You are on page 1of 4

Entenda o que so os sistemas estruturadores do Governo Federal: SIAPE, SIDOR, SIGPLAN, SIORG, SIAFI.

Um assunto que cada vez mais cobrados em concursos pblicos. Neste material, condenso explicaes sobre cada um deles.

Os principais sistemas estruturadores do Governo Federal so: 1. Sistema Integrado de Administrao Financeira - SIAFI ; 2. Sistema Integrado de Administrao Patrimonial SIAPA ; 3. Sistema Integrado de Administrao de Pessoas SIAPE ; 4. Sistema Integrado de Administrao de S ervios Gerais - SIASG ; 5. Sistema Integrado de Dados Oramentrios - SIDOR ; 6. Sistema de Informaes das Estatais - SIEST ; 7. Sistema de Informaes Gerenciais de Planejamento SIGPLAN ; 8. Sistema de Informaes Organizacionais - SIORG .

O SIAFI o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execuo oramentria, financeira e patrimonial do Governo Federal. Ele visa: o controle dirio, a unificao dos recursos de caixa, a contabilidade pblica como fonte segura e tempestiva de informaes gerenciais, a padronizao dos mtodos e rotinas de trabalho, o registro contbil dos balancetes dos estados e municpios e de suas supervisionadas, o controle da dvida interna e externa, bem como o das

transferncias negociadas, integrao e compatibilizao das informaes no mbito do Governo Federal, o acompanhamento e a avaliao do uso dos recursos pblicos e transparncia dos gastos do Governo Federal.
Responsvel: Secretaria do Tesouro Nacional - STN / Ministrio da Fazenda - MF. O SIAPA oferece apoio administrao do patrimnio imobilirio da Unio, dos seus imveis dominiais e que tem como objetivos: identificar os imveis dominiais da Unio, quais so, em que local esto e quais suas caractersticas; identificar o s usurios dos imveis dominiais da Unio, quem so, que imveis esto ocupando, quais so os regimes de utilizao e perodo de ocupao dos imveis; agilizar a cobrana e aprimoramento dos controles sobre os devedores omissos e fornecer dados para o enca minhamento dos processos para inscrio em dvida ativa da Unio e a competente execuo judicial; estabelecer uma padronizao nas atividades operacionais executadas pelas Gerencias Regionais de Patrimnio da Unio -GRPU ; integrar os procedimentos da Secretaria do Patrimnio da Unio SPU e GRPU e dispor SPU informaes que possam apoiar os esforos de combate sonegao e moralizao no trato da coisa pblica. Responsvel: Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto - MPOG. O SIAPE o sistema informatizado de Gesto de Recursos Humanos do Poder Executivo Federal, que controla as informaes cadastrais e processa os pagamentos dos servidores da Administrao Pblica Federal - APF (ativos, pensionistas e aposentados). Responsvel: Secretaria de Recursos Humanos - SRH / MPOG.

O SIASG foi concebido para atender a toda a rea -meio dos Ministrios, empregando ferramentas para controlar contratos, licitaes, fornecedores. O objetivo acompanhar licitaes e contratos, enfim, o processo de compras do governo. Desde a poca das licitaes elaborao do contrato, emisso de empenho, publicao no Dirio Oficial e depois o acompanhamento das notas fiscais e ateste das faturas, tudo tem que ser seguido criteriosamente para ento se conseguir a liberao no SIAFI. Responsvel: Secretaria de Logstica e Tecnologia da Informao - SLTI / MPOG. O SIDOR derivado do SIAFI e tem por objetivo dotar o processo oramentrio do governo federal de uma estrutura de processamento de dados conforme as modernas ferramentas da Tecnologia de Informao - TI , de processos informatizados e estruturas de dados para dar suporte s atividades do Sistema Oramentrio e a reviso do PPA para a formalizao dos Projetos de Lei do Oramento Anual - PLOA - e do PPA, que so encaminhados ao Congresso Nacional. Responsvel: Secretaria de Oramento Federal - SOF / MPOG. O SIEST trata da elaborao do Plano de Dispndios Globais - PDG - das empresas estatais para o exerccio financeiro subseqente. Ele acompanha a exec uo e reviso do PDG para o exerccio financeiro vigente e fornece informaes para o Balano Geral da Unio. O SIEST cuida ainda da manuteno de informaes cadastrais (perfil das estatais), contbeis (endividamento, plano de contas, balano patrimonial ) e econmico-financeiras (poltica de aplicaes) das empresas federais. um instrumento que est sendo permanentemente atualizado, sendo compatvel com os

nveis de informaes de que dispem as estatais, bem como incorpora mtodos de informatizao mai s avanados, com vistas racionalizao dos trabalhos de elaborao e controle dos oramentos. Responsvel: Departamento de Coordenao e Controle das Empresas Estatais - DEST. O SIGPLAN o responsvel pelo Plano Plurianual - PPA -, que visa a ajudar a Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratgicos - SPI - do MPOG na execuo das atividades de sua competncia, entre elas: elaborao da base de partida; anlise do planejamento qualitativo e quantitativo dos rgos; definio dos limites de despesa; exame da execuo fsica e financeira; e gesto do fluxo de recursos dos programas prioritrios do governo. Alm disso, acompanha o conjunto de metas presidenciais e faz a avaliao anual do PPA. Responsvel: Secretaria do Planejamento - SP / MPOG.

O SIORG objetiva modernizar os Sistemas de Informaes Organizacionais da APF oferecendo uma maior transparncia da estrutura organizacional da APF para a sociedade. Ao mesmo tempo que agiliza e torna mais confivel as informaes, proporcionando ao administrador melhor acompanhamento das polticas e diretrizes definidas pelo Governo Federal, contribuindo para o processo de Reforma do Estado. Alm de recuperar em tempo real o histrico das estruturas organizacionais do Estado. Responsvel: Secretaria de Ge sto - SEGES / MPOG.

You might also like