

LISTA DE GRFICOS

Grfico 01 Poltica de obteno de terras dos Assentamentos no oeste do Par. Grfico 02 Modalidades dos Projetos de Assentamentos Rurais de Reforma Agrria na SR30. Grfico 03- Naturalidade dos Assentados do PA TRAJAP. Grfico 04 Composio da Renda dos Assentados. Grfico 05- Tamanho dos lotes dos Assentados do PA TRAJAP. Grfico 06 Situao Ocupacional do PA TRAJAP. Grfico 07 Modalidades de Crditos Acessados pelos Assentados.

11

LISTA DE FIGURAS Figura 01-Rabeta - Embarcao tpica do assentado ribeirinho. Figura 02 Aspectos da moradia ribeirinha, construes mistas feitas de madeira e palha. Figura 03- Capela da Comunidade Terra Preta I. Figura 04- Barraco Comunitrio da Terra Preta I. Figura 05- Plantao de Laranja na Fazenda Terra Preta. Figura 06 Residncia de um assentado na Comunidade Terra Preta I. Figura 07- Casa de farinha abandonada na comunidade Terra Preta I, adquirida com o crdito Fomento. Figura 08- Maquinrios da casa de farinha sendo danificados pelo abandono da casa de farinha. Figura 09- Vista da Frente da Comunidade Rapa-Pau. Figura 10- Telefone Pblico na rea da Comunidade. Figura 11- Agrovila no concluda na Comunidade Rapa-Pau. Figura 12- Casa do projeto concluda pelo Assentado. Figura 13- Construo inacabada da agrovila ao lado da Capela da Comunidade Pederneira Figura 14-Vista da sede da Comunidade Pederneira. Figura 15- Sede Provisria da Capela da comunidade So Luiz Gonzaga, Jarauac II. Figura 16- Frente da Comunidade quilombola So Francisco do Canind- Jarauac. Figura 17-Casas concludas com recursos dos assentados. Figura 18- Estrutura de uma das casas iniciadas na sede da comunidade. Figura 19 - Assemblia de validao do PRA na Comunidade Rapa-Pau. Figura 20 Assentados votando projetos a serem implementados no PA, durante validao do PRA.

12

LISTA DE TABELAS

Tabela 01 - Demonstrativo dos Projetos de Assentamentos do INCRA/PA. Tabela 02 - Associaes territoriais de Assentamentos ribeirinhos no municpio de OriximinPA. Tabela 03- Projetos de Assentamentos Especiais quilombolas no Municpio de OriximinPar. Tabela 04- Relao dos Projetos de Assentamentos rurais de Comunidades Ribeirinhas no municpio de Oriximin-Par Tabela 05 - Tipologias de Assentamentos Rurais no municpio de Oriximin-Par. Tabela 06 - Nmero de beneficirios, cadastrados no PA TRAJAP por ano.

13

LISTA DE SIGLAS ACOMCCUT Associao comunitria das comunidades Cumin e Trombetas. ACOMEC Associao das comunidades das reas do Erepecur e Cumin. ACOMPAC- Associao das comunidades do PAE Cachoeiry. ACOMTAGS - Associao das comunidades das glebas Trombetas e Sapucu. ACOPAT - Associao das comunidades do projeto de assentamento TRAJAP. ACPAMO - Associao comunitria dos pequenos agricultores do municpio de Oriximin. ADCT Ato das disposies constitucionais transitrias. AMTMO - Associao de mulheres trabalhadoras do municpio de Oriximin. ARQMO - Associao dos remanescentes de quilombos do municpio de Oriximin. ASCAMLI - Associao comunitria do assentamento lago do Iripixi. ASCLI Associao comunitria do lago Itapecuru. ASCOMOVIMM Associao comunitria dos moradores do Monte Muri. ASPRA Associao comunitria dos produtores rurais do Ananizal. ASTRO - Associao dos produtores e criadores rurais da bacia do rio trombetas. ATES - Assessoria tcnica e extenso. CDRU - Concesso de direito real de uso. CEBS - Comunidades eclesiais de base. CNBB - Confederao nacional dos bispos do Brasil. CONAMA - Conselho nacional de meio ambiente. CONTAG - Confederao nacional dos trabalhadores na agricultura. CPT - Comisso pastoral da terra. CUT - Central nica dos trabalhadores. EMATER - Empresa de assistncia tcnica e extenso rural. FETAGRI - Federao dos trabalhadores e trabalhadoras na agricultura. FLONA Florestas nacionais. IBAMA Instituto brasileiro de meio ambiente e dos recursos naturais renovveis. IBDF Instituto brasileiro de desenvolvimento florestal. IBGE Instituto brasileiro de geografia e estatstica.

14

IBRA - Instituto brasileiro de reforma agrria. INCRA - Instituto nacional de colonizao e reforma agrria. INDA - Instituto nacional de desenvolvimento agrcola. ITERPA - Instituto de terras do Par. MDA- Ministrio do desenvolvimento agrrio. MRN - Minerao rio do norte. MST - Movimento dos trabalhadores rurais sem terra. PA- Projeto de assentamento federal. PAC - Projeto de assentamento coletivo. PAE- Projeto de assentamento agro-extrativista. PAF - Projeto de assentamento florestal. PAQ - Projeto de assentamento quilombola. PDS - Projeto de desenvolvimento sustentvel. PEAEX- Projeto de assentamento estadual agro-extrativista. PEAS- Projeto estadual de assentamento sustentvel. PIC - Projeto integrado de colonizao. PNRA - Plano nacional de reforma agrria. PRA- Plano de recuperao do assentamento. PRONAF - Programa nacional de fortalecimento da agricultura familiar. R B - Relao de beneficirios. RESEX - Reserva extrativista. SINTTRAF Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras na agricultura Familiar STTRO - Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Oriximin. SIPRA - Sistema de informaes de projetos de reforma agrria. SUDAM Superintendncia de desenvolvimento da Amaznia.

15

RESUMO
A presente pesquisa tem como objetivo analisar como se originaram os Projetos de assentamentos rurais nas comunidades ribeirinhas do Municpio de Oriximin Par, investigando se tais projetos consideram a diversidade scio-cultural das comunidades ribeirinhas e se viabilizam assentamentos sustentveis. Para isso foi realizado um estudo de caso, tomando como referncia o Projeto de Assentamento TRAJAP no municpio de Oriximin, oeste paraense, que abrange 04 comunidades ribeirinhas da bacia hidrogrfica do Rio Trombetas, sendo estas: Terra Preta I, Rapa-Pau, Jarauac II, e Pederneira. Neste processo a implantao de assentamentos, em reas tradicionalmente ocupadas incide em mltiplas relaes de poder, onde atuam vrios atores, fazendo surgir dvidas, desconfianas e contradies nas aes dos mesmos. O desconhecimento do modo de vida e prticas espaciais dos ribeirinhos, aliados a modelos de assentamentos prontos, ocasionam assentamentos precrios e insustentveis na regio amaznica.

Palavras-Chaves: Assentamentos Rurais, Populaes Ribeirinhas, Territrio, Amaznia.

16

INTRODUO.
Esta pesquisa pretende ser uma contribuio para a compreenso de como os projetos de assentamentos rurais e a luta pela terra, pelas populaes tradicionais ribeirinhas se materializam no espao agrrio oriximinaense. Para este trabalho, foi realizado um estudo de caso do Projeto de Assentamento TRAJAP, criado no ano de 1998 e que compreende 04 comunidades ribeirinhas do rio Trombetas, no municpio de Oriximin, no oeste do Par. As comunidades ribeirinhas do Assentamento TRAJAP, situam-se cerca de 37 km em linha reta da sede urbana e tem como principal via de acesso o rio, o que as caracteriza de acordo com Silva (2000), como sendo uma populao que apresenta um modo de vida peculiar que a distingue das demais populaes do meio rural ou urbano, atravs de uma cosmoviso marcada pela presena das guas. Para estas populaes o rio, o igarap e o lago so elementos constitutivos do modo de ser e viver do caboclo ribeirinho. As famlias do assentamento TRAJAP, so formadas por posseiros, que h dcadas habitam terras devolutas na regio possuindo um enorme conhecimento do rio e da terra sobrevivendo da pequena produo familiar, do extrativismo, e de uma organizao social comunitria, que os fortalece para resistir a presso dos agentes externos sobre suas reas e seu modo de vida. A luta pelo reconhecimento dessas reas ocupadas por famlias ribeirinhas um processo longo de resistncia e militncia em associaes e sindicatos, o que origina muitas vezes conflitos, desconfiana e descrditos seja entre os prprios trabalhadores e as organizaes que os representam, seja entre os rgos governamentais. Especialmente porque estes trabalhadores ribeirinhos esto longe do acesso a servios bsicos e a infraestrutura, o que dificulta a informao e propicia a ao de agentes corruptos, grileiros, grandes fazendeiros e aproveitadores. Nesse sentido, a criao de assentamentos rurais nesses espaos representa uma perspectiva de regularizar e garantir a posse dessas terras para estas famlias que j se encontram morando e organizadas nessas comunidades h anos, estando territorializadas e possuindo uma identidade com o lugar. A relevncia desta pesquisa embasa-se na necessidade de um estudo aprofundado acerca dos Projetos de Assentamentos Rurais implantados e em implantao no Municpio de Oriximin, enfatizando se estes suscitam o desenvolvimento social sustentvel das famlias e a melhoria da qualidade de vida dos ribeirinhos. Alm de investigar como esses projetos so implantados, se contemplam as legislaes ambientais e os critrios exigidos visando atender a demanda de trabalhadores a que se destina. Esta investigao pretende ser uma fonte de viabilizao de informaes que integre os interesses dos assentados e da Legislao Vigente,

17

oportunizando diagnosticar a qualidade do assentamento e a promoo do desenvolvimento sustentvel no meio rural amaznico. Desse modo, esta pesquisa objetivou responder e analisar, luz da cincia geogrfica, as seguintes questes:

Como se originaram os projetos de assentamentos rurais em comunidades ribeirinhas do municpio de Oriximin-Par?

Esses projetos consideram a diversidade scio-cultural das comunidades tradicionais e viabilizam assentamentos sustentveis?

A hiptese central da pesquisa versa sobre a idia de que os assentamentos nas comunidades ribeirinhas de Oriximin so resultantes da ausncia de polticas pblicas nas comunidades e da falta de incentivos na produo inviabilizando a permanncia das famlias nas comunidades. Alm da ausncia de regularizao fundiria e a dificuldade de solucionar os conflitos por terra entre os prprios ribeirinhos e outros, necessitando da ao dos rgos pblicos para intervir. A metodologia utilizada para o estudo de caso foi inicialmente o levantamento bibliogrfico e documental, definindo os autores e as categorias que melhor explicassem essa temtica. Haja vista que estudar assentamentos rurais perpassa pela compreenso de se analisar a estrutura agrria vigente e as intervenes que essas polticas assumem no debate da reforma agrria e na efetivao de polticas pblicas, especialmente em reas tradicionalmente ocupadas, como na regio Amaznica. Estes processos no so simples de serem compreendidos e se tornam mais complexos e dinmicos no interior do modo capitalista de produo, onde h uma intensa e conflituosa correlao de foras, interesses e poder entre os diferentes agentes sociais. Para essa anlise foram abordados autores gegrafos que discutem a questo agrria nessa perspectiva, tais quais: Oliveira (2007, 2002) Alentejano (2004), Bombardi (2004), Stdile (2005), Fernandes (2001). Para a anlise da poltica de assentamentos rurais foram utilizados os estudos de Bergamasco & Norder, (1996), Medeiros & Leite (2004), Rocha (2009), Santos (2010) e Neves (1997). Tambm foram utilizados dados, pesquisas e informaes do DATALUTA- Banco de Dados da Luta pela Terra da UNESP-Campus Presidente Prudente, vinculada ao NERA Ncleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrria, ncleo este de referncia nacional e internacional em estudos da questo agrria e dos assentamentos rurais nas regies brasileiras.

18

Os trabalhos de Gonalves (2010), Hbette (1989), Naase (2010) e Carvalheiro Et al (2010), foram usados para subsidiar a compreenso da questo fundiria na Amaznia, especialmente no estado do Par, abordando como os assentamentos so criados no territrio de comunidades tradicionais e para famlias clientes da reforma Agrria. Em abordagem local utilizou-se os estudos de Wanderley (2006, 2008) e Souza (2005), que embora no tratem especificamente de assentamentos rurais no municpio de Oriximin, mas abordam os impactos da implantao de um grande projeto minerador no municpio, incidindo sobre reas tradicionalmente ocupadas, causando conflitos territoriais, ambientais e sociais, nessa perspectiva estes foram imprescindveis para a compreenso da dinmica territorial local. As categorias principais de anlise neste trabalho foram: o Territrio e populaes ribeirinhas. O conceito de territrio foi utilizado por melhor explicar as diferentes relaes de poder e apropriao do espao. Nesse sentido, foram utilizados os conceitos na perspectiva de Raffestin (1993), Oliveira (2002) e Haesbaert (2004). E finalmente para abordagem de populaes ribeirinhas, foram utilizados os trabalhados de Arruda (1999), Castro (1997) e Arenz (2000, 2003). Aps a pesquisa bibliogrfica e documental, foi realizada a coleta de dados e visitas a campo para aplicao de entrevistas com os assentados e a confrontao das informaes levantadas nos rgos e documentos. As visitas a campo ocorreram em dois perodos no ano de 2011 e em maro de 2012, onde foram visitadas as quatro comunidades do Assentamento TRAJAP, para aplicao dos questionrios e tambm para a participao na reunio da associao do assentamento onde foi feita a aprovao e discusso do PRA (Plano de Recuperao de Assentamento) com os assentados e os tcnicos da EMATER. Foi realizado o levantamento fotogrfico das reas e famlias do assentamento. A coleta e levantamento de dados secundrios foram feitos junto ao INCRA (SR-30 Santarm- Par), EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associao do Assentamento e nos sites e legislaes oficiais do governo federal disponveis via internet, os quais: Ministrio do Desenvolvimento Agrrio, Ministrio do Meio Ambiente, Ministrio de Agricultura, IBGE e IBAMA. As entrevistas foram realizadas com uma amostra de 35 assentados, tomando por base a RB (relao de Beneficirios do INCRA), onde os mesmos responderam um questionrio com perguntas abertas e fechadas. Tambm foram aplicados questionrios com os tcnicos da EMATER que prestam assistncia tcnica no assentamento TRAJAP (Escritrio local de Oriximin - Par). Ainda com os presidentes das associaes do

19

assentamento TRAJAP e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oriximin. E por fim foram realizadas entrevistas na Secretria de Agricultura e abastecimento e com o Secretrio de Terras, Obras e Servios do municpio de Oriximin. Este trabalho encontra-se estruturado em trs partes, na primeira parte faz-se uma discusso sobre o modo de produo capitalista e o debate da reforma agrria na Amaznia paraense, abordando a criao de assentamentos para as populaes tradicionais, dando nfase aos conceitos de assentamentos rurais e populaes tradicionais. O conceito de ribeirinhos discutido no subitem 2.3: Os ribeirinhos do Trombetas: territorializao e identidade. Na segunda parte, proponho discutir a luta pela terra pelas populaes tradicionais no municpio de Oriximin, analisando a mobilizao dos trabalhadores ribeirinhos, a espacializao e as tipologias dos projetos de assentamentos implantados ou em implantao nas comunidades, bem como so transformadas as terras de apossamento em terras de assentamentos. Na terceira e ultima parte, abordam-se a criao do assentamento TRAJAP, os conflitos territoriais e influncias desse projeto nas comunidades ribeirinhas, fazendo uma anlise das aes do INCRA e da EMATER no assentamento, bem como das limitaes e expectativas dos assentados, especialmente no que concerne a sustentabilidade e a mudana identitria da populao de ribeirinha para assentada. Por fim apresentam-se as consideraes finais, e as referncias utilizadas na pesquisa.

20

2. O MODO DE PRODUO CAPITALISTA E O DEBATE DA REFORMA AGRRIA NA AMAZNIA PARAENSE.

Neste captulo se discutir a questo agrria na Amaznia paraense, identificando luz do capitalismo como as terras e a biodiversidade da Amaznia foram sendo incorporadas ao capital, e como as polticas desenvolvimentistas pensadas para a regio se confrontaram com o modo de vida das populaes tradicionais da Amaznia. Em seguida, faz-se uma anlise das polticas de assentamento rurais de reforma agrria criadas para as populaes tradicionais, enfatizando as novas modalidades de assentamentos e as formas de obteno da terra para a implantao destes. Por fim, apresenta-se uma abordagem sobre comunidades tradicionais ribeirinhas e como estas demandam a reforma agrria e a ao efetiva de polticas que garantam e regularizem seus territrios, considerando suas identidades e modos de vida.

2.1. BREVE HISTRICO DA QUESTO AGRRIA NA AMAZNIA PARAENSE.

A Amaznia ou amaznias, como se refere Gonalves (2010), uma regio heterognea, complexa e diversificada, no somente nos seus aspectos fsicos, mais principalmente nos seus aspectos socioculturais, muitas vezes contraditrios e difceis de serem compreendidos apenas sobre uma tica, um termo ou um conceito. As populaes que habitam essas diferentes amaznias, historicamente foram ignoradas no processo de desenvolvimento do Pas e tiveram suas vidas, suas culturas, suas terras e seus mitos brutalmente violados. Para Gonalves (2010 , p.10):
(...) As populaes dessas diferentes amaznias tm um capital de conhecimentos, no a ser demarcado (...). H um projeto de sociedade que deles emana. Que requer do no-amaznida o fim dos pr-conceitos e que se reconhea que essas populaes so portadoras de um acervo de conhecimentos que o trunfo para o dilogo com o mundo e que deve ser a base de qualquer proposta de desenvolvimento que se queira sustentada pelos diretamente envolvidos ou implicados.

As terras da Amaznia, bem como sua enorme biodiversidade de valor incalculvel, tem sido objeto de cobia e apropriao desigual por diferentes agentes sociais, que muitas vezes amparados pelo poder estatal se territorializam nas terras antes habitadas por populaes tradicionais como: ndios, remanescentes de quilombos, posseiros, ribeirinhos,

21

pescadores, etc.. A territorializao desses agentes externos tem gerado uma srie de conflitos, expropriaes, extermnios e opresses para as populaes tradicionais que habitam terras desejadas para a expanso do capital. A Amaznia paraense nos ltimos anos tem sido local constante de conflitos e mortes pela posse da terra, ganhando destaque na mdia nacional e internacional, com a morte de inmeros trabalhadores rurais, lideranas sindicais e religiosas que tentaram defender a terra e um modo de vida no capitalista. Mas como possvel, uma regio que possui uma densidade demogrfica relativamente baixa e grandes extenses de terras, possuir tantos conflitos fundirios? A resposta nos remete ao perodo da colonizao do Brasil e como as terras foram sendo distribudas e legitimadas pelos colonizadores desconsiderando totalmente as populaes nativas que residiam no territrio. Os primeiros latifndios surgiram com a lei das Sesmarias1, entretanto o considerado marco histrico da concentrao de terras foi sem dvida a lei n 601 de 1850, a primeira Lei de Terras do Brasil. De acordo com Stedile (2005) a lei de terras, foi o batistrio do latifndio no Brasil, pois regulamentou e consolidou o modelo da grande propriedade rural, que a base legal, at os dias atuais para a estrutura injusta da propriedade de terras no Brasil.

A lei de terras de 1850, entregou as terras como propriedade privada apenas para os fazendeiros, para os capitalistas. Nascia assim o latifndio excludente e injusto socialmente. (...) escravizou, portanto a terra e transformou um bem da natureza, que deveria ser democrtico, em um bem privado, acessvel apenas aos ricos. (STEDILE 2005, p.284, 285)

Para a populao excluda que no podia ter acesso a terra, sobrava duas opes venderem sua fora de trabalho para os fazendeiros ou migrarem para o interior do Pas, este ltimo provocou a ocupao do territrio por milhares de trabalhadores, que no tinham a propriedade da terra mais a ocupavam, de forma individual ou coletiva. A terra, nesse sentido transformou-se em uma mercadoria, onde somente pessoas de posse podiam pagar para serem donos dessas terras. Em meados do sculo XVIII, no Estado do Par, atravs da lei das sesmarias, alguns donatrios receberam concesses de terra, de acordo com Hbette (1989), as primeiras sesmarias foram concedidas na ilha do Maraj, nas proximidades do rio Arari, sendo que ningum sabia da extenso dessas terras, o que se sabia era que iam de um rio at alcanar os fundos de outra sesmaria . Para este autor

Ver GUIMARES, Alberto Passos. Quatro sculos de Latifndio. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra, 1968.

22

dessas sesmarias que nasceram as grandes fazendas de gado do Maraj, os engenhos de cana do Baixo Tocantins, as plantaes de cacau de Camet, entre outros. Assim, os latifndios foram se formando na Amaznia paraense, sendo consolidados com a criao da lei de terras, gerando vrias revoltas pelas classes populares, que eram fortemente reprimidas. Essa situao encontra-se at os dias atuais, embora algumas medidas governamentais tenham amenizado tal situao sem, contudo ser resolvida. As classes populares que no podiam pagar pelas terras, s restavam-lhes a resistncia, o enfrentamento e o desbravamento de reas mais distantes. Segundo Bombardi (2004), foi assim que o campesinato 2 brasileiro foi se formando, com posseiros distantes, no espao e no tempo, da nova legislao, por moradores de condio, por ex-colonos que conseguiram adquirir terras e por aqueles que lutaram para nela ficar. Essa forma de apropriao da terra contraditria, j que:
Essa contradio tem sua expresso no territrio, se materializa por meio de unidades territoriais substancialmente diferentes - por um lado o territrio apropriado de forma tipicamente capitalista e, por outro, apropriado pelo trabalho campons, fruto do tipo de relao que os camponeses estabelecem no interior da propriedade e para alm dela. (BOMBARDI, 2004, p.67.)

