You are on page 1of 18

Roteiro Preveno e Combate a Incndio ESS 2011 4 BPM/I [1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES] Programao Acesse o material didtico:

o: - Aulas para visualizao na Internet: - Defesa Civil | Preveno e Combate a Incndio Apostila ESS DOWNLOAD no utilizada como depsitos de materiais. Quando, apesar da preveno, ocorre um princpio de incndio, importante que ele seja combatido de forma eficiente e seguro para que sejam minimizadas suas consequncias. A fim de que esse combate seja eficaz, deve-se ainda: Conhecer os agentes extintores; Saber utilizar os equipamentos de combate a incndio; Saber avaliar o quadro: Incndio ou Princpio de Incndio; Conhecer a melhor atitude a ser tomada. TEORIA DO FOGO (A QUMICA DO FOGO) Aulas 3 e 4: Fogo: incndio definio; elementos essenciais do fogo; tetraedro do fogo; formas de propagao. Lavoisier, um cientista francs, afirmou e demonstrou que o fogo resultado de uma reao Qumica entre o combustvel e o oxignio. A essa reao qumica deu o nome de COMBUSTO. PREVENO E COMBATE A INCNDIOS A fim de primar pela segurana, a proteo geral contra fogo divide-se em duas partes: a) A Preveno de Incndios; b) O Combate Eficaz. A Preveno o ato de evitar que ocorra o incndio e o sucesso se d quando a organizao e a educao em todos os setores de atividades atuam em conjunto. O conhecimento das noes bsicas de preveno, praticadas por todos, o nico caminho para evitar acidentes como, por exemplo: Obedincia aos avisos colocados nos locais de perigo; Uso dos locais prprios para as pontas de cigarros e s estopas sujas de leo; Extenses eltricas em condies livres de emendas, de improvisaes, sem isolao e com pinos prprios; Guarda de lquidos inflamveis em recipientes adequados, e quando vazios armazenados em locais estratgicos para evitar o derramamento de sobras em locais imprprios; Ordem e limpeza nos locais de trabalho; Escadas, corredores e sadas de emergncia Estudo da combusto: Combusto ativa: desenvolvidas em ambientes ricos em oxignios. Intensa produo de chamas e calor. Combustes lentas: quando desenvolvidas em ambientes pobres em oxignio. No ocorre chama. Facilmente combustveis: como madeira com menos de 2 mm de espessura, palhas, papeis, etc., queima com grande velocidade Normalmente combustveis: madeira com mais de 2 mm de espessuras e o carvo, que continua a queimar sozinho, queima em velocidade normal. Dificilmente combustvel: como l pura, filmes cinematogrficos de segurana, materiais tratados com retardantes ao fogo. Mas o que reao qumica? Em linguagem bem simples: quando duas substncias diferentes so misturadas e dessa mistura surgem outras substncias totalmente diferentes, a temos a reao qumica. FOGO: uma reao qumica denominada combusto, onde ocorre a decomposio de uma substncia slida, lquida ou gasosa, em presena de

MATRIA 17: POLICIA OSTENSIVA UD 02: DEFESA CIVIL, PREVENO E COMBATE A INCNDIO.

Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011]

treinamento@gliceugrossi.net

Roteiro Preveno e Combate a Incndio ESS 2011 4 BPM/I [1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES] um gs comburente (oxignio), liberando energia em forma de luz e calor. O TETRAEDRO DO FOGO O GS INFLAMVEL: que se encontrar suspenso no ar, em finssimas gotculas, na forma de nvoa, tambm est sujeito a entrar em combusto ao simples contato com uma fagulha e tambm de maneira explosiva.

A reao qumica COMBUSTO representada por um TETRAEDRO. Cada lado do tetraedro representa um elemento indispensvel para que haja a combusto: COMBUSTVEL; COMBURENTE; O CALOR; A REAO EM CADEIA.

OXIGNIO O Oxignio o gs COMBURENTE que d vida chama. Com maior quantidade de oxignio a combusto tambm ser maior, isto , mais intensa, havendo o consumo mais rpido do combustvel e mais quente ser a chama. Para nosso estudo consideraremos apenas a seguinte composio do ar, em nmeros redondos: Nitrognio Oxignio Outros Gases Total 78% 21% 1% 100%

Mas lembre-se que o tetraedro apenas uma figura didtica que usada para facilitar a compreenso do fenmeno. O importante no se esquecer de que o fogo resultado de uma REACO QUMICA entre combustvel e o oxignio, com a participao do calor.

COMBUSTVEL O COMBUSTVEL SLIDO: queima em sua superfcie e em sua profundidade, ou seja, a queima acontece por fora e por dentro do material. Quando todo o combustvel for consumido, restaro resduos (cinzas).

OBS: Estudos demonstram que o Nitrognio no participa da combusto e que o oxignio o gs que reage quimicamente com o gs emanado do combustvel. CALOR O calor responsvel pela produo de vapores inflamveis nos corpos combustveis. A temperatura que vai provocar a produo dos vapores inflamveis varia de um combustvel para outro.

O COMBUSTVEL LQUIDO: a combusto s acontece na superfcie. Assim se colocarmos fogo num copo contendo lcool ou outro lquido combustvel qualquer, o fogo ir consumindo o lquido, de cima para baixo, at que o combustvel se acabe. Dentro do copo no sobrar nenhum resduo.

Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011]

treinamento@gliceugrossi.net

Roteiro Preveno e Combate a Incndio ESS 2011 4 BPM/I [1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES] Maneiras com a qual se adquire o calor: - Atrito; - Reao qumica; - Energia eltrica; - Radioatividade. O calor o componente que serve para dar incio ao fogo; que mantm e que incentiva a propagao. Os combustveis em geral, precisam ser transformados em gases para queimar, e a quantidade de calor necessrio para vaporiza-los varia de um corpo para corpo. Assim, a gasolina vaporiza a temperatura bem baixa, enquanto que a madeira, o carvo, etc..., exigem mais calor, e assim sucessivamente. Variando o calor, podemos vaporizar quase todos os combustveis. Por outro lado, a temperatura de vaporizao do combustvel no suficiente para queima-lo, pois, para isto, precisamos aps a vaporizao, continuar a aquec-los at determinada temperatura varivel para cada corpo. REAO EM CADEIA O fenmeno qumico do fogo uma reao que se processa em cadeia. Aps a partida inicial mantida pelo calor produzido durante o processamento da reao. Assim na combusto do Carbono (C) para a formao de Dixido de Carbono (CO2), temos a seguinte reao: A cadeia de reao formada durante o fogo propicia a formao de produtos intermedirios instveis, principalmente radicais livres, prontos para combinarem com outros elementos, dando origem a novos radicais, ou finalmente a corpos estveis. Consequentemente nas reas de fogo, sempre temos radicais livres, a quem cabe a responsabilidade de transferncia de energia qumica em calorfica, decompondo as molculas ainda intactas e, desta maneira, provocando a propagao do fogo, numa verdadeira reao. Conhecido o "TETRAEDRO DO FOGO", conclumos que so 4 (quatro) as condies para que haja fogo. Portanto, basta retirar um dos lados do tetraedro do fogo e ele se extinguir. O calor do sol transmitido por esse processo. So radiaes de calor as que as pessoas sentem quando se aproximam de um forno quente. Ondas calorficas que se transmitem atravs do espao. CONDUO A propagao do calor feita de molcula para molcula do corpo, por movimento vibratrio. Portanto so 04 (quatro) os mtodos de extino de incndios. Outro conhecimento, indiscutivelmente importante para fazer preveno ou combate a incndios, conhecer as formas de TRANSMISSO DE CALOR. IRRADIAO a transmisso de calor por meio de ondas. Todo corpo quente emite radiaes que vo atingir os corpos frios.