A principal contradio do debate da reforma agrria est na estrutura do sistema de produo capitalista, da nossa sociedade que incorpora a propriedade privada da terra e a concentrao de capital nas mos de uma pequena parcela da sociedade, em detrimento da pobreza, explorao, conflitos e expropriao das terras da maioria da populao, dando lugar ao grande capital e ao latifndio. o movimento desigual e contraditrio do capitalismo, que vem ao longo dos anos produzindo e transformando os espaos rurais cada vez mais em territrios de lutas e disputas entre os diferentes agentes sociais. O modelo de desenvolvimento e organizao do espao amaznico foi baseado na explorao dos recursos naturais e em um conjunto de estratgias e aes que no beneficiavam as populaes locais mais, sobretudo os agentes externos estes articulados ao contexto internacional. Inicialmente a explorao das drogas do serto, e a proteo do territrio com a criao de grandes fortalezas em pontos estratgicos, formando aldeamentos religiosos com a explorao da mo de obra indgena, cuja produo se destinava toda a
2

Compreendido por Oliveira, Shanin, Martins, entre outros como uma classe social que se reproduz no interior do modo de produo capitalista, por meio de uma relao no capitalista (inserida contraditoriamente no capitalismo). (BOMBARDI, 2004).

23

metrpole. Posteriormente se introduziu o trabalho escravo com a mo de obra negra trazida para o Brasil em 1756, o que ocasionou a territorializao de muitas comunidades remanescentes de quilombos espalhadas pela Amaznia, que fugiam dos maus tratos dos seus senhores e fundavam quilombos no interior da floresta Amaznica. O desenvolvimento de atividades econmicas voltadas para atender o mercado externo e interno na regio amaznica fez com agentes capitalizados se apropriassem de grande quantidade de terras, assim nasceram grandes fazendas de cacau, gado, caf, algodo e fumo. Desse modo cada vez que se valorizava algum produto internacionalmente, este passava a ser explorado maciamente na regio. Sendo as populaes locais expropriadas, exploradas e muitas vezes expulsas de suas terras, foi assim que se explorou a borracha, a castanha-dopar, a juta, a madeira e os recursos minerais do subsolo amaznico. Os surtos econmicos e os grandes projetos na Amaznia foram verdadeiros enclaves na regio, pois estavam distantes dos interesses e necessidades da populao local. Com isso, o enorme contingente populacional atrado para a Amaznia, pelas propagandas e incentivos governamentais, colidiu com as populaes que j habitavam a regio, desorganizando e reorganizando luz de interesses puramente econmicos. Esses interesses trouxeram uma srie de conseqncias para regio, os quais conflitos agrrios, ambientais, sociais, polticos e at culturais, alm de influenciarem novos valores culturais, hbitos e costumes do homem amaznida. Os movimentos migratrios espontneos ou dirigidos para a regio provocaram no s uma mudana na distribuio espacial da populao, como tambm acarretaram uma desestruturao e reestruturao do sistema espacial, mudando

irreversivelmente a histria e a geografia da regio (SOUZA, 2005). Esse modelo de desenvolvimento ocasionou o avano do capital por todo o territrio amaznico, subordinando, explorando e expropriando famlias inteiras de trabalhadores rurais amaznicos. Mais ao mesmo tempo forou a resistncia desses trabalhadores nos movimentos sociais, j que no os destruiu completamente, haja vista que o sistema capitalista na sua natureza contraditria necessita de relaes no-capitalistas para a sua existncia. Oliveira (2007), ao confirmar a tese da natureza contraditria do capitalismo e a persistncia do campesinato no interior do mesmo, afirma que pensar em reforma agrria implica a idia de renovao da estrutura fundiria vigente, j que as leis existentes de reforma agrria so instrumentos opostos estrutura agrria existente, a qual se objetiva modificar. Para ele a reforma agrria constitui-se,

24

Em um conjunto de aes governamentais realizadas pelos pases capitalistas visando modificar a estrutura fundiria de uma regio ou de um pas todo. Ela feita atravs de mudanas na distribuio da propriedade e ou posse da terra e da renda com vista a assegurar melhorias nos ganhos sociais, polticos, culturais, tcnicos, econmicos (crescimento da produo agrcola) e de reordenao do territrio. Este conjunto de atos de governo deriva de aes coordenadas, resultantes de um programa mais ou menos elaborado e que geralmente, exprime um conjunto de decises governamentais ou a doutrina de um texto legal. (OLIVEIRA, 2007 p.68)

Pelo exposto, a Reforma Agrria tornou-se um desafio e um dever do Estado para com essas populaes excludas do processo. Todavia, na busca de equacionar a estrutura agrria e atender os diferentes interesses, o Estado brasileiro v-se forado a promover e organizar aes em vrios nveis de governo para tentar realizar a reforma agrria, especialmente devido s fortes presses advindas dos movimentos sociais rurais e de conflitos e mortes ocorridas no campo. A situao complexa e contraditria, uma vez que os povos amaznidas, que antes eram invisveis ao Estado, agora reivindicam seus direitos pressionando o Estado a reconhec-los, e regularizar suas terras, j to restringidas, griladas e exploradas por agentes externos. Ao mesmo tempo o Estado tem que promover a expanso do capital nacional e internacional, que necessita de grandes extenses de terras para sua territorializao. Para elucidar a questo, vemos que a Amaznia segundo Gonalves (2010), possui uma herana fundiria particularmente problemtica, em virtude de suas terras no serem devidamente tituladas e as populaes locais terem no extrativismo de produtos da floresta a floresta e no a terra como principal objeto de explorao e apropriao. No Estado do Par a forma de apropriao capitalista da terra, levou a impasses regulatrios e ocasionou grandes latifndios, principalmente com a explorao de produtos de exportao e com a insero da Amaznia na diviso internacional do trabalho. Assim, no perodo colonial grandes fazendeiros de acar, algodo e arroz no Par tomavam conta de imensas extenses de terras, com o uso da mo de obra negra, ndios escravizados e mulatos. Na segunda metade do sculo XIX veio a explorao da borracha e a decadncia das grandes fazendas devido a abolio da escravatura, dando lugar aos grandes seringalistas que controlavam lguas e lguas de florestas, utilizando o sistema de aviamento. De acordo com Hbette (1989) com o declnio da borracha, no estado do Par passou-se a explorar os castanhais, onde o governo aforou3 a alguns comerciantes terras por 30, 60, e 90 anos e onde algumas famlias acabaram tomando conta da regio de Marab, no
3

Foreiro: aquele que tem domnio de uma propriedade ou imvel.

25

sul do Par e de outras reas onde haviam grandes castanhais, inclusive na regio do Trombetas. Ainda segundo este autor a partir da dcada de 50 e 60, o governo do Par passou a negociar terras com especuladores do sul do Pas, estes vieram para o Par adquirir terra de graa e revend-la, em quadrculos de lotes regulares causando confrontos violentos e embates com as populaes locais. Os vendedores falsificavam os ttulos de terra, trocavam as datas, amarelavam os documentos para comprovarem que essas terras tinham sido adquiridas dentro da lei havia muito tempo, esse sistema ficou conhecido como grilagem4 de terras, causando conflitos e grandes transtornos na estrutura fundiria do Par, principalmente porque muitas reas griladas transformaram-se em reas consolidadas aos grileiros. Assim, com os planos de desenvolvimento e integrao da Amaznia ao restante do Pas o governo Federal estimula o latifndio na regio, principalmente com a criao da superintendncia do desenvolvimento da Amaznia (SUDAM) que atravs de uma srie de incentivos atraiu grandes empresas nacionais e internacionais, bancos, agropecuaristas que se instalarem em grandes extenses de terras, em todo o Estado do Par. Assim, se instalaram os programas e projetos no territrio paraense, como o Programa grande Carajs, Projeto Trombetas, Projeto Jari (Par e Amap), dentre outros. Desse modo, a questo agrria no Par em todo o seu contexto histrico de ocupao e explorao econmica, alcanou graves propores na delimitao e regularizao de terras para as diferentes populaes que habitam o territrio e est longe de ser resolvida, pois so concepes, usos e racionalidades diferenciadas que disputam os territrios, cuja lgica de reproduo envolve desencontros de temporalidades histricas e descompassos de tempos vividos, alm da falta e lentido de aes regulatrias dos rgos pblicos para com a questo. Assim, as comunidades tradicionais paraenses tem vivenciado uma srie de conflitos e disputas em seus territrios, pois estas tm na terra parte indissocivel de suas existncias, e ao longo dos anos vem resistindo e reivindicando sistematicamente a Reforma Agrria, e o reconhecimento legal de terras tradicionalmente ocupadas, e tem obtido como resposta do Estado polticas compensatrias, sendo a mais expressvel a criao de assentamentos rurais.

O termo grilagem tem origem em uma prtica antiga de envelhecer documentos forjados para conseguir a posse de determinada rea de terra. Os papis so colocados em uma caixa com grilos e a ao desses insetos d aos documentos uma aparncia amarelada e antiga. O grileiro ento utiliza tal documento para apoderar-se ilegalmente da terra alheia.

26

2.2. INTERFACES DOS PROJETOS DE ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRRIA PARA POPULAES TRADICIONAIS NO ESTADO DO PAR.

A poltica de assentamentos rurais passou a ser a principal poltica de reforma agrria dos governos, iniciaram com os ncleos de colonizao que viabilizaram a execuo de projetos de colonizao em reas de fronteiras agrcolas e posteriormente o reconhecimento de reas tradicionalmente ocupadas atravs da criao de diferentes modalidades de assentamentos rurais. De acordo com Bergamasco & Norder (1996), o termo assentamento:
Apareceu pela primeira vez no vocabulrio jurdico e sociolgico no contexto da reforma agrria venezuelana, em 1960, e se difundiu por inmeros outros pases. De uma forma genrica, os assentamentos rurais podem ser definidos como a criao de novas unidades de produo agrcola por meio de polticas governamentais visando o reordenamento do uso da terra, em beneficio de trabalhadores rurais sem-terra ou com pouca terra (...) envolve tambm a disponibilidade de condies adequadas para o uso da terra e o incentivo organizao social e a vida comunitria. (BERGAMASCO & NORDER 1996, p. 07).

Os projetos de assentamentos rurais consistem em assentar famlias de trabalhadores rurais em lotes de terras, desapropriadas ou arrecadadas pelo Estado ou ainda regularizar reas j ocupadas por populaes tradicionais (ndios, remanescentes de quilombos, ribeirinhos, seringueiros, quebradeiras de coco etc..). Terras improdutivas, devolutas5 e irregulares so destinadas a criao de assentamentos, sendo os proprietrios dessas reas desapropriadas indenizados pelo Estado, transformando-se muitas vezes em lucratividade para os latifundirios/capitalistas. Para Medeiros & Leite (1999), os assentamentos rurais podem ser definidos como:
A ocupao e uso de terras para fins agrcolas, agropecurios e agroextrativistas em que um grupo de trabalhadores sem terra ou com pouca terra obteve a posse, usufruto e/ou propriedade sob a forma de lotes individuais e, em alguns casos, de reas de uso e propriedade comuns, sendo o patrimnio fundirio envolvido resultante de processo de aquisio, desapropriao ou arrecadao pelo poder pblico e associado, de maneira explcita, pelos trabalhadores e/ou pelos agentes pblicos, a processos de Reforma Agrria. (MEDEIROS & LEITE, 1999, p.279).

So terras pertencentes ao domnio pblico de qualquer das entidades estatais, que no se encontram utilizadas pelo Poder Pblico, nem destinadas a fins administrativos especficos.

27

De acordo com esses autores, os assentamentos rurais so um tipo de interveno e reorganizao fundiria destinada s populaes sem terra, ou com pouca terra, sendo privilegiadas as dimenses econmicas e produtivas nas anlises dos assentamentos. Na viso institucional do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio (MDA), atravs da Portaria6/MDA/ n 80/2002, os assentamentos de reforma agrria, podem ser definidos como:

Unidade territorial obtida pelo programa de reforma agrria do Governo Federal, ou em parceria com estados ou municpios, por desapropriao; arrecadao de terras pblicas; aquisio direta; doao; reverso patrimnio pblico, ou por financiamento de crditos fundirios, para receber em suas vrias etapas, indivduos selecionados pelos programas de acesso a terra.

Nessa concepo os assentamentos so compreendidos como reas adquiridas, para assentar trabalhadores selecionados pelos programas de reforma agrria. O CONAMA atravs da resoluo N 387/2006, traz uma definio mais abrangente e completa sobre o que so assentamentos, e como devem ser criados e implantados, estes so definidos na resoluo como:
Conjunto de aes planejadas e desenvolvidas em rea destinada reforma agrria, de natureza interdisciplinar e multisetorial, integradas ao desenvolvimento territorial e regional, definidas com base em diagnsticos precisos acerca do pblico beneficirio e das reas a serem trabalhadas, orientadas para utilizao racional dos espaos fsicos e dos recursos naturais existentes, objetivando a implementao dos sistemas de vivncia e produo sustentveis, na perspectiva do cumprimento da funo social da terra e da promoo econmica, social e cultural do trabalhador rural e de seus familiares.

Os assentamentos, neste sentido so aes que devem propiciar a integrao de vrios rgos e setores, objetivando principalmente um sistema de vivncia e produo sustentveis, atravs de distribuio e regularizao de lotes de terras a famlias de trabalhadores sem terra, bem como o acesso a crditos, assistncia tcnica, infraestrutura, educao, sade dentre outros. Os assentamentos no devem propiciar apenas o acesso a terra, mais a consolidao e emancipao da posse da terra, fazendo cumprir a sua funo social, numa perspectiva sustentvel. A diversidade sociocultural da Amaznia e as diferentes formas de ocupao do espao amaznico geraram uma demanda complexa pela posse da terra. Pois, so tradies, culturas, vivncias e valores que precisam ser respeitados nas polticas pblicas direcionadas para essas populaes, mais ao mesmo tempo contrasta com o modelo de desenvolvimento
6

Documento obtido no site: http://www.desenvolvimentoagrario.gov.br/portaria/mda80.htm consultado em 08/07/2011.

28

econmico capitalista. No Estado do Par entre os beneficirios de Reforma Agrria esto os sem terra, que vieram atrados pelos grandes projetos minero-metlurgicos e pelas propagandas, do tipo venha para a Amaznia, pois aqui h terras sem homens, para homens sem terra, ocasionando a migrao de uma grande leva de nordestinos e sulistas, onde se localizaram principalmente no sul e sudeste paraense e ao longo da rodovia Transamaznica. Essa colonizao dirigida, fez com que o governo distribusse lotes de terras a esses migrantes, principalmente ao longo das rodovias ocasionando a formao de agrovilas, que posteriormente se transformaram em municpios paraenses, os quais: Uruar, Medicilndia, Rurpolis, dentre outros. Alm dos inmeros migrantes que povoaram a regio, existiam aqui as populaes indgenas de vrias etnias distribudas por todo o Estado, remanescentes de quilombos, colonos, ribeirinhos, que se adaptaram em diferentes ambientes do ecossistema amaznico. Esses diferentes agentes sociais demandam a posse da terra, mais com vises e organizaes culturais diferenciadas. Entre os agentes envolvidos na criao/consolidao dos assentamentos, esto o Governo Federal, INCRA, ITERPA, MDA, Poder Judicirio, as prefeituras municipais, as organizaes no governamentais, as empresas de assistncia tcnica, o MST, as associaes, as cooperativas, os sindicatos de trabalhadores rurais, os movimentos sociais, os bancos, dentre outros. Esses diferentes agentes responsveis pela criao/consolidao dos assentamentos rurais possuem um grande desafio para com as populaes tradicionais, pois estas possuem adaptaes especficas nos diversos ambientes onde se localizam, sejam estes vrzeas, terra-firmes, cachoeiras, utilizando os recursos naturais coletivamente. o caso por exemplo, dos remanescentes de quilombo, que possuem uma modalidade especial de assentamento, o PAQ (Projeto de Assentamento Quilombola), onde as reas so tituladas coletivamente e no existe demarcao de lotes individuais, contudo cada famlia tem sua moradia individual no assentamento. O estado do Par, em razo dos freqentes conflitos pela posse da terra, e da demanda diferenciada de beneficirios da Reforma Agrria, o Estado possui trs superintendncias regionais do INCRA, a SR-01, com sede em Belm, a SR-27 com sede em Marab e a SR 30, com sede em Santarm. O Estado do Par, nesse sentido um dos estados da regio norte que mais possui projetos de assentamentos, destes grande parte concentra-se na regio sul e sudeste paraense, sob gesto da Superintendncia regional de Marab (SR-27). Quanto poltica de obteno das terras para a implantao de assentamentos, o Estado possui

29

uma diversidade de formas de obteno que vo desde a desapropriao at o reconhecimento e possui mais de 200 mil famlias assentadas em mais de mil projetos de assentamentos. importante ressaltar, que esses projetos ainda esto longe de se adequar a realidade das populaes tradicionais do Par, mesmo que o governo tenha criados modalidades especiais de assentamentos como o PAE (Projeto de Assentamento Agroextrativista), o PDS (Projeto de desenvolvimento sustentvel), o PAF (Projeto de Assentamento Florestal), dentre outros. A tabela abaixo apresenta um demonstrativo dos assentamentos criados nas trs superintendncias do INCRA no Estado do Par.
Tabela 01 Demonstrativo dos Projetos de Assentamentos do INCRA/PA.

Superintendncias regionais do INCRA no Estado do Par. SR 01 Belm-PA

Quantidades de Projetos de Assentamentos 338

reas (ha) Adquiridas.

Famlias Assentadas

Poltica de Obteno dos territrios dos Assentamentos. Desapropriao,Reconhecimen to, Arrecadao, Discriminao. Desapropriao, Arrecadao, Discriminao, Compra e venda Transferncia, reverso de domnio. Doao, desapropriao, Arrecadao,discriminao,rec onhecimento, Incorporao, Transferncia.

3.589.166,3852

84.688

SR 27 Marab-PA

495

4.497.666,6690

69.657

SR - 30 Santarm/PA

220

13.589.642,6043

73.150

Fonte: INCRA, 2011. Organizao Silvia Correa.

Na tabela acima se observa que na superintendncia regional de Marab, esto o maior nmero de assentamentos criados, em contrapartida na regional de Belm que esto o maior nmero de famlias assentadas e com relao s reas adquiridas para a implantao dos assentamentos a maior quantidade encontra-se nos assentamentos geridos pela

superintendncia regional de Santarm, onde esto muitas comunidades tradicionais. Assim faz-se necessrio compreender como so adquiridas as terras para implantao de assentamentos no Estado do Par, e como esses assentamentos se desenvolvem depois de criados. preciso uma anlise para alm dos dados apresentados no SIPRA pelo INCRA e as superintendncias regionais, j que h um ndice de evaso muito grande nos assentamentos criados. A falta de polticas pblicas, infraestrutura e a burocracia inviabilizam a consolidao dos assentamentos e estes se transformam em verdadeiros entraves ao desenvolvimento rural. Neste trabalho, a anlise se far em torno dos assentamentos geridos na Superintendncia regional do INCRA em Santarm (SR-30), no oeste do Par.

30

Identificamos nos assentamentos da Superintendncia regional do INCRA em Santarm 07 tipos de polticas de obteno de terras, conforme mostra o grfico a seguir.
Grfico 01 Poltica de obteno de terras dos Assentamentos no oeste do Par.

Polticas de Obteno de terras dos Assentamentos da Superintendencia regional de Santarm-PA.

ARRECADAO DESAPROPRIAO RECONHECIMENTO DISCRIMINAO TRANSFERENCIA DOAO INCORPORAO

Fonte: INCRA, 2011. Organizao Silvia Corra.

A poltica de arrecadao corresponde a 54% do total. Essa poltica se caracteriza de acordo com Santos (2010, p. 10), como:

Ato de incorporar ao Patrimnio Pblico (Unio, estados e municpios) as terras devolutas no cobertas por ttulo de domnio particular, ou que sob elas no pese contestao ou reclamao administrativa ou promovida por terceiros, quanto ao seu domnio ou posse. Este processo se d tambm em terras ocupadas, com posses que se caracterizam pela explorao de mo-deobra familiar, sendo os beneficirios identificados, selecionados e devidamente relacionados no SIPRA - Sistema de Informaes de Projetos de Reforma Agrria, o que possibilita sua regularizao e possibilita que eles tenham acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF. Na arrecadao de terras pblicas ocupadas no cabe a aplicao de crditos de instalao e a implantao da infra-estrutura por meio dos programas vinculados ao MDA Ministrio do Desenvolvimento Agrrio.

A desapropriao a segunda maior forma de obteno de terras e consiste em indenizar donos de grandes reas improdutivas para assentar trabalhadores. A desapropriao de terras para fins de reforma agrria prevista nos artigos 184, 185 e 186 da Constituio Federal, esta corresponde a 28% das polticas de obteno na superintendncia do INCRA de Santarm. O reconhecimento corresponde a 07% e consiste em incorporar projetos de assentamentos rurais criados pelos governos estaduais e municipais, estes passam a ser

31

reconhecidos pelo INCRA e relacionados no SIPRA, posteriormente as famlias passam a ter acesso aos programas de crdito e assistncia do Governo Federal. Em menor proporo esto os assentamentos obtidos atravs de discriminao, transferncia, doao e incorporao7. O processo de discriminao precede a arrecadao de terras. o procedimento utilizado para saber quais terras esto sob o domnio pblico e quais esto sob o domnio particular, permitindo que possam ser arrecadadas. A Transferncia o ato de transferir o direito de propriedade de um imvel, de uma para outra pessoa, fsica ou jurdica, por qualquer das formas, por leis aceitveis e reconhecidas. J o processo de doao o contrato pelo qual uma pessoa, fsica ou jurdica, (doador), por liberdade, transfere um bem de seu patrimnio para o de outra (donatrio), que o aceita. um contrato civil fundamentado na vontade do doador, embora possa incidir encargos para o donatrio (ROCHA, 2009). Por fim a incorporao a Poltica realizada em consonncia com a arrecadao. Esse nome tambm dado a Projetos criados por estados ou municpios que so incorporados aos assentamentos sob responsabilidade do INCRA (SANTOS, 2010). Nas modalidades de assentamentos existentes no oeste do Par, identificamos 10 modalidades diversas que visam um esforo do governo para tentar adequar as diferentes realidades das populaes tradicionais. Os assentamentos do tipo FLONA (Florestas Nacionais) e RESEX (Reserva Extrativista), so assentamentos criados em unidades de conservao de uso sustentvel, geridos pelo IBAMA e reconhecidos pelo INCRA como beneficirios de Reforma Agrria. Na SR- 30 existem 02 assentamentos do tipo Flona, localizados nos Municpios de Faro e Aveiro e 05 do tipo RESEX, estes situados nos municpios de Prainha, Porto de Moz, Santarm e Altamira. Os assentamentos do tipo PIC (Projeto Integrado de Colonizao) so assentamentos criados durante o Regime Militar, atravs de ncleos de colonizao, que objetivava colonizar reas de vazio demogrfico, principalmente com trabalhadores advindos da regio nordeste. Os assentamentos do tipo PICs, esto localizados nos Municpios de Monte Alegre, Aveiro e Altamira, j os de modalidade PAC (Projeto de Assentamento Coletivo ) esto localizados nos municpios de Ruroplis, Monte Alegre, Oriximin, Santarm e Uruar. A modalidade do tipo PA (Projeto de Assentamento Federal) so assentamentos de competncia da unio, onde a maioria das unidades so adquiridas por meio de desapropriao, no sul e sudeste do Par que esto o maior nmero de assentamentos desse tipo.
7

Para melhor compreenso das polticas de obteno de terras, ver os trabalhos de ROCHA (2009), SANTOS (2010).