A taxa de conduo do calor vai depender basicamente da condutividade trmica do material, bem como de sua superfcie e espessura. importante destacar a necessidade da existncia de um meio fsico.

Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011]

treinamento@gliceugrossi.net

Roteiro Preveno e Combate a Incndio ESS 2011 4 BPM/I [1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES] CONVECO uma forma caracterstica dos fludos. Pelo aquecimento, as molculas expandem-se e tendem a elevar-se, criando correntes ascendentes a essas molculas e corrente descendente s molculas mais frias. Caractersticas Principais: Deixam resduos quando queimados. Mtodo de extino adequado: Resfriamento. CLASSE B LQUIDOS INFLAMVEIS:

Caractersticas Principais: Queimam em superfcie, nunca em profundidade e no deixam resduos quando queimados. Mtodo de extino adequado: Abafamento Obs: tambm os gases inflamveis esto includos nesta classe, mas s se deve apag-los se for possvel cortar o fornecimento de combustvel. (Ex: Botijo de gs.) CLASSE C MATERIAIS ENERGIZADOS:

um fenmeno bastante comum em edifcios, pois atravs de aberturas, como janelas, poos de elevadores, vos de escadas, podem ser atingidos andares superiores. Este fenmeno pode ocorrer tanto no plano vertical como no plano horizontal. o processo de transmisso de calor, que se faz atravs da circulao de um meio transmissor, gs ou lquido. o caso da transmisso do calor, atravs da massa de ar ou gases quentes, que se deslocam do local do fogo, podendo provocar incndios em locais distantes do mesmo. A proteo contra incndios, decorrentes de calor transmitido por conveco feita de forma a no deixar acumular ar ou gases quentes em locais que possuam combustveis, principalmente os de baixos pontos de ignio.

Caractersticas Principais: So equipamentos eltricos quando energizados. O risco maior est na presena da corrente eltrica: motor eltrico, transformador. Mtodo de extino adequado: Desligar a energia eltrica e trat-los como classe A e B, Resfriamento ou Abafamento. CLASSE D METAIS PIROFRICOS:

Aulas 5 e 6: Classes de incndio; pontos de temperatura; tipos de combustveis, caractersticas gerais do GLP.

CLASSES DE INCNDIO CLASSE A SLIDOS: Caractersticas Principais: So os Metais pirofricos: Alumnio em p Magnsio, Selnio, Antimnio, Ltio, Cdmio, Potssio, Zinco, Titnio, Sdio e Zircnio. Mtodo de extino adequado: Abafamento ou Extino Qumica. Obs: a classificao acima e tambm adotada pela TSIB - Taxa de Seguro Incndios do Brasil - circular N Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011] treinamento@gliceugrossi.net

Roteiro Preveno e Combate a Incndio ESS 2011 4 BPM/I [1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES] 19188. CLASSE E RADIOATIVOS: inflamveis e esses vapores esto to aquecidos que, ao simples contato com o oxignio do ar entram em combusto, sem necessidade da chama inicial. (Ex: fsforo branco).

Caractersticas Principais: Substncias radioativas: Urnio, csio, cobalto, rdio, etc... Mtodo de extino adequado: Extino qumica PQS especial. OBS: Os bombeiros devem estar munidos de Equipamentos de Proteo Individuais especiais para radioatividade. PONTOS DE TEMPERATURA PONTO DE FULGOR No Ponto de Fulgor o combustvel j est produzindo vapores inflamveis, mas a quantidade ainda insuficiente para sustentar a combusto. Ao aproximarmos uma chama junto ao combustvel ele queima-se momentaneamente e, logo a seguir, a chama do combustvel se apaga, por falta do vapor inflamvel. caracterizado por sua grande aplicabilidade como combustvel, graas facilidade de armazenamento e transporte a partir do seu engarrafamento em vasilhames (botijes, cilindros ou tanques). Por ser um produto inodoro, adicionado um composto a base de enxofre para caracterizar seu cheiro. Dessa forma, possvel detectar eventuais vazamentos. o mais leve dos derivados do petrleo, formado por uma mistura de gases propano e butano, gerando uma combusto sem resduos txicos. uma fonte limpa de energia, no corrosivo e nem poluente. Tambm no txico, mas se inalado em grande quantidade tem efeito anestsico. Apesar de, no Brasil, ser usado em sua grande maioria para fins residenciais de coco, uma parcela da produo de GLP utilizada pela indstria, por exemplo, de vidros, cermica, agrcola e alimentcia. Gs liquefeito de petrleo (GLP): Produto constitudo de hidrocarbonetos com trs ou quatro tomos de carbono (propano, butano), podendo apresentar-se misturados entre si. Sua produo est essencialmente ligada de petrleo. Gs Natural (GN): Hidrocarbonetos combustveis gasosos, essencialmente m etano, cuja produo pode ser associada ou no de petrleo. Na composio do GLP, a mistura ideal de 50% de propano + 50% de butano, mas ocorrem variaes treinamento@gliceugrossi.net GS LIQUEFEITO DE PETRLEO (GLP ou GPL) O gs liquefeito de petrleo (GLP) mais conhecido no Brasil como "gs de cozinha", por sua ampla utilizao em coco. Normalmente comercializado em botijes no estado lquido, torna-se gasoso presso atmosfrica e temperatura ambiente, na hora de sua utilizao em fogo.

PONTO DE COMBUSTO No Ponto de Combusto o combustvel est produzindo vapores inflamveis em quantidade suficiente para sustentar a combusto. Ao aproximarmos uma chama junto ao combustvel ele queima-se continuamente, mesmo que retiremos a chama inicial.