32

Os Assentamentos de tipologia PAE (Projeto de Assentamentos Agroextrativista), PDS (Projeto de Desenvolvimento Sustentvel), PEAEX (Projeto Estadual de Assentamento Agroextrativista) so projetos destinados a trabalhadores extrativistas, seringueiros, ribeirinhos que conciliam atividades agroextrativistas, criao de animais, atividades agrcolas e ambientais diferenciadas de sustentao familiar e baixo impacto ambiental. Os assentamentos do tipo PAQ (Projeto de Assentamento Quilombola), so assentamentos especiais para comunidades remanescentes de quilombos, onde as reas so tituladas coletivamente. Na SR-30 existem 06 assentamentos desse tipo sendo que 04 esto localizados na regio do Alto Trombetas, municpio de Oriximin e os demais no municpio de Alenquer e bidos. Vale ressaltar que os assentamentos criados na regio oeste do Par, encontram-se em fases diferenciadas, sendo que apenas 3% esto consolidados, a maioria 65% so assentamentos criados aguardando a efetivao de polticas e crditos, 15% encontram-se em fase de estruturao e 13% em fase de instalao. Os dados esto disponibilizados no SIPRA (Sistema de informaes de projetos de reforma agrria) que rene um conjunto de informaes sobre os projetos de assentamento e seus beneficirios, no entanto essas informaes disponibilizadas possuem uma srie de inconsistncias e problemas relativos ao que consta no SIPRA e o que realmente existe nos assentamentos criados. O grfico a seguir apresenta um quantitativo das diferentes modalidades de assentamentos geridos na SR-30.
Grfico 02 Modalidades dos Projetos de Assentamentos Rurais de Reforma Agrria na SR-30.

100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 Modalidades de PA's na Superintendencia regional de Santarm SR- 30.


Fonte: INCRA, 2011. Organizao Silvia Corra.

PA PAE PDS PAC PAQ RESEX PEAEX PIC FLONA PEAS

Sem dvida, os projetos de assentamentos rurais e as modalidades de assentamentos diferenciadas criados na superintendncia regional de Santarm, representam

33

aes significativas para a questo agrria no Par, todavia a maioria dos assentamentos criados vem acompanhados de um conjunto de irregularidades e ausncia de polticas pblicas que no favorecem a consolidao dos assentamentos e no desconcentram a terra, tornando as famlias assentadas vulnerveis a ao de agentes externos em suas reas e ocasionando a migrao para as periferias das cidades. Especialmente porque no existe uma poltica que valorize a produo dos trabalhadores, ento estes vendem suas terras por preos irrisrios e saem em busca de ocupar outras reas. Os assentamentos se transformam assim, apenas em dados estatsticas, e no desconcentrando a terra, produzindo cada vez mais espao para agentes capitalizados, que avanam nos territrios de comunidades tradicionais, uma vez que depois de criados os assentamentos so abandonados pelos rgos pblicos, tornando-se vulnerveis. Segundo Fernandes (2001, p. 40 e 41).

Com os assentamentos conquistados desdobram-se demandas relativas luta de resistncia na terra, como, por exemplo: polticas agrcolas, de crdito, de subsdios, de mercado; formas de organizao poltica e do trabalho, da produo e da comercializao, polticas de habitao, educao, sade, saneamento, eletrificao rural, telefonia etc..

importante frisar que reforma agrria e assentamentos rurais, so dois processos distintos, o primeiro perpassa pela idia de modificao da estrutura agrria e pela distribuio mais eqitativa da terra e da renda agrcola (VEIGA, 1985). Para a maioria dos estudiosos da questo agrria brasileira, a poltica de assentamentos est longe de ser a realizao da reforma agrria, j que ao mesmo tempo em que uma famlia assentada, pelo menos duas so expropriadas ou expulsas. (FERNANDES 2001, p. 44). E assim, no se desconcentra a estrutura fundiria e o latifndio, chegando a ser chamado por Neves (1997) de reforma agrria em migalhas. Alentejano (2004), crtico ao afirmar que o que temos hoje no meio rural brasileiro, uma precria poltica de assentamentos rurais, pois grande parte dos assentamentos na realidade so regularizao fundiria, isto , no se trata de desapropriao de terras para assentar pessoas que no tenham acesso a esta, mas a concesso de ttulos definitivos para posseiros que h tempos habitavam tais reas.

2.3. OS RIBEIRINHOS DO TROMBETAS: TERRITORIALIZAO E IDENTIDADE.

A bacia hidrogrfica do rio Trombetas, que banha o Municpio de Oriximin, no oeste do Par, abriga inmeras comunidades formadas por populaes tradicionais que tem no

34

rio Trombetas sua principal via de acesso e circulao. Por populaes tradicionais, compreende-se uma populao que:
Apresenta um modelo de ocupao do espao e uso dos recursos naturais voltados principalmente para a subsistncia, com fraca articulao com o mercado, baseado em uso intensivo de mo de obra familiar, tecnologias de baixo impacto derivadas de conhecimentos patrimoniais e, normalmente, de base sustentvel. Em geral ocupam a regio h muito tempo e no tm registro legal da propriedade privada individual da terra,definindo apenas o local de moradia como parcela individual, sendo o restante do territrio encarado como rea de utilizao comunitria, com seu uso regulamentado pelo costume e por normas compartilhadas internamente (ARRUDA, 1999, p.79-80).

A maioria das compreenses sobre populaes tradicionais refere-se a populaes que mantm uma relao de dependncia direta com a natureza e sua dinmica. Respeitando os ciclos naturais e desenvolvendo saberes e estratgias, no contexto de uma tradio simblica e sustentvel repassada pelos antepassados para a subsistncia desses grupos. Nesse contexto, pensa-se logo nas comunidades indgenas e remanescentes de quilombos que apesar das transformaes da sociedade ainda mantm visivelmente um modo de vida baseado nesses aspectos. Entretanto somente em 1988, atravs da constituio federal, o governo garantiu a essas populaes seus direitos culturais e territoriais na legislao brasileira. Com efeito, as populaes tradicionais no se resumem apenas em indgenas e quilombolas, mais em todos os grupos que:

Se definem pelo uso sustentvel da terra, pelo destino da sua produo e o seu vnculo territorial, incluindo sua situao fundiria, pela importncia que os ciclos naturais tm nas suas prticas produtivas, pelo uso que fazem dos recursos renovveis e as prticas de uso comunitrio dos mesmos, pelo seu conhecimento profundo do ecossistema no qual vivem e pelo uso de tecnologias de baixo impacto ambiental, por sua organizao social, na qual a famlia extensa representa papel importante, tambm por suas expresses culturais e as inter-relaes com outros grupos da regio. Little, (2005, apud Silva 2007, p.8)

Nessa categoria incluem-se os extrativistas, seringueiros, castanheiros, quebradeiras de coco babau, ribeirinhos, pescadores artesanais, varzeiros, faxinalenses, comunidades de fundo de pasto, pomeranos, ciganos, geraizeiros, piaabeiros, dentre outros grupos que se identificam como tradicionais. importante ressaltar, que tais categorias identitrias vem sendo utilizadas como uma forma dessas populaes sarem da invisibilidade e assumirem uma bandeira poltica, na reivindicao de seus direitos territoriais.

35

Em 2007, foi institudo a Poltica Nacional de Desenvolvimento Sustentvel de Povos e Comunidades Tradicionais8, que visou justamente reconhecer os diversos segmentos de comunidades tradicionais, bem como avanar no sentido de adaptar as polticas pblicas para essas populaes, dentro de suas especificidades. As populaes ribeirinhas, enquanto uma categoria do segmento de povos e comunidades tradicionais pode ser entendida, segundo Castro (1997) como sendo comunidades que se apiam em saberes sobre o tempo, as mars, os estoques, cardumes, as fases da lua e a ao das chuvas, explicando seus processos de trabalho, a lgica de suas tcnicas de captura e a inveno de sua vida social. O rio e o ciclo de guas so dimenses fundamentais na vida dos povos das guas da Amaznia. Essas populaes que ao longo do tempo se territorializaram nas margens dos rios amaznicos, possuem uma referncia importante a relao com o rio e a floresta. Segundo Castro (1997, p.226-227):
Encontramos nos denominados ribeirinhos, na Amaznia, uma referncia na linguagem, a imagem de mata, rios, igaraps e lagos, definindo lugares e tempo de suas vida na relao com as concepes que construram sobre a natureza. Destaca-se como elemento importante no quadro de percepes, sua relao com a gua. Os sistemas classificatrios dessas populaes fazem prova do patrimnio cultural. O uso dos recursos da floresta e dos cursos dgua esto, portanto, presentes nos seus modos de vida, enquanto dimenses fundamentais que atravessam as geraes e fundam uma noo de territrio, seja como patrimnio comum, seja como de uso familiar ou individualizado pelo sistema de posse ou pelo estatuto da propriedade privada.

No municpio de Oriximin, na regio do mdio e alto rio Trombetas encontra-se um nmero significativo de comunidades ribeirinhas, que no se identificam como indgenas e nem remanescentes de quilombos, embora tenham forte influncia dessas comunidades nos seus traos culturais e prticas de subsistncia, e estas tambm habitem as margens do rio Trombetas e seus afluentes. Essas comunidades apesar de serem ribeirinhas apresentam diferenciaes na sua organizao comunitria e na sua auto-identificao, j que as comunidades ribeirinhas formadas por remanescentes de quilombos so identificados como comunidades quilombolas, bem como as comunidades indgenas tambm se identificam como indgenas. Vale ressaltar que o termo ribeirinho, neste trabalho utilizado para designar comunidades que vivem ao longo do rio Trombetas e no fazem parte de comunidades indgenas e nem remanescentes de quilombos.
8

Brasil, Decreto n 6040 de 07 de fevereiro de 2007.

36

De acordo com Arenz (2000), a formao scio-histrica da populao ribeirinha na Amaznia remonta ao sculo XVII, tendo origem amerndia, sendo resultado histrico de uma miscigenao decretada pelo Estado Portugus. Ribeiro (1997), em seus estudos sobre o povo brasileiro reafirma a origem dos ribeirinhos, definindo-os, como sendo uma populao nova e especfica surgida devido a interao entre colonizador (Portugus) e colonizado (indgena). Por muito tempo esses habitantes da margem dos rios, foram chamados de caboclos e tapuios e povoaram os rios, lagos, cabeceiras, igaraps vrzeas amaznicas, sendo marginalizados e excludos dos modelos de desenvolvimento do Pas. O territrio para esses grupos tem uma dimenso simblica, cultural, por meio de uma identidade territorial atribuda, como forma de controle simblico do espao onde vivem. Assim o territrio enquanto espao simultaneamente dominado e apropriado, para esses povos se constri no apenas um controle fsico, mas tambm em laos de identidade social (HAESBAERT, 2005). A vivncia e o modo de vida das comunidades ribeirinhas refletem a apropriao do territrio, no sob um vis econmico mais, sobretudo de sobrevivncia e prticas sociais peculiares na relao com a natureza. Para Haesbaert (2005, p.121), o territrio pode ser definido como:

Produto de uma relao desigual de foras, envolvendo o domnio ou o controle poltico econmico do espao e sua apropriao simblica, ora conjugados e mutuamente reforados ora desconectados e contraditoriamente articulados. Esta relao varia muito, por exemplo conforme as classes sociais os grupos territoriais e as escalas geogrficas que estivermos analisando.

Vale ressaltar que no se pode compreender o territrio como estvel ele deve ser entendido com um processo dialtico e mutvel, assim tambm como no pode ser confundido com o conceito de espao, embora se forme a partir dele. Nesse sentido, na perspectiva de Oliveira (2002):
O processo de construo do territrio simultaneamente construo/ destruio/manuteno/transformao. Em sntese a unidade dialtica, portanto contraditria, da espacialidade que a sociedade tem e desenvolve, logo a construo contraditoriamente o desenvolvimento desigual, simultneo e combinado, o que quer dizer: valorizao, produo e reproduo (OLIVEIRA, 2002, p.74)

As comunidades ribeirinhas do rio Trombetas, at a dcada de 1970, viviam praticamente isoladas em seus territrios mantendo um modo de vida baseado no extrativismo, na caa, pesca, na pequena agricultura atravs de roados que muitas vezes eram

37

feitos com a ajuda de famlias vizinhas, sendo chamados de Puxirum. No municpio de Oriximin, ao longo dos rios se territorializaram comunidades indgenas, remanescentes de quilombos e os chamados caboclos ribeirinhos, todos mantendo a sua reproduo cultural e os limites de respeito das reas habitadas. O ncleo urbano de Oriximin foi fundado somente em 1877, durante as misses religiosas do Padre Jos Nicolino de Souza, inicialmente como um pequeno povoado denominado Uru-Tapera e anos depois foi elevado categoria de Municpio com o nome de Oriximin, de topnimo indgena que significa muitas praias ou minas de praias. O municpio passou por vrios perodos econmicos como da castanha do Par, da juta, e a partir da dcada de 1970 da explorao mineral de bauxita, que trouxe uma nova reorganizao scio-espacial do espao local e regional. Atualmente, o municpio possui 62.963 habitantes, destes 36% habitam as reas rurais do municpio (IBGE, 2010). o segundo maior municpio do oeste do Par em concentrao populacional, com uma extenso territorial de 107.603 Km, limita-se ao norte com o Suriname e com a Guiana Francesa, ao leste com o municpio de bidos, a oeste com o municpio de Faro e o estado de Roraima e ao sul com os municpios de Juruti e Terra Santa. O municpio abriga duas unidades de conservao de proteo integral: a Reserva Biolgica do Rio Trombetas e a Estao Ecolgica do Gro Par. E parte de trs unidades de conservao de uso Sustentvel: a Floresta Nacional do Sarac-Taquera, a Floresta Estadual de Faro e a Floresta Estadual do Trombetas. Alm de possuir terras indgenas como a rea Trombetas/Mapuera e a terra indgena TI Zoe, possui ainda terras de remanescentes de quilombos regularizadas. Nas comunidades ribeirinhas no quilombolas, de acordo com a Secretaria da Parquia de Santo Antnio, existem 113 comunidades rurais no municpio de Oriximin distribudas ao longo do rio Trombetas, disputando seus territrios com a expanso da minerao, com grandes pecuaristas, madeireiras, unidades de conservao, tendo como principais instrumentos de luta e resistncia s pequenas associaes comunitrias, os sindicatos rurais, as pastorais da Igreja e a rdio comunitria de Oriximin, que torna pblico os problemas enfrentados pela populao local. Segundo Wanderley (2006), o processo de ocupao da regio Trombetas ocorreu de forma lenta, gradual, e em pocas e por grupos tnicos distintos. Segundo este, as primeiras incurses religiosas, militares e cientficas no rio Trombetas, consideravam o Trombetas um dos afluentes do rio Amazonas menos explorado e conhecido pelos colonizadores, devido existncia de difceis barreiras naturais (cachoeiras, corredeiras e densas florestas) a serem enfrentadas. Assim, as primeiras populaes a habitarem a regio foram s inmeras tribos

38

indgenas e posteriormente a segunda territorializao se deu por grupos de escravos fugidos das senzalas das fazendas de cacau e gado localizadas nas proximidades do rio Amazonas. Por ultimo a ocupao branca, provocou a mestiagem da populao que passaram a ocupar as reas do baixo e mdio rio trombetas. Desse modo, as comunidades ribeirinhas foram se espacializando as margens do rio Trombetas e desenvolvendo prticas sociais e produtivas que fizeram com que se adaptassem aos diferentes ecossistemas locais.
Mapa 01 Distribuio scio-espacial das Comunidades ribeirinhas da regio do Trombetas, no municpio de Oriximin - Par.

Fonte: Wanderley, 2005

O rio Trombetas em toda a sua extenso apresentava uma diversidade de recursos naturais que fazia com que essas populaes praticamente vivessem de forma autnoma, j que tudo o que precisavam podiam ser retirados da floresta e do rio. E assim foram se reproduzindo famlias inteiras baseadas num convvio comunitrio, cultivando crenas em santos catlicos, introduzidos pelos colonizadores e saberes baseados no conhecimento tradicional, e na Pajelncia9, como tambm nos processos naturais. As comunidades ribeirinhas do rio Trombetas mantinham relao com outras comunidades ao longo do rio, partilhando conhecimentos de benzedeiras, parteiras, plantios,
9

A Prtica da Pajelncia entre os ribeirinhos a prtica religiosa de cunho xamnico que interage com o catolicismo popular regional estabelecendo junto com este um sistema religioso complexo e peculiar. Consiste em restabelecer a cura de doenas e males baseados em entidades espirituais e rituais com produtos da floresta e dos rios. (ARENZ, 2003)

39

ervas medicinais e locais de extrativismo principalmente da castanha-do-par, que eram vendidos aos regates10e aos pequenos comerciantes na sede urbana de Oriximin. Como principais meio de transporte utilizavam canoas a remo cobertas com palhas e pequenas embarcaes. Alm disso, alimentavam seus mitos e suas tradies em festas anuais de Santos Padroeiros, pagando suas promessas e compartilhando momentos de lazer e encontros com outras comunidades. Arenz (2003) destaca que os ribeirinhos consideram-se geralmente catlicos, tendo como centro de sua vida comunitria uma capela (centro material) com a imagem do padroeiro e a festa anual (centros simblicos) na qual se reverencia o santo para garantir sua benevolncia e proteo para toda a comunidade e seus membros. Todavia, hoje em algumas comunidades existem igrejas evanglicas e catlicas. A partir da dcada de 1970, com implantao de uma nova poltica de desenvolvimento regional proposta pelos militares para a Amaznia, esta passou por profundas transformaes na sua organizao socioespacial. Assim, os territrios tradicionalmente ocupados foram reorganizados luz dos interesses dos novos agentes que se territorializaram na regio. Isso reflete a compreenso de que no existe territrio imutvel, este convive em constante conflito, sempre embasado em uma relao de poder, entre foras distintas. Assim o territrio na perspectiva de Raffestin (1993) revela relaes marcadas pelo
poder. Wanderley (2006), explica que para Raffestin, o territrio visto como um campo

(delimitado) de poder, onde o embate entre foras resulta na relao de controle, manipulao, influncia, gesto e dominao (sendo essas formas de expresso do poder com duraes diversas) de um grupo sobre outro e sobre o espao. A ao desse grupo gera de imediato, a delimitao, sendo a ao sempre comandada por um objetivo, este tambm uma delimitao em relao a outros objetivos possveis. Nesse contexto, a delimitao e o exerccio do poder pelos novos agentes na regio do rio Trombetas, se materializou com o inicio da implantao da Minerao Rio do Norte, de explorao de bauxita, da criao de duas unidades de conservao, alm de iniciarem estudos para implantao de uma hidreltrica na rea da comunidade de Cachoeira Porteira. A idia de que na Amaznia se tinha um vazio demogrfico, trouxe graves conseqncias para as comunidades ribeirinhas que habitavam o rio Trombetas, a chegada dos novos agentes a

10

Os regates so pequenos comerciantes dos rios amaznicos, que com sua pequena embarcao carregada de miudezas e produtos industrializados viajam pelas comunidades ribeirinhas vendendo e negociando seus produtos com a produo dos ribeirinhos, que se baseia principalmente em produtos do extrativismo, agricultura e pesca. No Trombetas os regates abasteciam os castanhais com produtos de primeira necessidade, comprando e trocando a produo dos ribeirinhos.

40

regio, veio acompanhada de uma srie de problemas, novos contedos e novos fluxos que foram pouco a pouco incorporando e atropelando a vida das comunidades. Os problemas iniciaram pela disputa e controle dos recursos por eles utilizados, principalmente porque chegaram regio, muitos migrantes atrados pelos canteiros de obras da MRN, e posteriormente com a criao das unidades de conservao vieram tambm s proibies e limitaes no uso dos recursos antes utilizados livremente. Como os ribeirinhos no tinham a posse legal da terra, estes passaram a sofrer todo o tipo de presso para venderem suas terras e sua fora de trabalho para atividade mineradora. Alm disso, muitos migrantes que chegaram ao Trombetas, passaram a integrar as famlias dos ribeirinhos ocupando terras ou comprando-as, com recibos simples de compra e venda, assim as comunidade ribeirinhas foram incorporando novas culturas e se organizando em movimentos sociais liderados principalmente pelas pastorais da igreja catlica, para resistir as presses dos novos agentes. As comunidades ribeirinhas passaram a conviver com ameaas e conflitos constantes, principalmente por conta da utilizao dos castanhais e dos locais de pesca e caa, seus territrios ficaram vulnerveis a ao de fazendeiros, madeireiras, da ao da atividade mineradora e grileiros, passando a enfrentar problemas de desmatamento, poluio dos rios, lagos, conflitos fundirios e todas as formas de violncia. A territorializao da MRN no Trombetas, trouxe uma nova realidade para a regio, assim como foi de encontro a uma organizao territorial e comunitria dos ribeirinhos que j residiam na regio. Desse modo, para garantir que as comunidades continuassem em suas terras, os ribeirinhos tiveram que se organizar em associaes e sindicatos para pressionarem o governo a regularizar suas reas. Entretanto muitas famlias acabaram vendendo suas terras e vieram para a sede urbana de Oriximin, como tambm passaram a fazer parte do quadro de funcionrios das empreiteiras da MRN, em atividades que exigia pouca qualificao. As disputas territoriais e a correlao de foras entre os diversos agentes na regio do rio Trombetas perduram at hoje. No entanto, as comunidades ribeirinhas do rio Trombetas passaram a partir de suas reivindicaes a fazer parte de alguns programas e projetos financiados pela mineradora, como tambm devido ao pagamento de Royaltes ao municpio este passou a investir na infraestrutura das comunidades. Atualmente os ribeirinhos do Trombetas, esto mais organizados e mobilizados principalmente atravs de suas associaes e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oriximin. Os ribeirinhos no lutam apenas pelos seus direitos territoriais, mas pela melhoria da qualidade de vida, mesmo vivendo distante da sede urbana. Tanto que hoje a maioria das

41

comunidades ribeirinhas do Trombetas dispem em sua sede de escolas plos11, postos de sade, motor de luz, barraco comunitrio, capelas, dentre outros. O nico acesso continua sendo o rio, contudo no se utilizam apenas canoas como transporte, mais rabetas, voadeiras, barcos de mdio porte com motores de maior potncia. Em algumas casas de famlias ribeirinhas, especialmente daquelas que so assalariadas, apesar de dispersas possuem uma infraestrutura razovel, antenas parablicas, caixa dgua e at motores de luz, entretanto esta no a realidade de todas as famlias. Sem dvida, o maior problema dos ribeirinhos a falta de titulao e demarcao de suas terras, como tambm apoio a produo e melhoria na infraestrutura das comunidades. Desse modo, os ribeirinhos vem na implantao de projetos de assentamentos rurais em suas comunidades uma perspectiva de regularizao fundiria das reas tradicionalmente ocupadas, assim como um maior incentivo a produo, acessos a crditos e uma melhor qualidade de vida no campo.

11

Escolas que foram unificadas em uma s comunidade sede, com melhoria da estrutura da Escola e do ensino, servindo de plo escolar para as comunidades prximas, permitindo melhor gesto e qualidade do ensino, comearam a ser implantadas nas reas rurais do municpio de Oriximin, a partir de 2000 pela Secretaria Municipal de Educao.

42

3. A LUTA PELA TERRA E A ESPACIALIZAO DOS PROJETOS DE ASSENTAMENTOS RURAIS NO MUNICPIO DE ORIXIMIN-PAR.

A luta pela regularizao das terras tradicionalmente ocupadas tem mobilizado as associaes, sindicatos e instituies representativas dos trabalhadores rurais do municpio de Oriximin, a buscar junto ao INCRA e ao ITERPA, regularizar as reas ocupadas pelos trabalhadores rurais ribeirinhos. Assim, a partir da dcada de 90, a interveno dos rgos fundirios ocasionou uma espacializao de projetos de assentamentos rurais no municpio, no entanto estes vm acompanhados de uma srie de irregularidades que incidem na falta de licenciamento ambiental, estudos de viabilidade agronmica, e na ausncia de fiscalizao dos recursos, dificultando a emancipao e consolidao dos projetos. Neste captulo ser apresentado como so transformadas as reas ocupadas pelos ribeirinhos em assentamentos, atravs da luta e militncia dos ribeirinhos nas associaes comunitrias e no sindicato dos trabalhadores rurais de Oriximin. Assim, implantam-se na regio vrias modalidades de assentamentos rurais, com tipologias diferenciadas que buscam atravs dos rgos fundirios regularizar as terras das famlias ribeirinhas, sendo um processo lento e contraditrio.

3.1

TERRAS

DE

APOSSAMENTO,

TRANSFORMADAS

EM

TERRAS

DE

ASSENTAMENTOS.

Na Amaznia, segundo Benatti et al (2008) cerca de 24% das terras esto sob apropriao privada, 31% so reas pblicas protegidas (sendo que 21% so reas indgenas e 10% so compostas por unidades de conservao) e 45% so terras pblicas devolutas, o que representa, aproximadamente, 235 milhes de hectares na Amaznia Legal. No entanto, nas reas privadas existem incertezas acerca da legitimidade, uma vez que a grilagem de terra recorrente na Amaznia, bem como outros processos ilegais de apropriao indevida de grandes reas. Nas terras devolutas, a maioria delas est ocupada h anos de forma espontnea por populaes tradicionais principalmente as ribeirinhas dispersas nas margens dos rios, lagos, vrzeas e igaraps amaznicos. Contudo, a incerteza fundiria e a falta de informaes precisas sobre as terras amaznicas vm ocasionando a apropriao indevida de grupos minoritrios sobre grandes reas, avanando sobre os recursos naturais e as reas tradicionalmente ocupadas. O governo federal nas dcadas de 70 e 80 arrecadou e discriminou diversas hectares de terras devolutas principalmente no estado do Par, sendo algumas reas

43

arrecadadas destinadas a programas de reforma agrria. importante ressaltar que a partir do momento que o governo arrecada, demarca e matrcula uma rea devoluta, esta passa a ser propriedade pblica. No Municpio de Oriximin, as reas onde se localizam as populaes tradicionais ribeirinhas, eram terras devolutas sendo que 90% delas foram arrecadadas pela Unio e pelo Estado na dcada de 80, para fins de regularizao fundiria. Desse modo, foram criadas vrias modalidades de assentamentos no municpio em reas tradicionalmente ocupadas, buscando cumprir a funo social da terra e a regularizao de terras das populaes tradicionais. Contudo, a transformao das reas em modalidades diferenciadas de assentamento trouxe dvidas e incoerncias na aplicao dos recursos de Reforma Agrria. J que as comunidades ribeirinhas so culturalmente diferenciadas, possuem suas prprias regras de convivncia e um enorme conhecimento no s dos seus limites territoriais, como dos recursos naturais existentes em suas reas. A terra para essas comunidades vista como o local de reproduo, sobrevivncia e extrema dependncia dos recursos naturais. O trabalho realizado em regime familiar, desenvolvendo um conhecimento natural no manejo dos recursos naturais e na gesto de locais de uso coletivo, como lagos de pesca, locais de coleta de castanha, roados comunitrios, etc... Um dos equvocos ocasionados com a criao de assentamentos nessas comunidades a falta de estudos e conhecimentos prvios das famlias, do processo de ocupao das reas, grau de organizao, seus limites territoriais, utilizao dos recursos e licenciamento ambiental. A ausncia dessas informaes leva a insustentabilidade dos assentamentos e a demora da regularizao fundiria, deixando as comunidades insatisfeitas e desacreditadas nos rgos fundirios. A partir da dcada de 1970, as terras de apossamento ribeirinha no municpio de Oriximin, sofreram fortes presses ocasionando a expropriao de muitas famlias sem nenhum direito, outras chegaram a receber valores irrisrios, especialmente as localizadas na rea onde se implantou o projeto minerador de bauxita (MRN) e onde posteriormente foram criadas unidades de conservao. Assim os ribeirinhos, viram suas terras serem apropriadas pelo grande agente minerador, que sobreps e alterou os limites territoriais das famlias ribeirinhas, j que no possuam titulao de suas terras. O documento de comprovao de posse dos ribeirinhos era muitas vezes um recibo simples de compra e venda ou uma escritura pblica registrada em cartrio, no possuindo ttulo definitivo da terra, tornando-as vulnerveis a expropriao.

44

Cada famlia ribeirinha possui apenas seu pedao de terra para morar e trabalhar, com pequenas benfeitorias que vo desde uma casa simples at um pequeno roado e assim vo se reproduzindo e constituindo novas famlias. O fato que todos os ribeirinhos sabem exatamente seus limites territoriais e respeitam os direitos de uso da terra entre si, para eles no um ttulo definitivo que os faz donos da terra o trabalho, a convivncia e a afetividade com o lugar. Para garantirem suas permanncias nas comunidades, apoiados pela Igreja e organizaes no governamentais, os ribeirinhos vem nas organizaes sindicais e associaes um instrumento de luta e resistncia pela demarcao e titulao de suas reas.

3.2 MOBILIZAO DOS TRABALHADORES RURAIS DE ORIXIMIN E A LUTA PELA REGULARIZAO DE SUAS TERRAS.

A mobilizao dos trabalhadores rurais ribeirinhos do municpio de Oriximin teve incio a partir dos anos 1980 com a chegada dos padres verbitas12 na parquia de Oriximin e com a territorializao de novos atores na regio (Minerao Rio do Norte, IBDF, Unidades de Conservao, dentre outros). Os primeiros padres verbitas, que vieram para a Amaznia, vieram orientados pelos documentos do Conselho Vaticano II e da CNBB (Confederao Nacional dos Bispos do Brasil) que mobilizava um novo jeito de ser Igreja, baseado na Teologia da libertao que fazia a opo preferencial pelos pobres e pela defesa dos seus direitos. Nesse momento em todo o pas, a igreja atravs das CEBS (Comunidades Eclesiais de Base), mobilizava os trabalhadores rurais para refletirem sobre seus problemas e sobre a poltica agrria excludente do governo, organizando-os para fazerem os enfrentamentos, contra o avano do capital no campo. A partir da a igreja assume uma postura contrria a do Estado, tornando-se a principal aliada dos trabalhadores rurais e inimiga do grande capital, o que ocasionou a perseguio de religiosos e lideranas comunitrias, fato este que perdura at hoje. A igreja ento comea a organizar politicamente os trabalhadores atravs dos movimentos socioterritoriais, nesse contexto surgem grandes movimentos sociais como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), a CONTAG (Confederao
12

Desde o final do sculo XIX, at o final da dcada de 70 a Parquia de Oriximin, estava sob evangelizao da ordem religiosa dos Franciscanos, que tinham uma atuao mais voltada para a realizao de missas e sacramentos, com pouca atuao acerca dos problemas sociais. Verbitas, so denominaes dadas aos padres da ordem religiosa do verbo divino fundada por Arnaldo Jassen e Jos Freinademetz. Os primeiros Padres verbitas que chegaram a Oriximin foram: Francisco Kom, Jos Gross, Patrcio Brenanam e Joo Mors.

45

Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), a CUT (Central nica dos Trabalhadores), a CPT (Comisso Pastoral da Terra) dentre outros. Assim de acordo com Martins (1986):
A igreja comea a trabalhar o problema no na perspectiva da acumulao, mas na perspectiva da distribuio. isso que vai marcar toda a posio dela at hoje, trabalhar com a idia de pobre e pobreza, e no com a idia de acumulao que o que est presente muitas vezes nas posies de partidos polticos de oposio, os partidos de esquerda em geral (MARTINS, 1986, p. 68)

Desse modo, as lutas iniciadas pelos movimentos sociais teve a assessoria direta da igreja catlica e de partidos polticos de oposio que comeavam a ser legalizados, bem como os sindicatos que se estruturavam, desses espaos que vo surgir os novos sujeitos que se politizam e comeam um processo de construo de novas formas de organizao social (FERNANDES, 1994). No municpio de Oriximin a chegada dos verbitas, traz uma nova ideologia para os trabalhadores rurais que se encontravam pouco organizados e dispersos nas suas localidades, sofrendo os impactos da chegada dos novos agentes. Estes iniciaram ento seus trabalhos na Parquia de Oriximin, e logo se depararam com os inmeros problemas enfrentados pela populao tanto na rea urbana quanto nas comunidades rurais. Passaram ento a organizar a populao, formando lideranas, mobilizando as comunidades para fazerem os

enfrentamentos e as reivindicaes de seus problemas, junto s instituies pblicas. Nas comunidades rurais, em junho de 1979 foi criado o primeiro Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Oriximin (STTRO), cujo objetivo era defender os interesses dos trabalhadores rurais alm de ser um instrumento de luta pela terra e pelos direitos sociais nas comunidades rurais. No entanto, a representao do Sindicato estava voltada para as famlias de grandes proprietrios de terra e a estrutura administrativa municipal, destinando-se apenas a encaminhamentos de servios pblicos, como bem evidenciado na fala de um dos expresidentes do sindicato dos trabalhadores rurais:
O sindicato tava nas mos de pessoas que no tinham interesse de fazer dele um instrumento de luta e sim de manipular os trabalhadores, tratavam mais de ficha pra atendimento mdico, quando se levava um problema dum trabalhador com o patro eles eram mais pra dizer que no se tinha condies de lutar contra aqueles que tinham mais poder de que agente, e com isso o sindicato estava mais para amortecer a luta do que para defender o direito dos trabalhadores. (Entrevista realizada com o Senhor Rui Tavares Pimenta, representante do SINTTRAF e ex- presidente do STTRO, concedida em maro de 2012).

46

Essa gesto patronal do sindicato perdurou at o final da dcada de 80, no entanto um grupo de trabalhadores rurais insatisfeitos e orientados pela Igreja comeou a fazer forte oposio s aes da diretoria e passaram a organizar os trabalhadores para a tomada da direo do sindicato, alegando que os trabalhadores deveriam lutar pelas suas terras e denunciar as irregularidades que ocorriam nas comunidades. A partir da a oposio sindical passou a ganhar apoio dos demais trabalhadores e em meados da dcada de 90 o grupo oposicionista conseguiu destituir a diretoria patronal e elegeram a primeira direo realmente de trabalhadores rurais. A luta dos trabalhadores ento ganhou consistncia e lideranas expressivas no municpio que se destacaram nos enfrentamentos aos problemas enfrentados pelas comunidades ribeirinhas. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais passou ento a ser a principal entidade de representao das comunidades rurais, fazendo reivindicaes, manifestaes, audincias para discutir os problemas principalmente fundirios das comunidades, buscando negociar junto a Minerao Rio do Norte, o INCRA, os rgos federais e municipais a legitimao de suas reas e prticas extrativistas. Com isso algumas comunidades conseguiram medidas compensatrias, como: construo de barraces comunitrios, microsistemas de gua, compra de produo agrcola, implantao de programas sociais (piscicultura, coleta de sementes, produo de mudas, manejo de castanhais e sistemas agro-florestais, apoio a regularizao fundiria, etc..). Contudo, a luta dos ribeirinhos ganhou forte estmulo quando a ARQMO13 (Associao dos Remanescentes de Quilombos do Municpio de Oriximin) conseguiu atravs de sua organizao, e da assessoria da Igreja a titulao coletiva da comunidade Boa Vista, sendo um marco no Brasil. De acordo com Wanderley (2008, p.97):
As conquistas territoriais da ARQMO demonstraram aos grupos tradicionais de Oriximin a importncia da mobilizao social e especialmente a relevncia de uma associao representativa para a consolidao dos direitos sociais e territoriais. As experincias de luta e as conquistas territoriais quilombolas tornaram-se referncias em relao possibilidade e importncia de se travarem lutas pelos ttulos coletivos da terra, e no por restritas demarcaes individuais.

13

ARQMO (Associao dos Remanescentes de Quilombos do Municpio de Oriximin) foi fundada em 1988, com o apoio da Igreja, principalmente dos padres verbitas.

47

Com a titulao coletiva da comunidade quilombola Boa Vista, os ribeirinhos viram que tambm poderiam ter suas reas demarcadas coletivamente e passaram a buscar junto ao INCRA, a regularizao das reas ocupadas pelas comunidades ribeirinhas, no entanto algumas comunidades preferiram a titulao individual de suas reas. Assim surgiram as grandes associaes de projetos de assentamentos, que reuniam vrias comunidades at porque esta uma condio do INCRA para titulao coletiva e individual da terra, contudo estas associaes so todas vinculadas ao sindicato dos trabalhadores rurais de Oriximin. Este possui uma boa estrutura fsica e patrimnio (prdio prprio, auditrio, computadores, internet, carro, lancha, linha telefnica), adquirido com as parcerias e a mensalidade dos scios, que viabiliza o apoio e articulao com as comunidades rurais, alm de assessoria jurdica e agrcola, j que o sindicato filiado a CONTAG (Confederao Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura) e a FETAGRI-PA (Federao dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Par). Desse modo as comunidades passam a ser reconhecidas pelas grandes associaes territoriais e seus representantes, como o caso dos moradores do lago Sapucu, que fazem parte do Assentamento PAE Sapucu -Trombetas, cuja associao denominada ACOMTAGS (Associao das Comunidades das Glebas Trombetas e Sapucu), rene 32 comunidades, sendo que 16 delas localizam-se no Lago Sapucu.
Assim, podemos constatar a passagem de uma forma de organizao socioespacial assentada em cada comunidade rural (diviso por povoado) para uma organizao de conjuntos de comunidades definidas por agregaes tnicas, de familiaridade ou por referencial espaciais comuns (os lagos, por exemplo), que redefinem os novos limites territoriais dos povos tradicionais amaznicos. (WANDERLEY, 2008, p.101)

Vale ressaltar que desde a sua fundao o sindicato dos trabalhadores rurais enfrenta srios problemas nas comunidades seja com a chegada dos novos atores, e a sobreposio nas terras dos ribeirinhos, seja pela dificuldade em lidar com as divergncias sociais e polticas de seus scios, visto que os conflitos e posicionamentos contrrios levam a rompimentos nas comunidades e ao enfraquecimento da luta. Algumas lideranas mais radicais se opuseram a qualquer negociao com os novos atores, defendendo que no seriam cooptados chegando a romper com o sindicato, quando novas lideranas propuseram dilogos, negociaes e parcerias com a MRN e os rgos Pblicos (WANDERLEY, 2008). A principal questo na luta pela terra pelo STTRO centrou-se na deciso de se criarem assentamentos de titulao individual ou coletiva nas comunidades, uma vez que a

48

exemplo dos quilombolas que tiveram suas terras tituladas coletivamente, as comunidades no quilombolas, denominadas de ribeirinhas no era consenso a titulao das reas coletivas. Isso devido heterogeneidade de modos de vida, costumes dos ribeirinhos que no assumem uma identidade tnica definida como os quilombolas e indgenas e acabam segundo Almeida (2004), sustentando os movimentos em referncias geogrficas. No entanto, a maioria das famlias ribeirinhas preferiu a titulao coletiva da rea, ocasionando a criao de 09 grandes associaes territoriais coletivas e apenas 01 associao territorial individual, que o PA TRAJAP, conforme apresenta a tabela 02.
Tabela 02 Associaes territoriais de Assentamentos ribeirinhos no municpio de Oriximin-PA

ASSENTAMENTO PAE NHAMUNDA

ASSOCIAO TERRITORIAL ASCOVIN ACOMPAC

PAE CACHOERY

PAE SAPUCUA TROMBETAS

ACONTAGS

PA ACOMEC

ACOMEC

PA TRAJAP PA CUMINTROMBETAS PAC ITAPECURU PAC ANANIZAL PAC IRIPIXI PAC MONTE MURIA

ACOPAT ACOMCCUT ASCLI ASPRA ASCAMLI ASCOMOVIMM

COMUNIDADES RIBEIRINHAS ABRANGIDAS. Boca dos Currais, Conceio, Santa Ceclia, Casa Grande, Pirarucu, Urucuri, Santa Clara. N.Sr Aparecida, So Lus, Santo Antnio, So Jos, Boto. So Tom, So Sebastio, So Francisco, Esprito Santo, Boa Nova, Sarac, So Braz, Curral Velho, Amap, Vila ribeiro, Casinha, Macedonia, Castanhal, So Pedro,Lero, Ajar, Chinelo Cunuri, Ascenso, Aimin, Sacuri, Jacup, Camix, Tapichaua, Axipic, Samama I, ,Samama II, Jibia, So Nicolau, Carim, Acari. Ajarazal. Ariba, So Sebastio, Campo Alegre, Lago do Mato, Tarum, Monte Orebe, Castanho II, Capintuba I, CapintubaII, Ceneuaua, Murta, Babau, Cachorro Sentado. Rapa-Pau, Pederneira, Terra-Preta I e So Luiz Gonzaga - Jarauac. Xiriri, Aurora, Castanho, Curupira, Acapuzinho, Matap, Salgado I, Salgado II, Salgado III, Moura Itapecuru Ananizal Iripixi Monte Muri

Fonte: Associao Comunitria dos pequenos agricultores do municpio de Oriximin (ACPAMO).

As associaes territoriais tm uma funo mais atuante na administrao de crditos e na reivindicao de projetos para os assentamentos, tambm exercem um papel importante no processo de criao do espao social de comunicao e mobilizao entre os assentados. As associaes territoriais do municpio de Oriximin apresentam fraca articulao poltica e suas aes limitam-se basicamente a atender as exigncias dos rgos fundirios. Desse modo, a organizao dos trabalhadores rurais atravs do sindicato e das associaes representativas ocasionaram uma espacializao dos projetos de assentamentos rurais no

49

municpio, com modalidades diferenciadas que vo resultar em novos enfrentamentos e resistncias.

3.3 ESPACIALIZAO E TIPOLOGIAS DOS PROJETOS DE ASSENTAMENTOS RURAIS NO MUNICPIO DE ORIXIMIN PAR.

Os assentamentos rurais no municpio de Oriximin foram criados no contexto da regularizao de terras tradicionalmente ocupadas e na proposio das diretrizes do II PNRA (Plano Nacional de Reforma Agrria), institudo no governo do presidente LULA (20022009) que dentre outros objetivos buscava Paz, produo e qualidade de vida no meio rural. De acordo com este:
O PNRA prev variados instrumentos que devero ser utilizados de forma integrada e complementar, de acordo com as caractersticas de cada regio e dos diversos pblicos. So instrumentos de redistribuio de terras, regularizao de posses e reordenamento agrrio; de fornecimento dos meios indispensveis explorao racional da terra aos beneficirios da reforma e aos agricultores familiares; de dinamizao da economia e da vida social e cultural dos territrios. (II PNRA, Edio especial para o Frum social Mundial, p.10)

Os novos projetos de assentamentos rurais, criados no governo Lula, buscavam adequar as modalidades de assentamentos realidade das populaes tradicionais, bem como recuperar os assentamentos j existentes. Assim, os assentamentos em todo Brasil, passaram por reestruturao e interveno dos rgos fundirios, principalmente acerca da implantao de programas que buscavam o desenvolvimento territorial e a regularizao de terras tradicionalmente ocupadas. Isto s foi possvel, porque o governo Lula chamou as principais lideranas dos movimentos sociais e do MST, intelectuais da questo agrria para discutir uma poltica de reforma agrria que fosse vivel para o Brasil, chegando a nomear alguns lderes para exercerem cargos no governo, principalmente no INCRA e Ministrio do Desenvolvimento Agrrio. No municpio de Oriximin, os primeiros assentamentos foram criados na dcada de 1990, em territrios de comunidades remanescentes de quilombos, estes na modalidade PAQ (Projetos de Assentamentos Quilombolas), que beneficiaram mais de 350 famlias, em uma grande quantidade de terras, conforme apresenta a tabela 03.