PONTO DE IGNIO Neste ponto o combustvel est produzindo vapores

Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011]

Roteiro Preveno e Combate a Incndio ESS 2011 4 BPM/I [1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES] nesta composio. Se tivermos uma proporo de propano maior do que a de butano, teremos um GLP rico, com mais presso e menos peso. Se ocorrer o inverso, teremos um GLP pobre, com mais peso e menos presso. Aplicaes: Butano Utilizado como propelente em aerossis e isqueiros. Propano Utilizado em vidreiras e indstrias metalrgicas. GLP Utilizado na avicultura, aquecimento de ambientes, chamuscadeira de tecidos, desidratao de alimentos, empilhadeiras, fabricao de massas alimentcias e biscoitos, preparao de gneros alimentcios, solda forte (lato, prata), secagem de papel, iluminao, hospitais e laboratrios, vulcanizao de borracha, etc. O GLP um dos muitos derivados do petrleo. Por ser o mais leve deles, o ltimo produto comercial resultante da cadeia de extrao. Antes dele so produzidos os leos combustveis, a gasolina, o querosene, o diesel, a nafta e, finalmente, o gs liquefeito de petrleo. Depois de produzido, o GLP mandado para as companhias de gs por caminhes e gasodutos. Nelas, o GLP engarrafado nas diversas embalagens, sendo a de 13 quilos a mais famosa, e segue para o consumo final. Para a indstria, o GLP vendido a granel. a relao entre massa e volume (conceito bsico). Portanto, a densidade do GLP 2,10 kg/m, ou seja, 1m de GLP pesa 2,2 kg (a 15 C e presso atmosfrica). Curiosidade: a densidade do ar 1,22 kg/m. Portanto, o GLP mais pesado do que o ar. Sempre que ocorrer um vazamento, dependendo de sua proporo, uma parte do produto ser dissipada na atmosfera e, quando as condies de ventilao existentes so insuficientes, a outra parte poder depositar-se em depresses ou locais mais baixos da instalao, principalmente em pores, ralos e manilhas de esgoto. Todo combustvel inflamvel e, portanto, potencialmente perigoso. Assim como a gasolina, o Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011] lcool ou o querosene, o gs de cozinha tambm pega fogo com facilidade ao entrar em contato com chamas, brasas ou fascas. Se houver um grande vazamento em um ambiente no ventilado, o gs, por ser mais pesado do que o ar se acumular a partir do piso. Assim, qualquer chama ou fasca provocar uma exploso no ambiente e consequentemente o incndio. Para garantir sua segurana, importante saber manusear corretamente os recipientes, seus equipamentos e seguir os procedimentos de segurana em caso de vazamento. O gs dentro do recipiente encontra-se no estado lquido e no de vapor. Do volume total do recipiente, 85% - no mximo - de gs em fase lquida, e 15% - no mnimo - em fase de vapor. Isso constitui um espao de segurana que evita uma presso elevada dentro do recipiente.

Aulas 7 e 8: Fases de um incndio, mtodos de combate. Fases de um Incndio Se o fogo ocorrer em rea ocupada por pessoas, h grandes chances de que o fogo seja descoberto no incio e a situao resolvida. Mas se ocorrer quando a edificao estiver deserta e fechada, o fogo continuar crescendo at ganhar grandes propores. Essa situao pode ser controlada com a aplicao dos procedimentos bsicos de ventilao. O incndio pode ser mais bem entendido se estudarmos seus trs estgios de desenvolvimento. 1. o incio do incndio: a combusto no reduziu o oxignio do ambiente significativamente, H em torno de 20% de oxignio, e o fogo est produzindo vapor de gua, dixido de carbono, monxido de carbono e outros gases.

treinamento@gliceugrossi.net

Roteiro Preveno e Combate a Incndio ESS 2011 4 BPM/I [1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES] superiores (nvel do teto) pode exceder 700 C. Flashover Na fase da queima livre, o fogo aquece gradualmente todos os combustveis do ambiente.

O fogo progride lentamente, uma vez que a maioria do calor que gera est sendo consumido para aquecer o ambiente, que tem a sua temperatura nesta fase em torno de 38C. Produz uma chama com temperatura acima de 537 C. Nesta fase, o Policial Militar no ser incomodado pelo calor do ambiente, porm, dependendo do combustvel que est queimando, pode existir fumaa e gases nocivos. 2. Queima Livre Durante esta fase, o ar, rico em oxignio, arrastado para dentro do ambiente pelo efeito da conveco, isto , o ar quente sobe e sai do ambiente. Quando determinados combustveis atingem seu ponto de ignio, simultaneamente, haver uma queima instantnea e concomitante desses produtos, o que poder provocar uma exploso ambiental, ficando toda a rea envolvida pelas chamas. Esse fenmeno conhecido como Flashover. 3. Queima Lenta Como nas fases anteriores, o fogo continua a consumir oxignio, at atingir um ponto onde o comburente insuficiente para sustentar a combusto.

Isto fora a entrada de ar fresco pelas aberturas nos pontos mais baixos do ambiente. Os gases aquecidos espalham-se preenchendo o ambiente e, de cima para baixo, foram o ar frio a permanecer junto ao solo; eventualmente, causam a ignio dos combustveis nos nveis mais altos do ambiente. Este ar aquecido uma das razes pelas quais os bombeiros devem se manter abaixados e usar o equipamento de proteo respiratria. Uma inspirao desse ar superaquecido pode queimar os pulmes. Neste momento, a temperatura nas regies Nesta fase, as chamas podem deixar de existir se no houver ar suficiente para mant-las (na faixa de 8% a 0% de oxignio). O fogo normalmente reduzido a brasas, o ambiente torna-se completamente ocupado por fumaa densa e os gases se expandem. Devido presso interna ser maior que a externa, os gases saem por todas as fendas em forma de lufadas, que podem ser observadas em todos os pontos do ambiente. treinamento@gliceugrossi.net

Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011]