50

Tabela 03- Projetos de Assentamentos Especiais quilombolas no Municpio de Oriximin-Par

PROJETO DE ASSENTAMENTO ESPECIAL QUILOMBOLA PAQ Especial Quilombola Erepecur PAQ Especial Quilombola rea Trombetas PAQ Especial Quilombola Boa Vista PAQ Especial Quilombola gua Fria
Fonte: INCRA, 2011. Organizao Silvia Corra.

rea (ha) 75.250.0000 80.887.0000

Famlias Assentadas 138 130

Data de Criao 06/09/1999 19/05/1988

1.125.0000 557.0000

102 12

24/11/1995 18/11/1996

Nas comunidades ribeirinhas, no quilombolas o primeiro assentamento criado foi o PA TRAJAP14 em 1998, onde o INCRA cadastrou 145 famlias nas comunidades Terra Preta I, Rapa-Pau, Pederneira e Jarauac II, no entanto em virtude de uma srie de suspeitas e irregularidades na aplicao de crditos no assentamento, o assentamento sofreu interveno do Ministrio Pblico e teve vrios projetos cancelados. Os demais projetos de assentamentos foram criados a partir de 2000, abrangendo quase todas as comunidades ribeirinhas de Oriximin. Com as metas propostas no II PNRA, o Ministrio do Desenvolvimento Agrrio atravs do INCRA, buscou recuperar a capacidade produtiva e a viabilidade econmica dos assentamentos, desse modo o PA TRAJAP passou por uma nova reestruturao e atravs de convnio com a EMATER (Empresa de Assistncia Tcnica e Extenso Rural) no setor de ATES (Assessoria Tcnica e Extenso), est sendo construdo o PRA (Plano de Recuperao de Assentamento), que se encontra concludo. importante ressaltar que as populaes ribeirinhas ganham visibilidade no II PNRA, que os reconhece como parte de seu pblico alvo e prev a elaborao e implementao de polticas pblicas, baseada no reconhecimento e valorizao da cultura e tradies desse povo e dirigidas promoo da melhoria da qualidade de vida e novas possibilidades produtivas (II PNRA, p.31). Assim, temos no municpio entre 1998 e 2012, 10 projetos de assentamentos rurais criados no municpio em reas de populaes ribeirinhas (ver tabela 04), mas apenas o PAE Sapucu Trombetas possui ttulo de concesso de direito real de uso. Nas reas de remanescentes de quilombos foram criados 04 grandes assentamentos (ver tabela 03), na

14

A sigla TRAJAP, faz referencia as iniciais das comunidades do rio Erepecur, no municpio de Oriximin que fazem parte do projeto de assentamento individual, as quais: Terra Preta I, Rapa-Pau, Jarauac II e Pederneira.

51

modalidade PAQ, Projeto de Assentamento Quilombola. Desse modo, temos atualmente 14 projetos de assentamentos rurais implantados no municpio de Oriximin em fase de estruturao e aguardando aplicao de polticas pblicas e a emisso de ttulos e concesses de uso.
Tabela 04- Relao dos Projetos de Assentamentos rurais de Comunidade Ribeirinhas no municpio de Oriximin- PA Projetos de Assentamentos PAE NHAMUND PAE CACHOEIRY PAE SAPUCUA TROMBETAS PA ACOMEC PAC ANANIZAL PAC ITAPECURU PAC IRIPIXI PAC MONTE MURIA PA TRAJAP PA CUMIN- TROMBETAS rea (ha) 22.467,0930 17.982,4380 67.749.2768 16.731,3800 2.376,5662 6.354,4386 2.536,2227 5.200,5916 7.528.0000 28.500,0000 Famlias Assentadas 341 207 706 382 38 78 50 80 145 447 Data de Criao 19/12/2006 19/12/2006 05/02/2010 29/12/2005 15/12/2006 15/12/2006 15/12/2006 15/12/2006 17/12/1998 14/12/2001

Fonte: INCRA, 2011. Organizao. Silvia Correa.

Destarte, os assentamentos criados em Oriximin possuem uma especificidade a forma de obteno da terra, esta em todos os assentamentos criados obtida atravs da arrecadao, onde as terras devolutas so incorporadas ao patrimnio pblico (unio, estados e municpios), e destinada para fins de reforma agrria. Assim para muitos intelectuais da questo agrria os assentamentos obtidos por arrecadao no podem ser reconhecidos como reforma agrria, pois no desconcentram a propriedade terra, contudo h autores que afirmam que essas polticas de obteno de terras impedem ao menos no mbito legal, o avano dos pecuaristas, madeireiros, sojicultores e mineradores em reas florestadas, ou seja, as terras regularizadas passam a pertencer legalmente aos camponeses e no aos setores agroquimico-alimentares, que atuam de forma predatria nas reas de expanso da fronteira agrcola (ROCHA, 2009, p.33). importante ressaltar que os assentamentos foram apenas criados na regio, sendo que grande parte foi interditado por no possuir licenciamento e estudos de viabilidade, faltando gesto efetiva do INCRA nos assentamentos para que estes saiam do papel e cumpram sua funo social, que garantir o direito a terra com melhoria da qualidade de vida das populaes rurais.

52

Nas modalidades de assentamentos criados no municpio, existem quatro tipologias que so os PA, PAE, PAC e PAQ, Conforme apresenta a tabela 05.
Tabela 05Tipologias de Assentamentos Rurais no municpio de Oriximin-Par

PA PA Acomec PA Trajap PACuminTrombetas

PAE PAE Nhamund, PAE Cachoeiry PAE SapucuTrombetas

PAC PAC Ananizal, PAC Itapecur, PAC Iripixi PAC Monte Muri

PAQ PAQ Erepecur, PAQ rea Trombetas, PAQ Boa Vista, PAQ gua Fria.

Fonte: INCRA, 2011. Organizao. Silvia Corra

Na modalidade PAs (Projetos de Assentamentos Federais), existem trs assentamentos, os quais: PA Acomec, PA Trajap e PA Cumin-Trombetas. Os PAs so projetos utilizados em reas onde os trabalhadores no moravam antes, so criados geralmente em reas desapropriadas, compradas e arrecadadas pelo governo, a fim de assentar famlias de trabalhadores rurais sem terra. Cada famlia pode ter at 100 ha no lote, sendo a demarcao feita individualmente. O PA uma regularizao individual, onde o governo usa as terras obtidas para assentar clientes da reforma agrria, traando um PDA (Plano de Desenvolvimento do Assentamento). Cada famlia recebe seu ttulo de propriedade individual, podendo vender somente depois de 10 anos, aps a emisso do ttulo. Na modalidade PAE (Projeto de Assentamento Agroextrativista) foram criados o PAE Nhamund, PAE Cachoeiry e o PAE Sapucu-Trombetas, sendo que os dois primeiros so em reas de vrzeas. Os projetos de assentamento agroextrativistas servem para regularizar reas de populaes extrativistas e ribeirinhas que j residem nas reas. Nesta modalidade a principal atividade o extrativismo de produtos da floresta, sendo utilizado tambm o manejo da madeira, atravs de um plano de manejo florestal e de um plano de utilizao de usos dos recursos naturais existentes na comunidade. importante frisar que o PAE uma regularizao fundiria coletiva, onde o governo Federal ou Estadual faz um contrato de concesso de direito real de uso (CDRU) com a associao do assentamento, com isso a terra no pode ser vendida. A demarcao feita apenas com os limites vizinhos de fora do assentamento, toda a documentao nica para todos os moradores do assentamento. J na modalidade PAC foram criados 04 assentamentos, o PAC Ananizal, PAC Itapecur, PAC Iripixi e o PAC Monte Muri, sendo este ltimo na regio do planalto. Nesta modalidade se obedecem as normativas dos assentamentos de titulao coletiva.

53

Nas comunidades remanescentes de quilombo, foram criados 04 assentamentos na modalidade PAQ (Projeto de Assentamento Quilombola), sendo estes: PAQ Especial Quilombola Erepecur, PAQ Especial Quilombola rea Trombetas, PAQ Especial Quilombola Boa Vista, PAQ Especial Quilombola gua Fria. Nesta modalidade os quilombolas devem estar organizados em associao e a organizao da terra se d de forma coletiva, a demarcao tambm feita apenas com os limites de fora, como no PAE, no entanto cada famlia possui sua casa individual dentro do assentamento, onde se mantm limites de respeito. As famlias no podem ver a terra e as benfeitorias s podem ser vendidas para os quilombolas existentes dentro do assentamento. Salienta-se que o reconhecimento de domnio dos territrios quilombolas foi previsto no artigo 68 do ato das disposies constitucionais transitrias (ADCT) da Constituio Federal de 1988, cabendo a unio, os estados e os municpios a competncia de reconhec-los. Para as populaes que j habitam as reas, os assentamentos so criados apenas para regularizar a situao fundiria das comunidades, pouco modificando na estrutura e organizao local. No que tange a aceitao da nova condio de assentados, existe resistncia e muitas dvidas sobre a real importncia destas polticas, j que existe um vcuo muito grande entre a legislao e as reais aes dos rgos fundirios nas comunidades.

54

4. CARACTERIZAO DAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS DO PROJETO DE ASSENTAMENTO TRAJAP NO MUNICPIO DE ORIXIMIN-PAR.

A implantao dos Projetos de assentamentos em comunidades tradicionais ribeirinhas acarreta uma srie de dvidas e indagaes acerca da eficincia desses projetos para as comunidades, uma vez que as prticas cotidianas e as representaes espaciais dessas comunidades so construdas em torno de um modo de vida ribeirinho que perpassam por um sentimento de pertencimento e identidade com o rio e a floresta. Nesse sentido, as novas identidades forjadas atravs das instituies governamentais causam um estranhamento e no contemplam as perspectivas dos ribeirinhos, o processo de transio lento e marcado por dvidas e contradies. Alm disso, a falta de planejamento e organizao inferida pelas intervenes governamentais inviabiliza a sustentabilidade e o reconhecimento das novas identidades. Neste captulo, abordar-se- a criao do Projeto de assentamento TRAJAP, as aes realizadas no assentamento pelos rgos governamentais e as perspectivas dos assentados diante da perspectiva de regularizao de suas terras.

4.1 A CRIAO DO PA TRAJAP NAS COMUNIDADES TERRA PRETA I, RAPA-PAU, PEDERNEIRA E JARAUAC II.

O Projeto de assentamento TRAJAP, foi criado no ano de 1998 no municpio de Oriximin, no estado do Par, abrangendo 04 comunidades ribeirinhas da Microrregio do rio Erepecur, sendo elas: Rapa-Pau, Pederneira, Terra Preta I e Jarauac II. As terras onde esto localizadas estas comunidades so terras devolutas e que h muitos anos so ocupadas por famlias ribeirinhas. No entanto, algumas famlias que hoje esto morando nestas comunidades compraram lotes de terras, tendo como comprovao recibos e escrituras pblicas registradas em cartrio, contudo nenhuma famlia possui ttulo da terra, o que as torna vulnerveis a expropriao e ao de agentes externos. A criao do assentamento TRAJAP ocorreu por reivindicao das comunidades ribeirinhas em virtude de se sentirem ameaadas, devido confrontarem com reas de remanescentes de quilombos e estas estarem sendo tituladas coletivamente e devido a rumores de que todas as comunidades seriam tituladas como remanescentes de quilombos e quem no fosse quilombola teria que sair da rea. Esses rumores levaram a uma mobilizao das famlias ribeirinhas no-quilombolas a buscar junto ao INCRA legalizar suas terras de forma individual e no coletiva como a dos remanescentes de quilombos. Essa mobilizao levou a

55

fundao de uma associao denominada ASTRO (Associao dos Produtores e Criadores Rurais da Bacia do rio Trombetas), esta entidade era presidida pelo Sr. Francisco Jos dos Santos (1996-2004), que intermediava as relaes entre rgos fundirios, instituies pblicas e as comunidades do Trombetas, buscando garantir a regularizao fundiria das comunidades ribeirinhas de forma individual, segundo este:
A Astro foi uma associao que ns fundamos em 1996, de um problema fundirio que existia entre comunidades remanescentes de quilombos e populaes tradicionais ribeirinhas que moravam nas margens do rio Trombetas. No ano de 1994, a ARQMO montou um projeto pra fazer uma demarcao coletiva baseada no artigo 68 da constituio, atingindo uma rea de 394 mil hectares de terra aonde estaria englobado todas as populaes tradicionais ribeirinhas que tambm j moravam na rea desde quando os remanescentes se alocaram na rea vindo fugitivo dos quilombos. Com essa situao, ns tentamos entrar em consenso com a ARQMO para entrar em acordo e dividir a terra em rea quilombola e rea das populaes tradicionais, mais a ARQMO no quis aceitar esse tipo de acordo e disse que era um direito garantido a eles e que por isso seria demarcado toda rea de forma coletiva, mesmo englobando as reas das populaes tradicionais ribeirinhas. Com isso ns tivemos reunies em comunidades aonde essas comunidades contestavam a demarcao coletiva e queriam que fosse feita sua regularizao de forma individual. Com essa situao ns tivemos vrias reunies criamos a entidade a ASTRO, em 1996 num total de 883 scios fundadores englobando uma rea de 33 comunidades. (Entrevista realizada com o Sr. Francisco Jos dos Santos, ex-presidente da ASTRO e um dos fundadores da ACOPAT, concedida em maro de 2012)

A partir da criao da ASTRO, as comunidades atravs da associao reivindicaram a presena do INCRA e ITERPA no municpio para regularizar tal situao, e em 1998 o INCRA esteve nas comunidades cadastrando as famlias que queriam ser individuais ou coletivas, na oportunidade foram inscritos 66 beneficirios individuais do PA TRAJAP. Posteriormente, foi criada em 06 de maro de 1999 a ACOPAT (Associao das comunidades do projeto de assentamento TRAJAP), atravs de uma grande reunio na comunidade So Paulo Rapa-Pau, na presena de 50 comunitrios. De acordo com o que consta na ata de criao, a ACOPAT seria criada, mas no teria associados j que todos eram associados da ASTRO, esta seria responsvel pelas despesas dos assentados at sair os financiamentos dos projetos. Desse modo os associados seriam scios da ASTRO e teriam a ACOPAT apenas como exigncia do INCRA, fato que anos depois foi desfeito com a desvinculao total da ASTRO e a ACOPAT passou a ser a principal representante dos assentados, sem intermediaes. Assim, o assentamento TRAJAP foi criado em 17 de dezembro de 1998, tendo inicialmente 66 beneficirios cadastrados, mas tendo o assentamento uma capacidade de 160

56

famlias, em uma rea de 7.528,0000 hectares. Entretanto, a rea do assentamento fora arrecadada anteriormente pela unio na dcada de 80, atravs da portaria INCRA/DF/N 388 de 02 de dezembro de 1983, atualmente a rea do PA TRAJAP encontra-se matriculado em nome da unio, sob a matrcula 01.048, do livro 2-D, folha 148, do Cartrio de Registro de Imveis da Comarca de Oriximin PA (EMATER, 2011). O Assentamento localiza-se no municpio de Oriximin, estado do Par na regio do Baixo Amazonas, banhado pela bacia hidrogrfica do Rio Trombetas, na Microrregio do rio Erepecur estando distante da sede do municpio de Oriximin em linha reta a 36 km at a primeira comunidade Terra Preta I e a 55 km at a ltima comunidade So Luiz Gonzaga, Jarauac II. Os limites e confrontaes do assentamento so: Ao Norte Com rea titulada de Remanescente de Quilombo, Igarap Palet, lago Jarauac, Rio Erepecuru, lago da Pederneira e o igarap da Ribeira. A leste Com lago Jarauac, rea titulada de Remanescente de Quilombo, Rio Erepecuru, lago da Pederneira, e o igarap da Terra Preta. Ao Sul Com rea titulada de remanescente de Quilombo e o igarap da Ribeira. A Oeste Com rea Titulada de Remanescente de Quilombo e o igarap Palet (Fonte: INCRA, SR-30, Memorial descritivo do Imvel PA TRAJAP).
MAPA 02- Localizao do assentamento PA TRAJAP.

Fonte: INCRA. Elaborao: Allison Castro, 2012.

57

As comunidades do PA TRAJAP, so banhadas pelas guas do rio Erepecur, sendo a principal via de acesso e circulao entre as comunidades. A Hidrografia do assentamento tambm formada por pequenos igaraps e lagos que desembocam no rio Erepecur, sendo os principais: Caro, Canarana, Ubim, Vai quem quer, Ubinzal, Ribeira, Uxizal, Itaubal, Sozinho, Boca do Faco, Espalha Sangue, etc, e os lagos Terra Preta, Pederneira, Jarauac, Meruim, Fragata, Enseada, Pimenta, lago fundo, lago baixo, e Pariri. O rio Erepecur na maior parte do ano apresenta boa navegabilidade, no entanto na poca da estiagem alguns trechos secam ou ficam muito rasos, limitando o acesso apenas a embarcaes pequenas como canoas e rabetas. Devido relao direta com o rio, as famlias se auto-identificam como ribeirinhas, desenvolvendo pluriatividades, que vo desde as atividades de pesca at a criao de gado. A rea do assentamento se encontra ocupada por famlias na sua maioria oriunda da prpria regio e que muitas delas j se encontravam morando nas comunidades h dcadas. No entanto, foi identificada no assentamento uma pequena parcela de pessoas advindas dos Estados do Amazonas e Maranho, conforme grfico:
Grfico 03

Naturalidade dos Assentados do PA TRAJAP.


4% 1% Par Amazonas 95% Maranho

Fonte: Pesquisa de Campo, 2012

No assentamento a nica via de acesso o rio, onde utilizam canoas, rabetas e barcos para locomoo, nas atividades principalmente da pecuria utilizam o cavalo e o carro de boi para o transporte da produo das reas mais distantes da margem do rio. A comunicao um problema no assentamento, apenas na comunidade Rapa-pau possui um orelho mantido pela prefeitura e a via embratel, contudo segundo os assentados no sempre que funciona. A maioria possui rdio e se mantm informados das notcias, principalmente atravs de uma estao de rdio local que tambm utilizada para a comunicao entre a cidade e o

58

assentamento. Existem tambm assentados que possuem antena de telefonia celular em seus lotes. Quanto energia eltrica a maioria utiliza velas, lamparinas, e candeeiros para iluminao durante noite, j que apenas nas sedes das comunidades possuem motor de luz e este tem o funcionamento racionado. Todavia, 03% das famlias possuem motor de luz, antena parablica e televiso em seus lotes. O abastecimento de gua feito diretamente do rio e lagos do assentamento, apenas em algumas sedes de comunidades possui microsistema, no entanto a gua puxada diretamente do rio, devido a gua do subsolo ser salobra. Para o tratamento da gua fazem uso de hipoclorito distribudo pelos agentes comunitrios de sade. As famlias ribeirinhas do PA TRAJAP, na maioria so unidas por laos de parentescos e mantm uma produo de subsistncia nas comunidades, atravs da agricultura, pesca, extrativismo, criao de pequenos animais e do rebanho bovino. Outras fontes de renda dos assentados so oriundas de benefcios sociais como: Bolsa famlia, aposentadoria, seguro defeso e salrios do funcionalismo pblico municipal.
Grfico 04

Composio da Renda dos Assentados


13,72% 3,19% 32,60% Culturas Temporrias Culturas Permanentes Pecuria 34,53% 15,97% Extrativismo Benefcios Sociais

Fonte: EMATER, 2011.

A maioria dos assentados 34%, possui um pequeno rebanho bovino, sunos e ovinos que segundo os assentados so uma espcie de garantia no caso de uma necessidade, no extrativismo realizam a coleta da castanha-do-par e do aa, 32% dos assentados produzem culturas temporrias como o arroz, melancia, jerimum, milho, banana etc.. e 15% produzem culturas permanentes como a mandioca, laranja, entre outros, tambm cultivam plantas medicinais e pequenas hortas para o consumo familiar.

59

No assentamento uma parte dos lotes j se encontram demarcados, mais a maioria ainda encontra-se por demarcar, o tamanho mdio dos lotes de 50 hectares, os prprios assentados conhecem seus limites de respeito, mas no sabem ao certo se aquela rea corresponde ao tamanho real de seu lote. Em entrevistas alguns assentados chegaram a afirmar que abrem mo de crditos, o que almejam mesmo so a demarcao dos lotes, a abertura dos picos e o ttulo da rea. Essa situao compreendida uma vez que as famlias j se encontram estruturadas nas reas com casa, plantaes e um modo de vida que garante a sua sobrevivncia. Durante as primeiras demarcaes do INCRA, os assentados que tiveram rea superior a 100 hectares tiveram que doar ou disponibilizar para outros membros da famlia a diferena, haja vista que cada assentado s pode ter no mximo 100 hectares em seu nome. Assim, filhos de assentados passaram a ter lotes de terras no assentamento e foram cadastrados tendo seus nomes inscritos em RB, esse processo foi acompanhado diretamente pela associao do assentamento.
Grfico 05

Tamanho dos lotes dos Assentados do PA TRAJAP


90% De 05 a 10 hectares 8% 2% De 10 a 20 Maior que 20

Fonte: EMATER, 2011

Os assentados que possuem lotes superiores a 20 hectares, correspondem a 90% do assentamento, sendo a mdia 50 hectares por assentado, apenas 02% tem at 10 hectares e 8% tm at 20 hectares no PA TRAJAP. O primeiro cadastramento de famlias para o assentamento foi realizado pelo INCRA em 1998, posteriormente foram realizados cadastramentos em 1999, 2000, 2005, sendo o ltimo realizado em 2006, totalizando 148 assentados com nomes na relao de beneficirios do INCRA, conforme tabela 06.