Roteiro Preveno e Combate a Incndio ESS 2011 4 BPM/I [1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES] E esse calor intenso reduz os combustveis a seus componentes bsicos, liberando, assim, vapores combustveis. A combusto definida como oxidao, que uma reao qumica na qual o oxignio combina-se com outros elementos. O carbono um elemento naturalmente abundante, presente, entre outros materiais, na madeira. Quando a madeira queima, o carbono combina com o oxignio para formar dixido de carbono (CO2), ou monxido de carbono (CO). Quando o oxignio encontrado em quantidades menores, o carbono livre (C) liberado, o que pode ser notado na cor preta da fumaa. Na fase de queima lenta em um incndio, a combusto incompleta porque no h oxignio suficiente para sustentar o fogo. A ventilao adequada permite que a fumaa e os gases combustveis superaquecidos sejam retirados do ambiente. Ventilao inadequada suprir abundante e perigosamente o local com o elemento que faltava (oxignio), provocando uma exploso ambiental. As condies a seguir podem indicar uma situao de Backdraft: 1. Fumaa sob presso, num ambiente fechado; 2. Fumaa escura, tornando-se densa, mudando de cor (cinza e amarelada) e saindo do ambiente em forma de lufadas; 3. Calor excessivo (nota-se pela temperatura na porta); 4. Pequenas chamas ou inexistncia destas; 5. Resduos da fumaa impregnando o vidro das janelas; 6. Pouco rudo; e 7. Movimento de ar para o interior do ambiente quando alguma abertura feita (em alguns casos ouve-se o ar assoviando ao passar pelas frestas). COMBATE AO FOGO Compreende o emprego da tcnica e ttica corretas no momento que surgir o incndio. Tcnica: Uso do equipamento correto. Ttica: obter maior proveito do equipamento. Contudo, o calor da queima livre permanece, e as partculas de carbono no queimadas (bem como outros gases inflamveis, produtos da combusto) esto prontas para incendiar-se rapidamente assim que o oxignio for suficiente. Na presena de oxignio, esse ambiente explodir. A essa exploso chamamos Backdraft.

MTODOS DE EXTINO DO FOGO: O fogo se extinguir quando so retirados uns dos seus elementos. RESFRIAMENTO: Corte no fornecimento de calor Ex: sopro sobre uma vela. Obs: o mtodo de extino mais empregado. Consiste em roubar calor mais do que ele produzido na combusto, at que o combustvel fique abaixo do ponto de fulgor. ABAFAMENTO: Corte do fornecimento de O2:

Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011]

treinamento@gliceugrossi.net

Roteiro Preveno e Combate a Incndio ESS 2011 4 BPM/I [1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES] Ex: Tampar uma vasilha. Obs: um dos mtodos mais difceis: necessita de aparelhos e produtos especficos. RETIRADA DO MATERIAL: Corte do fornecimento do combustvel: Ex: corte do gs do fogo. OBS: o mtodo mais simples, exigido fora fsica, meios de fortuna, no precisando de aparelho especializado. EXTINO QUMICA: Os ps-qumicos utilizados na extino de incndios eram considerados como abafantes, devido ao CO2 gerado quando de sua modificao na presena do calor. Mas no era satisfatoriamente explicada esta ao de abafamento, porque as experincias indicam que os ps so mais eficientes que o prprio CO2. estatsticos. 3. Procedimentos bsicos de emergncia 3.1. Alerta: Identificada uma situao de emergncia, qualquer pessoa pode alertar, por meio de meios de comunicao disponveis, os ocupantes e os brigadistas. 3.2. Anlise da situao: Aps o alerta, a brigada deve analisar a situao, desde o incio at o final do sinistro. Havendo necessidade, acionar o Corpo de Bombeiros e apoio externo, e desencadear os procedimentos necessrios, que podem ser priorizados ou realizados simultaneamente, de acordo com o nmero de brigadistas e os recursos disponveis no local. 3.3. Primeiros socorros: Prestar primeiros socorros s possveis vtimas, mantendo ou restabelecendo suas funes vitais com SBV (Suporte Bsico da Vida) e RCP (Reanimao cardiopulmonar) at que se obtenha o socorro especializado. 3.4. Corte de energia: Cortar, quando possvel ou necessrio, a energia eltrica dos equipamentos, da rea ou geral. 3.5. Abandono de rea: Proceder ao abandono da rea parcial ou total, quando necessrio, conforme comunicao preestabelecida, removendo para local seguro, a uma distncia mnima de 100m do local do sinistro, permanecendo at a definio final. 3.6. Confinamento do sinistro: Evitar a propagao do sinistro e suas consequncias. 3.7. Isolamento da rea: Isolar fisicamente a rea sinistrada, de modo a garantir os trabalhos de emergncia e evitar que pessoas no autorizadas adentrem ao local. 3.8. Extino: Eliminar o sinistro, restabelecendo a normalidade. 3.9. Investigao: Levantar as possveis causas do sinistro e suas consequncias e emitir relatrio para discusso nas reunies extraordinrias, com o objetivo de propor medidas corretivas para evitar a repetio da ocorrncia.

Aula 9: Atribuies de um Brigadista 1. Aes de preveno: a) avaliao dos riscos existentes; b) inspeo geral dos equipamentos de combate a incndio; c) inspeo geral das rotas de fuga; d) elaborao de relatrio das irregularidades encontradas; e) encaminhamento do relatrio aos setores competentes; f) orientao populao fixa e flutuante; e g) exerccios simulados. 2. Aes de emergncia: a) identificao da situao; b) alarme / abandono de rea; c) acionamento do Corpo de Bombeiros e / ou ajuda externa; d) corte de energia; e) primeiros socorros; f) combate ao princpio de incndio; g) recepo e orientao ao Corpo de Bombeiros; h) preenchimento do formulrio de registro de trabalho dos bombeiros; e i) encaminhamento do formulrio ao Corpo de Bombeiros para atualizao de dados

Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011]