60

Tabela 06- Nmero de Beneficirios, cadastrados no PA TRAJAP, por ano.

Ano de cadastramento 1998 1999 2000 2005 2006 TOTAL:

N de Beneficirios 66 03 14 36 29 148

Fonte: Relao de Beneficirios (RB) INCRA, SR-30, 2011. Organizao Silvia Corra

Atravs dos dados levantados pela EMATER e confirmados durante a pesquisa de campo, a maioria dos assentados que esto com nomes em RB, evadiram de seus lotes abandonando ou vendendo para outros assentados. Segundo os assentados isso ocorreu em virtude dos projetos e crditos serem interrompidos no assentamento deixando sem perspectiva as famlias. Conforme afirma um assentado da comunidade Pederneira:

Teve muita gente que abandonou por causa desse problema que teve , o pessoal se desgostaram disseram que s tavam sendo enganados o dinheiro vinha pra gente, mais nunca chegava na nossa mo, porque l na frente tinha outros que ficava. A um bocado abandonou, um bocado vendeu, tem terreno a que o dono deixou a que eu no sei como t rolando esse negcio a. (Entrevista realizada com um assentado da comunidade Pederneira, em maro de 2012)

Um fator que contribuiu bastante para a evaso que no assentamento as escolas funcionam at o 9 ano, por essa razo os jovens tem que ir para a sede urbana continuar os estudos, onde consequentemente a famlia posteriormente acompanha. Alm de terem que cuidar dos problemas de sade, em casos mais complexos em Santarm, Manaus ou Belm. Por conta da ausncia de polticas pblicas nos assentamentos, as comunidades acabam se reduzindo a idosos, adultos e crianas, sendo que no TRAJAP, 08% dos assentados idosos inscritos em RB, j faleceram e 03% no deixaram herdeiros nos lotes, ficando abandonados, alm disso, existem famlias que ainda no foram cadastradas no assentamento e se encontram morando dentro do assentamento, conforme se observa no grfico 06:

61

Grfico 06

Situao Ocupacional do PA TRAJAP


3% 5% 41% Assentados que moram no PA Assentados no identificados Assentados que venderam ou abandonaram o PA Assentado falecidos sem herdeiros no lote 3% Assentados falecidos com herdeiros no lote

48%

Fonte: EMATER, 2011. Organizao Silvia Corra

Uma situao preocupante no assentamento que 48% dos assentados venderam ou abandonaram seus lotes e apenas 41% encontra-se morando no PA, segundo informaes obtidas no plano de recuperao preliminar realizado pela EMATER, das 148 famlias que constam em RB, apenas 66 encontram-se morando de fato na rea, sendo que alguns se mudaram para a sede urbana e vo apenas periodicamente a seus lotes. A comercializao indevida dos lotes ocasionou a formao de fazendas principalmente na comunidade Terra Preta I, com a concentrao de lotes nas mos de uma famlia, comprometendo a viabilidade do Projeto. O modo de vida ribeirinho e a relao com a floresta refletido nas caractersticas de moradia e nos meios de transporte utilizados pelas famlias. J que grande parte da moradia dos ribeirinhos feita de madeira e palha oriundas da prpria floresta (Fig.02), como tambm as embarcaes como as canoas, barcos e rabetas (Fig. 01).

62

Figura 08- Rabeta - Embarcao tpica do assentado ribeirinho. Fonte: Arquivos da Autora, 2011

Figura 09 Aspectos da moradia ribeirinha, construes mistas feitas de madeira e palha. Fonte: Arquivos da Autora, 2012

Nos aspectos de organizao e mobilizao sindical os assentados do PA TRAJAP participam da ACOPAT, que a associao do assentamento e tambm so scios do STTRO (sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Oriximin), algumas assentadas tambm so scias da AMTMO (associao de Mulheres Trabalhadoras do Municpio de Oriximin), durante entrevistas percebeu-se uma fraca articulao dos assentados na luta por seus direitos, ficando estrita aes da ACOPAT. O assentamento contempla quatro comunidades ribeirinhas que possuem nveis de organizaes diferenciadas, umas mais estruturadas, outras ainda em estruturao, nesse sentido se far uma breve caracterizao das quatro comunidades do PA TRAJAP, identificando sua organizao e articulao no assentamento, bem como o acesso a infraestrutura e servios sociais. Conhecer o dia-dia destas comunidades, suas prticas espaciais, suas formas de organizao importante para se ter uma viso e anlise de como as polticas de assentamento intervm nos espaos das comunidades ribeirinhas de Oriximin.

A) Comunidade Terra Preta I.

A comunidade Terra Preta I, a comunidade no assentamento que possui menor nmero de pessoas morando no assentamento, haja vista muitos terem vendido seus lotes para um fazendeiro, formando a fazenda terra preta. Existem alguns conflitos na comunidade envolvendo assentados e assentados e fazendeiros. A comunidade possui uma pequena capela em construo (Fig. 03), um barraco comunitrio (Fig. 04) e motor de luz na sede

63

comunitria. Segundo informaes obtidas no PRA preliminar, rea onde est localizada a sede da comunidade foi vendida para um assentado.

Figura 03- Capela da Comunidade Terra Preta I. Fonte: Arquivos da Autora, 2012

Figura 04- Barraco Comunitrio da Terra Preta I. Fonte: Registro da Autora, 2012

As famlias que residem na comunidade sobrevivem da agricultura, coleta da castanha, do aa, pequenas criaes e da criao de gado. A fazenda terra preta de propriedade de um assentado aposentado que mantm a gerncia de vrios lotes de terras vendidos para seus familiares e que no residem no assentamento. Na sede da fazenda terra preta, possui energia eltrica, antena de telefonia celular, micro sistema de gua, barco e a casa apresenta certo conforto em comparao com outras casas do assentamento. Alm de o assentado investir na pecuria, criao de carneiros, pequenos animais, plantao de laranja (Ver fig. 05), maracuj e banana. Para este assentado a titulao de suas reas sua principal finalidade na associao, j que dispem de uma boa infraestrutura em sua fazenda. Este assentado obteve crdito fomento e habitao, como as casas do projeto no foram concludas, esta se encontra abandonada em sua rea. Alm da sede da fazenda existem outras casas vizinhas (Fig. 06), que residem na comunidade, e tambm fazem criao de poucas cabeas de gado.

64

Figura 05- Plantao de Laranja na Fazenda Terra Preta. Fonte: Registro da Autora, 2012

Figura 06 Residncia de um assentado na Comunidade Terra Preta I. Fonte: Registro da Autora, 2012

Na comunidade Terra Preta I, foi construda uma casa de farinha comunitria com recursos oriundos do crdito fomento, que foi utilizado coletivamente para a construo de uma casa de farinha industrial (Fig. 07 e 08), segundo os assentados a casa foi construda, os equipamentos foram adquiridos, e a casa tinha capacidade de fazer 80 sacos de farinha por dia. Contudo, foi utilizada apenas uma vez pelos comunitrios e por problemas na direo da associao e na utilizao, a casa foi abandonada. Foi adquirido ainda um motor de luz para as mquinas da casa de farinha e um barco para o transporte da mandioca, segundo os assentados o barco foi vendido e o motor de luz est na casa de um assentado e tambm ser vendido.

Figura 07- Casa de farinha abandonada na comunidade Terra Preta I, adquirida com o crdito Fomento. Fonte: Registro da Autora, 2012

Figura 08- Maquinrios da casa de farinha sendo danificados pelo abandono da casa de farinha. Fonte: Registro da Autora, 2012

Segundo os assentados, vrias razes levaram o projeto da casa de farinha, no funcionar, para estes a distncia de onde a casa foi construda e onde se plantavam as roas foi uma das razes, seguida de uma falta de organizao na utilizao da casa. Para o ex-

65

presidente da ASTRO e representante dos assentados na poca a falta de matria-prima para a produo da farinha, ocasionou o fracasso do projeto, conforme entrevista realizada em maro de 2012: Acontece que os nossos produtores na poca que produziam a mandioca deixaram de plantar por questo de apodrecer aquela coisa, e ns no tnhamos como comprar mandioca de outro local, quer dizer o projeto no funcionou por falta de matria-prima. E muitos produtores que trabalhavam com a mandioca no quiseram trazer sua mandioca para fazer na casa de farinha, apesar de ter uma casa com todo o maquinrio completo um motor de luz de 27 hp, com todo uma capacidade de produo. Ela no foi pra frente por falta de matriaprima. (...) Eu acredito assim, na verdade os maiores erros que existe agente no se fazer primeiro o levantamento da capacidade de produo, entendeu? Ns fizemos um levantamento com as roas que na poca tinha no, d pra funcionar, s que agente no viu se dali para frente o pessoal iam continuar trabalhando naquela atividade, quer dizer por falta de preparao dos prprios produtores para produzir a matria-prima. (Entrevista realizada com o Sr. Francisco Jos
dos Santos, ex-presidente da ASTRO e um dos fundadores da ACOPAT, concedida em maro de 2012)

Por conta dos problemas que aconteceram com os recursos aplicados no assentamento, os assentados afirmam que h uma desconfiana tambm no INCRA, j que quando vo sede da superintendncia em Santarm, so recebidos com desconfiana e tudo se tornou muito complicado, protocolam documentos e quando vo atrs da resposta dizem que o documento no foi mais encontrado, muitos atribuem a responsabilidade ao primeiro presidente da associao, conforme resume um assentado da comunidade Terra Preta I:

Tudo aconteceu com o desvio do dinheiro do primeiro presidente, que agora eles olham pra gente l no INCRA com desconfiana. Quando a gente chega l pra uma reunio e fala que do TRAJAP, eles ficam tudo se olhando, com gracinha, naquele negcio l. A eu acredito que foi isso acho que eles conversam que j vem esse pessoal, pensam que j trote de novo, a no acreditam mais na gente e ficam s nos enrolando. (Entrevista de um assentado na Comunidade Terra Preta I, em maro de 2012)

Na comunidade Terra Preta I, os assentados recebem eventualmente visitas do agente comunitrio de sade de uma comunidade vizinha, que faz a distribuio de hipoclorito para o tratamento da gua e tambm as crianas estudam na escola plo, com transporte realizado pelo barco escolar. Alguns assentados j tiveram suas reas demarcadas, e outros que no tinham seu pedao de terra, adquiriram atravs da ACOPAT e do INCRA.

66

B) Comunidade So Paulo - Rapa-Pau.

A Comunidade So Paulo Rapa-Pau a comunidade que melhor encontra-se estruturada, considerada a comunidade sede do assentamento (Fig. 09), pois possui a Escola Plo que atende os alunos do assentamento e de outras comunidades vizinhas, possui barraco comunitrio onde so realizadas as reunies da associao alm de possuir um telefone pblico (Fig. 10), energia eltrica e micro sistema de abastecimento de gua na rea da comunidade. Possui ainda uma Igreja Catlica onde se fazem celebraes ao santo padroeiro So Paulo e realizam sua festividade uma vez ao ano. Segundo informaes obtidas, no plano de recuperao do assentamento preliminar, obtidos com os tcnicos da Emater local e com entrevistas aos antigos moradores, o nome Rapa-pau surgiu pelo fato da comunidade localizar-se entre rios, e estes apresentarem muitas curvas e reentrncias, dificultando a navegao, ento os comunitrios raspavam as rvores da margem para facilitar o retorno. Outra hiptese defendida que o nome est relacionado retirada de cascas das rvores das margens dos rios para remdio caseiro muito utilizado para o tratamento de doenas. importante ressaltar que todos os equipamentos que a comunidade possui resultado de reivindicaes e parcerias com o poder pblico municipal.

Figura 09- Vista da Frente da Comunidade Rapa-Pau. Fonte: Registro da Autora, 2012

Figura 10- Telefone Pblico na rea da Comunidade Fonte: Arquivos da EMATER, 2010

Com a criao do assentamento, algumas famlias do Rapa-Pau tiveram acesso a crditos fomento e habitao, sendo iniciada na sede comunitria uma agrovila (Fig. 11), no entanto nenhuma casa foi concluda, por motivo de desvio nos recursos do projeto e suspeitas de fraudes. As construes foram abandonadas e se encontram deteriorando na rea da Comunidade. Apenas 01 assentado concluiu com recursos prprios a casa chegando a morar

67

por algum tempo (Fig.12), no entanto recentemente este se mudou para uma comunidade vizinha. Em entrevistas alguns assentados ainda enfatizaram a m qualidade com que a estrutura das casas estavam sendo construdas, que a mdio prazo poderia colocar em risco a vida das famlias.

Figura 11- Agrovila no concluda na Comunidade RapaPau. Fonte: Registro da Autora, 2012

Figura 12- Casa do projeto concluda pelo Assentado. Fonte: Registro da Autora, 2012

Os assentados da comunidade Rapa-Pau, bem como das outras comunidades consideram a atuao do INCRA na regio muito ruim, j que os tcnicos do INCRA prometeram vrios benefcios para os comunitrios, inclusive a demarcao das reas e at o momento apenas poucas famlias tiveram suas reas demarcadas, ficando a maioria na promessa como se observa na fala de uma das primeiras cadastradas no assentamento:
Olha ele veio aqui, disse que vinha cortar o nosso pico, no cortou j temo quase pra ir embora e nunca ele veio cortar esse pico.(...) Eu no sei o que falta, a culpa deles l, porque eles que so o maior que tem o dinheiro ns semos os mido, ns semos humilhados por eles. (Entrevista de uma assentada idosa na Comunidade Rapa-Pau, em maro de 2012)

Os comunitrios do Rapa-pau no possuem posto de sade, apenas um ACS (Agente Comunitrio de Sade), que realiza visitas mensalmente s famlias da comunidade, fazendo orientaes e prevenes de doenas, alm de fazer a distribuio de hipoclorito para o tratamento da gua. A Escola Plo funciona de 1 ao 9 ano, sendo que para continuar os estudos os jovens tm que ir para a sede urbana do municpio, quem no tem condies de ir fica sem estudar. A renda da comunidade grande parte obtida pelos benefcios do governo Federal, Bolsa Famlia, aposentadoria e pelas vendas dos produtos, os quais: castanha, farinha, banana, arroz, criao de gado e pequenos animais, dentre outros.

68

Um dos problemas que os assentados enfrentam est relacionado aos desvios de recursos da associao do assentamento que foi disponibilizado pelo INCRA para a construo das casas, este tem sido um empecilho para que nenhum projeto ou crdito seja implementado no assentamento. Como afirma um dos assentados da comunidade Rapa-Pau:

Isso foi um erro que aconteceu foi composto do primeiro presidente n? como veio pr c uma notcia que se tivesse terminado de fazer as casas, tudo o que tivesse feito tinha vindo logo em seguida outros projetos pra c. Como tem essa pendncia grande da associao desse dinheiro que foi desviado, isso a causa de no vim mais nada pra c, o projeto t assim quase acabado. (...) Se tivesse prestado conta do dinheiro direitinho o governo olhava direto n? Uma coisa que o governo faz e v que t tudo bem eu acho que sempre ele t mandando dinheiro pros projetos n? Mas quando comea a enrolar a no vem mais nada. (Entrevista de um assentado na Comunidade Rapa-Pau, maro de 2012.)

Em entrevistas aos moradores estes atribuem responsabilidade aos tcnicos do INCRA e a primeira direo da associao, junto com a Empresa responsvel pela construo da obra. Com isso a atual direo da associao vem tentando ganhar credibilidade dos assentados e dos rgos pblicos para reaver a confiana de investimentos e projetos no assentamento.

C) Comunidade Pederneira.

A Comunidade Pederneira ou Pedreneira como se referem maioria dos assentados, possui pouca infraestrutura em sua sede (Fig. 14), possui apenas um pequeno barraco comunitrio, uma Igreja catlica e tem uma famlia que mora nas dependncias da sede comunitria. No possuem agente comunitrio de sade, nem posto de sade, quando precisam de atendimento vo para a sede do municpio. Com relao educao as crianas e adolescentes da comunidade Pederneira vo para a escola plo localizada na comunidade do Rapa-Pau, a Prefeitura Municipal mantm um barco escolar que transporta as crianas at a Escola. No possuem energia eltrica e nem microsistema de abastecimento de gua. As famlias da comunidade contempladas com o crdito habitao preferiram construir as casas em forma de agrovila na sede da comunidade, em virtude da paralisao da obra e desvios de recursos, as construes encontram-se tambm abandonadas na sede da comunidade (Fig. 13). Segundo informaes dos assentados o Projeto TRAJAP trouxe uma grande esperana para a comunidade Pederneira, principalmente porque o prefeito municipal prometeu aos moradores

69

que se preferissem que as casas do projeto fossem construdas em forma de agrovila, ele se encarregaria de investir em infraestrutura na sede.

Figura 13- Construo inacabada da agrovila ao lado da Capela da Comunidade Pederneira. Fonte: Registro da Autora, 2012

Figura 14-Vista da sede da Comunidade Pederneira. Fonte: Registro da Autora, 2012

A esperana dos comunitrios, foi abalada com o abandono dos projetos e da contruo da agrovila, sendo que muitos no acreditam mais que possam obter investimentos e crditos para os assentados. Como expresso na fala de um dos assentados:

Na poca que iniciou tava bem animado mesmo o assentamento, at mesmo os scio tavam animado, mais depois aquela falha que teve do presidente n? atrapalhou tudo.. at hoje ficou dificil, at o maquinrio acho que tinha l da casa da farinha j acabaram tudo no existe mais nada, comeou bem, tava bem mesmo. Mais eu acho que o presidente ( Se referindo ao primeiro presidente da associao) viu que era muita coisa, ele bagunou tudo, at agora s promessa, promessa, promessa.. no sei se ainda vem alguma coisa. (Entrevista realizada com um assentado da Comunidade Pederneira, em maro de 2012)

Segundo os moradores da comunidade, foi uma luta muito grande para as famlias optarem por ter seu pedao de terra individual, j que todas as reas estavam sendo demarcadas como coletivas pelos remanescentes de quilombos. E atravs da associao foram at o INCRA em Santarm reinvindicar demarcao individual, no entanto segundo moradores algumas famlias foram enganadas, j que quando o INCRA estava demarcando as reas dos quilombolas diziam que as famlias das outras comunidades podiam escolher entre ser individual ou coletivo, os que se cadastraram na epca como individual, quando souberam tinham entrado como coletivos. Isso causou uma srie de complicaes entre os moradores, que no dispunham de informaes reais sobre os beneficios dos assentamentos coletivos, no entanto uma coisa era clara todos queriam ter seu pedao de terra individual. O

70

INCRA, pressionado pelos comunitrios realizou posteriormente o primeiro cadastramento das Famlias no quilombolas do assentamento TRAJAP, na ocasio a maioria das famlias do TRAJAP, foram cadastradas de forma individual por comunidade, conforme um dos entrevistados da comunidade Pederneira:

Quando o INCRA veio diretamente com equipao, veio a reforma agrria, veio o Incra veio todo o pessoal dessa turma, a foi feito de comunidade em comunidade um barco grande todo mundo se reunia l de um por um, dando a inscrio. Comeou da terra preta I, Rapa- Pau, Pedreneira e Jarauac, s os que iam ser individual. ( Entrevista realizada com um assentado da Comunidade Pederneira, em setembro de 2011) Atualmente a comunidade Pederneira, encontra-se com poucos moradores, na sede da comunidade aos domingos realizam celebraes na capela, percebeu-se durante as entrevistas fraca articulao e mobilizao dos comunitrios, ficando restrita a participao nas celebraes dominicais e nas reunies da ACOPAT. Quanto aos aspectos produtivos as famlias sobrevivem da agricultura, da pesca, do extrativismo da Castanha e da criao de pequenos animais e poucas cabeas de gado.

D) comunidade So Luiz Gonzaga- Jarauac II.

A comunidade So Luiz Gonzaga, a ltima comunidade do assentamento, localiza-se as margens do lago Jarauac, limitando-se com uma bem estruturada comunidade remanescente de quilombo, onde est localizada a escola plo que atende os alunos da comunidade. Na sede da comunidade quilombola do Jarauac (Fig. 16), encontram-se uma Igreja, Barraco Comunitrio, Microsistema de abastecimento de gua, Energia eltrica, telefone pblico e uma escola plo que funciona de 1 ao 9 ano. Os assentados da comunidade So Luiz Gonzaga participavam at 2004, das celebraes e movimentos na comunidade quilombola So Francisco do Canind, no entanto de acordo com entrevistas os mesmos eram recebidos com certa discriminao, por no serem quilombolas e serem de um assentamento individual. Estes se sentindo excludos resolveram fundar sua prpria comunidade. E assim em 2004, foi fundada a comunidade So Luiz Gonzaga que agrega os assentados no quilombolas, no entanto alguns preferiram continuar participando na comunidade So Francisco do Canind. A capela (fig. 15) funciona provisoriamente com celebraes dominicais e catequese, possuem um campo de futebol e adquiriram um motor de luz. De acordo com o coordenador da comunidade e assentado Sr. Jos Augusto Beraldo, o prefeito

71

municipal est dando a maior assistncia estrutura da sede da nova comunidade. Esto aguardando a construo de barraco e dos postes para a distribuio da energia eltrica, dentre outros equipamentos para a estruturao da nova comunidade.

Figura 15- Sede Provisria da Capela da comunidade So Luiz Gonzaga, Jarauac II. Fonte: Registro da Autora, 2012

Figura 16- Frente da Comunidade quilombola So Francisco do Canind- Jarauac. Fonte: Registro da Autora, 2012

Os assentados da comunidade So Luiz Gonzaga, sobrevivem basicamente da agricultura de mandioca, milho, feijo, arroz, jerimum, banana, macaxeira, coleta de castanha e criao de pequenos animais. Os assentados que tiveram acesso ao crdito habitao tambm no tiveram suas casas terminadas. Na comunidade foram identificadas algumas famlias que concluram com recursos prprios a casa e encontram-se morando nelas (Fig. 17), em contrapartida na sede da comunidade foi identificada uma construo do projeto que ficou apenas no baldrame (Fig. 18).

Figura 17- Casas concludas com recursos dos assentados. Fonte: Registro da Autora, 2012

Figura 18- Estrutura de uma das casas iniciadas na sede da comunidade. Fonte: Registro da Autora, 2012

72

Os assentados sentem a ausncia do INCRA e a distncia entre as propostas e as aes que so realizadas no assentamento, o desvio nos recursos ocasionou descrdito nos rgos pblicos e at nas suas prprias lideranas. Alm do fato da superintendncia do INCRA em Santarm, no encontrar-se com quadro funcional e estrutura suficiente para atender a demanda dos municpios que esto sob sua abrangncia. Segundo um assentado da comunidade So Luiz Gonzaga do Jarauac, o que est faltando :
Responsabilidade do INCRA prprio n? Porque todas as vezes que agente vai l, uma troca de diretoria l dentro que quando agente vai uma viagem um, quando da outra no encontra mais aquele, t de frias ou foi transferido, a j outro a ele j passa outro tipo de detalhe, de mensagem pra gente, a at eu procurei saber com eles, no caso porque vocs no terminam primeiramente organizar pra deixa terminado, a o que acontece deixa pra um, deixa pra outro, aquilo nunca se legaliza e no vai pra frente, a gente sempre fica enganado. ( Entrevista realizada com um assentado na comunidade So Luiz Gonzaga, em maro de 2012)

Na comunidade So Luiz Gonzaga, os tcnicos da EMATER realizaram uma amostra de criao de galinha caipira, que de acordo com os moradores uma atividade que d lucro e o custo baixo, no entanto durante o trabalho de campo foi identificado pessoas utilizando a casa como moradia e o projeto no foi dado continuidade. Ainda na comunidade existe uma famlia que criou uma micro-vila com aproximadamente 40 pessoas, com casas uma ao lado do outro, e estes participam das atividades e celebraes na comunidade quilombola So Francisco do Canind, os moradores fundaram a vila com o nome de vila So Sebastio. Nessa micro-vila a famlia adquiriu motor de luz, possui um campo de futebol, possuem barco e mantm certa independncia, no entanto usufruem da escola plo e de visitas do agente de sade da comunidade quilombola. Foi identificada ainda uma famlia de assentados na comunidade que possuem seu prprio motor de luz, barco de mdio porte, antena parablica, caixa dgua, alm de possurem outras fontes de renda assalariada. Observa-se uma forte mobilizao dos assentados da comunidade So Luiz Gonzaga, para a estruturao da nova comunidade. A prefeitura e os rgos municipais j reconhecem a nova comunidade do Jarauac II. As quatro comunidades ribeirinhas do PA TRAJAP, mesmo antes da criao do assentamento j mantinham uma certa organicidade, exceto a ltima comunidade Jarauac II que foi recm criada, no entanto a criao da associao do assentamento uniu as comunidades sob o projeto de ter suas terras regularizadas individualmente e a expectativa de melhoria da qualidade de vida e da infraestrutura local. A ao de diversos rgos durante as

73

fases de implantao do assentamento levaram a muitos discursos e poucas aes, causando transtornos e desesperanas nas famlias ribeirinhas. 4.2 DISCURSOS E PRTICAS NAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS DO PA TRAJAP. Desde a criao do assentamento TRAJAP em 1998, os assentados tiveram acesso a um conjunto de informaes e aes no assentamento, sendo que muitas delas resultaram apenas em discursos. Os principais agentes que atuam diretamente no assentamento o INCRA, a EMATER e a Prefeitura Municipal. As aes do INCRA no assentamento esto muito aqum do prometido e da expectativa dos assentados. Para muitos o maior problema a falta de responsabilidade e a fiscalizao dos tcnicos do rgo. J que segundo estes no INCRA se afirma muita coisa que no ocorre na prtica, principalmente porque at hoje os primeiros cadastrados no assentamento, que j tiveram suas hectares demarcadas ainda no receberam nenhuma documentao. As famlias que obtiveram crditos nas modalidades fomento e aquisio de material de construo, viram esses recursos serem desviados e mal aplicados, resultando em extravio de dinheiro pblico e a no efetivao dos projetos. O crdito aquirido na modalidade fomento foi utilizado coletivamente para a construo de uma casa de farinha ( Ver fig. 07 e 08), a compra de um barco para o transporte da mandioca e um motor de luz para o funcionamento dos equipamentos. Segundo os assentados, a falta de planejamento da associao na utilizao da casa e a distncia de onde se produz a mandioca e onde a casa foi construda, dificultava o transporte e o carregamento da matria-prima. A casa fora construda na primeira comunidade do assentamento, a comunidade Terra Preta I, que hoje tem o menor nmero de assentados e grande parte da rea ocupada por fazendas.
Grfico 07

Modalidades de crditos acessados pelos Assentados


48% 44% Fomento e Aquisio de material de construo PRONAF

8%
Fonte: Trabalho de Campo, 2012. Organizao Silvia Corra

74

Conforme apresenta o grfico 07, dos assentados 48% ainda no tiveram acesso a nenhum tipo de crdito e conforme exposto os que tiveram no usufruiram por conta de desvios de dinheiro e falta de gesto dos recursos adquiridos pela associao. De acordo com informaes obtidas no setor de crditos no INCRA, em 2011 cerca de 21 famlias do TRAJAP foram beneficiadas com o crdito instalao, no entanto por pendncias e problemas na agncia bancria local, as famlias no puderam receber o recurso e o mesmo foi destinado para outro municpio. Outro agente que tem atuao no assentamento a EMATER, que iniciou os seus trabalhos atravs de um convnio celebrado entre o INCRA e a EMATER em 2008, no entanto os trabalhos no assentamento iniciaram apartir de maro de 2009, tendo como um dos objetivos fazer a elaborao do Plano de recuperao do assentamento, dentre outras atividades que no aconteceram em razo de problemas administrativos tanto na EMATER, como no INCRA. Como afirma o atual coordernador da Emater local:

O Convnio ele era no s a elaborao do PRA, n em trs anos mais aconteceu uma srie de fatores principalmente de ordem administrativa em Belm, na gesto anterior da EMATER e no s da EMATER como tambm do INCRA. tanto que agora a Emater vai trabalhar em cima de chamadas pblicas que muito mais fcil, o convnio mais burocrtico.(...). Esses problemas administrativos resultaram em demisses inquritos administrativos, alm do mais a licitao um problema pois feita para todo o Estado, a uma empresa de Belm que ganha, at chegar pra c os recursos demoram, mais as atividades no podem esperar, isso foi um problema. (Entrevista realizada com o extensionista Rural Eder Maia, atual coordenador local da Emater, em maro de 2012)

Os tcnicos da Emater fizeram em 2010 e 2011, o levantamento de informaes e um diagnstico das famlias e lotes do assentamento. Aps o levantamento dos dados, fizeram a tabulao e anlise e voltaram para apresentao dos resultados em uma assemblia (fig. 19) no dia 17 de setembro de 2011 na comunidade So Paulo Rapa-Pau, com a presena dos assentados. Durante a apresentao dos dados foram votadas (Fig. 20) propostas de projetos para o melhoramento da produo no assentamento. Durante a apresentao dos resultados alguns assentados questionaram as informaes e foram bem participativos, por outro lado ainda percebeu-se uma desconfiana e descredibilidade muito grande nas aes a serem implementadas nas comunidades, discutidas na assemblia de validao do PRA.

75

Figura 19 - Assemblia de validao do PRA na Comunidade Rapa-Pau. Fonte: Registro da Autora, 2011

Figura 20 Assentados votando projetos a serem implementados no PA, durante validao do PRA. Fonte: Registro da Autora, 2012

Na opinio dos assentados o levantamento das informaes muito importante para que o INCRA possa melhorar sua atuao nas comunidades, alm de se ter informaes completas e precisas sobre todas as famlias, grande parte dos entrevistados afirmaram terem participado de reunies e de um curso sobre a criao de galinha caipira realizados pelos tcnicos da EMATER local. Pelo exposto, o trabalho da Emater se limitou ao levantamento de informaes para a elaborao do PRA, que se encontra concludo, no entanto ainda no foi entregue aos assentados, mas o convnio do INCRA com a EMATER, j foi finalizado e os assentados esto pressionando os tcnicos para que seja entregue o PRA a associao. Um agente bem atuante no assentamento TRAJAP, a prefeitura municipal que tem investido em algumas reivindicaes dos assentados, mesmo antes da criao do assentamento, atravs da secretaria do interior. A prefeitura vem contribuindo tambm com passagens para os assentados se deslocarem para o municpio de Santarm, onde encontra-se localizado a superintndencia regional do INCRA. Segundo os assentados as aes que ficaram somente no discurso, foram a aplicao de novos crditos, a demarcao de lotes do restante dos assentados, titulao das reas j demarcadas, aplicao de crditos do PRONAF, assessoria tcnica, construo de uma estrada no assentamento para facilitar o escoamento da produo, dentre outros. A falta de efetivao dos discursos dos rgos governamentais leva a um descrdito das instituies pblicas, bem como a falta de informao e esclarecimentos de determinadas aes atrasam o desenvolvimento das atividades e dificultam a situao e consolidao dos assentamentos na regio.

76

4.3 LIMITAES E PERSPECTIVAS DOS ASSENTADOS NA LUTA PELO DIREITO TERRA.

No assentamento TRAJAP, um fator limitante o acesso as comunidades principalmente no perodo de estiagem, alguns lotes ficam muito distante das margens dos rios, o que dificulta o transporte da produo. Outra limitao encontrada no PA TRAJAP o descrdito nas aes das instituies, em virtude dos desvios de recursos que ocasionaram a paralisao dos projetos no assentamento. Por essa razo muitos assentados at abandonaram ou venderam seus lotes, e sentem desconfiana e receio das aes governamentais. Outro fator limitante a falta de recursos e incentivo produo familiar, muitos no tem condies de investir para potencializar a sua produo no assentamento, assim como a falta de informao e assistncia tcnica dificulta a vida do assentado que no sabe, por exemplo, como lidar com pragas em suas plantaes. Uma questo essencial colocada pelos assentados a falta de servios bsicos nas comunidades, posto de sade, escola de ensino mdio, energia para conservar a produo, acesso a comunicao rural, alm de uma poltica que agregue valor a produo e valorize a comercializao dos produtos dos assentados. Os assentados antigos e novos do PA TRAJAP, tem uma grande perspectiva que a titulao individual de seus lotes, para isso esto organizados na ACOPAT, que a associao do assentamento, que na atual coordenao mantm um membro de cada comunidade na direo, em suas reunies mensais os scios discutem os problemas do assentamento e articulam suas demandas para pressionarem o INCRA a realizar aes no assentamento. Cada gesto da ACOPAT tem vigncia de dois anos, podendo ser reeleita, conforme estatuto da associao. No assentamento percebe-se que as famlias tem um histrico de luta pela terra buscando adquirir seu prprio lote atravs de compra ou de herana e que realizam pluriatividades visando o sustento da famlia, com uma baixa produtividade. Assim por anos esto reproduzindo um modo de vida e manejo dos recursos naturais que mantm a sua sobrevivncia e de seus familiares. A maioria dos assentados tem at o ensino fundamental, mais carregam um conjunto de experincias e conhecimentos que vo da utilizao das plantas medicinais para cura de doenas mobilizao pela a defesa de seus direitos territoriais. A primeira direo da ACOPAT, no possua gesto em virtude de na epca estar vinculada a outra associao a ASTRO, est sim atravs de seu presidente realizava todas as aes no assentamento, inclusive geria o recebimento de crditos dos assentados.

77

Posteriormente, a associao se desvinculou da ASTRO, compondo uma nova diretoria, que j foi reeleita. De acordo com informaes dos assentados, o problema na aplicao dos recursos desviados no foi somente culpa da associao como tambm do INCRA, que no fiscalizou e acompanhou a aplicao dos crditos, conforme se evidencia na fala de um assentado da comunidade do Jarauac: Eu disse l no INCRA doutor eu queria que vocs passassem esse poder aqui na minha mo, que eu ia mostrar, provar pr vocs por que ainda tem gente dentro do interior que no tem estudo, no tem sabedoria que ainda pessoa fsica de negcio, por causa que pior coisa agente acreditar na autoridade, autoridade no conhece o sofrimento do agricultor, porque pra vocs aqui tudo fcil, mais pra ns l pesado (Fala de um assentado da Comunidade So Luiz Gonzaga Jarauac II, em maro de 2012) Segundo os assentados alm da ausncia de fiscalizao, existe uma falta de organizao e efetivao nos projetos previstos para o assentamento, que ao mesmo tempo que cria uma expectativa, est limitada pela burocracia, desencontro de informaes e pelas interrupes dos projetos. As principais expectativas dos assentados o projeto de construo de uma estrada planejada para o PA, que dar acesso aos lotes mais distantes e s reas de extrativismo da castanha, facilitando o transporte da produo, alm da construo de posto de sade, contratao de agente de sade para as comunidades que no possuem escola de ensino mdio para os jovens e assistncia tcnica no assentamento. A melhoria da produo no assentamento, junto com a escola de ensino mdio pode ocasionar a volta e permanncia dos jovens no assentamento, contribuindo com o aumento da mo de obra familiar e melhoria da qualidade de vida das famlias. O ttulo e a demarcao das reas representam uma luta constante das comunidades do assentamento, pois as famlias se sentem vulnerveis e sem perspectivas de continuar morando nos lotes, uma questo observada que muitos no se identificam ainda com o termo assentado, em razo dos problemas com as aes do INCRA e a prpria falta de esclarecimentos, contudo todos se identificam como ribeirinhos em razo dos rios serem a principal referncia das comunidades. Segundo Naase (2010), assentados so pessoas beneficiadas pela reforma agrria que moram em Projetos de Assentamento (PA). O termo remete tanto a homens quanto a mulheres, titulares na relao de beneficirios (RB) da reforma agrria, que tm lote em um PA e que desempenham atividades produtivas dentro desse lote. Para esta autora,

78

O conceito assentado remete ao grupo domstico (ou familiar) do titular. Nesta contribuio, est sendo considerada a estratgia domstica (ou familiar) e no s a atuao individual. O conceito tambm remete identidade das pessoas em funo de um enquadramento burocrticoadministrativo dos rgos competentes (INCRA, bancos e outros), sendo usado, inclusive, como autodenominao pelas prprias pessoas, como o caso das associaes de assentados. (NAASE, 2010, p.85)

A identidade assentada, nas famlias do PA TRAJAP encontra-se em transio, contudo ainda existe um estranhamento na aceitao do termo, por conta das aes no concludas no assentamento e a no efetivao dos projetos. O fato do assentamento

TRAJAP, ser o nico no municpio a ser de titulao individual, segundo os assentados isso muitas vezes um empecilho haja vista que os assentamentos coletivos tem mais xito em suas reivindicaes, principalmente os assentamentos especiais quilombolas. A falta de informaes sobre as diferenas das modalidades dos assentamentos, principalmente os de titulao individual e coletivos, gera entre os assentados uma divergncia de opinies e rumores, de que as modalidades coletivas de assentamentos so mais beneficiadas do que as individuais. Os assentamentos individuais, segundo Carvalheiro et al (2010), uma forma de regularizao fundiria, que pode ser requerida por uma nica famlia ou atravs de uma associao com vrias famlias ou comunidades, quando feita por uma s famlia o processo mais demorado e o proprietrio tem que bancar com os custos da regularizao. J quando a solicitao feita por vrias famlias ou comunidades, no caso do PA TRAJAP, organizada uma associao e feita solicitao ao governo para que a documentao seja individual, atravs da criao de assentamentos na modalidade PA e no caso dos projetos estaduais na modalidade PEAS. As famlias cadastradas no assentamento tero direito terra, crditos e fomentos, a terra precisa ser demarcada e dividida em lotes de no mximo 100 hectares por famlia e os custos da regularizao cabe ao INCRA, tornando-se um processo demorado, pois precisa se fazer um levantamento individual dos lotes, com estudos precisos das condies da rea e dos recursos naturais existentes nas propriedades, o que no corre nos assentamentos criados na regio. Nos assentamentos coletivos, tambm so criadas as associaes que representem as comunidades, e solicitado junto ao INCRA ou aos rgos fundirios estaduais a titulao coletiva, um processo mais rpido do que o individual, em virtude de ser feito somente o mapeamento dos limites totais do assentamento, ou seja, apenas os limites com os vizinhos

79

que so de fora do assentamento. Na regularizao coletiva, o INCRA emite um s documento em nome da associao e esta emite cpias para as famlias o que acaba sendo mais rpido e menos oneroso para o governo. De acordo com Carvalheiro et al (2010, p. 39 ):
A regularizao COLETIVA NO QUER DIZER QUE TODO O USO DA TERRA SER COLETIVO! As famlias vo continuar tendo sua rea de moradia, de roa, de plantios, de pasto e de floresta, como tinham antes da regularizao. Esses limites sero respeitados, conforme o respeito que j havia entre as famlias. O que ser coletivo sero as terras que as famlias j usavam coletivamente, como as florestas para caar e fazer o extrativismo.

Na maioria das modalidades de assentamentos coletivos, as famlias recebem atravs da associao a concesso de direito real de uso (CDRU), que segundo explica este autor:

O governo (Estado ou Unio) permanece com o domnio de propriedade da terra, mas concede seu uso pelo tempo acordado no contrato que vai ser feito entre o governo e a famlia ou Associao que representa os moradores. Com esse contrato, a famlia recebe uma autorizao para viver naquela terra, podendo morar e usar os seus recursos naturais. (CARVALHEIRO et al, 2010, p. 41)

Essa forma coletiva criticada pelos assentados do TRAJAP e por alguns lderes sindicais que afirmam que todos deveriam ter seu ttulo individual, para fazer suas negociaes. No municpio de Oriximin, apenas os assentamentos especiais quilombolas possuem ttulo coletivo e o Projeto de Assentamento Sapucu - Trombetas, que recebeu uma concesso de direito real de uso (CDRU), o que fortemente criticado pelo ex-presidente do STTRO e atual presidente do SINTTRAF:
No to querendo colocar a terra nas mos dos trabalhadores, ns temos a sculos dentro duma rea de terra e ainda vem nos d um ttulo de concesso de uso, presta bem ateno o quer dizer conceder? no consideram agente como proprietrios..(...) o caso da ACONTAGS n, o qual eu fao parte, que recebeu um ttulo de concesso de uso, pra quem no tem nada pra regularizar suas atividades pra hoje conseguir um CAR que hoje t se exigindo pra toda e qualquer atividade que se faa na sua rea, ele serve. Mas aquilo que agente queria que era ser proprietrio da nossa terra, ns vamos continuar acho que pro resto da nossa vida, vivendo numa terra com licena para poder t ali permanecendo. E no era esse nosso objetivo principal ento agente discorda desses modelos de assentamentos que to sendo colocados aqui. (Entrevista realizada com o Sr. Rui Pimenta, expresidente do STTRO e atual presidente do SINTTRAF, em janeiro de 2012)

Percebe-se um descontentamento nas aes dos rgos fundirios no municpio e em algumas modalidades de assentamentos que so criados e no atende as perspectivas das

80

famlias ribeirinhas, o que se observa que tanto os assentamentos coletivos quanto os individuais, as aes dos rgos fundirios no contemplam as perspectivas dos assentados, acirrando ainda mais as limitaes entre os discursos e prticas na construo de nova identidade nos assentamentos da regio.