treinamento@gliceugrossi.net

Roteiro Preveno e Combate a Incndio ESS 2011 4 BPM/I [1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES] 3.10. Com a chegada do Corpo de Bombeiros, a brigada deve ficar a sua disposio. 3.11. Para a elaborao dos procedimentos bsicos de emergncia deve-se consultar o fluxograma constante no exemplo 4. 4. Controle do programa de brigada de incndio 4.1. Reunies ordinrias Devem ser realizadas reunies mensais com os membros da brigada, com registro em ata, onde so discutidos os seguintes assuntos: a) funes de cada membro da brigada dentro do plano; b) condies de uso dos equipamentos de combate a incndio; c) apresentao de problemas relacionados preveno de incndios encontrados nas inspees para que sejam feitas propostas corretivas; d) atualizao das tcnicas e tticas de combate a incndio; e) alteraes ou mudanas do efetivo da brigada; e f) outros assuntos de interesse. 4.2. Reunies extraordinrias Aps a ocorrncia de um sinistro ou quando identificada uma situao de risco iminente, fazer uma reunio extraordinria para discusso e providncias a serem tomadas. As decises tomadas so registradas em ata e enviadas s reas competentes para as providncias pertinentes. 4.3. Exerccios simulados Deve ser realizado, a cada 6 meses, no mnimo um exerccio simulado no estabelecimento ou local de trabalho com participao de toda a populao. Imediatamente aps o simulado, deve ser realizada uma reunio extraordinria para avaliao e correo das falhas ocorridas. 4.4. Deve ser elaborada ata na qual conste: a) horrio do evento; b) tempo gasto no abandono; c) tempo gasto no retorno; d) tempo gasto no atendimento de primeiros socorros; e) atuao da brigada; f) comportamento da populao; g) participao do Corpo de Bombeiros e tempo gasto para sua chegada; h) ajuda externa (PAM - Plano de Auxlio Mtuo); i) falhas de equipamentos; j) falhas operacionais; e l) demais problemas levantados na reunio. 4.5. Recomendaes gerais Em caso de simulado ou incndio adotar os seguintes procedimentos: a) manter a calma; b) caminhar em ordem sem atropelos; c) no correr e no empurrar; d) no gritar e no fazer algazarras; e) no ficar na frente de pessoas em pnico, se no puder acalm-las, evite-as. Se possvel avisar um brigadista; f) todos os empregados, independente do cargo que ocupar na empresa, devem seguir rigorosamente as instrues do brigadista; g) nunca voltar para apanhar objetos; Ao sair de um lugar, fechar as portas e janelas sem tranc-las; h) no se afastar dos outros e no parar nos andares; i) levar consigo os visitantes que estiverem em seu local de trabalho; j) sapatos de salto alto, devem ser retirados; l) no acender ou apagar luzes, principalmente se sentir cheiro de gs; m) deixar a rua e as entradas livres para a ao dos bombeiros e do pessoal de socorro mdico; n) ver como seguro, local pr-determinado pela brigada e aguardar novas instrues; Em locais com mais de um pavimento: o) nunca utilizar o elevador; p) no subir, procurar sempre descer; q) ao utilizar as escadas de emergncia, descer sempre utilizando o lado direito da escada; Em situaes extremas: r) nunca retirar as roupas, procurar molh-las a fim de proteger a pele da temperatura elevada (exceto em simulados); s) se houver necessidade de atravessar uma barreira de fogo, molhar todo o corpo, roupas, sapatos e cabelo. Proteger a respirao com um leno molhado junto boca e o nariz; manter-se sempre o mais prximo do cho; j que o local com menor concentrao de fumaa; t) sempre que precisar abrir uma porta, verificar se ela no est quente, e mesmo assim s abrir vagarosamente; u) se ficar preso em algum ambiente, procurar inundar o local com gua, sempre se mantendo

10

Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011]

treinamento@gliceugrossi.net

Roteiro Preveno e Combate a Incndio ESS 2011 4 BPM/I [1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES] molhado; v) no saltar mesmo que esteja com queimaduras ou intoxicaes. Procedimentos Bsicos 1. Como acessar ao local Abra as portas com cuidado, no se para em p ou defronte a uma porta, mantenha-se lateralmente a ela e abra agachado. Se houver fogo no compartimento, o calor e os produtos da combusto passaro por cima de voc. Utilize as portas que abrem em sua direo como um escudo, pois tal ao visa resguardar os profissionais dos fenmenos Backdraf e Flashover. secundarias. Comece as buscas, sempre que possvel, pela parede que acessa para o exterior (nunca perca contato com a parede de referncia), isso permitir que voc ventile o ambiente abrindo janelas, to logo seja possvel. Vasculhe todo o local, procure em todos os pequenos compartimentos, armrios e boxes de banho.

11

Mova todos os mveis, procurando atrs e sob eles por vezes pessoas morrem asfixiadas fechando-se em banheiros e abrindo torneiras e chuveiros, pensando estarem protegidas do fogo, esquecem-se dos efeitos da fumaa e calor. H situaes tambm em que o fogo provocado por brincadeiras de crianas, que ento escondem-se debaixo de camas ou dentro dos guarda-roupas, intimidadas pelo que fizeram, acabando asfixiadas pela fumaa. Uma ateno muito especial dever ser dispensada na explorao de locais como armrios, sob camas, geladeiras onde pessoas, principalmente crianas possam ter tentado proteo. Normalmente fechando-se portas pode-se conter o fogo temporariamente permitindo a busca em um compartimento.

Disponha sempre de uma linha (pode ser at mesmo um duto condutor de gua de uma residncia) de proteo para adentrar em compartimentos em chamas; e, No abra a porta aleatoriamente se houver sinais de backdraft como a sada de fumaa sob presso, pelas frestas de portas ou janelas, ou outros, visto que h risco de ocorrer uma exploso ambiental pela entrada sbita de ar.

2. Progresso no Ambiente No ande aleatoriamente, planeje sua busca, mova se em direo a luz, ventilao e rotas de fuga

Para localizar vitimas debaixo de camas utilize a perna ou uma ferramenta longa movendo-a suavemente

Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011]

treinamento@gliceugrossi.net

Roteiro Preveno e Combate a Incndio ESS 2011 4 BPM/I [1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES] para os lados. De vez em quando suspenda as buscas e procure ouvir pedidos de socorro, choro ou gemidos. 3. A fumaa e seus efeitos: Fumaa geralmente uma mistura de partculas slidas, gotculas de gua ou outro lquido e gases oriundos dos materiais envolvidos no fogo, na maioria das vezes txica, a quantidade de fumaa gerada do incndio depende do tamanho do incndio e o material da queima. O comportamento e o movimento dependem da temperatura. O fogo atingir o ar e a fumaa ao redor, uma vez que o ar quente menos denso que o ar fresco, ento a fumaa tende a subir rapidamente e com maior velocidade. Quando a fumaa e o ar resfriar, este efeito vai parar, e a fumaa tender a formar camadas. O movimento de fumaa ento ser mais afetado pela turbulncia do ar causado pelas aberturas feitas no compartimento, o deslocamento de pessoa s ou uso de esguichos do que a temperatura. Os gases encontrados na fumaa representam uma grave ameaa para a integridade fsica, tanto das possveis vtimas, como profissional que a socorrer, sendo que os seus efeitos podem variar dependendo do produto que estiver sendo oxidado. Dentre as leses, podemos citar a falta de ar (hipoxia), irritao do estmago pela ingesto de partculas slidas causando nuseas e vmitos, irritao pulmonar produzida pela inalao de gases irritantes, intoxicao, hiperventilao e exausto pelo calor e ataques cardacos, alm do comprometimento da viso, por partculas irritantes. Tal fato refora os procedimentos operacionais adotados em nossa Corporao no uso de proteo respiratria por ocasio de atendimento em ocorrncias de incndio, por mais inofensivos que paream ser. Mesmo se executando uma ventilao satisfatria, em hiptese alguma podemos descartar o uso de proteo respiratria. Em uma ocorrncia impraticvel uma anlise efetiva que possa identificar quais so os contaminantes que se encontram naquela atmosfera sinistrada, razo pela qual no utilizamos filtros, pois tal equipamento no nos oferece uma margem de segurana satisfatria, j o equipamento autnomo pode ter uma maior confiabilidade, visto que o ar recebido independe do ambiente que estejamos. Mesmo no podendo qualificar os gases que encontramos em um local de sinistro, podemos destacar alguns que pelas caractersticas gerais do mobilirio, equipamentos e tipos de revestimento, so comuns a quase todas as edificaes e, portanto, apresentam semelhana em locais atingidos pelo fogo, podendo apresentar variaes de acordo com os seguintes fatores: 1. 2. 3. 4. a natureza do combustvel; a concentrao de oxignio; a temperatura de evoluo dos gases; e a taxa de aquecimento.