81

5. CONSIDERAES FINAIS
Os resultados das polticas de assentamentos rurais so objetos de opinies diversas sobre a real eficcia destas, para a desconcentrao da terra e para a melhoria da qualidade de vida e produo das famlias beneficiadas. Inseridos no bojo de uma poltica agrria que almeja uma reforma na estrutura agrria do Pas, os assentamentos se transformaram em estatsticas e campanhas eleitoreiras de governos o que tem ocasionado aes descontnuas e incoerentes, transformando os assentamentos apenas em nmeros e dados estatsticos. Muitos so os trabalhos e pesquisas que apontam para tal situao, contudo importante ressaltar que os diversos segmentos sociais que demandam a reforma agrria e consequentemente os assentamentos rurais, possuem formas de ocupao da terra diferenciadas, estando em regies diferenciadas que precisam ser consideradas no planejamento e aplicao de qualquer poltica pblica. O estudo de caso do assentamento PA TRAJAP, no municpio de Oriximin, localizado no estado do Par, apresenta um conjunto de indicadores que nos confirmam que a atuao dos rgos fundirios no contemplam a demanda diferenciada da reforma agrria e acabam no beneficiando de fato a populao a que se destina. A primeira questo que se coloca como esses projetos so criados, principalmente em comunidades tradicionais que j esto localizadas nas reas h dcadas e possuem toda uma historicidade, modo de vida e produo singulares que proporciona a sua reproduo nas reas. Nas comunidades ribeirinhas da Terra Preta I, Rapa-Pau, Pederneira e Jarauac II, a prpria geografia da regio onde esto localizadas demandam projetos distintos, haja vista se encontrarem as margens do rio Erepecur e do Lago Jarauac, cuja nica via de acesso os rios e lagos da regio, que apresentam diferentes formas de navegao no inverno e no vero. O rio sendo a principal referncia das comunidades, estas se autodenominam de ribeirinhas, mantendo entre si uma relao comunitria e de respeito. A interveno fundiria realizada pelo INCRA estreitou ainda mais as relaes destas 04 comunidades ribeirinhas, principalmente atravs da criao da ACOPAT, associao comunitria do assentamento, que trouxe expectativas paras as famlias, inclusive de um projeto de construo de estradas que facilitaria o transporte da produo e o acesso as comunidades, o que traria uma nova dinmica para as comunidades. O Projeto de assentamento TRAJAP, surgiu de uma mobilizao dos ribeirinhos frente a uma situao de conflito entre reas de remanescentes de quilombos e reas

82

ribeirinhas, o que levou a interveno do INCRA, atravs da Superintendncia Regional de Santarm. Esse conflito era pelo fato de serem demarcadas todas as reas onde esto inseridas as comunidades ribeirinhas como rea remanescente de quilombo com titulao coletiva, haja vista os remanescentes de quilombos, terem garantido na constituio de 1988, a demarcao de suas reas. Para os ribeirinhos, destas comunidades era consenso a titulao individual e no a coletiva e queriam garantir que suas reas fossem demarcadas individuais, fora das reas quilombolas. Assim, o INCRA reconhecendo a situao de conflito, criou o assentamento PA TRAJAP, demarcando lotes das famlias cadastradas, no entanto no foram feitos estudos e levantamentos sobre a realidade das famlias, sobre a organizao das comunidades, demanda produtiva, situao econmica, vulnerabilidade, questo ambiental, mesmo assim foram aplicados crditos iniciais de fomento e habitao, que se transformaram em verdadeiros extravios de dinheiro pblico, mal aplicados no beneficiando as famlias assentadas. Percebeu-se que a falta de planejamento e organizao das aes no assentamento estudado no levam em considerao a diversidade scio-cultural local, uma vez que os ribeirinhos demandam projetos que potencializem suas formas de produo, que valorize seus hbitos alimentares, suas formas de organizao, seus costumes. As ausncias dessas informaes ocasionam aes desastradas e assentamentos insustentveis. A sustentabilidade para essas comunidades manter seu modo de vida, garantindo a reproduo do seio familiar, atravs da valorizao da produo, sempre visando s geraes futuras. A sustentabilidade vista na forma como projetam suas casas, suas embarcaes, preservando em seus lotes a floresta, os lagos, os igaraps. O ribeirinho no produz para abastecer grandes mercados, pois no seu objetivo obter grandes lucros, mas to somente o suficiente para a sobrevivncia familiar. E isso precisa ser respeitado quando se planeja uma interveno nessas reas, necessrio considerar que a diversidade scio-cultural dessas comunidades, seja a base de qualquer modelo de regulamentao fundiria eficaz para promoo da qualidade de vida e de se fazer cumprir a funo social da terra. As modalidades de assentamentos so criadas, antes mesmo de serem conhecidas as reas onde sero implementadas, no se discute com as comunidades, as lideranas, no se esclarece como se fundamenta a poltica fundiria nas diferentes esferas governamentais, gerando dvidas, expectativas e frustraes para as comunidades. A lentido das aes, a falta de fiscalizao aliadas a burocracia dos rgos pblicos, provoca a ao de agentes capitalizados nas reas ribeirinhas, que acabam acumulando lotes e transformando-os em grandes fazendas, como tambm se aproveitando de recursos que deveriam ser utilizados com

83

os trabalhadores rurais. o caso das empresas de construo que obtm grandes lucros construindo casas nos assentamentos, com o crdito habitao, muitas delas de m qualidade e abandonadas sem terem sido concludas, causando grande insatisfao e descrdito nas comunidades. A partir da criao de um assentamento geram-se demandas relativas a infraestrutura, servios, assistncia tcnica, regularizao fundiria, aplicao de crditos que ocasionam transformaes scio-espacias, quando implementadas respeitando as diversidades locais e as demandas de beneficirios. Entretanto, no assentamento estudado no foi identificado tais transformaes, contudo algumas alteraes foram visveis como a demarcao de alguns lotes, o inicio da construo das casas oriundas do crdito habitao que ficaram inacabadas e a construo de uma casa de farinha que tambm se encontra deteriorando no assentamento. O PA TRAJAP, tem 14 anos de criao (1998-2012) e at hoje as comunidades continuam aguardando sua titulao e a estruturao do assentamento. As famlias no se identificam com o novo termo assentado, preferindo sua identificao ribeirinha, aceitando estranhamente a fuso dos termos, ribeirinhos assentados. Nas entrevistas, os assentados quando perguntados sobre as transformaes ocorridas aps a criao do assentamento TRAJAP, estes eram unnimes em afirmarem que no houve grandes mudanas, continuaram morando nas mesmas casas, cultivando os mesmos produtos e enfrentando as mesmas dificuldades, contudo, ficaram mais dependentes do INCRA e agora passaram a serem chamados de assentados. Muitos discordam do termo assentado, alegando que j possuem sua terra, o que precisam s regulariz-la, outros afirmam que podem ser chamados de assentados, pois passaram a ter seus prprios lotes aps a criao do assentamento e da associao. Desse modo, o que temos hoje no municpio de Oriximin, uma precria poltica de assentamentos rurais, onde se cadastram famlias, se criam os assentamentos e posteriormente so abandonados sem a efetivao de servios e melhorias da qualidade de vida e da situao fundiria das comunidades. At mesmo as secretarias municipais desconhecem a ao dos rgos fundirios alegando no serem informadas dos projetos nas comunidades. No existe uma sincronia nas aes das diversas esferas de governo na efetivao e planejamento de aes, se houvesse facilitaria a efetivao de polticas pblicas nas comunidades. At o prprio termo assentado, inadequado para as comunidades ribeirinhas que esto territorializadas h anos nas terras. No caso das populaes tradicionais da Amaznia, percebe-se que as grandes distncias, a precariedade no sistema de comunicao, transporte, sade, educao, a

84

descontinuidade das aes do Estado, a fraca articulao entre as comunidades e entre as comunidades e o governo so fatores imprescindveis para que os assentamentos no se consolidem na regio, aliada a distncia entre os centros de decises e a falta de construo de dilogos entre os diretamente envolvidos no processo. Desse modo, so criados assentamentos que s existem no papel, sem nenhuma organizao e planejamento, na relao de beneficirios (RB) constam nomes de pessoas que nunca moraram nas reas e que muitas vezes foram beneficiados com crditos. Assim, no h como considerar a diversidade sciocultural, das comunidades j que os assentamentos so criados s pressas, para tentar solucionar uma situao de conflito, sendo que aps serem criados muitos so interditados e abandonados pelos INCRA. Portanto, a luta pela regularizao das terras das comunidades ribeirinhas, continua sendo um desafio para os rgos fundirios e uma esperana para os ribeirinhos, principalmente no assentamento estudado, faz-se necessrio um resgate da confiana entre os assentados e os rgos fundirios estreitando os dilogos e as aes a partir da realidade local, sendo que no se pode generalizar a Amaznia e nem as polticas para esta, j que como afirma Gonalves (2010), no existe uma s Amaznia, mais vrias que precisam ser explicadas e consideradas no processo de reconhecimento territorial e no desenvolvimento econmico do Pas.

85

REFERENCIAS
ALENTEJANO, P. R. R.A poltica de assentamentos rurais do governo FHC e os desafios da reforma agrria no Brasil do sculo XX. AGRRIA, n 1, pp. 2-15, 2004. ALMEIDA. A. Terras Tradicionalmente Ocupadas: Processos de Territorializao, Movimentos Sociais e Uso Comum. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais. Vol.6 N.01. ANPUR, maio de 2004 pp. 9-32. ARRUDA, R. In: Populaes Tradicionais e a proteo de recursos naturais em unidades de conservao. Ambiente & Sociedade - Ano II N. 5 - 2o Semestre de 1999. ARENZ. K. H. Filhos e filhas do beirado: a formao scio-histrica dos ribeirinhos da Amaznia. 1. ed. Santarm (PA): Tiago, 2000. _______________________So e Salvo: a pajelana da populao ribeirinha do Baixo Amazonas como desafio para a evangelizao. (Tese de Doutorado)1. ed. Quito (Equador): Abya-Yala, 2003 . BENATTI. J. H. Questo fundiria e sucesso da terra na fronteira Oeste da Amaznia. Novos cadernos NAEA v. 11, n. 2, p. 85-122, dez. 2008, ISSN 1516-6481. BERGAMASCO, S. M.; NORDER, L. A. C. O que so assentamentos rurais.- So Paulo: Brasiliense, 1996. (Coleo Primeiros Passos, 301) BOMBARDI, L. M. O bairrro reforma Agrria e o processo de territorializao camponesa . So Paulo: Annablume, 2004. BRASIL - PRESIDNCIA DA REPBLICA. Estatuto da terra. Braslia, 1964. BRASIL - PRESIDNCIA DA REPBLICA. I Plano Nacional de Reforma Agrria. Braslia, 1985. BRASIL. MDA Ministrio do Desenvolvimento Agrrio . II Plano Nacional de Reforma Agrria Paz, Produo e Qualidade de vida no meio rural. Edio Especial para o Frum Social Mundial, 2005. CARVALHEIRO. C. O. et al. Trilhas da regularizao fundiria para comunidades nas florestas amaznicas. Como decidir qual a melhor soluo para regularizar sua terra? Brasil e Par. Belm, 2010. CASTRO, E. Territrio, biodiversidade e saberes de populaes tradicionais. In: CASTRO. E & PINTON, F. Faces do trpico mido:conceitos e questes sobre desenvolvimento e meio ambiente.Belm: Cejup: UFPA-NAEA, 1997. FERNANDES, B. M. Questo Agrria, Pesquisa e MST. So Paulo: Ed. Cortez, 2001(Coleo Questes de Nossa poca v. 92.). GONALVES, C. W. P. Amaznia, Amaznias. 3 ed. So Paulo: Contexto, 2010.

86

HAESBAERT, R. Da Desterritorializao a Mutiterritorialidade. Anais do X Encontro de Gegrafos da Amrica Latina 20 a 26 de maro de 2005 Universidade de So Paulo. HBETTE. J. A questo Agrria. In: Estudos e problemas amaznicos: Histria social e econmica e temas especiais. Belm: IDESP, 1989. MARTINS, J. S. Os camponeses e a poltica no Brasil. 3. Ed. So Paulo: Vozes, 1986. MEDEIROS, L. S.; LEITE, S. (Orgs.). A formao dos assentamentos rurais no Brasil. Processos sociais e polticas pblicas. Porto Alegre/ Rio de Janeiro: Editora da UFRS/ CPDA- UFRRJ, 1999. NAASE. M. K. Recursos naturais, espao social e estratgias de vida em assentamentos da reforma agrria na Amaznia brasileira (Sudeste Paraense).Boletim Museu Paraense Emlio Goeldi. Cincias. Humanas, Belm, v. 5, n. 1, p. 79-102, jan.- abr. 2010. NEVES. D. P. Assentamento Rural: Reforma Agrria em migalhas. Niteri: Eduff, 1997. OLIVEIRA, A. U. A geografia Agrria e as transformaes territoriais recentes no campo Brasileiro . In: Carlos, Ana Fani A.(Orgs), Novos caminhos da Geografia. So Paulo: Contexto, 2002. _______________________ Modo capitalista de produo, agricultura e reforma agrria. So Paulo. Labur Edies. 2007. RAFFESTIN, C. Por uma Geografia do Poder. So Paulo: tica, 1993. RIBEIRO, D. O povo brasileiro. A formao e o sentido do Brasil. 2 ed., So Paulo: Cia. das Letras. 1997. ROCHA, F. H. Anlise e Mapeamento da implantao de Assentamentos Rurais e Luta pela Terra no Brasil entre 1985-2008 . Monografia UNESP, 2009. SANTOS. R. O. C. Estudo das polticas de obteno dos assentamentos de reforma agrria no Brasil entre 1985 e 2009. Monografia UNESP, 2010. SILVA, J. C. O Rio, A Comunidade e o Viver. Tese de Doutorado. Departamento de Geografia. Universidade de So Paulo. So Paulo: USP, 2000. SILVA. M. O. Saindo da invisibilidade A poltica nacional de povos e comunidades tradicionais. Braslia-DF Incluso Social, Braslia, v. 2, n. 2, p. 7-9, abr./set. 2007 SOUZA. P. F. As minas de Bauxita e a reestruturao do mdio-baixo amazonas-PA. In: VI encontro Nacional da ANPEGE, 2005, Fortaleza-CE (Anais) STEDILE, J. P. (Org.). A questo Agrria no Brasil: O debate tradicional -1500-1960. So Paulo: Expresso Popular, 2005. UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARAN. Normas tcnicas: elaborao e apresentao de trabalho acadmico-cientfico. 2 ed. Curitiba:UTP, 2006.

87

VEIGA, J. E. O que reforma agrria. Coleo Primeira Passos. Ed. Brasiliense, 6a Ed. 1985. WANDERLEY, L. J. M. Territrio Invadido: As lutas e os conflitos nas terras dos negros do Trombetas-PA. Monografia (Graduao) UFRJ, 2006. Disponvel em: www3.ufpa.br/.../docs/estrut/Arq%2039-Territorio%20 invalido.pdf. Acesso em: 21/05/2011. ____________ Conflitos e impactos ambientais na explorao dos recursos minerais na Amaznia. GeoPuc ( Rio de Janeiro), v. 3, p. x-x, 2009.

SITES CONSULTADOS: www.ibge.com.br www.incra.gov.br www.mda.gov.br

88

APENDICES

89

APENDICE A - ROTEIRO DE ENTREVISTA ASSENTADOS

Nome do Entrevistado:________________________________________Idade:_______ Comunidade em que reside:________________________________________________ 1. Quantas pessoas moram na propriedade? 2. H quanto tempo reside na comunidade? 3. Como adquiriu o terreno? Possui ttulo da terra? 4. Qual a principal fonte de renda da famlia? 5. Participa de alguma associao rural? Se sim, qual? H quanto tempo? 6. Quais atividades produtivas so cultivadas pela famlia e como realizada a comercializao? 7. Quando e como foi realizado o cadastro no assentamento TRAJAP? 8. Considera-se um assentado de Reforma Agrria? 9. J teve acesso a crditos de Reforma Agrria? Se sim, quais? 10. O que modificou na propriedade, aps a criao do assentamento? 11. Qual o maior problema enfrentado no assentamento? 12. Quais aes ou servios os assentados tiveram acesso, com a criao do assentamento? 13. Como a atuao do INCRA no Assentamento? E da Emater? 14. Como feita a Assistncia tcnica pela Emater na sua comunidade? Participou de algum curso ou treinamento realizado pelos tcnicos da Emater? Se sim, Qual (is)? 15. Como o abastecimento de gua, no vero e no inverno na sua propriedade? 16. Quais os servios e a infraestrutura que a sua comunidade dispe? Na sade, educao, lazer, energia, abastecimento de gua. 17. O que seria na sua opinio um assentamento sustentvel? 18. Qual sua a expectativa com relao ao desenvolvimento do assentamento TRAJAP ? 19. Porque optou pelo assentamento na modalidade individual? 20. O que est faltando na sua opinio para que o PA TRAJAP, se desenvolva?

90

APENDICE B -ROTEIRO DE ENTREVISTA EMATER - Escritrio de Oriximin-PA

Nome do Tcnico:_________________________Funo:__________________________

1. Quando iniciou o convnio da EMATER com o assentamento TRAJAP? E qual a finalidade? 2. Qual a infraestrutura do Escritrio Local de Oriximin, e quantos funcionrios tcnicos possui atualmente? 2. Quais atividades foram e esto sendo desenvolvidas nas comunidades do assentamento TRAJAP? 3. Nas orientaes tcnicas para melhoria da produo, h resistncia por parte das famlias? 4. Quais as transformaes percebidas no assentamento, com os trabalhos dos tcnicos da EMATER? 5. Como realizada a assistncia tcnica nas comunidades do PA TRAJAP? 6. Qual a importncia da assistncia tcnica para o desenvolvimento do assentamento TRAJAP? 7. Quais os Problemas enfrentados pelo escritrio local para o desenvolvimento das atividades no PA TRAJAP? 8. O que est faltando em sua opinio para que o PA TRAJAP, seja um assentamento consolidado? 9. Quais as principais caractersticas das comunidades ribeirinhas do TRAJAP? E quais as divergncias percebidas? 10. O que seria um assentamento sustentvel, para essas comunidades?

91

APENDICE C - ROTEIRO DE ENTREVISTA Presidente do Assentamento TRAJAP.

Nome:______________________________________________________ Perodo no Cargo:____________________________________________ 1. Quando foi fundada a associao e qual a forma de atuao da mesma? 2. Quantos associados possui? 3. Como se processa a interveno da associao nos problemas relacionados ao assentamento TRAJAP? 4. Qual a maior dificuldade da associao com relao ao desenvolvimento produtivo dos assentados? 5. Como a relao da associao com o poder pblico municipal? E com a EMATER? E o INCRA? 6. Quais as transformaes percebidas nas comunidades, aps a implantao do assentamento TRAJAP? 7. Como foram construdos os dilogos na fase de implantao/consolidao do assentamento? 8. Quais os crditos de Reforma Agrria que a associao tem ou j teve acesso? Como foram utilizados? 9. A Associao desenvolve alguma ao ou projeto que viabilize renda ou melhoria das condies de vida dos Assentados? Qual ou quais? 10. Como era o modo de vida e a comunidade antes da criao do assentamento? 11. Como a relao dos assentados com as comunidades vizinhas? 12. Como o abastecimento de gua e luz no assentamento? 13. Como feito o transporte e comercializao dos produtos produzidos pelos assentados? 14. Quais os produtos produzidos pelas famlias assentadas? 15. Como a infraestrutura e servios relacionados a sade e educao nas comunidades do assentamento TRAJAP? 16. Algumas famlias j tiveram seus lotes demarcados? Quantas? Qual o tamanho mdio dos lotes? 17. Teve famlias que j venderam ou abandonaram os lotes? Quantas? Se sim, por que na sua opinio isso aconteceu? 18. O que na sua opinio est faltando no PA TRAJAP, para sua estruturao?

92

APENDICE D - ROTEIRO DE ENTREVISTA Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Nome:_____________________________Cargo que ocupa na entidade:____________

1. Quando se deu a fundao do STTRO e qual a sua finalidade? 2. Quantos associados o Sindicato possui? Como a relao da diretoria sindical com os scios e a organizao das comunidades? 3. Quais as parcerias que o STTO possui? 4. Quantas e quais as associaes territoriais so vinculadas ao STTRO? 5. Qual a atuao do sindicato na questo da luta pela regularizao das terras das comunidades ribeirinhas do trombetas? 6. Como so criados os projetos de assentamentos rurais nas comunidades do Trombetas? 7. Quais os maiores problemas enfrentados pelas comunidades ribeirinhas? 8. Qual a expectativa dos ribeirinhos com a criao dos assentamentos em suas comunidades? 9. Quais as transformaes ocasionadas nas comunidades com a criao dos projetos de assentamentos? 10. Como a atuao do INCRA nos assentamentos existentes do Municpio? E da EMATER? 11. Quantos Projetos de assentamentos possui no municpio, e se j existe algum assentamento consolidado? 12. As modalidades de assentamentos existentes no municpio vo de encontro a realidade das comunidades locais? 13. As comunidades ribeirinhas se auto-identificam com o termo Assentado? Por qu? 14. consenso entre as comunidades ribeirinhas a titulao coletiva das reas? individuais? Por que? 15. Na viso do sindicato o que seria um Assentamento sustentvel? E as

93

APENDICE E -ROTEIRO DE ENTREVISTA Secretrio Municipal de Obras Terras e Servios.

Nome do Secretrio:

Funo:

1. H quanto tempo est a frente da secretaria de terras do municpio? 2. Quais as atividades desenvolvidas pela secretaria e a forma de atuao? 3. Qual o tamanho da rea que se encontra sob gesto municipal? 4. Quais os problemas fundirios enfrentados pela secretaria nas comunidades ribeirinhas? 5. Tem conhecimento dos assentamentos rurais implantados no municpio? Como a atuao da secretaria nestes? 6. Quais as atividades desenvolvidas pela secretaria nas comunidades do PA TRAJAP ? 7. Como a secretaria v a atuao do INCRA nos assentamento de Oriximin? 8. Quais as parcerias que a secretaria possui, para ajudar na gesto das reas existentes no municpio?

94

APENDICE F -ROTEIRO DE ENTREVISTA Secretrio Municipal de Agricultura e Abastecimento

Nome do Secretrio:

Funo:

1. H quanto tempo est a frente da secretria de Agricultura do municpio? 2. Quais as atividades desenvolvidas pela secretaria e a forma de atuao? 3. Tem conhecimento dos assentamentos rurais implantados no municpio? Como a atuao da secretaria nestes? 4. Quais os problemas enfrentados pela secretaria para atuar nas comunidades ribeirinhas? 5. Quais as atividades desenvolvidas pela secretaria nas comunidades do PA TRAJAP ? 6. Como a secretaria v a atuao do INCRA nos assentamentos de Oriximin? 7. Quais as parcerias que a secretaria possui, para ajudar a melhorar a produo das comunidades de Oriximin? 8. Na viso da secretaria o que seria uma produo sustentvel, nas comunidades rurais do municpio?

95

G Termo de participao na Pesquisa.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR/ UFPA FACULDADE DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA Termo de Consentimento de Participao em Pesquisa Acadmica. Estou ciente sobre a pesquisa POPULAO RIBEIRINHA OU ASSENTADA? O CASO DAS COMUNIDADES DO PROJETO DE ASSENTAMENTO TRAJAP NO MUNICPIO DE ORIXIMIN - PAR, desenvolvida pela acadmica Silvia da Silva Corra, do curso de Geografia da Universidade Federal do Par UFPA que tem como objetivo: Analisar como so implantados os Projetos de assentamentos rurais em comunidades tradicionais ribeirinhas no Municpio de Oriximin - Par. Estou plenamente esclarecido de que: 1. Ao responder as questes que esto contidas no instrumento da pesquisa (entrevista) estarei participando da coleta de dados, bem como a coeso de documentos correspondentes a temtica e a necessidade da pesquisadora. 2. As informaes fornecidas por mim tero finalidades acadmicas, e podero ser publicadas, assim seja a vontade da acadmica, assumindo a mesma inteira responsabilidade sobre as informaes. 3. Por ser uma participao voluntria e sem interesse financeiro, no terei direito a nenhuma remunerao. A participao na pesquisa no incorrer em riscos ou prejuzos de qualquer natureza, podendo em caso de necessidade, da acadmica, citar o meu nome na elaborao e divulgao de sua pesquisa. 4. Poderei ser solicitado para mais informaes durante todas as fases da pesquisa, inclusive aps a publicao da mesma. Ao assinar este documento estou aceitando participar da pesquisa. Nome Sr. (a): ___________________________________________________________ Empresa/ Associao/ Sindicato: ____________________________________________ Idade: ____________ Sexo: ( ) F ( ) M Natural de: ___________________________ Endereo: _____________________________________________________________ Telefone para contato/ e-mail: _____________________________________________ RG/ outro documento de identificao:_______________________________________ Oriximin (PA) ______ de ____________ de 2012. Assinatura: ____________________________________________________________

You might also like