12

Alguns tipos de gases e seus efeitos no organismo: Monxido de carbono Uma grande parte das mortes ocorridas em locais de incndio produzida pelo monxido de carbono (CO). Este gs incolor, inodoro e inspido est presente em cada incndio. A pouca quantidade de oxignio e a queima incompleta dos materiais inflamveis provocam a liberao de grande quantidade deste gs. Apesar de estar sujeita a muitas variaes, uma boa regra para identificar -se grandes concentraes de monxido de carbono observar a cor da fumaa produzida. Quanto mais escura a fumaa, maior o nvel de CO. Fumaa negra rica em partculas de carbono e monxido de carbono, devido combusto incompleta. O monxido de carbono no atua diretamente sob re o corpo humano, mas afeta diretamente a oxigenao do sangue. A hemoglobina presente no sangue combina facilmente com o oxignio, formando uma combinao qumica instvel chamada oxiemoglobina. Devido afinidade da hemoglobina com o monxido de carbono, ela se combina com esta substncia, 200 treinamento@gliceugrossi.net

Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011]

Roteiro Preveno e Combate a Incndio ESS 2011 4 BPM/I [1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES] vezes mais rpido do que com o oxignio. Assim, cada molcula de CO ir reagir com uma hemoglobina presente no sangue, formando um composto estvel, o qual chamado de carboxiemoglobina. Esta situao, a perdurar -se por determinado tempo, levar a uma eventual hipxia do crebro e dos tecidos, seguindo -se a morte, caso o processo no seja revertido. Como o monxido de carbono produzido em abundncia nos incndios em locais confinados, outra razo para uma rpida e eficiente ventilao destes espaos a sua inflamabilidade. Com um amplo limite de inflamabilidade que vai dos um dos mais perigosos e destrutivos gases com os quais um bombeiro pode deparar-se em um incndio. O monxido de carbono o maior agente proporcionador das condies da ocorrncia do fenmeno conhecido por Backdraft. Mesmo depois de restabelecida a visibilidade na rea confinada, onde tenha ocorrido um incndio, muitos produtos da combusto, embora invisveis e sem odor, esto presentes em concentraes perigosas. Alm do monxido de carbono, que sempre estar presente aps um processo de combusto. Muitos outros gases, tambm txicos, podero estar no ambiente confinado, dependendo dos tipos de materiais que se encontravam no local. Caso haja disponibilidade, um detector de gases de fundamental importncia para verificar as condies da atmosfera do recinto e detectar a presena de possveis gases que possam trazer resultados malficos para os bombeiros e vtimas. Uma ventilao bem realizada poder reduzir os nveis de monxido de carbono e outros gases txicos na atmosfera do local, minimizando os seus resultados nefastos. Tabela 1 - Efeitos do monxido de carbono sobre o corpo humano Fonte: AFFONSO, L. A. M. Ventilao forada por esguicho regulvel. So Paulo: CAES-CAO-II, 1996, p. 20.

13

Acrolena um poderoso irritante das vias respiratrias que produzido quando se queimam materiais base de polietileno e tambm quando materiais que contenham celulose, como a madeira e outros produtos naturais, queimam sem chama. Ele comumente utilizado na indstria farmacutica, de herbicidas e de gs lacrimogneo. Gs clordrico um gs irritante e incolor, proveniente da decomposio trmica de materiais que contenham cloro em sua constituio, como o caso do cloreto de polivinila (PVC). Em baixas concentraes, como 0,0075%, produz irritao profunda nos olhos e nas vias areas superiores. Na concentrao de 1,7%, durante 5 minutos, pode provocar incapacidade fsica. Gs carbnico ou dixido de carbono um gs incolor, inodoro e no inflamvel, produzido pela combusto do carbono quando h excesso de oxignio, como ocorre nas queimadas, incndios, queima de lenha, de petrleo etc. Se por um lado ele no irritante, por outro, asfixiante, pois exclui o oxignio do espao confinado. medida que aumenta a proporo do dixido de carbono no ambiente, uma pessoa que esteja exposta diretamente ao deste gs ter o seu sistema respiratrio estimulado e sua frequncia respiratria aumentada at que, em determinada concentrao, a frequncia respiratria diminuir e os movimentos respiratrios cessaro, levando a vtima morte. treinamento@gliceugrossi.net

Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011]

Roteiro Preveno e Combate a Incndio ESS 2011 4 BPM/I [1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES] Em ambientes de elevada carbnico, a vtima, exposta cansao prematuro e poder provocado por outros gases local. concentrao de gs sua ao, ter um sofrer um dano maior txicos existentes no Os vapores e a fumaa dos xidos de nitrognio tm uma cor marrom avermelhada ou cor de cobre. Fosgnio Trata-se de um gs incolor e altamente txico, com um odor desagradvel que se assemelha ao cheiro de feno mofado. Ele pode ser produzido quando gases refrigerantes, como o freon, entram em contato com o fogo. A sua ocorrncia pode ser esperada, normalmente, em incndios em frigorficos, bem como em sistemas de ar condicionado. O fosfognio um forte irritante do trato pulmonar e o seu efeito danoso pode ser evidenciado mesmo depois de vrias horas aps a exposio. Exploses: Detonao: rudo sbito provocado por uma exploso. A ponta da chama avana dentro do produto no reagido superior velocidade do som. Deflagrao: reao qumica de combusto na qual frente de reao, ou velocidade com que a ponta da chama avana dentro de um produto no reagido, aproxima-se da velocidade do som e provoca aumento de presso. BLEVE: formado pela sigla da expresso inglesa: boilling liquid expanding vapour explosion, que corresponde em exploso de vapores em expanso, a partir de um liquido em ebulio. Ocorre com a ruptura de um recipiente de estocagem de combustveis lquidos, como consequncia de fogo externo.

14

PORCENTAGEM NO AR SINTOMAS: 0,01% Nenhum sintoma. 0,02% Leve dor de cabea. 0,04% Dor de cabea, quando exposto de 1 a 2 horas 0,08% Dor de cabea depois de 45 minutos; nuseas; Inconscincia depois de 2 horas. 0,10% Inconscincia depois de 1 hora. 0,16% Dor de cabea, vertigem e nuseas depois de 20 minutos. 0,32% Dor de cabea, vertigem e nuseas entre 5 a 10 minutos; inconscincia depois de 30 minutos. 0,64% Dor de cabea e vertigem entre 1 a 2 minutos, inconscincia entre 10 a 15 minutos. 1,28% Inconscincia imediata e perigo de morte dentro de 1 a 3 minutos. Gs ciandrico Trata-se de um gs incolor com um odor caracterstico de amndoa. vinte vezes mais txico do que o monxido de carbono. um gs asfixiante e pode ser absorvido pela pele. O gs ciandrico (HCN) produzido pela combusto de produtos naturais, como a l, a seda e outros sintticos, como o nilon e a espuma de poliuretano, que contenham nitrognio em sua constituio. A vtima, ao inalar este gs, ter a respirao entrecortada, espasmos musculares e aumento da frequncia cardaca. Se inspirado em concentrao de 0,0135% em relao ao ar atmosfrico, poder causar a morte da vtima em 30 minutos; se a concentrao for de 0,027%, matar quase que imediatamente. xidos de nitrognio So gases altamente txicos, liberados durante a combusto de certos plsticos. Devido ao fato do xido ntrico (NO) converter-se em dixido de nitrognio (NO2) na presena de oxignio e pequena quantidade de gua, o dixido de nitrognio a substncia que mais preocupa os bombeiros. O dixido de nitrognio um gs irritante para as vias areas superiores e pode ter um efeito retardado.

Aulas 10 a 12: Extintores e hidrantes; tipos e caractersticas. APARELHOS EXTINTORES Agente Extintor todo material que aplicado ao fogo, interfere em sua reao qumica, provocando uma descontinuidade de um ou mais lados do tetraedro do fogo, alterando as condies para que haja fogo. Os agentes extintores podem ser encontrados nos estados lquidos, gasosos ou slidos. Existe uma variedade muito grande de Agentes Extintores. No treinamento@gliceugrossi.net

Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011]

Roteiro Preveno e Combate a Incndio ESS 2011 4 BPM/I [1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES] nosso estudo, citaremos apenas os mais comuns. So os que possivelmente teremos que utilizar em caso de incndios: - gua; - Espuma (qumica e mecnica); - Gs Carbnico (CO2); - P Qumico Seco; - Agentes Halogenados; - Agentes improvisados (areia, cobertor, tampa de vasilhame, etc). 1) CAPACIDADE: 10 a 75 litros; Os aparelhos extintores so vasilhames fabricados com dispositivo que possibilitam a aplicao do Agente Extintor sobre os focos de incndio. Normalmente os Aparelhos Extintores recebem o nome do Agente Extintor que neles contm. Os Aparelhos Extintores destinam-se ao combate imediato de pequenos volumes. So de grande utilidade, pois podem combater a maioria dos incndios, cujo princpio so pequenos focos, desde que, manejados adequadamente e no momento certo. O xito no emprego dos extintores depende dos seguintes fatores: distribuio adequada dos aparelhos pela rea a proteger; de manuteno adequada e eficiente; de pessoa habilitada a manejar aparelhos na extino de incndios; Quanto ao tamanho, os extintores podem ser: Portteis; Sobre-rodas (carretas); Quanto o sistema de funcionamento eles podem ser: Qumicos; Pressurizados (presso interna); Pressurizveis (presso injetada). Os extintores so equipamentos que, contendo uma limitada quantidade de um determinado Agente Extintor, no devem ser considerados como infalveis 2) APLICAO: incndios de classe "A"; 3) PRINCPIO DE OPERAO: presso interna (CO2, N2) no prprio cilindro metlico, arrasta a gua quando o gatilho acionado; 4) MODO DE USAR: 1. 2. 3. 4. Levar o extintor ao local do fogo; Colocar-se distncia segura; Retirar o pino de segurana; Empunhar a mangueira e dirigir o jato base do fogo (observar sempre a direo do vento); e, como tal capaz de realizar milagres. Desde que fabricados e mantidos de acordo com as normas tcnicas brasileiras, distribudos racionalmente e operados tecnicamente, funcionam satisfatoriamente. CLASSIFICAO DOS EXTINTORES GUA PRESSURIZADA:

15

5) ALCANCE DO JATO: 12 a 14 metros; 6) REA APROXIMADA DE EXTINO: 1,5 a 2,0 metros quadrados; 7) TEMPO DE USO: 1 minuto. P QUMICO SECO

1) CAPACIDADE: 1,2, 4, 6,8, 12, 20 kg; 2) APLICAO: classes "B", C"; 3) TIPOS: pressurizados e presso injetada; treinamento@gliceugrossi.net

Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011]

Roteiro Preveno e Combate a Incndio ESS 2011 4 BPM/I [1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES] 4) PRINCPIOS DE OPERAO: p expelido pelo gs contido no recipiente ou na ampola; 5) MODO DE USAR: 1. 2. 3. 4. Levar o extintor ao local do fogo; Abrir a vlvula da ampola; Retirar o pino de segurana; Pulverizar a rea de combusto. Funcionamento: O P sob presso liberado quando acionado o gatilho. Aproxime-se a uma distncia segura do foco de incndio, posicione no sentido do vento, movimente o jato em forma de leque. No caso de veculo levar em conta que possui GNV, nunca abrir o cap totalmente (exploso), no confundir vazamento de gua com incndio. O p ABC apaga todos os tipos de incndio em carros com mais eficincia. Ele capaz de apagar chamas de at 2 metros (A) em slidos, e 4 metros (B) em lquidos inflamveis. A maioria dos incndios que inicia no compartimento do motor (classe B e C) passam para o painel, carpetes e estofados (classe A) O extintor ABC tem validade de 5 (cinco) anos, no recarregvel, recomenda -se ventilar o local a as partes atingidas pelo produto. 1) CAPACIDADE: 2, 4, 6, kg; 2) APLICAES: classes "B e C; 3) CARGA: C02 liquefeito sob presso; 4) PRINCPIO DE OPERAO: C02 expelido pela prpria presso interna que exerce (870 lbs/pol2); 5) MTODO DE OPERAO: 1. 2. 3. 4. Levar o extintor ao local do fogo; Retirar o pino de segurana; Retirar o difusor; Segurar na empunhadura, dirigir o jato base do fogo, movimentando o difusor em leque. Seu principal componente o monoamnico, muito utilizado em fertilizante agrcola. Os veculos fabricados a partir de 2005 encontra -se com este tipo de extintor, porm ainda tem varias polemicas jurdicas a respeito deste equipamento EQUIPAMENTOS DE COMBATE A INCNDIO Mangueiras de combate a incndio: o nome dado ao condutor flexvel utilizado para conduzir a gua sob presso da fonte de suprimento ao lugar onde deva ser lanada. Flexvel porque resiste a presses relativamente altas. 1) QUANTO AO DIMETRO: Extintor de P ABC As mangueiras de incndio mais usadas so as de dimetro 38 milmetros (1 ) e 63 milmetros (2 ). O dimetro refere-se medida interna das mangueiras. 2) COMPRIMENTO: CARACTERSTICAS Capacidade 1kg para veculos, 4, 6, 20, 50 kg etc. Aplicao Incndios Classes: A B e C Alcance mdio do jato 7 metros para o 6 kilo (fazer proporo) Tempo de descarga 21 segundos, para extintor de 6 kg Por convenincia de transporte e manuseio as mangueiras de incndio so utilizadas em comprimentos de 30 metros, com dimetros de 38 milmetros ou 63 milmetros. 3) ACONDICIONAMENTO: As mangueiras de incndio devem ser acondicionadas, visando os servios de bombeiros, de quatro

16

OBS: Antes de usar o extintor, verificar o manmetro, observando se ele indica que o extintor est carregado. GS CARBNICO:

Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011]

treinamento@gliceugrossi.net

Roteiro Preveno e Combate a Incndio ESS 2011 4 BPM/I [1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES] maneiras: homem usando os ps; 3) Mtodo de acoplamento de mangueira por dois homens; e 4) Mtodo para descarga de mangueiras. CUIDADOS COM AS MANGUEIRAS: 1) CONSERVAO ANTES DO USO: - As mangueiras novas devem ser retiradas das embalagens fornecidas pelo fabricante e armazenadas em local arejado livre de mofo e umidade, protegido da incidncia de raios solares. 2) CONSERVAO DURANTE O USO: TRANSPORTE E MANUSEIO: PROCESSO ADUCHADA: Deve ser transportada sobre o ombro (do lado direito para profissionais destros e do lado esquerdo para profissionais sinistros) ou sob o brao junto ao corpo. 1) SOBRE O OMBRO: Empatao bem junto ao corpo. 2) JUNTO AO CORPO: A empatao dever ficar junto mo e voltada para trs LANAMENTO DE MANGUEIRAS: Lanar ou estender mangueiras de incndio consiste em coloca-la em condies de trabalho na ocorrncia. Voc lana a mangueira aduchada e estende mangueira em espiral. 1) Para lanar mangueira aduchada: a) segure com a mo direita a unio que est por dentro, protegida pela ltima dobra, junto unio, contra o solo; b) impulsiona-se vigorosamente para frente, de modo a imprimir movimento rotativo mantendo firme cada extremidade (com a mo e o p), que a mangueira se desenrolar por completo: c) acopla-se a unio que estava mantida pelo p, e de posse da outra extremidade, caminha-se na direo em que deva ser estendida a mangueira. ACOPLAMENTO DE MANGUEIRAS: 1) Mtodo de acoplamento de mangueira de incndio por um homem sobre o joelho; 2) Mtodo de acoplamento de mangueiras por um Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011] - As mangueiras no devem ser arrastadas sobre o piso, bordas cortantes de muros, caixilhos, etc, nem deve ficar em contato com o fogo, leos, gasolina, cidos ou outras substncias que possa atac-las. As superfcies aquecidas danificam as lonas das mangueiras de fibra sinttica. 3) CONSERVAO DEPOIS DO USO: - Ao serem recolhidas aps o uso, devem ser testadas hidraulicamente (isto colocadas em um hidrante pressurizando-se com gua para ver se no h furos), alm de sofrerem severa inspeo visual, quanto ao estado da lona e das unies. Aps, as mangueiras aprovadas sero lavadas cuidadosamente com gua pura e, se necessrio, com sabo neutro. Escovas de fibras longas e macias podem ser usadas para remover a sujeira e os resduos do sabo impregnado. O forro quando de borracha deve ser conservado com talco industrial, e as unies lubrificadas com talco ou grafite, evitando-se o uso de leo ou graxa. HIDRANTES: Os hidrantes so dispositivos existentes em redes hidrulicas, que possibilitam a captao de gua para emprego nos servios de bombeiros, principalmente no combate a incndios. Os Hidrantes de coluna So identificados atravs da pintura de sua borda superior, de acordo com sua vazo: VAZO (em litros por minuto) COR DO

17

treinamento@gliceugrossi.net

Roteiro Preveno e Combate a Incndio ESS 2011 4 BPM/I [1Sgt PM GROSSI 12GB/SEO DE OPERAES] CABEOTE E EXPEDIES Maior que 2.000 - Verde De 1.000 a 2.000 - Amarelo Menor que de 1000 - Vermelho Os hidrantes com vazo menor que 1000 litros por minuto no sero pintados, ou seja, permanecero na cor vermelha. Hidrantes urbanos subterrneos So aqueles situados abaixo do nvel do solo, com suas partes (expedio e vlvula de paragem) colocadas dentro de uma caixa de alvenaria, fechada por uma tampa metlica. registro de paragem em uma caixa de alvenaria fechada por tampa metlica. Situa-se abaixo do nvel do solo (no passeio), junto entrada principal da edificao. ESGUICHOS: ESGUICHO AGULHETA um esguicho com o corpo cilindro cnico, em cuja extremidade de dimetro maior incorporado uma junta de unio (engate rpido) e na extremidade oposta, de menor dimetros, podem ser adaptadas e substitudas vrias "bocas mveis" ou "requintes" de diversos dimetros.

18

Hidrantes de parede: So aqueles utilizados nas empresas particulares em instalaes de proteo contra incndios, embutido em paredes (ou encostados a elas), a cerca de um metro do piso, podendo ser disposto em abrigo especial, onde tambm se acham os lances de mangueiras, esguichos e chaves de mangueiras: Elementos que compe o hidrante: 1. Reservatrio, canalizaes; 2. Registro, Junta de Unio (engate rpido); 3. Caixa de mangueira; 4. Esguichos; 5. Chave de mangueira; Registro de recalque:

ESGUICHO REGULVEL Esse tipo de esguicho utilizado quando se deseja jato em forma de chuveiro, jato em forma de neblina e jato compacto. A mudana de ngulo obtida, girando-se a parte anterior do esguicho, que se movimenta para frente e para trs, na medida em que girado.

Fontes de Consulta: 1. MF - MANUAL DE FUNDAMENTOS DO CB 2. MTB-23 EMPREGO DE MANGUEIRAS, ESGUICHOS E ACESSRIOS HIDRULICOS 3. MTB-42 COMBATE A INCNDIO EM LOCAL CONFINADO 4. MTB-44 TREINAMENTO PRTICO DE BRIGADA DE INCNDIO;

Compilao das matrias e elaborao do roteiro: O registro de recalque uma extenso da rede hidrulica, constituda de uma conexo (introduo) e - Seo Operacional 12GB treinamento@gliceugrossi.net

Material de apoio para consultas: http://www.gliceugrossi.net [SENHA: ESS2011]

You might also like